Design e layout

Características do telhado de ardósia

A pedra natural sempre foi valorizada acima de outros materiais de acabamento. No mercado, você pode encontrar muitos análogos que transmitem com precisão a cor e a textura da superfície da pedra. No entanto, a pedra real no interior parece especialmente nobre, enfatiza o sabor e a riqueza do proprietário. Além disso, este material é especialmente durável.

O mercado da construção possui uma variedade bastante grande de pedra natural. Este artigo é dedicado ao material mais famoso e procurado - ardósia natural. Para usá-lo no interior, você deve saber quais propriedades ele possui.

Funcionalidades

A ardósia é freqüentemente chamada de laje. Este nome apareceu devido às características da origem do material. A pedra é uma rocha que aparece em grandes profundidades devido à compactação e cristalização da argila.

A ardósia tem uma gama muito ampla de cores. Depende de quais produtos químicos estiveram envolvidos na formação da rocha.

As mais comuns são as cores dourada, violeta, verde, preta e marrom, bem como suas diversas variações (de escuro saturado a delicados tons claros).

Variedades

A ardósia é dividida em espécies que diferem em composição e origem.

Cinco tipos de rochas de xisto se distinguem pelo tipo de material:

  • Materiais de clorito. A principal característica distintiva dessa ardósia é a cor verde com estouros. O principal mineral é clorito.
  • Laje siliciosa. Esta raça forma folhas, menos frequentemente lajes de preto, roxo, vermelho, cinza, verde. A base do material são cristais de quartzo.
  • Laje de mica. A base é quartzo mica. Os tons mais comuns são cinza claro, marrom e preto.
  • Materiais de argila. Este é o tipo mais popular de ardósia usado para placas de decoração. A cor é cinza escuro ou preto. As formações geralmente parecem pedaços que são fáceis de quebrar.
  • Xisto de óleo. Este material lembra argila endurecida em suas propriedades. É altamente inflamável.

As propriedades

Ao escolher um material para decoração, é importante determinar quais qualidades os ladrilhos decorativos devem ter.

A pedra natural tem muitas vantagens, a ardósia não é exceção:

  • Simpatia ambiental. Os produtos de xisto são de origem natural, são absolutamente seguros para a saúde humana.
  • Maior durabilidade. Esta é uma enorme vantagem de pedra. É capaz de suportar cargas máximas, mantendo sua aparência original.
  • Repelente à umidade. Como você sabe, as rochas não absorvem a umidade, o que significa que a umidade desse material não é terrível.

Os azulejos podem ser usados ​​para terminar pisos e paredes no banheiro ou na sauna.

  • Resistência a mudanças de temperatura. Muitos materiais não lidam com calor e frio extremos, o que não pode ser dito sobre telhas de ardósia.
  • Capacidade de isolamento acústico.
  • Resistência UV. O material lida bem com a exposição à luz solar, não desbota e não perde uma aparência apresentável.
  • Longevidade. A pedra natural irá atendê-lo por muitos anos.
  • Facilidade de instalação. Você mesmo pode colocar esse ladrilho, sem envolver especialistas no trabalho.

Aplicação

O calcário é um material de acabamento muito popular. É utilizado não apenas para decoração exterior de casas e terrenos pessoais, mas também para decoração de interiores de instalações.

Os paisagistas há muito apreciam a conveniência e a flexibilidade do material e o incluem ativamente em seus projetos.

Acabamento exterior

Como regra, lajes de ardósia grandes e grossas são usadas para decorar parcelas, nomeadamente para decorar passarelas e plataformas. Isso ajuda a enfatizar a proximidade com a natureza. Lajes finas serão um ótimo complemento para o design de canteiros ou escadas de flores. Pérgulas decoradas com esse material tornam-se cavernas enobrecidas.

Você também pode ver frequentemente o revestimento de pedra de uma casa ou parte dela. Isso é perfeito para quem valoriza materiais naturais e nobres.

Decoração de interiores

As lajes de ardósia também são usadas para trabalhos de decoração de interiores. Designers oferecem muitas soluções usando pedra natural. Você pode cobrir todo o chão da sala com essas placas, depois de escolher a cor desejada.

Um tom preto ou cinza escuro ficará especialmente impressionante. Isso adicionará um toque de luxo estrito ao estilo interior.

Muitas vezes, o material é usado para decorar elementos individuais. Pode ser colunas ou escadas, balcões de bar ou lareira. Os revestimentos de parede podem ser uma solução ideal para destacar qualquer zona. De qualquer forma, cada elemento de pedra natural enfatizará favoravelmente o estilo da sala e a individualidade do design.

