Pavimentos

Como colocar piso quente infravermelho sob o laminado?

PhD, especialista em sites.

Desde o momento em que apareceu na terra, um homem se esforçou para criar condições de vida confortáveis: um lar seco, quente e bonito. Apartamentos e casas modernas são quase totalmente compatíveis com esses desejos. Algum desconforto é causado apenas por sistemas de aquecimento central com um tipo de radiador de transferência de calor: o piso é sempre fresco, o espaço mais quente sob o teto e na casa (apartamento) há um fluxo ascendente constante de ar perto das baterias, causando correntes de ar. Colocar um piso quente infravermelho sob o laminado resolve esse problema.

Princípio de ação e recursos de design

Na natureza, o calor é transmitido de duas maneiras:

  • Por convecção, quando o calor é transferido diretamente de corpo para corpo pelo ar,
  • Raios (para que a Terra receba calor do Sol). Um princípio físico está envolvido aqui, com base na capacidade de corpos aquecidos acima de 60 graus Celsius de emitir ondas de 0,75 a 100 mícrons de comprimento, tendo natureza eletromagnética. A base dos emissores de infravermelho é a capacidade dos corpos de emitir ondas em um determinado intervalo (de 5,6 a 100 mícrons).

O "piso quente" infravermelho consiste em uma camada de base, tiras condutoras (cobre e prata), um emissor de carbono e um filme de laminação. Sob a influência da corrente, a pasta de carbono começa a emitir raios que, atingindo um corpo denso, começam a aquecê-lo.

No caso de piso quente, o aquecimento é realizado diretamente pelo laminado, que já aquece convectivamente a sala. Como os raios têm comprimentos diferentes, parte deles passa pelo chão e aquece os objetos ao redor. É por isso que é proibido colocar móveis sobre elementos de aquecimento para evitar superaquecimento do filme infravermelho.

Os aquecedores de filme estão disponíveis com potência de 150 a 440 W / m 2 (para um laminado, a potência máxima não deve exceder 150 W / m 2). A largura padrão do filme pode ser de 4 tamanhos - 50, 60, 80 e 100 cm. Qualquer comprimento - produzida em rolos. No entanto, em certos intervalos, são fornecidas tiras especiais ao longo das quais o filme é cortado de qualquer comprimento - um passo de 20 ou 25 cm.

Vantagens e desvantagens do aquecimento de piso por infravermelho

O piso radiante de filme infravermelho sob o laminado tem suportes e oponentes. Isto é devido ao fato de que este sistema de aquecimento tem muitas qualidades positivas e negativas. Ao mesmo tempo, os pontos fortes são realmente impressionantes.

  • Os recursos de transferência de calor permitem aquecer apenas as superfícies em que uma pessoa está presente: passarelas, empregos e áreas de descanso. Nesse caso, não é gasta energia no aquecimento da parte inferior dos móveis, o que leva a uma redução de até 20 a 30% no consumo de energia elétrica e, consequentemente, nas finanças familiares. Outra vantagem dessa abordagem para a colocação de filmes de infravermelho é a economia.
  • Baixo custo de materiais e trabalhos de instalação ao montar o aquecimento de piso infravermelho. Esclarecimentos são necessários aqui. O preço de um conjunto de aquecimento de filme é muito alto quando comparado com outros tipos de "piso quente". Começa a partir de 2.000 rublos. para acessórios (inclui sensor de temperatura, regulador de temperatura, fios elétricos, contatos, fita adesiva de betume), além de 650 rublos. para cada filme de m 2 IR. No entanto, custos significativos para a compra de materiais se sobrepõem ao baixo custo de instalação.
  • Sistema de aquecimento por infravermelho não tem medo de temperaturas abaixo de zero - os fabricantes permitem sua operação em temperaturas de até -70 o C. Isso significa que, se você permanecer em salas sem aquecimento por um longo período de inverno, o sistema não perderá a capacidade de trabalho. É difícil superestimar essa propriedade ao usar filmes de infravermelho em casas de campo, onde não há habitat permanente, e em dachas.
  • Não há restrições na instalação, por tipo de edifício ou por tipo de instalação. O sistema pode ser instalado em casas e apartamentos individuais, sala de estar, quarto de crianças, cozinha, banheiro, etc. Nesse caso, não há risco de inundar os vizinhos como se estivesse em um "campo quente" da água.
  • Montagem e desmontagem simples. Conectar elementos que transportam corrente e conectar à eletricidade não requer habilidades no trabalho, mas atenção e pedantismo, o que permite concluir todo o ciclo de trabalho com as próprias mãos. Nesse caso, a instalação é muito rápida.
  • O espectro infravermelho de elementos de carbono é completamente idêntico ao calor solar.
  • Nenhum reparo é necessário. A falha de uma ou mais bandas radiantes não afeta a operação do filme como um todo - a conexão à rede elétrica é paralela. Se surgir a necessidade de substituir completamente o filme, não há problemas aqui previstos - ele é facilmente desmontado.
  • É alcançado um aquecimento uniforme da sala. Ao mesmo tempo, o que é importante, camadas quentes de ar estão na parte inferior da sala, e não sob o teto, como no aquecimento com baterias. Essa distribuição de calor torna possível, na prática, realizar uma das condições ideais para a vida humana - "mantenha os pés quentes e a cabeça no frio".
  • Sentindo-se quente, você pode andar descalço o que é bom para a saúde, além de decepcionar as crianças pequenas, sem medo de pegá-las sob a influência de rascunhos internos.
  • A longa vida útil dos pisos de filme é garantida mesmo durante operações ininterruptas. Eles não precisam de cuidados, nem técnicos, nem nenhum outro.
  • Não há movimentos de injeção e convecção dos fluxos de ar dentro da sala, o que dá um resultado inesperado: não há correntes de ar internas, o pó praticamente não sobe no ar (a maioria permanece nos locais de formação), o que é importante para quem sofre de alergias (não fica doente) e donas de casa (menos trabalho de limpeza).

Para que este artigo não pareça um anúncio para sistemas de aquecimento infravermelho, aqui estão suas desvantagens, que permitirão ao consumidor obter informações completas sobre esse método de aquecimento. Existem alguns deles, mas eles podem abalar significativamente o desejo de instalar um piso quente infravermelho sob o laminado de um apartamento ou casa.

1. Apesar da alta eficiência dos emissores de carbono (mais de 80%), o consumo de energia do sistema é muito grande, o que custará aos proprietários uma quantia arrumada ao pagar pela eletricidade. Mostramos isso com um exemplo condicional.

A área total do apartamento, m278
A área do filme colocado, m251
Consumo de energia por m2, W / h200
Fator de utilização de energia (quando aquecido até a temperatura necessária, o sistema desliga)0.6
Consumo de energia elétrica por apartamento, por hora de aquecimento, kW / h (200 / 1000x0.6x51)6.12
Consumo de eletricidade por apartamento, por dia, kW / h146.88
Consumo mensal de energia para aquecimento, kW / h4406.4
O custo de 1 kW / hora, esfregue. diária (3/4)3.61
O custo de 1 kW / hora, esfregue. tarifa noturna (1/4)2.09
Custos de aquecimento por mês, esfregue.15124.97
Custos de aquecimento por ano, esfregue.90749.82

Como você pode ver, para uma população com renda ligeiramente abaixo do nível médio, esse aquecimento é financeiramente insuportável. Portanto, podemos falar apenas de uma fonte adicional de aquecimento, por exemplo, o piso do banheiro ou do banheiro, incluído quando eles visitam (a superfície do piso aquece por dez segundos).

2. Os emissores de carbono operam a partir de uma rede de 220 W, o que leva a vários tipos de risco:

  • choque elétrico
  • curto-circuito quando a umidade entra no filme,
  • incêndios.

A julgar pelas críticas nos fóruns, a presença de aterramento e o desligamento automático durante um curto-circuito nem sempre oferecem uma garantia de 100% da operação segura do filme.

3. Dependência da fonte de alimentação. Com apagões frequentes, o efeito do aquecimento infravermelho diminui drasticamente.

4. Não funcionará para alterar a disposição dos móveis ou adicionar algo a uma sala sem alterar o layout dos aquecedores de filme. Você precisa desmontar o piso e colocar o filme em um novo layout.

