Reparação

Como e como fechar as costuras entre as folhas de drywall

3 A secagem de juntas de chapas de gesso cartonado é um procedimento responsável, porque juntas seladas incorretamente entre placas de gesso resultam em rachaduras, o que pode prejudicar toda a aparência do acabamento, especialmente se você tiver → gesso cartonado (aqui você pode descobrir sobre a pintura de gesso sem amassar).

Quando rachaduras entre folhas GKL são perigosas

As rachaduras entre as folhas do drywall são perigosas apenas em um caso - quando o drywall é pintado, sem papel de parede. Então essas rachaduras serão visíveis e estragarão a aparência do acabamento.

Rachadura na parede de gesso cartonado

Se a parede foi preparada para colar o papel de parede, as rachaduras nas costuras do drywall não são terríveis, pois não são visíveis sob o papel de parede, e o papel de parede não se rasga disso - não é a tensão (a menos que, é claro, a placa de gesso não esteja montada de algum modo e até pare um pouco).

Vamos ao que interessa.

Preparação de costuras para selar (piscar, primer)

Se as costuras estiverem com as bordas de fábrica das folhas, não será necessário bordá-las, pois elas já estão prontas.

Fábrica (esquerda) e juntas de acabamento do drywall

Se as bordas das folhas forem cortadas, você precisará fazer um chanfro (borda) nelas. É realizada antes da instalação do drywall com um plano especial de acordo com a placa de gesso ou após a instalação com uma faca de construção comum (de escritório) com lâminas substituíveis de 18 mm de largura.

Com uma faca, corte cuidadosamente o chanfro das bordas do gesso em um ângulo de 45 graus

Gentilmente, com uma faca, cortamos o chanfro de 2 bordas da folha "em um ângulo de 22,5 graus a uma profundidade de 2/3 da folha" - como está escrito em um tecnólogo da Knauf, o ângulo total é de 45 graus. Você pode cortar em um ângulo de cerca de 45 graus (de preferência não mais) a uma profundidade de meia folha. Depois de costurar todas as costuras para que sejam impregnadas com solo de impregnação profunda, tanto a costura interna quanto a uma distância de 5 cm das bordas ao longo dela, é conveniente fazer isso com uma escova larga ou com uma escova. Deixe secar. Esta não é a única maneira de costurar, existem várias outras, vamos ver.

Formando um chanfro largo de acordo com o tipo de fábrica

Formar não apenas um recesso em forma de V, mas fazer uma costura praticamente de fábrica não é uma tarefa fácil. Mestres legais fazem isso. Porque Porque quando uma junta de fábrica é selada com fita adesiva e betume, um tubérculo não se forma. E quando a junta cortada é selada, esse tubérculo é formado, pois não há depressão sob a fita de reforço. Esta colina complica um pouco mais o trabalho. Ao aplicar a massa, você deve aplicar uma camada mais espessa de massa para ocultar esse monte, exibir o plano inteiro sob esse monte. Também → pintar drywall sem massa com essas juntas irregulares é quase impossível, porque esta colina vai se destacar, será perceptível.

E aqui - quem quer que seja, alguém apenas corta o chanfro com uma faca.

Chanfrando com um recesso com uma faca simples

Alguém aborda o processo com mais seriedade e tecnologia, criando para os moedores bicos especiais para fresamento GKL, isso é mostrado no vídeo.

Em casa, é claro, esses métodos são inúteis, e se a parede de gesso for massa de vidraceiro em duas camadas, todos os solavancos desaparecerão sob a massa. Em casos extremos, você pode cortar um chanfro com uma faca, mas ela não parece perfeita.

Para evitar juntas cortadas, você pode solicitar uma placa de gesso com uma altura de teto, para que não seja necessário apará-la e as juntas permanecerão o mais possível de fábrica.

Preparação de juntas nos / nos cantos

Costuras nos cantos, nas juntas dos lençóis ou na parede requerem um tratamento especial. Portanto, se você tiver duas folhas unidas no canto interno, precisará remover o chanfro de uma folha adjacente à segunda.

Corte o chanfro de uma folha adjacente à segunda

O mesmo se aplica à junta, quando a folha se une à parede (não da GKL), também é necessário bordar a folha; com a parede, é claro, nada é necessário; então, quando fecharmos a junta, tudo ficará claro.

É melhor desenhar cantos externos com fita de papel (veja abaixo) e montar cantos sobre ela - metal ou plástico para gesso ou massa de vidraceiro. Cantos de plástico são aqueles que imediatamente com um net-serpyanka - eles também são bons.

O design do canto externo nas juntas do GCR

Essa é a melhor maneira de desenhar um canto externo nas juntas de folhas de drywall, MAS, embaixo de um canto de metal, é melhor colar uma fita de papel para juntas GKL em ângulo se a superfície precisar ser pintada, se estiver sob um papel de parede, você pode. É melhor fixar cantos de metal na massa / gesso, primeiro manchando-o com um canto e depois fixando-o. Na foto, eles são parafusados ​​com parafusos autorroscantes, o que estraga levemente o canto, pode ser torcido, o que afetará a qualidade do acabamento.

Fechamos cavidades e orifícios com parafusos autoatarraxantes

Aprofundamentos e locais de fixação da GKL com parafusos autorroscantes também precisam ser reparados com a mesma massa para juntas. Primeiro, é necessário verificar se os parafusos autorroscantes não estão projetados no plano; se necessário, aperte-os para que sejam recuados na folha por 1-3 mm.

Parafuso autorroscante com encaixe perfeito

Putty esses lugares nivelados com a superfície.

Como reforçar as costuras: foice de malha ou fita de papel?

Esta não é uma pergunta fácil. A maioria apenas fecha as costuras com um grão e massa. Mas a rede serpentina não reforça a costura o suficiente e racha com o tempo. Tal rachadura, como eu disse no primeiro parágrafo, não é particularmente assustadora no caso em que a rachadura está coberta de papel de parede. Se a parede da GKL for pintada, essa rachadura será visível.

O que fazer? De perto, as costuras entre as folhas de drywall são a melhor fita de papel para as juntas.

Fita de papel para juntas GKL

A fita de papel é muito mais confiável no fechamento de juntas entre folhas de drywall, quase nunca se formam rachaduras, porque o papel em si não rasga, pois é reforçado adicionalmente com fibra de vidro. Mais precisamente, ele pode quebrar, mas esse esforço não é criado nas costuras do GCR. Vamos dar uma olhada mais de perto nesta opção.

