Edifícios

Qual policarbonato é melhor usado para uma estufa

O plástico obtido com base em matérias-primas poliméricas, isto é, policarbonato, foi obtido na Alemanha e nos EUA já nos anos 50 do século passado. Sua produção industrial começou uma década depois, mas as chapas de celular apareceram apenas nos anos 80 em Israel.

Devido às suas características únicas e propriedades úteis, o policarbonato rapidamente ganhou popularidade e se espalhou. É usado em uma variedade de campos, se falamos de fazendas pessoais, esse material se tornou o principal na fabricação de estufas.

Qual policarbonato é melhor para uma estufa - celular ou monolítica?

Com base no exposto, a melhor opção é o policarbonato celular com uma estrutura oca. Se o compararmos com o monolítico, então, com a mesma espessura das chapas, ele tem uma gravidade específica mais baixa. Também um argumento a favor do policarbonato celular é a sua baixa condutividade térmica devido à estrutura oca.

Policarbonato celular para estufas

A escolha do policarbonato celular na construção de estufas deve-se a vários motivos, incluindo os seguintes:

  • custo mais barato em relação à chapa monolítica,
  • excelente isolamento térmico
  • leve combinado com alta resistência,
  • proteção confiável contra a radiação UV.

Dos pontos negativos, pode-se enfatizar a baixa resistência a influências abrasivas e a compressão do material com mudanças de temperatura.

Qual espessura do policarbonato é melhor usada para uma estufa?

Espessura da folha mmLargura da folha mmA distância entre as nervuras, mmRaio de curvatura mínimo permitido, mmFator U
421005,77003,9
621005,710503,7
821001114003,4
1021001117503,1
1621002028002,4

Esse aspecto é de grande importância, e não apenas do ponto de vista do nível de custos futuros, mas também da eficiência do uso da estufa. Pensando em que espessura é necessário escolher o policarbonato para uma estufa, você deve confiar nesses fatores:

  • tamanhos do engradado
  • a forma geométrica da estufa, encostas e cantos da estrutura,
  • carga de neve inerente a esta região
  • condição de temperatura
  • que culturas serão cultivadas na estufa.

Como costuma acontecer, o cliente está inclinado à opção mais barata, na qual as folhas são baratas e têm uma espessura mínima. O benefício resultante nesta modalidade é enganoso, uma vez que esse projeto terá resistência insuficiente e precisará fortalecer sua estrutura. Somente assim podemos compensar a falta de força sob neve ou carga de vento.

No entanto, as folhas mais grossas também não devem ser selecionadas automaticamente, porque nesse caso a transmissão de luz sofrerá e o quadro precisará ser reforçado novamente devido ao grande peso específico da estrutura.

Na maioria das situações, a espessura ideal das chapas de policarbonato está na faixa de 4 a 10 milímetros. A etapa da caixa é recomendada dentro da faixa de 700-1015 milímetros, isso reduzirá o consumo do material usado sem perda de qualidade e confiabilidade.

É importante saber: É importante levar em consideração a forma da estufa nesse aspecto. Ao usar opções em arco, a espessura das folhas está diretamente relacionada ao raio de curvatura do material. Para estufas campais, tudo também é ambíguo, muitas vezes folhas finas de 4 milímetros são escolhidas para suas paredes, mas para telhados elas já têm opções de 6 ou 10 milímetros.

Finalmente, se os primeiros vegetais serão cultivados em casa de vegetação, os perfis com 4 milímetros de espessura serão a melhor solução, mas para as mudas você já deve escolher uma versão mais grossa, pelo menos 6 milímetros.

Que cor de policarbonato é melhor escolher para uma estufa?

Para a atenção dos compradores, os fabricantes são painéis pintados ou completamente transparentes. Os proprietários de estufas fazem sua escolha com base em vários fatores, mas dois deles devem desempenhar o papel principal:

  1. A transmissão de luz deve ser máxima.
  2. A iluminação dentro da estufa deve estar mais próxima da luz natural.

A transmitância mais alta é demonstrada por painéis transparentes, é de cerca de 80%. Se você ainda deseja usar determinadas cores, lembre-se de que algumas diferem na absorção de luz em excesso. Por exemplo, os painéis de uma tonalidade de bronze popular e moderna podem absorver até 60% da luz solar, o que pode causar danos irreparáveis ​​às plantas cultivadas.

Policarbonato com e sem proteção UV

A exposição prolongada à radiação ultravioleta em policarbonato transparente pode levar à destruição e à formação de rachaduras na superfície. A princípio, eles aparecem em uma versão microscópica, mas depois crescem e, eventualmente, levam a uma diminuição na resistência dos painéis e sua quebra. Para proteção, os fabricantes usam um revestimento protetor especial aplicado à camada externa dos painéis.

Na maioria dos casos, essa camada é apenas de um lado, mas certos tipos de policarbonato a contêm nos dois lados. Eles não são usados ​​para a construção de estufas, seu escopo, por exemplo, estruturas de publicidade externa expostas à radiação ultravioleta de ambos os lados.

Existem opções sem essa camada, mas para o trabalho ao ar livre, esse policarbonato não deve ser usado. É necessário para o trabalho interno, caso contrário, processos destrutivos o tornarão inutilizável em pouco tempo, não mais de um ano.

Características comparativas de fabricantes populares de policarbonato

Especificações técnicasUnidades rev.Fabricante e marca
Safplast
Novattro
Bayer
Makrolon
PolygalPlastilux
Sunnex
Distância entre costelasmm665,85,7
Gravidade específicakg / m 20,750,80,650,79
Transmissão de luz%84-87818286
Raio de curvatura mínimomm700750800700
Resistência à transferência térmicaM 2 ° C / W5,84,62,563,9

Hoje, o mercado russo se destaca por uma variedade de opções entre fabricantes de vários níveis. Os mais conhecidos são o SafPlast Innovative, a Bayer Science, Poligral ou PlastiLux. Os produtos desses fabricantes são aproximadamente comparáveis ​​em termos de qualidade e preço, a escolha está amplamente relacionada às preferências dos clientes.

Se analisarmos as avaliações de consumidores que compraram produtos de vários fabricantes de policarbonato, e não apenas da Rússia, podemos tirar várias conclusões:

  • os painéis da popular marca Sunnex em nosso país não têm mais de 4 anos, embora o fabricante reivindique cerca de 7-8 anos de operação,
  • Os produtos Poligral, desde que os painéis estejam instalados corretamente, podem durar 10 anos,
  • Os painéis SafPlast Innovative são um pouco inferiores nesse aspecto, mas também podem durar pelo menos 8 anos,
  • Os painéis Makrolon, que têm a maior vida útil de 12 anos, provaram ser os melhores.

O que é luz de policarbonato?

Ao escolher o policarbonato, você pode encontrar a etiqueta Light ou "eco". Sob ele, é um produto de classe econômica que é mais barato que outros, é claro, que você não deve contar com alta qualidade neste caso.

