A cozinha

Teto de ripas na cozinha - características de escolha e instalação

O trabalho de acabamento desempenha um papel enorme no design de um interior moderno. Ao mesmo tempo, o teto da cozinha merece atenção especial. Ele não deve apenas ter uma aparência bonita e combinar harmoniosamente com o design geral da sala, mas também ser resistente à poluição, aparência de gordura e alta umidade. Hoje, existem muitas opções para o acabamento do teto, entre as quais o teto do rack é especialmente popular. Este tipo de decoração enche a cozinha com uma atmosfera de aconchego e conforto, o quarto se torna elegante e sofisticado.

A instalação de um teto de rack na cozinha representa uma nova direção nos trabalhos de construção, graças às características especiais do projeto, é simples e confiável na operação, fácil de instalar, acessível. Além disso, o teto do rack é apresentado em uma variedade de formas, texturas e tonalidades, o que permite aos designers criar linhas arredondadas, retas e quebradas ao decorar o interior da cozinha.

Recursos e benefícios

O teto do rack é um revestimento montado a partir de ripas de metal individuais de várias formas. Graças ao uso de insertos decorativos especiais, no final dos trabalhos de instalação, é obtida uma superfície sólida com formato arredondado ou plano. Muitas vezes, na cozinha, eles preferem instalar belos designs de vários níveis que distinguem entre si a cor das inserções.

Ao instalar um teto de rack na cozinha, lembre-se de que a altura da sala diminuirá levemente, pois o trabalho de acabamento envolve não apenas o nivelamento da base, mas também a colocação de todas as comunicações necessárias sob o duto. As ripas do teto são feitas de alumínio revestido com um material metalizado especial, e a camada aplicada de polímero fosco fornece uma variedade de tons de cores. Os trilhos de alumínio são caracterizados por maior resistência e leveza, uma vez que a espessura de suas chapas não excede 0,7 mm.

Os tetos de ripas têm muitas vantagens. Eles são antiestáticos, resistentes à umidade, hipoalergênicos, não têm medo de mudanças de temperatura na sala. Além disso, esses tetos são duráveis ​​em operação e não são expostos a microorganismos, requerem manutenção mínima. A facilidade de instalação dos tetos do rack permite executar o trabalho de instalação sem o envolvimento de artesãos, pois todos podem pendurar uma estrutura de teto com as próprias mãos.

Uma grande variedade de tetos de ripas permite criar diferentes níveis e superfícies curvas com uma combinação incomum de padrões e cores. Esse tipo de projeto é adequado para a cozinha, pois a alta umidade e o vapor quente não prejudicam sua superfície, e a manutenção e os cuidados podem ser realizados apenas várias vezes ao ano.

O teto do rack é selecionado na cozinha, devido ao estilo de seu design e à funcionalidade do material. Tais limites diferem entre si na execução de ripas, na construção, no material e no design. Cada espécie individual é caracterizada por especificações de aplicação individuais.

Se considerarmos os tetos do rack em design, eles podem ser fechados e abertos. O tipo aberto de construção é caracterizado pela instalação de trilhos a uma pequena distância um do outro. Basicamente, a diferença neste caso é de 16 mm, por isso é escolhida para salas em que é necessário realizar ventilação constantemente. O tipo fechado de construção forma uma superfície sólida com pequenas costuras entre os painéis.

Se considerarmos o teto de rack por material, no momento existem trilhos de plástico, aço e alumínio à venda. O mais popular e durável é o teto de rack de alumínio. O alumínio suporta temperaturas extremas, é resistente à umidade e à corrosão e é durável. Além disso, não é inflamável, por isso é uma opção indispensável para o teto da cozinha.

Os tetos de aço, por via de regra, são utilizados nas instalações do armazém e na produção, pois são caracterizados por durabilidade e alto isolamento acústico. O teto de rack de plástico recebeu boas críticas. No momento, o plástico é considerado o material mais versátil. Tem uma aparência bonita, é barato, mas pertence a materiais perigosos ao fogo e rapidamente perde sua cor original ao sol.