Os pontos fortes e fracos acima dos aquecedores de infravermelho permitem avaliar os prós e os contras e fazer sua própria escolha. Observe que, com o crescimento do bem-estar da população, a popularidade dos sistemas só aumentará - eles têm muitas vantagens atraentes.

Qual laminado é melhor usar em conjunto com o aquecimento de piso por infravermelho

O efeito da instalação de um filme infravermelho pode ser reduzido ou mesmo eliminado pela escolha errada do laminado para o acabamento do piso. Lamelas que não são apropriadas para o tipo de aquecedor podem ser deformadas, emitir formaldeído acima dos padrões sanitários, conduzir mal o calor, etc.

Você pode evitar esses problemas, sabendo qual laminado sob o aquecimento infravermelho do piso, como escolher. Ele deve atender aos seguintes requisitos:

  • Tenha uma conexão de bloqueio. O uso de cola para conectar os painéis cria uma cobertura rígida e contínua do piso, que quebra durante flutuações acentuadas de temperatura, o que acontece quando o filme é incluído na rede

  • Tenha um bom calor. Os fabricantes de laminados avaliam essa capacidade das lamelas pelo coeficiente de resistência térmica. Quanto menor, melhor o calor do aquecedor é transferido para a sala aquecida. Para o "piso quente" infravermelho, ele deve estar na faixa de 0,05-0,10 m 2 x ° K / W,
  • Tem uma espessura de 8 a 9 mm. Os painéis finos quebram a junta de travamento durante a expansão-contração durante as mudanças de temperatura, os grossos não conduzem bem o calor - eles têm um baixo coeficiente de condutividade térmica,
  • Não emita formaldeído quando aquecido a 27-30 ° C. Ao comprar um laminado, você deve considerar esse fator e comprar um piso da classe E0 ou ​​E1,
  • Tenha uma resistência ao desgaste de pelo menos 3 classes. Quanto maior a pontuação, mais forte o piso.

Atenção: os aquecedores de infravermelho podem ser instalados não apenas em combinação com um laminado de madeira (fibra de madeira prensada), mas também em vinil - o fabricante permite.

Informações sobre os requisitos considerados podem ser obtidas em pictogramas impressos nas bulas (veja a foto) e símbolos digitais.

Instruções de instalação para aquecimento por infravermelho

A tecnologia de instalação do aquecimento de piso por infravermelho consiste em vários tipos independentes de trabalho realizados em ordem estrita:

  1. planejamento de capacidade e disposição de elementos de aquecimento,
  2. preparação da superfície
  3. trabalhos de montagem na montagem do sistema de aquecimento,
  4. conexão a redes elétricas,
  5. conectando o termostato.

Regras de planejamento e posicionamento

Antes de iniciar o trabalho de instalação, é necessário planejar em detalhes o futuro sistema de aquecimento:

  • refletir a localização dos móveis,
  • calcular o comprimento e a largura de cada tira de filme,
  • calcular a capacidade do sistema (você pode entrar em contato com os vendedores para obter conselhos),
  • desenhe com lápis ou caneta um layout dos elementos que emitem raios infravermelhos, indique a localização do sensor térmico, determine a ordem de conexão da fiação para que eles não se cruzem (você pode conectar ambos de um lado ou de ambos).

Nesse caso, é necessário levar em consideração alguns requisitos e observar as nuances existentes:

  • ao longo do comprimento do filme é cortado a cada 20 ou 25 cm,

  • elementos de aquecimento devem ser colocados ao longo da sala - o número de conexões de rede é reduzido,
  • O filme IR deve estar a 0,25-0,30 m das paredes,
  • excluir a localização do filme sob os móveis - ocorre superaquecimento dos elementos de aquecimento e queima das tiras de carbono,
  • entre as linhas do filme deve ser de 5 cm,
  • o sensor de temperatura está localizado no meio da tira de filme, mas com a condição de que sua fiação padrão seja suficiente para o regulador de temperatura.

As instruções sobre como colocar um piso quente infravermelho sob um laminado não têm a etapa mais importante do trabalho: comprar os materiais, ferramentas e dispositivos necessários. Portanto, o próximo passo no caminho para o piso quente é uma visita à loja de ferragens.

Materiais e ferramentas

Para criar aquecimento por piso infravermelho, você precisa comprar:

Em primeiro lugar, um conjunto de piso radiante de filme, que inclui:

  • Filme IR (vendido com 0,5 m de largura, 0,6 m de largura, 0,8 m de largura, 1,0 m de largura),
  • fios elétricos
  • fixadores-braçadeiras para fixação do filme infravermelho,
  • clipes de contato
  • fita adesiva de betume.

  • sensor de temperatura com fio,
  • regulador de temperatura
  • folha de apoio
  • uma película plástica para impermeabilizar o sistema de aquecimento por vazamento de água derramada no chão,
  • fita isolante
  • fita adesiva ou de uso doméstico,
  • tesoura (faca de construção),
  • alicate
  • Roleta
  • caneta esferográfica ou lápis simples.

Preparação

Uma película fina do elemento de aquecimento reage com muita sensibilidade às menores irregularidades na base do piso - é facilmente danificada. Portanto, a mesa deve ter uma superfície lisa e seca (como executar o trabalho na mesa pode ser encontrada nos materiais “Tecnologia para mesa molhada com argila expandida” e “Mesa seca com argila expandida”).

Antes de colocar o filme:

  • superfície da mesa é varrida e aspirada,
  • é colocado um substrato de folha metálica (3 mm de espessura) com o lado refletor para cima, para não aquecer a base do piso,
  • as juntas do substrato são coladas com papel alumínio (permitido mascarar) com fita adesiva,

  • um recesso sob o sensor de temperatura é cortado no substrato (uma operação semelhante sob os terminais e os fios é realizada após a conexão do sistema à unidade de controle de temperatura).

Conexão de rede

Os fios do filme são conectados através de terminais especiais à unidade de controle de temperatura. O sistema é ligado sem falhas através de uma máquina automática - um dispositivo de proteção especial (RCD). Se não houver conhecimento sobre o cálculo de seu poder, você precisará procurar ajuda de um especialista. A torção das extremidades dos fios deve ser evitada - a junção pode superaquecer devido ao mau contato.

Atenção: a conexão do filme infravermelho à tomada é estritamente proibida.

Garantir segurança completa ajudará a aterrar o sistema de energia.

Conexão termostato

A auto-regulação do sistema ocorre com a ajuda de um sensor de temperatura e um regulador de temperatura. O sensor é conectado à unidade com um fio padrão, que é proibido de ser estendido - a intensidade do sinal é distorcida. O pedido e o diagrama de conexão são colocados nas instruções anexadas ao bloco do termostato (eles diferem de um fabricante para outro).

Após a conclusão da instalação, é executada uma avaliação. Se tudo for feito corretamente, você poderá começar a colocar o laminado.

As nuances da instalação subsequente do laminado

A colocação de um laminado em um piso com isolamento térmico por infravermelho é realizada somente após o trabalho para proteger o sistema de aquecimento da água derramada no piso (a água, se entrar no filme infravermelho, pode causar um curto-circuito). Para fazer isso, na parte superior do substrato e dos elementos de aquecimento, é colocada uma película plástica sobreposta, com uma abordagem às paredes.

As costuras das juntas são cuidadosamente seladas com fita adesiva. Depois disso, você pode montar o laminado. Para quem planeja executar esses trabalhos por conta própria, recomendamos que você se familiarize com o trabalho "Como colocar um laminado em um piso de concreto?"

Conclusão

O "piso quente" infravermelho está ganhando popularidade devido a muitas características positivas. Mas o custo significativo de pagar pela eletricidade retém suas vendas. A instalação é simples, mas requer uma implementação cuidadosa de todos os requisitos. O mais importante deles:

  • superfície da mesa muito plana
  • o substrato deve ser laminado,
  • todos os contatos abertos são isolados,
  • os terminais, fios elétricos e medidor de temperatura devem ser recuados no substrato,
  • a conexão de rede é realizada apenas através do RCD,
  • uma película de impermeabilização feita de polietileno é colocada sobre os elementos de aquecimento.

É necessário selecionar o laminado de acordo com os pictogramas e inscrições - estão na inserção.

