Projeto da paisagem

Canteiros de flores no país: belas opções de paisagismo

Criar um belo canteiro de flores no site é uma arte. Aqui você precisa fornecer muitas nuances, desde a seleção de um local adequado até a organização da cerca original. Combinando formas, plantas e materiais interessantes, você pode realizar desenhos e padrões complexos, enfatizar o estilo do design da paisagem e encher o jardim com cores vivas.

Características da criação de canteiros de flores

Criar um jardim de flores em uma cabana de verão do lado parece bastante simples. De fato, para que o canteiro realmente agrade os olhos com seu efeito decorativo, e as plantas nele se enraízem bem, você precisa conhecer muitas sutilezas. Em particular, é certo escolher um local, plantar flores, determinar o tipo de canteiro e, consequentemente, organizar maravilhosamente a cerca.

Vizinhança e seleção de cores

Para que o canteiro fique harmonioso no local, é importante escolher as plantas certas. Tons de cores são selecionados a seu critério, mas observando o conceito geral de paisagismo: podem ser plantas que combinarão em uma paleta de cores ou, inversamente, criarão transições contrastantes.

As plantas perenes serão a melhor escolha para a base da composição e as plantas anuais servirão como pano de fundo, que, se desejado, pode ser alterado em um ano. As flores podem ser plantadas arbitrariamente em grupos ou de acordo com um padrão específico. No segundo caso, você deve primeiro desenhar uma imagem no papel, depois de refletir sobre as cores e tons e depois transferir o padrão para o canteiro.

É importante levar em consideração os requisitos das plantas para iluminação, umidade e composição do solo - elas devem corresponder. Existem culturas que preferem solos ácidos, como coníferas. Somente plantas com preferências idênticas podem ser plantadas próximas a elas: hortênsia, azálea, incenso, lírio do vale de maio e outras espécies.

Plano de plotagem

O design de um tipo específico de canteiro começa com a determinação do local, que depende em grande parte do tamanho do território da casa, da localização dos prédios e das áreas funcionais. Na frente da casa, plantações de grupos retangulares, as tênias ficam lindas, ao longo dos caminhos que você pode criar canteiros de borda.

Em áreas abertas e espaçosas, mixborders ou rockeries são decorados com mais frequência. Um canto remoto do pátio pode ser decorado com um canteiro regular estrito, mas não menos charmoso. Se a área de terra no país for muito pequena, a melhor solução seria projetar camas verticais, de várias camadas e elevadas, o que economizará metros quadrados, mas não será menos impressionante.

É uma questão completamente diferente quando o território de uma casa particular é grande. Aqui são possíveis várias opções: canteiros de flores com lagoas, extensas mixborders, composições com plantas coníferas - tudo isso pode ser colocado se o local for planejado adequadamente. Se houver um relevo com declives, você pode organizar uma colina alpina ou um canteiro de flores em socalcos.

Possíveis erros

Muitas vezes, é difícil para os jardineiros iniciantes abordar o design de um canteiro de flores logo na primeira vez.

Os erros mais comuns são:

  • colocação de plantas exclusivamente perenes no canteiro. Obviamente, o plantio de plantas perenes simplifica a manutenção do jardim, mas é preciso levar em consideração que essas plantas crescerão ao longo do tempo e, após 5 anos, já estarão lotadas. É melhor preencher as lacunas com plantas anuais, cuja quantidade pode ser regulada anualmente. Nesse caso, é possível introduzir novas cores,
  • plantando um período de floração. Nesse caso, o canteiro de flores deliciará a floração por muito tempo. É melhor escolher culturas com diferentes períodos de floração dos brotos, para que a decoração do jardim seja preservada da primavera ao final do outono,
  • plantio próximo com uma coroa exuberante. Ao colocar uma muda em um canteiro, você precisa considerar o quanto ela cresce na idade adulta. Acontece que as plantas ramificadas são plantadas com muita força, com o tempo elas começam a interferir umas com as outras e podem até morrer.

Criação de canteiro de flores DIY

Se você está interessado na questão de como criar um canteiro de flores com suas próprias mãos, então você já tem um lugar sob o jardim. Agora você precisa decidir que tipo de esgrima será usado e como preparar uma almofada de solo para o plantio de plantas.

O primeiro passo é limpar completamente a área de detritos, inclusive biológicos (ervas daninhas, folhas caídas). Faça o contorno do canteiro. Se ele tiver uma forma retangular e quadrada, você poderá usar pinos como bordas. Para desenhar as bordas de um jardim circular, você pode usar dois gravetos conectados por uma corda de tamanho que o raio do canteiro será. Um palito é inserido no centro e o outro - desenhe um círculo no chão. O jardim de flores pode ter qualquer forma arbitrária a seu critério..

O próximo passo - remova o topo do solo com uma espessura de cerca de 15 cm, coloque a camada de drenagem de cascalho, tijolo lascado ou qualquer outra pedra pequena - evitará a estagnação da água. Em seguida, você precisa preencher o solo, cuja composição padrão inclui duas partes da terra e uma parte de areia e turfa. A composição do solo pode incluir outros componentes (húmus, acidificantes, fertilizantes), mas depende de quais plantas você plantará.

Agora você pode prosseguir para projetar a cerca. A opção mais fácil, mas ao mesmo tempo, dispendiosa, é comprar uma cerca pronta feita de metal, plástico etc. Hoje em dia, uma grande variedade é fornecida nas lojas, nas quais você pode escolher desenhos para instalação em linha reta e design curvo. As mais caras são cercas forjadas feitas sob encomenda.

Se você é uma pessoa criativa ou não tem fundos suficientes para comprar uma cerca, pode fazê-lo você mesmo, usando vários materiais disponíveis. Por exemplo, os jardineiros geralmente decoram as bordas dos canteiros de flores com garrafas de plástico ou vidro. Para fazer isso, uma vala rasa é escavada em torno do perímetro do jardim de flores, com uma altura de até meia garrafa, após a qual um recipiente é colocado em uma fileira densa, virado de cabeça para baixo. As garrafas de PVC devem ser pré-cheias de areia ou terra, para que não percam a forma.

Como material improvisado para a cerca do jardim, você pode tirar galhos e galhos de madeira serrada. O material deve ser reto ou ligeiramente sinuoso, mas sem anexos. As hastes são limpas, secas e tratadas com impregnação de insetos e fungos, se desejado - pintadas, envernizadas. Para projetar a cerca, elas são levadas ao solo a uma distância de 10 a 15 cm e trançadas com galhos.

A cerca original pode ser feita a partir de pratos de porcelana, simplesmente colando-os no chão, DVDs. Mesmo um cano enferrujado pode se transformar em um meio-fio elegante. Para isso, deve ser cortado em fragmentos do mesmo comprimento, conduzidos ao longo do perímetro do canteiro, preenchidos com 2/3 de qualquer material pequeno (areia, terra), e a parte superior deve ser coberta com seixos ou plantadas pequenas plantas suculentas.

Um pequeno jardim de flores pode ser feito com pneus velhos. Eles são instalados, pintados, cobertos com a parte interna vazia com o solo e as plantas são plantadas. Agora, no paisagismo, você pode encontrar muitas idéias inesperadas quando arranjos de flores no jardim com móveis antigos. Por exemplo, uma cômoda antiga pode ser transformada em um canteiro de flores puxando as gavetas e enchendo-as de terra com plantas. Por esse princípio, eles usam mesas de cabeceira, cadeiras, camas e até encanamentos.

