Sexo

Pisos epóxi: características, escopo e tecnologia de instalação

É fácil entender por que os pisos epóxi são tão populares. Basta conhecer as principais vantagens.

  • os pisos epóxi são fáceis de limpar e lavar - remover a sujeira deles é muito mais fácil do que do laminado ou parquet,
  • o material não responde a flutuações de temperatura - sua qualidade e propriedades operacionais não são perdidas, o que permite que o revestimento seja usado em saunas, salas sem aquecimento,
  • ao instalar o piso a granel, não aparecem juntas e lacunas, o que significa que a sujeira não se acumula, os patógenos não se depositam,
  • ausência completa de costuras - não é necessário usar soleiras,
  • características de alta resistência e resistência ao desgaste - pisos epóxi servem por décadas sem perda de características decorativas externas,
  • os produtos químicos não têm medo do material - o piso epóxi não tem medo de ácidos ou álcalis,
  • pisos epóxi não cheiram, exceto pelo tempo de secagem após a aplicação,
  • excelente desempenho de impermeabilização também é uma vantagem do uso desse revestimento. O material pode ser colocado sem impermeabilização.

  • o alto custo de materiais e ferramentas necessárias para a instalação do revestimento,
  • podem ocorrer danos ao piso devido à queda de um objeto pesado. Fichas e arranhões devem ser reparados imediatamente, pois são muito impressionantes,
  • se necessário, desmontar o revestimento será muito difícil.

Preparando a base para um piso 3D

Os principais requisitos para a superfície de suporte sobre a qual os pisos de polímero estão dispostos são seu rigoroso nível de horizontalidade e umidade. Portanto, para um piso de concreto, é melhor usar uma mesa semi-seca, sobre a qual você precisa fazer uma espessura de nivelamento de até 5 mm. Isso permitirá que você obtenha uma superfície horizontal bastante plana. No material da mesa de nivelamento, você precisa usar aparas de fibra como um aditivo de reforço. O piso acabado deve ser bem seco. Seguinte:

  • a superfície da betonilha deve ser limpa de pó com um aspirador industrial,
  • remova manchas de graxa e sujeira, usando solventes, se necessário,
  • ao trabalhar com uma base de concreto antiga, é necessário cortar as rachaduras descobertas e preenchê-las com um composto epóxi e somente depois fazer uma mesa niveladora,
  • a superfície porosa deve ser tratada com selagem - esta é uma solução com fortes propriedades penetrantes.

Tradicionalmente, acredita-se que a superfície de um piso de madeira antigo não seja adequada para pisos a granel de polímero. No entanto, com alguma preparação, em um ambiente residencial, isso é bem possível. Para fazer isso, você precisa:

  • abra o chão, inspecione os logs, se necessário - substitua ou repare os inutilizáveis,
  • fechar o chão, fortalecer adicionalmente a fixação das placas,
  • remover tinta velha
  • reparar rachaduras nas tábuas e as lacunas entre elas com massa de vidraceiro na madeira, secar, lixar os locais de reparo com um pano de lixa,
  • remova a poeira da superfície, organize uma mesa autonivelante de nivelamento.

Outras ações são as mesmas para a base de concreto e a de madeira.

A composição do piso a granel - uma reação ao piso quente

Muitos construtores não recomendam derramar o piso a granel em cima do sistema Warm Floor. Muitas vezes, os autores do conselho ficam sem explicação, o que gera especulações. Um deles diz que, quando expostos ao calor, os componentes dos compostos a granel começam a encher o ar da casa.

As composições de polímeros e metacrilato de metila não apenas se expandem muito bem, mas também possuem uma enorme reserva de limites para temperaturas mínimas e máximas. Para o metacrilato de metila, esse valor varia de -70 ° C a +150 ° C - valores que dificilmente ocorrerão nas condições do seu apartamento ou casa. Portanto, as composições poliméricas são adequadas para pisos a granel, exceto epóxi.

Outra desvantagem é a pequena variedade de cores. Embora com a ajuda de filmes e corantes de polímeros, designers habilidosos possam corrigir a situação e fazer uma variedade enorme. No entanto, no campo da renovação de apartamentos, seus serviços ainda são escassos - as pessoas têm o suficiente das soluções disponíveis.

Confie em um fabricante confiável para comprar o mix. Somente uma pessoa altamente qualificada no campo das ciências químicas será capaz de realmente entender em que consiste um piso maior, enquanto nomes desconhecidos aparecerão para um leigo como um conjunto de letras. Os fabricantes que desejam economizar em componentes e cargas baratas podem tirar proveito disso.

Vantagens e desvantagens - é importante saber!

As vantagens das composições epóxi para a criação de revestimentos de piso estão principalmente relacionadas a misturas a granel em geral. No entanto, as desvantagens listadas se aplicam apenas ao piso a granel de epóxi.

  • Tecnologia de revestimento sem costura - o piso autonivelante de epóxi de polímero possui uma superfície perfeitamente lisa e brilhante. A propósito, o grau de brilho pode ser reduzido com a ajuda de aditivos especiais. A ausência de costuras não apenas protege contra a penetração de umidade, mas também evita o acúmulo de sujeira, o desenvolvimento de colônias de microorganismos e bactérias. É por isso que pisos epóxi são tão apreciados em instalações médicas.
  • Elevadas propriedades repelentes à sujeira - o piso epóxi é realmente fácil de remover da sujeira do dia-a-dia, e não haverá problemas com sujeira complexa.
  • Resistência química - álcalis e ácidos não são capazes de danificar esse revestimento, mesmo em altas concentrações. Geralmente, os pisos industriais de epóxi de polímero industrial podem ser encontrados em empresas farmacêuticas, armazéns para armazenamento de reagentes químicos.
  • Segurança - ao preencher pisos com base em resinas epóxi, o grau de rugosidade pode ser ajustado, garantindo a ausência de escorregamento mesmo na presença de manchas de óleo. Epóxi não suporta combustão.
  • Longa vida útil - os pisos epóxi têm uma vida útil de mais de 20 anos (a propósito, esse não é o limite para revestimentos de pisos, mas também bastante), eles não são ameaçados pela radiação ultravioleta, são resistentes à abrasão.
  • O custo ideal - para o orçamento da família e para reparos baratos, mas duradouros, essa opção de piso é perfeita.

Das desvantagens, é importante mencionar o seguinte:

  1. Fragilidade - pisos epóxi são muito duros e muito frágeis. Devido aos impactos, a superfície pode ficar coberta de rachaduras e lascas.
  2. Perda de decoratividade - ainda assim, arranhões estragam a aparência decorativa brilhante do piso ao longo do tempo. É por isso que é mais prático fazer superfícies foscas.
  3. Os pisos autonivelantes são difíceis de remover da superfície - esta regra também se aplica ao epóxi. Não se pode falar de piso repetido, ele só pode ser jogado em um aterro sanitário.

