Sexo

Como isolar o chão de uma casa particular de madeira: métodos e materiais

Pisos de madeira com mais freqüência do que outros, especialmente recentemente, são adequados para a construção de casas particulares suburbanas, casas de campo. Os pisos são construídos em vigas de madeira e em pisos de concreto armado.

A condutividade térmica da madeira é muito menor do que a de pedra ou concreto, o que a torna mais quente ao toque. No entanto, é frequentemente necessário o isolamento de um piso de madeira, especialmente nos pisos térreos dos edifícios.

Tipos de pisos de madeira

O método de isolamento depende em grande parte do design do piso de madeira. Três tipos podem ser distinguidos:

Os pisos de tábuas são feitos por tábuas de toras - blocos de madeira montados a uma certa distância. Tais projetos são geralmente feitos em casas de madeira. Os pisos de tábuas podem formar imediatamente o acabamento superior e podem servir de base para outros materiais decorativos. No segundo caso, esses pisos são chamados de pisos pretos.

Para que as tábuas nos intervalos entre as defasagens não se dobrem com o peso das pessoas ou de qualquer objeto que esteja no chão, elas são conectadas umas às outras durante a postura. Para fazer isso, as placas são ranhuradas, criando uma ranhura em uma borda e um pico na outra. Ao instalar o piso, as tábuas se juntam, os espigões entram nas ranhuras, formando um enorme escudo de madeira sobre os troncos.

Os pisos de madeira compensada são usados ​​principalmente como pisos irregulares. A madeira compensada também é colocada em atrasos e fixada. Qualquer revestimento pode ser montado em cima do compensado: linóleo, parquet, laminado.

Os pisos em parquet são um conjunto de matrizes feitas de madeira de lei, dispostas em uma ordem especial, formando um ornamento decorativo. O parquet pode ser colocado sobre um piso de madeira áspero e sobre um piso de concreto.

Dependendo do tipo de piso, os métodos de isolamento variam. Para escolher o caminho certo, é necessário considerar o objetivo do edifício - este é um edifício residencial ou uma residência de verão. Muito também depende das estruturas de suporte, os métodos de isolamento em casas de madeira, tijolo ou concreto aerado podem variar. Também é necessário levar em consideração a presença ou ausência de um porão embaixo do piso.

Materiais

Existem várias maneiras de proteger o interior da casa do frio, mas primeiro você precisa isolar o piso e o telhado, pois é através desses elementos estruturais que ocorre a principal perda de calor. Somente quando essas estruturas são qualitativamente protegidas do frio, faz sentido aquecer uma casa de madeira por dentro ou por fora.

É aconselhável aquecer os pisos do segundo e dos andares subseqüentes, se estiverem dispostos em pisos de concreto.

Para isolamento, use vários materiais com baixo coeficiente de condutividade térmica:

  • poliestireno ou espuma,
  • espuma de poliuretano
  • lã mineral ou de vidro,
  • penofol
  • serragem.

Cada um deles tem suas próprias vantagens e, na maioria dos casos, a escolha depende da disponibilidade de um material específico e das preferências pessoais do proprietário. A espessura do isolador térmico depende do clima em que se encontra a casa de madeira, da localização em relação ao nível do solo e das recomendações do fabricante.

Finalidade do isolamento do piso

Nas casas com piso de madeira no piso inferior, é criada uma fronteira entre o frio do lado de fora e o ar quente do interior. Apesar de a madeira em si ser um bom isolamento, o efeito das baixas temperaturas afeta o piso de maneira negativa.

Um piso frio é a superfície na qual a condensação se deposita. No inverno, o piso de madeira fica molhado, a matriz começa a inchar. A superfície se move, as pranchas começam a ficar inchadas. Quando fica mais quente, a madeira seca e começa a entortar. Aparecem rachaduras, as tiras são giradas por um parafuso. Além disso, mofo e fungos aparecem na parte inferior do piso. Com o tempo, as placas começam a apodrecer e exigem substituição.

A solução para esse problema é a instalação de um isolador térmico. Forma uma camada de corte que separa as salas aquecidas e as frias. Elimina o risco de danos ao chão. Além disso, as perdas de energia térmica são reduzidas, o consumo de combustível para aquecimento de uma casa é reduzido. Note-se que a camada de isolamento pode ser instalada sob o convés e em cima dele.

A escolha de uma opção adequada deve-se a vários fatores:

  • construção de piso
  • disponibilidade do porão
  • tipo de isolamento.

Antes de aquecer um piso de madeira em uma casa particular, é necessário descobrir todos os momentos de trabalho e escolher o melhor tipo de isolamento térmico.

Argila expandida

Material a granel, representando grânulos de forma arredondada. É feito de barro cozido. Tem uma estrutura porosa, mas a superfície de cada pastilha é coberta com uma película fundida selada. A principal vantagem da argila expandida é sua durabilidade. A camada de aterro pode ser usada várias vezes em diferentes objetos e o material não perde suas qualidades. Além disso, as vantagens do isolamento são:

  • peso leve. Devido à estrutura porosa, a massa dos grânulos é pequena. Isso elimina a carga desnecessária nas estruturas de suporte, mesmo ao criar uma espessa camada de isolamento,
  • baixa condutividade térmica
  • resistência a mudanças de temperatura,
  • argila expandida não queima,
  • força, resistência ao estresse mecânico,
  • a instalação é fácil e fácil de fazer.

Para a instalação, basta preencher a massa do material e nivelar a superfície, dando à camada a mesma espessura. No entanto, para obter o efeito desejado, é necessária uma espessura bastante grande do aterro - os especialistas recomendam a colocação de uma camada de isolamento de pelo menos 25 a 30 cm. Além disso, é necessário monitorar a condição dos grânulos. Sozinhos, são herméticos e não têm medo da umidade, mas a água que penetra na espessura não seca por muito tempo.

Lã mineral

Um isolamento popular e procurado usado universalmente. Minvata é o nome coletivo de um grupo de materiais, que são:

  • algodão de pedra (basalto),
  • lã de vidro
  • escória, etc.

Na maioria das vezes, é usada lã de basalto, que possui o conjunto de qualidades mais bem-sucedido. Vantagens da lã mineral:

  • altas qualidades de isolamento térmico,
  • peso leve
  • resistência ao fogo ou altas temperaturas,
  • existem formas de material em rolo e em chapa que expandem a escolha,
  • durabilidade.

No entanto, existem desvantagens:

  • a capacidade de absorver a umidade, após o que o isolamento altera significativamente suas qualidades,
  • estruturas de suporte são necessárias para a instalação, o que complica o processo de isolamento.

Durante a instalação, a lã mineral deve ser cortada em ambos os lados, a partir do possível contato com vapor ou água líquida. Para fazer isso, use um filme de impermeabilização. A camada de impermeabilização cria uma operação adicional durante a instalação, mas não pode ser excluída do processo. A lã mineral úmida deixa de ser um isolante térmico e começa a destruir todas as estruturas com as quais está em contato.

Penoplex

O nome técnico deste isolamento é espuma de poliestireno extrudado. É uma massa congelada, com textura semelhante à espuma de montagem. Possui alto desempenho. Vantagens do penoplex:

  • impermeabilidade completa à umidade, sob qualquer forma,
  • baixa condutividade térmica, a capacidade de criar um corte térmico mesmo com uma pequena espessura de camada,
  • peso leve
  • não suporta combustão
  • durabilidade.

Uma característica distintiva do penoplex é a rigidez. A instalação pode ser realizada com elementos de suporte adicionais ou com uma folha contínua. A única desvantagem é considerada um preço relativamente alto, embora hoje o custo do penoplex seja muito menor do que há vários anos.

Serragem

Os resíduos de serração podem ser comprados literalmente por um centavo. Muitas vezes, eles são dados em vão, se apenas o excesso foi retirado. O baixo custo atrai alguns proprietários de casas de madeira que estão tentando isolar o chão dessa maneira. No entanto, esta opção tem desvantagens significativas:

  • instabilidade à umidade,
  • a capacidade de apodrecer, apodrecer, a possibilidade de mofo ou bolor,
  • insetos ou roedores podem ser encontrados na serragem,
  • bolos materiais e perde suas qualidades.

Para compensar essas deficiências, a serragem é misturada com argamassa de cal, argila ou cimento. A colocação é simples - uma camada espessa é preenchida sobre um piso de madeira e a superfície é nivelada. Às vezes, são feitas placas de argamassa de cimento e um grande número de serragem. Os briquetes são colocados firmemente, sem rachaduras e lacunas, formando uma tela contínua. O efeito geral do uso de serragem é baixo, portanto, na prática atual, essa opção é bastante rara.