Prós e contras do piso quente infravermelho

Antes de decidir se deseja instalar um sistema de aquecimento por piso radiante baseado em filme infravermelho, é necessário entender suas qualidades positivas e negativas.

As vantagens do material incluem:

  • O filme está localizado apenas nos locais sujeitos a aquecimento.Você não precisa gastar energia no aquecimento do espaço ocupado por móveis,
  • A facilidade de instalação do material permite que você realize todo o trabalho, o que afeta positivamente o custo total,
  • O filme IR suporta temperaturas extremas e pode funcionar mesmo em valores negativos. Esse recurso permite usá-lo em casas de campo que não se destinam à residência permanente,
  • É permitido instalar pisos aquecidos por infravermelho não apenas em apartamentos, mas também em edifícios de escritórios,
  • As ondas de calor que emanam do sistema montado correspondem em suas características aos raios do sol,
  • A falha de um ou mais elementos não afeta a operação de todo o sistema,
  • A penetração das ondas de calor por baixo permite distribuir uniformemente o calor, criando condições confortáveis ​​na sala,
  • Os sistemas de infravermelho têm uma vida útil longa.

E para as desvantagens:

  • Altos custos de energia,
  • Com a escolha errada do piso, o efeito do uso do material pode ser reduzido significativamente.

Construção de piso infravermelho

O sistema de aquecimento de piso por infravermelho baseia-se na capacidade de alguns materiais de emitir ondas de calor quando aquecidos. Esse fenômeno é baseado na radiação eletromagnética, que produz ondas de até 100 mícrons de comprimento.

Esse radiador em um filme infravermelho é um revestimento de carbono, que é aquecido pela passagem de corrente elétrica através de tiras condutoras de cobre e prata, como resultado do qual o revestimento de piso e a sala são aquecidos.

Alguns raios têm a capacidade de passar pelo chão e, portanto, é proibida a colocação de filmes infravermelhos sob os móveis dimensionais, pois o sistema pode superaquecer. Os fabricantes produzem material infravermelho com um consumo de até 440 W / m², mas para um dispositivo de aquecimento sob pisos laminados, a potência máxima é limitada a 150 W / m².

O filme IR está disponível em rolos de vários comprimentos, a largura pode variar de 500 a 1000 mm. Para facilitar a instalação, são formados blocos independentes ao longo de todo o comprimento do rolo, com locais de corte com um passo de 200-250 mm.

Que laminado escolher para instalação subsequente sobre um piso quente infravermelho

A colocação de um laminado em um piso quente infravermelho ocorre da maneira usual, mas para evitar possíveis efeitos colaterais, recomenda-se selecionar certos modelos de piso.

As lamelas inadequadas para as características desgastam-se rapidamente, causam a ruptura do filme e, em alguns casos, começam a liberar substâncias perigosas para a saúde.

Para que, no final, você não precise refazer tudo completamente, ao escolher um laminado, siga as seguintes instruções:

  1. Inicie a seleção com o tipo de conexão de bloqueio. A instalação de lamelas deve ser realizada exclusivamente fixando no espaçador, sem o uso de adesivos. Caso contrário, com aquecimento e resfriamento periódicos da base, as juntas quebrarão.
  2. A tarefa do revestimento é permitir a entrada de ondas de calor na casa e, portanto, ao escolher um tipo específico de laminado, recomenda-se selecionar placas com um coeficiente mínimo de resistência térmica. A marcação correspondente é aplicada na embalagem do produto acabado. Opções recomendadas: não mais que 0,1 m² x ° K / W.
  3. A espessura da placa também é importante. Em pranchas excessivamente finas, com mudanças no regime de temperatura, as travas se quebram e as lamelas muito grossas se tornam um obstáculo à passagem de calor para a sala. Para pisos infravermelhos, recomenda-se o uso de ripas grossas não mais que 9 mm e não menos que 8 mm.
  4. Deve-se lembrar que, para a produção de painéis laminados, use compostos adesivos, que incluem formaldeído. Essa substância começa a evaporar a temperaturas acima de 27 ° C; portanto, ao escolher um revestimento, você precisa estudar cuidadosamente as características do material. As classes laminadas E0 e E1 não emitem substâncias nocivas quando aquecidas.
  5. A resistência do piso é afetada por sua capacidade de resistir ao desgaste da superfície. Nesta base, para colocar pisos quentes infravermelhos sob o laminado, recomenda-se o uso de placas com classe de resistência ao desgaste de pelo menos 3.
  6. Ao instalar um piso radiante de filme infravermelho sob um laminado, é permitido usar não apenas produtos laminados de madeira, mas também feitos de vinil, o que expande significativamente a lista de opções disponíveis para seleção.

Seguindo as dicas acima, você pode facilmente encontrar e comprar um laminado sob aquecimento por infravermelho. Como escolher um material com base nas características listadas? É necessário prestar atenção às designações aplicadas ao material da embalagem (veja a foto abaixo).

É possível fazer aquecimento de piso com laminado

É possível colocar um piso quente sob o laminado, mas somente se o laminado for especial - para aquecimento no piso. Por que é impossível no habitual? Existem três razões.

    A base do revestimento laminado é MDF. E este material tem uma baixa condutividade térmica. E isso indica a baixa eficiência desse aquecimento. Em um laminado especial para aplicação em piso quente, é utilizada uma versão mais densa - HDF, que conduz melhor o calor.

Instalação de piso IR sob o laminado - o tipo mais popular de aquecimento

  • Da exposição constante à temperatura elevada, um laminado comum muda de cor. Geralmente escurece. Além disso, é irregular e há manchas - onde a temperatura é mais alta, o revestimento escurece.
  • O laminado não é o revestimento mais natural. E não se sabe o que irá emitir quando aquecido. Simplesmente não é testado sob tais condições. Um laminado para um piso quente é testado sob condições operacionais limite.
  • É por estas razões que vale a pena colocar um laminado especializado no piso aquecido. A descrição geralmente indica sua adequação para uso em temperaturas elevadas.

    Pictogramas para designar um laminado compatível com o piso

    Podem aparecer pictogramas nos quais há um símbolo de aquecimento. Eles são reconhecíveis, mas têm uma cor diferente, podem ter diferentes assinaturas, formas e tamanhos. Mas a essência pode ser entendida.

    Temperatura de aquecimento laminado

    Antes de tudo, vale lembrar que a temperatura de aquecimento de um laminado, mesmo especial, não pode ser superior a 25-27 ° C. Algumas espécies podem suportar temperaturas de até 28 ° C. Se o aquecimento do piso serve para "manter os pés quentes" e não é o sistema de aquecimento principal, essa temperatura é suficiente. Apenas para fazer seus pés se sentirem bem. Se um piso quente for considerado o aquecimento principal, é necessário calcular cuidadosamente se haverá calor suficiente que será liberado quando aquecido a uma temperatura tão baixa.

    A temperatura máxima do piso radiante sob o laminado é indicada pelo fabricante

    O laminado pode ser aquecido a temperaturas mais altas? Os fabricantes recomendam uma temperatura não superior a 27-28 graus. Teoricamente, se você aumentar para 30 a 32 graus, não haverá grandes problemas. Este revestimento pode suportar até 200 ° C por um curto período de tempo. Mas com o aumento da temperatura, o tamanho das matrizes aumenta. E isso pode causar um "laminado inchado". Isso acontecerá se a lacuna deixada ao redor do perímetro for insuficiente para compensar o aumento no tamanho. Se não houver nenhum problema com a folga, durante o tempo frio crítico, você pode aumentar a temperatura acima da recomendada. Mas, em geral, é melhor seguir as recomendações dos fabricantes.

    Outro ponto: 27-28 graus - é a temperatura do piso, que nos sentimos confortáveis. E isso não contradiz o SNIP. Essa é a principal consideração para a qual esse regime de temperatura é recomendado.

    Tipos de aquecimento de piso sob o laminado

    Que tipo de aquecimento faz sob o laminado? Se ele deve ser enrolado em uma mesa, o tipo fica a seu critério. Água, cabo de aquecimento, tapetes. Tudo se encaixa. Porém, pouco antes de colocar o laminado, será necessário secar completamente a mesa. Deixe de molho até o concreto amadurecer e a umidade operacional normal ser adquirida. Caso contrário, após a colocação, o laminado inchará devido à umidade absorvida da base. Depois de retornar à umidade normal, ele permanece deformado. Portanto, este é um ponto muito importante.

