Reparação

Reboco de fachada: quais são as suas vantagens e características do aplicativo DIY

No contexto da abundância de propostas de materiais de acabamento para fachadas, uma das formas mais tradicionais de criar um revestimento protetor e decorativo na parede é o reboco. Talvez pareça para alguém arcaico e ineficaz. Mas de acordo com estatísticas não oficiais - a opinião de quem está construindo, para cada terceira casa em construção particular de baixo crescimento, é precisamente o gesso que é usado como decoração da fachada.


Reboco de cimento-cal

Fachada em estuque: benefícios da tecnologia

Todos os materiais modernos para revestimento de fachadas têm uma vantagem bastante significativa, graças à qual são amplamente utilizados, apesar de não serem naturais, por assim dizer - é uma instalação simples e rápida, que praticamente não requer qualificações especiais. Nesse sentido, a decoração de fachadas com estuque perde, é claro, porque esse processo é bastante longo e trabalhoso. É por esse motivo que, para que uma pessoa abandone livremente todos os tipos de inovações, é necessário se familiarizar com as vantagens das tecnologias "desatualizadas". O que nos dá o uso de gesso para decoração de fachadas?

  1. Uma superfície confiável e durável que pode suportar facilmente desastres climáticos e manuseio descuidado de uma pessoa. Lembre-se, pelo menos, de gesso decorativo aplicado sobre espuma de poliestireno - nem se pode encostar na parede normalmente, sem mencionar o que acontece a uma fachada com um leve golpe por qualquer objeto. Pelo menos um dente e um dano máximo, o que é muito problemático de consertar.
  2. Paredes respiráveis. A troca normal de umidade de paredes de tijolo ou concreto com ar é muito importante para a casa - graças a ela, essas estruturas duram muito mais tempo.
  3. Falta de secreções tóxicas. Não importa como os fabricantes de materiais de acabamento novos afirmam que seus produtos são absolutamente inofensivos para os seres humanos, é difícil acreditar nele, pois apenas produtos químicos são usados ​​para sua fabricação. Vejamos as coisas de maneira realista - todos os materiais compostos modernos são feitos inteiramente de plástico ou usando-os. Além disso, na sua fabricação, o estojo não é isento de composições de cola, que de modo algum são úteis para os seres humanos, mesmo após a secagem.

Areia e cimento são outra questão - se tudo for feito corretamente e suportar a tecnologia de reboco de fachada, você obterá um revestimento durável, ecológico e, o mais importante, que poderá ser decorado da maneira que desejar. Eu concordo, o trabalho não é fácil e já é difícil encontrar bons especialistas. Em geral, chegou a hora de dominar esta profissão por conta própria - especialmente porque ela não difere em particular complexidade.

Foto de estuque de fachada DIY

Como rebocar uma fachada de uma casa: sequência de trabalhos, sutilezas e nuances da tecnologia

Para entender melhor a tecnologia de reboco de fachada, vamos dividi-la em três estágios principais - reforço, instalação de balizas e o processo real de reboco. Eles terão que passar se você decidir que esta é a melhor opção para sua casa.

    Reforço. De acordo com todos os códigos de construção, o gesso é reforçado apenas se as camadas da argamassa aplicada tiverem mais de 3 cm. Esqueça esses padrões e considere a instalação de uma malha de metal (a saber, vamos usá-la) como um meio de garantir maior durabilidade da fachada finalizada dessa maneira. Em geral, usaremos reforço em qualquer caso. A melhor opção é uma malha de metal com uma malha de 10x20 ou 20x20mm e uma espessura de fio de 1-1,5mm. É fixado à parede com buchas, instaladas uma a outra a uma distância de 200 mm. Definitivamente, você não pode medi-lo - nada de ruim acontecerá se eles forem instalados um pouco mais ou menos (melhor frequentemente). Tudo é simples aqui e não há sutilezas - nós damos um soco e as corrigimos.

