Móveis

Cadeiras Tron: modelos interessantes e uso no interior

Os assentos dos tronos se destacam por um extenso número de propriedades características:

  • Costas altas. A maior parte dos modelos está equipada com uma parte traseira muito alta de formas complexas,
  • Uma abundância de jóias. Aqui você encontra entalhes, dourados, estofados chiques, cortinas, bordados dourados. Todas as variações possíveis não são contadas,
  • Materiais naturais. Sem dúvida, a base de todos os tronos é a madeira de espécies caras e raras,
  • Taxas extremamente altas. Essas cadeiras podem superar o mobiliário de design. No entanto, eles são um pouco semelhantes. A produção de tronos também não é colocada em uma esteira larga e é um trabalho,
  • Design em estilos de palácio. Não há como chegar a lugar nenhum, mas os estilos mais populares são o barroco e o rococó. São eles que estão fortemente associados em pessoas com luxo real,
  • O maior conforto. Hoje o trono, esse conceito é condicional. Ele não tem nada a ver com regalia. Mas, sem dúvida, será a cadeira mais confortável com um design luxuoso,
  • A capacidade de transformar o interior. Deve-se ter em mente que o restante da decoração deve estar no mesmo estilo. Caso contrário, os móveis mais luxuosos irritarão os olhos e parecerão uma "ovelha negra".

Formas e tamanhos

Ao escolher uma cadeira na forma de um trono, deve-se levar em consideração toda a variedade de formas e a resultante diferença de tamanho:

  • Semicircular baixo. É um pufe de luxo com um lombar encaracolado, composto por 3 a 5 seções. A altura média é de até 90 cm, a largura é de 80 e em profundidade pode chegar a 60 cm,
  • Praça com as costas do meio. A largura e a profundidade da cadeira atingem 80 cm. Em altura, não excederá 105 cm,
  • Sob a forma de uma cadeira com encosto alto. A largura é de 90 cm, a profundidade padrão (80 cm), mas em altura pode chegar a 180 cm,
  • Cadeira macia com encosto alto. Aqui, a largura será significativamente maior e pode ser de 120 a 140 cm. O encosto pode atingir até 2 metros. A profundidade está aumentando. Pode atingir 1 metro ou até exceder esse indicador. Tais modelos são sempre os maiores,
  • Com um capuz. Tais variações com um topo abobadado são freqüentemente chamadas de cadeiras de porteiro. Largura e profundidade são bastante padrão (80 cm cada). Graças à cúpula, a altura começa em 160 cm.

Materiais de fabricação

O material base é madeira natural. Todos os elementos e suportes da estrutura são feitos a partir dele. É fácil adivinhar que você não encontrará pinheiros comuns nesses tronos. Será vermelho ou ébano, cereja, castanha, faia, outras variedades caras. Eles se distinguem não apenas por suas notáveis ​​qualidades operacionais, mas também por sua aparência magnífica. A madeira presta-se bem à decoração, moldagem, que neste caso é desempenhada pelas mãos dos artesãos.

Estofados

Longe vão os dias em que o trono no conceito de pessoas era uma enorme "caixa" de madeira com um monte de jóias e terrivelmente desconfortável. Por volta da Idade Média, graças aos franceses, estofados macios com almofadas têxteis luxuosas se tornaram parte integrante dos tronos.

Não quebre essa tradição hoje:

  • Veludo Tecido macio com uma característica extravasamento de pérolas. Muito bonito, agradável ao toque. Requer tratamento antiestático, caso contrário, sua cadeira se transformará em um saco de pó. É instável à abrasão, mas se forma perfeitamente em dobras macias,
  • Jacquard. Devido ao entrelaçamento exclusivo de fios foscos e de seda, forma um padrão frente e verso com efeito de volume. O mestre que inventou esse tecido recebeu reconhecimento e um monumento durante sua vida, o que é uma raridade. Na Idade Média, eles substituíram com sucesso brocados pesados ​​e pesados. Propenso a sopros. Portanto, vale a pena escolher opções com tratamento anti-garra,
  • Couro genuíno, pele. Sem dúvida, esses materiais luxuosos ocupam seu nicho com dignidade. Aqui você não encontrará peles defeituosas com baixa produção. Você não terá medo da qualidade,
  • Seda de verdade. Difere no brilho reservado, alta densidade, resistência ao vinco. Pode ser iridescente. Um tecido maravilhoso que refrigera agradavelmente a pele no calor e aquece em temperaturas abaixo de zero.

