Reparação

Como isolar adequadamente o teto em uma casa particular

Com a instalação de um bom isolamento do teto em um prédio residencial com telhado frio, os custos de aquecimento são economizados e a perda de calor é reduzida. Para isso, são utilizados produtos de construção com isolamento térmico, diferentes no tipo de fabricação e composição. É importante saber quais aquecedores são mais eficazes e como isolar adequadamente o piso do sótão para aumentar a eficiência térmica do edifício.

A necessidade de isolamento para o teto

O isolamento do teto da casa permite que você aumente a temperatura ambiente, mas pode aparecer condensação no sótão. Quando o ar quente sobe, entra em contato com o ar frio e a umidade condensada cai. Como resultado desse processo, o material isolante é saturado com água e começa a apodrecer ativamente com a formação de fungos e fungos. Para evitar esse fenômeno, é necessário alterar as condições físicas no piso do sótão.

Teto de concreto

Como o concreto tem um alto coeficiente de condutividade térmica, ele consome calor, mas permanece frio. Como resultado disso, formam-se condensações que podem destruir a estrutura do material durante o congelamento. Portanto, o isolamento do piso do sótão em uma laje de concreto armado ocorre com o uso obrigatório de um isolamento permeável ao vapor para remover a umidade.

Se não houver como isolar o teto pelo lado de fora, será necessário colocar o material por dentro, mas ele deve ser impermeável ao vapor para proteger o concreto da umidade. Também é necessária uma barreira contra vapor para proteção adicional.

Teto de madeira

A madeira é suscetível à podridão e a várias bactérias. Com a organização incorreta do regime térmico, a sobreposição ficará molhada e entrará em colapso intensivo. Nesse caso, o isolamento do teto de madeira pode ser realizado por dentro e por fora. Com o método externo, você pode economizar significativamente o espaço das instalações e, com o interno, é necessário um material de qualidade impermeável. Também é recomendável que uma barreira de vapor seja instalada entre o teto e o isolamento para maior proteção.

Variedades de barreira contra vapor

Ao aquecer o teto de um sótão frio, a instalação de uma camada de barreira a vapor é um processo importante, pois, devido à sua ausência, todo o procedimento será inadequado. Depois de instalar o isolamento por dentro, o estado do teto será desconhecido e todos os tipos de efeitos nele serão ocultados. No futuro, esse pode ser o motivo da restauração parcial ou completa da sobreposição. A maneira mais eficaz de protegê-lo é instalar uma barreira de vapor.

Barreira antivapor

É um filme plástico comum como uma barreira hermética ao vapor úmido. Para economizar dinheiro, você pode usar uma simples luva de polietileno, pois possui as mesmas propriedades que outros materiais de polietileno. A colocação é realizada com tiras de sobreposição de 15 a 20 cm e uma entrada em estruturas de parede de até 15 cm As juntas são necessariamente coladas com fita adesiva para garantir a estanqueidade.

Ao instalar a partir do interior da sala, o filme é colocado apenas em cima de um isolamento impermeável, o mesmo se aplica à instalação em piso de concreto. Se o isolamento for realizado no sótão, o polietileno está localizado entre a estrutura de madeira e o isolador térmico.

Membrana

É um filme em que apenas um lado é permeável. Impede a penetração da umidade, mas não a impede de sair. Eles são usados ​​para proteger o material isolante contra umidade e flacidez.

Se o piso do sótão for isolado em vigas de madeira com lã mineral, a membrana da barreira de vapor fornecerá liberação de vapor livre, mas protegerá o aquecedor da umidade externa, preservando suas propriedades operacionais.

Características de telhados frios

Para proteger o edifício residencial dos efeitos de fenômenos externos, um telhado do tipo frio é arranjado. Existem muitos produtos de isolamento térmico que ajudam a reduzir a perda de calor. A temperatura dentro e fora do sótão deve variar dentro de 4 ° C; portanto, o ar através dos dutos de ventilação deve ir para o sótão, e não para o espaço sob o teto. Os indicadores de umidade e temperatura corresponderão à rua. Caso contrário, o desequilíbrio dos regimes levará à destruição da estrutura e dos telhados das vigas.

As vantagens de um telhado frio são:

  1. Facilidade de manutenção. O teto tem espaço livre para acesso a qualquer ponto, portanto, medidas de reparo e prevenção são realizadas sem dificuldade.
  2. Boa impermeabilização. Um sótão quente envolve o uso de complementos que violam a integridade do material de impermeabilização. Ao instalar um telhado frio, a instalação de elementos adicionais não é necessária.
  3. Uso útil. Apesar de a temperatura no sótão ser mais baixa, ele pode ser operado como um armazém temporário e posteriormente convertido em uma sala adicional.
  4. Área de superfície mínima de transferência de calor. A perda de calor só é possível através do teto.

As aberturas de entrada e saída funcionam com mais eficiência a uma grande distância uma da outra. Quando são instalados sob o prancha de vento ao longo de todo o comprimento, é fornecida uma troca de ar completa de todo o espaço do sótão. As aberturas de entrada estão localizadas em locais de maior pressão, devido aos quais a intensidade do sopro aumenta.

Um telhado frio é organizado em vários tipos de edifícios, com uma altura de 1 a 5 andares. Portanto, a instalação de isolamento térmico no teto é calculada em espessura, dependendo do material e da região de localização (condições climáticas). Muitas vezes, é colocado em uma camada de 20 a 50 cm. É igualmente importante considerar as seções de saída da ventilação e chaminés pelo piso do sótão. Essas zonas contribuem para a remoção máxima do calor.

Benefícios de isolar a área do teto

O isolamento do telhado deve ser calculado na fase de construção da casa. Mas muitas vezes essa pergunta surge quando o prédio já está concluído, onde o isolamento térmico não foi fornecido anteriormente. Ao isolar um teto de concreto armado ou madeira em uma casa com telhado frio, você pode obter as seguintes vantagens:

  1. Manutenção de um microclima, impedindo a penetração de ar aquecido da rua no verão.
  2. No inverno, protegerá a sala contra sérias perdas de calor no teto.
  3. O isolamento também possui propriedades de isolamento acústico. Portanto, não haverá desconforto durante fortes chuvas, ventos ou ruídos estranhos na rua.

Maneiras eficazes de aquecer o teto

Existem vários tipos de isolamento do piso do sótão: do lado de dentro, pregando o isolamento no teto e do lado de fora, usando um produto laminado e rolando-o pela superfície do sótão. Ambos os métodos são muito práticos, sua principal diferença é a escolha do produto e do método de estilo apropriados.

Trabalho interno

Ao isolar por dentro, a lã mineral pode ser usada devido às suas altas propriedades isolantes ao calor e permeáveis ​​ao vapor. Freqüentemente, ele se encaixa dentro de uma estrutura suspensa de perfis metálicos e é revestido com drywall. No entanto, é proibido comprimir, pois possui lacunas de ar. Quando compactados, eles desaparecem e o desempenho térmico cai acentuadamente.

Importante! Apesar de sua eficácia, recomenda-se o uso de lã mineral e basáltica apenas para isolamento externo. Devido à baixa resistência, as microfibras são separadas e, quando ingeridas, causam efeitos colaterais e doenças graves.

Outros materiais também podem ser instalados na estrutura ou parafusados ​​diretamente no teto, levando em consideração a colocação da camada de barreira ao vapor.

Trabalho ao ar livre

Do lado do sótão, recomenda-se colocar material laminado ou de laje, uma vez que não requer fixação ou fabricação cuidadosa da estrutura. Esta é uma maneira prática, pois o isolamento não seleciona a altura útil da sala. Antes de executar o trabalho, a superfície deve estar bem limpa de detritos estranhos. A colocação pode ser realizada em uma ou duas camadas, com uma espessura de 30-50 cm, usando espuma de montagem para fixá-las.

Se o espaço do sótão não estiver envolvido no futuro, não serão necessários revestimentos adicionais. Se for equipado para guardar objetos, o isolamento será fechado com um piso de tábua ou contraplacado à prova de umidade. Ao usar materiais a granel, o revestimento também não é necessário, mas isso não se aplica a folhas secas ou serragem.

Recomendações para trabalhos de isolamento térmico:

  • a espessura deve ser calculada de acordo com a região de residência e o tipo de material,
  • com base nos produtos selecionados, você deve saber como isolar adequadamente o teto com um teto frio para garantir o máximo efeito,
  • ao colocar vários materiais um em cima do outro, o desempenho da barreira de vapor deve aumentar de baixo para cima (pelo contrário, é impossível),
  • a lã mineral não deve ser coberta com argila expandida ou vermiculita para evitar perfurações,
  • é proibido colocar uma barreira de vapor em ambos os lados do isolador térmico, para não reter a umidade e não estragar o material,
  • Todas as juntas da conexão de vapor e materiais isolantes de calor devem ser vedadas para eliminar pontes de frio. Para fazer isso, use fitas adesivas, espuma de poliuretano, uma solução ou cola especial.

Ferramentas necessárias

Para realizar o trabalho de isolamento, você precisará de ferramentas como fixadores (parafusos, cavilhas, buchas, âncoras, pregos líquidos), suportes de construção, fita métrica, um furador para trabalhar com concreto, uma chave de fenda, um martelo, uma faca de construção para cortar chapas.

O material é isolamento, película ou membrana de barreira ao vapor, perfis metálicos para criar a moldura, blocos de madeira 3x3 cm ou 5x5 cm.

Qual isolamento é melhor para o teto em uma casa de tijolos

Para isolar efetivamente o teto em uma casa com telhado frio, os seguintes tipos de material são usados ​​dentro e fora:

  1. Monolítico - possui alta densidade e resistência à água, enquanto o ponto de orvalho segue em qualquer direção sem comprometer as propriedades do isolamento. Estes incluem espuma de poliestireno extrudido.
  2. Fibroso ou poroso - fabricado sob a forma de material laminado ou tapetes. Eles são altamente saturados de umidade e perdem suas características, portanto, são usados ​​apenas em conjunto com a barreira de vapor. Tais tipos são diferenciados: lã mineral, laje e espuma de poliuretano em chapa.
  3. Granel ou pulverizado - a primeira opção é colocada manualmente e a segunda somente com a ajuda de equipamentos especiais.