Como rebocar uma fachada de casa

Foto de farol de fachada de estuque

Foto de gesso para rejunte

Então, passo a passo, tira após tira, as fachadas da casa são rebocadas. Após a solução estar completamente seca, sua superfície é abundantemente aberta com um primer (em duas camadas) e depois pintada ou coberta com gesso decorativo. A propósito, pintar a fachada com estuque não será a decisão certa. Se você deseja obter uma superfície realmente bonita, é melhor aplicar uma massa fina antes de pintar o gesso.

Tecnologia de reboco para fachada

Como você pode ver, rebocar a fachada, como em geral e quaisquer paredes da casa, não é um processo difícil - pode ser chamado de demorado, pois você terá que trabalhar duro fisicamente. Em todos os outros aspectos, esse é um trabalho bastante simples, que, se desejado, pode ser facilmente aprendido a ser executado independentemente.

Funcionalidades

Ao construir uma casa de campo ou reparar um prédio de acordo com um projeto de design, a responsabilidade de escolher uma mistura de estuque para decorar a fachada fica com os ombros de um arquiteto-designer profissional. O especialista pode escolher não apenas uma cor bonita, mas também levar em consideração as características do material, a fim de maximizar a individualidade da estrutura e não exceder a estimativa.

Vários tipos de misturas de estuque para uso externo têm algumas características semelhantes, entre as quais:

  • A capacidade de criar um revestimento durável e ao mesmo tempo "respirável" das paredes externas, sob o qual a condensação não se acumula.
  • Alta elasticidade das composições, o que possibilita sua aplicação em qualquer opção de parede de fantasia.
  • Boa adesão a vários substratos (sujeito à tecnologia de aplicação).
  • Alta resistência à umidade, raios UV, temperaturas extremas.

  • A presença de compostos que desempenham a função de isolamento.
  • Excelentes qualidades decorativas.
  • Longa vida útil e facilidade de manutenção.
  • Simpatia ambiental.
  • Possibilidade de aplicação rápida.

Os emplastros de fachada são geralmente divididos em 4 categorias, dependendo da substância em que são fabricados. Estas são as seguintes variedades:

  • Mineral à base de uma mistura de cimento.
  • Reboco acrílico à base de resina com o mesmo nome.

  • Silicato, na base dos quais são compostos chamados vidro líquido.
  • Silicone (polímero), feito à base de resinas de silicone sintéticas.

Variantes de misturas também se distinguem por suas qualidades decorativas. Os mais famosos são "besouro de casca", "casaco de pele" e "cordeiro". Recentemente, os rebocos “seixo” e “mosaico” se tornaram populares, o que permite criar um design incomum e até requintado de fachadas e fundações de porões.

Fabricantes modernos produzem rebocos decorativos em várias bases: eles contêm ligantes minerais, silicone ou acrílico. No entanto, independentemente do tipo de base, o nome comum da mistura forma uma textura de revestimento semelhante devido à presença dos mesmos enchimentos decorativos na composição.

O gesso de terrasite, amplamente utilizado na decoração de fachadas, à base de uma mistura mineral, parece especialmente atraente graças a aditivos intercalados, como mármore, vidro e mica.

A fachada é revestida com gesso decorativo, reflete e refrata os raios do sol, esse efeito visual parece muito vantajoso.

Para isolar as paredes do lado de fora, é usado gesso de vermiculita, que possui uma carga a granel - vermiculita, o que torna a condutividade térmica das paredes revestidas com essa composição visivelmente reduzida.

Campo de aplicação

Uma casa particular, cuja fachada os proprietários desejam rebocar, pode ser construída com vários materiais: de concreto fundido, tijolo, concreto aerado, madeira ou pedra. Para cada tipo de parede, você deve selecionar o tipo apropriado de mistura de estuque.

Existem emplastros de fachada que são aplicados sobre o isolamento e são perfeitamente fixos à lã mineral, poliestireno e espuma de poliestireno.

Com base nas recomendações dos fabricantes indicadas na embalagem e na experiência prática de construtores profissionais, as seguintes recomendações podem ser feitas:

  • Em substratos minerais (incluindo GCR e lã mineral), o gesso de silicato mantém-se perfeitamente.
  • Todos os tipos de rebocos são adequados para blocos de gás e espuma, tijolo e concreto; no entanto, vale a pena considerar o fato de que alguns fabricantes, por exemplo, Ceresit, produzem uma mistura mais adaptada ao trabalho de concreto celular.
  • Para paredes exteriores de madeira ou placas OSB, as composições de gesso são contra-indicadas. Recomenda-se o uso de uma mistura de cimento e areia. Além disso, o revestimento de fachada de acrílico e algumas variedades de gesso de silicone ou silicato são usados ​​na madeira.

