Projeto da paisagem

Slides alpinos pequenos e simples - no país para iniciantes, faça você mesmo, fotos e diagramas

A beleza das montanhas nos fascina tanto que queremos ter uma pequena parte dela em uma pequena área perto da casa. Portanto, provavelmente, jardins de pedra e jardins ornamentais estão se tornando mais difundidos. São plantios em que pedras são combinadas com plantas e diferem uma da outra na proporção desses componentes. Rochas são dominadas por pedras - sua maioria absoluta. As plantas nelas estão presentes apenas em quantidades muito pequenas. Nas colinas alpinas - jardins de rochas - as plantas podem ser um número significativo. Eles imitam prados alpinos com vegetação característica. E fazer um slide alpino com suas próprias mãos não é tão difícil: você precisa conhecer suas características e regras de construção, que são aplicadas na prática. Todos os meandros do arranjo do jardim de rochas serão discutidos mais adiante.

O que são

Como os slides alpinos copiam montanhas reais, eles podem variar muito na forma, quantidade, tamanho e tipo de pedras, na maneira como são assentadas e também em relevo. Por exemplo, existem lâminas de pedra em camadas, também chamadas de "pinos checos". Eles diferem na disposição vertical das rochas em camadas.


Rolo de checo - um exemplo vívido de uma colina alpina em camadas

Escorregas rochosos são o tipo mais comum de jardim de rochas em nossa área. Este é um pequeno monte de terra no qual pedras são dispostas. As pedras são em camadas ou pedregulhos, o espaço entre eles é preenchido com entulho, pellets, seixos ou pedregulhos menores. Esta será uma colina rochosa.


Rocky hill - fácil de fazer com suas próprias mãos

Mas há aqueles em que a camada fértil ocupa uma área significativa. Nesse caso, blocos de pedra isolados se destacam do verde do gramado, flores e pequenas coníferas se destacam como pontos brilhantes. Tais plantações imitam gramados alpinos.


Existem slides alpinos com uma grande parcela de solo fértil

Existem barrancos alpinos. Se o site tiver um relevo semelhante, você pode equipá-lo criando um fluxo artificial. Para fazer isso, coloque o fundo e as bordas com pedras, faça um pequeno lago abaixo, do qual a água é bombeada para o topo do seu "penhasco".


Diagrama de dispositivo de slide alpino com uma cachoeira e uma lagoa e uma cachoeira

Ao longo das margens de um riacho e de um lago, devem ser plantadas plantas que adoram a água; em pedras, grama alpina, flores e plantas perenes adequadas para elas. Essa estrutura, é claro, é mais complicada em termos técnicos, também exige mais custos - um lago, um riacho, um escorregador - tudo requer investimento. Esses sistemas complexos já são considerados slides da paisagem, pois alteram parcialmente a aparência de todo o site.

E outro tipo de jardins de pedra - terraços. É necessário dividir o local em terraços se estiver em uma ladeira. Então um dispositivo multinível é a melhor solução. Para nivelar o solo, são instalados muros de contenção. Eles são geralmente feitos de concreto armado e depois decorados com pedras. Nestes muros de contenção, as plantas de cobertura do solo também são ótimas.

O mesmo princípio - a organização de terraços - é usado em áreas planas, mas com um objetivo diferente: torná-lo mais pitoresco. Nesse caso, a elevação é criada artificialmente, e essa é uma grande quantidade de trabalho terrestre.

Pedras: o que e para onde levar

A base de qualquer tipo de lâmina é de pedras e haverá muitas delas - várias toneladas e tamanhos diferentes. Escolha entre as raças mais comuns em sua área. Os blocos lascados parecem melhores, mas já estão obsoletos, com bordas escuras. Pellets com lados lisos também podem ser usados, mas criar uma composição natural a partir deles não é uma tarefa fácil. Vai demorar cerca de um quarto de um tamanho grande, aproximadamente a mesma média - o resto são pequenas pedras.

Granito parece ótimo. Mas é duro e "frio", raramente até os saxifrages mais tenazes conseguem crescer, e o solo ao lado acidifica-se rapidamente. Isso também deve ser lembrado e ajustar periodicamente a acidez (ou plantas que amam o solo ácido).


Pedras de laje ficam bem em escorregadores baixos

É melhor usar o tuff. Ele remove bem a água, a água flui através dela, o que é mais importante - as plantas crescem bem nela. O que é mais importante - neutraliza a acidez, que é agradável para os "alpinos".

Lajes de cal também são boas, mas elas vêm com lajes, é bom modelar planícies alpinas ou escorregadores muito baixos e suaves.

Como fazer uma colina alpina

Primeiro, selecione a área onde o jardim de rochas será quebrado. Dependendo das condições, eles escolhem o tipo de lâmina e as plantas que podem ser plantadas nela.

Os especialistas recomendam não fazer uma "cova" - um monte no meio de uma área plana se parece exatamente com isso. Se houver uma pequena “base” natural ou artificial, é melhor iniciar o slide a partir dela. Pode ser um poço, uma grande árvore velha, até a parede de alguma estrutura, da qual um jardim de pedras desce das bordas. Em uma superfície plana, o jardim ornamental é mais apropriado - uma estrutura plana de pedras e plantas.


O slide mais harmonioso fica na encosta

Como escolher um tipo de jardim de rochas

Se o local estiver alagado e localizado em uma planície, você pode equipar um pequeno lago ou pântano, cujas bordas são decoradas com pedras. Mas mesmo nas pedras, neste caso, plantas que amam a umidade são plantadas - elas drenam com sucesso a área adjacente. Se em um local para plantar rochas resistentes à seca, eles definham até morrerem - precisam de condições diferentes.


O vale alpino não parece pior do que uma colina, mas em áreas planas é definitivamente melhor

Para uma área ensolarada ou com sombra, mas seca, é possível organizar um slide de qualquer tipo. É difícil criar uma grande elevação em um local plano - é mais apropriado e mais fácil fazer algo como um vale de montanha, um prado alpino ou uma colina baixa. Na presença de uma diferença de altura, você pode organizá-la na forma de um jardim ornamental ou aumentar a diferença de altura existente organizando uma colina de um lado, a partir da qual um jardim de rochas "escapa" com terraços ou uma encosta coberta.

Quando começar

A menos que você supere o alívio que tem, terá que mudar e espalhar o solo e as pedras, às vezes tijolos quebrados e outros resíduos de construção semelhantes são despejados na base do escorregador. Tudo isso é derramado com terra e abarrotado, depois a terra é derramada por cima, intercalada com pedras. E assim, do pé ao topo, pedras com terra. É claro que toda a estrutura diminuirá. Além disso, um decente - até 1/4 da altura. Por esse motivo, um slide alpino com as próprias mãos é criado em dois estágios: o primeiro - trabalho no solo - é realizado no outono, o segundo - plantio - na primavera.


Pedras, flores, água - beleza ...

