A cozinha

Tamanhos padrão de armários de cozinha: análise dos principais parâmetros

Cozinha aconchegante em cores vivas, com móveis elegantes, cortinas de luz decoradas com estampa floral.

Na cozinha, todos os membros da família procuram aconchego e conforto. Quando mais você pode relaxar, se não enquanto come? Portanto, a seleção de móveis para a cozinha é importante e a seleção de elementos de móveis para a cozinha deve receber menos atenção do que a suíte. Então, você precisa organizar adequadamente o espaço em sua cozinha. Antes de recorrer a perguntas sobre os fabricantes de móveis, os proprietários decidem por si próprios se os tamanhos padrão dos armários são adequados para o espaço da cozinha ou terão que trabalhar com um designer e pedir algo individual. Existem cozinhas, pequenas e grandes demais - salas de jantar completas. De qualquer forma, existe uma solução para qualquer divisão.

Bela cozinha branca grande com móveis confortáveis ​​e uma ilha no centro

Os tamanhos padrão de cozinhas são utilizados nas fábricas, a fim de reduzir o tempo e o dinheiro necessários para a produção de móveis. Depois que você encontra uma empresa para encomendar móveis, entra uma pessoa especialmente treinada, realiza todas as medições necessárias, verifica o que é necessário para o projeto. No entanto, não apenas os recursos da sala e o layout são levados em consideração, as preferências de gosto dos proprietários, o crescimento dos membros da família, o design do interior do futuro, a presença de um ou outro aparelho embutido também influencia a escolha da cozinha. Tudo é levado em conta nos mínimos detalhes, porque a cozinha deve ser conveniente de usar, deve ser garantida uma aparência estética.

Cozinha de país personalizada - sala de estar

Para quem quer economizar dinheiro em equipamentos de cozinha, existe uma solução inovadora tão popular quanto os sistemas modulares. Os conjuntos de cozinha são montados neste caso a partir de armários prontos, com tamanhos e parâmetros padrão. Ao encomendar cozinhas modulares, o momento é muito importante - cada fabricante tem sua própria etapa na produção de módulos de 5 a 20 cm. Por exemplo, uma fábrica produz módulos de cozinha nas larguras de 45, 60 e 90 cm e a outra 40, 80, 120, etc. d. Esse fator é levado em consideração na compra de eletrodomésticos e para determinar o comprimento total de móveis.

Amostras de tamanhos de armários padrão para uma cozinha modular

Regra do triângulo de trabalho

A regra do triângulo de trabalho na cozinha, unindo as áreas mais importantes da cozinha

No entanto, as nuances acima estão longe de serem necessárias para a organização adequada do espaço da cozinha. Ainda precisa usar a regra do triângulo de trabalho.

Todos os componentes do mobiliário da cozinha, dos armários à pia, devem ser organizados com base em certas regras de ergonomia, segurança e conveniência. Não é em vão que existe a ciência do Feng Shui, cujas leis são levadas em consideração por muitos designers. Seus princípios podem ser correlacionados com a regra do triângulo de trabalho, e é fácil explicar a localização das coisas em um lugar ou outro.

Interior funcional e ergonômico da cozinha

As principais áreas do triângulo de trabalho:

  • superfície de cozimento na forma de fogão, bancada, micro-ondas,
  • a área em que os produtos são armazenados por muito tempo, seus elementos - um freezer, uma geladeira,
  • Área "limpa", incluindo uma pia de cozinha e lava-louças.

Pode parecer atraente para muitos instalar uma pia ao lado do fogão e também uma geladeira ao lado da pia. Mas esse arranjo de tecnologia não se justifica. O refrigerador ficará contaminado o tempo todo e a gordura no processo de cozimento espalhará a louça lavada. A água da torneira cairá em uma panela quente. É inconveniente, impraticável e inseguro. Não é de admirar que no Feng Shui você não possa colocar elementos dos elementos do fogo e da água próximos uns dos outros.

Projetos padrão de conjuntos de cozinha construídos usando a regra do triângulo

A técnica que afeta a escolha da cozinha

Um exemplo de aparelhos embutidos para móveis de cozinha

Para obter o melhor design de móveis de cozinha, você deve inicialmente decidir quais aparelhos embutidos serão usados ​​agora ou um pouco mais tarde.

Os aparelhos incorporados incluem:

- fogão e forno, ou fogão normal, etc.

O designer precisa ser avisado com antecedência sobre as dimensões dos eletrodomésticos selecionados para a cozinha.

Localização perto de fogão e geladeira em uma cozinha muito pequena

Localização não recomendada perto do fogão e da geladeira. Devido ao aquecimento, o consumo de energia elétrica da geladeira aumentará, o que pode desativá-la. A distância da bancada à geladeira também deve ser pensada, pois muitas vezes ela recebe spray durante o cozimento, o que complica os cuidados com a cozinha. Deve ser fornecida uma distância de pelo menos 15 cm entre o refrigerador e a bancada.

