Lareiras

Interiores de luxo com fogões nos marcadores 20

O fogão é usado há muito tempo para aquecer casas. Esta é uma lareira universal que não apenas fornece calor, mas também é usada para cozinhar. O fogão russo no interior tem grandes vantagens em comparação com uma lareira: retém e emite calor por muito tempo, não precisa ser frequentemente acendido. Todos os anos, em casas de campo e interiores modernos, o uso de fontes de calor tradicionais está se tornando cada vez mais popular.

Características e vantagens do forno

A principal diferença entre fogões e lareiras é que aquecem a sala com as paredes dos canais de fumaça, e a lareira aquece apenas com a ajuda da energia radiante do fogo.

O fogão russo no interior da cozinha é usado não apenas para aquecimento, mas possui recursos adicionais:

  1. É usado para cozinhar todos os tipos de pratos.
  2. Está equipado com uma espreguiçadeira, considerada o melhor local para relaxar.
  3. Usado para secar vários artesanatos de barro.

O fogo no forno é coberto por um amortecedor e a chaminé tem um caminho complexo - esses recursos determinam o nível de transferência de calor.

O fogão, ao contrário das lareiras, não aquece tão rapidamente, mas depois de acumular calor, gasta-o gradual e uniformemente. A estrutura maciça irradia calor através de seu corpo. Além disso, o dispositivo do forno envolve soprar, o que permite controlar o suprimento de ar e economizar combustível.

Variedades de fornos

Os fogões russos assumiram firmemente suas posições no interior moderno. Raramente é possível encontrar opções idênticas, pois cada mestre oferece seu próprio modo de postura, embora a estrutura interna das estruturas raramente seja diferente. Estruturas semelhantes são classificadas por dimensões e elementos adicionais na estrutura.

Você pode selecionar o modelo para a forma e a localização da cama:

  • As opções clássicas incluem um fogão transversal. Nesse caso, a cama está localizada entre o cano e a boca.
  • A espreguiçadeira atrás da fornalha é chamada longitudinal. Nesse caso, o local de descanso se torna mais amplo e permanece um local para armazenar lenha.

Além disso, os fogões de aquecimento diferem no pré-forno. Na versão usual, os aquecedores e os pré-aquecedores estão localizados de um lado e as etapas levam à cama.

Um modelo interessante é um fogão de lareira no interior com um pré-forno. Nesse caso, o fogão e a lareira são combinados em um design. O fogão pode ser colocado na cozinha e a lareira pode ser levada para qualquer outra sala.

Se um projeto desse tipo for colocado no canto do prédio, ele poderá aquecer três quartos ao mesmo tempo.

O fogão e a lareira parecem especialmente organicamente no interior de uma casa de madeira.

Esta opção é adequada para a decoração de um estilo misto: a parte da lareira é adequada para um interior clássico e o fogão se encaixa no estilo russo, país ou étnica.

Modelos de ferro fundido

Se for dada preferência ao aquecimento clássico de fogões, vale a pena escolher um fogão de tijolos. Mas se você escolher a opção de aquecimento para uma casa pequena, o fogão a combustível sólido de ferro fundido será uma excelente solução. Tais projetos são fáceis de manter, baixo custo e longa vida útil. Nos modelos de ferro fundido, as seguintes vantagens podem ser distinguidas:

  • Tamanho pequeno.
  • Design elegante e moderno.
  • Eficiência superior a 85%, o que reduz o consumo de combustível.
  • A instalação não precisa de uma base.
  • O dispositivo é fácil de transportar para qualquer lugar.
  • O mecanismo para ajustar a intensidade da combustão.
  • A versatilidade do design.

Esses fogões de aquecimento estão sujeitos à corrosão, portanto a casa não deve ter alta umidade. Estruturas de ferro fundido são aquecimento, aquecimento e cozimento ou na forma de lareiras.

O fogão de ferro fundido "fogão de barriga" no interior parece orgânico, graças a modelos com um design moderno. Esta é uma solução simples e prática para criar um design de país.