Possível decoração do piso

Os pisos de polímero são caracterizados por uma estrutura uniforme.

Para tornar o piso mais interessante, você pode usar essas oportunidades.

  1. No processo de preenchimento do piso entre as camadas, você pode colocar a tinta, borrando-a de maneiras incomuns. Graças a isso, você pode conseguir uma imitação de mármore, decorar a superfície.
  2. O uso de brilhos. São brilhos de volume feitos de poliéster ou papel de alumínio. A tonalidade dos brilhos pode variar, podem ser monofônicos e fluorescentes. Muitas vezes, os designers combinam vários tipos diferentes de glitter de uma só vez, formando padrões incomuns.
  3. Colocando desenhos entre as camadas. Para executar esta tarefa, tire fotos volumétricas. Devido a isso, uma superfície realista de quase qualquer tipo é criada. Não há restrições quanto à complexidade, pois tudo está conectado precisamente com a escolha do proprietário.

É possível decorar pisos de poliuretano a granel de diferentes maneiras, usando brilhos, tintas e colocando vários padrões entre as camadas

O que é isso

O piso de polímero difere fundamentalmente de outros tipos de revestimento de piso em sua estrutura, uma vez que não se encaixa, mas é derramado. O material é feito com base em vários polímeros e vendido como um líquido. Para preencher esse tipo de piso, faça primeiro uma base completa de contrapiso de concreto ou qualquer outro material denso, sobre o qual um polímero líquido é derramado com uma camada fina. A primeira, endurecida após um certo tempo, fornece uma superfície perfeitamente lisa e mais importante - mesmo (devido à capacidade do líquido em formar um nível uniforme) de superfície sem as menores articulações.

Inicialmente, esse tipo de cobertura era usado em instituições públicas com uma grande rotatividade de pessoas - por exemplo, em salões de aeroportos

Essa aplicação se deve à máxima facilidade de limpeza causada pela integridade do revestimento, sem costuras e juntas, além da alta resistência do material, o que possibilita não fechar os terminais e outras salas de importância pública especial para reparos a longo prazo

No entanto, os consumidores privados rapidamente apreciaram todas as vantagens de um piso desse tipo e se interessaram pelas possibilidades de despejar polímeros em residências particulares, e os fabricantes responderam prontamente ao aumento da demanda e apresentaram opções mais acessíveis, mas não menos de alta qualidade para casa e apartamento.

Ao mesmo tempo, os principais consumidores ainda são empresas industriais e instituições públicas; no entanto, para uso doméstico, essa cobertura pode ser apropriada. Os pisos de polímero estão disponíveis em duas variedades principais, mas se você considerar pequenas diferenças, poderá contar com um grande número de opções diferentes, cada uma com suas próprias vantagens e ideal para ambientes de um tipo ou de outro.

Informações relevantes

Um piso líquido é uma argamassa especial, feita com base em materiais poliméricos e, até endurecer, tem uma consistência muito líquida que permite que seja literalmente derramada sobre uma base áspera. É a partir daqui que o nome deste tipo de piso foi. É bastante simples derramar o líquido no piso de tração, ele será distribuído uniformemente de maneira rápida e quase independente sobre ele, escondendo pequenas manchas.

Piso líquido - o que é isso?

Em sua textura e aparência, o piso líquido congelado é muito semelhante ao linóleo, mas em termos de resistência e confiabilidade, é bastante azulejo. O piso é muito liso, forte, não tem medo de influências mecânicas ou químicas de vários tipos. O revestimento se conecta de maneira confiável à base áspera, tornando praticamente impossível o corte.

O piso é muito fino. Sua espessura máxima geralmente não excede 6 mm. Mas isso não impede que o revestimento seja muito mais forte do que outros tipos de acabamentos. Tal fundação pode suportar até um caminhão que passa, não como andar com pessoas pela casa.

Características e recomendações sobre o uso de vários materiais para nivelar e organizar a mesa

Portanto, pisos líquidos geralmente são derramados precisamente em oficinas no local de produção, em armazéns e outras salas onde os pisos estão passando por um estresse significativo. Esse piso pode ser derramado na academia, às vezes esse tipo de revestimento é usado mesmo para a construção de ciclovias. Muitas vezes, essa fundação é equipada em centros farmacêuticos e médicos, em estabelecimentos culinários. Alguns tipos de pisos líquidos suportam os efeitos de fatores naturais e, portanto, podem ser organizados em pistas de dança de rua, perto de shopping centers, etc.

Piso a granel na rua

No entanto, em áreas residenciais, pisos líquidos se tornam hóspedes frequentes. Eles permitem que você crie uma base uniforme e confiável, sem medo de água, em qualquer divisão de uma casa ou apartamento. Na maioria das vezes, esse tipo de revestimento é organizado no banheiro ou no banheiro, na cozinha - ou seja, onde os indicadores de umidade são altos, mudanças constantes de temperatura, razão pela qual outros tipos de revestimento (com exceção da cerâmica) não resistem e são destruídos por um longo tempo.

Pisos a granel 3D

A vida útil de um piso líquido a granel é de décadas. O período de garantia reivindicado pelos fabricantes é de cerca de 10 anos, mas, na realidade, os pisos duram muito mais tempo.

Recurso

O piso autonivelante de epóxi possui uma estrutura levemente difusa que pode preencher irregularidades não críticas da superfície.

Dependendo das condições operacionais específicas, os pisos epóxi podem ser classificados pela espessura do revestimento, são eles:

  • Camada fina, colocada em 1 camada de enchimento, cuja espessura é mínima e não excede 1 mm (geralmente de 0,5 mm), enquanto as propriedades práticas e a atratividade da aparência do material deixam muito a desejar (destinado a despejar em salas de um apartamento com pouco tráfego),
  • Classic, feito de várias camadas de vazamento, cada uma com 1 mm, o que aumenta significativamente a resistência do piso a danos mecânicos, abrasão, resistência a soluções abrasivas (excelente piso para um apartamento e uma casa de campo).