Do lado de fora, o aquecimento das vigas de madeira do piso do sótão é realizado com materiais leves em rolo ou a granel (serragem, folhas). Para lajes de concreto, um monólito sólido, lajes ou material pesado a granel (argila expandida) pode ser assentado.

Isolamento para uso interno

O isolamento do teto nas instalações não é recomendado; no entanto, na ausência de outras opções, isso é possível. Como a casa é quente e úmida o suficiente, o material pode ser exposto a mofo e bolor.Para evitar isso, é necessário criar um espaço de ventilação entre ele e o acabamento com até 3 cm de espessura, o que exigirá ainda mais altura do ambiente.

Os seguintes produtos são usados ​​como isolamento no teto em uma casa particular:

  1. Penofol - é um material duplo feito de papel alumínio e espuma de polietileno. É utilizado em áreas com clima temperado, pois possui isolamento térmico médio. Pode ser usado como uma camada independente ou combinado com outros tipos.
  2. Poliestireno expandido - prático para pisos de concreto. É colocado em uma caixa com cerca de 3 cm de profundidade e fechado com material de acabamento (forro, drywall, Armstrong, teto suspenso).
  3. Argamassas de gesso - são caracterizadas por alta resistência à umidade, resistência ao fogo e aparência decorativa. A mistura é usada apenas para substratos de concreto e inclui componentes de isolamento térmico.
  4. O material de cortiça - cortiça é resistente à humidade, pelo que é utilizado sem barreira ao vapor. É ecológico, pode servir não apenas como aquecedor, mas também como material de acabamento em um determinado projeto de ambiente.

Ao escolher um isolador térmico, deve-se prestar atenção ao material de fabricação do piso e às possibilidades financeiras. Recomenda-se isolar a madeira com produtos secos e lajes de concreto ou cobrir com compostos especiais.

Métodos de isolamento interno de um sótão frio

Antes de realizar o isolamento externo ou interno, é necessário calcular a espessura do material de acordo com a fórmula R = δ / λ, onde:

  • R - resistência à transferência de calor (de acordo com a região de residência, para Moscou - 4,7 m² · ° C / W),
  • δ é a espessura da camada de isolamento,
  • λ é o coeficiente de condutividade térmica do material (de acordo com o documento normativo GOST).

Em seguida, a partir da fórmula, encontramos a espessura desta maneira: δ = λ · R.

O trabalho começa com uma limpeza completa da superfície contra detritos, poeira, teias de aranha ou umidade. Ao colocar o produto no teto, deixe um espaço de ventilação para protegê-lo do acúmulo de mofo e umidade.

O uso de penofol

O Penofol consiste em polietileno espumado e uma camada de alumínio, é usado para edifícios com um pequeno nível de perda de calor devido ao baixo desempenho de isolamento térmico. Para instalar o isolamento no teto, você precisa criar uma caixa. O produto é rolado sobre a superfície da armação e fixado com pregos. A camada de papel alumínio deve olhar para dentro da sala.

A criação de aberturas de ventilação em ambos os lados prevê a presença de uma caixa adicional, que será posteriormente fechada com acabamentos de chapas ou um teto falso. O uso mais eficaz do penofol é possível em conjunto com o penoplex para melhorar as propriedades de isolamento térmico.

O uso de espuma dentro

O material é prático para uso externo e interno para isolamento térmico de um teto com teto frio. O aquecimento é realizado de acordo com o seguinte esquema:

  1. A caixa é constituída por uma viga de madeira com uma espessura superior a 0,3-0,4 cm da espuma de poliestireno extrudido.O passo entre os trilhos é igual à largura da folha de isolamento com um resíduo de 1-2 mm.
  2. O material é instalado nas células e, com a montagem correta da estrutura, as lajes devem entrar firmemente com um pouco de esforço.
  3. O ripado é fechado com drywall, teto suspenso ou suspenso.

Atenção! Para aumentar a confiabilidade, a espuma pode ser fixada no teto usando pregos de cavilha do tipo "guarda-chuva". Um chapéu largo permite que você pressione com firmeza sem perfurar os elementos de fixação.

Misturas de espuma e gesso de poliuretano

A espuma de poliuretano refere-se a produtos modernos altamente eficientes e permite criar a camada perfeita de isolamento térmico para reduzir o coeficiente de transferência de calor. Os benefícios quando usados ​​em tetos são:

  • resistência a insetos, bactérias,
  • resistência ao fogo
  • alto som e impermeabilização,
  • altas propriedades adesivas com vários tipos de revestimentos,
  • resistência às diferenças de temperatura.

Entre as deficiências, apenas a impermeabilidade total ao vapor pode ser observada, o que pode servir como uma violação do microclima em instalações residenciais. A instalação de um isolador térmico é realizada com a participação de um especialista e o uso de equipamentos especiais. Entrega o material em uma forma viscosa espessa sob alta pressão, preenchendo todas as rachaduras e cobrindo o teto com uma camada uniforme. Após a secagem, a espessura da camada é de cerca de 10 cm.

As argamassas de gesso são menos populares, mas possuem altas características térmicas. Utilizado para substratos de concreto e possui essas vantagens:

  • aparência decorativa
  • respeito pelo meio ambiente - não emite substâncias nocivas para a atmosfera,
  • refratariedade - não queima e não espalha chama,
  • resistência à umidade e resistência ao mofo.

Material de cortiça como isolamento

O aglomerado branco é feito de casca de cortiça. Esse tipo de origem natural é ecologicamente correto, portanto é amplamente utilizado em qualquer condição operacional, inclusive como aquecedor. Freqüentemente se encaixa ao criar um sistema de suspensão Armstrong com fixação nas células da caixa. O aglomerado é resistente à umidade, portanto, não requer uma camada de barreira ao vapor.

Métodos de isolamento externo do piso do sótão em uma casa com telhado frio

Para reduzir a perda de calor na sala e economizar espaço, a instalação do isolamento pode ser realizada do lado de fora do teto. Isso oferece a vantagem de usar um número maior de materiais diferentes, com altas propriedades de isolamento térmico e baixo peso (não cria uma grande carga nas estruturas de suporte da casa).

Instalação de placas e tapetes

O dispositivo de tais opções é realizado em uma ou duas camadas, de acordo com a seguinte tecnologia:

  1. Colocação de material de barreira de vapor. Ao instalar um teto falso, a membrana ou o filme é pregado no teto por dentro. Se o isolamento do rolo for usado, a barreira de vapor será colocada na lateral do sótão.
  2. Instalação de um isolador térmico. Os produtos na forma de placas ou rolos são empilhados entre as vigas firmemente, sem a formação de folgas. Ao usar lã mineral ou basáltica, isso não será um problema, e os espaços entre as placas deverão ser preenchidos com espuma de montagem. É melhor escolher produtos com uma largura um pouco maior que a etapa entre as vigas, para que a instalação funcione perfeitamente.
  3. Impermeabilização de juntas. Para proteger o isolamento da umidade, uma membrana de impermeabilização é organizada com colagem subsequente de todas as seções de topo.
  4. Montagem da contra-rede. É necessário criar um espaço de ventilação entre o isolamento e o piso da prancha. O quadro é recheado em cima das vigas até uma altura de 4 cm.

Aplicação de materiais pulverizados

Nesse caso, é usada espuma de poliuretano ou ecowool. Eles são aplicados à superfície com a ajuda de instalações especiais que garantem uniformidade da camada, preenchimento denso do espaço e isolamento térmico de alta qualidade.

Importante! Usando espuma de poliuretano, vapor adicional e impermeabilização não são necessários. É bom o suficiente para limpar a superfície de detritos estranhos e soprar espuma.

A Ecowool pode ser colocada manualmente com uma camada uniforme de 10 cm de espessura, depois compactada e polvilhada com uma nova até obter um material denso de uma determinada altura. Tais eventos são realizados muito raramente, uma vez que a eficácia de veículos especiais pode reduzir o tempo e o trabalho necessários para concluir o trabalho. Para impedir que as fibras entrem na sala, o teto é protegido por uma película de barreira de vapor e o próprio isolamento é impermeabilizado.

Colocação de material a granel

Esse tipo inclui vermiculita, serragem, argila expandida e folhas de madeira, embora a última opção seja usada muito raramente devido à fragilidade e aumento da hidrofilicidade.O trabalho de instalação do isolamento para o revestimento do sótão é realizado de acordo com o seguinte esquema:

  1. Colocando uma barreira de vapor (membrana de filme ou colo).
  2. Monte de isolador térmico. Se a argila expandida for usada, a impermeabilização não será necessária, pois repele a umidade.
  3. Dispositivo de proteção contra o vento. É necessário bloquear a saída para aquecer o ar e proteger contra o frio.
  4. Instalação de pisos de tábuas com uma espessura de 20 a 30 mm para facilitar o movimento e o armazenamento das coisas.

A serragem antes do uso deve ser submetida a tratamento anti-séptico e retardador de chama. Quando misturado com cal na proporção de 5: 1, é possível proteger o material do ataque de roedores. Também é recomendável fazer uma solução de serragem e cimento na proporção de 10: 1 e encher o teto com uma camada uniforme.

Todas as tecnologias para a colocação de material de isolamento térmico são práticas e populares na construção moderna. No entanto, existem muitos outros produtos de origem natural e artificial com propriedades de proteção térmica. O principal critério de seleção é o material da montagem do edifício, pois é recomendado o uso de tipos adequados de isolamento para casas de concreto e madeira.

Minvata

A lã mineral é justamente considerada um dos materiais mais comuns usados ​​para isolar a perda de calor através do teto. É necessário colocar o isolamento do lado do espaço residencial ou do sótão, pois suas características estão perfeitamente combinadas com esse tipo de trabalho.

