Certamente a maioria de nós sonha em ter acesso à varanda da nossa própria cozinha. De fato, graças a ele, um espaço adicional aparece ou é uma ótima oportunidade para um descanso fácil com uma xícara de chá ou seu café favorito. E, é claro, se as cortinas de uma sala dessas forem escolhidas corretamente, será não só bonita, mas também incrivelmente aconchegante.
Seleção de modelo
As opções mais ideais são cortinas feitas de tecidos simples em cornijas, com um comprimento bastante grande, que, a propósito, podem ser muito diferentes. No entanto, uma opção de tamanho pequeno deve ser escolhida. Por exemplo, pode ir até o peitoril da janela.
Também uma ótima opção para cortinas são as persianas, que terão o mesmo comprimento e as janelas. E nas portas, porque serão uma única tela.
Entre os modelos mais populares, pode-se distinguir a versão enrolada das cortinas. Antes de tudo, eles podem ser painéis independentes um do outro. Ou seja, a janela cobrirá uma tela, a porta - outra. Além disso, essas cortinas são anexadas sem a instalação de grandes cornijas. E, no final, essas cortinas permitem fantasiar muito bem em relação ao design. Começa com uma variedade de cores, termina com o uso de diferentes tipos e variações de captadores.
Veja a foto proposta das cortinas na cozinha com uma porta da varanda. Aqui você verá como as cortinas da cozinha ficam nos ilhós que se movem muito confortavelmente. Eles são feitos de uma grande variedade de tecidos e materiais. Graças a eles, é muito fácil ir para a varanda, porque eles podem ser totalmente ampliados.
Também para cozinhas, as cortinas japonesas serão ótimas. Sua principal vantagem é a capacidade de diversificar a janela com cortinas de diferentes comprimentos. Ao mesmo tempo, para organizá-los, é importante a presença de espaço para seu movimento, para o qual são utilizados guias. Graças a isso, as cortinas ocupam menos espaço do que outras opções.
Uma seleção de cortinas prontas para a cozinha com uma porta da varanda
Você pode falar sobre uma variedade de materiais. Por exemplo, sobre tecidos com plantas representadas, que serão monofônicas na parte central e decoradas com uma pequena faixa nas bordas.
Se você tiver espaço livre para consertar a cornija, poderá fazer alguns experimentos tentando consertar os modelos na abertura da janela. Por exemplo, uma janela pode ser fechada com cortinas romanas e portas com uma cortina de tecido com uma imagem semelhante.
Para tornar a cozinha mais racional, prática, a melhor opção é usar a versão japonesa das cortinas. Em primeiro lugar, enfatizarão o estilo contido de uma maneira muito original e também ajudarão a oferecer o máximo de comodidade no momento de abrir as portas. Além disso, se estiverem separados, parecerão muito compactos e não menos originais.
Se desejar, pendure cortinas comuns no tecido da cozinha, usando duas opções: portanto, se você projetar o espaço da cozinha de acordo com as tendências da moda, os materiais comuns em uma cozinha romântica ou retrô parecerão muito originais.
Recomendações dos profissionais
Não tenha medo de várias combinações e experimentos. A combinação de materiais com textura diferente, bem como cortinas completamente diferentes na aparência, parece muito interessante em cozinhas onde há uma porta da varanda. De fato, devido à assimetria, a fantasia não pode ter limites.
Ao escolher cortinas que retratam padrões diferentes, você deve seguir o mesmo esquema de cores, que deve incluir não mais que três cores. Caso contrário, a sala será muito heterogênea, desafiadora.
Se você está determinado a organizar o espaço, é interessante e incomum, brinque com cores. Escolha tecidos simples ou estampados, para que o design pareça especialmente original.
Se os tecidos tiverem textura diferente, escolha-os para que a tonalidade seja aproximadamente a mesma. Isso permitirá que você não distraia a cor do contraste dos tecidos selecionados.
