Reparação

Como escolher tinta de parede para salas diferentes

As tendências da moda na decoração das paredes do apartamento estão mudando constantemente. Mais recentemente, o papel de parede foi considerado o material de decoração mais procurado. Com os últimos desenvolvimentos, a tinta começou a ocupar ativamente uma posição de liderança. Portanto, tintas e vernizes modernos são escolhidos para o design de paredes do apartamento.

A escolha

Hoje você pode usar cores diferentes. Uma parede comum pode se transformar em uma tela real, na qual será possível, com imaginação, criar uma imagem única. As paredes são decoradas com ornamentos, composições de arte, padrões, elementos decorativos. A conveniência de pintar paredes está fora de dúvida. A qualquer momento, você pode atualizar as paredes repintando a superfície em uma tonalidade diferente.

As paredes podem ser atualizadas de maneira rápida e fácil. Não são necessários esforços especiais ou grandes desembolsos em dinheiro para isso. Você precisa escolher apenas pintura de alta qualidade. Uma pessoa inexperiente é difícil de decidir. Não é fácil escolher a tinta necessária entre as muitas opções apresentadas nas prateleiras da loja.

Para fazer uma escolha, você precisa se familiarizar com as características de várias composições com antecedência e levar em conta os recursos da sala de reparos.

Pintura de parede: prós e contras

Primeiro, você precisa descobrir como esse tipo de decoração é atraente, como pintar paredes, e se há alguma desvantagem nesse tipo de decoração.

As vantagens deste método incluem:

  • Inúmeras variações de decoração de parede. Há uma oportunidade de assumir projetos ousados, combinar diferentes tons e texturas, aplicar desenhos pitorescos. Você pode experimentar com tintas e vernizes. As cores básicas se transformam em um número ilimitado de tons diferentes.
  • Se a superfície das paredes for cuidadosamente preparada para pintura, por exemplo, nivelada com massa de vidraceiro, o revestimento colorido cairá melhor. O revestimento decorativo durará mais se você usar apenas tintas e vernizes de alta qualidade.

  • A cobertura de alta qualidade não tem medo de limpeza úmida regular. A atratividade da aparência não sofre.
  • Pintar paredes é a maneira mais conveniente de decoração se a sala tiver uma configuração difícil, por exemplo, se houver bordas, colunas e nichos figurados. Será necessário investir muito trabalho e tempo para colocar papel de parede em uma sala; é difícil embainhar a sala com painéis decorativos.
  • Possível eliminação dos menores defeitos. Fichas, arranhões ou manchas indeléveis que acabaram de aparecer são simplesmente pintadas com tinta da mesma tonalidade.
  • A qualquer momento, se desejado, você pode alterar completamente o estilo do design. Facilite isso.

As desvantagens de pintar paredes incluem:

  • A coloração de alta qualidade requer uma preparação completa da superfície. Se não for implementado, o revestimento colorido não ocultará nem os menores defeitos. Pelo contrário, preferiria enfatizar a existência de deficiências.
  • O processo de pintura não é tão simples quanto parece. Falta de experiência, não conformidade com as recomendações tecnológicas, o uso de material barato de baixa qualidade levará a uma cobertura desigual de textura e cor.
  • O material de tinta e verniz não tolera influências mecânicas, bem como cargas abrasivas agressivas. Para a aparência de arranhões, vários chips, arranhões feios resultarão da operação desleixada de um apartamento residencial.
  • A poeira se acumula nas paredes pintadas. A exceção é o acabamento brilhante.

As principais propriedades operacionais, físicas e tecnológicas

Antes de comprar, você deve determinar a cor das tintas. Outros parâmetros importantes também influenciam a escolha. A qualidade decorativa é sem dúvida o critério determinante. Nos salões, geralmente não há variedade de esquemas de cores. Isso é explicado pela capacidade de criar a sombra desejada por conta própria.

Várias tintas e vernizes criam um grau diferente de brilho na superfície. Tudo depende da escolha. Existem tintas brilhantes, semi-brilhantes e foscas. Existem sistemas de pintura de alto brilho.

Esse tipo de tinta cria quase um acabamento espelhado.

Tinta brilhante

Tintas e vernizes capazes de criar brilho nas paredes, facilidade de tratamento atraente. Esse revestimento praticamente não tem medo de umidade ou cargas abrasivas. Portanto, as manchas são facilmente removidas das paredes pintadas e a poeira é removida. O brilho fica ótimo apenas em planos perfeitamente planos, porque com defeitos sutis, a luz refletida indica imediatamente todas as falhas.

O revestimento brilhante é mais usado em design adicional ou, se necessário, destaca alguns elementos de decoração específicos da sala.

Tintas brilhantes decoram salas com um alto nível de umidade, por exemplo, uma cozinha.

Tinta fosca

Ao decorar salas de estar, eles costumam usar uma composição colorida fosca. Esse tipo de pintura cria uma superfície lisa, ocultando pequenos defeitos. Uma cobertura de parede fosca expande visualmente a sala, tornando o espaço mais espaçoso.

As desvantagens incluem a dificuldade de remover manchas. Se as manchas não puderem ser lavadas, você terá que pintar as áreas afetadas.

Tipos de revestimentos

É impossível dizer inequivocamente qual tinta de parede é melhor, porque não existe uma classificação única. A escolha depende do orçamento e do tipo de quarto a ser pintado.

Todos os materiais podem ser divididos em três grupos: para obras externas, para internas e universais, que podem ser usadas nos dois casos. É lógico que dois tipos de três são adequados para reparo de interiores: cores especializadas e cores universais. Por que não usar materiais destinados à rua?

O fato é que o revestimento para trabalhos de fachada pode conter anti-sépticos, endurecedores - substâncias que causam irritação e até reações alérgicas em um espaço fechado e sem ventilação. Somente as paredes da garagem são adequadas para pintura dessa maneira.

As tintas e vernizes destinados ao trabalho interno em uma casa ou apartamento são de dois tipos: à base de água e outros solventes.