Estruturas de tijolo

Os fogões de tijolos têm excelente condutividade térmica, pois podem gerar calor durante o dia. Uma variante da construção de tijolos é um dispositivo com dois fornos. Um é usado para cozinhar e o segundo para aquecimento. A fumaça passa pelas chaminés, que na parte superior são combinadas em uma chaminé.

O forno possui uma alta inércia térmica. Após um curto período de aquecimento, emitirá calor por 15 a 18 horas.

A estrutura de tijolos é a versão mais eficiente do aquecimento do fogão. Seus benefícios incluem:

  • Simpatia ambiental e segurança para a saúde.
  • A capacidade de reter calor.
  • Alta resistência.

Opções de decoração

Não subestime a decoração - depende de quão bem o fogão ficará no interior e um indicador de sua eficiência térmica.

As seguintes opções são usadas como decoração:

  • As soluções tradicionais incluem revestimento de argamassa de argila. Essa cabana de forno se encaixa perfeitamente na atmosfera da cozinha rústica ou em um interior no estilo provençal.
  • A decoração de azulejos consiste em elementos que se assemelham a azulejos de cerâmica, e no interior têm uma montagem na forma de uma saliência chamada alcatra. Esta opção é uma ótima solução para um interior luxuoso.
  • As telhas são consideradas uma opção econômica. Nesse caso, produtos criados pressionando com disparo duplo são usados. Este tipo de produto é chamado de majólica.
  • Azulejos de terracota imitam o design de pedra. Produtos similares são fornecidos em formas quadradas e retangulares.
  • O projeto do forno é realizado com telhas de clínquer. Este revestimento é durável e confiável.
  • As opções mais acessíveis incluem decoração com gesso e tinta.
  • A opção mais demorada é o uso de pedra natural.

Parece bom acabamento combinado. Da cozinha, a superfície pode ser ladrilhada e da sala de estar com pedra.

Enfrentar é um assunto problemático e caro. Em alguns casos, é mais fácil ocultar falhas ou adicionar ênfase com uma decoração simples. Você pode organizar panelas de ferro fundido ou pratos de cerâmica, pendurar toalhas bordadas ou pendurar um monte de ervas.

Perto do fogão, você pode colocar lenha, uma pilha de lenha, uma empunhadura e outros acessórios.

Qual o estilo interior do fogão?

Os fogões a lenha parecem elegantes no interior do estilo russo. O estilo com o uso de fogões se manifesta melhor nas seguintes áreas:

  • O Style à la Rus permite criar a atmosfera de uma casa russa. O design é complementado por elementos tradicionais no estilo russo: toalhas, vassouras, samovares e rodas giratórias. Neste interior, um fogão branco é usado.
  • O quarto no estilo da cabana russa é decorado com madeira. O fogão pode ser feito de tijolo ou simples. Você pode usar azulejos em azul ou branco com ouro. Revestimento em azulejo adequado para superfícies de tijolo.
  • O design no estilo da torre russa envolve o uso de esculturas originais e cores brilhantes.

É importante escolher o local certo para o forno. Na maioria das vezes, esses projetos são instalados em salas de estar ou na cozinha. Fazendo o interior da sala, um local central deve ser alocado para o forno.

A lareira é a principal fonte de calor em torno da qual o restante dos móveis é instalado. A sala de estar pode ser decorada em estilo rústico. Use materiais de madeira.

Um fogão de lareira parece harmonioso no interior da sala de estar.

Para fazer o fogão parecer espetacular no interior da sala, use móveis simples. Um forno enorme pode dividir o espaço em zonas. Esta opção é relevante para grandes salas de estar.

O interior da cozinha é ótimo para instalar um fogão. Um design rústico é melhor para este design. Para paredes e tetos, são utilizados acabamentos em madeira. Se a cozinha for pequena, use uma paleta de cores claras para decoração.

