A cozinha

Que exaustor é melhor para a cozinha - uma visão geral dos vários tipos e modelos populares

A escolha dos exaustores para a cozinha é uma tarefa bastante simples, especialmente se você se familiarizar com as principais características deste aparelho com antecedência (que, devo dizer, não são tantas).

Mas primeiro, digamos algumas palavras sobre por que o exaustor é necessário e quais funções ele desempenha. O principal objetivo do exaustor é a ventilação forçada e a purificação do ar, que inevitavelmente se contamina na cozinha. Esse spray de gordura e sedimentos das impurezas queimadas presentes no gás doméstico e na fumaça regular do tabaco. A maneira mais fácil de limpar esse ar é simplesmente removê-lo da sala. Uma maneira mais complicada é filtrar o ar e devolvê-lo limpo.

Assim, identificamos o primeiro parâmetro pelo qual escolher o exaustor: ele retira o ar poluído ou o devolve à cozinha?

Exaustor: recirculante ou fluxo direto?

Na maioria dos casos, onde você pode instalar um exaustor de uma só vez, é melhor escolhê-lo: remover o ar contaminado limpa melhor a sala contra odores do que a filtragem. O exaustor de fluxo direto pode ser instalado em qualquer lugar. A única condição é a disponibilidade de um sistema de ventilação no acesso mais próximo ao qual possa ser conectado. Puxar o duto por longas distâncias não é recomendado: ele não apenas parecerá muito esteticamente agradável, mas também levará a uma diminuição na eficiência de trabalho do exaustor (acredita-se que cada giro de 90 graus reduz a eficiência do exaustor em 5%).

O exaustor de fluxo direto possui um filtro de graxa de metal grosso, projetado para impedir que a gordura assente no interior do dispositivo - os elementos do motor e do corpo. Afinal, isso pode não apenas levar a uma falha do motor, mas também se tornar uma fonte de odor desagradável ao longo do tempo. Esse filtro geralmente é removível. Pode ser lavado, funciona durante toda a vida útil do exaustor. No entanto, a experiência mostra que muitas vezes não é tão fácil lavá-lo e, mais cedo ou mais tarde, o usuário se depara com a necessidade de substituir o filtro.

O exaustor de recirculação geralmente possui dois filtros: um deles, novamente, serve para remover partículas de óleo (em regra, é feito na forma de um cartucho de plástico, que deve ser substituído após um certo nível de contaminação). O segundo filtro é carbono, serve para eliminar odores desagradáveis. O filtro de carvão também é descartável e, portanto, deve ser substituído regularmente. É fácil adivinhar que o custo desses "consumíveis" pode chegar a uma quantidade significativa (troque o filtro de carvão, por exemplo, recomende a cada 4-6 meses). Especialmente se a casa é muito e frequentemente cozida.

Muitos exaustores fornecem sinalização para substituir um filtro de carvão ou para cuidar de um filtro de graxa de metal. Pode ser, por exemplo, uma indicação luminosa no painel de controle. Uma opção mais simples são caracteres especiais no filtro, que desaparecem quando ficam sujos.

Portanto, recomenda-se uma coifa de recirculação para instalação onde a instalação de fluxo direto não é possível: na ausência de acesso ao eixo de ventilação ou onde o duto de ar não é adequado por razões estéticas (por exemplo, acima da “ilha” da cozinha). Observamos também que a operação dos exaustores não gera temperaturas mais baixas na sala (isso pode ser importante, por exemplo, em casas de campo).

Os coifas de fluxo direto geralmente permitem a operação no modo de recirculação: nesse caso, eles terão que comprar um filtro adicional, que geralmente não está incluído.

Mas é melhor não olhar para os exaustores de fluxo direto que não possuem elementos filtrantes: é claro que eles lidarão com a descarga de ar contaminado, mas logo eles mesmos ficarão tão sujos que será bastante difícil lavá-los.

Poder da capa

A quantidade de ar que é capaz de remover (ou purificar) por unidade de tempo depende da potência do exaustor. O cálculo será simples: de acordo com os padrões sanitários, o exaustor deve aspirar pelo menos 10-12 m³ / h. Calculamos o volume da sala da cozinha, multiplicamos por 12, adicionamos uma “margem” de 20% e outros 5% a 10% se a cozinha usa gás, não eletricidade, e obtemos o desejado. Se você quiser economizar, pode subtrair a quantidade de móveis e uma geladeira.

Por exemplo, uma cozinha com uma área de 10 metros quadrados e uma altura de teto de 3,2 metros exigirá um exaustor com capacidade de cerca de 500 m³ / h.

A maioria dos exaustores possui vários modos de operação, o que permite ajustar a velocidade do motor e, com ele, o volume de ar que passa pelo dispositivo (e ao mesmo tempo o nível de ruído).

Nível de ruído

O nível de ruído produzido pelo exaustor pode causar alguns inconvenientes. Portanto, é melhor poder "ouvir" o capô na loja (no entanto, também é fácil cometer um erro, porque o nível de ruído de fundo no pregão será muito maior e as dimensões das instalações da loja diferem muito das dimensões da cozinha da casa).

Uma cobertura de dome normalmente funcionando cria um nível de ruído de 50 decibéis. Pode ser comparado com uma conversa tranquila a uma distância de 3 metros. Se o capô escolhido estiver barulhento, mais alto - pense seriamente na adequação dessa compra.

Dimensões dos exaustores e métodos de instalação

De acordo com o método de fixação, os exaustores são divididos em vários tipos:

  • Suspensão: esses exaustores são fixados no plano inferior do armário de parede ou prateleira da cozinha. Eles geralmente têm uma forma plana e retangular e pequenas dimensões. Eles são fáceis de montar, no entanto, devido ao seu tamanho pequeno, os filtros nesses exaustores precisarão ser trocados com mais frequência.
  • Integrado: esses exaustores são montados dentro dos móveis suspensos da cozinha, para que possam ser completamente escondidos dos olhos humanos. Os exaustores embutidos costumam ser encontrados em cozinhas pequenas - onde você precisa economizar espaço.
  • A lareira ou a cobertura da cúpula é bem conhecida por todos: pode ser vista com mais frequência nos apartamentos da cidade, especialmente onde eles cozinham muito e com frequência.
  • O capuz é fixado na parede diretamente acima do fogão.
  • O exaustor da ilha, por outro lado, foi projetado para instalação no teto, acima do fogão localizado na área da ilha da cozinha, localizada no centro da sala.
  • Também observamos capuzes de canto mais raros (projetados para instalação em um canto da sala) e capuzes telescópicos com um elemento de entrada de ar retrátil (esses capuzes são instalados em um armário de parede, mas são extremamente baixos).
  • A última tendência da moda são capuzes retráteis embutidos na bancada. Esses dispositivos custam significativamente mais do que os exaustores tradicionais, mas ocultam completamente o dispositivo sob a bancada (liberando espaço acima do fogão). Mais moderno que isso - talvez os exaustores sejam montados diretamente na placa.

As dimensões do exaustor devem ser selecionadas, guiadas pelas dimensões do fogão e do senso comum: no caso geral, acredita-se que o exaustor em largura não deve ser menor que o fogão (mais - você pode). Idealmente, o comprimento e a largura do exaustor devem corresponder às dimensões correspondentes do fogão ou fogão. Isso não apenas garantirá a operação ideal do dispositivo, mas também parecerá o mais esteticamente agradável. Atualmente, os fabricantes produzem capuzes com largura de 45 a 90 cm e os mais populares são modelos com largura de caixa de 50, 60 e 90 cm.

Design e material do corpo

A escolha da aparência do capô deve-se a dois fatores: a atratividade do design e a facilidade de manutenção (limpeza diária).Como existem muitos modelos no mercado, não há dúvida de que todo cozinheiro poderá escolher exatamente o exaustor que ficará ótimo em sua cozinha. Mas a limpeza pode ser difícil. Portanto, é melhor não escolher capuzes, cujo corpo é feito de plástico resistente ao calor e barato e optar por caixas de metal esmaltadas, ou melhores, que sejam mais duráveis ​​e fáceis de limpar. A alternativa de vidro temperado é atraente externamente, mas é uma solução cara que não é muito conveniente no dia a dia.

Gerência

O controle do capô pode ser mecânico ou eletrônico (por exemplo, toque). No primeiro caso, a alternância dos modos de operação e o sistema de iluminação é realizada com botões mecânicos; no segundo, com sistema eletrônico, geralmente equipado com um display com indicação do modo de operação selecionado.

As principais vantagens do sistema de controle eletrônico (além dos estéticos) são a capacidade de definir um temporizador liga / desliga para o capô. Modelos mais avançados podem mudar automaticamente de modo, dependendo do grau de poluição do ar, e alguns até permitem o controle remoto por meio de um controle remoto ou smartphone especial. A necessidade da presença ou ausência de tais funções fica a critério do comprador.

Entre os modos adicionais (opcionais), pode-se observar o modo intensivo, no qual o exaustor funciona por um tempo na potência máxima, após o qual alterna para um dos modos padrão, e o modo de operação com intervalo, que implica a ativação periódica do exaustor por um tempo predeterminado.

A iluminação fornecida na maioria dos exaustores ajudará a iluminar a placa e também pode se tornar um elemento independente do interior. A maioria dos exaustores usa lâmpadas padrão com uma tampa E14, no entanto, de acordo com as mais recentes diretivas da UE sobre economia de energia, em um futuro próximo, todos os exaustores mudarão para lâmpadas LED mais econômicas. Se desejar, você pode escolher um exaustor que permita ajustar a intensidade da iluminação ou até permitir a iluminação direcional de uma área específica da cozinha.

Também vale mencionar os exaustores, prontos para trabalhar em conjunto com as placas. Naturalmente, a compatibilidade aqui permanece no nível do fabricante: deve ser a mesma. Esses exaustores, de fato, são controlados pela própria placa: decide qual modo será o melhor no momento, com base no uso de seus recursos.

