Azulejos para lareiras e fogões são um material especial. As condições operacionais que envolvem altas temperaturas determinam certos requisitos de revestimento, que devem ser:
- Amigo do ambiente - quando os fogões são aquecidos, os compostos tóxicos na sua composição evaporarão para o espaço circundante,
- Resistente ao calor, suportando calor de até 1000ºС. A letra “T” na embalagem indica que o produto pode ser usado para enfrentar lareiras. Isso também é evidenciado pela presença de uma língua de chama simbólica com os números 1 ou 2, que indicam o número de queimaduras. Quanto maior esse valor, melhor
O revestimento mais adequado para fornos é fosco, medindo no máximo 25 x 25 cm, é mais fácil de instalar e manter e dura mais tempo.
Navegação rápida de artigos
Terracota
Este ladrilho para lareiras e fogões é caracterizado por uma superfície áspera, imitando tijolos e pedras naturais. Pode ser usado em ambientes fechados ou ao ar livre. Telhas resistentes ao calor de terracota são usadas com sucesso em saunas e banhos. É feito de argila prensada densa.
O fogão na casa é revestida com azulejos de terracota.
- Resistência ao impacto e durabilidade,
- Resistência a mudanças bruscas de temperatura,
- Refratariedade - é produzido a uma temperatura de 1100ºС,
- Resistente a vapor e água
- Boa adesão a qualquer base de cola
- A alta transferência de calor, devido à superfície texturizada, e a expansão térmica correspondem a uma característica semelhante dos tijolos do forno.
Majolica
Majolica é um azulejo de barro cozido, coberto com esmalte. Muitas vezes, um padrão decorativo é aplicado à superfície. Os elementos são feitos à mão, o preço alto corresponde aos custos de mão-de-obra. Às vezes é combinado com peças de metlakh. Leia um artigo detalhado sobre majólica.
A lareira é revestida a azulejos de majólica.
De frente para a lareira com majólica.
Tile
Uma placa de cerâmica (azulejo), mesmo resistente ao calor, é sensível a uma mudança acentuada de temperatura. Para fornos, pequenos elementos foscos (até 20 x 25 cm) são preferíveis - depois de um tempo o esmalte ficará coberto de rachaduras. Normalmente, para fogões, use um ladrilho velho, que não é uma pena jogar fora.
Azulejo - não recomendado para salas onde é permitido baixar a temperatura para valores negativos: possível derramamento.
De frente para o fogão com azulejos.
Telha de tijolo
Esse ladrilho para lareira ou fogão é obtido pela mistura de pó de fireclay, várias variedades de argila de xisto e outros aditivos. A superfície da placa não é envidraçada. A cor da superfície varia de branco a bege, de laranja a vermelho, de amarelo claro a marrom chocolate. O tom final é definido por um corante mineral.
A placa de clínquer tem uma densidade mais alta que a terracota ou majólica, o que leva a menos resistência à água e melhor resistência ao gelo. Essas características permitem o uso de um revestimento em que são observadas diferenças de temperatura.
Não é recomendado o uso para acabamento de fogões cujas paredes internas são revestidas com tijolos de forno. O coeficiente de expansão térmica dos materiais e sua estrutura são muito diferentes.
Azulejos
Os ladrilhos têm forma de caixa, superfície lisa ou em relevo, cobertos com esmalte ou esmalte. É feito e pintado à mão, o que determina o alto custo do material.
Elementos individuais formam um padrão durante a instalação. O revestimento é caracterizado por alta transferência de calor e maior respeito ao meio ambiente. O custo é de 30.000 rublos por metro quadrado.
Um fogão de azulejos é uma verdadeira obra de arte.
Forro do fogão e avental com azulejos artesanais. O azulejo é feito de argila branca e revestido com esmalte.
Fireclay tiles
Azulejos Fireclay com uma única camada de revestimento marrom e esmalte azul.
- Resistente a temperaturas extremas - baixas e altas -,
- Possui refratariedade absoluta,
- Não quebre
- Suporta cargas estáticas de longo prazo,
- Não apagável
- Tem um baixo coeficiente de escorregamento,
- É neutro ao ambiente hostil (ácidos e álcalis, solventes e derivados de petróleo e outros),
O fogão é terminado com telhas do fireclay.
Disponível em single e twin, mas este último aumenta o volume do forno. Para as necessidades domésticas, basta um.
Os ladrilhos Fireclay para a lareira não precisam de isolamento adicional da superfície da base: não precisam ser agrupados com revestimentos como pedra natural ou gesso.
Porcelain Tiles
Porcelanato usado para decorar uma lareira é uma mistura de areia de quartzo, vários tipos de argila, granito e lascas de mármore. O corante é óxidos e sais metálicos. O revestimento é ecológico.
A estrutura de porcelanato para fogões é não porosa e densa. É resistente a baixas e altas temperaturas.
O fogão do país é finalizado com grés de porcelana.
De mármore
Belo material natural adequado para interiores caros. Um metro quadrado de uma placa de 20 mm custa cerca de US $ 110. Além disso, você precisa pagar pelos serviços de um designer, corte preciso e trabalhoso trabalho do mestre. Leia os detalhes de mármore de frente para a lareira em um artigo separado.
