Sentir-se seguro e isolado é talvez um dos principais desejos de cada proprietário de um apartamento ou casa, principalmente quando se trata de espaço pessoal. Um elemento que desempenha um papel fundamental na criação dessa sensação, além de proteger os residentes do mundo exterior, são cortinas no quarto, cuja escolha não deve ser adiada para o último momento. Vamos dizer-lhe como não se perder na grande variedade de sortimentos e comprar tecidos que são perfeitos para o seu design.
Tipos de cortinas para o quarto
Cortinas - isso não é apenas uma tela direta na janela que protege dos olhos curiosos. Eles podem variar em forma, volume, tamanho, criando detalhes brilhantes no interior ou complementando sua aparência minimalista. Francês, japonês, clássico ... Qual opção escolher? Vamos examinar os tipos mais populares e tentar descobrir como eles ficam no quarto.
Cortinas francesas
Tipo de cortinas, cujos tecidos são selecionados e criam muitas dobras arredondadas ao longo de todo o comprimento. O efeito é conseguido com a ajuda de cabos do lado errado do material, que passam pelas alças. Essas cortinas no quarto parecem muito solenes, especialmente em combinação com material estampado. Ao escolher um tecido leve e translúcido, você pode obter o efeito de leveza ou combiná-lo com um mais maciço.
Cortinas austríacas
Esse tipo de cortina tem características comuns aos franceses, embora possua uma decoração mais contida. Na forma omitida, as dobras horizontais estão localizadas apenas ao longo da borda inferior, deixando a parte superior da linha reta. Elegante e ao mesmo tempo conciso.
Cortinas romanas
Apesar de sua origem antiga, as cortinas romanas no quarto parecem bastante modernas e práticas. Esta é uma tira de tecido esticada sobre uma estrutura instalada na janela.
As cortinas romanas são imóveis, ajustáveis verticalmente. Eles costumam usar tecidos densos impermeáveis que protegem o ambiente de maneira confiável da luz solar.
Cortinas japonesas
São várias telas retangulares e uniformes que são fixadas com inserções rígidas na parte inferior para evitar vincos. Eles podem ser com extensão unilateral ou central. As cortinas japonesas se assemelham a uma tela grande, perfeitamente ajustada ao interior minimalista do quarto.
Persianas rolô
Uma visão conveniente das cortinas do quarto, cujo tecido é enrolado em um rolo especial. Graças a esse mecanismo, a matéria pode ser fixada em qualquer posição, ajustando o nível de iluminação da sala conforme desejado. Têxteis monofônicos e uma tela com um padrão elegante terão uma boa aparência.
Cortinas clássicas
A opção mais comum, são dois tecidos retos com uma separação no centro. Apesar da aparência aparentemente simples, essas cortinas podem ser decoradas com quaisquer desenhos ou acessórios, criando um design exclusivo no interior do quarto.
Cortinas de quarto com cordão
Fixado à cornija amarrando fitas ou rendas em torno da estrutura. Melhor para tecidos mais finos, mas no caso de material denso, recomenda-se fazer tiras largas. Os arcos grandes ajudam a criar um design arejado que é relevante para os quartos das crianças. A vantagem da espécie é a ausência de sons estranhos que geralmente ocorrem quando se move ao longo da cornija.
Cortinas no quarto com ilhós
A parte superior das cortinas inclui ilhós, que são usados na cornija. A vantagem da visão é a invisibilidade do método de fixação, que em alguns casos pode aumentar visualmente os fluxos ou criar um senso de unidade da composição artística da tela. Além disso, com a ajuda de ilhós, são obtidas dobras uniformes. A densidade das peças reduz o desgaste do tecido.
Cortinas no quarto na trança
Diferentemente da versão anterior, esta é caracterizada por frequentes dobras verticais que dão dinamismo e esplendor ao produto. O efeito é alcançado usando cabos costurados que são puxados juntos. Recomenda-se escolher um tecido mais largo que o espaço utilizado na janela, pois, quando montadas, as cortinas podem se tornar uma a meia e duas vezes menores.
Cortinas no quarto nos anéis com prendedores de roupa
Este tipo pode ser encontrado no interior de muitos apartamentos. As cortinas são presas à cornija graças a anéis especiais com prendedores de roupa que se estendem para além do tecido. A opção mais prática para cortinas para o quarto, que não requer esforço adicional durante a instalação. Cria um design clássico, adequado para diferentes estilos.
Em que tecido parar?
Obviamente, é melhor dar preferência a materiais naturais, especialmente no quarto. O algodão e o linho têm uma textura agradável e a capacidade de passar ar. Mas essa opção é mais adequada para apartamentos localizados no lado norte, pois sob a influência do sol a tela queima mais rapidamente. Além disso, você pode usar persianas ou persianas.
Mas você não deve descartar cortinas feitas de materiais artificiais - eles não são apenas práticos, mas também caracterizados por grande diversidade. Por exemplo, o poliéster possui uma ampla variedade de texturas. O tafetá cria uma sensação de luz e é adequado para cortinas volumétricas. Rayon parece luxuoso e lavável. Organza é a solução perfeita para um interior arejado e iluminado.
Em termos de decoração, no mercado moderno, você pode encontrar uma grande variedade de opções - de padrões simples a tecidos com estampas complexas. No quarto, tente usar cortinas claras comuns que ajudarão a criar uma atmosfera descontraída.
Cortinas clássicas para quartos
Apesar de sua tradicionalidade, o estilo clássico não perde popularidade em nossos dias. Nesta solução, as cortinas desempenham um papel importante na criação de um design luxuoso e aconchegante.
De acordo com as regras, dois níveis de matéria são usados: uma tela densa com um padrão floral, sob o qual um véu transparente. O melhor de tudo é adequado para este interior - francês ou austríaco.
É desejável que o esquema de cores das cortinas seja leve, pastel, bem como o próprio interior. No quarto, cada elemento deve contribuir para o relaxamento e o bom sono. Se o quarto usar várias cores, concentre-se na cor da colcha.
Cortinas para um quarto em estilo moderno
Esse estilo não possui limites e regras claros. Após isso, é necessário focar nos princípios gerais de design, para não ter medo de experimentos ou combinações incomuns.
As cortinas clássicas são bem adequadas, cujo sotaque brilhante é a cor e também um padrão interessante. As espécies romanas e japonesas se encaixam em combinação com uma longa cortina de tom diferente.
Cortinas estilo quarto Provence
O estilo provençal no quarto adora aconchego e charme rústico, portanto as cortinas são seu elemento insubstituível. Procure tecidos leves e arejados ou tecidos florais. A boa e velha célula também parece boa, especialmente se esse material já tiver sido usado no interior, por exemplo, como uma colcha, toalha de mesa.
A paleta de cores deve se encaixar idealmente no design geral, destacando-se pela textura delicada e dobras graciosas.
Cortinas minimalistas do quarto
Ao mencionar um estilo minimalista, a questão pode surgir: por que as cortinas são necessárias aqui? Afinal, o design envolve um conjunto limitado de itens que servem apenas a propósitos práticos. Mas em uma sala tão privada como um quarto, as cortinas são mais uma necessidade do que um ornamento.
As cortinas não devem conter texturas, mas devem ser feitas em branco, cinza ou preto. Uma cortina clássica simples, persianas de enrolar e cortinas romanas serão suficientes para criar o efeito desejado.
Critérios adicionais ao escolher cortinas
Cortinas no quarto não são apenas um componente da decoração. Eles servem a propósitos práticos, fornecendo privacidade. Real para quem mora no térreo ou cujas janelas estão localizadas perto da casa vizinha. Portanto, tecidos densos são usados à noite e tules translúcidos leves durante o dia.
Se você não tem medo de olhares indiscretos, preste atenção para onde a janela vai. O lado ensolarado pode trazer algum inconveniente para os moradores. Uma excelente opção nesse caso são as cortinas romanas ou japonesas, que protegerão o quarto de maneira confiável da luz excessiva.
Quando todas as questões práticas tiverem sido resolvidas, você poderá se concentrar nas questões decorativas. Para fazer isso, use tecidos com padrões ou compre acessórios adicionais, por exemplo, pegue cortinas com pincéis ou lambrequim.
Preste atenção às dimensões do espaço e do teto. Em um interior com uma área grande, qualquer solução terá uma aparência harmoniosa, mas quartos pequenos exigem uma abordagem especial. O mesmo se aplica à altura das paredes - aquelas com mais de alguns metros podem ser usadas para demonstrar belos padrões nos tecidos.