Vantagens e desvantagens

As vantagens dessa aquisição são as seguintes.

  • Vista de luxo. Materiais caros e agradáveis ​​ao toque, design sofisticado e acabamento de alta qualidade não podem deixar apreciadores indiferentes de móveis de status.
  • Conveniência. Graças ao assento largo, encosto alto e apoios de braços grandes, você está literalmente se afogando nesta cadeira confortável.

Contras como.

  • A cadeira do trono não poderá "fazer amigos" com nenhum interior. Outros elementos também devem atender a certos requisitos - para combinar com o estilo ou, pelo menos, ajustar-se ao design da sala como um todo.
  • Ao planejar fazer essa compra, avalie as dimensões de suas instalações. Você precisará da presença do espaço, pois em uma sala muito apertada, esses móveis de status não parecerão majestosos, mas estranhos.
  • Alto custo. Se você puser os olhos em uma cadeira, precisará gastar muito dinheiro nela.

Barroco

A cadeira do trono é simplesmente criada para se tornar um elemento do magnífico interior barroco. Nesse caso, você não precisa se preocupar com a compatibilidade deste e de outros móveis, porque essa direção torna possível um voo ilimitado de fantasia.

Produtos com direitos autorais feitos em uma única cópia, modelos assimétricos etc. são bem-vindos.

Clássico

Essa direção determina contornos mais modestos e tons mais claros. Além disso, a parte de trás da cadeira deve ser mais baixa, cantos suavizados e linhas suaves são bem-vindas. Acabamentos excessivos não devem ser.

Colonial

Como os elementos de madeira escura natural são um dos atributos mais importantes desse estilo, uma enorme cadeira do trono será bastante apropriada. O principal é escolher corretamente o design da sala como um todo. Para não sobrecarregar o design já pesado desenvolvido nessa direção, use modelos com máxima ênfase no estofamento.

Leste

Uma boa solução para ele seria uma cadeira do trono com capuz. Padrões de seda ou tecido ajudarão a ajustá-lo ao clima geral da sala ainda mais organicamente.

Gótico

Modelos mais brutais, semelhantes às cadeiras, complementam perfeitamente o interior gótico. Caracterizam-se por talhar sem dourar e por um dorso em forma de arco. Menos tecido e mais madeira - uma cadeira nesse estilo deve cumprir essas regras.

Opções de design

  • Essas cadeiras do trono instaladas no evento permitirão que os visitantes se sintam pessoas realmente importantes.

  • Cores delicadas fazem desta cadeira um verdadeiro trono da princesa.

  • Um exemplo clássico de design gótico em uma poltrona é a abundância de elementos esculpidos e cores monocromáticas.

  • Esse design é conveniente para mestres de pedicure; portanto, em salões de beleza, muitas vezes você pode ver modelos baixos semelhantes

Use no interior

Além de usar a cadeira do trono como elemento de decoração da casa, existem outras opções. Pode caber com sucesso no interior de um salão de beleza. Essas cadeiras não apenas falam sobre o alto status da instituição, mas também permitem que os clientes se sintam como VIPs. No exterior, isso já se tornou uma tendência.

Em alguns casos, esses móveis também oferecem comodidade aos artesãos que trabalham com o cliente. Por exemplo, tronos especiais para pedicure são populares. Sob o pedido são feitos e salões de cabeleireiro "tronos". Eles têm características comuns de design desses móveis, detalhes decorativos, mas o encosto é de tamanho modesto.

As cadeiras do trono também se tornam uma decoração digna do salão de um salão de beleza, centro de medicina estética ou outra instituição. Neles, os visitantes terão prazer em esperar na fila, folheando revistas para uma xícara de chá ou café. As cadeiras do trono não são apenas móveis para casa. Com certas diferenças de design, elas podem ser usadas em casamentos, escritórios.

Esses detalhes sempre melhoram o status de uma sala, estabelecimento ou evento.

Recursos de design

A cadeira real pode ser reconhecida sem conhecer suas características. No interior, é usado funcionalmente e como decoração. Os recursos distintivos deste modelo incluem:

  1. Dimensões impressionantes. O assento é largo, imerso em uma estrutura de enormes braços esculpidos. O dorso é bastante alto e possui uma geometria complexa.
  2. Pernas dobradas. Como regra, esses elementos têm uma pequena altura, mas em alguns casos podem atingir 30-40 cm.
  3. Execução majestosa. Muitos detalhes e cachos esculpidos, um revestimento dourado, tecidos caros de qualidade, cobertos da maneira ideal. A capacidade de enfatizar o status do proprietário é limitada apenas pela imaginação do designer.
  4. Materiais caros. Para a fabricação, apenas matérias-primas de alta qualidade são usadas.
  5. Alto custo. Móveis luxuosos e únicos são caros. Freqüentemente, esses modelos são superiores em custo aos produtos de design, tanto mais que a produção em massa de “tronos” não é praticada atualmente.

