Sexo

Pintura de piso de madeira DIY - escolha de tinta e cor, instruções passo a passo

Um detalhe importante no interior de qualquer casa é o revestimento do piso. O piso da casa, mais do que outros elementos, afeta a percepção geral da sala; portanto, seu design é menos importante que o arranjo de paredes e tetos. Recentemente, a posição de liderança é ocupada por pisos que, em regra, são decorados com tinta. Você pode se pintar em casa, mas antes de começar o trabalho, todos os detalhes do processo devem ser estudados.



Funcionalidades

Qualquer tipo de trabalho de reparo tem características próprias e a pintura do piso não é exceção. Na maioria das vezes, o piso de madeira é escolhido como piso. Antes de comprar tinta ou verniz para o piso, é necessário entender a origem do piso existente. O material utilizado para sua fabricação é importante na escolha de tinta ou verniz, bem como os meios pelos quais os trabalhos preparatórios serão realizados. É possível pintar o chão usando tintas acrílicas, a óleo, resistentes ao desgaste e de borracha universal.

É necessário levar em consideração as características da sala onde está planejada a pintura. A intensidade de uso, a exposição a fatores externos, a temperatura e a umidade médias são muito importantes na escolha de uma tinta, pois a vida útil da superfície pintada depende de suas propriedades. Se a superfície em si foi pintada anteriormente, é necessário determinar o grau de compatibilidade da tinta usada com uma nova ferramenta.

Se o objetivo não for atualizar, mas aplicar uma nova camada, você deverá iniciar ou tratar a superfície com uma composição especial antes de aplicar a camada decorativa.


O que pintar?

Hoje, existem vários tipos de tintas que podem ser selecionadas para pisos de madeira e concreto. Existem dois tipos de meios com os quais você pode cobrir o chão: incolor e opaco. Vernizes incolores são excelentes para superfícies de madeira. Eles são duráveis ​​e resistentes ao desbotamento e também secam rapidamente. Os vernizes decorativos têm muitos tons, graças aos quais a superfície de madeira pode receber uma bela tonalidade sem bloquear a estrutura da árvore. Os pisos em faia, carvalho e outros caros têm um belo padrão estrutural, e o verniz de consistência translúcida ou transparente enfatiza perfeitamente, confere brilho e protege da umidade.

Vale lembrar que o verniz não é resistente a vários danos mecânicos e, portanto, é melhor não cobrir superfícies em salas com tráfego intenso. Caso contrário, vale a pena aplicar impregnação adicional.

Não use esta ferramenta para cobrir pisos feitos de espécies de árvores macias (abeto, pinheiro). Eles são melhor tratados com tinta que protege ao máximo a superfície contra danos mecânicos.


Qual tinta é melhor?

Tintas de várias cores são divididas em acrílico, óleo, resistente ao desgaste e borracha, dependendo da composição química:

  • Tintas acrílicas não tóxicastendo uma base de água, pinte perfeitamente sobre a superfície de madeira maciça. Eles são caracterizados por força suficiente (a vida útil é de aproximadamente 10 anos) e, portanto, têm alta demanda. Os componentes presentes na tinta não têm medo de temperaturas extremas e alta umidade, o que significa que a tinta em si é adequada para uso em ambientes sem aquecimento. Ao pintar, não há odor pungente, e a superfície com a tinta seca rapidamente.
  • À base de água são ecologicamente corretos e seguros para o corpo humano tintas de borracha, que apareceu relativamente recentemente, mas já conseguiu ganhar popularidade. Eles são caracterizados por alta resistência, superelasticidade, resistência à água e baixo consumo. Os polímeros incluídos na tinta protegem a superfície da madeira contra queima e mudanças de temperatura.


