Móveis

Colchão celular antiescaras

Os colchões anti-decúbito são formados nas áreas da pele que são regularmente sujeitas a pressão. Tais lesões são perigosas para a saúde humana e requerem tratamento competente. Colchões especiais que têm um efeito eficaz contra distúrbios neurotróficos ajudam a lidar com essa tarefa. Neste artigo, falaremos sobre os melhores modelos e destacaremos vários tipos principais de colchões.

Os especialistas dividem os colchões em três grandes categorias:

  1. Com enchimento. Tais modelos são recomendados para uso por pacientes parcialmente imobilizados. Graças à estrutura especial do material, o colchão distribui a carga uniformemente. O pacote inclui não apenas um colchão, mas também vários travesseiros. Eles devem ser colocados sob os calcanhares e as pernas, pois essas partes do corpo estão em maior risco.
  2. Os modelos celulares têm esse nome devido à estrutura não padrão, que é um bloco inteiro constituído por pequenas células aéreas. Todos eles estão conectados ao painel de controle que controla o compressor. Ele está envolvido em forçar as células aéreas. É permitido ao usuário regular independentemente a quantidade e o grau de ar fornecido. Um efeito de massagem pode ser alcançado alterando a pressão em todas as células. Cada célula possui um pequeno orifício de ventilação através do qual o ar sai sob a pressão da massa do usuário. Assim, há alguma deliberação do paciente e a formação de suor não é permitida, o que é uma excelente prevenção de úlceras por pressão. Além disso, colchões desse tipo não possuem compressores. Nesse caso, eles consistem em um gel e são semelhantes aos produtos padrão com uma carga. O efeito de massagem é alcançado devido à divisão da superfície em muitas células. A fabricação vem de material de altíssima qualidade, prático e fácil de lavar.
  3. Os produtos de balão (tubular) são recomendados para uso por pessoas com peso superior a cem kg. A aparência se assemelha a várias almofadas tubulares conectadas umas às outras. Eles revezam-se, ganhando ar e ajudam a criar um efeito de massagem. A superfície do modelo é feita usando tecnologia laser exclusiva, para que o ar passe através de pequenos canais diretamente para o corpo do usuário e evite a transpiração. Isso evita a formação de úlceras de pressão e torna o tratamento várias vezes mais rápido. Esses produtos são feitos de material hipoalergênico especial.

ARMADO

Abre o ranking do melhor colchão antiescaras, que é uma coleção de seções do tipo formador. Exterior é uma tampa à prova de umidade de um tipo removível.

FabricanteChina
Dimensões41x33x39,5 cm
Peso15,6 kg

Prós

  • Existe uma cobertura confiável e resistente à umidade,
  • tem resistência ao tratamento desinfetante,
  • reduz a dor.

Contras

Preço: de 1 000 a 1 800 rublos.

Ótimo colchão! Nos ajudou em muitos assuntos. A principal vantagem é a redução da dor e soprando todas as partes do corpo. Tentamos por nós mesmos, para que possamos recomendar a compra.

NOVEA 574

Os especialistas recomendam esse modelo para evitar a ocorrência de úlceras de pressão que aparecem em caso de doenças da coluna vertebral. É feito de moldes de travesseiros e destina-se a pacientes com queimaduras e distúrbios da pele.

País de origemRússia
Tamanho195x850x80 cm
Massa12 kg

Prós

  • lembra a forma do corpo do usuário,
  • revestimento quadrado fornece circulação sanguínea rápida,
  • Uma cobertura protetora é fornecida no kit.

Contras

Preço: de 8.000 a 10.000 rublos.

Compramos um colchão sob forte recomendação de um médico e estamos completamente satisfeitos com o uso. O design realmente lida com o problema das úlceras de pressão e não causa desconforto.

BRONIGEN BAS-3000

O produto estático está disponível para venda em nome da marca alemã e possui um sistema de ventilação, para que a pele obtenha acesso total ao oxigênio durante uma imobilização prolongada. O modelo possui um modo de operação 24 horas, que diminui a velocidade e interrompe o desenvolvimento de úlceras por pressão.

País de origemAlemanha
Peso2 kg
Tamanho190x800x55 cm

Prós

  • sofisticado sistema de ventilação
  • existe uma operação 24 horas
  • evita o aparecimento de novos danos,
  • proporciona uma estadia confortável,
  • o compressor possui um alto nível de confiabilidade e praticamente não produz ruído durante a operação,
  • cria o efeito de massagem leve.

Contras

Preço: de 8.000 a 10.000 rublos.