Reforço do tipo “faça você mesmo” e vedação de juntas de drywall com fita de papel

Nós bordamos as costuras, as preparamos, a cartilha secou. É melhor fechar as costuras com massa especial para juntas GKL, por exemplo, Fugenfuller (FUGEN) da Knauf. Você pode usar estuque comum, misturado em um primer de penetração profunda, esse método também pode ser adequado se você planeja aplicar massa a drywall, uma vez que o estuque possui uma grande fração.

Amasse a solução de acordo com as instruções. Você não precisa de muito, é melhor amassar novamente.

Feche a costura

Antes de tudo, fechamos a costura entre as chapas de gesso, para isso precisamos de espátulas: uma é larga, é mais conveniente usar uma espátula, a segunda é mais estreita - 15-20 cm e 5-7 cm, para que ela entre na junta da fábrica menos e mais - pelo contrário - era mais larga do que as juntas da fábrica .

Espátulas: 5-7 cm e 15-20 cm

Completamente (!) Encha a costura por dentro com massa, apertando-a um pouco dentro da costura para que a massa preencha todo o espaço da costura.

Se houver muitas costuras, você pode fazer uma simples adaptação a partir de um saco de leite ou de um saco de confeitar (existem muitas opções).

Como na foto, a bolsa ou a bolsa devem ser duráveis. Dessa forma, é conveniente encher as juntas do drywall com uma solução. Este é um pequeno truque de vida, vamos continuar.

Preenchemos as costuras e o espaço ao redor delas nas bordas um pouco mais do que a largura da fita.

Enchemos a própria costura e o espaço ao redor da costura até a largura da fita

Fita adesiva

Em seguida, desenrolamos a fita do rolo até o comprimento da costura e a cortamos. Colamos a costura com fita adesiva exatamente no centro e pressionamos com uma espátula, colando a fita na costura, espremendo a massa por baixo da fita para que não haja vazios no ar. Cole o lado áspero (espinhado, interno) da fita na placa de gesso. Fazemos uma costura de cada vez.

Cole a fita adesiva nas juntas da placa de gesso cartonado

Com uma pequena espátula, passamos por todo o comprimento da junta / fita, pressionando levemente a fita na costura. Além disso, quando a fita é colada, com uma espátula larga, colocamos massa na junta, nivelando com a superfície.

A fita deve estar dentro da camada de massa.

Não será possível nivelar a massa nas juntas cortadas, uma colina se formará lá, que desaparecerá somente quando → a placa de gesso for massa (o link indica como aplicar massa drywall).

Fechamos as costuras nos cantos

Tudo é igual, apenas a fita é colada no canto, possui uma dobra especial no meio, graças à qual é conveniente fechar os cantos.

Após a cola secar, o canto externo é formado. canto, como descrito acima. Ou plástico, você pode com uma rede serpian. A massa é suficiente para o canto interno, removendo cuidadosamente o ângulo com uma espátula.

Feche o canto interno com a mesma fita e massa

Moagem, graxa

Depois de secar a costura, geralmente no dia seguinte, geralmente é necessário massa novamente, já que a massa tem a propriedade de ser puxada, encolhida.

Além disso, quando todas as nossas camadas secam, trituramos as superfícies em putty com lixa de grão fino ou uma malha abrasiva (40-60). Se necessário, massa nos lugares certos.

Como e o que reparar juntas de corte de drywall

Como já mencionado, fechar as bordas cortadas do drywall com uma fita nesse local forma um tubérculo. Você pode fechar essas articulações com tiras de fibra de vidro, muito mais finas e que não incham por se molhar. Uma das desvantagens da fita de papel é que ela pode inchar quando molhada, mas quando colocada dentro de uma costura, não incha, o que não pode ser dito para costuras cortadas. Portanto, é mais aconselhável usar tiras de fibra de vidro em costuras cortadas.

Costuras com bordas cortadas de gesso devem ser reparadas com fibra de vidro

Isso é tudo, nossas juntas estão prontas para decoração adicional e não racham! Idealmente, o drywall após a vedação das juntas pode ser colado com fibra de vidro em toda a área, para que nada rache e, além disso, a superfície se tornará homogênea, o que é bom para a pintura. Mas o método acima é suficiente para juntas GCR de alta qualidade.

Deixe suas dicas e comentários abaixo. Assine a newsletter. Boa sorte para você e boa para sua família!

A necessidade de reparo conjunto

Mesmo o melhor mestre não será capaz de conectar duas folhas GKL entre si sem formar uma junta. O tamanho das costuras dependerá do tipo de chapas, da presença de bordas, da qualidade dos fixadores.

As bordas do material podem criar recessos ou saliências altamente visíveis na parede, divisória ou teto. Você pode corrigir o problema apenas se o acabamento for feito corretamente. Costuras irregulares são formadas se não forem utilizados perfis suficientes, a estrutura não será rígida, porque sob o peso das chapas as estruturas são deformadas e cedidas.

As juntas de vedação têm um papel decorativo e funcional. Se você não passar por cima deles, surgem esses problemas:

  • a base será irregular, parecerá feia,
  • O GCR pode deteriorar-se devido a efeitos diretos nas bordas da temperatura, umidade, luz solar,
  • o acabamento (tinta, papel de parede, massa) será destacado da base, rachará - não funcionará para segurá-lo com segurança.
para conteúdos ↑

Fita de papel

A fita de papel é vendida em rolos de 50 a 150 metros, a largura é geralmente de cerca de 50 milímetros. A fita de papel é mais forte que o papel comum, porque é reforçada com fibra de vidro em diferentes direções. A superfície da tira não é lisa, mas áspera, necessária para uma adesão confiável com gesso, massa de gesso ou outros materiais de acabamento.

No centro da fita existe uma inserção que facilita o trabalho com o material. A fita pode ser colada não apenas entre as folhas - é possível reforçar os cantos da estrutura do gesso. Ao contrário da fita de papel comum, a camada de fita não enruga, não estica.

As desvantagens do método de acabamento incluem a complexidade da instalação em comparação com uma foice simples. Se a massa foi violada, o ar ficará embaixo da fita de papel - mais cedo ou mais tarde o material será descascado. Mas esse valor negativo é privado de fita perfurada, massa para a qual não tem um papel tão importante.

Serpyanka auto-adesivo

Normalmente, finalizadores experientes ao reparar o teto, paredes para vedar juntas na placa de gesso usam uma foice. O material é vendido em rolos de 20 a 90 metros, pode ter larguras diferentes - até 5 cm ou mais.

A malha mais conveniente é auto-adesiva; é conveniente anexá-la a folhas de gesso com qualquer borda. Serpyanka pode fechar rachaduras, lascas, buracos, por exemplo, sob o papel de parede. Há também uma malha regular não adesiva à venda, que é muito mais difícil de conectar, mas custa uma ordem de magnitude mais barata.