Além disso, os pisos a granel de epóxi são divididos em:

  • Variedades industriais concebidas para instalações industriais com tráfego intenso e um nível máximo de carga admissível de tipo mecânico ou químico, caracterizado por uma variedade de cores e texturas,
  • Recheios preenchidos com quartzo, atingindo uma espessura de até 6 mm, caracterizados pela presença de areia de quartzo na camada inferior, o que aumenta a adesão do material à base, melhora a resistência do vazamento a danos mecânicos acidentais, os efeitos de agentes químicos e abrasivos e temperaturas extremas,
  • Piso autonivelante epóxi transparente, caracterizado por uma espessura de camada de 2-5 mm, dependendo do tipo de superfície planejada, cujas características distintivas são a espessura mínima do filme de endurecimento opticamente transparente, resistência à luz e antiestático (excelente material para decorar o piso com impressão de fotos e desenhos em 3D).

Local de enchimento e nível de cargas

Para instalações residenciais e oficinas para fins industriais com intensidade de carga relativamente baixa, é recomendável dar preferência a uma composição de camada fina.

Para salas com um alto grau de carga, você deve escolher um revestimento com uma camada de pelo menos 1 mm ou composições especializadas industriais ou preenchidas com quartzo.

Detalhes do quarto

O indicador prevê a seleção da mistura de acordo com a presença de um certo tipo de carga na superfície do revestimento decorativo.

Se muitos equipamentos devem ser alimentados por eletricidade, é racional optar por pisos antiestáticos que possam bloquear cargas estáticas, minimizando a probabilidade de acidentes.

Além disso, esse revestimento é muito fácil de cuidar, porque também possui características de despoeiramento.

Para salas caracterizadas por um aumento periódico de umidade ou acúmulo de líquido no piso, é necessário comprar misturas com aditivos antiderrapantes, o que aumenta significativamente o conforto e a segurança dos movimentos.

Para laboratórios com vários produtos químicos, as formulações industriais, preenchidas com quartzo ou convencionais de camada espessa devem ser preferidas.

Propriedades de cor do piso e sua aparência

Para edifícios industriais e industriais, a aparência do piso nem sempre tem um papel decisivo na escolha, mas para instalações residenciais e centros de negócios cujos proprietários se preocupam com a eficácia do revestimento, é melhor optar por acabamentos com inclusões decorativas ou derramar pisos a granel em 3D luxuosos e criativos .

Pavimento DIY

Vestir o chão pode ser feito de várias maneiras. É mais fácil derramar “chips” especiais na camada de base até que ela endureça completamente. Além disso, após a cura, a base é pintada com acrílicos. É a pintura à mão que se tornará a versão mais original e incomum da decoração do preenchimento. Outra maneira de dar propriedades decorativas ao piso é solicitar um banner, um adesivo em uma gráfica, no qual as imagens são aplicadas. Normalmente, os adesivos são feitos de vinil. A impressão 3D moderna parece especialmente bonita.

Existem certos requisitos que uma sala deve atender:

  • temperatura + 5 ... + 25 graus (o mesmo indicador deve estar na base sobre a qual o composto será derramado),
  • temperatura de composição + 15 ... + 25 graus,
  • humidade do ar não superior a 80%,
  • a umidade da base é inferior a 4% (para a mistura Betolast - até 12%).

Preparação de superfície

A base mais confiável para epóxi é o piso de concreto. Mas, se necessário, você pode derramar a massa em outras bases, mesmo em ladrilhos. Somente com bases de madeira podem surgir problemas, porque com o tempo eles se deformam.

É importante que o piso esteja seco, mesmo o suficiente. O desvio admissível da horizontal não é superior a 2 mm a cada 2 metros

Misturas autonivelantes podem cobrir o chão e com sérios desvios dessa norma. A umidade do piso é determinada da seguinte maneira: uma película de polietileno de 1 x 1 m de tamanho é colada com fita adesiva ao chão, deixada por 48 horas. Se não houver muita umidade sob o filme, o piso poderá ser considerado seco e pronto para vazar. A betonilha de concreto fresco é melhor deixada por 4 semanas, período durante o qual seu conteúdo de umidade voltará ao normal.

Toda sujeira, poeira, graxa e tinta devem ser completamente removidas de qualquer revestimento. Rachaduras devem ser reparadas, bem como lascas, outros defeitos. Você também pode fortalecer a base com uma camada de tinta epóxi. Recomenda-se colar a impermeabilização ao longo das paredes. 2 horas antes do início dos trabalhos, o piso é aspirado.

Primer e massa de vidraceiro

O primer é amassado em um recipiente separado. Seus componentes são interconectados, misturados a uma velocidade de 500 rpm, primeiro na frente e depois na direção oposta. O resultado deve ser uma mistura homogênea. Em seguida, deixe o primer repousar por 3 minutos para a liberação de bolhas de ar. É necessário desenvolver completamente o solo em 40 minutos, para que suas propriedades sejam perdidas.

A cartilha é espalhada no chão com uma cobra, distribuída por um rolo sintético de inverno. Porções adicionais do produto são derramadas em áreas altamente absorventes. A polimerização dura um dia. Então você pode começar a fazer massa de vidraceiro, rachaduras e todos os recessos. Isso é feito com massa especial misturada com areia de quartzo (1: 3). Após o endurecimento da massa, coloque outra camada de primer. Todos os estágios subsequentes começam em um dia.

Preenchimento da camada base

Esta camada é destinada ao alisamento final de todas as irregularidades, esmagamento de poros. Espessura da camada - cerca de 1,5 mm

Os Kraskoobi são colocados com os pés com antecedência, entrem neles com muito cuidado. A composição é preparada conforme indicado nas instruções

É derramado no chão a uma taxa de 300-400 g / sq. m) Distribua a composição com base e, após 20 minutos, disperse a areia de quartzo da fração fina (cerca de 1,5 kg por 1 metro quadrado).

20 horas após a polimerização final da massa, a areia restante é removida com uma escova de plástico duro, outra camada é aplicada com aproximadamente o mesmo consumo de epóxi. Distribua-o com uma espátula de borracha ou rodo. Trabalhe com cuidado os cantos e os lugares próximos às paredes. Após 15 horas, você pode aplicar a decoração.

Acabamento

A etapa final requer cuidados especiais no trabalho. O epóxi é preparado de maneira semelhante, derramado no chão em faixas largas. Consumo - a partir de 1 kg / m². m) Distribua a composição do rodo e, após 15 minutos, role com um rolo de agulha. Deixe o piso a granel endurecer por um dia, mas a carga nele é permitida somente após 6 dias. Após esse período, você pode aplicar uma camada de verniz epóxi, mas essa é uma etapa opcional.

A tecnologia consome muito tempo, é recomendável assistir a um vídeo temático:

Como escolher?

Ao escolher revestimentos de polímeros para pisos de concreto, é importante prestar atenção a vários fatores principais:

O esquema de cores e a textura da superfície. Se o polímero for usado em uma sala de estar de alta tecnologia, superfícies brilhantes podem ser usadas aqui. O estilo Provence é melhor combinado com uma estrutura fosca.

