No inverno, as garagens construídas sem o uso de isolamento adicional não esquentam o suficiente. Para estar confortavelmente na sala e usá-la não apenas para estacionar o carro, deve-se realizar um isolamento abrangente da garagem. Dependendo das necessidades individuais e dos parâmetros técnicos, você pode escolher a opção de isolamento apropriada.
Tipos de isolamento
Para manter a alta temperatura no interior do edifício, recomenda-se embainhar a garagem dos dois lados. Se desejado ou não possível, é permitido isolar a garagem apenas dentro ou fora. O tipo de isolamento adequado depende do tipo de construção, dos materiais utilizados e da temperatura necessária. É possível revestir tijolos de concreto com vários tipos de telhados, incluindo caixilharia, passo único e outros.
Fora
O revestimento externo da garagem é realizado apenas em estruturas construídas separadamente. Em matrizes onde a parede externa da estrutura é interna para uma garagem próxima, esse método de isolamento não é possível. O processo de isolamento consiste em cobrir as paredes externas com uma camada isolante e fornecer proteção para a superfície porosa.
As paredes
A maior parte do calor no edifício é perdida devido a paredes finas. Dentro das paredes podem ser revestidas de várias maneiras. O mais acessível requer as seguintes etapas:
- As paredes são limpas de velhas camadas de gesso e tinta. Uma superfície irregular é tratada com uma composição de cimento e areia.
- Após a secagem, as paredes são cobertas com solo ou anti-séptico para impedir o desenvolvimento de umidade e mofo.
- Folhas de espuma ou outro material são coladas na superfície preparada.
- Uma malha de estuque é aplicada sobre a camada de isolamento térmico.
- A parede está coberta de gesso e massa de vidraceiro.
Um método mais caro envolve a construção de partições adicionais ao longo de cada parede. O espaço entre as paredes e divisórias é colocado com uma camada isolante, o que minimiza a perda de calor.
O isolamento térmico do piso no prédio da garagem é realizado com argila expandida ou poliestireno. A função do revestimento é realizada por uma mesa de cimento e areia. Para colocar a camada de isolamento, são executadas as seguintes etapas:
- Um poço com uma profundidade de cerca de 30 cm é cavado em torno do perímetro da sala, a base é nivelada e vários faróis são colocados, após o que o horizonte de instalação é determinado usando o nível do edifício.
- O fundo é coberto com material de cobertura ou polietileno. Em cada lado, o material é dobrado 30 cm.
- A argila expandida é preenchida ou o poliestireno expandido é aplicado a toda a profundidade. A superfície está alinhada com os faróis, após o que são removidos.
- Uma estrutura de reforço e um perfil de farol são colocados no topo do material isolante.
- Uma mesa de cimento e areia é derramada de um canto distante. Após o vazamento, o revestimento é nivelado.
Portões
Mesmo com um fechamento apertado, uma parte significativa do calor sai pelo portão. Se você embainhar completamente o perímetro, mas deixar o portão, a temperatura na sala permanecerá quase inalterada.
Para aquecer as abas, sua parte interna é coberta com polietileno, após o que uma estrutura de vigas de madeira tratadas com uma solução anti-séptica é parafusada na tela.
O material de isolamento térmico de espessura apropriada é colocado dentro da moldura e colado no interior da porta com cola. As costuras de ancoragem se sobrepõem à espuma. De cima, a camada isolante é revestida com revestimento ou folha de metal.
Tipos de isolamento
Uma grande variedade de materiais de isolamento é apresentada no mercado de construção, que diferem em espessura, estrutura, flexibilidade, método de instalação e outras características. Antes de executar trabalhos de isolamento térmico externo ou interno, é recomendável comparar as opções de isolamento apropriadas e escolher a melhor.
Ao selecionar o material, é necessário fornecer a quantidade necessária para embainhar completamente todas as superfícies. Uma abordagem integrada ajudará a escolher o material com as melhores propriedades isolantes.
Lã mineral
A lã mineral, que é um material do tipo rolo com um revestimento laminado que reflete o calor, é ideal para o revestimento interno do edifício. A lã mineral é fácil de instalar e não cria uma carga nas paredes e no teto sobrepostos. As fibras de lã mineral fornecem circulação de ar livre através das camadas de isolamento, o que impede o desenvolvimento de mofo.
