Muitas vezes, uma casa de campo não é apenas uma caixa retangular, mas um complexo mais complexo, incluindo janelas de sacada, varandas, terraços e possivelmente extensões. O arranjo mútuo de todas essas partes e define a base para a aparência da estrutura. O quão harmoniosamente eles se relacionam determina em grande parte a qualidade das fachadas.
Outro aspecto importante do projeto arquitetônico do edifício é a posição, tamanho e forma das aberturas das janelas e portas. Uma casa de campo com grandes vitrais, ocupando uma parte significativa do plano das paredes, parecerá mais leve que uma casa com estreitas janelas.
Se você estiver procurando por soleiras de janelas de madeira reais por encomenda, teremos o maior prazer em ajudá-lo. No site oficial da nossa empresa apresenta a maior seleção de peitoris a preços acessíveis.
Também é importante não esquecer que a fachada de uma casa de dois andares terá proporções diferentes das que, por exemplo, uma casa de um andar. Esta também é uma circunstância significativa que influencia o que a casa se tornará como resultado.
Materiais de revestimento
No passado, a aparência de um edifício dependia principalmente do material usado para sua construção. Se as paredes eram feitas de tijolo, a superfície deles na maioria dos casos era a mesma.
No entanto, a tecnologia moderna permite criar paredes mais finas, mais baratas, mas ao mesmo tempo fortes e quentes - devido ao uso de estruturas multicamadas de diferentes elementos. Isso significa que a fachada de uma casa de tijolos pode demonstrar, por exemplo, um acabamento de madeira muito espetacular e realista.
Se você estiver interessado em aparelhos de ar condicionado confiáveis com entrega em Sebastopol, recomendamos que você visite a loja online Klondike.
E vice-versa - um chalé, que à primeira vista parece tijolo, pode realmente ser construído, por exemplo, em concreto armado.
Em geral, seja qual for a sua casa, você sempre poderá ajustar sua aparência com a ajuda de materiais de revestimento selecionados corretamente. Agora, no domínio público, existem muitas opções. De gesso tradicional a grés porcelanato, tapume, pedra decorativa.
Eles são usados individualmente - ou em combinação um com o outro. Alguns dos métodos possíveis de enfrentamento devem ser discutidos em mais detalhes.
Funcionalidades
A fachada de uma casa de campo ou chalé é uma espécie de "manto" arquitetônico do edifício, protegendo-o da influência de fatores externos e criando uma aparência atraente. O exterior da habitação serve como um indicador do status e luxo, gosto e preferências do proprietário, suas capacidades financeiras. As principais tarefas da fachada, que devem ser resolvidas igualmente bem, são criar uma aparência atraente e manter um microclima interno estável.
O estilo da fachada de uma casa particular consiste em toda uma cadeia de componentes, incluindo:
- A cor que define o humor psicológico ao olhar para a fachada da casa.
- Tipo e textura dos materiais utilizados na decoração de paredes.
- Elementos decorativos
Toda a complexidade do design do design exterior da casa de campo é que todos os componentes acima devem estar em harmonia não apenas entre si, mas também com o design da paisagem circundante e áreas vizinhas. Cada época e cultura nos oferece instruções que são testadas pelo tempo. Por exemplo, um chalé atrai com seu aconchego, o classicismo com sua versatilidade, a Provence com cores vivas e uma atmosfera romântica, em enxaimel com renda com vigas.
No entanto, ao escolher um estilo, você precisa se concentrar não apenas em sua beleza, mas também em praticidade, dado o clima regional. Por exemplo, o estilo mediterrâneo sugere a presença de varandas, o que não é apropriado nas regiões norte do país, e um elegante estilo Império no meio da floresta simplesmente se perde, tornando-se um local inexpressivo.
Ao projetar uma cabana no exterior, é importante entender que todos os elementos e objetos ao redor do edifício (bancos, mandris, plantas e iluminação) devem funcionar com a "imagem" de uma casa de campo. Por exemplo, os contornos retangulares dos edifícios anexos complementam os estilos modernos, mas contradizem completamente o chalé. Não menos importante é o material usado para equipar os caminhos dos jardins, por exemplo, mandris e canteiros, colinas alpinas e lagoas artificiais, esculturas e arbustos são pouco combinados com o minimalismo.
Opções de design de fachada de chalé
No momento, os designers identificam mais de dez áreas principais usadas para projetar a fachada. Consideraremos as melhores soluções, considerando o número de andares do edifício. Por exemplo, para um edifício de um andar, um clássico sem idade é o mais adequado, caracterizado por proporções e linhas estritas, uma combinação de minimalismo e a riqueza de objetos individuais (arcos, colunas ou escadas). Esse estilo enfatiza a maturidade da mente do proprietário, demonstrando seu status e gosto.
