Casa particular

Projeto e disposição do piso do sótão de uma casa particular

No século XVII, o arquiteto francês François Mansard começou a usar tetos altos no desenvolvimento de projetos. Isso tornou possível obter os efeitos visuais necessários, para criar um belo design de edifício. A sala sob um teto alto era bastante espaçosa e o arquiteto sugeriu usá-la como sala para convidados ou atendentes não muito distintos. No século XVIII, os sótãos eram comuns na Rússia, por exemplo, em São Petersburgo, muitos edifícios eram equipados com sótãos espaçosos, um telhado complexo. No futuro, as vantagens de tais estruturas se tornaram mais populares.

Sótão torna o edifício mais funcional

O sótão é um sótão residencial localizado sob um teto alto. Essa área geralmente ocupa todo o espaço livre sob o teto, mas também existem opções possíveis nas quais a sala está localizada apenas em uma determinada parte do sótão. A altura das paredes de um teto inclinado geralmente não excede 1,5 m e, em seguida, o ângulo da inclinação do telhado começa. Os projetos podem ser diferentes, mas o sótão sempre exige um certo arranjo, envolvendo aquecimento, equipamentos da sala de estar.

O início da reconstrução do sótão

As idéias de design para o piso do sótão ficam ótimas nas fotografias, mas muitos proprietários duvidam de que serão capazes de alcançar os mesmos resultados impressionantes. Para não cometer um erro e não desperdiçar o orçamento para reparos e redesenvolvimento, você precisa agir de forma consistente.

  • O sótão pode ser convertido para qualquer divisão. Mas, antes de tudo, é necessário medir a sala e garantir que suas dimensões sejam adequadas para as funções da sala futura. Se o espaço disponível permitir, você pode refazer o piso do sótão ao seu gosto.
  • Uma característica distintiva do sótão é um teto inclinado. As características de design do teto e a forma do telhado determinarão a disposição dos móveis e do design de interiores. Esta é uma oportunidade única de superar o espaço geometricamente complexo e criar um ambiente aconchegante.
  • O sótão é geralmente equipado com uma ou mais janelas. Bem, se as janelas fornecem muita luz. Mas a luz natural pode não ser suficiente. Além do lustre central, é razoável usar holofotes e arandelas. Com a ajuda de iluminação competente, você pode dividir a sala em zonas funcionais.
  • O principal requisito para os materiais para a decoração do sótão: eles devem ser resistentes à umidade e facilmente tolerar temperaturas extremas. É melhor usar materiais naturais. Ao escolher uma cor para as paredes, é melhor dar preferência às cores claras - elas ajudarão a aumentar visualmente o espaço.

Com essas dicas, você pode criar um espaço moderno e funcional. Vale ressaltar que o telhado precisará de aquecimento e impermeabilização adicionais, o que é um investimento significativo. No entanto, devido a isso, a perda de calor na casa diminuirá significativamente.

Como escolher um esquema de cores

A escolha das cores para o piso do sótão é baseada nos mesmos princípios que a escolha dos acabamentos para outras salas. No entanto, alguns recursos devem ser considerados. Janelas inclinadas criam iluminação específica direcionada a um determinado ângulo. Isso deve ser levado em consideração ao planejar o interior. Janelas pequenas usam cores claras. Acessórios brilhantes, móveis incomuns ou padrões expressivos em têxteis para o lar se tornarão detalhes expressivos.

Em salas com grandes janelas, é justificável usar uma cor escura. Combinações de tons contrastantes, incluindo a mistura clássica de preto e branco, parecem boas, mas tons escuros não devem dominar. É melhor evitar papel de parede com padrões muito grandes. O padrão fino tornará a sala visualmente maior.

Para salas grandes no sótão com boa iluminação, uma boa solução pode ser usar materiais naturais na decoração, como madeira, alvenaria ou gesso decorativo. Se as paredes forem feitas em cores ricas, os móveis e os tecidos deverão ter tons claros.

Como escolher móveis para o sótão

Antes de tudo, a escolha do ambiente dependerá do objetivo funcional da sala: será um quarto, um berçário ou um escritório. O estilo do mobiliário deve ser selecionado de acordo com o estilo do interior e o conceito geral, para que tudo pareça harmonioso.

O sótão pode se tornar um canto incomumente aconchegante. Mas equipá-lo é muito mais difícil do que uma sala padrão com um layout padrão. Isso se aplica não apenas aos acabamentos decorativos, mas também à decoração. O principal problema é que o sótão necessariamente possui paredes inclinadas formadas pelas encostas do telhado. Normalmente, as inclinações do telhado formam duas paredes inclinadas, mas no caso de estruturas complexas, pode haver mais.

Paredes inclinadas parecem muito incomuns. Mas, ao mesmo tempo, eles formam muitos cantos inacessíveis na sala. Portanto, em um espaço quebrado do sótão, a atmosfera padrão dificilmente se encaixa. A escolha e a disposição dos móveis, neste caso, dependerá da inclinação do telhado e da altura das paredes do sótão. É importante levar em consideração o ângulo de inclinação das paredes para organizar os móveis da maneira mais conveniente possível.

Perto de uma pequena parede de 150 cm de altura, você pode colocar móveis estofados, uma cama, uma cômoda ou uma mesa de cabeceira com TV e prateleiras baixas. Perto da parede com uma altura de 75 centímetros, você pode colocar uma mesa. Lembre-se de que você precisa escolher modelos com uma bancada com uma largura de pelo menos 90 centímetros, para que uma parede inclinada não fique sobre sua cabeça.

A melhor escolha de móveis para o sótão serão móveis feitos em casa ou móveis feitos sob medida. Roupeiros e outros itens de interior, projetados exatamente para medir e feitos sob encomenda ou com suas próprias mãos, se encaixam com a precisão de filigrana nos elementos estruturais complexos da sala. Isso aproveitará ao máximo o espaço disponível.

A opção mais fácil e rápida é fabricar móveis a partir de perfis de drywall e aço galvanizado. Esse design praticamente não aumenta a carga nos pisos e facilita o assentamento de cabos elétricos e tubos de ventilação.

