Sexo

Características de conectar um piso quente ao termostato

Todo mundo que deseja reparar o apartamento quer fazer o piso perfeito, e as novas tecnologias contribuem para isso de várias maneiras. Todos os materiais estão agora disponíveis e variados. Esses são vários tipos de ladrilhos cerâmicos, piso laminado, parquet ou autonivelante com efeito 3D.

Mas, além das propriedades decorativas, não se deve esquecer as físicas, por exemplo, pisar em um ladrilho frio depois de tomar um banho quente é desagradável. Portanto, a qualidade do piso reside não apenas em sua beleza, mas também em uma temperatura confortável.

Tipos e princípios de trabalho

Existem dois tipos principais de piso aquecido:

Piso aquecido a água Não é comum entre os proprietários de apartamentos de prédios comuns de vários andares, porque esse reequipamento dos sistemas de abastecimento de água em muitas áreas do país é proibido por lei. Na maioria das vezes, recomenda-se a instalação de um piso de água em residências particularesonde, sem dúvida, será o mais rentável e seguro para os consumidores. Os tubos para essa colocação são utilizados, em regra, metal-plástico ou polietileno.

O piso radiante elétrico é conveniente para os usuários, pois, usando-o com um regulador de temperatura, você pode economizar eletricidade e tornar a temperatura o mais confortável possível.

Atualmente, é frequentemente usado um controlador de zona dupla, que pode controlar a temperatura em diferentes pisos quentes localizados em salas vizinhas.

O piso elétrico é representado por várias variedades:

Aquecimento de piso por cabo

O mais econômico entre o piso radiante elétrico. É vendido em lojas de construção na forma de meadas, colocadas por uma cobra em uma malha de reforço especial. Posteriormente, é derramado com uma mesa de concreto. A tensão é aplicada ao cabo e gera calor.

O cabo resistivo ao aquecimento é de dois tipos:

O mais comumente usado é o último, de dois núcleos. A razão para isso é a radiação eletromagnética, vem de um cabo elétrico de núcleo único mais do que de um cabo de dois núcleos. Isso se deve ao fato de que dois fios condutores emitem dois campos de vórtice, que são pelo menos parcialmente compensados ​​um pelo outro. E como a influência dos campos eletromagnéticos no corpo humano afeta adversamente seu funcionamento, verifica-se que cabo de dois núcleos é mais seguro para a nossa saúde. O uso de tapetes de núcleo único é aconselhável fora da sala de estar.

Tapetes de aquecimento

Trata-se de uma malha de nylon com uma largura de 50 cm, com um cabo de aquecimento fino já conectado a ela com um passo pequeno (5-7 mm). Este método de colocação de piso quente foi criado especificamente para salas onde não é possível preencher uma espessa camada de concreto.

A espessura do núcleo de aquecimento é de apenas 3 mm, o que permite depositar o piso pelo método a seco (diretamente sob o laminado) e úmido (por exemplo, na camada adesiva do ladrilho). O preço dos tapetes de aquecimento é mais alto do que um simples aquecimento do piso do cabo, mas eles também têm mais vantagens: a instalação é simples e o tapete aquece mais rápido, porque o cabo está mais próximo da superfície.

Piso infravermelho de filme

Trata-se de um termofilme fino e flexível, que consiste em elementos de aquecimento (carbono ou bimetálico) nas bordas das quais os barramentos de cobre estão localizados, e a corrente elétrica flui através deles. Possui uma instalação completamente seca e é colocada sob um laminado, carpete, parquet, azulejo. O calor gerado pelo piso infravermelho é distribuído uniformemente, razão pela qual difere do simples aquecimento elétrico do piso com base em um cabo de aquecimento.

Diagrama de fiação

A instalação e ajuste de um piso elétrico isolado a quente é uma tarefa bastante simples. O principal é posicionar corretamente os elementos de aquecimento, conectar o sistema ao termostato e à fonte de energia. Seguindo as recomendações, você pode instalar corretamente o piso radiante sem a ajuda de especialistas.

Independentemente do tipo de aquecimento radiante, é necessário preparar um termostato. Você precisa conectá-lo à rede, pense se será alimentado por um painel elétrico ou por uma tomada existente. Como regra, os termostatos já representam um diagrama de conexão que facilita o procedimento de instalação. Também é necessário estripar a vala na parede. Depois disso, duas corrugações precisarão ser executadas: em uma delas haverá um sensor de temperatura e na outra - fios de energia do cabo de aquecimento. Somente após esses eventos você poderá iniciar a colocação direta do piso quente.

Ao conectar o piso do cabo, é necessário levar as duas extremidades do cabo de alimentação ao termostato (o acoplamento é posteriormente preenchido com uma mesa de concreto).

A maneira mais simples e eficaz de colocar o cabo é uma cobra, mas você pode usar qualquer outro método, evitando a interseção de cabos.

Em seguida, você precisa instalar um sensor de temperatura, que deve ser colocado em um tubo de plástico especial. Será possível verificar o funcionamento do piso radiante do cabo somente após a betonilha ter secado completamente. É necessário conectar os fios que fornecem todo o sistema, os fios de alimentação do cabo de aquecimento e o fio do sensor de temperatura.

O princípio de colocar o tapete de aquecimento é semelhante, basta calcular corretamente a potência por metro quadrado. Depois de colocar o tapete, ele é derramado com uma fina camada de betonilha ou cola de azulejo e um revestimento decorativo é colocado em cima. Não use isolamento térmico, pois isso causará superaquecimento. O acoplador também está localizado dentro da mesa.

O layout do piso de filme infravermelho difere dos anteriores apenas no uso de um substrato especial à base de filme laminado. Permite refletir os raios infravermelhos na direção certa.

Instalação e configuração

Do ponto de vista da economia de recursos energéticos, a instalação de um piso de água é a mais eficiente. Todos os tubos de sistemas fechados são controlados pelo chamado sistema de pente (coletor) do piso quente. É uma unidade de distribuição na qual todos os tubos de sistemas de aquecimento fechados convergem.

O pente executa várias funções ao mesmo tempo:

  • Reduz a temperatura da água fornecida. A temperatura do piso quente não deve exceder 45 graus.
  • Fornece o calor necessário na sala, em cada circuito controla o fluxo. Para esse fim, os medidores de vazão são fornecidos no coletor, eles são responsáveis ​​pelo fluxo de água.

A instalação do gabinete com o coletor é relativa à altura do aquecimento final planejado do piso. Recomenda-se que o coletor sem armário seja colocado a uma altura de pelo menos 1 m do nível do chão.

Além disso, muitas vezes é necessária uma válvula de três vias no sistema para controlar o fluxo de água. É a sua presença no sistema que possibilita o fornecimento de água a uma temperatura estável para a fiação do piso quente. Na válvula existe uma caixa de eixo termostática, que permite regular o aquecimento na saída. A água é misturada entre a água quente proveniente da caldeira e o líquido que volta do sistema, o que proporciona economia máxima.

Assim, a circulação no sistema é a seguinte:

  • A água quente da caldeira entra no coletor.
  • Em seguida, entra na válvula de três vias; se a temperatura da água estiver mais alta que o desejado, a válvula se abre para o fluxo de água resfriada.
  • No interior, a mistura ocorre até que a temperatura atinja o nível desejado.
  • A válvula fecha.

Quanto ao aquecimento do piso elétrico, nesse caso, você deverá ficar intrigado com a escolha do termostato e configurá-lo corretamente, são eles:

  • com controle manual ou eletrônico,
  • com a possibilidade de programar e sem ela.