Camadas

Nesse caso, estamos falando sobre o design de um jardim de flores com plantas de diferentes alturas, que na paisagem criarão camadas. Normalmente, essas plantações são organizadas em canteiros redondos ou retangulares adjacentes à casa ou vedação. O plantio é realizado de acordo com a visibilidade do canteiro.: se apenas de um lado, culturas altas são colocadas em segundo plano e, se estiverem, então, no centro. As plantas podem ser de tipos diferentes, não apenas flores, mas também arbustos decorativos, coníferas. Também foi permitido o desembarque monocromático de uma espécie, mas de variedades diferentes.

Rodada

Os canteiros de flores redondos ficam bem em áreas espaçosas. Eles podem ser preenchidos com plantas de acordo com diferentes princípios.. Se você deseja criar a aparência de um jardim com palangre, pode colocar plantas de tamanho grande no centro da composição e mais perto das bordas - culturas de menor crescimento. Outra opção é fazer um canteiro de flores em forma de carpete, plantando culturas do mesmo tamanho. Mas, mesmo em um terreno grande, não é recomendável fazer um extenso canteiro redondo, pois será inconveniente cuidar dele. Tamanho ideal quando o diâmetro não excede 2 m.

Retangular

A vantagem da forma retangular do canteiro é que é fácil cuidar.. Tais canteiros de flores são frequentemente colocados ao longo de edifícios e cercas. Ao plantar plantas, é importante levar em consideração o tamanho delas, para que pequenas flores não apareçam no fundo, onde elas se perdem completamente atrás da coroa de culturas exuberantes.

Elevado

Canteiros de flores levantadas são fáceis de cuidar, pois você não precisa se curvar ao chão para plantar plantas ou remover ervas daninhas do solo. Eles estão sendo erguidos em uma base de pedra, capaz de manter sua forma e suportar o peso do solo com flores.. Esta é uma boa opção para áreas onde o solo tem alta umidade. Muitas plantas não toleram o alagamento, portanto, elevar um canteiro de flores em altura criará condições favoráveis ​​para elas.

De coníferas

Recentemente, canteiros de flores de coníferas ganharam considerável popularidade.. As plantas são capazes de limpar bem o ar, e plantá-las proporciona conforto, transformando o local em um pequeno canto do reino da floresta. Principalmente para o plantio, são utilizadas espécies baixas de coníferas: abeto anão, pinheiro, abeto médio e baixo, thuja, zimbro. Você pode plantar variedades decorativas com cores diferentes da coroa, complementar o canteiro com plantas perenes e arbustos.

Com uma lagoa

Um canteiro de flores com um pequeno lago parece particularmente atraente. Pode ser um reservatório natural ou artificial, feito por conta própria e cercado por uma bela vegetação.. Tais composições, complementadas por caminhos rochosos, podem ser encontradas frequentemente no design de jardins japoneses, jardins ornamentais. Perto da água, esculturas de madeira, vasos de barro, materiais naturais terão uma aparência harmoniosa. Para tornar o lago visível mesmo à noite, a luz de fundo é instalada: lâmpadas montadas em pedras, pequenas lanternas na perna.

Perto de um pequeno lago, você precisa plantar plantas de tamanho menorjá que os grandes o fecharão completamente. Você pode plantar saxifrage, íris anã, samambaia. As culturas de coníferas (zimbro, thuja-anão) estão um pouco à distância. Arbustos com flores brancas darão iluminação adicional à lagoa, mesmo em um dia nublado.

Regular

A peculiaridade de um canteiro regular é que as plantas que florescem em um período são colocadas nele. Ao mesmo tempo as culturas são plantadas de acordo com a clareza de formas, simetria e rigor da imagem. Nos residentes de verão, esses canteiros de flores não são populares. Basicamente, eles podem ser encontrados em parques da cidade.

Carpete

Esse tipo de canteiro de flores pode ser encontrado nas áreas frontais dos parques da cidade. Ele é envolve desenhar das flores um padrão simples ou intrincado. O jardim de flores pode ser organizado em uma pequena área suburbana. Para fazer isso, use plantas subdimensionadas da mesma altura para que a imagem seja uniforme. Os floristas costumam usar culturas de cobertura do solo que mantêm a decoratividade ao longo da temporada. Nesse caso, os padrões são muito complexos, repetindo os desenhos de tapetes reais.

Vertical

Canteiro vertical - ideal para pequenas áreas. Este design permite que você organize um exuberante jardim de flores com plantas diferentes, sem ocupar muito espaço. Seu design implica o princípio da pirâmide: as seguintes inferiores são instaladas nas grandes camadas inferiores, diminuindo em largura. A forma do canteiro pode ser qualquer.

Os artesãos da casa fazem uma construção simples das tábuas: derrubam várias caixas de madeira de tamanhos diferentes e instalam umas sobre as outras. Pneus velhos colocados em uma pirâmide também podem ser usados. Os canteiros de flores verticais em miniatura são feitos na forma de prateleiras presas em uma estrutura adjacente à parede de um edifício ou cerca.

Fronteira

Uma borda do canteiro de flores é uma cerca de flores cuja largura padrão não excede 60 cm.Para o plantio, você pode usar arbustos anões decorativos ou flores que se combinam. Freqüentemente use simetria longitudinal ou transversal. É melhor organizar as flores em duas linhas para que não haja lacunas.

Mixborder

No projeto paisagístico, as mixborders ocupam uma posição de liderança, pois se encaixam em qualquer estilo. Eles são criados a partir de plantas verdes e floridas perenes, plantadas de maneira caótica. É aconselhável que o canteiro contenha representantes de flores cujos botões se abrem em diferentes épocas da estação. Variedades de grama perene e arbustos de coníferas que irão decorar a fronteira no inverno não interferirão aqui.

Rabatka

Tal canteiro de flores é caracterizado por uma forma longa e estreita. A largura admissível não deve exceder 3 me o comprimento pode ser arbitrário. Geralmente esses canteiros adornam territórios ao longo de cercas e cercas decorativas.

Deve haver linhas geométricas estritas, cujo número depende do tamanho do jardim. Na versão mais simples, pode haver 2 faixas de flores. Em variantes mais complexas, a colocação das plantas no tabuleiro de xadrez, a alternância das culturas em largura, são usadas.

Jardim ornamental

Usando o design do jardim ornamental, você pode diversificar significativamente o site, tornando-o único. A base da composição são pedras e plantas de vários tamanhos. Blocos de pedra são definidos arbitrariamente. No centro do canteiro, são plantadas plantas altas, mais próximas da borda - subdimensionadas. Culturas de coníferas no bairro com plantas perenes e cobertura do solo ficarão bem aqui. O pó das migalhas de cascalho ou seixo complementará a imagem.

Tipos de cercas

O design da cerca não é de pouca importância, pois pode transformar o jardim de flores às vezes. Além disso, ele pode executar funções diferentes: não apenas para indicar os limites do jardim, mas também para separar os caminhos do jardim, em determinadas áreas do jardim. A altura e a escolha do material depende disso. Se você precisar fazer uma cerca decorativa, canteiros de flores, defina cercas baixas (até 10 cm) de plástico, madeira e tijolo. Para projetar uma cerca de jardim, são adequadas estruturas metálicas mais altas e mais duráveis ​​de até 30 cm.Para decorar um canteiro de flores levantado, é frequentemente usada uma pedra que pode suportar o peso do solo e manter a forma do jardim.

Feito de camafeus

É difícil argumentar que as cercas feitas de pedras têm a aparência mais apresentável. Além disso, esses projetos se tornam a melhor solução para canteiros de flores localizados em áreas irregulares. Com a ajuda deles, você pode nivelar a altura, elevar o jardim de flores a uma altura. As pedras se encaixam perfeitamente no design dos jardins ornamentais e escorregadores alpinos, com a ajuda deles para criar canteiros com terraços. Para a construção, são utilizados com mais frequência pedras naturais (calcário, tufo, arenito, etc.), entulho e pedra artificial, tijolo e até lajes de pavimentação.