Recursos de montagem

Concluindo a conversa sobre os exaustores, não será supérfluo lembrar não apenas a necessidade de instalação adequada desse dispositivo simples, mas também a organização do sistema de ventilação correto na sala de estar. De fato, existem muito mais truques sujos do que se pode imaginar à primeira vista. O mais óbvio provavelmente é familiar para muitos: depois de instalar janelas com vidros duplos no apartamento, o fluxo de ar é interrompido, o ar da sala fica muito seco, há pouco oxigênio. Uma entrada suficiente deve ser lembrada ao instalar o capô: afinal, se ar suficiente não entrar no apartamento, será mais difícil “bombear” o ar.

O segundo ponto é a altura de instalação do exaustor em relação à placa. Os valores recomendados são inferiores a 75 cm para um fogão a gás e 65 cm para um fogão elétrico. Se o exaustor acima do fogão estiver localizado alto, é melhor escolher um modelo com uma superfície maior que a superfície da placa para a entrada de ar.

Já mencionamos as perdas de energia associadas a um duto muito longo ou sinuoso, mas muitos ainda esquecem a necessidade de fornecer ventilação natural. Durante a instalação do exaustor, o orifício de ventilação original é frequentemente bloqueado, pelo que o ar da cozinha deixa de sair naturalmente. Como resultado, é necessário ligar o exaustor com mais frequência - apenas para "arejar" a sala.

A maneira mais fácil de conectar o exaustor ao sistema de ventilação é um tubo corrugado prateado flexível. Ela parece, no entanto, não muito agradável esteticamente e, além disso, pode fazer barulho durante o trabalho. A solução é um duto rígido feito de tubos de metal ou plástico.

Antes da instalação, será útil verificar todos os tamanhos e marcar a superfície para instalação: essas instruções podem ser encontradas nas instruções de desenho.

A maneira mais fácil de instalar o exaustor é conectar à rede elétrica. A maioria dos modelos de dome permite "esconder" um fio sob uma caixa decorativa (parte do duto também se oculta sob ele). Essa solução exigirá um soquete ou pelo menos um fio localizado na parte superior da cozinha (sob o teto). É claro que é melhor pensar com antecedência - na fase de projetar uma cozinha.

Conclusões

Listamos mais uma vez as etapas a serem seguidas ao escolher um exaustor doméstico:

  • Primeiro, você precisa determinar o tipo de exaustor: se ele removerá o ar contaminado (direto) ou o limpará e alimentará de volta à sala (recirculação).
  • A energia do exaustor depende diretamente do tamanho da sala em que será instalado. Para escolher a potência certa, basta usar uma fórmula simples para o cálculo.
  • Não apenas sua aparência depende do método de montagem do exaustor, mas também se é adequado, em princípio, para solucionar seus problemas: para a “ilha” da cozinha, um tipo de exaustor é usado, para espaço aberto - o outro, para integração na cozinha - o terceiro.
  • De quão "avançado" o sistema de controle do exaustor dependerá de quão "independente" o dispositivo será. Se você estiver pronto para ligar e desligar o exaustor manualmente - o controle mecânico funcionará. Se você deseja que o exaustor seja ligado e desligado de acordo com um cronômetro ou com um cronograma, você não pode ficar sem um sistema de controle eletrônico.
  • Não apenas a aparência do capô depende do material da caixa, mas também a conveniência de limpá-lo da sujeira. Diferentes tipos de revestimentos exigirão cuidados diferentes e diferentes produtos de limpeza.

Que exaustor é melhor escolher para a cozinha

Se você não consegue pensar muito sobre o design do capô, uma vez que existem modelos bastante diferentes no mercado com cores e tamanhos próprios, é necessário prestar atenção especial à eficiência de seu trabalho - a qualidade das funções que ele desempenha depende dele.

Primeiro de tudo, você precisa determinar o tipo de dispositivo - selecione recirculação ou fluxo. Ao mesmo tempo, sem uma avaliação preliminar da sala, não é ambíguo dizer que coifa é melhor usar para ela, ela não funcionará - cada uma executa suas tarefas e é boa em seu lugar.

Coifa de circulação

Esse dispositivo recebeu esse nome porque simplesmente faz o ar circular pela sala, eliminando-o de odores, passando-o por um filtro de carvão, localizado dentro do próprio exaustor.

Além do filtro de carvão, os coletores de graxa são instalados nesse exaustor.

O princípio de sua operação determina todos os lados positivo e negativo deste projeto.

+ Vantagens de exaustores de circulação

  1. Possibilidade de uso em casas com sistema de ventilação entupido ou simplesmente projetado para tração pequena e não pode lidar com as capacidades dos exaustores modernos.
  2. Esse dispositivo pode ser colocado em qualquer lugar e você não precisa puxar a ondulação do eixo de ventilação para ele. Também abre grandes oportunidades para os designers - esse capô pode ser escondido em uma bancada ou atrás de uma parede falsa.
  3. A recirculação do ar não exige tração forte, o que significa que os dispositivos podem ser mais compactos e mais econômicos em termos de consumo de energia.
  4. Com cargas mais baixas no motor, que é o principal componente do capô, a vida útil geral do dispositivo aumenta.
  5. A localização da placa de cozimento não está ligada ao eixo de ventilação.

- Contras de exaustores de circulação

  1. A necessidade de comprar consumíveis - dependendo da intensidade de uso do exaustor, os filtros de carbono devem ser trocados aproximadamente a cada seis meses a um ano.
  2. É necessário lavar regularmente o filtro de graxa - é uma malha de metal fina instalada na parte inferior do exaustor e limpa em água corrente ou em uma máquina de lavar louça.
  3. Não faz sentido colocar um exaustor sobre um fogão a gás. No processo de combustão de gás, o oxigênio do ar é convertido em monóxido de carbono (CO²), que o exaustor simplesmente conduz pela cozinha. A reciclagem nesse caso se torna não apenas ineficaz, mas também perigosa para a saúde.

Capa de fluxo

A principal diferença entre esse dispositivo é que, para uma operação eficaz, ele definitivamente precisa de acesso ao eixo de ventilação. O exaustor é montado diretamente perto de sua abertura ou é conectado a ele por um tubo corrugado, o mais curto possível - quanto menor, menor a operação do exaustor. Por esse motivo, dispositivos deste tipo são um pouco limitados no local da instalação - na parede acima do fogão ou do teto.

O princípio de operação do dispositivo é bastante simples. O ventilador sopra o ar e o puxa para fora da sala, formando uma espécie de corrente que se forma quando a janela está aberta, apenas o ar não gira na cozinha, mas é soprado pelo ventilador no poço de ventilação ou diretamente na rua, se um orifício de ventilação separado for feito na parede da cozinha para extração.

Como o ar sujo é descarregado na rua, não há necessidade de usar filtros de carvão, mas para impedir que partículas de graxa e fuligem sejam contaminadas pelo interior do capô, o filtro de graxa ainda está colocado nele. Ele deve ser lavado periodicamente - depende da pureza desta peça quanto o exaustor funcionará de maneira eficiente e silenciosa.

Devido à necessidade de instalação de ventilação, é melhor instalar capôs ​​de fluxo durante os trabalhos de reparo na cozinha e, ao planejar, calcular sua localização separadamente. Atenção especial deve ser dada ao duto - idealmente, deve ser uma linha reta, sem curvas ou curvas. Se estiverem presentes, o ar zumbirá fortemente dentro do tubo e o uso do exaustor será pelo menos desconfortável. Em geral, de acordo com o princípio de operação, fica claro qual exaustor para um fogão a gás é melhor - nesse caso, apenas um exaustor deve ser instalado. Quase todos os modelos de exaustores podem ser executados no modo de recirculação - para isso, um filtro de carvão é instalado na tomada e o dispositivo está pronto para operação.

+ Benefícios do exaustor

  1. A capacidade de criar dispositivos poderosos e de alto desempenho.
  2. Não há consumíveis que precisam de substituição sistemática - os filtros de graxa usados ​​são quase eternos.
  3. Exaustores podem ser escondidos nos móveis da cozinha.
  4. O ruído é menor que o dos análogos em circulação.

- Contras de exaustores

  1. Como o exaustor bombeia essencialmente o ar para fora da cozinha, outro deve fluir em seu lugar, para o qual é necessário deixar a janela aberta ou pensar através da ventilação também no fluxo de ar.
  2. Uma conseqüência da desvantagem anterior - no inverno, o capuz remove o ar quente da sala, substituindo-o pelo frio e vice-versa no verão.
  3. Se o fogão estiver localizado (ou será instalado) longe do orifício de ventilação, o trabalho de instalação em larga escala é inevitável.

O que escolher o design do exaustor de acordo com o tipo de instalação

Aqui, a questão do design vem à tona, porque o arranjo fundamentalmente interno de todos os capuzes é o mesmo - as principais diferenças estão na potência do motor, na qualidade de construção e na iluminação aplicada da área de trabalho.

Outboard. Principalmente, essas são opções de dispositivos de baixo custo - diferem na potência do motor pequeno, mas ao mesmo tempo são as mais econômicas em termos de consumo de energia. A simplicidade do design determina o custo desses exaustores e a simplicidade de sua instalação. Na maioria das vezes, esse é um caso medindo 60x50x15, cuja parte inferior consiste em filtros de graxa e o motor está localizado no interior. O duto está localizado na tampa superior ou traseira.

Apesar da versão do orçamento, nesta categoria, há um número suficiente de dispositivos confiáveis ​​que podem lidar com a purificação do ar não menos que os modelos TOP e, ao mesmo tempo, apresentam um nível de ruído bastante baixo.

Dome. Seu segundo nome é mantimentos. Eles receberam esse nome por sua semelhança com o sistema de ventilação de lareiras naturais, que imediatamente atrai a atenção ao entrar na cozinha. Freqüentemente, esses modelos são equipados com um motor potente e possuem alto desempenho. Como estão constantemente à vista, os fabricantes oferecem aos clientes um grande número de opções de design para esses dispositivos.