Se se espera uma operação suficientemente intensiva da sala, é melhor montar armários a partir de placas de serragem de madeira em uma estrutura de suporte de blocos de madeira. As prateleiras podem ser deixadas abertas ou as portas podem ser penduradas.

O principal princípio no arranjo do sótão:

  • Aproveite ao máximo a área disponível, criando a ilusão de leveza e não bagunçando o espaço já complexo com objetos desnecessários.
  • Evite objetos grandes e volumosos, especialmente se a sala não for muito grande, pois eles tornam o espaço visualmente menor. Não coloque móveis próximos um do outro.
  • Você deve se concentrar na funcionalidade e no design ergonômico e pensar na simplicidade de limpar a sala.

Armários e prateleiras de armazenamento embutidos são uma boa idéia e permitem que você use o espaço racionalmente.

Attic Design Ideas

O estilo desempenha um papel importante na percepção visual da sala e em como é confortável. O design de interiores deve ser escolhido com base nas preferências pessoais e levando em consideração o objetivo funcional da sala. Também é importante usar vários acessórios, formando um estilo único.

Uma variedade de soluções estilísticas oferece muitas oportunidades para a criação de uma verdadeira obra-prima. Os estilos mais populares de quartos no sótão são provence, shabby chic, loft, clássicos modernos, minimalismo, estilos moderno, escandinavo e marinho.

Minimalismo no interior do sótão

Cada estilo tem suas próprias características e pode superar as especificidades do piso do sótão. Paredes de tijolo não rebocadas, concreto e elementos de madeira não transformados serão uma excelente base para um interior em estilo contemporâneo loft.

Uma mistura de materiais brutais com uma estrutura áspera se tornará a base para um interior contido e original.

O sótão pode ser decorado em estilos diferentes. Devido ao fato de estar separado do restante dos quartos, você pode escolher um conceito de design muito diferente do restante dos quartos.

Quarto

Fornecer um quarto no sótão é uma ótima solução. Paredes que se estendem em ângulo com o teto criam um conforto especial e uma sensação de segurança. Além disso, desde que a área permita, o quarto pode ser equipado com outras áreas funcionais (área de trabalho ou vestiário).

Para criar uma atmosfera romântica, é melhor colocar a cama na direção oposta à da janela do telhado.

Isso permitirá que você desfrute de uma vista magnífica do céu. É melhor posicionar a cama no centro da sala para que o teto não fique suspenso.

Além disso, o sótão tem todas as possibilidades para instalar uma cama de dossel. Um quarto no sótão é uma oportunidade para criar um quarto confortável, onde você pode relaxar após um dia duro.

Escritório em casa

O sótão é ideal para organizar um estudo ou escritório em casa. Isso permitirá que você se aposente e trabalhe em um ambiente descontraído, sem se distrair com nada.

Afinal, o sótão está localizado separadamente do resto da casa. O escritório pode ser equipado com roupeiros embutidos e uma mesa com bancadas ergonômicas encaracoladas. Além disso, mesmo em uma sala pequena, uma área de relaxamento adicional com um pequeno sofá e uma TV se encaixa.

Ginásio

Desde que a aptidão seja uma atividade favorita, o espaço sob o teto será o local ideal para organizar uma academia. Antes de tomar uma decisão final, certifique-se de que o piso suporte a carga aumentada e a área permita que você coloque todos os simuladores necessários e ofereça espaço para treinamento.

Crianças

Esta é uma das melhores opções para organizar o sótão. Os pequenos membros da família serão infinitamente felizes, e o espaço quebrado da sala fornecerá bastante alimento para a imaginação e a alegria da imaginação das crianças.

Se você escolher esta opção, precisará pensar em isolamento acústico adicional. O complexo espaço geométrico do sótão permite que você organize locais para guardar brinquedos, locais para dormir e uma área de recreação.

Se você fabricar móveis por encomenda, não perderá um centímetro de espaço útil.

Vestiário

Se você repentinamente descobrir que não há espaço suficiente no guarda-roupa, o sótão pode ser o lugar perfeito para criar um guarda-roupa de luxo.

Ao mesmo tempo, é melhor colocar armários perto de muros altos e sistemas de armazenamento modulares ao longo dos baixos.

Um loft central no sótão será um ótimo lugar para guardar roupas, sapatos e acessórios. Os recursos arquitetônicos assimétricos da sala podem ser facilmente superados para organizar um sistema de armazenamento conveniente.

Cinema em casa

Se o tamanho do sótão for muito grande, você poderá transformar o espaço não utilizado em um home theater. O plasma com uma diagonal grande é instalado no frontão.

Essa é uma idéia brilhante, especialmente quando o teto tem uma forma retangular. A sala pode ser decorada com pôsteres de filmes e o teto com asteriscos para criar uma atmosfera apropriada.

Sala de bilhar

Caso a área permita, é possível equipar uma sala de bilhar na sala sob o teto. Se você colocar uma mesa de bilhar no centro da sala, poderá colocar um balcão de bar com cadeiras altas perto do acampamento. Com o zoneamento adequado, pode haver espaço para um pequeno sofá.

O banheiro

A instalação de um banheiro no sótão exige a síntese de comunicações complexas de engenharia. Portanto, tal reconstrução deve ser considerada mesmo na fase de construção de uma casa.

A assimetria arquitetônica do sótão pode ser usada de forma criativa e transformada em sua própria zona de SPA.

No caso de a área da sala ser pequena, você pode se limitar a um banho.

O design e a disposição do sótão transformarão esse espaço em um canto para trabalho e criatividade ou uma área de relaxamento comum. O uso racional do sótão é especialmente importante para famílias de várias gerações com diferentes rotinas diárias.

Na maioria dos casos, depois de construir uma casa para equipar o sótão, não há dinheiro, tempo ou desejo. Portanto, é usado como uma grande despensa. No entanto, com a abordagem correta para o trabalho, organizar um pequeno sótão pode se tornar um processo criativo, e o próprio espaço pode se tornar um destaque de uma casa particular. O design interior do sótão pode ser melhorado sem uma reconstrução radical do telhado. Decorar e organizar o sótão é possível não apenas para designers profissionais, mas também para pessoas comuns sem educação especial.

Sótão em casa - o que é?