Solúvel em água

Eles também são chamados de dispersão de água, emulsão de água - a diferença nos componentes. Eles são populares devido ao seu preço e praticidade: secam rapidamente, colorem bem, não cheiram e se encaixam perfeitamente em quase qualquer superfície.

Ao mesmo tempo, a emulsão mais barata, mas não estável, é baseada no PVA. É facilmente contaminado, exposto à umidade. As paredes não são cobertas por ele, o máximo é o teto em uma sala com um ambiente não agressivo, por exemplo, na sala ou no quarto.

Acrílico

A composição desta tinta contém dispersões aquosas de resinas acrílicas. Após a aplicação, formam uma fina película protetora resistente à umidade e ao estresse mecânico. Esse revestimento é adequado mesmo para salas com alta umidade.

A propósito, uma dispersão de água à base de acrílico está bem em superfícies de madeira e concreto. O único “mas”: se houver pequenas irregularidades, é recomendável a aplicação de massa de vidraceiro, com defeitos mais sérios - primeiro é necessário rebocar adequadamente.

Na maioria das vezes, o revestimento acrílico da loja é vendido na forma de uma base branca. Para obter a tonalidade desejada, você precisa adicionar cor - um pigmento colorido. Isso pode ser feito mesmo em casa sozinho. Para que o resultado não o decepcione, não há problema de componentes incompatíveis, leve a pasta de cores da mesma empresa que a base.

Látex

São emulsões aquosas à base de copolímeros de látex, às quais são adicionadas borrachas. Qual tinta é melhor para as paredes do apartamento: acrílico ou látex? Depende dos objetivos. O segundo é ainda mais durável, resistente à água, mas também a um preço mais alto.

A emulsão de látex costuma criar ambientes com alta umidade. Além disso, recomenda-se que seja aplicado ao papel de parede para pintura e usado para criar decoração a partir de gesso, por exemplo, para simular uma parede de tijolos. A fina camada que se forma após a aplicação preserva a textura da superfície, além de protegê-la da água e da umidade.

Como o acrílico, os revestimentos de látex são misturados com cores para obter a tonalidade desejada.

Silicone

Essa emulsão à base de resinas de silicone é uma das novidades do mercado da construção. É adequado não apenas para decorar paredes internas, mas também para decorar a fachada de um edifício; possui bons indicadores de resistência a danos mecânicos, ultravioleta, resistência ao calor e propriedades anti-sépticas. O único menos significativo é o seu alto preço.

No entanto, na forma pura, essas emulsões são raras. A maioria dos fabricantes oferece misturas de acrílico-silicone.

Características importantes de tintas e vernizes

  • Esconder poder - a capacidade de pintar sobre a cor de uma superfície. Quanto maior esse indicador, menos camadas você precisará para criar um tom uniforme. A opacidade das cores baratas é menor, vale a pena considerar ao comprar, você precisará de mais latas.
  • Permeabilidade ao vapor - a capacidade de "respirar". Este indicador é importante para salas com alta umidade. As tintas de verniz permeáveis ​​ao vapor conduzem a umidade e protegem contra mofo e bolor.
  • A resistência à abrasão, ou seja, danos mecânicos, é um indicador de durabilidade. É determinado em laboratório, simulando o procedimento de lavagem.

Como escolher tinta para paredes na cozinha e no banheiro

Como você sabe, o ambiente mais agressivo do apartamento está na cozinha. Há alta umidade e temperatura, respingos de água e gordura. Nem todo revestimento pode suportar isso. Os materiais necessários são adequados: impermeáveis, permeáveis ​​ao vapor, com bom desempenho de abrasão. As emulsões de látex e silicone respondem a esses pedidos.

O mesmo se aplica aos banheiros - aqui a umidade é combinada com o vapor e a alta temperatura.

Tintas para salas de estar

A coisa mais importante na escolha de tintas para esse grupo de quartos é a segurança deles. Também são exigidas altas exigências em revestimentos decorativos e resistência à luz solar. Uma característica como a capacidade de lavagem não é a mais exigida, exceto que pode ser necessária em um quarto de criança. É muito bom se as tintas não cheiram, ou quase não cheiram durante a aplicação, e também é desejável que sequem rapidamente.

Emulsão de água

Os mais populares nesse grupo são as tintas à base de água. Estes são compostos baseados em acetato de polivinila (mais familiar para nós como PVA). Essa tinta é fácil de aplicar, tem um bom poder de ocultação - geralmente duas camadas são suficientes para obter uma cor uniforme. Após a secagem, eles criam um filme denso na superfície que permite a passagem do vapor de água, e também dizem que essa parede “respira”. É muito colorido - qualquer cor pode ter dezenas de tons.

Tinta à base de água da conhecida marca Tikkurila e cartão tintométrico de apenas uma cor

Uma de suas principais vantagens é o baixo preço. E esse talvez seja o fator decisivo que torna os produtos de emulsão líderes em vendas, apesar de suas deficiências bastante sérias.

O primeiro ponto negativo negativo é que não é muito resistente a influências mecânicas ou abrasivas (é fácil arranhá-lo). O segundo - não esconde imperfeições de superfície, requer uma preparação cuidadosa. Para a parede parecer, ela deve ser absolutamente lisa. A terceira desvantagem é o medo da água. Uma parede coberta com uma emulsão à base de água pode ser limpa várias vezes com um pano úmido, mas nem todas as persianas. Em algumas bandas será claramente visível. Mas as paredes podem ser pintadas - deixe um pouco de "reserva" para eliminar manchas e arranhões que depois de um tempo aparecem nas áreas mais "carregadas".

Silicone dispersável em água

Essas tintas são quase perfeitas. Eles são fáceis de aplicar e são capazes de apertar até rachaduras bastante decentes - até 2 mm. O filme restante após a secagem não desbota, não tem medo de umidade, fica severamente danificado (você pode lavar o quanto quiser). Pintar as paredes do apartamento com tinta de silicone permite obter uma superfície muito lisa, mesmo sem uma preparação perfeita e um nivelamento cuidadoso.