Das pedras, você pode fazer alvenaria seca, sem usar uma solução de colagem, ou consertar o edifício usando argila, composição de cimento. A segunda opção é considerada mais durável e confiável, é necessária ao colocar pedras de tamanhos diferentes, bem como desenhos de alta qualidade.

Outra variedade de canteiros de flores em pedra - gabiões. Tais estruturas são grades metálicas, das quais duas paredes são instaladas, e o espaço entre elas é preenchido com pedras. A cerca parece elegante e moderna, frequentemente usada para a construção de canteiros de flores levantados.

De madeira

A madeira é um material quente e acolhedor que parece natural em uma horta. Para as plantas, não apresenta perigo, pois não aquece e não oxida. Além disso, a árvore é fácil de processar, com certas habilidades, você pode criar os desenhos mais bizarros, decorá-los com esculturas ou pintar na cor desejada.

A única desvantagem é a fragilidade. Submetida a fatores externos constantemente negativos, como precipitação, rajadas de vento, umidade do solo, a estrutura do material se deteriora gradualmente. Mesmo ao usar impregnação especial e revestimentos de tinta, a madeira não dura tanto quanto metal ou plástico. Por outro lado, os canteiros de flores não são projetados há décadas. Depois de algum tempo, convém alterar o design do site, portanto, essa desvantagem não é tão significativa.

A cerca de madeira pode ter diferentes interpretações - tudo depende do conceito de paisagismo e da sua imaginação. Se o jardim estiver decorado em estilo rústico, você poderá instalar ao redor do canteiro uma cerca baixa sem pintura, uma paliçada ou uma borda elementar feita de estacas. Cerca, talvez o tipo mais popular de cerca. Para torná-lo mais original, você pode decorá-lo com elementos esculpidos. Hoje, mosaicos dispostos a partir de cortes de serra, bem como bordas de calços de madeira, são bastante populares.

De plástico

O plástico atrai principalmente por seu baixo custo. Também o material possui boas características de desempenho - não está sujeito à influência negativa das condições climáticas, não enferruja, não derrete em altas temperaturas. Além disso, esse material é mais adequado se você quiser fazer uma cerca profunda que impeça o desenvolvimento subterrâneo de raízes fora do jardim. Hoje à venda, existem muitas opções de design para cercas de plástico, entre as quais você pode escolher desenhos que imitem madeira, pedra ou alvenaria. Essas cercas são fáceis de instalar com suas próprias mãos, pois muitas vezes elas já estão equipadas com pinos de fundição que você só precisa colocar no chão.

Para projetar um canteiro de flores de formato não padrão, você pode comprar uma fita de borda plástica vendida em rolos.. Pode ser uma versão simples e suave de qualquer cor ou imitação de materiais naturais. Uma boa adição a essa cerca será uma pequena casca de pedra ou madeira, espalhada pelo perímetro.

De metal

Cercas de metal com aparência elegante e alta durabilidade. Eles são feitos de ferro e ferro fundido. Podem ser estruturas soldadas simples, por exemplo, de tubos de diferentes seções e diâmetros. Projetos graciosamente forjados, especialmente aqueles feitos em um projeto individual, quando o cliente pode escolher independentemente o esboço e o tamanho da cerca. No verão, as cercas forjadas enfatizam a elegância do canteiro, servem de suporte para as plantas trepadeiras. No inverno, em meio a canteiros de flores cobertos de neve, eles acrescentam uma beleza incrível ao local.

O ferro vai bem com outros materiais. Muitas vezes, é usado junto com pedra e tijolo. A desvantagem do design pode ser chamada de suscetibilidade aos efeitos negativos da umidade, como resultado do qual o design pode enferrujar. Para evitar que isso aconteça, é necessário tratá-lo periodicamente (a cada dois anos) com um composto anticorrosivo e tinta.

Betão

A principal vantagem das estruturas de concreto é a resistência. O material não está sujeito a envelhecimento e deformação, a menos que, é claro, a tecnologia de sua produção seja totalmente sustentada. Estruturas de concreto não permitirão que o solo desmorone, fortaleça o jardim de flores. Você pode comprar um meio-fio de jardim moldado, que consiste em pequenos blocos individuais com uma base pontiaguda. É fácil instalar fragmentos martelando o chão com um martelo de borracha.

Não apenas cercas para canteiros de flores luxuriantes podem ser feitas de concreto, mas também, na verdade, mini-camas em forma de tigelas, barris e outras formas, que são instaladas ao longo de caminhos de jardins ou decoram a entrada principal do local.

O design do canteiro no local é um processo muito divertido, que permite transformar significativamente o design da paisagem usando sua própria imaginação. Siga os conselhos fornecidos no artigo para que o exuberante jardim de flores desejado esteja em completa harmonia com a área circundante e encantado com seu efeito decorativo por um longo tempo.

Funcionalidades

Um mixborder é um tipo de canteiro de flores que tem uma forma alongada que se estende na direção dos caminhos. Nesse caso, as flores são selecionadas de acordo com a sua altura (do menor ao maior), a seleção é realizada levando em consideração o tempo de floração. Isso permite que o canteiro pareça luxuoso durante todo o ano.

Outro tipo de jardim de flores é chamado de estol, esses canteiros têm uma certa forma (mais frequentemente são quadrados ou retangulares). Eles estão localizados no centro do jardim, plantados na forma de um padrão específico. Rabatka é uma faixa que faz fronteira com os caminhos do jardim (geralmente eles plantam flores baixas, criando belos ornamentos).

A formação de canteiros de flores envolve uma seleção competente de plantas, projetando um jardim de flores desde a cerca até a casa. Diferentes variedades de plantas têm diferentes períodos de floração, a diferença entre a floração pode ser de duas ou três semanas, isso é significativo. Ao escolher flores para um canteiro, é importante considerar o momento em que elas florescem. Isso é necessário para que as plantas que florescem possam substituir as que já florescem (para que os canteiros não fiquem vazios).

Ao planejar os canteiros de flores, é necessário considerar sua futura revisão. Por exemplo, alguns canteiros de flores terão a mesma aparência de qualquer ponto de vista (canteiros circulares).

Os canteiros de flores com uma aparência plana ficam lindos apenas nas colinas. Eles são mais utilizados na presença de terraços e encostas no local. Se o canteiro é vertical, ele expande o espaço; se vertical, ele se estreita.

Como fazer você mesmo?

Para criar um canteiro bonito e luxuoso em sua casa, você precisa seguir algumas regras. Para começar:

  • ler literatura científica, vários artigos em revistas,
  • estudar recursos on-line com informações sobre a criação de canteiros de flores no site,
  • Visite fóruns de jardineiro on-line.

É importante considerar seus desejos e oportunidades. É melhor escolher as flores que deliciarão, abordar o microclima existente da região.

É necessário levar em consideração o orçamento, calculando quanto dinheiro você precisa gastar para comprar tudo o que precisa para criar um canteiro de flores. Você pode reduzir custos se cultivar algumas plantas a partir de sementes. Levará algum tempo.

Em seguida, você precisa decidir com o que cercar o jardim. Você pode usar pedras, árvores, valas de terra ou material artificial (por exemplo, cercas de plástico ou concreto). Depois disso, é necessário começar a preparar o solo para o plantio de plantas aplicando fertilizantes. Você pode desenhar um plano aproximado para o plantio de flores, determinar o número de plantas que crescerão no canteiro. Vale a pena adicionar um esboço com uma descrição: para que a imagem do futuro jardim de flores seja mais compreensível.