Custo

A pedra natural sempre foi considerada um luxo, e a ardósia não é exceção. O material pode ser atribuído à classe de opções de acabamento de elite. Este fato é um grande sinal de menos. No entanto, o alto custo se justifica totalmente, porque inúmeras vantagens superam essa única desvantagem.

Isso se aplica à aparência luxuosa e à confiabilidade dos ladrilhos de ardósia. A vida útil desse revestimento excede a durabilidade dos análogos. Se você deseja que sua casa vá para seus filhos e possivelmente netos em sua forma original, vale a pena pensar em escolher essa opção específica para seu design.

Visão geral da ardósia no interior no próximo vídeo.

Sobre o material

A ardósia é uma rocha que se formou muitos milhões de anos atrás - supostamente sob a influência de temperaturas extremamente altas. Esta é uma pedra natural com uma estrutura em camadas pronunciada.

Devido à ausência de capilares e poros no material, ele não passa umidade e não o absorve, possui excelentes qualidades de isolamento ezvuko e térmico, não tem medo de fortes geadas e não se deteriora com uma mudança acentuada no fundo da temperatura. O revestimento de xisto não altera suas características sob a influência da luz solar. A ardósia também foi reconhecida por suas excelentes qualidades estéticas.

Deseja saber como é uma casa com telhado inclinado?

Você pode ler informações úteis sobre a impermeabilização de coberturas de líquidos aqui.

Em relação ao trabalho com o material, podemos dizer que, apesar de um nível bastante alto de resistência, ele pode ser facilmente cortado e perfurado. Todos os itens são fabricados exclusivamente à mão. As placas são retiradas do bloco de xisto e depois submetidas ao processamento por uma tecnologia especial para dar ao elemento a forma, tamanho e aparência desejados. Os telhados de ardósia são duráveis ​​e têm um grau de elasticidade suficiente, para não serem cobertos por rachaduras causadas por impactos acidentais.

Comparado a outros materiais de cobertura, a ardósia não difere em uma riqueza especial de tons. Esses telhados são principalmente de cor cinza com um brilho característico de grafite oleosa. Existem ardósias de tons de marrom, verde-garrafa ou bordô: usando-as, você pode colocar o ornamento original no telhado. O mais próximo da cor da ardósia é o renoplast do telhado de polímero - portanto, suas combinações bem-sucedidas são possíveis.

Especificações técnicas

A telha de ardósia usada para coberturas é uma telha em forma de peça. Os ladrilhos podem ter diferentes formas geométricas, que são fornecidos após a separação das placas da matriz geral, retificação mecânica e processamento das bordas.

Parâmetros principais para ardósia para coberturas:

  • Tamanhos de ladrilho: de 20 x 25 a 60 x 30 cm
  • Espessura: 4-9 mm
  • Peso 1 sq. m - 25 kg. No caso de postura dupla, a massa atinge 50 kg / m². m, resultando em requisitos especiais para o caixote e as vigas.
  • A menor inclinação da encosta, na qual o xisto é aceitável como material de cobertura, é de 22 graus. No caso de uma inclinação mais íngreme, é possível o uso de ladrilhos de xisto de tamanho menor.
  • Resistência à flexão - mais de 6 MPa

Vantagens e desvantagens da cobertura de xisto

Algumas qualidades positivas do telhado de ardósia já foram mencionadas. Portanto, as principais vantagens deste material de cobertura:

  • Longevidade.
  • Segurança para a saúde das pessoas que vivem na casa.
  • Aparência: não muda sob a influência da radiação ultravioleta solar e não perde suas qualidades originais. Essa propriedade é muito importante ao criar um telhado usando telhas de ardósia de cores diferentes.
  • Devido às características de resistência do material, esse teto não precisará ser reparado por muito tempo.
  • As pequenas dimensões dos ladrilhos os tornam o material ideal para a criação de uma cobertura das formas mais complexas - incluindo aquelas com várias linhas curvas, em forma de cúpula, etc.
  • O material retém a umidade na superfície, não a absorve e não incha com o tempo.
  • Adapta-se perfeitamente às mudanças de temperatura, sem perder as características de qualidade e sem alterar as dimensões geométricas.
  • Apesar da maior resistência, o teto é elástico e flexível.
  • A ardósia é processada sem muito esforço físico usando ferramentas especiais.

Das deficiências do material devem ser observadas:

  • A falta de uma paleta de cores rica. Além das tonalidades naturais de cinza, bordô, marrom e verde escuro, também existe uma ardósia com impregnações de mica, quando o telhado brilha ao sol. A mais popular é a versão cinza, e o restante é usado como fragmento de decoração.
  • Outra desvantagem é o peso significativo do material, exigindo um sistema de treliça reforçada.
  • Uma desvantagem pode ser considerada o preço de um telhado de ardósia. Atualmente, um metro quadrado desse revestimento custa cerca de 50 a 150 euros.