Ambiente de uso. Se o piso de poliuretano sucumbir a cargas significativas, apenas uma composição de dois componentes será a solução ideal. Permite obter revestimentos espessos que não são laváveis

Observe que esse recurso depende diretamente da espessura do polímero. Ao mesmo tempo, cada tipo de piso é projetado para diferentes intensidades de carga.

Custo. O preço dos materiais depende das características técnicas das substâncias. Pode variar em uma ampla variedade, o que permite escolher as melhores opções para solucionar objetivos específicos.

Aqui, o foco deve estar apenas nas análises dos clientes. Somente com a ajuda deles, você pode obter uma imagem real da qualidade de um determinado tipo de material polimérico.

Instalação de piso acrílico

Considere o processo de colocação de um revestimento acrílico a granel.

Ferramentas de piso

Tabela Preenchimento de um piso a granel.

Passos, fotoDescrição das ações
É realizada uma preparação completa do piso áspero. Todos os tipos de saliências são removidos, slots grandes são fechados. Detritos grandes e poeira fina estão sendo removidos. Para remover este último, é recomendado um aspirador de pó. Às vezes, o polimento de superfície pode ser realizado, mas no caso de pisos acrílicos, isso não é necessário.
A superfície tratada e limpa é preparada para aumentar a adesão. Sem ele, o material ficará na superfície pior. Trabalhos adicionais são realizados somente após a secagem do primer.
A mistura é feita para encher o chão. O procedimento ocorre imediatamente imediatamente antes de aplicar a mistura na superfície. Todos os componentes necessários para a preparação da massa acrílica são misturados no recipiente. Em seguida, a mistura é gradualmente aplicada à superfície do piso e nivelada com uma espátula. Você precisa trabalhar rapidamente, pois a mistura acrílica polimeriza em apenas 15 a 20 minutos.
A mistura cheia é enrolada com um rolo de agulha para que todo o excesso de ar saia dela. Eles se movem ao longo da superfície do piso maior com sapatos especiais - kraskostozh, que têm espigas na sola.
Após algumas horas, a superfície do piso acrílico já seco é coberta com verniz ou resina - é formada uma camada de acabamento que fornece proteção adicional ao material e aumenta o desempenho à prova d'água.
Por mais duas horas, o piso de acrílico é finalmente seco. Após esse período, você pode se movimentar no chão, colocar móveis e realizar reparos adicionais.

Pincéis e rolos de agulhas

Campo de aplicação

Inicialmente, os pisos epóxi foram projetados para instalação em ambientes com alta umidade, bem como em oficinas associadas à produção de diversos produtos químicos. Porém, como o processo tecnológico desses pisos permite obter os mais variados do ponto de vista do design, bem como o próprio piso possui uma superfície brilhante e brilhante, também foram avaliadas as características estéticas desse tipo de revestimento. Por isso, começaram a ser utilizados para revestimentos em grandes salas comerciais e outras salas que exigem pisos fortes com um design especial.

Os pisos de camada fina à base de epóxi são usados ​​em salas com tráfego baixo ou médio. Tais revestimentos requerem uma base perfeitamente uniforme e uma preparação adequada. A violação da tecnologia de assentamento pode levar à delaminação do revestimento de verniz.

Porém, pisos epóxi com maior resistência e resistência ao desgaste são usados ​​em locais com alto tráfego e cargas mecânicas significativas na superfície do piso. A maior resistência de tais pisos é alcançada espessando a camada de mistura de base. A proporção de areia e epóxi nesses pisos é de 6: 1. A uniformidade da fundação não é tão importante, mas sua preparação adequada também é importante.

Fig. 2 - Andar a granel de designer

Classificação do piso epóxi

Variedades de pisos epóxi consideram o exemplo da tabela 1.

Variedades de pisos epóxi
Tipo de pisoFuncionalidadesÂmbito de uso
Revestimento de despoeiramento à base de epóxiEspessura 0,2 mm, revestimento resistente a cargas leves, assentado sobre uma base de concretoÉ usado para proteção temporária de superfícies de concreto, bem como para evitar poeira excessiva das superfícies.
Pisos epóxi coloridos de dois componentesEspessura da camada - 3 mm, o piso pode suportar qualquer carga, resistente à umidade, resistente a influências agressivasO revestimento é usado em indústrias onde são necessários pisos resistentes ao desgaste, duráveis ​​e resistentes à umidade, com altas qualidades decorativas.
Piso antiderrapante de quartzo epóxiEspessura - 4,5 mm, o piso pode suportar qualquer carga, resistente à umidade, resistente a influências agressivas, antiderrapanteÉ utilizado em oficinas com processos úmidos onde são necessários pisos antiderrapantes.
Revestimento antiestático de dois componentesEspessura da camada - 2-2,2 mm, o revestimento não acende, é resistente ao desgaste, resistente à vibração, tem alta resistência a influências químicasÉ usado em indústrias explosivas e em salas onde é necessário se livrar da eletricidade estática.
Chips decoradosEspessura - 3,5 mm, o piso pode suportar qualquer carga, resistente à umidade, resistente a produtos químicos, possui alta qualidade estéticaÉ aplicado em locais com requisitos especiais para durabilidade e estética de um revestimento de piso.
Pisos epóxi (de camada fina)Espessura - 0,6 mm, o revestimento suporta baixas cargas do movimento de pessoas e veículos, é facilmente reparadoÉ utilizado em fábricas com baixo impacto na superfície do piso, sem aumento de umidade e sem requisitos especiais para pisos decorativos
Revestimento permeável ao vapor de verniz epóxi bicomponenteEspessura da camada de 3 mm, o revestimento nivela perfeitamente o piso, resistente ao desgaste, fácil de reparar, tem uma superfície foscaÉ utilizado em indústrias com altos requisitos para a aparência do revestimento do piso.
Resina epóxi altamente preenchida e pisos de areia de quartzoA espessura do piso atinge 1 cm, o revestimento tem alta resistência ao desgaste, é resistente até à abrasão, é resistente a produtos químicos, oculta perfeitamente as imperfeições da base, uma ampla seleção de coresÉ utilizado em locais com requisitos crescentes de durabilidade e estética do revestimento do piso.
Piso robusto a granelA espessura do piso de até 10 mm, o piso suporta cargas de média e alta intensidade, resistente à umidade, resistente a influências agressivas, possui alta qualidade estéticaÉ utilizado em locais com requisitos crescentes de resistência ao desgaste e piso decorativo.