Depois disso, você deve organizar as flores em vasos no local proposto para o jardim: isso permitirá que você veja como elas serão combinadas umas com as outras. Depois de determinar a localização das flores, você deve plantá-las, regá-las e cobrir a terra a uma distância de 10 ou 15 centímetros da planta. Após o transplante, as plantas precisam de cuidados constantes, devem ser regadas regularmente, sombreadas pelo calor. Qualquer jardim de flores se sentirá bem no espaço ensolarado, se houver um bom solo com fertilizantes.

Ao criar o primeiro jardim de flores, é melhor escolher flores que não requerem cuidados especiais. Primeiro você precisa ganhar experiência. Depois disso, você pode escolher plantas mais fantasiosas, criando luxuosos jardins domésticos.

Por exemplo, um canteiro de flores de várias camadas emolduradas por pedras ficará bonito. Você pode fazer isso com a ajuda de plantas comuns. Este jardim parece luxuoso.

Compor diferentes composições, você pode experimentar, selecionar diferentes tipos de plantas.

Escolha plantas

Qualquer jardineiro quer que um jardim seja uma decoração luxuosa em uma horta. O canteiro de flores encantará convidados ou membros da família, se você escolher as plantas despretensiosas certas, adequadas às condições climáticas da região. Essas cores podem ser peônia e clematite. Eles podem crescer por muitas décadas sem mudar de lugar.

Se você escolher plantas bonitas, mas caprichosas, elas podem não suportar o inverno rigoroso. Você pode dar preferência às plantas do sul. Nem todo arbusto pode sobreviver ao inverno. Vale a pena prestar atenção imediatamente a esse fato. A escolha de plantas adequadas ao clima da região apresenta muitas vantagens no design do jardim de flores. Essas plantas são mais fáceis de cuidar, não há necessidade de cobri-las no inverno. Não é preciso ter medo de pragas (toupeiras, ratos), além de doenças.

Isso reduzirá significativamente os custos, não haverá necessidade de comprar novas plantas, substituindo os mortos, não haverá custos com mão-de-obra. Assim, o canteiro de flores no inverno pode ficar bonito. Plantar plantas despretensiosas permitirá encontrar tempo para relaxar e apreciar a beleza.

Para a decoração, é melhor dar preferência às flores perenes. Sua principal vantagem é que eles irão deliciar e decorar uma trama pessoal por muitos anos. Há um sinal de menos - nem todas as plantas perenes florescem imediatamente após o plantio, embora com o tempo elas não exijam cuidados especiais. Se você deseja que as flores desabrochem quando os primeiros raios do sol aparecerem, escolha plantas com bulbos. As plantas bulbosas começam a florescer cedo, decorando o jardim com uma abundância de flores de diferentes tonalidades e formas.

Entre essas cores, destaca-se o jacinto. Em março, a ortografia começa a florescer, depois do açafrão, depois são substituídas por um narciso e uma tulipa. Um canteiro de flores com essas flores pode ser feito de forma redonda, cercando plantas com pedras ou uma árvore. O jardim de flores com prímula combina lindamente com violeta. Rose está linda com flox. Ao criar canteiros com flores anuais, você pode alterar constantemente a paleta e as sombras, escolhendo algo novo a cada ano. Tudo depende da imaginação do jardineiro.

Plantas anuais finas são malmequeres, petúnias, dálias e bálsamos. Estas flores da primavera são pouco exigentes, elas se sentem muito bem com os cuidados comuns. Eles podem ser plantados perto da casa.

Padrões de aterrissagem

Os arranjos florais modernos adornam quase todos os lotes da casa. São as flores que permitem apreciar a beleza da natureza na estação quente. Mesmo um jardineiro amador pode criar um belo jardim de flores. Para isso, é necessário estudar os possíveis padrões de plantio.

Primeiro você precisa melhorar o próprio território da casa. As condições para o crescimento favorável das plantas devem ser levadas em consideração. Isso reduzirá possíveis erros na formação do jardim de flores. É necessário determinar a forma e tamanho do jardim de flores, escolha sua paleta principal.

É melhor começar com o design de canteiros com plantas perenes. Eles são despretensiosos, não requerem cuidados complicados. Não desorganize o jardim de flores com plantas. Sua quantidade excessiva afetará adversamente a floração e o canteiro perderá sua atratividade. Você não deve plantar flores uma por uma: um grupo de flores parece mais bonito que uma flor separadamente. Os jardins de flores parecem luxuosos, com uma abundância de flores desde o início da primavera até o final do outono.

Escolhendo o esquema das plantas perenes, é preciso levar em consideração o período de floração. As flores anuais preenchem facilmente a lacuna entre a floração, sendo necessário escolher um esquema, levando em consideração os indicadores de correspondência e a presença de luz. Cada canteiro de flores deve conter plantas com cuidados semelhantes. Você precisa abordar com responsabilidade a escolha de cores para o jardim de flores. Não deve ser variado, é melhor combinar plantas brilhantes com flores de tons calmos.

Se você levar em conta todas as nuances, compondo um esquema de plantio, o canteiro ficará luxuoso.

Gradualmente, você pode criar composições mais complexas, projetando padrões diferentes. Uma cama ideal seria tão bonita de ambos os lados do jardim. Muitos níveis são mais frequentemente feitos perto de muros, cercas. Ao escolher um esquema, é necessário levar em consideração a sombra e os participantes solares da casa. Devido a isso, você pode escolher as plantas certas para o canteiro, proporcionando condições confortáveis.

É necessário calcular corretamente o número necessário de plantas. Para fazer isso, todo o layout do canteiro é dividido em zonas quadradas condicionais de cerca de um metro de cada lado. É necessário calcular quanto cada espécie de planta ocupará. Todos os dados devem ser divididos pelo indicador médio, padrão para o plantio. Por exemplo, 2 ou 3 plantas grandes, 4 a 6 médias, 7 a 9 plantas abaixo do tamanho médio e 16 a 20 plantas pequenas são plantadas em um canteiro de flores com até 1,2 metros de tamanho.

Para transferir corretamente o esquema do desenho para o local, é necessário observar os contornos com a ajuda de serragem, giz ou areia. Em seguida, você precisa desenterrar a terra, remover as ervas daninhas e polvilhar o solo com solo especial. Você pode fazer alterações no esquema. Fazendo um jardim de flores, é necessário levar em conta a acidez do solo: basicamente as plantas são exigentes, precisam de certas condições.

Plantas de tamanho médio complementam perfeitamente qualquer arranjo floral. Estes incluem peônia, diurno, lírio, íris, sino e flox. Para fechar espaços vazios, você pode plantar um áster, petúnia, laureado ou sálvia. Tremoços, acônitos ou delfínios são ideais para decoração de fundo. Partes obscuras da trama podem ser decoradas com anêmona, samambaia, gerânio. Se o solo for ácido, a hortênsia e a samambaia se sentirão bem nele.

A combinação é importante. Vai bem com rosa, virgínia, sedum, bálsamo. Uma bela combinação será uma paleta de tons de rosa, laranja e vermelho, diluídos em roxo. Seguindo essas dicas, você pode facilmente organizar um jardim incrivelmente bonito em seu site.

Formas de jardim de flores

As opções de design para canteiros de flores podem ser diferentes. Uma solução original seria usar pneus de carros antigos. Tais canteiros de flores são comuns. Você pode pintar o pneu na cor desejada e adicionar elementos decorativos. O resultado é um belo canteiro de flores. Dos pneus, você pode fazer um canteiro de vários níveis, enquanto precisa escolher pneus que diferem em tamanho. Então você pode organizar qualquer jardim de flores.

Um toco de árvore antigo também é adequado para um canteiro, pois pode ser um excelente jardim de flores. Usar móveis desnecessários pode ser uma ótima idéia. Mas tais canteiros de flores para o inverno são melhores para trazer para dentro de casa. Se você quiser fazer um canteiro de flores em concreto, não demorará muito tempo. Esse jardim ficará bonito e apropriado.