Após a secagem, o filme é tão suave que até as micropartículas não permanecem nele e o pó não se acumula. O que é importante - a tinta é permeável ao vapor, o que possibilita sua utilização em ambientes úmidos. A alta resistência à luz ultravioleta permite seu uso na decoração externa (sua principal aplicação).

Tinta de silicone à base de água - revestimento de excelente qualidade

Na verdade, ela tem uma desvantagem: um preço alto. Essa é a tinta mais cara de hoje (exceto texturizada). Isso explica o fato de que eles não são muito populares. Mas se você quiser ter um revestimento de parede bonito e persistente em um apartamento ou casa, escolha tinta de silicone. De qualquer forma, pode ser usado no corredor e na cozinha.

Tintas decorativas texturizadas

Esta é uma direção relativamente nova. Pintar as paredes do apartamento com a ajuda de tintas texturizadas permite que você não tenha uma superfície lisa e uniformemente pintada, mas tenha um certo relevo ou caótico. A base das tintas texturizadas é uma dispersão acrílica da água com um pigmento e vários aditivos - areia de diferentes frações, fibras minerais e outras substâncias similares que formam o relevo.

Essas tintas diferem em densidade, respectivamente, podem ser aplicadas com uma espátula, pincel ou rolo. Alguns tipos permitem o uso de uma pistola de pintura. A textura pode variar dependendo do tipo de aplicação e significativamente. Por exemplo, na foto abaixo, você vê o resultado da aplicação de uma tinta com ferramentas diferentes - um pincel, vários rolos e uma espátula. Na foto - tinta decorativa para paredes e tetos da empresa alemã JOBI. É chamado PUTZEFFEKTFARBE (PutzEffectFarbe).

Uma das opções para tinta texturizada

Essa composição é pintada em qualquer cor da paleta, portanto, há muitas opções. Pode ser aplicado em drywall, concreto, aglomerado, fibra de vidro, superfícies rebocadas. Para um efeito melhor, é desejável um primer preliminar.

Existem tintas decorativas com imitação de tecido, camurça, com manchas peroladas, superfície envelhecida e muitas outras. Às vezes, o aplicativo é multicamada - em três camadas ou mais - usando ferramentas diferentes. Normalmente, essas composições são acompanhadas de instruções detalhadas para aplicação e procedimentos operacionais, além de recomendações para a escolha de uma ferramenta.

Você verá várias maneiras de aplicar tinta decorativa no vídeo.


Você pode estar interessado em ler sobre como escolher papel de parede para o seu quarto.

Tintas para banheiros, cozinhas e corredores

Para cozinhas e corredores, as tintas acrílicas decorativas e silicone à base de água descritos acima são adequados. Eles têm resistência suficiente à abrasão e geralmente podem ser lavados. O uso de tintas com um alívio acentuado nas cozinhas não é totalmente justificado - será difícil manter a limpeza das paredes. Mas manchas peroladas podem tornar uma sala pequena visualmente mais espaçosa, especialmente se a cor da base for clara.

Mas existem várias tintas resistentes à umidade e à temperatura, que podem ser usadas em salas úmidas - na cozinha e no banheiro, mas são indesejáveis ​​nas salas de estar.

Compostos alquídicos

As tintas alquídicas em sua consistência são muito semelhantes ao óleo, mas apresentam uma diferença significativa tanto na base (resinas alquídicas) quanto nas características operacionais. A superfície pintada por eles tolera alta umidade, temperaturas elevadas e radiação ultravioleta.Tem uma permeabilidade média ao vapor, e é por isso que pode ser usado em salas úmidas. É bem aplicado em superfícies de madeira e metal. O que mais é atraente nessas tintas é que pintar as paredes não requer investimentos significativos - elas são baratas. No entanto, uma superfície normal requer uma superfície bem preparada. De acordo com o tipo de superfície criada, a tinta alquídica pode ser brilhante, fosca e semi-fosca.

Exemplos de tintas alquídicas

Há uma séria desvantagem - eles são diluídos com solventes orgânicos - aguardente branca, gasolina, aguarrás. Portanto, ao pintar e secar na sala, há um odor característico persistente. Também menos - eles perdem o brilho da cor ao longo do tempo, aparece um revestimento amarelado. A opção é barata, mas não a melhor para durabilidade. Eles são muito bons para pintar radiadores e tubos de aquecimento - eles podem ser resistentes ao calor -, mas para paredes vale a pena usar uma composição diferente.

Tintas à base de silicato (copo d'água)

Se falarmos sobre as propriedades específicas do revestimento de silicato, então para o banheiro é uma boa escolha: a composição química é tal que o fungo ou mofo nunca aparece nas paredes pintadas. Se houver esse problema - esta é uma das soluções. O revestimento é muito forte e durável, e a permeabilidade ao vapor é a mais alta entre todas as composições de tinta e verniz existentes hoje. Portanto, na cozinha e no banheiro, você pode usar essas tintas.

Tinta de silicato - impede o desenvolvimento de fungos e bolores

Mas existem desvantagens significativas. Em primeiro lugar, até secar, a composição é muito prejudicial à saúde. Você precisa trabalhar com ele em roupas de proteção e proteção respiratória (um bom respirador). Após a secagem, o filme é absolutamente inofensivo, mas não pode estar dentro de casa antes da cristalização. Em segundo lugar, os silicatos não são compatíveis com outros tipos de revestimentos. Eles não ficam na superfície previamente pintada com outra tinta. Da mesma forma, nenhuma outra superfície ficará sobre a superfície pintada com tinta de silicato. Nos dois casos, é necessária a remoção completa da camada anterior. Em terceiro lugar, as composições são pintadas apenas com pigmentos minerais, o que reduz significativamente o número de cores e tons.