Os controladores de temperatura mais simples são mecânicos, controlados por uma roda rotativa. Eles têm uma desvantagem significativa: o aumento do consumo de energia, pois, neste caso, é fácil esquecer e deixar o piso quente ligado.

Os controladores eletrônicos de temperatura são controlados pressionando os botões; a temperatura desejada e a temperatura atual são exibidas na tela LCD.

Os termostatos programáveis ​​eletrônicos têm a mesma aparência que os eletrônicos simples, mas são complementados com a função de ligar e desligar o chão em um determinado horário e até mesmo dependendo do dia da semana (dia da semana / fim de semana). O uso de tais dispositivos não é apenas conveniente, mas também ajuda a economizar uma quantidade considerável de eletricidade, se programado adequadamente.

O único problema para alguns usuários pode ser a dificuldade de programar esse termostato. Para isso, os fabricantes incluem instruções bastante detalhadas para uso, ajuste e configuração no kit.

O termostato eletrônico é conectado de acordo com o esquema indicado pelo fabricante na carcaça. Perto dos terminais destinados a este ou aquele fio, existem instruções: dois terminais para o sensor de temperatura do piso, três para o cabo de alimentação (fase, zero e terra) e dois para o cabo de aquecimento do piso mais quente (2 fios são usados ​​para dois fios, para um fio, respectivamente , um).

Ao trabalhar com a instalação de um regulador de temperatura, não se esqueça de observar as regras básicas de segurança:

  • É necessário desconectar a sala.
  • O modo de temperatura de operação do termostato é de -5 a +40 graus.
  • A limpeza deve ser realizada sem o uso de produtos químicos corrosivos.
  • Vale a pena verificar a operacionalidade do termostato somente após a conclusão do trabalho; você não deve iniciar se o dispositivo estiver desmontado.

Classificação dos fabricantes

Até o momento, a escolha de sistemas de piso radiante nas lojas é bastante extensa. Nesse sentido, pode ser difícil escolher entre uma variedade desse tipo de produto de alta qualidade que atenda a todos os requisitos.

Portanto, é necessário considerar os principais fabricantes e comparar as características de seus produtos:

  • "Devi" - Um fabricante da Dinamarca, representando o piso radiante. Esta marca possui uma vantagem indiscutível: os centros de serviço Devi são encontrados em quase todas as grandes cidades do nosso país; portanto, se você tiver algum problema, pode sempre chamar um especialista em reparos para ajudar a resolver seu problema. A garantia de aquecimento por piso radiante deste fabricante é de 20 anos, e o custo de seus sistemas geralmente é menor do que o dos concorrentes. Além disso, “Devi” também produz controladores de temperatura de alta qualidade, muitas pessoas dão à marca um merecido primeiro lugar.

  • Teplolux - Um fabricante russo que se tornou líder no mercado doméstico de piso radiante em 2010. O fabricante dá uma garantia de 25 anos, o preço deste produto é muito agradável e a gama é bastante ampla. A Teplolux produz pisos quentes ultrafinos e móveis, e muitos outros projetados para criar condições confortáveis.
  • "Energia" - Um fabricante britânico, inicialmente se estabeleceu na terra natal e, posteriormente, em outros países do mundo. Sua vantagem sobre outros fabricantes é a compatibilidade ambiental dos materiais. Além disso, os termômetros de energia são considerados um dos mais econômicos, tanto no consumo de energia dos cabos quanto no custo do próprio equipamento. A garantia do fabricante é de 20 anos.
  • Nexans - A empresa norueguesa, famosa em todo o mundo, é famosa por seus desenvolvimentos inovadores. Uma delas é a conexão de um termostato sem acoplamentos, que permite ajustar a temperatura em diferentes ambientes sem problemas.
  • Legrand - Um especialista de classe mundial, envolvido na produção de vários sistemas elétricos e de informação, incluindo controladores de temperatura para aquecimento de piso. Na sua variedade, todos os tipos: de simples controladores mecânicos a complexos programáveis. A série Celiane é representada por sistemas programáveis ​​de alta tecnologia que satisfarão o cliente mais exigente.

Dicas para mestres

Há nuances que devem ser consideradas ao instalar o piso radiante e conectá-lo a um termostato.

  • Meça com cuidado a área da sala e, consequentemente, o comprimento do cabo.
  • Inicialmente, é melhor criar um plano para a instalação de um sistema de piso quente em papel; pode ser necessário, por exemplo, ao mover-se em uma sala ou em qualquer trabalho de reparo.
  • Vale a pena verificar a resistência do sistema antes que o cabo seja derramado na mesa, uma propagação de até 10% está dentro dos limites normais.
  • É melhor executar uma verificação de desempenho somente após a mesa secar completamente.

Veja como conectar o termostato a partir do piso radiante no próximo vídeo.

Funcionalidades

O regulador de temperatura foi projetado para estabilizar indicadores de temperatura, conectar e desconectar automaticamente dispositivos de aquecimento. O aparelho recebe leituras de um sensor de temperatura e corta automaticamente a energia elétrica quando a temperatura necessária é atingida. Mesmo neste momento, o aparelho está ativo e continua a ajustar automaticamente a temperatura. Com a diminuição dos indicadores de temperatura, o regulador retoma sua atividade.

Tipos e princípios de trabalho

Termostatos de vários mecanismos de aquecimento têm diferentes mecanismos de controle automático.

Para pisos de água:

  1. Válvula em dois sentidos.
  2. Válvula de três vias.

Uma característica do funcionamento é a restrição física da entrada de água fervente no mecanismo de aquecimento. Isso garante o volume necessário de água da temperatura desejada.

Variedades de controladores de temperatura:

  • Digital. O recurso de operação é semelhante a um termostato eletrônico-mecânico. Uma característica distintiva é a capacidade de definir a temperatura no eletrodo. O eletromecanismo é equipado com um painel de toque, onde as informações são exibidas.

  • Eletromecânica. É um dispositivo cujo princípio de operação é semelhante ao funcionamento do ferro. O controle de temperatura ocorre devido à rotação da roda. Uma volta em uma direção fornece um aumento de temperatura, na outra - uma diminuição. É possível determinar o regime de temperatura apenas pela própria intuição. A única vantagem desse termostato é o baixo preço e a facilidade de instalação.
  • Programável. Este tipo de dispositivo demonstra eletromecanismo inteligente. Capaz de desligar e ligar o sistema de aquecimento a uma determinada temperatura. Também é possível ligar o dispositivo em um horário definido. Todas as condições de temperatura são mostradas no painel de controle.

Pelo número de canais de controle, o termostato é:

  • Zona dupla, que opera simultaneamente em duas seções do sistema de aquecimento.
  • Canal único - processamento de um sinal especial de um sensor.

Pelo método de montagem:

  • Interno (incorporado).
  • Externo (remoto, conhecimento de transporte).

No momento, muitas variedades de piso aquecido com elementos de aquecimento são produzidas, as mais comuns entre elas são:

  • Cabo resistivo. Acontece de dois e dois núcleos.

  • Cabo com função de auto-ajuste.
  • Thermomat (representa um pano de duas camadas, dentro do qual os mecanismos de aquecimento são selados).
  • Filme (infravermelho). A base básica para esse aquecimento são as barras de carbono e carbono.