  • Tintas a óleo referem-se a materiais baratos e extremamente comuns para pintura. Eles têm uma consistência uniforme, são bastante resistentes a flutuações de temperatura. Com uma alta viscosidade, são ideais para pintar painéis OSB consistindo de cavacos colados. Para esses painéis, as tintas à base de água não são adequadas, uma vez que existe uma alta probabilidade de inchaço e flexão da placa. Com o tempo, rachaduras podem se formar na superfície pintada. Além disso, a tinta seca por um longo tempo e tem um odor muito desagradável.
  • Ao contrário das espécies de petróleo, usar tintas resistentes diferem em estabilidade. As superfícies com essa tinta não têm medo de descascar ou desbotar. É fácil aplicar uma camada e as tintas secam rápido o suficiente. Seu cheiro é bastante específico, desaparece do local somente após alguns dias.


Esquemas de cores e decoração

Longe vão os dias em que apenas uma cor foi usada para pintar o chão. Tinta marrom e várias tonalidades foram produzidas especificamente para pisos de madeira. Hoje, os fabricantes produzem uma ampla paleta de cores, graças à qual você pode escolher absolutamente qualquer tom. As tintas à base de água são particularmente diferenciadas pelo esquema de cores. Existem duas opções prontas e aquelas que podem receber a tonalidade desejada, usando uma ferramenta de cores especial para isso. A tinta branca é a base na qual é adicionada uma certa quantidade da cor desejada. Para obter o tom certo de tinta, você pode adicionar várias cores.



Os vernizes foscos também têm cores e tons diferentes. Com a ajuda deles, você pode dar a qualquer piso de madeira uma sombra de uma raça nobre. A coloração do piso pode ser feita com uma cor ou sombra, distribuindo uniformemente o produto por toda a superfície. Existem dispositivos especiais, estênceis, com os quais a superfície do piso antigo é transformada através da aplicação de um desenho. A tecnologia é simples: um estêncil com um padrão esculpido é aplicado na superfície do piso e a tinta é aplicada em áreas expostas.

Como ferramenta, você pode usar uma esponja ou um rolo.


Tecnologia de trabalho

A pintura de piso, como qualquer outro trabalho, possui tecnologia própria. O resultado final depende de uma abordagem competente e consistente para esse tipo de atividade. Antes de iniciar o processo, você precisa se preparar ferramentas que podem ser necessárias durante os trabalhos preparatórios e para pintar o chão:

  • A principal ferramenta para cobrir o piso é o rolo. Hoje, os fabricantes produzem muitos dos mais diversos tamanhos e materiais dos rolos: espuma, poliacrílico, pele, poliamida e até texturizados. Cada espécie tem seu próprio objetivo. Para pintar o chão, a melhor opção é um rolo de pele marcado com um VMP. Eles são produzidos de acordo com o GOST e são os mais duráveis ​​em comparação com as versões de espuma, e a camada de tinta aplicada por eles fica uniforme.
  • Para uma absorção uniforme da tinta, é melhor comprar um recipiente especial com planos de dois níveis. O agente é derramado em uma metade e a outra serve para apertar o rolo.


Preparação de superfície

O trabalho preparatório é realizado com base no estado da superfície do revestimento. Se o piso for novo, você precisará lixar bem a superfície com uma máquina de prender e remover poeira e detritos. Se o revestimento for antigo, para começar, a camada de tinta será removida usando um método de limpeza mecânico (usando um secador de cabelo) ou químico (solvente). As rachaduras formadas são massa, após a secagem a superfície é nivelada.

Se o revestimento for envernizado, a necessidade de um primer desaparecerá. Esses pisos são tratados com impregnações especiais que protegem a madeira de mofo, fungos e fogo acidental. Para preparar o piso para pintura, use óleo de secagem ou uma cartilha especial, que dê propriedades anti-sépticas ao piso e prepare a superfície.

Um piso liso e uniforme com boas qualidades adesivas facilitará muito a adesão da tinta ao piso.


Como pintar?

