Quando houver necessidade de comprar um material decorativo moderno, com altas características técnicas e operacionais e um design original, a maioria dos especialistas definitivamente sugerirá que você preste atenção nos azulejos. É claro que hoje, em termos de propriedades decorativas e praticidade, a cerâmica não possui concorrentes dignos. No entanto, por outro lado, também é importante estar ciente de que entre a gama disponível de produtos cerâmicos, existem líderes reconhecidos, um dos quais é o azulejo italiano. Esse tipo de ladrilho é tão popular e conhecido que muitas vezes o ladrilho italiano é considerado um padrão de qualidade, estabelecendo o tom para outros fabricantes.
A história da formação de azulejos italianos
Os mestres italianos estão familiarizados com a tecnologia de fabricação de revestimentos cerâmicos há mais de um século, e a primeira menção de que a Itália era famosa por sua cerâmica remonta ao século X dC. Você pode até dizer que os azulejos para os italianos são um dos orgulho nacional. E esse fenômeno tem uma explicação lógica:
- na Itália há muitos depósitos de variedades de argila de alta qualidade (vermelho e branco). Uma variedade de variedades de argila permitiu que os azulejos italianos ocupassem um lugar de destaque entre tipos de cerâmica como majólica e argila queimada colorida.
Desde os tempos antigos, os artesãos italianos passaram a tecnologia de produção de cerâmica de uma geração para outra, considerando-os o segredo mais importante que lhes foi revelado pelo próprio Deus. É agradável notar que até hoje as tradições e segredos dos mestres italianos puderam não apenas ser preservados, mas também ser repetidamente aumentados, elevando assim o processo de criação de cerâmica ao nível da arte real.
Estatísticas de azulejos italianos
É reconhecido mundialmente que a Itália ocupa atualmente uma posição de liderança no desenvolvimento de tecnologias altamente inovadoras usadas na produção de cerâmicas modernas para pisos e paredes e grés porcelanato. E, apesar de a Itália ser inferior em termos de produção de produtos cerâmicos a países como China e Espanha, em termos de qualidade, ainda não tem igual. Para deixar claro quantas pessoas em todo o país estão envolvidas na produção de azulejos italianos, podemos apenas dizer que existem mais de 350 empresas na Itália, a maioria das quais localizadas em áreas como Modena e Regio Emilia.
Observe também que a Itália produz e fornece equipamentos para a fabricação de telhas cerâmicas para quase 90% das empresas envolvidas na fabricação de cerâmica.
Benefícios da cerâmica italiana
De acordo com uma pesquisa com consumidores que escolheram o ladrilho italiano para suas instalações, os principais critérios que determinaram sua escolha foram a mais alta qualidade deste produto, seu design exclusivo insuperável e um rico conjunto de características únicas, entre as quais a maior prioridade é resistência, durabilidade, confiabilidade etc. E essas palavras têm evidências irrefutáveis!
Para desenvolver designs exclusivos para seus produtos, os fabricantes italianos costumam convidar os principais designers do mundo para colaborar. Ao mesmo tempo, os próprios especialistas das fábricas estão fazendo todos os esforços para garantir que seus requisitos levem em conta os requisitos dos consumidores, tornando-os logo após aparecerem no mercado como verdadeiros best-sellers para os quais a demanda nunca cai.
Benefícios do azulejo italiano
A alta umidade e as severas mudanças de temperatura no banheiro determinam seus requisitos para materiais de acabamento. Os ladrilhos para paredes e pisos dessa sala devem atender às mais altas características em termos de resistência à umidade, bem como a várias outras influências negativas.
O ladrilho italiano lida bem com um alto nível de umidade e com maior estresse mecânico, suportando-o absolutamente sem qualquer deformação. Isto é conseguido devido ao seu coeficiente de dureza suficientemente alto, bem como aos materiais dos quais é feito.
Desde os tempos antigos, os azulejos italianos são feitos apenas de argila e areia de alta qualidade, sem a adição de várias substâncias perigosas. Isso o torna um material de acabamento absolutamente inofensivo para paredes e pisos. Os conhecedores de materiais de construção ecológicos apreciarão essa vantagem do azulejo italiano.
Nenhuma vantagem menos importante dos azulejos da Itália pode ser considerada sua resistência ao fogo com um alto grau de resistência ao desgaste. Quanto à última vantagem, é verdade que a superfície dos ladrilhos italianos não tem medo da exposição a raios ultravioleta, produtos químicos domésticos e vários produtos de limpeza. Quando eles afetam o ladrilho, ele não muda sua cor e forma.
Bem, a maior variedade de azulejos italianos permitirá que você escolha facilmente o material para as paredes interna e externa da casa, caminhos no jardim, escadas e muito mais. Juntamente com excelentes propriedades operacionais, essa vantagem do azulejo italiano expande significativamente sua já grande lista de vantagens.
Fabricantes italianos de azulejos e porcelanas
Muitos fabricantes de azulejos e porcelanatos italianos são todos considerados mestres dignos de seu ofício. Os mais populares serão apresentados abaixo:
ITALGRANITI - Esta fábrica para a produção de azulejos italianos foi fundada em 1994 por dois empresários que foram capazes de prever o crescimento da popularidade de porcelanatos em todo o mundo. Inicialmente, a fábrica se dedicava à produção industrial de pedra natural e só depois de algum tempo conseguiu estabelecer a produção de granito cerâmico Italgraniti, que é muito procurado.
CERCOM - É justamente considerada uma das fábricas mais antigas da Itália para a produção de porcelanato. Esta empresa foi fundada em 1964. Graças ao trabalho científico minucioso em questões de design e tecnologia, este fabricante de azulejos e porcelanatos italianos recebeu reconhecimento mundial.
LEONARDO - Não é uma marca menos popular de grés e porcelanato italiano, que combina as soluções de design mais elegantes. As coleções LEONARDO são simplesmente impressionantes em sua diversidade, que começa com mosaicos de grande formato e termina com mármore natural natural.
ARIOSTEA - Os azulejos italianos deste fabricante têm a mais alta qualidade. No entanto, a direção principal desta fábrica é a produção de grés porcelânico, bem como outros tipos de pedras decorativas com imitação de mármore, granito, etc.
Design de azulejos
Em geral, os azulejos italianos e espanhóis diferem entre si em design. Italiano as fábricas gastam bastante dinheiro em marketing, atraindo os melhores especialistas e designers para criar novas coleções de azulejos. Como resultado, as coleções geralmente italianas parecem mais elegantes. Na maioria das vezes, o design italiano é mais restrito que o espanhol, às vezes mais minimalista, às vezes mais sutil. Os italianos produzem muitos ladrilhos para cimento, muitos ladrilhos quase monótonos com um brilho quase imperceptível ou um pouco de relevo na superfície.
Porcelanatos italianos no interior
Evoluir o porcelanato da fábrica italiana Atlas Concorde |
Porcelanato italiano Cerdomus Avenue |
Telhas de porcelana de Portland, fábrica de Cerdisa, Itália |
Porcelanato da fábrica italiana Cisa, coleção Evoluzione |
Porcelanato italiano Glow, Atlas Concorde |
Porcelanato Impronta Italgraniti Factory Materia D |
Coleção 5ª Avenida da fábrica italiana La Fabbrica |
Azulejo espanhol mais contrastante, maciço. Os espanhóis produzem muitos azulejos de pedra, inclusive brilhantes e de excelente qualidade. Na porcelana de pedra espanhola, geralmente há mais estrias de pedra e as cores são mais saturadas. Nas coleções espanholas há muitas rosas, azulejos decorados.
Porcelanato espanhol no interior
Fábrica espanhola Newker. Coleção Imperium |
Porcelanosa fábrica de porcelanato Recife |
Fábrica espanhola Peronda. Museu da Porcelana |
Fábrica mais recente Esedra Porcelanato |
Porcelanato espanhol Fábrica de Emperador Ceracasa |
Coleção Dorian produzida pela fábrica espanhola Cercasa |
Porcelanite Dos Factory com coleção de porcelana 5010 |
Quanto aos azulejos, também aqui as coleções italianas são um pouco mais restritas que as espanholas.
Exemplos de azulejos italianos
A coleção Radiance da fábrica italiana Atlas Concorde |
Fábrica italiana de azulejos coleção FAP Vera |
Telha italiana Fábrica de doces Acif |
Telha Bliss Fábrica italiana Italgraniti |
Azulejo italiano Fap Suite |
Grazia Factory Tile Novo Clássico |
Fábrica de azulejos italianos Magnifique Atlas Concorde |
Fábrica de azulejos de Ume Cisa Ceramiche, Itália |
Azulejos espanhóis geralmente mais divertido, vibrante, às vezes maciço e atraindo imediatamente a atenção. Há muitas flores grandes nas coleções de paredes espanholas, e as decorações são mais contrastantes e ousadas do que as italianas.
Exemplos de azulejos espanhóis no interior
Coleção de sinceridade da fábrica espanhola Newker |
Azulejos da fábrica Saloni, coleção Gradual |
Fábrica de azulejos coleção Porcelanite Dos 7012 |
Azulejos espanhóis fabricados pela Azulejos Alcor |
Coleção de azulejos de humor por Pamesa, Espanha |
Telha cerâmica Aparici Dress, Espanha |
Telha cerâmica Fábrica de mel Newker, Espanha |
Telha cerâmica Aparici Statuario, Espanha |
Azulejo Aurum espanhol fabricado pela Colorker |
Revestimento de parede Amber factory Aparici, Espanha |
Os italianos, orgulhosamente erguendo os ombros, acreditam que seus azulejos são os mais bonitos e elegantes do mundo, embora, por exemplo, mais azulejos espanhóis sejam vendidos no mercado russo. Obviamente, decorações multicoloridas brilhantes estão mais próximas do consumidor russo do que o estrito cinza que já temos na vida.
Custo de telha
Azulejo espanhole, em toda a sua massa, mais baratodo que italiano. Existem várias explicações para isso:
Primeiro, um pouco mais baixo custo de produção. Para iniciantes, o nível geral de preços na Espanha é menor que na Itália. Além disso, os espanhóis costumam usar materiais mais baratos na fabricação de azulejos: por exemplo, argila vermelha e não branca. Quando perguntados por que eles ainda usam argila vermelha, os espanhóis ficam zangados e exclamam que o branco é toda propaganda italiana e que não há nenhuma diferença particular entre os dois tipos de argila. No entanto, o branco é mais caro (mesmo que seja mais raro), o vermelho é mais barato e aqui o custo é menor.
Além disso, às vezes os ladrilhos espanhóis são exatamente ladrilho (monocottura ou até às vezes bicotture) não grés porcelânico. Isso significa que pode ser menos durável e mais suscetível à abrasão. Mas sua produção é mais barata que a de granito, então o preço é mais baixo. (É importante entender que não são os espanhóis maliciosos que estão tentando enganar o consumidor. Os espanhóis sempre dizem claramente que material é produzido. Esses são distribuidores que tentam encontrar os produtos mais baratos, encontram essas coleções na Espanha e depois as vendem na Rússia e outras coleções. e, é claro, como o preço é mais baixo e o consumidor nem sempre entende o que está comprando, essas coleções vendem bem).
Além disso, muitos italiano as fábricas produzem apenas ladrilhos retificados (este é um ladrilho cuja borda é cortada em 90 graus para instalação com uma costura mínima). O processo de aparar a borda - uma operação adicional na produção, aumentando o custo. Um espanhóis produz discretamente telhas tradicionais, não retificadas (com uma pequena faceta). Como resultado, o preço de venda é mais baixo.
Em segundo lugar, muitos espanhóis economizar em marketing. Isso significa menos dinheiro para o desenvolvimento de novas coleções, menos dinheiro para o desenvolvimento de catálogos, visualização 3D e pintura de interiores, menos dinheiro para o desenvolvimento de merchandising: fabricação de painéis e designs de exposições para distribuidores, menos dinheiro para participação em exposições, etc.).
Como resultado, os distribuidores russos podem comprar azulejos espanhóis uma a meia e duas vezes mais baratos que o italiano. A diferença diminui um pouco durante o transporte e a alfândega (o transporte de ladrilhos é caro, é pesado), mas no varejo os ladrilhos espanhóis ainda serão mais baratos, em média, de 20 a 40%.
Um preço mais baixo, neste caso, não significa necessariamente pior qualidade, você só precisa entender o que está pagando. Em caso de azulejos italianos você paga mais por um design especial (não pelo fato de ser adequado para você), talvez por um tipo diferente de argila (não deve ser importante para você, pois gosta do azulejo) e pelo fato de a fábrica fornecer aos distribuidores belos estandes , catálogos e outras amostras.
Então, qual peça escolher?
A coisa mais correta é escolher um bloco que você gosta, independentemente de ser espanhol ou italiano. Uma dica geral pode ser esta: preste mais atenção ao telha espanholase
- você precisa azulejos de pedra de alta qualidade e baratos
- belos azulejos de pedra polida (Os italianos quase nunca produzem isso por causa do alto custo de produção) e apenas belos azulejos polidos
- revestimento de parede com cores vibrantes e decorações coloridas
- pisos baratos e altamente decorados
Ao mesmo tempo, você deve pensar mais sobre telha italianase
- você precisa de uma linda grés porcelânico para cimento
- você precisa telha estrita elegante (incluindo o estilo do minimalismo)
- você gosta de coisas de designer e da Itália
você gosta cores pastel e decorações que não atraem muita atenção
- você não tem restrições orçamentárias para reparos e peças, incluindo
Bem, concluindo, repetimos que existem muitas fábricas espanholas e italianas, cada fábrica tem seu próprio estilo; portanto, com 100% de confiança, você pode encontrar fábricas italianas que produzem coleções coloridas brilhantes e espanhóis minimalistas. Algumas coleções de azulejos fabricados na Itália podem ser compradas muito mais baratas do que algumas coleções espanholas. Sim, e o marketing para certas fábricas espanholas (por exemplo, Porcelanosa) é muito melhor que a maioria dos italianos.