Esquema de conexão

O termostato é montado em uma parede perto de uma tomada ou interruptor. No funil preparado, uma parede de montagem para o termostato é instalada na parede, na qual os fios elétricos (zero e fase) da fonte de alimentação e o sensor de temperatura estão conectados.Em seguida, o termostato está conectado.

O mecanismo de controle de temperatura possui tomadas laterais nas quais a fiação elétrica (220 V), um sensor de temperatura e um elemento de aquecimento estão conectados.

Conhecimento importante dos fios por cor:

  • Branco é a fase L.
  • Azul é N zero.
  • Fio verde-amarelo - aterramento.

Esquema de conexão:

  1. Os fios elétricos (tensão 220V) são conectados aos soquetes 1 e 2. Para 1, um fio azul é puxado e 2 é branco.
  2. Para os ninhos 3 e 4 estão os fios do cabo elétrico de aquecimento: No. 3 - fio N, No. 4 - fio L.
  3. Os fios do sensor de temperatura estão conectados aos pinos 6 e 7, independentemente da polaridade.
  4. Verificação funcional. Para fazer isso, conecte a fonte de alimentação, defina o modo de temperatura no mínimo no dispositivo e conecte o sistema do elemento de aquecimento (geralmente usando um botão ou botão especial). Em seguida, defina a temperatura máxima. O funcionamento correto do termostato será exibido com um clique, que avisa sobre um circuito elétrico.

Os diagramas de conexão são diferentes e podem diferir, portanto, os fabricantes numeram todos os contatos elétricos para a conexão correta.

Instruções para conectar um piso de água quente:

  • Para começar, o sensor de temperatura está montado. Recomenda-se instalar o sensor de temperatura próximo ao termostato.
  • No projeto do conjunto de aquecimento por piso radiante do servoconversor. Esse eletromecanismo é projetado para ajustar automaticamente a pressão da água que passa para os contornos.
  • Conecte os fios elétricos existentes em um único circuito.
  • Defina os elementos de aquecimento do mecanismo.
  • No final da instalação, você deve se conectar à rede e verificar a funcionalidade de todo o sistema. Dentro de 90-120 minutos, faça medições de temperatura com um termômetro comum na área do sensor. O indicador de operação adequada é a exclusão completa de desvios nas leituras.

Nesse caso, o termostato controla a temperatura do ar, e não o aquecimento do revestimento.

Conexão de um regulador de temperatura a um cabo de dois núcleos. O sistema de cabos de dois fios sob a camada de proteção consiste em dois fios ativos. É conveniente instalar, pois a conexão é feita usando um único fio, ao contrário de um cabo elétrico de núcleo único.

O diagrama de conexão mostra que 3 fios estão em contato em um cabo elétrico de dois fios: marrom e azul são portadores de corrente, verde-amarelo são aterrados. A fase está conectada ao conector 3, o zero está conectado ao contato elétrico 4 (azul), o aterramento (verde) ao pino 5.

Conexão de um cabo de núcleo único. O design de um cabo de núcleo único consiste em um fio elétrico com corrente (branco). A segunda fiação verde é para aterrar a blindagem PE. Os fios brancos são conectados aos contatos elétricos do termostato n ° 3 e n ° 4, e o verde é conectado ao n ° 5.

A conexão de tapetes quentes quase não difere do processo de aquecimento de cabos.

Vamos nos concentrar apenas nas diferenças:

  • Instalar o sensor de temperatura na superfície do tapete é um recesso. O projeto é conectado à rede usando condutores de cobre localizados nas bordas dos tapetes de aquecimento.
  • Existe a possibilidade de cortar o revestimento de filme ao longo dos contornos. No lado errado, as películas dos fios elétricos são isoladas e, na parte frontal, são deixadas abertas para conexão com os fios elétricos. As tiras de filme são empilhadas paralelamente umas às outras e são interconectadas.

Como se conectar com suas próprias mãos?

Para conectar corretamente o termostato ao piso quente com suas próprias mãos, siga rigorosamente as recomendações de instalação:

  1. Coloque a caixa de montagem no bolso preparado e conecte o cabo de alimentação.
  2. Um sensor de temperatura deve ser trazido para dentro da abertura do copo de instalação.
  3. Passe os fios elétricos para ligar a válvula de três vias ou os cabos de aquecimento.
  4. Usando as instruções do dispositivo térmico, conecte a carga e o dispositivo de temperatura.
  5. Em seguida, o cabo de alimentação é conectado aos terminais de entrada do termostato.
  6. A energia é fornecida e o aquecimento está ligado. Para controlar o aquecimento do piso, é definido um regime de temperatura de 26 a 28 graus. Se o sensor estiver localizado na parede, é usada uma temperatura de 20 a 22 graus.

Após todo o trabalho de instalação, é necessário testar o funcionamento dos sistemas. Áreas com aquecimento irregular são desconectadas da rede e testadas quanto à resistência. O mau funcionamento detectado elimina e restaura o funcionamento do sistema de piso radiante. A correção do sistema instalado é determinada mediante a obtenção do clima necessário em vários estágios de ativação / desativação dos elementos de aquecimento.

Regulação da temperatura de um piso com isolamento térmico de água

A maneira mais comum de conectar um mecanismo de aquecimento de água é através de um coletor. As extremidades de dois tubos são levadas ao mecanismo: um no pente de alimentação e o segundo no retorno. Um transportador de calor de temperatura idêntica entra em cada circuito. Este método não é muito prático, porque é necessário determinar a temperatura do ar de acordo com seus próprios sentimentos.

Para simplificar o trabalho na entrada, são instalados medidores de vazão que ajudam a corrigir a norma de temperatura. Nesse caso, o controle também é realizado manualmente. Os termostatos são projetados para o controle automático do dispositivo, e os servos desempenham o papel de executante.

Para uma grande área de aquecimento e uma extensa rede de aquecimento, é melhor instalar termostatos com servos. Os servoconversores estão localizados em cada perímetro no pente de fornecimento automático de refrigerante. O papel do servoconversor é enviar automaticamente um pedido para reduzir e adicionar o volume de refrigerante. Os termostatos estão localizados em cada sala separada, onde existe esse tipo de aquecimento. Eles estão interconectados com servos, que são fornecidos com sinais de controle especiais.

Os reguladores verificam a temperatura do piso e a temperatura do clima e também são equipados com uma função de programação. É necessário controlar e regular a temperatura se esse piso for usado como a principal fonte de aquecimento. Eles fazem modelos que rastreiam 2 fatores de cada vez. Nesse caso, as informações primárias são dados sobre o estado do espaço aéreo e a temperatura do piso é representada por um indicador secundário.

O controlador de piso radiante funciona da seguinte maneira: no painel do mecanismo, a temperatura desejada pode ser programada. Se houver uma incompatibilidade de 1 grau em qualquer direção, um sinal é aplicado aos servomotores, através dos quais o fluxo de líquido de arrefecimento aumenta ou diminui. Algum tempo depois, a posição da temperatura entra em um estado normalizado.

O controle automatizado dos indicadores de temperatura simplifica bastante o controle das estruturas da água. O ajuste manual do pente e das válvulas mecânicas não é necessário neste caso.

Instalação de um sensor de temperatura para um piso de água quente. Os sensores elétricos estão localizados principalmente dentro do termostato.

Instruções para montagem do termostato:

  • Nenhuma outra fonte de aquecimento deve estar nas proximidades.
  • A luz solar direta é estritamente proibida.
  • A instalação do termostato é possível a uma altura de 100-150 cm do revestimento do piso.