Espuma de poliestireno

Este é outro tipo de espuma de poliestireno. Ao contrário da espuma, este isolador consiste em grânulos individuais. Eles são sinterizados em autoclaves especiais sob a influência de vapor superaquecido. Propriedades de isopor:

  • peso leve. Nesse sentido, o material lidera entre todas as alternativas,
  • alta capacidade de isolamento térmico,
  • facilidade de instalação. O isolamento está disponível em placas de diferentes espessuras. Você pode escolher o tamanho certo ou usar um pacote de várias camadas,
  • resistência à água. Os grânulos são firmes, mas há uma leve absorção de umidade nas cavidades microscópicas entre eles,
  • preço baixo Este é um fator decisivo, devido ao qual a espuma é atraente aos olhos dos usuários.

Uma das características do isolador térmico deve ser considerada uma atitude complexa em relação à combustão. Os fabricantes afirmam que a espuma não queima e não suporta combustão. Como prova, muitas vezes é mostrado um vídeo em que um pedaço de isolamento é tentado, sem sucesso, para atear fogo a um isqueiro. No entanto, na realidade, a situação é mais complicada. Os grânulos são preenchidos com dióxido de carbono que não suporta combustão. Porém, quando o poliestireno estiver completamente derretido, o gás sairá e a poça de material líquido queimará bem. Este ponto deve ser considerado ao escolher um aquecedor.

Penofol

Este é um material em rolo obtido a partir de polietileno espumado. Um elemento adicional é a folha de alumínio, formando uma camada reflexiva. Ele direciona os raios infravermelhos (térmicos) de volta para a sala, o que aumenta o efeito do uso de um isolador. Existem várias variedades de penofol, com uma camada reflexiva em um ou dois lados, existem tipos com uma camada pegajosa, para facilitar a instalação. A espessura desse isolamento é pequena e pode ser colocada no piso, sobre o piso, das tábuas, sem desmontar o piso antigo.

A camada de material é impermeável à umidade e não permite a passagem do ar. Isso tem lados positivos e negativos. Ao usar esses aquecedores, é necessário organizar uma ventilação de alta qualidade dos quartos, caso contrário, o vapor de água começará a se depositar nas paredes e em outros planos de madeira.

Ecowool

Material solto que é pulverizado usando equipamento especial. Sua característica é que a espessura da camada de pulverização no piso de madeira pode ser qualquer e depende apenas dos desejos do proprietário. Este isolamento é um flocos de celulose obtidos a partir da reciclagem de papel usado e recicláveis. Ao mesmo tempo, a composição não contribui para o aparecimento de roedores. Na fabricação, são adicionados aditivos de ácido bórico e bórax, que assustam os ratos e impedem a ignição da camada de aterro. A principal vantagem desse isolamento é considerada alta qualidade de economia de calor. No entanto, o material tem várias desvantagens sérias:

  • a capacidade de absorver a umidade, o que reduz o desempenho da camada de aterro,
  • a necessidade de equipamento especial para modelar.

Além disso, o ecowool é um material bastante caro, o que reduz sua atratividade entre os usuários.

Polímeros espumados

Um grupo de materiais, entre os quais predominam os tipos de polietileno espumado. Eles têm uma espessura pequena, o que permite que sejam utilizados sem abrir o subpiso e sem desmontar o piso. Disponível em diferentes tipos e formas:

  • rolos
  • tapetes
  • arreios
  • conchas (conchas) para condutas.

O escopo dos isoladores de polímero espumados é amplo. Eles isolam e pisos de madeira, paredes e outras superfícies. Com altas qualidades de economia de calor do material, a espessura da camada é pequena, o que se compara favoravelmente com os isoladores térmicos de espuma de polímero de tipos alternativos. Eles são convenientes para assentamento sob a conexão de placas, podem isolar inclinações de teto, piso ou teto, outros planos. Ao mesmo tempo, eles ainda não receberam ampla distribuição entre os usuários, pois apareceram à venda há relativamente pouco tempo. Ao decidir como isolar adequadamente o piso de uma casa de madeira, você pode considerar esse grupo de aquecedores. Suas perspectivas são bastante amplas e suas capacidades e propriedades possibilitam obter um efeito útil em qualquer área.

Vidro espuma

O isolamento de vidro espumado foi criado pela primeira vez na primeira metade do século passado. No entanto, em nosso país, não recebeu ampla distribuição. A principal razão para isso foi o alto custo - no processo de fabricação, é necessário usar o aquecimento da massa de vidro até um ponto de fusão (1000 °), o que aumenta os custos. O isolamento tem um bom conjunto de qualidades:

  • alta resistência
  • segurança completa contra incêndio,
  • segurança ambiental
  • instalação simples e conveniente.

As desvantagens são o grande peso e o alto custo do isolamento. O vidro de espuma é mais leve que a madeira, mas em comparação com outros tipos de isolamento, é visivelmente mais pesado. Se você precisar instalar grandes quantidades de material no chão, uma carga adicional surgirá nas estruturas de suporte, que nem sempre estão prontas para isso.

Painel de fibras

Um material representando um sanduíche de duas camadas de OSB fino, entre as quais há um isolamento prensado. Este é um composto composto por três componentes principais:

  • lã de madeira (fibras finas),
  • cimento em pó
  • cola (copo d'água).

Disponível na forma de placas, o que facilita a instalação do material no piso antigo (em cima). Uma característica do fibrolito é sua alta capacidade de absorver a umidade. Além disso, se a instalação for realizada em várias camadas, o peso do isolamento aumenta acentuadamente. Isso reduz seu valor operacional. Para instalação no piso inferior, esse isolamento é adequado com restrições. Não é adequado para pisos no chão, mas pode ser usado em pisos superiores.

Isolon

Este é outro tipo de polietileno espumado equipado com um refletor de alumínio. Por suas qualidades, esse isolamento é quase um análogo completo do penofol. Muitos usuários confundem esses materiais entre si. Existem pequenas diferenças nas marcas de polietileno, espessura da camada, comprimento do rolo e outros aspectos tecnológicos. O escopo e o método de instalação não são diferentes.

As especificidades do uso de materiais também são as mesmas - áreas que exigem um corte completo da umidade em todas as formas.

Isolador térmico térmico

O isolamento térmico líquido é um material aplicado a granel ou por spray. No ar, eles congelam ou (com mais frequência) espuma, formando uma teia hermética contínua. A desvantagem de tais materiais é a necessidade de usar equipamentos especiais. No entanto, há uma vantagem importante - os materiais líquidos podem ser aplicados em qualquer superfície, com um grande número de peças pequenas, buracos ou outras falhas. De qualquer forma, a tela de revestimento será lisa e hermética.Além disso, a espessura da camada é relativamente pequena e não cria uma carga desnecessária nas estruturas de suporte.

Os tipos de isolamento líquido incluem:

  • espuma de poliuretano
  • penoizol
  • tinta de aquecimento
  • borracha líquida.

O uso de tais materiais é limitado devido a dificuldades de instalação e alto custo.

Nos pratos

Os tipos de placas de isolamento são convenientes, pois durante a instalação são capazes de manter sua forma e não precisam instalar estruturas de suporte. Estes incluem os seguintes materiais:

  • espuma de poliestireno
  • espuma,
  • lã mineral de pedra (basalto),
  • arbolite
  • vidro de espuma.

A desvantagem das formas de placa é a necessidade de uma preparação completa da base. Em uma casa sem aquecimento no porão, a condição dos aviões raramente é ideal. É necessário alinhamento do avião, eliminação de buracos, amolgadelas e outras falhas. A instalação de isolamento em superfícies irregulares não trará o efeito esperado. Além disso, a água se acumula gradualmente nas cavidades dos dentes, o que levará a uma esfoliação gradual do isolamento. Antes da instalação, você deve fazer uma preparação completa, aplicar uma camada niveladora de gesso ou revestimento no piso áspero.

Em rolos

Os tipos de rolo de isolamento são o grupo mais extenso. Estes incluem:

A vantagem dos materiais em rolo é a capacidade de instalar em bases convexas ou côncavas. Eles podem ser montados em paredes cilíndricas, coladas sobre superfícies esféricas, formas de formas complexas. A desvantagem é a falta de capacidade de auto-sustentação. Antes de isolar o piso em uma casa particular com materiais em rolo, você precisará montar estruturas de suporte adicionais, usar estruturas adesivas ou outros materiais auxiliares.