Após a preparação, você pode começar a pintar o chão do apartamento. Há uma certa sequência dessa etapa do trabalho. Antes da coloração, é necessária uma mistura completa da composição em um frasco para remover coágulos, e esse procedimento é realizado independentemente da cor (preto, branco, cor) da tinta. Depois, você pode começar a pintar a superfície adjacente às paredes, começando do lado oposto da entrada. É mais conveniente fazer isso com um pincel pequeno, pois não funcionará para pintar cuidadosamente cada canto com um rolo.


Depois de aplicar uma camada ao redor do perímetro, você pode começar a pintar a parte central do piso. A camada de tinta aplicada deve secar completamente e somente depois disso você poderá prosseguir com a instalação de rodapés. Para não manchar o papel de parede ou outros materiais de revestimento nas paredes, feche a parte adjacente aos rodapés com fita adesiva ou outro meio improvisado. Em seguida, você pode começar a pintar os rodapés com um pincel estreito. Após a primeira camada secar, a segunda camada é aplicada ao rodapé. Depois de esperar o tempo definido para secar nos rodapés, você pode começar a aplicar tinta na parte central da superfície.

Quando a superfície pintada estiver completamente seca, você precisará preparar o piso para a operação, lavando-o completamente.



Dicas profissionais

Existem várias dicas profissionais que podem ajudar você a obter os melhores resultados:

  • A aplicação de qualquer revestimento decorativo requer uma superfície limpa, para que a base não seja apenas limpa, mas também seca após a lavagem. O pré-tratamento de superfície é necessário para pisos de qualquer material (concreto, azulejo, madeira, madeira compensada).
  • Ao preparar a superfície de um piso de concreto, areia de quartzo deve ser adicionada ao primer. Isso tornará o piso menos escorregadio. Além disso, para aumentar a resistência da superfície do cimento e eliminar a poeira, você pode usar uma cobertura de impregnação especial.
  • Ao preparar um piso de madeira para envernizar, é melhor tratar a superfície com óleo ou uma composição com cera. Este tratamento ajudará a proteger a superfície sob cargas intensas.
  • Para pisos de madeira compensada, o pré-tratamento é melhor com um primer acrílico que protege bem este material da umidade e do mofo.
  • A prontidão da superfície após o tratamento do solo pode ser verificada colocando a palma da mão no chão. Se a composição não grudar na mão, você poderá começar a pintar.



Você aprenderá mais sobre como pintar corretamente o chão no próximo vídeo.

Fase preparatória

Para que o revestimento acabado seja realmente de alta qualidade, todas as ações devem ser executadas estritamente de acordo com as instruções. Como observado anteriormente, o trabalho deve começar com a limpeza da superfície do piso e a escolha de um material para pintura. Não vale a pena economizar em tinta, por isso é melhor comprar compostos duráveis ​​e de alta qualidade para que a nova camada de tinta não comece a desbotar ou descolar do chão algumas semanas após a pintura.

Um piso tão antigo exigirá uma preparação séria

Na sala onde a pintura é planejada, deve haver condições ideais: umidade normal e faixa de temperatura. Informações detalhadas sobre isso podem ser encontradas nas instruções do fabricante. Ele deve ser estudado antes de iniciar a pintura, para que, durante ou depois do trabalho, você não encontre nenhum problema. Além disso, antes de iniciar o trabalho, é recomendável preparar todas as ferramentas. Isso irá acelerar o processo de pintura.

Preparando-se para pintar o chão

Ferramentas e materiais

Como mostra a prática, o trabalho preparatório leva muito mais tempo do que pintar o próprio piso. Primeiro de tudo, você precisa cuidar do seguinte:

Materiais e ferramentas para escorvar e pintar o chão

  • tinta para revestimentos de madeira,
  • solvente para tinta (reduzirá o consumo e melhorará a fluidez do material),
  • pincéis grandes e pequenos (o primeiro para o chão e o segundo para colorir os rodapés),
  • banho de tinta
  • fita adesiva
  • luvas de trabalho
  • vara fina para misturar tinta.

A fita adesiva pode ter diferentes larguras

Nota!Se houver descascamento de tinta velha na superfície do piso, pode ser necessária uma lixa. Se ela não conseguir, você poderá remover a tinta com um pincel duro.