Uma versão tão leve do policarbonato é obtida devido a algumas soluções, em particular, os fabricantes podem reduzir a espessura das folhas de 4 para 3,5 milímetros ou gravidade específica. Tais soluções reduzem o custo, mas ao mesmo tempo levam a uma diminuição na resistência do material. É impossível usar essas construções para a construção no inverno, uma vez que a vida útil será menor, além disso, o custo do aquecimento tornará essa solução completamente ineficaz. Mas para estufas de verão ou estufas, essa opção é muito boa.

Regras de instalação DIY

Não há dificuldades especiais na instalação de painéis de policarbonato, mas apenas se as seguintes regras forem observadas:

  1. O layout das folhas. Os painéis devem ser posicionados de modo que as nervuras de reforço internas estejam na posição vertical. Se estamos falando de declives do telhado, essas arestas devem ser posicionadas ao longo e em ângulo com a inclinação. Graças a esta solução, o condensado flui para baixo sem dificuldade.
  2. Em estruturas arqueadas, o lado mais longo dos painéis é arremessado através do arco e todos os locais de juntas e fixações devem ser selados.
  3. Folhas de pequena espessura podem ser cortadas com uma faca de construção; para as mais grossas, você já deve usar uma serra para metal ou uma serra de dentes finos. Os furos de fixação são feitos com uma broca ou uma coroa a uma distância de 40 a 50 milímetros das bordas.
  4. A colocação dos painéis no local da instalação é realizada com arruelas térmicas e sempre com o lado protetor voltado para cima. Não é necessário apertar fortemente os parafusos, pois isso danificará os perfis no futuro. As extremidades são seladas, as juntas são conectadas por um perfil especial, pois os arcos usam uma fita perfurada.

Vida celular em policarbonato

As empresas de manufatura de policarbonato de nível premium garantem aos consumidores que seus produtos durarão cerca de 20 anos. Vale a pena notar que estamos falando sobre a produção européia; nas realidades domésticas, a duração média de operação do policarbonato é de cerca de 10 anos. Muitos produtos chineses são encontrados na fabricação dos quais são recicláveis. Isso afeta negativamente a qualidade do produto e sua vida útil, geralmente a nota máxima para esse material será 5, no máximo 7 anos de serviço.

Diretrizes práticas para seleção e instalação de materiais

A qualidade é o principal critério, que deve ser enfatizado para quem vai comprar policarbonato para a construção da estufa. Em que você deve prestar atenção neste caso, em primeiro lugar? Existem vários critérios, entre os quais é aconselhável distinguir o seguinte:

  1. Marcações do fabricante. A partir dele, você pode obter todas as informações técnicas necessárias sobre o produto, incluindo tamanhos de painel, espessura, data de lançamento e assim por diante.
  2. Aparência da superfície. O policarbonato de alta qualidade não deve ter arranhões, bolhas, rachaduras ou dobras, nem em uma área com áreas escuras ou nubladas.
  3. Condição de embalagem. Durante o armazenamento, as folhas no armazém são horizontais e, se o material for de alta qualidade, não haverá deformação devido a isso.
  4. Certificação Sua ausência significa que não há responsabilidade do fabricante em caso de detecção de produtos de baixa qualidade.

Igualmente importante também será a qualidade da montagem do painel. Dado que elas alteram suas propriedades físicas sob a influência da temperatura, devem ser selecionados parafusos autoatarraxantes com diâmetro menor que os orifícios de montagem. Caso contrário, você terá que enfrentar rachaduras nos painéis devido a compressões e extensões.

A umidade não deve entrar na folha; portanto, as bordas abertas devem ser cobertas com um material que não permita a passagem da água. Isso não se aplica apenas à borda inferior, pois, com sua ajuda, o condensado será descarregado.

Transporte e armazenamento

As folhas de policarbonato são armazenadas em ambientes fechados, colocando-as em uma superfície plana, mas isso é ideal. Se não houver como esconder os painéis do sol e você precisar mantê-los em um espaço aberto, nesse caso, é necessário remover o filme da embalagem e colocar a camada protetora.

O transporte também é realizado na posição horizontal, sempre plana, é absolutamente impossível colocar folhas em uma borda: isso criará uma ameaça de deformação da borda. Se a espessura dos painéis for inferior a 8 milímetros, eles não deverão se projetar além das bordas dos lados do veículo, caso contrário, o risco de quebra aumentará significativamente. Os painéis com uma espessura maior podem sobressair além das bordas em não mais que um metro.

Como distinguir uma farsa?

A alocação de um orçamento sério para a compra de policarbonato não pode servir como garantia absoluta de uma compra bem-sucedida. Isso se deve à desonestidade de alguns vendedores, emitindo opções leves de policarbonato para marcas mundiais completas e líderes. Não é tão difícil distinguir um falso, basta seguir algumas recomendações:

  • deve ser dada preferência a fabricantes europeus ou israelenses, com um orçamento limitado, você deve considerar os produtos russos, mas é melhor abandonar as opções chinesas,
  • não há preços de barganha para produtos de marca; se o desconto for muito grande, isso provavelmente será falso,
  • As costelas de reforço merecem atenção especial, devem ser examinadas cuidadosamente para que não haja ondulações e localizadas estritamente paralelas umas às outras,
  • se um produto de qualidade for necessariamente coberto com uma película protetora, ele deve ser uniforme, suave e livre de vazios,
  • cada folha deve conter a marcação do fabricante, todos os parâmetros declarados por ela devem ser rigorosamente observados; a menor discrepância pode indicar uma falsificação,
  • cada vendedor deve ter um certificado, não tenha vergonha de solicitá-lo para comparar as informações contidas nele com informações reais,
  • A camada de proteção UV deve estar completamente intacta, sua ausência levará à destruição prematura dos painéis.

Por fim, vale a pena acrescentar que é aconselhável comprar todos os componentes juntamente com policarbonato do mesmo fabricante, para evitar incompatibilidade de tamanhos de painéis com acessórios.

Qual policarbonato é melhor para uma estufa - celular ou monolítica

A principal função da estufa é fornecer as condições ideais de temperatura e umidade necessárias para o cultivo em quantidades significativas. Para resolver esse problema, são necessárias instalações que cobrem áreas bastante grandes. Para erguer isso só é possível quando se utiliza materiais com baixa gravidade específica; caso contrário, será necessária uma estrutura forte e, como conseqüência, pesada.

É o policarbonato celular que possui uma estrutura oca que melhor atende a esses requisitos. Comparado ao monolítico, este material tem uma gravidade específica significativamente menor com a mesma espessura da folha. Assim, um metro quadrado de um painel de policarbonato de célula de 10 mm é mais do que uma ordem de magnitude mais leve que uma folha inteira da mesma composição química.

Além disso, o policarbonato celular, devido à sua estrutura oca, possui menor condutividade térmica. Esse fato é decisivo para decidir a escolha do revestimento para estufas.


Folhas de policarbonato monolítico.


Folhas de policarbonato celular.