Comprei um modelo para minha avó para evitar a ocorrência de úlceras de pressão. Na verdade, acabou sendo muito confortável e muito melhor do que um colchão comum. Estamos completamente satisfeitos com a compra.

INVACARE SOFTFORM PREMIER

A massagem de um tipo estático envolve uma distribuição uniforme da massa do corpo humano em toda a sua superfície. O estojo é resistente à umidade, portanto mantém sua aparência original por um longo tempo. Dentro do produto há um grande número de unidades independentes. Esse design permite economizar em reparos e, se necessário, substituir o elemento danificado por um novo.

País de origemEUA
Peso máximo247 kg
Tamanho198x90x15,2 cm

Prós

  • suporta peso de até 247 kg,
  • altamente resistente à umidade,
  • mantém sua aparência original por muito tempo,
  • consiste em blocos separados e envolve a substituição por um novo,
  • espuma de borracha cria um ambiente confortável para o usuário,
  • adapta-se rapidamente à temperatura de uma pessoa,
  • Distingue-se pela elasticidade especial.

Contras

  • o peso pesado causa muitas dificuldades no transporte (13 kg).

Preço: de 40.000 a 45.000 rublos.

Há muito tempo que procuro um colchão eficaz e de alta qualidade. Não olhei para o custo, porque para mim apenas o resultado qualitativo era importante. Depois de usar este produto, fiquei completamente satisfeito.

ORTHOFORMA M-0007

O principal objetivo do modelo apresentado é o tratamento e prevenção de úlceras por pressão. Feito a partir de cloreto de polivinila, pelo qual apresenta excelentes resultados no processo de cicatrização.

FabricanteRússia
Dimensões30x17x18 cm
Massa3.5

Prós

  • efetivamente lida com o tratamento de úlceras por pressão,
  • tem um forte efeito terapêutico durante lesões e doenças associadas à coluna,
  • é um agente profilático associado a distúrbios tróficos,
  • reduz a dor
  • lida com o tratamento de queimaduras,
  • tem um efeito de massagem
  • materiais de alta resistência.

Contras

Preço: de 2.000 a 3.500 rublos.

Uso este colchão há vários anos. Nunca causou desconforto no uso e, portanto, posso considerá-lo o melhor em sua categoria. Separadamente, vale a pena notar uma boa circulação de ar.

TITAN CONFORTO 2013

O fabricante deste produto é um verdadeiro líder em seus negócios no mercado global. Oferece aos usuários os melhores modelos que atendem a todos os critérios mais importantes de uso. O produto do tipo pneumático garante distribuição uniforme de pressão e amortecimento. Graças a esta ação, acaba desacelerando a aparência e o desenvolvimento de problemas de pele.

País de origemAlemanha
Materialcloreto de polivinil
Peso1,8 kg

Prós

  • fornece depreciação,
  • distribui uniformemente a pressão sobre os tecidos,
  • interrompe o desenvolvimento de distúrbios do tipo trófico,
  • compressor silencioso incluído
  • projeto variável do tipo malha transmite ar com a possibilidade de alterar o ponto de apoio,
  • a camada superior é feita de cloreto de polivinila, que é um material com alta resistência ao desgaste do material,
  • fácil de limpar e desinfetar.

Contras

Custo: de 2.000 a 3.500 rublos.

O colchão anti-decúbito lida perfeitamente com suas principais tarefas e não prejudica a saúde da pele. Além disso, é muito conveniente de usar e fácil de gerenciar.

TRIVES VF 2500

O sistema contra escaras inclui um compressor e um colchão composto por células. As abas especiais garantem uma ação antiderrapante eficaz na superfície. Tem a forma de células feitas na forma de losangos. O peso máximo do usuário é de 150 kg.

Peso máximo150 kg
Composição:compressor de colchão celular
Número de células130 pc

Prós

  • as abas não permitem que o colchão escorregue,
  • a superfície de trabalho é de 130 células rômbicas,
  • efeito anti-decúbito garantido de acordo com o fabricante,
  • a função de sopro reduz a transpiração,
  • operação silenciosa não causa desconforto,
  • materiais ecológicos.

Contras

Preço: de 3.000 a 4.500 rublos.

Minha avó comprou um colchão para fins preventivos e diz que ele se mostrou muito mais conveniente e melhor do que o equivalente. Produtos combina muitos recursos úteis ao melhor preço.

Tabela de comparação dos modelos apresentados

Abaixo está uma tabela com as principais características dos modelos descritos anteriormente.

