Sexo

Qual cabo escolher para aquecimento por piso radiante?

Hoje, pouco é tão apreciado em uma casa quanto seu aconchego e a capacidade de proporcionar condições confortáveis ​​para você e seus entes queridos. Uma das maneiras mais populares de resolver esse problema hoje é instalar um piso elétrico aquecido, que é melhor do que um cabo, tapetes ou filme infravermelho, neste caso, é de fundamental importância. A escolha pode ser feita com base nas características de cada tipo de equipamento, suas capacidades e características técnicas.

Tipos de piso radiante

A popularidade dos sistemas elétricos é baseada principalmente em recursos como

  • facilidade de instalação
  • facilidade de uso
  • durabilidade
  • acessibilidade
  • a capacidade de ajustar rapidamente a temperatura.

Além disso, em muitos casos, o uso de equipamento semelhante conectado a um sistema de aquecimento ou fornecimento de água quente está associado a muitos problemas, começando com a necessidade de desmontar o piso, formar uma mesa, colocar canos e acabar com a necessidade de obter permissão especial para essa instalação (para edifícios de apartamentos com suprimento central de água) .

Para a maioria dos apartamentos, a única solução possível é instalar um sistema elétrico.

Portanto, ao escolher o equipamento, surge a questão sobre qual é o melhor aquecimento do filme ou do cabo. No primeiro caso, supõe-se o uso de um filme flexível, que é um elemento de aquecimento infravermelho no qual as tiras de carbono estão localizadas, interconectadas por barramentos de cobre para fornecer tensão de energia.

Sua vantagem é a capacidade de evitar a mesa adicional e colocar o filme diretamente sob o piso, sem dificuldades na instalação. Mas, ao mesmo tempo, também vale a pena destacar características dos sistemas de infravermelho, como a necessidade de uma superfície perfeitamente plana para assentamento, a fim de evitar danos ao filme. Além disso, a vida média dos materiais de aquecimento por infravermelho é de 5 a 10 anos.

Se você planeja instalar um piso aquecido por cabo, as características do equipamento são determinadas principalmente pela energia de aquecimento, dependendo da área da sala, sua finalidade. Além disso, é importante como o equipamento será usado: como aquecimento principal ou adicional.

A eficácia do piso radiante, a tecnologia de sua instalação, depende em grande parte do tipo de piso usado.

O princípio de operação do piso radiante do cabo baseia-se no uso de um cabo de aquecimento (ou tapete) como fonte de calor. É colocado sob uma mesa de cimento e areia. Em seguida, o piso é colocado. Como resultado, é formada uma superfície de aquecimento sólida, com indicadores de eficiência energética suficientemente altos.

Cabos resistivos

Esse tipo de elemento de aquecimento é especialmente popular devido ao seu custo acessível em comparação com os análogos. O condutor pode ser apresentado em uma ou duas execuções. O princípio de operação do cabo de aquecimento do piso aquecido não é diferente do elemento de aquecimento padrão: neste caso, estamos falando de um aquecedor alongado fechado em uma blindagem de proteção. Desde que esteja conectado à rede elétrica, ele gerará uma certa quantidade de energia térmica.

Uma das principais características de todos os cabos resistivos é que eles têm um comprimento fixo que não pode ser alterado. Um erro comum é tentar encurtar o fio para um piso quente, suas características mudam radicalmente: a resistência do cabo diminui e a corrente aumenta tanto que simplesmente falha.

Assinatura do boletim informativo

Atualmente, o piso quente da categoria de produtos exóticos mudou para a maneira padrão de proporcionar conforto e calor em períodos frios. O aquecimento elétrico é realizado usando um cabo especial colocado pela cobra na mesa, bem como um regulador que mantém a temperatura necessária. O cabo para o piso quente afeta diretamente a confiabilidade e a funcionalidade de todo o sistema; portanto, você precisa abordar seriamente sua escolha antes de comprar e instalar.