É melhor comprar um pequeno rolo de material autoadesivo, pois após a abertura não pode ser armazenado por muito tempo devido à perda de propriedades.

Putty

A massa de vidraceiro é um excelente método para esfregar as costuras entre as folhas de gesso. Recomenda-se a limpeza de juntas se a sala estiver sendo preparada para a pintura ou para colar com papel de parede de papel fino.

A mistura de massa de vidraceiro deve ter excelente qualidade, caso contrário, ela rachará com o tempo. É necessário prestar atenção à capacidade do produto suportar o encolhimento.

Massas e rejunte à base de gesso - uma opção adequada para drywall, fornece uma superfície suave e durável com uma cor perfeitamente branca. É melhor aplicar massa com meios comprovados de uma marca confiável, por exemplo, Knauf (Knauf).

Primer

A preparação de costuras que já foram revestidas é uma etapa obrigatória no processo de vedação. O primer atuará como um componente de colagem, conclua o reparo do calado do teto ou paredes antes de terminar.

Qual é o melhor para escolher uma cartilha? Vale a pena comprar um agente com aditivos anti-sépticos e fungicidas que proteja a superfície do aparecimento de fungos, mofo. Após o revestimento com o primer GKL, ele não terá medo de umidade, principalmente se você aplicar a solução em 2 - 3 camadas.

Estuque

A mistura de estuque é usada como acabamento para criar uma superfície bonita e uniforme, em vez de uma junta proeminente. Recomenda-se o revestimento da base com gesso para melhorar a adesão das chapas GKL com os revestimentos subsequentes.

Ferramentas necessárias

Para o trabalho, você deve comprar os materiais básicos com os quais a costura será selada - uma mistura de rejunte seco (betume), um agente de acabamento para criar uma superfície perfeitamente lisa, um primer (de preferência um acrílico penetrante profundo). Se a sala estiver propensa a rachaduras (por exemplo, uma casa nova), a opção mais apropriada é comprar uma foice adicional reforçando a fita de papel.

Para fechar juntas em ângulos complexos, não é possível cortar peças de uma foice, mas comprar cantos perfurados acabados do mesmo material.

Dos dispositivos adicionais para reparo, você precisará de:

  • rolo ou escova de solo,
  • espátulas de tamanhos diferentes para massa,
  • Falcon - um prato com alças, sobre o qual a parede será colocada (perfeitamente perfeitamente longas seções), pode ser substituído por uma ampla espátula,
  • um misturador de construção ou broca com um bico para misturar a argamassa,
  • nível
  • lixa presa à barra,
  • faca de pintura ou de escritório,
  • recipiente para diluir a mistura seca,
  • equipamento de proteção individual - luvas, respirador, roupas de proteção, óculos.

Procedimento de vedação

Para executar corretamente toda a gama de trabalhos, é necessário observar as condições indicadas pelo fabricante na embalagem (em relação à umidade, temperatura ambiente). Não deve haver um rascunho na sala; é melhor ventilar a sala depois que o material de secagem secar.

Primeiro, você precisa verificar o GCR quanto à confiabilidade da conexão com o perfil. Se a folha for mantida fracamente, isso levará à rápida destruição da costura selada e até a foice não interferirá.

Preparação para o trabalho

A escolha do tipo de material de construção depende da decoração subsequente das paredes ou teto. Se você planeja colar o papel de parede, a mistura seca pode ser mais grossa e barata, principalmente quando a tela é grossa e com relevo. Até as rachaduras que aparecem não estragam a aparência do acabamento, porque sob o papel de parede as falhas são invisíveis.

Que material aplicar para pintura? A qualidade da massa deve ser maior, porque mesmo defeitos mínimos não podem ser ocultados sob a tinta. Você não deve comprar misturas baratas, é melhor usar uma boa massa de acabamento branca como a neve.

Quanto à foice, existem várias recomendações para a compra:

  • para paredes de tijolo, a largura da fita deve ser de 50 mm,
  • para casas de madeira, é usada uma fita de 100 mm de largura,
  • para fortalecer cantos não confiáveis, é melhor não levar uma foice, mas um canto de metal (existem cantos internos e externos à venda).

Para um estudo de qualidade dos ângulos, você pode preparar uma espátula angular especial, embora isso não seja necessário. O principal é que estão disponíveis espátulas de 10 e 25 cm.

Costura

Sob o alinhamento, entenda o processamento das bordas (bordas) das folhas de gesso cartonado. A costura é necessária para obter uma superfície que seja adequada para nivelar e suavizar ainda mais. Use uma faca de tinta afiada e afiada.

  • remover restos, áreas quebradas nas áreas da junção GKL,
  • Corte cuidadosamente todas as peças salientes - chanfros.

O corte é feito colocando a faca em um ângulo de 45 graus. Como resultado, um “carrapato” deve se formar no centro da costura. Você pode até fazer o alinhamento antes de prender as folhas na parede ou no teto, como preferem os mestres. O drywall mais caro já é processado de maneira semelhante, ou seja, é colocado à venda em forma bordada.

Trabalho principal

Inicialmente, você precisa iniciar uma mistura de construção. Vale a pena levar um recipiente pequeno, despejar água, adicionar pó seco em porções, misturar (é melhor usar um misturador de construção). Se uma massa espessa pré-fabricada for comprada, uma certa quantidade também será transferida para um pote, para conveniência do trabalho.

Com uma espátula de tamanho médio, retire um pouco da mistura e distribua sobre a ponta da ferramenta. Alise o movimento da massa na costura. Consiga que a solução ocupe totalmente todo o volume da articulação. Em seguida, corte a fita ou serpentina, imponha a costura ao longo do comprimento, no centro. Aperte e aplique outra camada do produto de maneira semelhante. Como resultado, a fita será imersa na solução. Mais uma vez, moa tudo com uma espátula, verifique a uniformidade de acordo com o nível do edifício. Deixe a costura secar completamente, trate-a com uma lixa.

Como fazer uma costura perfeitamente uniforme? Profissionais aplicam esta técnica:

  1. A solução é aplicada com uma espátula média, não alisa, não remove o excesso de peso imediatamente após a aplicação.
  2. Uma espátula larga e afiada, ajustada em ângulo, é realizada de baixo para cima com pressão.
  3. Como resultado, a massa preenche os vazios, formando uma superfície lisa.

Apenas uma serpentina é simplesmente sobreposta à superfície. A fita de reforço de papel é pré-cortada estritamente em tamanho, derramada com água fervente e, após alguns minutos, é torcida. A superfície é previamente estocada, seca, polida. No final do trabalho, a costura parcialmente tratada é lubrificada com PVA, e somente então a fita é aplicada na área desejada. De cima, a fita é novamente tratada com cola de PVA. A costura final está finalizando a massa.