Então, decidimos que para a estufa você precisa de policarbonato celular, mas qual é o melhor da ampla gama de produtos no mercado? Esse revestimento é selecionado com base em um complexo de várias propriedades e características, cuja lista inclui o seguinte:

  • resistência mecânica
  • resistência à mudança das condições ambientais,
  • condutividade térmica
  • transmissão de luz
  • disponibilidade de proteção contra radiação ultravioleta dura.

O policarbonato celular possui altos parâmetros para todas as posições acima, informações sobre as características técnicas dos painéis são apresentadas na tabela:

Característica de policarbonatoUnidades rev.Parâmetros
Espessura do painelmm4681016
Gravidade específicakg / m 20,81,31,51,72,5
Comprimento e largura da folham2,10×6,00
Raio de curvatura mínimom0,81,31,51,72,5
Transmitância de luz%8278757262
Condutividade térmicaW / m 2 ° C3,63,43,02,72,0
Temperatura de operação° C-40 - +130
Máx. expansão linearmm / m3

As características do policarbonato celular dependem de dois fatores principais: a qualidade da matéria-prima e a aderência estrita à tecnologia de produção do material. A fabricação de painéis é realizada por extrusão em equipamentos especiais. Diferentes fabricantes usam matérias-primas com propriedades diferentes e sua estrutura pode variar.

Os fatores acima são levados em consideração ao escolher uma marca específica de policarbonato celular para a construção de uma estufa.Além desses parâmetros, o custo do painel, que depende diretamente da espessura e qualidade da folha, é crucial. Os materiais baratos, em regra, são fabricados violando as condições técnicas e não são capazes de suportar o uso prolongado.

Policarbonato com e sem proteção UV

Durante a operação a longo prazo, o plástico transparente é exposto à luz solar intensa. A parte ultravioleta de seu espectro é capaz de desencadear processos de destruição fotoelétrica, formando-se inicialmente microfissuras na superfície. Com o tempo, eles crescem, o que acaba levando à fragilidade do painel e à sua destruição gradual.

Para proteger contra esses processos, um revestimento especial é aplicado à camada externa de policarbonato celular. A tecnologia de coextrusão com a introdução mútua de materiais elimina a separação da camada protetora da base. Na maioria dos tipos de materiais, esse revestimento é apenas de um lado. Para informar o usuário, uma etiqueta é colocada no filme de embalagem, indicando como montar o painel.

Em certos tipos de policarbonatos, um revestimento de fotoestabilização é aplicado nos dois lados da folha. Esses painéis são usados ​​para estruturas de publicidade ao ar livre ou telas de absorção de som, instaladas nas principais estradas próximas a assentamentos. Seu uso na construção da estufa não tem sentido, pois neste caso apenas um lado é exposto à radiação ultravioleta.

Os fabricantes também oferecem policarbonato, que não possui uma camada estabilizadora de luz. Esses painéis são usados ​​exclusivamente para trabalhos de interior e não são adequados para estufas. Processos destrutivos levarão à destruição do painel após um ano de operação. Para estufas, recomenda-se o uso de policarbonato celular de alta qualidade com proteção UV unilateral de marcas conhecidas. Como regra, essas folhas são coladas com um filme no qual existe uma designação de que lado há uma camada protetora.

Aquisição de material barato produzido por uma empresa que não tem nome ou não indica que é provável que isso signifique um desperdício de dinheiro. Esse plástico, por via de regra, não servirá o período estabelecido e terá que ser substituído por um melhor no futuro próximo. Ao escolher o policarbonato celular para uma estufa, você deve se concentrar em suas próprias capacidades financeiras e evitar produtos abaixo do padrão.

Matérias-primas de policarbonato

O policarbonato para estufas é um polímero plástico que está em grânulos, mas após o processamento assume a forma final. Além dos próprios grânulos, a composição das matérias-primas inclui:

  • ácido carbônico
  • solventes
  • fenol dihídrico,
  • água.

Como resultado do processamento e síntese de fenol, é obtido policarbonato. Na sua forma natural, é transparente ou tem um tom levemente amarelo. Para obter policarbonato colorido, são adicionados corantes às matérias-primas.

Prós e contras de policarbonato para estufas

O policarbonato usado para a construção de estufas tem muitas vantagens. Além de sua boa capacidade de transmitir luz, devido à sua transparência, possui peso leve e diversas vantagens:

  • excelente capacidade de se aquecer,
  • boa permeabilidade ao gás
  • alta flexibilidade, matérias-primas adequadas para a criação de estruturas em arco,
  • longa vida útil, mais de 10 anos,
  • alta resistência, alguns tipos monolíticos são à prova de balas
  • boa resistência a danos mecânicos.

Além disso, o policarbonato para estufas contém raios ultravioleta, não perde suas propriedades em altas temperaturas, mesmo que sua superfície seja aquecida a + 60 ° C. As matérias-primas são totalmente ecológicas, de baixo custo.

No entanto, o policarbonato também tem desvantagens. As matérias-primas são instáveis ​​aos produtos químicos, deterioram-se quando o álcool etílico, vernizes, querosene ou gasolina, amônia e vários solventes entram nele. Com o contato prolongado com as substâncias listadas, rachaduras aparecem e as folhas são deformadas. É por isso que é necessário cuidar muito bem desse revestimento em estufas.

Tipos de policarbonato

Para a construção de estufas, são utilizados vários tipos de policarbonato:

  1. Monolítico - folha inteira transparente com uma superfície lisa.
  2. Celular - possui uma estrutura com células ocas e partições entre elas.
  3. Perfilado - a superfície da folha é ondulada, ondulada ou ondulada.

A forma de liberação do policarbonato padrão é uma folha de determinados tamanhos. De acordo com residentes experientes no verão, o melhor entre o policarbonato para a fabricação de estufas é o celular. Retém bem o calor devido à sua estrutura celular, possui a rigidez necessária para suportar ventos e neves.

Como escolher o policarbonato para uma estufa por densidade

A força das células depende de sua forma e opções para partições. O policarbonato moderno para estufas é fabricado com células retangulares, quadradas ou hexagonais. O melhor entre as marcas é uma empresa alemã. Produz o PC mais durável com células hexagonais, pode ser usado para criar estufas de inverno. No entanto, o nível de transmissão de luz dessa folha é o mais baixo. Sem iluminação adicional, o cultivo de plantas em tal estufa não é recomendado.

O mais barato e mais leve é ​​o policarbonato celular com células retangulares. Possui boa transmissão de luz, mas baixa resistência.

Folhas com células quadradas são mais duráveis, transmitem bem a luz. Eles são ótimos para a construção de estufas para uso na primavera-verão.

Mais detalhes sobre como escolher o policarbonato certo para a estufa são mostrados no vídeo.

A estrutura celular está intimamente relacionada à densidade do PC. Folhas com partições retangulares têm uma densidade de 0,52 a 0,60 g / cm³. A densidade de células quadradas atinge 77 g / cm³. O policarbonato hexagonal, respectivamente, possui a maior densidade: é 82 g / cm³.