Distinguir entre o estilo italiano e alemão de execução da forma de ripas. O estilo alemão é caracterizado pela presença de cantos retangulares. Essas ripas são perfeitamente combinadas com as inserções do rack. O estilo italiano se distingue pelas bordas arredondadas, as ripas neste projeto são instaladas simultaneamente com juntas fechadas.

Quanto ao design, as ripas podem ter uma superfície espelhada, brilhante e fosca de qualquer cor, com ou sem padrão. O espelho e o teto brilhante ampliam visualmente a sala, criam o efeito da leveza e ficam lindos em um design moderno. Os tetos foscos são adequados para quartos amplos com decoração rica, decorados em estilo clássico.

Classificação de rack

Ao escolher um material para o teto da cozinha, você precisa conhecer os tipos de estruturas:

  • Tipo de aberturas de tetos de ripas: conecte com uma pequena fenda, adequada para salas onde a altura do teto é superior a 5 metros,

  • Tipo fechado de tetos de ripas: conectado de ponta a ponta, de acordo com o princípio do revestimento de madeira,

  • O teto com a adição de inserções decorativas: lembra um tipo aberto, mas as lacunas aqui são fechadas por tiras de alumínio, para que você possa combinar cores e "brincar com a luz".

O teto com inserções é considerado o mais conveniente na operação, mas é preciso ter cuidado na escolha de um design - a combinação de mais de 3 cores não é recomendada.

O tipo fechado de tetos de ripas em branco ou folheados encaixa-se harmoniosamente em praticamente qualquer interior. Esse teto é realmente muito semelhante ao teto de um revestimento de madeira, que é um tipo de decoração de teto mais tradicional e caro.

Como escolher o material certo

O teto do rack é comprado com travessas e suspensões.

Antes do pedido, a quantidade de material é calculada, para a qual a área da sala é medida e 2-3 cm são adicionados às dimensões recebidas para uma reserva.

Conselhos! Se sua cozinha tiver uma forma irregular, outro trilho de transporte deve ser incluído.

E para obter painéis realmente de alta qualidade, você precisa se concentrar nas seguintes recomendações:

  • As ripas de alta qualidade são vendidas exclusivamente em um filme protetor, o que ajuda a evitar danos durante o transporte,
  • É melhor comprar um conjunto de dispositivos de iluminação imediatamente com o teto,
  • Tornos com espessura aumentada garantirão a integridade e durabilidade da estrutura.

Não menos importante é o design dos trilhos, porque sua paleta de cores é grande o suficiente. Populares são:

  • Barras de teto brancas com esmalte mate,
  • Cromado espelhado se encaixa perfeitamente em um interior como moderno e oi-tech,
  • O Reiki pode ser pintado em ouro, bronze e cobre,
  • Laminado com folheado de madeira natural - não apenas adequado para cozinhas de estilo clássico ou estilo country, mas para qualquer outro.

Como instalar um teto de rack na cozinha com suas próprias mãos

Primeiro prepare os materiais e ferramentas necessários:

  • O kit de teto com travessas e suspensões,
  • Broca
  • Nível a laser e fita métrica,
  • Cavilhas e parafusos,
  • Tesouras para metal,
  • Faca, alicate, chave de fenda,
  • Escada.

A instalação de tetos de rack na cozinha não é diferente da instalação no banheiro, apenas no banheiro as paredes já podem ser revestidas, o que dificulta um pouco a perfuração. E na cozinha é ainda mais fácil e a instalação do tipo faça você mesmo pode ser feita facilmente, mesmo para iniciantes.

Portanto, a sequência do trabalho é a seguinte:

  1. A altura da instalação é determinada e o teto é marcado com um nível de laser. Uma linha de montagem é aplicada em todo o perímetro.

  1. Em seguida, fixamos o perfil final ao longo da linha desenhada. Para instalação expressa, os orifícios do perfurador são feitos a cada 40 cm e, em seguida, as mangas de buchas plásticas são inseridas neles. Depois disso, o perfil é fixado em locais preparados com parafusos.

