A maneira mais moderna de terminar o piso do apartamento é cobri-lo com uma placa de parquet. E colocar em uma mesa feita de composição de concreto é a maneira mais rápida e conveniente de processar pisos. Desde que o parquet seja colocado corretamente no piso de concreto e seguindo todas as orientações, o piso se tornará um trabalho maravilhoso e acrescentará um pouco de entusiasmo à decoração da sala de estar.
O dispositivo de pisos de uma placa de parquet
O parquet é feito de vários tipos de árvores: bordo, carvalho, faia e muitas de suas variedades. Todo mundo sabe que o material de madeira é muito exigente e caprichoso e, mais do que outros, está exposto a influências externas, como mudanças de temperatura ou alta umidade na sala. Além disso, é importante cumprir todos os requisitos necessários ao colocar uma placa de parquet em um piso de concreto.
Nota Os materiais de madeira são altamente expostos à umidade. Devido a uma possível deformação, não é recomendável colocá-lo no banheiro, no banheiro ou na cozinha, ou seja, nos locais onde é possível a presença de grandes quantidades de água.
Opções de estilo
A tecnologia de assentamento da tábua de chão implica várias opções. Você pode colocar o material em toras, cola, sobre um piso quente e usando o método "flutuante".
- Atraso. A principal vantagem é que você pode nivelar o piso. Os troncos são dispostos perpendicularmente à maneira como a placa de parquet será posicionada na direção de um fluxo de luz. O melhor material para blocos de madeira é o pinho. Primeiro, as defasagens são instaladas e, em seguida, montadas no quadro com pregos.
- Na cola. A maneira mais confiável. Primeiro, remova a sujeira e o revestimento antigo, se houver. Então o piso é nivelado e preparado. Se necessário, é realizado isolamento térmico e acústico. A placa de parquet é colocada em madeira compensada ou em aglomerado de cola. Suas bordas são filmadas com colchetes.
Importante! Além disso, não é necessário lubrificar as juntas das placas de parquet com cola! - Estilo flutuante. A preparação da superfície do piso é a mesma da aplicação de cola. Depois, há a instalação de vapor, som e isolamento térmico com sobreposição. Fixadores de fita. O método em si é ainda mais fácil que a cola. Um ponto de outro é inserido na ranhura de uma placa. Você pode andar na superfície imediatamente.
- Deitado no piso radiante. Primeiro, verifique se o sistema de piso radiante funciona sem desvios. As lacunas nesse caso devem ser maiores em comparação com outros métodos. É necessária a instalação de barreira contra vapor!
Preparação da base para parquet
A base para o assoalho deve ser plana. As diferenças são permitidas, mas mínimas - não mais 3 milímetros por 2 metros de piso.
A segunda condição que deve ser observada: a mesa deve secar. Você pode conferir da seguinte maneira: coloque um filme na mesa. Deixe durante a noite. Se gotas se formarem de manhã, é impossível começar a pôr o parquet.
Tecnologia de estilo
Para que o tabuleiro parquet sirva por um longo período de tempo, antes de assentar, é necessário garantir que sejam observadas 2 regras:
- umidade na sala - não mais que 65%,
- temperatura - não mais que 18 graus.
- Remova a poeira e a sujeira da base do piso.
- Coloque filme plástico.
- Em seguida, o substrato de cortiça e o polietileno espumado são assentados.
- As juntas são processadas usando fita metálica.
- Colocar a tábua do piso é perpendicular à janela. A primeira placa é montada na parede. Nesse caso, o espigão deverá ser cortado.
- A distância da placa à parede deve ser de 1,5 milímetros.
- Entre tábuas e paredes, especial estacas - permitem fixar a posição.
- Para que cada prancha se encaixe perfeitamente contra a outra, elas são batidas com um martelo de borracha.
- A segunda linha começa com um tabuleiro, cujo comprimento é 2/3.
- O terceiro é de um tabuleiro igual a 1/3 do comprimento de todo o tabuleiro.
- O quarto novamente de todo o conselho.
- Em seguida, o algoritmo é repetido.
- Se houver um obstáculo na forma de um tubo no caminho da placa, você terá que fazer um furo para ele.
- As juntas são coladas e conectadas.
Dicas e nuances
Ele certamente não vai enganar, mas com as juntas tudo estará em ordem. O painel mais popular é de três camadas.
É importante preparar corretamente a fundação. Como mostra a prática, o casamento não ocorre devido a material de baixa qualidade, mas porque a fundação foi preparada incorretamente.
Ao instalar a placa, use o suporte. Ele esconde pequenos defeitos no piso, além de torná-lo mais quente e se tornar uma camada adicional de absorção de choque.
Antes de colocar uma placa de parquet em um piso quente, verifique se o produto tolera condições de temperatura. O pior de tudo é faia e bordo. A opção mais adequada é nogueira e carvalho.
Se não houver um crachá especial confirmando que o quadro é adequado para um piso quente, não tome os vendedores palavra por palavra, o material não é adequado para o tipo de trabalho apresentado.
Como você pode ver, existem várias maneiras de colocar pranchas de parquet na superfície do piso. Sujeito à tecnologia de instalação, o revestimento instalado não falhará por um longo período.
Comentários
“Todo o tempo pensei que estender uma prancha de parquet com minhas próprias mãos não funcionaria. Agora acho que se você tentar, o resultado será bastante decente. Meu marido meio que mãos onde você precisa crescer. E o parquet é muito mais bonito e agradável que o laminado. Vamos tentar!
Anna, Khabarovsk
“Qualquer especialista dirá imediatamente que é melhor escolher uma placa de parquet do que um laminado. Apesar de sua aparência ser um pouco semelhante, a placa de parquet contém muito menos aditivos químicos. Portanto, não salve, é melhor colocar imediatamente o quadro. "
Michael, Gelendzhik
“Eu costumava ter piso laminado em minha casa. Agora acho que era necessário dar preferência a um parquet. A questão é que o laminado foi colocado no chão com aquecimento. Como resultado - 2 anos e o material foi deformado. Dinheiro desperdiçado. Eu imediatamente colocava uma tábua de parquet, tais problemas dificilmente seriam. E então ele simplesmente jogou dinheiro fora.
Nikita, Krasnoyarsk
O que é uma placa de parquet, seus tipos e métodos de colocação
Parquet board - um material multicamada para acabamento do piso. Na aparência, é muito semelhante ao parquet e de espécies de madeira caras. Isso ocorre porque a camada superior é feita de espécies de madeira bonitas e até valiosas. Ao mesmo tempo, belos cortes são escolhidos. É verdade que as coleções são diferentes e sua “beleza” é diferente. Na marca das elites - é usada madeira ideal sem nós. Para as marcas rustik, pelo contrário, parte das placas é feita com uma “torção”. Eles também são enfatizados pelo processamento - pincel, use certos compostos para acabamento. Não vernizes, mas óleos e cera. Ainda existem opções intermediárias, para que você possa escolher para qualquer tipo de interior.