Qual espessura de policarbonato é melhor usada para uma estufa

A espessura do policarbonato é o principal fator pelo qual você pode escolher o material certo para a estufa. Você precisa olhar uma folha não muito fina ou grossa. Caso contrário, a resistência estrutural e a transmissão de luz são reduzidas. A espessura ideal de um PC celular para uma estufa varia de 4 a 8 mm. Este último é muito denso, mais adequado para a construção no inverno, transmite mal a luz.

Para determinar qual policarbonato é melhor, é necessário levar em consideração o tipo de estufa, a forma do telhado e muitos outros fatores:

  1. O clima da área, a quantidade de neve e seu peso. A carga máxima na estrutura dependerá disso.
  2. A direção dos ventos na região e sua força.
  3. Material de estrutura com efeito de estufa. As estruturas metálicas são mais estáveis, suportam cargas pesadas. A estrutura de madeira tem uma capacidade de carga mais baixa.
  4. A distância entre a caixa do quadro. Quanto mais próximos os elementos estruturais de suporte são conectados, mais forte ele se torna. Você pode cobrir a estufa com um PC menos denso.
  5. Sazonalidade dos desembarques. Se a sala for usada apenas no período de primavera-verão, um PC muito grosso não deve ser usado. Para o cultivo industrial durante todo o ano, as estufas são feitas de policarbonato mais denso.

Com base nesses dados, pode-se determinar que, na maioria das regiões, as estufas são feitas de policarbonato com uma densidade de 6 mm. Você pode plantar legumes durante a primavera-verão. Para a versão de inverno, são selecionadas folhas mais grossas, cerca de 8 a 10 mm.

O policarbonato com uma espessura de 4 mm pode ser chamado de opção econômica. Projetos com esse revestimento são usados ​​apenas para necessidades domésticas. Eles não são adequados para o cultivo industrial, pois resistem mal às cargas de neve e vento, não retêm calor e, após o degelo, uma crosta de gelo se forma nas paredes.

Com ou sem proteção UV

O próprio policarbonato é destruído sob raios ultravioletas. Portanto, é melhor cobrir a estufa com lençóis com proteção adicional. Protege contra a radiação ultravioleta, não apenas material, mas também plantas prejudiciais à radiação dura.

Os fabricantes modernos no processo de processamento da folha a cobrem com uma película fina, que não descasca durante a operação. É esse policarbonato que durará décadas e manterá sua força.

Se você escolher um PC chinês sem proteção adicional ou com uma camada fina, não deverá contar com uma vida útil longa. Máximo de 2 a 3 anos, após os quais o material deve ser substituído.

As informações sobre o revestimento protetor de policarbonato são indicadas em documentos especiais. "A olho" para determinar sua presença é impossível.

Qual cor de policarbonato é melhor usada para uma estufa

Nas lojas, você pode ver o policarbonato colorido em diferentes tons. Muitos são aconselhados a cobrir as estufas com PCs vermelhos e laranja, citando o fato de que esse espectro de raios é mais favorável para as plantas. No entanto, deve ser entendido que a transmitância da luz do material é baixa. Ele gasta não mais que 40-60% dos raios, o que é muito pequeno para o desenvolvimento normal das culturas. Não há necessidade de falar sobre grandes rendimentos.

Para cobrir estufas, os residentes de verão escolhem policarbonato transparente. Ele transmite bem a luz, todos os processos vitais das plantas passam conforme necessário.

Como escolher policarbonato de alta qualidade para a estufa

Portanto, conhecendo todas as características do policarbonato, antes de comprar, você precisa decidir qual escolher para a construção da estufa. As folhas reforçadas são úteis para a construção de capital em regiões com condições climáticas difíceis, onde os vegetais serão cultivados o ano todo. Esse PC deve suportar a carga de neve. Em outras áreas, você pode ficar com as opções mais simples e baratas.

Você pode medir a espessura da folha comprada usando um compasso de calibre vernier. Se houver desvios em relação aos padrões, é melhor evitar comprar esse PC. Sua qualidade é duvidosa.

É possível determinar a presença de proteção ultravioleta não apenas nos documentos. Uma fina película protetora possui uma marcação explicando qual lado do PC estará voltado para o sol.

Para fazer uma estufa, você precisa comprar o melhor policarbonato celular. Afinal, materiais baratos são produzidos a partir de materiais reciclados ou com interrupções na produção. Uma estufa de qualidade não funcionará com elas. A vida útil das folhas de PC não passa de 2 a 5 anos.

É importante entender que é pouco provável que empresas pouco conhecidas das quais ninguém tenha ouvido falar no mercado ofereçam algo que valha a pena. É melhor escolher policarbonato de marcas conhecidas para a estufa. Eles estão interessados ​​em sua reputação.

Classificação e comparação de fabricantes de policarbonato

Hoje, no mercado de materiais de construção, existem muitas marcas que podem oferecer qualidade a um preço acessível. Você pode escolher o policarbonato apropriado para a estufa ou solicitar folhas de tamanhos personalizados. Na tabela de classificação, as posições de liderança são ocupadas por aqueles cujos produtos são mais procurados.

A empresa da Coréia produz um PC celular barato, mas de alta qualidade

Material durável, resistente ao desgaste e acessível da empresa russa

Folhas premium a um preço acessível de um fabricante nacional. Vida útil do PC - mais de 15 anos

PC chinês a um preço acessível e qualidade razoável

PC chinês de qualidade média. Folhas vida é pouco mais de 5 anos

O policarbonato celular mais caro e de alta qualidade é produzido por empresas estrangeiras. É adequado para a construção de estufas industriais. A tabela mostra o ranking das marcas mais famosas.

Makrolon por Bayer Material Science

PCs de qualidade alemã com alta demanda e durabilidade

SABIC Innovative Plastics

Material da Arábia Saudita, alta resistência ao desgaste

Fabricante japonês, fabrica PCs usando a mais recente tecnologia

Material caro da América com alta densidade e bom reforço

Dicas de cuidados

É fácil cuidar de uma estufa de policarbonato, mas você deve seguir as regras básicas:

  1. Se necessário, blecaute, você pode usar uma solução de giz. Lave o revestimento com água pura.
  2. A desinfecção e lavagem do revestimento são realizadas com uma esponja macia ou pincel com água e sabão comuns. Para uma limpeza mais profunda, use produtos químicos recomendados pelo fabricante.
  3. No inverno, a neve com uma espessura superior a 10 cm deve ser removida do telhado da estufa.
  4. Durante o degelo, evite a crosta de gelo e neve.
  5. Não limpe a neve com um raspador ou outras ferramentas duras, pois pode danificar o filme UV.
  6. Não lave o revestimento quando estiver muito quente ao sol.
  7. O contato com gorduras e ácidos não deve ser permitido.

É necessário lavar o policarbonato tanto por dentro quanto por fora. Ao mesmo tempo, siga todas as regras descritas.

O que é policarbonato e seus tipos

Para entender as propriedades básicas do policarbonato, você deve se familiarizar com este material mais de perto. Então, foi descoberto no século 19, mas foi considerado um efeito colateral de certas reações químicas. Eles o recriaram e começaram a usá-lo apenas em meados do século XX.