Os medidores de temperatura são principalmente externos. Esse eletromecanismo é fixado na borda de um cabo longo. Este aparelho deve ser instalado no chão, o espaço necessário entre a parede e o aparelho é de pelo menos 50 cm e é colocado à mesma distância dos tubos próximos com um líquido de refrigeração. A outra extremidade está conectada ao regulador e conectada aos terminais elétricos correspondentes.

A instalação do dispositivo térmico deve ser realizada antes do preenchimento da mesa. Para substituição posterior, deve ser colocado em uma luva de papelão ondulado. A borda da luva de papelão ondulado, localizada na mesa, deve ser isolada. A outra borda se encaixa na ranhura da parede e na caixa do termostato. Essa instalação é bastante demorada, mas permite substituir facilmente um sensor com defeito.

Fabricantes

Entre as empresas mais populares especializadas em produtos desse tipo, podemos destacar:

  • Empresa "Teplolux" muito famoso hoje devido à alta qualidade de seus produtos. Existe a possibilidade da instalação mais simples do sistema e a regulação manual do mecanismo. O único aspecto negativo desta marca é o alto custo dos materiais.
  • Se você se concentrar na ótima relação preço e qualidade, a marca mundialmente famosa Grand Meyer será um ótimo exemplo.
  • Os controladores de temperatura de energia ganharam grande popularidade devido ao seu design, que possui uma tela LCD. Estes aparelhos elétricos funcionam perfeitamente com vários pisos radiantes, economizando custos.

Dicas profissionais

O trabalho elétrico deve ser realizado de acordo com as normas de segurança. Se você ignorar essas regras, há um grande risco de efeitos adversos.

Recomendações:

  • O trabalho elétrico é realizado apenas em uma sala desenergizada. Se for possível desconectar a linha necessária, é melhor desconectá-la da fonte de alimentação.
  • A conexão do dispositivo é possível apenas no design montado.
  • O termostato deve ser mantido limpo.
  • Exceder a potência e a corrente dos parâmetros especificados pelo fabricante é estritamente proibido.
  • Sob nenhuma circunstância o controlador deve ser reparado sem habilidades especiais.
  • Se você tiver fiação antiga, será mais seguro instalar uma linha separada para conectar um piso quente, especializado em automação.
  • A melhor opção para controle de temperatura é instalar termostatos separados em cada ambiente.

Veja como conectar um piso quente no próximo vídeo.

Como o termostato funciona?

O regulador de temperatura é usado para manter uma temperatura estável no sistema "quente", bem como para ligar e desligar os tapetes de aquecimento (filme). O dispositivo "lê" o sensor de temperatura e desliga automaticamente a energia assim que o piso é aquecido até o limite necessário. Ao mesmo tempo, ele permanece no modo de trabalho e continua a monitorar a situação. Se o sensor notificá-lo de desvios no regime de temperatura, o termostato entrará novamente em eletricidade no sistema e o piso começará a aquecer.

Os termostatos mais populares e confiáveis ​​são eletrônicos mecânicos e convencionais. Mais complexo - programável eletrônico. Apesar da diferença significativa em seu "recheio", o princípio de conectar termostatos é muito semelhante.

Instalação e conexão do termostato

O termostato geralmente é montado na parede, como um interruptor convencional. Para ele, um local é escolhido perto da fiação elétrica existente, por exemplo, perto de uma tomada. Primeiro, é feito um recesso na parede, uma caixa de montagem de termostato é instalada, fios (fase e zero) da rede de suprimento e o sensor de temperatura são conectados a ela. O próximo passo é conectar o termostato.

No lado do termostato são "ninhos". Os fios da rede (220V), o sensor e o cabo de aquecimento são trazidos para cá.

É útil saber que os fios conectados ao instalar o termostato são codificados por cores:

  • fio branco (preto, marrom) - fase L,
  • fio azul - N zero,
  • fio verde-amarelo é terra.

A conexão de um piso quente à eletricidade é realizada na seguinte ordem:

  1. Nas "tomadas" 1 e 2, conecte os fios de rede com uma voltagem de 220V. Observe rigorosamente a polaridade: o fio L (fase) está conectado ao pino 1, o fio N (zero) ao pino 2.
  2. Nos contatos 3 e 4, o cabo de aquecimento do piso de aquecimento é iniciado de acordo com o princípio: 3 fios de contato N (zero), 4 fios de contato L (fase).
  3. Os fios do sensor de temperatura (geralmente embutidos no piso, isto é, determinar a temperatura na espessura do piso) são conectados às "tomadas" 6 e 7. Os princípios de polaridade não são necessários aqui.
  4. Verifique a saúde do termostato. Para fazer isso, ligue a fonte de alimentação de -220V, defina a temperatura mínima no dispositivo e ligue o sistema de elemento de aquecimento (girando o botão ou pressionando um botão). Depois disso, o modo de aquecimento é alterado para o máximo, ou seja, o termostato é "programado" para a temperatura mais alta possível. O funcionamento correto do dispositivo será anunciado com um clique, que indicará o fechamento do circuito de aquecimento.

Os diagramas de fiação podem variar um pouco, dependendo dos tipos e modelos de termostatos. Portanto, para que o usuário não cometa erros, como regra, todos os contatos são registrados no corpo do dispositivo.

Pequenas diferenças na conexão determinam as características dos cabos de aquecimento do piso quente. De acordo com sua estrutura e número de núcleos, eles são divididos em um e dois núcleos. Consequentemente, nos esquemas de sua conexão, existem algumas nuances.

Conexão ao termostato de um cabo de dois fios

O cabo de aquecimento de núcleo duplo possui dois condutores sob a bainha de proteção. Esse tipo de cabo é mais conveniente do que um design de núcleo único, pois é conectado ao termostato apenas de uma extremidade. Considere um diagrama de fiação típico:

Vemos que, em um cabo de dois núcleos, 3 fios são adjacentes: 2 deles carregam corrente (marrom e azul), 1 - aterramento (verde-amarelo). O fio marrom (fase) é conectado ao pino 3, azul (zero) ao pino 4 e verde (terra) ao pino 5.

O kit para o termostato, cujo circuito acabamos de examinar, não inclui o terminal de aterramento. Com um terminal de terra, a instalação é muito mais simples.

Conexão de cabo único

Em um cabo de núcleo único, existe apenas um condutor de corrente, geralmente branco. O segundo fio - verde - é o aterramento da tela do PE. O diagrama de conexão pode ser o seguinte:

Os fios brancos (ambas as extremidades do cabo de núcleo único) são conectados aos contatos do termostato 3 e 4 e o fio terra verde ao pino 5.

Exemplo de vídeo do trabalho de instalação

Como você pode ver, conectar um termostato é um dos estágios mais fáceis de construir um piso quente. Não é necessário ter sete vãos na testa para lidar com o diagrama mais simples desenhado no corpo do dispositivo e para cumprir todas as recomendações do fabricante. A única dificuldade pode ser garantir a segurança pessoal ao trabalhar com eletricidade. Siga as instruções de instalação e lembre-se de que o trabalho de conexão do termostato deve ser realizado com a máquina desligada (disjuntor).

A necessidade de controle térmico do piso

A termorregulação no sistema de aquecimento "piso quente" desempenha o papel principal. Com a ajuda de um regulador de temperatura, é mantido um regime de temperatura estável no sistema, os elementos de aquecimento são ligados e desligados. O dispositivo reconhece o sensor de temperatura e desenergiza automaticamente o sistema quando aquece até o limite desejado. Ao mesmo tempo, o dispositivo continua mantendo um modo operacional, controlando a situação.