Com uma abordagem hábil, até um fogão antigo ficará ótimo no interior de uma casa de campo. Para fazer isso, as rachaduras são removidas da superfície e o gesso antigo é removido e, em seguida, um novo acabamento é feito.

Usando fogões de aquecimento para casas de campo, você pode criar um interior distinto e colorido que trará uma atmosfera acolhedora e caseira para qualquer casa.

Principais características de design de fogões de lareira

Primeiro, observamos: os especialistas distinguem uma lareira em sua forma pura, que é um tipo especial de dispositivo de aquecimento com uma fornalha aberta (o nome “lareira” vem da palavra latina caminus, que significa “fogo aberto”) de dispositivos combinados: fogões para lareiras.

Além das clássicas, existem lareiras com fornalha fechada - elas são muito mais eficientes, mas mais complexas em seu design.

Bem, e como observamos, existem lareiras combinadas que permitem que você aproveite a lareira e, ao mesmo tempo, aqueça efetivamente a sala.

Por via de regra, um fogão a lenha com queima longa pode ser do seguinte tipo:

Com um sofá. Este fogão maciço é adequado para uma casa com uma área grande, já que o design em si é bastante maciço, o que, por sua vez, aumenta a eficiência energética - uma grande massa esfria por mais tempo.

Wall. Esse design compacto pode ser instalado em uma casa de qualquer tamanho, enquanto aquece duas salas ao mesmo tempo: diretamente na qual está localizada e adjacente - através de uma parede comum. A principal desvantagem de tal forno na ausência de um fogão.

Lareira maciça no meio da sala. De algum modo, esse forno divide o espaço da sala, é bastante maciço e, portanto, pode ser instalado em uma sala de tamanho suficiente.

Existem outras opções, combinadas e exóticas.

A principal vantagem dos fogões de lareira é que eles podem funcionar separadamente: se você não precisar de calor especial, você só pode aquecer a lareira ou o fogão e, no caso de geadas especialmente severas, pode usar a lareira e o fogão ao mesmo tempo.

A forma dos fogões das lareiras pode variar significativamente: de desenhos quadrados a complexos, com muitos ângulos.

De acordo com sua funcionalidade, eles só podem executar a função de aquecimento ou combinar a função de um fogão.

Fogão de lareira na Rússia

O clima frio da Rússia Força o uso de fogões de alvenaria mais volumosos, que ocupam quase metade da sala. Surpreendentemente, até os apartamentos da cidade foram aquecidos com fogões de tijolos. Pela primeira vez na Rússia, lareiras apareceram em São Petersburgo.

Mas as revoluções e guerras do século XX levaram à destruição dos costumes e do minimalismo estabelecidos no interior, de modo que havia "fogões de barriga" - pequenos fogões de metal fino.

Das qualidades positivas desses fogões, deve-se notar que eles aqueceram rapidamente com uma pequena quantidade de lenha; no entanto, eles esfriaram instantaneamente após a queima da lenha. Apesar disso, fogões de metal ainda estão disponíveis comercialmente.

Lareiras de metal

Lareiras de metal Eles têm a capacidade de aquecer o ar muito mais rápido que os tijolos, são mais fáceis de conectar à chaminé. Além disso, são fáceis de instalar diretamente no chão, isolados com camadas de pedra, chapa metálica ou ladrilhos cerâmicos, o que garantirá a segurança contra incêndio. O fogão da lareira é um moderno dispositivo de aquecimento no qual a probabilidade de observar uma chama viva e a segurança de uma lareira fechada são combinadas.

O fogão da lareira é caracterizado por um bom nível de transferência de calor, sua potência pode atingir até 20 kW, portanto, mesmo sem usar toda a potência do fogão da lareira, você pode aquecer bem uma sala com uma área de cerca de 30 metros quadrados. Para fazer isso, você precisará de apenas 4 kg de lenha, ao contrário de uma lareira aberta, para a qual seriam necessários 5 vezes mais lenha. Isto é conseguido através do aquecimento - o fogão da lareira, ao contrário de uma lareira convencional, aquece o ar circundante. Melhorar a capacidade de aquecimento da sala pode se basear no princípio da convecção - se você instalar as segundas paredes de metal, cerâmica, pedra perto da fornalha, o ar frio, quando aquecido, sobe, acelerando o aquecimento de toda a sala. É por isso que esses fornos também são chamados de convector.