Os métodos para colocar o parquet dependem de sua aparência
Uma placa de parquet é montada a partir de vários tipos de madeira, que são coladas de maneira especial. A estratificação é necessária para garantir um tamanho estável e dar alta resistência ao material. A camada inferior e média são geralmente pinheiros ou outras coníferas. O castelo é feito de faia - é relativamente barato e durável. Uma camada de madeira com uma textura bonita é colada no topo. Todo este bolo é coberto com camadas de impregnação, cera ou verniz. Assim, uma placa de parquet não custa tanto quanto um pedaço de parquet, mas parece muito semelhante.
Estrutura de parquet
Existem duas variedades de tábua de chão:
- com fechaduras - para assentamento sem colagem (piso flutuante),
- se começar a 45 °, não está colado,
- se bloqueios obstruídos, você pode colar.
- sem trava - montada com colagem na base.
Recentemente, há cada vez menos coleções sem bloqueios. Com os bloqueios, é mais fácil obter um revestimento monolítico sem folgas.
Vantagens e desvantagens da placa de parquet com fechaduras
A placa de parquet do castelo é colocada sobre um substrato à prova de som. Não está preso à base com nada, mas simplesmente se espalha. Uma tábua de parquet é colocada sobre ela - apenas em cima, sem fixação. As matrizes são mantidas juntas por fechaduras. Esse modo de postura é chamado flutuante. Como ele está bem? O fato de que, se a placa estiver danificada, o piso poderá ser resolvido. Desta vez. Isso se encaixa rápida e facilmente. Estes são dois. Se você estiver interessado em colocar pranchas de parquet com suas próprias mãos pela primeira vez, tente primeiro este método de colocação.
Quais são as desvantagens do método flutuante de assentamento da tábua de chão? O fato de a resistência e a confiabilidade do revestimento dependerem da qualidade dos bloqueios. Há uma chance de que a conexão seja interrompida. O segundo ponto - os bloqueios têm uma impregnação protetora, mas é menos confiável do que a superfície frontal, coberta com 5-7 camadas de proteção. Portanto, se a umidade entrar na junta, a madeira poderá inchar.
É assim que o castelo se parece na maioria das coleções
Mas colocar uma prancha de parquet é bom porque você pode estar seguro. Colar uma junta significa perder todas as vantagens da postura flutuante. Portanto, essa não é a melhor opção, embora eles o façam. Outro método popular é usar selante. E ele não é melhor que cola. Quanto ao aperto, está tudo bem. Não deixa a água passar. Mas as matrizes acabam coladas e separar o revestimento, se necessário, é problemático e talvez impossível. Há mais um sinal de menos - o selante é espesso, portanto pode interferir na conexão normal das travas. Uma exceção são os selantes especiais para parquet e placa de parquet. Eles não são tão grossos; quando desmontados, são removidos na forma de uma tira. Mas este é precisamente um propósito especial. Eles geralmente são vendidos em salões ou lojas que vendem parquet ou papelão.
Uma solução boa e correta é untar as juntas das placas de parquet com cera para madeira. E a resistência à umidade aumentará e nada interferirá na conexão. A propósito, alguns fabricantes de governantes caros impregnam as fechaduras com cera. Mas essa não é uma composição tão cara e nem um tratamento tão difícil, e a resistência à água aumenta significativamente.
Do que boa colocação de cola
A ligação da tábua de chão à base cria um revestimento monolítico. As juntas dos fragmentos são preenchidas com cola, ou seja, elas não passam água. A umidade desse piso não é terrível (em pequenas quantidades e limpa a tempo). Outro ponto que pode ser atribuído aos méritos é que o revestimento é "duro" e não "toca" sob os pés. Essa sensação de revestimento flacidez, geralmente surgindo com um piso flutuante. E nem todo mundo gosta desse sentimento.
A principal desvantagem de colocar pranchas de parquet na cola é a incapacidade de substituir um fragmento danificado. Não importa o quanto você tente, mas algo cai no chão, derrama. Após vários casos, danos significativos permanecem. Por sorte, eles estão em um lugar muito importante e a substituição de um fragmento colado não é tão simples.
A cola é aplicada à base e uma placa de parquet é colocada nela.
O segundo menos é a falta de um substrato. Para arranha-céus, isso pode ser uma desvantagem significativa. O substrato não apenas compensa a microdureza da base, mas também é um material à prova de som. A ausência de um substrato é um nível de ruído mais alto, e é improvável que isso agrade os vizinhos. A situação é melhor se você colocar a placa de parquet em madeira compensada, e não diretamente na mesa. Sob a madeira compensada, você pode colocar o substrato ou qualquer outro material de isolamento acústico.
Preparação da fundação
Esse tipo de trabalho deve ser levado a sério, pois a qualidade de todo o trabalho posterior depende disso.
Existem dois tipos de preparação de piso:
- De acordo com a antiga mesa de cimento.
- Em pisos que requerem nova concretagem.
A mesa antiga é verificada quanto à uniformidade, qualidade e ausência de rachaduras. Se houver rachaduras, elas serão derramadas com uma solução líquida de concreto.
Além disso, as diferenças no avião são verificadas. As normas permitidas podem ser de 2 mm por 2 metros.
Se as diferenças excederem essas normas, será mais fácil nivelar a superfície usando uma mistura de autonivelamento.
Antes de iniciar este trabalho, a superfície deve ser limpa de sujeira e poeira e pintada com uma cartilha.
Após o processamento, uma mistura é derramada no chão, nivelada com um rolo de agulha. O tempo de secagem da mistura é de até 2 dias.
Nota Quando a composição do concreto seca, é necessário verificar a umidade. Para isso, é usado um higrômetro e, na sua ausência, basta apertar um pedaço de polietileno firmemente no chão e, aproximadamente, em um dia, verificar a condensação.
Colocação de parquet
Ao colocar a tábua do assoalho em uma base de concreto com suas próprias mãos, você deve seguir as seguintes instruções.
- Remova todos os móveis volumosos e itens em excesso da sala.
- Para limpar a superfície de um piso de terra, limpe a poeira.
- Trate a mesa de concreto com adesivo, que é aplicado com um rolo e aguarde que ele seque completamente.
- Prepare cola para parquet: é necessário adicionar um endurecedor à base de óleo.
- Aplique cola na área do piso com uma espátula e coloque a primeira linha da placa sobre ela.
- Depois de colocar 3 fileiras, reserve um tempo para a secagem completa.
- Colocar as tábuas de parquet o mais densamente possível uma com a outra, usando dispositivos especiais. Para que o piso do parquet tenha alta resistência, ele deve ser colocado em um "colapso", ou seja, no princípio de um tabuleiro de xadrez.
- Coloque a primeira linha a partir de uma prancha longa e, na próxima, corte mais da metade.
- Para a expansão da temperatura, a umidade ou, ao contrário, a secagem, deixam um espaço entre a parede e o parquet.