Esse material é produzido para isolamento de diferentes tipos de matérias-primas - pode ser areia, quebra de vidro, escória de alto forno e até basalto de rocha.

Slaggy

Note-se que o isolamento produzido pelo processamento de escória de alto-forno e denominado escória não é muito adequado para o isolamento térmico de instalações residenciais. O sótão é uma área com um alto nível de umidade, especialmente para a primavera e o outono. A escória é notável por sua alta higroscopicidade, devido à qual suas propriedades de isolamento térmico podem ser significativamente reduzidas. O nível de acidez residual deste isolador pode não ter o melhor efeito nos materiais de construção com os quais está em contato. Isto é especialmente verdade para metais ferrosos.

As fibras de escória são quebradiças e espinhosas, motivo pelo qual não é recomendado usá-lo para decorar salas destinadas às pessoas. Os menores fragmentos de material podem ser suspensos no ar e entrar no trato respiratório. A principal vantagem da escória é o preço, que é muito menor do que outros análogos.

Lã de vidro

Esse material de isolamento é feito de vidro derretido, inserido nos melhores fios. A partir desses lobos, são criados painéis de material que podem ser enrolados ou cortados em blocos. O coeficiente de condutividade térmica da lã de vidro é menor que o do isolamento de escória ou basalto. O índice de absorção de umidade deste material está no nível de 0,55 ± 0,8 kg / m².

A lã de vidro foi usada com sucesso no isolamento térmico de tetos em uma varanda fria. Muitas vezes, é combinado com outros tipos de isolamento. Mas vale a pena considerar que deve ser colocado estritamente do lado do sótão, porque, como a escória, suas fibras quebram facilmente e podem afetar negativamente a condição das membranas mucosas e membranas da pele. Por esse motivo, os alojamentos devem ser isolados desse tipo de isolamento.

Lã de basalto

O material de isolamento de basalto é feito de rochas gabro-basalto e é considerado a melhor opção para isolamento térmico do plano do teto na lateral da sala. Suas fibras têm maior plasticidade em comparação com análogos e, portanto, o grau de sua fragilidade é menor. O material é vendido na forma de tapetes duráveis, feitos de fibra prensada. É pouco suscetível à influência do ambiente externo, portanto, também pode ser usado para instalação a partir do sótão.Você também pode encontrar isolamento em rolos, cuja densidade é ligeiramente menor que a versão da laje.

Às vezes, a lã de basalto é coberta com uma camada de papel alumínio. Se a instalação for feita corretamente, o coeficiente de isolamento será maior, pois o calor será refletido dentro da sala. Todas as variedades de lã mineral têm uma desvantagem significativa. Consiste no fato de que as resinas de formaldeído são usadas como um feixe de fibras, que são liberadas no meio ambiente e representam um perigo para a saúde humana. Devido a esse recurso, esse tipo de isolador não pode ser classificado como um tipo de matéria-prima ecológica.

Argila expandida

Os materiais expandidos incluem argila expandida, cuja matéria-prima cuja produção é argila natural. É perfeito para isolamento térmico e sonoro do piso do sótão. O material não queima e não forma emissões nocivas quando aquecido. A camada de aterro pode variar em densidade, uma vez que a argila expandida está disponível na forma de grânulos de vários tamanhos. Um tamanho de grão menor permite obter um revestimento de maior densidade com alto desempenho de isolamento. O tamanho granular ideal da argila expandida para isolamento do teto é de 4 a 10 milímetros.

Argila expandida não é poeirenta e segura para pessoas com alergias. A vida operacional do isolamento é bastante longa, enquanto o material mantém seus indicadores de qualidade originais durante toda a vida útil. A argila expandida é altamente resistente ao calor, é freqüentemente usada para isolar uma chaminé do piso de madeira. O método é aterrar o material em uma caixa de metal montada ao redor do tubo.

Ecowool

Esse tipo de isolamento ainda não ganhou popularidade tão alta como poliestireno expandido ou lã mineral, mas está se tornando cada vez mais usado no isolamento de paredes e tetos em uma casa de madeira. Consiste em ecowool feito de fibras de celulose de tamanho pequeno. O isolador pode ser colocado "seco" ou "molhado".

  • O método de aplicação "seco" é realizado espalhando o material, que é distribuído uniformemente entre as vigas do piso e compactado.
  • A instalação “úmida” é realizada usando equipamento especial no qual o isolador é conectado à composição adesiva e fornecido externamente sob pressão.

O período de retorno com este método de isolamento é de dois a três anos. Depende do método de instalação e da espessura do material.

Espuma de poliestireno

O poliestireno expandido é conhecido como aquecedor há mais de 50 anos. Durante esse período, foi possível identificar os prós e os contras desse material. Apesar das deficiências, ainda é popular porque é bastante barato e fácil de instalar. O poliestireno expandido é frequentemente usado em combinação com a espuma de montagem, que serve como um meio de vedar o revestimento de isolamento. As vantagens do poliestireno expandido incluem um pequeno indicador de condutividade térmica, que pode variar dependendo da densidade e espessura do isolamento.

As desvantagens do material incluem um alto grau de combustibilidade, enquanto ele derrete e emite muita fumaça contendo toxinas. Por esse motivo, é proibida a utilização de espuma de poliestireno na indústria da construção em muitos países europeus. É substituído por espuma de poliestireno extrudado, que não é combustível e tem a propriedade de atenuar de forma independente. Apesar disso, o EPSP também se refere a materiais com maior toxicidade. Portanto, vale a pena considerar cuidadosamente se vale a pena dar preferência ao trabalho no isolamento do lar.

Espuma de poliuretano

Este material é aplicado por pulverização em uma superfície isolada, o que é impossível sem o uso de equipamentos especiais. Se necessário, a espuma de poliuretano pode ser aplicada em várias camadas. Devido a essa qualidade, é frequentemente usado no isolamento térmico de instalações residenciais localizadas em regiões com invernos severos.O material aplicado é capaz de preencher todas as lacunas disponíveis, além de suavizar as irregularidades. O resultado é um revestimento selado que não possui costuras. Após a solidificação, torna-se tão denso que pode suportar o peso de uma pessoa. A condutividade térmica e a absorção de água são respectivamente 0,027 W / mK e 0,2%. Isso é evidência de que as qualidades isolantes não serão perdidas, mesmo em condições de alta umidade.

Quando o material endurece, qualquer excesso pode ser facilmente removido com uma faca afiada. Assim, é bastante simples ajustar a espuma de poliuretano à altura da superfície do piso.Uma outra vantagem da espuma de poliuretano é que não há necessidade de equipar as camadas de vapor e impermeável, uma vez que o próprio material possui as qualidades necessárias para isso.

Serragem

Aparas pequenas e serragem são um dos materiais mais baratos que há muito tempo são utilizados com sucesso no isolamento de tetos. Na maioria das vezes, os materiais de processamento de madeira são usados ​​em tandem - a serragem fornece o nível necessário de densidade e as aparas são responsáveis ​​pela porosidade do revestimento. A popularidade de um aquecedor desse tipo se deve ao seu baixo preço e composição natural completamente ecológica, que eles não podem se orgulhar de materiais mais modernos. Se o material for colocado corretamente, o teto será adequadamente isolado. Porém, para obter o desempenho máximo do material, será necessário um cálculo preciso da espessura da camada necessária. Vai depender do clima na região de aplicação.

A madeira serrada pode ser colocada tanto na forma pura quanto como parte de um complexo com outros materiais para isolamento. Podem ser usados ​​paletes que contêm grânulos feitos de pequena serragem comprimida. A principal desvantagem da serragem é o aumento da combustibilidade. Livrar-se disso não é tão difícil. Basta adicionar retardantes de chama, argamassa de argila ou cimento à composição antes de iniciar o trabalho. Esse método de processamento torna o material incombustível ou ligeiramente incombustível.

Ao isolar o teto com serragem, todos os elementos do piso de madeira são pré-tratados com retardadores de chama e isolados da chaminé. Os fios elétricos são separados usando tubos especiais com superfície ondulada.

Cálculo da quantidade de isolador térmico

Nossos ancestrais, vivendo cerca de um século atrás, mantinham o calor da casa erguendo paredes espessas, de até 1 metro. Atualmente, não há necessidade de construir essas paredes, porque existe uma grande variedade de materiais de construção à venda que podem proteger qualitativamente o edifício da água e do frio. Eles são bastante densos e reduzem efetivamente o nível de condutividade térmica e, portanto, a perda de calor. Ao se preparar para o trabalho de acabamento, é importante não esquecer a economia de recursos financeiros. Para isso, é necessário, antes de comprar, calcular corretamente a quantidade necessária de material para isolamento, o que criará uma camada isolante de alta qualidade.

Fórmula geral para calcular o indicador necessário

V é o volume de material em m3,

L - superfície em m2.,

g é a espessura do isolador em m

Ao calcular os indicadores especificados, deve-se ter em mente que em 2009 a norma EnUV foi adotada oficialmente. Ele afirma que a taxa mínima de perda de calor por um revestimento isolante deve ser de pelo menos 0,24 W / m2hK. Esse valor pode ser alcançado colocando uma camada de um isolador de calor na faixa de 13 a 40 centímetros. A espessura da camada pode variar dependendo do material selecionado e de sua condutividade térmica. Além disso, o tipo de construção está sujeito a contabilidade. Nos países europeus, os requisitos variam dependendo de quanto tempo o prédio foi construído - requisitos muito mais rigorosos são impostos a novos edifícios do que a edifícios construídos há muito tempo.

Trabalho de preparação

A superfície de madeira precisa de uma preparação cuidadosa para a instalação do isolamento.

  • A superfície isolada é completamente limpa de sujeira e detritos.
  • Todos os elementos de madeira devem ser completamente revestidos com um retardador de chama. A composição aumentará o grau de proteção contra incêndio. Preste atenção especial às áreas com lacunas e rachaduras.
  • É necessário se livrar dos sinais de deformação e danos que existem na superfície. Amolgadelas grandes são preenchidas com espuma de montagem, as menores são reparadas com massa especial para madeira.