Nome do produtoPaís de produçãoDimensões (cm)Peso (kg)Custo (esfregar)
ARMADOChina41x33x39.515.61 000 – 1 800
NOVEA 574Rússia195x850x80128 000 – 10 000
BRONIGEN BAS-3000 HAlemanha190x800x5528 000 – 10 000
INVACARE SOFTFORM PREMIEREUA198x90x15.21340 000 – 45 000
ORTHOFORMA M-0007Rússia30x17x183.52 000 – 3 500
TITAN CONFORTO 2013Alemanha11x22.5x101.82 000 – 3 500
TRIVES VF 2500Alemanha200×90×6,52.13 000 – 4 500

Estático

Hilberd suporta a circulação sanguínea natural e efetivamente lida com a liberação da tensão muscular. O colchão regula a pressão em toda a área do corpo. É recomendado para uso por pacientes que passam muito tempo deitado. Uma característica do modelo é uma tampa removível. É denso e impermeável à umidade, e um revestimento de poliuretano fornece ventilação ideal.

Prevençãodoenças nas costas
Efeitosuporte à circulação sanguínea, alívio da dor
Corbranco, azul, azul

Custo: de 5.000 a 6.900 rublos.

Celular

Carilex Medex Possui dezesseis células em forma de tubo interno, equipadas com proteção confiável contra a umidade e suportam perfeitamente a função de passagem de ar. Além do próprio colchão, o kit inclui uma unidade de controle e uma capa protetora. O efeito é reduzir a umidade da pele e aliviar a maior parte da carga das omoplatas e pescoço.

Número de células15
Altura13 cm
Dimensões200x90x13 cm

Custo: de 35.000 a 40.000 rublos.

Tubular

Bronigen BAS 4000 C Introduz um sistema que consiste em uma bomba e dezessete cilindros. Ajuda a normalizar a circulação sanguínea, proporciona um efeito terapêutico e de massagem. A eficácia do tratamento é alcançada através da aplicação de pressão variável em várias áreas do produto. A superfície do modelo possui proteção confiável contra a umidade. Pode ser limpo processando com ferramentas especiais.

Carga alta140 kg
Pumpsilencioso
Efeitomassagem relaxante

Custo: de 20.000 a 23.500 rublos.

Termos de Uso

O colchão deve ser colocado na cama com células de ar para cima, de modo que os tubos de conexão estejam localizados na parte inferior da cama. Se você estiver usando um produto do tipo colméia, ele deve ser cuidadosamente distribuído por toda a área da cama e enrolar as peças livres sob um colchão comum.

Depois que o colchão é colocado corretamente, você precisa se conectar ao compressor. Antes disso, é necessário verificar a flexão do tubo e excluir a possibilidade de dobrar ou cair sob o colchão. Depois disso, o modelo é coberto com uma folha sem instalar nenhum elemento de fixação. Antes de colocar o paciente no produto, é necessário testar a superfície e garantir que as células criem a pressão alternada correta e funcionem corretamente.

O principal parâmetro do uso terapeuticamente eficaz e a escolha certa é o ajuste de pressão ideal. Determinar o nível de pressão não é difícil: acredita-se que quanto menor o peso do paciente, menor é a pressão necessária.

O que procurar ao escolher

Para escolher o colchão de decúbito certo, você deve sempre consultar um médico que fará recomendações sobre a compra após um exame detalhado e um exame do caso pessoal do paciente. Basicamente, ao comprar recomenda-se levar em consideração os seguintes fatores:

  1. Ver. O modelo do tipo celular é recomendado para uso em pacientes completamente acamados. Os colchões de balão são projetados para pacientes imobilizados. Se é para ser usado com propósitos estritamente preventivos, devem ser escolhidos modelos estáticos com um compressor.
  2. O tamanho deve ser considerado com base no comprimento e largura da cama ou de outros móveis onde a pessoa está deitada. As dimensões do produto devem necessariamente ser maiores que o tamanho do paciente em 10 a 15 centímetros, pois na posição horizontal o crescimento aumenta levemente.
  3. O material. Os mais populares e de alta qualidade são os trilhos de PVC e plástico cheios de gás e feitos à base de poliuretano.
  4. Ter um compressor desempenha um grande papel em uso. Ele deve ter qualidades como silêncio e durabilidade.
  5. Fabricante Antes de comprar um modelo específico, você deve se familiarizar com a empresa, ler as opiniões dos usuários e garantir a qualidade dos produtos vendidos.
  6. O peso é um fato importante ao escolher um colchão. Os produtos celulares são projetados para uso com peso não superior a cem kg. Se o peso exceder a marca especificada, recomendamos que você olhe para o colchão de balão.
  7. O sistema de sopro é uma adição útil e conveniente. É recomendado para pacientes completamente imobilizados, pois, no caso deles, a transpiração excessiva é repleta de más consequências. Os colchões com um sistema de sopro ajudam a melhorar o processo de ventilação e a impedir uma maior deterioração da pele.