Se você preferir cortinas uniformes e, em geral, ordem em tudo, escolha cortinas com o mesmo comprimento e o estilo apropriado. Em seguida, quando fechadas, elas darão simetria à abertura da janela, mesmo se você escolher algumas opções para uma nova cortina na cozinha com uma porta da varanda.
Características e requisitos para o design de uma janela da cozinha com uma porta da varanda
Ao escolher cortinas, certifique-se de considerar vários pontos específicos:
- O acesso gratuito à varanda é obrigatório. De fato, a varanda da cozinha, segundo as estatísticas, é visitada com mais frequência do que em outras salas. Portanto, mesmo no estágio de planejamento da compra, escolha as cortinas para não se agarrar a elas.
- A loggia é uma coisa confortável, mas a luz natural diminui. Portanto, escolha a cor e o material das cortinas para que a sala não pareça sombria.
- A abundância de tecidos nas janelas de uma pequena cozinha parece um tanto inapropriada. Além disso, o tecido da cozinha fica sujo rapidamente, e é improvável que a lavagem tediosa e frequente lhe agrade.
- Reserve um tempo para estudar a composição do assunto selecionado. Têxteis naturais são difíceis de limpar, absorvem gordura e poeira. Os tecidos sintéticos são perfeitamente apagados, mas são perigosos em termos de fogo. Portanto, a melhor opção é uma cortina de fibra mista.
- Escolha o modelo de cortinas para que estejam em harmonia com a porta da varanda, formando uma única composição.
- Se o fogão estiver perto da janela, é importante que a distância do fogão às cortinas seja de pelo menos 300 mm.
- Tente encontrar um equilíbrio entre praticidade e beleza, agindo no princípio de "um não é em detrimento do outro".
Bata a assimetria
A assimetria é uma das tendências modernas. Depois de bater corretamente, você pode criar um design exclusivo da janela da cozinha. Combinando a maneira mais bizarra de diferentes materiais, cores e texturas, você pode criar um design único. Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a obter uma boa aparência da sua janela:
- Kit de duas camadas. Use tecido de tule como camada principal. A camada superior é feita de tecido translúcido, cortado ao longo de uma linha oblíqua. Do lado da varanda, a cortina tem um comprimento mínimo, mas no ponto extremo da janela cobre completamente a abertura.
- Painéis japoneses multicamadas. Os painéis multicoloridos parecem especialmente não padronizados e elegantes.
- Cortinas de canto.
- Cortinas laminadas ou romanas de diferentes alturas.
- Persianas verticais de vários comprimentos que se afastam do centro para os lados.
Cortinas curtas ou longas?
Em uma pequena cozinha ou estúdio, é melhor usar dois lençóis estreitos de tule como cortinas, sem cortinas e dobras desnecessárias. Para fornecer acesso ao peitoril da janela, você pode encurtar a tela, localizada acima da janela.
Em um espaço apertado da cozinha, cortinas com sistemas de elevação também são adequadas: persianas romanas, persianas, persianas. Eles não serão rejeitados por um rascunho, o tecido tem uma impregnação repelente de sujeira, a manutenção do material é extremamente simples. Além disso, você pode ajustar o nível de luz natural.
Tipos e tecidos
A principal característica da cozinha é um ambiente agressivo. A este respeito, o material a partir do qual as cortinas são feitas deve ser prático. A sala é frequentemente ventilada, portanto, o contato entre o tecido e o ar da rua não pode ser evitado. Mesmo que a cozinha esteja equipada com um bom exaustor, os tecidos absorvem ativamente os odores. Portanto, você terá que lavar ou limpar as cortinas com mais frequência do que em outras salas. Portanto, precisamos de materiais extremamente fáceis de cuidar. Uma boa escolha é um tecido com impregnação especial, que impede a penetração de gordura e umidade.