- Preencha o espaço após o trabalho com selante.
- No final do trabalho, os pisos são polidos e as rachaduras entre as placas são derramadas com uma massa especial.
- Os pisos são envernizados em três etapas. Você pode esfregar as placas com uma solução de óleo ou cera, mas o envernizamento é considerado o acabamento mais durável.
Nota Antes de iniciar o trabalho, a placa de parquet deve ser levada para uma sala com temperatura constante e deixada por cerca de 3-3 dias. Isso é feito com o objetivo de que o material tenha tempo, como deveria, para se acostumar com a temperatura na sala.
Por que preciso de uma decoração de parede com uma cartilha antes do papel de parede? Aprenda sobre isso em nosso artigo!
Underboard do assoalho: qual é o melhor?
O substrato para o laminado e o parquet é à prova de água e sua espessura depende do tipo de parquet.
Para dispor o substrato, será necessário:
- O filme é impermeabilizante.
- Material de isolamento térmico.
- Contraplacado resistente à umidade.
- Isolador de vapor hidráulico.
- Isopor.
A sequência de assentamento do substrato:
- Coloque um material de impermeabilização na betonilha, que é colocada sobreposta. Enrole o filme de impermeabilização em uma parede de até 5 cm de altura.
- Com a próxima camada após o filme, coloque o isolador de calor.
- Para que o piso tenha um bom isolamento térmico e também não solte ruídos estranhos, coloque o poliéster na superfície, prendendo-o com fita adesiva comum. Recomenda-se colocá-lo firmemente, a presença de lacunas é inaceitável.
Nota Se a base é feita de concreto, o compensado pode ser usado como substrato. Cole com cola para parquet, apertando com parafusos.
O que é mais fácil: colocar um papel laminado ou parquet?
É bastante difícil responder à pergunta sobre o que é ainda melhor na postura: laminado ou parquet. Cada material tem suas próprias qualidades positivas e, é claro, negativas.
O laminado é ruim por ser um material não natural:
- As bordas esfoliam rapidamente, isso pode acontecer mesmo durante o reparo.
- Reparar e restaurar não funcionará.
- Possui um nível excessivo de ruído e eco.
- Estático, capaz de atrair poeira para si mesmo, muito frio ao toque.
As placas laminadas e parquet são montadas de maneira flutuante, usando um sistema de trava. Esse tipo de estilo é muito fácil de fazer com suas próprias mãos.
Às vezes, uma tábua de parquet é fixada com cola. Cole-o na base de concreto.
Nota Se a placa de parquet for fixada à base de concreto com cola, após o término do trabalho, é necessário resistir ao tempo por 2 dias, para uma secagem completa.
Então, para a pergunta do que é melhor: um laminado ou parquet, é impossível responder. Todo mundo escolhe por si mesmo, de acordo com seu gosto e capacidade financeira.
Assista também ao vídeo como colocar uma placa de parquet em um piso de concreto com suas próprias mãos:
Características e tipos de piso
O parquet difere da madeira comum em sua estrutura de três camadas:
- camada superior - madeira valiosa com uma textura pronunciada. A espessura varia entre 1 e 6 mm, mas na maioria das vezes é de 3,5 a 4 mm. Para aumentar as propriedades decorativas, o material passa por tratamento térmico, branqueamento e outros procedimentos e, para protegê-lo dos efeitos negativos, é envernizado ou impregnado com compostos de cera de óleo,
- camada intermediária - ripas de pinheiro ou abeto dispostas perpendicularmente à camada frontal. Ranhuras ou juntas de trava são cortadas nas extremidades dos trilhos, dependendo da modificação da placa de parquet. A espessura desta camada é de 8 a 9 mm,
- camada inferior - folheado de madeira maciça, com espessura de até 2 mm. A direção das fibras é perpendicular à camada anterior.
Estrutura de parquet
Esse arranjo de camadas fornece ao material altas forças de flexão e compressão e aumenta a resistência a mudanças de umidade e temperatura. Os chips quase não são formados na placa de parquet e o revestimento protetor mantém uma aparência atraente por anos. A placa padrão possui os seguintes parâmetros:
- largura 120-200 mm,
- comprimento 1100-2500 mm,
- espessura 10-22 mm.
Tamanhos de uma placa de parquet
Existem várias variedades de pisos, devido ao número de matrizes na camada superior e à presença de um chanfro nas laterais.
Tabela Tipos de tábuas de parquet
Visão do Conselho | Características |
---|---|
A camada superior é um corte sólido de madeira natural. Após a colocação, o material é visualmente indistinguível de um piso de madeira maciça, o que confere ao interior uma aparência mais apresentável. Além disso, a versão de pista única é considerada a mais decorativa, devido à integridade do padrão natural. | |
A camada frontal consiste em uma dupla fileira de matrizes, o que confere ao revestimento uma semelhança externa com o parquet. O comprimento dos moldes varia em uma ampla variedade: eles podem ser sólidos ou divididos em 2 a 3 segmentos. Entre si, os dados são ligeiramente diferentes no tom e na estrutura das fibras. | |
As matrizes são dispostas em três linhas paralelas, com um deslocamento ao longo do comprimento. Há também opções em forma de árvores de Natal e tranças - um padrão clássico de parquet. Esse revestimento é o mais comum hoje em dia, porque é perfeito para qualquer tipo de ambiente. | |
A camada superior consiste em matrizes pequenas e perfeitamente ajustadas, que diferem nas tonalidades e na estrutura das fibras. O padrão de revestimento é brilhante e saturado, ideal para interiores que não são sobrecarregados com detalhes | |
A presença de um chanfro aumenta as propriedades decorativas do revestimento, dando a ele uma semelhança com o piso natural da prancha. Além disso, esses cortes nas bordas minimizam os erros cometidos durante a instalação. A largura do chanfro é de 1-3 mm |
Prós e contras do material
Apesar da abundância de pisos baratos e confiáveis, a demanda por pranchas de parquet permanece estável. Essa popularidade é explicada pela presença de vantagens significativas do material:
- o revestimento é durável e tem uma longa vida útil, é resistente ao desgaste, pode ser restaurado,
- não há necessidade de envernizamento, retificação ou pintura após a conclusão da instalação,
- graças ao sistema de travamento, se necessário, o revestimento pode ser desmontado e recolocado, sem comprometer o desempenho
- instalação não requer equipamento especial e não leva muito tempo,
- o piso do parquet parece impressionante e é adequado para diferentes estilos de interiores.
Piso em parquet no interior do quarto
O piso em parquet é muito forte e durável.
Parquet não precisa ser pintado
O parquet pode ser desmontado, transportado e montado novamente.
Instalação de piso não leva muito tempo
Essa cobertura também tem desvantagens, embora não existam muitas:
- falta da possibilidade de um estilo encaracolado,
- preço relativamente alto
- a necessidade de uma preparação completa do projeto de fundação.