Isolamento a granel

Os materiais a granel são usados ​​apenas em planos horizontais - para isolamento de pisos, sótãos, tetos, placas de teto. Este grupo inclui:

  • argila expandida,
  • serragem
  • grânulos de poliestireno,
  • perlita.

O uso de tais aquecedores é limitado devido às peculiaridades de sua estrutura. O melhor caso de uso é o isolamento do piso em uma casa de madeira. A principal vantagem é a capacidade de extrair e reutilizar o material. As desvantagens incluem a necessidade de criar uma camada de aterro bastante espessa - o efeito desejado aparece com uma espessura de camada de 25 cm.Por isso, eles costumam usar o isolamento de pisos em uma casa particular com piso frio.

As principais etapas do trabalho

O aquecimento de um piso de madeira em uma casa particular é realizado em etapas. Você deve concluir as seguintes etapas:

  • inspecionar as condições do piso áspero e das estruturas de suporte de carga (lag),
  • escolha um método de isolamento, decida qual isolamento é melhor usar,
  • adquirir os materiais e dispositivos necessários,
  • realizar trabalhos preparatórios,
  • instalar impermeabilização, isolamento e materiais relacionados no piso áspero,
  • deite no chão uma camada de revestimento e um revestimento fino.

A principal tarefa é a escolha correta do método de instalação e isolamento. Se a casa usa o piso antigo, você precisa decidir se é possível continuar sua operação ou se é necessária uma substituição completa do piso. Além disso, é necessário determinar a direção da instalação - inferior ou superior. Todas as ações subseqüentes dependem de quais decisões são tomadas.

Características do isolamento

Antes de isolar o piso de uma casa de madeira, você precisa descobrir as especificidades da localização do piso. A tecnologia do trabalho depende do tipo de fundação, da construção do nível do porão e da presença do porão. É mais conveniente instalar um isolador térmico a partir do interior da sala, ou seja, de cima. No entanto, este método não é adequado para todos os pisos. Se você agir sem abrir o piso antigo, o nível do piso aumentará acentuadamente. As portas param de se abrir, você precisará reinstalar todos os blocos.

Antes de isolar o piso de uma casa de madeira sem desmontá-lo, você deve percorrer todo o piso e fazer um diagrama mostrando as aberturas, escadas e outros elementos adjacentes ao teto. Se houver muitos, é mais fácil encontrar outra opção de instalação.

Considere como isolar o piso de uma casa de madeira com diferentes tipos de piso. Para cada método, uma breve instrução passo a passo será fornecida:

Sobre a adega

Para isolamento de piso em uma casa com um porão sem aquecimento, duas opções são adequadas:

  • instalação de uma camada de isolamento por baixo, no teto da adega,
  • colocando material no chão de cima.

A escolha da opção necessária é feita com base na conveniência do trabalho. A eficácia do resultado em ambos os casos é aproximadamente a mesma e depende das propriedades do material selecionado. Procedimento para instalação a partir de baixo:

  • preparação da superfície do teto. Limpeza, remoção de objetos estranhos - lâmpadas, ganchos, suportes,
  • Trilhos de 1,5 a 2 cm de espessura são colocados no teto.Uma folha contínua de filme de impermeabilização é instalada na parte superior. As tiras são dobradas com 10-15 cm e coladas com fita especial. A tela é presa aos trilhos usando um grampeador,
  • instalação da caixa. Este é um sistema de tiras cuja espessura é ligeiramente maior que o tamanho do isolamento. A distância entre as ripas (degrau da caixa) deve ser igual à largura das placas ou rolos,
  • isolamento é instalado entre as ripas. Recomenda-se o uso de material de chapa com rigidez e conforto para trabalhar a partir do fundo. A instalação é realizada o mais firmemente possível, sem fendas ou fendas. Se aparecerem, são imediatamente preenchidos com espuma de poliuretano,
  • instalação de uma segunda camada de impermeabilização. É anexado da mesma maneira às ripas,
  • cobrindo a placa do teto com chapas - compensado, OSB, aglomerado ou similar.

É necessário garantir o isolamento completo do isolamento com duas camadas de filme. Se o ar vier de fora, o isolamento irá se molhar um pouco e parar de funcionar.

Subterrâneo baixo

Se a casa tiver um piso baixo, você terá que pensar em como isolar o piso de uma casa de madeira sem desmontá-lo. Esse método é melhor implementado usando materiais finos e à prova de umidade - isolon ou penofol. Para andar no chão sem violar a integridade do isolamento, é necessária a instalação de um revestimento de piso duro, como um laminado.

Antes de isolar pisos de madeira em uma casa particular em cima de tábuas, você precisa preparar a superfície. Procedimento

  • remoção de pisos e todos os elementos estranhos. Lacunas de vedação e lacunas (se houver),
  • instalação do sistema de suporte. São tábuas de madeira, dispostas de forma que o isolamento se encaixe firmemente entre elas. Sua espessura deve ser ligeiramente maior que a do isolamento,
  • colocação de isolamento de rolo
  • toda a área do piso é coberta com chapas (compensado, OSB etc.),
  • colocando uma camada de substrato e laminado

Vale ressaltar que a altura da camada adicional não é muito grande. Como resultado das operações realizadas, o nível do piso aumentará cerca de 5 cm. As folhas das portas não podem ser alteradas com essa alteração, mas apenas cortadas do fundo pela quantidade desejada.

Termoplásticos

Polyfoam e penoplex são materiais muito semelhantes. Eles são produzidos por plásticos espumantes, às vezes introduzindo aditivos adicionais que evitam a decomposição e os tornam pouco atraentes para os roedores. Ambos os materiais possuem um coeficiente de condutividade térmica muito baixo.

Preste atenção! Para comparação: em termos de eficiência térmica, uma espuma de plástico de 5 cm de espessura é equivalente a uma alvenaria de 75 cm de espessura.

É conveniente usar esses materiais, uma vez que são produzidos na forma de folhas de várias espessuras. Transportá-los para o local da construção não é um aborrecimento. Eles são muito leves e duráveis. Você pode cortar poliestireno ou poliestireno com uma faca de papelaria comum. Ao aquecer a superfície com eles, você pode selar as rachaduras resultantes nas juntas com espuma de montagem comum. A adesão com isolamento é muito boa.

A espuma de poliuretano é chamada de material mais familiar na vida cotidiana, como esteiras de espuma de borracha. Na construção, esses tapetes não são utilizados e a espuma de poliuretano é aplicada à superfície por pulverização. Mais tarde, no processo de endurecimento e polimerização, espuma, solidificando. Como resultado, a espuma de poliuretano forma um revestimento quente durável, impermeável e selado para a construção de estruturas.

No concreto subterrâneo

A instalação de isolamento térmico em uma base de concreto é mais fácil do que em um piso de madeira antigo. Dois métodos são usados:

  • colocando espuma e enchendo a camada da mesa,
  • deitado no piso do torneamento (lag) e instalação de isolamento térmico seguido de revestimento com materiais em folha.

Em uma casa de madeira sem piso aquecido, é impraticável usar a primeira opção. A espessura da camada de isolamento e das betonilhas aumentará significativamente o nível de sobreposição e o peso do concreto criará uma carga adicional na fundação. Dada a massa de concreto subterrâneo, existe o risco de sobrecarregar as estruturas de suporte.

A segunda maneira de isolar o chão de uma casa de madeira com suas próprias mãos é preferível. É usado o método usual de colocar uma camada de isolamento no chão com um conjunto adicional da caixa. Vale ressaltar que você pode usar tipos de material em rolo, chapa ou a granel. A escolha será afetada pela altura permitida do nível do piso e pelas preferências do proprietário. Recomenda-se o uso de materiais em chapa ou chapa que demonstrem alta eficiência com uma espessura relativamente pequena da camada de isolamento.

Sexo duplo

Esse tipo de construção é um teto baseado em troncos grossos com piso de madeira encimado por cima e por baixo. Uma camada de isolamento de qualquer tipo de isolamento é instalada entre eles. Placas com arestas com 50 mm de espessura e 150-200 mm de largura são geralmente usadas como toras. Eles são montados na nervura e conectados ao chicote de perímetro. Se o comprimento for muito longo, instale duas placas ao mesmo tempo. É importante que o material esteja seco e envelhecido. Quando seca, a madeira altera as dimensões lineares, especialmente na direção transversal. Além disso, uma árvore molhada está rapidamente se tornando o habitat de insetos ou microflora indesejada.