Parte do fogão, de aço, deve ser pintada de prata ou preto tinta resistente ao calor, e o revestimento externo pode ser de qualquer cor e material. Graças a isso, eles são combinados harmoniosamente com todos os detalhes do interior, até os mais modernos, para os quais foram criados modelos modernos de fogões de lareira.

Fogões de lareira no interior dos quartos - foto

Os fãs de estilo oriental também encontrarão modelos ao seu gosto - lareiras monofônicas, diferenciadas por linhas claras e design acabado, que se encaixam facilmente no estilo Zen.

De maneira original, os fogões são feitos no estilo inglês, que são colocados em nichos de pedra, produzindo o estilo apropriado. Além disso, esse fogão será muito conveniente de usar.

Amplamente utilizado fogões de lareira em interiores salas de cozinha, uma vez que esses modelos estão equipados com um forno embutido, o que permite a solução imediata de vários problemas. Você pode fritar facilmente a carne ou assar uma torta, jantar quente, se for cozido com antecedência. Esses fogões são especialmente bons em cabanas pequenas, porque ajudam a economizar tempo, espaço e reduzir custos.

Os recuperadores de lareira com conversor são muito duráveis, isso se deve ao fato de os fornos neles serem feitos de ferro fundido durável e durável, após o que são adicionalmente acabados no interior com tijolos de revestimento fireclay. Aquecer até 750 graus não é assustador para o vidro resistente ao calor, do qual é feito o vidro do fogão. A limpeza dos óculos não causará nenhum problema, pois você precisará limpar os óculos apenas uma vez por ano.

Outra coisa interessante a fazer é a função de regular a potência da lareira, alterando o fluxo de ar fornecido ao fogão.

Em resumo, concluímos que o uso de fogões, lareiras é uma técnica boa, eficaz e esteticamente projetada que permite aquecer qualquer ambiente em pouco tempo.

Características da escolha e planejamento do futuro forno

Antes de começar a instalar um recuperador de calor com suas próprias mãos, calcule a energia necessária para isso, começando pelo fato de que 10 quilowatts de área exigirão 1 quilowatt de energia. O resultado deve ser multiplicado por um fator de 1,3 (para compensar todas as perdas nas partições).

Na grande maioria dos casos, a lenha é usada como combustível; no entanto, existem modelos de fogões operando a carvão.

É importante considerar: para a operação do forno, é necessária uma chaminé, cuja operação determina a eficiência da exaustão dos gases de escape e a qualidade do processo de combustão do combustível e, portanto, é necessário abordar o planejamento e a instalação de seu projeto com toda a seriedade - sua segurança depende disso.

Local de instalação do fogão da lareira

Escolher um local de instalação é uma etapa muito importante. Se o forno estiver instalado no meio da sala, ele de alguma forma divide a sala em zonas separadas e, posteriormente, elas podem ser projetadas individualmente.

No caso em que o forno é instalado próximo a uma parede de madeira, é necessário fornecer uma almofada de separação resistente ao calor, por exemplo, feita de amianto ou outro material não combustível. Nesse caso, alvenaria, ladrilhos cerâmicos ou outro material similar é adequado.

Depois de escolher o local da instalação, tente imaginar ou simular a aparência do fogão escolhido no interior da casa.

Faça medições no local e veja se há espaço livre suficiente, é conveniente e seguro andar ao redor do fogão, imagine como você o aquecerá.

Depois de ter certeza de que a opção é ótima, você poderá começar o trabalho, tendo preparado previamente todos os materiais e ferramentas necessários.