Cortinas para um quarto pequeno
Os quartos que não possuem um número impressionante de metros quadrados, e a maioria deles em nossas casas, são muito exigentes em relação ao design das janelas. As cortinas neste caso não devem impedir a penetração da luz natural, mas cumprir com responsabilidade a missão da partição entre o mundo interior e o exterior.
Ao escolher, concentre-se em tons claros, mesmo que seu design inclua dois níveis de cortinas. Idealmente, se o esquema de cores estiver próximo da decoração das paredes, os detalhes brilhantes podem melhorar a sensação dos limites do espaço.
Em casos especialmente graves, é melhor usar tecidos simples. Ao mesmo tempo, cortinas romanas, enroladas e outros que não criam um grande número de dobras ficam bem em um quarto pequeno.
Aumentar visualmente os tetos baixos ajudará as cornijas de teto. E o próprio tecido nesse caso deve chegar ao chão, embora para alguns essa solução possa parecer impraticável. As linhas verticais aprimoram o efeito desejado, e uma aparência lacônica criará uma atmosfera elegante.
Cortinas compridas
As cortinas e cortinas clássicas deste ano são muito comuns em projetos de design de moda. Seu corte e textura permaneceram inalterados por muitos anos.
Na foto, cortinas no estilo tradicional da Provença. Este estilo é caracterizado por motivos florais em têxteis.
Somente os tecidos mudam, sua aparência, qualidade, cores, o que é natural. As tecnologias de produção estão sendo constantemente aprimoradas e os materiais modernos não podem ser completamente idênticos aos seus equivalentes históricos.
Mas em qualquer apresentação, o clássico parece digno, elegante e dá ao quarto não apenas conforto, mas também status.
Características distintivas das cortinas clássicas:
- corte meticulosamente adaptado
- tecidos nobres
- proporções exatas
- cores pensativas e ricas,
- a presença de acessórios decorativos.
Uma opção tradicional para o quarto são as pesadas cortinas deslizantes feitas de seda grossa com um lambrequim do mesmo tecido e tule de seda. Eles são decorados com franjas, borlas e recolhidos nas laterais com tachinhas ou grampos de cabelo.
Nesta temporada, a cor das cortinas deve estar saturada, sem brilho, remanescente das tintas guache.
O tule pode ser transparente ou da mesma cor das cortinas, mas muito diluído.
Ilhós
Cortinas em ilhós - anéis de plástico ou metal emoldurando os orifícios na parte superior dos painéis de tecido, são especialmente populares nesta temporada.
Eles consistem em duas partes, que se encaixam durante a instalação e prendem firmemente o tecido. O resultado é uma montagem durável e conveniente que permite que as cortinas deslizem livremente ao longo da borda, fechem e abram com um único movimento da mão.
Essa fixação permite combinar cortinas de diferentes densidades em uma janela e qualquer tecido pode ser usado para costurá-las, sendo adequado para a maioria dos estilos de interiores modernos.
Para cortinas em ilhós, apenas uma cornija redonda é adequada. Devido ao fato de serem instalados à mesma distância, as dobras verticais no tecido são lisas e iguais.
Nesse caso, o próprio buraco é quase imperceptível e é criado um sentimento de que a haste da cortina permeia as cortinas.
Se não estiver planejado empurrar as cortinas completamente no quarto, você pode dispensar completamente os beirais e fixá-las com ganchos especiais diretamente na parede. Este design parece muito elegante e arejado.
O segredo da beleza de cortinas em ilhós em concisão. Eles não são decorados com lambrequins, acessórios de cortina e cortinas exuberantes. A ênfase em seu design é apenas na textura e coloração do tecido.
As únicas decorações que podem ser ativadas com esse método de decoração de janelas são dicas artísticas na borda e garras laterais que permitem abrir as cortinas sem deslizá-las.
Cortinas impressas foto
O resultado de tecnologias inovadoras - as modernas cortinas de impressão 3D de hoje serão uma verdadeira dádiva de Deus para qualquer quarto.
Eles são representados de maneira ampla e variada no mercado, mas também podem ser solicitados em um salão especializado, se desejado, escolhendo qualquer desenho, de um desenho a uma fotografia pessoal para desenho.
As cortinas fotográficas são melhor escolhidas quando o interior do quarto já está formado. Eles enfatizarão sua individualidade e se tornarão seu foco principal.
A imagem nas cortinas fotográficas não desbota ao sol e não desbota durante a lavagem, e apenas tecidos de alta qualidade podem se tornar a base para isso.
A impressão de fotos pode ser aplicada a cortinas densas de tecidos como cetim, gabardine, cetim, blackout e cortinas de tipos translúcidos de tecido. A montagem para essas cortinas pode ser qualquer, incluindo ilhós.
Hoje, as cortinas fotográficas são usadas em todos os cômodos da casa, mas para o quarto são especialmente relevantes.
A impressão de fotos em tecido pode ser plana e parecer uma imagem, ou pode ser volumosa e criar a ilusão de expandir e aprofundar o espaço
A imagem volumétrica de uma clareira da floresta, a costa do mar, uma rua antiga ou o céu estrelado, como música relaxante, pode mergulhar você em uma atmosfera relaxante que promove um sono saudável e saudável.
Lambrequin
Lambrequin - cortina horizontal emoldurando o topo das cortinas. Ele não carrega uma carga funcional, mas é capaz de esconder pequenas falhas da estrutura da janela, tornar a atmosfera do quarto ainda mais confortável e lhe confere um charme especial.
A foto mostra um quarto em estilo moderno, com cortinas de luz e um lambrequim duro.
Inicialmente, os lambrequins eram costurados apenas para cortinas e cortinas e pareciam aproximadamente os mesmos. Hoje eles são combinados com todos os tipos de cortinas, mesmo que sejam rígidas quanto as persianas horizontais de plástico.
Lambrequins modernos podem ser divididos em vários tipos principais:
- Suave. Cortinas, constituídas por uma única peça de tecido macio ou composta por vários elementos: peróxidos, swag, gravatas, de jabot, frio.
- Difícil (bando). O tecido para o bando é plantado em uma base não tecida rígida e sua borda inferior é deixada reta, cortada ao longo de uma linha oblíqua, na forma de um arco ou algum padrão específico.
- Openwork. Uma espécie de lambrequim duro, decorado com um ornamento, cortou sua superfície usando um laser.
- Combinado. Combina tipos duros e moles de lambrequins, alternando em qualquer sequência. Por exemplo, quando a cornija é coberta por uma tira uniforme de tecido duro, e cortinas macias pendem dos lados.
Não há restrições especiais à combinação de cortinas e lambrequins. Tudo depende das características de seu design, estilo interior e preferências pessoais.
A única coisa a lembrar é que o lambrequim “come” a altura do teto e o usa no quarto, onde fica a menos de 2,5 metros, deve ser usado com cautela.
Apagão
As cortinas blackout são uma das últimas novidades da moda no mercado têxtil.
Provavelmente não é uma variedade de cortinas, mas um tipo de tecido que instantaneamente conquistou os consumidores, inspirou designers e transformou a idéia tradicional das pessoas sobre o que as cortinas modernas deveriam ter no quarto.
O tecido blackout é capaz de eliminar a luz da rua quase completamente (com eficiência de 90 a 100%), criando as condições mais favoráveis para um sono profundo na sala.
Durante o dia, essas cortinas protegem o quarto da luz solar intensa e, à noite, das luzes das ruas, dos faróis dos carros e das placas de neon.
Essa opacidade excepcional é devida à estrutura química das fibras do apagão. São fios de poliéster acetinado, dos quais tecidos de duas ou três camadas são tecidos.
Quanto mais camadas o tecido tiver, maiores serão suas propriedades de proteção contra a luz. Apesar do aumento da densidade e das camadas, o tecido Blackout é bastante fino e apresenta boa cobertura.
Este têxtil inovador difere em densidade, estanqueidade à luz, cores, estampas, ausência ou presença de spray de metal e base de revestimento.
Vários modelos de cortinas deslizantes e elevatórias são costurados, entre os quais você sempre encontra uma solução adequada para qualquer interior em particular.
Daqueles que os designers recomendam usar no quarto, é possível distinguir cortinas clássicas, bem como cortinas romanas e painéis de tela japoneses.
Vantagens das cortinas blackout para um quarto:
- aumento da tensão leve,
- longa vida útil sem perda de apresentação
- altas propriedades de isolamento térmico e acústico,
- resistência ao fogo
- cuidado fácil
- uma variedade de padrões e cores.
