Reparação

O uso de gesso no design e interior dos apartamentos

Há uma enorme variedade de soluções de design - azulejos e papéis de parede, drywall e painéis decorativos. Mas entre eles ainda existe um tipo subestimado de revestimento - gesso texturizado. Pode ser colocado com muito cuidado, e um design atraente é formado. As características práticas de tal material são muito atraentes, agregando suas propriedades permitem decorar corredores, corredores e muitas outras salas.

Funcionalidades

Salões de casas particulares, apartamentos e salões de organizações, instituições, mesmo com o manuseio mais cuidadoso, estão sujeitos à rápida abrasão dos revestimentos. Afinal, eles armazenam roupas e guarda-chuvas, sapatos e bolsas, bolsas e maletas - tudo isso traz umidade e sujeira. Portanto, a cobertura deve ser:

  • minimamente sujo
  • aparência discreta
  • permitindo limpeza úmida frequente,
  • resistente ao atrito e pressão
  • harmoniosamente combinado com outros elementos do corredor e do apartamento como um todo.

O gesso texturizado atende totalmente a esses requisitos, enquanto existem muitos tipos de layout, opções estilísticas.

O gesso de textura pode ter uma grande variedade de cargas:

  • fibras orgânicas,
  • pequenas pedras
  • tijolo triturado
  • mica moída
  • areia de sílica e muito mais.

Graças a isso, é possível obter tons e padrões de cores fora do padrão. Os tecnólogos aprenderam a criar efeitos do vento em um deserto arenoso, tecido de veludo, corte de pedra ou madeira. Independentemente da aparência específica, o gesso texturizado pode mascarar defeitos de parede muito fortes. A base pode ser tanto uma placa de drywall quanto uma parede de cimento adequadamente preparada.

O gesso de silicone ajuda a terminar as paredes nos corredores e salas de estar, mas seu custo é muito alto. Esta circunstância é amplamente justificada pela capacidade de lavar e limpar a superfície, mantendo a aparência. O revestimento acrílico pode incluir uma grande variedade de pigmentos, como resultado da sua cor varia muito. Além disso, mesmo com mudanças significativas de temperatura, os materiais acrílicos são muito estáveis.

A relativa pobreza dos rebocos de silicato é compensada pelo baixo custo. Os compostos minerais são um pouco mais caros, mas têm sua própria vantagem - a presença de cimento na composição permite garantir resistência à água.

Dicas de seleção

Aqueles que não têm a experiência necessária na aplicação de emplastros texturizados não devem ter vergonha de consultar especialistas. Qualquer profissional poderá nomear várias opções de custo diferente, adequadas em um caso particular. Você deve determinar imediatamente claramente a tarefa principal:

  • economia de custos
  • a formação de um interior brilhante e fora do padrão,
  • desligamento acelerado.

Também vale a pena estudar a composição química da mistura, na qual não deve haver impurezas perigosas. Não pegue o gesso em embalagens danificadas, com inscrições e sinais vagos.

Momentos tecnológicos

Tanto em um apartamento pequeno quanto em uma casa grande, o método de aplicação de gesso texturizado é completamente idêntico. Mancha-o nas paredes com uma espátula, rolo, espátula ou estêncil ajudará a desenvolver o relevo. Variedades individuais podem ser aplicadas por pulverização. Se você usar dispositivos atípicos para tratamento de superfície (tecido amassado, escovas de dentes e sapatos, agulhas e muito mais), a aparência resultante poderá se tornar completamente original. Mas, em qualquer caso, é necessário terminar a preparação da composição em 40 minutos no máximo, porque o gesso endurece rapidamente e perde sua plasticidade.

A partir daqui segue uma conclusão simples: O relevo exato da superfície deve ser imaginado antes de encomendar o material de origem. Se você planeja criar não uma base plana e uniforme, mas um gráfico figurado, aumente imediatamente a previsão de consumo em 50%.

O uso de gesso texturizado não terá êxito se a preparação da parede foi negligenciada ou teve um desempenho ruim. Além de limpar a superfície, você deve mascarar quaisquer defeitos, rachaduras e os menores orifícios com massa de vidraceiro. Em seguida, uma camada de primer é aplicada na parede, o próprio gesso é colocado e coberto com uma camada protetora. Em casas recém-construídas, não é necessário fazer usinagem em bruto; é possível iniciar imediatamente a preparação.

A decoração da parede em um apartamento onde há animais de estimação é melhor feita com composições intercaladas com pedra natural ou lascas de mármore.

Diretrizes de design

O gesso normalmente texturizado é aplicado sem problemas. A exceção é a composição veneziana, que requer uma preparação virtuosa da fundação. Ao redor das estruturas e portas em arco, é aconselhável usar uma imitação de uma superfície de pedra - uma etapa semelhante cria uma aparência elegante e não complica muito o trabalho.