Outras vantagens da lã mineral incluem: baixa condutividade térmica, propriedades à prova de som, baixo peso, facilidade de instalação.
Espuma de poliestireno
O Polyfoam é considerado um aquecedor universal, montado em qualquer superfície dentro da garagem. O material não é exposto a líquidos, resistente a temperaturas variáveis, não se deteriora e não se torna mofado ao longo do tempo. Ao interagir com espuma ou cola de poliuretano, a espuma não entra em colapso devido à ausência de uma reação química. As desvantagens do material são a inflamabilidade e a ameaça de danos por roedores. Para proteger a espuma, é necessário um acabamento protetor adicional.
Poliestireno expandido
De acordo com o método de instalação, a espuma de poliestireno possui várias semelhanças com o poliestireno. Características distintivas são o coeficiente de absorção de água reduzido e o aumento da densidade. Devido à grande espessura, a espuma de poliestireno oferece proteção mais poderosa contra geadas, mas custa mais do que outros materiais.
Penoizol
O penoizol é um análogo do poliestireno e é usado para aplicação em paredes no estado líquido. O material absorve bem o líquido, mas não o acumula por si próprio, evaporando no ar. O penoizol é considerado um isolamento permeável a vapor higroscópico com uma classe de queima G-1. Uma das vantagens competitivas do penoizol é a possibilidade de produção diretamente no local de trabalho, com subsequente aplicação em qualquer superfície.
Lã de vidro
Comparada à lã mineral, a lã de vidro é mais barata, mas só pode ser usada com luvas de proteção. As fibras de lã são rígidas e pontiagudas, portanto, desconsiderar as precauções de segurança pode resultar em ferimentos pessoais. Se o líquido pingar durante a instalação na superfície da lã de vidro, ela deverá ser descartada, pois não é possível secá-la. Depois de molhadas, as fibras perdem suas características originais e exalam um odor desagradável.
Espuma de poliuretano
O material moderno está se espalhando rapidamente devido ao aumento da resistência a fatores externos. A espuma de poliuretano não perde suas qualidades ao interagir com um líquido e, após a secagem, forma um denso revestimento hidrofóbico. Para aplicar o material, é necessário equipamento especializado.
As dificuldades de instalação são justificadas pela conexão estreita com qualquer superfície e proteção de alta qualidade contra perda de calor. Após a instalação, a espuma de poliuretano se expande, todos os espaços vazios e rachaduras são preenchidos.
Gesso quente
O gesso modificado consiste em cargas especializadas, incluindo serragem, partículas de poliestireno e vermiculita expandida. O agregado de cargas fornece às propriedades de isolamento térmico do gesso. Para obter o resultado desejado ao decorar, é necessário aplicar uma camada densa e pesada de gesso. Para simplificar, recomenda-se combinar gesso quente com outras variedades de materiais de isolamento.
Tinta de isolamento térmico
Para proteger do frio e dar à garagem uma aparência decorativa, são utilizados materiais líquidos feitos de polímeros acrílicos. Pigmentos naturais e borracha sintética são adicionados à tinta.
Uma camada de tinta por propriedades de isolamento térmico substitui uma camada de lã mineral com uma espessura de 50 mm. A tinta assenta bem em superfícies de madeira, metal e plástico. Após a aplicação, a tinta forma um revestimento permeável ao vapor e fornece permeabilidade ao ar, impedindo o alagamento do componente interno da estrutura.
Como isolar com suas próprias mãos
Para garantir um isolamento térmico de alta qualidade, é necessário executar corretamente todas as etapas da instalação. Antes de tudo, a preparação da superfície é realizada - solavancos e rachaduras são reparados, tratamento de primer é realizado. O isolamento é aplicado à superfície tratada. Para fixar ainda mais o material de isolamento térmico, são utilizados fixadores. A superfície do isolamento é coberta com gesso. Se necessário, para dar à superfície uma aparência decorativa, é realizada a coloração.
A condensação é a causa da corrosão
Rolando o carro completamente para dentro da garagem, você abre a fechadura do portão e se dirige com satisfação para casa, através da neve triturando no frio.