Design de pintura de parede

Existem muitas opções para pintar paredes, porque não há restrições quanto ao número. É importante encontrar a combinação de cores certa ao pintar paredes. A maneira mais fácil de fazer isso é selecionar tons de acordo com as tabelas que os designers usam. Eles estão em grupos de tons que podem ser usados ​​em uma sala, enquanto o interior será harmonioso.

Agora sobre os métodos de pintura de parede combinada. Existem muitos deles, eles parecerão diferentes no interior. Escolha o que você gosta.

Divisão horizontal em duas ou três zonas

Este método é tradicional. Normalmente, a sala é dividida em duas zonas. Abaixo eles são pintados com tons mais escuros, na parte superior - mais clara. A versão clássica é a divisão em três partes por altura - o terço inferior é pintado com uma sombra escura, os dois superiores são mais leves. Mas isso é apenas um clássico; de fato, a tinta escura pode terminar no meio ou quase sob o teto. Somente com essa técnica você precisa ter cuidado: reduz visualmente os tetos. A exceção é a faixa de luz quase sob o teto.

Pintando uma sala em duas cores: separação horizontal

A borda de duas cores, se a pintura das paredes do apartamento for feita de forma independente, raramente é ideal. Para decorar as falhas, você pode colar a moldura, algumas listras suaves. Outra opção - antes de aplicar a segunda sombra ao longo da borda, cole a fita adesiva exatamente ao longo da régua. Após a pintura, remova-a e você obtém a linha perfeita (se a fita estiver colada uniformemente).

A moldura pode ser deixada em branco - é combinada com qualquer cor ou pode ser pintada com uma das cores adequadas

Essa técnica pode ser usada em salas de qualquer finalidade e qualquer estilo. Somente com molduras é um clássico, é aceitável para um estilo country, para um dos etno-estilos. Apenas uma borda clara ou uma linha divisória decorada com uma faixa brilhante já é minimalismo ou alta tecnologia.

Parede de acento

Uma tendência da moda na decoração dos quartos é o destaque de alguma parede. Existem duas opções:

  • um tom mais escuro da mesma cor
  • cor diferente de uma paleta compatível.

Com detalhes selecionados corretamente no interior, ambos os métodos parecem atraentes. Esta é a maneira mais fácil de tornar o interior mais memorável e vibrante.

A cor brilhante da mesma paleta é a maneira mais fácil de iluminar o interior

Lembre-se de que, nos quartos, por exemplo, é melhor usar combinações não tão nítidas - a atmosfera nesses ambientes deve ser mais suave. Contrastes nítidos são bons em salas de estar e viveiros. As crianças geralmente gostam de combinações vibrantes.

A gama nos quartos é mais calma

Faixa horizontal

Esta é uma faixa bastante larga, que corre aproximadamente ao nível dos olhos. Na maioria das vezes, eles recorrem a esse tipo de coloração da sala, se for necessário prestar atenção a alguns elementos decorativos - pinturas, por exemplo.

Uma ampla faixa horizontal é outra maneira de pintar uma sala em duas cores.

Essa técnica fica bem nos corredores - reduzindo a altura do teto, faz com que pareça mais larga. Outra aplicação popular são os quartos das crianças: os desenhos das crianças ficam muito bem em um cenário atraente.

A tira não precisa ser monofônica - um gradiente de luz também é bom

Paredes listradas

Um truque interessante, mas usá-lo para toda a sala não vale a pena. Assim, você pode projetar uma parede - uma das variedades de paredes de acento - ou apenas parte dela.

As listras horizontais podem ser coloridas. O principal é que eles são repetidos no interior

Um efeito interessante é obtido pela combinação de tiras da mesma cor, mas de diferentes texturas - fosco e brilhante. Estritamente falando, essas não são duas cores, mas parecem assim.

A combinação de tiras de tinta fosca e brilhante

Destacando alguns detalhes do interior

Muitas vezes, uma cor diferente - mais vívida ou calma, é enfatizada por alguns detalhes. Por exemplo, nichos, molduras, a localização de uma prateleira interessante etc.

Destacar alguns elementos é outra maneira de combinar a pintura da sala.

Uma opção é circundar uma faixa de parede colorida mais escura ao longo do contorno, destacando todos os cantos. Este método ajudará a tornar uma sala pequena mais espaçosa: parecerá mais alta e mais larga.

Uma maneira de ampliar visualmente uma sala

Como pintar as paredes do apartamento com suas próprias mãos: vídeo

Escolher o tipo de tinta é bom, mas você ainda precisa saber como trabalhar com ela. Cada uma das tintas tem suas próprias características de aplicação e preparação da superfície. Mas, em geral, as seguintes etapas estão quase sempre presentes:

  1. Remoção do revestimento antigo, se houver. O detalhamento desta etapa depende da compatibilidade do acabamento antigo e da nova camada. Se forem compatíveis, apenas os fragmentos descascados ou mal aderidos devem ser removidos. Se os revestimentos forem incompatíveis, você terá que limpar tudo completamente.
  2. Paredes de massa de vidraceiro. A tecnologia é padrão: pegue a composição apropriada e aplique com uma espátula, encobrindo rachaduras e inchaços.
  3. Superfícies de moagem. Use uma lixa ou uma malha especial, montada em um suporte ou bloco de madeira. Em um movimento circular, eles removem todos os desnecessários, alinhando as paredes.
  4. Remoção de poeira da superfície polida. É melhor fazer isso com um aspirador de pó, mas você pode limpar tudo várias vezes com um pano seco, mas sempre limpo.
  5. Primer O primer para cada superfície e tinta deve ser selecionado separadamente. É aconselhável comprá-lo com tinta. O Primer realiza duas tarefas: melhora a aderência da tinta à superfície (não descasca) e reduz o consumo de tinta.
  6. Pintura. Geralmente pintando em várias camadas, aplicando a composição em diferentes direções. se falarmos das paredes, de cima para baixo e da direita para a esquerda. Cada camada é aplicada após a secagem da primeira. As instruções geralmente indicam esse tempo e é desejável mantê-lo.