É um tecido fino e translúcido que dispersa a luz do dia e apaga o brilho da luz. Você pode usar um tecido de tule. Ao mesmo tempo, é importante que ele se mova ao longo da borda sem obstáculos, criando acesso à varanda. Conveniente a este respeito, cortinas nos ilhós. Eles dão a impressão de limpeza e são fáceis de mover. A cor mais comum é o branco. Uma combinação de dois ou mais tons parece igualmente bonita. O tule é um material inflamável, portanto, colocar essas cortinas ao lado do fogão não é a melhor solução.
Cortinas
Uma combinação clássica para uma cozinha que não pretende ter um design requintado é uma combinação de tule elegante e leve com cortinas de diferentes comprimentos. Uma cortina mais longa é colocada no lado, no lado da saída para a varanda. É necessária a interceptação de cortinas, pois isso simplifica a abertura da porta da varanda para dentro. O comprimento da cortina no lado oposto à entrada fica logo abaixo da linha do peitoril da janela. Uma solução original são cortinas em cornijas montadas em diferentes alturas.
Persianas horizontais e verticais
O princípio de operação das persianas horizontais é semelhante às persianas, mas há uma desvantagem significativa. As lamelas fecham completamente a porta da janela e da varanda, de modo que não há como usar totalmente o peitoril da janela. A base do projeto são as lamelas orientadas vertical ou horizontalmente. Girando em torno de seu eixo, eles regulam a penetração da luz na sala. O material para a fabricação de lamelas é diferente: tecido denso, metal, madeira ou plástico. As placas giratórias escondem a cozinha dos olhares indiscretos, sem interferir na troca de ar.
Vale a pena prestar atenção às persianas verticais. Eles são fáceis de cuidar, não perdem a cor, não se deformam, são praticamente silenciosos. Devido ao arranjo vertical das ripas, a altura do teto aumenta visualmente. Uma boa alternativa às persianas têxteis é uma cortina de fibra de vidro. O material não suporta combustão, apenas derrete sem emitir compostos nocivos. A maneira de cuidar de produtos de fibra de vidro é a lavagem a seco.
As soluções de design para cores podem ser muito diferentes. Pode ser uma superfície plana ou lamelas com impressões: padrões, ornamentos étnicos, impressão de fotos. As lamelas podem ser dispostas em uma única folha, passo a passo ou na forma de um arco. As persianas se encaixam perfeitamente no estilo Art Nouveau e, em combinação com o habitual tecido de cortina, têm uma aparência orgânica no interior clássico.
Cortinas em rolo e romanas
As cortinas de rolo são as mais adequadas para o design da abertura da janela. Telas de vários comprimentos podem ser usadas para janelas e varandas. É importante que sua textura seja a mesma. Usando cortinas de rolo, é fácil regular o fluxo de luz natural, graças a um mecanismo especial que enrola a tela no eixo. Para que o calado não sopre o tecido, são fornecidos pesos e dispositivos que especificam a direção do movimento.
A adjacência ao vidro neste design é bastante densa, portanto, o acesso ao peitoril da janela é gratuito. Esta é uma excelente solução para cozinhas pequenas, onde o peitoril da janela costuma servir como uma superfície de trabalho adicional para donas de casa. A escolha de tons, texturas e tamanhos de persianas é muito grande. São fáceis de manter e instalar, o que lhes permite encaixar no espaço de qualquer cozinha.
Dependendo do método de torcer, faça uma distinção entre rolleta convencional e cassete. Em um projeto convencional, a trama é enrolada em um eixo especial, enquanto o rolo têxtil é visível. A peculiaridade do design do cassete é que a trama, girando no eixo, fica oculta em um cassete cilíndrico. Dependendo do tamanho, os designs dos rolos são diferenciados tanto para toda a abertura da janela quanto para uma faixa separada.
As cortinas de rolo ficam ótimas com uma cortina clássica. Você pode usar tecido monofônico de diferentes texturas e tons ou tecidos estampados. Impressão de foto original. O ponto negativo das persianas é que, com uma operação com cuidado insuficiente, o mecanismo frágil pode ser quebrado. Recomenda-se não lavá-los, mas limpá-los com uma solução suave com sabão.