Para que durante o inverno, com plantas ou sem chuva e neve derretida, o solo não seja muito lavado, as áreas mais problemáticas são fixadas com uma malha de estopa. Você verá onde a água cai mais após a primeira chuva. Você pode acelerar o processo molhando seu slide. Nos locais onde a água desce mais, coloque uma rede, polvilhe com pequenas pedras. Nos próximos invernos, as raízes das plantas gradualmente prenderão a terra, mas finalmente crescerão somente após alguns anos, para que as pedras precisem ser cobertas com o solo e os próximos invernos, apenas com cuidado.

Slide alpino DIY: sequência de ações

Independentemente do tipo de pouso escolhido, a sequência de ações durante o arranjo será quase a mesma. Tudo começa com terraplenagem simples, mas volumosa, depois exercícios com pesos e somente então - aterrissagem.

PASSO 1. Marque os contornos. Em um local selecionado, você descreve os contornos de um slide futuro. Eles não devem ser simétricos - devem parecer naturais. De qualquer forma, vale a pena lutar por isso. Portanto, é melhor se o formulário consistir em diferentes linhas quebradas e arredondadas. Primeiro, você pode desenvolvê-lo em um pedaço de papel e depois usar uma corda ou cordão colorido para transferi-lo para o chão (você pode delinear os contornos com um caminho feito de areia, por exemplo, etc.).


Marcar é a primeira coisa ao organizar um site

PASSO 2.Removemos a camada fértil, organizamos a drenagem. Na área delineada, o solo é removido, as raízes das plantas são removidas. Se o solo não drenar muito bem a água, adicione pedras e tampas amassadas. Esta é uma drenagem para drenar a água e manter a umidade normal. As plantas que crescem nas pedras não podem tolerar a estagnação e o alagamento da água. Eles são usados ​​para minimizar a umidade. E crie condições semelhantes para eles. A areia também é despejada sobre os escombros, com uma camada de 10 a 15 cm, e no topo já existe uma camada fértil ou um substrato especial para as plantas selecionadas.

Se o solo normalmente remove a água, a pedra britada não é necessária, mas você precisa remover o solo da planta: as plantas romperão as pedras e é difícil lidar com elas. Portanto, limpe tudo com qualidade.


Removemos a relva e a camada fértil a uma profundidade de cerca de 20 cm

Pode haver outro problema no solo arenoso: pode estar muito solto (areia empoeirada). Então as pedras "flutuam" o tempo todo. Você pode resolver o problema se preencher o cascalho e jogá-lo bem no chão, se isso não for possível - espalhe geotêxteis no poço da fundação (usado na construção de estradas e no projeto da paisagem) e fixe-o nas bordas do poço da fundação. Nesse caso, é aconselhável tomar um apertado para que ele possa suportar muito solo e pedras. Ele não permitirá que as pedras mudem de localização e manterá toda a estrutura. Em casos graves, pode ser necessário preencher a base de concreto - uma laje reforçada.

Etapa 3. A formação do relevo. Uma camada de solo com cerca de 20 cm de espessura é derramada na areia. As primeiras, maiores pedras são colocadas. Eles parcialmente precisam ser "afogados". Isso parecerá mais natural. Para um slide tradicional, as pedras são empilhadas, não colocadas na vertical. Ao organizar um rolo checo, pelo contrário - todas as placas são colocadas em um estábulo. Mas essas são formações fundamentalmente diferentes e falaremos sobre a fabricação de pinos um pouco mais baixos - há outro princípio de formação.


Colocação correta e incorreta de pedras em subidas

As pedras mais pesadas são colocadas na primeira linha. As lacunas entre eles são preenchidas com solo, que pode ser intercalado com pedras menores “não formatadas”, que não parecerão bem ao ar livre. Depois de lançarem as pedras, eles verificam sua estabilidade: você precisa pular sobre elas. Se estiver de pé, não estiver em movimento, você poderá continuar trabalhando. Espalhe a segunda camada - as pedras são um pouco menores. E assim como eles preenchem a distância entre eles com pedras e solo menores.


Abaixo estão as pedras maiores e mais pesadas

Pelo mesmo princípio, uma terceira camada é formada - pedras pequenas já estão empilhadas aqui, que podem ser intercaladas por pedras muito pequenas.

Etapa 4. Plantio. Como já mencionado, esta etapa pode começar seis meses após a formação do alívio. Como as condições são diferentes para todos, as plantas são selecionadas com base nelas. Mas se falamos da colina dos Alpes, em teoria, apenas as plantações que crescem nos Alpes devem viver nela. Basicamente, eles não são muito brilhantes e se sentem mal em nossas latitudes. Eles são plantados por verdadeiros amantes da montanha. E a esmagadora maioria dos chalés de verão e das parcelas pessoais planta plantas que eles mais gostam pessoalmente. Estritamente falando, trata-se de um jardim de flores ou de uma composição com pedras ... Mas, não importa como a estrutura seja chamada, ela tem o direito de existir se agrada ao proprietário.


O que posso pousar em uma colina baixa ou em montanhas rochosas

Qual é a diferença entre um dispositivo de rolo de checo

Como já mencionado, o rolo checo é constituído por lajes colocadas verticalmente. Tais placas em nosso mercado podem ser compradas de arenito ou calcário. Encontre mais ou menos de uma cor, mas de formas e espessuras diferentes - de um centímetro a dezenas. E procure por aqueles em que pelo menos um rosto esteja escuro. Eles são postos para fora. Um pouco mais será necessário com duas bordas bronzeadas. Ao compilar os slides, eles são lançados - tão bonitos e "mais naturais".

O início da formação do rolo checo

Também começa: marcar o local e a escavação, aterrar a camada de drenagem. É aqui que as diferenças começam. Os “cumes” são formados a partir de chapas grandes e são colocados em uma nervura com uma ligeira inclinação - da ordem de 5 °.

Entre os cumes dominantes, colocamos camadas menores, preenchemos as lacunas entre elas com um substrato ou solo. Se você pretende plantar plantas alpinas, elas não precisam de um meio nutritivo demais. Nele, eles podem até morrer. Eles precisam criar condições próximas da natural, para que você tenha que se adaptar a elas e fazer sua própria mistura de solo para cada tipo. A base pode ser considerada da seguinte maneira: em partes iguais, misture terra clara do prado, areia de rio com grãos grandes e lascas de pedra. Para que o solo retenha melhor a água das aparas de tijolos: no verão, temos temperaturas mais altas do que nos Alpes e seca mais rápido. Com esta mistura de solo e preencha as lacunas entre as placas.


Preenchendo as lacunas com solo e camadas menores

As plantas são plantadas nesses "afloramentos rochosos". Em seguida, as lacunas restantes são cobertas com cerca de 2-3 cm com uma camada de pequenas lascas de pedra da mesma cor. Isto é, em primeiro lugar, acrescentará naturalidade e, em segundo lugar, protegerá contra a secagem. O problema com a saída de água é resolvido automaticamente - entra perfeitamente nas fendas verticais. E como a mistura do solo está solta, nenhuma estagnação é formada.

Plantas de slides alpinas: regras de plantio, nomes e fotos

Para obter um efeito decorativo, é mais importante não apenas e não muitas plantas com flores, como aquelas que possuem uma folhagem bonita e exuberante que preserva a decoratividade durante todo o período: da primavera ao final do outono.