Pedra artificial
Uma boa opção para quem não sabe colocar ladrilhos. Uma pedra de tamanho diferente permite esconder os inchaços no fogão. Mesmo uma mulher sem experiência vai lidar com o seu estilo. Antes de colocar, é necessário limpar o lado oposto do ladrilho do influxo da solução.
O forno é aparado com pedra "rasgada" artificial de tamanho diferente. A colocação foi feita em cola resistente ao calor Hercules. Os elementos metálicos são pintados com Tikkurila Termal Alluminium.
Recursos de estilo
Ao escolher um ladrilho para o fogão, preste atenção no lado errado - deve haver entalhes especiais para melhorar a adesão à superfície da base.
O design é reforçado por cantos de alumínio ou uma rede de tecido de metal com células de no máximo 150 x 150 mm, colocadas entre o ladrilho e a superfície da base do forno. O pano de reforço é fixado com pregos de 100 mm ou em parafusos autorroscantes.
A rede é coberta com uma solução de cimento (graus não inferiores a M400), argila e areia. Recomenda-se o uso de cola elástica em fornos à base de cimento aluminato, contendo aditivos químicos e de polímeros.
As costuras são fechadas com rejunte. A uniformidade da largura das folgas entre as placas é fornecida por cruzamentos restritivos.
Os mais populares para o acabamento de fogões de baixo custo são chamotte, terracota, clínquer. Porcelanato e azulejos são usados muito raramente. Entre os materiais de acabamento caros, azulejos e mármore natural são mais frequentemente escolhidos.
- Cola para telha UNIS: seleção, especificações, fluxo, instruções
- Argamassa de cimento e epóxi Mapei: descrição, especificações, cálculo e aplicação
- Adesivo resistente ao calor para piso radiante, fogões e lareiras
Que funções o revestimento do forno executa
- um aumento na capacidade de calor e transferência de calor do fogão ou lareira,
- redução do período de aquecimento da sala em que o forno está instalado,
- decoração
- simplificação dos cuidados com o fogão. A superfície do ladrilho é mais fácil de limpar do que, por exemplo, uma superfície rebocada,
- componente psicológico. A substituição de aparelhos de aquecimento por um fogão clássico real afeta positivamente o humor de uma pessoa e a atmosfera geral da sala.
Qual ladrilho é melhor colocar no fogão da casa
A escolha do ladrilho depende principalmente do tipo de fogão em que ele será instalado. Os fornos são classificados de acordo com sua finalidade, temperatura de aquecimento da parede externa, forma, material de fabricação, combustível usado, padrão de movimento dos produtos de combustão, etc.
Do ponto de vista da finalidade do forno, também podem ser distinguidos vários tipos: aquecimento, cozinha, aquecimento e culinária (cozinha), lareiras. Cada uma dessas espécies possui seu próprio ciclo de aquecimento / resfriamento. Portanto, os fornos variam em temperatura de aquecimento: moderada (até 100 ° C), alta (100-120 ° C), alta (acima de 120 ° C). É lógico que a temperatura de aquecimento determine o material a partir do qual o forno é feito e deixe sua marca na decisão de qual ladrilho para enfrentar os fogões é melhor.
Quais propriedades devem ter um ladrilho para lareira e fogões
Ao decidir quais peças colocar no fogão em casa ou no país, você precisa saber que as peças adequadas para enfrentar o fogão devem atender a várias condições. Os principais são:
- capacidade de calor. A capacidade do material acumular e emitir calor,
- resistência a altas temperaturas. Teoricamente, o fogão pode ser revestido com qualquer ladrilho. No entanto, nem todos os tipos de ladrilhos são adequados para esses fins. Para o revestimento, é necessário um ladrilho especial resistente ao calor (refratário, resistente ao calor) para o forno. Seu coeficiente de expansão térmica deve estar na faixa de 7-8%,
- durabilidade. Alguns tipos de ladrilhos têm um índice de resistência de 300 Newtons / mm.kv. ou 30 toneladas / m2 De acordo com este indicador, o ladrilho de revestimento é muito maior que o concreto.
- rigidez. Permite que o produto não se deforme sob carga. Em geral, quanto mais espessa a telha, mais forte ela é (mais difícil, mais estável),
- respeito pelo meio ambiente ou inércia química. Quando aquecido, o material pode emitir substâncias nocivas ao ser humano; portanto, a composição química do ladrilho deve receber maior atenção,
- resistência ao desgaste, arranhões, abrasão, etc. Como os ladrilhos para lareira e fogão são instalados por um longo período, é desejável que ele não altere suas qualidades estéticas durante a operação,
- baixa porosidade da estrutura do material da telha. Quanto maior a porosidade do produto, menor sua resistência,
- baixo coeficiente de absorção de umidade (até 3%). Um aumento no coeficiente de fotoabsorção aumenta a porosidade da estrutura e reduz a resistência do ladrilho,
- resistência ao fogo. Um certificado contendo dados sobre as condições de temperatura nas quais é permitido o uso de ladrilhos (refratários) é bem-vindo.
Como escolher uma telha para enfrentar fogões e lareiras
A avaliação visual dos ladrilhos ajudará você a fazer a escolha certa. Os profissionais recomendam prestar atenção a alguns parâmetros:
- a espessura do ladrilho e seus elementos devem ser os mesmos. Para diferentes tipos de ladrilhos, a espessura pode variar. Mas, em média, os ladrilhos para revestimento têm uma espessura de 6-8 mm,
- identidade de dimensões geométricas. Para verificar, é necessário anexar o bloco um ao outro, primeiro a frente e depois o interior. Eles devem se encaixar firmemente para que não haja lacunas. A rugosidade da parte frontal criará um defeito visual. Do lado errado - isso levará ao fato de que o ladrilho não ficará bem na superfície do fogão, o que, por sua vez, afetará a qualidade do acabamento.