A preparação para a instalação do isolamento em uma superfície de concreto é um pouco diferente:

  • O teto é inspecionado quanto à delaminação do revestimento decorativo. Lugares instáveis ​​são limpos e remova a poeira e a sujeira formadas.
  • As rachaduras existentes se expandem, eliminam resíduos de poeira e são tratadas com um composto de vedação ou massa de vidraceiro.
  • O estágio final da preparação é a aplicação de uma mistura de primers de penetração profunda.

Tecnologia de colocação DIY da “torta” de isolamento

A colocação do material de isolamento na superfície do teto é feita por um dos seguintes esquemas:

  • Isolamento interno - envolve fixar o isolamento na superfície do piso do sótão de madeira da área de estar. Muitas vezes, uma estrutura de drywall ou teto suspenso é posteriormente montada. Observe que esse método de colocação do isolador reduzirá a altura total do teto em 10 a 20 centímetros. É importante escolher um isolador térmico com um alto grau de permeabilidade ao vapor. Esta propriedade é possuída por basalto e lã mineral, além de penofol.
  • Isolamento externo - consiste na instalação de isolamento no sótão. Este método é considerado o mais prático e rentável, pois não requer a disposição da decoração final, exceto nos casos em que um sótão residencial esteja equipado. Para este método, tipos de materiais como poliestireno expandido, lã mineral, penoizol e grânulos de argila expandida são mais frequentemente utilizados.

Existem várias razões pelas quais o método interno de isolamento é menos preferido:

  • O nível dos tetos é visivelmente reduzido, o que em uma casa particular e, portanto, pode não ser muito grande e geralmente equivale a 240 a 260 centímetros.
  • Não há possibilidade de colocar material isolante a granel.
  • O ponto de orvalho muda para a zona de sobreposição interna.
  • Você precisará desmontar o revestimento de teto antigo e realizar trabalhos de repintura.

Com o isolamento externo do sótão, as desvantagens acima estarão ausentes. Mas há situações em que não há como recorrer à implementação desse método. Abaixo estão duas opções para instalar um revestimento para isolamento térmico de uma casa, isolando o teto.

Lista de ferramentas necessárias

Para realizar o trabalho de isolamento no sótão, os seguintes tipos de materiais e ferramentas precisarão ser preparados:

  • material de isolamento em si
  • blocos de madeira ou perfil de metal para criar um torneamento,
  • hardware
  • revestimento de barreira de vapor,
  • aparelhos de construção
  • passadores,
  • broca de martelo
  • um martelo
  • chave de fenda
  • Roleta
  • faca de construção ou de escritório.

Montagem interna

Os trabalhos de isolamento por parte da habitação são realizados quando são reconstruídos em uma casa antiga, onde o sótão do segundo andar já está equipado ou o acesso a ela é impossível. As sobreposições são isoladas por um dos métodos descritos abaixo. O primeiro deles envolve a fixação do material para isolamento térmico diretamente no teto. Para isso, é utilizada uma solução de cola especial, além de fixadores adicionais com cavilhas. Este método é ideal para pisos de concreto armado.

O algoritmo de trabalho é o seguinte:

  • Preparando a superfície do piso com penetração profunda.
  • Preparação da solução adesiva.
  • Cole a aplicação em um fragmento de uma placa de material para isolamento. A peça isoladora tratada desta maneira deve ser pressionada o mais firmemente possível à superfície isolada e nivelada ao nível horizontal.
  • Após a secagem da solução adesiva (o processo leva em média de 42 a 72 horas), suas placas são adicionalmente fixadas com cavilhas com uma tampa de grande diâmetro.
  • Desenho ou fixação de elementos do acabamento final do teto.

Outro método é fixar as placas do isolador térmico à estrutura equipada, consistindo em um perfil de metal ou ripas de madeira. O próprio isolamento é instalado no espaço das células do torneamento, após o qual é fixado nas pranchas sólidas de suspensões diretas, dobradas de certa maneira. O método comprovou-se ao trabalhar com qualquer tipo de sobreposição. Cada uma das opções possui um alto grau de eficiência, apesar de o indicador da espessura do piso poder ser significativamente limitado, a fim de preservar o espaço da sala o máximo possível.

Instalação do lado de fora

Este método de isolamento térmico do teto é o preferido. Isso se deve ao fato de a altura do teto não sofrer. Além disso, o método permite não violar a integridade de um reparo existente, o que economiza significativamente dinheiro, além de trabalho e tempo para o trabalho. Nesta situação, será mais preferível organizar o isolamento em cima do teto. A instalação de uma barreira térmica dessa maneira permite que você use qualquer tipo de material para isso, inclusive os a granel.

Considere o fato de que a instalação de lã ecológica e espuma de poliuretano pulverizado precisa do envolvimento de especialistas. E lã mineral leiga, poliestireno em bastão e argila expandida para aterro são possíveis por conta própria.

Em conclusão

O processo de aquecimento da área do teto é extremamente importante. Através do teto, pode ocorrer até 25% da perda de calor da sala de estar. O trabalho pode ser feito tanto seco quanto úmido. No segundo caso, uma massa úmida será aplicada à superfície, que adere o material à base e também forma uma camada de isolamento acústico.

O quarto do sótão não está protegido da rua, exceto pelo telhado. Este território precisa mais do que outros de isolamento quente.

A eterna questão é isolar por dentro ou por fora

Qualquer cerca externa que separa a sala da rua, é melhor embainhar o exterior com isolamento térmico. Consequentemente, o isolamento do teto no último andar de uma casa particular é feito no sótão. Razões:

  1. A instalação é fisicamente simplificada, o que é importante quando você faz o trabalho. Não é necessário fazer uma estrutura suspensa ou isolar o isolamento da parte inferior ao teto.
  2. Uma camada isolante de 10 a 20 cm de espessura (dependendo da região de residência) não reduzirá a altura dos quartos. Esta é uma vantagem importante para edifícios antigos e "Khrushchev" com tetos baixos.
  3. Em uma casa ou apartamento antigo, você não precisa refazer o reparo.
  4. Se você não seguir a tecnologia de isolamento térmico interno, a superfície sob o isolamento ficará molhada, um fungo aparecerá. A condensação da umidade no interior da "torta" contribui para 2 fatores: a penetração do vapor de água e a formação de pontos de orvalho na junção de materiais diferentes.
Quando a proteção externa é costurada no interior, o ponto de condensação da umidade fica próximo à interface de 2 materiais de construção diferentes

Sobre o notório ponto de orvalho que os proprietários comuns temem. Para evitar a condensação dentro da estrutura, vale a pena suportar 2 condições: impedir que o vapor de água entre na sala e usar um isolador de espessura suficiente. Então o ponto de orvalho estará dentro do isolamento, onde não há nada para condensar. A segunda maneira é organizar a remoção de umidade usando ventilação (leia abaixo).

Ajuda O ponto de orvalho é um fenômeno de condensação do vapor de água do ar a uma certa umidade e temperatura. Quanto mais baixa a temperatura do ar, mais cedo é alcançado o grau de saturação extrema da umidade e a condensação começa a precipitar.

Há exceções às regras, nem todos os quartos podem ser finalizados com isolamento do lado de fora. Exemplos:

  • teto do apartamento superior de um edifício de vários andares,
  • sótão
  • varanda, loggia,
  • piso de garagem de concreto acima do porão, adega,
  • a necessidade de economia de custos etc.
Por razões óbvias, o porão da garagem não pode ser isolado de cima.

Nestes casos, o isolamento térmico interno dos tetos é organizado com uma estrita aderência à tecnologia. Vamos descrever o procedimento de trabalho na forma de instruções passo a passo, mas primeiro você precisa descobrir ...

Melhor para isolar os tetos

Para isolamento de estruturas de teto, são utilizados 4 grupos de materiais:

  1. Fibroso - mineral, pedra (basalto) e lã de vidro.
  2. Serragem solta, argila, argila expandida, vermiculita.
  3. Polímeros feitos de poliestireno expandido e polietileno.
  4. Pulverizado - ecowool, espuma de poliuretano, espuma líquida - penoizol.

Não focaremos no último grupo de aquecedores - misturas líquidas são aplicadas por pulverização ou enchimento de cavidades sob pressão, o que requer equipamento tecnológico apropriado. Você não pode isolar esse teto em uma casa particular com suas próprias mãos - você precisa contratar especialistas de uma empresa especializada e pagar pelos serviços.

Aplicação de ecowool de celulose (esquerda) e espuma de poliuretano PPU (direita)

Nota Os materiais em spray são os mais eficazes e caros ao mesmo tempo. Aplicado manualmente apenas a espuma de poliuretano isolante Polynor com um baixo coeficiente de condutividade térmica λ = 0,04 W / (m • ° C). O preço da lata de aerossol é de 8 anos. por exemplo, a área de revestimento é de 1 m² com uma espessura de 50 mm. Resistência térmica da camada: R = 0,05 / 0,04 = 1,25 m² • ° C / W - as informações são úteis para comparação.

Vamos considerar mais detalhadamente cada grupo de materiais de construção, depois escolheremos materiais de isolamento térmico adequados para tetos em várias salas.

Materiais de fibra porosa

Para o isolamento térmico de telhados e sótãos sob um teto frio, são utilizados 3 tipos de produtos fibrosos:

  • lã mineral com ligante sintético, condutividade térmica λ = 0,055-0,06 W / (m • ° С),
  • aquecedor de basalto não combustível λ = 0,05-0,053 W / (m • ° С),
  • lã mineral à base de fibra de vidro (caso contrário - lã de vidro) λ = 0,044 W / (m • ° С).

Esclarecimento. Fornecemos parâmetros de isolamento para condições reais de operação, extraídos da documentação normativa do edifício. Para superestimar o desempenho dos isoladores, os fabricantes indicam o coeficiente λ para o material em estado seco. Quanto menor a condutividade térmica, melhor o isolamento resiste ao frio.