Na cozinha, os melhores resultados são obtidos pelo gesso com textura acrílica, que:

  • ambientalmente amigável
  • Converta para qualquer cor sem problemas
  • pode até ser aplicado em uma superfície relativamente pobre,
  • seca rapidamente
  • tolera facilmente os efeitos da água.

Os tipos de gesso imitando pedra são adequados para cozinhas de estilo clássico. Eles dão um efeito igualmente atraente em um ambiente Art Deco, em interiores minimalistas e modernistas. A versão mais refinada e aristocrática desse design é o revestimento veneziano. Ao adicionar pequenas migalhas de várias composições, ele pode reproduzir a aparência de superfícies de granito, mármore, quartzo e ônix. Existem opções cobertas como se travertino, malaquita, jaspe.

O estuque com o efeito de envelhecimento deliberado e "roído por um besouro" é uma solução bastante popular. Esse material é perfeitamente tecido em composições modernas e clássicas e pode ser usado no estilo de um loft. Variando a técnica de trabalho e a fração de enchimento, você pode dar aos sulcos uma profundidade diferente.

Esse revestimento é facilmente compatível com o veneziano ou marroquino, quando combinados formam interiores impressionantes. A descrição do resultado é supérflua; esses projetos devem ser feitos por designers profissionais, cada vez que individualmente.

A imitação de concreto é recomendada para cozinhas de alta tecnologia, loft, techno ou minimalistas. Tal solução é justificada para cobrir paredes e formar aventais nas áreas de trabalho da cozinha. Para que o gesso decorativo no avental não sofra e ao mesmo tempo que o conceito de design tenha sido totalmente implementado, é aconselhável usar vidro temperado transparente. Na maioria das vezes, o “concreto” é pintado em cinza saturado, preto ou branco monótono.

Mas existem outras opções - tintas com várias tonalidades em áreas separadas, reprodução de eflorescência, manchas de ferrugem ou brilho de metal puro.

Não é necessário formar uma superfície de cor uniforme; existem soluções com “concreto” colorido de cores brilhantes. Você pode reproduzir uma pedra antiga ou nova, alvenaria lisa ou áspera.

A técnica de Sgraffito é ainda mais atraente - primeiro o revestimento é feito o mais uniforme possível, depois o arranha com um estêncil, criando desenhos com todos os tipos de assuntos. Para formar uma composição multicolorida, dois ou mais estênceis são usados. Nas paredes de salas pequenas, são preferidas camadas de gesso, lisas ou manchadas de ornamentação de granulação fina.

É impossível descobrir entre centenas e até milhares de chaves possíveis no catálogo sem aconselhamento especializado. Também vale a pena considerar que o gesso texturizado nem sempre é uma mistura matizada, algumas das composições são apresentadas na forma pastosa.

Você aprenderá sobre a aplicação correta de gesso decorativo no próximo vídeo.

As principais características do uso de gesso no apartamento

Antes de começar o trabalho, é necessário decidir qual gesso escolher para as paredes do apartamento. Com a ajuda de materiais de reboco modernos, qualquer relevo pode ser criado na superfície, que pode ser pintado, embranquecido ou revestido com cera e verniz. Um mestre que trabalha com gesso decorativo, de acordo com o seu desejo, dará à superfície uma imitação de uma superfície de madeira ou pedra, alvenaria, textura de couro ou tecido e figuras volumosas.

O gesso decorativo é uma mistura estruturada de granulação fina em camadas que é usada para decorar o teto ou as paredes.

A escolha do gesso decorativo para as paredes do apartamento depende do material base, mas agora são vendidas misturas universais que podem ser usadas em qualquer superfície e em qualquer ambiente.

Não importa quais sejam suas paredes: fundações de concreto em casas monolíticas ou de painéis, alvenaria, madeira ou drywall, trabalho preparatório e tecnologia de aplicação não são muito diferentes.

É necessário lustrar qualitativamente as juntas e rachaduras, limpar a superfície da sujeira e do pó, aplicar uma camada de primer para melhor aderência da base e do gesso. E proceder com reboco de acordo com as instruções para o uso de misturas.

Vantagens e desvantagens

O reboco decorativo das paredes do apartamento permitirá que você crie um design exclusivo, e uma variedade de materiais ajudará a concluir o reparo com um design bonito.

Tem uma aparência esteticamente atraente e alto desempenho.

Mas todos os materiais oferecidos nas lojas têm seus prós e contras.

As vantagens de composições decorativas:

  • Durabilidade. Quando aplicada adequadamente à base, a camada não está sujeita a um ambiente úmido e a tensões mecânicas, podendo ser usada no banheiro e na cozinha.
  • Longevidade. A escolha certa da mistura criará uma superfície bonita que não racha e não cai da parede por muitos anos.
  • Universalidade. Composições decorativas modernas são adequadas para qualquer base.
  • Segurança Os compostos são feitos de materiais naturais que não causam alergias e envenenamentos.