Enquanto isso, você mesmo criou todas as condições para o desenvolvimento favorável da corrosão no corpo da máquina.
O metal quente do motor e o tubo de escape quente aquecem o ar gelado da garagem. Mas a oposição de calor e frio será desigual. O motor esfria rapidamente.
De acordo com as leis inexoráveis da natureza, gotas condensadas aparecerão na superfície resfriada. A corrosão é retomada.
Mas a condensação não se forma apenas na máquina. Gotas traiçoeiras também aparecerão no teto, nas paredes.
Se a garagem metalEle está fadado a enferrujar com a máquina.
Nas paredes de tijolos, a umidade causará mofo destrutivo ao longo do tempo e nas prateleiras de madeira do rack de ferramentas aparecerão fungo.
Curiosamente, os carros estacionados em vagas abertas no inverno não estão sujeitos a condensação externa. Mas o processo de condensação ocorre em uma cabine fechada, essas máquinas enferrujam por dentro. É por isso que é recomendado fechar as janelas com folga, deixando fendas para ventilação.
Não é seguro na rua, mas em a garagem sempre faça isso.
Ventilação de resgate
O primeiro passo para derrotar o condensado e a corrosão é o dispositivo de ventilação na garagem. Nos cantos opostos da garagem, dois tubos devem ser conduzidos para fora.
A borda inferior de um deles será colocada mais perto do chão. Este tubo vai entrar na sala ar frio. Um cano curto perto do teto, em outro canto, servirá como um exaustor.
Este dispositivo simples, mas confiável, funcionará perfeitamente automaticamente, sem ventiladores da moda criando um movimento natural (convecção) de ar no volume da garagem.
Convecção não permitirá a formação de condensação. Vapores úmidos simplesmente voam para dentro do cano. Gases de escape, vapores de combustível e outros produtos químicos armazenados na garagem também vão para lá.
E agora nos voltamos para a coisa mais importante - nós isolamos Garagem DIY. Aqui a situação é mais complicada, mas a tarefa é bastante acessível para uma solução independente.
Como isolar uma garagem a baixo custo por dentro?
Aquecimento a garagem faça você mesmo no interior é uma empresa integrada e abrangente. Essa é uma daquelas obras que devem ser levadas ao fim; caso contrário, seu trabalho e dinheiro gastos em materiais serão lançados ao vento no sentido literal da palavra.
Na luta por um ambiente de carro confortável, é absolutamente inútil isolar apenas portões ou as paredes a garagem. O frio insidioso penetra através de qualquer isolamento superficial desprotegido.
Afinal, você não pode bloquear o rio despejando apenas parte da barragem.
Isolamento de garagem de bricolage - foto:
Tipos de materiais
Como isolar a garagem do interior de forma barata?
Se você está planejando isolar Nas paredes da garagem, você deve se familiarizar com alguns tipos de materiais de isolamento. Eles são muito diversos em propriedades.
Quase tudo aquecedores feito de resíduos de metal, vidro, papel e indústria química. Alguns deles são inseguros sob certas condições.
- Lã de vidro
Elástico, resistente ao calor, resistente a produtos químicos agressivos. É feito na forma de pratos e rolos. Este isolamento de fibra de vidro é eficaz, mas potencialmente prejudicial para a saúde.
Com qualquer manipulação microscópica, invisível aos olhos, o vidro se eleva acima da lã de vidro agulhas de poeirarompido com fibra de vidro frágil.
Essas partículas perigosas e afiadas de poeira irritam a pele e podem danificar seriamente os olhos e os pulmões. Com lã de vidro, trabalhe com um respirador, luvas, óculos de proteção.
A lã de vidro é indispensável em locais que exigem isolamento térmico a altas temperaturas. Se instalado na garagem assarA lã de vidro protege de forma confiável as paredes contra superaquecimento e fogo.
Lã mineral
É feito de pedra natural derretida, a partir de resíduos de escória de metalurgia. As propriedades são próximas à lã de vidro, mas resistência ao calor lã mineral significativamente maior. Disponível na forma de tapetes e lajes.