Estruturalmente, os exaustores de cúpula são divididos em três tipos:

1. parede. Eles são montados em uma das paredes, para a qual a parte traseira é plana.

2. Canto. Eles têm a forma adequada para instalação no canto da cozinha.

3. Ilha. Eles estão presos ao teto - na maioria das vezes um tubo de ventilação passa por ele. É especialmente simples fazer isso se os tetos da placa de gesso estiverem montados. Esse exaustor é usado em grandes cozinhas nas quais o fogão fica no meio da sala.

Os dispositivos de parede e canto podem ter uma superfície de trabalho inclinada - isso melhora sua aparência e também reduz a probabilidade de atingir a borda de um capô convencional com uma cabeça.

Recesso. Após a instalação, esses exaustores ficam quase invisíveis - apenas o painel de controle com botões de toque ou mecânicos permanece à vista. Geralmente, essa é uma faixa estreita de alguns centímetros de altura - preto, branco ou prata.

Esses exaustores podem ser embutidos em armários de cozinha ou bancadas - no primeiro caso, eles se estendem no plano horizontal e no segundo (esses modelos também são chamados de "dominós") - no vertical.


Capuz embutido no armário.


Capuz embutido na bancada.

Os melhores exaustores para a cozinha

Esta classificação de exaustores de cozinha incluía representantes da marca eslovena Gorenie, da Kronasteel doméstica e da fabricante italiana LEX. Todos os capuzes têm aproximadamente as mesmas características e lidam com suas funções em um bom nível; portanto, os critérios de design, o nome da marca familiar e as avaliações dos clientes usando dispositivos semelhantes provavelmente se tornarão os critérios de seleção.

Gorenje DU 5345 WKronasteel Jessica slim PB 600 brancoLEX Simple 600 Inox



Largura / profundidade / altura, cm50 / 13 / 48,560 / 8 / 5060 / 15 / 50
Consumo de energia150240180
Máx. produtividade, m 3 / hora.300350340
Tipo de controleeletrônicomecânicomecânico
Lâmpadas usadas para iluminaçãohalogênioincandescenteincandescente
Máx. nível de ruído, dB545852
Diâmetro do tubo do duto, mm120120120
Modo de operaçãoretração / circulaçãoretração / circulaçãoretração / circulação
Número de velocidades333
Tipo de filtrosgordurosogorduroso + carvãogorduroso

Gorenje DU 5345 W

A operação do exaustor é fornecida por um motor elétrico de três velocidades - apesar do tamanho, o dispositivo tem uma capacidade de até 300 m³ / h, o que é suficiente para limpar o ar em uma cozinha com uma área de até 10 m². O gerenciamento de modos e a inclusão de iluminação são realizados por botões no painel frontal.

+ Pros Gorenje DU 5345 W

  1. Simplicidade de gerenciamento. Há um botão para a luz de fundo e cada velocidade.
  2. Fácil instalação - o capô é parafusado com buchas, após o que resta apenas fechar a tampa.
  3. Peso leve.
  4. Capacidade de trabalhar em modos de escape e circulação de ar.
  5. Valor ao dinheiro.

- Contras Gorenje DU 5345 W

  1. Corpo fino de metal. Isso não afeta o trabalho, mas há um sentimento geral de "fragilidade" do design. Alguns dispositivos podem parecer perfurar o painel.
  2. Em altas velocidades, o ar na carcaça e no fio ondulado é notavelmente barulhento.
  3. Sem aterramento do chassi. Mas o motor está em uma caixa de plástico e não entra em contato com a carcaça do capô.
  4. Classe de eficiência energética "E"

O dispositivo da classe de orçamento do segmento de preço médio em sua categoria. Se uma pequena cozinha precisar de um "cavalo de batalha" confiável com os controles mais simples, a compra será totalmente recompensada.

Kronasteel Jessica slim PB 600 branco

Coifa suspensa universal para uma pequena cozinha com motor elétrico de três velocidades, capacidade de ar de até 350 m³ / h. Está conectado para operação nos modos de recirculação e desvio. Todo o controle é realizado por cinco botões - energia do dispositivo, três modos de operação e luz de fundo.

+ Profissionais de Kronasteel Jessica slim PB 600 branco

  1. A luz de fundo está na frente, não perto da parede. Uma opção para um amador, mas na maioria das vezes são os confortos da frente que estão ocupados.
  2. Os filtros de graxa ocupam quase toda a superfície inferior - menos necessidade de lavar o exaustor.
  3. Localização conveniente dos botões de controle - todos os modos de operação são claramente visíveis.
  4. Filtro de carvão incluído.
  5. Baixo custo em comparação com análogos.

- Contras Kronasteel Jessica slim PB 600 branco

  1. Corpo fino de metal. Se houver a possibilidade de o capô ser enganchado durante a operação, é melhor colocar arruelas adicionais nas montagens para que o gabinete não se dobre.
  2. Não há juntas na junção de partes do gabinete - se forem instaladas independentemente, o nível de ruído será significativamente reduzido.
  3. O preço baixo afeta a qualidade geral dos materiais e da montagem - um capuz branco pode ter um cabo de alimentação preto.

Com sua principal tarefa - purificação do ar, o capô lida sem reclamações. Faria sentido preferir um modelo diferente a ela somente depois de comparar o nível de ruído dos ventiladores, mas isso também depende muito da qualidade da instalação do duto.

LEX Simple 600 Inox

A combinação de um motor econômico de três velocidades de 180 W e uma saída de 340 m³ é suficiente para uso em uma cozinha de tamanho médio com uma área de 10 a 12 m². O peso leve de 4,5 kg determina a facilidade de instalação, o controle intuitivo dos botões de pressão e o baixo nível de ruído - conforto operacional.

O melhor exaustor para a cozinha 60 cm Bosch DWK065G60R

  • tecnologia de sucção de perímetro,
  • alta potência do motor - 210 W,
  • tamanhos universais - 38 por 60 cm.

Um exaustor de lareira limpa rapidamente o ar graças a um potente motor elétrico de 210 watts. O aparelho atinge a classificação dos melhores exaustores de cozinha com uma largura de 60 cm. O aparelho opera em dois modos, devido aos quais são removidos não apenas odores e vapores desagradáveis, mas também o ar da sala é limpo com um elemento de filtro especial.

O método de recirculação é especialmente conveniente no inverno: graças a ele, o calor não sai. Produtividade média - até 530 metros cúbicos por hora. O dispositivo não é o mais silencioso: o número de ruído é de 70 dB.

O dispositivo possui um design inclinado com tecnologia de sucção de perímetro. O painel frontal usa vidro temperado que não absorve fuligem e graxa. Para selecionar a opção desejada, apenas um toque no painel de toque, as informações são exibidas.

A luz de fundo do LED ilumina uniformemente a área de cozimento. Dependendo da contaminação, três velocidades podem ser selecionadas. Uma válvula de retenção impede que o ar entre na rua quando o dispositivo é desligado. O exaustor é equipado com suportes para a instalação de um filtro de carvão que elimina o excesso de umidade e odores.

Graças às suas dimensões e funcionalidades universais, é adequado para qualquer cozinha.

Melhor exaustor 50 cm Weissgauff GAMMA 50 PB WH

  • baixo preço - a partir de 5200 rublos,
  • absorção de perímetro
  • produtividade - 900 metros cúbicos por hora.

O melhor dispositivo de orçamento na classificação de exaustores com 50 cm de largura. O elegante modelo de lareira do tipo inclinado é bastante potente (155 W) por seu tamanho. Funciona no modo de circulação e retração. Possui alto desempenho - 900 metros cúbicos por hora devido à tecnologia de sucção de perímetro.

O dispositivo pode ser atribuído aos mais silenciosos - o valor do som é de apenas 46 dB, mesmo na mais alta das três velocidades. A gordura é capturada por um design de três camadas, que lida com a purificação do ar, atrasando odores desagradáveis. A luz de fundo vem de lâmpadas halógenas, 35 W x 2.

Weissgauff GAMMA 50 PB WH é melhor para proprietários de uma cozinha pequena, famílias com crianças pequenas - o dispositivo não faz muito barulho, mesmo em altas velocidades.

Contras:

Melhor exaustor 50 cm Weissgauff GAMMA 50 PB WH

  • baixo preço - a partir de 5200 rublos,
  • absorção de perímetro
  • produtividade - 900 metros cúbicos por hora.

O melhor dispositivo de orçamento na classificação de exaustores com 50 cm de largura. O elegante modelo de lareira do tipo inclinado é bastante potente (155 W) por seu tamanho.Funciona no modo de circulação e retração. Possui alto desempenho - 900 metros cúbicos por hora devido à tecnologia de sucção de perímetro.

O dispositivo pode ser atribuído aos mais silenciosos - o valor do som é de apenas 46 dB, mesmo na mais alta das três velocidades. A gordura é capturada por um design de três camadas, que lida com a purificação do ar, atrasando odores desagradáveis. A luz de fundo vem de lâmpadas halógenas, 35 W x 2.

Weissgauff GAMMA 50 PB WH é melhor para proprietários de uma cozinha pequena, famílias com crianças pequenas - o dispositivo não faz muito barulho, mesmo em altas velocidades.

Comentários

Os usuários observam um bom filtro, o ar é limpo com eficiência. Remove cinzas e odores desagradáveis. Os botões não afundam. Um exaustor de cozinha parece bonito, mas não coleta poeira e impressões digitais.

Prós:

  • baixo nível de ruído
  • pequenas dimensões
  • três modos de operação.

Contras:

  • os botões clicam alto ao alternar entre os modos.

O melhor capuz a 90 cm MAUNFELD TSH 90

  • produtividade - 1050 m3 / hora,
  • controle não padrão usando o anel de toque,
  • dispositivo de alta potência.

Um exaustor para a cozinha com 90 cm de largura MAUNFELD TSH 90 superou a classificação geral dos dispositivos. O painel frontal é feito de vidro temperado de alta resistência. No centro, há um elemento de controle não padrão - um anel sensor, que é muito conveniente de usar.