Algumas desvantagens a considerar:

  • Preço O custo das misturas decorativas é muito superior ao das composições convencionais, mas o efeito é muito mais interessante e bonito.
  • Complexidade Sem certas habilidades e conhecimentos, é improvável que você possa criar uma textura bonita com suas próprias mãos, mas se experimentar um pouco, obterá um design verdadeiramente único.
  • Exatidão. Para executar formas texturizadas complexas, é necessária a preparação da base de alta qualidade e a implementação estrita das instruções do fabricante.

Tipos de gesso decorativo

Depois de olhar para a foto do gesso no interior do apartamento, você pode escolher a textura mais adequada que deseja ver nas paredes da sua casa.

Esta vista no interior do apartamento parece mais bonita do que outras composições. A mistura pode ser aplicada em superfícies verticais e horizontais, geralmente as colunas são tratadas com esse gesso para criar um estilo gótico no interior. Usando o Venetian, uma textura nobre de mármore é criada com manchas únicas e uma superfície brilhante, que é obtida com cera. Ao adicionar pigmentos corantes à composição, qualquer cor de superfície ou tom natural da pedra pode ser alcançado.

O Venetian tem uma sombra complexa muito bonita e imita perfeitamente nobres raças de pedras naturais.

  • Reboco estrutural

As composições estruturais, devido à heterogeneidade dos componentes, podem dar às paredes qualquer textura e, com a adição de pigmentos coloridos, cor. Graças a diferentes composições, você pode criar facilmente na superfície uma imitação de pedra, madeira, tecido texturizado ou couro. A composição mascara perfeitamente as imperfeições da parede e fornece propriedades protetoras repelentes à água. A massa é muito plástica, com a qual você pode trabalhar independentemente, sem recorrer aos serviços de especialistas. Além disso, com a ajuda de misturas estruturais, baixos-relevos únicos e bonitos são criados com a adição de elementos decorativos - estes podem ser seixos ou conchas.

A estrutura e severidade do padrão depende do tamanho das partículas na composição.

  • Gesso texturizado

Uma mistura texturizada é usada quando é necessário obter diferentes efeitos na superfície - é uma imitação de envelhecimento e rachaduras, uma textura áspera com diferentes profundidades de relevo. A cor dessa textura pode variar. Usando gesso texturizado, você pode criar um design absolutamente exclusivo.

Com esse revestimento decorativo, são criadas várias imitações de texturas, por exemplo, pedra natural, concreto de areia de camada fina, grés de porcelana ou serra de madeira.

  • Reboco de gesso

Reboco de gesso contém partículas de tinta acrílica que se assemelham a flocos ou flocos. Eles podem ser redondos ou multifacetados e monocromáticos ou multicoloridos com tonalidade perolizada e metalizada. Você pode experimentar bandos criando padrões e ornamentos multicoloridos originais na superfície.

Vai bem com outros materiais de acabamento.

  • Reboco em mármore

As composições de mármore à base de acrílico, com a adição de migalhas naturais de pedra, imitam com mais precisão a textura do mármore. Depois de aplicar essa mistura, poucos perceberão essa imitação. É feito em uma paleta de cores variadas, manchas brilhantes e tonalidades nacaradas podem ser adicionadas à estrutura.

Resistente a mudanças de temperatura, luz solar e outros fatores negativos.

  • Gesso de seda

O gesso de seda, quando aplicado nas paredes, tem a textura de seda natural, que brilha ao sol. Ao aplicá-lo nas paredes, é criada a impressão de usar material natural. Este efeito é conseguido adicionando seda à composição. É mais durável e durável do que o papel de parede, sendo mais procurado pelos consumidores.

Esconde perfeitamente solavancos e defeitos presentes na superfície.

Quanto melhor for rebocar as paredes do apartamento, cabe a você decidir que todas as misturas são adequadas para decoração de interiores, são seguras e têm textura própria.

O gesso moderno contém componentes adicionais contra o aparecimento de fungos e bolores e é adequado para qualquer divisão da sua casa.

Além disso, todas as misturas têm propriedades úteis adicionais - é à prova d'água, isolamento acústico e isolamento adicional da parede.

As composições das misturas utilizadas em apartamentos

As formulações mais comuns que são feitas à base de areia e cimento com a adição de polímeros para melhor adesão à base. Esses materiais podem ser usados ​​em qualquer local. Eles criam uma camada particularmente forte, que é muito fácil de aplicar e processar no futuro.

Tem uma vida útil longa.

Eles são particularmente flexíveis e têm propriedades repelentes à água. Devido às suas propriedades plásticas, é mais utilizado em acabamentos decorativos de superfícies.

Como a variedade anterior, pode ser adequada para decoração de uma variedade de superfícies.

  • Silicato.

O material possui excelentes propriedades de economia de calor, isolamento de ruído e à prova de umidade. Quando componentes anti-sépticos são adicionados, ele é usado em salas com alta umidade. Cria uma camada durável que tolera perfeitamente danos mecânicos, não racha e não desmorona.