Quando aquecido a altas temperaturas (acima de 300 ° C), libera riscos para a saúde substâncias tóxicas.
Em muitos países, alguns tipos de lã mineral são proibidos como perigosos para a saúde. Mas essas proibições não vão além das fronteiras: nos países vizinhos, esse algodão é produzido e aplicado.
Como isolamento para garagem de lã mineral eficaz e segura.
Isolamento de celulose
Ecológico, com boas propriedades de isolamento térmico. Desvantagens: inflamável, permeável à água, propenso a mofo.
Poliestireno expandido
Adequado para aquecimento o interior da garagem com suas próprias mãos. Não sujeito a água e mofo. Não é compatível com produtos químicos, altas temperaturas. Perigo de incêndio. Alguns tipos deste isolamento tratados com retardadores de chama não queimam, mas derreter.
Os fabricantes afirmam que o nível de isolamento térmico Camada de 10 cm espuma de poliestireno é igual à proteção térmica de uma parede de tijolos de dois metros.
Paredes exteriores
Como isolar uma garagem a baixo custo? Se a garagem for estreita, não levaremos o escasso espaço interno para a caixa, mas transferiremos a estrutura para o exterior.
Em princípio, a tecnologia do trabalho não mudará de forma alguma.
Somente materiais de isolamento e revestimento precisam ser selecionados resistente a água.
Lã mineral, por todas as suas vantagens, neste caso não funcionará para nós - absorve (acumula) umidade.
Espuma em todos os aspectos aquecedores de plástico: espuma de poliuretano, poliestireno expandido, poliestireno expandido.
Para o revestimento, escolhemos painéis feitos de vinil celular quente ou metal (alumínio, aço).
Comparando preços, calculando o orçamento disponível, vamos nos concentrar poliestireno e metal perfilado. Afinal, com uma folha de papelão ondulado, você pode fechar imediatamente quase toda a parede da garagem.
Espuma de isolamento para garagem
Placas de espuma - um dos aquecedores mais baratos e mais eficazes. Mas na construção de edifícios modernos, praticamente não é utilizado.
O fato é que este material possui uma grande desvantagem - é inflamável. Queima como napalm. Não extinguir com água. Além disso, alguns tipos de espuma se fragmentam em pequenos grânulos ao longo do tempo.
No entanto, o custo tentadoramente baixo atrai muitos desenvolvedores privados, para quem as proibições de incêndio não são um decreto. Afinal poliestireno tem vantagens inegáveis.
É leve, impermeável, fácil de cortar e processar, sob qualquer forma. Qualidades positivas incluem propriedades bacteriológicas espuma de poliestireno. Não é suscetível à decomposição, nem o mofo nem os fungos da espuma se assentam.
Em uma palavra, se você se comprometer a cumprir todos os regulamentos de incêndio possíveis, fique à vontade para ir à loja placas de espuma para isolamento orçamentário do armazenamento do carro.
Ao mesmo tempo, compre um extintor de incêndio com espuma ou dióxido de carbono. Deus salva o cofre.
Garagem térmica
Como isolar uma garagem com espuma?
Com a ajuda de poliestireno barato (espessura - 5 cm), folhas baratas de papelão ondulado colorido e vigas de madeira (50 x 50 mm), transformamos a antiga garagem de ferro em uma atraente casa de doces quente.
- Madeira. Para processar o feixe, o óleo de motor usado é finalmente útil. A madeira impregnada adquirirá propriedades repelentes à água e antibacterianas. Antigamente, os dormentes eram tratados assim.
Verdade, de debaixo tapume o cheiro do óleo do motor será ouvido por um longo tempo. Mas na garagem, essa fragrância de carro não vai incomodá-lo - não fazemos um banho.
As paredes. A partir da viga, construímos uma caixa horizontal nas paredes. Cell pitch - para o tamanho de placas de espuma.
A propósito, se uma folha de parede é mais econômica para instalar horizontalmente - é isso que fazemos, apenas tornamos a caixa vertical.
Fixamos a viga nas paredes e no teto com parafusos. Colocamos arruelas sob as nozes. As cabeças dos parafusos são recuadas em uma árvore.