    Que tipo de aquecimento na mesa não importa. É importante que seja uniforme e seco.

    Se o laminado for colocado em um piso já acabado, mas você deseja aquecê-lo, a melhor solução é um aquecedor de filme. Também é chamado de aquecimento radiante de carbono ou infravermelho. Este tipo pode ser colocado em qualquer base plana. Piso de concreto revestido de madeira, madeira compensada, GVL, aglomerado, TsSP e outros materiais em chapa. O principal requisito é uma base seca e uniforme. Não há reivindicações especiais para os materiais.

    Piso radiante de infravermelho laminado: dispositivo geral

    O que é um bom piso radiante de filme sob o laminado? Sua colocação em uma sala leva várias horas. Verdadeiro, se a base estiver pré-alinhada. O processo é simples. O filme é cortado em seções do comprimento desejado, dispostas no chão e conectadas por fios enrolados no termostato. Para o funcionamento normal do sistema, também é necessário um sensor de temperatura. O laminado é imediatamente colocado no filme colocado e o sistema está pronto para operação. Simples e rápido.

    Qual o custo do aquecimento de um piso com um laminado durante a operação? Depende de quão bem o isolamento do piso é feito. Bem, e como você é "termofílico" e sua família. Se houver um termostato, o sistema na potência máxima, se funcionar, somente depois de ligar. Até o piso atingir a temperatura definida. Em seguida, para manutenção, ele liga por apenas alguns minutos.

    Além do aquecedor, também são necessários um controlador de temperatura e um sensor de temperatura.

    O processo mais longo na instalação de um piso quente infravermelho sob um laminado é instalar e conectar um controlador de temperatura. Ele deve ser instalado na parede.

    Os processos mais longos na instalação de filme infravermelho - termostato e sensor

    Eles costumam colocá-lo no soquete, então você precisa fazer um furo na parede. Lá, pegue fios da blindagem - para alimentar o termostato e os próprios elementos de aquecimento. Por outro lado, os fios do filme infravermelho precisarão ser enrolados e conectados ao termostato. Portanto, o portão também é necessário por baixo - do chão até a entrada do soquete. Esse é o processo mais longo e mais árduo.

    Aquecimento por piso radiante sob o laminado: com ou sem revestimento

    Se o isolamento do piso for suficiente, é possível instalar um piso quente infravermelho sob o laminado sem substrato. Mas neste caso, o piso será ainda mais "sonoro". Sem substrato, o efeito do tambor aumentará.

    O substrato pode ser:

    • fabricado em polietileno espumado (com ou sem camada de alumínio),
    • cortiça (do aglomerado de cortiça prensada),
    • coníferas.

    O mais barato é feito de polietileno. Mas diminui com o tempo, perde sua elasticidade, deixa de "úmido" sons e dificilmente retém calor. A cortiça é boa, mas cara. A opção mais aceitável em termos de propriedades e custos é um substrato de coníferas para pisos e laminados quentes.

    Em quais camadas um piso quente infravermelho consiste?

    E como determinar a espessura do substrato? Pelos padrões. Para que o aquecimento seja eficaz, o coeficiente de resistência térmica da torta de todo o revestimento do piso não deve ser superior a 0,15 m² * K / W. Ou seja, você precisa conhecer esse coeficiente do laminado e o tipo de substrato selecionado. Se sua soma não exceder o limite especificado, esse "par" poderá ser usado. Se a quantidade for maior, a espessura do substrato será menor ou será usada outra. Mas a soma dos coeficientes térmicos é novamente comparada com a norma.

    Instalação de um piso radiante de filme sob o laminado: procedimento

    Colocar o filme infravermelho no chão sob o próprio laminado é simples. Mas primeiro você precisa espalhar o substrato. É melhor colar suas juntas com fita adesiva. Se o material for enrolado, é aconselhável deixá-lo repousar para nivelá-lo e colar as juntas.

    Aqui está um filme colocado sob o laminado para aquecimento

    A cortiça pode ser colocada em toda a área de uma só vez, mas você deve caminhar com cuidado. O restante dos materiais (especialmente o substrato de coníferas) é melhor espalhar-se em tiras com cerca de um metro de largura, colocar o revestimento e somente depois colocar outro pedaço do substrato. O polietileno espumado e o substrato de coníferas são danificados pela carga pontual. É melhor salvá-los.

    Colocação de um piso radiante de filme sob o laminado: o que é um piso radiante de filme

    O piso quente infravermelho é composto por duas camadas de filme de vinil entre as quais são enroladas tiras de pasta de carbono. As tiras são conectadas usando um barramento de cobre, que opera nos dois lados. A corrente é fornecida através de barramentos de cobre, passa através de uma pasta de carbono, que aquece. É assim que funciona um piso de filme quente.

    O que é um piso quente de filme

    O filme é vendido em rolos de vários metros. Pode ter diferentes larguras - 40, 50, 60, 80 e 100 cm. A cada 25 cm de comprimento é traçada uma linha pontilhada ao longo da qual o filme pode ser cortado, cortando pedaços do comprimento necessário do rolo. Portanto, a configuração necessária do piso infravermelho do filme para o laminado é discada.

    Aquecimento por piso infravermelho sob o laminado: regras de assentamento

    A primeira coisa a lembrar é que não colocamos um aquecedor debaixo de móveis, tapetes e outros objetos maciços. Ou seja, fazemos aquecimento por infravermelho de um piso com isolamento térmico apenas em uma zona livre de móveis.

    Regras para a colocação de filme infravermelho sob o laminado

    Você pode estender o filme ao longo dos lados longo e curto da sala. Mas haverá menos conexões elétricas se o filme for colocado ao longo do lado comprido. Lembre-se também das seguintes regras:

    • A distância das paredes até a borda do filme é de pelo menos 100 mm (10 cm).
    • Organizamos as folhas de filme para que os barramentos de cobre não se toquem e nunca se sobreponham. É melhor que haja uma distância de pelo menos 10 mm entre eles.
    As larguras diferentes da película de carbono permitem escolher os elementos de aquecimento no formato necessário

    Se um filme da mesma largura "não couber", levando em consideração todas as regras, você poderá tirar uma peça ou várias tiras de largura maior ou menor, conforme necessário.

    Colocar o piso quente do filme em si é simples e leva alguns minutos. Rodamos o filme de acordo com as regras acima. Você pode fixá-lo com fita dupla face no substrato, pode usar suportes de um grampeador. Os suportes são colocados na borda do filme, onde não há pneus condutores. A largura da aresta é de cerca de um centímetro, portanto, há espaço suficiente. Quantas vezes consertar? Apenas para que o filme não se mova ao instalar o revestimento do piso.

    Conexão elétrica: como alimentar o termostato

    É melhor instalar um termostato para um piso quente antes de colocar o filme. Mesmo antes de espalhar o apoio. Você precisará fazer um buraco na parede sob o soquete e dois estroboscópios. Um para a caixa de junção mais próxima, o segundo do soquete ao chão.

    O circuito elétrico para conectar um piso quente sob o laminado

    Da caixa de junção ao soquete, colocamos os fios de energia para o aquecimento do piso e o termostato. Para a caixa de junção, eles devem ir do escudo. Como isso está aquecendo, sua potência será de vários quilowatts, com certeza. Portanto, não vale a pena “agarrar” um piso quente a uma linha existente. É ideal instalar um disjuntor separado e estender uma linha separada. A seção transversal do cabo depende da potência total do aquecedor de filme.

    • menos de 4 kW - 2,5 mm²,
    • de 4 a 6 kW para instalação oculta (em um tubo) é suficiente uma seção de um núcleo de cobre de 4 mm²,
    • de 6 a 8 kW - 6 mm².
    O que conectar no termostato: energia, carga, sensor

    Para a fiação, não pegamos os fios no invólucro, mas o cabo. Eles diferem no grau de proteção e confiabilidade do isolamento. Nós precisamos de um cabo. O mais comum é o VVG. Para casas de madeira, é melhor em uma concha não combustível (VVGng). Número de núcleos - três ou quatro. Três são dois de força e aterramento. Utilizado com mais frequência em casas e apartamentos. Quatro - se houver também um zero de proteção.