Indicações

Tais produtos ortopédicos devem trazer ao paciente não apenas conforto, mas também saúde. Afinal, uma longa permanência em uma posição promove a compressão dos tecidos moles, o que pode causar necrose - necrose das células da pele. Eles se formam em locais de maior pressão (omoplatas, joelhos, nádegas, ombros, nuca). Obviamente, existe uma lista completa de procedimentos destinados a corrigir o problema. Mas um colchão adequadamente selecionado é um assistente indispensável na prevenção e tratamento de úlceras por pressão.

Existem várias etapas para esta doença.

Quanto maior o grau de dano, menos maneiras de ajudar. Acontece que a cirurgia é a única maneira de restaurar a saúde. Mas nos estágios leve e médio (grau I - II), você pode fazer completamente o uso de um colchão celular antiescaras. No entanto, este produto é destinado a pacientes com peso não superior a 100-120 kg. Se o paciente pesar mais, ele deve olhar para outros modelos. Nesse caso, um colchão tubular é melhor.

Descrição do produto

Os modelos celulares pertencem a colchões dinâmicos. Eles diferem de suas contrapartes "estáticas", pois estão constantemente em movimento. Algumas seções da tela são infladas, enquanto outras são desinfladas, criando vibrações residuais por toda a superfície. A estrutura do produto é celular.Devido ao arranjo ordenado das câmaras que se assemelha a um favo de mel, um excelente efeito ortopédico é criado em todo o corpo.

Para obter um efeito de massagem pronunciado, alguns modelos são equipados com compressores. Com sua ajuda, o ar é bombeado para as células a cada 4-6 minutos e a pressão é regulada. A redistribuição rítmica da massa de ar permite massagear todas as partes do corpo do paciente, garantindo a circulação sanguínea normal em áreas já afetadas pela doença.

Tais colchões anti-decúbito com um compressor estão frequentemente disponíveis com perfuração a laser.

Sob o peso do corpo do paciente, o ar bombeado pela unidade sai através de aberturas microscópicas e promove a evaporação da umidade. Hoje, esses produtos soprados são indispensáveis ​​na prevenção de úlceras por pressão e são extremamente convenientes para pacientes com transpiração excessiva.

Também existem colchões celulares dinâmicos que não precisam de uma fonte de energia. Eles são vendidos já inflados, sem compressor e fonte de alimentação. Quando o corpo se move, o próprio ar se move de uma parte da tela para outra sem a ajuda da eletrônica.

Aplicação

Independentemente de qual produto ortopédico é selecionado, há algumas instruções para seu uso. Para fazer isso, você deve:

  1. colocar um colchão anti-decúbito células e conecte-o ao compressor com tubos. Além disso, as mangueiras de conexão devem estar localizadas na área das pernas do paciente. E o próprio compressor está instalado próximo ao berço,
  2. então bombeie produto ortopédico e verifique a qualidade do trabalho,
  3. terminar um colchão uma folha ou fralda absorvente e mude o paciente.

Mas a coisa mais importante na preparação do colchão para o trabalho é verificar e ajustar a pressão.

Para fazer isso, coloque os dedos entre os segmentos do produto em decúbito e a tela de um colchão convencional. Isso deve ser feito no ponto de maior contato (na região sacral) e em condições de trabalho. Se os dedos não entrarem, a pressão deve aumentar e, se passarem completamente livremente, diminuir.

Critérios de seleção

Hoje, no mercado de produtos ortopédicos, é apresentada uma ampla seleção de colchões celulares em decúbito. Todos eles visam a prevenção e tratamento de úlceras por pressão. Mas nem todos eles podem ser benéficos sem a recomendação apropriada de um médico e uma abordagem competente para a escolha. Portanto, ao comprar, você deve prestar atenção a mais alguns detalhes. Ou seja:

  • nível de ruído do compressor. Depende dele o quão forte será o sono do paciente. Afinal, o compressor deve funcionar sem parar. E embora a norma de ruído máximo permitido à noite, estabelecida por lei, seja de 30 dB, é melhor focar em dispositivos com um nível de ruído na faixa de 5 a 10 dB. Mas os colchões mais confortáveis, a julgar pelas inúmeras revisões, são modelos com vários modos de potência, presença de diferentes ciclos e a opção "estática",
  • a presença de um sistema de sopro. Um modelo com essa função custará um pouco mais, mas o conforto adicional e uma rápida recuperação merecem,
  • o tamanho do colchão. Depende de quão bem o produto funcionará. Afinal, se suas dimensões excederem o tamanho da cama, as células frouxas não serão adequadamente supridas com ar, o que reduzirá significativamente a vida útil do colchão antiescaras. Se, pelo contrário, o produto for menor que a cama, o paciente ficará desconfortável,
  • completude do colchão. Além do compressor, da fonte de alimentação e dos tubos de conexão, o kit também deve conter peças para auto-reparo. Essa composição permitirá por muito tempo prolongar a vida útil do produto. E nos conjuntos de alguns modelos também existem colchas bacteriostáticas, usadas em instituições médicas,
  • material do produto. Os modelos qualitativos são feitos de espuma de poliuretano (espuma de poliuretano) e PVC (cloreto de polivinil). Estes materiais sintéticos duráveis ​​são fáceis de limpar, secam rapidamente e não causam alergias.

Cuidados e armazenamento

Como qualquer produto ortopédico, um colchão antiescaras deve ser limpo de cabelos, poeira e outros contaminantes. Deve ser limpo periodicamente com um pano úmido. Nesse caso, você pode usar detergentes neutros, evitando substâncias que contenham partículas abrasivas. Tudo isso precisa ser feito em uma posição de trabalho (inflada). Armazene, pelo contrário, em um estado vazio e longe da luz solar direta.

E também mantenha as mangueiras de conexão limpas.

Eles não devem ser poeira, fuligem e sujeira. Antes do armazenamento, eles devem ser dobrados com cuidado para evitar dobrar ou prender.

Você aprenderá mais sobre o colchão de malha anti-decúbito no próximo vídeo.

Tipo de material e material de enchimento

A resposta para a pergunta: qual colchão anti-decúbito é melhor não é nada simples. As qualidades dos colchões dependem das qualidades dos materiais a partir dos quais são feitos. O material mais comum usado em colchões dinâmicos é o cloreto de polivinila (PVC), em outras palavras - oleado de vinil. É frio ao toque, durável e fácil de limpar; no caso de um furo, é fácil colar você mesmo. O oleado não deixa o ar passar, por isso, se o paciente suar, devem ser colocadas folhas absorventes especiais nele.

Outra opção é usar um tecido emborrachado, que consiste em PVC com a adição de nylon. Esse tecido é mais quente e mais confortável para quem está em comparação com o oleado, mas é mais difícil selar se estiver danificado.

A espuma de poliuretano (PUF) é frequentemente usada. Está relacionado à espuma de borracha e é um material elástico que não causa alergias e é resistente à ação de microrganismos. Este é um material de "respiração", é bom porque deixa o ar passar, mas não absorve a umidade, não esquenta do corpo do paciente.

Para aumentar a resistência e a estanqueidade, os elementos elásticos dos colchões dinâmicos são laminados por dentro com um filme, por exemplo, poliuretano, que pode suportar um grande número de ciclos de sopro.

Os colchões anti-decúbito não são apenas dinâmicos, mas também estáticos. A superfície do colchão estático não se move e o risco de escaras é reduzido devido à melhor distribuição do peso do paciente na superfície do colchão devido às peculiaridades da estrutura interna deste. Estes colchões são semelhantes aos modelos ortopédicos que se tornaram familiares. Os colchões estáticos não precisam de eletricidade, por isso também são chamados de autônomos. Eles são inferiores em eficácia aos modelos dinâmicos, mas são úteis para a prevenção de úlceras por pressão ou quando o paciente é contra-indicado em qualquer movimento, por exemplo, com danos à coluna ou pescoço. Mas, como todos os colchões antiescaras, eles facilitam o adormecimento, o que afeta favoravelmente a recuperação do paciente.

Diferentes materiais são utilizados como cargas para um colchão anti-decúbito estático: espuma de poliuretano, látex, gel, água, ar, milheto ou sementes de linho.

O látex usado como carga pode ser um material natural ou artificial. Possui incrível elasticidade, muito elástica, possui propriedades bactericidas.

O látex (assim como silicone e materiais similares) produzem conchas para colchões de gel anti-decúbito. Dentro deste colchão existem células preenchidas com um gel macio, o que contribui para uma distribuição uniforme do peso do paciente. Os colchões de gel são versáteis e bastante eficazes, mas têm muito peso, o que nem sempre é conveniente.