O plantio de arbustos e árvores deve ser abordado com muito cuidado: eles crescem, apesar de decentes em altura, tentativas de podá-los apenas prejudicam a aparência. Se quiser, procure variedades anãs, mas especifique seu crescimento. Podemos recomendar zimbros horizontais - eles crescem para os lados e quase não crescem para cima. Você pode usar pinheiros da montanha ou abetos ninhos. Mas isso é com uma altura suficiente do alívio. De qualquer forma, árvores e arbustos são plantados na “planície”, para que não obstrua a vista.


Um exemplo de plantio de árvores e arbustos

As plantas são plantadas em grupos, mas para que haja um espaço livre sólido entre elas, cheio de pedras ou pequenas migalhas. Um tapete sólido não é para jardins de pedra. Aqui cada planta é solista e para cada uma deve haver uma cena separada. Portanto, em primeiro plano - o mais baixo, atrás deles - de altura média e o mais alto - em segundo plano.


Adiante - o mais curto

Algumas plantas que são frequentemente plantadas em jardins ornamentais no país ou perto de casa com uma foto são apresentadas na galeria de fotos. Observe que uma ou duas variedades são mostradas principalmente, e pode haver mais de uma dúzia delas (geralmente é o caso).

Qual é a diferença entre rock garden e rock garden?

Jardim de rochas e jardim de rochas são duas maneiras diferentes de projetar canteiros de flores, que têm muito em comum. Devido ao grande número de características idênticas, às vezes até jardineiros com grande experiência são confundidos com esses conceitos. Tanto esse como outro representam um jardim de flores para o qual o arranjo usa flores e pedras. Qual é a principal diferença entre os dois?

Um jardim ornamental é um jardim de pedra pura. Criando, use apenas uma raça de pedras.Eles são dispostos de duas maneiras: aleatoriamente, sem seguir nenhuma ordem ou em linhas paralelas. Isso ajuda a criar um efeito visual da vida selvagem. Um elemento menor da composição são plantas e flores, que neste caso servem apenas como pano de fundo floral natural.

É o papel das plantas no jardim de flores que é a principal característica distintiva entre a colina alpina e o jardim ornamental. Nesse tipo de jardim de pedra, como um jardim de pedras ou um mini jardim de pedras, a ênfase principal está nas plantas. Sua composição é composta por vários tipos de cores coloridas e incomuns e suas combinações, transformando o jardim de flores em um pequeno mundo mágico do qual é impossível tirar os olhos.

O jardim ornamental difere de uma colina alpina em sua ênfase na beleza natural das pedras; nesse caso, as flores servem apenas como complemento

Local ideal para criar um pequeno jardim de rochas

Além disso, ao escolher um local para um jardim de rochas, é importante levar em conta não apenas a aparência, mas também prestar atenção a outros pontos relacionados à sua localização:

  1. Iluminação O local deve estar ensolarado para que as plantas recebam a quantidade necessária de luz. Uma área sombreada fará com que as flores desbotem e se estiquem.
  2. A falta de árvores e canos de esgoto nas proximidades. Quando o jardim está embaixo da árvore, as folhas desmoronam e estragam a aparência de toda a composição. A água da chuva do sistema de drenagem pode causar erosão da terra.
  3. No jardim de flores devem ser colocados "vizinhos" que se dão bem e que têm condições semelhantes de cuidado e cultivo.
Um prado aberto e bem iluminado será um ótimo lugar para construir um jardim de rochas

Opções de pequenos slides alpinos

Começando a trabalhar em um jardim de rochas em miniatura com suas próprias mãos, você precisa considerar a escolha do estilo em que será projetado, isso depende completamente dos desejos e fantasias de seu criador. As fotos dos mini-jardins de pedra mais espetaculares e coloridas podem ajudar a refletir sobre alguma opção específica, por exemplo:

  1. Corrediça alpina comum em miniatura. É uma estrutura escalonada, instalada diretamente no chão. Pode ser uma decoração maravilhosa para todo o jardim de flores como um todo.
  2. Mini-rock jardim, combinado com um lago. O efeito surpreendente é alcançado devido à presença de até uma pequena tigela na base das pedras, que simula um lago. Esse elemento da composição o tornará ainda mais charmoso e atraente. A adição na forma de uma mini-cachoeira ou fonte tornará este lugar o mais atraente em todo o território do país.
  3. Pequeno slide alpino em um vaso de flores. Uma ótima solução na ausência de terra livre. Você sempre pode encontrar muitas fotos desses jardins de mini-rochas, e não apenas em vasos, mas também em vários outros recipientes.
Um jardim de rochas pode ser completamente diferente - de uma mini composição em uma panela a um grande escorregador com cascatas e uma fonte

Materiais para o design do slide

Para criar uma pequena e simples colina alpina, mesmo os jardineiros iniciantes não precisarão de muitas habilidades e muito esforço. O principal é ser criativo. O processo em si não levará muito tempo, já que o mini-jardim de rochas é um projeto completamente pequeno e que consome mão de obra.

A colocação de pedras orgânicas dá a impressão de uma paisagem natural

Assim que você decidir equipar um pequeno jardim de rochas com suas próprias mãos, você precisará de um pouco de material, o que definitivamente está em qualquer chalé:

  • várias pedras grandes
  • cascalho
  • estilhaços de cerâmica.

Às vezes, até conchas velhas ou latas com vazamentos podem atuar como materiais improvisados. Eles também realmente se transformam em uma verdadeira obra-prima floral.

Para tornar a composição mais interessante e original, mesmo com um mínimo de vegetação, as pedras com forma e cor incomuns devem ser preferidas. É recomendável cercar paralelepípedos de cor cinza generalizada com cascalho de diferentes tonalidades ou arbustos com flores brilhantes.

Escolha plantas para uma pequena colina alpina

Quais plantas comporão a composição da lâmina mini-alpina são determinadas pela área que esta ocupará. No caso de pequenas áreas, também são necessárias espécies de plantas em miniatura. Os mais adequados são as coníferas anãs, bem como as espécies rochosas que crescem lentamente. Entre eles, você pode escolher:

  • Samshit
  • qui
  • zimbro
  • Erica gramada
  • saxifrage,
  • flox em forma de furador.

Se quisermos diluir a composição com cores vivas, devemos plantar plantas de baixo crescimento e com flores pequenas, por exemplo:

No caso em que o mini-jardim de pedras não permanecerá durante o inverno, é permitido incluir cactos e suculentas em sua composição, por exemplo, uma garota gorda ou agave. Um jardim de pedras em miniatura em um vaso de flores com o advento do outono é suficiente para remover da rua para o quarto.

A sequência de criar um mini jardim de pedras para jardineiros iniciantes

Em várias fontes, você pode encontrar muitos esquemas e instruções passo a passo com fotos sobre a criação de mini-jardins de pedras. A sequência mais simples de ações, fácil de traduzir em realidade e iniciante em jardinagem, é a seguinte:

  • marcando o site para uma mini colina alpina,
  • colocação de pedras e fixá-las no chão,
  • plantando plantas entre as pedras.