    Sim, o aquecedor raramente funciona na potência máxima com um termostato, mas definitivamente não vale a pena economizar em fiação elétrica. É melhor pegar um bom cabo com uma "margem" na seção transversal. Nesse caso, mesmo com carga máxima, ele não aquece.

    Instalação do sensor de temperatura

    Como funciona um piso aquecido por infravermelho com um termostato? No programador, você define a temperatura para aquecer o piso. Esta temperatura é medida por um sensor de temperatura. Se o limite especificado for excedido, o controlador desligará o aquecimento. Quando a temperatura no sensor cai um grau abaixo da temperatura definida, o aquecimento é novamente ligado. Isso mantém uma temperatura quase estável do piso.

    Sensor de temperatura para piso radiante: aparência

    Como você pode ver, o sensor neste circuito é muito importante. A má notícia é que muitas vezes trava. Bom - é barato e sua substituição não é muito "irritante" para a carteira. Mas para trocar o sensor de temperatura foi fácil, é preciso complicar a instalação - coloque uma caixa de plástico, um cano de uma pequena seção transversal ou uma mangueira corrugada. Já estamos esticando o sensor nele. Mas para que o sensor em si esteja do lado de fora e não na caixa / tubo.

    Escolhendo um Local de Instalação

    O próprio sensor de temperatura é uma pequena cápsula cilíndrica com um longo cabo / fios. Ao substituir, o sensor antigo é desconectado do termostato e simplesmente puxado pelo cabo. Esta cápsula é colocada no chão, entre as tiras do piso quente. É mais conveniente se o sensor estiver oposto ao termostato - a substituição é mais fácil.

    Escolha um local para instalar o sensor de calor para facilitar a troca

    Aqui estão dois exemplos da localização de um sensor de temperatura. A opção à direita é totalmente funcional. Porém, somente ao substituí-lo será muito difícil fazer uma curva de 90 °. Quanto menos voltas, mais fácil será trocar o sensor de temperatura do piso quente. Em um caso extremo, é melhor fazer dois ângulos obtusos colocando o tubo não perpendicular à parede, mas em ângulo.

    Opções para conectar um sensor de temperatura a um filme infravermelho

    O tubo de plástico, corrugação ou caixa deve estar "nivelado" com o substrato. O substrato neste momento é geralmente cortado. Se necessário, faça uma pequena depressão no chão. É importante que a estrutura não se projete. Depressões (se houver) são derramadas com composto de reparo de presa rápida. Observe que o próprio sensor deve estar fora do duto / tubo. Então ele realmente medirá a temperatura do chão.

    Obviamente, você pode fazer o mesmo que na foto à direita. Tudo vai dar certo. Mas até o sensor quebrar. E para substituí-lo, você deve desmontar o laminado, levantar o filme. Somente depois disso será possível substituir por este método de instalação.

    Conexão elétrica

    Fisicamente, puxamos os fios do sensor ao longo do flash para o termostato. Costumamos conectá-lo aos terminais extremos. Os modelos de controladores de temperatura podem ser diferentes e o número de terminais para conexão é diferente. Mas geralmente esses são os números da extrema direita - 5 e 6 ou 6 e 7. Existem alguns modelos nos quais os terminais para conectar o sensor de temperatura são os números 1 e 2. Geralmente, existem alguns sinais, se houver dúvida, consulte a documentação.

    Conexão de um sensor de temperatura ao termostato: em quais terminais

    • retire as extremidades dos fios do isolamento em 10-14 mm,
    • desaparafuse o parafuso de fixação algumas voltas
    • torcer os fios nus em um pacote,
    • inserir entre as placas de contato
    • com uma chave de fenda, aperte o parafuso de fixação até parar,
    • puxe bem o fio algumas vezes - ele não deve se mover,
    • aperte o parafuso, se necessário.

    Pode haver diferentes tipos de clipes, mas a técnica em si não é muito diferente. Em modelos caros, pode haver clipes com travamento automático. Lá, tudo o que você precisa fazer é inserir o fio descarnado no soquete correto.

    Conexões para aquecimento de piso infravermelho sob o laminado: os fios não devem ser expostos

    De qualquer forma, verifique se os fios desencapados não se estendem além do grupo de contatos. O isolamento deve ser visível por baixo das placas de contato.

    Conectando o piso IR ao termostato

    Se o filme de carbono foi comprado em um kit, entre em contato com placas, pedaços de material isolante. Todos os componentes podem ser comprados separadamente, mas devemos assumir que ficará mais barato.

    O conjunto de pisos de filme inclui placas de contato, fios e pedaços de material isolante

    Cabos podem ser incluídos. Se eles não inspiram confiança, é melhor substituí-los. Tome seção transversal de fio de cobre de 2,5 mm². Eles devem ser flexíveis o suficiente, em isolamento confiável. Você pode usar o mesmo VVG, mas com dois núcleos.

    Piso radiante de filme sob o laminado: instalação de placas de contato e isolamento

    Para conectar o aquecimento infravermelho, as placas de contato devem ser conectadas aos barramentos no filme. Mas primeiro, as bordas dos barramentos que não são usados ​​durante a conexão devem ser isoladas. Essas são as bordas dos pneus, que estavam longe da parte do termostato da sala.

    Isolamento de pneus cortados em um filme infravermelho de aquecimento

    Nós pegamos um pedaço de isolamento, removemos o filme protetor e o fixamos para que a borda do filme com o barramento cortado seja coberta por isolamento. Metade do isolamento está preso de um lado, a borda se projeta vários milímetros além da borda do filme. Quando você dobra a metade livre para o outro lado e cola, o isolamento será quase perfeito.

    Em seguida, continue com a instalação das placas de contato. Eles devem ser colocados no próprio ônibus e cobertos com um filme. Para instalar o filme, cortamos alguns milímetros ao longo do pneu. Introduzimos uma placa na seção e a movemos ainda mais para que a área de contato entre em contato com o cobre ao máximo.

    Como instalar placas de contato em um filme de aquecimento sob um laminado

    Por outro lado, verifique se a placa está em contato com o pneu. Agora pegue o alicate e prenda o contato. O próximo passo é conectar os fios e depois o isolamento.

    Diagrama de fiação para aquecimento de piso infravermelho sob o laminado

    Pedaços de filme infravermelho são conectados em série ao termostato. Como no diagrama. Na carcaça do termostato existem duas saídas para conectar a carga. Para um, conectamos o fio azul, ao outro - vermelho. Outras cores são possíveis, mas devem ser diferentes para que não sejam confundidas quando conectadas.

    Como conectar um filme de aquecimento a um termostato: diagrama

    Em seguida, colocamos o fio azul no contato esquerdo (por exemplo) da primeira faixa. Colocamos outro pedaço de fio azul no mesmo contato, prendemos as bordas do contato. Lembre-se de descascar o isolamento em cerca de 10 mm e torcer os dois condutores firmemente em um feixe. Só então coloque a placa de contato e o grampo.

    Puxe a extremidade livre do fio azul para a segunda faixa. O contato também é deixado. Ele também contém dois fios - um da faixa para a esquerda e o segundo da faixa para a direita. Então chegamos à última pista. Haverá apenas um fio. Em seguida, puxamos o fio vermelho da mesma maneira, mas o conectamos aos pinos certos instalados no filme.

    É assim que a conexão elétrica do piso radiante do filme fica viva

    Assim, verificou-se que todas as peças do piso do filme sob o laminado estão conectadas ao termostato. Apertamos cuidadosamente as “orelhas” da placa para garantir um bom contato. Para verificar, puxamos cuidadosamente os fios várias vezes. Eles não devem aparecer. Eles nem deveriam se mexer. Se houver um ferro de soldar, é melhor soldar os fios e apertar as bordas da placa. Nesta fase, é necessário testar o piso quente. Fornecemos energia ao termostato, ligamos o aquecimento e esperamos 5 a 10 minutos. Durante esse período, todas as tiras começarão a aquecer. Se alguns não esquentarem, verificamos a instalação das placas e a conexão dos fios. Se todas as tiras estiverem quentes, continuamos a instalar o piso quente. Ainda resta muito pouco.