O parquet não se aplica ao piso econômico
Método de cola
Colocar o revestimento na cola requer uma base perfeitamente uniforme e seca. Se houver reentrâncias ou tubérculos no piso áspero, isso resultará no apagamento irregular da camada de acabamento, no aparecimento de rachaduras e deformações. Restaurar esse piso também é mais difícil, pois nas áreas salientes durante a raspagem, mais material é removido do que o necessário, nos recessos não é removido de todo. E a presença de umidade sob o piso contribui para o descascamento parcial do revestimento, o aparecimento de fungos, inchaço e inchaço. Para eliminar esses riscos, a placa de parquet não é colada à própria mesa, mas a um substrato de compensado ou aglomerado. Deve haver impermeabilização sob o substrato; além disso, é possível colocar material de isolamento acústico - cortiça, polietileno espumado e outros.
Colocar parquet na cola
Este método é usado cada vez menos, pois possui mais desvantagens do que vantagens. Em primeiro lugar, os custos aumentam: além da placa de parquet e da impermeabilização, é necessário comprar material de substrato, fixadores e cola especial para parquet, cujo custo é bastante alto. Em segundo lugar, é necessário mais tempo para a colocação, pois é necessário cortar e encaixar o compensado, corrigi-lo corretamente e aplicar cola. Você não pode andar no chão até que a cola esteja completamente seca. Além disso, será mais difícil substituir as áreas danificadas acidentalmente e o piso desmontado não é adequado para reutilização.
Deitado parquet na cola
Maneira de flutuação
A colocação do revestimento é realizada sem fixar a placa de parquet na base áspera. Entre si, as lamelas são conectadas usando um sistema de pente de ranhura ou uma conexão especial do castelo. Um pequeno espaço deve ser deixado ao redor do perímetro da sala, evitando a deformação do piso durante a expansão térmica. Entre o revestimento e a base, há uma camada de impermeabilização, materiais absorventes de som também podem ser empilhados.
Este método é considerado o mais conveniente e rápido, portanto, é usado pela maioria dos mestres e também é ideal para quem ainda não possui experiência em construção. Sujeito à tecnologia de instalação, o revestimento tolera perfeitamente mudanças nas condições de umidade e temperatura, o que significa que o risco de deformações é reduzido a zero. Se as lamelas individuais estiverem danificadas, substituí-las não será difícil, o principal é escolher as placas corretas de acordo com o tom e o padrão. A desmontagem completa do revestimento também não requer muito esforço, além disso, o material pode ser reutilizado.
Flooring flooring
Deitado com prendedores
A fixação de uma placa de parquet com pregos ou parafusos autorroscantes pode ser usada no caso de colocar o revestimento em toras ou em uma base sólida de madeira, e não na mesa. Ripas com uma espessura de pelo menos 20 mm são adequadas para isso, pois as placas finas podem ser facilmente danificadas. Os troncos são dispostos em incrementos não superiores a 60 cm e estritamente no mesmo plano, pois mesmo pequenas diferenças de altura causam rangidos ao caminhar. O espaço sob o piso deve ser bem ventilado para evitar condensação e umidade.
Ao assentar, as lamelas são posicionadas de modo que suas extremidades se encontrem apenas nos lags. Os pregos são enfiados nas ranhuras em ângulo, e os chapéus são aprofundados com um ducha para que os fixadores não interfiram na adjacência apertada das pranchas adjacentes. Tais fixadores fornecem a força necessária da conexão, mas complicam a substituição subsequente dos elementos durante o reparo. Se houver necessidade de desmontagem completa, a reutilização do revestimento não funcionará devido a bordas danificadas.
Fixando a prancha com pregos
Para a fixação de pranchas de parquet individuais, são utilizados pregos, cujo comprimento é de 40 mm e a espessura é de 1,6 - 1,8 mm
Fase preparatória
Comece avaliando a condição do piso áspero. Sua superfície deve ser lisa, seca, sem defeitos. Para não causar danos menores, a base deve primeiro ser limpa de detritos e poeira. Verifique o nível da mesa e, se necessário, nivele o piso com uma mistura de nivelamento. Se uma nova mesa for derramada, é impossível começar a assentar até que a base esteja completamente seca.
No processo de postura, você precisará de:
- primer para concreto,
- madeira compensada resistente à umidade,
- tábua de parquet
- fita métrica e lápis
- serra circular ou serra de vaivém,
- broca
- passador de unhas
- adesivo para parquet de um componente
- espátula dentada,
- um martelo.
Os materiais devem ser retirados com uma pequena margem; portanto, pré-calcule a quantidade necessária medindo a área do piso. Como regra, o corte leva de 5 a 10% da quantidade total de piso, dependendo da experiência do mestre e das opções de instalação.
Dica. A placa de parquet deve ser levada antecipadamente para a sala onde a instalação será realizada e deixar pelo menos um dia. Nesse caso, a temperatura na sala deve estar entre 18 e 25 graus e a umidade não deve exceder 60%.
Revestimento
Etapa 1 A mesa limpa do pó é tratada com um primer. Se a composição for absorvida rapidamente, é recomendável aplicar o solo em duas camadas, de acordo com o tempo especificado nas instruções para a secagem entre camadas.
Primer deve ser aplicado no chão
Etapa 2 A madeira compensada é colocada sobre um piso seco e marca os locais dos cortes. As folhas de substrato devem ser escalonadas, enquanto entre elas é necessário deixar espaços com uma largura de 3-5 mm para compensar a expansão térmica. Ao redor do perímetro da sala, deixe um espaço de 10 a 15 mm de largura.
Corte e colocação de madeira compensada
Etapa 3 Usando uma serra circular, o compensado é cortado e as seções são limpas de lascas e poeira. A cola é diluída e aplicada sobre uma base de concreto, onde estará a primeira folha. A cola é bastante grossa, portanto precisa ser distribuída na superfície com uma espátula. Coloque o compensado, nivele-o e pressione-o suavemente com as mãos. Todas as outras folhas são coladas da mesma maneira.
Deixe espaços entre as folhas
Etapa 4 Para uma fixação mais confiável, o compensado deve ser preso à base com pregos de cavilha. Para fazer isso, em cada folha, os furos são feitos nos cantos e no meio dos lados, partindo da borda de 30 a 40 mm. Insira buchas nos orifícios e prendedores de martelo com um martelo.
Furos para cavilhas
Tampão de martelo
Parafusos autorroscantes podem ser parafusados ou martelados
Etapa 5 Após a fixação do substrato, a superfície é limpa de poeira e começa a marcar o piso. Empilhe a primeira linha da parede, prendendo as tábuas sem cola usando juntas de travamento. Na última lamela consecutiva, eles descrevem uma linha de corte e cortam o excesso. Tendo colocado completamente a primeira linha, com um lápis delineie sua borda no substrato e remova as tábuas.