A localização e a forma do jardim afetam diretamente a seleção dos tamanhos das flores. Um plantio de plantas com um coelho é feito em flores de uma altura de 15 a 40 cm e um canteiro redondo, começando do centro com plantas altas e terminando com plantas baixas no círculo externo. Um canteiro de flores na forma de um mixborder geralmente é criado perto das paredes ou da cerca; eles começam com plantas altas, com uma transição suave para flores baixas.

Para o design competente do canteiro, você deve selecionar corretamente o esquema de plantio, escolher uma zona para um determinado tipo de planta. Isso irá melhorar todo o jardim de flores. Antes de dividir o campo interno em canteiros você precisa pensar se eles se encaixam no design do jardim, se eles se encaixam no estilo. Por exemplo, uma borda com flores emoldura belamente os caminhos do jardim; as plantas baixas são melhores para isso.

Um pequeno lago no centro do jardim ficará luxuoso. Acima de tudo, esse design é adequado para uma grande parcela.

Uma direção da moda é um mixborder de canteiro de flores. Este é um canteiro de flores de forma livre. É usado com mais frequência no design de casas de campo. Não menos populares são os canteiros de flores de forma vertical. Begônia e petúnia são usadas para eles.

Decoração

Ao escolher a decoração da paisagem para um canteiro de flores em uma trama pessoal, você pode seguir as tendências da moda ou aplicar soluções fora do padrão. Agora, o projeto da paisagem permite que você realize qualquer idéia do jardineiro para criar um canteiro de flores de luxo. O principal é a simplicidade e harmonia dos elementos decorativos. Este conceito pode ser implementado por vários métodos com plantas perenes e plantas anuais.

O primeiro tipo de decoração é monocromático, usa a mesma gama de cores. Por exemplo, é possível uma combinação de vários tons de verde. Você pode usar uma combinação de verde e branco (hortênsias, prímula, caules, hospedeiros, astilbe).

Um canteiro de plantas fica bonito em verde e rosa usando rosas, peônias, clematis, heicher, crisântemos. A combinação com vermelho parece incrível (bordos com folhas vermelhas, barberry decorativo e geyhera).

O segundo tipo de decoração é monoforma, usa flores da mesma forma. A combinação de cores com uma forma redonda de coroa é ótima (espirea redonda, hortênsia de folhas grandes, rosa, salgueiro esférico e thuja). O terceiro tipo de decoração é o contraste. Ele usa plantas de cores brilhantes. Os tons de azul e amarelo são apropriados aqui (íris, viola, malmequeres, chagas, diurno amarelo). Original e uma combinação de um tom rosa com azul (rosa, lavanda, verbena, matthiola bicorn). Os canteiros de flores verticais parecem luxuosos. Tal plantio pode decorar qualquer jardim.

O principal requisito para o projeto paisagístico é a decoração e decoração de canteiros de flores. Absolutamente todo canteiro de flores pode ser transformado adicionando uma decoração. É fácil fazer você mesmo. Vale a pena decorar o canteiro central, pois é a base de todo o arranjo de flores do jardim.

No canteiro central, o elemento decorativo será visto de qualquer direção. A base dessa composição pode ser:

  • bola de mosaico
  • uma tigela para pássaros,
  • carrinho de madeira
  • madeira flutuante
  • registro
  • coto
  • roda
  • relógio de sol
  • escultura
  • espelho
  • arquear
  • planta com folhagem densa.

Qualquer um dos principais elementos de design deve ser único. Além do elemento central, a esgrima é importante, além de decorar o solo ao redor das plantas com cascalho multicolorido. Se você usar cascalho colorido, poderá enfatizar a forma do canteiro, decorar lindamente as plantas brilhantes. A decoração do canteiro deve combinar bonita e útil.

Agora está na moda combinar flores e plantas comestíveis: é assim que elas criam um canteiro decorativo. Para criar uma cama decorativa, ela precisa ser levantada a partir de barras, tábuas grandes. Depois você precisa cobri-lo com lajes de pedra. Em seguida, coloque o solo, em fileiras ou belos padrões, plante flores, plantas de jardim. Uma combinação de diferentes variedades de salada será excelente, você pode usar verde, vermelho, cor de limão com manjericão roxo e verde, diferentes tipos de repolho.

Será interessante olhar para um canteiro de flores no qual todos os lugares vazios estão cheios de rabanetes ou endro.

Dicas de residentes de verão

Cottage é um lugar onde não são plantadas apenas plantas comestíveis. Muitas pessoas querem criar belas composições de flores para agradar durante a sua estadia na casa de campo. Você pode decorar seu jardim com canteiros de flores, pedras e escorregas de madeira. Qualquer jardim lindamente decorado agradará os residentes de verão, seus vizinhos e convidados. Crie um belo canteiro de flores sob o poder de qualquer jardineiro. Você não precisa atrair profissionais para isso. Para fazer isso, siga algumas dicas.

Após o plantio das sementes, eles precisam de cuidados constantes: por isso, brotos aparecerão, as plantas crescerão e depois florescerão. É necessário considerar o design, estilo, cercas do jardim de flores. Isso é necessário para criar uma composição holística que se encaixe perfeita e organicamente no design do campo interno. Todos os arranjos florais devem ser combinados entre si.

Os residentes de verão são aconselhados a usar o canteiro de flores funcionalmente, decorando-o com flores de diferentes alturas. Nesse caso, é importante remover as plantas anuais que desapareceram do jardim. Isso pode estragar a aparência da imagem da flor.

Se o design do campo interno é focado em materiais naturais, você pode cobrir o canteiro com pedras, pintando-as com cores diferentes, por exemplo, sob insetos. Por isso, atrairá a atenção ainda mais, sem sobrecarregar o jardim. Se os pneus forem tomados como base, a pintura permitirá que eles forneçam uma composição integral. Para uma maior harmonia, você precisa plantar flores na forma de manchas coloridas: dessa forma, elas ficam especialmente bonitas. É importante considerar a cor principal do canteiro: não deve se fundir com as tonalidades das plantas.

Para que o canteiro de flores permaneça bonito, as plantas devem ser aparadas e alimentadas periodicamente. É necessário decidir com antecedência qual será o arranjo do jardim de flores. Geralmente usam móveis desnecessários, materiais de construção, o que fica no país sem trabalho.

Tipos de canteiros decorativos

Há uma enorme variedade de formas e padrões de canteiros de flores. Cada espécie tem suas próprias diferenças, características de criação e cuidado. Até o momento, são distinguidas as seguintes opções para projetar canteiros de flores no país:

  • Fronteira de flor.
  • Rabatka.
  • Mixborder
  • Colina alpina.
  • Tênia.
  • Canteiro de flores vertical.
  • Canteiros de flores em cascata.
  • Pendurando canteiros de flores.
  • O arabesco é uma novidade original no mundo do paisagismo.

Cada uma das opções apresentadas é caracterizada por certas condições para o plantio de flores, design decorativo, requisitos de cuidados e esquema de cores da composição.

Os princípios básicos do projeto paisagístico da área local

Para entender como projetar canteiros perto da casa, você precisa entender os conceitos básicos de paisagismo. Paisagismo é a arte de organizar o espaço com a ajuda de elementos naturais - plantas, pedras, árvores. Essa direção está sujeita aos princípios artísticos básicos da harmonia.

A escolha das plantas para um jardim de flores em frente à casa deve ser feita levando em consideração as condições climáticas e as características do solo

  1. Integridade
  2. A balança.
  3. Proporcionalidade de formulários.
  4. A combinação de cores.

Integridade implica a unidade de todos os elementos no site. Todos eles devem ser feitos em um estilo e criar uma única composição. Podem ser os mesmos elementos em diferentes partes da trama ou a unidade de cores em composições decorativas. Para obter integridade, você deve escolher imediatamente o estilo da paisagem e criar um plano geral. Isso é especialmente importante para o grupo de entrada, ou seja, os elementos colocados na frente da casa. Uma vez que esta parte do espaço cria uma impressão geral.