Não se esqueça do capô. Ele possui os seguintes padrões de posicionamento (dele para o fogão):

- para fogões elétricos de 70 a 75 cm,

- para um fogão a gás de 75 a 80 cm.

Exaustor para uma cozinha verde brilhante

Quanto aos fornos, para garantir a abertura e o fechamento rápidos e sem problemas da porta, ela deve ser instalada a uma distância de 1 cm de outros armários de cozinha. O forno é instalado em uma caixa de lápis na altura dos olhos. Isso é necessário para garantir uma operação confortável e para que as crianças não possam alcançá-lo.

Forno embutido a uma altura confortável

Pavimento

Armários de pé

Esses armários de cozinha são colocados no chão, geralmente chamados de armários, armários, módulos de piso, etc. As pernas para colocação podem ser decorativas ou técnicas. No último caso, eles são cobertos por um conjunto. Armários de cozinha de chão são necessários para armazenar itens pesados ​​e grandes, para construir em eletrodomésticos. A principal diferença dos módulos montados é a profundidade de 60 cm. Na parede - 30 a 40 cm. Nos armários de piso, a espessura das bancadas é levada em consideração.

Armários de chão convenientes com gavetas de vários tamanhos no interior

Montado na parede

Armários de cozinha de parede com dimensões

Os armários de cozinha montados na parede são fixados na parede. Eles também são conhecidos por nomes como pendurar, pendurar prateleiras ou módulos. Os armários de cozinha montados na parede são leves e menores que o piso. As portas podem ser feitas de madeira e vidro, o que cria um efeito visual diferente.

Armários de chão e parede no interior de uma cozinha espaçosa

Por onde começar?

As caixas são divididas em módulos inferiores, superiores e estojos de lápis (as colunas altas costumam ser projetadas para incorporar equipamentos ou organizar sistemas de armazenamento). Os módulos inferiores ficam sobre as pernas, têm uma grande profundidade (geralmente 60 cm), são cobertos com uma bancada. Podem ser remos ou deslizantes, bem como abertos (prateleiras). As gavetas superiores ou com dobradiças ficam penduradas na parede, podem abrir para cima ou para os lados.

Um exemplo do módulo superior da cozinha Nastya de uma loja de móveis em Tver https://tver.yourroom.ru/kukhni

O projeto ou desenho da cozinha incluirá uma certa lista de armários e elementos decorativos. O último pode estar ausente - depende do estilo da cozinha. Dependendo do layout do fone de ouvido, elementos angulares de diferentes tipos podem estar presentes no projeto.

Antes de prosseguir com a decomposição de móveis em armários, é necessário fazer uma medição da sala. Em seguida, um desenho de cozinha com dimensões e um plano para detalhes já será exibido. Você pode fazer isso no programa de designer on-line gratuito.

Cozinha direta (linear)

Vamos começar com os tamanhos padrão de elementos (e, consequentemente, fachadas) para uma cozinha linear.

A largura mínima da fachada é de 150 mm. Na maioria das vezes, são caixas com cestos de carga extraíveis. Existem também caixas com 200 mm de largura, também com cestos de carga. Também é possível fazê-los girar (abrir lateralmente nas dobradiças), mas essa solução pode ser menos funcional e conveniente.

A foto abaixo é um exemplo de cozinha direta. Pode parecer o projeto dela com uma lista de todos os elementos. Há uma gaveta articulada de duas portas, uma gaveta para o forno e dois armários com elementos deslizantes com diferentes larguras e alturas das fachadas. Observe que os armários de parede no lado direito do fone de ouvido não são do mesmo tamanho dos inferiores.

  • A largura mínima do módulo inferior, que pode ser giratória e deslizante (cesto ou gaveta), é de 300 mm. Na maioria das vezes, os elementos vêm em incrementos de 100 mm (400, 500, 600, 700, 800 e 900 mm), mas também são encontrados tamanhos com incrementos de 50 (350, 450 mm são os mais comuns).
  • A largura máxima de uma fachada contínua (simples) é de 600 mm. Ou seja, o gabinete pode ter 700 mm de largura, mas neste caso haverá duas fachadas.
  • A largura máxima das gavetas costuma estar entre 1000 mm para a linha inferior e 1400 para a parte superior.

Se você planeja cortar móveis, leve em consideração não apenas a largura e a altura de cada um dos elementos, mas também a proporção entre si. Assim, a linha de baixo, como regra, é várias vezes mais profunda que a da parte superior. Isso é muito importante: quando uma pessoa está cozinhando, ela inclina a cabeça para frente. Se a sua linha superior for mais profunda do que o normal, você constantemente baterá com a cabeça na fachada.