- em termos de cor e sombra, os azulejos e os elementos decorativos não devem diferir entre si.
- a presença de rachaduras, lascas nos dois lados do ladrilho indica que é fácil danificar (quebradiço),
Marcação de azulejos (designação)
A rotulagem (designação no ladrilho) na embalagem ajudará a determinar qual ladrilho usar para enfrentar os fogões. Dependendo do tipo de lado a lado, pode ser aplicado:
- A letra "T" - indica resistência ao calor.
- Os números 1 e 2 no fundo da chama mostram o número de disparos. Quanto maior, melhor.
- A letra "E" e o número - absorção de água estão marcados. Quanto maior o número, mais umidade a superfície pode absorver. Para um forno, o indicador não deve exceder 3%. Para comparação, a absorção de água do granito é de 0,5%.
- As designações "A" ou "B" na embalagem ou na parte de trás dos ladrilhos de clínquer indicam a tecnologia de sua fabricação. A opção "A" é mais tecnológica, possui dimensões claras.
- O PEI nos graus I a V indicará a resistência ao desgaste do ladrilho. Para o forno, você pode usar qualquer um.
- A norma EN 122 na variação de A a D indica a resistência do produto ao ataque químico.
Custo de telha
O preço do revestimento e a reputação do fabricante estão longe de ser o último argumento na escolha. Os mestres aconselham a não economizar na compra, porque a substituição constante de ladrilhos baratos acabará por ser mais cara. O custo dos ladrilhos por tipo é mostrado na tabela.
Com base nisso, é fácil determinar qual telha para enfrentar os fornos é necessária. Mas não esqueça que o ladrilho selecionado deve corresponder ao estilo geral do interior da sala.
Tipos de ladrilhos para fogões e lareiras
Também observamos que todo o ladrilho para o forno é dividido em dois tipos: natural e artificial. Natural incluem: dolomita, quartzito, mármore, granito, basalto, diabase, seixos. E também alguns tipos de pedras semipreciosas: ônix, jaspe, serpentina. Artificial é o azulejo que passou por um complexo ciclo de produção: extração de matérias-primas, amassamento, prensagem, conformação, queima, pintura etc.
Após analisar todas as propostas de revestimento de peças existentes no momento, podemos concluir que todos os requisitos listados são atendidos apenas por revestimentos refratários artificiais para o forno.
1. Placa de fogão em terracota (terracota)
As telhas de terracota são feitas de um certo tipo de argila (argila de caulino). A telha resistente ao calor "Terracotta" provou ser um material de revestimento para fogões e lareiras. Afinal, ele pertence ao mais antigo dos tipos conhecidos de ladrilhos. Suas características específicas são:
- cor de terracota em vários tons. A terracota é feita de dois tipos: vitrificado (duas camadas consiste em uma base e uma camada de esmalte) e não vitrificado (a camada única tem uma cor natural ou pigmentada). Devido à sua maior atratividade, são utilizados azulejos de terracota para enfrentar os fornos.
- alta resistência.
- excelente aderência a qualquer superfície
- resistência ao fogo (resistência ao calor).
- custo relativamente baixo. Comparado com outros tipos de produtos para fins semelhantes.
- várias geometria e textura. Permite criar um desenho de qualquer complexidade.
2. Majolica (Majolika)
Esta placa de fogão resistente ao calor é essencialmente uma versão melhor da placa de terracota vitrificada. Portanto, suas características são semelhantes. Terracota e majólica diferem apenas na aparência da parte da frente dos ladrilhos. Além disso, devido ao fato de o padrão de majólica ser aplicado em uma camada muito fina, a fissura superficial é praticamente excluída.
Posso usar ladrilhos para fogões
Não há resposta definitiva para essa pergunta, uma vez que a possibilidade é determinada pelo objetivo do forno e pela temperatura de sua superfície. Afinal, o ladrilho não se destina a operação em temperaturas extremas. Esses ladrilhos são colocados em composições especiais. Além disso, o ladrilho para o forno deve suportar altas temperaturas. Normalmente, essas informações são fornecidas pelo fabricante. Assim, é possível ladrilhar o fogão, mas o resultado não é garantido.
Azulejos para fogões e lareiras - foto no interior
Lareira em azulejo Ladrilhos de fogão preto Ladrilhos de fogão preto para o fogão - vista lateral Azulejos de fogão bonito Ladrilho para lareira Lareira em azulejo Portal para lareira de azulejos
Para que serve um revestimento de fogão ou lareira?
O acabamento do fogão e da lareira com ladrilhos selecionados corretamente permite expandir significativamente a funcionalidade do design.
- Alta decoratividade. Adequado em estilo e cor ao interior da base, o material cria um design de espaço completo e esteticamente agradável.
- Aumento da capacidade de calor e transferência de calor. O ladrilho, quando aquecido, ajuda a aquecer rapidamente a sala e aumenta a quantidade de calor dentro do forno.