Você pode usar esses móveis apenas em designs que são inerentes ao luxo e esplendor. Um requisito importante também é a disponibilidade de espaço livre. Se essas duas condições não forem atendidas, o trono da cadeira parecerá ridículo.

A cadeira do trono é sempre realizada manualmente. A demanda por esses móveis não é tão grande; além disso, as peças esculpidas são tão pequenas e elegantes que apenas um artesão experiente pode lidar com o trabalho.

Opções de cores

A cor da cadeira do trono foi projetada para executar várias funções ao mesmo tempo. Os móveis fazem parte do design de toda a sala, devem ecoá-los e se misturar harmoniosamente. Paralelamente, com a ajuda da coloração, o mestre enfatiza o alto custo, a singularidade e a grandeza da decoração. Um objeto tão grande não pode ficar modestamente em um canto; sua própria aparência deve enfatizar o status do proprietário. A madeira é frequentemente tratada com verniz, tintas escuras, o que aumenta o efeito da solenidade. O revestimento em ouro e prata, além de um acabamento em pátina, acrescenta pomposidade.

A sombra da cortina depende diretamente da paleta de cores da sala. As mais populares são as cores vermelha, escura, profunda e saturada. Esmeralda demanda esmeralda, solene branco. O proprietário também pode dar preferência a cores fora do padrão.

O estofamento de veludo enfatiza a longa franja nos braços. A parte de trás é decorada com as iniciais do proprietário, um brasão da família ou apenas um símbolo especial para o proprietário. O bordado ficará sofisticado: esta opção é mais adequada para o sexo justo.

Quais interiores vale a pena usar

A cadeira do trono é uma peça de mobiliário especial, por isso não é adequada para interiores modernos com base em um conceito minimalista, geometria clara ou linhas finas. O trono da cadeira terá uma aparência harmoniosa em estilos como:

  1. Rococó, barroco, renascentista. Todos aqueles estilos caracterizados por arcos altos, abundância de cachos, detalhes esculpidos, solenidade e grandeza.
  2. Clássico atemporal. Para este estilo, uma poltrona baixa com formas arredondadas, cores contidas. É melhor reduzir o número de curvas, curvas e elementos esculpidos.
  3. Classicismo, neoclassicismo. Um interior elegante que usa simetria, cores claras e formas corretas como base. Aqui, o acabamento luxuoso deve parecer harmonioso; caso contrário, você pode obter o efeito oposto - pompa e falta de rosto.
  4. Estilo gótico. Os tronos altos olham organicamente aqui com uma quantidade mínima de estofamento, acabamentos de madeira simples. Sem envelhecimento artificial, revestimento de ouro ou prata. Simplicidade grosseira, clareza de forma são bem-vindas. A eficácia dos móveis proporcionará um processamento de verniz brilhante.
  5. Estilo colonial. Nesse caso, o assento real deve parecer o mais pesado possível. A volumetria dará uma volta alta, uma abundância de elementos esculpidos em madeira. A madeira é tratada com vernizes escuros, menos frequentemente com tons de vermelho escuro. O acabamento deve desaparecer em segundo plano, em primeiro lugar - o alto custo da cortina.

O design de interiores nos estilos acima deve ser feito apenas em salas espaçosas, com arcos altos e boa luz natural. Um teto baixo, uma pequena sala distorcerá a idéia de grandeza, tornará a situação ridícula e volumosa. Uma opção ideal seria uma sala de estar ou de jantar em uma casa particular, onde um grande número de pessoas pode estar ao mesmo tempo, mas a sala não parecerá cheia.

Em um apartamento, um salão pode ser decorado com um dos estilos indicados, conectando dois ou mais quartos. Por exemplo, a cozinha e a sala de estar são frequentemente combinadas, delimitando o espaço com móveis. A decoração e as cores selecionadas com habilidade ajudarão a evitar a sensação de volume e a presença de espelhos ampliará visualmente o espaço. Uma decoração interessante do quarto do boudoir será uma cadeira do trono de cor clara, com lombar, número médio de cachos. Os homens apreciam a colocação desses móveis em suas contas. Nesses casos, o estofamento é de couro e a própria cadeira fornece um mínimo de elementos esculpidos.