Cortinas austríacas
As cortinas austríacas são outro tipo apropriado de cortina de elevação no quarto logo abaixo do peitoril da janela. Às vezes, eles são confundidos com cortinas francesas e romanas.
Eles diferem do primeiro em babados menos exuberantes, coletados não ao longo de todo o comprimento da tela, mas apenas em sua base, e do segundo em linhas mais suaves e suaves e delicadas cores pastel.
Além disso, essas cortinas adoram a decoração das cortinas e são frequentemente decoradas com franjas, laços, fitas, grampos de cabelo em forma de borboletas e flores.
As cortinas austríacas combinam com todos os tipos de lambrequins e outras cortinas.
Eles podem ser costurados a partir de um tecido macio, mas denso e pendurados em tule. Nesse caso, eles desempenharão o papel das cortinas principais e protegerão o quarto da luz solar.
E você pode costurar "austríacos" de tecido transparente claro: tule, organza, chiffon, véu e combinar com cortinas densas. Nesse caso, eles servirão como cortinas.
De acordo com os designers, em 2018 as cortinas austríacas são a maneira mais popular de decorar janelas em interiores feitos em estilos delicados e românticos, como Mediterrâneo, Italiano, Provença, Vintage, Vintage e Chique.
Devido ao fato de o caráter dos "austríacos" ser muito romântico, o visual mais espetacular do quarto são os modelos de tecido liso com uma superfície lisa e brilhante: seda, tafetá, batista, poliéster, véu, cores saturadas ou pastel.
Materiais simples de “vilarejo”, como chita, algodão e linho fino com uma estampa floral ingênua, não são usados com menos frequência para costurar cortinas austríacas, mas perdoam o quarto e são mais adequados para a cozinha ou o berçário.
Kisei
Cortinas de fio ou kisei chegaram do leste quente e foram criadas especialmente para criar uma atmosfera de felicidade relaxante e requintada na sala.
São cortinas densas de fios lisos e densos que caem de uma cachoeira suave. Existem muitos tipos de kisei.
Pode ser liso e multicolorido, tecido ou metalizado, simples ou complementado por todos os tipos de jóias sólidas: miçangas, lantejoulas, cornetas.
Essa variedade de texturas e cores permite escolher um modelo adequado de cortinas de filamentos para qualquer interior. Ela é capaz de se encaixar harmoniosamente não apenas no quarto artístico oriental e romântico da Europa.
Até o interior avant-garde de alta tecnologia parecerá completo se você escolher cortinas de fio com salpicos metalizados, e uma musselina feita de cordas de algodão naturais torcidas com tubos de madeira amarrados complementam perfeitamente o estilo japonês lacônico.
Apesar da textura arejada, as cortinas do fio são capazes de cortar e dispersar a luz.
Mas sua proteção contra a luz é igual à de tule ou cortinas e elas não são suficientes para obscurecer completamente a sala; portanto, é costume usar musselina no quarto em combinação com outras cortinas mais densas.
Kiseya é muito plástico, pode ser facilmente montado nas cortinas mais bizarras, mas em um estado simples e reto, não parece menos impressionante.
Para um quarto, é melhor escolher uma musselina a partir de fios de chenille trançados de cores escuras e saturadas.
As cortinas de cor clara são usadas nesta sala apenas como decoração, em cima de outras cortinas, como um dossel original em uma cama ou como uma divisória leve que permite separar um local para dormir do resto da sala.
Vantagens de usar Kisei no quarto:
- As cortinas de filamentos não interferem com a ventilação natural da sala.
- Com a seleção adequada das cores e texturas dos fios, bem como a decoração correspondente da cortina, eles podem ser incluídos na maioria dos estilos de interiores.
- Perfeitamente coberto e combinado com qualquer modelo de cortinas e persianas.
- O comprimento da musselina pode ser qualquer, é fácil alterá-la, simplesmente cortando os centímetros extras com uma tesoura.
- As cortinas de linha são multifuncionais. Uso-os não apenas para janelas, mas também para dividir o quarto em zonas, bem como um dossel acima da cama.
Painéis japoneses
Os painéis de tela japoneses apareceram em nossos interiores há pouco tempo, mas rapidamente se tornaram populares e não deixarão as páginas das revistas de moda em design de interiores.
São planas, bem esticadas sobre armações finas ou com pesos de tecido.
A largura média das pinturas costuma ser de 40 a 60 cm, mas painéis com largura superior a um metro podem ser usados em amplas janelas panorâmicas.
Os painéis de tela ocupam um espaço mínimo, podem ter qualquer comprimento e podem ser feitos de tecidos de diferentes texturas e cores.
As telas se movem livremente ao longo dos trilhos da cornija de perfil, alternando-as de maneira diferente, expondo-as em fileira ou em paralelo, obtendo assim a iluminação natural mais confortável.
Em uma janela, dependendo da largura, são utilizados 3 a 6 painéis. Podem ser fabricados com tecidos de diferentes densidades e utilizados de acordo com o mesmo princípio que as cortinas com cortinas.
Recentemente, também não é proibido combinar com outros tipos de cortinas, na maioria das vezes com tule de cores simples e quase sem dobras.
Para o quarto, as cortinas de tela japonesas também são boas porque podem servir como portas para guarda-roupas e divisórias leves e compactas para o espaço de zoneamento.
Não é segredo que, por mais silenciosa e calma que seja a atmosfera nesta sala, nunca será supérfluo separar um lugar para dormir do resto de seu espaço.
Cortinas clássicas
As cores, assim como a textura do tecido, as cortinas geralmente ressoam com uma colcha, almofadas de sofá, estofados, pisos e outros elementos da decoração. Escolhendo cortinas no quarto, decoradas em estilo clássico, não é necessário limitar-se a modelos monofônicos.
Embora a moda de 2018 não imponha regras rígidas, várias tendências ainda podem ser identificadas, por exemplo:
- a cor das cortinas deve ser mais clara ou mais escura que as paredes ou o esquema geral de cores do quarto,
- as cortinas com um ornamento ou padrão terão a melhor aparência contra o fundo de paredes simples, ecoando a cor principal com os pequenos detalhes do interior que mencionamos anteriormente,
- projetos magníficos com um lambrequim e dois ou três tipos de cortinas provavelmente não são adequados para quartos com um grande número de objetos e decoração.
Os modelos clássicos modernos são muitas vezes simplificados, aproximando-se da aparência às cortinas escandinavas lacônicas ou complicados devido à combinação de diferentes materiais e ao uso de acessórios decorativos. Em vez de uma cortina tradicional, você pode encontrar duas ou até três telas adjacentes.
Junto com isso, a única decoração na janela é geralmente um tule estampado ou de malha. As cortinas translúcidas brancas são particularmente versáteis. São sempre fáceis de complementar com ganchos, lambrequim, babados, franjas, atingindo o resultado desejado.
Dependendo da frequência com que você precisa empurrar e puxar as cortinas, o método mais conveniente de fixação é escolhido - um cordão, laços, anéis com clipes.
Dicas de cortina do quarto
- 1 A principal condição que as cortinas modernas do quarto devem atender é um alto grau de proteção contra a luz. Portanto, o tecido para costura deve ser denso, não deixando entrar a luz do dia. A solução ideal são cortinas opacas.
- 2 Ao comprar cortinas ou tecidos para eles, observe a folga. Então, é melhor você apreciar suas propriedades de proteção à luz e entender como ela ficará na janela.
- 3 No quarto, cortinas em tons suaves de pastel ou escuras, lisas ou desbotadas, são bem-vindas.
Cores brilhantes e chamativas não contribuem para uma imersão confortável em estado de sono e sono profundo. Além disso, natural, acalmando o sistema nervoso, silenciava as cores naturais. Nesta temporada, as cores mais modernas de cortinas no quarto:
- verde
- lilás
- café com leite
- bege
- as cores das cerejas maduras
- azeitona escura
- marrom
- roxo.
6 Materiais naturais e ecológicos contribuem para um sono saudável: algodão, linho, veludo, seda, cetim. Hoje, cem por cento de tecidos naturais são extremamente raros atualmente e são muito caros; portanto, é permitida uma pequena presença (até 30%) de sintéticos em sua composição. Não afeta as propriedades positivas dos materiais naturais e também os torna mais duráveis.
Nosso bem-estar e humor dependem diretamente de quão bem dormimos o suficiente e, portanto, de quão confortável é o nosso quarto.
É difícil superestimar a importância de escolher as cortinas certas para esta sala. Eles criam uma atmosfera calma e relaxante e ajudam a se livrar da energia negativa que acumulamos durante o dia.