Sótão - uma sala sob o teto, que está equipado para habitação. O sótão residencial pode ser:

🏡 em uma casa particular - quartos, um escritório, uma oficina, outras salas podem ser localizadas aqui,

🏢 em um prédio de apartamentos - o espaço sob o teto pode se referir a um ou mais apartamentos de dois andares e podem ser apartamentos no sótão separados.

Antecedentes históricos

Apesar de as instalações do sótão terem sido usadas por muito tempo como moradia temporária ou permanente, o termo “sótão” foi introduzido pela primeira vez pelo arquiteto francês François Mansard no século XVII. Foi em homenagem ao arquiteto que essa parte do edifício foi nomeada para verificar se estava certo - “Monsard” ou sótão - lembra François Mansard. Ele usou ativamente essa solução construtiva para o design de casas para proprietários individuais e proprietários de imóveis para aluguel subsequente.

O sótão não apenas popularizou o sótão como um piso residencial adicional, mas também fez suas próprias melhorias. Ele foi um dos primeiros a experimentar o tamanho, a forma e a localização das janelas no telhado, o que resolveu o problema de iluminar e arejar esses apartamentos.

Interessante! No século XVII, uma casa com um sótão não só era elegante e confortável, mas também rentável. Em primeiro lugar, o espaço habitacional expandiu-se significativamente e, em segundo lugar, as autoridades da cidade cobraram impostos piso por andar, e o espaço sob o teto não era considerado piso. 10 erros de remodelação, pelos quais você pode perder seu apartamento

Em casas particulares dos séculos XVII-XVIII, os quartos eram organizados sob o teto para visitantes não comuns e, mais frequentemente, para abrigos para empregados. Em prédios com moradias de aluguel no sótão, via de regra, havia as moradias mais acessíveis.

Na Rússia, a construção em massa de edifícios com sótãos começou no século XVIII, mas apenas em São Petersburgo, que foi erguida seguindo o exemplo das capitais europeias. Em outras cidades e regiões do país, um novo tipo de arquitetura praticamente não foi usado até o final da era soviética, quando os moradores do verão começaram a reconstruir arbitrariamente os telhados das casas suburbanas.

Construtores modernos estão usando ativamente as vantagens visuais e técnicas do sótão para a construção de edifícios particulares e com vários apartamentos. Segundo as estatísticas, mais de um terço dos novos chalés estão sendo construídos com um sótão. Nos prédios de apartamentos com um telhado inclinado, um espaço no telhado também é usado para a habitação.

Os benefícios dos sótãos

Aumente a área útil do edifício. Essa vantagem é importante ao projetar edifícios particulares e com vários apartamentos. Em um pequeno lote, você pode construir uma casa de campo, que na área será 1,6 a mais do que uma casa de um andar de igual comprimento e largura. Apartamentos no sótão adicionais também são benéficos para desenvolvedores que podem construir mais moradias em um terreno dedicado.Se padrões arquiteturais rigorosos se aplicarem na área de desenvolvimento, por exemplo, quartos são de valor histórico ou o solo é instável, um piso residencial adicional sob o telhado também beneficia o desenvolvedor.

Importante! Usando o sótão, você pode expandir o espaço de vida não apenas na fase de design de um novo prédio, mas também durante a reconstrução de uma casa antiga. Ao mesmo tempo, durante a reconstrução, não é necessário, mas é aconselhável realocar os moradores do piso inferior.

Ajude a economizar materiais de construção. Devido ao sótão, a carga na fundação praticamente não aumenta, portanto você não precisa investir mais na base. Durante a construção de um edifício com um telhado inclinado, um espaço adicional sob o teto é formado em qualquer caso, portanto, é mais racional usá-lo para a habitação.

Melhore a aparência do edifício. Devido ao sótão, as cabanas individuais parecem mais volumosas e os prédios de apartamentos se assemelham ao desenvolvimento das cidades europeias. Os diferentes tamanhos e localização das inclinações do telhado permitem projetar um edifício que não será semelhante a outros. Devido à variedade de formas e desenhos, os pisos do sótão podem ser vistos na arquitetura urbana, suburbana e do palácio.

Reduza os custos durante a operação do edifício. Por exemplo, reduza a perda de calor em clima frio, porque o teto é isolado adicionalmente.

Permitir fazer um design de interiores personalizado. Devido às paredes inclinadas, teto de teto, clarabóias e varandas, o quarto pode ser decorado de maneira não-padrão. Se as vigas de suporte e o teto são metálicos, os projetistas equipam o interior no estilo loft; se as vigas são de madeira, eles escolhem soluções clássicas.

Recursos do sótão

Space Menor espaço em relação a um piso completo de igual comprimento e largura.

🔸 Devido à inclinação do telhado, o espaço próximo às paredes é mais difícil de usar: os armários precisam ser feitos por encomenda ou colocados não próximos à parede.

He Alturas desiguais de fluxo. Pode haver inconveniência ao mover inquilinos.

Requirements Aumento dos requisitos para decoração de interiores. Paredes e tetos no sótão - esse telhado, através do qual a perda significativa de calor da habitação passa e a umidade atmosférica pode vazar. Para que o microclima nos quartos sob o teto seja favorável, as paredes e os tetos são isolados, uma camada adicional de impermeabilização é aplicada e isolamento de ruído é realizado para que o som da chuva ou dos pássaros não interfira nos moradores.

🔸 Pode haver falta de luz natural, problemas com aquecimento e ventilação. Na maioria dos casos, esses problemas estão associados a falhas de projeto ou orçamento de construção insuficiente, porque, por exemplo, a organização de clarabóias é cara.

Aspects Aspectos psicológicos. Segundo os psicólogos, se você permanecer em uma sala com paredes inclinadas para dentro por um longo tempo, poderá sentir um sentimento de ansiedade.

Por que, em alguns casos, é melhor deixar o sótão desabitado

No sótão, sem divisórias e decoração de interiores, o ar circula melhor, os elementos de suporte apodrecem e enferrujam menos. Ao equipar o sótão, a vida útil do sistema de vigas é reduzida e sua substituição e reconstrução exigem mais esforço - devido ao desmantelamento da carcaça. Em geral, o piso do sótão aumenta o custo de operação e os reparos programados da casa; portanto, às vezes é melhor usar o sótão como piso técnico.