Assim que o sensor recebe um sinal sobre uma diminuição da temperatura, o regulador de temperatura ativa o sistema novamente, fornecendo eletricidade. O piso começará a esquentar novamente. Os mais populares são dispositivos eletrônicos mecânicos e simples confiáveis. São considerados termostatos programáveis ​​eletrônicos mais complexos. Porém, as diferenças nas características do projeto não têm um efeito especial no esquema de conexão do piso quente ao termostato e à rede elétrica.

Variedades de controladores de temperatura para piso radiante

Portanto, para que o sistema de aquecimento de piso funcione com eficiência e com um bom indicador econômico, ele deve ser gerenciado adequadamente.Para esse fim, os especialistas aconselham a conexão obrigatória do piso radiante não apenas à rede elétrica, mas também ao termostato, usando qualquer tipo de dispositivo.

Como conectar um piso quente a um termostato

A instalação e o comissionamento de sistemas de aquecimento ocultos é um processo bastante simples, se não estamos falando de estruturas de água. Os circuitos de aquecimento elétrico são adequados para salas de qualquer configuração e finalidade e, diferentemente dos sistemas de água mais complexos, praticamente não há restrições quanto ao uso.

A instalação e disposição de tal elemento de aquecimento consiste em colocar o próprio líquido de refrigeração e conectá-lo a uma fonte de energia. Este não é um trabalho difícil que não exija conhecimentos especiais e experiência colossal, mas se a instalação da fonte em si não causar muitos problemas, nem todo mundo sabe como conectar um piso quente a um termostato.

  1. Tipos de sistemas elétricos
  2. Qual é o princípio dos termostatos?
  3. Conecte termostatos
  4. Como conectar o piso do cabo?
  5. Conexão Thermomat
  6. Conexão de rede de construção de filme

Tipos de sistemas elétricos

Essa opção de aquecimento oculto é a mais comum entre as pessoas que desejam criar condições de temperatura confortáveis ​​em sua casa. Apesar de os pisos elétricos operarem com a mesma fonte de energia, eles diferem no elemento de aquecimento. Para descobrir como conectar um piso quente a um termostato, é necessário esclarecer com que tipo de sistema de aquecimento você está lidando.

Portanto, dentre toda a variedade de fontes de calor, é possível distinguir as mais comuns:

  • cabo com a propriedade de auto-regulação do modo térmico,
  • cabo de aquecimento resistivo de um ou dois núcleos,
  • termomatos - um material fino e enrolado no qual a fonte de calor é selada em várias camadas de um pano especial,
  • um filme, que pode ser baseado em carbono, fibras bimetálicas de refrigeração e barras de carbono.

Para cada um desses tipos de piso elétrico, é desenvolvido seu próprio esquema de fiação e conexão individual. Ao organizar os elementos dos cabos térmicos, é necessário calcular corretamente a etapa de instalação, o que eliminará a geração excessiva de calor ou o aquecimento desigual do revestimento do piso.

Então, que tipos de pisos elétricos existem, já descobrimos, agora vamos descobrir como o controlador de temperatura funciona.

VÍDEO: Como conectar um piso quente a um termostato

Qual é o princípio dos termostatos

Este dispositivo, como mencionado acima, é usado para manter uma temperatura estável no sistema de aquecimento oculto. Além disso, através do termostato, é realizado um ciclo on / off da operação dos elementos térmicos. Como ele faz isso?

Assim, durante o vazamento da mesa, o sensor é colocado, o qual lerá os dados térmicos da superfície do piso. Além disso, quando a base de cimento estiver completamente seca e o revestimento decorativo for colocado, o piso radiante deve ser conectado corretamente ao termostato. Como regra, ele é colocado no teto da parede, de acordo com o princípio de tomadas e interruptores. Mas se este último estiver instalado, de acordo com as normas européias, a 80 cm do piso, o regulador deverá ser conveniente. A maioria dos profissionais qualificados recomenda colocar o termostato no nível dos olhos, o que garantirá seu uso confortável e protegerá contra ações desnecessárias de crianças pequenas.

Então, voltando ao princípio de operação deste dispositivo. O sensor de temperatura, localizado na mesa, “transmite” os dados de aquecimento para o autoregulador, que, quando a temperatura especificada é atingida, desliga o sistema de aquecimento. Ao mesmo tempo, o próprio dispositivo permanece em operação e continua a monitorar a situação. Quando o dispositivo detecta desvios na temperatura da base de concreto e da definida pelo programa, lança novamente eletricidade no sistema e o piso começa a esquentar novamente.

Hoje, o mercado desse segmento oferece um grande número de reguladores, entre os quais os modelos eletrônicos mecânicos e convencionais são os mais populares e confiáveis. Mais complexos são os termostatos eletrônicos com uma função para programar o ciclo on / off, além de outras propriedades adicionais. Apesar da diferença significativa no "recheio" e, consequentemente, no custo, o princípio de sua conexão à rede é quase idêntico.

Conecte termostatos

Antes de conectar o piso quente ao termostato, você precisa decidir usando o método a ser conectado. Cria duas opções:

  1. Fonte de alimentação estacionária do medidor principal.
  2. Usando uma tomada.

Muitos modelos em sua configuração já possuem um esquema, graças ao qual o procedimento de comissionamento do dispositivo não causará dificuldades. E se você é um pouco versado em elétrica, provavelmente será capaz de executar esse procedimento independentemente, sem recorrer à ajuda de especialistas.

Depois de instalar o termostato para o aquecimento do piso, no local necessário, é necessário trazer a fase, o aterramento e zero para a caixa de distribuição. Agora vamos preparar o local para a saída de fios do medidor de dados. No teto da parede, colocaremos uma pequena ranhura na qual dois tubos de plástico devem ser encaixados - o fio de energia da fonte de calor e a conexão do sensor interno. Com base nisso, você deve entender que a conexão do controlador de piso radiante é realizada antes do trabalho de acabamento; caso contrário, você simplesmente estragará as belas e acabadas paredes e precisará melhorar novamente.

Assim que várias dessas atividades forem concluídas, você poderá prosseguir com a instalação e a conexão do aquecimento do piso elétrico.

Como conectar o piso do cabo?

Antes de iniciar a colocação do cabo, é necessário esticar os fios de energia até o termostato, enquanto o próprio elemento de aquecimento e os fios que passam para o regulador são conectados por uma luva especial, que posteriormente será localizada na mesa.

O próximo passo será colocar diretamente o cabo. Existem muitos esquemas que ajudam a criar aquecimento uniforme da planta do piso, mas, conforme o que você escolher, é importante lembrar que as linhas de cabos nunca devem se cruzar.

A seguir, é apresentada a instalação do sensor, que é colocado em um tubo de plástico de tamanho adequado. Antes de derramar a mesa, verifique se a fonte de calor está funcionando, usando um testador especial para isso. Depois que este dispositivo mostrou resistência idêntica aos dados do passaporte, você pode prosseguir com o vazamento da base de concreto.

O aquecimento do piso colado é conectado ao termostato somente após a base ter solidificado completamente.

Conexão Thermomat

A conexão deste sistema de aquecimento ao termostato não é tão difícil, principalmente porque o processo é quase idêntico à versão anterior. Portanto, faz sentido apontar apenas as diferenças.