Só isso. A pintura das paredes do apartamento está terminada. Mas a descrição verbal não pode transmitir algumas das características do trabalho com tintas ou betumes. Assista ao tutorial em vídeo, algumas das sutilezas ficarão mais claras. Depois de visualizá-lo, pintar as paredes com tinta à base de água não será um problema.

Como criar o efeito de tinta decorativa nas paredes com meios simples, veja o vídeo.

Tintas semi-mate

Essas tintas e vernizes assumiram uma posição intermediária, possuindo quase as mesmas vantagens e desvantagens dos tipos acima.

Ao escolher, você precisa lembrar os requisitos técnicos para todas as formulações:

  • Uma qualidade importante de todos os tipos de tinta é a capacidade de criar um revestimento monofônico uniforme que oculte completamente a cor da base. Normalmente, essa capacidade determina o número mínimo de camadas necessárias para obter esse efeito. Para obter o acabamento perfeito, é necessário aplicar pelo menos duas demãos. Em alguns anúncios, os fabricantes garantem que uma única mancha será suficiente; apenas essa promessa deve ser tratada com ceticismo racional.
  • A cor da base também é considerada um fator importante na coloração. Para verificar, você pode aplicar tinta em um pequeno fragmento da superfície. Para verificar corretamente o material da pintura, você pode usar os seguintes métodos - aplique uma pequena mancha na superfície do preto e branco. Com a secagem completa, você pode ver quantas camadas você precisa fazer ao pintar.

  • Outras propriedades importantes incluem adesão ao plano, viscosidade e consistência da composição. Tingir com tinta espessa pode levar a cores irregulares. A espessura da tinta leva a excedentes de custos desnecessários. A tinta base deve ser adicionada à tinta espessa. Com a composição líquida da tinta, a situação é pior. O uso deste material de pintura levará ao aparecimento de inúmeras manchas. Nesse caso, o fundo da base não é completamente pintado. Será difícil consertar isso.
  • Tintas e vernizes tixotrópicos são considerados benéficos. Tais formulações são capazes de variar a densidade de acordo com as condições. Com a agitação, a composição torna-se líquida e, em repouso, cria rapidamente viscosidade. Normalmente, as qualidades tixotrópicas são descritas na embalagem. Vale a pena usar essas composições ao pintar paredes. A aplicação de tais tintas cria uma superfície lisa, sem manchas.

  • Ao escolher, você também precisa se concentrar na disponibilidade de métodos para aplicar a composição de tinta nas paredes. Essa informação é geralmente indicada pela designação de um pictograma na imagem da qual um aerógrafo, rolo ou pincel é desenhado. A coloração de uma quadratura grande ocorrerá mais rapidamente se você aplicar a técnica de pulverização.
  • Ao escolher uma tinta, você deve prestar atenção à resistência do material à limpeza úmida todos os dias. Isso é especialmente importante para salas com alta probabilidade de manchas nas paredes, por exemplo, para a cozinha. Tintas laváveis ​​são mais caras que o normal. Mas o resultado vale o dinheiro.
  • Outra qualidade importante é a uniformidade das composições coloridas. Um tipo de tinta com inclusões específicas criará um microrrelevo especial, por exemplo, o efeito de seda ou areia. Este revestimento texturizado se distingue pela originalidade. Isso é apenas para a aplicação correta de tais tintas que você precisará de habilidades no trabalho de pintura.

  • A permeabilidade ao vapor é outro parâmetro importante das tintas. O revestimento decorativo não deve impedir o processo de troca natural de umidade, para não causar o aparecimento de gotas de condensado.
  • O uso de tintas e vernizes não deve causar danos à saúde humana. Os componentes da tinta segura incluem uma composição dispersa de pigmento, um aglutinante, um solvente, aditivos sem odor desagradável e a liberação de toxinas. É melhor usar tintas e vernizes com propriedades anti-sépticas. O uso desta composição impedirá a formação de várias formas de microflora. Quando exposto a chamas, o revestimento não deve inflamar ou gerar fumaça.
  • Toda pessoa que inicia reparos deseja que o trabalho seja realizado rapidamente. É por isso que é dada preferência a tintas e vernizes de secagem rápida com um curto tempo de polimerização. Por conseguinte, o desempenho do trabalho de pintura com essas composições aumenta acentuadamente. Normalmente, o tempo de derramamento é indicado na embalagem. Somente neste caso, deve-se ter em mente que os termos declarados foram determinados para um nível normal de umidade e temperatura normal.

Tinta à base de óleo

Composições de coloração com um solvente de óleos minerais ou vegetais costumavam não ter concorrência no mercado de materiais de construção.

Após a aplicação, o componente da tinta a óleo oxida e seca, deixando um revestimento colorido na superfície. Mas o processo de secagem leva muito tempo. Além disso, a resistência do revestimento pintado é pequena. Após alguns anos, o revestimento pintado começa a rachar, perdendo sua atratividade. O filme resultante durante a pintura é quase intransitável para o vapor de água, e isso é inaceitável quando o microclima é normalizado.

Vale a pena abandonar imediatamente a compra de tinta a óleo, uma vez que um preço baixo é sua única vantagem. Não será fácil atualizar essa cobertura. Antes de colorir novamente, depois de algum tempo você terá que remover completamente a camada antiga. Caso contrário, o revestimento colorido cairá mal.

Portanto, é melhor não escolher tinta a óleo para decorar um apartamento.

Pintura de resina alquídica

Por alguma razão, as tintas alquídicas às vezes são confundidas com formulações oleosas. Obviamente, a consistência dessas tintas e vernizes é semelhante, mas a diferença entre os dois compostos é bastante grande.

As resinas alquídicas, obtidas através do processamento de linhaça, soja ou óleo vegetal, utilizando uma tecnologia específica com componentes ácidos, atuam como aglutinantes da tinta. Na composição com o solvente pode haver um composto orgânico volátil - aguarrás, gasolina ou álcool branco.