  1. Quando os perfis finais são fixos, as travessas são montadas, que foram previamente cortadas no comprimento desejado. Primeiro aos próprios perfis, e depois às suspensões.

  1. Em tamanho, os perfis e acabamentos intermediários são cortados com tesouras para metal, que são fixadas nas ranhuras do perfil final e nas montagens dos garfos.

  1. O próximo elemento é instalado da mesma maneira e um perfil intermediário, se houver, é colocado entre eles.

  1. A sequência de ações é realizada antes da instalação do último rio.
  2. A última barra está instalada e, se necessário, pode ser cortada.
  3. E agora você pode instalar a lâmpada em um buraco pré-preparado e o teto do rack para a cozinha está pronto.

Você pode aprender mais sobre todas as nuances da instalação DIY no seguinte vídeo:

Variedades

Diferentes tipos de teto são diferenciados das ripas, dependendo dos materiais, do método de assentamento e até da forma dos painéis. Vamos considerar cada visualização com mais detalhes.

Como materiais de teto falso, use alumínio, aço ou plástico.

Tetos em alumínio leve, resistente à corrosão e ferrugem. Eles passam livremente pelo ar, são resistentes a temperaturas extremas e não são deformados sob a influência do vapor. Além disso, esses tetos são fáceis de manter e têm um preço relativamente acessível. É por isso que os tetos de rack de alumínio são a opção mais popular para uso na cozinha.

As ripas de alumínio podem ser pintadas em qualquer cor.

Tetos em aço são mais caros que o alumínio. Eles se distinguem por excelentes propriedades de absorção de som, com aparência espetacular e fácil de cuidar. No entanto, esses tetos enferrujam sob a influência da umidade e da condensação; portanto, na cozinha, eles só podem ser instalados se você planeja colocar um capuz poderoso lá. Caso contrário, após alguns anos, será necessário substituir parte das ripas acima do fogão e da pia.

É melhor instalar trilhos de aço com proteção especial contra a umidade, para que durem mais.

Tetos em plástico não é afetado pela umidade e é mais barato que o alumínio. Eles são frequentemente pintados em uma ampla variedade de cores, possibilitando a aplicação de uma ampla variedade de soluções de design. Tais tetos são fáceis de manter, mas não são muito resistentes a influências físicas: o plástico pode ser arranhado ou simplesmente quebrado. Tetos de ripas de plástico são aceitáveis ​​para uso na cozinha, mas devem ser manuseados com cuidado.

O plástico é considerado o material mais versátil.

Tetos de rack separados e o tipo de instalação dos trilhos. O teto fechado de ripas é montado para que os painéis fiquem adjacentes um ao outro. Para a cozinha, essa opção é ótima - é a mais fácil de limpar. Nos tetos abertos de ripas, entre os painéis há um espaço de até dois centímetros.

Essa técnica pode parecer impressionante, mas é necessário fazer um acabamento áspero completo e remover regularmente a poeira e pequenas gotas de gordura que inevitavelmente se depositam dentro da estrutura.

Nos tetos de um tipo combinado, as folgas entre os painéis são fechadas com inserções de uma cor diferente ou de um material diferente. Isso permite criar designs complexos com vários efeitos de cores, para obter refração da luz e outros efeitos visuais.

Existem tetos de rack simples e multiníveis. Os primeiros são ideais para cozinhas pequenas. Estruturas complexas com dois ou mais níveis se encaixam bem em uma sala espaçosa que precisa ser dividida em zonas.

Teto de rack multinível

Os tetos de ripas podem ser planos e volumosos. No segundo caso, eles são feitos na forma de uma onda, com várias dobras, de qualquer outra forma fora do padrão. Deve-se entender que esse teto requer uma altura de parede apropriada - idealmente pelo menos 3,5 metros.

As ripas são de dois tipos - sólidas e perfuradas. Cuidar do primeiro é muito mais simples, mas o último impede a condensação e permite várias experiências com iluminação oculta.

Ripas perfuradas

Prós e contras

Como qualquer outro tipo de acabamento, os tetos do rack têm suas vantagens e desvantagens. Recomendamos que você se familiarize com a nossa mesa para levar em consideração todos os fatores e entender se eles são adequados para sua cozinha.