A cortina romana é uma seção de têxteis que, com a ajuda de um mecanismo especial, sobe e desce (parcial ou completamente). No estado elevado, a tela é dobrada com um “acordeão” horizontal. A cortina reta fecha completamente a abertura da janela ou, como opção, deixa o peitoril da janela aberto. Esta opção é para fãs de design racional lacônico.
É improvável que ele se adapte aos amantes do quilling. As cortinas romanas também têm uma desvantagem: o risco de danificar o sistema de elevação, bem como o fato de que, antes da lavagem, é necessário liberar o pano do sistema de guia.
As cortinas austríacas são um tipo de romano. A diferença entre eles é que os conjuntos não são lineares, mas sim ondulatórios. Essas cortinas parecem ótimas, mas seu custo é alto. Além disso, cuidar deles é bastante difícil.
Painéis japoneses
Os painéis japoneses são uma das formas originais e não padronizadas de projetar uma janela da cozinha. Sua principal característica é um design extremamente conciso e minimalista. Os tecidos são fáceis de mover e extremamente fáceis de limpar. Decorar a janela com painéis japoneses é apropriado em uma cozinha espaçosa, projetada em estilo moderno.
Kisei
A pátria desse material são os países do Oriente com clima quente. Kisei são cortinas feitas de fios presos na parte superior. A cortina de musselina protege bem a sala, garantindo a livre circulação de ar. Kisei tem diferentes tonalidades e texturas de fios, pode ser diluído com jóias feitas de miçangas, pompons ou lantejoulas. O tecido fica ótimo em cozinhas projetadas nos estilos "clássico" ou "etno".
Kiseya aumenta visualmente o espaço, de modo que as cortinas de linha são uma excelente solução para cozinhas pequenas e baixas, por exemplo, em Khrushchev. Você pode combinar a cortina de musselina com tecidos clássicos. A cor das cortinas pode ser simples. A transição gradiente de cores ou uma combinação de fios contrastantes fica linda. A cortina de musselina é prática e fácil de limpar. Você pode fazer você mesmo, principalmente porque nada é costurado e cortado ao mesmo tempo. Lavar gatinho é fácil. Para que os fios não se enrolem, eles são enfaixados em vários lugares.
Tecido de malha
Uma cortina feita ou feita sob medida é uma verdadeira obra de arte. Além disso, uma das tendências modernas são as peças originais feitas à mão em estilo rústico. Um lambrequim curto, uma cortina de café arrumada ou um tecido de renda de crochê são as soluções para uma cozinha com varanda. Em uma sala espaçosa, os produtos volumétricos de malha ficam bem. Aqui você pode experimentar a textura dos fios e uma combinação de cores.
Ao escolher um padrão de malha, é dada preferência a motivos vegetais e animais, padrões com borboletas, flores, frutas. O conjunto, conectado em um estilo, está lindo: cortinas, capas para móveis (cadeiras, sofás), guardanapo, toalha de mesa. A gama ideal de tonalidades é branca, creme, fio não branqueado, pérola. A cor branca cria uma atmosfera de limpeza, a cozinha parece muito elegante. São permitidos tons suaves de verde, azul e azeitona.
Recursos de escolha
Os critérios para escolher cortinas para a cozinha com uma porta para a varanda são os seguintes:
- Iluminação Uma cozinha com varanda é pior do que sem ela. Portanto, materiais leves de um tom claro devem ser preferidos. Uma exceção a essa regra são as grandes cozinhas quadradas, onde cortinas escuras apenas decoram a sala, criando a impressão de riqueza e luxo.
- Praticidade. Para fornecer acesso à varanda, você frequentemente precisará mover a tela. Portanto, ele deve se mover livremente ao longo da borda. O próprio tecido deve ser suficientemente forte e resistente ao desgaste.