Existem dois tipos de cabo de aquecimento para piso radiante: o cabo de resistência é um cabo com potência constante e auto-regulável, cuja potência varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Um cabo resistivo para piso quente é um elemento com parâmetros constantes: resistência do núcleo, potência (17–22 W / m) e comprimento. Existem cabos resistivos de um e dois núcleos. Os primeiros são mais baratos e costumam ser usados ​​para aquecer o telhado, degraus e instalações industriais, bem como instalações residenciais. Os segundos são mais fáceis de instalar, pois não é necessário retornar a segunda extremidade da seção de aquecimento.

Dependendo da área da superfície aquecida, você pode escolher um comprimento diferente do cabo de aquecimento. Para instalações domésticas, como regra, os cabos são selecionados na taxa de 100 a 140 W / m². Para escolher o cabo certo, você deve calcular seu comprimento. Para isso, é utilizada a fórmula: consumo de energia por metro quadrado (W / m2) / potência do cabo (17–22 W / m) * área de aquecimento (m2). Ao calcular, a área do piso não coberta por móveis ou eletrodomésticos instalados diretamente no piso deve ser levada em consideração. Suponha que você queira fazer um piso aquecido em um banheiro com um material de superfície de telha cerâmica com uma área de 6 m2. Para isso, é necessário que a potência seja de aproximadamente 120 W / m2; nesse caso, a potência total será de 680 W. Se o cabo tiver uma potência de 20 W / m, o comprimento do cabo será 34 m (ou o mais próximo).

Figura 1. Diagrama de conexão para um cabo de aquecimento de um e dois núcleos A extremidade "quente" é um cabo de aquecimento para um piso quente, que é colocado em uma mesa de cimento com uma luva de conexão, enquanto a extremidade "fria", ou seja, um cabo de alimentação, é conectada ao termostato que controla o aquecimento.

A seção de aquecimento do cabo é colocada com uma cobra em incrementos de 8 a 12 cm, e o cabo elétrico (extremidade "fria") é conduzido para o termostato. Um sensor de temperatura também é exibido no termostato, que é instalado entre as voltas do cabo de aquecimento na mesa. O controlador de temperatura fornece tensão à seção de aquecimento, dependendo das leituras recebidas do sensor de temperatura. Assim, se o piso for aquecido, o sensor emitirá um sinal e o termostato deixará de fornecer tensão e, quando o piso esfriar, o termostato será ligado.

O preço desse tipo de cabo de aquecimento por piso radiante é relativamente baixo, portanto a demanda por esses produtos é bastante alta. Atualmente, há um grande número de empresas que fabricam esses produtos, por exemplo, a empresa dinamarquesa Devi, a sueca Thermo, a norueguesa Nexans, a espanhola CEILHIT, a alemã Stiebel Eltron, a finlandesa Ensto, além do CCT russo e as opções de orçamento da empresa chinesa Thermopads.

No entanto, uma versão "barata" de um piso quente usando um cabo resistivo pode causar alguns inconvenientes. Por exemplo, na sala em que o cabo de aquecimento resistivo foi montado, você não pode reorganizar os móveis, nem colocar tapetes no chão ou movê-los. Apesar do fato de que, para sistemas de aquecimento de piso com base em um cabo resistivo, é indicado que a temperatura é controlada por um regulador, na realidade ela é monitorada em uma pequena área. Devido a isso, em locais onde há móveis ou um tapete denso, a transferência de calor do cabo é deteriorada, o que pode levar ao superaquecimento.

Se a área do piso em que o sensor de temperatura está localizado for coberta com carpete, a operação correta do sistema é simplesmente impossível, o que geralmente reduz significativamente a confiabilidade do sistema de aquecimento de piso. Outro fator que afeta a confiabilidade do sistema é a qualidade da luva com a qual as extremidades "quente" e "fria" do cabo estão conectadas.

O cabo de aquecimento para o piso radiante altera periodicamente a temperatura, enquanto o cabo de alimentação conectado ao controlador mantém a temperatura constante. Uma mudança de temperatura leva a "estresse" no acoplamento, o que pode levar à falha de todo o sistema.