O aparelho possui três taxas de absorção. O consumo total de energia é de 270 W com uma capacidade final de 1050 m3 / h, devido à qual a unidade pode trabalhar em cozinhas com uma área de 20 metros quadrados ou mais. me efetivamente limpar o ar. O nível de ruído está abaixo da média (52 dB). Lâmpadas LED brilhantes de 2x1,5 W estão embutidas no dispositivo para iluminar a área de trabalho.

O elemento do filtro de graxa protege o motor elétrico, ventiladores e tubos de escape do acúmulo de partículas de graxa e fuligem. Uma válvula de retenção impedirá que o ar da rua entre no apartamento quando o aparelho for desligado.

O MAUNFELD TSH 90 possui dois modos de operação: exaustão e recirculação de ar. Isso significa que o dispositivo não requer uma conexão obrigatória a uma rede de ventilação comum; para a limpeza, você só precisa instalar um filtro de carvão especial. A instalação é bastante simples: o dispositivo é fixado na parede. Todas as peças necessárias são fornecidas completas com instruções em russo.

Recomendamos um modelo poderoso e silencioso aos proprietários de cozinhas grandes.

Como escolher um capuz

De acordo com o método de localização na sala, os dispositivos são:

  • Pendurado . Dispositivos de tamanho pequeno são conectados ao plano inferior do armário na parede ou acima do fogão elétrico no rack.
  • Parede . Colocado diretamente acima da placa contra a parede.
  • Recesso . Montados dentro de armários suspensos de cozinha, devido aos quais estão completamente ocultos dos olhares indiscretos.
  • Island . Localizado no centro da cozinha espaçosa. A instalação aqui é a mais difícil e os próprios dispositivos são caros.
  • Angular . Anexado à parede no canto da sala.

Os exaustores são divididos em fluidos e recirculantes. O primeiro remove o ar poluído da sala para a rua, enquanto o último, após filtrar, retorna. O fluxo é melhor para os fogões a gás: no processo de operação de tais fuligem, são formados produtos de combustão a gás; portanto, é melhor remover o ar do lado de fora.

As opções de reciclagem são melhores para um fogão elétrico - elas removem bem o odor. Existem opções combinadas universais que podem ser combinadas com qualquer técnica de cozimento.

Considere também qual capô é melhor: inclinado ou abobadado. A primeira, em vez de uma cúpula grande, possui um painel de trabalho plano, colocado em um ângulo ideal para a placa. Eles são mais fáceis de instalar, cabem até em cozinhas pequenas. Mas, como mostra a prática, as opções de cúpula direta lidam melhor com a ventilação da sala.

Ao escolher uma técnica, é preciso também levar em consideração a marca: empresas conhecidas não arriscam reputação e não oferecem produtos de baixa qualidade. Os melhores fabricantes de exaustores de cozinha incluem: Bosch, Kuppersberg, Weissgauff, Siemens, MAUNFELD, Electrolux, Korting.

O que mais precisa ser considerado antes de escolher um capuz:

  • Desempenho . Quanto maior esse valor, maior a quantidade de queima e odores que o dispositivo pode remover. Portanto, para uma sala de 10 quadrados com teto de três metros, é necessário um dispositivo com capacidade de aproximadamente 500 m3 / h.
  • Tamanho . Ao selecionar um dispositivo de exaustão, é necessário levar em consideração as dimensões do fogão, fogão. Um pequeno exaustor não conseguirá limpar o ar com eficiência. Para lidar com as tarefas, ela deve ser mais longa e mais larga que a técnica de cozimento.
  • Peso . A complexidade da instalação depende de quanto o dispositivo pesa. Nem todas as paredes podem suportar unidades pesadas sem reforço adicional.

O controle do dispositivo é mecânico, eletrônico ou de toque - as unidades mais modernas. Na primeira versão, os modos de operação e iluminação são alterados por meio de botões mecânicos, no segundo tipo - por meio de um sistema eletrônico, geralmente equipado com uma tela na qual são exibidas informações básicas.

Os dispositivos são iluminados usando lâmpadas incandescentes, halógenas ou dispositivos LED. O que é melhor, o proprietário escolhe, mas os últimos são os mais econômicos. Se desejar, você pode encontrar a unidade com intensidade de luz de fundo ajustável ou com iluminação direcional de uma determinada área.

O que procurar ao escolher

Para escolher um purificador de ar adequado para a cozinha, primeiro você precisa determinar o tamanho adequado para instalação em um conjunto específico. E também preste atenção às principais características e equipamentos:

  • Filtro. Hoje, quase todos os exaustores estão equipados com um filtro de graxa. Seu objetivo é proteger o motor, o ventilador e outros elementos de trabalho do acúmulo de gordura. Como regra, ele tem a forma de uma treliça. Deve ser removido e lavado periodicamente. Também está instalado um filtro de carvão, que serve para eliminar odores desagradáveis.
  • Número de velocidades. Os modelos podem ter 2-4 modos. Eles diferem na intensidade da sucção e no ruído. Se você planeja cozinhar muito, usando vários queimadores ao mesmo tempo, é melhor escolher um modelo com um grande número de velocidades.
  • Número de motores. A maioria dos exaustores é equipada com um único motor, cuja potência determina a força de sucção. Existem também modelos com dois motores. O segundo é ativado para fornecer alta velocidade ou modo turbo, ou eles funcionam simultaneamente.
  • Máximo desempenho. Este é o parâmetro mais importante que determina se o equipamento irá lidar com o vapor gerado. A produtividade média é de 500 a 600 metros cúbicos / h, o que é suficiente para uma cozinha de tamanho padrão. Mas existem opções com características de 900-1000 metros cúbicos / h, o que permitirá ao dispositivo remover o ar quente muito mais rapidamente.
  • Consumo de energia. A potência depende do tipo de motor. Quanto mais alto, maior o filtro de ar pode fornecer. Hoje, os modelos são apresentados em uma faixa muito ampla: 100-290 watts.
  • Nível de ruído. Os exaustores sempre se distinguem pelo alto ruído. Mas às vezes excede um estado confortável e simplesmente afoga a voz, a TV e outras fontes de som. O nível ideal para uma pessoa é considerado até 50 dB. Mas na velocidade máxima, é muito maior.
  • Material do corpo. Quase todos os purificadores de ar são feitos de aço inoxidável. Este é um material durável e resistente ao desgaste que garante a confiabilidade da estrutura e a duração da operação.
  • Tipo de controle. As velocidades de comutação podem ocorrer mecanicamente (por botões ou alavanca) e eletronicamente. No segundo caso, os botões podem ser representados por sensores. Devido à aderência de gordura neles, eles podem funcionar pior, portanto, falar sobre a melhor qualidade deles é inadequado. E o custo é maior.
  • Modo intensivo. A presença de um modo turbo irá lidar rapidamente com fumaça forte ou uma abundância de ar quente.
  • Temporizador. A capacidade de desligar automaticamente após um período especificado elimina a necessidade de controle.
  • Indicador de filtro sujo. Essa luz informa quando os filtros precisam ser limpos.
  • Tipo de iluminação. No exaustor, podem ser instaladas 1-2 lâmpadas de vários tamanhos. Cada fabricante usa diferentes tipos de lâmpadas para eles. Eles são distinguidos pelo brilho e poder. Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 75 watts corresponde a: halogênio a 45 watts, economia de energia em 15 watts, LEDs em 10 watts. Os mais impressionantes e econômicos são os últimos. Os dois primeiros tipos são muito quentes. Eles também diferem significativamente em termos de operação. As de halogênio duram 2,5 vezes mais que as incandescentes, com economia de energia - 8 e diodo - 50 vezes.

Veja também - Escolhendo o exaustor ideal para a cozinha

ELIKOR Integra 45 aço inoxidável / vidro branco

O purificador de ar mede 18x45x30,7 cm, feito de aço inoxidável com um painel branco. Projetado para ventilação de 120 mm, como a maioria dos modelos de classificação. Equipado com um motor. Ele trabalha com o princípio de exaustão e circulação, como todos os exaustores internos apresentados nesta revisão. Fornece um filtro de graxa. Possui dois modos de operação com velocidade máxima de 400 metros cúbicos / h. É controlado por botões mecânicos. É destacado com halogênios. Potência 200 watts. Ruído 55 dB. O peso é 6 kg. Preço: 3 240 rublos.

  • design conciso
  • operação simples
  • puxa normalmente
  • existe um painel deslizante para aumentar a área de sucção,
  • opção de orçamento.

  • Segundo as análises, há casos de avarias,
  • trabalho barulhento.

Veja também:

Zigmund & Shtain K 005.41 S

Capuz prateado de 17,4x45x28 cm, equipado com um motor, como a maioria dos modelos descritos abaixo. A presença de um filtro de graxa é comum a todos os modelos de revisão. Fornece duas velocidades de tração. Produtividade 550 m3 / h. É controlado por botões. A iluminação é fornecida por duas lâmpadas incandescentes de 40 W. Potência 210 W (motor 170 W). Ruído 55 dB. Preço: 5 040 rublos.

  • tamanho pequeno
  • operação simples
  • facilidade de atendimento
  • moderadamente poderoso.

  • barulhento
  • os compradores observam a remoção incompleta de odores, por exemplo, ao cozinhar peixe,
  • falta de modo turbo.

CATA GT Plus 45 inox

O modelo é prateado (28x45x28 cm), fornece uma torneira de 125 mm. Tem três velocidades. A produtividade máxima é de 1020 m3 / h cúbicos. A troca ocorre usando o controle deslizante. A iluminação é realizada por duas lâmpadas incandescentes de 40 watts cada. Potência 240 watts. Preço: 9 140 rublos.

  • belo design
  • facilidade de instalação
  • alta potência, bom desafio,
  • lida com qualquer odor e fumaça.

  • barulhento
  • interruptor de velocidade não é muito conveniente,
  • a luz de fundo não é muito brilhante,
  • existem casos de avarias (motor queimado).