O que mais procurar ao escolher um colchão

Para entender como escolher um colchão antiescaras, vários fatores devem ser considerados.

  • A escolha de um colchão deve basear-se estritamente nas recomendações do médico assistente. Em algumas doenças, o paciente é absolutamente contra-indicado em qualquer movimento, e o colchão deve ser apenas estático. Em outras situações, pode ser necessário usar um colchão dinâmico com certas características.
  • O tamanho do colchão deve corresponder ao tamanho da cama do paciente. Sua incompatibilidade causa muitos inconvenientes e pode interferir no funcionamento normal do colchão.
  • O colchão deve ser selecionado necessariamente levando em consideração o peso do paciente. Se o colchão for projetado para menos carga, o efeito de massagem necessário não poderá ser alcançado, o paciente não receberá a ajuda esperada.
  • A altura do colchão de decúbito afeta diretamente sua eficácia. O efeito terapêutico é mais pronunciado onde o corpo está imerso e a carga é distribuída por uma grande área. Portanto, colchões com uma altura de pelo menos 10 e ainda melhor - 20 centímetros são mais adequados para o tratamento de úlceras por pressão já formadas.
  • Se o colchão não tiver uma função de sopro, vale a pena fazer uma pergunta sobre a presença de microporos na camada superior. Tais microporos fornecem ventilação natural e facilitam significativamente a posição do paciente.
  • Ao adquirir um colchão dinâmico, você deve descobrir o nível de ruído durante a operação do compressor: ele não deve exceder 5 a 10 dB. Também vale a pena descobrir se é possível (se o ruído interferir no paciente) remover o compressor a uma distância maior e fornecer ar através de tubos alongados.
  • Devemos levar em consideração a reputação do fabricante do colchão anti-decúbito. Os modelos chineses são geralmente mais baratos que os domésticos ou europeus, mas têm um período de garantia mais curto. Os produtos de uma empresa desconhecida podem trazer surpresas desagradáveis ​​- por exemplo, às vezes um revestimento de PVC se torna fonte de um cheiro forte e difícil de cheirar.
  • Depois de escolher um modelo de colchão, será útil pesquisar na Internet opiniões sobre ele. Obviamente, as revisões são muito diversas - e nem todas são objetivas. Mas eles geralmente contêm informações interessantes, e a clara predominância de emoções positivas ou negativas é indicativa em si mesma.
  • E, finalmente, mesmo tendo comprado um colchão, não se deve esquecer que a maior parte do tratamento não depende do colchão, mas das pessoas que cuidam do paciente. Para mostrar atenção constante, siga rigorosamente as recomendações dos médicos, vire-se na hora certa, troque regularmente as folhas, massageie, limpe com soluções médicas - tudo isso é necessário para que o paciente se recupere rapidamente.

Algumas palavras sobre os cuidados com um colchão antiescaras.

  • É necessário limpar e limpar o colchão quando estiver inflado. É melhor fazer isso com um pano macio, com água e sabão ou com um pano úmido, sem usar soluções que contenham álcool ou corantes, produtos de limpeza abrasivos para esse fim.
  • Antes de colocar o paciente em um colchão dinâmico, verifique se o último está funcionando: bombeie-o com um compressor e verifique o funcionamento correto.
  • Os tubos através dos quais o ar é bombeado entre o compressor e o colchão não devem dobrar ou cair sob o colchão. Ao guardar o colchão, você também deve garantir que não haja excessos nos tubos.
  • Deve-se lembrar que o compressor de um colchão dinâmico funciona com eletricidade e deve ser tratado como qualquer eletrodoméstico. Remova a poeira regularmente, mas não com um pano úmido, monitore a condição dos fios que fornecem corrente, desconecte da tomada se não for necessário trabalhar, etc.

Regras mais detalhadas para o tratamento de um colchão antiescaras, geralmente bastante simples, são fornecidas em seu passaporte ou no manual de instruções.

O uso de colchões antiescaras é muito útil para quem é forçado a passar muito tempo deitado, quase sem se mexer. Eles protegem os pacientes da formação de úlceras por pressão e contribuem para a cura destes, se eles já apareceram. Os colchões podem ser estáticos e dinâmicos; cada tipo tem sua própria área de aplicação. Os colchões dinâmicos tubulares geralmente têm uma massagem e um efeito terapêutico mais pronunciados em comparação aos celulares. A escolha final de um colchão anti-decúbito deve basear-se nas recomendações dos médicos, no estudo das características dos modelos no mercado e ser feita levando em consideração o peso do paciente.