Linhas de corte de contorno
Parquet board cut
Marcando as bordas no substrato
Etapa 6 Pegue uma nova porção de cola e aplique-a com uma espátula na área designada. Distribua em uma camada uniforme em toda a superfície, sem ultrapassar os limites da marcação. Coloque as tábuas da primeira fila, ajustando-as cuidadosamente pelas extremidades e deixando um espaço entre a parede e o revestimento de pelo menos 10 mm.
Para a colocação, é usada cola de silicone de um componente.
Etapa 7 A segunda linha deve ser fixada com costuras de extremidade deslocadas pela metade do comprimento da lamela. Depois de cortar adequadamente o material, cubra delicadamente o substrato com cola e comece a colocar. Para fazer isso, pegue a prancha com as duas mãos nas bordas, coloque-a em ângulo com a prancha da primeira linha, levando o pente em uma ranhura por todo o comprimento, abaixe-o e bata-o levemente para que a lamela se encaixe no lugar. Todo o resto é colocado da mesma maneira.
Colocação de parquet
Instalação de tábuas de parquet
Empilhamento de placas subsequentes
As placas são compactadas com
O adesivo não deve secar.
As juntas das extremidades das linhas não devem coincidir
Etapa 8 Ao colocar o revestimento próximo ao limiar, em torno de saliências e em nichos, em pranchas, são feitos recortes da forma correspondente, deixando necessariamente uma lacuna tecnológica em torno do perímetro. Para garantir que a folga seja a mesma em todo o comprimento, é recomendável inserir calços de 10 mm de espessura entre a parede e a placa de parquet.
Colocando o parquet perto da borda
Mantenha o afastamento tecnológico
Deitado parquet perto do limiar
Dica. Na ausência de experiência em tal trabalho, é necessário controlar o tempo das placas de montagem para que a camada adesiva não tenha tempo para secar. Se a sala for longa, pela primeira vez é melhor aplicar cola a meia linha.
Etapa 9 A última linha geralmente precisa ser cortada em largura. Aqui, da mesma maneira, uma placa é aplicada à superfície, uma linha de corte é desenhada com um lápis e o excesso é removido. Depois de concluir o trabalho, deixe a sala por 8 a 10 horas, para que a cola endureça e fixe o piso com segurança.
Você pode andar no chão em 8 a 10 horas
Revestimento de piso imediatamente após a instalação
Após o tempo especificado, remova as cunhas espaçadoras e feche as folgas com rodapés. É fácil cuidar desse piso, o principal é evitar a umidade excessiva. Na limpeza com água, o pano deve ser torcido bem para que as poças não se acumulem no chão. Líquidos derramados acidentalmente devem ser limpos imediatamente, evitando que a umidade entre nas juntas entre as placas.
Na mesa
Você pode colocar a placa de parquet na mesa com o método flutuante. Ou seja, esta é uma opção com bloqueios. Se a mesa for lisa e lixada, após a cartilha, você poderá colocá-la na cola.
Se a base é uma laje de concreto, geralmente é nivelada usando misturas de nivelamento. Eles são selecionados dependendo dos desvios. Por favor, note que antes de colocar a placa de parquet, a mesa deve durar pelo menos 30 dias. Se forem utilizados compostos autonivelantes de nivelamento, eles indicam quando você pode colocar o revestimento de acabamento. Certifique-se de seguir os prazos. Ao colocar em uma base úmida, a madeira inchará, o que afetará a aparência. E não o fato de que ele retornará após a secagem. E este não é um caso de garantia.
A colocação diagonal de uma placa de parquet requer uma grande oferta de material
Além disso, na tecnologia de colocar a placa de parquet na mesa, é prescrita a necessidade de colocar a barreira de vapor. O material mais barato para essa camada é um filme plástico com uma densidade de 200 g / m2². É colocado na base em duas camadas (como é vendido com uma luva, é colocado sem corte). Se houver vários painéis, eles são dispostos com a aproximação um do outro de 15 a 20 cm.A conexão dos painéis é colada com fita dupla face. As bordas do filme são conduzidas às paredes, onde também são coladas às paredes com fita dupla face ou uma fita de fixação especial. Tudo deve ser colado com segurança. É necessário cortar o caminho de um casal, mas para isso devemos tentar.
Tudo isso é verdadeiro e correto, mas a barreira de vapor é necessária apenas quando a mesa pode ter alta umidade. Se a instalação da placa de parquet for realizada no segundo andar de uma casa particular, em um apartamento alto acima do 1º andar, e abaixo de você, há uma sala de estar seca, não é necessária barreira contra vapor. Existe uma banheira, um banheiro, uma cozinha, um porão no seu quarto? É necessária barreira contra vapor.Se as salas de estar forem mais baixas, coloque o substrato imediatamente na base, não no parquet. Nesse caso, a barreira de vapor é simplesmente supérflua.
A tecnologia de assentamento da tábua de chão na mesa oferece barreira ao vapor e substrato
Colocar a tábua de chão de maneira flutuante fornece um substrato. Este é um material solto que é uma barreira de vapor e melhora a absorção do som. Geralmente eles tentam pegar uma rolha técnica prensada ou materiais com base nela. Como opção econômica, você pode usar o substrato sob o laminado.
Em madeira compensada
É possível nivelar o piso sob a placa de parquet com madeira compensada. É bastante rígido e uniforme. Sua espessura não é inferior a 8 mm (mais possível), é melhor tomar resistente à umidade. Se a madeira compensada for colocada sobre uma base rígida, as folhas serão colocadas inteiras. Colocar as folhas não deve de ponta a ponta, mas observando a lacuna tecnológica - 5-7 mm. Ao estender o compensado, verifique se as juntas das linhas não coincidem. Ou seja, coloque a segunda fila com um deslocamento de pelo menos 50 cm em relação às costuras da primeira fila.
A madeira compensada é colocada com costuras deslocadas.
Ao colocar em uma base instável - em defasagens, em piso irregular - o compensado é colocado em duas camadas. As costuras da camada superior não devem coincidir com as costuras do fundo. Eles podem ser presos com parafusos autorroscantes, mas também usam cola.
Na camada superior, as folhas de madeira compensada são melhor cortadas em fragmentos menores. Geralmente eles são divididos em quatro partes. Esses lençóis pequenos também devem ser presos com relação às folgas e curativos (incompatibilidade) das costuras. Este método - em pequenas folhas, reduz as costuras. Isso reduz a probabilidade de estresse significativo, o que pode levar a rachaduras no piso. Bem e mais. Ao fazer o layout, eles tentam colocar pranchas de parquet para que as costuras não coincidam com as do substrato de compensado. E se eles estiverem próximos, pelo menos a uma distância de 5 cm Para não colocar a costura na costura, o compensado é desenrolado.
- Com a colocação direta da tábua de chão, o compensado é colocado na diagonal.
- Com um padrão diagonal - o compensado é colocado ao longo das paredes.
Esta técnica é usada na montagem de parquet. Lá ele é necessário. Mas se a tábua de chão tiver um formato pequeno e a meia base não for muito estável, isso também não será prejudicial. Embora o tempo de instalação demore mais.