Quando essas tintas são aplicadas na superfície da parede, o solvente evapora, as resinas alquídicas formam um filme forte. O revestimento colorido resultante devido à qualidade das resinas do aglutinante é elástico, resistente a temperaturas extremas, ultravioleta e umidade.

Você aprenderá mais sobre como escolher tinta para as paredes do apartamento no próximo vídeo.

Variedades de tintas para paredes

Para determinar qual tinta escolher para as paredes do apartamento, você precisa navegar na classificação e nas propriedades desses materiais. Muitas pessoas escolhem a tinta para as paredes, começando pelo seu custo, mas isso é fundamentalmente errado, pois alguns produtos do tipo tinta e verniz são orientados para certos tipos de superfícies e podem perder rapidamente sua aparência quando usados ​​em condições inaceitáveis.

Pintar para paredes do apartamento, foto

Entre todos os tipos de tintas para paredes óleo barato é considerado um dos menos duráveis. A composição de tais produtos inclui óleos de origem mineral e vegetal.

Após a aplicação de tinta a óleo na superfície, ocorrem processos de oxidação, como resultado da formação de um filme que impede a circulação normal do ar na sala. Além disso, essa tinta não é particularmente resistente e racha e cai rapidamente das paredes.

Outro tipo de tinta de parede no apartamento é o revestimento à base de resinas alquídicas. A consistência das tintas alquídicas é amplamente semelhante às tintas a óleo, elas incluem soja, linhaça e outros aditivos de óleo, mas são suplementadas com substâncias ácidas e compostos orgânicos que aumentam significativamente a resistência ao desgaste.

O filme formado após a pintura tem alta resistência e um tom brilhante.

Alkyd São consideradas boas tintas para paredes e devido à sua elasticidade: com o tempo, a superfície não quebra e nem começa a descascar. A seleção de tinta para paredes desse tipo será bem-sucedida devido à sua resistência ao sol, à água e às mudanças de temperatura.

Mas se, escolhendo a tinta para pintar as paredes do apartamento, você decidir se concentrar nessa opção, lembre-se de alguns recursos. Em primeiro lugar, essa tinta não permite que o vapor e o ar passem completamente, de modo que o microclima da sala será perturbado. Em segundo lugar, tem um forte odor desagradável. A terceira desvantagem desses tipos de tintas para paredes é a facilidade de ignição.

Atenção! Ao aplicar tinta alquídica nas paredes de salas com alta umidade ao longo do tempo, existe o risco de amarelecimento e placa persistente na superfície.

Isso não quer dizer que essas tintas não sejam adequadas para interiores de casas. Porém, os especialistas aconselham usá-los para pintar radiadores, produtos de metal ou madeira, mas é melhor escolher tinta para paredes de ambientes, entre outras variedades.

Tinta de silicato - Aqui está o que as paredes do apartamento são pintadas. Encontrá-los pode ser difícil: a composição do material inclui o chamado "vidro líquido", que fornece ao revestimento alta resistência e resistência a cargas abrasivas.

Outra vantagem da pintura interna para paredes do tipo silicato é a estrutura que fornece uma circulação simples de vapor e ar. Ele suporta umidade, fungos e mofo não se formam na superfície e as paredes nem precisam de tratamento protetor adicional.

No entanto revestimentos de silicato têm muitas desvantagens: eles podem danificar a pele e as mucosas durante a pintura das paredes, possuem uma variedade limitada, são adequados apenas para superfícies minerais limpas de materiais de acabamento, são difíceis de limpar das paredes e impedem a aplicação subsequente de outros tipos de tintas nas paredes.

Pintura interior para paredes, foto

Se você estudou a pergunta, quais são as tintas para as paredes, ouviu falar sobre grupo solúvel em água. Eles incluem um solvente aquoso, componentes aglutinantes densos, pigmentos que dão sombra, além de alguns aditivos com propriedades protetoras.

O grupo de tintas à base de água para paredes é muito diversificado e, entre esses revestimentos, você pode encontrar revestimentos resistentes a processos abrasivos, sol, umidade e outras influências. Além disso, essas tintas se distinguem por sua plasticidade e facilidade de aplicação, mas, é claro, nem todas terão a qualidade que você precisa: tudo depende da composição.

Que tinta é melhor para as paredes da sala? Talvez você seja adequado acetato de polivinil ou revestimentos de emulsão aquosa. Além do baixo preço e facilidade de aplicação, essas tintas são seguras para a saúde e não têm cheiro persistente.

As principais desvantagens das tintas à base de água - baixa resistência a processos abrasivos e umidade na superfície, portanto, o cuidado da parede com essa cor pode causar dificuldades.

Tintas de dispersão de água do tipo látex São resistentes à umidade, arranhões, deixam o vapor passar, não condensam e são facilmente aplicados nas paredes. Graças à estrutura de látex, esses revestimentos ajudam a mascarar pequenas saliências e rachaduras.

No entanto, eles são mal tolerados pela radiação ultravioleta e têm um preço mais alto em comparação com outros materiais com propriedades semelhantes.

Dica: este tipo de tinta é adequado para salas com um microclima úmido.

Tinta de silicone para paredes é muito procurada, porque combina as muitas vantagens de todos os revestimentos listados. Entre as propriedades adicionais estão a capacidade de apertar rachaduras, a facilidade de limpeza úmida de tais superfícies, a permeabilidade ao vapor, a longa vida útil e a segurança em qualquer estágio da operação.

Devido às suas propriedades, essa tinta também é adequada para decoração externa, mas interna, para economizar dinheiro, você pode escolher uma opção semelhante em propriedades - tintas acrílicas. Se você decidir o que é melhor pintar as paredes do apartamento, elas serão perfeitas, pois não apenas possuem uma relação preço-qualidade razoável, mas também são bastante simples de usar na decoração de interiores.