Há várias dicas úteis que você deve seguir ao fechar as costuras:

  1. Ao aplicar uma foice autoadesiva, você não pode removê-la imediatamente. O material é distribuído gradualmente, pressionando firmemente a costura.
  2. Ao trabalhar com uma foice, é importante fechar todos os parafusos.
  3. A massa de gesso é ideal para rejuntar, o que permite que as paredes respirem.
  4. Você não deve diluir imediatamente mais de 3 a 5 litros da mistura, porque a composição seca rapidamente e pode endurecer diretamente no banco com antecedência.
  5. Massas de cola com óleo para trabalhar com gesso não são recomendadas, pois causam muito encolhimento.
  6. Não use pratos sujos, ferramentas para diluir a mistura - isso reduzirá a qualidade do trabalho.
para conteúdos ↑

Preciso preparar o drywall antes de aplicar a massa?

Primer - uma solução especial de secagem rápida que melhora a adesão entre materiais, reduz o consumo de massa e evita a desidratação de adesivos e tintas. Além disso, protege adicionalmente a chapa contra fatores prejudiciais - umidade e efeitos agressivos dos componentes das composições adesivas.

Se o drywall não for preparado antes da massa, a mistura de nivelamento ficará aderida de maneira fraca e frouxa à base de papel, e a estrutura ficará solta e frágil. Ele pode ser retirado rapidamente junto com papel de parede ou tinta, o que levará à necessidade de reparos caros.

Os fabricantes produzem primers especiais para drywall à base de acrílico. Eles são ecologicamente corretos, oferecem impermeabilização, resistência a fungos e fungos, resistência ao fogo, sem reduzir a permeabilidade ao vapor.

Antes de aplicar o drywall, você precisa escolher um primer com base nas condições operacionais:

  • Para salas úmidas, são preferidos compostos resistentes à umidade, que formam um filme repelente à água na superfície do drywall.
  • Para papel de parede pesado, gesso decorativo e ladrilhos, agentes de penetração profunda são projetados. Além disso, fortalecem a base, aumentam sua capacidade de suporte.
  • Para pintura ou papel de parede claro, você pode escolher uma cartilha com adesão e penetração médias.

Os primers universais foram desenvolvidos para todos os tipos de acabamento subsequente. A tecnologia fornece ao processamento não apenas a base para a massa, mas também todas as camadas - início e acabamento.

A preparação é realizada com rolo ou pincel. Para efeito máximo, a composição deve ser aplicada em 2 camadas. A sala deve ter uma temperatura positiva. Para remover rapidamente os produtos de evaporação do ar, é necessário organizar uma boa ventilação.

Sequência de trabalho

As pessoas que fecham juntas e rachaduras no drywall devem saber em que ordem trabalhar. O processo é dividido em várias etapas, como:

  1. Preparação de superfície.
  2. Primer costuras.
  3. Colocar massa de vidraceiro entre as juntas.
  4. Em seguida, coloque a primeira camada de massa na costura.
  5. Depois disso, é necessário vedar as juntas com fita reforçada.
  6. A camada de massa seca nas juntas é esfregada com lixa.
  7. Em seguida, uma segunda camada de massa é aplicada.
  8. Também deve ser esfregado com lixa após a secagem.

Preparação de superfície

Antes de iniciar o trabalho de preenchimento de costuras e juntas na placa de gesso, é necessário preparar a superfície. Para fazer isso, limpe o revestimento contra poeira e sujeira. Isso pode ser feito com um pano ou rolo ao longo da superfície das costuras.

Preparação de superfície para massa

Massa de vidraceiro na costura

No local em que a costura ou a rachadura entre as folhas, mergulhe a mistura de massa acabada. Como a camada ficará bastante grossa, é necessário aguardar o tempo até secar completamente. Portanto, a massa de vidraceiro deve ser misturada exclusivamente para que seja suficiente para assentamento.

Massa de vidraceiro na costura

O restante da mistura é melhor amassar imediatamente antes de encher a superfície, porque a solução deve ser usada dentro de 30 minutos após a mistura. O vídeo mostra o processo de colocação de massa na costura.

Primeira camada

A superfície da costura é massa com uma camada de aproximadamente 2-3 milímetros. Para fazer isso, você precisa de duas espátulas, diferentes em diâmetro.

  • a mistura é coletada com uma espátula menor e depois transferida em uma camada uniforme para a espátula com um diâmetro grande,
  • então a mistura é transferida por movimentos suaves para a superfície em que as costuras estão fechadas.

Massa de gesso cartonado

Argamassa

Quando o material de vedação nas costuras endurecer, sua superfície deve ser limpa. Isso dará uniformidade e estética ao plano. Para trabalhar, você precisa de dois tipos de lixa (com pedras pequenas e grandes). A lixa grande é usada pela primeira vez para comprimir grandes seções salientes.

Reboco com lixa

Depois disso, você precisa usar papel de lixa fino para pentear pequenas irregularidades do revestimento.

Segunda camada

A camada superior (acabamento) das juntas de massa deve ser feita com extrema cautela. Para um bom resultado, você precisa percorrer toda a superfície repetidamente para dar à estrutura uma aparência completa

O processo de rejuntamento não é diferente do primeiro. O principal é passar pela superfície lentamente, para não violar a integridade do revestimento.

Putty Finish

Cada estágio de massa das juntas em uma superfície de drywall deve ser realizado. De fato, não há nada complicado no processo de criação de uma superfície lisa e uniforme, sem rachaduras e costuras. O principal é não interromper a sequência de ações e trabalhar devagar, com certeza. Cada proprietário será capaz de lidar com a tarefa.

Costuras de drywall: o que determina a estabilidade da costura

Para começar a estudar a questão de como fechar a articulação entre o drywall, você precisa estar longe - aqui você pode traçar uma longa cadeia de interações, sendo que cada elo é responsável pela integridade a longo prazo da costura. Pode-se dizer ainda mais - se não houver elo fraco nessa corrente, mesmo quando o drywall estiver molhado, uma rachadura não aparecerá nas articulações. Falando o contrário, nenhuma vedação de juntas de drywall ajudará a manter sua integridade se o design do produto for incorreto - para dizer o mínimo, com violações.

Para que a futura junta mantenha sua integridade, as seguintes condições devem ser observadas.