- Projeto de aquecedor. Se não for muito estético, é aconselhável escondê-lo atrás da cortina.
- Layout, estilo de design da cozinha.
Não é necessário focar em nenhum tipo de cortina. É possível uma combinação de várias variedades. Por exemplo, cortinas clássicas com cortinas, cortinas romanas ou onduladas, enroladas.
Sob os estilos interiores
- A opção mais tradicional e ganha-ganha, uma espécie de "clássico do gênero" - cortinas de tecido. Linho natural, algodão e tule de renda são adequados em pequenas cozinhas feitas no estilo clássico, bem como na Provença ou no país. Inovações como papelão ondulado, austríaco, romano ou persianas não são estranhas ao design clássico. Eles ficam ótimos com tecidos familiares.
- Organza chique e cortinas de cetim parecem organicamente nas cozinhas Empire ou Barroco. Em particular, se a sala da cozinha servir simultaneamente como sala de jantar ou sala de estar.
- Lambrequins de várias formas geométricas são melhor associados ao interior "moderno" ou "clássico".
- Nos estilos "eco" e "etno", encaixam-se perfeitamente persianas feitas de bambu ou produtos tecidos de fibra de juta.
- Com painéis japoneses, é desejável projetar salas no estilo de "alta tecnologia", "techno" ou "minimalismo".
Fixações e cornijas
As cortinas da cozinha precisam abrir e fechar com bastante frequência, de modo que as cornijas precisam ser selecionadas com alta resistência. As cordas do teto são indesejáveis para uma cozinha com varanda, porque têm vida curta e não são muito práticas. De acordo com o material de fabricação, são distinguidos 3 tipos de cornijas.
- Metal - aço, cobre, latão, alumínio. O metal combina bem com a decoração em vidro ou couro. Os produtos desta série podem ser foscos ou brilhantes. Hastes de cortina de metal pintadas originalmente com revestimento colorido. As cornijas de metal mais caras e exclusivas são forjadas. Eles são feitos sob encomenda. A idéia mais ousada do cliente será realizada.
- De plástico Esta é uma opção muito mais econômica. O plástico é um material bastante durável e prático, completamente pouco exigente em termos de cuidados. Cornijas de plástico estão disponíveis com imitação de madeira, pedra ou metal.
- De madeira. Para a cozinha, esses produtos são completamente inadequados. O custo dos produtos de madeira é bastante alto e, devido ao contato com ambientes agressivos, eles perdem rapidamente sua atratividade original. No entanto, se a árvore for necessária no interior da cozinha para manter o estilo geral, ela lida perfeitamente com suas funções.
O comprimento da cornija, de acordo com as regras, deve se estender além da abertura da janela à esquerda e à direita em 300 mm. Nesse caso, o design da janela parece muito mais bonito. Uma cornija muito longa também é impraticável.
Cortinas em ilhós
Ilhós são uma opção de montagem simples e original. São anéis costurados diretamente no tecido. Essas cortinas são muito práticas. De fato, para cortá-los, você precisa se esforçar bastante. Ilhós são uma personificação do laconicismo e da elegância. Ao mesmo tempo, enfatizam a textura do material, formam dobras perfeitas na tela.
Para pendurar cortinas densas, são usados anéis de metal. Ilhós de plástico são adequados para cortinas têxteis de média densidade. Se o tecido for leve, a montagem nos ilhós não funcionará.
Acessórios
Os acessórios são um elemento importante da decoração de interiores. As cortinas da cozinha podem ser decoradas com fitas, pincéis, clipes. A decisão específica depende das preferências de gosto dos proprietários da casa. É importante apenas que a decoração corresponda ao estilo e esquema de cores específicos. Com a ajuda de acessórios, você pode decorar telas longas, dar-lhes forma e dar à aparência das cortinas um destaque especial.