Kronasteel Kamilla 1M 500 inox

Filtro de ar (50x30,5 cm) em metal com revestimento branco e acabamento prateado. Oferece a capacidade de estender o painel adicional para aumentar a superfície de sucção. Possui três modos, que são ativados por botões. Força de sucção 390 m3 / h. Iluminado por uma lâmpada de halogênio de 28 W. Equipado com válvula anti-retorno. Potência: 138 W (motor de 110 W). Ruído 56 dB. Peso 6,7 kg. Preço: 3.590 rublos.

  • aparência decente
  • compacto
  • remove o calor e a queima, mas não consegue lidar com cheiros,
  • facilidade de limpeza do filtro.

  • a luz é fraca
  • superfície facilmente suja
  • mau ajuste das peças, o que aumenta o ruído,
  • motor rotativo barulhento.

Veja também - Como escolher um exaustor para a cozinha 50 cm: dicas de profissionais

LEX Hubble 500 Branco

Capuz branco com profundidade de 28 cm, duas velocidades de retração são trocadas por botões. Produtividade 570 m3 / h. A iluminação ocorre com uma lâmpada LED de 2,5 W. Potência 103 W (motor 100 W). Ruído 48 dB. O peso é 6 kg. Preço: 4 060 rublos.

  • bela vista
  • painel extensível
  • normalmente remove calor e odores,
  • operação simples.

  • uma luz de fundo
  • barulhento em alta velocidade
  • sem modo turbo.

Jetair Aurora LX 50

O capuz com painel extraível está disponível em cores diferentes. Possui três velocidades e comutação por botão. Força de sucção 650 cc m / h A luz de fundo é fornecida por dois halogênios de 28 W. Equipado não apenas com graxa, mas também com um filtro de carvão, que mata odores. Possui uma válvula anti-retorno.Potência 206 W (motor 150 W). Ruído 53 dB. Preço: 5 050 rublos.

  • Design elegante, várias cores para escolher,
  • efetivamente extrai o ar e mata odores,
  • poderoso o suficiente
  • realce brilhante.

  • barulho, especialmente no terceiro modo,
  • superfície facilmente suja.

MAUNFELD Crosby Light (C) 50 Gl

Modelo totalmente embutido (16x50x29,6 cm) na cor prata. Três modos de velocidade são alternados por um controle deslizante. Produtividade 850 metros cúbicos. m / h É iluminado por dois halogênios de 20 W. Potência 190 watts. Ruído 56 dB. Possui uma válvula que não permite a entrada de ar externo na cozinha. Preço: 7 790 rublos.

  • bela vista
  • lida com a tarefa
  • boa luz de fundo
  • preço razoável.

  • alavanca de comutação inconveniente
  • qualidade de construção é questionável, de acordo com alguns compradores.

Elica Elibloc 9 LX PRATA F / 60

Purificador de ar totalmente integrado com profundidade de 28,9 cm de prata. Dois motores fornecem trabalho. Alternando três velocidades usando o controle deslizante. Produtividade 500 cc m / h Iluminação com duas lâmpadas incandescentes de 28 watts. Potência de 256 watts. Ruído 63 dB. Preço: 5 780 rublos.

  • montagem confiável
  • bom poder de sucção
  • baixo, ocupa pouco espaço,
  • parece arrumado, não visível do lado de fora,
  • barato.

  • não lida com odores fortes (peixe frito),
  • as lâmpadas ficam muito quentes, é melhor substituir
  • alguns compradores indicam que nem todo vapor é extraído,
  • nível de ruído médio.

Veja também - Selecionamos um exaustor para a cozinha de 60 cm - critérios de classificação e seleção

MAUNFELD VS Light (C) 60 branco

O exaustor é branco com duas velocidades, que são trocadas por botões. Produtividade 520 cu m / h Possui uma válvula que impede a entrada de ar na sala. Ilumina com lâmpadas de halogênio. Possui um motor de 160 W. Ruído 48 dB. Preço: 6 490 rublos.

  • bela vista
  • totalmente incorporado, discreto,
  • Quieto o suficiente
  • ele lida bem com o ar quente

  • qualidade de construção está em dúvida
  • Segundo as avaliações, houve problemas com a incorporação devido à incompatibilidade de tamanho.

CATA TL-5260 X

Um capuz prateado de 13,5x60x28 cm fornece uma parte para a extensão do painel (aumenta a área de exaustão de ar). Funciona em duas velocidades, é alternado por botões. Produtividade 600 cu m / h É iluminado por dois halogênios de 28 W. Equipado com dois motores, fornecendo uma potência de 95 watts. Ruído de 44 dB. Preço: 6 690 rublos.

  • instalação simples
  • extrai o ar e cheira bem
  • não é barulhento
  • a luz de fundo é brilhante
  • operação simples.

  • baixo consumo de energia, para uma cozinha grande não é adequado.

Korting KHI 6673 GN

Modelo totalmente embutido (27,5x60x28,5 cm) com uma borda preta. A mudança para uma das três posições é feita por sensores. Produtividade 650 cc m / h Acende com duas lâmpadas de diodo de 1,9 watts. Equipado com um temporizador para desligar automaticamente. Tem uma indicação de que o filtro está sujo. Fornece a instalação de uma válvula anti-retorno. Ruído de potência 51 dB. Preço: 8 270 rublos.

  • integra-se bem, não é perceptível,
  • linda
  • suga bem o ar
  • não muito barulhento
  • a possibilidade de desligamento independente após o período definido,
  • quando você precisar limpar o filtro, relatórios
  • luz de fundo brilhante
  • consumo econômico.

  • com o tempo, os sensores ficam pegajosos com a gordura e podem não responder,
  • dificuldade em ligar com as mãos molhadas.

Bosch Serie 4 DFM 064 A 51 IX

Fecha o modelo TOP-5 de um fabricante popular. Uma abertura de ar prateada (20x60x29 cm) com uma tela retrátil, que permite instalar um painel decorativo para móveis. Tubo de derivação para ramificação 150 mm. Possui três modos de velocidade, além de um turbo, que é alternado por botões. Produtividade 420 cu m / h Diodo de luz de fundo. Potência 76 watts. Ruído 59 dB. Preço: 18 260 rublos.

  • impressões digitais não permanecem na superfície,
  • baixo ruído
  • montagem confiável
  • remove bem o ar
  • é completado com um adaptador para duto de ar de 120 mm (com um tamanho maior, menos ruído),
  • fácil instalação (cantos incluídos),
  • bom destaque.

  • instalação requer cuidado (metal macio),
  • para ativar, você precisa retirar a tela (os botões estão ocultos).

Elica ELITE26 IX / A / 90

Modelo prateado com tela retrátil. Ele fornece três modos de velocidade, cuja comutação é feita por sensores. Tem um modo turbo. Produtividade 800 cc m / h Iluminação com dois halogênios. Potência 215 watts. Preço: 12 320 rublos.

  • bela vista
  • remove perfeitamente odores e vapor quente,
  • o motor liga quando a tela é retirada,
  • operação simples.

  • a iluminação está localizada perto da parede, a área de iluminação é pequena,
  • barulhento.

Kronasteel Monika 900

O modelo (26x90x28 cm) é apresentado na cor prata. Ventilação de ar de 150 mm. Fornece quatro velocidades. É comutado por botões. Um dos capuzes mais poderosos da análise fornece um desempenho de 1000 cu. m / h Ele liga independentemente, levando em consideração o nível de umidade e calor (quando o fogão está ligado), apaga quando os indicadores normalizam. Possui uma válvula que não permite o ar externo. Equipado com uma tela digital. Possui um indicador do nível de contaminação do filtro. É iluminado por dois halogênios de 20 W. Potência 290 watts. Preço: 39 990 rublos.

  • design
  • devido a sensores, ele se liga,
  • remove perfeitamente o calor e os odores,
  • luz de fundo brilhante
  • exibição
  • A indicação será exibida quando você precisar limpar o filtro.

Smeg KDD90VXNE

Capuz para incorporação numa mesa de 12 cm de largura, elegante preto. A sucção ocorre ao redor do perímetro para cobrir uma área maior. Ventilação de ar de 150 mm. Funciona em 4 níveis de velocidade. Fornece modo intensivo e de intervalo. No segundo caso, ele liga uma vez por hora, por um tempo funciona e desliga. É alternado por botões de toque. Produtividade 700 cc m / h Fornece uma indicação de contaminação do filtro. Possui placar e cronômetro eletrônicos. É iluminado por uma lâmpada de diodo de 7 W. Potência 277 W (motor 270 W). Preço: 131 990 rublos.

  • aparência elegante
  • força de retração alta
  • pode trabalhar de forma autônoma (programa de intervalo),
  • operação simples.

  • em alta velocidade, faz muito barulho
  • muito caro

Modo de operação

A maioria dos exaustores está conectada ao sistema de ventilação da cozinha. Em modo de toque eles removem o ar junto com odores e vapores fora da sala. Muitos modelos populares também suportam modo de circulação - quando o ar é limpo com filtros e volta para a sala. Os filtros precisam ser trocados regularmente (a cada 4-6 meses). Este modo é conveniente no inverno - para manter o calor na sala.
Existem modelos de capuzes projetados para funcionar apenas no modo de circulação. Tal "exaustores sem ventilação"Existem designs muito interessantes e incomuns - existem modelos embutidos na mesa, capuzes de parede, enforcamento, etc. Mas o custo dos capuzes sem ventilação é bastante alto - principalmente a partir de US $ 1000 ou mais. Portanto, eles não se tornaram populares.

Qual fabricante de capuz é melhor?

Tradicionalmente, as marcas alemãs e suecas: Siemens, Bosch, Asko e testadas pelo tempo são as que detêm a palma do campeonato. Se o fabricante escandinavo estiver representado estritamente no segmento premium, a alemã Bosch e Siemens, além dos principais modelos Serie 8 e IQ 700, oferecem capas de alta qualidade ao consumidor na faixa de preço médio. Avaliações positivas de clientes garantiram a presença no ranking dos melhores capuzes das marcas populares de Hansa, Shindo, Kronasteel. Agradavelmente satisfeito com o sucesso da marca russa de exaustor de cozinha ELIKOR, que não tenta se passar por uma empresa mítica da União Europeia, mas se posiciona e se desenvolve precisamente como fabricante nacional.