Figura 2. Recursos de projeto de um cabo auto-regulador Um cabo auto-regulador para um piso quente apresenta diferenças significativas em relação a um analógico resistivo. O design do cabo inclui dois fios condutores localizados paralelamente um ao outro, um elemento de aquecimento - uma matriz semicondutora, bem como uma trança de aço e uma bainha externa de poliolefina.

O design deste cabo fornece dissipação de calor diferente em diferentes seções do cabo. Graças ao design especial, o cabo de aquecimento para o piso radiante altera a temperatura de forma independente, de acordo com a dinâmica das mudanças de temperatura na sala. Os cabos autorreguláveis ​​levam em consideração a temperatura ambiente em cada seção individual, o que permite ativar ou desativar diferentes seções do aquecimento.

O custo de um cabo auto-regulável é mais alto que o de um cabo resistivo; no entanto, seus indicadores de confiabilidade também excedem significativamente os indicadores de um cabo resistivo. A instalação de um cabo auto-regulável é realizada de maneira semelhante a um cabo resistivo; no entanto, no caso do primeiro, não é necessário instalar um termostato.

Qual cabo é melhor escolher para instalar um piso quente?

Atualmente, os cabos autorreguláveis ​​para a instalação de piso radiante são fornecidos pela Thermon e Raychem dos EUA, Ensto, CCT etc. Os cabos dessas empresas fornecem até 20 anos de operação sem danos. Reparar um cabo de piso quente pode custar muito dinheiro, portanto você não deve economizar comprando um cabo mais barato - é melhor comprar um cabo mais caro e de alta qualidade do que gastar tempo e dinheiro em reparos.

Quanto ao custo, colocar o cabo do piso com isolamento térmico da versão resistiva inclui necessariamente a instalação de um regulador, que também custa dinheiro. O cabo de autorregulação não precisa de controle adicional de temperatura, pois reduz e aumenta a geração de calor. Em áreas pequenas, como no banheiro ou no banheiro, o regulador praticamente não é usado. Além disso, esse cabo é dividido em segmentos de qualquer comprimento, para que você possa escolher o comprimento ideal e não gastar muito dinheiro.

Figura 3. Maneiras de colocar o cabo no banheiro No entanto, se a área de aquecimento aumentar, a situação muda: nesse caso, é mais econômico usar um cabo resistivo. Por exemplo, na cozinha, o mobiliário é estacionário e não requer reorganização, a mesa e as cadeiras não possuem uma grande área de contato com a superfície aquecida, ou seja, são criadas boas condições para o cabo de resistência funcionar.

No caso de um corredor ou corredor, é melhor escolher uma opção de autorregulação, já que tapetes e tapetes, geralmente colocados nessas salas, podem criar condições adversas que pioram a transferência de calor do cabo resistivo.

Assim, a viabilidade de usar um ou outro tipo depende de qual sala o cabo de aquecimento será colocado.

Aquecimento por piso radiante: escolhendo o cabo certo

Piso elétrico - uma fonte adicional de calor no apartamento ou um elemento de aquecimento na casa.

Será a chave do conforto, porque é agradável andar descalço no chão quente.

As principais vantagens a favor da escolha desse sistema são a eficiência e a facilidade de instalação.

Antes de prosseguir com os trabalhos de instalação, é necessário selecionar um modelo de cabo. A eficiência do sistema depende diretamente desse elemento.

A vantagem do piso radiante

  1. Não ocupa espaço adicional, o que permite implementar idéias de design.
  2. Garantido sem rascunhos em casa. O calor aumenta uniformemente de 2 a 2,5 metros, o que é ideal para aquecer o apartamento.
  3. Os modelos elétricos são equipados com um regulador de calor, que permite controlar o regime de temperatura de acordo com a temperatura externa.
  4. O ar não seca, a umidade ideal da sala é mantida.
  5. Comparado aos aquecedores tradicionais, a sala aquece mais rapidamente.
  6. Os sistemas de aquecimento estão ocultos dos olhares indiscretos, o que não estraga o estilo externo da sala.