O policarbonato é um plástico incolor, polímero termoplástico, muito durável, leve, sem medo de mudanças de temperatura, opticamente transparente. Além disso, uma de suas principais propriedades é a durabilidade. Do ponto de vista ambiental, esse material também é muito bom - o policarbonato gasto é perfeitamente processado em novo material.

Nota! Tais propriedades são dadas ao policarbonato pela estrutura especial de suas moléculas. E as próprias camadas, que costumávamos ver em estufas, são criadas a partir de grânulos especiais. A gama de aplicações de policarbonato é muito ampla: com a ajuda, a fachada é finalizada, são feitos tetos, barreiras etc.

O policarbonato é monolítico e celular. A primeira é uma folha densa que não possui espaços internos, e a segunda é um material familiar que possui uma certa estrutura interna - favos de mel criados graças a jumpers localizados entre duas camadas de material.

Preços de policarbonato celular

Obviamente, o policarbonato celular é muito mais leve que o monolítico, mas pode ter um peso diferente. É o peso do qual a densidade do material geralmente depende - quanto mais pesado, mais forte e durável, o que significa que ele resiste melhor aos efeitos dos ventos e da pressão da neve. Sua massa aumenta devido à espessura de duas folhas presas com jumpers.

Nota! O policarbonato de alta qualidade não só será mais pesado, mas também mais durável. Serve 2-3 vezes mais que o material da classe econômica.

No entanto, não se pode dizer que uma certa espessura é usada para a construção de estufas. Os critérios de seleção geralmente dependem das condições climáticas de uma região específica. Além disso, cada tipo de material tem seus prós e contras.

Critérios que afetam a escolha do policarbonato.

  1. Região de residência. Esse é um dos critérios mais importantes, pois a necessidade de escolher um material mais denso ou, ao contrário, mais fino, dependerá da carga do vento e da neve.
  2. Material para o quadro da estufa. É desejável instalar um policarbonato mais denso e mais pesado em uma armação de metal, enquanto o policarbonato leve também pode ser colocado em uma armação de madeira.
  3. Operação sazonal da instalação. Quanto menos estufa for usada, menos policarbonato durável será necessário. Por exemplo, para estruturas usadas apenas na primavera ou no outono, não há necessidade de comprar material espesso.
  4. A forma do telhado também afeta a escolha certa do material. Por exemplo, se a neve puder rolar sozinha no inverno, o material poderá ser mais fino.

Tabela Os principais tipos de policarbonato utilizados na construção de estufas e diferindo na espessura da chapa.

EspessuraPrós e contras
4 mm de espessura
O policarbonato com essa espessura é mais frequentemente usado na construção de estufas. O fato é que ele se dobra com muita facilidade, graças a essa propriedade é possível criar estruturas em arco a partir dela com suas próprias mãos.Também é fácil de manusear e possui excelente transparência em comparação com as contrapartes mais espessas. Outra vantagem é o baixo custo do material, por isso está disponível mesmo para um residente de verão com baixa renda.

Uma de suas principais desvantagens é a necessidade de instalar um grande número de reforços durante a instalação da estrutura, caso contrário, existe o risco de a estufa simplesmente entrar em colapso no inverno sob a pressão da cobertura de neve. Por isso, se você ainda decidir fazer uma estufa de policarbonato com 4 mm de espessura, deverá limpar regularmente (após cada forte nevasca) a neve. E esse material protege do frio e das geadas de maneira bastante ruim. Em geral, esse policarbonato é bastante adequado para a criação de uma pequena estufa do país.

Espessura 8-10 mmEsse tipo de policarbonato já é considerado mais profissional e é adequado não apenas para residentes amadores de verão, mas também para aqueles que vivem da renda do jardim e consideram isso não apenas um hobby. Esse material é muito melhor que o anterior, retém calor - na estufa criada a partir dele, você pode trabalhar mesmo no inverno sob certas condições. Sua transmitância de luz é muito boa, embora menor do que a de revestimentos mais finos. Sim, e as nervuras ao instalar a estrutura precisarão de menos, e as estruturas a partir dela podem ser feitas muito maiores do que o material de 4 mm. A propósito, a vida média desse policarbonato é de cerca de 10 anos. Mas o preço desta espécie já é mais alto, e nem todos podem comprar.
Espessura 15 mmPolicarbonato com maior resistência entre os descritos. É resistente ao gelo, não tem medo da alta pressão criada pela neve. Ele retém perfeitamente o calor e, portanto, é frequentemente usado para criar jardins de inverno. Mas o preço desse policarbonato é muito mais alto que a primeira opção.

Com base nisso, podemos concluir que o policarbonato de 8 mm de espessura pode ser considerado ideal em termos de relação qualidade / preço. É com isso que você pode criar uma estufa bastante forte, quente e durável em uma horta regular.

Cor e favos de mel são importantes

Ao escolher o policarbonato celular, deve-se prestar atenção à sua estrutura - também tem um impacto significativo em sua resistência, transmissão de luz e qualidade em geral.

Nota! De fato, o favo de mel presente na estrutura do material é muito importante. O fato é que eles criam um espaço de ar, o que permite que a estufa retenha muito melhor o calor.

Existem três tipos de favos de mel.

  1. Retangular. O tipo de policarbonato com esses favos de mel é usado com mais frequência. Este policarbonato tem baixa resistência, mas também transmite perfeitamente luz e é ótimo para criar pequenas estufas.

Para não gastar dinheiro extra, você deve pesar claramente todos os requisitos para futuras construções. Não faz sentido instalar uma estufa de policarbonato com favos de mel hexagonais em uma região quente e calma - estes serão custos injustificados. Sim, e esse material permite que a luz passe pior, o que significa que não é adequado para plantas, especialmente fotófilas, portanto você terá que gastar dinheiro com iluminação adicional.

De grande importância é a cor do policarbonato celular. Em busca da moda, os fabricantes agora oferecem material de praticamente qualquer cor - não apenas amarelo, verde, vermelho, mas até preto. Mas, escolhendo o policarbonato pela cor, vale a pena, em primeiro lugar, pensar não no design, mas nas plantas que viverão na estufa. Vale a pena ler atentamente o indicador da capacidade de transmissão de luz de cada tipo, e a iluminação deve ser o mais próxima possível do nível natural - somente nesse caso será confortável para os representantes da flora na estufa.

Atenção! A transmissão de luz de policarbonato para plantas deve ser de pelo menos 80%.

Nem todas as folhas coloridas atendem a esse requisito. Por exemplo, o policarbonato azul absorve 40% da radiação solar e o bronze - todos os 60%. Também é importante lembrar que o policarbonato colorido geralmente passa apenas por uma parte do espectro, e não há garantia de que atrasará apenas a forma de radiação perigosa para as plantas.

Com base no exposto, podemos concluir que o policarbonato ideal deve ser transparente e com favos quadrados. Esta será a melhor solução em combinação com uma espessura de material de 8 mm.

Preciso de proteção UV?