Tinta para pisos de madeira

Seleção de tinta

Para pintura de piso de alta qualidade em casa, você precisa escolher a tinta certa. Mais recentemente, tintas a óleo ou esmaltes foram comprados para o chão, por serem considerados os mais populares. Mas agora a gama de tintas e vernizes para acabamento de revestimentos de pisos de madeira aumentou bastante. Abaixo estão os tipos populares de tintas que diferem em custo e vantagens em uso.

Escolhendo a tinta para um piso de madeira

Tabela Tipos de tintas para revestimentos de madeira.

Título, fotoDescrição do produto
A composição da tinta acrílica inclui componentes dissolvidos na água, por isso seca muito rapidamente e não emite odores desagradáveis. As principais vantagens da tinta são sua segurança e respeito ao meio ambiente.

Tinta confiável e resistente ao desgaste com uma composição sintética que, poucas horas após a pintura, seca completamente. Entre as desvantagens da tinta de poliuretano, pode-se identificar aumento da toxicidade.

Um excelente corante para esconder pequenos defeitos de um piso de madeira ou seu padrão natural. A tinta alquídica é usada ativamente para pintar em ambientes internos e externos. As desvantagens do produto incluem um odor desagradável que permanece na sala mesmo após a pintura.

Um tipo de tinta relativamente barato para revestimentos de madeira, que possui uma estrutura uniforme e uma tonalidade rica. A tinta a óleo é resistente a flutuações extremas de temperatura. É necessário esperar cerca de um dia até secar completamente, portanto, nem todos os óleos de tinta são usados.

Material resistente ao calor de alta qualidade usado para pintar superfícies de madeira. A tinta perclorovinil está disponível em uma ampla gama de cores, para que você possa decorar a sala em qualquer design.

Tinta para o chão: tipos e cores

Não é necessário comprar uma tinta marrom padrão para pintar pisos de madeira, porque, se desejar, você pode não apenas dar uma aparência incomum ao piso, mas também decorá-lo com um belo padrão. Pisos de madeira pintados com cores vivas não são incomuns em apartamentos e casas modernas, mas com a ajuda deles os proprietários poderão reivindicar originalidade.

Tipos de tintas para revestimentos de madeira

Entre as tintas acrílicas, recomendamos primeiramente prestar atenção aos produtos do fabricante de São Petersburgo - a empresa Mitsar. O Resolux Profi-52 é um esmalte semibrilhante para pisos de concreto e madeira. Notável pelos seguintes recursos:

  • Falta de cheiro. Ao contrário dos materiais alquídicos obsoletos em uma base orgânica, o esmalte Resolux Profi-52 não tem cheiro e pode ser usado para cobrir o chão, mesmo em instalações de cuidado infantil.
  • Resistência à água. O esmalte "Mitsar" é adequado para uso em banhos, saunas, piscinas e outros ambientes com alta umidade ou contato constante do revestimento com a água.
  • Maior resistência ao gelo. A operação do revestimento é possível a temperaturas de -15 ° C e acima. Análogos como o Tikkurila Betolux Aqua excluem virtualmente o uso na rua e em salas sem aquecimento (garagens, fábricas, armazéns, etc.), pois exigem um modo de uso de pelo menos + 5 ° C.
  • Preço favorável. O custo de 1 kg de tinta Mitsar é de 220 rublos. Tintas como o Tikkurila Betolux Aqua custam pelo menos quatro vezes mais. Ao mesmo tempo, pelo motivo exposto acima, o escopo de sua aplicação será limitado pelo interior da casa ou apartamento, em contraste com o Mitsar Rezolux Profi-52, que também é universal e adequado para uso ao ar livre.