Quanto à casa de dois andares, isso pode ser feito no estilo campestre, onde as características do edifício serão completamente diferentes. Em um sentido amplo, o estilo francês inclui tanto a Provença quanto os chalés dos Alpes. Esse estilo é melhor usado se a casa estiver localizada no fundo de uma floresta ou montanhas.
Variedades de estilo country:
- Provence é um lugar remoto, desprovido de natureza selvagem, onde tons claros e frios são superiores. Como decoração, são utilizados frontões e varandas, janelas brancas, divididas em pequenas seções.
- O chalé é um estilo mais selvagem e comovente, combinando materiais naturais como madeira e pedra.
Soluções decorativas
Ao criar o design da cabana de fora, você pode usar vários elementos decorativos e soluções globais, incluindo:
- A fachada é revestida com ferrugem (pedra não processada ou imitação), complementada por arcos e colunas.
- Peitoris e encostas, decorados com molduras ou estuques.
- Janelas atraentes pintadas na cor desejada, complementadas por uma sandália triangular ou de cebola (cornija).
- Arcos e colunas.
- A cornija não é apenas a proteção das paredes contra a precipitação, mas também um elemento que enfatiza a decoração da fachada, que pode servir como um ornamento. Você pode torná-lo mais atraente montando a luz de fundo LED lá.
- Elementos de canto, por exemplo, padrões geométricos ou imitação de pedra rasgada.
- Nichos para vasos e estátuas.
- Materiais que imitam os naturais, por exemplo, pedra selvagem ou madeira.
Materiais para decorar a casa fora
No momento, quase todos os minerais tradicionais e materiais sintéticos modernos são usados para revestir a fachada de uma casa de campo. Considere apenas as opções mais populares, a saber:
- O gesso decorativo para fachada é um material de acabamento esteticamente atraente, com propriedades à prova de som e economia de calor. Além disso, o gesso protege as paredes externas da casa contra danos mecânicos e precipitação atmosférica e também é resistente à luz solar ultravioleta. Dependendo do elemento de ligação, pode ser: silicato, acrílico, mineral, silicone.
- Tapume são painéis que se sobrepõem. Variedades: madeira, madeira, vinil. Para lavar a fachada da cabana, basta derramá-la com água; além disso, o material é ecológico e à prova de fogo.
- Ladrilhos e tijolos - será desnecessário falar sobre esses materiais de construção, porque todos conhecem suas propriedades e vantagens. O tijolo é o material de construção mais antigo, que no subconsciente das pessoas está associado à qualidade e respeito pelo meio ambiente, segurança e prosperidade contra incêndio, beleza e luxo.
No. 1. Estilo clássico
Apesar do surgimento de muitos estilos arquitetônicos modernos interessantes, o clássico permanece popular, porque cria a impressão rigor e enfatiza o gosto refinado do dono da casa. O estilo é adequado para casas grandes, e suas principais características são:
- simetria e clareza de formulários, layout regular, proporcionalidade e harmonia,
- elementos decorativos estão presentes, mas eles não são muito elaborados. É dada especial atenção às balaustradas e colunas,
- são utilizados principalmente materiais naturais: gesso e mármore para paredes, telhas naturais para coberturas, metais forjados para cercas e grades.
No. 2. Barroco
Estilo barroco é pretensão, esplendor, abundância de decoração. A direção não é usada com tanta frequência na construção moderna - geralmente apenas sua traços:
- combinação de formas retas e curvas,
- a abundância de colunas, pilastras, esculturas, dourados e outros elementos decorativos para enfatizar o status do proprietário da casa,
- são usados principalmente tons pastel, além de bordô, verde e vermelho.
Estilo escandinavo
O estilo é diferenciado pela funcionalidade, muita luz natural e praticidade com estilo, mantendo o conforto. A arquitetura escandinava ajuda a ficar mais perto da natureza, mesmo em ambientes urbanos. O estilo é dominado pela simplicidade e concisão.
A direção arquitetônica surgiu em países com clima severo semelhante ao russo - Dinamarca, Suécia, Noruega. A fachada é feita de madeira. O revestimento é tratado com compostos protetores para preservar a estrutura natural do material. Uma característica dos edifícios: um grande alpendre, terraço, empena com uma inclinação íngreme do telhado de forma assimétrica ou clássica, janelas grandes ou janelas panorâmicas.
Molduras de janelas de madeira ou vidros duplos, cuja decoração imita madeira, são desejáveis. O telhado é coberto com materiais poliméricos ou telhas metálicas. Os edifícios são distinguidos por suaves tons naturais: terracota, verde escuro, cinza, marrom.
Materiais para decorar a fachada de uma casa particular
Atualmente, no mercado da construção, você pode encontrar uma grande variedade de materiais utilizados na decoração de fachadas: de gesso e revestimento decorativo a azulejos de pedra e porcelana. Sua escolha depende das preferências do proprietário do edifício, da disponibilidade de tempo livre necessário para a execução do trabalho e das oportunidades financeiras. Todos os materiais apresentados podem ser usados individualmente ou combinados.