Posso nivelar o piso com madeira compensada para colocar o parquet do castelo? Você pode. Só não precisa cortar os lençóis. E o que não importa como alinhar com a instalação flutuante da tábua de chão? Se ao menos a base estivesse plana e seca.
Parquet board o que é isso
Parquet board como um tipo de piso apareceu no início dos anos 40 do século passado. Foi criado como um substituto barato e prático para pisos de parquet caros e exigentes, exigentes nas habilidades dos mestres. Atualmente, ela está passando por um renascimento. A principal razão para isso é a segurança ambiental absoluta, porque o revestimento é feito exclusivamente de madeira natural.
Externamente, uma placa de parquet parece um laminado familiar, mas difere dela em sua estrutura interna. Se você observar em uma seção, poderá ver três camadas de tábuas de diferentes espessuras, cuja direção das fibras de cada uma delas é perpendicular à anterior. Esse projeto fornece resistência e confiabilidade do material.
Camada superior
A camada superior (frontal) cria principalmente um padrão de piso. As lamelas das quais são montadas são selecionadas de acordo com o desenho, a tonalidade e a textura, e as placas são selecionadas sem defeitos e danos. Algumas variedades de tábuas são cobertas com folheado de espécies valiosas. De certa forma, essa é uma peça de mercadoria que permite criar um piso exclusivo e luxuoso, sem investimentos especiais.
Além de sua função exclusivamente decorativa, a superfície é caracterizada pela resistência à abrasão e à pressão constante. É por isso que a bola superior é feita de madeira de lei, a espessura da camada atinge 4 mm ou mais.
Uma vantagem adicional do material é que ele está completamente pronto para instalação e operação. A frente é polida de fábrica, impregnada com compostos de proteção e envernizada. Tudo o que é necessário do consumidor é preparar o piso áspero e colocar a tampa corretamente.
Camada intermediária
A tarefa da camada do meio é distribuir uniformemente a carga. O melhor material para isso é a madeira de coníferas. As fibras longitudinais dão resistência ao material à flexão, o que garante a durabilidade e a confiabilidade do revestimento como um todo.
A camada do meio é coletada de tábuas com uma espessura de cerca de 7 mm. A largura de cada um deles é de até 30 mm, a bolsa é montada em cola. Entre outras coisas, a camada intermediária é formada pelos elementos de conexão, graças aos quais a instalação da placa de parquet será realizada.
Vantagens e desvantagens
Não há material perfeito, o parquet não é exceção. Se você deseja colocar este revestimento, familiarize-se com suas principais vantagens e desvantagens.
Você precisa começar com as vantagens óbvias:
- limpeza ambiental absoluta
- o quadro habilmente colocado é comparável ao parquet em aparência e características,
- o quadro é muito mais barato que o parquet,
- apenas adequado, sem experiência e conhecimento necessário
- permite a possibilidade de substituir o piso sem desmontá-lo completamente,
- não requer tratamento de superfície subsequente, limpeza, envernizamento,
- à venda uma ampla gama de texturas e cores.
Com bom atendimento, a vida útil do revestimento é de 20 a 30 anos. Isso pode ser atribuído a desvantagens, porque o mesmo piso durará muito mais tempo. É verdade que as vantagens óbvias superam essa falha condicional. Além de tudo, você pode colocar um parquet com suas próprias mãos, mas para um parquet você definitivamente precisa convidar especialistas.
Preparação do subpiso
A placa de parquet não é muito exigente com o material base. Pode igualmente ser aplicado sobre uma mesa alinhada, sobre uma base de madeira ou contraplacado; além disso, com a sua ajuda, você pode atualizar o piso antigo a partir de azulejos. A única condição é que a base seja confiável e necessariamente uniforme.
De qualquer forma, antes de colocar os ladrilhos, é necessário executar uma série de trabalhos preparatórios. Primeiro, você deve visualmente e usar um nível de construção simples para avaliar a qualidade do piso. Identifique áreas problemáticas, tome medidas para nivelar a superfície. As colinas são suavizadas, as rachaduras são expandidas e seladas com argamassa de concreto e os recessos são derramados com ela.
Preste atenção! Esse reparo de "remendo" é possível apenas se a superfície estiver próxima do ideal e a diferença de altura não exceder 2 a 2,5 mm por metro quadrado. Caso contrário, você deve pensar em criar um novo piso irregular.
A maneira mais fácil é preparar a base para o parquet usando compostos autonivelantes. É fácil trabalhar com eles, basta dissolver a mistura em água, seguindo as instruções e despejar a solução em uma camada uniforme, é claro, sem esquecer a impermeabilização.
Você também pode considerar o uso de material de chapa à base de madeira. Para isso, o compensado multicamada, o aglomerado ou as folhas OSB são excelentes. Com a ajuda desse material, você pode criar um novo piso nos troncos ou consertar o antigo, bastante durável, mas com uma grande diferença de altura.
O piso de concreto deve ser preparado, deixe o primer secar. Entre a base e a placa é necessário colocar um substrato. O melhor material para esses fins é a cortiça. Suavizará a possível irregularidade da base, ajudará a economizar calor na casa e a proteger de vizinhos barulhentos.
Preparando-se para pavimentar
A tecnologia de assentamento da tábua de chão não é particularmente difícil, até mesmo um mestre iniciante pode lidar com esse negócio, mas, em qualquer caso, é mais fácil trabalhar com um assistente. E, no entanto, antes de começar a trabalhar, vale a pena preparar uma ferramenta. Você precisará de:
- serra manual ou elétrica,
- martelo de borracha
- regra de nível e plástico
- espátulas (planas e serrilhadas),
- fita métrica, quadrado, lápis,
- chave de fenda
- suporte para puxar linhas.
Além da ferramenta, você precisa preparar a própria sala. Será útil caminhar novamente pelo chão com um aspirador de pó, prestar atenção especial aos cantos, uma pedra aleatória pode arruinar todo o trabalho.
Métodos para instalar uma placa de parquet
Assim que a ferramenta estiver montada e a frente do trabalho estiver preparada, você poderá prosseguir diretamente para a instalação. Vale ressaltar que existem três formas principais de postura:
- flutuante
- montagem adesiva
- usando parafusos adicionais.
De acordo com o método de assentamento, os métodos longitudinal e diagonal são diferenciados. Quando assentadas longitudinalmente, as tábuas são colocadas paralelamente à parede, movendo-se na direção da porta, no segundo caso, na diagonal a partir de um dos cantos. O método longitudinal é mais simples, não resta tanto desperdício no processo, mas o diagonal parece mais espetacular.
Estilo flutuante
A peculiaridade da postura flutuante é que as tábuas não estão presas ao chão. A rigidez e a imobilidade do revestimento são alcançadas somente através de juntas de travamento confiáveis. É daí que surgem todos os prós e contras de uma configuração semelhante:
- apenas empilhe
- fácil de corrigir erros cometidos durante o trabalho,
- é fácil substituir várias placas danificadas,
- é possível desmontar o chão e literalmente movê-lo para outra sala,
- o revestimento é imune a mudanças de umidade e temperatura,
- economizando na composição da cola.