Como você pode ver, o número de vantagens é incomensuravelmente maior que o número de desvantagens. Em resumo, notamos que tetos de ripas não são recomendados para uso em cozinhas com paredes baixas - em outros casos, eles podem ser uma opção ideal.

Iluminação

Como escrevemos acima, os recursos de design dos tetos do rack oferecem amplas oportunidades para experimentos com iluminação.

Importante! Seja qual for o método escolhido, você precisará desenhar um plano preliminar para o layout da iluminação e pré-conduzir todos os fios. Além disso, para alguns tipos de acessórios, o conector nos trilhos deve ser cortado com antecedência.

Na maioria das vezes, os refletores são usados ​​para iluminar os tetos do rack. Eles são fáceis de instalar, permitem criar iluminação de zona (por exemplo, mais brilhante acima da área de trabalho e mais escura acima da sala de jantar). Além disso, muitas vezes essas lâmpadas são muito mais econômicas que as lâmpadas incandescentes convencionais.

Para estruturas de dois níveis, os holofotes são frequentemente usados ​​em combinação com tiras de LED. As transições de nível destacadas ao redor do perímetro parecem muito impressionantes, facilitando o zoneamento da sala. Para tetos abertos de ripas, você pode usar um sistema de iluminação oculto.

É verdade que nem sempre é suficiente para um trabalho eficaz na cozinha. Nesse caso, recomendamos que você use as opções combinadas - por exemplo, instale lâmpadas acima da área de trabalho ou pendure um lustre.

As luzes raster integradas também parecem espetaculares. No entanto, eles não são adequados para estruturas plásticas. Em primeiro lugar, essa lâmpada aquece bastante. Em segundo lugar, seu peso pode derrubar todo o teto. Portanto, eles são adequados exclusivamente para trilhos de aço. E, claro, não se esqueça dos lustres comuns. Se você escolher a lâmpada certa, ela caberá no teto e no design geral da cozinha.

Nuance! Se você escolher painéis de rack com recursos refletivos, descarte os lustres de alfarroba. Um reflexo feio pode estragar a impressão até do melhor design.

Como cuidar

Muito depende do tipo de trilhos que você escolheu. Os painéis opacos e pintados do teto fechado podem simplesmente ser periodicamente limpos de poeira e sujeira. Recomendamos que você não use detergentes abrasivos e panos de arame - eles podem danificar o revestimento, deixando arranhões feios.

Com os tetos para rack de espelho, é mais difícil: quaisquer pontos são visíveis neles, o que significa que eles terão que ser lavados com bastante frequência. Recomendamos o uso de limpador de vidro: eles adicionam brilho e não deixam riscos. No entanto, descarte as pistolas de pintura - elas não são seguras na cozinha. Aplique o produto diretamente na esponja e limpe cuidadosamente os painéis.

Corte de vida! Se você tem tetos altos e não deseja lavá-los enquanto se equilibra em uma escada, use uma esfregona com um bico macio e sem fiapos.

Tetos de ripas no interior da cozinha

Não se deve considerar que os tetos do rack parecem opacos e monótonos. Os materiais modernos permitem que você escolha o tipo certo de revestimento para qualquer interior.Painéis de plástico largos, firmemente ajustados um ao outro, podem ser usados ​​em quase todos os estilos. Tudo depende da cor do teto do rack. Quer um interior clássico? Escolha ripas pintadas em madeira. Como alternativa, pode ser painéis simples - bege, marrom ou apenas preto.

Para interiores modernos, esse tipo de teto pode ser encomendado em várias cores. Você pode escolher uma opção brilhante monocromática - vermelho, azul, verde. Concentre-se no esquema geral de cores da sua cozinha - lembre-se de que uma combinação de mais de três cores saturadas parece cansativa e excessivamente colorida.

Uma combinação de prateleiras de várias cores está linda. Certifique-se de que eles se encaixam. Alguns transformam o teto em um gradiente peculiar, conseguindo uma transição suave de tons entre os painéis. É verdade que, neste caso, a instalação exigirá cuidados especiais e os materiais custarão mais.