Ao planejar e detalhar a cozinha, é importante lembrar quais acessórios serão usados ​​na gaveta. Se este for um módulo de giro convencional com prateleiras, suas dimensões praticamente não importam. Mas se uma gaveta ou uma bandeja especial (separador) estiver instalada, seus parâmetros deverão ser esclarecidos. Assim, alguns fabricantes (por exemplo, Hettich) não oferecem bandejas com largura de 70 cm.Além disso, os mecanismos de elevação também têm suas próprias limitações, dependendo do tipo. As informações técnicas são fornecidas pelo fabricante do hardware.

Também é importante prestar atenção às regras de ergonomia e ao triângulo de trabalho. Uma distância confortável entre a pia e o fogão é de 70 a 120 cm. Esta é a área da cozinha mais ativamente utilizada e deve haver espaço suficiente para organizar os utensílios necessários. Lembre-se também de que é inconveniente colocar a pia ou o fogão muito perto da parede, pois haverá salpicos de água o tempo todo na parede e a alça da panela não permitirá a instalação no queimador próximo à parede. É importante que haja também um pedaço de bancada entre a pia e a geladeira (o mínimo é de 15 cm, mas é melhor que 40-70 cm): é conveniente colocar o que você tira da geladeira ou o que você vai colocar lá.

Muitas vezes, surge a questão sobre a largura do módulo de lavagem. Deve ter a mesma largura que a pia? Ou talvez menos / mais? É necessário um módulo de lavagem para que seja possível colocar todo o encanamento (canos, possivelmente um filtro para água potável e / ou uma caldeira) e uma pia com dreno de emergência. A asa da pia pode ser colocada acima de outro armário! Ou seja, é possível instalar uma pia medindo 78 cm em um armário medindo 50-60 cm.

Cozinha de canto

Nas cozinhas de canto, os armários de canto são exibidos. Eles podem ser trapezoidais (geralmente têm um tamanho de 900x900) e retangulares com uma parte inacessível (aqui os tamanhos podem ser absolutamente qualquer).

Na foto abaixo - um exemplo de cozinha de canto com armários de canto de duas portas. Aqui, o tamanho do gabinete é 885x885, o tamanho das fachadas embaixo da pia é de 300 mm. Ambas as fachadas se abrem para facilitar o acesso. A desvantagem deste gabinete é que ele ocupa muito espaço.

Quanto aos elementos decorativos, eles são muito determinados pelo fabricante. Os mais comuns são pilastras.

Sua largura varia de 50 mm a 150 mm (75 e 100 mm).

Também existem arcos decorativos (ou sobreposições) para nichos abertos - sua largura é igual ao capô, ou seja, geralmente é de 600 e 900 mm (podem ocorrer 700 e 800 mm).

A foto acima mostra os elementos básicos de móveis de cozinha. Aqui está um exemplo de cozinha em estilo clássico, na qual existem elementos decorativos: pilastras, braille (balaústres), uma sobreposição decorativa na bancada (preste atenção ao final da bancada acima do armário inferior esquerdo). Os elementos decorativos variam muito, dependendo do fabricante. De muitas maneiras, sua escolha se deve às máquinas e moinhos que o fabricante tem à sua disposição.

Variedades de móveis de cozinha

Na fabricação de móveis padrão para a cozinha, apresentados nas lojas, a altura média de uma pessoa é levada em consideração - o que a torna universal e conveniente de usar. Se a altura da pessoa estiver acima da média, você poderá ajustar a altura das gavetas com dobradiças e escolher suportes com a altura necessária.

Parâmetros de móveis, dependendo da altura

Na cozinha, você pode encontrar 4 variedades de móveis.

Tabela 1. Variedades de Móveis

NomeDescrição do produto
Um elemento obrigatório de um conjunto de cozinha, cuja bancada é usada como superfície de trabalho, um local para instalar uma placa ou pia, outro equipamento doméstico.

O espaço interno é equipado com prateleiras, gavetas e outros módulos embutidos para armazenar utensílios e produtos de cozinha, além da instalação de equipamentos embutidos - forno, lava-louças e máquina de lavar.

Prende a uma parede acima de uma superfície de trabalho. Usado para armazenamento de pratos, produtos, pequenos utensílios de cozinha, equipamentos domésticos. Alguns conjuntos de cozinha não exigem armários suspensos ou os substituem parcialmente por prateleiras abertas. Os armários de parede também são usados ​​para a instalação de equipamentos de exaustão e fontes locais de iluminação da superfície de trabalho. Equipado com fachadas em branco ou transparentes.

Combina o rádio inferior e o superior, é usado para acomodar equipamentos embutidos - uma geladeira, um forno, uma máquina de lavar, lava-louças e microondas. Também pode ser usado como uma área de armazenamento espaçosa.