Em que casos posso usar o espaço do sótão para abrigar

Apesar do fato de que durante a construção de um telhado inclinado, sempre se forma espaço adicional sob ele, ele nem sempre pode ser usado para habitação.

Assim, um quarto ou um apartamento no sótão pode ser equipado com várias condições:

✅ a altura do telhado no ponto mais alto for superior a 2,4 m,

Vigas não interferem no movimento - localizam-se altas, não atravessam a sala na diagonal ou no meio de sua altura,

✅ o teto suportará residentes, móveis, eletrodomésticos e itens de interior e vigas de cobertura - a carga de materiais de construção adicionais durante o isolamento e a decoração.

Esses recursos de design são melhores previstos na fase de design. Se o desejo ou a necessidade de fazer um sótão residencial aparecer após a construção da casa, os métodos de reconstrução dependerão dos parâmetros e características do edifício. Nesse caso, vale a pena escolher materiais leves e soluções estruturais para não aumentar a carga nas paredes e na fundação da casa.

Recursos de design

Layout O layout do sótão depende muito do layout e das características técnicas do edifício, porque se baseia na capacidade de sustentação das paredes, na fundação, na localização das divisórias e nos sistemas de engenharia no piso inferior.

🔹 De acordo com as regras, as paredes laterais são feitas com altura superior a 1,6 m. Se o piso residencial for equipado durante a reconstrução do telhado antigo, pequenas despensas são mais frequentemente colocadas atrás das paredes laterais baixas. Ao projetar uma nova casa de campo, a altura das paredes geralmente é superior a 1,8 m.

🔹 De acordo com o SNiP, em cada habitação no sótão, os tetos abaixo de 2,5 metros devem ocupar não mais que metade da área da sala.

🔹 Ao desenvolver um projeto e escolher materiais, muitos fatores são levados em consideração: o clima na região, o objetivo da sala e o método de aquecimento.

🔹 Para uma boa iluminação natural, a área das janelas deve ser ⅛ da área do piso.

🔹 Fazer um banheiro completo no sótão é caro - isso exige reforço adicional do piso do sótão, o que é desvantajoso na construção de uma casa particular. Geralmente eles equipam apenas um banheiro adicional ou não fazem banheiro algum. Se o piso do sótão estiver em um prédio de apartamentos com piso de concreto, esses problemas não surgirão.

Recursos de design

Elementos de suporte. A parte de suporte da estrutura inclui vigas de teto de apoio e piso no sótão. Os elementos de suporte podem ser de metal, madeira ou concreto armado. Em cada caso, ao projetar, as cargas máximas permitidas são calculadas, levando em consideração quais as dimensões dos elementos de suporte são estabelecidas. O uso de vigas de madeira é levado em consideração ao calcular a resistência ao fogo e a segurança contra incêndio de um edifício.

Fronteiras. O sótão pode ocupar todo o telhado, ou apenas parte dele. Na maioria dos casos, os limites do piso do sótão vão ao longo do perímetro do edifício, mas às vezes o sótão pode travar.

Interessante! No século XVII, em algumas cidades européias, foram construídas casas nas quais a área do sótão era maior que a área do piso inferior, de modo que os telhados pendiam sobre as ruas como varandas. Vigas adicionais e suportes diagonais suportaram o design. Essa técnica de construção ajudou a reduzir os impostos, cujo tamanho dependia da área do terreno sob a fundação da casa.

Form. A geometria do sótão depende diretamente do tamanho, forma e design do telhado: se o telhado é uma empena simples, o espaço é triangular, se está quebrado ou com várias inclinações, a sala tem uma forma irregular.

Layout. Dependendo da área, tamanho e forma do espaço do sótão, um ou vários quartos, um apartamento completo ou vários apartamentos separados estão equipados nele. O layout depende da planta do piso inferior, da finalidade das instalações e dos requisitos dos proprietários.

Decoração de interiores e comunicações. A seleção de materiais para decoração de interiores depende do tipo e localização dos elementos de suporte, bem como das soluções internas planejadas. Em todos os casos, sob o teto principal, equipe um sistema de proteção multicamada contra fatores externos:

🔒 isolamento acústico - se o teto for metálico,

🔒 impermeabilização - barreira contra vapor para remover o excesso de umidade da sala e impermeabilizar para proteger contra a umidade atmosférica,

Insulation isolamento térmico - a partir de materiais duráveis, não combustíveis, com baixa condutividade térmica.

A espessura ideal da camada de isolamento térmico é de cerca de 20 cm ao usar tapetes de basalto. Com um isolamento mais fino, as salas podem congelar e o acabamento de mais de 20 cm aumenta significativamente a carga na estrutura de suporte e o custo da construção.

Interessante! Existe uma maneira de demonstrar claramente o desempenho do isolamento do telhado. Se no inverno, no gelo, a neve derreter na casa e formar pingentes, a perda de calor da sala é grande e o isolamento térmico é realizado com erros.

As paredes e o teto são revestidos com painéis de drywall, plástico ou madeira. As comunicações falham com base no esquema de utilidades no próprio edifício.

Tipos de sótãos

Dependendo do tipo de construção, a sala do sótão pode ser:

🔸 vários quartos em uma casa particular,

🔸 um ou mais apartamentos em um prédio,

🔸 parte de um ou mais apartamentos de dois andares.

Dependendo da estrutura e da forma do telhado, o sótão pode ser de passo único, empena, quebrado, simétrico, assimétrico, multifuncional ou outro. Vamos considerar em mais detalhes cada um desses tipos.

Escorregadio. Sótãos espaçosos e amplos, nos quais uma parede é perpendicular ao chão e a segunda é inclinada. A inclinação é projetada do lado de sotavento. O ângulo de inclinação pode variar, mas o mais conveniente e prático para a construção é de 40 °. No ponto de interseção com o piso, a parede pode formar um ângulo agudo ou se cruzar com uma superestrutura que se estende do teto. O telhado quebrado de passo único permite expandir o espaço útil do sótão.

As janelas ou uma abertura da varanda podem estar localizadas nas extremidades do telhado, em uma parede perpendicular ao piso ou no próprio telhado, se houver um cuco.