Os interiores modernos também podem ser decorados com tetos de ripas de metal. Não é necessário insistir na cor natural dos trilhos. Dourado, prata, bronze de várias tonalidades parecem elegantes e interessantes.

Experimente o estilo e a forma dos painéis - você poderá encontrar a solução perfeita para sua cozinha. A paleta de cores dos tetos ripados é extremamente ampla. Algumas empresas também fornecem uma série de ripas com padrões ou texturas que imitam materiais naturais. Tais tetos parecem muito interessantes e incomuns. Mas prepare-se para o fato de que eles terão que pagar uma quantia considerável.

No entanto, a cor não é a única maneira de decorar seu teto. Não é necessário instalar trilhos exclusivamente paralelos entre si. O tipo de teto em espinha de peixe não perde sua relevância. Nesse caso, os painéis se sobrepõem, simulando um padrão de árvore de Natal.

É verdade que não recomendamos essa técnica para uso em uma pequena cozinha - ela visualmente torna a sala menor. Os tetos de rack dispostos em certas formas geométricas ficam bem. Assim, você pode dividir o espaço, obter expansão visual e aumentar a sala.

Pranchas espaçadas na diagonal expandem visualmente a sala.

Se você deseja uma estrutura de rack aberta, experimente o layout dos painéis. Não é necessário instalá-los horizontalmente. Montado perpendicularmente ao teto semi-rack, parece muito elegante e incomum. Se você selecionar painéis embaixo da árvore, o design será ideal para estilos de chalé, país e escandinavo.

Por favor note! Nesse caso, atenção especial deve ser dada ao acabamento áspero do teto - ele será bem visível.

Experimente uma combinação de ripas de diferentes larguras e texturas - às vezes, dessa maneira, você pode criar um revestimento original e muito bonito.

O efeito volumétrico do mosaico também merece atenção. Parece especialmente impressionante se parte do revestimento cair na parede. É verdade que há uma nuance - essa técnica esconde um pouco a altura da sala. Considerando que os tetos de ripas já ocupam uma certa parte do espaço vertical, essa opção não é categoricamente adequada para cozinhas baixas.

Esse é o método mais simples de um teto de rack de dois níveis; portanto, antes de solicitar a instalação, meça a altura das paredes. Ela tem menos de três metros e meio? Tem que procurar outra opção. Os tetos de ripas de dois níveis são mais adequados para cozinhas grandes e espaçosas. Eles não apenas parecem bonitos, mas também facilitam o zoneamento da sala. Abaixe o teto acima da área de descanso e levante-o acima da área de trabalho. Visualmente, essa técnica torna a cozinha muito mais confortável.

Além disso, dessa maneira, você pode ocultar as comunicações salientes, sem bloquear completamente o acesso a elas. Ao contrário da placa de gesso cartonado e dos tetos falsos, o rack e o pinhão permitem desmontar parte da estrutura para limpar as comunicações ou reparar os trabalhos.

Os tetos de rack ondulados estão lindos. É verdade que eles exigirão pelo menos quarenta centímetros de altura da parede e uma área suficientemente grande. Caso contrário, o teto parecerá muito grande e arruinará o interior.

Como você pode ver, os tetos modernos do teto não são apenas funcionais e fáceis de cuidar, mas também muito diversos e bonitos. Esperamos que nossa seleção tenha ajudado a determinar o design desejado.

O que é um teto de rack?

Esse revestimento consiste em um tipo de vigas de alumínio chamadas trilhos. Leves e flexíveis, são facilmente montadas em um perfil especial.

Esses tetos são fáceis de instalar, adequados para tetos finos devido ao seu peso leve, o que permite escolher o design certo para qualquer tipo de interior.

No entanto, a principal diferença não está na cor, mas no tamanho. A maioria dos trilhos padrão tem 300 ou 400 milímetros de comprimento e a largura pode variar de 90 a 200. A espessura do material também pode ser diferente e afeta a resistência da estrutura.