A rigidez do quadro - este momento é fornecido por muitos fatores. Aqui você encontrará o posicionamento correto do perfil, sua quantidade, confiabilidade e o método de fixação da estrutura ao teto, e até a qualidade de conectar os perfis entre si. Vamos começar em ordem. Primeiro, este é o local correto dos perfis e seu número - tudo depende do design. Se for uma parede, será suficiente organizar os perfis com um degrau de 600 mm, se o teto, então aqui o degrau é necessário menos (400 mm). Em segundo lugar, nenhum sistema de teto, ou melhor, suas juntas, será capaz de manter sua integridade por um longo tempo se o quadro for montado em ganchos rápidos. Com o tempo, eles cedem e puxam o quadro, que, por sua vez, puxa o drywall - como resultado, rachaduras aparecem. Para fixar perfis no teto ou nas paredes, você precisa de suportes em forma de U ou “botas” - este é o nome das pessoas criadas a partir das montagens de perfil ud. Em terceiro lugar, a conexão de perfis entre si - o fabricante não criou em vão muitos tipos de conectores. Seu método de instalação e fixação na estrutura é claramente projetado, e alterá-los para produtos feitos pelo homem é, no mínimo, errado. Se você precisar de um conector de CD de caranguejo, isso significa que ele é realmente necessário e nenhum corte do perfil o substituirá - ele enfraquecerá o quadro, resultando nas mesmas rachaduras nas juntas.
A presença de um perfil na junção. Você não pode ficar sem ele - não existe um perfil no qual as duas bordas do drywall estejam parafusadas com segurança, não há uma junta remendada de maneira confiável

Há uma condição muito importante aqui - o centro do perfil deve estar localizado exatamente no meio da junta, para que ambas as partes do drywall não sejam presas ao longo da borda da folha. Aqui precisamos de um cálculo claro, com o qual metade dos mestres atuais não consegue lidar - por alguma razão, eles acreditam que este é um momento sem importância.

Chanfro em folhas de drywall a serem unidas

Esse momento não diz respeito às bordas da fábrica - elas estão perfeitamente preparadas para a terminação. Você não pode dizer sobre as bordas cortadas do drywall - juntas não moldadas no teto ou paredes estouram, não importa como você as feche bem. Portanto, o chanfro é removido nas duas folhas de drywall - quanto maior, melhor (é claro, dentro do razoável).

Se todas essas condições forem atendidas, será seguro dar cem por cento de garantia de que as juntas não quebrarão. Agora, quando a história de fundo de uma costura selada qualitativamente for esclarecida, podemos prosseguir para o seu término imediato.

Processo de reparo conjunto

Um chanfro nas bordas da folha de drywall é feito especificamente, expandindo a junta. Portanto, esse sulco deve primeiro ser preparado. Isso é feito para endurecer a camada aberta de gesso e aumentar a adesão da superfície da aresta.

Após a secagem, a junta é preenchida com massa até a borda. Uma fita serpyanka é instalada imediatamente. De fato, uma foice é uma estrutura de reforço. Na aparência, parece um curativo médico, mas é feito de polímero.

Para colar uma foice no drywall, ela deve ser colocada em uma solução de enchimento úmido. É montado uniformemente no meio, fechando uniformemente as bordas de duas folhas conjugadas de gesso. Após o que é necessário dar tempo para que a massa de vidraceiro seque bem. Em seguida, outra camada de massa é aplicada.

Após a secagem, é realizado o lixamento das áreas tratadas com lixa. E o último passo é a cartilha. Por isso, podemos assumir que o reboco das juntas do drywall acabou.

Então, neste artigo, tentamos responder a várias perguntas: como e como aplicar as juntas do drywall? Esse processo não é complicado, você mesmo pode verificar isso lendo para se tornar e assistindo ao vídeo. Nós oferecemos uma pequena discussão sobre este tópico. Seus comentários são muito interessantes para nós.

Andrey
37 anos
mestre do trabalho de acabamento. Experiência 10 anos

Fase preparatória

O drywall deve ser fixado com firmeza e firmeza à caixa. Limpe a superfície da base de sujeira e poeira. Se houver rebarbas nas juntas, elas deverão ser removidas com uma faca de construção.

Não deve haver elementos salientes ou outros defeitos no drywall e nas costuras. A base pode ser limpa com um pano comum. No entanto, se a estrutura GKL permanecer por algum tempo, ela precisará ser limpa qualitativamente.

Muitos mestres negligenciam esse estágio, o que leva a uma "tropeço" de uma espátula sobre esses elementos durante a aplicação da solução. Passe a mão pelos locais de fixação. Se em algum momento um parafuso autoatarraxante sobressair acima da superfície, você definitivamente o notará. Nesses casos, a tampa deve ser cuidadosamente afogada no material usando uma chave de fenda ou chave de fenda.

As bordas de fábrica das folhas não precisam ser processadas posteriormente. No entanto, se seus materiais tiverem juntas de faces retas ou peças cortadas, eles precisarão ser aparados um pouco. Na junção, um chanfro deve ser feito em um ângulo de 45. O medidor deve ter uma largura e profundidade de 5 mm. O corte deve ser feito com uma faca de construção.

Antes de selar diretamente as juntas, uma camada de primer deve ser aplicada à superfície do drywall. Se você comprou um concentrado, ele deve ser diluído com água nas proporções indicadas na embalagem. Se você estocou a mistura pronta, precisará misturá-la bem e aplicá-la ao drywall. Nesse estágio, deve-se ter em mente que os planos processados ​​são claramente visíveis nas folhas; portanto, todo o processo deve ser mantido sob controle estrito.

Trabalhos principais

Agora você aprenderá a unir as juntas do drywall para que todo o produto mantenha uma excelente aparência por muitos anos, talvez se você fizer tudo certo, por décadas. Primeiro, você precisa diluir a mistura, mas lembre-se de que ainda precisa ler por 30 minutos de trabalho, pois ela congelará e se tornará completamente inadequada para trabalhos futuros. O cálculo pode ser realizado de acordo com esse princípio. No caso de betumes de cimento e gesso, é necessário usar cerca de 1 kg da mistura por metro quadrado.Mas, para vedar as juntas do drywall de maneira mais econômica, recomendamos o uso de misturas à base de cola, que podem ser tomadas a meio quilograma por metro quadrado.

Se você não souber como chanfrar adequadamente o drywall, lembre-se de que isso é feito com uma faca de drywall, que, em um ângulo de 45 graus, corta a borda da borda da placa de gesso. A mistura final é sobreposta à espátula, você não precisa colocar muito, caso contrário, será desconfortável trabalhar. Agora você precisa colocar uma espátula ao longo da linha da costura, mantendo uma pressão moderada na ferramenta e certificando-se de que a camada de massa de vidraceiro cubra não apenas a própria costura, mas também uma distância de 5-7 cm das bordas. Se a massa de juntas de drywall ocorrer em uma seção bastante longa, divida-a em várias partes e processe cada uma.