Em um local ensolarado, são plantadas rosas, marmelo japonês, chokeberry ou avelã. De plantas gramíneas ao sol, sinos, margaridas e malmequeres crescem bem

Equilíbrio implica uma distribuição uniforme de elementos na composição. No jardim em frente à casa, pode haver padrões de flores, bordas ao longo das bordas do canteiro e caminhos. O equilíbrio pode ser simétrico e assimétrico:

    O equilíbrio simétrico envolve repetir as formas em uma imagem espelhada em relação à linha ou ponto central. Esse centro pode ser uma casa, uma passagem central, um canteiro de flores em frente à casa.

A trilha do portão até a varanda da casa é frequentemente escolhida como a linha central da composição.

Um jardim de flores bem organizado adornará adequadamente a parte frontal do campo interno

É mais difícil conseguir harmonias em um equilíbrio assimétrico, mas a assimetria parece mais natural e pitoresca.

Proporcionalidade de formulários. Canteiros de flores, bordas, decorações artificiais, pedras não devem prevalecer umas sobre as outras e criar uma impressão esmagadora. A transição suave de um elemento para outro é importante. A transição das formas maiores para as menores cria uma perspectiva natural.

Ao compilar um jardim de flores, a harmonia de formas, cores e altura das plantas é importante

Para combinar cores, você pode escolher plantas decorativas com o mesmo esquema de cores ou contrastando entre si. Como organizar canteiros de flores perto de casa - pode haver muitos esquemas de cores. Por exemplo, as calçadas das trilhas são feitas de flores brancas, e o design do jardim de flores em frente à casa é feito de azul e azul. Aparência elegante de composições nas quais são selecionadas plantas da mesma cor - vermelho ou roxo. Flores brancas provocam facilmente qualquer contraste. O principal não é plantar plantas diferentes, de cores e tamanhos diferentes.

Plantas altas atraem a atenção e determinam a estrutura do jardim de flores

Plantas inferiores enchem o canteiro e servem como pano de fundo para a composição.

A partir das regras básicas da arte, siga princípios adicionais de paisagismo:

  1. Naturalidade.
  2. Verticalidade.
  3. Combinação de plantas

Naturalidade. Um dos princípios do paisagismo é o prazer da natureza. Portanto, para alcançar a naturalidade, não se deve deixar levar elementos artificiais - cercas, estátuas, linhas retas e padrões geométricos estritos. É melhor concluir o enquadramento das figuras a partir de uma borda de grama ou flor; os limites dos elementos são indicados com pedras ou pedregulhos naturais.

Naturalidade envolve o uso de plantas herbáceas despretensiosas - tremoços, peônias, flox ou daylilies

Como uma borda viva para um canteiro de flores, a maneira mais fácil de usar um geyher, inquilino ou arabis

Verticalidade. Uma nova tendência no design de territórios. Envolve o desenvolvimento de conjuntos não apenas no plano horizontal, mas também no plano vertical. Pode ser o desenho de um jardim de flores em frente à casa com plantas verticais ou no estilo de uma colina alpina. A criação de colinas e elevações aumenta a área e oferece oportunidades adicionais para o plantio de plantas.

As uvas Amur são uma excelente opção para o paisagismo vertical de um local localizado no lado leste ou oeste da casa - uma videira poderosa que cresce rapidamente até 8 metros de comprimento

A combinação de plantas implica não apenas beleza, mas também sua harmonia biológica. É importante que as plantas sejam combinadas de acordo com seus requisitos naturais: luz, rega e acidez do solo. Antes de quebrar o jardim no local, você precisa descobrir quanto espaço as plantas ocupam na idade adulta.

Um canteiro de flores no lado norte da casa é feito com plantas tolerantes à sombra - zimbro, thuja ocidental, microbiota, incenso e hospedeiros

Uma variedade de arbustos e flores fotófilos é adequada para um canteiro de flores no lado sul da casa

Borda de flor

O design de canteiros de flores e canteiros de flores em forma de borda é uma excelente solução para cabanas onde há falta de espaço livre. Para criar uma borda do canteiro, o mestre precisa:

  • Ao longo da pista, de preferência em ambos os lados, limpe um pedaço de solo livre com uma largura mínima de cerca de 25 a 35 cm.
  • O solo deve ser removido, a drenagem colocada (areia ou argila expandida), o solo fertilizado misturado com o aterro de turfa.
  • Depois de umedecer o solo, você pode plantar flores.

Para as bordas das flores, é dada preferência a variedades de plantas de baixo crescimento, cujas inflorescências são bolas ou cachos exuberantes.

Esta versão do jardim de flores enfatiza com elegância o interior da horta, dando-lhe uma aparência original "animada".

Mixborder Palisade

Para criar um jardim de flores, você também precisa de uma seção retangular do solo, mas o princípio do plantio é surpreendentemente diferente.

A tecnologia de fabricação prevê a criação de fileiras: na extremidade traseira do jardim, são colocadas flores mais altas e mais perto do flanco dianteiro, os representantes mais baixos são plantados.

Às vezes, por conveniência, os artesãos têm pequenas bordas entre fileiras de camadas, o que permite determinar com mais precisão os limites das fileiras de flores.

Colina alpina

Fazer uma colina alpina não é uma tarefa fácil. Uma condição importante para a sua criação é a colocação de rochas ou pedras grandes o suficiente para formar bordas artificiais.

No processo, você pode precisar das seguintes ações de um designer de paisagem:

  • Preparação do esqueleto - pedras ou pedregulhos são dispostos no chão, às vezes substituídos por garrafas de vidro antigas. Os espaços livres entre os elementos da estrutura são preenchidos com o solo.
  • No solo e nas pedras salientes, os “caminhos” são feitos de cascalho fino ou cascalho.
  • As principais plantas que plantam essas lâminas são pequenos arbustos de coníferas, saxifrages, stonecrops ou arranjos de flores que são despretensiosos em manutenção.

Um jardim de flores desse tipo se distingue por sua aparência original, formas assimétricas específicas e requisitos de cuidados razoavelmente mínimos.

Tênia

A principal característica dessa paliçada é o desenho de uma composição floral de uma espécie de planta, bem como a criação de uma única cor de sombra em um canteiro de flores.

Uma cerca ou forma decorativa não importa, apenas os desejos do proprietário da horta e do mestre são levados em consideração aqui.

Soluções interessantes estão criando bordas a partir de pequenas pedras, garrafas de vidro pintadas ou um vaso de flores com ripas de madeira.

Canteiros em cascata

Criar cascatas é uma idéia muito original entre canteiros irregulares. Para o trabalho, é necessário fazer molduras para cascatas: na maioria das vezes nessa função são caixas de madeira ou metal.

No fundo desses recipientes, faça vários furos para a saída de água, coloque uma almofada de drenagem de areia e argila expandida, encha o solo.

As caixas são empilhadas umas sobre as outras de maneira escalonada, para que mais de 2/3 do volume do recipiente permaneça livre para o plantio de flores.

A aterrissagem prossegue após a formação do quadro. Para canteiros de flores em cascata, é preferível usar o plantio de plantas de baixo crescimento.

Canteiros de flores suspensos

É fácil fazer esses canteiros com materiais improvisados: garrafas de plástico velhas, pequenos recipientes de madeira, utensílios de metal velhos podem ser usados ​​como vasos de flores pendurados. As principais tarefas do assistente:

  • Faça um sistema de drenagem para a saída de água.
  • Decore plantadores pendurados.
  • Pensar sobre a fixação: pode ser uma grade forte ou uma corrente na qual pendura uma plantadeira caseira.