Qual cabo é melhor escolher para aquecimento no piso: características

Ao escolher, é importante considerar as seguintes nuances:

  1. O preço do produto não deve ser muito baixo, porque esse cabo pode falhar rapidamente. Portanto, é melhor não economizar, mas contratar um fabricante confiável que dure mais tempo.
  2. Considere o custo de instalação. A opção resistiva requer investimento adicional na compra de um controlador de temperatura. Ao escolher uma opção de auto-regulação, a compra desse regulador não é necessária. Para uma sala grande, é recomendável selecionar um fio do tipo resistivo. Se, no futuro, o tapete se espalhar pelo chão, vale a pena comprar um fio auto-regulável para evitar o superaquecimento local.
  3. Para escolher um cabo para um piso quente, vale a pena considerar a funcionalidade que será atribuída a ele. Para aquecimento de ação direta, é adequado um cabo de um ou dois núcleos ou um tapete térmico. Antes de instalar o piso, esses produtos são depositados em uma fina camada de betonilha. Essa abordagem permite aquecer a sala em pouco tempo. Se a função é acumular calor, vale a pena usar um cabo resistivo auto-regulável ou de dois fios. Nesse caso, o sistema pode lidar com o aquecimento de concreto com espessura de 5 cm ou mais.

Ao escolher um cabo, é importante levar em consideração muitas nuances, porque esta é a única maneira de obter uma operação de sistema de alta qualidade.

Dois núcleos

Um núcleo é usado para gerar calor, o segundo - para fornecer corrente elétrica. O processo de instalação não requer a instalação de duas extremidades do cabo em um ponto. O modelo de dois núcleos possui um núcleo retornável, um revestimento de isolamento adicional, que garante segurança durante a operação do cabo.

Qual seção de fio você precisa

A classificação máxima de corrente para termostatos é 16 A e a carga é 3,5 kW. Se o piso estiver conectado a um termostato e a potência total do sistema não exceder 3,5 kW, um PVZ com seção transversal de 1,5 mm2 é adequado para operação. Se esse indicador for maior, vale a pena prestar atenção nos modelos com uma grande seção transversal. Portanto, um modelo com seção transversal de 2,5 mm2 pode suportar uma carga de 25A.

Se você ainda achar difícil escolher uma seção, é recomendável prestar atenção aos dados da tabela.

Arame do tipo “faça você mesmo”, colocado na mesa sob aquecimento por piso radiante

A instalação do cabo de aquecimento é realizada em várias etapas:

  1. Uma placa de cimento-areia é derramada com uma espessura de pelo menos 3 cm. Para colocar um fio que passará para o regulador de temperatura, é necessário triturar um canal com um diâmetro de 2 cm.
  2. Instalando uma camada refletora de calor do substrato.
  3. Instalação de malha de reforço, na qual o cabo está fixo. Se você não usar uma grade, precisará instalar a fita. O produto não deve ser colocado debaixo de móveis.
  4. O fio está colocado.
  5. O dissipador de calor é instalado em um tubo corrugado especial e é colocado em um botão.
  6. Uma placa de cimento com 4 cm de espessura é derramada, e a resistência ôhmica e a resistência de isolamento são indicadores que devem ser definidos para determinar a operabilidade do cabo após o vazamento.A colocação do piso é realizada após a solução ter secado completamente, o que acontecerá não antes de um mês.

Ao executar o trabalho de instalação, é importante seguir estas regras de instalação:

  1. Não permita loops no cabo. Seções separadas não devem se cruzar.
  2. De acordo com as regras de segurança, a localização dos sistemas de aquecimento de estruturas metálicas deve estar a uma distância de 5 cm, da madeira - 3 cm, mas para outras fontes de calor - 50 cm.
  3. Siga a etapa de instalação, concentrando-se em 6 a 10 diâmetros externos do fio.
  4. A parte quente do fio deve estar no material isolante.
  5. Ao colocar dentro da mesa, o passo do cabo é de 20 cm, ao organizar um piso de ação direta - 10 cm.
  6. As baterias não estão conectadas diretamente à rede elétrica; um regulador é usado para isso.
  7. O regulador de temperatura é instalado a 50-150 cm do chão.
  8. É proibido o uso de torções, conexões somente através de terminais especiais.
  9. Para evitar picos de energia, é necessário usar disjuntores.