    Agora é hora do isolamento. Cada placa requer dois pedaços de isolamento. Colocamos um abaixo. Deve cobrir completamente a placa e ultrapassá-la em pelo menos 10 mm. No topo, cobrimos com um pedaço semelhante de isolamento de betume. Cole pressionando com os dedos. Só isso. É possível colocar um laminado.

    Precisa de um filme sob o laminado ou não

    Ao colocar um filme no piso radiante sob um laminado, é recomendável colocar sobre um filme infravermelho um filme de polietileno comum. É considerado um material isolante de vapor e hidro-isolante. Você precisa deste filme ou não? Nos esquemas de assentamento que os fabricantes oferecem, não é. Na prática, eles colocam isso com muita frequência. Por essas considerações, é melhor jogar com segurança e proteger-se e aquecer o chão de possíveis vazamentos. Os fabricantes não se importam, mas não as incluem nas recomendações. Então depende de você.

    Barreira de vapor sobre o aquecedor de filme - opcional

    Se você decidir colocar o filme, faça um apertado. Não inferior a 300-350 g / m². E empilhe sem cortar, mas como está, com sua manga. A largura da manga geralmente é de 150 a 200 cm, o que raramente é suficiente para toda a largura da sala. Se você colar tiras, faça uma tira de 15 a 20 cm de outra e cole a junta duas vezes com fita dupla face. E a fita adesiva deve ser boa, com alta capacidade adesiva da camada adesiva. Você precisa garantir o aperto da conexão.

    Filme sobre o piso de infravermelho pode ser visto frequentemente

    E enrole as bordas do filme nas paredes, prenda-o também em uma fita dupla face. Mas desta vez a fita adesiva deve ser pintada para não danificar a decoração da parede. Quando colocar o revestimento, corte o excesso de filme nivelado com o revestimento. Toda essa "beleza" será coberta com um pedestal. A propósito, ele deve ser fixado na parede, e não no chão, para que o laminado possa se expandir e contrair dependendo da temperatura e umidade.

    Somente sob tais condições é que colocar o filme no piso de infravermelho faz sentido. E também será necessário usar sapatos macios durante a instalação para não danificar o filme.

    Características do sistema de aquecimento

    A instalação adequada de um piso radiante de filme sob o laminado sugere que ele será realizado levando em consideração todas as nuances da combinação das duas estruturas. Em seu trabalho, o equipamento de aquecimento usa ondas infravermelhas. Dentro de um fino painel multicamada, os emissores que emitem ondas infravermelhas são soldados. Eles se movem para cima, onde são atrasados ​​por objetos maciços. Neste caso, piso. Ele acumula calor em si mesmo, gradualmente dando-o ao ar.

    A radiação é gerada por emissores de fibra de carbono coletados em várias bandas. Em sistemas mais poderosos, a web é contínua. Em qualquer caso, os barramentos condutores de bimetal estão localizados ao longo de sua borda, responsáveis ​​pela transmissão de eletricidade ao aquecedor. A potência do equipamento varia de 120 a 230 watts. Os tamanhos e a espessura dos painéis variam.

    A última figura não excede 2 mm, o que permite montar facilmente o material sob qualquer revestimento. A largura do filme padrão pode ser de 100, 80, 60 e 50 cm. Para facilitar o uso, a tela é dividida em segmentos entre os quais pode ser cortada. O comprimento médio de um fragmento é de 20 cm. Portanto, se necessário, você pode montar um piso de aquecimento de qualquer formato, mesmo muito complexo.

    Piso de filme sob o laminado: o que considerar ao escolher um revestimento

    As ripas padrão não podem ser montadas em aquecedores. Existem várias razões para isso:

    • Os painéis têm baixa condutividade térmica, o que interferirá no aquecimento da sala.
    • Sob a influência da alta temperatura, a geometria das placas pode mudar, como resultado, a superfície pode entortar.
    • Quando aquecida, a relva artificial pode liberar substâncias tóxicas.

    Todos esses são motivos sérios o suficiente para se recusar a usá-lo. No entanto, existem modelos de materiais especiais projetados para a colocação no aquecedor. Uma marcação especial foi desenvolvida para eles, que deve ser aplicada à embalagem. Outro ponto importante: a presença obrigatória de fechaduras nas lamelas. Eles devem ser instalados apenas com a tecnologia de piso flutuante, ou seja, sem comunicação com a base. Nesse caso, o laminado não pode ser colado.

    Regras para colocar uma chapa de aquecimento

    O aquecimento desse tipo pode ser primário e secundário. No primeiro caso, é necessário colocar o filme em 70% da área; no segundo, tudo depende da quantidade e potência das principais fontes de calor. No entanto, em qualquer caso, recomendações importantes devem ser consideradas.

    • É proibido colocar objetos de isolamento térmico no revestimento do piso acima do filme. Como móveis grandes, sem pernas, tapetes grossos, etc. O sistema nessas áreas superaquece e pode falhar.
    • Objetos pesados, como eletrodomésticos e móveis de grande porte, não devem ficar acima do tecido infravermelho. As lamelas sob eles podem dobrar, o que levará a uma pressão excessiva no aquecedor. Em tais condições, ele quebra rapidamente.
    • Se se pretender aquecimento combinado, o laminado não deve aquecer de duas fontes de calor ao mesmo tempo.
    • Deve-se ter em mente que a zona de aquecimento do material do filme ultrapassa seus limites físicos. Por esse motivo, não é recomendável colocá-lo próximo a paredes, móveis grandes etc. O recuo deve ter entre 3 e 10 cm e depende da potência do equipamento.

    É ideal colocar o painel de aquecimento a uma distância de 0,5-0,6 m de cada parede. Isso tornará possível, no futuro, reorganizar os móveis sem dor, se necessário.

    Etapa 1. Equipamos a base

    Deve estar seco, uniforme e duro. O laminado só pode ser colocado em uma base nivelada. Portanto, se as diferenças de altura excederem 2 mm por metro linear, será necessário realizar um trabalho adicional. Para nivelar a mesa de concreto, é ideal preenchê-la com uma mistura de nivelamento e esperar que ela seque completamente. A superfície de madeira é mais fácil de nivelar com madeira compensada.

    Etapa 2. Colocando isolamento

    Para o funcionamento normal do sistema, é necessário equipar a camada refletora de calor. A folha de alumínio padrão nesses casos não é adequada. Isso ocorre porque o aquecedor é elétrico, portanto, o substrato não deve conduzir corrente. Caso contrário, os acidentes são possíveis. Como isolante, escolha espuma de polietileno ou cortiça com uma camada reflexiva depositada sobre ele.

    Antes de depositar o material, limpe completamente a base contra detritos e poeira. É necessário usar um aspirador de pó. Espalhamos tiras isolantes em uma superfície limpa. Cobrimos toda a área da sala, mesmo que o filme infravermelho não seja colocado em todo lugar. Colocamos os panos de costas um para o outro com uma pequena aproximação às paredes. Para evitar movimentos do isolador, fixamos com fita adesiva ou prendemos diretamente na base com um grampeador.

    Etapa 3: faça o layout do filme

    Estendemos as listras, orientando-as pelos lados mais longos da sala. Dessa maneira, o número de conexões de contato pode ser minimizado. Se necessário, corte a tela, mas apenas em áreas especiais, marcadas com uma marca. No processo de assentamento, garantimos que a integridade dos elementos não seja violada. A tela deve ser colocada para que não haja sobreposição.

    Ao colocar, os barramentos de cobre devem se deitar com o lado brilhante voltado para baixo. Isso é necessário para conectar ainda mais os contatos. As folhas devem ser fixadas ao substrato usando fita adesiva.

    Após a instalação de todos os aquecedores, determinamos quais barramentos serão conectados ao cabo. Todas as áreas não envolvidas na troca são imediatamente cuidadosamente isoladas. Para fazer isso, feche-os com fita de betume, que deve ser incluída no conjunto de equipamentos.

    Etapa 4: Coloque o sensor de temperatura

    Para o correto funcionamento do sistema, o elemento está localizado no ponto mais frio da sala. Além disso, deve estar no meio da largura da tira, para que a distância de suas bordas seja a mesma. Não coloque o sensor perto de uma parede. Entre eles deve haver pelo menos 500 mm. Outro ponto importante. Se o cabo padrão do dispositivo não for suficiente para colocá-lo no local selecionado, você deverá escolher outro. É proibido cultivar arame.