A mistura é baseada em silicatos de potássio e sódio.

  • Silicone

O material baseado em componentes de silicone permite inserir nele uma variedade de componentes de decoração. Com base nesta composição, é feito gesso com o efeito de uma superfície de pedra; após a secagem, a camada não é inferior à pedra em beleza, resistência e durabilidade.

Esse gesso é frequentemente representado por uma mistura pronta.

Uma variedade de materiais modernos remove a questão: como rebocar as paredes do apartamento. Escolha a textura e a cor necessárias das paredes necessárias para a sua ideia de design e dê vida a ela.

Onde e como o gesso texturizado é usado

Para aqueles que pretendem mais uma vez fazer seus próprios reparos, faz sentido dominar a nova técnica de revestimento com materiais de acabamento relativamente novos. Muitos já ouviram falar das amplas possibilidades de gesso decorativo em um interior moderno, mas com essa opção costumam contratar um especialista. Em seguida, o reparo usando materiais relativamente baratos resulta em uma quantidade decente. Obviamente, a superfície estética durará perfeitamente por muitos anos, mas se você fizer tudo de acordo com a tecnologia, poderá obter o mesmo efeito.

O interior da sala é projetado em um esquema de cores.

Gesso decorativo será combinado com absolutamente qualquer design

Todos estão satisfeitos que a casa tenha uma atmosfera exclusiva, uma atmosfera acolhedora e design criativo. Depende de muitos fatores, incluindo a escolha do revestimento. Algumas texturas obtidas pelo processamento de paredes de materiais diferentes são perfeitamente combinadas entre si. Ao mesmo tempo, gesso decorativo e pedra artificial no interior podem ser uma excelente alternativa aos análogos naturais caros:

  • pedra selvagem
  • papéis de parede flexíveis ou de pedra,
  • grés porcelânico com imitação de pedra,
  • gesso de parede de designer com efeito de gemas (malaquita, ágata, jaspe, ônix, charoite),
  • Gesso em mármore veneziano
  • materiais lado a lado para mármore artificial, lascas de granito, etc.

O gesso decorativo pode ser usado não apenas nas paredes, mas também no teto

Você pode fazer padrões completamente diferentes com gesso decorativo

No mundo de hoje, o tema da decoração de parede com estuque decorativo é muito popular.

Gesso decorativo e papel de parede também são uma boa combinação se o padrão e a textura coincidirem. O gesso pode ser pintado com a mesma tinta que o papel de parede pintado. Ele resultará em uma magnífica decoração de uma cor com uma superfície diferente, como na foto.

Nem toda textura está disponível para um iniciante; algumas tecnologias exigem certo conhecimento, experiência e posse de uma ferramenta especial. Mas se você não pretende ser “mansões principescas” ou o interior de um palácio, pode escolher um revestimento mais acessível. Por exemplo, usando papéis de parede líquidos baratos e gesso decorativo no interior do corredor e da sala de estar, outras salas são ainda mais modestas de reparar.

Uma ótima opção seria a decoração da parede com gesso decorativo

Gesso decorativo substituirá perfeitamente o papel de parede

No entanto, é importante considerar que existem 2 tipos de revestimento:

  1. Fachada ou mistura de gesso exterior.
  2. Base de acabamento (para interior).
  3. Tipo universal de emplastros.

De acordo com a estilística do design, isso não será pior do que o acabamento caro feito pelos profissionais, como na foto.

A tinta e o gesso das fachadas não podem ser utilizados para decoração de interiores, pois podem conter componentes químicos prejudiciais à saúde. Eles evaporam após o processamento. Mas essa composição fornece resistência especial à umidade, chuva e geada.

Universal - para qualquer tipo de superfície, mas eles são mais caros. O reboco decorativo para o interior do interior não é utilizado como acabamento externo. Está sujeito à destruição da temperatura e precipitação, mas refere-se a compostos ecológicos.

O mais caro e difícil de aplicar é o "veneziano" à base de gesso, pó de pedra (granito, mármore, quartzo), cal e aglutinantes. É aplicado em camadas e aberto com uma cera especial.

Decorar a parede com gesso decorativo é uma ótima opção.

O gesso decorativo é usado não apenas nas paredes, mas também nos tetos.

Os padrões na parede o tornarão mais prático.

A composição do gesso mistura

Aplique em superfícies preparadas, adequadas para uso interno (corredor, sala, quarto)

A base para o reboco estrutural de vários tipos no interior (em galerias envidraçadas, no corredor, corredores e banheiros)

Sobre lajes de concreto, paredes de tijolo, paredes de cimento fundido e superfícies de cimento, adequadas para ambientes com alta umidade

(com base em látex, finalizado)

Para atualizar alvenaria e superfícies antigas, à prova d'água (adequado para cozinha, banheiro, banheiro, corredor, sótão, varanda coberta)

Todas as paredes da sala são feitas em uma cor.