Estilos

Os tronos de poltronas se encaixam com sucesso nos seguintes estilos:

  • Colonial Um estilo um pouco pesado, baseado em madeira natural. Os móveis são enormes, pesados. Cores favoritas, toda a gama de tons vermelhos ou escuros de uma árvore natural. Vale a pena escolher modelos em que o número médio de acabamentos e a ênfase estão nos estofos chiques,
  • Leste. Um trono com capuz se encaixa harmoniosamente nisso. E se a decoração for feita em seda e até o ornamento for adequado, ninguém adivinhará imediatamente a origem inglesa dessa cadeira,
  • Rococó, barroco. Não há restrições. Escolha o que você gosta e sua carteira. O acabamento também pode ser de qualquer forma. A simetria é opcional, portanto, uma única instância é a norma,
  • Clássico É melhor escolher tronos emparelhados com costas baixas ou médias. Os modelos altos são mais bem escolhidos em cores com um acabamento mais modesto. Em homenagem, formas arredondadas e cantos cortados,
  • Classicismo, neoclassicismo. Esses estilos gravitam o antigo senhorio, a harmonia e a regularidade das formas. A assimetria não é muito apreciada, cores muito cativantes ou escuras. Mas acabamentos luxuosos e esplêndidos são bem-vindos. Mas ela deve ser elegante,
  • Gótico. Nesse estilo, as poltronas do trono, que mais lembram cadeiras altas, simplesmente crescem esplendidamente. Um mínimo de têxteis e um máximo de madeira real. Este é um tipo de slogan gótico. É maravilhoso se as costas tiverem a forma de um arco ou se as decorações tiverem essa forma. Um grande número de threads sem dourar é bem-vindo. É melhor substituí-lo por verniz brilhante.

Vantagens e desvantagens

Considerando as características da cadeira do trono, você não deve perder de vista as vantagens desses móveis. As principais vantagens incluem:

  • os móveis têm um design caro e elegante,
  • para a fabricação de cadeiras usavam materiais caros,
  • os assentos são duráveis ​​e confiáveis.

Na maioria das vezes, uma árvore é usada como base para uma cadeira. Isso ocorre porque o material se presta bem ao processamento, e sua superfície pode ser decorada com esculturas. Para estofamento, veludo e couro são usados. Cada um desses materiais parece bastante caro.

Designers modernos oferecem uma versão atualizada do trono. Assemelha-se a uma cadeira de bolsa, mas, ao contrário dela, há uma estrutura na base que permite que o produto tenha uma forma semelhante a um trono.

Além das vantagens, também existem desvantagens. A principal desvantagem da cadeira do trono é o fato de ela não ser adequada para a organização de interiores modernos. Por exemplo, móveis com esculturas e estofos em veludo não combinam com as estritas linhas geométricas do minimalismo.

Como fazer você mesmo?

Se você decidir suplementar o interior da sala com uma cadeira do trono, mas não tiver encontrado uma opção adequada nas lojas, poderá fazer esses móveis você mesmo. Basicamente, é criado com base em uma cadeira acabada de madeira e complementada com elementos de tecido. Portanto, para iniciantes, você precisa decidir sobre o design da cadeira e selecionar o material necessário.

Se você já preparou tudo para o design da cadeira, pode começar a trabalhar. É melhor usar modelos com encosto alto, para que, no final, a versão final seja a mais reminiscente possível do design do trono.

Etapas:

  • Então, para iniciantes você precisa cortar um pequeno retângulo do preenchimento. Pode ser borracha de espuma padrão ou winterizer sintético. O segmento é fixo na parte traseira do produto, o que proporcionará conforto adicional ao sentar-se.
  • Então precisa começar a criar uma capa. É melhor usar material de alta qualidade e "nobre" para esses fins. Organza e veludo são frequentemente usados ​​para estofar um trono de madeira. Observe que a capa deve cobrir completamente a cadeira.
  • Do tecido que você precisa corte uma tira larga e coloque-a na região lombar. No encosto da cadeira, você precisa amarrar um laço. Se você deseja dar ao trono da matriz uma aparência mais majestosa, use strass grandes para decoração.

Vale a pena notar que não apenas uma cadeira pode ser usada como moldura. Para esse fim, é adequada uma opção de poltrona ou escritório com encosto alto.