Ao escolher o policarbonato, é importante pensar se ele será protegido da radiação ultravioleta.

Nota! A propósito, um material que tem um revestimento contra essa parte do espectro dura muito mais tempo que o policarbonato sem essa proteção.

Com exposição constante à radiação UV, as microfissuras se formam gradualmente no plástico - a chamada destruição fotoelétrica começa. Gradualmente, essas trincas aumentam de tamanho, crescem juntas e, assim, destroem a chapa de policarbonato.

Para evitar essa destruição e aumentar a vida útil do material, o policarbonato é revestido com uma camada especial que protege dos raios UV. Um revestimento é aplicado em um lado, no qual haverá uma marca indicando que o material não tem medo desse tipo de exposição. É com esta marca que a folha é montada para fora durante o trabalho de instalação para proteger a estufa.

Atenção! O policarbonato sem revestimento protetor começa a entrar em colapso no primeiro ano de operação. É por isso que, em princípio, não é adequado para estufas.

A propósito, em alguns tipos de policarbonato, esse revestimento pode ser de ambos os lados. Mas para estufas, isso será um desperdício de dinheiro.

Escolha policarbonato

Como escolher o policarbonato para a estufa, que atenderá a todos os requisitos necessários e se tornará ideal? Tudo é muito simples.

Etapa 1 Avalie as condições climáticas da região em que reside. Pense em quantas vezes os ventos fortes sopram na sua região, quanta neve cai, quantos dias o clima está quente.

Etapa 2 Pense sobre a forma e as dimensões da estrutura que você deseja montar em sua casa de verão. Lembre-se de que para estufas arqueadas ou estruturas com declives acentuados do telhado, o policarbonato pode ser mais fino.

Etapa 3 Estime a vida da estufa. Será usado o ano todo? Ou você planeja cultivar vegetais apenas no verão?

Etapa 4 Pense em quais culturas você cultivará na estufa. É preciso muita luz e calor, enquanto outros precisam de luz suficiente. A escolha do policarbonato, tanto na espessura quanto na capacidade de reter o calor, também dependerá disso.

Etapa 5 Indo para a loja, esteja preparado para fazer algumas medições. Os vendedores negligentes podem colocar um material mais fino do que o necessário. Leve uma régua com você.

Etapa 6 Inspecione cuidadosamente a folha que você escolheu: ela deve estar intacta, ter uma película protetora, os reforços devem ser uniformes (não dobrados ou quebrados).

Etapa 7 Peça ao vendedor certificados do produto. Cada policarbonato deve ter documentos comprovativos que confirmem sua qualidade.

Etapa 8 Verifique se há uma marca na película protetora de que a folha possui proteção UV.

Nota! Não faz sentido comprar policarbonato sem essa proteção - será um desperdício de dinheiro, uma vez que a estufa durará muito pouco tempo.

Se você tem medo de cometer um erro na escolha do policarbonato, entre em contato com especialistas que calcularão com precisão a densidade e a espessura necessárias do material, de acordo com os requisitos estabelecidos. É verdade que seus serviços não são baratos.

Dimensões da estufa de policarbonato, desenho

Neste artigo, você encontrará muitos desenhos diferentes da estufa de policarbonato com tamanho! Também recomendamos a leitura de um artigo sobre como fazer uma estufa com caixilhos das janelas com as próprias mãos.

Fabricantes de policarbonato

Agora, uma grande variedade de policarbonato de vários fabricantes é oferecida ao comprador no mercado.

Tabela Característica de policarbonato celular de 4 mm de espessura de vários fabricantes.

MarcaDescrição do produtoTransmissão de luz,%Peso específico kg / m2
É um dos maiores fabricantes de policarbonato na Rússia. Os produtos estão em demanda constante, já que há muito se estabeleceu como um dos melhores. A estufa deste policarbonato serve há mais de 12 anos.84-870,75

Ciência dos Materiais Bayer / Makrolon

O policarbonato possui excelentes características. A vida média é de 8 anos.810,8
Produz policarbonato com o mesmo nome. Esta é uma empresa russo-israelense. Seu policarbonato é durável, barato e dura muito tempo. Com o funcionamento adequado, a estufa mantém suas propriedades por cerca de 10 anos.820,65
A marca chinesa produz um dos policarbonatos celulares mais baratos. Portanto, também é popular com o consumidor. Serve 3-4 anos.860,79

Além de escolher a espessura certa de chapas de policarbonato, é importante comprar material de qualidade. Para encontrar um confiável e durável, você deve primeiro determinar o fabricante. A empresa Kinplast é um dos principais fabricantes de policarbonato no mercado interno. O material deste fabricante é de alta qualidade, excelentes características técnicas e propriedades operacionais. Os seguintes graus de policarbonato celular são usados ​​para criar estufas: WOGGEL - qualidade européia, caracterizada pela durabilidade, SKYGLASS - material universal a um preço acessível, AgroTITAN e policarbonato ESPECIAL PARA ESTUFA - um material destinado ao uso agrícola.

Lembre-se de que a escolha da espessura do policarbonato para uma estufa deve estar no estágio de desenvolvimento do próprio projeto de construção. Isso ajudará a imaginar como a estrutura será resistente a influências físicas externas. E lembre-se: você não deve economizar em policarbonato, especialmente se você vive em condições climáticas adversas.

No. 1. As principais vantagens do policarbonato

Por que esse material relativamente novo conquistou instantaneamente os residentes de verão em todo o país e, aos trancos e barrancos, desloca o filme e o vidro dos locais? Vale a pena examinar os motivos de popularidade características da estrutura do material. O policarbonato começou a ser produzido em escala industrial nos anos 60 do século passado, era usado em muitos campos da construção e da indústria, e o material adequado para estufas apareceu um pouco mais tarde com a apresentação de cientistas israelenses.

Para arranjo de estufas, use apenas policarbonato celular - um análogo monolítico é mais pesado, não possui resistência suficiente e qualidades de isolamento térmico. O material são duas ou três placas paralelas entre si, conectadas por jumpers. Estes últimos desempenham o papel de reforçadores, e o espaço entre eles, preenchido com ar, aumenta as propriedades de isolamento térmico do material. A estrutura da chapa pode ser de uma câmara, duas câmaras, etc.

As principais vantagens do policarbonato celular para estufas:

  • excelente transparência e habilidade espalhar o sol. Através do policarbonato incolor, até 92% dos raios solares passam, o que afeta positivamente as culturas cultivadas. Além disso, o material com uma película protetora especial permite proteger as plantas da radiação UV prejudicial, prejudicial a elas,
  • peso leve. Esse parâmetro depende da espessura da folha, mas mesmo o material mais espesso pesa várias vezes menos que o analógico de vidro, o que reduz a carga na estrutura da estufa,
  • flexibilidade e plasticidade. O policarbonato celular durante a instalação pode ser dobrado, criando estufas em arco,
  • nada mal resistência mecânica. A partir do impacto, o material não se rasga como um filme e não se fragmenta como vidro. Quanto mais espesso o policarbonato selecionar, mais difícil será quebrar sua integridade,
  • excelentes qualidades de isolamento térmicoexplicado pela estrutura alveolar do material. Os custos de aquecimento podem ser minimizados. Qualidades de isolamento acústico o material também está em altitude - em média, pode reduzir o ruído em 22 dB,
  • resistência a temperaturas extremas, vento, mofo, fogo.