E o conselho de designers profissionais nos ajuda a encontrar entre a ampla gama de cortinas oferecidas hoje, não apenas propícias ao sono profundo, mas também uma opção elegante.
Cortinas no quarto
Considere como escolher cortinas no quarto. Muitos cometem o erro de pegar cortinas no quarto para combinar com a cor do papel de parede.
Assim, mesmo escolhendo designer, cortinas caras, elas não se destacam das paredes.As cortinas devem enfatizar a sofisticação do estilo da sala, por isso seria mais apropriado escolhê-las para combinar com a cor dos móveis ou lustres.
Não confie na opinião de que quanto mais brilhante, melhor. O quarto não é uma sala de estar ou mesmo um espaço infantil para entretenimento.
O quarto deve ter uma atmosfera de calma, relaxamento, relaxamento.
A escolha do tecido para cortinas. Quanto à escolha de tecido para cortinas no quarto, esse problema não exige menos atenção. Se você deseja criar o efeito de pouca iluminação, provavelmente sua escolha será limitada a cortinas longas e condensadas.
Eles atrasarão os raios do sol, criando assim uma atmosfera mais íntima na sala.
Se você decidir, pelo contrário, tornar seu quarto mais leve e animado, precisará de cortinas de luz. Ao escolher cortinas de luz no quarto, você também pode enfatizar a vista da janela, seja uma paisagem ou uma cidade.
Felizmente, ou infelizmente, grandes e magníficas cortinas com laços ou fitas largas permaneceram no século passado.
Eles foram substituídos por cortinas leves e voadoras no quarto. Os tecidos de sucesso na escolha de cortinas podem ser de linho ou algodão. Obviamente, você pode escolher outros tecidos bem permeáveis. Para quem sempre acompanha a moda, cortinas curtas no quarto serão relevantes.
Eles diferem das cortinas comuns, pois sua altura é paralela à altura da janela. Não importa de que forma a janela é larga ou oblonga, as cortinas curtas enfatizam a sofisticação de sua forma e se destacam visivelmente do interior do quarto.
O design das cortinas no quarto pode ser o mais diversificado. Tudo depende do estilo do interior da sala e do gosto do proprietário. Se o seu quarto for um quarto e uma sala de estar, as cortinas diretas serão bastante adequadas.
Para fazer isso, a largura do tecido digitado deve ser metade da largura da janela. Isso dará às suas cortinas um efeito ondulado, que fica bem bonito nos quartos da sala.
Se o quarto é um quarto, você pode fantasiar e experimentar o design de cortinas. Você pode usar cortinas de diferentes comprimentos, criando assim uma escada (uma ou duas simétricas). Este formulário parece muito bom em quartos com tetos altos.
As cortinas também podem ser reunidas em feixes, prendendo-as com ganchos especiais ou fitas. Não será menos exclusivo amarrar as cortinas em nós, sempre na mesma altura.
Para os românticos e amantes da estética, bem como para o quarto das crianças, várias decorações e acessórios para cortinas são perfeitos.
Pode ser flores, borboletas, o sol, a lua, estrelas, etc. Eles geralmente são realizados a partir de tecidos de material leve. Você pode criar cortinas novas e incomuns no quarto com suas próprias mãos.
Obviamente, aqui você não pode prescindir de habilidades básicas de costura, mas se quiser, pode conseguir tudo. Para fazer isso, você pode usar um modelo padrão pronto e criar seu próprio design.
Como escolher cortinas elegantes e bonitas no quarto?
As cortinas nas janelas dos quartos devem decorar o quarto e protegê-lo da luz natural, mesmo nos dias mais ensolarados, contribuindo para criar uma atmosfera de ambiente, tranquilidade e relaxamento.
No sentido tradicional, uma cortina é uma seção com a qual a janela é fechada, para que possam ser feitas de tecido, luz ou cortina, de tule, de material não tecido, de malha, tecido e até mesmo de miçangas, fios, palha e bambu.
Como escolher cortinas em um quarto - características de design dos modelos. As cortinas clássicas são tecidos que deslizam em direção à tela, com ou sem lambrequim; para decoração, ganchos, pincéis, cabos e babados são usados.
Adequado para interiores de quartos em qualquer estilo, é importante escolher os tecidos e cortinas certos. Para salas pequenas, é melhor escolher modelos simples, de material leve ou tule.
Cortinas clássicas modernas para o quarto, podem ser penduradas em dobradiças, ilhós, cordões, anéis. Cortinas romanas para o quarto - uma tela direta, muitas vezes de linho, reunindo belas dobras-velas com a ajuda de inserções especiais e um cordão.
Esse sistema decora a abertura da janela sem entrar nas paredes. Combinam perfeitamente com outros tipos de cortinas, geralmente no quarto em cima delas, para beleza, penduram uma organza ou véu leve.
Os modelos de rolo são feitos de tecidos de diferentes densidades, são enrolados em um mecanismo especial de rolo. Para o quarto, você deve escolher um material com a função de blecaute.
As cortinas japonesas - telas - são até panos, geralmente feitos de tecido translúcido não tecido, movem-se no mesmo plano para se isolar da luz, no quarto são pendurados em 2-3 filas. Para a decoração, as pinturas são frequentemente pintadas, essas cortinas se tornarão a dominante e a decoração de todo o interior.
Geralmente, as longas, do teto ao chão, cobrem toda a abertura; são indispensáveis quando cortinas curtas para o quarto: as cortinas romanas ou de rolo distorcem a geometria do espaço. Os painéis japoneses são quase sempre o elemento dominante no interior.
As cortinas austríacas, francesas (marquês) e Londres são costuradas a partir de tecidos leves, uma característica distinta são as vieiras por toda a tela ou logo abaixo. Geralmente são cortados no quarto, fecham a abertura da janela, às vezes uma pequena parte da parede, para não desorganizar nem mesmo um espaço muito pequeno.
As cortinas italianas são semelhantes aos modelos clássicos, diferem na medida em que não podem ser abertas, elas são abertas com a ajuda de grampos. Eles podem ser costurados com suas próprias mãos de tecido ou tule. Eles são adequados para interiores de quartos onde o crepúsculo é sempre necessário e não há necessidade de iluminação natural completa; é melhor não pendurar essas cortinas no berçário.
Este modelo é muito semelhante aos desenhos de meninas com cortinas em castelos e vestidos dos séculos passados. As cortinas, de fato, consistem em apenas duas pinturas, lindamente agarradas nas laterais, é muito simples costurar essas cortinas no quarto com suas próprias mãos. As cortinas italianas são adequadas para implementar as idéias dos interiores clássicos dos quartos e para decorar um quarto para uma princesinha.
As cortinas de guirlanda são um pedaço de tecido que é bem dobrado sobre as cortinas e complementado com garfos nas laterais. Pelo contrário, é um ornamento do que uma cortina de pleno direito; portanto, não é usado como elemento independente no quarto, mas apenas complementa e decora as cortinas romanas e de enrolar. A guirlanda pode ser pendurada simetricamente nas janelas ou em uma borda, esta técnica permite corrigir as falhas proporcionais da sala.
Basicamente, as cortinas do quarto são de linho duplo, a frente é responsável pela estética, o revestimento é à prova de luz, todas as outras opções podem ser chamadas com segurança de cortinas.
Novidades no design de cortinas para o quarto em 2017
As cortinas clássicas não expiram. O design das cortinas para o quarto implica a presença de cortinas poderosas e um tule sem peso; no topo os lambrequins ficam ótimos. À noite, essa composição cria conforto, protege da luz do lado da rua. E durante o dia é fácil de montar, formando ondas dobras. Cortinas em arcos decorados são anexadas.
Proteção contra luz no quarto
Para proteger seu mundo de sonhos e sonhos dos raios brilhantes do sol da manhã, uma lâmpada noturna ou faróis de carros que passam, vale a pena escolher cortinas feitas de tecido grosso. São bastante densos devido a tecidos naturais e à presença de um revestimento. Essas cortinas devem ser escolhidas em tons de marrom pastel, o padrão impresso pode ser da mesma cor, mas mais escuro. É melhor ficar com os clássicos.
Cortinas de estilo romano para o quarto
O estilo romano é uma cortina densa combinada com tule; durante a montagem, as dobras aparecem paralelas ao chão. À noite, cortinas escuras proporcionam uma boa noite de sono e, durante o dia, as cortinas de tule decoram o quarto com a luz do sol ligeiramente abafada.
Cortinas combinadas
Em 2017, a combinação de cortinas feitas de materiais naturais e tule foi especialmente popular. Nesta versão, o design é baseado em um jogo de cores: geralmente são cores escuras e claras. No entanto, vale lembrar que em um intervalo semelhante, toda a sala deve ser executada.
