Hoje, existem muitas opções e métodos para iluminar o teto. Você precisa começar com um simples - a escolha de luminárias. Vamos descobrir.
É claro que será difícil escolher, uma variedade de modelos, formas não padronizadas. Mas você precisa seguir não apenas a aparência, mas também o foco na facilidade de uso e na qualidade.
Qualquer lâmpada ou outro dispositivo de iluminação possui poder próprio e é adequado para uma sala específica. Também é necessário levar em consideração fatores como (altura do teto, parâmetros gerais da sala, para os quais a sala será usada).
Tipos de iluminação
Muitas pessoas escolhem dispositivos com base na popularidade. Aqui estão algumas opções:
Pendente - um clássico do gênero. Em variedade, não é ruim, não deixe de encontrar um modelo adequado. Quanto à instalação, tudo aqui pode simplesmente ser conectado de forma independente, usando o cabo incluído no kit.
Os dispositivos de iluminação próximos à superfície são populares devido à sua praticidade. Eles são montados diretamente no teto ou interiormente.
Note-se que existem dois tipos de lâmpadas: tubos múltiplos e tubos simples. A primeira opção é mais adequada para iluminar um teto falso em uma sala grande. Normalmente, este é um quarto ou quarto de hóspedes. A segunda opção é adequada para um corredor, banheiro, banheiro. Se desejar, você pode montá-los juntos ou organizar o perímetro inteiro da sala, uma espécie de destaque.
Os holofotes agora são populares. A iluminação pontual dos tetos é a seguinte:
Este tipo de luminária é montado na base do teto, você pode distribuí-lo por toda a área ou, seletivamente, seus desejos já estão aqui. O poder de iluminação pode ser ajustado. Eles criam uma atmosfera incomum, ajudam a relaxar. Um bom exemplo pode ser visto na foto da iluminação do teto.
Plafon
Sempre uma opção original para um teto de gesso cartonado. No mercado de iluminação, existem opções para iluminar o teto como:
LEDs Na aparência, são como uma fita, não têm dificuldades na instalação. Grande esquema de cores. Pode ser usado não apenas no teto, mas também em móveis, um excelente substituto para os candeeiros de mesa.
Duralight. Mangueira com luzes embutidas, brilha em cores diferentes. As principais vantagens são a flexibilidade do material e o brilho da cor. A instalação é livre de problemas, você pode fazer isso sozinho. É considerada a versão mais original da iluminação do teto.
Tubos de néon. A principal qualidade é a durabilidade. Cores vivas iluminarão qualquer sala grande. Ao instalar esta função, não se esqueça que você não pode usá-la como iluminação principal; é uma decoração que trai a originalidade e cria uma certa atmosfera.
Teto de gesso cartonado
Agora vamos entender o material do seu teto. Nem todo mundo faz um teto extensível, um teto de gesso cartonado não é menos conveniente. Quais são os tipos de iluminação de teto em gesso cartonado?
Esse material é prático; quaisquer modelos e formas de dispositivos de iluminação podem ser incorporados nele. Como regra, as lâmpadas estão escondidas atrás do próprio drywall ou perto da cornija.
A caixa, montada em várias etapas, permite esconder todos os fios, graças a isso, a luz principal da sala não é necessária. Tudo isso pode ser feito independentemente, observando a tecnologia de instalação.
Como você vê, tudo é simples, ao comprar, preste atenção ao design para que caiba embaixo da sala e, em seguida, na potência de iluminação, facilidade de instalação. Seguindo estas regras simples ao iluminar o teto, você não terá problemas.
Recursos e benefícios
Anteriormente, arandelas de parede e várias luminárias eram adicionadas ao lustre para aumentar a iluminação da sala. E frequentemente esses dispositivos executavam apenas um objetivo direto. Além disso, a luz de fundo também desempenha uma função decorativa.
Vários métodos de iluminação, combinados com a decoração do teto, podem tornar o design da sala único, interessante e até mudar o humor das pessoas que entram lá.