É usado na forma de G e U de arrumar a cozinha. Permite economizar espaço livre.

Características da escolha do tamanho dos móveis: o que considerar

Ao escolher móveis para a cozinha, é levada em consideração a área da sala - o aparelho não deve ocupar a maior parte do espaço livre, mas ao mesmo tempo deve ser funcional e atender aos requisitos de segurança. Isso pode ser garantido pela escolha correta dos parâmetros básicos do móvel - altura, profundidade e largura.

Existem vários critérios que você precisa considerar ao escolher o tamanho dos móveis de cozinha.

Tabela 2. Critérios para escolher o tamanho dos móveis de cozinha

Dados antropométricos do proprietário da cozinha

IlustraçãoDescrição do produto
Com o crescimento acima da média ou a presença de outras características fisiológicas (incapacidade) de uma pessoa, os parâmetros dos móveis para a cozinha são significativamente diferentes dos padrões - a altura da mesa, os módulos de parede, a maneira como são abertos e os equipamentos internos são alterados.

Design e dimensões de pias de cozinha típicas

Equipamentos deste tipo são fabricados com tamanhos padrão. Portanto, uma pia de uma câmara tem uma largura de 50 cm, uma pia de semi-câmara - 60 cm e uma pia de duas câmaras - 80 cm.

Eletrodomésticos embutidos: dimensões

Os eletrodomésticos da cozinha também têm certos tamanhos que devem ser considerados. Forno, fogão, máquina de lavar roupa e lava-louças, fogão, geladeira têm uma seleção limitada de tamanhos.

Potência da placa e seu princípio de operação

A altura e o tipo de exaustor dependem da potência do fogão. Também vale a pena considerar que o painel pode ser elétrico ou a gás.

Características de projeto do equipamento de escapamento

Leve em consideração a localização do exaustor: montado ou embutido, bem como o princípio de sua ação (fluida, circular). Ao instalar um exaustor, é necessário fornecer um local para o duto de ar.

É importante levar em consideração não apenas a altura da sala, mas também a presença de estruturas suspensas suspensas ou de gesso cartonado no teto, para que haja espaço livre entre a tampa superior do armário de parede e o teto.

Convencionalmente, um conjunto de cozinha pode ser dividido em várias zonas principais:

  1. A mais baixa, na qual existe uma área de armazenamento de itens raramente usados ​​e pesados, equipada com gavetas.
  2. A mais baixa, usada para guardar talheres e utensílios de cozinha comumente usados.
  3. Média, na forma de uma superfície de trabalho, o que é desejável deixar o mais livre possível.
  4. Alto, localizado ao nível dos olhos e usado para armazenar pratos, utensílios e produtos de cozinha comumente usados.
  5. O mais alto, localizado sob o teto e usado para a luz, raramente usava coisas.

Dado o exposto, para começar, é necessário determinar a necessidade de equipamentos para as áreas de armazenamento localizadas em um alcance difícil - as dimensões do conjunto de cozinha dependerão disso.

Para maior clareza, você pode desenhar uma digitalização das paredes e a perspectiva da solução selecionada.

Você também deve medir a sala e desenhá-la em uma escala em um pedaço de papel, para poder escolher a variante mais ideal da disposição dos móveis. Os módulos principais são cortados em papel e movidos no plano, escolhendo sua localização bem-sucedida.

Armários de fileira inferior

Como observado anteriormente, a linha inferior dos armários é um elemento indispensável da cozinha.

Esquemas de módulos de cozinha

Os tamanhos padrão dos armários incluídos neste grupo de móveis são os seguintes:

  1. A altura total do armário inferior do chão até a parte superior da bancada é 850 mm.
  2. A altura da base ou do ponto mais baixo do gabinete está a 100 mm do piso.
  3. A profundidade ideal do armário de piso é 560 - 580 mm, o valor mínimo é 460 mm. Ao equipar uma gaveta, leve em consideração que 450 mm são o comprimento da própria gaveta e 10 mm fornecem espaço livre para a parede traseira da estrutura.
  4. A profundidade da bancada depende da profundidade do armário e se projeta na frente do 30-50 mme atrás 50-100 mm. O mais popular é uma profundidade de 600 mm, pois corresponde aos parâmetros dos eletrodomésticos típicos.
  5. A largura das fachadas varia de 300 a 400 mm.
  6. As prateleiras dentro do gabinete devem estar a uma distância de 200 - 400 mm - Este é o valor ideal que pode ser alterado a pedido do proprietário do móvel.

Ergonomia na cozinha

Preços para vários tipos de armários de cozinha

Organizar adequadamente o armazenamento de pratos, pequenos utensílios de cozinha e produtos permitirá uma abordagem criteriosa na escolha do tamanho e altura dos módulos montados.