Gable. Uma das estruturas de telhado mais comuns - empena - é projetada durante a construção de casas particulares e arranha-céus. Ao mesmo tempo, no sótão, as duas paredes são inclinadas, convergem no ponto superior e criam uma elevação suave do teto em toda a altura.

Na maioria dos casos, as inclinações são dispostas simetricamente, formando um triângulo isósceles na seção transversal. Se a largura da casa não for superior a 6 metros, a inclinação ideal do telhado para a organização do sótão é de 45 °. Uma inclinação maior resultará em um espaço significativo ao longo das paredes, sendo muito baixo e inconveniente de usar. Ao mesmo tempo, a neve não cairá do telhado inclinado e a carga na estrutura de suporte aumentará. Se a inclinação for menor, um teto alto na sala aumentará os custos de aquecimento.

Interessante! O espaço sob o telhado de duas águas altas pode ser dividido paralelamente ao chão, formando um piso adicional ou varanda interna, onde você pode equipar um local aconchegante para descansar e dormir. Essa técnica ajuda a usar com mais eficiência a área mais alta sob a crista.

Além disso, as encostas podem ser localizadas assimetricamente e a parede de um lado será mais regular e do outro lado - inclinada.

As janelas em um telhado de duas águas estão frequentemente localizadas nas extremidades, onde você pode equipar amplas aberturas panorâmicas ou uma varanda. Esta técnica pode ser usada em pequenas casas particulares, quando 1-2 salas são equipadas sob o teto. Em um prédio de apartamentos comprido, duas janelas finais não serão suficientes, especialmente se todo o espaço estiver dividido entre vários proprietários. Nesse caso, bordas - cucos são dispostos para iluminar o teto.

Multi-fórceps. Uma das estruturas de telhado mais complexas, composta por muitos elementos de empena. A sala de cobertura, neste caso, possui um layout complexo e a forma do teto. Por um lado, esse design oferece muitas vantagens, por outro lado, existem dificuldades no design, construção e decoração.

Vantagens de um telhado de duas águas para o sótão:

Form forma não padrão de instalações é apreciada em design de interiores,

📍 layout complexo pode ser usado para organizar salas individuais ou zoneamento de espaço,

📍 existem muitos cantos no telhado que atuam simultaneamente como reforçadores, de modo que o projeto é capaz de suportar cargas pesadas.

Uma das características de um telhado de duas águas é a complexidade do projeto e cálculo das cargas permitidas, que devem levar em consideração o clima na região e o peso do isolamento e dos materiais internos. Portanto, os especialistas aconselham o desenvolvimento de um projeto abrangente que, além dos desenhos da estrutura de suporte, inclua uma descrição do trabalho interno e a explicação de todos os materiais.

Quatro inclinações. O espaço sob o telhado de quatro arremessos tem uma pequena área útil, porque todas as paredes estão inclinadas para dentro. A altura máxima do teto não se estende ao longo do eixo do telhado, mas está localizada em um ponto central, o que também não é conveniente. Para tornar essa sala mais ergonômica, você pode projetar um cuco grande, que aumentará a área útil, a altura do teto e resolverá o problema da luz natural.

Sob um telhado inclinado. Uma linha quebrada é um telhado com uma inclinação irregular da inclinação. A diferentes alturas do teto, são projetadas nervuras adicionais que separam as partes íngremes e suaves do telhado. Isso aumenta a altura dos tetos e o tamanho do espaço acabado sob o teto. Usando essa tecnologia, eles podem construir um telhado de duas águas e duas águas e também usar o princípio de fratura para projetar estruturas mais complexas.

Interessante! O telhado inclinado é muitas vezes reconstruído a partir de um simples telhado de duas águas para criar um espaçoso piso no sótão. Ao mesmo tempo, a carga na fundação e no telhado aumenta um pouco: o peso da estrutura acabada excede um pouco o original e a precipitação é rapidamente removida devido à inclinação irregular.

Quadril. Uma das opções para um telhado inclinado são quatro declives com uma inclinação irregular. Dentro, fica assim: parte da parede do piso fica sob uma ligeira inclinação e, mais perto do ponto superior, a inclinação aumenta. Essa técnica aumenta significativamente a área útil e cria um espaço mais correto do ponto de vista operacional. O telhado da barraca de quatro arremessos é adequado para uma casa com uma base quadrada e é mais frequentemente equipado em casas particulares.

Quadril. Outra modificação do telhado de quatro inclinações, cujo objetivo é aumentar a altura dos tetos na sala de sub-revestimento. Ao mesmo tempo, 2 declives, geralmente da frente do edifício, são projetados com um tamanho maior e 2 declives finais o tornam menor.

Qual é o nome do apartamento sob o teto

Muitas pessoas chamam erroneamente esses apartamentos de coberturas, mas não é assim. A cobertura é um apartamento no último andar, com acesso a um telhado plano e muitas vezes bem conservado para relaxar. O alojamento individual diretamente sob o telhado inclinado é chamado sótão ou apartamento no sótão. Se os quartos sob o teto fazem parte de um apartamento de dois andares, são apartamentos com um sótão. De acordo com esse esquema, as moradias geralmente são construídas.

Apartamento no sótão: prós e contras

As vantagens e características dos apartamentos sob o teto são devidas às características do próprio design. Destacamos as principais vantagens:

👍 O interior de um apartamento desses será diferente das “caixas” retangulares padrão.

View A vista das janelas do sótão, localizada no 4º ou 5º ou 15º andar, será muito melhor do que nas inferiores.

👍 Preço - o custo de construção de um metro quadrado do piso do sótão é 20 a 30% mais barato que o normal. Mas, em casas de classe executiva, o preço final de venda dessas casas pode ser maior.

As desvantagens de viver sob o teto geralmente estão associadas a acabamentos de baixa qualidade. Por exemplo, com isolamento térmico inadequado, os quartos ficarão frios no inverno e quentes no verão, e com isolamento insuficiente do ruído, você não poderá adormecer durante a chuva e ouvirá pombos no telhado.