Projeto de fachada de uma casa particular
O exterior da casa diz muito sobre seu dono. Portanto, ao executar a decoração da fachada, você precisa aderir a um determinado estilo. Os estilos de decoração para casa mais populares atualmente são:
- Modern. É caracterizada por janelas altas com uma moldura fina. O acabamento geralmente é contido em cores claras.
- Americano Esta opção é ideal para casas térreas. Uma característica distintiva do estilo era o design complexo do telhado.
- Clássico Aqui todas as regras de simetria serão rigorosamente observadas, apesar do uso de várias formas do edifício. Casas de estilo clássico são frequentemente complementadas por pisos no sótão e uma varanda arredondada.
- Chalé A peculiaridade do estilo era um telhado inclinado, a presença de varandas ou varandas, decoração de paredes com madeira.
- Fachwerk. Esta é uma direção de estilo alemão, que envolve a decoração da casa com varandas de madeira e pintura clara das paredes.
- Rústico. Para completar a decoração de casas nesse estilo, apenas madeira é usada. As características distintivas do estilo rústico são: persianas, patins esculpidos e outros elementos decorativos.
- Japonês Esse estilo pode ser reconhecido pelos cantos elevados do telhado, layout simples, cores claras das paredes e decoração escura dos cantos do edifício.
A escolha da cor para decorar as fachadas de uma casa particular
Ao decorar as paredes de uma casa, é preciso prestar atenção não apenas ao seu estilo, mas também à cor da fachada. Isso pode afetar a impressão geral do edifício e enfatizar favoravelmente seus méritos. Escolhendo uma sombra, é recomendável seguir algumas regras:
- Cores claras devem ser escolhidas para o design de objetos pequenos. Essa técnica visualmente aproxima a casa e a torna maior. Mas tons escuros, pelo contrário, removerão o objeto e farão você prestar atenção ao ambiente.
- Cores brilhantes precisam ser escolhidas para edifícios simples com decoração mínima.
- Ao projetar fachadas, você pode usar até 3 tons básicos. Nesse caso, um deles será usado como decoração.
Nota: superfície lisa parece brilhante, mesmo se pintada em cores claras. Um áspero, pelo contrário, descolora até cores vivas.
Decoração de fachada
Para decorar as fachadas de casas particulares, várias decorações são amplamente utilizadas. O mais simples deles é uma cornija, que pode ser colocada sob o teto ou usada para separar o piso e o porão. É permitido colocar um baixo-relevo acima da porta ou nas áreas "vazias" da parede, se o edifício for feito em estilo clássico ou barroco.
As colunas que serão apropriadas em uma varanda grande com uma viseira são consideradas decoração universal. Perto da porta da frente, você pode colocar estatuetas ou vasos de flores com flores. As decorações populares incluem pedras enferrujadas, usadas para decorar cantos ou criar uma separação vertical de um edifício.
Número 3. Moderno
Tendo aparecido na virada dos séculos 19 e 20, o estilo Art Nouveau ainda tem muitos fãs, porque permitiu repensar completamente a aparência da arquitetura, abandonar o rigor em favor de formas bizarras ornamentadasmas não perca o senso de proporção.
Características distintivas:
- uma abundância de linhas curvas suaves, que se manifestam na forma de janelas, portas, telhados e outros elementos. A simetria dá lugar à naturalidade
- materiais tradicionais e novos são usados na decoração, um lugar especial é ocupado por azulejos de cerâmica, mosaicos e vitrais,
- a fachada da casa Art Nouveau é frequentemente decorada com motivos florais,
- o layout interno é geralmente complicado, com inúmeras curvas, descidas e subidas; os quartos estão agrupados ao redor do salão, que é especialmente grande.
A direção é usada na construção de casas de campo particulares, bem como em pequenas casas para várias famílias. Existem aldeias caseiras inteiras nas quais todos os edifícios são feitos com esse estilo. No entanto, não é fácil projetar uma casa assim corretamente, porque moderno é o estilo do passado, é difícil senti-lo, tendo conquistado seu caráter, portanto, o arquiteto tem um risco maior de cruzar a linha e criar algo que se assemelha remotamente ao moderno.
Número 4. Minimalismo
O minimalismo é um dos mais estilos contemporâneos populares para casas particulares. Como no interior, o minimalismo envolve o uso de apenas detalhes necessários e funcionalmente significativos; portanto, os edifícios são característicos severidade dos formulários e quase completa falta de decoração. Entre outros recursos:
- concisão, cumprimento das regras de composição, simplicidade, uso apenas dos mais necessários, versatilidade de cada elemento, rigor e geometria das formas,
- é dada preferência a materiais naturais, incluindo pedra, madeira e vidro,
- sem sugestões de pretensão e sofisticados elementos decorativos,
- esquema de cores únicas, principalmente tons claros,
- iluminação embutida em torno do perímetro da casa e presença de grandes janelas, sala de vidro no chão.