Revestir generosamente as paredes meerkat, os restos de qualquer tinta não utilizada, mesmo que tenha engrossado. A mancha servirá como um anticorrosivo de despedida para as paredes de ferro, bem como cola para espuma.
Na caixa, coloque por baixo do nível e prenda as folhas de papelão ondulado. Nos cantos que instalamos nas extremidades, definimos a angular correspondente, nas extremidades - o perfil de acabamento.
O telhado. Quando o dispositivo de teto é instalado, o papelão ondulado se transforma em um material de cobertura.
Colocamos as folhas no telhado para fornecer um dreno sem obstáculos da água da chuva. Na crista do telhado de duas águas instalamos um perfil de canto.
Se desejar, no telhado você pode colocar folhas profissionais que não sejam folhas coloridas.
Gates. Como regra, em garagens de metal padrão, os portões são pressionados a partir de uma chapa de aço, nas extremidades dobradas para dentro. Isolaremos esse espaço de acordo com a já conhecida tecnologia "revestimento de espuma de viga e poliestireno". Mas, para o revestimento interno, não usamos papelão ondulado, mas um revestimento plástico leve, feito de polímeros celulares.
Lá fora, as folhas do portão são revestidas com o mesmo revestimento de plástico. Fixamos nos parafusos sem a caixa, diretamente ao metal das asas.
No entanto, mesmo o isolamento leve adicionará peso significativamente às asas. Se as dobradiças estiverem fracas, você terá que soldar duas adicionais na parte superior, para que as folhas não biquem.
Edifício denso
Como isolar garagem de bricolage? Muitas vezes, garagens são instaladas perto. As paredes laterais, ao que parece, não são acessíveis para isolamento. Mas existe um caminho.
Ofereça a solução não-padrão aos vizinhos direito-esquerdo: limite o espaço entre as paredes e preencha-o argila expandida todo o caminho até o telhado. É melhor preparar aberturas com chapas de aço, um escudo de madeira tem vida curta.
Argila expandida - um excelente aquecedor. Não é necessário cobrir o aterro com chuva e neve. A argila expandida "respira", a umidade que cai no aterro evapora rapidamente. Você terá que isolar a parede traseira, portão e telhado.
Em conclusão:
Olhando para um milagre construído por suas próprias mãos, você não acreditará em seus olhos. Mas existem alguns bônus.
Lembra quantas vezes você limpou a ferrugem e pintou as paredes externas da sua garagem de metal? Quantas vezes uma bateria ficou em uma garagem congelada, o óleo da transmissão congelou? Lembrou? Agora esqueça isso para sempre.
Requisitos de proteção para garagem em baixa temperatura
As garagens são construídas principalmente a partir de blocos de concreto, tijolos e, às vezes, produtos de metal. A espessura das paredes feitas de bloco de concreto ou tijolo geralmente varia de 120 a 250 mm. Eles praticamente não protegem a sala da baixa temperatura; portanto, para uma operação confortável, eles precisam ser adequadamente isolados.
Com o isolamento interno da garagem, você não precisa fechar todos os furos - isso não melhora o isolamento térmico, mas pode causar alguns problemas. Sem ventilação constante, a umidade do ar se condensará no metal e começará a ferrugem. Além disso, a ventilação evita o acúmulo de gases nocivos na garagem.
Onde é melhor isolar a garagem - dentro ou fora
Muitos proprietários de garagem argumentam que é melhor isolar o exterior da garagem, interpretando isso como economia de espaço. Mas não esqueça que alguns aquecedores liberam substâncias no ar que podem prejudicar a saúde. Dentro de casa, eles não devem ser usados, mas, para isolamento térmico externo, são perfeitos.
Outra vantagem a favor do isolamento interno - o meio ambiente é menos afetado pelos materiais utilizados. Afinal, para que serve o isolamento se ele se molhar? Com isolamento térmico interno, esse desenvolvimento é descartado.
Escolha o material certo
A maioria dos materiais de isolamento é produzida a partir de resíduos industriais. Para fazer isso, use:
- Celulose
- De vidro
- Vários produtos químicos.
Quanto menos custos de isolamento, mais defeitos podem ser encontrados nele.. Há uma grande lista de materiais comuns. Ao escolher entre eles o caminho certo para suas condições, é necessário considerar suas propriedades e desvantagens positivas.