Depois de terminar a sobreposição da primeira camada de massa, é necessário prosseguir com a fixação da fita de reforço, o que contribuirá para uma configuração mais durável e de alta qualidade das juntas. Os especialistas costumam chamar isso de "foice". Ele deve ser colocado ao longo de toda a costura para aumentar a força. Você precisa aplicar uma foice para que a costura fique exatamente no meio dela, ou seja, as bordas da fita de reforço devem sobressair além das bordas da costura, e a borda do drywall não deve ser visível sob a camada de massa. Serpyanka precisa se afogar um pouco na massa, para que seja melhor fixada precisamente na profundidade da costura.

A segunda camada de massa é aplicada após o endurecimento e fixação da primeira. Com a segunda camada, você já está nivelando a superfície, fazendo transições mais suaves entre as costuras. Além de vedar as paredes, também é necessário aparafusar e parafusar os parafusos, o que pode ir muito além da altura da chapa de gesso cartonado, portanto, antes de colocar os parafusos, você precisa apertá-los. Você pode verificar o nível de sua altura usando a mesma espátula, para isso, guie-os pela superfície em que existem parafusos autorroscantes. Se ele se apega, então você ainda precisa apertar. É necessário apertar os parafusos autorroscantes com o método cruzado: ao longo, transversalmente, isso acaba mascarando os parafusos autorroscantes muito melhor.

Especialistas que sabem como aplicar as juntas do drywall, aconselho que você utilize a massa de acabamento para vedar os cantos internos, mas, neste caso, você também precisará usar o canto, que deve ser anexado à base do canto, em 1 camada de massa e revestido com a segunda. No caso de as juntas do drywall terem uma forma complexa e curva, vale a pena usar cantos de plástico, que também podem ser estocados da mesma maneira que ninguém notará.

Massa para drywall - o que escolher?

Como a massa de gesso drywall depende em grande parte da composição e finalidade da massa. À venda, você pode encontrar misturas feitas de cimento, gesso ou polímero. Cimento e gesso são produzidos em sacos na forma de pó finamente moído. Ao cozinhar, eles são diluídos com água nas proporções certas. Massas de polímero são pastas prontas para o uso embaladas em baldes.

As vantagens das massas de cimento são a força e a resistência à água. Na maioria das vezes, eles são usados ​​em salas úmidas para trabalhar com drywall resistente à umidade. Massas de gesso são de plástico, de consumo econômico e fáceis de lixar. O escopo de sua aplicação é apenas salas secas.

As composições baseadas em ligantes de polímeros - acrílico ou látex - são universais. Eles não têm medo de água, são bem aplicados, polidos sem problemas. Os recheios diferem no tamanho dos grãos de enchimento. As misturas projetadas para equalizar os erros grosseiros são chamadas de misturas iniciais, para processamento final fino - acabamento. A espessura das camadas aplicadas varia de 0,2 a 5 mm.

As massas modernas de gesso de alta qualidade são ecologicamente corretas, resistentes ao encolhimento e rachaduras e duráveis. Os principais fabricantes são Knauf, Weber-Vetonit, Sheetrock, Ceresit e outros.

A terceira etapa é o trabalho nas articulações

Você pode começar a juntas de massa de vidraceiro. Se o material estiver preparado e a superfície preparada secar, não haverá dificuldade.O processo é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:

  • antes que o material autoadesivo aparecesse, era necessário aplicar primeiro a composição de gesso e só então recesso a fita de reforço. No momento, tudo é muito mais simples. A fita é simplesmente colada a cada junta, diretamente do rolo. Você pode cortar o material com uma faca ou espátula de construção,
  • preparando a composição. Despeje água no tanque de mistura, cuja norma está escrita na embalagem com o material, despeje a mistura seca. Com uma broca com um misturador de bicos, começamos a amassar a solução. O processo continua até que a massa se torne homogênea. A solução deve ser uma consistência de creme azedo espesso,
  • começamos a aplicar as costuras de maneira que a composição caia profundamente na costura, fechando-a completamente. A quantidade certa de argamassa é aplicada à espátula grande, que é distribuída sobre a superfície. A uniformidade da junta é alcançada esticando o material nos dois lados da costura.

Importante! A diluição de uma grande quantidade da mistura não é recomendada, caso contrário, você só precisa jogar fora o material estragado. Exemplo de vedação das extremidades do drywall Assim que a superfície secar, pode levar até 24 horas, ela precisa ser lixada com uma malha com grãos grandes. Se forem encontradas falhas nas costuras após a moagem, você poderá fechar as juntas novamente e moer a superfície novamente após a secagem

Veja no vídeo como selar adequadamente as juntas do drywall.

Consumo de massa por metro quadrado de drywall

  • O uso de massa de gesso é ainda mais simples: um para um ao preencher paredes e tetos.
  • A massa à base de adesivo é consumida ainda menos - meio quilo por metro quadrado é suficiente.

Para calcular a quantidade aproximada de massa, você precisa conhecer a área de superfície de todas as paredes da sala. É fácil: cada folha de drywall tem um certo tamanho, elas são indicadas na etiqueta. Todos os números são somados e a área total da massa de acabamento é obtida.

Para a massa inicial, é retirada a mesma quantidade de material, com uma pequena margem

No entanto, em qualquer cálculo é importante aderir à tecnologia. Você precisa diluir a mistura em uma quantidade tal que seja suficiente trabalhar por meia hora ou menos

Se você hesitar ou se distrair do trabalho, é recomendável descartar a massa seca. Use, não vale a pena. É indesejável refazer o trabalho já realizado. A superfície da parede não será plana, como esperado, ou, a longo prazo, os materiais de acabamento começarão a cair do drywall devido à falta de um engate forte.

Somente depois de concluir todas as etapas da preparação do drywall para o acabamento, você pode ter certeza de que ele será firmemente fixado. Além disso, as folhas aparadas de drywall são facilmente limpas do papel de parede antigo. Nada cai e não racha. Removendo a tela antiga, será possível colar um novo papel de parede. Nesse caso, você não precisa recolocar as paredes do drywall.

Tipos de fendas e costuras

O procedimento de preenchimento é melhor realizado, levando em consideração as nuances que podem afetar adversamente a superfície da massa. Características do trabalho:

  • Antes de fechar as costuras, verifique se não há correntes de ar na sala. Se a massa estiver em um rascunho, subseqüentemente o revestimento poderá rachar ou se soltar na parede ou no teto,
  • rachaduras após juntas de vedação aparecem se a massa foi realizada em uma temperatura muito baixa. Deve ser pelo menos 10 graus,
  • rachaduras podem aparecer na superfície se o burro for a base do edifício. As juntas da massa racham sob pressão
  • rachaduras podem ocorrer devido a mudanças bruscas de temperatura,
  • costuras e rachaduras entre as chapas de drywall aparecem devido ao fato de a instalação de gesso na superfície estar incorreta.