Tecnologia de instalação de pisos deste tipo

O processo de fabricação de um revestimento a granel baseado em resinas epóxi consiste nas seguintes etapas do processo:

1. Antes de tudo, é necessário preparar cuidadosamente a base. A mesa é limpa de poeira e peças frágeis. A base é limpa a vácuo e desengordurada. Substratos com muita poeira são preparados.

2. Em seguida, a base deve ser nivelada usando misturas autonivelantes especiais. Em seguida, use uma pauta e um nível para verificar a superfície horizontal.

3. Agora você pode começar a preparar a mástique. Em uma quantidade estritamente medida de água, despeje a mistura no volume certo, misture bem até obter uma consistência homogênea. A mistura deve assentar por cinco minutos.

4. Prosseguimos para a primeira etapa de preenchimento do piso. A mistura preparada é derramada ao longo da parede mais distante da porta e começa a nivelá-la no centro da sala. Você pode completar a mistura depois de 10 minutos. Então, gradualmente, movendo-se em direção à saída.

5. A mistura é então nivelada.

6. O segundo estágio do vazamento começa após a primeira camada secar completamente. O mastique da camada frontal deve ter um teor de gordura maior que a mistura do primeiro preenchimento.

7. Após o vazamento do rosto, é necessário garantir uma boa ventilação da sala. A temperatura do ar na sala deve estar entre 12 e 25 graus. A superfície está pronta em 5-7 dias.

8. O passo final no processo de instalação de pisos epóxi é o envernizamento. A primeira aplicação do verniz epóxi é realizada após a secagem do mastique. Um dia depois, uma segunda camada de verniz com cargas decorativas é aplicada. É graças ao verniz que os pisos epóxi adquirem altos indicadores decorativos e de resistência.

Fig. 3 - Pavimentos

Vantagens dos pisos epóxi

• alta resistência à abrasão, incluindo abrasivos,

• resistência ao calor (mantém propriedades em uma faixa de temperatura de -50 ° a + 100 ° C),

• não reage com compostos químicos,

• resistência à umidade, permitindo que a composição seja usada em ambientes com alto grau de umidade,

• a composição do piso não representa um risco para a saúde humana, não emite substâncias tóxicas quando aquecida,

• altas qualidades adesivas,

• uma estrutura contínua que evita o acúmulo de poeira e patógenos,

• longo período operacional (mais de 20 anos),

• aparência bonita.

A composição de pisos epóxi

O piso a granel é feito com base em dois componentes: resina epóxi e endurecedor. Como aditivos, os fabricantes podem usar:

• pigmentos de origem inorgânica, etc.

O revestimento acabado não absorve elementos químicos e odores. E os corantes usados ​​não desaparecem com o tempo.

Às vezes, para dar ao piso uma aparência extravagante, diamante ou outras lascas minerais são adicionadas à composição. Porém, executar essa técnica de vazamento por conta própria não é recomendado sem profissionais e equipamentos especiais, pois a superfície congelada é processada pelo triturador várias vezes para dar suavidade e uniformidade à superfície do piso. Fazer isso com um simples leigo não funcionará.

Nas prateleiras, você também encontra uma mistura de epóxi-poliuretano, mais durável e durável. É usado mesmo para garagens, instalações industriais. Esta composição elimina a falta de pisos epóxi - fragilidade.

Etapas do revestimento epóxi

Escolhendo esse método de organização do piso de acabamento, vale a pena examinar a antiga base de integridade. Se houver falhas menores, essa tecnologia poderá ser aplicada. Recomenda-se que estruturas gastas não sejam preenchidas com uma mistura de epóxi, pois isso não impedirá o movimento adicional da base devido à perda de resistência e força.

Todo o processo de vazamento não é particularmente difícil. É importante apenas observar a sequência e manter os intervalos necessários entre determinados estágios.

1. Remova o piso antigo (acabamento fino).

2. Limpe a superfície de trabalho de detritos e poeira.

3)Selar todas as rachaduras e fendas com massa de polímero. Para eliminar todas as irregularidades e defeitos, você pode usar uma mistura de autonivelamento que preenche facilmente todos os vazios.

4. Meça a base para diferenças de superfície. Designe os pontos mais alto e mais baixo. Se a corrida em termos de grande, sem uma mistura de nivelamento ou betonilha não pode fazer.

5. Após a secagem da superfície de trabalho, seu primer é executado. Isso é necessário para aumentar a adesão dos dois revestimentos. Os substratos porosos são preparados em 2 camadas, os suaves são processados ​​até 4 vezes. É ideal aplicar uma demão com spray. Isso permitirá que a composição penetre mais profundamente na estrutura mais rapidamente.

6. Prepare a solução de acordo com as recomendações na embalagem. Cada novo lote é derramado sem demora, caso contrário, a mistura se agarra sem ser distribuída na superfície. Comece no ponto mais alto do chão.

7. O piso cheio deve ser enrolado com um rolo de agulha para liberar ar. Além disso, esse procedimento ajuda a nivelar a superfície, embora a solução em si se espalhe bem, distribuída uniformemente pela área de trabalho.

8. O endurecimento do piso epóxi é realizado por 7 horas, mas levará vários dias para concluir o processo de polimerização. Só então você pode organizar móveis e decorar o quarto.

Para dar ao revestimento resistência e proteção adicionais contra fatores externos, recomenda-se que, após o endurecimento, o piso seja revestido com tinta epóxi.

Piso epóxi a granel: prós, contras, segurança e onde usar

Deseja que seu piso seja forte, durável, fácil de cuidar e tenha uma ótima aparência? Então um piso epóxi pode ser a solução perfeita. Talvez você nunca tenha ouvido falar de pisos epóxi, portanto, neste artigo, coletamos todas as informações que você precisa saber sobre eles.

O que é um piso a granel de epóxi?

Um piso epóxi é um piso que consiste em várias camadas de epóxi aplicadas com uma espessura de 1-2 mm.

A resina epóxi é um polímero que consiste em dois componentes: resina e endurecedor. Quando são misturados, ocorre uma reação química, resultando na formação de um material sólido e durável. Os pisos epóxi são tão fortes e duráveis ​​que são usados ​​mesmo nas condições industriais mais difíceis.

Exemplos de pisos epóxi (foto e vídeo)

Quais são os benefícios do revestimento epóxi?