Foco na cor
É importante ter tempo e escolher cortinas no mesmo estilo com todo o design do quarto. Hoje está na moda usar uma faixa brilhante, para que todos os dias comecem com alegria. O branco é um clássico do gênero, mas outras variações de cores também são adequadas. Por exemplo, hortelã, azul e assim por diante. O Fashion 2017 dita suas próprias regras: todas as cortinas devem ter uma reviravolta. Por exemplo, um arco ou ímã no qual as cortinas serão afixadas durante o dia. Este elemento deve ser contrastante e em harmonia com o estilo geral. O brilho não é apropriado aqui.
Como escolher as cortinas no quarto?
Francês. Essas cortinas serão o sotaque principal do quarto, feito no estilo "real". Eles se distinguem por dobras ricas, belas cortinas. Costurado a partir de organza, cetim, seda, muitas vezes decorado com franjas e laços. Essas cortinas ficarão ainda mais ricas se complementadas com um lambrequim. Eles são caracterizados pela presença de festões ao longo de todo o comprimento, e essa é a principal diferença entre as cortinas austríacas.
Romano. Ideal para quartos pequenos, pois ocupam um espaço mínimo e parecem concisos (cheguem ao peitoril da janela). Essas cortinas ficam bem no interior de um estilo minimalista. Tecidos naturais são usados para a costura.
Vídeo relacionado:Design de cortina - idéias decorativas modernas
Inglês. Essas cortinas se tornarão uma decoração do quarto, decorada em estilo clássico. Eles têm um mecanismo especial, graças ao qual se erguem, formando uma dobra rica no centro da tela e curvando-se nas bordas. No quarto, eles podem ser usados de forma independente ou complementados por cortinas clássicas.
Japonês. Essas cortinas são pinturas retas verticais ligadas aos elementos móveis da cornija. Eles são adequados para um quarto decorado em estilo minimalista, combinando simplicidade, elegância e funcionalidade. As cortinas japonesas podem ser controladas sem sair da cama usando um controle remoto especial.
Seleção de sombra
Em uma sala destinada ao descanso, não deve haver flores brilhantes e chamativas. Escolha cortinas em tons que tenham um efeito relaxante e pacificador. É difícil dormir no quarto, onde há cortinas vermelhas ou laranja. Que tons contribuem para o relaxamento?
O verde é chamado a cor da harmonia e da paz. Essas cortinas criarão uma atmosfera de calma, restaurarão a paz de espírito, ajudarão a distrair o mundo exterior.
A cor azul simboliza profundidade e tranquilidade. As cortinas dessa sombra são ideais para o quarto, pois ajudam a encontrar a paz e a se preparar para um longo sono. Eles se encaixam perfeitamente no interior de qualquer estilo. Além disso, segundo os psicólogos, os tons de azul no quarto aumentam a sexualidade e dão confiança aos parceiros.
Para projetar as janelas dos quartos, você pode escolher bege - uma cor clara, mas nobre. Inclui caramelo, areia, tons de creme, cor de champanhe e cacau. As cortinas desses tons ajudarão a relaxar completamente, a se livrar das agressões e a encher o quarto com uma atmosfera de paz. Cortinas bege são adequadas para o interior de qualquer estilo.
Cortinas marrons ficam bem em qualquer quarto. Esta tonalidade não acentua a atenção e combina bem com qualquer cor. O tom marrom cria uma sensação de segurança, aquece o interior, escurece perfeitamente. A decoração da sala com cortinas dessa sombra parece cara e nobre.
Dicas úteis
- Use cortinas no quarto que não apenas ocultem a sala dos olhares indiscretos, mas também protejam da luz solar mais intensa e também reduzam o ruído.Cortinas feitas de tecidos densos: brocado, veludo e veludo podem lidar com essas tarefas. Se você gosta de acordar dos raios do sol e não fica perturbado com os sons do lado de fora da janela, escolha os mais claros - chiffon, seda, organza.
- Se você adquirir cortinas com um padrão, lembre-se de que ele deve enfatizar o conforto do quarto e não distrair a atenção. Um pequeno ornamento abstrato ou floral, listras e formas geométricas são mais adequados.
- Para que a sala não fique muito escura e sombria, você precisa escolher um tule para as cortinas: isso criará uma atmosfera de leveza e leveza.
- Segundo os designers, as cortinas do quarto devem ser escolhidas para que estejam em harmonia com as colchas. Se isso for difícil, você pode pegar almofadas decorativas feitas no mesmo estilo que as cortinas.
- Tente escolher cortinas fáceis de usar e de manter. O quarto é uma sala onde o acúmulo de sujeira e poeira é inaceitável.
O esquema de cores das cortinas
Quanto à cor, as cortinas de tons naturais (bege, esverdeado, marrom) ou outros tons suaves (roxo, cereja) terão uma aparência mais harmoniosa no interior do quarto. Outra opção para belas cortinas para o quarto são os produtos multicamadas feitos de materiais que combinam vários tons da mesma cor. Um ponto importante: a cor das cortinas deve estar em harmonia com o esquema de cores de todo o interior (colchas, capas, manta, etc.).
Finalmente, um pouco sobre moda moderna. Hoje, o design das cortinas para o quarto é dominado por motivos naturais: pássaros, folhas, flores. Guinchar da moda - cortinas chinesas concisas, consistindo em várias telas estreitas de diferentes comprimentos. Entre outras tendências da moda - cortinas com uma borda inclinada pendurada em um lado, cortinas encaracoladas (na forma de um arco curvo), lambrequins e jabots também são relevantes.
Em última análise, a questão de como escolher cortinas no quarto, não há resposta definitiva. No entanto, dicas sugestivas fornecidas acima, bem como exemplos de fotos, ajudarão a formar seus próprios desejos na moldura da janela e a pensar em um design individual de cortinas que se encaixam organicamente no interior do seu quarto.
Cortinas elegantes no quarto: novidades em fotos de 2017
Entre a variedade de cortinas da moda, há opções que são mantidas firmemente na moda de interiores há muitos anos:
- Francês. Maravilhosas cortinas barrocas e, na foto, a realidade do salgueiro parecem impressionantes. Essa cortina tem uma bela cortina, dobras bastante volumosas e alguns tecidos são usados - seda, tafetá, organza. Se o seu quarto se assemelhar a um boudoir do palácio, a escolha deve ser claramente favorável a essas cortinas.
- Londres Em 2017, essas cortinas se tornarão novamente uma das mais elegantes. A versão clássica desta cortina envolve a elevação devido a um mecanismo de elevação especial na borda. e diretamente anexado à borda com fita adesiva. Quando essas cortinas se erguem, uma bela dobra grande é formada no centro e, pelos lados, as cortinas se transformam em arcos. O design dessas cortinas será clássico da moda - hoje xadrez e popular - em estampa floral rústica.
- Austríaco. Eles se assemelham às cortinas francesas, mas as dobras são mais volumosas e o comprimento dessas cortinas é médio. Estas são cortinas bastante versáteis e podem decorar não apenas o quarto. Os designers afirmam que as cortinas austríacas serão uma das tendências de 2017.
- Romano. Um quarto pequeno é o melhor lugar para essas cortinas. Eles se encaixam perfeitamente no interior em um estilo minimalista. Eles podem ser fixados na janela se abrindo ou acima dela. O comprimento dessas cortinas atinge o peitoril da janela.
Design escandinavo de cortinas para um quarto: novidades
Os catálogos suecos apresentam novidades de interiores que se assemelham às boas e antigas histórias de design de interiores da segunda metade do século passado. Mas apenas avançado, adequado ao tempo.Design escandinavo, conciso, fofo, sem sobrecarregar cores e texturas, naturais e funcionais. As cortinas nesse estilo devem obedecer ao conceito geral.
Cortinas de quarto em estilo escandinavo:
- Somente tecidos leves - tecidos pesados privam o interior da leveza que já está definida no próprio conceito,
- Cortinas leves de linho ou algodão complementam perfeitamente a aparência do quarto,
- Se a imagem estiver nas cortinas, com os atributos do norte - seja fiel ao estilo,
- O tecido das cortinas é liso, as cores preferidas são as cores pastel.
Não deve haver dobras ou dobras nas cortinas no estilo escandinavo. Renda, trança, babados, pincéis - tudo isso também não está incluído no design deste estilo. A decoração máxima é uma liga simples de fita. O padrão nas cortinas pode coincidir com o padrão em outro tecido no quarto.