Isolamento refletivo
A vantagem do isolamento da folha é que o calor é refletido dentro da sala. A espessura da camada reflexiva pode atingir até 50 mm. Tais materiais reduzem significativamente a perda de calor da garagem, porque ocorrem como resultado da perda de radiação infravermelha. Mas eles não são capazes de afetar as perdas por indução e convecção de energia térmica, e esse é um sinal negativo.
Gesso quente
Se as paredes da sua garagem forem feitas de tijolo ou bloco de concreto, você poderá usar gesso isolante térmico para isolá-lo. Durante sua fabricação, a composição inclui aditivos especiais que retêm calor: serragem processada vermiculizada ou poliestireno expandido.
Esse isolamento possui boas propriedades de isolamento térmico, mas, para que esse isolamento seja eficaz, é necessário aplicar uma espessa camada de material na superfície da parede, o que aumentará a carga na estrutura da garagem.
Recomendação! É recomendável usar gesso quente como isolamento adicional junto com outros aquecedores.
Tinta de aquecimento
Este material é feito na forma de polímeros líquidos aos quais são adicionados componentes sintéticos. O revestimento resultante retém bem o calor. Uma camada de tinta quente com 1 mm de espessura retém o calor da mesma maneira que uma camada de lã mineral com 50 mm de espessura. Quando endurece completamente, uma camada densa é criada.
O revestimento não interfere na circulação do ar e ao mesmo tempo protege a superfície da penetração da água. A tinta de isolamento térmico pode ser usada para acabamento de superfícies de metal e madeira. Além disso, é bom porque é muito fácil de aplicar nas paredes.
Isolamento de garagem de bricolage
Para um isolamento térmico confiável da garagem, é necessário proteger não apenas as paredes, você também precisará isolar o piso, o portão de entrada, a superfície do piso e o teto. A variedade de materiais adequados para isso é enorme e você pode escolher o que precisa para um edifício específico. Na maioria das vezes eles param em lã mineral ou poliestireno, e o piso é isolado principalmente com argila expandida.
Faz sentido combinar diferentes isoladores térmicos, já que as estruturas dos edifícios são montadas a partir de diferentes materiais.
Isolante para piso
O piso da garagem costuma ser feito de concreto, por isso é aconselhável isolá-lo durante o vazamento. Se você comprou uma garagem pronta, será difícil proteger o chão do frio, pois durante o trabalho sua superfície ficará muito mais alta. Uma alternativa é remover parte do solo e diminuir o nível do piso.
Sequência de trabalho:
- O solo é nivelado e bem compactado,
- Uma camada de areia é derramada em 10 a 20 cm e também é cuidadosamente compactada,
- Uma mesa de concreto é feita sobre a almofada de areia acabada, após o que eles estão esperando a argamassa endurecer,
- Argila expandida é usada como isolante térmico,
- O isolamento é misturado com cimento e uma solução de concreto é preparada nessa base,
- Despeje o chão com a mistura resultante e espere a superfície endurecer,
- No final do trabalho, eles fazem a mesa de acabamento.
O piso pronto não deve ser utilizado por cerca de um mês - este período é necessário para o endurecimento de concreto de alta qualidade.
A necessidade de isolamento e ventilação
O estacionamento e o armazenamento de veículos na garagem devem ocorrer sob certas condições, o que favorecerá a manutenção das propriedades de desempenho e durabilidade do veículo.
Requisitos básicos para a manutenção de um microclima na garagem:
- na estação fria, a temperatura deve estar dentro de +5 graus Celsius, que é o valor ideal para guardar um carro,
- a sala deve estar equipada com um sistema de ventilação que forneça um fluxo de ar de cerca de 180 metros cúbicos. m por hora por unidade de veículo.
Há outro erro típico na produção de isolamento. Isso está relacionado ao fato de que todos os locais onde é possível o fluxo de ar externo para a garagem são eliminados e as aberturas de ventilação não são excluídas. A falta de ventilação pode levar a consequências extremamente negativas para a saúde humana, até a morte.