Como desvantagens, vale ressaltar a necessidade de um nivelamento cuidadoso do piso irregular, a restrição de área superficial, esse método não deve ser utilizado se a sala tiver mais de 50 metros quadrados. Além disso, você não pode colocar a prancha dessa maneira em uma sala onde é assumida uma carga alta no chão.
Uma instrução passo a passo para a execução do trabalho é a seguinte.
- Primeiro, coloque o quadro ao longo da parede mais longa da sala, da esquerda para a direita. Parte do castelo é cortada do tabuleiro, que fica de frente para a parede. Eles colecionam uma fila completa, cortam a prancha extrema no lugar.
- O revestimento deve retroceder das paredes em 10 a 15 mm, para conseguir isso, use calços espaçadores. Muitos recomendam que, antes da instalação, três fileiras sejam completamente montadas, depois que as cunhas forem colocadas e a trama acabada for puxada com um suporte, colocando-a na posição correta. As placas de cada linha subseqüente são empilhadas com um turno, se necessário, escolhendo um padrão.
- Seqüencialmente, colete as linhas a seguir, se necessário, o pano é nocauteado com movimentos leves de um martelo de borracha. O mais difícil de colocar a linha extrema. Cada placa precisa ser ajustada com precisão na largura, embora seja importante não esquecer de deixar um espaço ao redor da borda para compensar a expansão térmica.
Assim que o revestimento é completamente assentado, as cunhas são removidas, os rodapés e as soleiras das portas são montadas. É aconselhável ligar o aquecimento do piso ou qualquer outro dispositivo de aquecimento para aumentar a temperatura na sala e a placa se sentou.
Montagem de cola
A essência deste método está refletida em seu nome - a placa de parquet é colada à base usando adesivos especiais. Esse método consome mais tempo, mas possui várias vantagens significativas:
- não há restrição sobre a área e o objetivo da sala,
- o revestimento é resistente ao estresse,
- pode ser usado em conjunto com um aquecimento de piso de água.
Mas esta é uma instalação demorada e, no futuro, será problemático corrigir os erros cometidos e substituir a área danificada. O piso custará mais devido à necessidade de comprar cola. Antes do início da operação, você terá que esperar até a cola endurecer.
Vale a pena notar que você precisa comprar a cola certa, cuja composição é adequada para o painel específico selecionado. Além disso, você precisa trabalhar com muito cuidado para evitar que a cola fique na parte frontal do revestimento.
Como no primeiro caso, a postura é realizada ao longo da parede mais longa. Antes de aplicar a cola, o quadro é disposto, o último é cortado, de modo a obter uma linha completa.
Uma camada adesiva é aplicada na superfície preparada com uma largura de 80 a 100 mm maior que a largura da placa. A cola é distribuída uniformemente sobre a área usando uma espátula dentada.
As cunhas espaçadoras são colocadas entre a primeira linha e a parede. Eles colocam as placas, devem ser unidos imediatamente usando juntas de trava. Cada prancha empilhada é pressionada para uma melhor aderência. Depois de assentar a linha inteira, ela deve ser fixada adicionalmente com parafusos autorroscantes. Eles estão aparafusados em ângulo nas ranhuras do castelo.
A operação é repetida. Aplique cola, coloque a próxima linha com um deslocamento de metade ou um terço do comprimento. Primeiro, eles conectam as extremidades das placas adjacentes e depois são anexados à linha anterior. Se uma lacuna se formar, você deve se livrar imediatamente dela, mover a linha usando um bloco de madeira e um martelo.
O revestimento final é deixado por vários dias até a cola secar completamente. Depois disso, o rodapé e as soleiras são montadas. Será útil tratar o chão com uma composição especial que preencha as articulações, crie uma superfície perfeitamente lisa.
Instalação usando hardware adicional
A terceira opção é ideal para criar um piso em uma base de madeira. Podem ser troncos, base de madeira compensada ou OSB, tábuas velhas. Uma característica do método é que cada placa é conectada à base usando parafusos ou grampos.
O piso ideal criado usando esse método vê a construção nos atrasos. As vantagens dessa abordagem são óbvias - no espaço entre as vigas, você pode colocar materiais com isolamento térmico ou com isolamento acústico.
A placa de parquet pode ser colocada diretamente nos troncos; nesse caso, você precisa escolher um material espesso (não inferior a 22 mm). Os toros devem ficar a uma curta distância um do outro (menos de 0,5 m). A placa é montada sobre o atraso, as juntas devem estar localizadas no meio do atraso.
Existe outra maneira de criar um piso nos logs, pois isso requer mais tempo, mas ajudará a economizar material. Uma vantagem adicional pode ser considerada o fato de que os proprietários não se limitam ao estilo longitudinal simples; você pode empilhar a placa na diagonal, criando padrões complexos, por exemplo, uma espinha de peixe. Nesse caso, as placas de contraplacado com uma espessura total de cerca de 20 mm são fixadas diretamente nas toras, e já nela uma placa de parquet. Isso simplifica bastante o trabalho de colocação e remove a limitação na espessura da placa.
O parquet é uma boa opção para um piso bonito e prático. O quadro é perfeito para um apartamento elegante e uma casa de campo. É fácil trabalhar com ele, sua instalação não requer equipamentos e habilidades especiais, mesmo um iniciante irá lidar com isso. A tábua de parquet não é tão cara, mas as espátulas são dispostas, de modo algum cederá ao parquet nobre.
Instruções passo a passo flutuantes
Como já mencionado, a principal condição para a colocação de qualidade de uma placa de parquet é uma base uniforme. Uma barreira de vapor é colocada sobre ele (se necessário) e sobre ele há um substrato. O substrato não está preso ao chão, mas simplesmente rolado de uma parede para outra. Não vale a pena espalhar todo o substrato imediatamente: é melhor não andar sobre ele. Quando colocar a tampa na primeira tira, desenrole a segunda, prenda-a e continue colocando.
Não esqueça que o piso não deve encostar nas paredes. É deixado um espaço de compensação de 1 cm entre ele e a parede, em torno do perímetro da sala. Para manter essa distância, use calços ou apenas pedaços de material com 1 cm de espessura.Depois de colocar a tampa, as juntas são removidas e a folga é fechada por um rodapé.
Existem mais algumas regras a seguir. O primeiro. Antes de iniciar a postura, é necessário que o material fique envelhecido na sala por vários dias (pelo menos dois). Durante esse período, ele aceitará a umidade e a temperatura "funcionais". Se você deitar imediatamente a placa de parquet, poderão aparecer rachaduras. O segundo Colocar o parquet começa com a limpeza da base. Retire o lixo, aspire. Se for uma mesa, certifique-se de que não espane. Se o pó subir, é necessário um primário. Melhor em duas camadas.Após a secagem, você pode prosseguir com o trabalho real.