Um exemplo de uma ótima combinação de design com gesso decorativo na parede

Atenção! Antes de comprar, procure no supermercado do edifício suas amostras favoritas, estude as instruções, calcule o consumo por metro quadrado, selecione o pigmento da cor desejada.

Algumas composições para o projeto original de paredes com gesso decorativo estão disponíveis em acrílico ou cimento com vários aditivos para obter um alívio. A maneira mais econômica é misturar massa seca com cola de PVA, água, areia, corante e inclusões de textura. Aditivos secos (frações grandes e pequenas) e pigmentos podem ser adquiridos separadamente para adicionar ao papel de parede de gesso ou líquido. O estuque francês no interior do quarto parece delicioso, lembrando seda, graças à composição de "rebanho".

No mundo de hoje, o tema da decoração de parede com estuque decorativo é muito popular.

Gesso decorativo pode ser combinado com absolutamente qualquer design

Gesso decorativo ao redor da lareira complementará perfeitamente o interior da sala

Dicas

  • Para iniciantes, é melhor usar misturas fáceis de aplicar e aliviar com rolos de tela especiais que rolam em uma determinada direção.
  • O "besouro da casca" é feito com grânulos especiais, movidos com uma espátula.
  • Das misturas de gesso, você pode esculpir flores, baixos-relevos e outras decorações volumosas. Mas eles se preparam rapidamente, de modo que as misturas estão amassando um pouco, elas trabalham rapidamente.
  • Se não houve experiência anterior, é melhor trabalhar com uma versão de rascunho em uma superfície pequena, por exemplo, na parede final de uma varanda ou em um banheiro. Mas a mistura de silicone é mais adequada aqui, embora seja considerada relativamente cara.

Você pode fazer padrões completamente diferentes com gesso decorativo

Gesso decorativo branco parece muito legal

Vantagens do gesso decorativo

Embora esse tipo de decoração ainda não seja tão popular quanto os materiais de papel de parede, pintura e azulejo, o gesso ainda texturizado no interior tem muitas vantagens:

  • possibilidades ilimitadas para criar um design exclusivo de qualquer instalação residencial,
  • autorrealização criativa na criação de painéis decorativos, pinturas em estuque e baixos-relevos sobre qualquer assunto,
  • uma maneira original de enfatizar o estilo do interior com uma textura inimitável, complementada por iluminação cuidadosa,
  • uma maneira relativamente rápida de enfrentar, se você trabalhar e instruções e abastecer com uma ferramenta adequada,
  • uma maneira de ocultar pequenos defeitos de parede e trabalhar sobre o primer em uma superfície despreparada, se não envolver o fortalecimento e a remoção do revestimento antigo,
  • a oportunidade de realizar uma grande ideia de design usando um material de acabamento relativamente barato,
  • a superfície tratada não está sujeita a umidade e mofo, os organismos vivos não começam nela,
  • resistência e durabilidade de rebocos decorativos no interior, cuidado fácil com a possibilidade de atualizar a tinta,
  • composição ecológica “respira” (absorve o excesso de umidade e liberta a umidade relativa conforme normaliza),
  • uma excelente alternativa para materiais de acabamento naturais caros, com imitação de sua textura (madeira, pedra),
  • a possibilidade de usar nas paredes do teto e em qualquer superfície inclinada e arqueada inacessível a outros acabamentos,
  • em cima do gesso decorativo, você pode aplicar imagens, desenhar painéis, pintar a parede com passes, abrir com cera, tinta spray ou verniz, trabalhar com um rolo texturizado com tinta, aplicar uma decoração diferente.

Sinta-se à vontade para experimentar esse acabamento. Mesmo que algo não seja tão perfeito quanto gostaríamos, a base texturizada é melhor do que um reparo trivial de materiais obsoletos. Um revestimento durável durará muitos anos, pois não está sujeito a destruição por estresse mecânico, inundações por vizinhos e umidade excessiva.

Uma ótima opção seria a decoração da parede com gesso decorativo

Design de quarto em uma cor

Estuque decorativo cinza na sala ficará legal

Onde é melhor usar uma superfície texturizada?

Vários tipos de rebocos decorativos são usados ​​para enfatizar o estilo.

  1. A mistura mineral é uma ótima oportunidade para obter rachaduras decorativas que imitam a superfície da parede antiga em estilo retrô, vintage, shabby chic, country e provence.
  2. A moldagem em estuque de gesso decorativo à base de gesso é uma excelente decoração para decoração no estilo Art Deco, Art Nouveau, Império e antiguidade.
  3. Luxuoso “veneziano” - para o interior e a decoração do palácio em estilos históricos (barroco, rococó, renascentista, classicismo).
  4. Os estilos urbanos imitam superfícies ásperas de cimento - gesso decorativo cinza no interior de um loft, techno, alta tecnologia, brutalismo ou futurismo imprevisível.
  5. A base de acrílico é considerada bastante versátil, é adequada para decoração de locais com diferentes funcionalidades, é de gesso decorativo no interior escandinavo, no espírito do minimalismo japonês ou para reparos de alta qualidade com um laço estilístico ligeiramente pronunciado.
  6. Uma mistura plástica à base de silicone é um tratamento de superfície de alta qualidade que pode se tornar a base da decoração de parede étnica e clássica.
  7. Independentemente da base, você pode escolher qualquer gesso decorativo no interior da sala, quarto ou quarto de dormir, imitando seda, veludo, camurça, couro e até grama. Existem também essas propostas, é fácil criar um interior eclético inimitável com um estilo moderno. Mas você pode escolher a textura original para fusão, ecostyle ou design do autor, sem aderir a cânones estritos.