Longevidade o policarbonato de alta qualidade excede 10 anos e os fabricantes de boa-fé dão uma garantia de até 15 anos. Entre contras o material é instável à luz do sol, como qualquer plástico, mas graças a um revestimento de filme especial, esse sinal de menos também foi eliminado. O policarbonato celular não tem outras deficiências significativas, especialmente em comparação com outros materiais de cobertura para estufas - o principal é comprar material de alta qualidade, e não um artesanato.

Normalmente, o policarbonato celular é produzido em folhas de dimensões 2.1 * 6 me 2.1 * 12 m, com menos frequência 2.1 * 2 m, mas a espessura pode flutuar em uma faixa mais ampla (3,5-16 mm) e é de na maior parte, os parâmetros básicos do material dependem dele.

No. 2. Escolha a espessura do policarbonato celular

A espessura é um fator determinante na escolha de policarbonato para uma estufa. Nesse assunto é importante considere muitos fatores e escolha um material que não seja muito fino, mas não muito grosso: no primeiro caso, a força diminui, no segundo - a transmissão da luz diminui.

Os principais fatores que afetam a escolha da espessura do policarbonato:

  • clima da região, em particular a altura da cobertura de neve e o seu peso, que determina a carga máxima no material,
  • carga de vento na região
  • material do quadro. A estrutura de metal tem melhor capacidade de suporte e é capaz de suportar uma carga maior que a de madeira,
  • passo da caixa. Quanto mais próximos os elementos da estrutura da estufa estiverem localizados, mais durável será a estrutura e menos policarbonato menos espesso poderá ser necessário,
  • sazonalidade de uso. Se a estufa for operada apenas no período de outono-primavera, o policarbonato poderá ser selecionado como mais fino. Para estufas o ano todo, o material é escolhido significativamente mais espesso, porque deve suportar não apenas a neve e o vento, mas também reter o calor.
  • tipo de construção. Se você planeja construir uma estufa arqueada, abobadada ou em forma de gota, precisa pensar com antecedência se o policarbonato pode ser dobrado de uma certa maneira. Quanto mais fino o material, maior o raio de curvatura.

Como escolher a espessura ideal, levando em consideração todos esses fatores? Para obter o valor mais preciso, você pode entrar em contato com os profissionais. A segunda opção é comprar uma estufa pronta, o conjunto já inclui policarbonato de espessura ideal (o tipo de construção e as características climáticas são levados em consideração). Uma solução alternativa é tentar escolher o policarbonato necessário por conta própria: cálculos complexos não serão necessários, pois você pode ser guiado pela prática do uso do material, pelos principais parâmetros das folhas de policarbonato de diferentes espessuras (na tabela abaixo) e pelos dados climáticos regionais, que também são fáceis de acessar na rede.

Considerando diferentes opções para a espessura do policarbonato para sua estufa, ele não interfere ser guiado pelas seguintes recomendações:

  • policarbonato com 4 mm de espessura, mas ainda deve ser atribuído à opção de economia. Faz sentido usá-lo apenas em estufas sazonais; caso contrário, mesmo um pequeno passo da caixa (0,5 m) não salvará a deformação sob o peso da neve. Tentando economizar em policarbonato, você precisa gastar dinheiro reforçando a estrutura e, nesse caso, o design só se torna mais caro. Não se esqueça que o quadro não transmite luz e, quanto mais frequente a caixa, maior a sombra nas plantas. Não é tão assustador para pequenas estufas, mas em uma escala de produção é um sinal de menos, porque reduzir a quantidade de iluminação em 1% reduz o rendimento exatamente na mesma quantidade
  • Para a maioria das regiões do país, a espessura ideal de policarbonato para a construção de estufas primavera-outono é denominada 6 mme para estufas de inverno - uma folha de câmara única 10 mm de espessura,
  • estufas arqueadas e abobadadas Não demore muito a cobertura de neve, o que significa que menos carga é aplicada ao policarbonato. Não obstante, não é razoável escolher material muito fino para estufas arqueadas - no momento de um resfriamento acentuado após um degelo, uma camada de gelo se forma na superfície da estufa na qual a neve aguenta bem,
  • policarbonato muito grosso também é indesejável, porque, juntamente com um aumento nas qualidades de resistência e isolamento térmico, a capacidade de transmitir luz diminui, bem como o aumento de peso, por isso será necessário fortalecer a estrutura. Através de policarbonato com uma espessura superior a 10 mm, passam 25-50% da luz solar, e isso é uma perda de rendimento e gasto com iluminação artificial, portanto em estufas particulares, não é recomendado o uso de materiais com espessura superior a 10 mm.

Se a estufa for construída por conta própria, é melhor determinar a espessura do policarbonato na fase de projeto.

Número 3. Geometria celular e resistência ao policarbonato

As partições dentro do policarbonato formam um favo de mel, cuja forma afeta significativamente a resistência do material e sua capacidade de suporte de carga. As opções mais comuns são:

  • favos de mel retangulares - o material mais comum. A capacidade de carga não é muito alta, mas a transmissão de luz é mantida em um nível alto. Esse policarbonato é recomendado para uso em estufas onde não é fornecida iluminação artificial,
  • favos de mel quadrados tornar o material mais durável e adequado para a construção de estufas de carga média,
  • favos de mel hexagonais eles permitem atingir a maior resistência, mas reduzem bastante o nível de transmissão da luz; portanto, para a construção de estufas, esse policarbonato é usado com pouca frequência e, se aplicável, requer o arranjo obrigatório de iluminação artificial.

Número 4. Cor de policarbonato

Tendo decidido a espessura necessária do material e chegado à loja, você pode descobrir que o policarbonato está disponível em uma ampla gama de cores. Qual é o melhor? Claro, transparente, porque permite fornecer plantas o mais próximo possível da iluminação natural e, além disso, permite a luz solar máxima. Residentes de verão que desejam obter o máximo rendimento e não gastar dinheiro com iluminação adicional, escolha policarbonato transparente.

O policarbonato pintado não é capaz de fornecer às plantas um nível de luz suficiente: folhas de bronze, opala, amarelo e verde transmitem apenas 40-60% da luz, por isso é difícil falar sobre culturas normais. Alguns moradores de verão escolhem policarbonato em vermelho e laranja, citando o fato de que o mais útil para o crescimento das plantas é a faixa laranja e vermelha da radiação solar. É difícil argumentar com essa afirmação se recordarmos o curso escolar de biologia e física, mas existe um "mas": menos raios úteis, e seu número não será suficiente para o crescimento normal da maioria das culturas; a melhor escolha é policarbonato transparente.