Devido ao fato de que, neste caso, não há necessidade de uma mesa de concreto, será necessária uma abertura adicional na superfície do piso para colocar o sensor. Assim que os tapetes e o medidor de dados estiverem localizados, você precisará corrigi-los aplicando uma base adesiva fina. Essa é toda a diferença.

VÍDEO: Instalação de piso radiante com base em tapetes de aquecimento

Conexão de rede de construção de filme

Nas bordas da tela de aquecimento de filme estão hastes de cobre, que estão conectadas à rede. O regulador de temperatura é conectado à variedade de filmes de acordo com o mesmo esquema que o dispositivo termoelétrico. A diferença está no uso de um substrato especial, que é disposto em toda a superfície isolada, que é um pano de alumínio.

VÍDEO: Instruções para instalação elétrica de piso de filme quente 220 watts

Projeto e objetivo do sensor

Se você decidir equipar pisos elétricos, basta conectar um sensor a eles, que medirá a temperatura do aquecimento do piso. Consiste em 2 fios, que são fixados um ao outro por um termopar. Este elemento é capaz de alterar a resistência, dependendo da temperatura em que o filme é aquecido.

Os sensores podem indicar a temperatura de um piso quente ou do ar em uma sala.

Conectando o sensor e o cabo do piso quente à rede elétrica (clique para ampliar)

No segundo caso, o sensor pode ser localizado diretamente no compartimento do termostato. No entanto, observe que antes de escolher o item apresentado, considere a presença de instalações de aquecimento adicionais na sala. Se houver baterias na sala, é melhor dar preferência ao sensor que mede a temperatura do piso quente. Nesse caso, seus indicadores serão os mais precisos possíveis.

Algumas características da colocação de filme IR

Corretamente, você precisa conectar não apenas o regulador. A colocação do filme em si é importante. Tem certas características:

  • Não vale a pena cobrir os elementos de aquecimento com rodapés, móveis ou quaisquer materiais decorativos.
  • É melhor posicionar os painéis ao longo do comprimento da sala. Graças a esse arranjo, você pode reduzir significativamente o número de pontos aos quais o filme será conectado.

  • Os elementos de aquecimento não devem ser colocados muito perto das linhas de energia. A distância mínima entre eles é geralmente de cerca de 5 cm.
  • Se outros dispositivos de aquecimento estiverem presentes na sala, eles estão localizados a uma distância de pelo menos 20 cm dos elementos de aquecimento infravermelho.

Conexão de um piso quente à eletricidade

As casas modernas estão cada vez mais equipadas com piso aquecido. Afinal, a disponibilidade desse método de aquecimento aumenta com alta eficiência constante. Apesar da simplicidade da construção do piso radiante, eles podem ser chamados de melhor opção para aquecer uma casa ou seu aquecimento adicional.

Conexão de um piso quente à eletricidade

O piso radiante em seu design pode ser de dois tipos principais: água e energia elétrica. Vamos considerar como o piso com isolamento elétrico funciona e é conectado.

O princípio de ação de pisos elétricos quentes é simples: eles convertem energia elétrica em calor devido à resistência dos condutores. Nesse caso, a mesa ou o azulejo é aquecido. São esses materiais capazes de distribuir uniformemente o calor por toda a área e transmiti-lo ao meio ambiente.

Conexão consecutiva de um piso com isolamento térmico

Os pisos aquecidos elétricos têm uma estrutura bastante simples e consistem nas seguintes partes principais:

  • elemento de aquecimento (dependendo do tipo, pode haver um cabo ou tapete),
  • sensor de temperatura
  • regulador de temperatura.

A estrutura do piso, aquecida com cabos elétricos

Muitas pessoas pensam que é difícil colocar um piso quente e conectá-lo à eletricidade. De fato, em essência, esse tipo de piso radiante se assemelha à fiação convencional, que é colocada em camadas da mesa ou sob ladrilhos. Para uma operação completa, basta uma tomada comum, onde existe uma corrente alternada de 220 V.

O próprio esquema de conexão não causa dificuldades - nem exige conhecimento especial. Mas é imperativo lembrar durante o trabalho que essa é uma corrente elétrica que, se tratada de maneira inadequada, pode prejudicar seriamente uma pessoa, inclusive a morte. Para impedir que isso aconteça, você deve definitivamente observar várias regras ao escolher e conectar.

Seleção de piso radiante de potência

Cálculo do piso radiante

O indicador mais importante no qual você precisa se concentrar ao escolher pisos quentes é o poder deles. Este critério depende dos seguintes pontos:

  • área do piso a ser aquecida,
  • tipo de aquecimento necessário (adicional ou principal),
  • tipo de instalações onde será realizado o aquecimento (varanda, sala, escritório, armazém).

O tipo de conexão de rede e a presença de elementos adicionais dependem da energia.

Cálculo da potência do piso quente

Ao calcular o piso quente, é necessário ocupar apenas a área utilizável onde a pessoa está mais frequentemente localizada. Então, se esta é uma cozinha, então embaixo dos móveis e uma geladeira você não pode calcular a área. Ao realizar cálculos, é necessário determinar antecipadamente a localização de todos os elementos de aquecimento, pois no futuro será impossível alterar suas posições.

Se você decidir usar um piso quente como aquecimento básico, a área alocada deve ser de pelo menos 70% de toda a sala.

Potência específica de pisos quentes e seu cálculo

Vantagens dos termostatos Uriel

Pisos quentes podem ser usados ​​como a principal fonte de calor da casa e como um aquecedor. Para o primeiro tipo, o cálculo é realizado em aproximadamente 150-170 watts por 1 m². O aquecimento é calculado com base nos valores de 110-130 W por 1 m².

Este indicador pode variar um pouco, dependendo do tipo de espaço que está sendo aquecido. Por exemplo, salas onde as pessoas estão constantemente devem ter um piso muito quente e, por esse motivo, o consumo estimado de energia aumenta. Se é uma cozinha ou um banheiro, aqui você não pode superestimar os valores, pois os residentes passam pouco tempo neles.

O consumo de eletricidade no piso pode ser controlado

Além disso, ao calcular, é recomendável levar em consideração o número de andares. Se o piso do apartamento no térreo estiver isolado, a capacidade deverá ser aumentada em 10-15%. Em todas as salas superiores, você não pode aumentar o valor.

Tipos de pisos com isolamento elétrico e reguladores de temperatura

Agora, existem dois tipos de aquecimento de piso elétrico:

  • cabo ou secional
  • tapetes, sistemas de filmes infravermelhos.

Aquecimento de piso por cabo

Cada uma dessas espécies possui características próprias e é utilizada em casos específicos. Portanto, se o piso aquecido estiver montado em uma mesa de concreto, é melhor usar um tipo de cabo. Esteiras ou elementos de aquecimento de filme são mais adequados para ladrilhos.

Naturalmente, a parte principal do piso quente é o próprio elemento de aquecimento. Mas funciona totalmente graças ao regulador de temperatura, que é o coração do sistema.

O termostato para aquecimento de piso é um dispositivo que, sem intervenção humana, regula e mantém automaticamente a temperatura ideal do ar

Permite manter a temperatura da superfície desejada. Não é um problema comprar um termostato: ele pode ser mecânico, com ajuste manual e controle de temperatura, ou totalmente automático, com medição da temperatura da superfície, ar interno e seleção dos parâmetros mais ideais.