O minimalismo na arquitetura é reduzido a um mínimo de detalhes, um máximo de luz e espaço.
No. 5. Alta tecnologia
O estilo de alta tecnologia em sua forma pura raramente é usado na construção de uma casa particular - geralmente apenas alguns de seus elementos são usados, combinando minimalismo minimalista. A direção surgiu sob a influência da arquitetura industrial, o que explica sua principais características:
- linhas retas estritas, restrição e concisão, ausência quase completa de decoração e presença de elementos estruturais salientes,
- a cor principal é cinza, prateado metálico e tons semelhantes. Metal de alta tecnologia - em uma conta especial,
- a presença de grandes áreas envidraçadas,
- enquanto no interior a alta tecnologia é uma demonstração de tecnologias avançadas e eletrônica moderna, na arquitetura são as mais recentes soluções de engenharia, a predominância de metal cromado, além de vidro, plástico e madeira com menos frequência.
No. 6. Estilo Chalé
Existem várias áreas que se formaram sob a influência das características arquitetônicas de cada país e região. Isso inclui estilos inglês, escandinavo, americano, alemão, belga e outros, mas começaremos com o estilo de chalé, também chamado alpino. A direção nasceu nos Alpes franceses e, originalmente, um chalé era entendido como uma habitação maciça e confiável, a fim de se esconder do clima nas montanhas. Especialmente organicamente, essa casa terá áreas montanhosas, montanhosas e arborizadas.
Principais recursos:
- telhados inclinados de duas águas que se projetam fortemente do lado de fora da casa. Nas montanhas, esta técnica é necessária para proteger a área circundante da neve. Varandas aconchegantes estão localizadas sob o teto suspenso, o segundo andar é o sótão. Além disso, o estilo alpino é caracterizado pela presença de grandes terraços sem cercas que se estendem além do perímetro da casa,
- materiais naturais são usados para revestimento de fachadas: o primeiro andar é revestido de pedra, o segundo - com madeira, o telhado é feito de azulejos ou telhas naturais,
- Todos os detalhes e elementos decorativos são aplicados e funcionais.
Estilo vitoriano em arquitetura
O estilo surgiu entre 1830 e 1910 durante o reinado da rainha Victoria. Principais características: efeito da "casa de bonecas", decoração cuidadosa, sótão íngreme, lado a lado, forma assimétrica, presença de alpendre, cores brilhantes e saturadas, varandas com colunas, torres e torres majestosas, grades decorativas.
As casas vitorianas geralmente são edifícios compactos de dois andares, com decoração intricada e telhados inclinados em vários estágios, frequentemente decorados com pináculos. A tendência estilística se originou no Reino Unido e se espalhou não apenas dentro do país, mas também nas colônias inglesas. Casas neste estilo arquitetônico têm uma fachada assimétrica. Para a decoração dentro da estrutura da direção estilística, são utilizados gesso, revestimento, tijolo.
Estilo japonês
A arquitetura da Terra do Sol Nascente é o resultado de uma guerra japonesa centenária com a natureza. As principais características do estilo foram emprestadas dos chineses.
Os elementos arquitetônicos básicos do estilo japonês são determinados não pelas tendências da moda, mas pela necessidade vital. Tanto na antiguidade, como agora, o principal princípio da arquitetura continua sendo a unidade dos edifícios e a natureza circundante. A funcionalidade é uma prioridade, enquanto a estética desaparece em segundo plano. Características características das casas japonesas: uma pequena quantidade de decoração, praticidade e racionalismo.
Anteriormente, no Japão, eles construíam casas feitas de madeira e papel de arroz. Hoje, são utilizadas placas de fibrocimento e revestimento de cerâmica. As características de estilo japonês incluem um terraço com piso de tábuas. Para maior autenticidade, o terraço é decorado com jardinagem em contêiner.
Estilo americano
O estilo é uma variação adaptativa das tendências arquitetônicas que existiam anteriormente na Europa. Do desejo dos primeiros colonos de demonstrar a escala e a riqueza da casa, surgiu a necessidade de criar não habitações modestas, mas um complexo arquitetônico inteiro.
O estilo se distingue por um mínimo de detalhes de relevo, a predominância de linhas retas, simetria, tons claros e calmos, muitas janelas, extensão horizontal, um teto assimétrico. Atualmente, essa tendência estilística é uma mistura de estilos arquitetônicos. Conceito geral: construir uma casa espaçosa e confortável, onde todos se sintam confortáveis. Normalmente, esta é uma casa de dois andares com uma base baixa, com uma varanda ou uma varanda espaçosa.