Sobre os melhores modelos de exaustores para cozinha - mais em nossa classificação.

CategoriaLocalNomeClassificaçãoPreço
Os melhores exaustores de cozinha embutidos1Siemens LI 67 SA 680 IX 10 / 1057 990
2Siemens LI 67SA530 IX 9.9 / 1034 990
3Krona Kamilla Sensor 600 9.7 / 108 605
4Elikor Integra 60 9.6 / 103 460
Os melhores exaustores (planos) para a cozinha1Midea MH 60T 349 W 9.4 / 103 990
2Krona Jessika slim PB 600 9.3 / 102 990
3Shindo ITEA 60 W 9.2 / 102 290
Os melhores exaustores de chaminé1ELIKOR Lareira Edge 60 9.6 / 106 460
2Simfer 8662 SM 9.4 / 104 990
3Shindo REYA 60 W 9.2 / 104 349
Os melhores exaustores de lareira de alta potência1Elikor Agate 60 9.6 / 1011 180
2Bosch DWB97FM50 9.6 / 1053 990
3Gorenje DT 6 SY2B 9.5 / 1017 190
Melhores mantos de lareira inclinados1Asko CD4934G 9.9 / 1046 800
2Bosch DWK065G60R 9.8 / 1015 990
Os melhores exaustores de parede cilíndricos1LEX Tubo 350 inox 9.5 / 1023 690
Os melhores exaustores da ilha para a cozinha1Elica ZINCO URBANO NU / F / 25 9.8 / 1039 990
2MAUNFELD Lee Light 35 9.7 / 1027 990
Capuzes superiores de bancada premium1Elica PANDORA IX / F / 90 INOX 10 / 1099 990
2Faber HOO-B BK / A A52 9.9 / 10104 400

Siemens LI 67 SA 680 IX

O Siemens LI 67 SA 680 IX é um exaustor premium de uma marca alemã conhecida, projetado para instalação em um armário suspenso de 60 cm de largura.O exaustor está equipado com uma tela retrátil com um painel decorativo de metal. Os filtros de graxa para alumínio podem ser lavados na máquina de lavar louça.

  • Controle de toque. O painel é fabricado em um design único com superfícies de cozimento da Siemens.
  • Design de motor duplo com isolamento acústico adicional. O motor sem escova IQDrive fornece operação econômica e silenciosa
  • O nível de ruído é de 40-48-54 dB para os modos normais (1-2-3) e 61-66 dB para intensivo.
  • Iluminação LED (2x3 W). SoftLine - aumento / diminuição suave do brilho ao ligar / desligar,
  • Dimm - a capacidade de alterar o nível de iluminação.

  • ClimateControlSensor - um sensor especial analisa a quantidade de fumaça que entra e seleciona automaticamente o modo desejado. A sensibilidade do sensor pode ser ajustada.
  • Desligamento automático de um modo intensivo. Após 6 minutos de operação na capacidade máxima (700 m³ / h), o capô muda para um nível de potência mais baixo.
  • Modo de curso residual. O capô continua a operar em 1 nível de potência por 10 minutos após o desligamento para eliminar completamente os odores.
  • Indicação de filtros de enchimento. Um ícone aparece no visor e um sinal sonoro é emitido.

Quase um análogo completo deste modelo é o Bosch DFS 067K50. Pequenas diferenças de design.

  • Funcionalidade
  • Sensor de poluição do ar,
  • Operação silenciosa
  • Feito na Alemanha.
  • O preço alto.

Siemens LI 67SA530 IX

Outro bom exaustor alemão, que, de acordo com dados técnicos básicos, não é muito inferior aos seus mais caros (quase duas vezes) compatriotas Bosch DFS 067K50 e Siemens LI 67SA680 IX, e até os supera em desempenho. O que é interessante nele:

  • Dois motores BLDC IQDrive (equivalente ao EcoSilenceDrive da Bosch),
  • 3 níveis de energia +1 no modo intensivo,
  • Produtividade máxima - 740 m³ / h,
  • Desligamento automático
  • Curso residual
  • Controle eletrônico, botão de pressão,
  • Iluminação LED (2x3 W),
  • Nível de ruído 43-50-55-68 dB.

Nos modelos premium, o capô difere principalmente no controle mais simples dos botões e na ausência de opções adicionais: seleção automática de energia, configurações da luz de fundo, isolamento adicional de ruído. Mas com essa diferença de preço, essa é uma falha condicional. Exaustor na Alemanha.

  • Trabalho silencioso e eficiente,
  • Projeto de motor duplo
  • Assembléia alemã.
  • Nenhuma válvula de retenção.
  • Bosch DFR 067 E 51 IX - produtividade 730 m³ / h, 2 motores

Krona Kamilla Sensor 600

Modelo sólido e acessível, com bom desempenho. Um dos melhores exaustores para uma cozinha de tamanho médio. Tradicionalmente, o trabalho é fornecido em duas versões: o modo de exaustão de ar e o modo de circulação (o filtro de carvão não está incluído no pacote). O diâmetro da conexão de saída é de 120 mm. A instalação é possível em um armário de parede com uma largura de 60 cm, uma opção digna para os clientes que desejam obter um produto de qualidade a um preço razoável. Características e características técnicas do capô:

  • Projeto de motor duplo
  • Produtividade máxima - 550 m³ / h,
  • 3 níveis de potência do ventilador,
  • Controle de toque
  • Temporizador
  • Filtros de metal,
  • Iluminação - lâmpadas halógenas (2x50 W).

  • Operação conveniente
  • Temporizador
  • Design moderno e elegante.
  • Trabalho barulhento
  • Luz de fundo não econômica (100 W).
  • Krona Kamilla 450 Sensor - 1 motor, produtividade 390 m³ / h, largura 45 cm, lâmpada incandescente

Elikor Integra 60

A opção de orçamento do exaustor embutido com uma tela retrátil. Este exaustor é ideal para proprietários de apartamentos com uma pequena cozinha. Se for difícil conectar ao duto de ventilação, o exaustor pode ser usado com sucesso no modo de circulação de ar.Largura para incorporação - 60 cm Um modelo simples e confiável de um fabricante russo a um preço acessível. Principais recursos:

  • Produtividade - 400 m³ / h,
  • 1 projeto de motor,
  • 2 graus de potência do ventilador,
  • Controle mecânico
  • Iluminação de mesa - lâmpadas halógenas (2x20 W).

O nível máximo de ruído é indicado por 55 dB. Mas, francamente, esse número levanta sérias dúvidas.

  • Preço baixo
  • Facilidade de uso.
  • Trabalho barulhento
  • Design rústico.
  • ELIKOR Integra 45 - largura 45 cm
  • ELIKOR Integra 50 - largura 50 cm

Midea MH 60T 349 W

O capô do tipo capô com capacidade de (máx) 350 m3 / h está equipado com dois motores com capacidade de 100 W cada. Este desempenho é suficiente para uma pequena cozinha de até 7 m2. A presença de dois motores pode ser considerada uma virtude e uma desvantagem: sim, dois motores teoricamente prolongam a vida útil do capô (mesmo se um falhar, o segundo suportará com êxito a carga). Mas dois motores - esse é um aumento no consumo de energia e o desempenho não é tão bom. A largura do modelo é de 60 cm. O controle é de botão mecânico, existem três velocidades de operação no modo de escape ou recirculação. Fabricado na China, um ano de garantia.

  • Iluminação Led (2 lâmpadas LED de 3 watts cada).
  • 2 grelhas de filtro de alumínio de pequeno formato: fáceis de limpar.
  • Indicação de trabalho.
  • Válvula de retenção para evitar que o ar frio entre no duto quando o motor estiver desligado.
  • Instalação aberta na parede ou instalação em um armário suspenso.
  • Escolha de três cores do corpo: branco (W) / preto (B) / prata (S).
  • Um nível de ruído bastante alto na velocidade máxima - 70 dB.
  • O alumínio "delicado" na grade inferior do painel requer uma atitude cuidadosa.
  • Midea MH 60T 349 B - versão preta
  • Midea MH 60T 349 X - versão prateada

Krona Jessika slim PB 600

Um popular modelo de suspensão de 60 cm. Em comparação com os concorrentes, o capô se destaca pelo design atraente e funcionalidade decente. O dispositivo suporta operação no modo de circulação e exaustão de ar. Bônus do fabricante: o exaustor é equipado não apenas com um filtro de graxa de metal, mas também com dois filtros de carvão. A produtividade do modelo é de 350 m³ / h, o que não é ruim para os capuzes desta categoria. Os controles são um simples interruptor mecânico entre três velocidades diferentes do ventilador. A luz de fundo é implementada como uma lâmpada incandescente de 40 watts.

  • Boa qualidade de construção
  • Design interessante
  • Filtros de carvão incluídos.
  • Invólucro de metal fino,
  • Uma lâmpada simples.
  • Krona Jessica slim PB 500 - largura 50 cm

Shindo ITEA 60 W

O exaustor foi projetado para um desempenho de troca de ar de até 350 m2 / he é adequado para uma pequena área de cozinha (até 7 m2). Esse desempenho é garantido pela combinação de uma potência modesta do motor (80 W) e pás do ventilador maiores. O motor opera com um nível de ruído bastante baixo: a uma velocidade máxima de cerca de 42 dB. Controle de botão (toque suave). O modelo é compacto (cerca de 8,5 cm de altura), pode ser montado na parede como um dispositivo separado ou embutido em um armário suspenso. Fabricado na China, 2 anos de garantia.

