1 O que é piso radiante
O piso elétrico quente é um sistema de aquecimento por cabo de maior confiabilidade, que pode ser usado como um sistema de aquecimento confortável do piso e como o principal sistema de aquecimento. As seções de aquecimento dos sistemas de piso radiante são cabos blindados de um e dois núcleos com duas camadas de isolamento, além de acoplamentos confiáveis. Dos métodos tradicionais de aquecimento, onde o calor é transferido por fluxos de convecção, um piso quente tem várias vantagens:
- A parte de aquecimento do sistema está oculta na estrutura do piso, o que permite aumentar a área útil e diversificar o design dos quartos, enquanto o piso pode ser qualquer: azulejos, mármore, carpete (exceto parquet).
- Não seca o ar da sala, pois o cabo de aquecimento não tem contato direto com a atmosfera.
- A trança dupla de cabos de isolamento e blindagem permite o uso de pisos aquecidos em ambientes com qualquer umidade.
Primeiro de tudo, escolha seu sistema.
Antes de começar a instalar um piso quente, recomendamos que você tenha escolhido exatamente o sistema adequado ao seu ambiente e o tipo de aquecimento desejado (confortável ou básico).
1. O sistema de aquecimento principal em edifícios separados, inclusive nos casos em que não é possível conectar ao sistema de aquecimento central. O sistema de aquecimento principal envolve o uso de um cabo mais potente e um dispositivo de mesa com uma espessura de pelo menos 5 cm. Além disso, a área de aquecimento por piso radiante deve ser de pelo menos 70% da área total da sala aquecida. A potência específica recomendada do sistema ao usar um piso aquecido como sistema de aquecimento principal é de 160-180 W / m 2. Por exemplo, um piso quente com uma potência de 0,19 kW, uma área de aquecimento de 1,2 m 2, verificamos a potência: 190 W / 1,2 m 2 = 158 W / m 2.
2. Sistema de aquecimento adicional (confortável). É instalado em conjunto com outros tipos de aparelhos de aquecimento e foi projetado para obter conforto térmico. Mais relevante em salas com piso frio (banheiros, banheiros, cozinhas, piscinas) e no piso térreo de edifícios. A potência específica recomendada do sistema para um aquecimento confortável do piso é de 120 a 140 W / m 2. Por exemplo, um piso quente com uma potência de 0,19 kW, uma área de aquecimento de 1,5 m 2, verificamos a potência: 190 W / 1,5 m 2 = 126 W / m 2.
Siga os regulamentos Verifique se a fiação disponível no seu quarto permite energia adicional. Considere dispositivos elétricos adicionais que podem ser conectados à mesma rede. Verifique também a corrente permitida dos dispositivos de segurança (disjuntores). Recomendamos conectar sistemas de aquecimento elétrico com capacidade de 2 kW ou mais através de fiação especial e uma máquina separada. Também recomendamos o uso de RCDs com uma corrente de disparo nominal não superior a 30 mA. Este é um pequeno dispositivo montado em um painel elétrico que monitora o isolamento elétrico do seu equipamento. Quando pisos aquecidos são montados em salas úmidas (banheiros, saunas, piscinas), a tela da seção de aquecimento deve ser conectada ao condutor de terra da rede de fornecimento de energia, que, por sua vez, deve ser conectada a todas as peças metálicas disponíveis, como: bandejas de chuveiro de metal, armações metálicas de chuveiros, etc. Como escolher um piso quente
Cabos de aquecimento
A base para a construção de piso radiante é um cabo de aquecimento. Externamente, assemelha-se a cabos de radiofrequência para transmitir sinais de televisão, mas seu objetivo não é transmitir sinais elétricos ou energia à distância, mas converter 100% da energia da corrente elétrica que flui através dela em calor. A alocação dessa energia por unidade de comprimento do cabo (calor específico) é o parâmetro técnico mais importante dos cabos de aquecimento.
| |
A composição do sistema é piso radiante
- seção de aquecimento ou tapete de aquecimento,
- equipamento de controle (termostato com sensor de temperatura),
- acessórios para facilitar e acelerar a instalação (fita de montagem, tubo de plástico corrugado, etc.),
- isolamento térmico.
Seção de um piso quente
Seções de aquecimento
As seções de aquecimento são estruturalmente compostas por uma seção de um cabo de aquecimento de um determinado comprimento e as chamadas "Extremidades frias" - pedaços de fio comum conectados ao cabo de aquecimento com uma luva. As seções podem ser feitas de um cabo de núcleo único e de dois núcleos, enquanto nas extremidades você deve ver visualmente: em seções de núcleo único - dois fios de cada lado (tela e carga), em seções de dois núcleos - três fios de um lado (tela, carga, carga) .