Estilo rústico
As principais características do estilo rústico são naturalidade e simplicidade. A direção reflete as tradições populares de seu país, distingue-se pela grosseria deliberada, proximidade com a natureza.
O edifício em estilo rústico parece autêntico, materiais naturais (pedra, madeira) e tons naturais são usados na decoração externa. Normalmente, uma casa nesse estilo é construída com uma varanda ou uma varanda enorme. Se o prédio tiver dois andares, uma varanda espaçosa será construída sobre a varanda, em harmonia com o estilo geral da fachada. Características características do estilo da vila russa: paredes de troncos, janelas com platibandas esculpidas.
Estilo de Wright
Estilo originado nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. O fundador da direção foi o arquiteto Frank Lloyd Wright. O estilo de Wright também é conhecido como estilo. Pradaria.
Wright defendeu a limpeza e a simplicidade das linhas, o edifício cujo exterior é integrado à paisagem circundante. Casas em estilo pradaria combinam perfeitamente com o cenário natural do filme ocidental. Características principais do estilo: longas linhas horizontais, decoração minimalista das fachadas, tenda ou telhado plano, galerias envidraçadas.
O estilo da “casa alpina” é escolhido por quem sonha com uma atmosfera de segurança, harmonia e tranquilidade.
A direção se espalhou a partir de uma antiga província no sudeste da França. Os edifícios desse estilo são adaptados ao clima severo e, portanto, são ideais para a Rússia. Hoje, o chalé tem um estilo relevante e procurado para habitação suburbana funcional.
Os pilares do estilo: fundação em pedra sólida e madeira, uso de materiais ecológicos de alta qualidade, telhado inclinado com um grande ângulo de inclinação, terraço. Outra característica é a arquitetura de vários níveis, pois os chalés originais foram construídos principalmente nas montanhas e repetiram o terreno irregular. Por esse motivo, os chalés se encaixam perfeitamente no enredo com um viés significativo. Para o telhado da "casa do pastor", uma telha de madeira, cerâmica e flexível é usada para manter a autenticidade. A moradia moderna dos pastores alpinos é construída em 1-2,5 andares.
Estilo alemão
Essa direção arquitetônica é escolhida por quem valoriza solidez, simplicidade e elegância. As nuances de projetar as fachadas dos edifícios no estilo bávaro ou alemão: linhas estritas, falta de redundância de elementos decorativos, cores restritas, uso de materiais baratos.
Esse estilo herda a precisão alemã e a busca da ordem. Apesar disso, as casas se assemelham a encantadoras casas de contos de fadas descendentes das páginas dos contos de fadas. O edifício de estilo alemão foi projetado como um quadrado ou retângulo com um telhado de duas águas.
As paredes são pintadas em branco, areia, cinza ou outras cores discretas. O telhado de azulejos é tradicionalmente feito em marrom ou vermelho. A forma das janelas é retangular ou em forma de arco, a vidraça é dividida em várias seções quadradas ou retangulares, às vezes as janelas são complementadas com persianas.
Estilo inglês
Estilo é uma combinação de bom gosto e restrição. Os pilares da direção arquitetônica: plano retangular simétrico, paredes de tijolo vermelho, entrada baixa com um pórtico.
Atualmente, a arquitetura da mansão inglesa é dominada por elementos inerentes à arquitetura de uma época histórica específica. Características principais do estilo eclético: um telhado com uma janela de águas-furtadas e uma ladeira íngreme, janelas baixas, paredes de tijolo ou pedra.
Fachwerk
O estilo se originou no século XV na Alemanha. A casa em enxaimel é um exemplo de qualidade e praticidade alemãs. Edifícios nesse tipo de arquitetura sugerem a presença de uma estrutura externa de vigas verticais, horizontais e diagonais.
Característica do estilo: pendendo sobre o segundo andar sobre o primeiro. O principal material das casas em enxaimel é a madeira. Como as casas de madeira são materiais inflamáveis e requerem tratamento antifúngico, atualmente elas recorrem à imitação de fachwerk usando painéis de poliuretano que dão a impressão de vigas de madeira.
Estilo gótico
As casas góticas têm características próprias: formas geométricas estritas, semelhança com uma fortaleza defensiva com uma a quatro torres altas, teto pontiagudo, janelas alongadas, lancetas, vitrais, decoração modesta da fachada, uma combinação contrastante da cor do telhado e das paredes. O material de construção das casas góticas é de pedra ou tijolo. Os edifícios têm pelo menos 3 andares. As casas de estilo gótico parecem autênticas na beira de uma floresta ou em áreas montanhosas.
Provence
O estilo das casas da vila da província do sul da França se originou no século XIX. A arquitetura da Provence é consoante com aqueles que podem ver a beleza na vida cotidiana. Uma característica da decoração em estilo provençal é a negligência e os materiais envelhecidos para a decoração externa da fachada.