As principais vantagens do uso da luz de fundo:
- a capacidade de montar fontes de luz visíveis e ocultas. Nesse caso, a função principal não é perdida,
- a maioria dos tipos de dispositivos de iluminação pode ser instalada com suas próprias mãos, sem habilidades e com pouca experiência em eletricidade,
- o uso da luz de fundo como principal forma de iluminação,
- a escolha das cores é quase ilimitada. Assim, torna-se possível diversificar o design e enfatizar alguns elementos individuais do interior,
- as lâmpadas modernas são muito econômicas; portanto, você não notará um aumento no custo das tarifas de eletricidade,
- pode ser decorado com desenhos de iluminação de qualquer forma e tamanho,
- o preço de muitos tipos de lâmpadas é acessível,
- aparelhos são confiáveis e duráveis. Durante anos, você pode esquecer a troca de lâmpadas e pequenos reparos,
- as cores e direções de certos tipos de iluminação podem ser alteradas. Também é possível instalar várias opções de luz (acender partes individuais da estrutura, ativar a troca de luz etc.) usando o controle remoto
- A iluminação decorativa lida com a função de zoneamento dos quartos. Com ele, você pode destacar a área de jantar, um lugar para relaxar, uma mesa e outros cantos do apartamento,
- dispositivos são seguros de usar.
A única coisa que você precisa prestar atenção é seleção de cores de iluminação. Se você quiser se concentrar em lâmpadas de cores incomuns, como vermelho, rosa, verde e outros, considere a possibilidade de alterá-las ou alternar com a luz comum. O que a princípio parece espetacular e incomum começa a irritar e cansar os olhos.
Tipos de Revestimentos
A instalação de iluminação embutida, via de regra, envolve estruturas complexas de teto. Não é possível equipar a fiação e outros elementos ocultos no teto caiado de branco. Considere os vários tipos de revestimentos que incluem dispositivos de iluminação embutidos:
- A forma mais comum é teto de gesso cartonado. As folhas são montadas em guias de estrutura, geralmente feitas de metal galvanizado para obter durabilidade e confiabilidade. O uso de perfis metálicos finos permite que você faça dobras e formas. O teto pode ser de um nível, duplo, triplo ou mais, se a altura permitir. Drywall requer um acabamento. Com a ajuda da tinta, eles podem receber qualquer cor e textura (brilho brilhante ou opaco, excesso). No estado úmido, o GCR pode ser dobrado e, após a secagem, assumirá as formas especificadas. Desta forma, várias curvas, ondas e outros elementos são organizados.
Os designers adoram tetos falsos pela possibilidade de realizar quase qualquer fantasia.
- Teto cassete. Esses tetos são feitos com base em uma estrutura na qual cartuchos retangulares ou quadrados são instalados. Eles são feitos de alumínio ou metal galvanizado, além de usar superfícies de espelho. A decoração é realizada devido a várias opções de relevo para desenhar e colorir em qualquer cor.
Tetos de espelho também podem ser atribuídos à variedade de cassetes. Em vez de cassetes, os espelhos são acoplados, proporcionando ao ambiente uma atmosfera fabulosa. As superfícies espelhadas são capazes de refletir a luz e expandir visualmente o espaço.
A instalação das coberturas dos cassetes é bastante simples: a substituição de elementos danificados também não é difícil. Os panos são caracterizados por durabilidade, confiabilidade e facilidade de manutenção.
- Teto de rack. Consiste em trilhos individuais feitos de materiais galvanizados, alumínio ou plástico. Os elementos estruturais têm uma pequena espessura não superior a 0,5 mm e são fixados a uma base de metal. A vantagem deste tipo de teto é sua durabilidade e resistência ao desgaste. O revestimento não é deformado pela umidade, as mudanças de temperatura, o gelo são resistentes ao fogo. O esquema de cores é muito diversificado.
Mas tons de ouro, prata, imitação de cromagem são especialmente populares. No interior, esse acabamento ficará rico e espetacular.
- Teto de madeira pode ser distinguido como um subtipo de cremalheira e pinhão. As tábuas de madeira têm suas vantagens sobre o metal e o plástico. A maior vantagem é a compatibilidade ambiental do material natural, a capacidade de passar ar, vapor e umidade. O estilo ecológico moderno e mais adequado para esse tipo de revestimento.