    Cortamos a ranhura no substrato para a carcaça do sensor e o canal para montagem do cabo.Colocamos o elemento no lugar para que ele fique localizado no aquecedor de carbono. Fixamos o dispositivo com uma fita de betume, esticamos o cabo dele até o termostato. Nós colocamos o filme e o fixamos no substrato.

    Etapa 5. Instale os terminais

    Nas áreas em que o equipamento de irradiação será conectado ao circuito, é necessário colocar grampos-terminais especiais. Na maioria das vezes eles se parecem com clipes. Nesse caso, a pétala superior do elemento é inserida na seção de contato do filme e a inferior é trazida sob ela. Em seguida, pegamos o alicate e apertamos com firmeza, mas com delicadeza, o terminal, proporcionando um contato confiável com o barramento de cobre. Às vezes, existem outros tipos de conexões, as regras para sua montagem devem ser encontradas no manual do equipamento.

    Etapa 6. Conecte o cabo

    Esticamos o fio, colocando-o perto das áreas de conexão. Normalmente, os cabos são roteados para um lado do sistema: é mais conveniente conectá-los aos aquecedores. Embora seja possível enviar os fios zero e de fase para lados opostos da sala. Nesse caso, é necessário conectar-se com cuidado especial, para não selecionar um barramento condutor para alternar os dois contatos.

    As extremidades dos cabos instalados são limpas do isolamento em cerca de 1 cm e inseridas no terminal de contato. Comprima a conexão resultante com um alicate. Isolá-lo com segurança com uma fita de betume. Cole as tiras na parte superior e inferior do contato, frisando suavemente. O resultado deve ser uma cápsula à prova d'água que proteja o composto de uma possível entrada de água.

    Etapa 7. Conecte o termostato

    A tecnologia de assentamento do piso de aquecimento sugere que todos os cabos devem convergir em um ponto. Onde eles se encaixam no termostato. Ele pode servir várias seções do sistema de uma só vez; nesse caso, é extremamente importante selecionar corretamente os acessórios a serem conectados. Deve ser apenas blocos de terminais certificados, torções caseiras não são permitidas.

    A unidade de controle do controlador de temperatura está equipada com conectores especiais aos quais os fios estão conectados. Para evitar erros, foram desenvolvidos pictogramas que indicam as áreas de aterramento, carga e comutação da tensão de alimentação. Após a conexão, colocamos cada cabo em um canal especial e fixamos o termostato no lugar.

    Etapa 8. Teste a execução do sistema

    Verificamos a integridade e a exatidão de todas as conexões feitas e iniciamos o piso de aquecimento. Se tudo for feito corretamente, deve funcionar bem. Se você identificar algum problema, conserte todas as falhas e reinicie o equipamento. Para maior clareza, oferecemos vídeo-instalação de um piso radiante de filme sob o laminado.

    Etapa 9. Instalando o Revestimento

    Os aquecedores não toleram os efeitos da água, por isso é necessário colocar isolamento na tela. Um filme plástico de 200 mícrons será suficiente, o que protegerá contra a umidade e não atrasará a radiação infravermelha. Cortamos o material em tiras do comprimento desejado e o colocamos em cima da estrutura de aquecimento com uma ligeira sobreposição. Cole-os com fita adesiva.

    Agora você pode começar a montar a tampa. Como colocar o modelo selecionado do laminado, você precisa olhar para a embalagem. O fabricante deve dar recomendações para o melhor resultado. Ao trabalhar, você deve tomar cuidado para evitar estragar acidentalmente o aquecedor de filme.

    Tipos de piso radiante de filme sob o laminado

    Atualmente, existem dois tipos de sistemas de aquecimento de piso de filme:

    • infravermelho (carbono ou grafite),
    • convectivo bimetálico (alumínio e cobre).

    Eles diferem entre si não apenas no material de que são feitos, mas também no modo de aquecimento. Eles são unidos apenas pelo método de fabricação: o sistema de aquecimento é um pano fino, de alguns mícrons, constituído por elementos de aquecimento que são selados em um filme durável. Os elementos de aquecimento são interconectados por condutores ou pneus que transportam corrente plana, localizados nas laterais. A corrente flui através desses elementos e aquece o piso. Há também uma diferença no comprimento de onda: IR e térmica.


    Aquecimento por piso radiante com elemento de aquecimento bimetálico

    Uma camada dupla de filme de poliuretano é a base deste sistema. Recomenda-se que esse projeto seja conectado através de um disjuntor automático para disjuntores automáticos ou dispositivos de corrente residual, pois ele não possui uma conexão à terra. Este tipo de sistema é montado de maneira bastante simples. A tela com elementos de aquecimento é facilmente enrolada e também pode ser cortada em pedaços do tamanho desejado. No entanto, você deve seguir determinadas regras para instalar corretamente o sistema e, em seguida, usar:

    1. Não aumente a temperatura de aquecimento acima de 27 ° C para evitar a deformação do revestimento do piso.
    2. O sistema de filme não é adequado para aquecer azulejos e porcelanatos.
    3. Em combinação com outros tipos de acabamento, os sistemas bimetais distribuem perfeitamente o calor, são funcionais e práticos.

    O sistema de aquecimento de piso de filme Teplofolnano tem sido muito popular ultimamente. Este sistema é um condutor de alumínio, localizado entre duas camadas de filme de alta temperatura. Graças ao elemento de aquecimento metálico, o sistema tem uma longa vida útil e um alto grau de confiabilidade. O piso aquece de maneira rápida e uniforme devido à proximidade (passo de 1 mm) das tiras finas do condutor entre si. Além disso, a capacidade do sistema é suficiente para aplicar esse tipo de piso de filme em condições climáticas difíceis da Rússia.

    Um cabo de montagem especial para conectar o piso do filme é feito levando em consideração altas cargas mecânicas. O sistema Teplofolnano durante a instalação não ocupa centímetros úteis de espaço, uma vez que a espessura do filme de aquecimento é de apenas 1 mm.

    Consumo de eletricidade por um piso com isolamento térmico de filme

    Dependendo das condições de operação e da potência do sistema de piso radiante, o nível de consumo de eletricidade varia. É necessário minimizar a perda de calor para reduzir o consumo de energia; somente assim será possível economizar nos pagamentos. Se a instalação do piso quente do filme sob o laminado foi feita incorretamente ou se houver perda significativa de calor, é impossível obter um consumo de energia como o indicado na embalagem.

    Ao mesmo tempo, os fabricantes de filmes de infravermelho indicam o consumo máximo de energia na embalagem, mas se todas as condições forem atendidas durante a instalação, os indicadores poderão ser muito menores. Por exemplo, se a área útil de uma sala for 12 m2, um sistema de aquecimento de piso de 150 W consumirá cerca de 1,8 kW em 1 hora.

    Na maioria das vezes, o sistema de piso radiante é ativado por 8 a 10 horas por dia: de manhã, quando todos estão cuidando dos seus negócios, e à noite, quando as famílias voltam para casa. Obviamente, todo mundo cria um cronograma para o sistema por conta própria, com base nas necessidades dos habitantes do apartamento ou casa. Normalmente, em 8 horas de operação, um piso quente consome 14,4 kW de eletricidade.

    Artigos recomendados sobre este tópico:

    Se você calcular quanta eletricidade será consumida por mês, serão produzidos cerca de 432 kW (o cálculo foi feito a partir dos dados fornecidos acima, por exemplo). Obviamente, isso é bastante, mas, no entanto, o sistema de aquecimento de piso de filme IR, em comparação com outros modelos, é a opção mais rentável.

    Também é importante notar o fato de que o principal consumo de energia ocorre durante o aquecimento da sala, mantendo apenas a temperatura e o consumo de energia desejados significativamente reduzidos. Além disso, o piso radiante não deve funcionar constantemente. Ele liga conforme necessário, dependendo de quanto tempo a sala pode se aquecer.


    É possível reduzir o consumo de energia em até 20 a 30 watts por 1 m 2, o que, sem dúvida, é um indicador muito rentável e eficaz se a sala for isolada qualitativamente de acordo com as condições climáticas. Isso significa que o consumo de eletricidade diminuirá cerca de 5 a 7 vezes, respectivamente, os indicadores serão de 1,92 a 2,88 kW por dia (cerca de 8 horas de operação).