É necessário decidir qual isolamento é adequado para preencher a lacuna entre as camadas da prancha. Deve-se ter em mente que o peso do material será grande o suficiente para criar um risco de sobrecarregar a fundação ou as estruturas de suporte. O isolamento para o piso de uma casa de madeira deve ser bastante leve. Tipos soltos (grânulos de poliestireno expandido, argila expandida), poliestireno e lã mineral enrolada são adequados. Durante a instalação, a camada de isolamento deve ser embalada em um filme impermeável, colocado nos dois lados. Não é possível instalar o isolamento sem abrir o piso; portanto, você deve estocar imediatamente as ferramentas e desmontar. Recomenda-se dividir toda a área em parcelas. Primeiro, um é completamente isolado, depois o segundo - e assim por diante. Isso facilitará o trabalho e reduzirá o número de placas empilhadas do piso.

No chão

Esta opção é usada em uma casa de madeira no piso inferior. A ausência de um porão ou porão simplifica a técnica, mas acrescenta trabalho. O isolamento do piso em uma casa particular no terreno é considerado uma das maneiras mais eficazes. No entanto, esta opção exigirá um esforço considerável.

O processo é um empilhamento alternativo de várias camadas:

  • almofada de areia (use areia limpa do rio ou ASG). A camada de aterro executa funções de nivelamento e drenagem. Você não pode usar argila, é impermeável à água e contribuirá para o aparecimento de poças debaixo da casa constantemente. Haverá um cheiro ruim, mofo, a madeira começará a apodrecer e apodrecer,
  • camada geotêxtil. Esse material corta a roupa de cama das camadas superiores do bolo de isolamento,
  • impermeabilização. É colocada uma camada hermética de filme, cujas tiras são conectadas por uma fita adesiva especial,
  • isolador térmico (a melhor opção são várias camadas de espuma, colocadas separadamente)
  • outra camada de filme impermeável,
  • betonilha reforçada com malha de reforço.

A instalação de pisos de madeira é impraticável, uma vez que a condição da madeira estará constantemente sob a ameaça de deterioração ou mofo.

Nos atrasos

A instalação de isoladores de calor em uma casa de madeira em toras é semelhante à tecnologia de piso duplo. A única diferença é o design da camada inferior - isso não é necessariamente o revestimento das placas. Qualquer avião pode ser usado. A instalação do isolamento ocorre empilhando firmemente as folhas entre os troncos. A espessura da camada não deve exceder a altura das barras para que permaneça uma pequena folga (ideal - cerca de 1 cm).

Se forem utilizados materiais à prova de umidade, é absolutamente necessário aplicar duas camadas de impermeabilização. O procedimento é realizado com um filme nas paredes de até 20 cm para conectar posteriormente as camadas inferior e superior da impermeabilização. Eles grudam na fita e formam um casulo hermético. Nele, o isolamento não arrisca nada e permanece operacional por um longo tempo.

Possíveis erros

Freqüentemente, o isolamento do piso em uma casa particular com suas próprias mãos não produz o efeito esperado. A razão para isso são os erros cometidos pelo proprietário durante a preparação ou colocação do ponto de corte. Entre eles destacam-se:

  • falta de compreensão do significado de todo o procedimento. A maioria dos usuários está confiante de que o isolamento do piso é feito para aumentar a temperatura do ar. As pessoas não sabem que a principal tarefa é evitar a condensação
  • instalação de materiais higroscópicos sem impermeabilização do casulo. Em pouco tempo, em vez de aquecer, eles recebem mofo, fungos e odores desagradáveis ​​debaixo do chão,
  • o aquecimento de um piso de madeira em uma casa particular deve ser combinado com a organização de troca de ar de alta qualidade. Caso contrário, o vapor de água em excesso na atmosfera de instalações residenciais será absorvido em outras superfícies,
  • é importante escolher a maneira correta de isolar o piso, levar em consideração os recursos de projeto do porão ou porão e outros fatores. Erros na fase de preparação são extremamente difíceis de corrigir posteriormente.

Não é difícil aquecer o piso de madeira em uma casa particular com suas próprias mãos. O principal é entender o significado físico deste evento e cumprir as regras para o uso do isolador térmico selecionado. O resultado será uma longa vida útil do piso e uma redução no custo de aquecimento da casa.

Pisos de tábua e madeira compensada em toras

Uma opção ideal é aquela em que o isolamento do piso é realizado na fase de construção do edifício. Nesse caso, você pode prever todas as nuances e evitar erros, tempo desnecessário e despesas materiais. O efeito máximo de isolamento será obtido apenas se o nível do piso de madeira do primeiro andar estiver localizado a uma distância de pelo menos 25 a 30 cm do nível do solo planejado em torno do edifício.

Os pisos das casas de madeira são dispostos em vigas, dispostas no mesmo nível da primeira coroa da casa de madeira. Os toros são colocados sobre as vigas e já sobre eles - um revestimento de prancha ou madeira compensada. Ao isolar um piso de madeira durante a construção, é possível colocar material de isolamento térmico entre as vigas. Para fazer isso, as barras do crânio são pregadas ao longo de todo o seu comprimento por baixo, sobre as quais repousa o piso de tábua ou contraplacado. Entre duas vigas adjacentes, há um espaço que pode ser preenchido com isolamento.

Preste atenção! Antes de colocar o isolamento, é necessário colocar uma camada de barreira contra vapor.

Nesse caso, ele deve ser orientado para que o vapor de água do isolamento entre no subsolo. Eles são removidos do espaço subterrâneo através de aberturas de ventilação especiais, que devem ser fornecidas na fundação. No inverno, esses respiradouros geralmente são fechados para impedir que o ar frio entre no espaço sob o piso.

Barreira de vapor adicional

Após a colocação do isolamento, é necessário montar outra camada de barreira contra vapor, cujo coeficiente de permeabilidade ao vapor será várias vezes menor que o da camada inferior. Para isso, você pode usar o filme plástico mais comum ou qualquer material laminado. Nesse caso, a folha deve ser colocada na direção do volume interno da sala, e terá um efeito reflexivo para o calor. Os troncos são colocados na camada superior da barreira de vapor e placas ou compensados ​​são montados.

A espessura do atraso garantirá a presença de um espaço de ar obrigatório entre a barreira de vapor superior e o revestimento do piso. A ventilação nessa lacuna pode ser garantida através da perfuração de vários orifícios no chão nos cantos da sala ou usando rodapés com fendas especiais.

No caso de um prédio antigo

Se você precisar isolar edifícios já construídos, o método descrito acima não é adequado, pois é irracional abrir pisos de madeira existentes. Nesse caso, se a altura do piso permitir, o piso antigo pode ser usado como um piso áspero. Nela, você precisa colocar toras com isolamento e em cima delas - um novo revestimento de prancha. Assim como de acordo com o método acima, uma camada de barreira ao vapor deve ser colocada sob o isolamento e uma membrana mais densa também deve ser montada no topo do isolamento.

De acordo com o mesmo esquema do isolamento do piso, você pode fazer seu próprio isolamento do teto ou teto em uma casa de madeira. A diferença será que uma camada de barreira ao vapor com um alto coeficiente de penetração deve ser montada no topo para que a umidade do isolamento não seja removida dentro da sala, mas em um sótão ventilado ou fora.

Parquet e tábua de parquet

O piso em parquet pode ser uma combinação de matrizes separadas ou o revestimento de uma placa de parquet. Nos dois casos, o parquet é colocado sobre uma base preparada. Pode ser uma mesa de cimento-areia ou material de madeira em folha. Para que o piso em parquet não seja frio, ele pode ser isolado de várias maneiras.

Um efeito de aquecimento significativo é proporcionado pelo uso de um substrato de espuma de polietileno colocado sob uma placa de parquet. Este substrato é semelhante em estrutura ao material de isolamento penofol. A única diferença é que ele não possui uma camada de alumínio.

Preste atenção! Se o parquet estampado for colocado na base de compensado ou painéis de partículas, a camada isolante de penofol pode ser colocada sob a base de madeira diretamente na superfície da laje de concreto.

Quando as matrizes de parquet grudam diretamente na mesa de cimento e areia, você precisa isolá-la.

Use penofol ou penoplex. Para isso, a camada de isolamento é colada à laje de concreto armado e, em seguida, a mesa é vazada. Anteriormente, ao redor do perímetro da sala, uma fita de espuma de espuma é necessariamente colada na espessura da mesa ou placas de espuma de espuma são colocadas.

Eles precisam estar localizados ao longo de todas as paredes e divisórias, inclusive nas salas internas, uma vez que desempenham duas funções - isolam a mesa das paredes externas frias do edifício e são amortecedores que compensam a alteração no tamanho da mesa devido ao aquecimento.