Antes do trabalho de instalação, qualquer pessoa pode estudar os vídeos enviados sobre este tópico na rede.

Escolha um cabo ou tapete

Um cabo consiste em um ou mais núcleos com isolamento e uma bainha externa. A instalação de tal fio será realizada em uma mesa, cuja espessura é de 3-5 cm.

Recomenda-se instalar o cabo em:

ladrilhos de cerâmica, grés de porcelana, pedra natural, piso autonivelante, laminado, placa de parquet, telha de pvc, linóleo, carpete.

Tal piso pode ser chamado quase universal.

Os tapetes no mercado são de dois tipos - convecção e infravermelho. Esse cabo é mais fino e fixo na distância correta na base da malha. Os tapetes ocupam menos espaço, é necessária uma espessura menor da mesa de 5 a 10 mm. A instalação é simples e não aumenta a altura planejada.

A instalação simples geralmente determina a escolha em favor do tapete. O filme é colocado longitudinalmente em uma fina camada de isolamento térmico e um revestimento de piso é instalado na parte superior. Ao contrário da primeira opção, você não precisa fazer uma mesa e derramar cimento no chão. Essa abordagem permite o uso de tapetes em uma superfície vertical. Tendo apreciado as vantagens dos materiais apresentados, muitos preferem os últimos. Essa economia e facilidade de instalação atraem muitos usuários, portanto, a popularidade dos pisos mate está crescendo a cada dia. Vale a pena assistir ao vídeo uma vez para aprender a tecnologia de edição.

Chão quente - a chave para o conforto dos moradores da casa. Pode ser um elemento auxiliar do sistema de aquecimento ou substituí-lo. A principal vantagem é a facilidade de instalação e economia significativa de recursos. Apenas para garantir que o sistema funcione corretamente, você deve escolher o cabo certo. Os critérios de seleção são muito diversos - desde a seção transversal até a carga estimada. Certifique-se de decidir sobre a funcionalidade a ser colocada no piso quente. Então, o processo de seleção de cabos pode ser bastante facilitado.

O aquecimento do piso pode ser feito por seus próprios esforços, usando painéis simples que são instalados mesmo sem vazamento de cimento. Vale a pena executar procedimentos de instalação para avaliar os benefícios do aquecimento do piso em ação.

A escolha do piso radiante: versão de um e dois núcleos

Dependendo do número de núcleos, a corrente pode se propagar ao longo de um ou dois condutores. Dependendo deste parâmetro, o diagrama de conexão será alterado.

Estruturalmente, um piso radiante de um ou dois núcleos é bastante semelhante: existem condutores no isolamento e uma trança de metal protetora que fornece um nível de rigidez suficientemente alto na camada de isolamento externo. Alguns fabricantes oferecem produtos com núcleos de drenagem, o que pode reduzir significativamente a intensidade dos campos eletromagnéticos.

Para decidir qual cabo é melhor para um piso quente, vale a pena considerar o fato de que os condutores de dois fios são mais populares, apesar de custarem um pouco mais. Existem várias razões para isso: eles

  • mais fácil de instalar (para conectá-los, a segunda extremidade não deve estar conectada ao termostato),
  • gerar campos eletromagnéticos de menor potência devido à compensação parcial um do outro para cada um dos condutores e ao movimento multidirecional dos elétrons.

Como é organizado o cabo de aquecimento de um piso quente do tipo auto-regulável

O design específico desse tipo de cabo permite solucionar inicialmente o problema de superaquecimento de condutores. São pequenos elementos de aquecimento conectados em série - condutores condutores colocados em uma matriz polimérica. O calor liberado no final é precisamente o polímero, quando aquecido, o que aumenta a resistência. Nesse caso, a carga atual diminui, como resultado do qual o volume de calor gerado pelo cabo diminui. A única desvantagem desse tipo de cabo para um piso quente é o seu custo, que é, em média, várias vezes maior em comparação com elementos resistivos.