  • As fachadas ventiladas com isolamento podem ser rebocadas com compostos de silicone, acrílico e silicato, sem esquecer a necessidade de usar os primers e a malha de construção apropriados, para garantir a máxima adesão à base.
  • Mesmo uma superfície de metal, por exemplo, um canal pode ser rebocado, o principal é limpar e desengordurar bem o metal, fixar a malha de gesso à superfície e certifique-se de imprimi-lo antes de aplicar a composição.

Consumo por 1 m2

Os trabalhos de decoração da fachada devem ser divididos em 2 etapas:

  1. Alinhamento das paredes.
  2. Aplicação de acabamentos decorativos.

Usando gesso de fachada, um artesão experiente, ao nivelar a superfície da parede, é capaz de eliminar diferenças significativas e ocultar pequenos defeitos. No entanto, nesses casos, a vazão da mistura aumenta e o cálculo da quantidade necessária não é uma tarefa fácil. Para facilitar os cálculos, é habitual calcular inicialmente o consumo da mistura de estuque por 1 m2. Esta tarefa é executada instalando beacons. Existem várias maneiras de instalar balizas, mas é mais conveniente usar cantos de aço de 35 mm a 60 mm de tamanho e uma régua de gesso para esse fim.

Primeiro, a regra com o nível interno determina o desvio da parede da vertical. Em seguida, prepare uma argamassa de gesso aplicada à superfície do canto. O canto é pressionado contra a parede e nivelado de acordo com o nível, nos locais necessários, colocando uma solução por baixo.

Quanto mais alto o farol, mais argamassa você precisará gastar para nivelar a parede. O próximo farol é instalado a uma distância de 130 cm (no caso em que o mestre trabalha de acordo com uma regra de um metro e meio).

A vertical entre os faróis deve ser verificada de acordo com o nível, enquanto a regra não deve bater nos faróis, e não deve haver espaços entre ela e os faróis. Quanto mais freqüentemente os faróis são instalados, mais precisamente será possível calcular o valor médio aritmético e determinar qual deve ser a vazão da mistura para nivelar 1 metro quadrado. m) Quando os beacons são instalados, é necessário medir as camadas máxima e mínima. A camada mínima começa a partir de 5 mm (a espessura na qual o farol é fechado com uma solução), o máximo pode ser bastante significativo e depende da curvatura da parede. Entre esses indicadores, é calculada a média aritmética da espessura da camada de gesso.

Na embalagem de qualquer mistura de gesso, a vazão aproximada necessária para a aplicação de uma camada de revestimento de 10 mm é sempre indicada. Com base nesse valor, a vazão necessária é calculada para cada caso específico. Suponha que, se a espessura média da camada de gesso for 25 mm, a figura do fabricante da vazão da mistura deve ser multiplicada por um fator de 2,5.

O revestimento decorativo, aplicado sobre o reboco de nivelamento, geralmente tem uma espessura não superior a 10 mm, portanto seu consumo corresponde ao valor indicado na embalagem.

O que é uma fachada de gesso ou "molhada"

O gesso é uma camada de argamassa de gesso endurecida, aplicada em um estado plástico à superfície em várias etapas (dependendo da espessura da camada) com compactação e suavização. Uma camada de gesso alinha a superfície das paredes. Aplicado em uma camada suficientemente espessa, também serve como um isolante térmico adicional da fachada, tornando a casa mais quente no inverno e mais fria no verão.

As características do revestimento de gesso dependem da composição da solução: sua camada pode ser permeável ao vapor, ou seja, a superfície sob "respira" e, ao mesmo tempo, é muito durável e possui excelentes características de impermeabilização. Além disso, o gesso abre as mais amplas possibilidades de decoração: lembre-se, a maioria dos edifícios históricos de nossas cidades é de gesso. Uma variedade de cornijas, molduras, tração vertical e horizontal, sandriks, rústicos e outros elementos do estilo clássico são feitos de gesso comum à base de cimento e cal.