Cortinas provençais para o quarto: tendências da moda 2017
O estilo provençal apenas fortalece sua posição. É apropriado em qualquer cômodo, mas o quarto é um local especial onde os motivos provençais podem transformar um cômodo anteriormente bastante chato.
Um clássico dos tecidos provençais são motivos florais em tecidos de cor pastel. Flores pequenas ou grandes - não é tão importante. E o fundo pode estar escuro. Mas o que realmente será um verdadeiro elogio ao estilo provençal é a cortina requintada e os fechos interessantes.
Podem ser ilhós, que podem criar belas dobras grandes. O tecido da cortina também pode ser bordado com trança ou renda. Pegue apenas tecido natural, algodão ou linho, mas sintéticos e mesmo com elementos brilhantes não combinam com o estilo provençal.
Preste atenção na foto do quarto em estilo provençal - e você verá muitos dos menores detalhes que tornam o quarto verdadeiramente provençal. Neste ano e no próximo ano, essas tendências serão relevantes.
Primeiro, decida qual estilo é o ideal para você. Às vezes, é apenas através dos tecidos que você pode transformar a sala, transformando-a de um clássico calmo no mesmo estilo escandinavo. Se possível, costure as cortinas ou solicite a especialistas para que a imagem da sua casa seja original e não sobrecarregada com uma decoração típica.
Como escolher cortinas no quarto: algumas dicas
Antes de fechar as cortinas do quarto, considere que o quarto em qualquer casa é o quarto mais íntimo e relaxante. Aqui as pessoas se aposentam e apenas relaxam. E ninguém contestará a importância de uma boa noite de sono. Portanto, é tão importante enfatizar corretamente a organização de um local para dormir.
Escolha cortinas para o quarto, os principais detalhes
Para que o quarto descanse, e estar confortável era importante pensar em todos os detalhes do interior. O toque final, enfatizando o estilo escolhido, serão lindas cortinas. Eles não apenas completam a imagem do quarto, mas também criam uma atmosfera de intimidade ou luxo glamouroso.
Antes de correr para a loja para ver as "roupas" de suas janelas, pense no propósito das cortinas:
- Se houver persianas nas janelas para proteger do sol e da luz, qualquer cortina poderá ser escolhida. Adequado e curto, e longo, denso e sem peso. O principal, neste caso, é a conformidade com o interior.
- Se, no entanto, forem necessárias cortinas para proteção contra a luz do dia, será necessária uma segunda camada densa. Ao decidir como escolher as cortinas no quarto, avalie o estilo da sala.
A cor é importante. A cor das cortinas deve ser selecionada, com foco nos detalhes selecionados. Se a cama servir como a principal mancha de cor, as janelas não deverão se destacar:
- As cortinas devem ser penduradas em tons mais suaves, mas com o mesmo esquema de cores.
- Se o tom principal do quarto for mantido em tons pastel ou sem som, você poderá selecionar a janela. Nesse caso, as cortinas serão o principal elemento atraente.
- Em qualquer caso, ao decidir como escolher as cortinas para o quarto, seja guiado pelos conselhos dos designers.Eles recomendam, independentemente do interior, selecionar as cortinas um pouco mais claras que o tom principal da sala.
Muitas vezes, a cortina nas janelas consiste em várias camadas. A camada inferior é de tule e você precisa escolhê-la em tons claros. A camada superior e mais densa pode ser de qualquer cor, combinada harmoniosamente com o tom da sala.
Nós escolhemos o material para cortinas. Ao escolher cortinas, verifique o material do qual são costuradas. Afinal, as cortinas ficam penduradas nas janelas por um longo tempo e é melhor escolher tecidos naturais:
- Eles "respiram" e permitem que você aproveite suas férias ao máximo. A melhor solução seria algodão, linho e seda.
- Veludo parece muito bonito e dá conforto. Mas essas cortinas precisam ser lavadas com mais frequência, caso contrário, elas acumulam muito pó em si mesmas.
A principal regra na questão de como escolher as cortinas certas no quarto é que você não deve economizar em material. Caso contrário, podem ocorrer reações alérgicas aos sintéticos e, além disso, essas cortinas são constantemente eletrificadas.
Como costurar cortinas DIY para o quarto
Seria lógico pensar não apenas em comprar cortinas prontas, mas também em como costurar cortinas bonitas com suas próprias mãos. Você precisa de um pouco para isso: um bom vídeo da aula, algumas fotos de exemplos para determinar a direção, um pouco de desejo, paciência e perseverança. Afinal, o trabalho independente é muito mais interessante.
É claro que muitos podem objetar, dizem eles, que não há tempo, experiência e outras coisas. Mas tudo depende do desejo. Além disso, nas lojas de tecidos e acessórios, você pode pegar materiais deslumbrantes, para que o seu quarto tenha mudado, se tornado incomum, elegante e bonito.
Por onde começar?
Você decidiu costurar? Comece com a coisa principal - ter uma máquina de costura. Se for, tudo o resto é apenas uma questão de tempo e perseverança. Bem, e se não for tão literalmente, começaremos com a escolha do estilo. Você não pode decidir como costurar sem saber o que costurar. É melhor começar com um modelo mais simples, sem cortinas diferentes. Mas olhe pelo quarto.
Simples, confortável, em uma direção moderna
Estes são a maioria dos quartos que existem agora. Claro, você pode encontrar mais de um exemplo de alta tecnologia, loft, discoteca, mas a maioria dos quartos ainda é feita em um clássico com um toque de modernismo ou proveniência. Daí a direção escolhida das cortinas. Não descreveremos “desenhos” muito complexos porque podem desencorajar a costura por completo.
Mas o principal para nós é que o design seja feito com nossas próprias mãos, com amor e emoções positivas. Assim, tomamos como base cortinas diretas penduradas nas laterais em combinação com um corte grande, pode ser um tule ou uma cortina mais clara. Esse corte será descomplicado na execução, mas ao mesmo tempo se tornará um belo design de janela.
Se decidir sentar-se para costurar cortinas pela primeira vez, escolha um tecido denso natural. Idealmente, linho ou algodão grosso. O fato é que será mais difícil trabalhar com exemplos de “alongamento”; você pode obter costuras curvas, dobras irregulares e uma aparência não muito elegante.
Para começar, fazemos padrões. As cortinas diretas assumem formas simples, cortadas sem elementos complexos, a única coisa que precisa ser cortada separadamente é um manguito ao qual serão anexados anéis ou prendedores de roupa da cornija.
É desejável torná-lo oco por dentro, na forma de um bolso, caso exista uma corda de cornija. Obviamente, os padrões devem ser feitos após as medições. A altura do teto e a largura da parede ou da abertura da janela são importantes. Aqui tudo depende do resultado desejado, do tamanho da sala e dos beirais.
O manguito pode ser feito e costurado separadamente, ou você pode enrolar o tecido costurando-o de um lado. A propósito, passar a ferro será um ponto importante. Porque, depois de passar as permissões antes de triturar, é possível obter uma costura mais uniforme e precisa.
Ao criar um padrão, também deixamos a margem necessária para as costuras. Quanto ao comprimento, tudo depende da altura do teto.Se você deseja que as cortinas cheguem ao chão, é necessário medir com mais cuidado tudo, incluindo a distância do tecido da cornija e o comprimento dos anéis. É melhor conceder um subsídio maior a partir do fundo, caso você tenha uma opção muito curta para deixá-lo ir e triturá-lo de uma nova maneira.
Quando tudo estiver pronto, você poderá começar a costurar. As linhas devem ser selecionadas sob o tecido. A aula principal do vídeo mostrará ainda mais nuances que ajudarão a facilitar o trabalho.
Para facilitar o processo de costura, é necessário equipar adequadamente o local de trabalho. Para isso, é claro, é adequada uma mesa ampla, na qual você pode colocar convenientemente a máquina e o tecido. Outro ponto importante será uma quantidade suficiente de luz.
Para fazer isso, é melhor não usar lâmpadas incandescentes clássicas com uma luz "amarela". Mas as lâmpadas da luz do dia serão muito melhores, como resultado, o trabalho se tornará mais produtivo.
Dobradiças para cornija
É melhor identificar imediatamente os locais onde eles estarão localizados. Se o tecido estiver escuro, você pode usar um pedaço de giz ou sabão em pó; se estiver claro, um lápis simples é adequado para marcação. Tudo isso é facilmente lavado durante a lavagem, não deixa resíduos e não estraga o tecido.