Termostato para aquecimento no piso Electrolux ETT-16 Thermotronic Touch

Conectando o controlador de temperatura ao sistema

Diagramas de instalação de um piso com isolamento térmico

Antes de conectar um piso quente, independentemente do tipo, é necessário determinar a localização do termostato. Este dispositivo é usado para manter uma temperatura estável em ambientes fechados. Além disso, por meio de um regulador de temperatura, um piso quente é conectado diretamente à rede.

A instalação do termostato é melhor realizada perto da fiação existente

A instalação do termostato é realizada a uma altura de pelo menos 1,5 metros do chão e em locais onde será totalmente protegido contra altas temperaturas. Isso permitirá medir e definir com precisão o aquecimento de piso desejado.

Antes de conectar o termostato, primeiro você precisa decidir qual método isso será feito: lavar da blindagem ou usar uma tomada elétrica.É importante notar imediatamente que esses dois métodos envolvem uma inclusão adicional no circuito de um disjuntor que funcionará em caso de falhas, superaquecimento ou curto-circuito. Seu desligamento final é selecionado dependendo do tipo de aquecimento do piso.

Na maioria dos casos, o diagrama de conexão é indicado no termostato, o que simplifica muito a instalação sem a ajuda de eletricistas. Se o circuito estiver faltando, os seguintes fios deverão ser conectados aos seguintes terminais:

  • 1 terminal - fase de rede,
  • 2 terminais - rede zero,
  • 3, 4 terminais - núcleos do elemento de aquecimento,
  • 5 terminal - temporizador
  • 6, 7 terminais - sensor de temperatura do piso.

Essa distribuição é padrão, mas vale a pena entender que diferentes fabricantes podem criar circuitos que exigem uma conexão diferente. Tudo depende do design e dos recursos adicionais do sistema.

Preparamos um local para a instalação de um termostato: fornecemos energia a ele (oculto ou aberto, se desejado)

Antes de conectar, você precisa cavar uma pequena vala na parede. Dois tubos de plástico serão colocados nele. Em um, os fios do elemento de aquecimento serão passados ​​no futuro e no segundo haverá um sensor de temperatura. No final dessas atividades, você pode prosseguir com a instalação e conexão de todo o sistema de piso radiante.

Conexão do sistema de aquecimento do piso do cabo

Esquema de conexão do aquecimento do piso do cabo

Para conectar um piso radiante, é necessário nivelar a superfície. Em seguida, prenda uma fita de amortecimento ao longo da parede e coloque o isolamento. A instalação do cabo também pode ser realizada em uma superfície antiga, sem revestimento. A única condição para isso é a presença de uma sala aquecida abaixo. Antes de colocar o cabo, você precisa esticar todos os fios para conectar ao termostato.

Em seguida, você pode colocar o elemento de aquecimento colocando primeiro a fita de montagem usual no chão. Isso é feito para que o cabo seja mantido na posição e não se mova. Você pode colocar o cabo de qualquer forma, o principal é que ele não se cruza. O método de instalação mais eficaz e conveniente é o chamado “cobra” - os cabos são vendidos em rolos, já colocados na forma de uma bobina em uma grade.

Diagramas de fiação para cabos de um e dois fios para aquecimento de piso

Distribuindo uniformemente o cabo, você pode corrigi-lo. É importante que as bordas não atinjam a localização dos móveis ou paredes de cerca de 10 cm. Em seguida, é necessário instalar o sensor de temperatura, que está escondido no tubo mencionado anteriormente. Sua localização deve estar a uma distância de 40 a 50 cm da borda da bobina do elemento de aquecimento.

Isso completa a instalação do cabo e do sensor. Usando um testador, você precisa verificar a resistência do elemento de aquecimento. Ele deve cumprir os dados do passaporte. Em seguida, você precisa preencher tudo com uma mesa e esperar até que endureça. Imediatamente ligar o piso quente para secar é impossível, pois haverá rachaduras e o índice de força diminuirá significativamente. Resta apenas conectar todos os fios ao termostato e verificar o sistema.

Conexão de aquecimento de piso em tapetes

Para entender como conectar um piso quente em tapetes, você não precisa ter muito conhecimento e experiência. O princípio básico é o mesmo que o da vista do cabo. Vale apenas notar algumas diferenças.

Um tapete térmico é um filme resistente ao calor no qual um elemento de aquecimento é montado. Como a etapa e a forma da postura já foram definidas durante a produção, você só precisará calcular a área aquecida e o consumo de energia.

Piso elétrico em esteiras

Ao instalar esse aquecimento, os tapetes precisam ser dispostos na superfície, de acordo com a área calculada. Então, tudo é derramado com uma betonilha fina de concreto ou cola é aplicada para colocar os azulejos. Um ponto muito importante é a falta de isolamento térmico. Isso pode levar ao superaquecimento do sistema e sua falha.

Se o comprimento dos cabos frios não for suficiente para conectar, basta usar um pedaço de tapete. O acoplamento deve ser colocado dentro da própria mesa.

Conexão a um circuito elétrico de um piso com isolamento térmico de um tipo de filme

O tipo de filme de piso quente é uma invenção relativamente nova. É feito de um filme de aquecimento especial. A conexão deste sistema pode causar problemas, mesmo para os construtores mais experientes. Para fazer isso sem problemas, é imperativo lidar com o próprio sistema de piso radiante de filme.

A sequência de trabalho ao colocar um aquecimento de piso elétrico

O sistema de aquecimento por piso radiante consiste em elementos especiais de aquecimento bimetálico e de carbono, que são selados em um material resistente ao calor especial. Nas bordas do filme existem contatos de cobre. Com a ajuda deles, o dispositivo se conecta à rede.

Na verdade, a conexão é realizada soldando os fios aos terminais e enviando-os ao termostato. Um recurso de estilo é o uso de um substrato que possui uma superfície de alumínio. Esta solução permite refletir o calor da superfície inferior e direcioná-lo completamente para o aquecimento do piso.

O sensor de temperatura é instalado, como regra geral, em uma depressão especial sob o próprio filme, mas as variações de sua localização na superfície não são descartadas. Além disso, esse tipo pode ser cortado de acordo com marcas especiais aplicadas pelo fabricante. Eles estão localizados a uma distância de 30 cm um do outro. Quando a instalação estiver concluída, você poderá conectar as folhas em paralelo.

A principal diferença entre um piso quente de filme é que ele se adapta a qualquer superfície. A única exceção é a instalação sob o tapete, pois há uma alta probabilidade de danos à integridade do filme.

A decisão de fazer da casa um piso quente sempre foi justificada. É conveniente, prático e bastante econômico. E se houver crianças em casa, o piso quente permitirá que os pais não se preocupem com o congelamento e a adoecimento.

Princípios gerais de conexão

Ao instalar um sistema de piso radiante de qualquer tipo elétrico, você deve primeiro determinar em qual local instalar o termostato. Ele controlará todo o sistema, manterá a temperatura desejada e conectará os dispositivos de aquecimento à rede elétrica. Dispositivos com sensores embutidos que registram a temperatura na sala são montados na parede a uma altura de pelo menos um metro e meio do chão. O local do dispositivo deve ser removido ou protegido de fontes de calor.

Antes de conectar o termostato e a instalação subsequente do piso radiante elétrico, é necessário determinar como isso será feito. Existe a possibilidade de conexão estacionária a partir de um painel elétrico, ou uma tomada convencional é usada para ligar.