Rezolux - Profi 52

A Mitsar desenvolve e produz revestimentos há 12 anos. E atenção especial é dada à resistência ao desgaste dos produtos. Assim, os esmaltes anticorrosivos e resistentes a ácidos da empresa foram utilizados na construção das centrais nucleares de Leningrado e Kola. A Mitsar também fornece regularmente seus revestimentos para organizações no âmbito da Ordem de Defesa do Estado, isto é, para a produção de produtos de defesa. Os materiais da empresa atendem a duas condições principais dos Gostenders: cumprimento rigoroso dos parâmetros necessários, como resistência ao ambiente químico agressivo e o menor preço (até 4-5 vezes) entre todas as ofertas.

Como pintar o chão

Se todas as ferramentas e materiais estiverem prontos, você poderá prosseguir diretamente para pintar o chão. Abaixo está uma instrução passo a passo para esse processo, cuja observância não apenas agilizará o trabalho, mas também evitará a ocorrência de erros comuns.

Etapa 1. Limpe a superfície do piso de poeira e sujeira, prestando atenção especial às folgas entre as tábuas do piso. Uma limpeza inadequada pode fazer com que a tinta do pincel se misture com o pó restante e se espalhe pela superfície do piso.

Limpe o chão

Rachaduras no piso de madeira

Etapa 2. Se a limpeza a seco não for suficiente, lave-a bem com água corrente (opcional com detergente). Aguarde até o chão estar completamente seco.

Realizar limpeza úmida

Etapa 3. Abra uma lata de tinta e adicione uma pequena quantidade de solvente. Isso aumentará a quantidade de tinta e será difícil trabalhar com uma composição densa, portanto você não pode ficar sem um solvente.

Dilua a tinta com solvente.

Etapa 4. Mexa bem a tinta até obter uma substância homogênea. É necessário interferir até que as cores e manchas desapareçam. Para a mistura, um bastão de madeira comum é adequado.

Etapa 5. Aplique uma fita adesiva nas paredes da sala para protegê-las da tinta no processo. O mesmo deve ser feito com móveis fixos, se houver.

Cole a fita adesiva ao redor do perímetro

Preste atenção!A fita adesiva é impermeável a todos os tipos de tinta, portanto você não pode se preocupar com a aparência de paredes e móveis. Além disso, é muito fácil remover após o uso, e na superfície após a fita não há vestígios.

Etapa 6. Despeje um pouco de tinta diluída e misturada na parte profunda da bandeja de tinta. Não vale a pena adicionar muita tinta, pois isso pode complicar ainda mais o trabalho.

Despeje um pouco de tinta em um banho especial

Etapa 7. Usando um pincel pequeno, caminhe com cuidado pelo perímetro da sala, pintando todos os rodapés. Para evitar que a tinta pingue no chão durante a pintura, pressione o pincel contra a superfície estriada da bandeja de tinta sempre que mergulhá-la na tinta.

Pintar rodapés em ambientes fechados

Etapa 8. Pinte o restante do piso com um pincel grande, espalhando suavemente a tinta na superfície das tábuas do piso. Em vez de um pincel, você também pode usar um rolo. Durante a pintura, é aconselhável pressionar o rolo levemente contra o chão para que a tinta entre em todos os recessos existentes (consulte Como fechar as rachaduras no chão) e preenchê-los com segurança.

Pinte o chão inteiro com um rolo ou um pincel largo.

Preste atenção em cada tábua de chão.

Etapa 9. Comece a pintar o chão da parede oposta da sala e vá suavemente em direção à saída.

Você precisa começar a pintar da parede oposta

Etapa 10. O trabalho de pintar o piso de madeira terminou. Agora você pode apreciar o resultado final.

O chão está completamente pintado!

Para secar completamente o chão, é preciso esperar alguns dias (se estiver quente lá fora, a tinta secará em um dia). Após a secagem, o piso deve ser lavado com uma solução de água e uma pequena quantidade de vinagre. Somente depois pinte a sala novamente aplicando uma segunda camada de tinta. Essa lavagem acelera significativamente o processo de secagem da tinta. Além disso, com a ajuda do vinagre, todos os vestígios de óleo são removidos da superfície.