O custo final é formado sob a influência de vários fatores:

  • qualidade do material
  • forma e tamanho dos ladrilhos
  • método de estilo
  • qualificações do empilhador.

O alto custo do material se deve em grande parte ao método de extração (o trabalho é realizado a uma profundidade considerável) e ao processamento manual.

Preparação para a colocação de ardósia

Como já mencionado, um peso significativo do material requer a instalação de um sistema de vigas em estrita conformidade com os requisitos do SNiP em relação à capacidade de carga da estrutura do teto.

O tamanho ideal do degrau das vigas é de 80 cm. Se o degrau for maior, é necessário o reforço do torneamento para evitar possíveis desvios.

O engradado, no qual o telhado de xisto deve ser instalado, deve ficar sólido com base em madeira compensada com uma espessura mínima de 20 mm. Também podem ser usadas placas OSB ou placas de lingueta e ranhura de piso de 150 mm de largura (valor máximo permitido).

Com um passo de viga de até 800 mm, a placa deve ter uma espessura de 25 mm. Um passo de viga de até 1 metro requer o uso de pranchas com espessura de 30 mm ou mais.

Após a instalação da caixa, é colocada uma membrana de impermeabilização. A impermeabilização atua como um telhado temporário e evita a penetração das chuvas no espaço do telhado. Um modelo pode ser aplicado ao material de impermeabilização para posterior desdobramento dos ladrilhos de ardósia.

Opções de colocação de ladrilhos

A instalação de um telhado de ardósia é realizada de três maneiras populares:

A escolha de um método específico é determinada pelo formato dos ladrilhos adquiridos.

A essência do método inglês (duplo) Consiste na utilização de ladrilhos quadrados ou retangulares ou com uma borda arredondada ou pontiaguda, cuja fixação é realizada com ganchos ou pregos de cobre. Se a inclinação for inferior a 40 graus, duas unhas são suficientes para fixar cada peça. Quando o ângulo de inclinação é superior a 40 graus, três pregos devem ser usados ​​para fixar os elementos

De acordo com o método inglês, a colocação é realizada em fileiras horizontais de acordo com a entrada vertical e a folga lateral de 30 a 60 mm, isto é, cada linha par deve ser deslocada lateralmente para metade de um ladrilho em relação à linha ímpar anterior.

A principal característica do método inglês é que a terceira linha de ladrilhos de ardósia se sobrepõe parcialmente à primeira em altura.

À maneira francesa são utilizados azulejos quadrados com cantos laterais cortados. Sua instalação é realizada por ângulos agudos para baixo e para cima. Para a fixação nas caixas, são usadas as unhas. A junta dos ladrilhos na cumeeira é compactada colocando duas fileiras no lado de sotavento 40-60 cm acima dos ladrilhos da segunda inclinação. O ângulo formado neste caso é manchado com uma solução de reforço.

Opção de estilo alemão é o mais imprevisível. Seu segundo nome é "estilo selvagem". Ela está enraizada nos tempos antigos, quando os pobres que moravam perto das pedreiras de xisto, os pobres, cobriam seus telhados com vários pedaços de xisto.

Se você precisar da aparência de um telhado de quadril com quatro inclinações, dê uma olhada aqui.

Você encontrará muitas dicas úteis sobre a tecnologia de reparo de teto macio em https://rooffs.ru/myagkaya/info/tehnologiya-remonta.html

Apesar do preço relativamente baixo do material, a implementação desse método de alvenaria é mais cara do que outros, uma vez que os artesãos precisam selecionar cuidadosamente cada placa. O chamado telhado escamoso também pertence à alvenaria alemã. Hoje, esse é o método mais popular, já que os maiores fabricantes começaram a produzir chapas na forma de um quadrado com bordas arredondadas, cuja instalação pode ser realizada em praticamente qualquer direção. Anteriormente, esses ladrilhos eram produzidos para as direções esquerda e direita da alvenaria.

A colocação simples de ladrilhos de ardósia de acordo com a técnica alemã é realizada em fileiras ascendentes. Este método envolve a sobreposição do ladrilho subjacente abaixo com a observância da entrada superior e lateral. O ângulo em que as linhas lado a lado são colocadas em relação à cornija depende do ângulo de inclinação da inclinação do telhado.

Durante a colocação da ardósia, de acordo com o método alemão, as linhas lado a lado ascendem à direita e à esquerda. Nesse caso, a direção dominante dos ventos em uma região específica deve se tornar um fator determinante: o material de cobertura é colocado para que o vento não penetre nas telhas montadas e não viole a tensão do telhado.