A propósito: Se, por algum motivo, as dimensões padrão não são adequadas para você, existem empresas que podem fazer trilhos com todos os parâmetros solicitados.

Classificação de tetos de rack

Antes de instalar os trilhos, você precisa decidir qual resultado deseja obter. Existem várias maneiras de instalar esse revestimento:

  • Os tetos abertos de ripas são fixos com uma pequena folga entre as vigas - uma boa recepção para quartos espaçosos com paredes altas. Além disso, permite usar uma luz de fundo oculta, que parece muito impressionante.
  • A estrutura fechada é montada uma perto da outra e cria uma tela integral.
  • Para tetos decorativos, várias pastilhas são usadas, por exemplo, em alumínio ou plástico flexível.
  • A chapa ondulada permite a flexibilidade dos trilhos. No entanto, lembre-se de que é adequado apenas para cozinhas altas - em cozinhas baixas, como desejar, você terá que escolher outra opção.

Oferecemos a você um esquema universal que o ajudará a lidar com o processo.

Instalação

Instalar um teto na cozinha não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Especialmente se você seguir nossas recomendações. Além disso, não serão necessárias ferramentas profissionais: são necessárias cavilhas, broca, parafusos e chave de fenda. E, é claro, elementos estruturais: perfis e trilhos.

    1. Marque com um marcador o nível de cobertura desejado. A distância deve estar a pelo menos cinco centímetros do piso final. Usando o perfil de construção (mais detalhes podem ser encontrados aqui), marque o perímetro da sala.

  • 2. Calcule o número e as dimensões necessários dos trilhos, se necessário, encurte-os com uma tesoura de metal.
  • 3. Conecte um perfil de guia à linha desenhada na parede e faça um furo. Em seguida, instale um parafuso com um passador. Recomendamos a fixação de perfis em incrementos de 50 a 60 centímetros - para que o revestimento seja durável, mas haverá espaço para comunicações e, se necessário, isolamento. Após a conclusão, verifique com um nível de construção que a estrutura é plana.

    4. Agora você precisa prosseguir para a instalação das suspensões. Usando uma fita métrica, marque os pontos dos pneus. Comece a uma distância de 30 centímetros da parede e depois aumente o passo para 1 metro. Coloque-os paralelos um ao outro. Prenda as suspensões com parafusos e buchas nos orifícios pré-perfurados.

    5. Os pneus dos rolamentos devem ser instalados perpendicularmente aos trilhos, no mesmo nível do perfil. Eles são presos às suspensões com uma chave de fenda.
    Importante: Não permita inchaços! A aparência do revestimento final depende desta etapa! Observe que a distância entre o perfil e o pneu deve ser de cerca de 1 centímetro.

    6. O passo mais importante é colocar os trilhos diretamente. Depois de remover o filme protetor, meça-o. Lembramos que o comprimento deve estar em algum lugar meio centímetro menor que a distância entre as paredes.

    Insira-os nas guias e prenda as travas. Monte os trilhos em série, do centro da sala às paredes.
    Nuance: Se os trilhos laterais forem muito largos, eles podem ser cortados com uma tesoura para metal. Para fazer isso, desenhe uma linha com um lápis no lugar certo e depois caminhe com uma faca. Então você tem que dobrar e desbloquear o fio ao longo da linha até que ele se quebre.

  • 7. Conclua a instalação no teto instalando rodapés - para obter um acabamento limpo.
  • Como você pode ver, não é tão difícil instalar um teto de rack na cozinha com suas próprias mãos. Além disso, empresas de construção profissional costumam exagerar o preço desse trabalho.

    Teto de ripas: recursos do sistema

    Esta opção é um dos tipos de teto suspenso. Consiste em uma estrutura de metal leve e trilhos suspensos - de alumínio, aço ou plástico. A última opção é implementada com muito menos frequência, pois esse material não possui as propriedades que distinguem os produtos metálicos.