Características distintivas de estilo - um terraço alto e espaçoso, detalhes forjados e esculpidos, persianas e janelas de madeira, um telhado de ladrilhos com várias inclinações, uma varanda com colunas e balaústres, portas enormes com dobradiças de metal. A decoração da parede exterior é feita em tons pastel claros. A vantagem na decoração da fachada é dada aos materiais naturais: madeira e pedra, com um pequeno orçamento, são substituídos por imitações de alta qualidade.
Casa Batlló
Um exemplo da arquitetura Art Nouveau do início do século XX foi construído em 1877. Em 1904-1906, o edifício foi completamente reconstruído pelo brilhante arquiteto Antonio Gaudi. Tanto a fachada quanto os interiores foram submetidos à reconstrução.
O edifício, devido às muitas técnicas de design utilizadas, destaca-se por sua heterogeneidade estilística e é uma verdadeira atração de Barcelona. O exterior da casa distingue-se pela decoração de mosaicos de vidro, predominância de assimetria, motivos naturais, símbolos religiosos, cores puras coloridas, varandas com cercas na forma dos ossos pélvicos do esqueleto humano. Gaudi reconstruiu radicalmente a construção de sete níveis, dando à fachada uma forma suave e a silhueta do telhado das costas arqueadas do dragão.
Estilo loft em arquitetura
A pátria de uma direção não padronizada no design interno e externo das casas são os EUA. Inicialmente, eram fábricas, armazéns, fábricas convertidas em instalações residenciais. Os objetos loft têm uma aparência industrial e autêntica.
Características conceituais do estilo arquitetônico:
- Cores esbranquiçadas, vermelho-marrom e tons metálicos.
- Linhas estritas e simplicidade de formas geométricas com decoração mínima.
- Fragmentos de estruturas industriais industriais sob a forma de escadas metálicas, tubos de fábrica, sistemas de ventilação.
- Combinações incomuns de tijolo vermelho envelhecido e vidros panorâmicos, concreto não tratado ou rebocado aproximadamente e metal ferroso para um edifício residencial.
Casas em estilo loft preferem personalidades criativas com uma abordagem não-padrão da vida. Os objetos arquitetônicos que reivindicam pertencer ao Loft são diferenciados por exteriores extraordinários, referentes ao passado industrial.
Barnhouse
O estilo arquitetônico, cujos ancestrais eram Loft, minimalismo e biotecnologia. Estes são os chamados galpões da casa em um, dois andares. Características conceituais de casas neste estilo:
- Rigorosa simplicidade de forma e textura.
- A presença de terraços abertos de madeira.
- Forma estável retangular.
- Telhado de duas águas ou de passo único.
- Porta da frente larga.
- Decoração lacônica da fachada com metal ou tábuas.
Barnhouse enfatiza a percepção sobre a fusão com a natureza. Este é um projeto arquitetônico acessível e de baixo custo, com minimalismo na decoração do exterior e do exterior. O conceito de direção estilística reflete o desejo de simplicidade e respeito pela natureza. O estilo democrático permite o uso de vários materiais de construção, dependendo da área. Principalmente, isso é madeira, mas também pode ser tijolo bruto, calcário, perfil de aço.
Ao escolher o estilo arquitetônico da futura casa, eles são guiados não apenas pela praticidade, mas também pela beleza; o edifício terá uma individualidade. A decisão de construir uma casa no estilo escolhido permite que você escolha uma solução arquitetônica que atenda aos gostos e necessidades pessoais. É desejável que o estilo de decoração exterior continue no design de interiores.
Complemente nosso artigo - vídeo sobre o tema:
Número 8. Estilo italiano
A casa de estilo italiano ficará bem tanto em regiões costeiras quanto em áreas com vegetação densa. Não há requisitos para o tamanho do edifício - o principal é transmitir a atmosfera de conforto, paz e relaxamento.
Principais recursos:
- telhado plano ou quase plano, a presença de um terraço com copa, persianas nas janelas,
- a fachada é revestida com tijolo ou gesso em tons claros, o telhado é feito de telhas naturais de terracota ou de outros materiais com a mesma aparência (telhas flexíveis e telhas metálicas)
- elementos decorativos têm significado funcional. Por exemplo, suportes que suportam o teto. A varanda e os terraços usam paisagismo, móveis e luminárias agradáveis.
No. 9. Estilo russo
Belas casas de madeira com uma abundância de elementos decorativos talhados, como costumavam ser os comerciantes ricos, enfatizam o status do proprietário e seu orgulho com suas raízes e origem. Uma casa no estilo tradicional russo é um prazer caro, mas, por outro lado, oferece uma sensação de total segurança e conforto.