Filme, cabo ou piso com isolamento térmico: o que escolher

A escolha de um cabo de aquecimento para um piso quente é baseada em parâmetros operacionais como lucratividade, facilidade de uso, eficiência e custo de implementação de um projeto. Em cada um desses casos, o sistema é baseado no uso de fios de aquecimento capazes de converter energia elétrica em calor. Nesse caso, o termostato poderá regular a quantidade de calor gerado, proporcionando um ambiente confortável para o usuário.

Aquecimento de piso por cabo: tapetes ou fios

A escolha do cabo para aquecimento no piso é baseada em várias vantagens básicas de tais sistemas:

  • a vida útil dos fios é significativamente maior em comparação com os sistemas de água,
  • economia no consumo de energia: esse equipamento não consome mais que eletrodomésticos comuns,
  • o custo do projeto varia em uma faixa bastante ampla, dependendo dos componentes selecionados e de como eles estão conectados.

Ao mesmo tempo, as desvantagens dessa opção são a presença de radiação eletromagnética, que acompanha a operação de qualquer equipamento elétrico.

Você também precisa decidir o que é melhor para tapetes ou cabos quentes. No primeiro caso, são oferecidos produtos acabados, produzidos na fábrica. Nesse caso, o cabo de aquecimento é fixado em uma malha de polímero com uma certa exposição de etapa. Seu uso pode acelerar significativamente o processo de instalação.

É por isso que os tapetes são usados ​​com mais frequência; o uso de cabos é recomendado em várias situações. As dimensões da sala podem não ser múltiplas da largura do tapete. Nesta situação, existem várias maneiras de fazer isso: escolhendo entre um piso feito de tapetes ou cabos, você pode usar a primeira opção, deixando parte da superfície sem aquecimento ou a segunda para aquecimento completo. Também é possível que exista um layout não padrão. Nesse caso, depende muito da geometria específica da sala, mas com sua configuração complexa, faz sentido usar cabos como a melhor opção.

Funcionalidades

O piso radiante elétrico é um tipo moderno de sistema de aquecimento para instalações residenciais. Esse projeto consiste em tapetes de aquecimento e controles especiais colocados sob o piso ou entre as camadas da mesa de concreto.

As vantagens do esquema incluem:

  • distribuição uniforme de calor ao longo da altura do edifício,
  • a ausência de distúrbios na circulação na forma de fluxos de convecção - o movimento do calor no ar,
  • simplicidade e clareza de auto-instalação do sistema,
  • orçamento de uma instalação profissional,
  • economia de área útil de espaço aquecido,

  • falta de necessidade de equipamento adicional,
  • a capacidade de instalar sob qualquer revestimento de piso,
  • maior conforto e conveniência
  • respeito pelo meio ambiente
  • a possibilidade de uso por pessoas que sofrem de vários tipos de alergias, asma brônquica.

As desvantagens do aquecimento elétrico são:

  • alto custo de 1 kW de eletricidade,
  • criação de um campo eletromagnético no quadro de uma sala aquecida,
  • habilidades obrigatórias no manuseio de controladores de temperatura,
  • a complexidade de diagnosticar e reparar o sistema,
  • a existência de restrições de altura para edifícios aquecidos,
  • a necessidade de maior segurança elétrica através do aterramento.

No entanto, com o design racional do projeto e a instalação adequada, todas essas deficiências são eliminadas por si mesmas, portanto, esse sistema está se tornando cada vez mais popular entre os consumidores.

O principal elemento ativo de um piso aquecido elétrico é um cabo de aquecimento. A eficácia do funcionamento de todo o mecanismo de aquecimento depende de sua qualidade e características; portanto, você deve escolher com cuidado e responsabilidade um cabo de aquecimento para esses fins.

Antes de fazer a escolha final, você precisa se familiarizar com todas as variedades de cabos de aquecimento. Os seguintes tipos estão disponíveis.