  • Capuz silencioso com três níveis de desempenho (velocidade).
  • Um filtro de carvão para o modo de recirculação está incluído.
  • Painel removível inferior com malha de filtro de alumínio.
  • Verifique a válvula de ar.
  • Luz de fundo inferior (1x40 W).
  • Design moderno, 4 cores da caixa, incluindo prata e marfim.
  • Período de garantia atraente.
  • A malha de alumínio removível requer um manuseio cuidadoso (as células de alumínio são facilmente deformadas).
  • Shindo ITEA 60 SS - aço inoxidável
  • Shindo ITEA 60 B - versão preta
  • Shindo ITEA 50 W - largura 50 cm
  • Shindo ITEA 50 SS - aço inoxidável, largura 50 cm
  • Shindo ITEA 50 I - marfim, largura 50 cm
  • Shindo ITEA 50 B - versão preta, largura 50 cm
  • Shindo ITEA 60 I - marfim

ELIKOR Lareira Edge 60

O exaustor de estilo country está equipado com uma turbina de 200 watts.A produtividade - 600 m2 / h - é suficiente para uma cozinha com uma área de até 20 m2. Interruptor de velocidade (existem três) - deslize. O modelo opera nos modos de exaustão e recirculação. Neste último caso, é necessária uma compra adicional de um filtro de carvão. A tela do filtro de alumínio deve ser limpa em intervalos de 4 semanas (manual de instruções), permitidos na máquina de lavar louça. Garantia para exaustores - 1 ano, para turbinas - 5 anos.

  • Capuz de capuz elegante e produtivo.
  • Três velocidades de trabalho.
  • Nível de ruído relativamente baixo 56 dB na velocidade máxima.
  • Possibilidade de instalar uma lâmpada incandescente (incluída) e uma lâmpada LED com uma base E14.
  • Verifique a válvula de ar.
  • Falta de cantos afiados no design - segurança no sopro, para usuários altos.
  • O interruptor deslizante é bastante difícil (de acordo com as avaliações dos clientes).
  • ELIKOR Belvedere 60 - lâmpadas halógenas, largura 60 cm, filtro de metal
  • ELIKOR Rotunda 60 - largura 60 cm
  • ELIKOR Rotunda 50 - largura 50 cm
  • ELIKOR Rotunda 90 - largura 90 cm
  • ELIKOR Lareira Facet 90 - largura 90 cm
  • ELIKOR Villa 50 - largura 50 cm, filtro de metal
  • ELIKOR Villa 90 - largura 90 cm, filtro de metal
  • ELIKOR Pergola 60 - largura 60 cm, filtro de metal

Simfer 8662 SM

Exaustor de 206 W com forma geométrica simples, em aço inoxidável. Largura embutida - 60 cm Valor máximo da capacidade - 500 m3 / hora. Montagem na parede, controle mecânico, botão de pressão. 3 velocidades. Modos: circulação / retração. O modo de recirculação requer a compra de um filtro de carvão. Marca turca, também fabricada na Turquia, 5 anos de garantia.

  • Nível de ruído máximo bastante baixo - 58 dB.
  • Dois filtros de malha removíveis inferiores em um formato pequeno para facilitar a limpeza.
  • Iluminação com duas lâmpadas com soquete E14.
  • Simfer 8562 SM - largura 50 cm
  • Simfer 8960 SM - largura 90 cm

Shindo REYA 60 W

O exaustor de baixo custo é equipado com um motor de baixa potência (apenas 65 W) e é mais adequado para uma pequena cozinha. Funciona no modo de recirculação (é necessária a compra adicional de um filtro de carvão) e no modo de escape. Montado na parede. A largura do modelo é de 60 cm. 2 anos de garantia.

  • Capuz produtivo e econômico com controle eletrônico de botão de pressão (pressão suave).
  • Iluminação halógena.
  • Baixo nível de ruído: cerca de 40-55 dB em modos diferentes.
  • Válvula de retenção.
  • Dois esquemas de cores: branco / aço inoxidável.
  • Projeto lacônico.
  • Período de garantia aceitável.
  • Shindo REYA 60 SS - Aço inoxidável

Elikor Agate 60

Muitas vezes, você pode ouvir a opinião de que os exaustores da linha best-in são fabricados em algum lugar no exterior por empresas com nomes semelhantes ao alemão ou ao italiano. Hood Agat 60 do fabricante russo Elikor é completamente refutado por esse erro. Um modelo desse tipo excepcional. Basta olhar para seus parâmetros:

  • Largura para instalação - 60 cm,
  • Caixa - aço inoxidável e vidro,
  • Produtividade - 1000 m³ / h,
  • 4 níveis de potência
  • Modo intensivo
  • Controle de toque
  • Exibição
  • Temporizador
  • Luz de fundo - halogênio (2x20 W),
  • Nível de ruído - 59 dB.

As características são muito decentes. E o feedback positivo dos proprietários deste capô faz sua presença no ranking dos melhores completamente não-aleatórios.

  • Ótimo desempenho
  • Trabalho silencioso
  • Superfície sem marcação.
  • Você pode tocar sua cabeça.
  • ELIKOR Agate 90 - 4 velocidades, largura 90 cm

Bosch DWB97FM50

Nossa classificação dos melhores continua com um potente capô (255 W) com três níveis de potência e um modo intensivo. Este exaustor de lareira produtivo (máx. 739 m3 / h), com uma largura de 90 cm, é adequado para uma cozinha grande, bem como para estúdios, onde a área da cozinha é combinada com a área de estar. Retração / recirculação - modos selecionáveis ​​pelo usuário. Controle de toque. A caixa é feita de aço inoxidável escovado, confortável em manutenção e limpeza. A instalação do rack superior com perfuração é possível; a captura de ar para exaustão não será apenas da parte inferior do exaustor, mas também das duas superfícies laterais do rack.Para o modo de recirculação, é necessária uma compra adicional de um módulo especial com um filtro regenerável ou não regenerável. O berço da marca é a Alemanha, fabricada na China, a garantia é de um ano.

  • Nível de ruído 52/58/65 dB a 1/2/3 etapas, respectivamente.
  • Iluminação LED com duas lâmpadas de 1,5 W.
  • Indicação do modo selecionado.
  • A ventilação intensiva é desligada automaticamente após 6 minutos de operação.
  • A malha do filtro de graxa de aço inoxidável pode ser lavada na máquina de lavar louça.
  • Classe de eficiência energética bastante alta B.
  • A vida útil declarada pelo fabricante é de 10 anos.
  • O preço alto.
  • Bosch DWB96IM50 - menos potente (220 vs 255 watts para DWB97FM50, produtividade 580 vs 720 m³ / h).

Gorenje DT 6 SY2B

O exaustor de 240 W possui três velocidades de operação com capacidade de 201/410/618 m3 / h, respectivamente, no modo de escape. No modo de circulação capacidade máxima 572 m3 / h. Filtro de carvão para o modo de recirculação vendido separadamente.

Largura embutida - 60 cm Controle de um interruptor rotativo mecânico. Iluminação halógena. Monte o dispositivo na parede. A marca é o lar da Eslovênia. Uma garantia total é de um ano, além da manutenção gratuita é de um ano adicional (as peças de reposição devem ser pagas dentro desse período).

  • Capuz potente com três velocidades e um desenho geométrico moderno.
  • Baixo nível de ruído máximo - 66 dB.
  • Vida útil - 10 anos (de acordo com o fabricante).
  • Infográfico instrução.
  • Classe Média D.
  • Gorenje DT 9 SY2B - 90 cm

Asko CD4934G

Exaustor de parede premium da famosa marca sueca. O preço, é claro, é impressionante, mas, afinal, o Asko por padrão não pode ser barato. Uma olhada neste modelo é suficiente para a compreensão chegar - é um estilo alto. Apenas não espere da tecnologia de elite nenhum indicador de desempenho super alto ou funcionalidade irrealista. A vantagem de tais modelos em outro é confiabilidade, mão de obra e design sofisticado.

Recursos do Asko CD4934G:

  • Largura - 900 mm
  • Caixa de aço inoxidável e vidro preto,
  • A saída de ar máxima é de 720 m³ / h,
  • Classe energética - A +,
  • 4 velocidades do ventilador
  • Controle de toque conveniente, indicação da necessidade de limpeza,
  • Temporizador
  • Desktop com luz de fundo LED
  • Suporte para fácil instalação,
  • Filtro de alumínio. Adequado para lavar em máquinas de lavar louça.

  • Great design
  • Marca famosa
  • Eficiência e confiabilidade
  • Trabalho silencioso.
  • O preço alto.
  • Asko CD4634G - largura 60 cm

Bosch DWK065G60R

Capô inclinado de três velocidades nos modos de escape / recirculação. Este exaustor ergonômico com uma superfície inclinada não esconde o espaço acima do fogão ou fogão. A potência do modelo é de 216 W, a produtividade máxima é de 530 m3 / h (modo intensivo). Três níveis de potência, nível de ruído: 55/61/70 dB em três estágios, respectivamente. O modelo é adequado para cozinhas de até 10 m2. A largura de incorporação é de 60 cm, existem modelos idênticos para outra largura - 90 cm. É possível adquirir um kit especial para o modo de recirculação de ar. A produtividade máxima no modo de circulação é baixa: 250 m3 / h. Montagem na parede. Garantia - um ano.

  • Controle de toque com indicação LED.
  • Modo intensivo, desliga-se automaticamente após 6 minutos.
  • Luz de fundo brilhante e econômica em LED.
  • Filtro de gordura para metal, lavável na máquina de lavar louça.
  • A tampa do filtro de vidro temperado (painel de inclinação) é fácil de limpar.
  • A vida útil do exaustor é de 10 anos (de acordo com o fabricante).
  • Capacidade de selecionar modelos com um painel de vidro branco ou preto.
  • Classe C. de eficiência energética
  • Não é o modelo mais silencioso (de acordo com as avaliações dos clientes).
  • Bosch DWK065G20R - Versão Branca
  • Bosch DWK095G60R - versão preta, largura 90 cm
  • Bosch DWK095G20R - versão branca, largura 90 cm

LEX Tubo 350 inox

O capô cilíndrico de três velocidades com uma capacidade de 193 W é universal na escolha do modo de operação: escape ou recirculação. Ao conectar o duto, a produtividade máxima é prometida em torno de 700 m3 / h, com um modo de circulação - em torno de 600 m3 / h. O modelo é adequado para cozinhas de até 20-22m2. O dispositivo está equipado com um filtro de graxa de alumínio. A montagem é feita na parede. Garantia - 36,6 meses.