Acima, calculamos a resistência térmica R do penoizol com 5 cm de espessura (1,25 m² • ° C / W). Vamos comparar o indicador com as características de materiais fibrosos de espessura semelhante realizando um breve cálculo para cada um (o método de SNiP é aplicado):

  • minvata - R = 0,05 / 0,055 = 0,9 m² • ° C / W,
  • lã de rocha - R = 0,05 / 0,05 = 1 m² • ° C / W,
  • lã de vidro - R = 0,05 / 0,044 = 1,14 m² • ° C / W.

Conclusão Em termos de propriedades de isolamento térmico, os aquecedores fibrosos perdem para polímeros líquidos e espumados. A lã de vidro mostra o melhor resultado, o pior - os isoladores convencionais de lã mineral. A propósito, os valores da resistência térmica R são interpretados ao contrário: quanto maior o indicador, mais eficientemente o isolamento de uma determinada espessura funciona.

Externamente, a lã de basalto é diferente da cor mineral e da estrutura de fibra ondulada

Listamos as propriedades restantes e não menos importantes do isolamento fibroso:

  1. O algodão é produzido em rolos, chapas e tapetes de várias densidades - de 35 a 200 kg / m³.
  2. A estrutura de poros abertos contribui para uma boa permeabilidade ao vapor dos materiais.
  3. A lã mineral absorve a umidade, mas com ventilação adequada seca rapidamente.
  4. A fibra de basalto é considerada incombustível porque pode suportar temperaturas de 600 a 700 ° C. As lajes convencionais de lã mineral também não queimam, mas são destruídas por forte aquecimento. A lã de vidro começa a derreter a 250 graus.
  5. Os isoladores não têm alta resistência, são presos à cola ou usam uma estrutura.

O algodão à base de fibra de vidro contém as menores partículas de vidro, portanto não é aplicável em instalações residenciais. O conhecido fabricante de isolantes para telhados "Isover" recomenda a cobertura de pisos de vidro com revestimento externo.

Estrutura de lã de vidro - as fibras formam muitos espaços aéreos

Outros isoladores minerais usam um aglutinante sintético contendo formaldeídos. Sob certas condições, essas substâncias podem ser liberadas e misturadas ao ar. Com isolamento interno, a lã mineral deve ser bem isolada da sala de estar com a ajuda de um filme, drywall e assim por diante.

Aquecedores soltos

Todos os materiais de aterro são de origem natural e, portanto, ecológicos. Os seguintes aquecedores vão para o isolamento de tetos:

  • argila expandida,
  • lascas finas, serragem,
  • argila
  • cascalho de vermiculita.

Ajuda A vermiculita é muito mais cara que a argila expandida, por isso raramente é usada. A argila em sua forma pura também não é usada - geralmente é misturada com juncos ou serragem.

A principal desvantagem dos aquecedores naturais é a baixa eficiência em comparação com produtos minerais e polímeros. Exemplo: a condutividade térmica do cascalho de argila expandida com uma densidade de 200 kg / m³ é de 0,11 W / (m • ° C). A resistência ao calor da camada R de 50 mm será de apenas 0,05 / 0,11 = 0,45 m² • ° C / W. Os indicadores de argila expandida aumentaram ainda mais a densidade, a serragem e a argila.

Vermiculita (esquerda) e cascalho de argila expandida (direita)

Brevemente sobre as propriedades dos materiais de construção:

  1. Todos os aquecedores a granel passam bem pelo vapor de água.
  2. A combustibilidade da argila, argila expandida e cascalho de vermiculita é praticamente nula. Serragem ou junco misturado com argamassa de argila também resiste com sucesso ao fogo.
  3. Longa vida útil (excluindo lascas de madeira).

O baixo preço dos aquecedores naturais é um conceito relativo. Para criar uma camada de isolamento térmico comparável à lã mineral com 5 cm de espessura, é necessário preencher argila expandida a uma altura de 100 mm, ou seja, gastar o dobro.

Características do isolamento de polímero

Para começar, fornecemos uma lista dos materiais utilizados, indicando as características condutoras de calor em operação:

  • poliestireno com uma densidade de 15 ... 35 kg / m³, λ = 0,045-0,041 W / (m • ° С),
  • Poliestireno extrudado EPPS, densidade - 20 ... 40 kg / m³, λ = 0,039-0,037 W / (m • ° С),
  • polietileno espumado 30 ... 50 kg / m³, λ = 0,044-0,042 W / (m • ° С).

Ajuda A espuma de poliestireno extrudado é freqüentemente chamada Penoplex pelo nome de uma marca popular. Os produtos feitos de espuma de polietileno são conhecidos pelos nomes "Penofol", "Isolon" e "Tepofol".

Para comparação com isoladores fibrosos, determinamos a resistência térmica de polímeros com uma espessura de 50 mm:

  • poliestireno 25 kg / m³ - R = 0,05 / 0,043 = 1,16 m² • ° C / W,
  • "Penoplex" - R = 0,05 / 0,038 = 1,32 m² • ° C / W,
  • “Penofol” - R = 0,05 / 0,042 = 1,19 m² • ° C / W.

É notável que o desempenho do isolamento térmico do isolamento de polímero excede as características da lã mineral e de basalto. O líder é o poliestireno extrudido, cujo resultado é comparável apenas à espuma de poliuretano aplicada à máquina.

Outras propriedades são assim:

  1. Graças aos poros de ar fechados, os aquecedores praticamente não deixam a umidade passar. Uma exceção são as espumas com pouca permeabilidade ao vapor de 0,05 mg / (m • h • Pa). Os indicadores de lã mineral são 0,4 ... 0,6 mg / (m • h • Pa).
  2. Todos os polímeros são inflamáveis, independentemente do que os vendedores e fabricantes reivindicam.
  3. Os materiais à base de poliestireno são altamente duráveis ​​e estão disponíveis em lajes.
  4. O polietileno espumado possui uma estrutura macia e flexível, vendida em rolos. Para refletir o fluxo de calor infravermelho, a superfície do isolamento é coberta com papel alumínio.

Em termos de acessibilidade, o poliestireno está na liderança - seu preço é comparável aos materiais naturais. Uma "extrusora" é vendida ao preço do algodão não combustível de basalto ou até mais caro.

Fato útil. Um bom isolante pode ser um teto elástico de polímero, formando um espaço de ar sob o teto. Essa cavidade não pode ser chamada de hermética, mas existem muito poucos caminhos para a penetração do ar quente.

Dicas de seleção

Uma análise e comparação das características dos materiais de isolamento mostrou que cada grupo de isoladores possui pontos fortes e fracos que limitam o escopo de aplicação. Por exemplo, polímeros inflamáveis ​​não podem ser usados ​​para isolar pisos de casas de madeira - os regulamentos de incêndio proíbem isso. Você não deve ignorar o requisito - com a ajuda de um aquecedor, o fogo se espalhará facilmente para o próximo andar.

Ajuda Ao instalar tetos de madeira, as normas exigem que as vigas de suporte sejam tratadas com uma composição refratária e que sejam utilizados isoladores não combustíveis. Se você seguir estas instruções, em caso de incêndio, o teto durará de 30 a 60 minutos até desabar. Aqui está a resposta para a questão de saber se é possível isolar um teto de madeira com espuma.

Com base na experiência em construção e outros requisitos regulamentares, forneceremos as seguintes recomendações para a escolha do isolamento térmico:

  1. É melhor isolar os tetos de madeira do sótão com lã de basalto, argila expandida, vermiculita ou uma mistura de argila com serragem.
  2. Os tetos nos quartos do banho (especialmente nas salas de vapor) precisam ser isolados com materiais ecológicos. Aqui a escolha é pequena - a mesma argila expandida, serragem, cascalho de vermiculita, musgo natural. Sem polímeros e lã mineral, devido ao forte aquecimento, a liberação de substâncias nocivas começará.
  3. Os tetos dos quartos do sótão são costurados por dentro com densa fibra de basalto, lã de vidro não é aplicável.
  4. Revestimentos monolíticos de concreto são geralmente isolados com espuma ou espuma de poliestireno. Em uma casa de campo - do telhado, na varanda de um prédio ou no porão da garagem - por dentro.
  5. É mais correto isolar telhados planos de concreto armado com polímeros do lado de fora, antes do dispositivo do telhado de betume revestido. Se isso não for possível, o Penoplex é cercado do fundo sem problemas, mas com a observância da tecnologia.
  6. O polietileno espumado com espuma é preferencialmente usado como uma camada isolante adicional. Descubra como isolar adequadamente o teto com Izolon e Penofol em um manual separado.

A prática mostra que é melhor não combinar madeira e materiais de construção à prova de vapor. O polímero, que é firmemente adjacente à viga, bloqueia o acesso ao ar, a madeira não "respira". Se o vapor começar a condensar na junção e não tiver para onde sair, a árvore ficará preta e apodrecerá.

Como calcular a espessura do isolamento térmico

A determinação da espessura da camada de isolamento será mostrada por exemplos. Como base, adotamos a fórmula para calcular a resistência térmica (nas seções anteriores, já a usamos para comparar a eficácia de diferentes materiais):

  • R - resistência à transferência de calor da torta isolante, m² • ° C / W,
  • δ é a espessura do isolamento, m,
  • λ é o coeficiente de condutividade térmica do material, W / (m • ° C).

A essência do cálculo: de acordo com a resistência térmica padrão definida para sua região de residência, calcule a espessura do isolamento, conhecendo a característica λ. O valor de R é determinado de acordo com o esquema fornecido nos documentos regulatórios; um mapa com indicadores para a Federação Russa é mostrado na foto.

Cartões semelhantes podem ser encontrados em documentos regulamentares de outros países da CEI.