- Cuidado simplificado. É muito mais fácil limpar a superfície envidraçada da fuligem e sujeira do que pedras porosas ou gesso natural.
Aparência de uma lareira de azulejos no interior
Quais propriedades distinguem um bloco adequado?
Atenção! Ao comprar um bloco, solicite ao vendedor certificados que confirmem o desempenho declarado dos parâmetros críticos. Caso contrário, você corre o risco de adquirir material de acabamento de curto prazo.
Lareira de azulejos claros - uma solução para design clássico
Regras básicas para escolher um material de revestimento
Conselhos! Não compre ladrilhos maiores que 120x120 mm. Quanto maior o tamanho, menor a rigidez e a força.
O custo de ladrilhos para fornos e lareiras varia de acordo com o fabricante. Não persiga o material mais barato - elementos cerâmicos refratários de alta qualidade são caros. Lembre-se de escolher um material que durará muitos anos.
Tipos de azulejos para fornos e lareiras
Atenção! O clínquer se expande bastante quando exposto a temperaturas extremamente altas, portanto não é adequado para o acabamento de superfícies dentro de lareiras e fogões.
Terracota
Produtos cerâmicos de argila de raças especiais. A paleta é apresentada em todos os tons de cor terracota. A superfície do processamento mínimo é áspera e irregular. O material é caracterizado pela maior resistência, resistência ao calor e baixo preço. No entanto, devido ao efeito decorativo mínimo, não é adequado para todos os interiores.
Majolica
Majolica é uma telha de terracota com uma fórmula de composição melhorada. Possui indicadores semelhantes de resistência a altas temperaturas e força. Uma diferença vantajosa é uma fina camada de imagem, que exclui a possibilidade do aparecimento de uma fina rede de rachaduras. Uma característica específica do material é sua alta porosidade, o que exclui a possibilidade de seu uso em ambientes com alta umidade.
Lareira em azulejo
Azulejos
Uma espécie de ladrilho de terracota. É caracterizada por maiores propriedades de economia de calor devido ao design especial da superfície incorreta. O material se destaca pela alta decoratividade - a superfície envidraçada é representada por muitas cores e padrões. Ideal para complementar quase qualquer interior. O ladrilho reduz a temperatura da superfície da lareira ou fogão, assim você não corre o risco de ser queimado. O alto preço do material é sua única desvantagem.
Ao escolher azulejos para enfrentar fogões e lareiras, preste atenção especial à sua resistência ao calor e força. Cuidado com produtos de fabricantes sem escrúpulos. Sempre solicite certificados de conformidade para cada material e não busque um preço baixo suspeito.
Recursos de seleção de lado a lado
A decoração da lareira desempenha não apenas uma função decorativa. Ele prolonga sua vida útil, protege as costuras da alvenaria contra danos, protege a estrutura contra danos mecânicos. Também permite aumentar a capacidade de calor e a transferência de calor do forno. Ao escolher um bloco para revestimento, você deve aderir a certas regras e recomendações para os seguintes parâmetros:
- Simpatia ambiental. O azulejo em si é um material ecológico, não emite toxinas quando aquecido (embora isso seja possível). Um grande perigo é a cola usada durante a instalação.
- Resistência ao calor. O produto deve suportar até 1000 ° C e mais e o coeficiente de expansão térmica deve ser menor que 7-8%. Na embalagem, a resistência ao calor é indicada pela letra "T". Também vale a pena prestar atenção no ícone que representa uma chama com números dentro. Indica a quantidade de disparo.
- Resistente à umidade. Este parâmetro não deve exceder 3%. "E" é usado para indicar a absorção de água, o número a seguir indica o coeficiente.
- Condutividade térmica. Este indicador afeta o aquecimento da sala, mantendo uma temperatura alta por mais tempo.
- Resistência ao desgaste (PEI). Este parâmetro é inerente exclusivamente às opções de piso.
- Inércia a efeitos químicos. Ícone como uma lâmpada em um fundo quadrado preto. Os produtos AA são completamente neutros aos produtos químicos domésticos, D são os mais instáveis, perdem completamente sua aparência original.
- Grade. A quantidade de produtos com defeitos em um lote depende disso. Para marcar a cor é usada: vermelho, azul, verde, preto. O primeiro corresponde ao grau 1 (25%).
- Espessura. Deve-se dar preferência a materiais cuja espessura exceda 8 mm.
Alguns parâmetros de qualidade do produto podem ser avaliados visualmente, por exemplo, design, condição do esmalte. Para determinar a curvatura, basta tirar duas cópias de embalagens diferentes e anexá-las uma à outra com a frente.
Tipos de azulejos utilizados na decoração de fogões e lareiras
Existem muitos tipos de ladrilhos resistentes ao calor. O material de revestimento difere em composição, características externas. A escolha da opção correta dependerá de muitos fatores: a finalidade do forno, as condições operacionais e muito mais. A superfície da lareira doméstica é exposta a um estresse térmico severo. Para evitar rachaduras nos blocos e atrasos na alvenaria, é necessário abordar com competência a tarefa de escolher ladrilhos e o método de assentamento. O não cumprimento do processo levará a uma rápida perda da aparência original. Cada tipo de elemento de assentamento possui suas próprias características.