Como cortar uma tábua de parquet
Idealmente, para cortar uma placa de parquet, é necessária uma serra de esquadria. Em seguida, as fatias serão uniformes e o processo levará muito pouco tempo. Se não existe tal ferramenta no arsenal, tudo o que pode cortar madeira é adequado:
- Serra com uma tela em madeira.
- Quebra-cabeças.
- Serra de vaivém normal.
Se você é o dono da rebarbadora, poderá usá-la. Mas as fatias feitas por todas essas ferramentas serão imperfeitas. Eles não são adequados para encaixe. Apenas para cortar o último em uma fileira de tábuas.
Como começar a colocar e como unir lamelas
Em geral, a colocação de uma placa de parquet é muito semelhante à colocação de um laminado. O sistema de bloqueio é quase idêntico. A diferença é que colocar a primeira linha da placa de parquet com uma ranhura na paredee um espigão no meio da sala. Isso mesmo. E bata quando o rally estiver no fundo. Para o terceiro que está no fundo. Porque Porque definitivamente não danifique a camada decorativa e não se lembre do castelo. Se houver vestígios na parte inferior, isso não é assustador, mas os entalhes na camada superior serão visíveis. Como você sabe, um sulco danificado será um problema para o encaixe normal.
Ao unir uma placa de parquet, aplicamos forças na camada mais baixa
Os bloqueios podem ter formas diferentes, mas sempre tente colocá-lo na camada inferior. Para isso, os fabricantes oferecem kits de instalação. Há uma barra com os parâmetros necessários, mas você pode criar uma a partir de um pedaço de um quadro comum. É verdade que esta peça terá que ser finalizada. Um comprimento de cerca de 20 cm é obtido e um quarto é selecionado. É necessário um quarto com parâmetros especiais.
- O recesso deve ser maior que a fechadura.
- A espessura da saliência deve ficar embaixo do espigão e encostar na parte inferior do quadro.
Um pedaço de papelão também é adequado, mas durante a operação precisará ser implantado no outro lado. Na espessura, ele se encaixa, e o terço superior, se houver, é melhor cortar / quebrar, deixando apenas a parte inferior. Confortável o suficiente, mas não tão durável.
Então, a colocação da tábua do assoalho começou. O primeiro passo foi dado. O que você precisa lembrar são duas regras:
- A primeira placa é colocada no canto direito, com uma ranhura na parede.
- O espaço entre a parede e o quadro é definido por cunhas.
Posso começar do outro lado? Você pode. Mas não é tão conveniente e leva mais tempo. Comece a colocar tábuas de parquet algumas vezes no meio da sala. Isto é, se você precisar deitar em dois quartos sem junção. Em seguida, uma parte é colocada com um espigão, a outra com um sulco para a frente. É mais difícil e mais longo, mas pode ser feio na transição caso contrário.
Você pode começar do meio
Estilo contínuo
Em geral, para que o piso seja durável, a segunda linha começa com uma placa aparada. Para cada coleção, o valor de corte é recomendado pelo fabricante. A regra geral é que as juntas devem ser espaçadas a pelo menos 30 cm. Algumas coleções - com uma placa mais larga - devem estar a 50 cm. Em geral, examinamos as recomendações dos fabricantes, mas é necessário iniciar a segunda linha com um item aparado.
Os bloqueios de tábuas de parquet de diferentes fabricantes podem variar bastante; portanto, as instruções de instalação com fotos ou fotografias geralmente são colocadas em cada embalagem. Mas as regras gerais para colocar a tábua do assoalho permanecem aproximadamente da seguinte maneira:
- A primeira linha é colocada ao longo da parede direita. Apenas lados curtos são unidos a ele. Não é difícil. Trazemos a segunda placa em um ângulo de cerca de 45 graus, combinamos a trava, abaixamos o fragmento até o chão. Com um clique, ele se encaixa no lugar. Para que os fragmentos se juntem o mais firmemente possível, você precisa tocar um pouco na extremidade livre.
Você pode primeiro montar ao longo do lado longo e depois trancar a trava na extremidade
Existem modelos de travas (Quick Step, por exemplo), nas quais é mais fácil conectar primeiro o lado comprido e, em seguida, mover a placa e conectar a extremidade. Outros, pelo contrário, facilitam a montagem completa da lamela encaixando as extremidades e, em um movimento, conecte-a ao já colocado lado a lado. Então, existem vários técnicos.
Para que as juntas entre as linhas fiquem o mais apertadas possível, após a colocação de cada linha, ela é ajustada usando uma barra. Eles tocam em cada placa, verificando a conexão não apenas visualmente, mas também pelo toque. Em algumas coleções, devido à textura, as lacunas durante a instalação são invisíveis. Mas então, durante a operação, eles aparecem. Observe que nem todos os tipos de bloqueios requerem batidas. Se a conexão continuar com um estrondo, não há lacunas, você pode ficar sem uma barra.
Última linha
A última linha da sala requer o corte do fragmento em comprimento. Como as salas raramente têm geometria perfeita, é necessário aparar cada tábua em uma fileira separadamente. Ao mesmo tempo, lembramos sobre a lacuna tecnológica.
Conexão extrema da placa do parquet
Aparar, mas como encaixar bem as tábuas da última linha? Existe uma placa especial na forma da letra Z. É também chamada de "acabamento". Em uma extremidade, eles a pegam na borda do tabuleiro; na segunda, martelam com um martelo. A barra está pressionada.
Como você pode ver, colocar a tábua do piso de maneira flutuante não é muito complicado. Se houver pouca experiência com o laminado, será mais fácil. Não? E isso não é um problema. É bem possível lidar de forma independente e sem experiência.
Características de aplicação de cola
Cola, é claro, é necessária para o parquet. É aplicado imediatamente antes de colocar o tabuleiro. Aplique uma camada fina sob o pente. O tamanho do dente é indicado nas recomendações, mas geralmente é de 3-4 mm. A base pode ser betonilha ou compensado. Pode haver outros materiais em folha se você achar que eles são melhores.
As instruções para colocar a placa de parquet na cola são semelhantes; somente após a montagem da linha, a base precisa ser manchada com cola e colocar o revestimento
A tecnologia para colocar a tábua do piso permanece a mesma. Somente a princípio toda a linha é montada, se você precisar aparar em algum lugar (colunas, bordas), isso é feito "seco". Somente então a cola é aplicada à base - exatamente através da largura da placa - e um fragmento é colocado. As placas empilhadas e montadas são pressionadas com uma carga. É aconselhável pressionar cada linha - isso garantirá que o parquet seja colado firmemente. Após o tempo definido, a carga pode ser removida. O trabalho durante a secagem da cola não pode ser interrompido. A carga está nas placas empilhadas e não interfere no processo.
Agora, colocar a tábua do chão com as próprias mãos na cola não será um problema.