Passo de colocação do cabo
calculado da seguinte forma:
Deitado passo (cm) = (100 * S) / L,
onde S é a área em que o piso quente é assentado e L é o comprimento da seção do cabo.
Etapa mínima de instalação - 8 cm
Deve lembrar e as seções de aquecimento de um e dois núcleos são necessariamente blindadas! Eles podem ser usados em salas secas e molhadas. O isolamento do cabo de dupla camada é feito de materiais não combustíveis e não consumíveis. Instalação de aquecimento de piso 1. Aquecimento por piso radiante Para instalar o sistema, você deve: preparação 2. Faça sulcos para fiação elétrica, extremidades de montagem da seção de aquecimento e tubo para o sensor de temperatura na parede. isolamento térmico 4. Instale isolamento térmico. fixadores instalação 7. Monte o sensor de temperatura. 8. Instale o termostato. betonilha cobertura 11. Coloque o revestimento decorativo ao seu gosto. 12. Depois que a mesa estiver completamente seca - 28 dias, o sistema "piso quente" estará pronto para uso.
Essas seções diferem nos recursos de projeto e, consequentemente, nos métodos de assentamento na superfície do piso.
1. Prepare um local na parede para instalar o termostato. 3. Prepare a superfície do piso (nivelada, sem detritos). 5. Prenda os pedaços de fita de montagem. 6. Coloque e prenda a seção de aquecimento. 9. Faça as conexões elétricas necessárias. Verifique se há danos nas seções de aquecimento e no sensor de temperatura. Meça a resistência da seção e do sensor. Seus valores devem corresponder aos dados do passaporte. Registre os resultados da medição no protocolo ou no diagrama de layout da seção. 10. Despeje a mesa de cimento e areia. Após 72 horas, você pode andar no chão.
2. Tapetes de aquecimento
preparação | 1. Prepare um local na parede para instalar o termostato. 2. Perfure ranhuras na parede para fiação elétrica, extremidades de montagem da seção de aquecimento e o tubo para o sensor de temperatura. 3. Prepare a superfície do piso (nivelada, sem detritos). |
4. Prepare uma ranhura no chão para o sensor de temperatura com um fio de conexão que encaixe no tubo corrugado. | |
5. Monte o sensor de temperatura. 6. Coloque o tapete de aquecimento, colando-o na superfície devido à adesividade do lado inferior da grade ou usando fita adesiva de alumínio. | |
7. Faça as conexões elétricas necessárias. Verifique se há danos no tapete de aquecimento e no sensor de temperatura. Meça a resistência do tapete e do sensor. Seus valores devem corresponder aos dados do passaporte. Registre os resultados da medição no protocolo ou no layout do tapete. 8. Instale o termostato. | |
9. Despeje o tapete de aquecimento com uma camada de argamassa para fixar ladrilhos com uma espessura de 5-8 mm e deixe secar. 10. Feche a ranhura na parede com argamassa e coloque o revestimento decorativo ao seu gosto. 11. Depois que a argamassa de fixação dos ladrilhos secar completamente, o piso quente ultrafino estará pronto para uso. |
Piso com isolamento térmico super fino
Para salas onde uma mesa de cimento-areia já foi feita ou não é possível colocá-la, são desenvolvidos tapetes de aquecimento ultrafinos, que são um cabo elétrico de diâmetro reduzido (até 3 mm), fixo com passo constante (cerca de 5 cm) em uma malha de fibra de vidro de suporte. Os tapetes de aquecimento são um projeto pronto que exclui o procedimento de colocação e fixação do cabo de aquecimento, portanto, sua instalação é extremamente simples. O tapete pode ser facilmente cortado em fragmentos (sem violar a integridade do cabo de aquecimento), o que permite decompô-lo em uma área aquecida de qualquer forma. A instalação é possível mesmo em ladrilhos antigos. Os tapetes de aquecimento de dois núcleos são os pisos quentes ultrafinos de alta tecnologia e ecologicamente corretos.
Objetivo do quarto | Potência ideal, W / m² |
A cozinha | 100-130 |
Quarto | |
Sala de estar | |
Corredor | |
Corredor | 90-110 |
Casa de banho | 120-150 |
Varanda | Até 180 |
Um exemplo de projeto indicando a localização de móveis, os principais componentes do sistema e as principais distâncias.