- Tetos extensíveis o tipo de decoração mais procurado. Os consumidores são atraídos pela variedade de possibilidades de design para esses revestimentos. Uma película de PVC é esticada na viga, criando uma superfície perfeitamente lisa e uniforme. Com a ajuda das tecnologias de impressão de fotos, qualquer imagem pode ser aplicada às telas: flores, céu, estrelas, manchas, paisagens e até instalações 3D. As cores também podem ser profundas, saturadas, brilhantes e pastéis.
A versão brilhante parece benéfica e, para os fãs de acabamentos tradicionais, pode escolher uma tela clara fosca ou acetinada.
Os fabricantes garantem uma vida útil longa do produto, em média, 10 anos.
- Tetos em acrílico. Como elementos pendentes, são utilizadas placas de acrílico. Eles são montados em trilhos de metal. Utilizando tecnologia moderna, você pode criar padrões, texturas e cores de painéis de vidro.
Especialmente populares para instalação com luz de fundo são os produtos translúcidos foscos. Um efeito transparente combinado com luz suave confere à sala leveza, leveza e profundidade.
Lustre
A forma mais longa conhecida de iluminação. Até agora, eles podem ser encontrados em quase todos os apartamentos. A instalação dessa estrutura é bastante simples e uma grande variedade de modelos permitirá que você escolha um produto que atenda a todas as suas preferências em cores e estilos.
Conheça lustres de suspensão - modelos em correntes ou cordões com um número diferente de tons de uma variedade de materiais. Frequentemente adequado para salas com teto alto.
Segunda visão - lustre de teto. Montado no teto em plataformas, tem uma grande variedade de opções e é adequado para paredes baixas. Atualmente, os produtos LED estão ganhando popularidade, caracterizados por uma vida útil prolongada sem desmontar.
Modelos clássicos - aqueles com os quais estamos mais acostumados. Na caixa de metal, de um a 6-7 tons de várias formas são adjacentes, geralmente são pendurados no teto por um gancho.
Spot light
É realizada devido a uma variedade de pequenas lâmpadas em uma ou mais cópias. Esse tipo de iluminação pode ser independente ou complementar outro visual, como um lustre. Existem vários tipos de acessórios:
- Despesas gerais montados diretamente na superfície do teto e são utilizados quando é impossível fazer um orifício na base. Consistem em um plafond e um prato.
- Iluminação embutida - A opção de descarte mais comum. Adequado para todos os tipos de teto, que possuem um espaço livre entre a base e a tela decorativa (suspensa, suspensa, rack e outras).
- Pendant lights Também possui pequenas dimensões, o teto em si está localizado a uma distância da base e é conectado a ele por um cordão.
Uma forma bastante interessante de iluminação, especialmente em grandes salas altas.
A conveniência da iluminação pontual reside no fato de que existem lâmpadas com a capacidade de controlar a incidência da luz. A opção mais fácil é instalar um dispositivo monolítico, que sempre brilhará em uma direção. Um design mais complexo é uma lâmpada rotativa. O ângulo de incidência da luz a partir dela pode ser alterado de acordo com as necessidades.
Além disso, os holofotes podem ser instalados dentro do teto, a luz pode penetrar para o exterior através de inserções de formato translúcido, várias aberturas e outras decorações. Essa iluminação interior é especialmente relevante no interior moderno e nos estilos infantis.
Track system
Há pouco tempo, esse tipo de iluminação começou a ser usado no projeto de moradias, embora as faixas tenham sido usadas por um tempo suficiente para iluminar edifícios industriais, pontos de venda e escritórios. O sistema é um trilho de metal no qual dispositivos leves estão instalados. A aparência pode variar dependendo do método de conexão. Diferentes tipos de iluminação podem ser conectados ao sistema para cobrir todas as áreas da sala.
Luz de fundo flexível
Os designers têm acesso a praticamente qualquer forma e variedade de cores de iluminação. Os dispositivos são confiáveis, têm uma vida útil longa e são econômicos.
O primeiro tipo de luminárias flexíveis é uma fita que consiste em uma sequência de LEDs. Existem duas variedades principais: SMD e RGB. Eles diferem no fato de que as fitas SMD são monocromáticas e são encontradas em branco, azul, vermelho e verde. E a segunda variedade é multicolorida (uma combinação de vermelho, verde e azul). Na maioria das vezes, a fita é acompanhada por um painel de controle que regula a cor ativada, o número de LEDs e a intensidade da iluminação.