    O sistema é extremamente fácil de montar, ajustável em altura, mas o design é bastante complexo. O teto do rack inclui os seguintes elementos:

    • perfil de guia - transversal. Uma tira de alumínio ou aço galvanizado com juntas estreitas especiais para fixação do trilho,
      suspensões - elementos de fixação para a construção de carris. Usamos suspensões de mola com agulhas de tricô - essa opção permite ajustar a altura da estrutura do teto,
    • rodapés - sobreponha as juntas entre a borda do trilho e a parede e fixe adicionalmente as correias,
    • na verdade ancinho - uma tira de metal com bordas curvas. Ele é inserido nas fendas da viga e é mantido firmemente. O comprimento do produto geralmente não excede 3-4 m, embora existam produtos com até 10 m de largura.Largura - 90, 100, 150, 200 mm.

    A instalação do produto difere da instalação de um sistema de suspensão convencional. O quadro aqui não se fixa tão firmemente, mas fica suspenso. Em um lugar, a estrutura suporta seu próprio peso e rodapé no teto. O Reiki montava apenas no quadro e descansava no rodapé.

    Quanto custa esta solução depende do tipo de teto, material, configuração e tamanho da superfície do teto.

    Material ferroviário

    Antes de decidir como essa é uma opção lucrativa para a cozinha, vale a pena aprender sobre o material usado. Faz sentido considerar apenas produtos de metal.

    • Alumínio - material leve, suficientemente forte, completamente isento de corrosão: no ar, o alumínio é instantaneamente coberto com uma película de óxido, que, de fato, determina a aparência do produto - uma superfície brilhante cinza-prata. O alumínio não enferruja, não precisa de proteção e pode ser pintado em qualquer tom.

    Deve haver uma desvantagem neste produto, mas, além da baixa condutividade térmica inerente a todos os metais, é difícil nomear qualquer outra coisa.

    • Aço muito mais forte e pode criar uma superfície mais interessante, porque não é apenas pintada, mas também polida e polida, ou seja, cria um grau diferente de brilho. No entanto, o aço está sujeito à corrosão; portanto, na prática, eles lidam com aço galvanizado ou cromado, bem como aço com revestimento de polímero.

    A desvantagem é que, se o revestimento estiver danificado, a liga poderá enferrujar.

    Por que os produtos de metal são mais interessantes que o plástico? A espessura do trilho é de 0,3-0,5 mm, o que lhe permite dar a forma mais complexa possível. E como o metal é durável e rígido, o trilho mantém esse formato. Como resultado, a configuração de um teto de metal para rack pode ser extremamente complexa e extraordinariamente espetacular.

    Vantagens e desvantagens

    O teto do rack para a cozinha é adequado de várias maneiras.

    Suas principais vantagens são as seguintes:

    • higiene - o metal é um material pouco poroso, o que significa que impede o crescimento de bactérias. O aço, em princípio, é o material mais prático da cozinha,
    • cuidado fácil: o material não absorve sujeira, graxa, fuligem; portanto, basta lavá-lo, basta alguns movimentos com uma esponja úmida,
    • resistência estrutural garante uma vida útil muito longa,
    • a condição do teto da base não importa. Além disso, no sistema de suspensão, você pode ocultar facilmente as comunicações mais complicadas,
    • instalação do sistema é muito simples e não leva muito tempo. Se a forma do teto for complexa, é melhor confiar a instalação a profissionais
    • o design do produto não se limita a diferentes soluções de cores: um revestimento de polímero pode imitar madeira e pedra, mas, para ser justo, eles raramente recorrem a essa técnica. O metal em si tem um excelente brilho; além disso, pode receber a cor e o brilho de um metal mais caro - ouro, bronze, ósmio ou metal que não existe na natureza. Por exemplo, roxo com um brilho metálico característico,
    • Uma característica ainda mais interessante é a possibilidade de soluções volumétricas: wave, cascade, dome e assim por diante - com espaço suficiente, você pode implementar qualquer solução.