Em vez de aquecer o cabo com um sensor do sistema de aquecimento de piso na mesa, você pode obter um tipo adicional de aquecimento. Geralmente eles chamam assim - piso quente. O cabo deve ser montado com prendedores especiais antes da concretagem. Os fios que fornecem o cabo e os fios de conexão do sensor devem ser levados ao local de instalação do termocontrolador - o painel de controle do sistema de aquecimento com antecedência. A inclusão periódica de aquecimento proporcionará uma temperatura confortável em toda a sala.

Características: Prós e Contras

O principal objetivo do isolamento é criar conforto e aconchego na sala, preservando o calor mesmo em geadas fortes. Consequentemente, o uso do isolamento garante economias significativas em dinheiro em eletricidade. Além disso, o isolamento do piso contribui para a criação de uma camada de absorção de som, graças a que sons estranhos não penetram na sala. Ao isolar o chão, você pode reduzir a perda de calor na sala em 20%. Isso não apenas economiza dinheiro com aquecimento, mas também permite avaliar todas as vantagens do piso.

Por exemplo, sem um substrato de qualidade, uma placa de parquet pode secar, tornar-se inutilizável, começar a ranger e, no futuro, será necessário desmontar o piso e colocar novos materiais de construção.



Os pisos isolados são protegidos nas juntas e nos cantos contra baixas temperaturas, de modo que a condensação não se forma nas paredes. O papel de parede não ficará molhado, os moldes não aparecerão sob eles e a tinta não rachará ou cairá. Em uma casa particular devido ao isolamento do sótão e do térreo temperatura média pode ser estabilizada, faça-os iguais no inverno e no verão.

O isolamento adequado pode proteger contra insetos e roedores. Isso é especialmente importante para pisos em sua própria casa, porque os ratos costumam ser preenchidos sob as tábuas do piso. Roendo os rodapés, eles saem. Ratos e ratos podem roer a fiação elétrica, o que leva ao apagão, reparo forçado ou até um incêndio.



Menos isolamento do piso é considerado alto custo Muitas pessoas não entendem por que isolar uma casa de campo se houver uma caldeira. Especialistas dizem que o isolamento é feito uma vez, ou seja, é uma despesa única, e você precisa gastar dinheiro em aquecimento o tempo todo. Infelizmente, ao longo dos anos, o combustível apenas aumenta de preço; portanto, do ponto de vista da economia, o isolamento é necessário.


O que é melhor para isolar?

A espuma de poliestireno extrudado é excelente para criar um piso quente. Em primeiro lugar, é um material de construção barato e, em segundo lugar, possui boas qualidades de isolamento térmico. Além disso, ele não tem medo da água, o que lhes permite isolar não apenas o interior da sala, mas também o espaço externo, incluindo a fundação. Dos pontos negativos, pode-se notar que a espuma de poliestireno é um material sintético e, sob a influência de altas temperaturas, libera estireno - uma substância que pode afetar adversamente a saúde não apenas de crianças pequenas, mas também de adultos.

É inaceitável atear fogo ao material de construção, pois, em caso de incêndio, a espuma emite fosgênio, cuja inalação do vapor pode ser fatal. Polyfoam não é recomendado para isolar estruturas de madeira devido às suas propriedades estanques ao vapor.


Um tipo de espuma de poliestireno é espuma. Penoplex revestia pisos de casas de campo e apartamentos da cidade. Ao contrário do poliestireno, este material de construção possui propriedades de alta resistência: a umidade penetra apenas na camada externa, para que não ocorra deformação. Mesmo o penoplex “líquido” é capaz de não deixar entrar ar frio da rua, portanto é usado para aquecer o chão do sótão.

Recomenda-se Penoplex para ambientes úmidos, e até uma garota pode levantá-lo por causa de seu peso leve. É cortado com uma faca de escritório comum. O fabricante garante uma vida útil de 50 anos. Além disso, o penoplex é neutro em relação aos produtos químicos - álcalis, cloro, tinta, misturas de concreto.


Entre materiais incombustíveis e ecológicos, destaca-se a lã mineral. A lã mineral é isolada não apenas em pisos de concreto, mas também em estruturas de madeira, pois possui alta permeabilidade ao vapor. A lã mineral tem medo de umidade, portanto, não é recomendável usá-la em ambientes com alta umidade. Além disso, desliza durante o período operacional, o que afeta negativamente a conservação do calor. O fabricante ocupa um lugar especial no mercado de materiais de construção TechnoNIKOL, produzindo várias variedades de lã mineral:


Serragem é outro material natural. Casas particulares aquecem a serragem com cal há várias décadas. É material ecológico.Algumas pessoas podem até receber de graça. Infelizmente, você terá que mexer com serragem: primeiro, seque, trate com cal e antifúngicos e depois adicione gesso, o que dará arejamento.

Argila expandida é usada quando é necessário isolamento a granel. Este é um tipo de argila queimada, que também é espumada na fase de produção. É vendido a um preço baixo, mas como esse material de construção não pode interagir com a umidade, na maioria das vezes atua como material de enchimento.


O poliuretano é usado nos casos em que eles desejam substituir o poliestireno pouco respirável ou a água mineral resistente à umidade. Como a espuma de poliuretano é um análogo da borracha, também é adequada como uma camada de isolamento térmico. Dos pontos negativos, nota-se que possui um alto custo e, por sua aplicação não são necessárias apenas habilidades especiais, mas também experiência. Sob a influência de altas temperaturas ou diretamente durante um incêndio, o poliuretano libera substâncias químicas nocivas que são perigosas não apenas para a saúde, mas também para a vida humana.

Lembre-se de que a doronita é uma película geotêxtil para isolamento, não sendo usada separadamente como isolante térmico. É utilizado em conjunto com outros materiais de construção: membrana de impermeabilização, material de drenagem e mistura de areia e cimento.


O folgoizol ou o penofol pode ser usado como isolamento para o concreto sob a mesa. Faça a partir do polietileno feito de espuma e "embrulhe" uma camada de papel alumínio. Nem o polietileno nem a folha de alumínio são materiais de construção espessos; portanto, eles não usam o penofol como base - apenas junto com outros materiais.

Uma novidade na loja de construção é o vidro de espuma, que é produzido a partir de vidro de espuma. Graças a isso, a espuma de vidro é um material ecológico, à prova de fogo e à prova d'água. É produzido na forma de grânulos. Para instalações industriais, o vidro de espuma é usado na forma de placas e blocos.


Comentários

Ao analisar as avaliações dos clientes, não foi encontrado consenso, porque algumas pessoas usam uma camada de isolamento térmico em um apartamento, enquanto outras usam uma casa de campo. É importante considerar a condutividade térmica do material: quanto menor, melhor. A baixa condutividade térmica garante que menos material seja necessário para que o calor não saia da sala. Isso proporcionará uma economia significativa de custos. Os compradores também prestam atenção a qualidade como hidrofobicidade - interação com a umidade.

É especialmente importante levar isso em consideração ao trabalhar em ambientes com alta umidade: em banheiros, cozinhas e varandas. Se o aquecedor entrar em contato com a água, sua condutividade térmica aumenta e o calor, portanto, não é retido.



Por razões de segurança, o material de construção não deve emitir produtos químicos nocivos durante a combustão ou queimar em alguns minutos. Quanto menos o material isolante de calor pesar, menor será a carga sobre uma base de concreto ou madeira. O isolamento pesado é usado com mais frequência no exterior e o interior é leve. Igualmente importante é a facilidade de instalação e o custo final do produto. Resumindo, podemos chegar às seguintes conclusões:

  • Qualquer isolamento é adequado para o piso.
  • A lã mineral, como argila expandida, assenta ao longo do tempo e as mudanças de condutividade térmica.
  • Ao isolar o piso, é necessário que a camada de isolamento térmico possua alta hidrofobicidade, pois a umidade evapora periodicamente do porão ou da base de concreto.
  • Argila expandida é considerada a melhor opção a granel.
  • Perto de lareiras e fogões, apenas materiais isolantes térmicos resistentes ao fogo são usados: fibra de basalto, lã mineral, lã de vidro, perlita, vermiculita ou fibra de vidro.
  • O uso de materiais de construção sintéticos está repleto não apenas de danos à propriedade, mas também de danos à saúde e à vida das famílias.



Trabalho preparatório

Antes de colocar o isolamento no chão, é necessário concluir todo o trabalho anterior: aplicar gesso ou corrigir toras, tratar com um trilho anti-séptico ou de tinta. Em salas diferentes, bem como dependendo da base dessas etapas serão diferentes. A base é limpa, na maioria dos trabalhos é usada uma espátula. Se desejado, o piso é processado solução contra manchas de gordura.