É importante lembrar! Durante a construção dos fornos, cumpra rigorosamente todos os requisitos de segurança contra incêndio. Cuide da ventilação. A segurança dos moradores e propriedades deve sempre ser uma prioridade.

Características distintivas

Lareiras elétricas ou biocombustíveis geralmente são instaladas em um apartamento, eles não exigem a instalação de uma chaminé. Em uma casa particular, você pode comprar uma lareira a lenha, o que proporciona uma atmosfera calorosa e especial. Dependendo do design de interiores, a lareira é instalada:

  • esquina
  • canto da parede
  • frente de parede
  • rotativo ("ilha"),
  • embutido.

Ao escolher um fogão de lareira, você deve decidir com antecedência quanto espaço ele aquecerá e se é necessária a distribuição de água para outras salas. Por exemplo, os fornos Romotop Tala são projetados para salas de até 220 m². Ao mesmo tempo, eles se encaixam facilmente em um design moderno, são compactos, confiáveis ​​e fabricados com tecnologias inovadoras.

Não perca de vista se o fogão da lareira selecionado possui:

  • Diferentes direções da chaminé,
  • Reguladores de ar secundários e terciários,
  • Paredes duplas
  • Canetas frias
  • Vidro de visualização grande
  • Fogões de cozinha.

O modelo mais comum com essas características é o Ferlux Lava. Não é apenas multifuncional, mas peças fundidas encaracoladas são usadas em sua fabricação para dar uma aparência luxuosa.

A localização e o tipo de lareira são melhores na fase de construção de uma casa; nesse caso, você pode prestar atenção nas lareiras fechadas, na ilha semi-aberta ou aberta. Um fogão de lareira fechado é uma opção clássica, mas assume a presença de paredes bastante espessas. A opção mais econômica serão lareiras semi-abertas, que podem ser de parede ou de canto. Lareiras abertas têm as maiores desvantagens:

  • só pode ser localizado em salas grandes com tetos altos,
  • ao usá-los, uma alta probabilidade de incêndio,
  • baixa eficiência de aquecimento da sala.

Se o fogão da lareira já estiver planejado para ser instalado na casa pronta, a opção ideal é um fogão de ferro fundido ou aço.

Pedra

É econômico, testado pelo tempo, feito de materiais ecológicos - tudo isso é sobre um fogão tradicional russo. Ela muitas vezes começou a aparecer em interiores modernos, só que agora ela é prática e elegante.

Se a área permitir, então, para aquecer a casa inteira, é instalado um fogão grande completo, com camas, compartimentos para cozinhar, fogões para armazenar lenha e louça. Para casas de campo de verão, a opção de um fogão angular de tamanhos mais modestos é adequada, mas que pode lidar facilmente com o aquecimento de um quarto.

O design de um forno de tijolos pode variar de acordo com a sua finalidade:

  • Para a cozinha. Nesse caso, é melhor equipar o forno com um forno e um fogão de ferro fundido.
  • Para o quarto, é adequado um forno com uma bancada de fogão espaçosa, quente e confortável.
  • Para a sala, vale a pena escolher o design do fogão conectado à lareira.
  • Dividir o espaço interior. Em seguida, uma parte do fogão servirá como fogão na cozinha e a segunda parte será uma lareira para a sala de estar.

Dado que o tijolo é muito quente, um design seguro para telhas cerâmicas de terracota ou clínquer é selecionado para o forno. Para dar uma aparência luxuosa, azulejos ou Majolica são usados. O fogão pode ser rebocado e revestido com tinta resistente ao calor, de qualquer cor que você desejar.

Um lugar especial entre fogões de pedra é ocupado por ladrilhos. Se os fogões monofônicos parecem minimalistas e contidos, os fogões de azulejos trazem uma sensação de sofisticação, riqueza e antiguidade à casa. Tal elemento do interior ajudará a combinar harmoniosamente modernidade e clássicos. Ao lado do fogão de tijoleira, os móveis são de boa aparência e de madeira, no estilo da cabana russa, e clássicos, e os móveis, no estilo da Provence.