Além disso, não se deve esquecer um fenômeno como a inércia térmica, que afeta a taxa de variação da temperatura corporal ao longo do tempo. Portanto, o isolamento térmico deve ser disposto de modo que sua inércia térmica aumente para dentro e a condutividade térmica, pelo contrário, diminua.
A essência física da transferência de calor
Ao aquecer a garagem, é importante fazer a escolha certa dos materiais de isolamento. Sem entender a natureza dos processos em andamento de transferência de calor, isso é difícil de fazer. Os seguintes processos físicos são interessantes para as condições de uma garagem:
- transferência de calor por convecção, na qual a energia térmica é transferida do corpo com uma temperatura mais alta para menos aquecida,
- transferência de calor condutora, que ocorre transferindo o calor de partes mais quentes do corpo para áreas com temperatura mais baixa,
- radiação térmica, que é eletromagnética, devido à energia interna do corpo.
Assim, o mais eficaz será esse aquecedor, que impede o fluxo de processos convectivos e condutores e tem a capacidade de refletir radiação térmica.
Isolamento de paredes de garagem no exterior
Recomenda-se o isolamento da garagem externa usando espuma. Este material possui as propriedades de isolamento térmico necessárias a um custo acessível. Ao mesmo tempo, é necessário fornecer, em locais onde é possível o efeito de alta temperatura durante a operação de equipamentos ou dispositivos de aquecimento, a substituição do plástico por placas de lã mineral não combustível.
Antes de instalar as placas de espuma, é necessário realizar trabalhos preparatórios. Antes de tudo, deve-se realizar uma limpeza completa das paredes e remover os defeitos da superfície. Depois disso, é aconselhável escorvá-lo para melhor aderência ao material de isolamento.
O Polyfoam pode ser fixado à parede da garagem usando o método de aplicação da argamassa, seguido de uma pressão firme no plano. O método da placa é mais simples, no qual a solução é aplicada uniformemente com uma espátula.
As lajes de assentamento devem ocorrer de baixo para cima em um padrão quadriculado. A primeira linha é colocada com o uso de um suporte inicial montado na parede. Para prender as placas, elas são fixadas adicionalmente com buchas de plástico.
Devido à baixa resistência do material de isolamento, é necessário o seu revestimento. Para isso, o reboco é utilizado com reforço de malha de fibra de vidro e a aplicação posterior de uma camada de gesso decorativo e tinta. Freqüentemente usado para esse revestimento ou materiais de finalidade semelhante.
Isolamento das paredes da garagem por dentro
O isolamento interno da garagem é raro. Se surgir essa necessidade, o procedimento será o seguinte. Na superfície preparada, é presa uma partição falsa pré-fabricada, na estrutura na qual um aquecedor é inserido.
Além do drywall, a fibra de amianto pode ser usada. Este material possui um alto nível de resistência ao fogo, mas possui uma fragilidade significativa. Isso requer a criação de um quadro com uma etapa menor.
O isolamento amassado é amplamente utilizado, o que é explicado pela maior simplicidade do trabalho em comparação com o poliestireno. Para a instalação de algodão são utilizados ganchos especiais. Um pré-requisito para isso é a necessidade de criar uma barreira de vapor usando uma membrana.
A aplicação de aquecedores de líquidos modernos para isolamento térmico de estruturas metálicas de garagens permite obter o efeito desejado. É possível reduzir o custo do dinheiro e do tempo ao aquecer uma garagem de ferro instalando placas de espuma com cola. A principal condição para a fixação confiável do material é uma preparação completa da superfície. As juntas das placas devem ser sopradas com espuma de construção.
Isolamento para porta de garagem
As perdas de calor através da porta da garagem podem ser reduzidas, mesmo na fase de projeto. Se você fornecer um portão em uma das asas, não será necessário abri-las completamente. Também um método eficaz de preservar o calor é a criação de uma cortina de plástico ou tecido.
Para o isolamento de portas de garagem, o isolante térmico ideal é a espuma. Para esse fim, é criada uma caixa no lado interno, na qual são colocadas placas de espuma com a subsequente vedação das juntas entre elas.