Exemplo 1 É necessário calcular o aquecimento da casa com um sótão localizado nos subúrbios. Encontramos as características R para Moscou, escolha o indicador 4,7 m² • ° C / W (para revestimentos), pegue o coeficiente λ da lã de basalto igual a 0,05 W / (m • ° C) e calcule a espessura: δ = 4,7 x 0,05 = 0,235 m ≈ 240 mm .

Exemplo 2 Determinamos a espessura da camada de isolamento de "Penoplex" para pisos de concreto, localização - Cherepovets. O algoritmo é o seguinte:

  1. Encontramos na Internet ou literatura de referência a condutividade térmica do concreto armado λ = 2,04 W / (m • ° C) e a estabilidade térmica de uma laje padrão de 220 mm: R = 0,22 / 2,04 = 0,1 m² • ° C / W.
  2. De acordo com o mapa, encontramos o valor padrão de R para Cherepovets, assumimos o índice de sobreposição - 4,26 m² • ° C / W (a figura é destacada em verde).
  3. Subtraia a resistência necessária da placa do valor de transferência de calor necessário: 4,26 - 0,1 = 4,16 m² • ° C / W.
  4. Calculamos a espessura do isolamento de espuma de poliestireno λ = 0,037 W / (m • ° С): δ = 4,16 x 0,037 = 0,154 m ≈ 160 mm.

Observação. O algoritmo não leva em consideração a resistência ao calor da decoração de interiores e dos pisos do sótão, portanto, resulta em uma pequena margem. Se removermos a resistência das tábuas do piso e da bainha de gesso cartonado, a espessura do EPSF diminuirá para 135 mm.

Aquecemos o piso de lã mineral

Como já mencionado acima, a lã mineral é usada para isolar tetos de madeira e tetos de sótãos. Para que o material não seja saturado com umidade e não perca resistência ao calor, é necessário suportar três condições:

  • proteger o algodão do vapor de água de dentro das instalações,
  • proporcionar ventilação da superfície externa, para que a umidade resultante seja corroída pela espessura do isolamento,
  • a permeabilidade ao vapor dos materiais utilizados na “torta” deve aumentar em direção a uma sala ou rua mais fria, conforme mostrado no diagrama.

A lã mineral em chapa ou rolo está localizada no espaço entre as vigas do teto, conforme mostrado no esquema de isolamento. Ao instalar o isolamento térmico com suas próprias mãos, observe o seguinte procedimento:

    Abra uma película de barreira de vapor a partir do fundo das vigas, colocando folhas adjacentes com uma sobreposição de 100 mm de largura. Dobre nas paredes com 10 a 15 cm de largura e cole cuidadosamente as juntas com fita adesiva.

A foto à direita mostra a opção de impermeabilização com polietileno espumado com uma camada refletora de papel alumínio

  • O filme de cola se sobrepõe às paredes com selante de silicone. O objetivo é eliminar a umidade do ambiente da penetração no sótão.
  • O trabalho é realizado pelo telhado frio. Portanto, primeiro faça um preenchimento áspero do teto, que posteriormente será coberto com algodão.
  • Coloque as lajes de lã mineral, como mostra a foto. O material laminado é bem aparado e inserido entre o retardo, é inaceitável triturar algodão.
  • Sobre o isolamento, espalhe os panos de impermeabilização - uma membrana de difusão que permite que a umidade passe apenas por uma saída. Faça uma sobreposição de 10 cm e dimensione as juntas.
  • Do outro lado da deflação, colocava aleatoriamente o piso do sótão a partir de tábuas afiadas. O revestimento contínuo é opcional.
  • Um ponto importante. Entre a superfície do algodão e a impermeabilização, é necessariamente fornecido um duto de ventilação. Graças ao espaço de ar, a umidade é removida do isolamento.

    Às vezes, os construtores colocam o primeiro filme de impermeabilização sobre as tábuas do teto, contornando cada viga. Não recomendamos o uso dessa abordagem - a barreira de vapor fechará o acesso do ar à madeira de toras e, por baixo, ela permanecerá aberta para saturação de vapor. Além disso, está claro - a árvore apodrecerá.

    Como colocar lã mineral no teto, se a espessura de uma camada não for suficiente. Nesses casos, é feita uma segunda camada de placas de isolamento térmico, deslocadas de 30 a 50 cm em relação à primeira linha. Se a altura das vigas de suporte de carga não for suficiente para organizar o ar, a estrutura das ripas das caixas é construída, então uma segunda camada de isolamento e impermeabilização é organizada.

    O lado esquerdo mostra o dispositivo adicional da caixa quando a altura das vigas não é suficiente

    O esquema de isolamento da cobertura do sótão é muito semelhante ao isolamento térmico de um piso de madeira:

    1. Uma contra-rede é fornecida no telhado, a membrana de difusão é rolada de cima ao longo das vigas. Se não houver moldura externa, a impermeabilização pode ser fixada por dentro, contornando cada perna do caibro e fotografando as bordas das pinturas com um grampeador.
    2. O isolamento é colocado entre as vigas com perda. Se a largura permitir, colocamos as placas em 2 camadas com um curativo; caso contrário, montamos uma contra-rede horizontal.
    3. Vencemos a barreira de vapor para as vigas através dos trilhos, aos quais o acabamento interior da placa ou revestimento de gesso é posteriormente fixado.

    Um lembrete. Ao trabalhar com lã de vidro ou fibra de basalto, não se esqueça de usar um respirador e luvas, o material é muito empoeirado e irrita a pele. Como isolar um revestimento de madeira sem erros, veja o vídeo:

    Duas opções para isolamento térmico de tetos

    O teto é isolado se um sótão não residencial estiver localizado acima dele, respectivamente, não equipado com isolamento térmico.

    Não é usado como espaço de vida no inverno; portanto, não precisa ser colocado em uma ladeira. Muitas vezes, este é apenas um armazém para inventário e uma sala para secar cogumelos / frutas.

    O sótão não residencial desempenha o papel de uma câmara de ar que impede o movimento das ondas térmicas, tanto dentro como fora do edifício. No entanto, para secar os elementos de madeira da estrutura da estrutura, coberturas e fixadores de metal, o sótão frio geralmente é equipado com ventilação eficaz.

    Ventile-o naturalmente, ou seja, ventilação regular sem o uso de mecanismos. O sistema opera sem coerção. O ar se move devido à diferença de temperatura com a pressão externa e interna do sótão.

    O fluxo de ar entra no sótão através dos dormentes no verão e as lacunas que os enquadram no inverno quando um vácuo se forma no interior. É removido espontaneamente, expulso por uma nova porção que sai da rua.

    Para estruturas de construção, a circulação constante de ar é realmente necessária. Mas, juntamente com as massas de ar em movimento contínuo, o calor é expelido do sótão. Como resultado, em vez de economizar para economizar energia, são obtidos custos adicionais.

    Como lidar com eles? Certifique-se de isolar! O aquecimento é feito de duas maneiras padrão, são elas:

    • Dispositivo de isolamento térmico no teto em cima. I.e. do sótão, no piso de concreto armado ou entre os retalhos de madeira, eles colocam lajes de polímero com espuma, lã mineral, acrescentam argila expandida ou remédios populares (serragem, folhagem seca etc.).
    • Instalação de isolamento de fogão a partir do interior das instalações. Simplificando, a montagem de placas de poliestireno das instalações para o plano inferior do teto.

    Em ambos os casos, a camada de isolamento aumenta ao longo do perímetro, isto é, ao longo da linha que une o chão e a parede adjacente. O fortalecimento é necessário devido ao aumento da perda de calor. Uma membrana de barreira ao vapor está localizada entre a parede, o teto e a camada de isolamento.

    Por que a não-impermeabilização é usada na formação de uma torta com isolamento térmico sobre a sobreposição? Sim, porque é necessário protegê-lo, antes de tudo, do vapor que penetra nas instalações residenciais e não da água atmosférica que flui de cima.

    São os vapores liberados durante a respiração por nós, nossos animais de estimação e plantas domésticas formadas durante a preparação de alimentos que, durante a ingestão de procedimentos de higiene, podem prejudicar o sistema de isolamento térmico. Mas em cima da água deve proteger o telhado.

    By the way, ao colocar todos os tipos de isolamento do lado de um sótão frio, eles não são bloqueados por cima por vapor ou impermeabilização. Isso deixa a oportunidade de os materiais secarem espontaneamente ao ventilar o espaço do sótão.

    Em nenhum caso deve “esfregar” e “se molhar” sob um filme de isolamento praticamente selado nos aquecedores. Juntamente com a umidade, eles perdem suas propriedades isolantes. O isolamento térmico úmido não poupa quase nada, mas pode apodrecer e o molde se espalha para os elementos de madeira.

    A barreira de vapor sob o isolamento, colocada na lateral do sótão, é disposta na forma de uma calha: com as bordas do painel entrando nas paredes. Assim, evitará que o isolamento se molhe, não apenas pelo vapor que se move para cima a partir do lado das instalações, mas também pelo lado das paredes que absorvem a umidade atmosférica.

    Não use uma camada de barreira ao vapor somente se placas de poliestireno extrudado forem usadas como isolamento térmico. Eles praticamente não têm poros que podem absorver e reter a umidade.

    Além disso, isso é permitido exclusivamente em salas com um modo de operação "seco" estável. Nos banheiros, chuveiros, piscinas, a camada de barreira ao vapor é combinada com poliestireno extrudido, como de costume. Afinal, existe a possibilidade de penetração de umidade entre as juntas das placas.

    Isolamento do sótão

    Quase todos os tipos de materiais de isolamento são usados ​​no isolamento do teto do sótão frio. Opções em massa, lajes de espuma rígida, tapetes de algodão macio estão em uso.

    Ambos os produtos fabricados pela indústria e bons materiais folclóricos antigos são usados. As principais vantagens do primeiro incluem a capacidade de fabricação. Seus fabricantes pensaram e forneceram tudo para a implementação operacional do estilo leve.