Além disso, muitas vezes existem opções para anexar um canteiro de flores em miniatura a uma cerca ou parede de uma casa.

Arabesque

A borboleta do canteiro de flores é uma tendência relativamente nova, mas popular, no design da paisagem. A idéia principal na criação de um jardim de flores é o design da ponte decorativa original entre as duas metades da paliçada. Para o trabalho, é necessária a criação preliminar do esquema, a marcação do lote, o plantio passo a passo das composições de flores e a fabricação de uma borda ou borda.

Princípios de formação de jardins de flores

Ao fazer um canteiro de flores na casa de campo com suas próprias mãos, é imperativo seguir os seguintes princípios:

  • Criação preliminar do esquema em papel. O desenho pensa nas opções de design para o jardim de flores, desenho e composição do arranjo de flores.
  • Marcação de terra. Esta etapa é obrigatória se você planeja produzir uma composição complexa.
  • Trabalho estritamente passo a passo na criação de um jardim de flores.
  • Você não deve carregar a paliçada com excesso de plantas - elas exigirão cuidados mais cuidadosos.Além disso, as flores podem competir entre si por fertilizantes e umidade, o que levará ao rápido murchamento de alguns tipos de flores.

O mais importante para um jardineiro iniciante é lembrar que é melhor treinar em canteiros de flores em miniatura com plantas despretensiosas.

Contabilização do período de floração

É estritamente necessário considerar esse fator para canteiros de flores grandes com um arranjo floral complexo. Outras ações do paisagista dependem da escolha do canteiro: floração contínua ou sequencial.

Para evitar possíveis erros na formação da paliçada, você deve estudar cuidadosamente as propriedades e os períodos de floração ativa de cada representante da composição.

Ideias originais para canteiros de flores

Usar as opções clássicas para canteiros é desejável, mas não necessário. Uma abordagem criativa do trabalho pode contribuir para o surgimento de novas idéias interessantes que diferem no padrão original, cores brilhantes e enquadramento elegante do jardim de flores.

Canteiro em espiral de pedras

A estrutura básica complexa é composta por uma forte malha metálica em duas camadas, entre as quais uma pedra natural é colocada.

A estrutura de malha é formada na forma de uma espiral ascendente e o espaço livre é preenchido com solo fertilizado. Culturas de coníferas e saxifragens são os preferidos.

Opções de canteiro: como decorar

Como quebrar adequadamente um canteiro para agradar aos olhos, existem muitas opções de formas e combinações. Cada um deles, de uma maneira ou de outra, muda o espaço.

A variedade de plantas para canteiros deve proporcionar floração contínua ao longo da estação

Formas clássicas de camas:

  • Tapete redondo.
  • Arabesque
  • Construção vertical.
  • Jardins ornamentais.
  • Mixborders.

Canteiro redondo

Uma cama redonda de carpete sob a janela abre o espaço e o expande visualmente. É adequado para uma pequena área, criando a ilusão de espaço. Várias combinações de cores e padrões de cores baixas ficam lindas aqui. A composição pode ser diluída com ervas decorativas ou musgo. É melhor enquadrar esse design com uma borda de flores ou pedras decorativas. A mesma borda pode ser plantada ao longo das trilhas, o que criará a dinâmica do conjunto.

Um canteiro redondo fica bonito com uma planta dominante no meio e flores baixas plantadas em círculo

A opção mais simples é um monoclomb redondo cheio de flores do mesmo tipo.

Canteiro de flores e jardim de flores, qual é a diferença

Há alguma diferença entre um canteiro e um jardim. Um jardim de flores pode ser chamado de qualquer pedaço de terra em que a vegetação decorativa é plantada em qualquer ordem. Eles podem incluir muitos anuários, arbustos de folha caduca e coníferas.

Um canteiro de flores é chamado de canteiro de forma geométrica regular, cujo design é usado principalmente para colheitas anuais e plantas perenes. As plantas no canteiro são plantadas em uma determinada sequência, de acordo com a simetria.

Normalmente, um canteiro de flores tem um circuito fechado. Está cercado por caminhos de jardim, pavimentando ou embutidos em um gramado verde. Uma borda estreita de flor é criada em torno do perímetro a partir de plantas anuais de tamanho menor ou espécies de plantas perenes de cobertura do solo.

Como exceção, às vezes são arranjados canteiros de flores, um lado do qual faz fronteira com uma cerca ou parede de uma casa. Mas, neste caso, não deve ser confundido com um mixborder, cujo princípio é um pouco diferente.

Interessante. O canteiro de flores pode ser chamado de uma variedade de jardim de flores. Mas o jardim nem sempre é um canteiro. Este é um conceito mais amplo, incluindo colinas alpinas, jardins ornamentais, mixborders e outros arranjos florais.

Tipos de camas: regulares

De acordo com o método de plantio, os canteiros são regulares e irregulares. As regulares consomem mais tempo no dispositivo: plantas com aproximadamente a mesma altura, plantas anuais com tamanho abaixo do normal e plantas perenes de cobertura do solo são selecionadas para elas. É importante escolher todos os tipos para que a floração deles coincida. A principal característica dos canteiros regulares é a nitidez das linhas, formando um belo ornamento geométrico.

Os canteiros regulares de flores raramente são criados em território pessoal; sua prerrogativa é de parques e praças da cidade. Esse tipo de jardim de flores requer cuidados constantes, cuja complexidade é que o sistema radicular das plantas perenes cresce rapidamente, derrubando a imagem. Mas, se houver tempo e desejo de criar algo especial perto de uma casa particular, você pode tentar.

Primeiro, um enfeite do futuro canteiro é desenhado em uma folha de papel, na qual diferentes tipos de plantas são indicados pela cor. Em seguida, o desenho é transferido para o local com o solo preparado: com a ajuda da areia, são traçadas linhas do padrão. E somente depois disso, em uma ordem estritamente definida (de acordo com o plano), as plantas são plantadas.

Dica. Se for decidido fazer um canteiro de flores de um tipo regular no local, você poderá usar vegetação com folhagem de cores diferentes em seu design: batina malhada, trevo rastejante, trapézio azedo, heichera vermelho-sangue, várias variedades de sobreviventes e saxifragem.

Tipos de camas: irregulares

No país, a maneira mais fácil de fazer um canteiro irregular, caracterizado por uma execução mais livre. As flores são dispostas em fileiras ou pontos, várias plantas em um grupo. Para evitar manchas carecas no jardim, são plantadas gramíneas e grãos decorativos entre espécies grandes.

Preparação do solo

Desde o outono, começa a preparação do local para o plantio de mudas na primavera. Primeiro, o tipo de solo é determinado e, se necessário, sua melhoria é realizada. Para cada tipo de solo, são utilizados diferentes aditivos, distribuídos uniformemente na superfície do futuro jardim de flores e, em seguida, é realizada uma escavação profunda.

Como melhorar o solo:

  • Solo argiloso. O tipo mais pesado de solo e aumentar sua fertilidade é o mais difícil. Idealmente, você precisa remover a camada superior de 30 cm e substituí-la por terra preta. Como nem todos podem realizar esse trabalho trabalhoso, é possível fazer diferente: trazer areia, turfa e húmus e misturá-lo com a terra no local, cavando,
  • Solo arenoso mistura com chernozem importado,
  • Barro melhorada pela adição de húmus e areia.

Recomenda-se cavar um local no outono, quando as primeiras chuvas passarem, e a terra amolecer sob a influência da umidade. Mas você não deve fazer isso imediatamente após as chuvas, para que o solo não grude na pá e nos sapatos. Durante a escavação, as raízes e pedras restantes das ervas daninhas são selecionadas do solo.