Parâmetros dos armários superiores

Dos principais parâmetros dos módulos montados, observe o seguinte:

  1. A altura do armário superior é 790 - 900 mm.
  2. A profundidade do gabinete varia de 300 a 350 mm, em outras palavras, é ½ da profundidade da superfície de trabalho (bancadas).
  3. A distância da bancada até a borda inferior do módulo de suspensão é não inferior a 450 mm. Dado o crescimento do proprietário da cozinha, o valor indicado pode ser aumentado para 550 - 600 mm.
  4. A largura das fachadas deve corresponder à largura das fachadas dos armários inferiores.
  5. É dada especial atenção à distância entre o capô e o equipamento abaixo dele. Portanto, a distância do fogão a gás deve ser pelo menos 750-800 mm e 700-750 mm - da placa elétrica.
  6. A distância do piso até a parte superior do armário de parede pode ser 2100 - 2500 mm.

O tamanho padrão dos armários de parede instalados na cozinha como elementos de um fone de ouvido

Armários de canto

Muitas vezes, uma unidade de cozinha possui um arranjo em forma de L. Isso é conveniente e justificado com uma pequena área da sala. Os módulos de canto também são usados ​​para móveis peninsulares e em forma de U. O objetivo dessas áreas de armazenamento não difere dos gabinetes convencionais, mas as dimensões e a configuração do módulo são um fator importante.

Módulo de piso de canto

Os principais parâmetros dos módulos de canto são os seguintes:

  1. A altura dos módulos do chão ao teto é 1800 - 2500 mm (para armário de colunas).
  2. A profundidade da gaveta superior é 300 - 400 milímetros.
  3. A profundidade da gaveta inferior é 460 - 500 mm.
  4. A largura da fachada é 300 - 400 milímetros.

Elemento de canto da cozinha em forma de L

Triângulo de trabalho

Tamanhos apropriadamente selecionados de módulos de cozinha estão intimamente ligados à sua localização no espaço - o layout da cozinha. A sequência de disposição dos armários de piso e parede, assim como dos equipamentos, é ditada pelo processo tecnológico de cozinhar, que consiste em várias etapas: armazenamento, lavagem, preparação para preparação e preparação de produtos. Para a conveniência de executar essas etapas em um curto espaço de tempo e com um gasto mínimo de energia, é fornecido um arranjo ideal de móveis com uma finalidade funcional separada: armários com utensílios estão localizados perto da pia, armários com especiarias, pratos e utensílios de cozinha auxiliares perto do fogão.

O triângulo de trabalho inclui três áreas principais:

  1. Uma superfície de trabalho, que inclui uma bancada, fogão, micro-ondas.
  2. Área de armazenamento composta por uma geladeira e um freezer.
  3. Uma área limpa para lavar louça e produtos, equipada com pia e máquina de lavar louça.

Regra do triângulo de trabalho

A localização das zonas tem a seguinte sequência: geladeira, pia, fogão. Além disso, a distância entre eles deve ser confortável, não excedendo dois comprimentos de um braço estendido.

Organização de processos

O que a ergonomia está falando

Atendendo aos requisitos de ergonomia, os principais elementos do mobiliário da cozinha devem atender aos seguintes parâmetros:

    Com uma altura de 165 cm, a altura da bancada deve ser de 850 a 900 mm. Se o crescimento for maior, inclinar-se para essa superfície será desconfortável. A altura é escolhida para que fique localizada 15 cm abaixo da curva do cotovelo.

A ergonomia garante a segurança e o conforto do uso de móveis de cozinha

Uma etapa importante: medir a cozinha

Para escolher os tamanhos ideais de móveis de cozinha e o método de localização na sala, a cozinha deve ser medida corretamente.

Tabela 3. Como medir a cozinha

IlustraçãoDescrição do produto
A medição da sala começa com a parede principal no nível dos módulos inferiores, no nível do avental e no nível do ponto superior dos armários de parede. Dos três tamanhos, escolha o menor.

Medida adjacente à parede principal.

Meça a altura da sala.

Determine a localização do capô. Para fazer isso, meça a distância do piso às aberturas de exaustão existentes. E a distância do canto até o início da abertura de escape e do canto até o final da abertura de escape.

No desenho, é necessário refletir a localização do contador, se houver. Para fazer isso, meça a distância do chão até a borda do balcão. Da parede até a borda do balcão em que está localizado e do canto ao balcão.

O desenho indica a localização dos pontos elétricos na parede principal.

Marque a localização dos pontos elétricos adjacentes à parede principal.

O próximo passo é a distância dos elementos salientes - o peitoril da janela, a bateria e o tubo de aquecimento.

Você pode desenvolver um desenho de cozinha em um computador usando um dos muitos programas de design. Um artigo especial contará sobre as principais nuances da produção independente de um desenho de móveis de cozinha.