Onde posso comprar um colchão anti-decúbito do fabricante?

Várias empresas vendem colchões anti-decúbito de fabricantes russos e estrangeiros. No entanto, a mediação sempre ameaça pagar em excesso pelo comprador. Onde posso procurar um colchão antiescaras diretamente do fabricante, diz um especialista da Armed.

“Saúde é a área da vida humana em que, como em nenhum outro lugar, é importante tomar decisões informadas e ponderadas. Especialmente quando um ente querido por um tempo quase perde a capacidade de sair da cama. Portanto, deve ser dada prioridade ao uso de produtos de fabricantes experientes com uma sólida reputação e com base na escolha de modelos testados pelo tempo.

A Armed Company é um dos maiores fabricantes e fornecedores de equipamentos médicos profissionais, equipamentos de reabilitação e equipamentos médicos na Rússia. Os testes de nossos produtos foram realizados na prática clínica e em casa. Oferecemos modelos de colchões anti-decúbito de todos os tipos: estáticos e dinâmicos - celulares e tubulares.

Nosso objetivo é proporcionar o máximo conforto para o paciente e sua família. Por exemplo, além de um colchão antiescaras, você pode adquirir um kit para lavar a cabeça ou outros acessórios que aumentem a qualidade de vida. Ao mesmo tempo, seguimos uma política de preços razoável e não nos enganamos.


Os colchões anti-decúbito dinâmicos impedem a formação de úlceras por pressão e também podem contribuir para a sua cura.

O colchão dinâmico anti-decúbito com a função "estática" permite inflar simultaneamente todas as células do colchão e usá-lo em uma posição estática.

Os colchões dinâmicos tubulares são recomendados para pessoas sedentárias e pessoas com muito peso.

O mercado moderno de produtos médicos pode oferecer uma ampla seleção de colchões anti-decúbito estáticos fabricados na Rússia.

Um colchão antiescaras pode aliviar significativamente a condição do paciente e os cuidados com ele.

Os colchões antiescaras são feitos de material durável e fácil de lavar e são adequados para uso regular.

  • 1.2 http://med-format.ru/catalog/Protivoprolezhnevye-matrasy/

Um dos problemas com o uso de um colchão é o constante deslizamento ou vincagem de uma folha sob o paciente. A solução será comprar uma folha com um elástico ou uma capa para um colchão com zíper. Não prenda lençóis ao colchão com alfinetes ou outros objetos pontiagudos.

Escolha o tipo de colchão de decúbito: passo 1

Todos os colchões antiescaras podem ser divididos em dois grupos - estáticos e dinâmicos. Eles têm diferentes princípios de trabalho e diferentes indicações.

Estático os colchões são, em muitos aspectos, semelhantes aos modelos ortopédicos convencionais. Eles se adaptam à forma do corpo do paciente, reduzindo a pressão nos pontos mais problemáticos - calcanhares, tornozelos, nádegas, ombros. Na maioria das vezes, a carga desses colchões é de espuma de poliuretano, embora existam modelos com estrutura celular e carga de gel no mercado.

Os colchões anti-decúbito estáticos são adequados para pacientes que passam muito tempo na cama, mas ainda se levantam de vez em quando e podem se movimentar. Nesses casos, um colchão anti-decúbito estático será uma medida preventiva eficaz.

Dinâmico os colchões antiescaras têm um design completamente diferente. Eles consistem em seções ocas nas quais o ar é bombeado com um compressor especial. A pressão nas células está mudando constantemente, devido à qual há um efeito de massagem suave.

Os colchões dinâmicos são adequados para pacientes que não conseguem sair da cama e se mover, são utilizados não apenas para a prevenção de úlceras de pressão, mas também em seu tratamento abrangente. Tais colchões, dependendo do design das seções, são celulares e tubulares.

Determinar o design - celular ou tubular? Etapa 2

Se você optou por um colchão dinâmico, precisará escolher seu tipo.

Colchão celular, como você pode imaginar, consiste em muitas células pequenas que se comunicam e se parecem com células. Eles são preenchidos com ar, que bombeia o compressor e, inflando e desinflando, proporcionam um efeito de massagem. Os colchões celulares são uma boa profilaxia das úlceras por pressão, mas também são usados ​​para aliviar a condição de pacientes que já têm úlceras por pressão leves a moderadas. No entanto, os colchões celulares têm uma limitação - eles não se destinam a pacientes com peso superior a 120 kg.