Lave o chão com água e vinagre

Secagem de superfície

Após a última camada de tinta ter sido aplicada, é necessário aguardar algum tempo para secar. A temperatura ideal para secagem é de + 20-22 ° C, por isso é recomendável pintar o piso de madeira na estação quente. Mesmo se a tinta estiver completamente seca, é recomendável descartar qualquer tensão mecânica na superfície do piso primeiro. Somente após 3-4 dias a partir do momento da pintura é possível explorar totalmente o piso.

Secagem de pisos de madeira

Existem vários fatores que afetam a velocidade de secagem, por exemplo, o nível de umidade na sala, a qualidade da tinta comprada e sua composição química. Tudo isso deve ser levado em consideração para que a tinta tenha tempo suficiente para secar. Somente desta maneira o revestimento acabado obterá máxima resistência ao desgaste.

Quanto um piso de madeira seca

Cuidados de acompanhamento

A pintura adequada de um piso de madeira não é a única coisa que os proprietários de uma casa ou apartamento devem saber. As regras para cuidar de um novo revestimento também devem ser lembradas. De fato, os cuidados subseqüentes são muito simples: é necessário realizar periodicamente a limpeza a seco com um aspirador de pó ou umedecido com uma escova úmida e um pano. A limpeza regular manterá a superfície do piso em perfeitas condições.

Cuidados com o piso de madeira

O procedimento para restaurar um piso de madeira também é bastante simples. Apenas ocasionalmente a superfície deve ser tratada com um moedor, criando um revestimento perfeitamente uniforme e suave. Porém, se considerarmos o processo de restauração do ponto de vista financeiro, será muito mais fácil e barato aplicar uma nova camada de tinta do que usar uma retificadora para restauração.

Segredos de cuidados competentes para um piso de madeira

Preparação para auto-pintar o chão

Para obter uma cobertura de alta qualidade, você precisa fazer tudo exatamente com as instruções. O trabalho começa com a limpeza da superfície e a escolha da tinta certa. Recomenda-se focar imediatamente em compostos duráveis ​​e de alta qualidade, especialmente se estiver planejado para terminar uma base de cimento ou concreto.

O trabalho deve ser realizado com umidade normal e uma faixa de temperatura apropriada. As informações são fornecidas nas instruções da tinta, não deixe de estudá-la antes de usar.

Preliminarmente, é recomendável verificar a umidade da superfície. Para fazer isso, você pode pegar uma pequena fita plástica e deixá-la no chão por cerca de um dia.

  1. Se aparecer condensação na parte externa do plástico, você terá que trabalhar para reduzir a umidade do ar. Para fazer isso, você pode usar desumidificadores especiais.
  2. No caso de condensação presente no interior da “sonda”, excesso de umidade está presente no próprio concreto. Para resolver esse problema, vale a pena deixar um ou mais aquecedores e um saco de sal na sala, o que absorverá o excesso de umidade.
  3. Talvez a razão para o aumento da umidade na sala sejam os dutos de aquecimento em ruínas que cumpriram sua idade. Nesse caso, não é possível evitar o reparo do líquido de arrefecimento ou a limpeza dos tubos e calhas do sistema de abastecimento de água.

A faixa de temperatura padrão na qual você pode pintar o chão está na faixa de 5 a 33 graus. No entanto, é necessário esclarecer melhor os indicadores aceitáveis ​​nas instruções para a tinta selecionada.

Antes de pintar, a superfície deve ser bem limpa de todos os tipos de detritos.

Antes de pintar, a superfície deve ser bem limpa de todos os tipos de detritos

A tinta velha é geralmente removida facilmente com um moedor. É possível e manualmente usando uma lixa comum, mas é muito longo.

Tire móveis e eletrodomésticos da sala. Aspire o chão completamente e livre-se de qualquer tipo de contaminação, se houver. Use um agente desengordurante, se necessário.