Projeto de piso radiante elétrico
Etapa 3 - seleção de equipamentos e materiais
O sistema elétrico de piso radiante inclui:
- cabo de aquecimento
- fios de conexão
- regulador, sensor de temperatura,
- sistema de proteção (dispositivos de corrente residual),
- cabo de aterramento (cobre),
- outro material: elementos de fixação, pregos de passador, fita de amortecimento, giz (para marcação).
Uma ferramenta padrão é usada para o trabalho: martelo, formão, furador, tesoura de metal, fita métrica, chaves de fenda.
Tipos de cabo de aquecimento para piso radiante
A escolha de um cabo de aquecimento é de importância decisiva; portanto, você deve estar ciente de que seus tipos são usados para instalação:
- cabo resistivo. O elemento de aquecimento é um núcleo, caracterizado por maior resistência. Devido a essa resistência, a corrente que se move ao longo do cabo é convertida em energia térmica,
- cabo auto-regulável. Neste caso, o aquecimento é devido à matriz polimérica. Uma característica do cabo auto-regulável é que o superaquecimento é excluído. Esse tipo de cabo se destaca pelo alto custo, mas também por um período mais longo de operação.
3. Colocação de isolamento
Freqüentemente, sob um piso elétrico quente, é montado o penofol (polietileno espumado com papel alumínio). O isolamento de Penofol é um isolamento reflexivo, a peculiaridade do material é sua pequena espessura, a presença de uma camada de alumínio (que permite refletir o calor) e uma camada autoadesiva (simplifica o processo de instalação, elimina o movimento do isolamento durante a colocação dos cabos). Ao mesmo tempo, o coeficiente de condutividade térmica do penofol (a uma temperatura de 20 ° C é igual a 0,031 W / mK).
A folha de espuma com espuma é colocada, bunda, e a junção das tiras é colada com fita adesiva.
Além do penofol, como isolamento pode ser utilizado: espuma de poliestireno ou poliestireno (com densidade acima de 25) com uma espessura de camada de 20 a 50 mm. Ao instalar o sistema de piso radiante na varanda, é recomendável aumentar a espessura da camada de isolamento para 100 mm.
Depois de colocar o isolamento, a sala, ao redor do perímetro, é colada com uma fita de amortecedor. O objetivo da banda de borda é compensar a expansão do revestimento do piso durante o aquecimento.
Como é recomendado o uso de um material sólido de isolamento térmico, caracterizado por uma higroscopicidade extremamente baixa, é impraticável instalar uma malha de impermeabilização.
4. Instalação de um regulador de temperatura
O controlador de temperatura para um piso quente é uma unidade de controle, que pode ser com um sensor de temperatura externo ou integrado (mede a temperatura do piso). Existem controladores de temperatura com um sensor de ar adicional. O objetivo do termostato é fornecer a capacidade de regular o grau de aquecimento da sala e o consumo de energia.
Ele é conectado à rede elétrica, bem como ao cabo do piso elétrico, através dos fios que são colocados na ondulação. O uso de corrugações permitirá a execução de reparos (se necessário) sem violar a integridade da mesa.
5. Montagem do sensor de temperatura
O sensor de temperatura para um piso quente é instalado diretamente no piso, mais precisamente na ondulação. Ao mesmo tempo, os mestres observam a importância de cortar o isolamento e "aquecer" a ondulação para que ela não fique muito acima dos elementos de aquecimento (cabo ou esteira). O ângulo de curvatura da ondulação deve ser suave para evitar dobrar o fio e rachar a ondulação. Recomenda-se que o final da ondulação que se estende para a mesa seja vedado com selante.
Nota: O regulador de calor e o sensor de calor são montados em cada quarto.
6. Colocação do piso radiante
Após a instalação do equipamento de serviço, você pode prosseguir diretamente para a instalação do cabo. A colocação de um aquecimento elétrico de piso é realizada de duas maneiras:
- instalando tapetes de aquecimento. Essas telas prontas são boas, pois permitem que você execute um estilo rapidamente e, ao mesmo tempo, eliminam a possibilidade de dobrar os cabos ou violar a distância ideal entre os loops adjacentes. Os tapetes de aquecimento são fixados ao material isolante com fita adesiva. A distância entre tapetes adjacentes é de 50 a 100 mm, entre o tapete e a parede - 150 a 200 mm,
- instalando uma fita especial com prendedores para cabo ou malha de metal (um grampo de plástico é usado como elemento de fixação, que não deve ser apertado com força). Com este método de instalação, o cabo é colocado por uma cobra, prestando atenção à observação da distância especificada entre os laços do cabo.