Corner

Armário de cozinha de canto com dimensões

Por design, esses são os armários de cozinha mais sofisticados. A partir deles, iniciam todos os erros de cálculo e a adição dos módulos restantes. Mesmo quando instalados, os fabricantes de móveis começam com armários de cozinha de canto. Para entender de alguma forma o projeto que está sendo desenvolvido, é necessário entender as dimensões dos módulos de cozinha superior e inferior. Como as pias estão sempre localizadas nos módulos de canto, é necessário estudar os tamanhos padrão das pias para selecioná-las corretamente aos parâmetros do armário de cozinha de canto.

Armário branco com dobradiças de canto no interior da cozinha

Armário de cozinha de canto inferior com armazenamento integrado conveniente

Tamanhos de armários de cozinha

Grade dimensional de módulos de cozinha de diferentes tipos e tamanhos

A largura, altura, profundidade dos módulos de parede e suportes de piso são considerados separadamente, pois existem algumas diferenças. Isto é especialmente verdade para profundidade. Agora considere os padrões dos armários de cozinha.

Adicional para arranjo conveniente e ergonômico de equipamentos, pias e armários

Tamanhos de mesas de cozinha de chão

Tamanhos ideais de móveis e corredores de cozinha

A altura mais ideal é 850 mm para donas de casa de altura média. Além disso, essa altura é:

  • Base 100 mm
  • Estrutura do módulo (base) - 720 mm,
  • Espessura da bancada - 280 mm.

Para mulheres altas, a altura dos suportes de piso pode ser aumentada para 900 mm.

Sobre o padrão de profundidade já foi escrito acima:

  • a profundidade padrão dos armários de cozinha inferiores é de 700 a 900 mm,
  • a profundidade padrão dos armários superiores da cozinha é de 350 a 450 mm.

Normas para armários de parede

Armários de cozinha suspensos padrão com dimensões

A altura da fachada frontal é de 700 a 900 mm. O comprimento dos elementos montados corresponde ao comprimento do fundo. É importante considerar que a distância entre a parte inferior dos módulos superiores e a superfície da bancada abaixo deve ser de pelo menos 450 mm, a fim de garantir conforto e conveniência ao cozinhar. A altura mais ideal entre a superfície de cozimento e o exaustor é de 750 mm. A altura das gavetas na cozinha é:

  • pequeno - 14 cm
  • médio - 28 cm
  • grande - 35 cm.

Dimensões dos armários de cozinha de canto, padrão

  • As paredes laterais dos armários de cozinha de canto são paralelas às paredes da cozinha e ambas são iguais a 600 mm.
  • As paredes laterais dos módulos de canto, que são adjacentes às gavetas adjacentes, são de 315 mm.
  • A parte da frente é fechada por uma porta de 380 mm de largura.
  • A parte traseira é de cerca de 165 mm.

Montado

Armários suspensos geralmente incluem a parte superior da cozinha. Pratos e produtos são geralmente armazenados neles, assim como o tubo de escape é mascarado. A peculiaridade dos armários de parede é leve, dimensões compactas.

Variedades de modelos:

  • armários fechados - padrão com portas e prateleiras no interior,
  • aberto - eles colocam vários frascos e objetos decorativos neles,
  • combinado - móveis nos quais os dois tipos anteriores são combinados.

Uma visão separada do modelo montado é um secador com uma grade para pratos e copos e uma bandeja abaixo. Geralmente é colocado acima da pia.

Estojos

Estas são partes combinadas das linhas superior e inferior do conjunto de cozinha. Os estojos diferem em altura - ocupam todo o espaço disponível na sala, têm uma ou várias portas. Você pode armazenar alimentos, talheres, utensílios de cozinha nesses armários. Se a estrutura for oca, um refrigerador pode ser instalado atrás da fachada.

Também existem modelos combinados, nas partes superior e inferior dos quais você pode colocar tudo o que precisa para cozinhar e no meio (geralmente oco) para construir equipamentos.

Dimensões do armário

Na maior parte, o design da cozinha é criado por vários armários. Em uma sala pequena, é bastante difícil colocar todos os itens necessários, deixando espaço livre para o movimento.

A solução ideal é solicitar um fone de ouvido com dimensões individuais, mas esses produtos são caros, muitos escolhem os tamanhos padrão dos armários de cozinha.

Inferior

As construções de piso têm os seguintes parâmetros:

  • largura - 30, 45, 50, 60, 80 cm,
  • profundidade - 60 cm
  • altura - 85 cm (distância padrão da mesa ao chão).

Você pode economizar espaço na cozinha escolhendo modelos não com prateleiras e portas, mas com gavetas espaçosas.