Lave o chão. Para fazer isso, você precisa de uma escova, detergente e água limpa. Qualquer contaminação levará ao fato de que a qualidade da adesão da tinta à superfície se deteriorará significativamente. Aguarde o chão secar completamente.

Livre-se de rachaduras e outros danos. Isso é feito facilmente com uma espátula e kits de reparo especiais, vendidos em qualquer loja de ferragens e construções.

Antes de iniciar o trabalho, feche os rodapés com fita adesiva. Isso reduzirá o tempo gasto na pintura e o poupará de trabalho desnecessário no futuro.

Antes de começar, feche os rodapés com fita adesiva

Instruções passo a passo para colorir

Depois de escolher a tinta certa para o seu caso e concluir a preparação preliminar necessária da superfície, selecione uma ferramenta para o trabalho. Você pode trabalhar com pincéis ou rolos tradicionais ou facilitar sua tarefa escolhendo um atomizador completo para atingir seu objetivo. Além disso, prepare fita adesiva, um recipiente de preparação de tinta e equipamento de proteção individual.

Pincéis e rolos de pintura

Ao escolher uma ferramenta para aplicar tinta, concentre-se principalmente nos recursos da composição usada. Uma única camada de tinta, aplicada com uma pistola moderna, terá características de qualidade que não são inferiores a uma camada de tinta de três camadas aplicada com pincel ou rolo.

O pulverizador permite economizar tempo no trabalho e no acabamento final do material. No entanto, o pulverizador não pode ser usado em qualquer lugar. Por exemplo, para pintar cantos e todos os tipos de áreas de difícil acesso, você precisará usar um pincel simples.

Para a aplicação de esmaltes e compostos corantes em base acrílica, são utilizados rolos largos com estaca curta. As ferramentas de veludo ou fachada convencionais permitem obter uma aplicação rápida e uniforme da tinta usada. Para maior comodidade, o rolo pode ser montado em uma alça bastante longa.

Os cantos são pintados com pincéis estreitos. Todo o trabalho é reduzido para uma aplicação uniforme da pintura. Se necessário, o piso é pré-preparado. Recomenda-se começar a pintar da parede oposta à saída da sala. Caso contrário, você corre o risco de criar uma "armadilha" e um trabalho extra para si mesmo.

Comece a pintar o chão do outro lado da sala para não cair na armadilha

No caso de pisos de concreto, você pode começar a pintar após pelo menos 5 a 7 dias após a conclusão do vazamento.

A tinta deve ser aplicada com pinceladas em diferentes direções e depois esfregue a composição na superfície do piso. As camadas não devem estar muito secas. É melhor aplicar 2-3 camadas finas do que uma grossa. Dessa forma, o revestimento seca mais rápido e fica melhor em geral. Uma nova camada pode ser aplicada somente após a secagem anterior. Isso geralmente leva cerca de 24 horas.

Secar o chão depois de pintar

Depois de aplicar a última camada de tinta, aguarde até que esteja completamente seca. As condições ideais para a secagem são temperaturas na região de +20 graus e umidade no nível de 75-80%. Não é recomendável exercer nenhum esforço mecânico na superfície por 3-4 dias após a conclusão da pintura. O período recomendado pode variar de acordo com as condições de temperatura e umidade na sala.

Além disso, o tempo de secagem da tinta depende fortemente das condições em que estava a composição corante. Por exemplo, se o concreto recém pintado foi pintado, a secagem levará muito mais tempo. Nesta situação, a polimerização terminará em cerca de 5-7 dias, após atingir os valores máximos de resistência química e mecânica. É importante deixar a tinta secar completamente, para obter a máxima resistência ao desgaste.

Assim, usando tinta, você pode não apenas transformar a aparência do piso, mas também melhorar sua qualidade e desempenho. No entanto, um resultado positivo e uma longa vida útil do revestimento podem ser esperados apenas sujeitos à implementação competente e consistente de cada estágio. Concentre-se nas instruções propostas e você terá sucesso. Bom trabalho!