Se houver uma junta no piso de duas lajes, neste local é aconselhável colocar o cabo na ondulação. Isso compensa a possível expansão térmica dos painéis e reduz o risco de danos ao sistema de aquecimento do piso.
Uma vista do piso elétrico antes de iniciar a mesa é mostrada na foto.
Etapa 5 - verificação do piso radiante elétrico
Antes de derramar a mesa, é necessário verificar o desempenho do piso radiante elétrico do sistema. A verificação pré-operacional inclui a medição da resistência do fio. Se o desvio dos anteriores, o teste é insignificante, você pode começar a preencher a mesa.
A medição é realizada usando um multímetro ou testador e, em seguida, um megômetro (usado para medir altas resistências acima de 1.000 V). O resultado não deve ser inferior a 10 megaohms.
Etapa 6 - betonilha
A colocação de um aquecimento elétrico de piso na mesa é feita com um cabo ou tapetes de aquecimento. No caso de pisos de filme, a instalação é feita sem betonilha.
Para a instalação de um piso elétrico em uma mesa é usada:
- betonilha em concreto. A argamassa clássica para betonilha consiste em 4 partes de areia, 1 parte de cimento M400 e 0,5 partes de água.Ao usar o cimento M200, a proporção será 2: 1. Para aumentar a elasticidade da solução, você pode adicionar plastificantes (1%). A vantagem de um plastificante no baixo custo, a falta de um longo período de secagem completa,
- piso a granel. A altura do piso a granel é de 3 a 10 mm. Portanto, deve ser aplicado em várias camadas. O piso a granel é recomendado quando um piso aquecido elétrico é colocado sob o laminado,
- adesivo para ladrilhos. Testado de acordo com as análises dos usuários, uma opção recomendada para dar preferência se um piso radiante elétrico for instalado sob o ladrilho.
Independentemente do tipo usado para o material da mesa, a altura (espessura) ideal da mesa é de 30 a 50 mm.
O custo da instalação de piso elétrico aquecido por 1 m2
Como você pode ver, a instalação de um piso elétrico não causa grandes dificuldades. A tabela abaixo mostra o custo da instalação com o envolvimento de artesãos contratados. Em média, o preço por m2 para instalação turnkey é de 600 rublos / m2. excluindo o custo dos materiais.
Após analisar as propostas de diferentes empresas, o custo de instalação de piso aquecido elétrico com materiais varia de 2.000 a 4.700 rublos por metro quadrado (de acordo com o final de 2016). Ao mesmo tempo, o preço mínimo é válido para encomendas de 250 m². ou se o anúncio foi feito por um mestre particular e não por uma empresa de construção.
Assim, fazer a instalação de um piso aquecido elétrico com suas próprias mãos é uma oportunidade de economizar significativamente em trabalho.
Instalação de aquecimento de piso elétrico - erros
Aqui estão alguns erros comuns que, como evidenciado pelas revisões dos donos de casa, são muito comuns:
- compra de excesso de material. O erro se deve ao fato de que, nos cálculos, o usuário se concentra na área total da sala, e não na que servirá de base para o piso aquecido. O cálculo não leva em consideração a área ocupada por móveis e eletrodomésticos pesados (geladeira, máquina de lavar),
- o cabo usado no tapete de aquecimento não pode ser cortado. Você precisa escolher um esquema de empilhamento para usar o tapete totalmente. É melhor deixar parte da superfície do piso descoberta,
- Não ligue o sistema de piso radiante até que a mesa esteja completamente seca, pois isso pode levar à secagem desigual da camada e ao aparecimento de rachaduras e vazios.
- o cabo não deve ser colocado em uma superfície despreparada. É melhor tratar a superfície do subpiso com um primer para eliminar a poeira, que pode levar a bolsas de ar ao redor do cabo e causar superaquecimento,
- o sensor de temperatura é colocado na ondulação, para que possa ser removido e reparado se falhar,
- a medição da resistência é uma etapa importante no teste pré-operacional de um piso elétrico; não o ignore. Se houver desvios significativos, é necessário tomar uma decisão para corrigir a situação por conta própria ou atrair profissionais,
- O esquema de gerenciamento de cabos é útil ao mover móveis e executar reparos ou manutenção. A maneira mais fácil é fotografar o chão montado antes de derramar a mesa.
O aquecimento do piso elétrico é despretensioso em operação, confiável (na escolha de bons componentes e instalação adequada) e durará muito tempo.