A fachada rebocada. São Petersburgo

Uma das qualidades positivas desse material é a capacidade de criar um revestimento uniforme em toda a área associada diretamente à base. Não é necessário introduzir vários elementos de fixação que criam áreas com diferentes parâmetros de capacidade de calor ("pontes frias"). Aplicado sem violações da tecnologia, o gesso mantém todas as suas qualidades por muito tempo, protegendo a construção de paredes, aquecendo o edifício e decorando-o.


Stucco cria um revestimento sem costura na parede

Visão geral das opções de fachada em estuque dos principais tipos

São conhecidos vários métodos de reboco, mas para que o resultado final de qualquer uma das opções seja totalmente satisfeito, você deve obter as seguintes qualidades:

  • o material deve ter alto rendimento, o nome científico dessa qualidade é permeabilidade ao vapor; depende disso se a condensação aparecerá, se o edifício será protegido da penetração de umidade no interior,
  • o material deve ter uma certa resistência à umidade, ou seja, ter a capacidade de não absorver a umidade em tamanhos que levam à destruição,
  • facilidade de aplicação - este é um requisito muito importante para todos os materiais de reboco externo, a maioria dos compradores coloca na vanguarda,
  • custo do material - um fator determinante no preço e na qualidade, que possibilita o uso da composição em locais com condições climáticas difíceis,
  • cor do material - é determinada pelas preferências pessoais e pela impressão geral, pela harmonia da forma geral.

É muito importante fazer a escolha certa e levar em consideração as peculiaridades do clima e do terreno. A durabilidade e a qualidade da fachada rebocada dependerão de como a seleção do material é realizada corretamente.

Certifique-se de considerar esses fatores:

  • flutuações sazonais de temperatura,
  • umidade e proximidade de corpos d'água,
  • a proximidade das rodovias
  • a prevalência de baixas ou altas temperaturas.

Independentemente da escolha, o gesso deve suportar todos esses fatores.

A argamassa de gesso difere no componente principal - o componente ligante. Até o momento, essas variedades de gesso para fachadas de edifícios são conhecidas:

  • mineral
  • acrílico
  • silicato
  • silicone
  • com lascas de pedra.

Tome uma decisão somente após analisar todos os recursos e levar em consideração os prós e contras de cada opção.

Reboco mineral para fachada, faça você mesmo

É possível fazer uma solução para rebocar a fachada com suas próprias mãos ou com material seco embalado em sacos produzidos na empresa.Fazer a mistura com as próprias mãos economizará significativamente dinheiro, mas o menor erro pode levar a resultados desastrosos. Portanto, a compra da mistura pronta é uma opção que não o decepcionará, além disso, consome menos energia e tempo.

As opções de reboco das fachadas de casas de base mineral têm várias vantagens:

  • baixo custo de material
  • boa adesão da mistura à base da superfície,
  • indicadores de alta resistência
  • boa permeabilidade ao vapor
  • baixa absorção de umidade
  • alta resistência a baixas temperaturas,
  • resistência a temperaturas extremas.

De todas as opções existentes, as misturas de acabamento mineral são as mais econômicas. Mas esta opção de reboco tem várias fraquezas:

  • é impossível pintar a mistura no estado de solução, mas somente após a aplicação com tinta de fachada,
  • leve escolha de cor para colorir,
  • baixa elasticidade - rachaduras se formam ao menor encolhimento.

Reboco de silicato faça você mesmo

As composições de silicato para uso externo são usadas com muita frequência. A mistura é aplicada em uma camada fina, pois implica o uso paralelo do isolamento de lã mineral.

As vantagens do gesso de silicato são:

  • alto grau de permeabilidade ao vapor,
  • capacidade repelente de poeira da mistura,
  • resistência à umidade
  • não desaparece
  • resistência ao estresse mecânico,
  • facilidade de manutenção.

Mas esta opção tem desvantagens:

  • material caro
  • sem experiência profissional, é difícil aplicar a solução você mesmo,
  • fortemente removido, se necessário.