Quando você não pode e quando você pode fazer o sótão

Um sótão mobilado e confortável é um espaço adicional na casa. Ao mesmo tempo, há situações em que é impossível tornar o sótão uma sala residencial e confortável.Nesses casos, surgem problemas significativos e a sala pode ser inconveniente para operar.

O sótão pode ser muito pequeno, mas, para o arranjo, é importante levar em consideração certos requisitos

Criar um sótão em um loft é difícil ou impossível nas seguintes situações:

  • se a altura do teto no ponto mais alto for inferior a 2,4 m,
  • a localização dos laços horizontais do sistema de vigas é muito baixa, dificultando a movimentação,
  • se o sistema de vigas e o piso forem muito claros e não forem adequados para arrumar espaço no sótão,
  • arranjo do sótão na casa acabada, o que requer análise do telhado.

A melhor opção é projetar uma casa imediatamente com um sótão. Isso permite que você forneça todos os recursos de um espaço no sótão e faça um telhado com parâmetros ideais. Se a casa já estiver construída e o telhado tiver uma altura suficiente e for feito de materiais duráveis, você poderá fazer um sótão na estrutura finalizada. Nesse caso, não existe uma variante concreta da disposição, pois tudo depende das características individuais do telhado acabado, da resistência dos pisos do sótão e de outros fatores.

Vantagens e desvantagens do telhado do sótão

Organizar um espaço no sótão para uma sala de estar é um processo complexo que requer conhecimento de todas as características da casa. Para fazer isso, vale a pena aprender as vantagens e desvantagens do sótão que caracterizam esse design.

O sótão é caracterizado por um conjunto de características que devem ser consideradas durante a construção

A principal vantagem de organizar um sótão é a racionalidade máxima de usar o espaço sob o teto. O sótão também tem as seguintes vantagens:

  • estética do exterior da casa,
  • a capacidade de criar um interior original dentro do sótão,
  • redução da perda de calor através do telhado,
  • a possibilidade de organizar uma sala funcional adicional.
Mesmo um sótão pequeno pode ser usado racionalmente.

As desvantagens do sótão são expressas na complexidade da disposição da sala. Para criar condições ideais de vida no sótão, são necessários materiais de impermeabilização e aquecimento da mais alta qualidade e grau de segurança. É especialmente importante projetar corretamente o teto, instalar janelas especiais e fornecer ventilação de alta qualidade do espaço sob o teto.

Opções de sótão

Desde a introdução dos sótãos na arquitetura, existem muitas opções para esses projetos. Todos eles diferem em aparência, tecnologia de construção, recursos de operação, mas sempre permitem o uso racional da área do sótão.

Diferentes tipos de sótãos permitem criar uma variedade de interiores

Um telhado de duas águas é uma das opções de construção de telhado mais complexas. Lá fora, o teto é um complexo de saliências angulares e, dentro do teto, tem uma forma complexa.

Muitas saliências tornam o design original

Um telhado de duas águas tem vantagens e desvantagens. As vantagens deste design são expressas no seguinte:

  • aparência incomum do telhado,
  • precipitação rápida,
  • confiabilidade do sistema de vigas,
  • estabilidade sob cargas significativas.

As desvantagens do telhado do sótão são expressas na complexidade do projeto e no cálculo cuidadoso obrigatório dos parâmetros da estrutura. Portanto, antes da construção, eles criam um projeto profissional, levando em consideração todos os recursos do design. Caso contrário, o telhado pode não ser confiável ou irregular, o que afetará adversamente o desempenho do edifício.

Um telhado de várias águas pode ser bastante simples, mas confiável.

O sótão pode ser feito sob um teto assimétrico. Esse design é diferente, pois possui lados com parâmetros diferentes. O teto assimétrico é um triângulo, cuja refração ocorre não no canto superior, mas na base. Como resultado disso, diferentes ângulos e lados são formados, a área de uma inclinação é maior que a área da outra.

O teto assimétrico tem uma aparência interessante

A principal vantagem de um telhado assimétrico é que as janelas serão verticais e não inclinadas. Isso evita que a umidade entre na sala. O sótão sob esse teto é mais espaçoso e proporciona uma estadia confortável. Ao construir um telhado assimétrico, é importante calcular corretamente a carga de cada lado, porque a confiabilidade do telhado e o conforto dentro do sótão dependem disso.

O cálculo da carga no telhado é realizado por especialistas profissionais

Para um edifício residencial que tenha um perímetro de lados iguais, é adequado um telhado com nervuras. O projeto pressupõe a presença de declives com os mesmos parâmetros e, portanto, a forma do edifício deve ser quadrada. O teto rebaixado pode ser abobadado, cônico ou piramidal. A última opção é mais prática e geralmente decora edifícios residenciais.

O teto rebaixado tem um design bastante simples.

O telhado da anca fornece um espaço no sótão espaçoso. A estrutura possui 4 declives, 2 dos quais geralmente têm dimensões maiores que 2 superfícies localizadas no final do edifício. O teto da anca permite que você obtenha um quarto no sótão espaçoso, cuja área é maior do que na presença de um telhado inclinado.

O sótão sob o teto da anca tem uma grande área

O telhado do cuco é um telhado com uma pequena forma triangular ou outra de uma saliência, na qual uma janela do telhado está freqüentemente localizada. Em forma, essas estruturas podem ser quadril, arqueadas, simples ou empena. A saliência tem seu próprio sistema de vigas, emparelhado com o principal. Um telhado de cuco permite que você obtenha um sótão maior do que um telhado inclinado simples. Vários cucos podem estar presentes na superfície.

O telhado com cuco permite que você obtenha um sótão espaçoso

Telhados de galpão

Para criar um sótão simples e amplo, costumam ser construídos tetos inclinados. No sótão há uma parede cheia e a outra é uma superfície inclinada. Ao mesmo tempo, as janelas são frequentemente inclinadas, mas é possível montar um cuco ou colocar janelas na parede do sótão principal.

O telhado do galpão é fácil de instalar, mas requer um cálculo preciso dos parâmetros

O mais conveniente é um ângulo de inclinação de 40 °, que permite fazer um sótão no sótão. Ao montar, a inclinação está localizada no lado de sotavento. A presença de um canto do telhado ajuda a aumentar a área útil do sótão, sobre a qual você pode colocar um pequeno espaço no sótão para guardar coisas.