    Remédios populares para colocar muito mais difícil. Eles não são fáceis de coletar no volume necessário e são entregues no local de trabalho, o que geralmente é feito manualmente em baldes. Mas são muito mais baratos, melhores do que os produtos industriais coexistem com a madeira e não emitem toxinas prejudiciais para nós.

    O isolamento térmico do espaço do sótão envolve manutenção periódica do sistema de isolamento.

    Os materiais a granel precisam ser desapertados periodicamente para melhor secar, o restante inspecionado e artificialmente seco, por exemplo, com um secador de cabelo, se necessário.

    Para inspeção e manutenção das defasagens acima do isolamento térmico, “caminhos” são construídos a partir de duas ou três placas. Se for para encher a mesa em placas de isolamento térmico e tapetes rígidos, a trajetória do caminho proposto é traçada com uma malha de reforço.

    Uso de lã mineral

    O grupo de lã mineral inclui lã de vidro, algodão de pedra (isto é, basalto) e lã de escória. Nos últimos anos, a lã de vidro tem sido usada cada vez menos devido à sua capacidade de "poeira" abundante com pequenas partículas de vidro, que são estritamente proibidas de inalar.

    O trabalho com lã de vidro é permitido apenas com um respirador e óculos. Além disso, as menores fibras de vidro são prejudiciais à pele.

    Portanto, ao equipamento de proteção individual deve-se adicionar macacão feito de tecido denso com elásticos duráveis ​​nas pernas e mangas e até luvas.

    A escória para isolamento de tetos em edifícios baixos não é usada devido à toxicidade. Resta basalto, também é lã de pedra, produzida a partir de rochas vulcânicas. Isso ocorre porque não é prejudicial para operar e fácil de instalar.

    A tecnologia de isolamento térmico com lã de basalto é determinada pelo tipo de sobreposição:

    • Em pisos de concreto armado. Primeiro, a base é reparada e nivelada, depois a barreira de vapor é colocada com as bordas nas paredes. Depois que os tapetes são desenrolados e dispostos em 2 camadas, de modo que as costuras da camada inferior se sobreponham ao meio do tapete superior, ou seja, separados.
    • Em pisos de madeira. Esteiras são colocadas no espaço entre as defasagens. Anteriormente, o material de barreira ao vapor é colocado em cada “célula” formada pelos defasamentos com acesso aos troncos e ao longo do perímetro nas paredes.

    Algodão antes de colocar o corte. Corte-o para que a peça seja pelo menos 2 cm mais larga e mais longa que o tamanho real da célula.

    Antes de reinstalar, a peça de algodão é levemente espremida para que, depois de endireitada no lugar certo, cubra todo o espaço. Portanto, exclua a formação de pontes frias.

    Isolamento térmico com placas de poliestireno

    Os aquecedores de placas são usados ​​principalmente para pisos de concreto armado. Para colocar no espaço entre as defasagens, é difícil escolher o tamanho.É necessário cortar, perder tempo e, muitas vezes, material quando o corte é analfabeto, e em geral é difícil fazer tudo sem folgas, e essas são formas de perda de calor.

    Na disposição do complexo de isolamento em pisos de concreto armado, são utilizados dois tipos de isolamento térmico de placas:

    • Isopor Ele é espuma de poliestireno não extrudido. O material requer a instalação obrigatória de uma camada de barreira de vapor antes da colocação, devido ao fato de existirem canais em sua estrutura que podem absorver água.
    • Poliestireno extrudado. Na maioria das vezes é Penoplex. Graças à superfície praticamente à prova d'água, antes de colocá-la acima dos alojamentos, quartos, salas de estar, quartos das crianças, não é necessário estabelecer uma barreira de vapor.

    Antes de instalar o isolamento térmico do lado do sótão frio, as bases devem ser reparadas e niveladas. O filme de barreira de vapor é colocado na forma de um palete com os lados curvados nas paredes.

    Empilhe as placas livremente. Eles são colocados em duas camadas, com um espaçamento de costuras nos níveis inferior e superior. Se o Penoplex com chanfro de montagem for usado, as costuras não precisarão ser seladas; se for usado poliestireno, as costuras e as pilhas serão preenchidas com selante ou espuma de poliuretano.

    A mesa nas placas geralmente é realizada parcialmente, apenas no local das faixas de serviço. É derramado com uma mistura de cimento e areia com uma malha de reforço com uma camada não superior a 4 cm ou construído com folhas de fibra de gesso.

    Se preenchido com uma solução, a impermeabilização é aplicada no isolamento. Puramente para que o leite de concreto não vaze para o isolamento e não afete suas qualidades isolantes.

    Cascalho de argila expandida

    O material de isolamento de aterro mais famoso é a argila expandida. É usado diretamente para o aquecimento e para facilitar compostos e misturas isolantes. A argila expandida é produzida na forma de cascalho, variando em tamanho de 4 a 10 mm.

    Argila expandida é feita de argila facilmente sinterizada e ambientalmente amigável. O material é acessível, incombustível, à prova de umidade e leve, o que facilita muito a entrega e o aterro. Eles o preenchem no espaço entre as defasagens ou diretamente no piso de concreto armado.

    Antes de encher argila expandida, a base é coberta com uma película de barreira ao vapor, cujas bordas tradicionalmente vão para as paredes. Esses lados peculiares devem estar 10 a 15 cm acima do nível da camada de cascalho derramada no teto.

    As faixas de serviço de argila expandida são opcionais. Você pode caminhar diretamente no aterro. Periodicamente, é necessário agitar um ancinho para secar todas as pedras artificiais da camada de isolamento.

    Além da argila expandida, ainda é usada uma extensa gama de produtos de isolamento para aterro, atraindo principalmente proprietários de casas ecológicas como aderentes de materiais seguros para si e para o meio ambiente.

    Materiais Folk a Granel

    Os adeptos de métodos de construção ambientalmente amigáveis ​​têm sua própria opinião, com base em práticas bem-sucedidas há séculos, sobre as opções de isolamento térmico do teto.

    Eles acreditam que isolar tanto o teto diretamente sob um teto frio e rampas correta e razoavelmente com materiais naturais.

    Em termos de qualidades isolantes, as opções naturais são certamente inferiores aos aquecedores da produção industrial.

    Mas o isolamento térmico de origem natural se distingue por:

    • Prioridades ambientais. Eles não representam a menor ameaça ao meio ambiente, não emitem e não espalham componentes químicos nocivos. Os isoladores térmicos naturais não precisam ser descartados de maneira especial, eles podem simplesmente ser queimados ou colocados em uma pilha de composto.
    • Praticidade. Aquecedores populares retinham perfeitamente o calor mesmo naqueles dias em que a casa era aquecida apenas por um fogão. Além disso, não havia equipamentos de aquecimento tão potentes que os atuais proprietários de casas particulares.
    • Vantagens econômicas. O isolamento natural pode ser preparado por um centavo ou geralmente gratuito.Substituir pela perda de características técnicas pode ser muito mais frequente que os produtos de fábrica.
    • Simbiose com materiais de construção naturais. Os isoladores térmicos naturais são excelentemente adjacentes à madeira, argila e aterro. Sob condições de temperatura estável, eles não se deterioram pelo contato com a pedra.
    • Segurança para residentes. Em casos extremamente raros, os materiais naturais podem causar uma reação alérgica, cuja origem são pré-requisitos químicos inegáveis.

    A maioria dos isoladores térmicos naturais, de acordo com o método de assentamento, pertence às variedades de aterro. Eles são distribuídos livremente no teto, periodicamente montados para secar e aumentar as propriedades de isolamento térmico. Para manutenção, organize faixas de um par de placas colocadas em toras.

    Uma das opções populares de isolamento natural é a ecowool feita de celulose natural. Suas vantagens incluem a capacidade de fabricação da aplicação, minuciosamente pensada pelos fabricantes, e a implementação de pré-tratamento com retardadores de chama e anti-sépticos.

    Até hoje, como isolamento térmico natural:

    • Aparas e serragem. Seu número abundante permanece após a construção de uma casa de madeira, você pode reabastecer suprimentos em serrarias e em oficinas de carpintaria. Adormeça com uma camada de 15 - 30 cm.
    • A palha. Você pode colhê-lo na fazenda de cultivo de cereais mais próxima. Empilhados em uma camada de 25 cm.
    • Musgo Magnífico isolamento térmico, praticamente sem deterioração, usado tanto dentro como fora do edifício. As qualidades estabelecidas pela natureza permitem o uso de musgo por dez anos ou mais. A camada de isolamento pode ser relativamente insignificante, até 10 cm.
    • Folhagem seca, feno. É possível estocar esse isolamento térmico de forma absolutamente gratuita, mas precisará ser trocado quase anualmente devido à tendência de saturar rapidamente com a umidade. Você pode usar não apenas folhagem, mas também agulhas. Basta isolar com uma camada de até 20 cm.
    • Algas marinhas. Nem todas as regiões do nosso país podem obter livremente essa opção de isolamento. É verdade que os habitantes de Primorye têm muitos deles e podem mudar a cada ano. O poder de modelagem é de até 20 cm.A distribuição de moléculas voláteis de iodo que são úteis para as pessoas é considerada uma vantagem significativa.

    Se a sua área tiver um lago coberto de junco, esta planta também servirá. Suas hastes são conectadas por um feixe ou fio de metal. Em seguida, os feixes preenchem o espaço entre as vigas e os atrasos do teto.

    Os tipos acima de isolamento térmico natural têm uma série de desvantagens significativas que não são características dos produtos da fábrica. Portanto, para aumentar as qualidades do consumidor, os aquecedores naturais de aterro devem ser cuidadosamente preparados antes da instalação.