Colchão tubular consiste em vários cilindros transversais. Cada cilindro tem a forma de um cilindro. O compressor aciona o ar, inflando alternadamente os cilindros, e isso proporciona um efeito de massagem mais intenso. O colchão de decúbito tubular é adequado para pacientes com peso superior a 120 kg e para aqueles que já têm úlcera por pressão moderada a grave.

Avaliamos modelos de colchões antiescaras com e sem fluxo de ar: passo 3

A superfície de alguns colchões dinâmicos possui muitos orifícios microscópicos - perfuração azul. Isso fornece ventilação, o que é especialmente importante para pacientes com transpiração intensa.

Os colchões de ar oferecem maior conforto e mantêm a pele seca, reduzindo o risco de úlceras de pressão.

Levamos em consideração o peso e o tamanho da cama do paciente: passo 4

É muito importante escolher o tamanho certo do colchão. Pode ser um pouco menor que a cama, mas é absolutamente inaceitável que o colchão fique pendurado na beirada. Isso não permitirá que o ar circule normalmente e a eficácia do colchão diminuirá.

Portanto, antes de comprar, meça com cuidado o tamanho da cama e a altura do paciente. O comprimento do colchão deve ser pelo menos 30 cm maior que o crescimento do paciente; caso contrário, será desconfortável deitar-se nele.

O peso do paciente é outro fator que precisa de muita atenção. Quanto mais o paciente pesar, maiores serão as seções do colchão dinâmico. Com um peso de 120 kg, as células pequenas serão ineficazes, mas os grandes cilindros de um colchão tubular terão o efeito desejado.

Nota

Se o peso do paciente estiver próximo da capacidade de carga máxima do colchão de decúbito, é melhor escolher um modelo projetado para aumentar o peso. Por exemplo, para um paciente pesando 110 kg, um colchão tubular seria uma escolha mais razoável, embora tecnicamente possa suportar um celular.

Um colchão anti-decúbito é colocado em cima de um colchão comum. O compressor, equipado com modelos dinâmicos, é fixado na parte de trás da cama ou na lateral, para que os tubos pelos quais o ar entra não se dobrem, e os atendentes tenham livre acesso aos controles do compressor - às vezes a pressão no colchão precisa ser ajustada.

Um colchão anti-decúbito corretamente selecionado proporciona conforto aos pacientes acamados e sono repousante, ajuda a aliviar os músculos e evita distúrbios circulatórios. Talvez seja a maneira mais fácil de evitar escaras e, ao mesmo tempo, seja bastante acessível, especialmente se você optar por produtos de fabricantes russos.

Escolhendo um colchão antiescaras do fabricante: etapa 5

Os colchões anti-decúbito pertencem a meios de reabilitação médica e é necessário comprá-los apenas de fabricantes conhecidos que atestam a resistência, durabilidade e inofensividade de seus produtos. Modelos baratos de baixa qualidade podem trazer muitas surpresas desagradáveis ​​- um cheiro químico pungente, uma alergia ao material do qual o colchão é feito, um compressor barulhento e pouco confiável. Não arrisque a saúde e o bem-estar do paciente por uma economia insignificante. Lembre-se: qualquer colchão antiescaras, independentemente do tipo e design, deve ter os certificados apropriados, uma vez que estão nominalmente relacionados a equipamentos médicos.

“Fabricamos vários meios de reabilitação, incluindo colchões e travesseiros antiescaras, por muitos anos, - diz o representante da empresa "Armado". - Em nosso catálogo, existem modelos estáticos e dinâmicos, tanto celulares quanto tubulares. Nossos colchões são feitos de materiais hipoalergênicos inofensivos, são fáceis de lavar e limpar, são fortes e duráveis ​​- portanto, podemos garantir a eles com total responsabilidade. Nossos colchões estáticos são feitos de espuma de poliuretano e alguns modelos possuem pastilhas de gel que oferecem proteção e conforto adicionais. Os colchões dinâmicos da Armed são feitos de cloreto de polivinila ou nylon durável e estão equipados com um compressor compacto com controles simples que permitem alterar os modos de suprimento de ar e ajustar a pressão nas células ou cilindros. É importante ressaltar que nossos compressores são praticamente silenciosos - eles não perturbarão a paz do paciente.

Nossos colchões podem ajudar a prevenir o aparecimento de necrose no tratamento de úlceras por pressão, mas não podem ser considerados o único ou mesmo o principal meio. As úlceras por pressão são um problema médico sério, exigem a terapia complexa prescrita pelo médico. ”