Usando tiras de LED, a iluminação de contorno é organizada. A fita é montada em recessos especialmente preparados ao redor do perímetro ou ao longo do contorno, enquanto a luz é direcionada para o teto. O efeito é incrível, especialmente ao usar cores brilhantes. Para obter um brilho ao longo do teto, você pode organizar a iluminação direcional. Nesse caso, ele está localizado na parte saliente do teto de vários níveis. Esta opção parece espetacular no quarto acima da cama.
Duralight refere-se a uma variedade de fita resistente à umidade. Está escondido em uma caixa de polímero em forma de tubo.
É conveniente usar em contato direto com a água (na piscina, aquário, chuveiro).
Tubo de néon - O segundo tipo de lâmpada flexível. As cavidades de vidro são preenchidas com gás luminoso. É possível alterar o brilho do brilho. Sistemas geralmente requerem energia considerável. Vidro frágil e antieconômico fazem deles um tipo impopular de decoração de teto.
Especificações de iluminação
Para escolher o tipo de iluminação em um apartamento, é necessário avaliar não apenas o efeito do design, mas também propriedades que podem afetar os custos financeiros e os termos de uso.
Lustres e holofotes usam vários tipos de lâmpadas com características diferentes:
- Lâmpadas incandescentes. O maior orçamento de todos. As características definidoras para a escolha das lâmpadas são potência e vida útil. Lâmpadas incandescentes estão disponíveis de 15 a 500 watts. Na vida cotidiana, são usados até 150 watts. Normalmente, 40-60 watts de luz são usados em dispositivos de iluminação. A vida útil, em regra, não excede 1000 horas e depende da queda de tensão, temperatura ambiente e tensões mecânicas. Essa lâmpada aquece bastante durante a operação, de modo que nem todos os tipos de teto podem ser equipados com ela.
- Tubos fluorescentes têm uma potência de até 140 watts, mas, ao mesmo tempo, os termos de uso aumentam para 20.000 horas. Uma desvantagem significativa é o preço alto. Se a lâmpada for compacta, poderá ser usada até 10.000 horas. A duração da operação diminui a cada acendimento da lâmpada.
- Lâmpadas halógenas potente o suficiente - até 1500 watts. Ao mesmo tempo, eles têm uma luz muito brilhante, geralmente servem de 2 a 4 mil horas.
- Downlights de LED o mais durável. Alguns modelos podem durar até 50.000 horas. Em termos de consumo de energia, eles são muito econômicos, não esquentam, a potência não excede 2000 watts.
Como escolher?
Para escolher o tipo de iluminação na sala, é necessário determinar cuidadosamente seu objetivo e estilo, bem como o tipo de teto e orçamento.
Agora popular forma de decoração: tetos com cortinas e iluminação ocultas, montados em um nicho com cornija. O design original será apropriado em qualquer ambiente e não incomodará os proprietários. Nesse caso, é mais fácil instalar uma faixa de LED como um dispositivo de iluminação.
Ao escolher a cor da iluminação, você também precisa ter cuidado. Adequado para qualquer ambiente e confortável para os olhos, há uma luz fraca e quente com um tom amarelado. Tais lâmpadas podem ser instaladas nas instalações para recreação. A radiação branca é apropriada no banheiro, cozinha, na varanda, no corredor.
Iluminará suficientemente o espaço, enquanto não relaxará, mas estimulará a ação.
A iluminação colorida não é do agrado de todos. Tons de azul e vermelho podem causar agressão e desconforto. Você pode escolher uma tonalidade azul para a decoração das áreas de trabalho - isso fará você se concentrar e trazer calma. Tons de amarelo e laranja darão conforto e calor. As cores rosa e roxa adicionam romance e glamour.
A iluminação interna pode ser de contorno e zoneada. Fitas de contorno com luz suave são adequadas para salas e quartos. Se você tem medo de escolher as lâmpadas por conta própria, estão disponíveis no mercado conjuntos prontos de fitas de LED. Existem ainda opções para um quarto infantil.
No quarto, você pode criar um nicho no teto e decorá-lo com luzes ocultas ou vice-versa. Os quartos das crianças são um espaço especial para a imaginação. Com a ajuda de focos ocultos, você pode organizar o efeito do céu estrelado, escolher belos padrões com inserções de acrílico, enfatizar a tela colorida com um padrão alegre na iluminação de contorno multicolorida.