No. 5. Proteção UV para policarbonato

Lendo sobre as propriedades positivas do policarbonato, você pode pensar que este é um material ideal que não apresenta desvantagens. Naturalmente, isso não é verdade. O principal menos é o vício destruição sob raios ultravioletasque iniciam o processo de destruição fotoelétrica na superfície, levando à formação de pequenas rachaduras. Gradualmente, eles crescem, causando fragilidade dos painéis e sua destruição. É por isso que o material precisa de proteção adicional. O ultravioleta duro (no espectro de até 280 nm) é prejudicial às plantas, portanto o revestimento protetor protege não apenas o policarbonato, mas também as culturas cultivadas.

Fabricantes responsáveis ​​usam para proteger o material filme especialaplicado método de coextrusãoPortanto, durante a operação, não esfolia. Esse policarbonato de alta qualidade pode facilmente durar cerca de 10 anos. À venda, existe um material no qual uma película protetora é aplicada nos dois lados, mas para estufas seu uso não faz sentido. Ao montar folhas, é importante prestar atenção à marcação e instalar policarbonato com uma camada protetora para fora.

Fabricantes inescrupulosos (geralmente chineses) produzem policarbonato sem revestimento protetor, ou o tornam simbólico. Entende-se que, em vez de usar um filme, os aditivos mais simples são introduzidos na massa, o que deve proteger o material da radiação solar. Esse policarbonato "vive" por um período máximo de 2 a 3 anos; depois, ele precisa ser trocado, e isso novamente é um desperdício. Ao comprar material inicialmente barato, você deve pensar nas consequências três vezes. Informações sobre a presença de um revestimento protetor devem ser indicadas na embalagem e na documentação anexa, uma vez que é impossível examiná-lo externamente (a espessura é 0,0035-0,006 mm).

No. 6. O que o prefixo “light” significa na marcação de policarbonato?

Fabricantes e vendedores complicados às vezes enganam os compradores usando a designação "light". Escolher esse policarbonato para uma estufa significa pagar a mais e obter material com resistência reduzida. Freqüentemente, o policarbonato mais fino é vendido na versão light, mas o preço permanece padrão. Em vez de 4 mm, pode fornecer material com uma espessura de 3,5 mm, em vez de 6 mm - 5,5, 8 mm - 7,5 mm, etc. Parece que a diferença é pequena, mas com uma diminuição na espessura (o que significa resistência e durabilidade), o preço não cai - não é a compra mais rentável. Além disso, não é recomendável levar policarbonato para uma estufa com espessura inferior a 4 mm.

Número 7. Tamanho das folhas de policarbonato e recursos de manuseio de materiais

Com uma largura de 2,1 m, as chapas de policarbonato são vendidas principalmente nos comprimentos de 6 e 12 m, é permitido um desvio de 3 mm de largura e 10 mm de comprimento. A experiência acumulada de muitos residentes de verão torna possível formar uma série de dicas para o uso mais racional do material:

  • se a estufa tiver uma forma arqueada, recomenda-se que o comprimento dos arcos das estruturas elétricas seja de 6 e 12 m, a fim de evitar juntas transversais,
  • a distância entre os elementos de suporte da armação é melhor realizada para que as juntas das chapas caiam no perfil, o que aumenta a resistência da estrutura,
  • durante a construção de estufas de passo duplo, é melhor fazer as paredes e o telhado de forma que as folhas de policarbonato sejam divididas sem resíduos.

O policarbonato aumenta de tamanho no calor e diminui no frio. Um aumento da temperatura em todos os graus faz com que o material se expanda em 0,065 mm / m. Isso deve ser levado em consideração ao prender o policarbonato à estrutura, deixando pequenos espaços entre a folha de material e a estrutura de suporte.

Cuidar do policarbonato é o mais simples possível: ele deve ser lavado várias vezes ao ano, você pode usar uma solução de sabão neutro, mas não agentes agressivos. O principal objetivo desse cuidado é manter um alto nível de transparência.

Número 8. Fabricantes de policarbonato: quem pode ser confiável?

Para escolher o policarbonato certo e, no futuro, contar com sua durabilidade, é importante prestar atenção ao fabricante: a fama de seu nome e duração garantias (quanto mais, melhor, idealmente 10-15 anos). Quando a compra não se preocupa em prestar atenção a certificados, e não é recomendável ir ao mercado de policarbonato - eles dificilmente aderem às condições de armazenamento necessárias.

Os produtos dessas empresas se provaram da melhor maneira:

  • BayerMaterialCiência - Uma grande preocupação alemã que trabalha no campo da saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. O policarbonato é produzido sob a marca Makrolon, tem a mais alta qualidade, porque o principal para a empresa é a inovação e sua própria reputação,
  • Sabic Innovative Plastics - Uma empresa localizada na Arábia Saudita produz policarbonato de várias séries sob a marca Lexan. A empresa sempre desempenhou um papel crítico no desenvolvimento e produção de novos tipos de polímeros. Hoje, os escritórios e empresas de representação da empresa operam em 40 países, a gama de produtos está em constante crescimento,
  • Samyang - Uma empresa coreana que produz material de alta qualidade sob a marca comercial Trirex. Em termos de preço e qualidade, essa é uma boa opção; portanto, os produtos estão em grande demanda entre os compradores domésticos,
  • Teijin limited - Uma empresa japonesa que também realiza constantemente novos desenvolvimentos e oferece polímeros cada vez mais avançados. O policarbonato da empresa é de alta qualidade e durável, mas existem poucos no mercado interno,
  • Dow chemical - Fabricante americano de policarbonato Caliber e Magnum ABC. Os produtos são da mais alta qualidade, excelente geometria, boa durabilidade, mas são caros e poucos são apresentados no mercado.
  • Polygal - Uma empresa russo-israelense que produz policarbonato com o mesmo nome. Este é um material relativamente barato, com uma longa vida útil,
  • Carboglass - Um grande fabricante nacional, que garante produtos por 15 anos, e isso inspira confiança. Ao mesmo tempo, o custo do material é menor do que para amostras estrangeiras, o que garante a popularidade dos produtos,
  • Safplast inovador - Outra empresa nacional. Produz policarbonato sob a marca registrada Novattro, oferece uma garantia de 14 anos, enquanto os produtos são um pouco mais baratos que o Carboglass,
  • Plastilux - Fabricante chinês de policarbonato Sunnex. Olhar em sua direção só vale a pena se o principal critério de escolha for um preço baixo. Garantia do produto de 8 anos,
  • Vizor. O policarbonato desta marca foi produzido anteriormente na China, hoje existem fábricas na República Tcheca. Qualidade média, preço baixo, garantia de 5 anos,
  • ITALON - Uma empresa chinesa cujos produtos podem ser aconselhados para quem deseja economizar o máximo possível, pois sua qualidade é baixa e o preço é superior ao orçamento, uma garantia de 5 anos.

É altamente desencorajado comprar material de uma empresa sem nome - as consequências de tal ato são compreensíveis sem explicação. Dadas todas as nuances descritas na escolha do policarbonato, é possível encontrar exatamente o material que será a solução perfeita em cada caso.