Preparação do local

Iniciando o arranjo do jardim de flores, é necessário remover todas as ervas daninhas e raízes do local destinado a ele. Isso economizará tempo e esforço no futuro.

Como o jardim de mini-rochas ocupa uma área pequena, haverá uma profundidade suficiente de cerca de 50 cm.Um buraco semelhante deve ser cavado no local onde a maioria das pedras deve ser colocada e cheia de drenagem. Como último recurso, resíduos comuns de construção, que não são tóxicos, podem ser adequados. Após a compactação, é coberto com terra. É importante realizar a rega intermediária da terra, que é adicionada em camadas. Essa medida contribui para um melhor selo e impede a subsidência de sua criação no futuro. Para marcar as camadas do jardim de rochas, são utilizados cordéis e estacas.

Colocação de pedras

Muitas vezes, no meio do jardim de flores, eles têm uma das pedras mais impressionantes. Ele é instalado em um substrato especial, que é enterrado no solo para que sua base fique nivelada com o solo. Como suporte, uma tigela de gesso ou um substrato feito de argamassa de cimento pode servir. Primeiro você precisa instalar o suporte no lugar certo, afogando-o no chão e, em seguida, colocar uma pedra nele. Você pode tornar confiável a colocação da pedra recorrendo à argamassa de cimento ou gesso.

Além disso, de acordo com um princípio semelhante, deve-se organizar e consertar pedras menores. Ao criar um mini-slide alpino, os mais usados ​​são: concha, dolomita e tufo. Amostras de aparência especialmente elegante, com cor e estrutura naturais, embora os métodos modernos de design de paisagem permitam a coloração das pedras, cuja aparência não se encaixa bem na composição geral. Geralmente, ao projetar jardins de pedra em miniatura, eles tentam usar pequenas amostras de pedras do mesmo esquema de cores, mas é bem possível usar cores brilhantes que criam um contraste com o fundo principal. Isso dará brilho e elegância ao jardim de flores.

As pedras com uma forma uniforme e plana devem ser dispostas em camadas, colocadas em volta, além de uma ou mais juntas. O principal é que o número de pedras no grupo seja ímpar, e é necessário enfatizar uma delas.

Desembarque

No processo de colocação e instalação de pedras, é importante deixar um local entre elas, que posteriormente será ocupado por plantas selecionadas para mini-jardim de rochas. Esses espaços entre pedras devem ser preenchidos com solo fértil. Plantas e flores podem ser plantadas não apenas entre, mas também em torno das pedras. Primeiro de tudo, as maiores plantas devem ser colocadas. Quanto às árvores anãs, que têm um sistema radicular bastante poderoso, elas devem ser plantadas quando as primeiras pedras ainda são colocadas. No final, são plantadas plantas médias e pequenas. No final de todo o trabalho, o jardim de flores deve ser regado. Depois disso, resta aplicar os toques finais no projeto. Para fazer isso, você precisará de areia, pedrinhas e quaisquer elementos de decoração do jardim.

Como instalar um lago em miniatura

No entanto, você pode construir esse recipiente a partir de materiais improvisados, por exemplo, uma bacia antiga. Primeiro, você precisa misturar a argamassa de cimento com uma consistência semelhante ao creme azedo esparso e adicionar pedra de britagem de tamanho médio. A pelve invertida deve ser revestida com uma mistura obtida uniformemente com uma camada com uma espessura de 1-2,5 cm.

Ao criar um jardim de rochas com um lago, não é necessário comprar estruturas caras; você pode usar recipientes desnecessários, por exemplo, um banho ou uma bacia

Não será supérfluo criar uma decoração adicional. Pode ser um padrão riscado por fora ou um mosaico forrado. Para mosaicos, cacos de cerâmica, cacos de vidro, conchas e ladrilhos são adequados. A decoração deve ser feita quando a argamassa de cimento ainda estiver molhada. Nesta modalidade, não é necessário adicionar pedra britada à solução.

Agora você deve preparar um local para instalar um recipiente seco. Para fazer isso, cavar um buraco, no fundo do qual é derramado argila expandida ou cascalho como drenagem, com uma camada de 5-7 cm. O tanque em si é instalado no poço acima. Na beira do lago criado, é possível colocar pequenas pedras.

Dicas úteis

Abaixo estão algumas recomendações úteis que ajudarão os jardineiros iniciantes a evitar erros ao projetar um mini jardim de rochas:

  1. A escolha certa de plantas. Desempenhando um papel importante na composição, nem todas as flores são adequadas para este tipo de jardim. Por exemplo, flores comuns de jardim, como flox ou daylilies, não parecem as melhores entre uma pilha de pedras. Deve-se notar que as espécies de flores do jardim requerem amplos espaços abertos, enquanto o solo do jardim de mini-rochas é bastante pobre. Como resultado, as plantas simplesmente não podem existir normalmente. Vale a pena interromper sua escolha de plantas para uma colina alpina em miniatura nas espécies compactas e resistentes ao inverno.
  2. A visão geral final. Ao planejar um futuro mini jardim de flores, é importante considerar como ficará no final. Quanto maior o slide, mais pedras devem estar em sua composição. Assim, as plantas, especialmente no nível superior, serão protegidas do congelamento. Tudo deu certo se a sua criação se assemelhar a uma paisagem de montanha com pedras rochosas, encostas férteis e suaves e cavidades sombreadas.

Planejando a composição e o design de uma colina alpina

Então, como fazer uma composição, como escolher e organizar plantas e pedras? As respostas completas para essas perguntas não se encaixam na estrutura de um artigo, mas, resumindo, aqui estão algumas regras e princípios principais aos quais você deve aderir:

  • De acordo com os cânones, uma colina alpina não deve consistir de pedras e pedras roladas (com exceção dos jardins de pedras nas lagoas), mas de pedras ásperas e quebradas. Por exemplo, pode ser: tufo, arenito, calcário, granito ou ardósia.
  • Em uma composição, é desejável combinar não mais que 2 raças, caso contrário, o jardim de rochas parecerá antinatural.
  • Como regra, a altura da colina alpina é de 3 a 5 níveis (é melhor que o número de níveis seja ímpar). É melhor não fazer jardins de pedra do país muito altos - a altura ideal é de 50 a 80 cm.
Pequena colina alpina

Ao escolher o design de uma colina alpina, seja guiado por um senso de proporção - a composição deve parecer natural e organicamente adequada à paisagem. Penhascos e rochas (veja a foto abaixo) nas casas de verão costumam parecer estrangeiros. Mas simulações simples de uma encosta ou um vale de montanha sem um pico pronunciado são relevantes em todos os lugares.

Em uma pequena área suburbana, tipos altos de jardins de pedras, como nesta foto, não são muito apropriados

Agora vamos falar sobre a escolha de plantas para uma colina alpina. Se você construir um jardim de rochas estritamente de acordo com as regras, a flora deve ser selecionada estritamente de origem alpina: coníferas em miniatura, arbustos, cobertura do solo, plantas perenes bulbosas e herbáceas.