Tamanhos de ladrilhos
Para enfrentar lareiras e fogões, é necessário escolher um ladrilho de tamanhos pequenos. Como a própria unidade térmica da casa não possui grandes dimensões, o material deve ser selecionado harmoniosamente. A partir de pequenos detalhes, é mais fácil criar um desenho ou padrão bonito, e os grandes geralmente precisam ser cortados. O acabamento com tijolos ou ladrilhos de pedra natural fica melhor se você usar elementos em tamanho real.
Os tamanhos populares de telha para fornos são 10X10 mm, 15x15 mm, 18x18 mm, 6x12 mm, 6x18mm e a espessura é de 8 mm. A instalação dos materiais começa no canto e se move para a parede. Os locais onde o material fica ao lado da superfície são feitos com peças cortadas.
O formato da guarnição da lareira deve ser proporcional às proporções da própria sala. Todos os elementos devem ser uniformes e proporcionais. O menor desvio de um dos lados pode levar a linha inteira para o lado.
Gama de cores
A cor dos ladrilhos para fogões e lareiras deve ser selecionada de acordo com o design geral da sala. Placas de clínquer são predominantemente tons naturais - do branco puro ao chocolate. A gama de tons de porcelana é simplesmente enorme. Com ele, você pode criar um design exclusivo para uma unidade térmica.
Se for necessário enfatizar a naturalidade da lareira, para trazer a construção o mais próximo possível do fogão rústico, escolha uma argila para o revestimento de terracota. Placas de mármore, majólica, elementos de ladrilho produzem principalmente cores claras, complementadas por pintura, vários padrões.
Instruções estilísticas
Lareira interna - unidade multifuncional. Além do aquecimento, ele desempenha importantes funções estéticas, é uma decoração original da sala central. O método de decoração, a forma dos azulejos tem um impacto significativo no estilo geral da sala. Existem várias maneiras de tornar a lareira atraente. Usando os azulejos, você pode decorar o fogão ou a lareira nos seguintes estilos:
- Sob o gzhel. Use majólica, azulejos de várias formas. O padrão exclusivo é criado individualmente para lareiras no estilo rústico, étnico, rural,
- Imitação de alvenaria. Fazer uma lareira em estilo moderno com telhas de tijolo permite criar uma atmosfera única. O design minimalista envolve a ocultação completa da fonte de calor atrás de uma parede falsa de tijolos,
- Debaixo da pedra. As modernas tecnologias de produção permitem decorar a lareira com azulejos que imitam a textura da pedra natural. Esse material parece ótimo em estilo inglês, chalé, provence,
- Espelho espelho. A decoração é adequada para interiores modernos em estilo escandinavo, minimalismo e alta tecnologia. Elementos com superfícies brilhantes refletivas são frequentemente colocados dentro da lareira para criar um efeito de reflexão da chama,
- Painel. Você pode colocar o painel original sobre a lareira usando grés de porcelana, ladrilhos de clínquer, ladrilhos. Padrões com motivos naturais, desenhos originais se encaixam perfeitamente no estilo oriental e ecológico.
Regras de postura
O fogão é o ponto focal no interior. Ela deve sempre parecer bonita e simétrica. Os trabalhos de fachada são realizados de acordo com o plano preliminar. Primeiro de tudo, você precisa determinar o tipo de instalação e material, calcular o número necessário de peças. Alguns tipos de placas podem ser manuseados de forma independente. Para um trabalho complexo com a preparação preliminar da fundação, será necessária a ajuda de um mestre experiente. A instalação de materiais de ladrilhos é realizada de acordo com certas regras.
Qual solução escolher para o estilo
A argamassa de ladrilhos pode ser comprada em pó ou geléia. A variedade de misturas adesivas para fornos de revestimento é muito diversificada, o que permite escolher a opção certa para um tipo específico de chapas. Em composição e propósito, eles diferem da seguinte forma:
- Argamassa de areia e cimento. Usado para a colocação de cerâmica, telhas de gesso. A composição inclui cimento Portland, água, areia,
- Solução de argila. Adequado para azulejos, azulejos, majólica. Composição - argila, água, enchimentos. Sob a influência da alta temperatura, o material ganha força,
- Uma mistura de argila, areia e cimento. Possui uma composição complexa que complementa o vidro líquido e o giz moído. Um azulejo pesado (mármore, chamotte, porcelanato) é plantado nele,
- Mástique. As composições resistentes ao calor são feitas de argila, cimento, látex, betume com a adição de aguarrás, um solvente. As proporções dependem do tipo de material e de como é colocado.
Como preparar a fundação
Colocar ladrilhos para fogões só pode estar em uma superfície plana. Se esta for uma lareira antiga, é necessário remover todas as camadas, deixar uma superfície de tijolo nua. A partir das costuras intermediárias, é necessário eliminar os restos da solução, tendo sido mais fundo que pelo menos 1 cm. Você pode realizar o trabalho manualmente usando uma escova de metal ou um moedor e um bico especial.
Agora a base do forno deve ser limpa de poeira e tratada com o solo. A mistura é aplicada em várias camadas até deixar de ser absorvida. Uma malha de reforço é fixada à superfície com cavilhas e preparada novamente. A grade é manchada com uma argamassa de gesso. Depois de secar completamente, um composto de nivelamento pode ser aplicado e os faróis instalados.