- Para a passagem sem obstáculos para a varanda, são utilizados suportes e garras. Os ganchos são feitos de corda trançada, decorada com laços e fitas. Materiais para a fabricação de suportes - metal, plástico ou madeira. A altura dos suportes é diferente, dependendo do estilo específico da cozinha.
- Uma passagem sem problemas para a varanda pode ser alcançada com a ajuda de pura interceptação. É possível obter o mesmo efeito usando um lambrequim feito na forma de um cachecol.
Os acessórios para cortinas podem ser comprados prontos em uma loja especializada ou feitos por você. O principal é não sobrecarregar o interior da cozinha e observar a medida com o número de acessórios.
Cores e padrões
Para tornar o espaço da cozinha bonito, a cor das cortinas é escolhida de modo a combinar com o tom em que as paredes são pintadas. Correspondência não significa identidade de cores completa. Às vezes, eles batem na harmonia das texturas, negligenciando um único esquema de cores. Para uma pequena cozinha, cortinas de luz de tecido liso serão a melhor opção.
A influência da cor no humor das pessoas é estabelecida há muito tempo. Portanto, escolhendo a cor dos têxteis da cozinha, é necessário considerar vários recursos:
- Tons de branco aumentam visualmente a sala. A cor branca combina bem com as cores pastel: bege, azul pálido ou rosado.
- Tons amarelos - ensolarado, positivo, brilhante, contribuem para a ativação do cérebro e o despertar rápido (o que você precisa de manhã).
- O tom verde suave cria uma impressão de calma e pacificação.
- Azul e ciano. Na sua forma pura, esses tons são bastante frios, por isso é aconselhável usá-los com outros tons, mais quentes e brilhantes.
- Sombras violetas são indesejáveis para usar "solo", porque contribuem para uma deterioração do humor, até estados depressivos.
- Vermelho é muito brilhante e irritante. Para têxteis de cozinha, tons suaves são adequados: bordô, terracota ou marrom avermelhado.
Se você escolher tecidos em tons neutros, é recomendável compensar alguma uniformidade com impressões expressivas. Se o papel de parede com um padrão for colado nas paredes, é melhor usar tecidos comuns.
Dicas de Design
Para projetar com sucesso uma janela combinada com uma porta da varanda, os designers aconselham o seguinte:
- Escolha a largura das cortinas para que corresponda à abertura da janela e varanda.
- Se as cortinas forem muito longas, considere os agentes de ponderação (esses podem ser elementos decorativos). Isso é necessário para que, em caso de estiramento acidental, o tecido não termine em uma proximidade perigosa da laje.
- Não tenha medo de experimentar combinando materiais de diferentes cores e texturas. Lembre-se de que a combinação assimétrica de uma porta da varanda e uma janela não é uma desvantagem, mas uma vantagem. A menos, é claro, vencê-lo corretamente.
- A combinação de cores, embora contrastante, é maravilhosa. Mas, para não cair no kitsch mais primitivo, lembre-se: o número máximo de cores na faixa de cores do interior é 3.
- Se você usar tecidos de texturas diferentes, adira à unidade no esquema de cores.
- Para expandir visualmente a cozinha, escolha materiais leves: simples ou com um padrão fino.
- Se as paredes são projetadas em cores neutras, tons brilhantes e contrastantes de têxteis são adequados. Por outro lado, as paredes coloridas se harmonizam bem com as cortinas de tons suaves.
- Se possível, o design das cortinas deve prever a regulação da iluminação.
- Escolha materiais fáceis de limpar e fáceis de limpar.
- Organize os móveis para que não atravancem a passagem para a varanda.
Conclusão
Ao finalizar o design de uma janela da cozinha, considere que o modo de operação desta sala é muito especial. Os tecidos selecionados com base no princípio de “ricos em caros” na cozinha perdem rapidamente sua atratividade, transformando-se em coletores de poeira e graxa. Equilíbrio entre praticidade e luxo. Um não deve ser em detrimento do outro.