De qualquer forma, todos esses problemas podem ser resolvidos, o principal é escolher material de alta qualidade e também estudar a sequência do trabalho.

Como reparar costuras em drywall: materiais usados

Para começar, trataremos da questão do que não pode ser usado para resolver o problema. Como podemos reparar as juntas do drywall? Muitas vezes, muitos mestres usam materiais não muito adequados para esses fins, os quais, ao que parece, poderiam ser usados ​​se não fossem distinguidos por uma fraca capacidade de manter a superfície com uma camada espessa. Vou dizer um pouco diferente - eles podem ser usados, mas a tecnologia neste caso será diferente em uma quantidade razoável. Aplique esses materiais em camadas finas, depois de permitir que sequem completamente. Esses materiais incluem massa de acabamento de todas as faixas.

Para selar costuras de drywall, apenas dois tipos de materiais são usados ​​- essa é uma malha de reforço, chamada seryanka, além de cola especial. Vamos falar sobre esses materiais em mais detalhes.

  1. Cola para juntas de drywall. Um representante marcante dos materiais desse grupo é uma mistura seca para construção chamada “Fugenfuller” - adesivos como eles são adaptados para que não fissurem durante a secagem, não importa a rapidez com que secam e a espessura da aplicação. Você só pode substituí-los por cola para instalar drywall na superfície - eles seguram a junta perfeitamente, mas trabalhar com eles não é muito conveniente devido à sua viscosidade e alto ponto de fluidez. Como opção, alguns mestres usam para resolver a questão de como betumar juntas de drywall, misturas para iniciar massa de vidraceiro - em princípio, eles mantêm uma junta, mas sujeitos à fabricação correta do quadro, à tira correta de folhas de drywall e, em geral, ao total cumprimento de todas as sutilezas e nuances de trabalhar com estruturas do drywall.
  2. Serpyanka - fita de reforço auxiliar para juntas de drywall. Não ajuda se o quadro for fraco ou feito incorretamente - também é pouco útil em caso de instalação incorreta. O que é uma fita serpentina? Trata-se de uma grade feita de materiais sintéticos modernos - exatamente a mesma usada para reboco em espuma, mas é realizada com uma fita estreita. Recentemente, uma fita contínua feita de papel especial apareceu à venda - digamos diretamente, a opção não é muito boa por um motivo. É simplesmente colado à junta, sobre a qual é aplicada cola subsequentemente - não fortalece a costura e, em princípio, não enfraquece. Em geral, praticamente não há sentido nela.

Foto de fita de costura de drywall

Praticamente não há opções aqui - você deseja tornar a junta do drywall confiável, durável e sem trincas, use uma foice e cola especial. Como usá-los? Mas falaremos mais sobre isso.

Juntas de canto

Uma grande largura de foice de 10 cm é usada para selar os cantos, o que ajudará a evitar rachaduras na massa no futuro. O alinhamento da composição é realizado usando uma espátula angular para cantos externos e internos. Diretamente no canto, a fita é dobrada ao meio para dobrar. Após a secagem, a moagem é realizada com lixa.

Causas de ruptura da costura

O encolhimento da casa pode fazer com que a massa se desprenda e rache, mas isso está longe de ser a única causa do problema.

Outros pré-requisitos para rebentar a costura:

  • a utilização de materiais baratos, incluindo perfis finos (0,3 - 0,5 mm em vez de 0,65 - 0,7 mm),
  • perfis de fixação com cavilhas de plástico (você precisa levar metal),
  • a formação de uma caixa de madeira a partir de madeira crua (a árvore se dobra após a secagem, rachaduras aparecem),
  • a formação de condensação, vapor entre o teto e o gesso, se a sala estiver úmida e o drywall não for resistente à umidade, ou ao instalar as folhas antes que o gesso esteja completamente seco, com as janelas abertas,
  • instalação de GKL bunda contra bunda em uma linha sem deslocamento de costuras verticais,
  • violação da tecnologia de vedação de juntas, por exemplo, ignorando o uso de foice, ferragem,
  • a presença de um chanfro na placa de gesso sem uma borda de fábrica (se você esqueceu de removê-lo ao selar a costura)
  • a presença de uma grande quantidade de poeira durante o trabalho.

Se aparecerem rachaduras, será necessário desconectar todo o acabamento e repetir o reparo. Recomenda-se não permitir deformações e executar imediatamente todas as etapas corretamente para não conhecer problemas no futuro.

Por que fechar as costuras

As juntas de chapas de gesso cartonado são uma área problemática. Durante a instalação, podem surgir dificuldades:

  1. As extremidades podem desmoronar e quebrar em caso de estresse mecânico.
  2. As bordas das folhas na junção sofrem deformação (dobra).
  3. Com as mudanças de temperatura, muda sua largura, o que leva ao aparecimento de rachaduras no acabamento, inchaço das bordas da folha.
  4. A umidade se acumula no espaço que causa manchas e descamação do acabamento, além de mofo e fungos.
  5. Imprecisões na junta tornam a superfície das paredes e tetos irregulares.

Assim, a falta de vedação adequada das folgas entre as chapas de drywall leva a danos no revestimento final, a destruição gradual do próprio material, a deterioração de sua aparência. É importante fechar as juntas de uma maneira de qualidade ao preparar a superfície para pintura.

As juntas do drywall incluem vários requisitos:

  1. A instalação correta do drywall. O papel principal é desempenhado pela localização exata dos perfis e pela rigidez do quadro. A junta deve estar no meio da plataforma do perfil em forma de U (isto é, as bordas devem repousar sobre uma plataforma rígida) e a caixa deve ter estabilidade suficiente. Caso contrário, as bordas da folha serão deformadas e a costura divergirá das vibrações do revestimento.
  2. Confiabilidade da montagem em drywall. A costura irá divergir devido à fixação insuficientemente forte das folhas nos perfis da estrutura.
  3. Precisão do alinhamento. Qualquer passo na junção prejudica a condição e a qualidade da costura.
  4. Largura A folga na junção não deve exceder 7-10 mm. Uma costura larga é mais difícil de fechar.
  5. A presença de um chanfro. É necessário aumentar a área na área de acoplamento e melhorar a adesão. Folhas padrão com um chanfro de fábrica de qualidade. O processamento caseiro é necessário após o corte do drywall.

Os requisitos especificados obrigam a executar o selo de forma confiável e eficiente. Sem ele, é impossível fornecer uma aparência atraente e durabilidade de uma construção de drywall.