Se a sala tiver alta umidade, é necessário secar a base. Se após isso aparecer um revestimento branco, ele deverá ser removido. Além disso, a superfície é tratada com um primer.


Não negligencie o tratamento antifúngico. O fungo costuma aparecer em salas úmidas e sem ventilação, o mofo também pode aparecer em vigas de madeira. Como fungicida, você pode usar não apenas equipamentos especiais, mas também recorrer a conselhos populares. Os remédios populares são adequados para as famílias em que há crianças pequenas ou que sofrem de alergias, uma vez que é usada uma química mais “suave”. Na maioria das vezes, são usadas amônia, ácido cítrico, refrigerante, essência acética, solução de sal ou sabão.

A propósito, não apenas pisos, mas também tapetes são desinfetados com sabão em pó.


Será necessário preencher todas as rachaduras com massa elástica ou espuma de construção, andar com selante. Todo o excesso deve ser limpo após a secagem com uma faca de escritório. Isso evitará danos ao material isolante.

É importante calcular com antecedência a quantidade de material de construção necessário para instalar o isolamento térmico. Em algumas salas, devido aos recursos de design (nichos, saliências), determinados locais podem não ser isolados. Em casos especiais, os especialistas recomendam o fortalecimento da base.

Tenha em mente que poeira, lascas de madeira e outros detritos devem ser removidos do chão após os trabalhos preparatórios. Se isso não for feito, ao colocar o isolamento, partículas de poeira ou serragem permanecerão sob ele. Isso afetará negativamente as qualidades de isolamento térmico do material de construção, portanto, é importante realizar não apenas a limpeza a vácuo, mas também a limpeza a úmido. Lembre-se de que as etapas a seguir são executadas somente após a base secar.


Tecnologia

O isolamento adequado do piso é a chave para o aconchego e o conforto. Se essa tecnologia não for produzida em conformidade com as regras, o calor da sala não será retido por um longo tempo. Além disso, gostaria de observar o fato de que a estrutura do piso se assemelha a uma torta, na qual o substrato também possui outras qualidades - isolamento de ruído e impermeabilização.

A seguir, consideraremos o layout do isolamento em uma casa particular, mas, se desejado, esses métodos também podem ser usados ​​em um apartamento na cidade. A camada, fração, proporções necessárias - tudo isso dependerá do material e da sala em que o trabalho é realizado. Você pode isolar o primeiro andar de uma casa particular em toras e sem abrir. Para fazer isso, você precisa nivelar a base do subpiso.


Quarto

Como regra, são o banheiro e a varanda que são isolados em casas de painéis. Nesse caso, juntamente com uma camada de isolamento térmico, também é usado um sistema de aquecimento elétrico. Como os ladrilhos de cerâmica ou ladrilhos são geralmente colocados no banheiro - materiais de construção frios que precisam ser aquecidos mesmo no verão, você não pode ficar sem um piso quente.

Primeiro, deve-se notar que a instalação do sistema de cabos sob o banheiro ou sob os móveis é inútil, o que significa que antes de comprar um produto, é importante fazer as medições corretas. O isolamento é colocado na superfície limpa. Penofol, isolol de alumínio ou qualquer outra opção que possua uma camada de alumínio é adequada para o banheiro. É importante que a folha de alumínio refletora de calor esteja localizada na parte superior.

A localização do termostato é selecionada e marcada na parede.Uma malha de metal ou quaisquer guias nas quais o cabo será facilmente montado são colocadas sobre o isolamento. A instalação é realizada de acordo com o esquema "cobra" ou "caracol".

Lembre-se de que o fio não pode ser deformado e cortado; caso contrário, o produto falhará e poderá ocorrer um incêndio.


De acordo com as instruções, o sistema de aquecimento por cabo está conectado. O produto deve ser alimentado por um painel de distribuição. O sensor é montado em um papelão ondulado. O desempenho é verificado, após o qual a betonilha de areia e cimento é derramada. A inclusão adicional do sistema de aquecimento é possível somente depois que o cimento secar, caso contrário, o piso quebrará. Acabamento de revestimento montado diretamente na mesa de cimento. Com a conexão correta, o piso quente durará mais de uma década.


É mais fácil instalar tapetes de aquecimento. Ao aquecer uma varanda ou varanda, os especialistas recomendam o uso de pisos quentes por infravermelho, pois não há necessidade de encher a mesa. Primeiro, a varanda precisa ser envidraçada e as paredes com o teto devem ser isoladas - somente neste caso será possível obter um efeito tangível. A vidraça é realizada usando um perfil de plástico de cinco câmaras. Se você usar estruturas de alumínio, o frio permanecerá dentro da varanda. A janela com vidros duplos de três câmaras atrasa a penetração de geadas. As paredes e o teto são frequentemente revestidos com poliestireno ou lã mineral. Infelizmente, levar as pilhas para a varanda não funciona, é proibido por lei.


Um substrato é colocado em uma base nivelada e desinfetada. Ao escolher uma camada de isolamento térmico, é importante basear-se nas recomendações do fabricante. O filme é colocado em cima do isolamento. Você pode cortá-lo apenas por hachuras especiais. É estritamente proibido sobrepor o filme, as juntas não devem ter mais de 3,5 cm.

Anteriormente, o cabo deve estar conectado ao produto e um termostato deve ser instalado. A temperatura será ajustada diretamente através dele. Ao usar um laminado ou uma placa de madeira como acabamento, é importante lembrar que a deformação e os danos à base ocorrem a temperaturas elevadas. A temperatura não deve ser superior a 28 graus.

Não há restrições ao instalar linóleo ou ladrilhos; no entanto, ao colocar ladrilhos, não esqueça de colocar uma malha de metal. Graças a isso, é conseguida uma fixação de alta qualidade do ladrilho. A cola deve ser especial, projetada para pisos quentes.


O acúmulo de umidade em um piso quente infravermelho não é permitido. Antes de instalá-lo, você precisa se livrar da condensação na varanda. Algumas pessoas não desmontam a base antiga e instalam o sistema de aquecimento elétrico, mas se o piso tiver diferenças significativas, não será possível obter um aquecimento efetivo.

A principal vantagem do sistema de aquecimento infravermelho é a sua fácil instalação. A instalação de acordo com as instruções pode ser feita por qualquer pessoa, portanto você não pode chamar especialistas.

Erros comuns

É muito importante que você primeiro elabore um plano que reflita todas as dimensões e características estruturais, como saliências, nichos, unidades de janelas e portas internas. Graças a isso, você pode pré-calcular a quantidade certa de material. O principal erro na instalação de materiais de construção isolantes é considerado a presença de lacunas. Sua aparência está conectada com a seleção incorreta da largura e espessura do produto. Graças às "pontes frias", o calor não permanece, mas desaparece; portanto, os especialistas recomendam fortemente que as placas sejam colocadas firmemente umas sobre as outras, eliminando a aparência de costuras.

Ao colocar uma camada de isolamento térmico, em nenhum caso você deve comprimir o produto, alterar sua espessura, pois isso afeta negativamente a condutividade térmica. A propósito, espuma de poliuretano extrudida e lã mineral durante o período de operação assentam naturalmente.


Tenha em mente que mesmo material de construção localmente não deve ser. Isso pode acontecer se a profundidade do furo for selecionada incorretamente ou ao usar os fixadores errados. Como alternativa, pode-se recomendar o isolamento térmico Isover, que é montado sem prendedores, e apenas uma pessoa pode lidar com o procedimento de instalação, pois o material é leve.

As buchas não devem ser afundadas na base - isso danificará a camada de isolamento térmico. Ao mesmo tempo, a cabeça do fixador não pode se projetar acima da superfície - isso acabará causando inchaço.

É importante fazer o isolamento de acordo com as instruções do fabricante. Se o corte for realizado incorretamente, a probabilidade de perda de calor aumenta. As tolerâncias de montagem não devem exceder 5 mm: para que o material se encaixe perfeitamente na base. Uma exclusão completa de permissões é inaceitável; no entanto, se você exagerar, o isolamento será deformado, o que levará a uma diminuição da camada de ar entre a base e o produto.

Muitas vezes, existem dificuldades ao montar em superfícies que não estão alinhadas e que não estão limpas de detritos e poeira. Se você negligenciar o tratamento antifúngico, poderá prejudicar a saúde não apenas das famílias, mas também dos convidados.