Durante a operação de portões isolados, a condensação se forma nos pontos de contato entre o metal e o isolador térmico. Portanto, as superfícies metálicas devem ter uma camada protetora de material anticorrosivo e impermeabilização adicional. Depois disso, o quadro é montado para prender o revestimento com ripas de madeira ou OSB.
Isolamento de telhado da garagem
No caso de a garagem ser uma estrutura independente, é necessário isolar o telhado. Para fixar o isolamento térmico, é aplicada uma técnica que corresponde ao material do qual a sobreposição é feita. Se tiver uma base de madeira, a espuma poderá ser fixada com cavilhas ou pregos e posteriormente revestida com um material de revestimento adequado.
Para pisos de concreto, é necessário construir uma estrutura reforçada com cantos de metal e parafusos autorroscantes. A espuma é colocada na armação e pré-fixada com fita adesiva. Ao fixar o material da folha de revestimento, o isolamento é pressionado firmemente no teto.
Se o isolamento à base de fibra for usado, são necessárias medidas de impermeabilização. Uma camada de impermeabilização é colocada em um lado do telhado e uma barreira de vapor é disposta no lado da garagem.
O tratamento anti-séptico é realizado para proteger contra os efeitos de fatores biológicos e para melhorar a aparência - revestimento decorativo da superfície com várias composições ou tintas.
Isolante para teto
De acordo com as leis da física, o ar quente sobe, portanto o teto deve ser isolado necessariamente. Para fazer isso, é melhor usar poliestireno.
A sequência do trabalho é a seguinte:
- A escolha do método de montagem depende do material do piso. No teto de madeira, você pode montar a espuma com unhas simples.Em um piso de concreto, você deve primeiro fazer uma moldura na qual o material de isolamento térmico é colocado. Nesse caso, a espuma pode ser fixada com fita adesiva e coberta com madeira compensada ou revestimento decorativo,
- Todas as fendas e fendas são cobertas com espuma,
- A superfície do compensado no teto é impregnada com anti-sépticos, bem limpa e depois pintada.
Isolamento de parede
Para aquecer as paredes de metal, você deve primeiro alinhar as seções dobradas. Como isolante térmico, é desejável usar tinta isolante térmica, espuma de poliuretano ou espuma. Para garagens construídas com tijolos ou blocos de concreto, a lã mineral é usada principalmente.
A sequência de trabalho com lã mineral:
- As paredes são limpas, a armação é preparada,
- O material de isolamento térmico é colocado na estrutura acabada, fixando-a com ganchos especiais,
- O isolamento é coberto com um material de barreira de vapor,
- Qualquer decoração vai caber, monte-o depois de colocar a camada de barreira de vapor.
- A superfície é nivelada e preparada.
- Fixe a espuma com cola, pressionando uniformemente toda a área,
- As folhas devem ser colocadas de ponta a ponta, cobrindo todas as lacunas com espuma,
- Após a cura da espuma, todo o excedente saliente é removido,
- As paredes estão em betume e cobertas com tinta adequada.
Atenção! Não esqueça que a espuma começa a liberar compostos tóxicos no ar durante um incêndio. É necessário cumprir as regras de segurança e é essencial ter um extintor viável na garagem pronto.
Isolante para portão
As folhas das portas de metal estão convenientemente protegidas do frio com espuma. É bom fazer uma cortina térmica, para isso um filme grosso ou tecido denso está pendurado na frente do portão.
A sequência do trabalho de isolamento dos portões é a seguinte:
- Antes de tudo, é feita uma caixa no portão, após o qual são fixadas folhas de isolamento usando buchas ou cola
- Quaisquer espaços, costuras e juntas entre as folhas são cobertos com espuma para eliminar as pontes frias,
- A espuma colocada na caixa é suavizada com massa de vidraceiro, revestida com tinta ou protegida com folhas de revestimento decorativas,
- Depois disso, tiras de polietileno com uma largura de 20 a 30 cm são penduradas na frente dos portões como cortina de calor.
Cada proprietário da garagem decide por si próprio como é conveniente isolar a garagem. É importante escolher uma maneira confiável de proteção contra o frio. É melhor procurar o aconselhamento de profissionais que o ajudarão a escolher os materiais certos, para que o isolamento da garagem lhe custe baixo custo e o isolamento seja durável e eficaz.