Estuque para fachada DIY

Entre todas as opções existentes para reboco da fachada, o reboco de silicone é considerado o mais de alta qualidade e durabilidade. Apesar do alto custo, são utilizadas misturas de silicone, pois fornecem um acabamento por um longo período sem restauração e reparo.

As vantagens desse acabamento podem ser chamadas:

  • habilidades repelentes de poeira,
  • resistência à umidade
  • ductilidade
  • não desaparece ao sol
  • mantém suas propriedades por um longo período de tempo,
  • alta resistência ao estresse mecânico,
  • aplicável a qualquer superfície, possui um alto grau de aderência.

As desvantagens desta opção são:

  • o alto custo do material
  • complexidade de aplicação
  • baixa permeabilidade ao vapor.

Esta opção provou-se em uma área com flutuações de alta temperatura.

Gesso acrílico para fachada DIY

As misturas acrílicas têm bons indicadores técnicos: são flexíveis e resistentes ao desgaste. É necessário realizar a preparação preliminar na forma de nivelamento da superfície. O nivelamento aproximado requer argamassa de cimento, especialmente para novos edifícios, que certamente encolherão. O gesso acrílico não rachará neste caso, como é o caso da composição mineral. Mas a opção com o uso de uma mistura acrílica também apresenta desvantagens:

  • material caro
  • tem uma baixa qualidade de segurança contra incêndio,
  • baixa permeabilidade ao vapor, é necessária ventilação adicional,
  • absorve o pó, que é removido com grande dificuldade.

Isolamento de bricolage sob o reboco da fachada

Para isolar a fachada sob o gesso, lã mineral, poliestireno ou outros materiais similares são usados. Para esses aquecedores, é recomendável usar uma malha de fibra de vidro resistente a álcalis.

O trabalho de isolamento é o seguinte:

  • o isolamento é fixado à superfície da parede com cola ou buchas especiais,
  • uma camada de cola é aplicada ao isolamento e a rede é incorporada nele,
  • isolamento térmico e malha são cobertos com uma solução
  • aplique gesso decorativo por cima.

Os principais passos para rebocar a fachada com suas próprias mãos

Para aplicar gesso na fachada com qualquer uma das opções, é necessário executar uma série de ações seqüenciais:

  • preparar a superfície do edifício, limpar a sujeira, bordar as costuras,
  • paredes escorvadas ou tratadas com desinfetantes especiais,
  • reforço de malha especial,
  • instalação de balizas,
  • aplicar uma mistura para gesso,
  • rejunte.

Alguns especialistas aconselham o uso de malhas reforçadas apenas nos casos em que a espessura da camada excede três centímetros, mas é melhor usar uma malha para qualquer espessura. Ajuda a melhorar a adesão e é a prevenção de rachaduras. Para cada versão do gesso da fachada, é utilizado um ou outro tipo de malha:

  • malha de aço galvanizado,
  • malha resistente a álcalis.

Fachada molhada em estuque do tipo faça você mesmo

O asfalto úmido de estuque é considerado um dos mais eficazes para aquecer a fachada do edifício. Você pode preparar a mistura você mesmo ou comprar uma pronta, aqui todos procedem de suas capacidades e preferências.

Qualquer técnica de construção tem suas vantagens e fraquezas. Além disso, o gesso úmido possui listas de vantagens e desvantagens. Vamos considerar esses e outros com mais detalhes.

Vantagens do gesso de fachada úmida:

  • não ocupa espaço adicional, não torna visualmente um edifício residencial "mais espesso",
  • tem uma vida útil longa, em média até trinta anos, a fachada é bonita, não precisa ser reparada ou atualizada,
  • não aumenta a carga na estrutura,
  • à prova de som
  • reduz a condutividade térmica do edifício,
  • ampla seleção de paleta de cores.

Mas esta opção tem certas desvantagens:

  • no processo de reboco e até o material secar completamente, é necessário proteger a superfície do pó, o que pode prejudicar significativamente a aparência da casa,
  • o trabalho só pode ser feito na estação quente,
  • se o material ainda não "agarrou" a aparência da fachada pode sofrer precipitação, levará vários dias para endurecer,
  • reboco em altas temperaturas do ar também é extremamente indesejável, a solução secará e rachará.