Entre as muitas vantagens das tintas acrílicas à base de dispersão em água estão uma variedade de cores, resistência ao sol, danos mecânicos e abrasões, possibilidade de aplicação em qualquer superfície, manutenção da circulação de ar ideal na sala, etc.

As tintas podem diferir não apenas em sua composição química, mas também na aparência. Poderia ser brilhante e fosco pinturas de parede, liso e texturizado composições.

O último tipo de tinta, em regra, tem uma superfície granular e é adequado para mascarar alguns defeitos da parede. E materiais de pintura brilhante contribuirão para a expansão visual do espaço da sala.

Pintura de textura foto para paredes no interior

Separadamente, vale ressaltar o uso de tinta decorativa para paredes em um apartamento. Pode ter uma composição diferente e propriedades diferentes e, na aparência, será diferente dos materiais usuais de tinta e verniz. Por exemplo, com a ajuda dessa tinta, você pode facilmente criar uma imitação de prata ou ouro sobre a superfície das paredes.

A propósito, ao aplicar tinta decorativa nas paredes, você pode ficar calmo para sua segurança: eles não são apenas não tóxicos, mas também impedem a poeira de assentar. E para criar efeitos elegantes usando essas ferramentas, basta comprar ferramentas auxiliares: rolos, pincéis, estênceis, espátulas, etc.

Tinta decorativa para paredes, foto

Principais fabricantes

Não podemos ter certeza de qual tinta de parede é a melhor. Escolha uma tinta para as paredes, com foco no fabricante, pois empresas pouco conhecidas costumam produzir produtos de baixa qualidade. A propósito, muitas marcas conhecidas também produzem tintas de parede baratas com um máximo de propriedades úteis.

A melhor tinta de parede do apartamento é produzida por empresas da Europa. Por exemplo, a tinta de parede alemã manterá sua qualidade no apartamento por um longo tempo. Dufa, Superweiss ou Wandfarbe. Entre os fabricantes ingleses de tintas para parede são populares Johnstone e Dulux. A Finlândia é famosa por suas tintas para paredes Tikkurila, e a Polônia produz tinta de alta qualidade para as paredes da marca Sniezka.

As empresas domésticas também continuam a manter sua competitividade: os nomes de tintas para paredes, como Eurolux, Nevsky, Yaroslavl, Almirante e muitos outros, são bem conhecidos.

No contexto geral dos fabricantes russos, a empresa Mitsar (São Petersburgo) se destaca. O que é notável por sua experiência significativa no desenvolvimento e produção de tintas e vernizes com maior desgaste e resistência às intempéries. Os esmaltes "Mitsar" foram utilizados na construção das centrais nucleares de Leningrado e Kola. Compostos com alta resistência a ambientes agressivos são usados ​​para pintar elementos subaquáticos de navios em construção pela United Shipbuilding Corporation e também são fornecidos a empresas como parte da implementação da Ordem de Defesa do Estado.

As tintas Mitsar são diferenciadas de todos os concorrentes por características operacionais aprimoradas. Como resistência à água e às intempéries, permeabilidade ao vapor, poder oculto, aderência, etc. Além disso, adquirindo composições da produção Mitsar, você pode contar com um consumo ultra-econômico (em comparação com materiais similares de outras marcas, incluindo importados sem torção) tipo Tikurilla) e por uma longa vida útil do revestimento. Ao mesmo tempo, os revestimentos Mitsar têm o preço mais baixo (até 5 vezes) entre todos os concorrentes: importados e nacionais.Se você estiver hesitante em escolher tintas para paredes no apartamento, consulte os 10 principais fabricantes desses materiais.

Apresentamos a classificação das tintas para paredes, as melhores do seu segmento:

  • "Mitsar Rezolux Universal" é uma tinta elástica de alta qualidade da produção doméstica. Possui alta resistência à água, sendo adequado para acabamento de banheiros, chuveiros e cozinhas. Fácil de limpar e repelente a poeira e sujeira. Não contém solventes, não desbota e é praticamente inodoro. O consumo de material é extremamente baixo - apenas 120-150 gramas por metro quadrado de área, enquanto geralmente o consumo médio de tintas elásticas é de 250 a 400 gramas por metro quadrado. Vida útil - 10 anos,
  • Marca turca Marshall, e especialmente - tinta da marca Export-7. Esta tinta possui excelentes propriedades de desempenho e suporta até a limpeza por meios químicos. E uma das vantagens da marca da Turquia é seu consumo econômico (cerca de um litro por 12 metros quadrados),
  • tinta lavável de alta qualidade para as paredes da marca finlandesa Finncolor Adequado para acabamentos de superfície internos e externos. Um dos produtos do fabricante - Finncolor Minerall gama - fornece proteção confiável de paredes contra fungos e fungos em condições úmidas,
  • se você estiver interessado em pintar melhor as paredes do apartamento de artigos de fabricação russa, uma das melhores tintas é considerada Empils. Adequado para qualquer superfície, mantém a qualidade e a aparência por um longo tempo e suporta muitas influências externas,
  • Marca alemã Alpina irá deliciá-lo com tintas com a capacidade de repelir a poluição. Adequado para aqueles que ainda não decidiram qual tinta escolher para as paredes da cozinha, onde não apenas a sujeira e a gordura se acumulam, mas também existe o risco de mofo e bolor que não o incomodarão ao usar o LKM desta marca,
  • outro exemplo de produção alemã de qualidade - Tintas Dufa. Particularmente populares são as tintas Premium Velour duráveis ​​e duráveis, com uma delicada textura aveludada,
  • Tintas finlandesas Tikkurila Harmony tornou-se um dos mais frequentemente comprados entre outros materiais desta produção. E isso não é surpreendente, pois eles não apenas agradam com maior resistência ao desgaste, mas também contribuem para a criação de efeitos decorativos requintados em superfícies com um leve movimento da mão,

  • Produção sueca Beckers produz tinta universal para vários revestimentos. Os produtos desta marca são certificados e atendem aos padrões ambientais geralmente reconhecidos,
  • mas Tintas inglesas Dulux adequado não apenas para salas de estar, mas também para um banheiro com cozinha. O produto Dulux Kitchen & Bathroom o surpreenderá com sua durabilidade, saturação de cores e resposta persistente a um microclima úmido,
  • empresa americana Sherwin-williams não apenas produz revestimentos de alta qualidade, mas também os produz em embalagens seladas confiáveis, que mantêm o máximo de propriedades úteis,
  • outra marca da América, que entrou nas 10 principais tintas de parede, - Parkerpaint. A abundância de tintas para interiores de cores diferentes, caracterizadas pela facilidade de uso e alta qualidade, transformará qualquer superfície do seu apartamento.