Processamento de costura
Para rejuntar as juntas dos ladrilhos, comece alguns dias após a instalação. Use misturas especiais resistentes ao calor de um tom adequado. O trabalho é realizado com uma espátula de borracha ou uma pistola especial. Dependendo do resultado final, é escolhido o estilo da lareira, rejunte com a estrutura desejada, o que tornará as costuras ásperas ou completamente lisas.
As misturas para o processamento de juntas têm uma composição diferente. Sua principal tarefa é o fortalecimento geral da variedade de acabamentos, a proteção contra efeitos nocivos, dando uma aparência estética a uma lareira ou fogão. Eles produzem rejunte de cimento e epóxi. Algumas misturas são aplicadas de maneira não padronizada, espalhando-se por toda a superfície do ladrilho. Após a secagem completa, a parte em excesso é removida da superfície com uma esponja.
Como cuidar de azulejos
Qualquer telha de acabamento, resistente à umidade, resistente ao calor, não requer cuidados especiais. Limpeza úmida suficientemente periódica com detergentes. Não é recomendado o uso de uma esponja dura, raspador e outros dispositivos que possam danificar a superfície dos elementos.
Alguns tipos de ladrilhos são lavados com álcool ou solventes. Proporções, recomendações para a fabricação de misturas de limpeza, o fabricante indica a embalagem do material. Para limpar costuras que foram esfregadas com uma mistura de epóxi, qualquer agente de limpeza pode ser usado. Se a costura for tratada com cimento, são utilizadas soluções exclusivamente suaves, sem abrasivo e ácido.
As propriedades
O material de revestimento para lareiras e fogões possui vários requisitos específicos.
Esse tipo de acabamento deve possui algumas propriedades:
- Resistência ao fogo. O ladrilho deve suportar temperaturas de até 1000 C.
- Naturalidade de origem. Quando aquecidos, ingredientes artificiais, se presentes no ladrilho, podem liberar substâncias tóxicas, por isso é muito importante que as matérias-primas desses produtos sejam exclusivamente de origem natural.
- Condutividade térmica. Os ladrilhos para lareiras e fogões devem acumular calor do fogo dentro do fogão e distribuí-lo com rapidez suficiente. O aquecimento de qualidade da sala depende disso.
- Resistência à umidade. O ladrilho deve ser resistente à umidade.
- Durabilidade. Para que o ladrilho suporte a diferença de temperatura e altas cargas, ele deve ser o mais espesso possível - pelo menos 8 mm.
A força do material também pode ser julgada por sua porosidade. Quanto menor, mais durável é o ladrilho.
- Colorir. Na fabricação de ladrilhos resistentes ao calor, são utilizadas tintas especiais que não racham e não perdem a intensidade da cor ao longo do tempo.
- Estética externa. Hoje, os azulejos precisam não apenas ser duráveis, mas também bonitos, pois um fogão ou lareira faz parte da decoração interior.
Cores
A cor dos ladrilhos é selecionada de acordo com o interior geral e também depende do material:
Por exemplo, o esquema de cores do mármore natural é muito diversificado. Devido ao conteúdo de várias impurezas na rocha, a pedra pode assumir as cores mais incomuns. Na natureza, há mármore branco, preto, verde, azul, ciano, vermelho, cinza, bege e até lua.
Algumas cores são extremamente raras e, portanto, mais valiosas.
O granito é menos diversificado: apesar de existir na natureza um grande número de diferentes tons de granito, todos eles podem ser divididos em três grupos principais: cinza, preto e marrom.
O travertino é um pouco mais rico em cores. Os mais comuns na natureza são brancos, bege e amarelos. Pedras vermelhas e marrons escuras na natureza são bastante raras e, portanto, especialmente valiosas.
Portanto, para proporcionar estética adicional, os ladrilhos são revestidos com tinta especial.
Quanto aos produtos cerâmicos, não há restrições de seleção. O esquema de cores do clinquer, por exemplo, agrada à variedade: do branco neutro ao bege calmo, todos os tons de amarelo e vermelho, além de marrom claro e escuro.
Alguns tipos de ladrilhos já estão pintados na fase de produção, mas há aqueles que são revestidos com tinta colorida depois de feitos.
Desenho
O fator determinante na escolha do design do revestimento do forno não é o tipo de material, mas o interior da sala em que está localizado. Uma característica do design de revestimentos especificamente para fornos é a quase completa ausência de um ornamento geométrico.
Não é encontrado em quase nenhum estilo.
Mas o design de tais produtos é abundante ornamentos complexos:
Padrões de plantas característicos de majólica ou azulejos podem ser usados em quase todos os estilos - do clássico ao moderno. A faiança com sua famosa paleta azul e branca de gzhel também será adequada.
Para um interior clássico, você pode escolher porcelanato, suas possibilidades são quase infinitas. Com ele, você pode criar imagens inteiras.
O interior moderno não implica acabamentos muito coloridos. Aqui, azulejos monofônicos elegantes com pequenas manchas de decoração serão mais apropriados. Várias imitações parecem malaquita e mármore, além de madeira.
Em um pavilhão de caça ou em uma casa de campo, você pode usar pedra natural. Para não reduzir o custo do interior, não interfira com o material natural com outros tipos de acabamentos, pois funciona bem sozinho.
Fornos reais raramente são encontrados em interiores de techno ou futurismo. No entanto, se elementos de tais áreas de design ainda estiverem presentes, um ladrilho simples ficará bem aqui.