É importante. Imediatamente após a escavação, a terra está em estado de folga e, sob a influência das chuvas, compacta e assenta. Portanto, inicialmente o local deve estar cerca de 15 cm mais alto que o gramado e, neste caso, após o encolhimento, o jardim não será mais baixo que o nível do solo.

Seleção e plantio de plantas

O canteiro de flores redondo clássico é composto por vários tipos de plantas que variam em cor e hábito. As flores mais altas são plantadas na parte central e sua altura diminui gradualmente à medida que se aproximam da borda. Os períodos de floração também são levados em consideração. A maior parte são plantas anuais que florescem durante todo o verão e, entre elas, plantas perenes, que na maioria das vezes não diferem na duração da floração.

Que flores usar no canteiro:

    Alto.Cannes, delfínios, digitalis purpurea, tremoços, rudbeckia "Bolas douradas", echinacea, íris,

Rudbeckia Altura média.Gaylardia, áster chinês, celosia, zínia, tagetes eretos, lavater, antirrinum, mirabilis, allium, tradescantia de jardim,

Zinnias no jardim Undersized.Petúnia, lobelia, gazania, oxalis, cravo, anêmona, escabiose, flox e prímula em forma de furador,

Grama de cravo Cobertura do soloou na fronteira. Galdéria, cinerária à beira-mar, viola, margaridas, bainha, rezucha, muscari.

Aubriet no canteiro

Mudas de flores são plantadas em maio, quando plantas perenes aparecem no solo.

Isso possibilita determinar onde e a que distância das plantas do rizoma e das espécies anuais. Quando plantas exclusivamente anuais são usadas no canteiro, elas podem ser semeadas com sementes em sulcos paralelos. Mas, neste caso, o desenvolvimento de plantas exigirá mais tempo. Consequentemente, o canteiro irá florescer muito mais tarde.

É importante. Diferentes plantas não reagem igualmente à umidade ou ao solo seco e à sua composição. Para que todas as plantações se sintam confortáveis, você deve escolher vegetação com as mesmas necessidades de tecnologia agrícola e o tipo de solo.

Cuidados com canteiros

O principal cuidado com o tipo irregular de jardim de flores é realizado imediatamente após o plantio de mudas e antes do enraizamento das plantas. Neste momento, é importante irrigar com o afrouxamento subsequente, para que uma crosta densa não se forme na superfície do solo. Quando as plantas ficam mais fortes, o canteiro é danificado e regado conforme necessário.

A cobertura é realizada durante o período de brotamento das plantas. O fertilizante complexo se dissolve na água e é aplicado durante a irrigação sob a raiz ou através de um aspersor. O método de aspersão é mais eficaz porque as plantas recebem nutrição através do sistema radicular e diretamente através das folhas. No outono, quando os restos da vegetação são removidos do canteiro, o húmus ou o composto é introduzido no solo.

É importante saber. De tempos em tempos, o jardim de verão é inspecionado e as flores murchas são cortadas. Esta medida promove o crescimento de botões e uma floração mais magnífica.

Dicas de canteiro

É verdade que a experiência vem com o tempo. Mas não sinto vontade de aprender com meus erros. Para tornar o design do primeiro canteiro de flores na vida mais suave, é melhor ouvir os conselhos de cultivadores de flores experientes.

Dicas para iniciantes:

  • É melhor fazer vários canteiros pequenos do que um grande, porque um pequeno jardim é mais fácil de cuidar,
  • Em um jardim de flores muito longo, é difícil olhar para detalhes distantes,
  • O diâmetro de um canteiro circular de tamanho médio é de cerca de 2 m,
  • O jardim redondo parece mais espetacular quando sua parte central é levemente elevada,
  • Se o canteiro for feito no gramado, ele não deve se limitar ao concreto ou a qualquer outra borda. É melhor fazer uma fronteira a partir de anuários baixos - para que pareça mais natural.
  • Para que a grama do gramado não capture o território do jardim, uma fita de plástico é colocada em seu perímetro,
  • Você não deve economizar plantando plantas com muita densidade, pois elas se esticarão e florescerão fracamente,
  • Desembarques muito espessos desenvolvem doenças mais rapidamente.

Algumas palavras devem ser ditas sobre as plantas do rizoma. Seu sistema radicular está crescendo rapidamente e, a cada 3-4 anos, é realizada uma atualização ou reconstrução do jardim. No outono ou no início da primavera, as espécies crescidas são desenterradas, as raízes são divididas em divisores e o material de plantio atualizado é novamente plantado. Para que o processo não seja muito cansativo e não demore vários dias, você pode dividir as espécies mais crescidas todos os anos. Note-se que algumas plantas perenes, por exemplo írissão divididos de junho (quando o período de floração termina) até o final do verão.

Vídeo útil sobre a formação de um canteiro simples:

Canteiros de flores flutuantes

Ilhas de flor de aparência original flutuando no espelho de um reservatório. Solo fértil é derramado sobre uma folha de espuma com lados baixos e são plantadas mudas de plantas anuais baixas: petúnia, beldroegas. A ilha é anexada à âncora (pedra grande) para que não seja transportada para a costa. Você pode decorar uma ilha flutuante não apenas com um lago artificial. Se a casa estiver localizada na margem de um reservatório natural, as ilhas serão organizadas ao longo da costa do local.

Dica. Um jardim de flores flutuante não precisa ser regado se forem feitos pequenos orifícios na espuma, através dos quais a umidade fluirá para as raízes diretamente do reservatório.

Canteiros de flores verticais

Vasos de flores com flores são organizados em uma ordem progressiva em uma armação de metal especialmente soldada para esses fins. A vantagem de um canteiro vertical é que é fácil cuidar, já que não há necessidade de combater ervas daninhas. O seu design utiliza plantas de jardim e de interior, bem como figuras decorativas de jardim. Um canteiro vertical está instalado em qualquer lugar: no gramado, perto da varanda, na calçada no quintal.

Dica. Deve-se prestar atenção ao fato de que os vasos de plantas precisam de rega mais frequente.

Monoclobes

Em um gramado verde, os monoclobos ficam lindos, feitos de plantas da mesma espécie e cor.

A desvantagem é o curto tempo de floração. Você pode compensar a deficiência plantando várias espécies de plantas com diferentes períodos de floração, por sua vez. Por exemplo, primeiro tulipas brancas subdimensionadas, depois lobelia azul ou ageratum azul e, no final do verão - ásteres de rubi. Graças a essa técnica, o cenário do país será atualizado ao longo da temporada.

Mini canteiros de flores - fantasia não é proibida

O conceito de canteiro de flores se expandiu e, agora, propõe-se fazê-lo de qualquer objeto; o principal é que o solo possa ser derramado nele. Essas mini-camas criativas parecem muito fofas e encantam-se com sua incomum.

A opção mais comum são pequenos canteiros de flores pendurados. A terra é derramada em um saco de linho, uma bota de couro, uma bota de borracha ou uma caixa de correio antiga e uma planta, de preferência uma ampola, é plantada aqui. Um canteiro improvisado é pendurado em uma cerca ou parede de uma casa como decoração.

Os canteiros de flores não padronizados são obtidos usando móveis. Qualquer item desnecessário preparado para aterro (cama, cadeira, mesa, sofá) é colocado no gramado, parcialmente coberto com terra e plantado com flores. Eles também vêm com barcos furos, caixas de madeira, carros de jardim, cestas de vime e até carros.

O uso de itens antigos na criação de canteiros de flores agora está na moda. Mas há um menos - sob a influência da umidade, o tecido e a madeira são destruídos. Para prolongar a vida útil do canteiro de flores por vários anos, as peças de madeira são envernizadas ou pintadas, e os sacos plásticos são colocados em objetos de couro e tecido, e somente depois disso a terra é despejada.