    Como colocar um laminado em um aquecimento de piso de filme

    Há uma opinião de que é impossível colocar um laminado em um sistema de aquecimento, mas isso não é verdade. Só é necessário observar certas condições e precauções de assentamento, indicadas pelo fabricante nas instruções ou na embalagem do laminado.

    Piso laminado vai bem com piso aquecido. Este fato é confirmado pela marcação correspondente na embalagem. Especialmente se o fabricante fizer parte da Associação dos Fabricantes Europeus de Piso Laminado (EPLF®).


    O laminado de classe econômica com lamelas de 6 mm de espessura pode não ser adequado para aquecimento no piso. Mas há exceções, então você precisa observar as marcações na embalagem. Basicamente, um laminado com uma espessura de 7 mm, uma densidade de 900 kg / m3, 32 classes e superior pode ser usado em conjunto com qualquer sistema de aquecimento.

    No entanto, especialistas alertam que espessura, preço e classe nem sempre garantem que o laminado seja compatível com o aquecimento do piso. Por exemplo, um laminado chinês geralmente possui uma estrutura frouxa e, embora a espessura da placa seja de 12 mm, não é adequado para uso com um sistema de aquecimento. Além disso, as fechaduras desse laminado são frequentemente enceradas. No entanto, o laminado chinês pode ser fabricado em fábrica e, em seguida, sua embalagem necessariamente possui a marcação correspondente, que informa sobre a possibilidade de combiná-lo com um sistema de piso quente.

    Apresentamos a sua atenção os requisitos básicos para assentamento e posterior utilização do laminado com um sistema de aquecimento, feitos pelos principais fabricantes.

    Observe que as instruções exatas devem ser encontradas nas instruções ou na embalagem do laminado que você comprou:

    • O aquecimento máximo do laminado no nível do piso com o sistema de aquecimento é de 27 a 28 ° C.
    • Recomenda-se o uso de um substrato especial de impermeabilização. Você pode colocar uma camada de barreira de vapor separada com uma espessura de 0,2 mm ou um filme plástico comum no substrato.
    • É desejável que a camada do substrato para o piso de filme sob o laminado, juntamente com o sistema de piso quente, não exceda 2 mm.
    • Se um sistema de aquecimento for instalado no chão, não é recomendado o uso de acumuladores de calor adicionais: tapetes ou outros itens internos. Ou você precisa escolher o modo de temperatura apropriado para que não haja superaquecimento do sistema.
    • Potência 60 W / m 2 - o indicador recomendado para elementos de aquecimento.
    • A umidade relativa deve estar entre 40-60%.
    • Tome cuidado para não secar o ar.
    • A temperatura interna ideal é de 18 a 23 ° C.
    • O laminado é instável a mudanças repentinas de temperatura na superfície do piso e, para evitar que se deforme, é recomendável instalar elementos de aquecimento com um "caracol" ou "cobra dupla" ao instalar um sistema de aquecimento de água. Além disso, é necessário ajustar a temperatura da água na entrada e na saída.
    • A espessura da mesa sobre o piso radiante elétrico não deve exceder 2 cm.
    • É necessário aquecer a mesa antes da colocação, independentemente das condições de temperatura em que é feita a colocação do sistema de aquecimento de qualquer tipo.
    • A inclinação do piso não pode exceder 2% do tamanho da sala, mas não mais que 50 mm.
    • A diferença na base do piso não é superior a 2 mm por 2 m de comprimento.
    • Uma diferença de temperatura deve ser feita em todo o perímetro da sala, não mais que 6 a 10 mm.
    • Durante a instalação do piso radiante, todos os dispositivos de aquecimento devem ser desligados.
    • A base do piso deve ser aquecida a uma temperatura de 15 a 20 ° C.
    • Na primeira semana de uso do piso quente, e também após uma longa pausa no trabalho, recomenda-se definir a temperatura no regulador em não mais que 20 ° C. Depois, você pode aumentar gradualmente o indicador para 28 ° C.
    • A resistência térmica do laminado com o substrato não deve exceder 0,15 m2 * K / W.

    Você pode começar a colocar o laminado somente após uma limpeza completa da superfície do piso, pois até pequenos detritos podem interferir na montagem de alta qualidade das placas laminadas, e podem aparecer estalos posteriores do revestimento.

    O próximo passo é colocar um filme plástico com uma espessura de 150 mícrons. Na maioria das vezes, uma tela é suficiente. O principal é que o filme tenha uma margem de cerca de 100 mm ao longo das bordas, o que entraria nas paredes. No caso de uma folha não ser suficiente, outra folha deve ser colocada com uma sobreposição de pelo menos 100 mm. Em seguida, a junção do filme é colada com fita de montagem.


    Uma camada de polietileno é necessária para uma melhor impermeabilização, pois durante a operação alguém pode tombar acidentalmente um balde de água ou derramar uma xícara cheia de chá. Como você sabe, o líquido não deve entrar nos elementos de aquecimento.

    É muito importante elaborar um layout aproximado do laminado. Há situações em que iniciam a instalação sem cálculos preliminares e no início da parede (em largura) colocam uma prancha inteira e, no final da linha, verifica-se que permanece uma lacuna estreita com largura inferior a 50 mm. Uma folga tão estreita não pode ser travada qualitativamente na fechadura e, ao mesmo tempo, não pode ser deixada. Para impedir que isso aconteça, os especialistas recomendam aparar a primeira e a última placa por ½ da folga (em largura), então será possível instalar a última faixa em uma fileira sem folgas.

    Há outro problema na primeira faixa - devido à curvatura existente da parede, é impossível posicionar a tábua do piso de forma estável ao longo dela, com ênfase nas inserções de cunha. Nesse caso, recomenda-se fixar temporariamente a tira montada com parafusos com isca nos locais onde o rodapé será parafusado.

    Operação de um piso com isolamento térmico por película sob um laminado

    Depois de instalar o sistema de aquecimento, é necessário desenhar um plano para colocá-lo sob o laminado, além de fixar a localização das tiras e da fiação. É recomendável manter esse plano para que, ao reorganizar os móveis, você possa saber onde colocá-los para evitar o superaquecimento do piso quente.

    Além disso, pode ser necessário fazer fixações na mesa de concreto para instalar os itens internos - o layout do piso quente também ajudará a evitar danos aos elementos de aquecimento.

    Para medir a temperatura do piso e do ar, os termostatos eletrônicos são equipados com dois sensores. Portanto, você não pode usar apenas um sensor de ar ao programar o sistema, pois há restrições no aquecimento do laminado.

    Existem duas maneiras de definir o algoritmo correto para o modo de operação do sistema de aquecimento de piso:

    1. Use apenas leituras do sensor de piso. É possível, por exemplo, ativar o aquecimento se a temperatura estiver abaixo de 25 ° C e desligar se a temperatura atingir 29 ° C.
    2. Use as leituras dos dois instrumentos. Por exemplo, o sistema liga automaticamente se a temperatura ambiente for 23 ° C e desliga se o sensor de ar estiver a 26 ° C ou se o sensor de piso mostrar uma temperatura de 30 ° C.

    É necessário desmontar parte do piso laminado e elevar o filme de impermeabilização, bem como a lâmina do aquecedor danificada no caso de quebra do sensor do piso e sua substituição. Você pode evitar as ações que consomem mão de obra descritas, se tiver o cuidado de comprar um sensor adicional e instalá-lo durante a instalação do piso quente. O fio do sensor adicional deve ser direcionado para o termostato.

    Se o sensor principal falhar, será possível desaparafusar os dois fios do termostato e conectar os contatos do sensor sobressalente.

    Você tem medo de que os reparos iniciais nunca terminem?

    Com a empresa "My Repair" isso não acontecerá.

    • Prazos claros. Devolveremos 5% do valor do pedido por cada dia de atraso,
    • Garantia de qualidade. Todas as despesas imprevistas são compensadas às suas próprias custas,
    • Estimativa fixa. O custo do trabalho não aumentará. Fixar imediatamente o preço no contrato,
    • Parcela 0%. Sem adiantamento. Inicie o reparo agora,
    • Projeto de design gratuito. Projeto de design e visualização 3D do seu apartamento.

    Solicite uma ligação e descubra o custo do seu reparo!