Cabo resistivo

Ele cria a mesma temperatura em seu comprimento e é dividido em variedades:

  • Núcleo único. Esta espécie faz jus ao seu nome. Consiste em um núcleo de aquecimento, reforçado com uma bainha de fio ou folha. O processo de conexão de um cabo desse tipo requer a convergência de ambas as extremidades em um único local, ou seja, conectá-las ao controlador de temperatura. Um cabo de núcleo único possui várias vantagens, a saber:
  1. temperatura máxima de aquecimento
  2. baixo consumo de energia
  3. preço razoável.

  • Dois núcleos. Consiste, respectivamente, em dois núcleos, que também são cercados por um filme protetor. Para conectar um cabo de dois núcleos, não é necessário retorno. O circuito é fechado conectando um acoplamento especial à extremidade livre do fio. Seus benefícios incluem:
  1. facilidade de instalação
  2. a possibilidade de formar faixas de qualquer forma e comprimento,
  3. conexão unidirecional
  4. a imutabilidade do campo eletromagnético.

Auto-ajustável

No coração desse cabo estão dois condutores condutores em contato com uma matriz polimérica de um semicondutor, que regula o aquecimento do sistema, dependendo da temperatura do espaço circundante. A matriz é isolada em duas camadas e protegida por uma trança de tela localizada entre as camadas. As vantagens de um fio auto-regulável são as seguintes:

  1. universalidade
  2. durabilidade
  3. a capacidade de selecionar independentemente a temperatura na sala,
  4. resistência a danos
  5. confiabilidade.

Tapetes elétricos

Para tornar a instalação de um piso quente mais fácil e conveniente, além de minimizar os custos financeiros, recomenda-se o uso de tapetes elétricos de aquecimento especiais. Por sua vez, eles são divididos em:

Vamos considerar cada visualização com mais detalhes:

  • Esteira do cabo (fio) É um dispositivo flexível e plano que consiste em um fio de núcleo único conectado a uma malha de metal em forma de cobra. Estas esteiras são ideais para acabamentos lado a lado e lado a lado.
  • Esteira de carbono ou fibra de carbono É uma estrutura de barras de aquecimento autorreguláveis, montadas em paralelo, que emitem radiação infravermelha, que é a fonte de calor nesses esquemas.
  • Tapete de filme, de fato, é organizado da mesma maneira que o carbono.

A única diferença é que as barras de carbono são ainda mais protegidas por um filme de polímero.

Aquecimento central do piso

A base do design, neste caso, são barras de carbono, que são eletricamente conectadas entre si e conectadas a um termostato. Esse sistema de aquecimento é chamado de intelectual: ele é capaz de regular independentemente seu trabalho.

Uma característica importante de seu uso é que é possível instalar (reorganizar) os móveis de acordo com seus próprios gostos e desejos, ao mesmo tempo em que elimina o risco de superaquecimento de elementos e queima deles. Além disso, existe a possibilidade de instalar um piso aquecido central em salas com alta umidade. Uma desvantagem característica é o alto custo, que levou ao aparecimento no mercado de um grande volume de produtos falsificados.

Cabo para aquecimento de piso sob betonilha - visão geral da marca

Cable BNO 2x0.3 - cabo resistivo para aquecimento de piso. Utilizado para aquecimento de pisos, paredes, tetos em instalações residenciais. Deite sob uma mesa de concreto. A temperatura de operação deste cabo é de 100 C. Ele funciona com uma tensão alternada de trabalho de 220/380 V. A dissipação de calor do cabo para um piso quente é de 15 a 25 W / m.

Cabo НО-3, НО-13, НО-23 - Cabos de aquecimento resistivos para aquecimento de piso com núcleo de aço galvanizado ou cobre (possível liga). Deite sob uma mesa de concreto. A temperatura de trabalho deste cabo é de 100 C. Ele funciona com uma tensão alternada de trabalho de 220/380 V. A dissipação de calor do cabo para um piso quente é de 15 a 20 W / m.