Sob nenhuma circunstância materiais de construção brutos não são permitidos. Infelizmente, muitas vezes durante a construção de uma casa, o isolamento é adquirido antecipadamente e armazenado por vários meses ao ar livre. A precipitação (chuva, neve) é absorvida pela lã mineral. É importante secar o isolamento antes da instalação, caso contrário as barras de madeira apodrecerão e o perfil de metal enferrujará. Por recomendação dos fabricantes, o isolamento deve ser colocado com uma superfície refletora na direção da folga de ar. Freqüentemente, um instalador inexperiente faz o oposto e o isolamento não funciona corretamente. Também é importante observar o tamanho do espaço de ar, que deve ter uma média de 15 mm.

O perfil do porão não é apenas um guia para a camada inferior de isolamento térmico, mas também uma proteção contra a penetração de insetos e roedores. Além disso, ele assume alguma carga, o que afeta favoravelmente os tetos da casa. O empilhamento é realizado apenas em um padrão quadriculado, somente desta maneira são alcançados excelentes indicadores de conservação de calor. As placas devem ter meio deslocamento em relação à linha adjacente. Se as linhas estiverem paralelas, a perda de calor dobrará.

Não se esqueça que o isolamento do piso se assemelha a uma torta, na qual cada camada é responsável por um determinado indicador. Se você deseja economizar dinheiro eliminando ou substituindo qualquer camada, pode afetar significativamente o isolamento térmico.

É importante considerar os períodos entre a colocação das camadas subseqüentes. Também é necessário observar o regime de temperatura. Em taxas baixas (menos de 5 graus), os processos de secagem diminuem e a temperaturas acima de 30 graus - aumentam. Em salas sem aquecimento no inverno, é necessário fazer toldos adicionais para aumentar o desempenho para limites aceitáveis. É indesejável combinar lã mineral com espuma de poliestireno, uma vez que possuem características diferentes, e a instalação de ambas possui várias nuances.

A propósito, isopor extrudado é recomendado para isolamento de porões e lã mineral é adequada para pisos nos pisos superiores.

Os estucadores-pintores recomendam fortemente, além do hardware, o uso de soluções adesivas ao instalar a camada de isolamento. Essa fixação dupla proporciona uma vida útil longa. Não é necessário tentar economizar usando misturas adesivas duvidosas ou alterando a consistência. Aplique cola no isolamento não apenas em tiras, mas também em uma camada contínua - depende dos tipos de material de construção e da base. Lembre-se de que as proporções para diluir a cola são geralmente indicadas na embalagem. Também é necessário fechar as costuras na camada de isolamento. Uma espuma de montagem especial é adequada para esse fim. Se isso não for feito, “pontes de frio” aparecerão, o que significa que o calor “voará”.


Bons exemplos e opções

O apartamento é frequentemente isolado com uma loggia. Para fazer isso, você pode usar o material mais barato - o poliestireno com uma camada refletora de papel de alumínio. É garantido um bom efeito, desde que a varanda seja envidraçada com um perfil de plástico e um sistema de infravermelho de aquecimento esteja instalado no piso. A propósito, a versão infravermelha do sistema de aquecimento elétrico não contribui para a rachadura do laminado e, portanto, é instalada em cozinhas. É importante que o laminado seja de uma classe de resistência ao desgaste mais alta. e adequado para um sistema de aquecimento.

Ao instalar uma camada de isolamento térmico faça você mesmo no 1º andar de uma casa de madeira, é altamente recomendável que o produto seja à prova d'água.

Lembre-se de que o porão é o local mais úmido e a evaporação da umidade pode destruir a base. Certifique-se de prestar atenção a um parâmetro como hidrofobicidade.


Concluindo, gostaria de observar o fato de que as opções modernas de isolamento térmico são adequadas não apenas para apartamentos da cidade, mas também para casas de jardim, casas particulares. Eles variam tanto em custo quanto em tamanho, o que significa que é fácil escolher um aquecedor para decoração externa e interior. Na casa antiga, é necessário isolar não apenas a sala interna, mas também externa.

Lembre-se de que materiais pesados ​​de construção podem afetar adversamente a construção. Para decoração de interiores, o isolamento leve é ​​usado com mais frequência, inclusive no sótão.


Veja como isolar o piso com espuma de poliestireno extrudado no próximo vídeo.

Por que você precisa isolar o chão?

O isolamento do piso é necessário para criar um microclima favorável na casa. Realizar esse trabalho é especialmente importante em um apartamento ou casa no térreo, porque o porão geralmente é muito "atraído" pelo frio. Muitos proprietários acreditam que os pisos de madeira retêm bem o calor, mas, na verdade, mesmo esses pisos precisam de isolamento adicional.

Então, por que mesmo assim é necessário isolar o chão? A resposta a esta pergunta é bastante simples. O fato é que o piso de uma casa de campo ou apartamento ocupa literalmente toda a área do apartamento. Se o piso não estiver adequadamente isolado, o ar frio de baixo (se este for o primeiro andar) esfriará seriamente o piso e, consequentemente, toda a sua casa.

A base de concreto do piso é caracterizada por alto desempenho (durabilidade e força) Apesar disso, uma laje de concreto armado ou betonilha de argamassa tem uma desvantagem significativa - essa alta condutividade térmica. Devido a essa característica, o concreto é considerado um material de construção a frio. Portanto, pisos de concreto devem ser isolados primeiro.

Às vezes, um piso de concreto precisa ser isolado, mesmo NÃO no primeiro andar, pois de uma placa de cimento sempre “sopra frio”,

A colocação de isolamento térmico é especialmente necessária para um apartamento localizado no térreo da casa. As salas de estar, neste caso, estão localizadas acima de um porão úmido e úmido, o que pode levar a mofo nas paredes. Para evitar isso, é necessário colocar isolamento e impermeabilização. Com experiência mínima e as ferramentas de construção necessárias, qualquer homem pode lidar com esse trabalho. A seguir, descrevemos como fazer o isolamento do piso com suas próprias mãos.

Serragem

Não é difícil entender que a serragem de madeira é considerada o tipo mais barato de isolamento térmico. Esse material é obtido após o processamento da madeira em equipamentos especiais. Este é um produto secundário que é ecológico e a baixo custo. Além disso, a serragem pode ser derramada em qualquer rachadura. O piso isolado com sua ajuda será absolutamente seguro para a saúde humana.

Poliestireno extrudado

E o último material de espuma de poliestireno possui alta resistência e resistência à umidade. Tais produtos chegam à construção de lojas na forma de chapas, eles se distinguem pela excelente capacidade de isolamento térmico. Este material é bastante durável, não leva roedores e insetos.

Isolamento do piso em uma casa de madeira

Para aquecer o chão de uma casa de madeira, na maioria dos casos, escolha lã mineral. Para realizar um trabalho de isolamento, você precisará da seguinte ferramenta:

  • serra ou SUV,
  • furadeira elétrica
  • nível de construção
  • plaina
  • exercícios de diferentes diâmetros,
  • um martelo
  • faca afiada
  • roleta.

A lista completa de trabalhos é a seguinte:

  1. Criando um piso áspero a partir de aglomerados ou placas, fazendo a impermeabilização.
  2. Instalação de blocos de madeira (log).
  3. Colocar o isolamento selecionado, no nosso caso, lã mineral.
  4. Instalação de pisos.

Na fase inicial do trabalho, é necessário remover o revestimento antigo e corrigir as irregularidades com base. Depois de nivelar a superfície, crie um piso áspero a partir das tábuas de resíduos de madeira de coníferas. Os croakers se encaixam firmemente e são tratados com um anti-séptico. Se você não usar a impregnação especificada, os troncos e a placa de madeira apodrecerão após 5-7 anos de operação. Todos os elementos são presos com parafusos ou pregos.

Na próxima etapa do trabalho, uma malha de metal com uma malhagem pequena é colocada no revestimento áspero. Em seguida, esse elemento estrutural é polvilhado com uma fina camada de argila expandida (cerca de 4 centímetros) Este material não apenas triturará a malha, mas também criará o espaço de ventilação necessário entre o isolamento e o subpiso. No fundo também havia impermeabilização, feltro para telhado ou filme plástico.

Na impermeabilização do piso de madeira áspero, barras ou toras são colocadas. Eles são fixados à superfície a cada 80-100 centímetros usando pregos ou parafusos autorroscantes. No espaço formado entre esses elementos, são colocadas uma ou várias fileiras de lã mineral. O isolamento é montado com juntas sobrepostas, para que não haja folgas entre a placa e os lags. Em seguida, é realizada a instalação de impermeabilização, que é fixada à base com a ajuda de grampos.