No entanto, esses “alpinos” não são tão fáceis de encontrar e crescer na faixa do meio, para que você possa escolher qualquer planta que seja caracterizada por agachamento (altura de até 60 cm), despretensiosidade e, é claro, decoratividade. Na encosta norte, é melhor plantar plantas tolerantes à sombra: tenaz, pervinca, samambaia, incenso e outras. Na encosta sul, respectivamente, as plantas fotófilas crescem melhor: lavanda, bérberis, adônis, íris, acena e outras. As sempre-vivas, como pinheiros das montanhas, abetos canadenses, zimbro e outros, se encaixam harmoniosamente no "conjunto de montanhas".

É aconselhável que as plantas do seu jardim de rochas mantenham a decoratividade durante toda a temporada; caso contrário, as folhas murchas estragam toda a composição e é improvável que as esconda sob os "vizinhos" florescentes. Por esse motivo, é bom usar aviadores no projeto de uma colina alpina. Embora não sejam inteiramente "canônicos", eles adornam o jardim rochoso por um longo tempo.

Instruções passo a passo de 8 passos

Tendo imaginado grosseiramente qual será o nosso jardim de rochas, podemos começar a criar um slide alpino com nossas próprias mãos.

A tecnologia para criar uma colina alpina consiste nas seguintes etapas:

  1. Escolha um lugar, determine o tamanho,
  2. Desenhe um diagrama do jardim de rochas,
  3. Designamos o circuito, removemos a grama,
  4. Nós fazemos uma camada de drenagem,
  5. Preparando solo fértil e adormecendo,
  6. Nós elevamos o núcleo da colina, polvilhe o solo,
  7. Plantando plantas
  8. Trazemos os retoques finais.

E agora vamos falar sobre cada estágio com mais detalhes.

Etapa 1. Desenhe um plano de slides alpino

Criar até a colina alpina mais simples é melhor começar com o desenvolvimento do projeto. A opção mais simples é um esboço esquemático de acordo com os tamanhos aproximados de pedras e plantas em relação um ao outro. Por exemplo, poderia ser algo assim.

1 - Pinheiro-bravo, 2 - Tomilho rastejante, 3 - Flox canadense, 4 - Esfoliante de Evers, 5 - Festuca cinza, 6 - Alissum rochoso, 7 - Lavanda de folhas estreitas, 8 - Mancha visível, 9 - Raiz perfumada, 10 - Absinto de steller. Nota: o esquema da colina alpina é descrito sem levar em consideração o tempo das plantas com flores

Idealmente, um slide, especialmente um grande e com várias camadas, deve ser projetado em uma escala de, digamos, 1:50 ou 1:25 (1 cm no papel corresponde a 50 ou 25 centímetros "naturais") e com uma grade com células 2 × 2 cm (ou seja, em transferindo a malha para a natureza, as células corresponderão a células de 50 × 50 cm em uma escala de 1:25).

Etapa 2. Escolha um lugar

Aqui estão algumas dicas para escolher um local para um slide alpino:

  • É desejável que o jardim de rochas esteja localizado em um local ensolarado e a inclinação seja orientada para leste e sul. Obviamente, você pode escolher um local sombreado, mas a escolha da flora será limitada - somente plantas tolerantes à sombra terão que ser plantadas.
  • Bem, se a composição foi colocada de modo que fosse visível de diferentes ângulos.
  • A instalação de uma colina alpina perto de uma casa ou de outros edifícios é indesejável, uma vez que, com o derretimento da neve ou com uma gota, o jardim pode cair e ser danificado.
  • Um jardim de pedras no fundo da cerca não é uma boa ideia, mas se nenhum outro lugar for encontrado, arbustos plantados ao longo da cerca ou cipós, como na foto abaixo, ajudarão a enobrecer o fundo do slide.
Um exemplo de uma colina alpina no fundo de uma cerca. A propósito, aqui o jardim de rochas é projetado para ocultar as comunicações da água Essa pequena colina alpina teria ficado muito melhor se a cerca tivesse sido entrelaçada com trepadeiras ou plantada com arbustos.
  • Você não deve construir uma colina alpina e sob as árvores (folha caduca e flor); caso contrário, todo outono você terá que limpar o jardim rochoso das folhas caídas.
  • Se o local possui terreno irregular criado pela natureza, essa é a melhor opção para o jardim de rochas.

  • A área frontal do site,
  • Área de entrada
  • Área de recreação (na área de churrasco, perto do mirante, piscina, lago),
  • Jardim
  • Quintal
  • Em qualquer muros de pedra.
Jardim de pedras perto da casa

Jardim de rochas em um dossel de lenha

Etapa 3. Remova a grama

De acordo com o plano, designamos o contorno do futuro slide no local selecionado: acionamos os pinos e esticamos o fio através deles.

Em seguida, removemos o gramado a uma profundidade de pouco mais de 30 cm e o deixamos de lado por um tempo. Mais tarde, com base nisso, prepararemos o substrato do solo. Prosseguindo o trabalho na terra, não se esqueça de remover os rizomas das ervas daninhas.

Etapa 4. Prepare a base

Portanto, temos um jardim de rochas no "poço da fundação". Agora precisamos preenchê-lo com um "sanduíche" de drenagem e solo. Como primeira camada de drenagem, você pode usar tijolos quebrados, seixos, cascalho ou cascalho de tamanho médio. Nós o preenchemos com uma espessura de 10 a 15 cm, dependendo do tamanho das pedras. Em seguida, enchemos uma camada de areia com uma espessura de 5 a 10 cm, ramificamos cuidadosamente e enchemos com água para obter a densidade máxima.

  • Para evitar a destruição da composição de ataques por toupeiras e musaranhos (se forem encontrados nas proximidades da sua dacha), você precisa colocar uma pequena malha de metal no fundo do poço.
  • Se você organizar um jardim de rochas em uma encosta com solo arenoso seco e solto, não poderá fazer a drenagem.

Etapa 5. Abrindo o caminho

Quando a colocação da camada de drenagem estiver concluída, você poderá começar a preparar o solo fértil. Vamos misturá-lo em partes iguais: relva previamente escavada, turfa, húmus e areia.

  • O solo encharcado antes de preparar o substrato do solo deve ser bem limpo de ervas daninhas e seus rizomas.

Etapa 6. Suba a colina

A construção da colina alpina começa com a colocação das maiores e mais belas rochas ao redor do perímetro do futuro jardim de rochas.

As pedras devem permanecer o mais estável possível. Para fazer isso, eles devem, em primeiro lugar, ser colocados no chão com o lado maior e, em segundo lugar, se necessário, colocar pedras de apoio menores por baixo deles ou adicionar cascalho ou solo. A fileira de pedregulhos de baixo precisa ser escavada um terço ou dois terços no chão, para que você alcance não apenas a estabilidade, mas também o efeito natural desejado.

Depois de dobrar a primeira linha de pedras grandes, despejamos o solo preparado no centro da composição e, ao mesmo tempo, colocamos as pedras do meio, formando a segunda camada.

A base de uma pequena colina alpina

Finalmente, pequenas pedras são colocadas no topo da colina e nas encostas onde você precisa preencher os vazios. No topo da colina, você pode colocar uma ou duas pedras de tamanho médio. Ao erguer uma colina alpina, não se esqueça de verificar seu padrão e deixar espaço suficiente para o plantio de plantas. No final da construção da colina alpina, ela deve ser abundantemente regada e deixada por algumas semanas para o encolhimento.