Cabo NBMK cabo resistivo blindado, usado com mais freqüência como cabo para aquecimento de piso em uma grande área (pregões). O cabo é resistente ao estresse mecânico, corrosão, flexível. Temperatura de operação - até + 90 C. Funciona com uma tensão alternada de trabalho de 220-240 V. A dissipação de calor do cabo para um piso quente é de 20 a 25 W / m.

Resistive cabos KNMPEV, KNNPEV, KNNmPEV, KNNsPEV (Chuvashkabel) é usado para aquecer estruturas de edifícios e instalações residenciais. O cabo consiste em 2 condutores paralelos em isolamento de polietileno, uma blindagem e uma bainha de PVC.

Abaixo está uma tabela comparativa das características dos cabos para aquecimento de piso.

Marca do caboMac comprimento da seçãoTensão de operação, VDissipação de calor, W / mTemperatura, C
220-240380Máx. trabalhandoMáx. sem calor.Mín. montagem
MAS125xsobre15-20100100-10
NLS100xsobre15-25100100-10
NBMK550xsobre259090-20

Como cabo para piso quente, você pode usar análogos importados: TXLP / 1, TXLP / 2R (fabricado pela NEXANS), HC-800 (fabricado pela Aeg)

Cálculo de cabos para aquecimento no piso

Para comprar um cabo para um piso quente do medidor necessário, calcule a potência do sistema. Para isso, é necessário medir a área da sala (m2) menos a área de móveis sob a qual o cabo não se encaixa (Fig. 1). O valor resultante deve ser multiplicado pela potência do piso quente por 1 m2 para esta sala. O cálculo da potência do sistema deve evitar o superaquecimento do cabo para o piso quente. As capacidades do piso aquecido por 1 m2 para diferentes tipos de quartos são apresentadas na tabela 1.

Tabela 1. Aquecimento por piso radiante por 1 m2

Cozinha, corredor, sala de estar110 - 150 Loggia envidraçada140 - 180 Banheiro140 - 150

Um exemplo: É necessário fazer um piso quente na sala de estar com uma área útil de 8m2. A potência do piso aquecido por 1 m2 para a sala é de 150 W / m2. A potência de todo o sistema será de 8 m2 * 150 W / m2 = 1200 W.

Com base na capacidade do sistema, os vendedores da loja poderão escolher o cabo do comprimento desejado.

Para calcular o comprimento do cabo para um piso quente, você pode usar a fórmula:

  • Comprimento do cabo L em metros
  • S - área aquecida, m2
  • Ps - potência específica necessária, W / m2
  • Cabo de alimentação específico para PL, W / m

Um exemplo: É necessário fazer um piso quente na sala de estar com uma área útil de 8 m2 com a potência específica necessária da sala 150 W / m2. Para a instalação, é utilizado um cabo para o aquecimento de piso do BNO com uma potência específica de 25 W / m. Assim, o comprimento do cabo é L = 8 * 150/25 = 48 m.

Em seguida, você precisa calcular a etapa de colocar o cabo na sala. Isso é feito usando uma fórmula simples:

H (passo de assentamento) = S / L, portanto, em nosso exemplo, obtemos H = 8/48 = 0,16 m, ou seja, a cada 16 cm.

Se você quiser saber mais sobre como colocar um cabo para um piso quente, recomendamos assistir ao vídeo

Filme ou cabo de piso aquecido, que é melhor

Se você comparar qual piso é melhor que o infravermelho ou o cabo, vale a pena prestar atenção ao fato de que, com a instalação correta de ambos os sistemas, será garantido um aquecimento uniforme e eficiência. A taxa de aquecimento do piso em materiais de filme será significativamente maior devido à ausência de uma mesa que passa por cima do aquecedor. Mas, ao mesmo tempo, esse sistema esfria muito mais rápido pelo mesmo motivo.

Ambos os sistemas são confiáveis ​​o suficiente, mas há uma probabilidade de danos mecânicos por objetos pontiagudos do filme se o linóleo for usado como revestimento de piso. Por outro lado, somente o material de filme infravermelho pode ser colocado em superfícies inclinadas ou verticais.

Assista ao vídeo: Instalação do piso radiante elétrico (Pode 2024).