Você pode fazer uma foto de gesso decorativo

Estuque decorativo no quarto ficará muito legal

As misturas universais são adequadas para o quarto e o berçário - são completamente seguras.

Para decorar o corredor, corredor, cozinha, banheira e vaso sanitário, é melhor escolher compostos resistentes à umidade e “respiráveis”. Todos os parâmetros estão indicados na embalagem ou na descrição técnica nas páginas do catálogo. A cor das ilustrações pode variar, mas a textura nelas é claramente visível. Pode ser escolhido qualquer pigmento ou "cor", desde que seja compatível com a base.

Sobre como trabalhar de forma independente com gesso decorativo, os especialistas compartilharão segredos em um vídeo detalhado.

Exemplos mais interessantes de design com gesso decorativo estão em nossa galeria de fotos.

Qual é o material?

Para criar hoje um interior moderno e elegante, você deve manter-se atualizado e usar as mais recentes inovações e realizações científicas.

Gesso texturizado - uma invenção relativamente novaNo entanto, tornou-se particularmente popular apenas nos últimos anos. O gesso texturizado é um tipo especial de gesso comum, porém, refere-se, em maior medida, a materiais de acabamento decorativos com efeito de relevo. No entanto, este material é adequado para trabalhos de acabamento interno e externo.

Usando esse tipo de gesso, você pode obter um alívio muito incomum nas paredes, sem recorrer ao uso de ferramentas especiais e ferramentas adicionais. Além disso, você pode fazer o trabalho de acabamento sem precisar procurar ajuda de especialistas.

O gesso texturizado é considerado muito viscoso., pode incluir uma variedade de componentes, dependendo do fabricante. Em geral, esses materiais de construção são considerados seguros para os seres humanos e o meio ambiente. Você pode encontrar esse tipo de produto em várias cores e tons. Além disso, se você não tiver a cor desejada, poderá criá-la facilmente com a ajuda de um esquema de cores, enquanto ajusta a intensidade de tonalidade necessária.

Ampla variedade

Nas prateleiras das lojas, encontra-se reboco decorativo para uma variedade de interiores, não só de fabricantes nacionais, mas também de estrangeiros. Obviamente, as segundas opções podem custar mais.

Os principais tipos de gesso decorativo, que alguns especialistas compartilham na composição:

  • Mineral Essa variedade é vendida principalmente em pós e misturas secas. Adequado para cobrir superfícies de pedra e para ambientes com alta umidade, pois não tem medo de mudanças de temperatura.

  • Silicone Esse gesso é frequentemente representado por uma mistura pronta. É adequado para uma ampla variedade de superfícies, incluindo as não preparadas.

  • Acrílico Como a versão anterior, pode ser adequada para decoração de uma variedade de superfícies,

  • Silicato. A mistura é baseada em silicatos de potássio e sódio.

  • Polímero popular uma variedade que consiste em resinas acrílicas.

Um ou outro tipo de gesso deve ser selecionado, levando em consideração todos os recursos da sala. Rebocos estruturais e texturizados podem facilmente imitar uma variedade de texturas. Não é necessário usar ferramentas especiais para criar uma imagem. Uma espátula ou rolo comum será suficiente.

O gesso texturizado é usado principalmente para simular pedra natural ou superfícies envelhecidas e exóticas.

Onde é usado?

Uma ampla gama de aplicações de gesso decorativo texturizado deve-se ao fato de se prestar excelente adesão a uma ampla variedade de superfícies.

Acontece que, com a ajuda de gesso decorativo, além de complementar o interior de casas e apartamentos, também é usado como um material de acabamento completo para fachadas e uma variedade de paredes externas de edifícios.

No design de interiores, com a ajuda de gesso texturizado, você pode complementar as paredes e tetos do quarto, sala, corredor, corredor, cozinha e até o banheiro (se estamos falando de composições à prova d'água).

Muitos especialistas preferem o gesso texturizado como material de acabamento. no corredor e no corredor, pois esses são exatamente os cômodos onde as paredes muitas vezes ficam sujas e desgastadas. Na superfície texturizada, quaisquer imperfeições serão completamente invisíveis devido a um revestimento tão incomum.

Como o gesso texturizado é muito simples e despretensioso de cuidar, e muitos de seus tipos não têm medo de umidade, ele pode ser facilmente usado para cobrir superfícies no banheiro e na cozinha.