Em largura

Os itens de um conjunto de cozinha geralmente têm tamanhos padrão - largura de 30 a 50 cm - para construções de porta única, 60-100 cm - para folhas duplas, 90 cm e mais - para cantos. Os parâmetros dos produtos superiores devem corresponder totalmente à linha inferior. No entanto, os modelos pendurados em um canto devem ser um pouco menores - aproximadamente 80-85 cm.

Nuances importantes

Ao escolher e organizar fones de ouvido pela sala, vale lembrar algumas sutilezas:

  • quanto maior a profundidade dos armários superiores da cozinha, mais firme e confiável eles precisam ser consertados,
  • a altura dos modelos montados deve corresponder ao crescimento dos proprietários,
  • o secador de louça no armário deve ser selecionado com uma grade,
  • modelos de diferentes alturas e fachadas irregulares parecem muito incomuns,
  • modelos superiores com uma profundidade espaçosa escurecem a área de trabalho por baixo,
  • a altura dos armários de cozinha do piso inferior pode ser ajustada girando as pernas.

Desenhos de bricolage

Os fones de ouvido padrão são convenientes se você planeja instalá-los em uma cozinha de tamanho médio. Quando você precisar organizar um layout de quarto pequeno ou fora do padrão, pense em móveis com tamanhos individuais. Pode ser encomendado por especialistas ou feito de forma independente.

No segundo caso, você primeiro precisará criar um projeto de plano realizando as seguintes atividades:

  1. Meça a cozinha (paredes, piso, perímetro).
  2. Desenhe uma vista superior da sala em um pedaço de papel usando as dimensões resultantes em uma escala de 1:10.
  3. Marque a localização dos utilitários no desenho.
  4. Coloque praticamente eletrodomésticos.
  5. Verifique se há espaço suficiente para abrir portas, estender gavetas, mover cadeiras e se mover entre áreas funcionais.

Depois de concluir todas as medições, você pode determinar quais dimensões de armários serão necessárias para uma cozinha em particular e também decidir se serão necessárias estojos, pisos ou estruturas com dobradiças.

Dicas de cozinha

Recomendações, cuja implementação cria um uso confortável do fone de ouvido:

  1. Escolha armários nos quais não existem apenas caixas para guardar pratos e produtos, mas também compartimentos para a instalação de eletrodomésticos. Obviamente, a aquisição desses modelos custará mais, mas sua combinação com o design da cozinha será mais bem-sucedida.

As dimensões do equipamento devem corresponder aos parâmetros de largura, profundidade e altura dos armários de cozinha.

Linha inferior

Ao instalar armários na cozinha, você deve conhecer os parâmetros da linha inferior. Não importa o estilo da cozinha - clássica, alta ou alta tecnologia.

Os tamanhos padrão da linha inferior da cozinha são geralmente os seguintes:

  • a altura padrão (total) deve ser de 85 cm,
  • o tamanho da base ou a altura dos armários de cozinha inferiores do chão - 10 cm;
  • a profundidade dos armários deve ser de pelo menos 46 cm. Se houver gavetas, a gaveta em si costuma levar 45 cm e 1 permanece livre para a superfície da parede traseira do design modular. Os tamanhos de profundidade de 56 a 58 cm são considerados os mais populares.
  • a profundidade ou largura padrão da bancada pode ter três tamanhos - 60 cm, 90 cm e 1 metro e 20 cm,
  • espessura da mesa - 28, 30 e 40 mm. Este parâmetro determina a força e o custo dos móveis,
  • o nível de balanço da bancada é de 30 a 50 mm da frente e de 50 a 100 mm da parte traseira dos armários. Dada essa margem, será possível, no futuro, colocar normalmente fiação elétrica e tubos que percorrem a superfície da parede,
  • a largura das fachadas é de 30 a 40 cm. Não instale móveis com uma largura de fachada superior a 90 cm, pois isso causará sérios inconvenientes durante a operação dos móveis,
  • indicadores de altura nos espaços das prateleiras internas. Esses parâmetros são geralmente de 20 a 40 centímetros. Mas eles não são considerados obrigatórios, cada consumidor pode escolher os tamanhos ideais à vontade.

Os parâmetros têm um relacionamento próximo, por isso é importante cumprir rigorosamente as dimensões, isso ajudará a manter o estilo e a funcionalidade da cozinha. A altura dos armários de cozinha inferiores pode ser ajustada, por exemplo, usando pernas giratórias. Se houver um armário alto, você poderá remover as pernas, mas se estiver baixo, ao contrário, para adicionar altura, você poderá complementá-lo com as pernas.Mas não se esqueça da funcionalidade, é importante que a cozinha modular pareça orgânica. Mas o tamanho dos armários depende da bancada, de seus parâmetros.