As marcas precisam ser feitas com um certo passo. Se você planeja montar cortinas ou um tule maior, siga as etapas com base nisso. Por exemplo, para dobras pequenas, é adequado um passo de 3 a 5 cm, para as maiores, você também pode fazer 10 cm, mas não deixe de olhar para o tecido para que ele fique harmonioso na borda e não afunde na base.
Além disso, para dobras uniformes no manguito, você pode fazer um ponto vertical, mas, ao mesmo tempo, vale a pena fazer um abatimento para que haja espaço para um fio de cornija. A distância do topo para as alças não deve ser muito grande, 2 cm será suficiente.
Os loops podem ser feitos com suas próprias mãos (feitas de tecido) ou você pode comprá-los; ganchos são vendidos em lojas de ferragens. Além disso, em algumas máquinas de costura, há uma função especial que permite fazer laços de linha. Eles também podem ser usados.
Cortinas modernas no quarto - foto 2017 e novo design
Cortinas translúcidas e arejadas no quarto são um sucesso indiscutível em 2017. Escolha tons pastel claros e padrões geométricos texturizados para o design fresco e moderno do seu quarto. Cortinas de linho densas são usadas para melhor proteção contra o sol e olhares indiscretos.
Cortinas de linho sólidas ou de duas cores para um quarto em cores neutras ou tons naturais estão na moda hoje. As modernas cortinas verde ou azul refrescam o interior com cores quentes, enquanto as cores cinza e bege da moda ajudam a dar uma aparência elegante e aconchegante.
Cortinas brilhantes em um quarto com efeito metálico são uma novidade da moda usada em interiores de luxo modernos ou em um design no estilo de shabby chic. Cortinas lisas de veludo, cetim e seda têm um efeito semelhante. Se você está procurando um quarto com algo mais interessante do que cortinas simples, em 2017 você deve prestar atenção:
- Design de cortina de listras horizontais largas,
- Motivos vegetais, animais e étnicos,
- Grandes padrões geométricos.
Combine o padrão de cortina escolhido com a cor ou o padrão de travesseiros, carpetes ou colchas no quarto para criar uma atmosfera confortável e íntima. Também recomendamos que você leia Design de quarto moderno - idéias e fotos de 2017. Antes de seguir para se familiarizar com as idéias atuais para costurar e pendurar cortinas, vamos aproveitar uma foto de cortinas modernas para um quarto no interior.
Design moderno de cortinas para o quarto: modelos de tendências 2017
Um belo design de cortinas para o quarto pode ser fornecido não apenas com tecido, mas também com um corte elegante. As seguintes inovações são ideais para um interior moderno de quarto:
- Cortinas dupla face e dupla - ajude a criar uma janela original combinando duas cores, adicionando material com um padrão a uma cortina simples ou a uma combinação de tecidos diferentes,
- Cortinas extra longas - torne a atmosfera mais relaxante e romântica,
- Cortinas romanas - fornecem funcionalidade no interior de um quarto pequeno,
- Cortinas - linhas - dão ao quarto uma aparência incomum e moderna. É recomendável usar em combinação com persianas ou persianas.
Cortinas para um quarto: 9 principais recomendações dos designers
As cortinas devem corresponder ao estilo escolhido do interior, bem como ao esquema de cores da sala. Você pode usar o mesmo tecido para costurar cortinas e colchas ou travesseiros decorativos. Às vezes, as cortinas do quarto combinam com o padrão do papel de parede.
Os materiais naturais (algodão, linho, seda) são preferíveis aos artificiais. É permitido o uso de tecidos mistos com baixo conteúdo sintético, enrugam menos e são mais baratos. Para poder ajustar o nível de iluminação da sala, é desejável usar cortinas de duas camadas.
Vídeo relacionado:Cortinas no quarto. Cortinas para o quarto. Idéias: design de cortinas e decoração de janelas
A primeira camada é de tecido leve e transparente, a segunda é cortinas ou persianas à prova de luz. Depois, à tarde, haverá a oportunidade de deixar a luz do sol entrar na sala e de noite livrar-se do brilho dos anúncios e dos faróis dos carros que passam. As cortinas do quarto devem escolher tons claros e calmos: pérola, pêssego, dourado, leite.
Os amantes de quartos em cores escuras escolherão cores ricas e saturadas: índigo, grafite, chocolate, bordô e malaquita. Gritos e tons ácidos definitivamente não são o lugar aqui, especialmente se eles estão constantemente na frente dos olhos.
Com a ajuda de cortinas, você pode ajustar visualmente o espaço da sala. Assim, cortinas de luz para o quarto em tons pastel aumentam a abertura da janela. As cortinas escuras, pelo contrário, comprimem o espaço. Se você escolher cortinas com uma faixa horizontal, elas aumentarão visualmente a largura da sala e uma faixa vertical aumentará o teto. É melhor escolher uma tira fraca.
Um quarto com vista para o lado ensolarado pode ser "resfriado" com cortinas de azul gelado, menta, esmeralda pálida, turquesa, água-marinha ou prata. O lado norte é compensado por limão, pêssego, terracota, salmão e flores douradas.
Se for necessário realçar as cortinas, retire-as da parede e selecione uma cor que não corresponda à tonalidade das paredes (pelo menos alguns tons são mais claros / escuros). Neste caso, para não reduzir o quarto pequeno. É aconselhável comprar cortinas brilhantes, mas leves. Se o tecido se fundir à parede, isso ajudará a maximizar o espaço. Eles recorrem a essa técnica quando desejam obter um interior monocromático.
É melhor escolher dois conjuntos de cortinas para o quarto: opções de inverno e verão, pois no verão o tecido queima mais. É desejável escolher cortinas procedentes não de alto custo e moda, mas de questões de praticidade. As cortinas romana e japonesa são muito populares agora, também são boas porque coletam pouca poeira.
Anteriormente, no auge da popularidade, as cortinas clássicas multicamadas com lambrequins, pelo contrário, são coletores de pó, especialmente se forem feitas de veludo ou brocado. Se a dona de casa faz todo o trabalho doméstico, ela precisa garantir que as cortinas sejam lavadas com facilidade, não enruguem, não desbotem e tenham uma aparência decente mesmo alguns anos após a costura.
Cortinas para diferentes estilos de interior do quarto
Dependendo do estilo escolhido do quarto, a abertura da janela pode ser decorada com persianas clássicas, italianas, romanas, japonesas, bem como persianas, "mangas de bispo", cortinas de foto.
Cortinas clássicas - são telas retangulares simétricas comuns que adquiriram franjas, borlas, suportes originais e lambrequins recentemente. Seu esplendor e luxo são perfeitamente combinados com quartos espaçosos, tetos altos e estilos de classicismo, rococó, barroco.
Por outro lado, as cortinas italianas não se separam, mas se agarram às laterais da janela. Eles vão decorar o quarto em estilo neoclássico ou moderno. Se essas cortinas forem feitas de algodão ou linho com padrões florais leves, elas apoiarão um estilo rústico ou provençal.
Quartos pequenos contribuem para a crescente popularidade das cortinas e persianas japonesas.O pano preso à estrutura rígida se torna uma superfície lisa e bonita que não acumula poeira.
"Mangas episcopais" - Cortinas originais para o quarto, que são cortinas clássicas, amarradas em vários lugares para formar belas dobras. Eles costumam aparecer em ambientes fechados em estilo vintage, fusão ou art déco.
Design moderno e clássico de cortinas do quarto
A etapa final na conclusão dos reparos na sala de recreação é a decoração das janelas com cortinas. No quarto, eles desempenham várias funções:
- proteger a sala da luz solar,
- garantir a privacidade da sala,
- servem para enfatizar o interior,
- mascarar falhas menores feitas durante o reparo.
Como escolher uma moldura adequada para uma janela?
Tendências da moda. Para tornar seu quarto elegante e relevante, escolha cortinas da moda no quarto. No auge da popularidade, agora são imagens de flores, além de pássaros exóticos. Quanto ao estilo, as cortinas forradas que fornecem proteção confiável do quarto contra a luz solar são relevantes.
Dica: se os proprietários da sala não quiserem se esconder do sol, poderão abrir as cortinas, deixando apenas uma fina cortina de tule.
Materiais Para a fabricação de cortinas no quarto, é melhor usar tecidos naturais com alta resistência ao desgaste. Algodão e linho não apenas protegem do sol, mas também permitem a entrada de ar na sala.
O design das cortinas para o quarto pode ser diferente, o principal é que elas se harmonizem com o interior da sala. A decoração clássica das janelas é cortinas opacas, cortinas nos ganchos, cortinas com lambrequim, complementadas por um tule leve e transparente.