    As desvantagens estão aqui:

    • se o revestimento de polímero ou zinco estiver danificado, os trilhos de aço podem corroer. Isso não se aplica ao alumínio,
    • o sistema de suspensão leva 10-15 cm da altura, portanto, essa solução é impossível para salas baixas,
    • para reparos, será necessário desmontar o teto da parede para a área danificada: você não poderá remover duas prateleiras,
    • a superfície listrada formada por ripas não é permitida em todos os interiores.

    Tipos de desenhos

    Existem tectos interiores e exteriores.

    • No primeiro caso, entre os trilhos durante a instalação, deixe uma folga - ventilação. Esta solução foi projetada especificamente para grandes áreas e é implementada com uma altura de teto de mais de 5 metros.
    • Fechado - as ripas do teto são instaladas de ponta a ponta e se assemelham a um revestimento. Para a cozinha, esta é uma opção muito mais adequada.

    Sua variedade é a opção com inserções decorativas. Nesse caso, as ripas são fixadas com uma folga, mas a última é preenchida com uma inserção decorativa do mesmo metal. Como regra, a pastilha e o trilho são feitos em cores diferentes, geralmente em cores contrastantes - essa combinação parece extremamente elegante. Você pode combinar mais tons, mas essa técnica é usada com pouca frequência, porque parece muito colorida.

    Tipos de superfície

    O bar em si pode ter desenhos diferentes.

    • Suave - é aplicado em qualquer lugar. É uma superfície lisa, fosca ou brilhante.
    • Perfurado - um produto especial, pois a perfuração aqui não existe para a beleza. Os furos podem desempenhar o papel de aberturas de ventilação - para salas muito grandes, ou servir como um meio de isolamento acústico, e são muito eficazes. Perfurado custará mais.

    Oportunidades de design

    Além de o teto do rack de alumínio ou aço durar muitos anos, não exigir reparos e ser muito higiênico, também pode servir como uma ferramenta de design eficaz. Isso é confirmado pelo menos pelo fato de que o sistema de rack é feito sob encomenda para cada sala específica.

    • Form. O trilho, como o revestimento, atua como um elemento que aumenta visualmente a distância entre duas arestas opostas. Simplesmente instalando ripas ao longo de uma parede curta, você pode alterar visualmente as proporções.

    Pranchas espaçadas na diagonal expandem visualmente a sala. Nesse caso, é necessário obter uma certa proporção entre a largura do elemento e a direção. Produtos muito estreitos esmagam a superfície do teto e são mais adequados para uma cozinha espaçosa. Ampla, especialmente com pastilhas brilhantes estreitas, aumenta visualmente a área do teto.

    O Reiki também pode ser colocado de uma maneira mais complexa - na forma de uma figura geométrica, imitação da colocação de parquet e assim por diante. Essa solução é mais difícil de implementar: você precisará desenvolver uma estrutura para cada fragmento de postura.

    • A cor é selecionada principalmente por estilo. Se houver elementos brilhantes no design da unidade ou decoração da cozinha, use essa cor ao escolher trilhos ou inserções. Se o estilo não receber essa solução (por exemplo, rústico ou techno), selecione o tapete com um acabamento fosco e um tom neutro.
    • O brilho depende do grau de moagem. O acabamento fosco é inerente ao alumínio. Muitas vezes é usado nesta forma original. Uma superfície brilhante é mais comum em aço e quando pintada “sob o metal” - ouro, bronze. Os trilhos "espelho" têm a capacidade máxima de aumentar visualmente o espaço.
    • Construção. Não há nada mais fácil do que criar um teto de dois ou três níveis usando trilhos. Além disso, a forma e a altura das figuras do segundo ou terceiro nível podem ser absolutamente qualquer. Os modelos mais incríveis no estilo Art Nouveau, Futurismo ou alta tecnologia podem ser realizados. Ao instalar tetos na cozinha, as fotos dos sistemas de rack em si servem como fonte de inspiração.

    Além disso, em salas grandes - seja uma sala de jantar ou cozinha combinada, você pode implementar soluções volumétricas - uma onda, uma cúpula.

    Sistema de teto de ripas - uma solução muito interessante e prática para a cozinha. Além disso, não é tão caro quanto parece: na maioria dos casos, o design custa menos do que uma faixa elástica.