Materiais Necessários

As costuras do drywall podem ser seladas usando os seguintes materiais:

  1. Fita de papel. É uma tira de reforço feita de papel de alta resistência com aditivos de fibra. Uma ranhura longitudinal é feita na fita, o que permite uma flexão suave ao terminar os cantos. Para melhorar a confiabilidade do primer, estão disponíveis opções perfuradas. Marcas conhecidas de fitas de reforço de papel são Knauf, Sheetrock, NextBuild.
  2. Serpyanka. Trata-se de uma fita autoadesiva na forma de uma malha de fios sintéticos. Sua principal vantagem é a facilidade de uso. Desvantagens - força insuficiente, alongamento na tensão, tendência a rachar. Serpyanka é usado principalmente para costuras longitudinais.
  3. Putty. Utilizou 2 tipos de massa - começar e terminar. O primeiro tipo é necessário para preencher a lacuna e o segundo para alinhar a junta. A mais famosa é a massa de gesso, vendida na forma de uma mistura seca. Em particular, o material de qualidade é fabricado pela Knauf. Modificações uniflot possuem aditivos poliméricos que permitem aumentar a resistência à umidade das juntas. Especialmente para drywall, as massas Knauf Fugen são feitas.
  4. Primer. O primário de penetração profunda do tipo acrílico é adequado para drywall. Normalmente, é um líquido branco ou incolor que pode ser manchado com uma camada fina com pincel ou rolo.Os primers de alta qualidade são produzidos por Knauf - Tiefengrunt (para preparação de pintura, adesivo de papel de parede), Betokontakt (para azulejos). Você pode usar outros materiais - Ceresit 117, Wagon.

Para rejuntar juntas nos cantos da sala, recomenda-se o uso de materiais especiais. A qualidade é garantida pelo uso de cantos perfurados de plástico ou metal. Eles são instalados com fita de papel.

Como selar juntas de drywall: um fluxo de trabalho

As juntas do drywall incluem as etapas de:

  1. Preparação. O trabalho começa com uma limpeza completa da área de trabalho do pó e da sujeira com uma escova. As rebarbas são removidas com uma faca.
  2. Costura. Ao encaixar folhas de fábrica, isso não é necessário. Do corte é necessário chanfrar em um ângulo de 45 graus. O tamanho do chanfro (largura e profundidade) é de 3-5 mm. É melhor usar uma plaina, mas você pode remover o chanfro e uma faca, observando extremo cuidado.
  3. Primer. A composição deve ter uma concentração adequada para aplicação. Se necessário, a mistura é diluída de acordo com as instruções em anexo. O primer é aplicado com um pincel em uma camada fina. Toda a costura é cuidadosamente manchada, bem como a superfície da folha a uma distância de 12 a 16 cm da borda. Para acelerar o trabalho, você pode usar o pincel ou um rolo de tinta estreito.
  4. Preenchendo a junta com massa. Depois que o primer endurece, uma mistura de massa é pressionada no espaço com uma espátula estreita (de preferência borracha). Devemos nos esforçar para preencher completamente as articulações.
  5. Fita adesiva ou foice. A fita de reforço é colada na costura preenchida. Perfurado ou serpianka é pressionado na solução de massa ainda não revestida. Se fita de papel contínua for usada, uma camada de cola será aplicada sobre a massa. Você pode aplicar PVC. A fita gruda na costura. A largura é escolhida de forma a sobrepor a folga em 3-5 mm. O comprimento recomendado de um pedaço de fita não é superior a 3 m.
  6. Putty up. Depois que todas as camadas de endurecimento são endurecidas, a área de trabalho fica alinhada com a massa. A solução é aplicada com uma espátula larga e cuidadosamente nivelada.
  7. Acabamento da junta seca com um pano de esmeril. O acabamento é feito lixando com uma lixa ou uma ferramenta de retificação. Como regra, é usada a retificação manual usando lixa em várias etapas. A princípio, é produzida uma lixa áspera nº 50-80. A limpeza é realizada em pequenas seções, o movimento é realizado em uma direção - de cima para baixo. Além disso, a vedação é lixada com uma lixa de grão fino nº 300-400 até que a irregularidade seja completamente eliminada. A costura deve estar completamente nivelada com a superfície da parede ou do teto. A retificação é feita em um movimento circular, começando pela borda da plotagem e movendo-se para o centro da junta.

Vedação de vedação com massa de reforço sem malha ou fita

Atualmente estão sendo produzidas massas especiais, que permitem vedar juntas sem reforço adicional, ou seja, sem o uso de fita ou foice. Essa massa é capaz de executar uma função de reforço devido a aditivos de reforço. Entre esses materiais, destacam-se os produtos da marca Semin.

O fechamento das juntas de drywall usando massa de reforço é realizado na seguinte ordem:

  1. Limpando e costurando a costura.
  2. Primer É sobreposto de maneira semelhante à técnica descrita, usando misturas semelhantes.
  3. Putty. É sobreposto de maneira semelhante a outras misturas de massa de vidraceiro com uma espátula. A sobreposição é fornecida em 2 camadas, a segunda camada sendo aplicada após a anterior ter secado completamente. A camada superior é cuidadosamente nivelada.
  4. Moagem.

Essa tecnologia de vedação requer a escolha de uma boa massa. Suas características estão indicadas na embalagem e, no título, há um link para o fato de que ele se destina especificamente ao selamento de juntas de drywall. A principal vantagem é que não são necessárias fitas e simplificação do acabamento. A desvantagem é o aumento do preço.

As nuances dos cantos de rejuntamento

Ao vedar juntas de chapas nos cantos, certas sutilezas são levadas em consideração:

  1. Canto interno. A costura é selada com uma fita ou foice de reforço de papel. A tecnologia é muito semelhante à vedação de juntas na superfície. A massa é feita com uma espátula de 2 lados. Inicialmente, a argamassa é aplicada ao longo de todo o comprimento da costura ao longo de uma parede. Em seguida, a ferramenta muda de direção e uma operação semelhante é realizada ao longo de uma parede adjacente. Uma fita é aplicada à massa, que é dobrada ao meio.
  2. Canto externo. Para finalizar, é usado um canto de plástico (PVC) ou metal (geralmente alumínio). Possui perfuração, que permite fixá-lo com segurança com uma massa de vidraceiro. Para aumentar a resistência, o canto pode ser fixado adicionalmente com parafusos autorroscantes.

Ao finalizar os cantos, é melhor fazer a massa usando uma espátula angular. Essa ferramenta permite fornecer um ângulo reto e uniforme.

Drywall é amplamente utilizado na decoração. O problema é a presença de costuras entre os lençóis. A vedação correta confere à superfície uma aparência atraente e garante a estabilidade do acabamento às condições operacionais. Você pode fazer isso sozinho, mas para isso precisa saber como escolher o material certo e realizar o trabalho levando em consideração as recomendações de especialistas.