  • Tente empilhar as pedras para que as bolsas de aterrissagem fiquem na horizontal e não inclinadas, pois as plantações na encosta não são muito convenientes para regar.
  • Antes de colocar cada pedra nova, o solo sob ela é pré-compactado.
  • Lembre-se de que um jardim de rochas deve ter pouca geometria e simetria, pois é raro na natureza.

Alguns especialistas recomendam que o núcleo da lâmina seja formado não a partir de solo fértil, mas a partir de areia misturada com uma pequena fração de pedra britada (o solo é preenchido apenas nos poços de plantio e, em seguida, todo o aterro é coberto com ele para ocultar areia clara). Assim, a colina se tornará mais confiável e durável. As lâminas altas requerem um núcleo de três camadas: cascalho (ou outro local rochoso), areia e solo (veja o diagrama abaixo).

Etapa 7. Plantando plantas

Quando a composição das pedras lhe agradar, prossiga para a fase mais agradável - o plantio da flora. Para fazer isso, primeiro organize os vasos com mudas nas encostas de acordo com o seu projeto, começando com grandes e terminando com pequenos. O plantio deve começar de cima para baixo gradualmente. A profundidade dos caroços de plantio depende do tamanho dos sistemas radiculares de espécies específicas. Finalmente, o slide acabado precisa ser derramado com água, lavando a terra das pedras.

Plantando plantas Ready Alpine Hill

  • Não exagere nos fertilizantes para evitar o crescimento indesejado de plantas em largura e altura.
  • O substrato do solo (acidez e alcalinidade) pode ser ajustado para cada espécie.

Etapa 8. Adicione os retoques finais

Viva, o slide alpino está pronto! Agora você pode complementar a colina com um recheio (seixos, cascalho ou cascalho), quando necessário, ou definir a decoração (figuras de jardim, luminárias etc.)
Por fim, sugerimos que você assista a uma aula de mestre visual sobre como fazer um simples slide alpino com suas próprias mãos.

Veja também a galeria de idéias de jardins de rochas no país:

Funcionalidades

Um dos elementos de design paisagístico mais espetacular e diferente de tudo é o slide Alpine. Por um lado, cria uma atmosfera de paz e promove um descanso completo; por outro lado, a fuga da imaginação para seu arranjo não se limita a praticamente nada. Na falta de tempo, você pode recorrer a especialistas, mas muitas vezes o preço de seus serviços faz você se perguntar se isso é necessário.

Nada impede que um residente entusiasmado do verão crie um jardim de pedras na casa, mesmo com materiais improvisados. Além disso, nenhuma educação é necessária para isso. Até um novato pode fazê-lo.

Existem vários tipos de jardins de pedra, cada um deles uma cópia de uma paisagem de montanha:

  • rocha - consiste em grandes pedras e pedregulhos,
  • encosta da montanha - localizada em áreas com declive,
  • vale - para áreas relativamente planas,
  • Gramado alpino - uma ótima opção para iniciantes, projetada manualmente em uma cabana de verão, usando pequenas pedras e muitas cores,
  • barranco - bom na presença de uma fratura natural do relevo,
  • Stone Garden - jardim ornamental, no espírito do jardim de rochas japonês.

Você precisa saber que a tecnologia de criação de um jardim de rochas consiste nas seguintes etapas:

  • Design. Nesta fase, é calculada a quantidade necessária de materiais e plantas para o objeto futuro, seus tipos são selecionados e serão utilizados, e é criado um desenho que permite apresentar sua aparência em perspectiva.
  • Escolha de um local para o jardim de rochas e marcação preliminar de seus limites e forma no local.
  • Preparação de um local para construção, que inclua a drenagem do solo, se necessário.
  • Colocando pedras. O dispositivo do reservatório, se planejado.
  • Plantando plantas.

Depois disso, há apenas um cuidado constante com a colina e, se desejado, atualizando as espécies de plantas que a habitam.

Localização

O melhor lugar para colocar uma colina alpina é a encosta leste ou oeste - aconselham os paisagistas. Mas isso não significa que não possa ser construído no lado norte do site. Só então você tem que escolher plantas tolerantes à sombra que amam a umidade. Mas você pode fazê-lo astuciosamente e criar uma colina orientada para diferentes partes do mundo, tornando as encostas sudeste e sul mais suaves que as do norte e noroeste.

Ao escolher um local para uma futura colina alpina, é importante considerar várias condições:

  • Se o jardim tiver solavancos naturais naturais no relevo, eles são perfeitos para decorar um jardim de rochas, economizando tempo e esforço do proprietário.
  • A composição deve estar visível em todos os cantos do site, por isso será correto colocá-la em uma área aberta. A presença de árvores perto do jardim de rochas é indesejável, porque, primeiro, no outono haverá problemas para limpar a colina das folhas caídas e, em segundo lugar, uma árvore alta perto da colina pode suprimi-la, distorcendo seu tamanho real.
  • É melhor se a colina alpina for iluminada pelo sol, porque as plantas alpinas são fotófilas. É especialmente bem-sucedido se os raios do sol forem direcionados para a colina antes do meio dia. É importante notar que a área que estará na sombra secará mais depois das chuvas e chuveiros. Mas isso pode ser evitado simplesmente plantando plantas de samambaia.

  • O solo não deve estar molhado e possivelmente rochoso. As plantas alpinas não toleram bem a umidade.
  • Evite colocar um jardim de rochas perto de uma parede ou muro, mesmo que o fundo seja de natureza vegetativa. Muito perto de casa também é indesejável, pois no inverno há uma chance de neve cair do telhado.
  • No jardim, o jardim de rochas também parecerá inadequado. A própria idéia de uma colina alpina é criar uma atmosfera de conforto e pacificação para o proprietário, o que é inatingível entre as camas e as estufas. No contexto de dependências (garagem, galinheiro, celeiro), o escorregador alpino parecerá ridículo. Por sua colocação, a seção do jardim em que os proprietários pretendem relaxar é ideal.
  • Um site plano não é adequado para criar uma colina alpina, porque o próprio nome implica terrenos irregulares, mesmo pequenos.

A adição de um jardim de rochas pode ser um jardim de flores, um canteiro de flores (ou vários), um belo gramado, com o qual você também pode dobrar a colina ao redor do perímetro. Parece ótimo lago ou lago na parte inferior da colina, ainda melhor se fluir para uma pequena cachoeira ou cascata localizada ao lado da montanha.

Padrões de aterrissagem

Ao plantar uma planta para uma colina alpina, você precisa agir de forma clara e consistente. O melhor de tudo - nunca se afaste de um projeto. Nesse caso, o arranjo do slide com suas próprias mãos passará rapidamente e sem custos desnecessários. Os jardineiros iniciantes são melhores usando esquemas simples.

As plantas perenes alpinas são adequadas como os principais elementos da composição., que com o tempo crescerão e, por assim dizer, formarão uma espécie de cobertura viva. Por exemplo, gerânio, absinto Schmidt, obrietta, lavanda. Para apreciar a vista do slide durante toda a temporada, é bom plantar em grupos em círculo plantas que florescem em diferentes períodos da temporada. Facilite isso. É melhor isolar as amostras de flora mais brilhantes e mais atraentes para destacá-las visualmente.