Regras gerais para instalação de blocos de ardósia

  • Antes do processo de instalação no telhado, todos os trabalhos de estanho e carpintaria devem ser concluídos, um para-raios, antena e outros elementos necessários devem ser implementados. A colocação de telhas de ardósia é a última etapa do trabalho.
  • Antes da postura, a direção predominante do vento é determinada. Dependendo disso, também é escolhida a direção de instalação das placas de ardósia, devido à qual é possível obter a máxima impermeabilização da superfície da cobertura.
  • Para distribuir o material em camadas, é necessário classificar as placas antecipadamente de acordo com a espessura.
  • Antes de pregar o prato na caixa, você precisa batê-lo facilmente com um martelo. Ao mesmo tempo, a ardósia deve emitir um som metálico puro. Se o som for fraco, o elemento é considerado abaixo do padrão. Essas chapas podem ser cortadas ao longo da linha de trinca e obter dois elementos menores: recomenda-se usá-las no início de uma nova linha ou no final de uma linha concluída.
  • As placas são presas com pregos inoxidáveis ​​com uma cabeça bastante larga.
  • Cada placa é presa usando dois pregos nos orifícios. Três pregos são usados ​​para fixar as placas, que estão sob uma carga pesada, bem como para a instalação de elementos extremos e, no caso de uma inclinação de mais de 40 graus.
  • Durante a operação, deve-se tomar cuidado para garantir que as unhas não entupam totalmente. Entre o ladrilho e a cabeça do prego, certamente deve ser mantida uma pequena distância, cuja presença permitirá que as placas se movam livremente em caso de deformação da superfície do telhado. Com fixação rígida das placas como resultado do assentamento do edifício, elas se quebram.

CONCLUSÕES

  • A ardósia é uma pedra natural com uma estrutura em camadas pronunciada.
  • Com sua ajuda, você pode organizar um telhado de qualquer configuração e complexidade.
  • Apesar do nível relativamente alto de força, é fácil cortar e perfurar.
  • A ardósia tem várias vantagens, uma das quais é a durabilidade excepcional.
  • Hoje, existem cerca de 250 tipos de padrões para a formação de ladrilhos de ardósia.
  • Um peso significativo do material requer a instalação de um sistema de vigas com maior resistência.
  • O engradado é melhor feito sólido.
  • Uma membrana de impermeabilização é colocada na caixa.
  • A instalação de telhados de ardósia é realizada de três formas populares: alemão, francês e inglês.

Para obter mais informações sobre como fazer ardósia em inglês para o telhado, consulte o vídeo.

Campo de aplicação

A ardósia natural possui indicadores de qualidade razoavelmente altos, o que permite o uso desse material em vários campos de obras.

Basicamente, a ardósia é usada para os seguintes propósitos:

  • Como revestimento de piso em instalações residenciais e industriais.
  • Revestimento de parede externo.
  • Revestimento da parede interior.
  • Decoração de elementos individuais. Os azulejos podem ser usados ​​para enquadrar um espelho, lavatório ou uma pequena janela no banheiro. Para decorar o espelho, é melhor usar um azulejo de tons escuros.
  • Pavimentação de calçadas.
  • Cobertura para o telhado.

Ao escolher um revestimento de xisto para o trabalho interno, é necessário considerar algumas características do material.

O que você precisa prestar atenção:

  • Tamanho da telha. A largura e o comprimento dos ladrilhos de alta qualidade não devem diferir nem um milímetro. Os menores desvios de tamanho levarão a dificuldades na colocação do material. Além disso, um revestimento de ladrilhos irregulares parecerá ruim e pouco atraente.
  • A espessura dos ladrilhos não deve variar significativamente. Se os produtos do lote tiverem diferenças óbvias de espessura, isso indica uma má qualidade do material. Como resultado da instalação, você obterá uma superfície irregular.
  • Cor. Os ladrilhos de ardósia têm uma cor não uniforme. Em um lote, os produtos podem variar em tons. É importante que essa diferença não seja muito significativa.

Recomendações de estilo

Antes de prosseguir com a decoração do piso ou das paredes, é necessário preparar a superfície - limpe-a bem da sujeira, repare rachaduras e alise-a. Rachaduras e irregularidades são reparadas com gesso ou massa de vidraceiro. Então a superfície deve ser lixada.

Para lixar, você pode usar uma lixa ou um rejunte para rejuntar a massa.

Como ferramenta para cortar ladrilhos, você pode usar uma serra circular em pedra. O material de acabamento é fixado à superfície usando adesivo de alta resistência. Se o ladrilho for usado para pisos, então, como uma composição de ligação, é melhor usar mástique de borracha-betume.

Depois que o adesivo secar completamente, as juntas deverão ser preenchidas com rejunte de ladrilhos. Ao terminar uma sala úmida (por exemplo, um banheiro), você também pode encher as juntas com selante.

Sobre como usar a ardósia no interior, veja o próximo vídeo.