O processo de aplicação do gesso é bastante simples: uma camada de gesso úmido é aplicada ao isolamento.

Há um grande número de opções para rebocar a superfície da casa. Todo mundo escolhe a melhor opção, levando em consideração o terreno, as condições climáticas, o orçamento e as preferências pessoais. Um artesão experiente e não um artesão experiente serão capazes de fazer o trabalho principal.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como rebocar a fachada com suas próprias mãos, assista ao vídeo. Lá você encontrará as informações estruturadas mais importantes sobre os recursos de fachadas de reboco com suas próprias mãos.

Tipos de rebocos de fachada modernos

Todos os tipos de misturas de gesso disponíveis no mercado da construção são divididos em três grandes grupos.

  • Ordinário. O objetivo principal é nivelar e proteger superfícies de influências externas.
  • Decorativo. Para o acabamento - criando um acabamento bonito.
  • Especial. Seu objetivo também é a proteção, mas não da chuva ou neve comum, mas do aumento da penetração da água (impermeabilização), isolamento térmico e acústico, do estresse mecânico (reforçado) e até dos efeitos da radiação.


O gesso é usado para nivelar e proteger a superfície da parede.

Além disso, as composições de gesso diferem no tipo de ligante.

Cimento, cimento-cal e cal

O emplastro de fachada convencional mais comum e barato é à base de cimento. Ele atende totalmente a todos os requisitos para cobertura de fachadas. Os rebocos de cal também são adequados para uso ao ar livre, mas são menos fortes e resistentes à umidade em comparação com a argamassa à base de cimento.

Para aumentar a plasticidade da argamassa de cimento e areia, é adicionada cal. E para tornar o gesso de cal mais durável e resistente à umidade - cimento. O resultado é uma solução comprometida: um revestimento durável e resistente à umidade e uma solução mais fácil de usar - gesso cimento-cal.


Aplicação de gesso cimento-cal. Foto de vidyotdelki.ru

A composição das argamassas tradicionais de cal, cimento e gesso foi previamente regulada por vários GOSTs. Hoje, muitas variedades de misturas secas pré-misturadas à base de cimento e cal são produzidas, e os plastificantes introduzidos em sua composição melhoram as características da camada de gesso e facilitam sua aplicação.

Em nosso mercado, você pode solicitar o preço e escolher a mistura certa para o acabamento. Dê uma olhada na seleção de misturas para construção a seco.

Argila

Na sequência da popularidade do edifício verde entre os proprietários modernos, há um interesse no material tradicional, mas nos últimos anos, não muito comum para reboco de fachadas - argila.


Casa rebocada argila velha

Em uma solução natural de argila, além de argila, estão presentes aditivos naturais - cinza, carvão, palha picada ou serragem. Infusão fermentada de grama (semelhante à usada pelos residentes de verão para alimentar suas plantas), esterco de cavalo, urina e sangue de animais e soro de leite foram usados ​​como plastificantes naturais.


Casa moderna, rebocada com argamassa de argila. Foto de pajaconstruction.com

Para aqueles que se preocupam com a segurança ambiental de suas casas, o estuque natural pode ser comprado da mesma maneira que o normal - na forma de uma mistura seca. Ele já contém todos os aditivos e plastificantes necessários e naturais que tornam a argila resistente à umidade. Portanto, uma casa com fachada revestida com material natural não tem medo da chuva e pode ser construída não apenas em regiões tradicionais para construção de adobe com clima quente e seco.

Acrílico, Silicato, Silicone

Na variedade de emplastros para a fachada também existem soluções modernas. Estes são silicatos, polímeros e rebocos de silicone. Esses tipos de materiais de acabamento conferem à fachada maior resistência à água, criam um filme repelente de sujeira na superfície da parede e evitam rachaduras.


Reboco para fachada texturado “revestimento liso”

Embora eles são chamados de "gesso", mas em essência - os revestimentos de camada fina de acabamento relacionados ao decorativo. Estes são vários tipos de emplastros de seixos, criando uma superfície como "besouro de casca", "casaco de pele" e outros. Eles são aplicados à base preparada - a superfície das paredes, que é nivelada usando misturas convencionais de cimento-areia ou revestimento com chapas TsSP.