    As desvantagens que devem ser minimizadas antes do uso incluem:

    • Inflamabilidade e capacidade de manter uma excelente combustão. O retardador de chama está idealmente combatendo essa desvantagem. Em vez disso, você pode usar argila ou escória, cuja camada é fechada em cima do aterro isolante.
    • Redução de isolamento térmico. O marcador natural com isolamento térmico deve ser frequentemente fixado para evitar prensagem, deve ser seco para evitar umedecimento e uma diminuição nas propriedades de isolamento associadas a ele.
    • Incoerência. Durante a manutenção do isolamento e do dispositivo no sótão das correntes de ar necessárias para a secagem, parte do material pode ser retirada trivialmente. Então, você precisa reabastecer constantemente o estoque. Esta desvantagem pode ser superada colocando em fardos.
    • Tendência a apodrecer. A capacidade de absorver umidade com rapidez e facilidade pode levar à deterioração, especialmente se a manutenção regular for negligenciada. Como profilático, os anti-sépticos utilizados no tratamento da madeira são adequados.
    • Atração para roedores. Em marcadores secos e quentes feitos de palha, musgo, feno, ratos e camundongos vivem livremente, para os quais terão que comprar produtos especializados no SES.

    Existem duas variedades mais populares de isolamento térmico popular: a camada do solo e das plantas e a argila triturada. Eles não queimam ou atraem ratos.

    Eles não têm medo de umidade e correntes de ar resistem às plantas secas. Mas há uma séria desvantagem - peso considerável, por causa do qual é necessário fortalecer a sobreposição.

    Solo - uma camada de solo em contato com a superfície do dia, enriquecida com os produtos da atividade vital de representantes da flora e da fauna, para facilitar a mistura com qualquer um dos isoladores de calor populares mencionados acima. É simplesmente espalhado pelo teto, como argila expandida.

    A argila é diluída em um recipiente com água para obter a consistência de creme de leite, adicionada a ele, corta palha ou aparas e derramada sobre a sobreposição com uma camada de 10 a 15 cm. Após o endurecimento da composição solidificada, as rachaduras são fechadas com argila amolecida.

    Tecnologia de isolamento térmico

    Se, por razões técnicas, o isolamento do sótão frio não for possível, os sistemas de isolamento serão instalados na lateral da sala, ou seja, colocar no teto. Essa opção é mais difícil de implementar, mas às vezes é a única possível.

    No caso de isolamento de piso do teto, são utilizados os seguintes:

    • Isopor Os painéis de poliestireno expandido não extrudado são simplesmente colados em um teto pré-alinhado. Um selante de silicone ou uma espuma de montagem é introduzida nos espaços entre os elementos, cujo excesso deve ser removido imediatamente.
    • Espuma de poliestireno extrudado. Também fique. Na maioria das vezes, o Penoplex é usado com uma borda de montagem que elimina a probabilidade de pontes frias. A espessura do isolamento pode ser calculada com precisão de acordo com os dados climáticos da área e selecionar o material com as características apropriadas.
    • Engarrafamento. A opção mais simples é um substrato de cortiça usado como piso para aquecimento de piso. Os painéis colados no teto também são adequados, mas o custo do sistema de isolamento, como resultado, será muito mais caro.

    A colagem enquanto segura o material da copa é, é claro, muito mais difícil do que adormecer em cima. Além disso, essas opções não são aplicáveis ​​sem decoração externa. Eles só precisam ser decorados.

    A máscara do sistema de isolamento do teto é realizada através da instalação de estruturas de estrutura: tetos extensíveis e de rack. Para sua instalação, um perfil de fixação é instalado em torno do perímetro da sala, localizado pelo menos 1-2 cm abaixo do isolamento colado.

    Se você planeja instalar luzes de teto e dutos de ventilação de exaustão, a distância entre o plano do teto decorativo e o sistema de isolamento térmico ainda está aumentando. Como resultado, pode ser muito baixo, por assim dizer, um teto "premente", que afeta negativamente a imagem interior e o bem-estar dos proprietários da casa.

    As variantes usadas ativamente na prática incluem construções de drywall de um e vários níveis. A opção GVL rígida é uma prioridade devido ao fato de que, em caso de umedecimento e remoção da placa de isolamento térmico, ela segurará livremente a parte destacada.

    No campo da construção de um sistema de isolamento térmico por dentro, os emplastros com isolamento térmico se destacam. Os materiais para sua implementação foram desenvolvidos relativamente recentemente. Os pioneiros em sua aplicação foram indústrias progressistas: o complexo do espaço militar, a indústria de aeronaves civis.

    Como parte do material de gesso com isolamento térmico aplicado ao teto, existem pequenas bolas de cerâmica dentro do qual o ar está contido. Ele é o isolador mais ativo.

    Uma vantagem valiosa dos emplastros de isolamento térmico é a capacidade de aplicar a camada mais fina de 1 mm, cuja eficácia será igual à efetividade de uma placa de espuma de plástico com uma espessura de 5 cm.

    Conclusões e vídeo útil sobre o tema

    Vídeo nº 1. Correção de erros no dispositivo de isolamento térmico do teto feito pelo ex-proprietário da casa:

    Demonstração do processo de aquecimento do sótão com lã mineral:

    O uso de ecowool no isolamento térmico do teto:

    O isolamento térmico do teto, executado adequadamente, garantirá a perfeita preservação do calor, criando as condições para a remoção sem impedimentos dos vapores domésticos e da condensação fora da estrutura do telhado.

    No entanto, é importante não apenas o trabalho tecnologicamente preciso, mas também a seleção correta do esquema e material de isolamento para sua execução. Esperamos que nosso artigo lhe forneça assistência eficaz nesse assunto.

    Características do dispositivo de telhados frios

    O design do telhado depende da natureza do uso da casa e do espaço do telhado. A escolha da forma, do material de cobertura, o esquema da estrutura do telhado e a presença ou ausência de uma camada de isolamento térmico dependem desses fatores. Na construção de moradias particulares, são usados ​​2 tipos de telhado:

      Telhado quente. Este tipo de construção de coberturas fornece isolamento completo das pistas. Um teto quente é montado se a sala localizada sob as rampas for usada como residencial. É considerada uma excelente opção para equipar um sótão residencial. Faz sentido construir telhados desse tipo para casas usadas e aquecidas durante todo o ano, uma vez que excluem a perda de calor nas encostas. O custo dos materiais e do trabalho de instalação na construção de um telhado quente é muito maior do que o custo de construção de um telhado frio.

    Importante! Se o sótão não for aquecido, o ar nele serve como uma espécie de zona de amortecimento, que desempenha a função de isolamento térmico e reduz a perda de calor. O ar que sobe das salas aquecidas do primeiro andar, de acordo com a lei da convecção, é gradualmente resfriado e não aquece a superfície das encostas por dentro, de modo que o gelo não se forma sobre elas.

    Para manter o calor, bem como reduzir o consumo de combustível para manter a temperatura ideal, o teto localizado sob um teto frio é isolado com a ajuda de materiais de enchimento ou isolamento térmico fibroso. Como o ar aquecido sempre aumenta, esta operação é uma medida eficaz para reduzir a perda de calor.

    Métodos de isolamento térmico

    O isolamento térmico de alta qualidade reduz a perda de calor e os custos de aquecimento em 30%, o que é uma boa economia na escala do orçamento da família. O uso de um isolamento adequado e a escolha correta do método de instalação formam um microclima confortável na sala.

    A questão do isolamento térmico de um teto sob um teto frio é melhor resolvida na fase de construção de uma casa, e você pode escolher a opção mais eficaz e conveniente. Na maioria das vezes, o isolamento é montado de duas maneiras:

      Isolamento do sótão. Os construtores consideram o isolamento mais eficaz e correto do teto, localizado sob o teto frio do sótão. O fato é que o teto geralmente é construído de madeira, que por si só é um bom material isolante de turfa. Nesse caso, o isolamento é colocado no piso do sótão e fechado com um piso de tiragem. Se o isolamento for realizado do lado do sótão, poderão ser utilizados materiais em forma de placas ou preenchimento.

    Isolamento do térreo. Nos casos em que não há acesso ao sótão, quando é realizada a reconstrução de casas antigas com um sótão pronto, o isolamento térmico é realizado na lateral do primeiro andar.Para isso, uma estrutura de perfil metálico ou ripas de madeira é montada no teto, placas de isolamento são colocadas no local e depois revestidas com drywall. A desvantagem deste método é que ele reduz a altura do teto. Além disso, montar no topo é sempre muito mais difícil e mais longo. A eficácia desse método de isolamento é menor, portanto é usada quando não há outra maneira de reduzir a perda de calor sem desmontar o piso.

    Preste atenção! Qualquer isolamento térmico funciona de maneira abrangente. Portanto, se você deseja resolver problemas com perda de calor em uma casa com telhado frio, não se esqueça do isolamento térmico das aberturas de piso, porta e janela. Uma maneira óbvia de analisar para onde vai o calor é olhar para a casa no termovisor no inverno. Para aumentar a eficiência energética da casa, é preciso prestar atenção nas áreas pintadas de vermelho e amarelo; é através delas que o calor sai.

    Materiais

    O mercado da construção moderna oferece uma impressionante variedade de materiais para isolamento térmico, mas nem todos são adequados para aquecer o teto sob um teto frio. Para que os custos se recuperem, é necessário que a camada isolante seja resistente à umidade, tenha baixa condutividade térmica e atenda aos padrões de segurança para a saúde humana.

    Para isolamento, use os seguintes materiais:

      Argila expandida. A argila expandida é chamada de isolamento de aterro, obtido pela queima de xisto. Possui um peso leve, estrutura porosa e altas propriedades de isolamento térmico, mas não tem medo de umidade. Para isolar o teto com este material, é colocada uma película de barreira de vapor no piso do sótão, fixada com um grampeador de construção e, em seguida, a argila expandida é coberta com uma camada de 15 a 30 cm.

    Artesãos experientes lembram que a barreira de vapor e as camadas de impermeabilização desempenham um papel importante no aquecimento de um piso localizado sob um teto frio. Para proteger o isolamento contra a umidade como resultado da interação com o ar aquecido saturado com vapor de água, uma membrana de barreira de vapor é primeiro colocada. E do lado do telhado é protegido contra vazamentos com uma película de impermeabilização.