O revestimento epóxi tem várias vantagens sobre outros tipos de piso:

  • Resistência ao desgaste e durabilidade. Os revestimentos de epóxi formam uma superfície de alta resistência, resistente a danos mecânicos e de temperatura, rachaduras, choques, vibrações, movimentação de pessoas e equipamentos. A vida útil dos pisos epóxi é de 30 a 40 anos.
  • Instalação rápida e fácil. A fundição de pisos epóxi não requer marcação, adesivos adicionais, ferramentas ou equipamentos especiais.
  • Fácil de cuidar. Não é mais difícil cuidar do que com um piso de madeira coberto com verniz.
  • Resistência a temperaturas extremas. Pisos epóxi podem até ser derramados em banhos e saunas.
  • Resistência à água e impermeabilização de superfícies, resistência a óleo.
  • Sem costura e fácil de limpar. Como resultado da polimerização, a resina epóxi forma um revestimento durável e sem costura no qual poeira, sujeira, detritos ou mofo não se acumulam. Graças à sua fácil limpeza, os pisos epóxi são ideais para empresas alimentícias e farmacêuticas.
  • Resistência química. Os pisos epóxi permitem o uso de agentes de limpeza agressivos, incluindo álcalis, ácidos, solventes e desinfetantes. É por isso que os pisos epóxi são perfeitamente adequados para empresas em que os requisitos sanitários e higiênicos são extremamente altos, por exemplo, hospitais, empresas farmacêuticas ou alimentícias.
  • Livre de poeira.

Segurança A resina epóxi curada não é tóxica e é totalmente segura para a saúde humana.

  • Incombustibilidade.
  • Aparência atraente. A resina forma um revestimento liso e brilhante que não só parece espetacular, mas pode expandir visualmente o espaço refletindo a luz. Com a ajuda de corantes e várias cargas, você pode criar uma variedade de efeitos decorativos.
  • Efeito antiderrapante. Os pisos epóxi evitam escorregões e quedas devido à sua textura antiderrapante inerente. O que pode parecer uma característica acrítica realmente leva a grandes benefícios sociais. Os acidentes de escorregamento e queda são a principal causa de lesões relacionadas ao trabalho. A redução de lesões é uma questão importante em qualquer setor industrial. O revestimento epóxi desempenhará um papel nesse assunto. Como reduzirá o custo de indenizações e litígios resultantes de lesões relacionadas ao trabalho.
  • Vernizes de polímero e impregnações decorativas para pisos de concreto. Verniz para concreto.

    Verniz decorativo para pintura protetora e decorativa de pisos a granel em poliuretano e epóxi. Também é utilizado para acabamento de pisos de concreto e mosaico, betonilhas, pavimentação e revestimento de azulejos, pedras naturais e artificiais.

    Para preservar a textura exclusiva do piso de concreto, fornecendo a confiabilidade, a durabilidade e a resistência necessárias a danos mecânicos, você precisa usar uma variedade de vernizes para pisos de concreto e mosaico que possam fornecer a proteção necessária.

    Assim, o verniz de poliuretano é capaz de remover a poeira da base de concreto e melhorar as características técnicas do piso. Todos os tipos de vernizes para concreto têm uma alta capacidade de penetração, para garantir a resistência da base. Ao aplicar várias camadas, o verniz de poliuretano é capaz de proteger o piso de concreto, mesmo contra os efeitos de ambientes quimicamente agressivos, e é bastante adequado como revestimento principal. Os vernizes para concreto são utilizados com sucesso em instalações de diversos fins, desde oficinas de automóveis a cafés e restaurantes de rua.

    Composições de cimento para pisos a granel

    Esta opção contém três componentes de ligação. Estes incluem:

    O cimento é considerado uma das bases de um revestimento perfeitamente uniforme. Deve ser de alta qualidade e livre de impurezas. Material de baixa qualidade leva a rachaduras na superfície do revestimento.

    Areia na composição do piso seco a granel é usada em frações descascadas e finas. Quanto menor o diâmetro das partículas, mais forte o plano. Quanto à água, o sal não deve estar presente em sua composição. Eles podem levar ao aparecimento de listras brancas que não podem ser eliminadas.

    Para obter alta resistência e resistência ao desgaste, são utilizados plastificantes e espessantes químicos. Essas substâncias fornecem a consistência necessária para um piso a granel autonivelante.

    Características: Prós e Contras

    Como qualquer revestimento de piso, a solução de polímero tem suas vantagens e desvantagens.

    As vantagens deste material incluem as seguintes características:

    • O revestimento é muito flexível, o que explica sua capacidade de resistir a influências como atividade sísmica, deformação sazonal do edifício e várias outras flutuações.
    • O piso é bastante resistente à água, não possui superfície absorvente, o que impede a penetração de umidade nas instalações, que estão um nível abaixo. A superfície em si não perde suas qualidades ao interagir com a água.
    • O dispositivo de revestimento fornece segurança contra incêndio. Mesmo quando exposto a temperaturas muito altas, o piso não se deforma e não aumenta o raio de fogo.
    • A tecnologia de aplicação da solução é muito simples, portanto, este tipo de revestimento permite lidar com o preenchimento.
    • Durante a operação, o piso a granel não exige um grande investimento de tempo e esforço no cuidado. É bastante simples nesse sentido e não cria a necessidade de executar com freqüência procedimentos de limpeza.
    • Esta última propriedade se deve ao fato de a superfície não acumular poeira, devido à ausência de juntas e irregularidades, a sujeira não se acumula em um piso semelhante tão rapidamente quanto em outros revestimentos.
    • Uma vantagem importante é a longa vida útil do material. Na ausência de influências mecânicas graves, pode durar até 20 anos.
    • O linóleo líquido é muito agradável ao toque, porque sua superfície é lisa. No entanto, mesmo com essa uniformidade, o revestimento não escorrega.
    • O piso a granel não será afetado pelo contato com vários produtos químicos. Mesmo compostos cáusticos não danificam a superfície com seus efeitos.
    • Esse piso é classificado como ecológico. Não inclui compostos químicos nocivos. Por esse motivo, durante todo o tempo de operação, não exala vapores e não causa reações alérgicas.
    • O revestimento é caracterizado pela versatilidade da combinação. É combinado com substratos de praticamente qualquer material com pré-tratamento adequado.
    • O linóleo a granel pode ser incorporado em uma variedade de opções de design. Ficará ótimo com todos os estilos de interiores. Usando esta tecnologia, você pode criar não só a beleza, mas também a decoração exclusiva da sala.

    Apesar do grande número de qualidades positivas, existem várias nuances negativas em relação a essa cobertura. Comparado ao linóleo tradicional e outros pisos, as misturas de polímeros têm um preço muito alto. É mais conveniente escolher produtos caros, porque na faixa de preço há uma clara correlação de preço e qualidade. Portanto, cobrir grandes áreas pode afetar muito o estado da carteira.

    O procedimento obrigatório ao encher o chão é o alinhamento da base. Isso requer tempo, esforço e dinheiro adicionais. No processo de vazamento, várias condições devem ser rigorosamente observadas - para garantir uma base absolutamente seca, porque se você colocar linóleo líquido em uma base úmida, o resultado poderá não corresponder às expectativas.