Estuque: sólido, confiável e bonito

Materiais de fachada de polímero apareceram relativamente recentemente. Mas revestimentos decorativos com a textura de "casaco de pele" ou "besouro de casca", assim como muitas outras opções, decoravam as paredes das casas muito antes. Na tecnologia tradicional para aplicação de rebocos texturizados, a fundação é feita primeiro - a irregularidade da parede é suavizada e a camada necessária é criada com argamassa de cimento e areia.


Uma camada de gesso é criada antes de aplicar o acabamento texturizado.

Primeiro eles fazem um spray - jogam uma argamassa de gesso na parede e deixam secar. Sua tarefa é penetrar nas costuras e nas rachaduras, atrás de uma briga ou malha e criar uma boa adesão à parede. A seguir, uma dica - aplique uma camada de gesso, alinhe-a com faróis como regra geral e compacte-a com uma espátula.


A superfície do estuque aplicado é nivelada pela regra

A última camada é um revestimento. É aplicado ao solo já agarrado, mas não completamente seco (dica). A camada de revestimento tem uma espessura de 2-4 mm. É aplicado com uma consistência cremosa preparada em areia fina. Muitas vezes, os revestimentos de cal são usados ​​para nakryvki como mais plástico.

Após a fixação, a superfície é esfregada suavemente com uma espátula ou espátula. O rejunte cuidadosamente feito da última camada cria uma superfície lisa, resistente à água e pronta para pintura.


Reboco

Ao criar um revestimento decorativo, a última camada de gesso (nakryvka) é substituída pela aplicação de uma textura. A textura do "casaco de pele" é realizada por spray: usando uma escova, uma vassoura ou uma caçamba de gesso especial. A tremonha pode ser manual (com um tambor em forma de escova dura) ou conectada ao compressor. Corantes e lascas de pedra são adicionados à argamassa de gesso para a camada texturizada.


"Casaco de pele" de gesso na fachada

Uma textura semelhante pode ser obtida rolando uma nova camada de revestimento com um rolo. Se você suavizar levemente as irregularidades resultantes com um ferro de alisar, o resultado será um "revestimento liso". A textura do besouro de casca é obtida se areia fina ou granulação grossa for adicionada à argamassa de gesso para cobertura - as pedras deixam rebarbas semelhantes às passagens comidas por um inseto. No gesso plástico, você pode criar vários padrões e texturas com uma espátula, rolos em relevo, matrizes e outras ferramentas.


Padrão de gesso espátula

Você também pode simular uma superfície de pedra. Para fazer isso, use rebocos de terrazita - argamassas de cal com um preenchedor de cavacos de pedra (solução de até 10%).

Após a configuração, os contornos de alvenaria são aplicados à superfície da composição de gesso, são cortadas costuras ou ferrugens. Após o endurecimento final, a superfície das “pedras” é processada mecanicamente - um Trojan, um bouchard ou um scarpel, dependendo da textura requerida.


Imitação de pedra na base. Foto de myshtukaturka.ru

Além de aplicar gesso decorativo texturizado em toda a área da parede, a fachada pode ser decorada com elementos arquitetônicos - quebras (cornijas, molduras, pilastras), também feitas de argamassas de cimento-areia e cal. Perfis de varetas, cornijas, caixilhos de janelas e arcos são “puxados” por espátulas-moldes feitos especialmente.


Elementos arquitetônicos - quebras, podem ser feitos com gesso

Fachada em estuque - uma excelente opção para decorar as paredes da casa. De uma variedade de métodos, você pode escolher um design de superfície para qualquer estilo - do rústico ao clássico. O gesso se tornará um parceiro ou fundo igual para outros tipos de decoração de fachadas.

Sobre quais materiais são usados ​​para revestimento, leia a publicação do nosso site Decoração de fachadas: tijolo, azulejo ou pedra - o que escolher? Você também pode estar interessado em aprender sobre acabamentos incomuns. Sobre isso - no artigo De frente para a casa: 6 maneiras originais e baratas.