Basicamente, o escopo do gesso no interior da casa é limitado apenas pela imaginação; portanto, não tenha medo de experimentar e dar vida às idéias mais incomuns e ousadas.

Opções no interior

Usando gesso texturizado, você pode fazer um zoneamento bonito de uma sala grande. Pode ser uma sala de estar combinada com um quarto ou um estúdio, em uma sala da qual você precisa colocar duas ou três áreas funcionais.

Usando gesso de madrepérola texturizada, você pode recriar um verdadeiro paredão na sala de estar, que pode ser complementado com conchas em miniatura decorativas.

Criando alguns desenhos concretos com uma espátula, você pode tentar representar folhas e palmeiras tropicais.

A combinação de gesso com outros materiais de acabamento parece muito boa. Muitos profissionais usam essa técnica, decorando apenas uma parede com estuque e cobrindo o restante com papel de parede. Às vezes, uma parede é coberta com papel de parede fotográfico e, em todas as outras, há um belo estuque texturizado sob a pedra.

Além disso, não esqueça que, em salas pequenas, é melhor usar gesso de sombra clara, o que ajudará a expandir visualmente o espaço. Para salas espaçosas, também são adequados tons claros de materiais de acabamento, mas neste caso eles podem ser combinados com cores mais brilhantes, mais escuras e mais saturadas.

Muitos interiores modernos de alta tecnologia ou techno também podem ser complementados com materiais como gesso texturizado. No entanto, esses estilos requerem o uso de apenas uma paleta fria de tons: escuro, cinza e branco.

Se você não tiver certeza de que pode escolher de maneira independente o emplastro de textura do tipo e da sombra desejados para sua casa, é melhor usar os serviços de profissionais e consultores reais em materiais de acabamento.

Desvantagens do gesso decorativo

Durante a aquisição, decoração e operação do material, apesar de todos os tipos de vantagens, pode-se encontrar desvantagens tangíveis. Por exemplo, o custo de alguns tipos de gesso é bastante alto, bem como o trabalho de aplicá-lo. Alguns tipos de gesso exigem uma preparação complexa da superfície, outros não são fortes o suficiente para a decoração externa e são adequados apenas para tetos internos.

As desvantagens incluem mais alguns pontos:

  • se a casa estiver localizada em uma área sismicamente ativa, a partir de suas paredes durante os choques, o gesso entrará em colapso ou rachará,
  • se a sala estiver muito úmida, o revestimento não durará muito,
  • se o apartamento estiver em um prédio novo, poderão aparecer rachaduras nas paredes devido ao processo de encolhimento do solo sob a casa.

Variedades de rebocos decorativos

Hoje, os fabricantes produzem muitos tipos diferentes de rebocos decorativos. Eles diferem não apenas na aparência, mas também na composição.

Dependendo dos componentes que compõem o gesso, ele é dividido condicionalmente em 5 tipos:

Vista mineralà base de cimento seco, está disponível em pó. É usado para cobrir aviões de pedra e tijolo. A composição suporta diferenças de umidade e temperatura. Pode ser recomendado para aplicação no banheiro.

Olhar de silicone Disponível como uma mistura pronta para uso. Está bem em uma superfície despreparada - papel de parede, tijolo, superfície da parede antiga. Após a secagem, o gesso não deixa a água passar; portanto, é adequado para decorar o banheiro, a cozinha ou o corredor.

Olhar acrílico disponível no estado líquido, que permite aplicar a composição a qualquer superfície. Devido às suas altas propriedades decorativas e capacidade de cobertura, é recomendado para decoração de salas de estar. O gesso acrílico está disponível em várias cores.

Vista de polímero muito semelhante ao acrílico, pois é baseado em resinas acrílicas.

Olhar de silicato disponível como uma mistura pronta para uso, à base de vidro líquido. O poço de composição cobre qualquer superfície, é a base de rebocos estruturais.

Para criar uma superfície estrutural semelhante a pedra, onda do mar, madeira ou vice-versa, seda lisa, os artesãos usam vários na aparência, cargas e propriedades do gesso.

Os tipos mais populares de gesso decorativo:

1. O gesso estrutural é capaz de imitar vários padrões e texturas que o mestre aplica usando várias ferramentas (matrizes, rolos, espátulas). A aparência que a superfície adquirirá após a aplicação do emplastro depende inteiramente da habilidade do emplastro, do número de camadas de material e da espessura da camada. O tipo mais comum e popular de gesso estrutural é o besouro da casca. Disponível em branco ou cinza, se necessário misturado com pigmento para obter a tonalidade desejada.

3. A aparência de rebanho ou seda do gesso contém fibras de seda na composição, após a aplicação adquire uma aparência elegante que se assemelha à aparência luxuosa do tecido de seda.