Características características:
- uma palafita de madeira é usada para construir uma casa, mas hoje ela é frequentemente substituída por uma palafita para reduzir o custo de construção - tem a mesma aparência do lado de fora e é muito mais fácil de instalar. O porão pode ser feito de pedra ou tijolo, mas aqui você pode ser guiado por características regionais, porque em diferentes partes do país suas tradições de melhoramento da casa se formaram
- os elementos estruturais da casa também desempenham um papel decorativo, porque são executados com fios em alto-relevo ou passantes. Está presente em persianas, platibands, saliências do telhado, cercas,
- cada casa no estilo russo é única, duas idênticas não existem.
No. 12. Estilo europeu
Os arquitetos domésticos às vezes operam com um conceito como o estilo europeu. Ele incorporou as características básicas das características da construção de casas em vários países europeus, mas não possui características específicas que permitam determinar uma clara pertença a uma determinada região. Acontece um estilo rigoroso conservador, não sem decoração.
Principais recursos:
- formas geométricas regulares, predominância de formas retangulares e quadradas, mas há um local para decoração incomum (inserções de pedra, luminárias bonitas, janelas de sacada sofisticadas),
- telhado de duas ou quatro inclinações, feito de telhas naturais ou metálicas
- janelas quadradas ou arqueadas de tamanho pequeno ou médio,
- a fachada é de gesso, o porão e as janelas podem ser decoradas com pedra.
No. 14. Estilo da pradaria ou estilo Wright
O estilo recebeu o nome do arquiteto americano F.L. Wright, que é chamado de um dos mais controversos.Ele tem muitas descobertas e decisões ousadas, ele acreditava que a casa não deveria ter detalhes complexos, porque eles se distraem da natureza e o edifício deve complementar o meio ambiente. A simplicidade das linhas, característica das casas que ele construiu, tornou-se uma característica do novo estilo. Obrigado a prevalência de linhas horizontais e superfícies, a direção recebeu o segundo nome - estilo da pradaria.
Principais recursos:
- tetos planos e de tenda com balanços largos, unidos por um elemento de janela horizontal comum,
- a casa se dissolve o máximo possível na paisagem, as fronteiras entre a sala e a rua são apagadas, o que é alcançado não apenas pela predominância de superfícies horizontais, mas também devido ao envidraçamento maciço,
- a fachada é feita de tijolo, madeira, pedra, é possível usar elementos de madeira. A decoração é mínima.
Número 15. Estilo castelo (estilo medieval)
Olhando para o futuro, observamos que esse estilo está longe de ser o mais popular atualmente. Alguém o chama de pretensioso demais, alguém - excessivamente caro. É apropriado principalmente para casas grandes. Como compromisso, você pode usar apenas certos elementos do estilo. Os arquitetos, por sinal, deram à direção outro nome - estilo disney.
Principais recursos:
- massividade e muros altos. A sensação de monumentalidade é alcançada devido à complexa composição assimétrica da fachada, grandes formas e ausência de excessos arquitetônicos. A presença de varandas, terraços, torres é bem-vinda,
- a forma complexa do telhado, porque geralmente a casa é grande e consiste em várias partes,
- a fachada é revestida de pedra, tijolo, com menos frequência - de gesso. Para reduzir o custo de construção, use materiais artificiais que imitam bem os
- as janelas são arqueadas ou retangulares, as portas podem ser forjadas ou vitrais.
Número 17. Renascença
A arquitetura em estilo renascentista é moderação em tudo: a simplicidade e concisão das linhas, juntamente com uma decoração cuidadosa e incomum, permite criar casas aconchegantes e sólidas.
Principais recursos:
- clareza de formas, simetria na disposição das janelas, presença de inúmeros complementos e colunas que sustentam o teto ou a varanda do segundo andar. Formas retangulares e semicirculares são preferidas.
- a presença de um pátio,
- o acabamento é feito em cores brilhantes de estuque e pedra.
Número 18. Estilo oriental
A moda oriental tocou não apenas a cozinha - muitas vezes as vilas dos chalés decoram as casas hoje em dia, quando você olha para ela, alguém definitivamente adivinhará - esse é o estilo oriental. Dele principais características:
- telhado com encostas inclinadas. No leste, eles acreditam que essa forma de telhado ajuda a proteger a casa dos maus espíritos,
- o uso de materiais naturais, incluindo madeira e pedra,
- a presença de um grande terraço ao longo do contorno da casa,
- território da casa bem conservado.
No. 19. Art Déco
O Art Deco combina elementos de Art Nouveau, estilo Império, bem como motivos egípcios e africanos. O resultado é um estilo peculiar, levemente artístico e reconhecível.
Principais recursos:
- uma combinação de linhas estritas retas com trincas e arredondadas, o uso de formas geométricas no design da fachada,
- a presença de padrões étnicos, arcos, pináculos,
- máscaras naturais pasteis,
- materiais naturais, incluindo madeira, pedra, tijolo, cerâmica, metal, vidro.
No. 20. Estilo pós-soviético
Para iniciantes - um estilo que pode combinar a maioria dos edifícios no espaço doméstico:
- a fachada é o mais simples possível,
- telhado de metal,
- o uso dos materiais mais acessíveis ou mesmo improvisados durante a construção,
- pequenas janelas.
Projetar uma casa levando em consideração o estilo arquitetônico escolhido é melhor confiar a um profissional, como alternativa - projetos finalizados, que custarão um pouco mais barato que o desenvolvimento de uma solução individual. Não se esqueça de levar em conta não apenas suas próprias preferências, mas também as características do espaço circundante, porque a casa deve se encaixar organicamente no ambiente.
Estuque para a fachada da casa
Este revestimento tem um potencial artístico significativo - com sua ajuda, você pode definir um grande número de texturas e tons em uma variedade de combinações. O gesso permite implementar qualquer solução colorística. Ao mesmo tempo, é relativamente fácil trabalhar com ele - você pode rebocar a fachada sem a ajuda de especialistas. E o custo deste material é bastante acessível.
O gesso tem uma séria desvantagem - é instável às influências ambientais. Umidade, mudanças bruscas de temperatura podem causar rachaduras e delaminação. A cobertura da fachada precisará ser atualizada com frequência.
Mas esse material se encaixa bem em quase todos os estilos, variando de clássicos tradicionais a experimentos inovadores de ponta.
Tapume: vantagens e desvantagens
Outra opção comum para a decoração de fachadas é o chamado revestimento, que é um painel de vinil ou metal. Entre as vantagens desta solução, também quero citar uma ampla gama de cores, preço atraente e facilidade de instalação, que podem ser feitas por conta própria.
Outra vantagem significativa de tais painéis é a sua praticidade - eles são resistentes a cargas de temperatura e muito duráveis. Com uma abordagem competente, o uso de tapume também pode beneficiar a imagem visual da casa.
No entanto, este material não se encaixa bem nos estilos clássicos. Se você deseja tornar sua casa verdadeiramente luxuosa, lembrando os palácios do passado, o revestimento terá que preferir outras opções. Mas as tendências arquitetônicas modernas interagem muito efetivamente com ela.
Fachadas de madeira das casas
No momento, essa opção é muito relevante. Pode ser representado por painéis de madeira, imitação de madeira e assim por diante. O conjunto de possíveis soluções de cores, é claro, neste caso é muito limitado.
No entanto, deve-se notar que a aparência de uma superfície de madeira é psicologicamente percebida por uma pessoa como agradável e quente. Além disso, é um material natural cuja segurança para as pessoas e o meio ambiente é garantida.
Entre suas desvantagens, gostaria de mencionar a dificuldade de sair, baixa resistência a possíveis danos e um preço relativamente alto. No entanto, apesar de toda essa árvore continuar sendo usada ativamente - numerosos exemplos de sua aplicação podem ser facilmente encontrados em qualquer catálogo das melhores fachadas de obras-primas da arquitetura do mundo moderno. O fato é que esse material se encaixa bem e efetivamente em praticamente qualquer estilo, fornecendo ao objeto a integridade.
Pedra de revestimento artificial
Uma maneira expressiva de decoração exterior do edifício é a pedra decorativa. Suas habilidades artísticas são muito grandes - uma variedade de formas, desenhos, texturas e tons podem se tornar uma poderosa ferramenta gráfica em mãos hábeis. Leia aqui: A área cega ao redor da casa.
É verdade que a superfície revestida com pedra artificial pode ser muito ativa, chamando a atenção para si mesma - por esse motivo, esse material é frequentemente usado em combinação com outro.
Entre as vantagens indubitáveis de uma pedra decorativa, é necessário nomear sua força, durabilidade, resistência a várias influências. E a desvantagem óbvia é o custo relativamente alto.
A pedra é parte integrante dos estilos clássicos. Este é um material tradicional que foi usado com frequência no passado, principalmente para enfrentar grupos sociais. No entanto, ele encontrou seu nicho na construção moderna e faz parte de muitas soluções da moda.
Detalhes decorativos
Não se esqueça das pequenas coisas adicionadas apenas para combinar com um estilo específico. Platibandas nas janelas, vigas decorativas, cornijas a céu aberto - todas essas coisas determinam o caráter único da casa.
Isso vale especialmente para as tendências arquitetônicas tradicionais e clássicas. Os contemporâneos tendem a negligenciar tais meios artísticos.
No entanto, o uso de uma variedade de detalhes arquitetônicos ainda é relevante. Para garantir isso, basta olhar as fotos das fachadas das casas particulares em qualquer revista de arquitetura. Pilastras, capitéis e cartelas ainda são encontradas no design de tantos edifícios.
No momento, eles são feitos de materiais modernos leves e simples de processar. Existem catálogos inteiros onde os itens necessários podem ser selecionados e pedidos.