Telhado de duas águas com sótão

O telhado, que tem duas inclinações, permite criar um sótão com um aumento uniforme no teto. Nos dois lados do telhado está localizado no mesmo ângulo das paredes. Em locais onde o teto fica ao lado das paredes, é formada uma área cuja funcionalidade é mínima. Para criar um sótão espaçoso, basta fazer um telhado com um ângulo de 45 °, ideal para casas cuja largura não exceda 6 m.

Sótão pode ser construído imediatamente durante a construção de paredes

Equipar o sótão sob um telhado de duas águas é uma opção popular e eficaz para o uso racional do espaço no sótão. Muitas vezes, o sótão está equipado com uma varanda localizada no final do edifício. Ao projetar, é necessário o cálculo de todos os parâmetros e a determinação da localização das janelas.

Telhado quebrado

Uma das variedades do telhado de duas águas é uma forma quebrada. Esse projeto tem duas inclinações, mas cada uma delas é construída de modo que consiste em duas partes. Esse recurso permite reduzir o ângulo do telhado e aumentar a altura das paredes do sótão. Como resultado disso, o sótão se torna mais funcional e é usado de maneira muito mais racional.

Forma quebrada permite que você faça um sótão espaçoso

A forma quebrada requer a construção correta do sistema de treliças do telhado. A carga no telhado é baixa, pois a presença de pistas duplas contribui para a rápida remoção da precipitação.

Telhado de quatro inclinações com um sótão

Uma característica do sótão, equipada sob um telhado de quatro arremessos, é que todas as quatro paredes têm uma pequena altura. O teto se inclina para cima dos quatro lados e, portanto, a área útil do sótão sob esse teto é bastante pequena. Um simples telhado de quatro alturas é prático em operação, uma vez que a chuva cai rapidamente pelo telhado.

O telhado de quatro inclinações é confortável e prático.

A construção do telhado de duas águas pode ser mais complexa. Por exemplo, opções de vários níveis, incluindo várias superfícies inclinadas localizadas em diferentes níveis.

Ladrilho metálico

As telhas de metal de aço ou alumínio são muito procuradas como cobertura de sótão. Os materiais podem ser de qualquer cor, mas, ao escolher, vale a pena prestar atenção nos seguintes recursos:

  • geometria e profundidade da palmilha,
  • tipo de revestimento colorido
  • espessura do material
  • especificações técnicas.
A telha metálica pode ser de cores diferentes, mas as características do material são um fator importante na escolha.

A telha metálica é confiável e proporciona conforto no sótão. Para o arranjo sob o teto do sótão, vale a pena escolher estruturas fortes e duráveis, resistentes a influências climáticas.

Sótão com telhado de vidro

O vidro raramente é usado para criar um telhado e, especialmente, não é adequado para condições climáticas adversas. Em um clima muito quente, é realista fazer um sótão com um teto de vidro, usando materiais particularmente duráveis ​​e desenvolvendo um design de design preciso.

O teto de vidro é adequado para climas amenos e requer manutenção cuidadosa.

Ao projetar uma cobertura com um telhado transparente, é importante calcular cuidadosamente a carga no telhado, determinar os parâmetros das paredes e o ângulo de inclinação. Para criar um telhado, são utilizados materiais duráveis, resistentes a temperaturas extremas e a estresse mecânico.

Painéis SIP para o telhado

Placas de construção especiais feitas de aparas de madeira prensadas e espuma de poliestireno podem ser usadas para criar o teto do sótão. Este material possui os seguintes recursos:

  • efeito de isolamento térmico alto,
  • acessibilidade e baixo custo,
  • resistência ao fogo e não toxicidade
  • instalação fácil
  • carga mínima nas estruturas de suporte.

Ao usar painéis SIP para telhados, é importante garantir uma boa impermeabilização da estrutura para proteger o material da umidade.

Os painéis SIP são práticos em operação e fornecem isolamento acústico

Piso profissional para o telhado de um sótão

Para equipar o telhado com um sótão, você pode usar qualquer material de cobertura que forneça proteção confiável aos elementos estruturais de suporte de carga. O deck é uma das opções populares e acessíveis. As chapas de metal revestidas com polímero podem ser de qualquer cor e, ao escolher, é importante prestar atenção ao fato de que o material deve ser destinado a coberturas.

O telhado com o sótão é bastante simples de cobrir com papelão ondulado

Como fazer um telhado de mansarda

Construir um telhado com um sótão envolve determinar a opção de design. Somente após o início da fase de projeto, na qual os materiais, parâmetros, recursos arquitetônicos da estrutura são selecionados. As principais são as seguintes etapas da construção:

    Criando uma estrutura de telhado, sistema de vigas. Para fazer isso, use uma viga de madeira.

As vigas são a base para mais trabalhos: instalação de paredes e isolamento do sótão. Nesta fase, é colocada uma camada de impermeabilização, complementada com barreira de isolamento e vapor.

A torta de telhado para a casa com um sótão consiste nas mesmas camadas de um telhado quente simples, e os trabalhos de acabamento incluem a disposição do piso, teto e paredes. No exterior, o telhado é coberto com telha metálica ou outro material selecionado.

Os materiais de cobertura são colocados na caixa e o acabamento interno é realizado no final de todo o trabalho relacionado ao arranjo, isolamento da sala.

Ao organizar o sótão, é importante considerar as condições climáticas

Uma etapa separada do trabalho é a criação e instalação de clarabóias. Os designs modernos de plástico são uma opção comum e prática. A fabricação de janelas pequenas ou complexas é feita sob encomenda. Monte a estrutura em uma abertura especial, que deve ser fornecida ao instalar o sistema de treliças do telhado. As janelas podem estar localizadas nas extremidades do telhado, cuco ou obliquamente no telhado.

Prestamos atenção nas janelas

Para equipar uma sala confortável no sótão, você precisa cuidar da luz natural. O número de janelas e seu tamanho depende da área do piso. A proporção ideal de janelas para área é de 1 a 8. Ao mesmo tempo, janelas muito pequenas reduzirão visualmente o espaço e grandes demais levarão a uma grande perda de calor.