Opções de design mais modernas para a abertura da janela - cortinas romanas. Eles são ideais para salas pequenas, pois não ocupam muito espaço. Em vez de uma cortina padrão, você pode usar uma cortina romana transparente, que complementará as cortinas noturnas no revestimento.
A estrutura de elevação possui cortinas austríacas e francesas. Essas lindas cortinas no quarto permitem criar cortinas macias e elegantes que criam uma atmosfera benéfica para relaxamento e descanso. Em vez de persianas de metal no quarto, você pode usar desenhos com ripas de tecido.
Uma opção interessante seria cortinas com impressão de fotos. Para o quarto, você pode escolher uma imagem calma - um motivo floral ou marinho, uma imagem do céu estrelado. Você pode experimentar e fazer cortinas de duas ou três camadas, consistindo de tecidos de diferentes tons. Para o design das janelas do quarto, é preferível usar pinturas em tons pastel - bege, rosa, creme, baunilha, azul, verde claro.
Quanto ao comprimento das cortinas do banheiro, na maioria das vezes elas são longas, até o chão. Isso proporciona suavidade e conforto ao ambiente. Mas se a cama estiver adjacente à janela ou se houver uma mesa perto dela, você poderá usar cortinas curtas elegantes.
Opções alternativas. Se você não gosta das cortinas prontas ou se o orçamento para a reparação do quarto é limitado, você pode costurá-las com as próprias mãos. Isso exigirá tecidos, acessórios, habilidades de costura em uma máquina de escrever e um pouco de imaginação. Você pode decorar seu trabalho com miçangas, bordados, rendas, fitas de cetim, captadores, cortes - o principal é que ele se harmonize com o interior da sala.
Características da escolha de cortinas no quarto com varanda: idéias de design
Ao escolher cortinas para uma porta de sacada, recomenda-se levar em consideração algumas nuances: o tamanho da sala, a direção estilística da sala e suas preferências individuais. Para maior comodidade, é melhor dar preferência a cortinas simples que não impeçam o acesso à varanda e criem o nível de iluminação desejado.
Também é predominantemente a presença de tranças ou anéis decorativos com os quais as cortinas podem ser fixadas, e isso parecerá esteticamente agradável. É melhor escolher modelos cujo tecido não exija regras de cuidados especiais e seja resistente a poeira e sujeira externas. Pode ser cortinas de cetim, linho ou algodão.
Ao escolher cortinas, as seguintes recomendações devem ser consideradas:
- Não é necessário escolher cortinas com grandes dobras, laços e outras decorações volumosas, que podem impedir o livre acesso à varanda.
- O material desempenha um papel importante: deve ter resistência, densidade e não se sujar muito rapidamente.
- O tule no design deve ser leve e arejado, e as cortinas, pelo contrário - de tecido denso. Isso protegerá a sala da luz solar direta.
- Recentemente, telas de diferentes comprimentos tornaram-se bastante populares; use-as se desejar um design incomum.
Variedades de cortinas para o quarto
O design das cortinas para o quarto é muito diversificado. Existem vários tipos de pinturas: clássica, japonesa, romana, enrolada, filamentos, cortinas, persianas, persianas e tule comum. Cada um desses tipos tem suas próprias características e vantagens, que serão consideradas em mais detalhes:
- Cortinas clássicas para um quarto com varanda - composto por tule, pinturas de tecido pesado, lambrequins e outros acessórios. Nesse caso, o vôo da fantasia é bastante alto. O principal a considerar é o uso do tule em duas telas. Esta opção oferece acesso gratuito à porta da varanda e não interfere no movimento.
Vídeo relacionado:Cortina Cortina - Idéias de Design
- Cortinas romanas - será uma opção ideal em uma pequena sala. Eles são feitos de tecido natural denso, as pinturas são fixadas na cornija com um mecanismo de elevação. Encaixa-se perfeitamente no interior em um estilo minimalista.
- Persianas rolô - este tipo de produto é feito de uma tela especial que não atrai poeira, o que é muito útil em varandas. Para uso conveniente, você precisa comprar duas telas - separadamente para a porta em torno da janela.
- Cortinas de fio aumentar visualmente o espaço, além disso, eles adicionarão um toque de precisão e elegância ao interior. Eles são anexados a painéis especiais, fáceis de deslizar e que não causam problemas ao sair. Sua principal vantagem é uma grande variedade de texturas e todos os tipos de tons.
- Portieres o estilo clássico de decoração é enfatizado favoravelmente, destacando detalhes importantes. Para um quarto, as telas de tafetá de linho e seda são mais usadas. Telas retas pesadas parecem muito bonitas e caras. Cortina de veludo delicado, veludo em relevo, tapeçaria e tweed.
- Cortinas japonesas no interior são particularmente populares. Eles são lindos e concisos no quarto, dando ao quarto um certo exotismo e originalidade. Suas principais vantagens são uma aparência bonita e elegante, e a presença de uma cornija especial ajuda a mover as cortinas de maneira rápida e fácil em qualquer direção.
- Rolshtora será um ótimo complemento para a porta da varanda ou a própria varanda. É possível regular e instalar qualquer altura. O design parece uma caixa firmemente fixada na parte superior. Uma variedade de tons permite que você escolha a melhor solução para o interior. A fabricação dessas cortinas é feita sob medida, para que os produtos não apenas se encaixem perfeitamente, mas também se ajustem muito bem à janela.
- Cortinas - Uma ótima e conveniente opção para decorar uma varanda. Se o quarto estiver do lado ensolarado e os raios da manhã nem sempre forem agradáveis, recomendamos que você escolha essas cortinas. No mercado atual, esses projetos são apresentados em madeira, plástico e metal. Principais vantagens: ampla gama de cores, capacidade de aplicar uma foto e impressão de fotos, capacidade de ajustar a luz e facilidade de atendimento.
- Tule também será uma ótima opção para um quarto pequeno. Tons claros de tule de tons claros ficam lindos, podem ser drapeados de maneiras diferentes. Os estilistas oferecem uma opção ganha-ganha, consistindo em uma combinação de cortinas clássicas com cortinas de ar de algodão.
Estilo de design e tons de cores
O design das cortinas deve ser combinado com o estilo geral do quarto, por isso é importante escolher a forma e os tons certos. Ao projetar, é aconselhável considerar cuidadosamente todos os detalhes para conforto e uma sensação de segurança. Cada um de nós tem um gosto único e, para alguns, o quarto é luxuoso, para outros, é mais contido.
Vídeo relacionado:Cortinas no interior do quarto
Ao escolher cortinas para um quarto com varanda, recomendamos que você siga algumas dicas:
- Não é recomendado usar o design com padrões triangulares.
- É preferível escolher uma cor suave ou lisa que combine com os tons das paredes e móveis.
- Recuse o design com cores populares - este estilo é mais adequado para a cozinha.
- Existem opções prontas para cortinas para quartos com varanda, as fotos são apresentadas abaixo, entre elas com certeza a opção que você precisa.
Escolhendo uma haste de cortina
A cornija é o principal componente no design de cortinas. Para uma vista bonita e atraente da varanda, esse elemento deve ser selecionado com base nos seguintes pontos:
- Inicialmente, a altura dos tetos é medida, após - a janela e somente então o material, o estilo e a sombra das cortinas são selecionados,
- Para cortinas simples, um tipo redondo de cornija é bom,
- O uso de cortinas multicamadas implica a presença de uma cornija com várias linhas. Em tais cortinas, o tule e o lambrequin devem se encaixar corretamente,
- O uso de um perfil de alumínio é permitido apenas para cortinas romanas ou japonesas,
- Não se esqueça da cor da cornija, ela deve ser combinada com o esquema geral de cores da sala.
Seleção de material
Ao escolher cortinas, é antes de tudo decidir sobre sua finalidade funcional. Para proteger da luz solar, é preferível usar cortinas escuras feitas de tecido grosso, combinadas com um tule translúcido de cores claras. Se o quarto estiver no primeiro estágio, a melhor opção é usar persianas com cortinas opacas, o que permitirá que você não escurece a sala e fechá-la de olhares indiscretos.
Vídeo relacionado:Quarto Design. Cortinas e colchas: 40 melhores idéias
A atmosfera calma e o conforto no quarto são criados pelos tons suaves de creme, rosa e bege. Para encontrar harmonia, as cores azul, roxo e verde também são adequadas. Se você decidir usar vários tons, lembre-se de que eles devem ser combinados com todos os detalhes da composição interior. Os produtos feitos de linho natural deixam o ar passar muito melhor, diferentemente dos sintéticos, que também são empoeirados.