  • Capuz moderno com um diâmetro de 35 cm com controle eletrônico em uma caixa de aço inoxidável.
  • 3 velocidades de trabalho.
  • Espetacular iluminação LED de botões ativos.
  • Um preço bastante alto.
  • LEX Tubo Isola 350 inox - ilha tipo (teto)

Elica ZINCO URBANO NU / F / 25

Um exaustor de ilha de 225 W, na forma de um cilindro com um diâmetro de 25 cm, está suspenso acima da placa localizada no centro da cozinha, na “ilha”. Funciona apenas no modo de recirculação. A vazão do ar - 515 m3 / h - é suficiente para uma cozinha com uma área de até 12 a 14 m2. Classe de eficiência energética B. O local de nascimento da marca é a Itália, a garantia é de um ano.

  • Modelo de escape independente, modo de controle de três estágios e modo intensivo (até 700 m3 / h).
  • Controle dois botões na varinha mágica.
  • Indicação do modo selecionado.
  • Não requer conexão com o duto de ar e o duto de ventilação de exaustão.
  • Está incluído um filtro reutilizável especial (é lavado com água, seco, pode ser usado por 3 anos e depois trocado).
  • Iluminação conduzida da área de trabalho do fogão.
  • Adequado para qualquer altura do teto (a possibilidade de suspensão a diferentes distâncias do teto).
  • Instalação em qualquer tipo de teto, em um suspenso - é necessária uma peça embutida, o que garante a força da fixação.
  • Controle remoto não incluído, vendido separadamente.
  • Fraco para um apartamento.
  • Duvido em ajudar contra o monóxido de carbono.
  • O preço alto.
  • Elica FERRO FUNDIDO URBANO NU / F / 25 - versão preta

MAUNFELD Lee Light 35

O exaustor cilíndrico da ilha, com um diâmetro de 35 cm e uma altura variável (0,9-1,17 m), é equipado com um motor de 350 W. A produtividade máxima do modelo é prometida em 1050 m3 / h, o dispositivo lida com todos os odores em uma cozinha grande (até 30 m2) e até em uma cozinha combinada com uma sala de estar. Instalação no teto de qualquer projeto no modo de recirculação. No modo de exaustão de ar - fixação em tetos suspensos e suspensos (é necessário espaço sob o teto para a instalação do duto). A marca é inglesa, a garantia é de 2 anos mais um ano adicional de garantia para o serviço pós-venda.

  • O capô da ilha de três velocidades, controle eletrônico de botão de pressão, opera no modo de recirculação e no modo de exaustão de ar.
  • Iluminação LED (2x1 W).
  • Baixo nível de ruído - até 51 dB.
  • Três cores para escolher: preto / branco / aço.
  • A vida útil declarada pelo fabricante é de 10 anos.
  • Para o modo de circulação, é necessária a compra de filtros adicionais.
  • A estrutura é pesada, para fixação em tetos suspensos / suspensos, é necessário garantir sua resistência no local de instalação do exaustor.
  • Modelo de custo significativo.
  • MAUNFELD Lee Wall 35 - filtro de metal

Elica PANDORA IX / F / 90 INOX

O exaustor, embutido na bancada atrás da placa, é feito de aço inoxidável. No estado inoperante, o capô do dispositivo de escape é embutido na bancada e não ocupa um milímetro de espaço acima dele. Para ativar o capô, você precisa clicar na placa visível superior e um painel fino e elegante do dispositivo "flutua". Mas esta é apenas a ponta do iceberg: filtros, pás de motores e turbinas são montados sob a mesa e não são visíveis do lado de fora. O modelo "sabe como" trabalhar nos modos de recirculação / exaustão. Para o modo de circulação, a instalação de filtros substituíveis especiais é suficiente; para o modo de escape, é necessário fornecer um duto de ar ao dispositivo. A potência do dispositivo é de 275 watts. País - Itália.

  • Exaustor em forma de painel extensível com cerca de 90 cm de comprimento, ocupando um espaço mínimo no espaço visível da cozinha, superprodutivo, com três velocidades e um modo de operação intensivo.
  • Capacidade máxima - 1200 m3 / h.
  • Controle de toque.
  • Desligamento automático em qualquer velocidade (ativada pelo botão).
  • Indicação de alarme sobre a necessidade de limpar / substituir filtros.
  • Ruído máximo - 59 dB.
  • Consumo de energia - classe A.
  • Uma alternativa à cor de aço da caixa é o modelo em preto, bem como os modelos da série ADAGIO com iluminação brilhante.
  • O preço alto.
  • Elica PANDORA BL / F / 90 PRETO - versão preta

Faber HOO-B BK / A A52

O capô, embutido na bancada, é como uma extensão da placa, sem sobressair além do seu plano. Para usar o capô, você deve remover a tampa do painel superior, que, se o dispositivo estiver inativo, retorna. O modelo em questão é fabricado com uma armação de metal do painel, a segunda versão - Faber HOO-B GLASS BK A52 - sem armação de metal para fundir completamente com a placa preta. A largura do capô é de 52 cm, a potência é de 55 W, a capacidade em cada uma das três velocidades é de 415/480/540 m3 / h, respectivamente. A operação intensiva é caracterizada por uma capacidade de 600 m3 / h. O nível máximo de ruído é de 70 dB. País Itália.

  • Coifa de cozinha embutida com motor econômico, mas eficiente.
  • Três velocidades mais serviço pesado.
  • Temporizador
  • Filtre o sensor de contaminação.
  • Controle de toque.
  • Eficiência energética A +.
  • O preço alto.
  • A necessidade de espaço sob a bancada para montar a parte mecânica do dispositivo.
  • Faber HOO-B VIDRO BK A52 - sem armação de metal

Quais são os exaustores?

De fato, os capuzes são diferentes: preto, branco, talvez até vermelho. E também prata, bege, às vezes até pintada. A escolha do esquema de cores é uma questão pessoal para todos. O princípio básico da ação é em geral idêntico. Mas características como dimensões, forma do corpo, método de colocação suportado permitem que você classifique os exaustores domésticos nas seguintes categorias:

Purificadores de ar de pico

O mais barato. “Caixas” horizontais planas com atributos familiares: ventilador, luz de fundo, filtro de graxa. O último é substituível por têxteis ou lavável em alumínio. A segunda opção, é claro, é mais prática. Ele é encontrado à venda separadamente, portanto, se você não o tiver recebido por padrão, não se preocupe muito.

Por que purificadores de ar? A maioria dos modelos é capaz de trabalhar no modo de escape, mas a energia não é suficiente. Um dispositivo compacto é muito mais fácil de suplementar com um absorvedor de odores de carbono, alterando-o periodicamente de acordo com as recomendações e com sua própria percepção de eficiência, do que construir uma estrutura volumosa com uma ondulação que se estende por toda a cozinha.

Exaustores para lareira

Dome. Na verdade, a partir da terminologia, é claro como eles se parecem. A forma da caixa é emprestada dos exaustores clássicos e implica na criação de tração após o fato de se conectar a uma ventilação normal. No entanto, dentro do cone também existe um motor poderoso (geralmente mais forte que nos modelos planos compactos), que fornece “entrada de ar” forçada, devido à qual o efeito do uso do capô é bastante aprimorado.

Mantos retos para lareira. Em certo sentido, é um produto da evolução das versões de dome com a diferença de que a ênfase está no aumento da superfície da superfície de trabalho e no aumento da potência do ventilador embutido. Esses exaustores são geralmente feitos de aço inoxidável, parecem muito sólidos, geralmente equipados com dois ou mais filtros de alumínio, uma luz de fundo bonita e brilhante. As melhores modificações são equipadas imediatamente com um par de motores eficientes.

Exaustores inclinados. Novamente uma variação na lareira. Destaque-se em um ângulo oblíquo. Eles parecem muito modernos, esteticamente agradáveis, mas também extremamente confortáveis ​​do lado prático. Mesmo uma pessoa alta em pé ao lado do fogão não é ameaçada por uma "colisão" com a cabeça e o capuz, o acesso ao filtro para manutenção é simplificado e é mais fácil lavar a superfície de trabalho. Você só precisa entender que o ventilador deve ter um poder decente para atrair confiança, fumaça, vapor e ar quente e oleoso, apesar de seu "desejo" de passar despercebido.

Exaustores de canto. Esses modelos são menos comuns, mas se a placa estiver instalada fora do padrão, você não precisará escolher.Em princípio, são abobadados, retos e inclinados.

Exaustores de ilha. Existem os mesmos modelos diretos adaptados para montagem na parede e no teto acima da área de cozedura que leva ao centro da cozinha, bem como versões cilíndricas, retangulares e até suspensas nas eslingas na forma de um lustre improvisado (formato de um purificador de ar).

Exaustores embutidos

Para instalação em um armário de parede. “Fora da caixa”, essa instalação tem funcionalidade semelhante à típica dos purificadores de ar clássicos, mas ainda com uma diferença positiva significativa: um motor mais potente é usado, como resultado, o desempenho é incomparavelmente melhor, a instalação é realizada dentro dos móveis (há também a possibilidade de instalação de dutos ocultos) ), a tela retrátil significa compactação máxima.

Para embutir em bancadas. Uma versão do capô muito avançada, mas também muito cara, para os usuários que podem comprar equipamentos de nível elite. O "corpo" principal desses exaustores também está escondido no armário da cozinha. Só já na parte inferior. Dependendo do design de um modelo específico, a superfície de trabalho pode subir verticalmente, perpendicularmente à placa ou permanecer estática na horizontal, sugando o ar devido ao excelente desempenho de "potência" de um ventilador comum.