Em um jardim de rochas de várias camadas, as plantas são plantadas sequencialmente, camada por camada. No topo estão as espécies mais fotófilas e tolerantes à seca, por exemplo, cobertura do solo. Plantas adequadas à sombra, mas que adoram o sol, são adequadas para terraços. Em um nível médio, maior umidade. Na parte inferior do slide, eles plantam culturas que adoram umidade e sombra.

Árvores e arbustos coníferos e decíduos são plantados primeiro, ocupando as maiores áreas. Ao pé do escorregador, eles não devem ser colocados. Após o plantio dos arbustos, as gramíneas começam a ser plantadas, depois disso - as plantas de cobertura do solo.

Ao formar a composição, os períodos de floração das plantas e sua compatibilidade devem ser levados em consideração. Usando plantas anuais e perenes ao plantar no jardim de rochas, é possível obter uma floração constante e aparência atraente e, além disso, será possível alterar parcialmente a composição das plantas a cada ano.

Uma pedra grande de uma forma interessante, uma árvore incomum, uma bela flor ou um riacho pode se tornar o elemento dominante na composição, acrescentando sofisticação e completude a toda a estrutura.

Se não houver sotaque principal, você precisará decidir o que será mais vívido no jardim de pedras - flores ou pedras. Se as flores, as pedras devem ser tons neutros. Se as pedras são originais e brilhantes, as flores não devem chamar a atenção para si mesmas. Para evitar transformar o jardim de rochas em uma pilha de pedras espalhadas aleatoriamente, é recomendável evitar o uso de pedras de diferentes raças.

O que é isso

O escorregador alpino é um dos métodos de paisagismo, criado em um local plano ou em uma pequena colina, imitando com a ajuda de pedras de vários tamanhos nas encostas das montanhas, cobertas de arbustos anões e plantas com flores perenes. As variações para a criação de um jardim alpino são muito diversas - além das plantas, elas podem conter pequenos lagos, pontes, esculturas de jardim dentro da composição. Aparência muito incomum e bonita são slides feitos sob a forma de camadas-terraços, bem como com o uso de iluminação à noite e à noite.

Obviamente, a construção de tais estruturas requer certos desenvolvimentos de projeto e experiência em traduzir idéias em realidade. Grande parte da aparência do jardim de flores dependerá da raça das pedras e de sua forma, que será tomada como base. Os tamanhos das pedras também desempenham um papel importante.

Combinar habilmente a textura da pedra e escolher as plantas certas é uma tarefa difícil, mas é bastante viável, qualquer pessoa que possa entender as sutilezas de criar uma paisagem artificial pode lidar com isso.

Ao criar um jardim paisagístico, você pode usar seus próprios esquemas de design simples ou recorrer à ajuda de especialistas para desenvolver um projeto individualmente e executar todo o trabalho necessário.

Você pode equipar paisagens de jardins usando vários tipos de jardins de pedra:

Colina de pedras - esta é a opção mais fácil de fabricar, pois precisa de uma pequena colina na forma de aterro de terra e pedras de vários tamanhos, localizadas aleatoriamente nessa colina. O tamanho do slide pode ser qualquer, e a simplicidade e concisão desse design permitem que ele seja apropriado em qualquer lugar do site,

Jardim de flores usando a paisagem existente - o local plano ou a inclinação natural são tomados como base para a construção da composição. A margem de criatividade aqui é ilimitada - você pode decorar a área paisagística com uma cachoeira, organizar um lago, colocar elementos decorativos artificiais. No desempenho desse tipo de jardim de rochas, é bastante simples, pois utiliza uma base criada naturalmente, à qual as adições necessárias são adicionadas,

  • Jardim de rochas usando componentes arquitetônicos - este tipo de projeto paisagístico deve ser desenvolvido de forma a combinar com a idéia arquitetônica geral da casa localizada no local. A estrutura de uma colina alpina contém uma forma clara e regular de terraços, ladrilhos de ladrilhos e caminhos. Criar um projeto desse tipo é bastante difícil. É necessário levar em consideração muitos pontos, que consistem não apenas na seleção de formas e materiais, mas também na seleção de plantas correspondentes ao conceito geral,

  • Terraços escalonados - para implementar esta opção, é necessário um aterro com uma inclinação acentuada, onde paredes baixas são fixadas em vários níveis, atuando como suporte para sustentar o solo. O comprimento, altura e frequência de tais paredes podem ser escolhidos, dependendo do plano de projeto. O terraço em si pode ser pequeno e estreito, ou vice-versa, largo e alto. As plantas são plantadas na superfície do terraço usando amostras grandes ou minimas, para que não se ocultem e complementem harmoniosamente a aparência geral da composição,

  • Rocha ou colina - este tipo de estrutura envolve a criação de uma grande colina, imitando a miniatura de uma rocha ou penhasco. Às vezes, para a construção de uma colina, são usadas imitações plásticas de pedras grandes ou amostras naturais de tamanho grande são trazidas. O processo de criação desse tipo de design é bastante trabalhoso, mas esse jardim de rochas fica ótimo na forma finalizada. Muitas vezes, os designers usam esse tipo de jardim de rochas em áreas onde o terreno em si tem uma paisagem montanhosa,

  • Jardim ornamental - Uma espécie de jardim de rochas criado em uma superfície plana de uma plataforma feita de pedras e cascalho. Contra o pano de fundo da paisagem geral, composições com pedras grandes indicam os pontos mais altos, criando um sotaque peculiar que chama a atenção. Para este fim, pedregulhos redondos ou calcário podem ser usados. Muitas vezes, os jardins ornamentais são feitos com um pequeno lago.A implementação de tal ideia não requer um gasto global de esforço, tempo e dinheiro; portanto, esse tipo de jardim de rochas é muito comum. O jardim ornamental pode ser grande ou miniatura, feito literalmente de meios improvisados ​​tomados como base - uma panela grande de barro ou cerâmica, um barco velho e até sapatos inutilizáveis ​​podem ser transformados em um mini-jardim, agradável aos olhos,

Gramado alpino - este tipo de paisagem consiste em uma combinação hábil de pequenas colinas alpinas, jardins achatados e colinas rochosas. A condição mais importante é que a combinação dessas espécies seja tão harmoniosa que seja criada uma impressão de naturalidade. Uma superfície bastante grande é necessária para um gramado alpino; portanto, ela é adequada apenas se a área do terreno permitir. Outra complicação é que as plantas usadas para esse jardim de flores começam a competir entre si por espaço e as mais fortes deslocam os fracos, enquanto o equilíbrio da composição decorativa é perdido. Além disso, as ervas daninhas também intervêm ativamente na paisagem criada artificialmente e violam a harmonia geral, mesmo com bons e regulares cuidados. E depois de alguns anos, todo o gramado precisa ser radicalmente refeito,

Jardim de cascalho É muito fácil criar e parece espetacular. Cascalho e pedras grandes são colocadas no solo coberto com uma película protetora; qualquer escultura ou fonte de jardim pode se tornar o centro da composição. Perto de pedras grandes, uma pequena quantidade de plantas é plantada - na maioria das vezes são plantas perenes ou espécies anãs coníferas sempre-verdes. O jardim é decorado com luz de fundo. Se desejado, os elementos da composição podem ser facilmente substituídos ou complementados com outros tipos.