Vale a pena considerar o tamanho das bancadas. As bancadas de 60 cm são consideradas com demanda. A profundidade dos armários da cozinha pode ser de 46 cm. Você não deve fazer uma bancada menor que esse tamanho, porque na sala da cozinha é necessária uma superfície de trabalho grande e conveniente, na qual será possível realizar o trabalho necessário na cozinha. Com esse tamanho de superfície, será fácil escolher armários para lavar roupas, um fogão a gás e aparelhos embutidos.

As bancadas com tamanho igual ou superior a 90 cm são ideais para cozinhas grandes. A profundidade dos armários inferiores costuma ser de 76 cm, mas as bancadas com tamanho igual ou superior a 120 cm são adequadas para cozinhas profissionais ou para cozinhas no estilo loft. Usando essas grandes superfícies, você pode criar uma ilha na sala.

Módulos principais

Considerando as dimensões dos armários de cozinha com dobradiças, também vale a pena considerar os parâmetros dos módulos superiores. Isso facilitará muito a tarefa de escolha, além de determinar em que altura pendurar os armários da cozinha. Para garantir a funcionalidade e o armazenamento total na cozinha de pratos, produtos e outros utensílios, leia atentamente as regras para calcular o tamanho dos módulos superiores. Isso ajudará a entender em que altura os armários de cozinha estão pendurados.

Os armários superiores com dobradiças geralmente têm dimensões:

  • a altura dos armários superiores deve ser de 790 a 900 mm,
  • a profundidade padrão dos armários superiores é de 300 mm. Se a cozinha tiver uma superfície de trabalho ampla, a profundidade será igual à metade,
  • o indicador de distância da área de trabalho (área do avental) não é inferior a 450 mm. Mas este indicador pode ser convenientemente ajustado para parâmetros de crescimento, pode atingir 55-60 cm,
  • a largura das fachadas com armários superiores altos deve corresponder aos parâmetros da linha inferior,
  • o ajuste da distância ao equipamento depende do seu tipo - para o exaustor, geralmente é de 70 a 75 cm para um fogão elétrico e para um fogão a gás - de 75 a 80 cm,
  • a altura permitida dos armários de parede, do chão ao teto, deve ser de 210 cm. Um armário alto pode ser maior, dois metros e 50 cm.

As cozinhas com as dimensões indicadas acima são as mais ideais para a cozinha de arranha-céus típicos. Os principais parâmetros que devem ser levados em consideração são as dimensões da distância da linha inferior às prateleiras superiores, e devem ter pelo menos 450 mm. Isso ajudará, com a máxima comodidade, a colocar todo o equipamento, utensílios e utensílios de cozinha necessários.

Como escolher o tamanho certo

O tamanho padrão dos armários da cozinha geralmente é projetado para instalações típicas da cozinha. Ao escolher móveis, você deve primeiro medir sua cozinha, é importante que o fone de ouvido possa ser incorporado com precisão na sala. Mas, ao mesmo tempo, os produtos não devem interferir, causar transtornos. Se uma coluna de cozinha estiver instalada, o estojo não deve desorganizar a sala e se encaixar nas dimensões de altura. Obviamente, se o mobiliário for selecionado para a cozinha do sotão, não haverá dificuldades e restrições especiais na escolha, mas para uma sala pequena, é muito mais difícil escolher produtos de móveis.

Altura

A altura ideal do piso deve ser média de 180 a 250 cm e a altura da linha inferior deve ser selecionada dependendo da altura. Em média, deve ter entre 80 e 85 cm. Ao escolher, avaliar as dimensões dos produtos, eles devem ser adequados à sua altura. Se você pendurar os armários acima do nível definido, poderão surgir algumas dificuldades. É importante que entre a parte superior da linha inferior e os armários superiores haja uma folga de 46 a 50 cm.

A altura total dos armários da cozinha não deve exceder 250 cm, caso contrário, os armários simplesmente não entrarão na sala.

Profundidade

A profundidade dos armários é um indicador importante que garante o armazenamento completo dos itens necessários na cozinha. A profundidade dos produtos padrão deve ser de 30 a 40 cm, com profundidade de 50 cm. Se desejar, você pode usar um armário de cozinha com maior profundidade, o principal é que não desorganize a sala.

Largura

Os padrões de largura são geralmente usados ​​na fabricação de móveis de cozinha, por esse motivo não há dificuldade particular em calcular esse parâmetro. Ainda assim, vale a pena se familiarizar com os detalhes detalhados com antecedência:

  • a largura das estruturas de folha única é de 300 a 500 mm,
  • a largura indicadora dos produtos bivalves varia de 600 a 1000 mm,
  • em largura, as construções angulares são geralmente feitas de 900 mm. Mas a largura das fachadas é calculada de acordo com a fórmula geométrica dos triângulos isósceles - são 130 centímetros,
  • os parâmetros de largura dos armários superiores dependem da linha inferior - em média, variam de 30 a 100 cm,
  • a largura das fachadas das estruturas dos cantos superiores é de 85 cm.