    Este tipo de revestimento não pode ser desmontado. Se você decidir mudar o piso, não poderá se livrar completamente do linóleo líquido, e a única saída é aplicar um novo material sobre o anterior. O processo desde o estágio inicial de aplicação da composição à prontidão para operação leva um tempo bastante longo. Às vezes, leva mais de uma semana para terminar o andar na sala.

    As desvantagens deste tipo de revestimento não são tão críticas e podem ser facilmente compensadas por inúmeras vantagens. A eliminação de todos os problemas se resume apenas ao cálculo competente do tempo de reparo e dos custos financeiros.

    Breve descrição, características e benefícios

    Os pisos epóxi são um tipo de revestimento de polímero à base de resina, um endurecedor especial e estabilizadores. Eles são usados ​​para criar substratos com características decorativas e de alta resistência.

    O piso epóxi é aplicado “a granel” - isso permite que a mistura se espalhe livremente no plano, criando uma superfície absolutamente uniforme e uniforme. Para melhorar as propriedades decorativas, o dispositivo de piso fornece a mistura e união de vários esquemas de cores, aplicando amostras de cores e pinceladas, adicionando vários brilhos, etc.

    Além de misturar cores, vários elementos decorativos podem ser usados ​​- lascas, bandos e brilhos. Esses elementos são partículas foscas, semi-foscas ou brilhantes que são aplicadas à camada de acabamento e seladas com uma composição transparente.

    Uma característica distintiva desse revestimento, além da durabilidade, é sua alta decoratividade e uma ampla seleção de cores

    O escopo de tais pisos é extenso e não limitado a tarefas específicas. Isso inclui as indústrias de energia e alimentos, indústria química, complexos de estacionamento e serviços de automóveis, instalações médicas e indústrias domésticas, complexos comerciais e de exposições.

    Para a instalação em apartamentos e casas de campo, a tecnologia de pisos epóxi a granel oferece o uso de misturas da mesma composição que para arranjos em locais com uma atitude mais agressiva em relação à superfície do piso.

    Uma solução líquida padrão desse gênero é uma composição de dois componentes que contém uma base e endurecedor de cor epóxi. A solução é fornecida e distribuída em diferentes recipientes. A preparação da mistura é realizada apenas antes de derramar sobre uma base nivelada e preparada.

    Quais são as desvantagens de um piso epóxi?

    As desvantagens do piso epóxi incluem:

    • amarelecimento ultravioleta
    • dificuldade em desmontar (é mais fácil colocar um novo revestimento por cima)
    • Calor forte pode liberar substâncias tóxicas.
    • preço relativamente alto

    O revestimento epóxi é mais caro que outros materiais. No entanto, a longo prazo, esses pisos não precisarão ser substituídos com a mesma frequência que outros tipos de revestimentos. Eles são mais fáceis de manter limpos e desinfetados devido à falta de costuras e maior resistência a agentes de limpeza fortes. Eles são mais fáceis de instalar e são substituídos com menos frequência do que outros tipos de revestimentos, portanto, produzem menos resíduos e requerem menos descarte de resíduos.

    Em geral, o revestimento epóxi oferece uma economia significativa de custos, mesmo com investimentos iniciais mais altos. Na Europa, o revestimento epóxi permite que as empresas industriais economizem cerca de 125 milhões de euros por ano em reparos e manutenção.

    Onde posso usar piso epóxi?

    Você pode usar piso epóxi em qualquer cômodo da casa. À primeira vista, pode parecer que é adequado apenas para estilos modernos, mas a variedade de cores e texturas possíveis ajudará a adaptá-lo a praticamente qualquer interior.

    Os pisos epóxi a granel foram originalmente utilizados em instalações industriais porque são resistentes ao desgaste, higiênicos e econômicos de operar. Hoje você pode fazer esses pisos em qualquer sala, a seu critério.

    Vantagens e desvantagens distintas

    Acredita-se que pisos epóxi emitem substâncias nocivas durante o uso e são perigosos para a saúde. Fundamentalmente, isso não é verdade, uma vez que, dentre as várias resinas, os epóxis são os mais inofensivos e seguros.

    A composição epóxi líquida inclui membranas mucosas que causam asfixia e queimaduras leves, mas sua porcentagem é tão pequena que elas evaporam completamente durante a polimerização da base. Alguns tipos de composições para pisos a granel não contêm substâncias voláteis e substâncias.

    Por isso, qualquer especialista qualificado recomendará fortemente a compra de equipamentos de proteção individual - luvas, óculos e roupas especiais. Os próprios fabricantes não escondem isso - precauções de segurança podem ser encontradas na embalagem dos produtos.

    Em vista disso, após a mistura líquida secar completamente, obtém-se um revestimento ecológico e absolutamente seguro, completamente adequado para a colocação em crianças, cozinhas e banheiros.

    A aparência transparente é mais tradicional e envolve o uso de vários aditivos decorativos

    Além da segurança, os pisos epóxi a granel têm as seguintes vantagens:

    • resistência a cargas - o revestimento acabado possui alta resistência, resistência a influências mecânicas e físicas, inerte a reagentes e composições químicas,
    • vedação da base - a composição líquida permite concluir o preenchimento de todos os poros e irregularidades, para fornecer uma base monolítica, sem costura e firme,
    • facilidade de manutenção - a ausência de costuras e juntas simplifica muito o processo de limpeza, aplicação e remoção de detergentes,
    • segurança contra incêndio - o revestimento não contribui para a propagação do fogo aberto, não emite substâncias particularmente nocivas e fatais durante a combustão,
    • higiene - o piso de polímero não é a causa da formação e não contribui para a disseminação de bactérias, fungos e microorganismos nocivos.

    Entre outras coisas, esses pisos têm uma vida útil de mais de 15 anos, não exigem atualizações anuais e grandes reparos. Dependendo do tipo de base e das cargas esperadas, é possível usar composições de camada fina, diferenciadas por uma tecnologia de aplicação mais simples e um preço mais baixo.

    Entre os pontos negativos do uso de revestimentos epóxi, podemos distinguir a força do ponto fraco. Ou seja, com um forte impacto ou queda de um objeto muito pesado, uma fenda ou chip pode se formar. Para excluir esses danos, é recomendável usar as formulações para o objetivo e escopo pretendidos.

    A adição de vários brilhos e lascas torna a superfície mais diversificada.

    Isto é, por exemplo, um piso a granel epóxi de dois componentes e enchimentos de quartzo são usados ​​para equipar pisos com requisitos especiais de resistência, uma mistura clássica sem aditivos de areia para instalações residenciais e instalações com baixa intensidade de tráfego.