Em uma casa de aldeia, terracota e clínquer serão adequados. Especialmente boas serão as imagens de plantas e flores no estilo de Khokhloma.
Requisitos para o ladrilho "fogão"
Azulejos para fogões e lareiras deve ser:
- Resistente ao calor. Se a letra “T” aparecer na embalagem, o material de revestimento é capaz de suportar o calor até 1000 graus. A língua da chama, cuja imagem vem no "kit" com os números: 1 ou 2, também atesta a resistência ao calor.
Símbolos matemáticos significam o número de ladrilhos queimados - quanto maior o número, mais resistente ao calor o produto.
- Forte. Os ladrilhos com espessura inferior a oito milímetros não são adequados para o revestimento de lareiras.
- Condução de calor. O material, mesmo o mais resistente ao calor, é de pouca utilidade se não compartilhar a "temperatura" com a sala.
- Denso. A porosidade fina é um critério importante que determina a adequação dos ladrilhos para o projeto de fornos.
- Resistente ao desgaste. Depende diretamente do parágrafo anterior. Definido pelo padrão PEI. Esta classificação assume a presença de cinco categorias (I-V). Para enfrentar fogões e lareiras, podem ser utilizados fogões rotulados IV e V.
- Resistente à umidade. E este parâmetro está relacionado à densidade. Os ladrilhos não devem ter mais de três por cento de coeficiente de absorção de água.
- Eco-amigável. O aquecimento é sempre acompanhado pela evaporação de certas substâncias. Se o material contiver substâncias tóxicas, elas certamente entrarão no corpo humano.
Correspondente a uma certa estrutura de expansão térmica. Mais precisamente, as fronteiras são 7-8%.
Obviamente, além dos critérios técnicos, existem também requisitos decorativos. Obviamente, ninguém se obriga a decorar fogões e lareiras com ladrilhos bonitos e espetaculares, mas é impossível não recomendar o uso de materiais de revestimento atraentes.
Ladrilhando o forno: recursos do processo
O fogão há muito tempo serve as pessoas, criando aconchego e conforto em casa. A aparência do fogão é a marca registrada de toda a casa. As telhas cerâmicas para o forno podem transformar qualquer forno, e isso ajudará na sua seleção.
Telhas cerâmicas para fogões são usadas em fornos de decoração há centenas de anos.
Ainda hoje, apesar do surgimento de diversos materiais e tecnologias, não perdi uma posição de liderança graças à qualidade, confiabilidade e bom preço.
Possui indicadores de alta resistência e tolera facilmente grandes cargas durante a operação. O concreto está muito atrasado em termos de desempenho dos revestimentos cerâmicos, é menos durável e perde para a cerâmica na resistência ao desgaste.
A instalação de ladrilhos cerâmicos é bastante simples e requer um mínimo de ferramentas e habilidades.
- A alta resistência ao fogo dos ladrilhos cerâmicos é uma vantagem indubitável na decoração de fogões e lareiras.
- É feito de materiais naturais, ecológicos e seguros. Argila - como principal material de fabricação, é totalmente segura e não emite substâncias prejudiciais à saúde.
- O cuidado com os ladrilhos é muito simples e não requer esforços e medidas especiais. Será muito simples limpar o azulejo de vez em quando com um pano úmido.
- As desvantagens das telhas cerâmicas para fogões são muito poucas. Só se pode notar que a cerâmica é um material bastante rígido; portanto, quando atingida por um objeto sólido, pode ser facilmente dividida.
- Este pequeno inconveniente pode ser ignorado, este material de revestimento é muito prático e conveniente na decoração do forno.
Lareiras em azulejo de bricolage
Para o trabalho, precisamos de tais materiais:
- ladrilho
- areia
- cimento ou argila (para misturar a solução),
- agua
- cruzes e cunhas,
- pregos e um martelo
- parafusos autorroscantes
- broca
- nível
- espátula.
Trabalho preparatório
O trabalho começa com a preparação da superfície. Se isso não for feito, o revestimento começará a esfoliar.
A fase preparatória é a seguinte:
- Inspecione o revestimento atual, remova completamente.
- Usando uma barra de prumo, é necessário determinar a espessura de um novo revestimento que pode nivelar o plano.
- Nivele a superfície irregular com um primer ou outro composto.
- Usando um cinzel e um martelo, afunde as articulações pelo menos 1 cm.
- Dirija pregos ou parafusos.
- Pendure uma malha na superfície. Para que não caia, você pode colocar arruelas nos chapéus dos parafusos.
- Tecnologia para colocar telhas na lareira
Depois que a superfície da lareira estiver preparada, você precisará fazer uma solução. O processo depende disso composição:
- Clay. Clay passa por uma peneira. Obtenha uma composição homogênea sem grumos e detritos. Em seguida, a argila é misturada com água e deixada por um dia para atingir a viscosidade necessária. Areia é adicionada à mistura. As proporções são calculadas previamente usando bolas de argila e areia.
- Cimento. Areia e cimento são adicionados ao recipiente na proporção de 1/3. Gradualmente, despeje água na mistura. A argamassa de cimento é misturada a uma consistência homogênea.
Para ladrilhar a lareira com suas próprias mãos, você deve colocá-la no chão para determinar a ordem de colocação.
Existem duas maneiras de publicá-lo:
- usando cruzes e cunhas para obter a mesma distância entre as placas ou o bumbum.