Muitos modelos de dispositivos termorregulatórios em seus corpos têm circuitos que ajudam a conectar um piso quente a um termostato. Com a presença deles, o processo de instalação é simplificado, todo o trabalho pode ser feito por conta própria, sem a necessidade de eletricistas.

Esquema de conexão de um piso quente a um termostato

Após a instalação do termostato na caixa de derivação, fase, zero e terra são exibidos. Uma ranhura é inserida na parede, na qual são colocados tubos de plástico. Em um, o fio elétrico do cabo de aquecimento está localizado; no outro, a fiação do sensor localizada sob o revestimento do piso. Assim que todo o trabalho estiver concluído, é permitido prosseguir com a instalação do aquecimento, agindo de acordo com o esquema de conexão do piso quente ao termostato.

A propósito, o vídeo com a seqüência de conexão do termostato pode ser facilmente encontrado na Internet hoje.

Piso do cabo

Para começar, a superfície é nivelada, após o que uma fita amortecedora é reforçada ao longo das paredes, uma camada de isolamento térmico é colocada. O cabo também pode ser instalado no piso áspero, mas apenas se a sala localizada no piso abaixo estiver aquecida. Antes de colocar o cabo, a fiação elétrica é estendida para a caixa do termostato. Como resultado, o acoplador deve estar dentro da mesa de concreto.

Piso do cabo

É montado um piso térmico, que é conectado de acordo com um determinado esquema: uma fita de montagem está localizada no piso de calado ou na camada isolante. É necessário para fixar o cabo. A maneira mais conveniente de usar o dispositivo é a "cobra". Aqui, uma condição importante deve ser observada - a linha é colocada de maneira a excluir a interseção de cabos.

Os prendedores da fita de montagem permitem que você coloque o condutor uniformemente. Assim que a colocação do cabo é concluída, um sensor montado em um tubo de material plástico é montado. A etapa final de todo o trabalho é verificar a qualidade de seu desempenho. Usando um testador, você precisa garantir que o indicador de resistência do cabo seja totalmente consistente com os valores indicados no passaporte. Tudo está pronto, você pode prosseguir para o dispositivo da mesa.

Antes de conectar o sistema de aquecimento do piso à eletricidade, verifique se a mesa está completamente endurecida. Assim que o revestimento do piso ganha dureza suficiente, os fios dos elementos de aquecimento e o sensor são conectados à fiação elétrica que alimenta todo o sistema, tudo é exibido no termostato e fixado com braçadeiras de parafuso. Esta etapa é considerada a mais difícil e é recomendável confiar a mestres profissionais. Caso contrário, seria melhor que, antes de concluir esta etapa do trabalho, você encontre na Internet um vídeo com uma plotagem conectando um piso quente a um termostato.

Tapetes térmicos

O diagrama de conexão de um sistema elétrico de aquecimento de piso a um termostato não é nada complicado. O princípio da instalação é semelhante ao aquecimento do cabo. Então, apenas fale sobre as diferenças que surgirão no momento do trabalho.

Como você sabe, os tapetes térmicos são representados por finos cabos de aquecimento fixados em um filme resistente ao calor. Como a etapa de instalação já foi determinada, resta esclarecer a área sobre a qual o sistema deve ser colocado, após o cálculo do indicador de sua potência específica.

Até que o filme seja aquecido, o filme com o cabo preso é colocado na superfície do concreto, uma placa fina é aplicada ou uma camada de adesivo é aplicada, coberta com o material selecionado para o acabamento da superfície. A camada de isolamento térmico nesse caso não é aplicada, pois pode causar superaquecimento de todo o sistema.

A espessura de toda a estrutura não excede um centímetro e meio, de modo que, sob a colocação do sensor, será necessário fornecer um recesso no chão.

Como o tapete térmico é um tipo de cabo de aquecimento, a montagem desses dois sistemas é quase a mesma. A diferença é que os tapetes são montados de maneira rápida e fácil. A ausência da necessidade de instalar uma camada de isolamento térmico e uma mesa fina cria um certo benefício. O custo desse piso será menor devido à diminuição da necessidade de materiais e volumes de trabalho. Outra vantagem - o sistema é mais adequado para salas com restrições ao aumento da espessura do piso.

Pisos de filme

Este é um tipo relativamente novo de piso aquecido, para o qual é usada uma película de aquecimento. Antes de conectar esse sistema, é recomendável estudar seu dispositivo. A composição inclui elementos de aquecimento selados em um material fino resistente ao calor. Um condutor de cobre percorre a borda do material do filme, que deve ser conectado à rede elétrica.

Eles conectam o piso do filme de acordo com o esquema padrão para conectar tapetes quentes. A diferença é que um substrato especial é aplicado, espalhado por toda a superfície. Seu papel é desempenhado por um material com uma superfície metálica capaz de refletir a radiação infravermelha, direcionando-a para uma sala aquecida.

Piso radiante de filme

O sensor é colocado em um tubo de plástico em um recesso especialmente preparado. Existe uma opção para montar este dispositivo na superfície do próprio filme.

Ao conectar um piso quente infravermelho a um termostato, o filme pode ser cortado em pedaços. Os cortes são feitos de acordo com linhas especiais marcadas pelo fabricante. Eles são aplicados em incrementos de 20 a 30 cm. As tiras condutoras de corrente são isoladas de apenas uma borda, a segunda permanece no estado aberto, porque nesse local o sistema IR do piso está conectado à fiação de energia.

As folhas de filme são dispostas, conectadas umas às outras de maneira paralela. Em conclusão, um par de fios é conectado a uma folha adjacente e, com a ajuda do segundo, um piso térmico infravermelho é conectado ao termostato.

Uma característica de um piso tão quente é que ele é adequado para quase todos os tipos de revestimentos, entre os quais o laminado é popular. Não é recomendável colocar um tapete em cima, pois aumenta a probabilidade de danos ao material do filme pela pressão criada no chão.

Erros de conexão comuns

Os projetos típicos podem variar um pouco, dependendo do modelo e tipo de termostato. Para evitar erros durante a instalação, cada contato é registrado no corpo do dispositivo.

Pequenas diferenças na conexão podem ser ditadas pelas características dos cabos do sistema de aquecimento. Pela estrutura e número de núcleos, eles são de um e dois núcleos, o que cria nuances quando conectados.

Um cabo para dois fios embaixo de sua bainha possui um par de condutores de corrente. Esse tipo é considerado mais conveniente do que com um núcleo, porque está conectado ao termostato por uma extremidade.

O diagrama de conexão é assim: em um cabo de dois núcleos, existem três fios. A corrente flui através dos fios marrom e azul, verde-amarelo atua como um solo. Linhas de tons marrons e azuis são trazidas para o contato, o verde é deixado no chão.

Vamos ver como o cabo de núcleo único do sistema de piso radiante está conectado ao termostato. Nesse caso, um fio branco é considerado um condutor de corrente. O segundo (verde) é usado para o dispositivo de aterramento.

O esquema de conexão de um cabo de núcleo único de um piso quente a um controlador de temperatura é o seguinte: fios brancos são fornecidos a dois contatos adjacentes do termostato - duas extremidades de um cabo de núcleo único. O terceiro é o fio terra verde.

Você está convencido de que conectar o termostato é fácil. Os esquemas são simples, não requerem habilidades especiais. É necessário seguir com precisão as recomendações do fabricante e observar as regras de segurança ao trabalhar com equipamentos elétricos durante a operação. A principal condição que deve ser rigorosamente observada é a desconexão antes de conectar o disjuntor.