    Durante a operação a longo prazo, apesar da resistência ao desgaste, pequenos defeitos e arranhões aparecerão necessariamente, o que exigirá a aplicação de uma nova camada de verniz polimérico e uma renovação completa do revestimento. A remoção, substituição ou sobreposição parcial da fundação antiga é tecnicamente impossível e a tecnologia não é esperada.

    Fabricantes, dicas de fluxo e seleção

    A escolha de uma marca e composição específica para a instalação de pisos epóxi a granel depende do tipo de base, sua condição técnica, requisitos e expectativas do revestimento final do piso.

    Existem muitos fabricantes de pisos a granel, mas é possível distinguir separadamente empresas domésticas que oferecem boas composições e componentes relacionados a preços razoáveis. Esta é a empresa TeoChem - a marca registrada ElakorED, a empresa KrasKo - as marcas Epolast e TNP Group com compostos sob a marca Tapping.

    Os produtos dessas empresas atendem a todos os padrões internacionais de segurança e qualidade, possuem uma ampla gama de produtos para qualquer carga e força. Além disso, os fabricantes realizam periodicamente seminários e master classes, que falam em detalhes sobre a tecnologia do trabalho.

    Piso de polímero Epolast Aqua à base de água de dois componentes

    A tecnologia dos pisos epóxi envolve o uso de vários compostos projetados para preparar uma base de concreto, massa da superfície, criar a camada subjacente, equipar a camada frontal e superior.

    Por exemplo, os produtos KrasKo incluem primers, compostos adesivos para fundações de concreto antigas, misturas a granel tradicionais e de dois componentes à base de água, etc.

    O consumo nominal de misturas a granel depende do fabricante e é indicado na embalagem de um produto específico. Assim, a taxa de consumo de um piso a granel de epóxi por 1 m2 com uma espessura de 1 mm da marca ElakorED para a camada subjacente é de 300-400 g, para o acabamento - 1,7-1,8 kg. O consumo de “Epolast Aqua” para o acabamento é de 1,75 kg, “Taping Floor 205 C” - 750-900 g com espessura semelhante.

    Solas com espigões para mover sobre pisos líquidos e um rolo de agulha para distribuir a mistura

    Além disso, indicamos o custo médio dos produtos acima e componentes adicionais, que podem ser encontrados na tabela abaixo.

    MaterialCusto (esfregar)
    Elacor-ED Grunt-2K / 100, 1 kg325-330
    Elacor-ED Nal. piso, 1 kg285-300
    Massa-2K, 1 kg255-260
    Epolast-Grunt, 1 L363-370
    Kleipol, 1 kg295-300
    Epolast, 1 kg397-410
    Epolast Aqua, 1 kg323-330
    Nivelador Epolast, 1 kg329-340
    Cobertura de solo, 1 kg445-460
    Taping Floor 205 C677-680 (2 mm.)

    Sequência de revestimento epóxi

    Ao rejuntar rachaduras e danos, é usada uma massa especial à base de resina.

    A instalação de um piso a granel de epóxi pode ser feita com suas próprias mãos, desde que a pessoa que conduz o trabalho seja treinada ou pelo menos familiarizada com a tecnologia de preparação da base, preparação e vazamento da argamassa.

    A base de suporte deve atender a vários requisitos, sem os quais a organização do piso a granel não é executada. Do ponto de vista técnico, a superfície do concreto antigo não deve ter grandes diferenças de altura, danos profundos, rachaduras e pias.

    O desvio máximo admissível é indicado na embalagem da composição, mas, em média, não é superior a 2-3 mm por 2 m de base. Os danos são reparados com a massa e o enchimento com massa especial fornecida pelo fabricante do piso. Solventes orgânicos são usados ​​para remover manchas e óleos gordurosos. Se for impossível realizar esses trabalhos, eles preparam a base para derramar uma mesa de camada fina.

    Para uma nova camada de concreto, você deve esperar por sua completa polimerização e maturação com a força da marca. O teor de umidade residual da camada de concreto não deve ser superior a 4%. Para pisos de concreto dos primeiros andares, é imperativo organizar a impermeabilização por enrolamento ou revestimento.

    Espalhando a mistura e a espátula para arrumar a cama

    Ao aplicar e distribuir a composição, recomenda-se o uso de apenas ferramentas preparadas embebidas em xileno. Isso ajudará a remover a graxa residual de fábrica e a desinfetar a ferramenta antiga dos restos do acabamento antigo. Para aplicação, são utilizados rolos de construção com uma pilha média (12-14 mm), espátulas de metal com uma borda lisa (500-600 mm) e uma lâmina raspadora.

    O ar é removido da mistura por um rolo de agulha. Todos os movimentos na composição líquida são realizados em solas de agulha. Para a preparação do piso a granel, é usado um misturador de construção com uma potência de pelo menos 1,2 a 1,5 kW. A frequência de rotação é selecionada com base na temperatura da mistura, capacidade e potência da ferramenta, mas geralmente não é superior a 500-600 rpm.

    Por razões de segurança, os trabalhadores devem ter respiradores, óculos e luvas. É aconselhável usar sapatos limpos e roupas de trabalho substituíveis. A preparação da solução é realizada em local estritamente designado e realizada imediatamente antes de vazar na superfície.

    As principais etapas de preparação e vazamento da mistura epóxi

    Faça você mesmo pisos autonivelantes de epóxi usando a seguinte tecnologia:

    1. Uma limpeza completa e remoção de poeira da superfície da base é realizada usando um aspirador de pó de construção.
    2. A junta de expansão é colada ao redor do perímetro da sala. Para isso, é usada uma fita úmida da espessura necessária. A fita é fixada usando um grampeador ou uma mistura adesiva.
    3. Um ou dois primers de componentes estão sendo preparados. No primeiro caso, a solução é misturada com um misturador, no segundo - os componentes são misturados em um recipiente maior. O primer é misturado de acordo com as instruções e aplicado à superfície do concreto.

    O uso de areia de quartzo refinada permite fortalecer a primeira camada a granel

    A mistura do revestimento final ocorre imediatamente antes do vazamento

    Essa tecnologia funciona para pisos a granel “Elacor-ED” com agregado de quartzo. O tempo de secagem do primer, a preparação da mistura, a liberação de ar da solução e a polimerização são indicados nas instruções em anexo.

    Com a instalação de outros pisos epóxi a granel com suas próprias mãos, a tecnologia pode ser um pouco diferente. Algumas espécies geralmente não envolvem o uso de massas e cargas de quartzo.