- a segunda opção para enquadrar o fogão da lareira com azulejos é mais simples, mas requer um olho ideal.
A colocação começa no canto inferior esquerdo. Primeiro, a lareira é coberta com argamassa com uma espátula, depois o material de construção é pressionado em um movimento circular à superfície. Cada linha é verificada quanto ao paralelismo com a anterior usando o nível de construção.
Se forem usadas cruzes e cunhas, elas serão inseridas no decorrer do trabalho.
- Para o preenchimento, você pode usar um saco plástico com um pequeno canto cortado. Ao espremer a quantidade certa de solução, você precisa preencher todas as lacunas entre os ladrilhos.
- Depois que a lareira estiver totalmente revestida com gesso, pelo menos três dias devem passar antes que as composições sequem. Após o tempo, uma mistura protetora de cera é aplicada.
Funções
O revestimento do forno executa número de funções específicas:
- reduzindo o tempo necessário para aquecer a sala,
- proporcionando comodidade ao cuidar do dispositivo - é muito mais fácil lavar o ladrilho do que, por exemplo, uma superfície rebocada,
- Decoração atraente
- aumentar a transferência de calor e a capacidade de aquecimento do forno,
- aspecto psicológico - de acordo com a maioria dos psicólogos, a presença de um fogão tradicional em uma casa tem um bom efeito na atmosfera geral da casa, bem como no humor de outras pessoas.
Onde é usado?
Os ladrilhos refratários para lareiras e fogões são usados principalmente como elemento decorativo para superfícies de dispositivos de aquecimento. Graças aos azulejos, esses objetos podem ser transformados em uma verdadeira obra de arte, dando ao fogão ou lareira um estilo ou decoração individual, aderindo a certas tradições culturais.
Um exemplo perfeito é o fogão russo, que ainda é usado em residências diretamente para a finalidade pretendida ou como um elemento brilhante da decoração da sala.
Os ladrilhos não são usados para terminar o espaço ao redor do forno, das superfícies de trabalho e internas.
Todos os tipos de ladrilhos refratários devem estar com um certificado de qualidade. Somente com a documentação de suporte podemos dizer que o material será correspondem às características declaradas.
Regras e Critérios de Seleção
A escolha do material refratário para o revestimento externo de uma lareira, fogão em uma casa de banho, um edifício residencial privado, incluindo uma casa de campo, deve ser realizada levando-se principalmente em consideração se é adequado em termos de suas propriedades, características técnicas e composição química para o tipo de superfície a ser assentada telha resistente ao calor.
Obviamente, a aparência também é importante, é necessária a combinação ideal de desenhos, soluções de cores do ladrilho refratário selecionado com a sombra principal do design de interiores da sauna, cozinha ou sala de estar, é necessário determinar sua superfície frontal fosca, vitrificada, plana ou com relevo.
Ajuda inestimável para resolver esse problema complexo pode ser fornecida por mestres de fornos, especialistas em móveis que geralmente precisam de uma avaliação visual do equipamento do forno, bem como funcionários de organizações comerciais que vendem produtos de ladrilhos.
Com uma escolha independente, os seguintes critérios devem ser levados em consideração, que devem ser atendidos por telhas refratárias de alta qualidade, fabricadas de acordo com as condições técnicas de produção em massa:
A espessura média de uma peça é de 6 a 8 mm.
Um ladrilho mais fino é quebradiço, com um grosso, podem surgir problemas durante a instalação e na operação subseqüente do equipamento do forno devido a uma queda na produção de calor no ar da sala.
As dimensões geométricas dos ladrilhos em uma embalagem e no produto selecionado para compra devem ser idênticas; caso contrário, o processo de assentamento será complicado, a aparência das superfícies acabadas sofrerá.
Verificar as dimensões, a uniformidade do ladrilho refratário é simples: basta anexar dois produtos à frente e depois ao lado interno para entender o quanto eles coincidem, se existe um espaço entre eles, indicando a curvatura das superfícies.
A parte frontal do ladrilho não deve apresentar danos mecânicos ou traços de defeitos de fábrica - cavernas, irregularidades em uma superfície lisa, vidros incompletos, além de incompatibilidade, alteração de cor e padrão no lote selecionado.
Rachaduras e chips detectados durante a seleção em peças individuais de produtos são um sinal de alarme de que o produto é muito frágil e facilmente danificado; portanto, é provável que a parte frontal de peças refratárias individuais possa estourar durante a operação ou a parte do produto comprado sofrerá ao transportar para o local de trabalho de alvenaria.
Ao escolher, não misture ladrilhos refratários de diferentes tipos, os fabricantes, pois suas propriedades, parâmetros técnicos, apesar da semelhança externa, podem variar bastante, e isso pode ser fatal durante a operação, por exemplo, devido ao coeficiente diferente de expansão térmica, que geralmente leva ao colapso de fragmentos do revestimento do forno.
A melhor opção é um ladrilho refratário com elementos decorativos da mesma cor, a tonalidade varia de um fabricante, sem diferenças de propriedades e características técnicas.
Ao fazer o pedido, comprar, é necessário um excedente de 10 a 15%, pois parte do material será inevitavelmente desperdiçada durante o corte, e o valor restante se tornará uma reserva para a substituição de ladrilhos danificados acidentalmente durante a operação a longo prazo.