Como revestimento final, são utilizadas placas fresadas, que são interconectadas usando um sistema de pente de ranhura. Esses elementos devem ter a mesma espessura dentro de 4 a 5 centímetros, enquanto sua largura varia de 10 a 13 centímetros. Na parte inferior das placas, faça um recesso longitudinal especial para a circulação de ar sob o revestimento do piso. Em locais de pranchas adjacentes às paredes, uma lacuna construtiva é deixada dentro de 1-1,5 centímetros. No futuro, essa lacuna será coberta pelo rodapé.

Isolante para piso de argila expandida

A preparação para o trabalho principal consiste em desmontar o piso antigo e limpar a superfície dos detritos de construção. Normalmente, uma estrutura desnecessária é removida para uma base sólida, concreto ou laje de piso de concreto armado. Para limpar a superfície de sujeira e detritos, raspadores de metal são usados, além de um aspirador de pó de construção. Depois disso, os buracos e rachaduras na base são fechados com argamassa de cimento-areia ou cola especial para esse fim.

Antes do isolamento do piso com argila expandida, é necessário realizar o trabalho de impermeabilização. Para isso, uma superfície pré-alinhada do piso é tratada com mástique de betume ou um filme plástico denso é colocado na base. As bandas são sobrepostas com uma folga de 10 a 15 centímetros. No futuro, os pontos de ancoragem são colados com fita adesiva.

Para a aplicação de mástique de betume, é utilizado um rolo ou um pincel.A secagem de uma camada da solução em questão ocorre durante três horas. Para impermeabilização confiável e de alta qualidade, é necessário aplicar até três camadas de material na superfície. Posteriormente, uma fita de amortecimento especial é colocada ao redor do perímetro da sala, que forma um espaço após a mesa secar e evita possíveis deformações.

A tecnologia de instalação da mesa de argila expandida é semelhante ao processo de vazamento de concreto, portanto, na fase preparatória, é necessário instalar balizas a partir de tubos de metal. Se a argila expandida for usada como material de aterro, os perfis de metal em forma de T devem servir como faróis. O primeiro trilho-guia é instalado próximo à parede, em frente à porta, enquanto a distância máxima entre os faróis é definida em um metro.

Os faróis são fixados na superfície com uma argamassa de cimento e areia com uma dosagem aumentada de aglutinante. Nivele as balizas usando um nível de construção hidráulico ou convencional. Para ajustar a altura do tubo, são usadas cunhas de madeira, que devem ser batidas na direção certa. A altura dos trilhos é ajustada de modo que a altura da mesa de isolamento não seja inferior a 8 centímetros.

A primeira camada de argila expandida pode ser colocada como uma betonilha ou a seco (preenchendo grânulos de argila cozida entre os faróis). Ao usar uma mesa líquida, o vazamento deve ser realizado em várias etapas sucessivas. Antes de tudo, é necessário misturar argila expandida com uma solução comum na proporção de 1 a 5. Depois disso, eles começam a colocar a primeira camada da solução, que deve ficar 2 centímetros abaixo dos trilhos de guia.

A argila expandida, que faz parte do piso de concreto, é considerada um material de construção bastante leve; portanto, os grânulos devem ser recuados na solução com uma espátula. Depois de algum tempo, a argila expandida absorve a umidade e afunda no volume. Quando a primeira camada endurecer, comece a colocar a mesa niveladora de concreto.

A espessura da camada final da solução deve ser de pelo menos dois centímetros. A mistura de concreto é derramada entre as balizas instaladas e, em seguida, é reunida normalmente para obter uma superfície perfeitamente lisa. Dependendo da espessura, o tempo de endurecimento da mesa de argila expandida pode variar de uma a quatro semanas. Durante esse processo, é necessário proteger a superfície da luz solar direta.

Observe que a argila expandida também pode ser isolada com um piso de madeira ao longo dos troncos. Depois de colocar um filme à prova de umidade, e entre as defasagens, ele cobriu uma camada de argila expandida. De cima do chão é simplesmente costurado com tábuas.

Isolamento do piso no apartamento no térreo

No caso de o apartamento no primeiro andar do edifício residencial estar localizado acima do porão, a melhor opção para o isolamento do piso é colocar o isolamento térmico do porão. Nesse caso, uma vantagem importante pode ser alcançada - o piso do apartamento não precisa ser aberto e refeito. Ao mesmo tempo, o nível do piso permanecerá na mesma marca de antes. Esse trabalho pode ser realizado mesmo por construtores inexperientes, já que a superfície da base não precisa de um acabamento fino.

Como material de isolamento térmico, muitos escolhem a lã mineral a um custo acessível, mas para a colocação desse material é necessário um conhecimento especial e a disponibilidade de uma ferramenta de construção. É por isso que a maioria dos proprietários usa isolamento de piso de espuma.

Todo o processo de trabalho consiste em várias etapas:

  • Encontre a planta do primeiro andar da casa e faça o layout do porão para que os limites do isolamento excedam ligeiramente as dimensões do apartamento
  • Identificamos locais defeituosos no teto do porão. Fechamos rachaduras, furos ou lascas na superfície com espuma de montagem ou argamassa de areia de cimento,
  • Instalamos uma barreira de vapor, um filme plástico. Esse material é sobreposto, as áreas são coladas usando fita comum,
  • Construímos uma estrutura a partir de um perfil de metal ou blocos de madeira da espessura desejada,
  • Colocamos placas de lã mineral, consertamos as folhas de madeira compensada.

A instalação de folhas de espuma é um pouco diferente. O fato é que o isolamento em questão não permite a passagem da umidade, podendo ser fixado na superfície das paredes do porão com uma solução adesiva especial. Para a fixação final dos produtos, são utilizados cavilhas de plástico.

A segunda opção, o isolamento do piso do apartamento, é caracterizado por uma maior complexidade. Antes de realizar reparos, é necessário calcular as possibilidades de elevação máxima do piso. Quanto maior esse indicador, mais espessa pode ser a camada de isolamento. No caso de o trabalho de isolamento ocorrer após o reparo das instalações, o primeiro passo será remover o revestimento do piso.

Depois de desmontar a estrutura do piso na base, o mestre verifica a superfície em busca de solavancos, rachaduras e lascas. Todos os locais defeituosos são selados com argamassa de cimento e areia. Posteriormente, a base seca e endurecida é tratada com impregnação de fixação, uma substância chamada de selagem. No estágio seguinte, um filme de polietileno impermeabilizante é fixado à superfície, cujos painéis são presos com fita adesiva.

Em seguida, uma camada de material de cobertura é colocada na base, uma viga de madeira é instalada e os toros são fixos. Esses elementos devem ser firmemente fixados no concreto. Em seguida, os grânulos de argila expandida são preenchidos até a espessura do tronco. A parte superior do isolamento é nivelada com uma mesa de cimento. Os troncos adormecem não no topo, mas com a expectativa de que um aquecedor possa ser colocado entre o piso áspero e o acabamento.

Placas de lã mineral com a espessura, espuma ou espuma necessárias podem ser usadas como material de isolamento térmico adicional. Além disso, um isolamento líquido - penoizol é frequentemente colocado no espaço formado. Em seguida, fixe o filme plástico nos atrasos com a ajuda de um grampeador. Na fase final do trabalho, um piso áspero é feito de folhas ou placas de madeira compensada. Conclui a colocação de aquecimento do piso selecionado.

Sobre a necessidade de barreira contra vapor

Muitos não sabem por que a barreira de vapor é necessária em um dispositivo de piso com isolamento. O fato é que o vapor d'água liberado durante a limpeza ou o cozimento úmido tenta infiltrar-se nas paredes e pisos dos quartos, enquanto afeta negativamente várias estruturas de madeira, como toras. Devido à diferença de temperatura nas salas vizinhas ou dentro e fora do edifício, o vapor se transforma em condensado. Posteriormente, a água penetra na estrutura da madeira e causa sua destruição.

As paredes de uma casa de madeira, bem como o telhado, são protegidas da umidade por impregnação anti-séptica ou impermeabilizante, o que não pode ser dito sobre os elementos do piso. Para proteger o atraso, é usada uma película de barreira ao vapor, que protege não apenas a madeira da destruição, mas também o isolamento, por exemplo, lã mineral. Nesse caso, a barreira de vapor permite que o edifício respire. Ou seja, o ar saturado com água passará sem obstáculos pelo isolamento térmico e pelos produtos de madeira.

Artigo útil? Avalie e adicione aos seus favoritos!