Muitas idéias para criar canteiros de flores podem ser obtidas da própria natureza. Para fazer isso, basta observá-lo com cuidado em condições naturais, observar materiais sobre a flora das montanhas e as paisagens das planícies.

Qualquer jardim de flores agradará aos olhos e se encaixará com sucesso no conceito arquitetônico geral do local somente quando estiver o mais próximo possível das formas e proporções naturais.

Seleção de assento

Antes de começar a trabalhar na criação de uma colina alpina, você precisa decidir sua localização. Nesse caso, é necessário levar em consideração o plano geral do jardim ou terreno, levando em consideração as árvores e edifícios existentes. É necessário construir um jardim de flores para que fique claramente visível a partir de qualquer ponto do local e cada lado pareça harmonioso.

Os locais de maior sucesso para acomodação são considerados:

não muito longe da entrada da trama,

perto da entrada da casa,

em um site em uma área de recreação,

em frente à frente da casa,

pelo terraço ou pelo lado da casa onde há uma varanda.

Em um jardim com árvores altas, é melhor escolher um local para um jardim de rochas em um local distante das árvores, para que sua sombra não impeça o crescimento de plantas pequenas. Se a terra estiver localizada em uma encosta, o melhor lugar para um jardim de flores será na parte superior, onde há muita luz e ar fresco. Para quebrar a colina alpina, o melhor vizinho pode escolher pequenos arbustos, no fundo, toda a composição parecerá apropriada e realista.

Mas perto da cerca de ferro, o jardim parecerá perdedor e, quando aquecido ao sol, o metal não criará o melhor microclima para as plantas.

As plantas para jardins de pedra geralmente escolhem perenes, ampelosas ou sempre-verdes. Portanto, para eles, as condições ideais seriam um local com sombra parcial e boa circulação de ar. Sol constante, estagnação da água no solo e ventos fortes frequentes podem afetar adversamente muitos tipos de vegetação.

Trabalho preparatório

Após a determinação do local da colina, é necessário criar um modelo do futuro jardim de rochas. Isso pode ser feito na forma de esboços ou usar um projeto de design pronto. De acordo com os tamanhos planejados no local, o território é marcado, indicando os contornos da estrutura, bem como a localização de grandes elementos significativos. Nesse caso, formas geométricas claras devem ser evitadas, pois as formas irregulares parecerão mais realistas.

A tecnologia para a construção de um jardim alpino de flores implica a criação de um certo ecossistema autônomo, que deve corresponder não apenas à sua finalidade decorativa, mas também fornecer condições para o crescimento e desenvolvimento das plantas vivas localizadas nele. É importante para eles que o solo tenha uma boa drenagem e que não haja estagnação de água, o que levaria ao apodrecimento do sistema radicular.

Portanto, a primeira etapa preparatória será a criação de um sistema de drenagem do jardim de flores.

Para fazer isso, siga o seguinte algoritmo de trabalho:

remova o solo superficial em cerca de 20 a 30 centímetros,

Cascalho e tijolos quebrados são dispostos no poço resultante e, em seguida, são bem compactados, enquanto a espessura total da camada deve ser de 10 a 15 centímetros. Se o projeto prevê o uso de pedras grandes, é aconselhável instalá-las após o encolhimento do solo, que ocorre três semanas depois de forma natural,

a segunda camada é colocada areia de uma grande fração também a uma altura de 10 a 15 centímetros e bem compactada,

uma mistura de turfa e húmus é colocada em uma terceira camada, formando uma plataforma para um jardim de flores. Após o próximo encolhimento natural do solo, já é possível delinear os contornos das colinas e colocar as pedras restantes. Para pedras menores, é necessário fazer recuos, caso contrário, o efeito da precipitação e do vento corroerá o solo abaixo deles, o que levará à perda de sua estabilidade. Entre as pedras, você precisa deixar espaço livre para colocar as plantas.

Na maioria das vezes, o trabalho preparatório é realizado no outono. Isso é feito para que o solo durante o inverno possa assentar adequadamente. Na primavera, o local preparado estará totalmente pronto para o restante do trabalho.

Escolha pedras

A escolha das pedras depende do conceito de design do projeto do jardim de flores. No ambiente natural, as pedras têm lascas e superfícies irregulares, o que cria uma paisagem única, para a qual queremos recriá-la em nossa área. Portanto, ao escolher uma pedra, é melhor dar preferência a calcário, concha, arenito, granito e basalto.

As rochas de xisto têm uma aparência plana e são adequadas para a criação de terraços, degraus estilizados e contornos do jardim.

Formas arredondadas de pedras também são freqüentemente encontradas em jardins de rochas, mas são usadas com mais frequência para criar gramados, bordas e estruturas de lagoas artificiais.

Tijolo ou concreto não é usado em slides alpinos. Esses materiais não podem ser organicamente organizados na estrutura do projeto da paisagem, pois são artificiais, o que chama a atenção imediatamente e estraga a aparência da composição.

Às vezes, é permitido o uso de imitações artificiais estilizadas de grandes blocos de pedra. Essas cópias podem ser compradas em lojas especializadas, elas servem por um longo tempo. Sua vantagem mais importante é sua absoluta semelhança com rochas naturais. Em alguns casos, é realmente mais conveniente, por razões econômicas, comprar uma rocha artificial do que procurar a possibilidade de transporte para o local de uma amostra de pedra de várias toneladas.

Plantas

Para organizar um jardim de flores, você precisa não apenas de elementos da paisagem, mas também de plantas vivas. Fazer flores é uma etapa bastante séria do trabalho, pois é importante escolhê-las para que o jardim pareça interessante ao longo do ano.

No tempo quente, a floração de algumas plantas deve ser substituída pelo início da floração de outras e, no outono, coníferas ou plantas decíduas, que mantêm suas propriedades decorativas até que saiam sob a neve, podem agradar aos olhos. Mesmo no inverno, o jardim pode agradar aos olhos - por exemplo, o zimbro parece muito bonito sob a neve, que começará a florescer já no início da primavera.

As idéias para organizar flores em um jardim de flores devem estar o mais próximo possível de um ambiente natural realista. A parte principal das plantas deve ser resistente à seca e ter folhas com propriedades decorativas pronunciadas. Algumas plantas são plantadas em recipientes, para que, com o início do tempo frio, possam ser transferidas para a estufa para o inverno e novamente colocadas no jardim de flores na primavera. Um dos principais requisitos para eles é que eles não devem crescer rapidamente e sobrecarregar as plantações próximas.

Para um jardim de flores, é melhor escolher plantas atrofiadas, embora instâncias mais altas possam ser usadas como acento, mas em uma única quantidade.

Observe esses nomes de flores que são tradicionalmente usados ​​para montanhas alpinas: