Reparação

Tetos em madeira compensada

Considerando como cercar o teto em vigas de madeira, muitos proprietários preferem folhas de madeira compensada. O material é durável e, se você precisar revestir tetos em ambientes úmidos, o compensado à prova de umidade é escolhido - custa um pouco mais, mas tolera diferenças significativas de umidade. Antes do trabalho, é formada uma moldura na qual são fixadas folhas de madeira compensada.

Prós e contras dos tetos de madeira compensada

O compensado é feito de várias camadas finas de madeira coladas, levando em consideração o arranjo mutuamente perpendicular das fibras. Devido a isso, o material ganha resistência, torna-se resistente à deformação e menos suscetível à expansão e contração linear com alterações de temperatura e umidade no ambiente.

O acabamento do teto com madeira compensada oferece os seguintes benefícios:

  1. Basta olhar as fotos dos tetos de madeira compensada em uma casa de madeira para entender que essas superfícies ficam bonitas mesmo sem acabamento e estão em boa harmonia com o revestimento da parede de madeira.
  2. Além disso, o material protege a sala do frio e melhora o isolamento acústico.
  3. Graças à sua resistência mecânica, a base de madeira compensada é adequada para qualquer acabamento. Pode ser rebocada, manchada, colada com papel de parede e até ladrilhada.
  4. Existem contraplacados de várias classes e classes à venda. Para o teto da casa, você pode comprar variedades de material econômicas e de elite, além de usar madeira compensada à prova de umidade para salas com alta umidade.
  5. A pureza ecológica e a origem natural do material o tornam inofensivo para os seres humanos.
  6. O peso leve de uma folha facilita sua instalação, o que você pode fazer sozinho.
  7. A simplicidade do processamento também é uma vantagem do material.
  8. Durabilidade impressionante, resistência à deformação e não rachaduras são benefícios adicionais do compensado.

Importante! A limpeza ecológica do compensado depende diretamente da mistura adesiva usada para colar as camadas de folheado. A cola de caseína é considerada a mais inofensiva, e o compensado de bequelita não pode se orgulhar de ser amigo do ambiente.

Apesar das muitas vantagens, o teto de madeira compensada em uma casa de madeira tem algumas desvantagens:

  • é importante equipar adequadamente o bolo do piso e instalar todas as camadas necessárias para que a superfície não se deforme devido à condensação,
  • é um material perigoso ao fogo e, portanto, não pode ser usado em todas as salas ou impregnado com retardantes de chamas,
  • em uma sala com alta umidade, a base de madeira compensada não deve ser deixada sem acabamento.

Alguns proprietários de casas de campo acreditam que os tetos de madeira compensada em uma casa de madeira não são atraentes. No entanto, grande parte dessa questão depende do tipo e classe de madeira compensada utilizada. Se você usou variedades de elite de materiais de madeira cara, o teto pode se vangloriar de beleza.

O que é esse material

A madeira compensada consiste em muitas camadas de folheado coladas. O núcleo consiste em madeira e o exterior é colado com verniz. Dependendo do tipo de madeira utilizada, a superfície frontal pode ter um padrão diferente.

A espessura das peças depende de quantas camadas são fornecidas nela. No mínimo, existem três, mas existem versões mais grossas e de várias camadas dos produtos.

Espessura e estratificação não são as únicas características das folhas. Eles podem ter tratamento especial. Isso resulta em uma variedade resistente à água que suporta os efeitos da água.

Os tamanhos das folhas atingem 3600 milímetros de comprimento e 1500 milímetros de largura. Existem variedades quadradas de folhas com dimensões de 1220 milímetros a 1220 milímetros, a 1525 por 1525.

A superfície pode ser lixada suavemente ou sem processamento semelhante. Variedade mais grosseira, sem polimento, para acabamento decorativo da caixa não é adequada. Existem tipos de folhas lixadas apenas de um lado. Eles podem ser usados ​​para decoração, pois o lado interno ainda não estará visível.

A árvore principal usada para fazer madeira compensada será bétula e coníferas. Ambos são adequados para decoração, mas a bétula será mais durável. As variedades de coníferas permitem o uso de produtos em locais mais úmidos, pois não têm medo da umidade e são pouco suscetíveis à deterioração.

Todos os tipos de produtos possuem marcações especiais que definem as propriedades e a finalidade. Produtos com as seguintes designações são adequados para decoração:

  • FC - resistente à umidade, adequado para uso interno
  • O FKM também é do tipo resistente à umidade, mas deve ser usado com mais cuidado, pois a impregnação contém resinas de melamina
  • FOF - produtos para “móveis” com revestimento especial

Lista de ferramentas

Para minimizar o tempo necessário para instalar o teto a partir de compensado, você deve ter em mãos todas as ferramentas necessárias, incluindo:

  • Roleta, com pelo menos 5 m de comprimento.
  • Nível do edifício. Comprimento suficiente de 1 m.
  • Broca de martelo.
  • Chave de fenda. Economiza significativamente tempo, especialmente em grandes áreas.
  • Quebra-cabeças.
  • Um lápis comum ou marcador preto. Para marcar a superfície.

Se necessário, o punção pode ser substituído por uma broca comum, se a superfície do teto na sala for feita de material macio, por exemplo, espuma de concreto. Agora usado e uma versão combinada - uma broca perfurada.

Um quebra-cabeça elétrico também é opcional, basta uma serra simples para madeira. Mas o processo de instalação de madeira compensada será atrasado.

Critérios de seleção de material

Para que o teto de madeira compensada sirva por um longo tempo, você precisa escolher um material confiável e de alta qualidade. Todas as placas de acabamento são produzidas de acordo com GOST 39616. 1-96. Segundo o documento, o compensado pronto para o trabalho deve ser feito na forma de um retângulo ou quadrado. Além disso, o tamanho mínimo da placa é 1220x1220 mm e o máximo é 3600x1500 mm. Para uma folha quadrada, o comprimento lateral não deve exceder 1525 mm. Os tamanhos mais comuns usados ​​na decoração são 2440x1220 mm e 1525x725 mm.

A espessura das placas é escolhida dependendo da estrutura do teto acabada. Quanto mais fina a folha, mais maleável ela está no trabalho. A espessura ideal de madeira compensada no teto é de 4-5 mm.

Além disso, ao escolher um material, é necessário levar em consideração sua classe, que é afetada pelo grau de resistência à umidade do revestimento:

  • FC (resistência limitada à umidade). É permitido o uso de compensado para decoração de interiores. O folheado de madeira é colado com resina de uréia-formaldeído,
  • FSF (resistência média à umidade). Um material mais resistente à umidade, para colar a resina fenol-formaldeído, portanto, os tetos acabados com esses materiais têm uma longa vida útil. Algumas regiões, devido às suas características climáticas, utilizam materiais da classe FSF mesmo na decoração de exteriores,
  • FB As vantagens deste tipo em relação aos outros são que o verniz de baquelite é usado para colar folheados. Como resultado, os tetos acabados com esse compensado duram muito tempo,
  • FOF (resistência à umidade aumentada). Esta classe praticamente não é usada em decoração de interiores. Seu principal objetivo é a produção de móveis e artigos de interior. O revestimento especial de verniz aumenta significativamente a resistência do material à umidade.

Todas as abreviações acima são indicadas nos cantos das placas na forma de um selo (geralmente azul).

Para a produção de chapas usando diferentes espécies de árvores. A opção mais comum é o compensado de bétula. Tais placas são distinguidas por alta resistência, aparência estética, bela estrutura de madeira natural. As folhas coníferas são resistentes ao mofo e fungos, mas liberam alcatrão quando expostas a altas temperaturas. Mas eles podem ser usados ​​com segurança para o acabamento de salas úmidas.

O compensado é polido em um lado (Ш1) ou em ambos os lados (Ш2), bem como em polido (НШ). Todas as opções diferem em custo. Para a decoração do teto, é melhor escolher folhas polidas de um lado. Nesse caso, a superfície não polida do material será fixada no teto e lisa - dentro da sala.

Dependendo do estado da camada externa, as folhas de madeira compensada são divididas por grau. A variedade é afetada pelo número de defeitos permitidos na superfície da placa, métodos de processamento de folhas. Portanto, para o primeiro grau de madeira compensada, o número máximo de falhas não pode exceder três, o segundo - seis, o terceiro - nove. O compensado da quarta classe pertence à categoria de materiais de baixa qualidade. Dois números são usados ​​para determinar a variedade. Por exemplo, I / I (em um lado da folha - contraplacado de primeira classe), II / III (por um lado - contraplacado da segunda série, por outro - na terceira, etc.).

Parâmetros importantes da madeira compensada para o teto: espessura

Recomenda-se comprar material com uma espessura de 3 a 6 milímetros. A bricolage que fixa uma versão mais espessa não é recomendada. Em primeiro lugar, não contribuirá para melhorar o desempenho do produto e, em segundo lugar, apenas tornará o teto mais pesado. Como regra, o resultado da instalação de compensado com acabamento muito espesso é um reparo rápido.

Para determinar corretamente a espessura necessária, vale a pena começar pelo método de fixação do material. Se estamos falando sobre a instalação em um quadro, nesse caso, uma versão de 3 mm é adequada.

Em seguida, ele pode ser opcionalmente cercado, com base nas características arquitetônicas e estilísticas da sala:

  • Grau de iluminação
  • Área do quarto
  • A presença de elementos arquitetônicos específicos,
  • Misc.

No caso de instalação na caixa, é melhor escolher compensado com espessura máxima de 6 mm.

Prós e contras da madeira compensada

Uma placa ou contraplacado laminado de madeira é feita colando camadas de verniz natural. Eles são impostos perpendicularmente um ao outro e, assim, aumentam a resistência do produto acabado.

É amplamente utilizado na indústria da construção, na maioria das vezes para trabalhos de acabamento, por exemplo, para fazer tetos de madeira compensada com suas próprias mãos. O padrão em sua superfície é o mais diverso, depende das espécies de árvores das quais é feito.

Existem várias vantagens em usar o compensado como acabamento:

  • respeito pelo meio ambiente
  • força
  • preço razoável
  • a capacidade de cobrir pessoalmente o teto com madeira compensada,
  • folha de material relativamente leve,
  • bom desempenho de som e isolamento térmico.

Devido à presença de inúmeras vantagens, o compensado se tornou um produto popular no mercado da construção. Não se deve esquecer que este é um material combustível, portanto deve ser usado com cautela.

Para compensados ​​de teto no banheiro e na cozinha, não é possível usar chapas comuns que não possuem uma camada de polímero, pois a superfície delas pode ser deformada sob a influência da umidade. Depois de concluir a instalação deste material, ele precisa terminar.

Funcionalidades

Antes de decidir sobre o design, você deve estudar as características do material, encontrar a melhor opção para o design, descobrir o que constitui uma bainha do teto.

A madeira compensada é feita de finas folhas de verniz que são coladas. O padrão na superfície do material depende do tipo de madeira. Na fabricação de compensado, coníferas e bétulas são mais frequentemente utilizadas.

A madeira compensada de bétula irá deliciar-se com uma variedade de tons de cores, o que tornará o teto atraente externamente. Tais produtos são altamente duráveis.

Para uso em ambientes com alta umidade, é melhor comprar compensado de árvores coníferas, pois fungos, mofo e podridão não aparecerão nele.

A madeira compensada varia em espessura, esse parâmetro depende do número de camadas que foram usadas. O número mínimo de camadas é três; também existem mais opções de multicamadas.

Nos tetos com acabamento automático, prefira folhas finas, eles não sobrecarregarão o design, são convenientes para o trabalho. Material de 3 a 6 mm de espessura é adequado para o teto, opções grossas por conta própria serão muito mais difíceis de corrigir. Ao instalar o compensado na armação, escolha um produto com uma espessura de 3 mm.

Ao escolher folhas de madeira compensada, você deve inspecioná-las cuidadosamente, pois elas podem ser lixadas ou não processadas. Folhas ásperas e não tratadas não são adequadas para decoração. Você pode escolher a opção em que a superfície é polida apenas de um lado. Esse compensado é bastante adequado para decoração de interiores, pois o lado interno não será visível.

O compensado é um material combustível; portanto, o uso de tais superfícies deve ser abordado com cautela.

Placas que não possuem uma camada de polímero não são usadas para decoração de alguns ambientes, elas são deformadas com alta umidade.

Ao escolher produtos, preste atenção à marcação:

  • FC - o produto é resistente à umidade, pode ser usado em ambientes fechados.
  • FCM - produto resistente à umidade, mas contém resina de melamina, usada com cautela.
  • Fof - essa marcação significa que o material possui um revestimento especial, pode ser usado para a fabricação de móveis.

As vantagens do compensado incluem as seguintes propriedades:

  • resistência mecânica
  • bom isolamento térmico e acústico,
  • possibilidade de uso em salas com alta umidade,
  • alta decoratividade
  • peso leve, o que reduzirá a carga no teto,
  • segurança ambiental.

O revestimento é feito de materiais naturais, o que é uma vantagem indubitável.

Folhas de madeira compensada podem ser usadas em instalações residenciais, não são prejudiciais para crianças, idosos e animais.

Painel de fibras no teto em uma casa de madeira

Para todas as desvantagens do compensado, você também pode adicionar o grande peso da folha colada de 6 a 8 camadas de folheado de bétula. É muito difícil colocar e segurar fisicamente sua cabeça até que a instalação dos fixadores esteja concluída, especialmente se você tentar terminá-la sozinha com suas próprias forças.

Painel de fibras - um material muito leve e fácil de usar

Para simplificar o trabalho e reduzir a carga, muitos artesãos se oferecem para embainhar o teto em uma casa de madeira com painéis de fibra ou madeira. As folhas de fibra de celulose prensada são várias vezes mais leves, bem cortadas, polidas e dimensionadas.

Se você escolher a marca da folha ou usar cartão duro, é possível criar um teto de fibra de vidro completo com suas próprias mãos, foto.

A superfície do painel de fibras é ideal para pintura

Opções de montagem de painéis de fibras

Para montar um teto a partir de placas de fibra de madeira, você precisará montar uma caixa com maior rigidez e precisão da superfície. É obviamente impossível embainhar o teto de uma casa de madeira, colocando lençóis nas vigas da sobreposição transversal, costurados com uma grade como um compensado. O painel de fibras tem muito pouca rigidez, portanto a superfície fica ondulada.

Para colocar o painel de fibras na superfície do teto, você pode usar três opções de montagem:

  • Faça uma caixa especial ou telhas,
  • Use uma armação de metal sob o painel de fibras, como é o caso do drywall,
  • Costure completamente um teto de uma placa ou laje não cortada.

Qualquer um dos desenhos acima mencionados do aglutinante áspero tornará o acabamento do painel rígido rígido e, o mais importante, plano. As folhas podem ser fixadas com pregos de papel de parede, você pode colar, em casos extremos, usar um grampeador de móveis.

Teto de papelão DIY

Na prática, sabe-se que a melhor opção para a colocação de placas de fibra de madeira são as telhas do rack. Tiras finas com um comprimento não superior a 2,5 m são embaladas nas vigas do teto com um passo de 5 a 10 cm.Ele fica mais rígido do que no caso de madeira compensada e, ao mesmo tempo, uma treliça suficientemente forte que pode suportar uma folha de papelão relativamente leve.

É melhor cortar as placas de fibra de madeira com antecedência em tiras ou espaços em branco com largura não superior a 1,2 M. É possível segurar essas placas de fibra no teto com suas próprias mãos, a fim de prendê-las ao longo das paredes laterais e, em seguida, elas podem ser endireitadas, alinhadas e costuradas nas ripas no teto.

Conselhos! Se o cartão for colado à caixa, uma folha de madeira compensada pode ser usada como suporte, com a qual o material é pressionado nos trilhos e fixado com vários suportes verticais.

É fácil colar o duto e o revestimento do painel de fibras

As costuras e juntas são seladas com uma mistura de cola de madeira e fibra de celulose obtida pela dissolução de pedaços de papelão ou compensado em uma roda de esmeril. Para que a massa não caia das costuras, é selada com fita adesiva.

Conselhos de especialistas

Para agradar e servir o teto de madeira compensada o maior tempo possível, durante o processo de instalação, siga as seguintes recomendações dos mestres:

  1. Chapas de madeira compensada grandes não são suficientes para fixar apenas em torno do perímetro, porque elas cedem na parte central. Forneça trilhos intermediários da estrutura para que a placa possa ser parafusada com parafusos na parte central.
  2. Certifique-se de deixar intervalos de 2-3 mm entre as folhas adjacentes e ao redor do perímetro da sala a partir das paredes. Caso contrário, quando a umidade ou a temperatura na sala mudar, a superfície poderá inchar e deformar. Para ocultar essas lacunas, você pode usar ripas de madeira, betume e rodapés no teto.
  3. Placas menores são mais fáceis de consertar sozinhas; portanto, recomenda-se cortar folhas grandes em pedaços. É importante considerar o passo das ripas. A junta de todas as folhas deve cair exatamente no meio do trilho.
  4. Para a fabricação de uma estrutura de suporte, é melhor usar tiras com uma largura de pelo menos 5 cm, caso contrário, será difícil fixar as duas arestas das folhas unidas no mesmo trilho. Se você apertar os parafusos perto da borda, a folha poderá rachar ou rachar.

Após o preenchimento das juntas, as superfícies são deixadas secar. Então esses lugares são polidos e limpos de poeira. Em seguida, o teto de madeira compensada é tratado com uma cartilha e seco. Depois disso, a base está pronta para o acabamento.

Teto de madeira

Para casas de madeira, um material especial baseado em placas de fibra - o cartão é mais adequado. De fato, é o mesmo painel de fibras, mas com uma superfície laminada em um lado. Pode ser apenas uma superfície lisa ou um filme de PVC colado com um padrão e textura de pedra, madeira ou até imitações de azulejos.

O princípio da colocação de painéis duros não é diferente de decorar o teto usando painéis de fibras. A única diferença significativa é que a maioria dos clientes percebe o painel de fibras como uma base aproximada e prefere embainhar o teto do painel de fibras em uma casa de madeira apenas como uma preparação para decoração adicional, por exemplo, papel de parede ou colagem de filme.

Como fazer?

Antes de começar a decorar os tetos com as próprias mãos, eles realizam a fase preparatória:

  • O teto de concreto é limpo do revestimento anterior, as rachaduras são fechadas usando uma mistura de cimento e areia.
  • Do revestimento lixado, remova os restos de sujeira e poeira, preparados.

Se o teto é costurado com madeira compensada, o trabalho preparatório não é realizado, às vezes um anti-séptico é aplicado ao revestimento. Para arquivar tetos de madeira compensada, você pode usar várias opções.

Um dos métodos mais simples e rápidos é fixar a superfície com cola. A instalação na cola permitirá manter a altura da sala. Com suas próprias mãos, você pode embainhar os tetos em salas pequenas, onde não há diferenças de temperatura. Esse método demora um pouco, basta aplicar cola e pressionar o material na superfície.

Se houver espaço entre o teto e a superfície do compensado, eles serão montados nos cantos.

Com esta instalação, o acabamento é realizado em uma determinada ordem:

  • Marque.
  • A distância necessária se afasta da esquina e descreve os pontos para a instalação dos fixadores.
  • Usando uma chave de fenda e parafusos autorroscantes, os ângulos são instalados na parede.
  • Uma folha de madeira compensada é colocada nos cantos e pressionada contra a parede.
  • A última folha é cortada com um quebra-cabeças.

Se as folhas de madeira compensada desempenharem uma função decorativa, execute a instalação em suspensões. Para a caixa, é utilizado um perfil de alumínio ou vigas de madeira. Eles calculam como as folhas de madeira compensada serão colocadas no teto, suas bordas devem ser presas à caixa, o que elimina a flacidez e a descamação do material.

As folhas de madeira compensada devem ser presas a partir do centro da sala, fragmentos que já foram cortados serão parafusados ​​nas bordas.

A caixa é fixada desta maneira:

  • A estrutura é presa ao teto de concreto por instalação rápida.
  • No teto de madeira, a caixa é fixada com parafusos com mais de 40 mm.
  • O engradado acabado parece em forma de barras, dispostas em fileiras em paralelo no teto.

Para superfícies lisas e preparadas, use mástique. Ao revestir com mástique, a altura das paredes não diminui, enquanto o trabalho em si não leva muito tempo.

Ordem de serviço:

  • Marque na superfície.
  • No verso do compensado, é aplicada cola epóxi, polvilhada com areia por cima, para garantir uma fixação confiável.
  • Após a secagem, a mistura é aplicada mástique. Para o trabalho usando uma espátula figurada.
  • A folha de madeira compensada é afixada à superfície.

Este é um passo difícil. Após a conclusão da instalação, eles terminam de ocultar as juntas, remover pequenos defeitos, rachaduras, fechar os entalhes da parede, etc.

O teto de uma casa de madeira pode ser acabado de várias formas e materiais:

  • tratar com mancha e verniz,
  • pintar
  • use estênceis para decoração,
  • cola papel de parede
  • use gesso estrutural.

Ao escolher o primeiro método, eles pegam um rolo ou uma escova, colocam uma mancha no compensado e deixam secar. Após a secagem do compensado, é necessário suavizar a rugosidade, para isso é adequada uma lixa ou uma retificadora. O verniz é aplicado na superfície preparada usando um rolo, pincel ou spray.

As tintas de dispersão em água são as melhores para pintar tetos de madeira compensada.. Um primer é aplicado à superfície, depois de secar com massa, as rachaduras são fechadas e os solavancos e solavancos são eliminados. Então você deve caminhar pelas costuras com uma lixa. O trabalho preparatório está terminado, você pode pintar a superfície, é melhor usar um rolo e os locais próximos às paredes são pintados com pincéis.

Depois de pintar a superfície, um padrão de tela é aplicado conforme desejado. Para aplicar um desenho, um estêncil deve ser aplicado às áreas selecionadas e pintado com uma cor diferente da tinta. Depois, com cuidado, para não lubrificar a imagem, remova a peça de trabalho.

Antes de colar com papel de parede, você deve preparar cuidadosamente a superfície para não rasgá-los ao trabalhar. A cola é aplicada apenas ao papel de paredetrabalhando com produtos não tecidos, eles também revestem o teto. Para tetos de madeira compensada, é melhor usar papel de parede líquido.

Você pode terminar o teto com gesso estrutural. Aplique material com espátulas de tamanhos diferentes. O acabamento da massa de vidraceiro definitivamente não será mais barato, mas essa opção é a mais durável.

Cobrir o teto com madeira compensada permitirá criar um design interessante que parecerá harmoniosamente na sala. Além do compensado, eles usam o OSB durante os reparos. É fácil trabalhar com essas placas, elas podem ser cortadas, coladas e pintadas com cola e tinta para madeira. OSB pode competir com produtos de madeira compensada, a espessura da folha permite o uso de material para revestimento de paredes, torneamento de telhado, como base para telhas, ardósia. OSB são anexados aos troncos, eles são destinados ao revestimento de superfícies de coberturas.

Design de teto de madeira compensada (foto interior)

Variedades aceitáveis ​​de tintas para tetos de madeira compensada

A precisão da farmácia nesse assunto é a chave para um bom resultado. De acordo com sua textura, as tintas são divididas em brilhante e fosco. A primeira categoria inclui substâncias que ficam bem em uma superfície perfeitamente plana.

Não é recomendado usá-los se existirem defeitos visíveis visualmente. A segunda categoria inclui substâncias que podem ocultar completamente até defeitos superficiais significativos.

Ao mesmo tempo, não se deve esperar qualidades estéticas significativas deles. Há outra característica de produtos químicos desse tipo.

É baseado no tipo de diluente usado:

  • Silicato - forneça tração máxima.
  • Látex - diferem na capacidade aumentada de resistir à água.
  • Emulsão de água - fácil de aplicar em várias superfícies.
  • Solúvel em água - refere-se a substâncias ecológicas.
  • Alkyd - caracterizado pelo aumento da força. O acabamento da superfície com sua ajuda reduz os custos operacionais e aumenta o tempo entre reparos.

Para salas onde é planejada uma estadia permanente de pessoas, é recomendável usar a opção de emulsão de água. No caso em que a superfície do teto apresenta muitas falhas, ela pode ser finalizada com tinta de silicone. A espessura da camada é de pelo menos 2-3 mm.

Exemplos

Muitos não acreditam que seja possível criar um revestimento bonito usando apenas esse material. Para dissipar dúvidas, a foto abaixo mostra exemplos de como os tetos de madeira compensada se parecem.

Conclusões

Sem dúvida, o compensado pode ser usado não apenas para trabalhos irregulares. Decore a sala com este material é bastante real. E o custo, ao mesmo tempo, não muito no bolso.

A possibilidade de produção independente do revestimento e sua instalação subseqüente apenas acrescenta pontos a favor desse projeto, mas parece muito bom.

Pinte o teto de madeira com suas próprias mãos: instruções passo a passo

Recomendações específicas dependem do objetivo. Por exemplo, se for necessário obter uma cor uniforme em todos os aspectos, nesse caso, é melhor pintar uma superfície levemente umedecida. É fornecido um procedimento completamente diferente quando é necessária a penetração máxima da substância na estrutura do material. Ajudará neste caso, a mancha está ligeiramente aquecida. É melhor quando a primeira camada é aplicada estritamente ao longo das fibras estruturais. Depois de seco, um segundo é aplicado. Para fazer isso, use uma escova dura ou um tampão comum para manchar.

Dependendo das suas necessidades, você pode escolher uma das seguintes cores:

Quando o processo de pintura estiver concluído, deixe o teto secar. O tempo mínimo recomendado é de 24 horas. Alguns fabricantes podem argumentar que 35 minutos são suficientes, mas é melhor não realizar experimentos tão duvidosos. Quanto mais tempo o teto secar, mais durável será. É altamente recomendável que você não abra a janela durante o processo de secagem.

Número de blocos: 19 | Número total de caracteres: 23971
Número de doadores utilizados: 7
Informações para cada doador:

Vantagens e desvantagens do compensado para o teto

À primeira vista, a aparência do compensado não é muito atraente para decorar tetos. Mas isso é se placas brutas são usadas. Os lençóis cobertos com verniz ou mancha são radicalmente transformados, para que possam decorar adequadamente qualquer ambiente.

As principais vantagens do material incluem:

  • boas características de isolamento térmico e acústico,
  • aumento da resistência da folha
  • resistência à umidade
  • aparência bonita
  • baixo peso, graças ao qual você pode fazer um teto de madeira compensada,
  • superfície lisa permite que você termine as folhas de maneiras diferentes,
  • respeito pelo meio ambiente
  • custo do orçamento.

Os tetos de acabamento com madeira compensada em casas de madeira podem ser feitos com folhas laminadas. A superfície dessas placas é coberta com um filme especial, imitando exatamente a madeira natural.

O teto de madeira compensada ocultará de forma confiável as comunicações, a fiação, os sistemas de ventilação e os aquecedores localizados sob a base do teto.

Quanto às deficiências, existem poucas:

  • baixa segurança contra incêndio. A resistência ao fogo do compensado pode ser aumentada aplicando impregnação especial,
  • vida útil relativamente curta.

Como embainhar o teto de madeira compensada: instruções passo a passo

Depois de comprar madeira compensada para tetos, você pode prosseguir diretamente para a fase de acabamento. Mas primeiro, você precisa preparar um teto provisório.

O primeiro passo é nivelar a superfície e será elaborado um diagrama de acordo com o qual a caixa será localizada, bem como o revestimento do teto de madeira compensada. Se sua casa tiver tetos de concreto, você terá que limpar completamente o acabamento antigo, remover fragmentos de gesso que caem e rejuntar fissuras e fissuras profundas com uma argamassa à base de cimento e areia. Depois disso, o teto deve ser lixado e coberto com uma camada primária de penetração profunda.

Quanto aos tetos, decorados com madeira, não é necessária uma preparação cuidadosa para eles. É suficiente tratar a superfície com um composto anti-séptico para proteger contra insetos e bactérias.

Para trabalhar, você precisará de um nível, fita métrica, um lápis ou marcador simples, uma chave de fenda, um furador, uma tesoura ou uma serra para metal, folhas de madeira compensada e vigas de madeira para montar as ripas.

Instalação da caixa

O acabamento do teto com madeira compensada começa com a instalação do torneamento. Você pode montar o caixote com suas próprias mãos sem o envolvimento de especialistas. O procedimento será o seguinte:

  • usando fita métrica, encontramos o centro da superfície do teto,
  • usando uma barra longa e reta, marcamos o teto para que, em um trilho da caixa, duas folhas de material possam ser fixadas nas bordas,
  • Como resultado, você deve obter um padrão celular na superfície do espaço do teto, onde os trilhos localizados nas direções transversal e longitudinal formam quadrados com lados de 50 cm. Essas dimensões serão suficientes para impedir que o material caia após o revestimento do teto,
  • a caixa é montada em parafusos ou pregos autorroscantes com uma base de teto de madeira e em cavilhas se a superfície da base for feita de concreto. Para a caixa, são utilizadas vigas coladas com dimensões de 20x40 ou 30x30 mm.

Importante! Verifique continuamente a uniformidade da base do quadro na posição horizontal com um nível de construção. As gotas verticais podem ser corrigidas com pequenos pedaços de madeira compensada colocados sob as barras.

Você pode montar madeira compensada no teto sem instalá-lo na estrutura. Nesse caso, os recursos de instalação são que as placas são fixadas no teto da cola, que é aplicada com uma espátula dentada na folha, distribui-a uniformemente e pressiona a placa contra o teto. Com este método de instalação, é melhor cortar a folha em partes menores, pois a composição adesiva pode não suportar o peso de uma peça inteira. Use este método de decoração apenas em áreas pequenas, bem como em salas com baixa umidade.

Fixação de contraplacado à caixa

Primeiro de tudo, você precisa pensar com antecedência em como as folhas de madeira compensada serão dispostas no quadro. Placas inteiras devem ser colocadas na parte central do teto e aparadas - nas bordas.

Empilhar o teto com madeira compensada não é um processo complicado, para agir no qual você precisa fazer o seguinte:

  • levante a placa, prenda-a na estrutura,
  • defina a folha de forma que a borda caia no meio da viga à qual será fixada, alinhe,
  • em parafusos ou parafusos autorroscantes com um passo de 20 a 30 cm, prenda o compensado à caixa,
  • faça o mesmo com as demais folhas de madeira compensada, deixando um espaço de 2-3 mm entre os elementos adjacentes,
  • de folhas inteiras, corte pedaços do tamanho certo, prenda-os nas bordas.

Ao prender o compensado ao caixote, afaste-se da borda da folha de 1 a 1,5 cm para evitar a divisão do material.

Processamento de costura em tetos de madeira compensada

Existem várias maneiras de processar as costuras resultantes da instalação de madeira compensada:

  • em alguns espaços deixados (2 a 3 mm), é preenchida uma ripa fina, após a qual é pintada toda a superfície do teto de madeira compensada. Esta opção é aceitável se corresponder ao estilo e direção do interior da sala,
  • as costuras são de massa de vidraceiro com compostos de madeira e cobrem toda a superfície do teto com o material decorativo selecionado. Por exemplo, cole papel de parede ou ladrilho,
  • primeiro, as costuras são preparadas e, em seguida, é aplicada uma camada de massa de vidraceiro, que após a secagem é limpa com papel de esmeril de grão fino, todo o teto de madeira compensada é ferrado. Em seguida, escolha o método de acabamento - estiramento, teto suspenso etc.

Revestimento de teto de madeira compensada

Existem várias maneiras de decorar um teto de madeira compensada em uma casa ou apartamento. Os mais comuns são:

  • verniz e mancha. Esta opção é ideal para madeira compensada de bétula. Primeiro, uma mancha é aplicada na superfície do teto com um rolo em duas camadas: a primeira - ao longo da localização das fibras, a segunda - do outro lado. Depois que o novo teto seca bem, ele é tratado com um moedor especial e envernizado,
  • pintar. Formulações de emulsão acrílica ou aquosa são melhor utilizadas. Antes de terminar o teto com tinta, ele deve ser preparado. A cor é adicionada à tinta até que a tonalidade desejada seja obtida e a superfície é pintada da maneira usual,
  • estêncil. Primeiro, todo o teto é pintado em um tom. Em seguida, usando os estênceis na superfície do teto, a imagem desejada é reproduzida. Podem ser formas geométricas, arranjos florais etc.,
  • papel de parede. A técnica para o papel de parede é semelhante a decorar um teto falso em placas de gesso dessa maneira. A principal condição é a preparação da qualidade da base.

Nota! Para madeira compensada, é melhor usar papel de parede líquido.

  • estuque. Ao finalizar os tetos de madeira compensada dessa maneira, é necessário usar gesso estrutural, que é vendido pronto para uso. As composições são aplicadas com espátulas estreitas e largas e, após a superfície secar, são esfregadas com um ralador de construção com lixa. Este método de decoração é o mais caro e demorado, mas durará mais que o resto.

Após a decoração final do teto de madeira compensada, é instalado um rodapé decorativo em torno do perímetro, que oculta as folgas entre a parede e as superfícies do teto, proporcionando um acabamento harmonioso à sala.

Assim, o compensado é usado não apenas para acabamento áspero em ambientes fechados. Se desejar, você pode fazer belos tetos de madeira compensada com suas próprias mãos, o que o agradará por um longo tempo.

Opções de montagem de madeira compensada no teto em uma estrutura de madeira

Existem diferentes opções para instalar folhas de madeira compensada no teto de uma casa de madeira. O bolo no teto de uma casa de madeira depende do objetivo da sala.

Como regra, as seguintes camadas devem estar presentes (de cima para baixo):

  1. Projecto ou acabamento do piso superior ou sótão.
  2. Barreira de vapor.
  3. Vigas de soalho.
  4. Isolamento térmico colocado entre as vigas.
  5. Camada de barreira ao vapor.
  6. Caixa.
  7. Projecto ou acabamento de tecto em contraplacado.

Do que é feito?

A madeira compensada é feita principalmente de árvores coníferas e bétulas. Nesse caso, o produto mais valioso é aquele feito de bétula, pois aumenta sua resistência. Variedades feitas com coníferas são usadas em ambientes com alta umidade, pois não têm medo de umidade.
Navegar nos tipos e finalidades do produto permite marcar, o que indica certas propriedades do compensado:

FC - contraplacado à prova de umidade, adequado para uso em interiores FCM - também contraplacado à prova de umidade, mas com a adição de resinas de melamina. Ou seja, com a sua aplicação, você precisa ter cuidado com o FOF - um produto com ampla aplicação na indústria moveleira. Vantagens do acabamento em compensado. Se você não vê as perspectivas desse material, o compensado pode não parecer o material mais adequado para a decoração. No entanto, se você aplicar um dos métodos de acabamento - revestimento de verniz ou aplicação de manchas, o material sem graça se tornará uma solução interior bastante interessante. Sobre o teto de madeira compensada, você pode ocultar facilmente as comunicações, ocultar as falhas dos tetos. Além disso, se desejado, é possível fazer furos nele para acessórios.

O preço da emissão também será uma grande vantagem - esse teto se tornará muito mais barato comparado aos painéis de madeira, e visualmente a diferença será quase imperceptível. Instalação de um teto de madeira compensada A instalação de um teto de madeira compensada é muito simples. O primeiro passo é a preparação e instalação da caixa, na qual as folhas de madeira compensada são anexadas posteriormente. Em seguida, as folhas de madeira compensada são presas com parafusos auto-atarraxantes comuns. Como torneamento, barras de madeira ou coladas de 30 * 30 mm são ideais. Eles são fixados no teto a uma distância de cerca de meio metro um do outro. Se for usado compensado mais espesso, a distância entre as barras poderá ser aumentada. Importante: ao instalar o teto de madeira compensada em instalações residenciais, vale a pena usar chapas com uma espessura de pelo menos 6 mm. Caso contrário, as folhas finas dobrarão. Espesso é difícil de instalar. Depois que as folhas de madeira compensada são fixadas na caixa, resta apenas instalar o pedestal do teto.

Escolha o material certo

Antes de comprar folhas de madeira compensada para o teto, você deve entender suas variedades e alguns recursos para não adquirir material de baixa qualidade.

As principais marcas de madeira compensada:

  • FC. Uma folha de madeira compensada padrão usada para decoração. Aumentou a resistência à umidade. Este efeito é alcançado através do uso de resina carbamida-formaldeído - um material adesivo especial.
  • FSF. Difere do material anterior, não apenas pelo alto nível de resistência à umidade, mas também pela possibilidade de aplicação em trabalhos externos. A FSF tem uma longa vida útil, mesmo com diferenças de temperatura e exposição prolongada à precipitação.
  • FB Essa marca de folhas geralmente não é usada para acabamento de salas padrão. No CE, é usado o verniz de baquelite, para o qual até as condições adversas do clima tropical não têm medo. Este compensado geralmente é finalizado com salas técnicas.
  • FOF. Uma folha de madeira compensada, cuja superfície é laminada, o que a torna mais atraente. FOF não é usado para decoração, é um material para a fabricação de móveis.

Você também deve considerar o tipo de madeira a partir da qual é feito o teto de madeira compensada. Por exemplo, a bétula não apenas oferece resistência adicional a esse material, mas também uma agradável e suave tonalidade. E o compensado de árvores coníferas praticamente não se deteriora (mas também requer processamento).

Principais benefícios do uso de madeira compensada

Obviamente, a superfície das chapas de compensado nunca foi distinguida por uma estética especial e foi usada principalmente para o acabamento de salas técnicas. O baixo custo deste material correspondia a uma vida útil insuficientemente longa. Mas o compensado moderno é um tipo de material que, se processado adequadamente, durará mais de um ano. Ao mesmo tempo, as chapas de madeira compensada modernas têm uma aparência atraente para instalações residenciais.

A principal vantagem do compensado é sua facilidade de fabricação, portanto, seu baixo custo. Em combinação com vernizes modernos, tintas, manchas, madeira compensada assume a forma de madeira cara. Mas esse produto custará várias vezes menos. Você também pode aplicar a laminação da superfície e dar à folha de madeira compensada uma aparência mais estética.

A madeira compensada é fácil de instalar. Por exemplo, para instalar o teto, você precisará de 2 pessoas (uma para apoiar as folhas) e o conjunto mínimo de ferramentas listadas acima. Além disso, para chapas de madeira compensada, não é necessário comprar consumíveis caros - os parafusos autoatarraxantes comuns serão suficientes. Para fazer furos para acessórios, fiação ou elementos decorativos adicionais, basta usar um quebra-cabeça ou serra. Com esse material, há muito menos problemas do que com drywall mais frágil.

A todos os itens acima, deve-se acrescentar que o compensado é um material natural, embora tenha sofrido numerosos processos. Mas alguns tipos de chapas de compensado não devem ser usados, por exemplo, FB. Na produção deste contraplacado, é utilizado verniz de baquelite, cuja evaporação afeta adversamente a saúde.

Etapa 1: preparação

Uma tarefa bastante simples, mas cuidadosa, que requer um pouco de paciência. É necessário preparar o futuro teto de madeira compensada para instalação posterior: limpe-o do pó e detritos grandes, remova o papel de parede, o azulejo ou a massa velha (se houver) e trate a superfície com um anti-séptico. Um material mais barato, mas também confiável, é o sulfato de cobre.

Se forem utilizados parafusos autorroscantes como suporte de teto, após o processamento, a etapa preparatória poderá ser considerada concluída. Mas alguns proprietários de apartamentos ou casas particulares preferem montar o teto de madeira compensada na cola. Em seguida, o teto deve ser processado não apenas, mas também nivelado. Para nivelar, use gesso ou massa de vidraceiro.

Etapa 2: marcação

Um evento responsável do qual metade do resultado depende. Se o layout estiver incorreto, o design será irregular e exigirá a remoção de toda a superfície do compensado e a remontagem. Inicialmente, a marcação deve ser feita em um pedaço de papel e somente depois transferida para o futuro teto de madeira compensada.

É necessário escolher o intervalo correto entre os elementos da caixa, seja uma viga ou um perfil. Em primeiro lugar, as extremidades das folhas de madeira compensada para o teto devem ser fixadas em uma barra. Para fazer isso, meça a folha de forma que sua borda esteja localizada no meio da barra. Depois, há um lugar para elementos de fixação.

Além da viga principal ou do perfil para acabamento do teto, também devem ser montados elementos intermediários que contribuam para a fixação confiável da tela. A distância entre os trilhos principais deve ser controlada dentro de 0,5 me entre os trilhos adicionais - 0,25 m.

Ao marcar o futuro teto do compensado, você deve escolher a direção correta da caixa para o teto, que deve atravessar as folhas de compensado. O arranjo transversal da viga ou perfil fornecerá maior confiabilidade da estrutura.

Etapa 3: instalação da caixa

Para a caixa na sala, é permitido o uso de 2 variedades de material de construção:

  • Viga de madeira para decoração de teto. Agora a madeira, mesmo de baixa qualidade, é um material caro e seu uso como projeto técnico é irrelevante.
  • Perfil de metal. Material mais barato, se instalado corretamente, a estrutura do perfil será muito forte e confiável.

O primeiro passo ao instalar a caixa e o compensado no teto é encontrar o ponto inferior de todo o teto. A partir deste ponto, é necessário iniciar a instalação da caixa. Em toda a área, trilhos longitudinais devem ser fixados, cujo nível superior deve coincidir com o ponto zero do teto. Para um melhor design, é necessário usar o nível do edifício.

Os elementos extremos da caixa não precisam ser montados no teto, podem ser fixados nas paredes usando as mesmas cavilhas. A força da estrutura disso não vai piorar. Para fixar a viga ou o perfil no teto de madeira compensada, use buchas (se a superfície for de concreto) ou parafusos comuns ao montar em uma superfície de madeira.

Após os trilhos longitudinais, você pode começar a instalar a cruz, que é um elemento da decoração do teto, fornecendo confiabilidade e resistência adicionais.

Etapa 4: instalação de chapas de compensado

A fase final do processo de instalação do teto de folhas de madeira compensada na sala. Se a caixa for feita de acordo com todas as regras e o nível, a fixação do compensado não levará muito tempo. Antes de o teto terminar com madeira compensada, o material deve permanecer em temperatura ambiente por pelo menos dois dias.

O processo é bastante simples: uma pessoa aplica uma folha ao caixote e a segunda o prende com parafusos autorroscantes. Ao usar cola, espere um pouco até a composição secar. Deve-se lembrar que, ao colar o material, você não pode usar folhas grossas de madeira compensada.

Como montar

É muito simples montar o teto a partir de madeira compensada - você precisa preparar uma caixa na qual as folhas serão fixadas e fixar o revestimento nela.

Para caixas, barras de madeira ou coladas são adequadas, tamanhos de 30X30 milímetros. Eles são fixados ao teto em incrementos de 50 centímetros. Você pode dar um passo menor nos casos em que é usado um compensado suficientemente espesso.

Para tetos em instalações residenciais, é melhor usar produtos com menos de seis milímetros. Mais fino pode dobrar. Muito grosso também não deve ser tomado. Eles não são apenas mais caros, mas também na instalação será mais difícil.

Folhas de material são presas à caixa montada e fixa, usando parafusos auto-atarraxantes. A junta do teto e da parede é decorada com um rodapé decorativo.

Ferramentas e Materiais

Dependendo do método de instalação das chapas de compensado, podem ser necessários diferentes materiais e ferramentas da lista a seguir:

  • escada
  • broca
  • chave de fenda
  • nível de construção e laser,
  • ripas de madeira ou perfis metálicos para o fabrico de tornos,
  • buchas e parafusos,
  • cabo de corte
  • folhas de madeira compensada
  • suspensões perfuradas
  • cola de madeira, se você planeja colar a folha na base,
  • roleta
  • governante
  • um lápis
  • espátula dentada,
  • serra de vaivém de corte de madeira,
  • impregnação anti-séptica ou primer na madeira.

Importante! Antes de instalar o compensado em um piso de madeira, um filme de impermeabilização deve ser instalado.

Se a casa for nova e a impermeabilização do piso não tiver sido feita antes, o filme será fixado às vigas do piso com um grampeador, sobrepondo as tiras em 150 mm e colando as juntas com fita adesiva. O material é colocado nas paredes a uma altura de 20 a 30 cm.

Montagem em caixa

Os tetos de madeira compensada em uma casa de madeira são mais fáceis de instalar na caixa. Este método é adequado se a superfície do teto base apresentar defeitos e não for uniforme. Observe que, ao instalar o compensado na caixa, a altura da sala diminuirá em pelo menos 3-5 cm.O valor exato depende das comunicações instaladas, da uniformidade da base e da espessura da caixa.

Estamos instalando folhas de madeira compensada na caixa na seguinte ordem:

  1. Se o teto da base for irregular, você precisará encontrar o ângulo mais baixo na sala usando o nível do laser. Em seguida, calculamos quanto o novo teto diminuirá e reduzimos esse valor a partir do ângulo encontrado. Depois disso, transferimos as marcas para os cantos restantes e as conectamos usando um cabo de máscara.
  2. De acordo com as marcações nas paredes, prendemos as barras da caixa ou o perfil de metal. Eles são montados em torno do perímetro de toda a sala.
  3. Em seguida, anexamos as ripas longitudinais das ripas ao trilho na superfície da parede em incrementos de 40 a 50 cm.Se a estrutura é montada a uma distância do teto da base, usamos suspensões perfuradas para fixar as ripas no teto.
  4. Em seguida, verifique a uniformidade e a horizontalidade do quadro e prossiga com a instalação do compensado.
  5. As folhas começam a montar a partir de um dos cantos da sala.A junta das placas adjacentes deve estar no meio das ripas. Fixamos as chapas com parafusos em madeira ou metal, instalando-as em incrementos de 15 a 20 cm.
  6. Entre as placas adjacentes, deixamos um espaço de 2-3 mm para compensar a expansão do material com uma mudança de temperatura e umidade na sala.
  7. Os últimos da fila de chapas são cortados em comprimento e largura.

Colocação de cola

Se a casa tiver um teto inclinado e for relativamente plana, as folhas de madeira compensada poderão ser coladas diretamente na base. Primeiro você precisa preparar um teto de madeira básico. Para fazer isso, eles limpam do acabamento antigo. Massa cuidadosamente todos os buracos, rachaduras e eliminar irregularidades significativas. Após a solução secar, a superfície é tratada com um primer para madeira.

Agora você pode começar a colar folhas de madeira compensada. A mistura adesiva é aplicada na parte traseira da placa com uma espátula dentada e distribuída uniformemente sobre a superfície. Em seguida, aplicamos a placa no teto e pressionamos bem. Seguramos a folha por cerca de um minuto, para que a mistura adesiva tenha tempo de endurecer.

Atenção! Para colar madeira compensada, a cola de poliuretano é adequada para trabalhar com materiais de madeira. Endurece rapidamente, não prejudica a saúde e não é absorvido pela madeira.

As placas adjacentes são coladas com uma folga de 2-3 mm. Deixe também um espaço tecnológico de 0,5 cm ao redor do perímetro da sala. Posteriormente, será fechado por um rodapé. Antes de terminar, as costuras entre os lençóis são cuidadosamente polidas e lixadas.

Montagem de viga

Agora vamos falar sobre como cercar o teto de madeira compensada em vigas de madeira. Este método é adequado para novos edifícios em que o teto ainda não foi concluído. Primeiro você precisa fixar uma camada de filme de impermeabilização nas vigas. Como fazer isso, descrevemos acima. Depois disso, a camada de impermeabilização é fixada adicionalmente com uma caixa de madeira de 2 cm de espessura, o que é necessário para manter um espaço de ar entre o revestimento de contraplacado e a camada de impermeabilização. Devido à circulação de ar, a condensação não se acumula aqui, o que contribuirá para o aparecimento de mofo e podridão, além de danificar os materiais.

Em seguida, prendemos as folhas de madeira compensada na caixa com parafusos. Os fixadores são instalados em incrementos de 10 a 15 cm ao redor do perímetro da folha. Você pode fixar ainda mais a placa na parte central. Não se esqueça das lacunas entre as placas e ao redor do perímetro da sala.

Conselhos! Para facilitar a fixação das folhas no caixote, vale a pena pensar antecipadamente no degrau dos trilhos, para que ele corresponda às dimensões do compensado ou corte as placas em pedaços menores.