Devido à sua bela aparência decorativa, o reboco é mais frequentemente usado para decorar um quarto ou sala de estar. Ao toque, é semelhante ao papel de parede comum, é um material ecológico e natural que respira, passa a umidade. Devido à sua alta transmitância, mofo e fungos não aparecem no revestimento do lote, mesmo em alta umidade. Portanto, é recomendado para aplicação em banheiros, viveiros, salas de jantar e outras instalações residenciais.

4. O aspecto do mármore se distingue pelas frações pequenas ou grandes de mármore natural incluídas na composição. A mistura tem uma aparência diversificada devido ao tamanho das frações, a cor, cria um belo revestimento na parede. O estuque decorativo no interior de mármore confere à parede uma aparência cara, serve por muito tempo e não perde suas qualidades durante a operação. Suporta diferenças de umidade e temperatura. É utilizado em várias salas de estar e no interior de espaços públicos.

5. O visual veneziano - um dos tipos mais espetaculares e caros de gesso decorativo. Ele cria uma aparência atraente e luxuosa do avião que ele cobre. É usado para cobrir paredes e tetos. Com o tempo, o gesso veneziano não perde suas qualidades decorativas, apenas se torna mais bonito. Essa qualidade é inerente apenas a essa espécie, que a compara favoravelmente com outras.

O visual veneziano pode ser colorido em qualquer cor, devido ao qual o design de interiores assume uma aparência mais artística e sofisticada. É quase impossível aplicar gesso veneziano por conta própria na superfície; somente um artesão experiente e com boas habilidades pode fazê-lo.

6. "África" ​​- uma espécie famosa com a textura de pele de crocodilo ou cobra. Muitas vezes, esse tipo de gesso decorativo no interior é usado para enfatizar o sabor étnico do design. O revestimento parece caro, a aparência do master é complementada e modificada com a ajuda de vários revestimentos de acabamento - cera, glitter, tinta.

7. Outra espécie popular é a cera de Marselha. Dá à superfície a aparência de uma alvenaria antiga feita de arenito ou selvagem. Normalmente, no interior, use esse tipo de massa de areia leve. Dá ao interior uma atmosfera acolhedora e calorosa.

8. Gesso imitando a textura do tecido. Esses revestimentos têm um padrão discreto e parecem muito ricos no interior.

9. Vários tipos de gesso, como "Pedra grossa" e "Pedra rasgada".

10. Emplastros como "Rústico" permitem criar os efeitos de pedra gasto. São aplicados no registro do design de interiores em estilo histórico ou estilo country.

11. Vários rebocos decorativos com o efeito de "Parede rachada".

Como escolher gesso decorativo para o interior

Para escolher o tipo apropriado de massa decorativa para o interior da sala, vários fatores são levados em consideração:

  • a área que precisa ser decorada (quanto maior a área, mais caro será o custo dos consumíveis e do trabalho),
  • características da parede ou do teto, ou seja, ao que o gesso será aplicado, alguns tipos são adequados para acabamento de concreto ou tijolo (texturizados, por exemplo), enquanto outros só podem ser usados ​​em superfícies planas (cera veneziana, Marselha),
  • condições climáticas - você pode escolher qualquer vista que desejar na sala ou no quarto, mas para salas com indicadores instáveis, é necessário escolher a composição com mais cuidado; geralmente para o banheiro ou cozinha, escolha uma aparência de silicato, que com o tempo pode ser repintada e atualizada.

Para a sala de estar

O reboco decorativo no interior da sala pode ser usado como o principal material de acabamento ou em combinação com papel de parede, madeira ou painéis de pedra. Na sala de estar, em estilo clássico, não apenas as paredes podem ser rebocadas, mas também um teto com elementos de estuque.

Para aumentar visualmente a área de uma sala pequena, é melhor escolher um revestimento de tom claro com boa capacidade de reflexão para a decoração. Para interiores refinados e elegantes, escolha com mais frequência gesso veneziano, que dá um brilho dourado ou prateado.

Para o quarto

A decoração da parede do quarto com gesso decorativo é uma maneira garantida a longo prazo e ecológica de decorar a sala. Para criar um interior aconchegante, use gesso de rebanho de tons suaves e escuros. Para criar um efeito volumétrico nas paredes ou enfatizar elementos arquitetônicos, escolha uma mistura com grandes frações.

Para cozinha e banheiro

Para que o revestimento dure mais tempo, em ambientes com condições climáticas extremas, é selecionada a massa decorativa à base de acrílico. Ele permite que a composição resista a flutuações de temperatura e umidade, enquanto permite a passagem do ar e não é coberta por mofo. Esse é um aspecto muito importante, pois nem todos os tipos de gesso também podem suportar o poder destrutivo da umidade e dos fungos.

Depois que o gesso secar na superfície, ele poderá ser revestido com uma camada protetora, tinta ou cera. Esse revestimento ajudará a preservar a aparência e facilitará o processo de tratamento. Para limpar a parede de gesso, basta caminhar sobre ela com um pano úmido.