Agora que você examinou a visão geral dos fabricantes e teve uma idéia de qual tinta de parede é melhor no apartamento, resta encontrar um produto realmente de alta qualidade.

Tinta fosca para paredes, foto

Como escolher uma tinta de qualidade

Se você está pensando em qual tinta, é melhor pintar as paredes do apartamento - navegar imediatamente, não alguns critérios: análises do fabricante, facilidade de aplicação, resistência a influências externas, permeabilidade ao vapor, uso econômico.

Mais um um ponto importante é o cuidado da superfície: Alguns tipos de tintas não toleram não apenas produtos de limpeza doméstica, mas também uma simples limpeza úmida das paredes.

A propósito, você pode entender qual tinta de parede é boa pelas designações na embalagem. Como regra, o fabricante indica quais fatores afetam adversamente sua qualidade e solidez da cor. Você também pode perguntar a especialistas que tinta é melhor escolher para as paredes, mas não o fato de que elas lhe dirão a opção mais barata.

A escolha da tinta também dependerá da superfície que você processará.

Importante! A tinta cai de maneira diferente em painéis de madeira e plástico, drywall e metal, concreto, reboco e outras superfícies.

E sobre a aparência da tonalidade selecionada na sala, você pode descobrir com antecedência olhando as fotos de tintas para as paredes.

Preste atenção à quantidade de tinta para as paredes de um determinado fabricante. Como regra, tintas e vernizes baratos são os de vida mais curta, mas isso não significa que você não possa encontrar uma opção adequada no segmento de preços baixos.

Preço médio para tinta de alta qualidade começa a partir de cerca de 700 rublos por litro.

Agora você sabe como escolher a tinta para as paredes do apartamento e pode procurar com segurança um fabricante e uma cor adequados. E ao escolher tinta de alta qualidade, suas paredes não parecerão piores do que superfícies com papel de parede, painel e outros revestimentos.

2. O monitor não substituirá o catálogo de cores

Lembre-se de que a cor da tinta em um livreto de publicidade ou no monitor do seu computador pode não corresponder à realidade devido às peculiaridades da reprodução de cores. Você precisa escolher a cor da tinta somente de acordo com um catálogo especial, que contém amostras do material pintado com tinta dessa cor. Esses catálogos são feitos na forma de ventiladores, um conjunto de cartões, atlas de cores ou suportes de parede.

3. Não se esqueça da percepção individual da cor

Ao falar sobre cores com outra pessoa, verifique se você está falando sobre a mesma coisa. Como mencionado acima, as pessoas podem perceber as características de cor de um objeto de diferentes maneiras. Basta verificar com o interlocutor, apontando para a amostra de cores - isso ajudará a evitar divergências e erros ao solicitar tinturas.

4. Ouça as opiniões daqueles que estarão em ambientes fechados

As sensações internas de uma pessoa podem diferir muito de todas as recomendações de designers e arquitetos. Ao escolher um esquema de cores, deve-se levar em conta não apenas as tendências da moda e os requisitos de um determinado estilo, mas também a opinião daqueles que viverão neste espaço. A tonalidade da cor deve ser confortável antes de tudo para o proprietário da casa.

5. Tenha cuidado com tons saturados.

Ao escolher uma cor do catálogo, tente imaginar como será uma parede dessa cor. A sombra rica fica ótima no catálogo, onde apenas uma pequena amostra é apresentada, mas na frente de uma parede enorme e muito brilhante, ela pode se tornar desconfortável. Pinte as paredes com um tom mais claro e calmo, é melhor adicionar acessórios brilhantes mais tarde.

6. Considere a textura da parede

Paredes com gesso texturizado sempre parecem um pouco mais escuras. Para explicar esse efeito, os pintores pegam duas folhas de papel brancas, uma delas amassada e depois suavizada. Tente você mesmo ver que uma superfície lisa é sempre mais clara. A textura em si dá uma leve sombra, um tom levemente acinzentado - lembre-se disso ao escolher uma cor.

8. A coloração experimental ajudará a fazer uma escolha

Construtores profissionais sempre fazem uma pintura experimental para finalmente determinar a tonalidade. Solicite a coloração de várias latas de tinta, com volume mínimo, naqueles tons entre os quais você não pode decidir. Aplique amostras de tinta na parede da sala onde o reparo está planejado; é aconselhável pintar sobre quadrados com uma área de aproximadamente 1 metro quadrado. Faça uma escolha e depois apenas pinte as manchas.

9. Não se engane ao pintar

A cor final também é afetada pela qualidade da tinta. Evitar erros técnicos é muito simples - leia atentamente as instruções para a pintura. Atenção especial deve ser dada à preparação completa da superfície, observância das condições de temperatura e umidade do ar, técnica de aplicação de tinta. Leia você mesmo as instruções para poder controlar os contratados.

10. A cor final da tinta é visível após a secagem completa

O tom e a saturação da maioria das tintas finalmente se manifestam apenas após a secagem completa, portanto, não se apresse em tirar conclusões. Mesmo sob condições ideais, a tinta solúvel em água seca por pelo menos 5 horas. Mas provavelmente, você terá que esperar pelo menos alguns dias para ver o resultado final. Seja paciente e deixe as paredes secarem adequadamente.

Obrigado pelas informações profissionais dos especialistas da Alliance Supernova LLC.