Além das paredes verticais, as janelas podem ser colocadas em qualquer lugar do telhado. Essas janelas deixam entrar muito mais luz que as verticais.

No telhado requer a instalação de clarabóias especiais. Eles protegerão completamente o piso superior contra vazamentos, pois sua instalação é fornecida em qualquer ângulo. O vidro das janelas aumentou a resistência e a proteção contra lascas.

Nós aquecemos e à prova de som

A diferença entre o sótão e o telhado habitual é o isolamento, porque no inverno você simplesmente não pode ficar sem ele. As perdas de calor através do telhado da casa na estação fria são altas, por isso é preciso receber atenção especial. Materiais de isolamento modernos reduzirão os custos de aquecimento. Outro ponto fraco em termos de perda de calor em uma casa particular são as inclinações das janelas.

A insonorização é tão importante quanto o aquecimento. O isolamento acústico em uma casa de campo de madeira é especialmente necessário, pois tudo o que acontece no sótão será claramente audível abaixo. Se houver uma divisória no piso do sótão, ela também deve ser à prova de som. Para esse fim, existem muitos materiais modernos e de alta qualidade.

Sala de estar

No sótão, você pode organizar qualquer ambiente e equipá-lo com suas próprias mãos. Se o piso superior era confortável e grande, por que não colocar uma sala ali? Pode ser usado para assistir filmes à noite, receber convidados e até mesmo como uma sala de jantar.

Na sala de estar, você precisa de um sofá, uma mesa e os nichos sob o teto inclinado podem ser dispostos em prateleiras para várias pequenas coisas úteis e bonitas.

Móveis embutidos são ideais aqui., porque ele se encaixa melhor em um espaço não padrão e economiza espaço no centro da sala de estar. A situação deve ser funcional e incluir tudo o que você precisa, mas ao mesmo tempo para não desorganizar o espaço. Para isso, os transformadores que executam várias funções, dependendo do design, são perfeitos. Por exemplo, uma mesa de transformação pode ser usada como uma grande mesa de jantar, bem como uma pequena opção de café.

Crianças

O quarto localizado sob o telhado da casa será um verdadeiro conto de fadas para crianças. Só é necessário colocar uma cama, guarda-roupa, cômoda e pensar sobre a área de jogo. Para duas crianças, um beliche será relevante ou você pode colocar duas camas ao longo de paredes inclinadas. Aqui, cores brilhantes serão apropriadas, o que também não poderá ser exagerado.

Ao organizar um quarto infantil no sótão, pense em uma escada de alta qualidade e segura para esse andar.

Gabinete

Ao planejar um escritório no sótão, é melhor colocar uma mesa perto da janela e ao longo das paredes inclinadas para colocar prateleiras para documentos e livros. Você também pode colocar um sofá macio, uma mesa com serviço de chá e será possível receber visitantes. O gabinete não requer muito espaço, portanto, essa opção é adequada mesmo para um sótão pequeno.

Tons calmos e boa iluminação proporcionam conforto, além de trabalhar em silêncio, longe dos lares, qualquer um vai gostar.

Quartos

O interior do sótão, neste caso, deve ser bem pensado. O esquema de cores deve estar em harmonia com toda a estrutura. Cores pastel suaves são ideais para o quarto, além disso, o interior em cores quentes pode ampliar visualmente a sala.

Criativamente, você precisa se aproximar do posicionamento da cama. Se você instalá-lo na cabeceira da parede baixa, o teto acima dela subirá, o que muitos podem gostar. Os nichos nas laterais da cama são ideais para colocar mesas de cabeceira. Em alguns casos, é mais prático colocar a cama no meio do sótão, tudo depende do quarto e de suas preferências.

Se o local permitir, no quarto você pode colocar um camarim. Uma ótima alternativa seria um armário grande com cantos chanfrados.

Se a sala do sótão for grande o suficiente, você poderá colocar nela um quarto, um escritório e, por exemplo, uma sala de cinema.

Nesse caso, não deve haver um grande número de partições, caso contrário, a sala parecerá pequena. O sótão é melhor dividido em zonas com a ajuda de estantes, cortinas ou telas bonitas e funcionais, paredes pintadas em cores diferentes, tapetes, cortinas e outras pequenas coisas agradáveis ​​também ajudarão.

Dicas úteis

  • Quase sempre nos quartos do sótão não há luz solar suficiente, por isso é melhor abandonar as cores escuras. Uma excelente opção para o sótão serão paredes brancas ou claras, teto e piso escuro. Esse espaço parecerá visualmente maior.
  • As vigas não podem ser removidas, mas podem ser efetivamente decoradas no estilo de toda a sala.
  • Os materiais de acabamento não devem sobrecarregar a estrutura.

  • No verão, o teto do sótão pode ser aquecido a 80 ° C, então vale a pena instalar um ar condicionado no interior.
  • No sótão há muito espaço não utilizado nos cantos. Equipamos esses nichos para armários, eletrodomésticos e pequenas coisas.
  • Se o teto for bastante baixo, a ausência de pernas nos móveis salvará a situação.

  • Para liberar espaço no centro do sótão, os locais para dormir são melhor posicionados ao longo das paredes onde a encosta começa.
  • Almofadas, tapetes, luminárias originais darão conforto ao quarto e enfatizarão sua personalidade.
  • Como cortinas, é melhor usar tecidos leves e arejados que permitam muito sol e luz na sala. E para janelas inclinadas, as persianas ou persianas são mais adequadas.

  • Se o teto for baixo, é melhor abandonar o lustre. Nesse caso, luzes de parede ou LEDs ajudarão.
  • A madeira natural é uma ótima opção para decoração. A árvore possui propriedades de isolamento acústico e de isolamento térmico, ajuda a criar um microclima favorável na sala e mantém a umidade ideal.
  • A decoração da parede usando vários materiais e texturas ajudará a zonear adequadamente o espaço.

Se a casa tem um sótão, não é difícil equipar um espaço de vida, mas a tarefa exige uma abordagem criativa. Com um planejamento razoável, um sótão empoeirado pode criar uma sala de estar aconchegante e funcional, com um interior único.

Para informações sobre como equipar o sótão, veja o vídeo.