Em banho é melhor destacar a área do espelho com luz adicional. Podem ser dispositivos pontuais na parte superior ou uma fita esticada ao longo dos contornos de uma superfície de espelho com luz branca ou azulada, para que seja conveniente cuidar de si mesmo.
Se você tem guarda-roupa ou despensa, também é possível organizar lâmpadas internas adicionais para que seja conveniente usar a sala.
A cozinha - um local onde uma faixa de LED ou vários refletores são simplesmente necessários. A superfície de trabalho do conjunto de cozinha requer luz adicional.
A iluminação decorativa tem outra função importante - a capacidade de alterar visualmente o espaço. Se você criar uma moldura com um recesso no teto suspenso e decorar a parte vertical com luz de fundo, haverá um efeito "Teto alto" tornando o espaço mais alto e arejado.
Estilo interior clássico menos ainda é o uso de iluminação decorativa. É melhor fazer lustres, arandelas e luminárias de chão elegantes. Em salas decoradas sob um loft, holofotes rudes e simples também são adequados, possivelmente até em cabos, bem como em sistemas de trilhos.
Estilo moderno sugira casos de uso para luz de fundo. O minimalismo será complementado por dispositivos pontuais de formas regulares com decoração mínima ou iluminação de contorno em branco e amarelo.
A alta tecnologia pode diluir cores vibrantes e combinações de comutação.
Belos exemplos no interior
No quarto, a área da cama ficará ótima, enfatizada por um nicho de forma redonda imitando o céu estrelado. À noite, essa iluminação dará um clima romântico e paz.
Outra ótima opção é uma caixa de drywall, emoldurando uma cama na forma de um arco. Vários holofotes estão embutidos nele. É bonito e prático. Se você precisar trocar de roupa, comprar algo ou simplesmente acordar à noite, não é necessário acender a luz principal.
Nos quartos do sótão, nem todo mundo decide fazer clarabóias para obter mais luz. Nesse caso, usando uma luz de fundo oculta e um vidro translúcido, você pode equipar uma janela falsa. Fornecerá iluminação adicional e trará frescor ao interior. O teto, localizado em ângulo, deixará de "esmagar".
O teto esculpido com estuque no estilo barroco enfatiza a iluminação oculta com contornos. Ela destacará todas as curvas e padrões da rica decoração, e os tons dourados da decoração brilharão de uma nova maneira. O design clássico adora muita luz.
Listras luminosas ajudarão aqueles que ousam decorar o teto em cores escuras.
No corredor e no corredor, os holofotes fornecerão iluminação medida e adequada.
Veja como criar iluminação LED para o teto extensível com as próprias mãos no próximo vídeo.
Tetos incomuns no interior
Muitas vezes, a importância do design do teto é subestimada, mas um teto adequadamente projetado pode complementar o estilo do apartamento, adicionar um pouco de entusiasmo e torná-lo único. Além disso, o design do teto pode efetivamente ocultar algumas falhas na superfície. Assim, estruturas suspensas de vários níveis ou superfícies lisas e uniformes podem ocultar a irregularidade do teto, a iluminação adequadamente selecionada pode expandir visualmente o espaço e o uso de formas geométricas (por exemplo, quadrados em salas estreitas e longas) pode corrigir visualmente um layout malsucedido de uma sala.
Você pode desenvolver tetos incomuns:
- Independentemente. Para isso, será necessário não apenas escolher um projeto, mas também estudar as características dos materiais (por exemplo, peso, capacidade de carga, operação e instalação).
- Voltando-se para empresas de design: profissionais experientes criarão layouts exclusivos, levando em consideração todos os seus desejos, características da sala, conformidade com as precauções de segurança.
Considere opções para um design de teto incomum.
Teto original em gesso cartonado
Drywall é um material de construção acessível e durável a partir do qual elementos de qualquer formato podem ser feitos. A fixação do drywall é bastante simples, então você pode fazer um teto com esse material sem a ajuda de empresas de construção, com suas próprias mãos. O principal é decidir sobre o design.
Hoje, as opções mais populares para decorar o teto com drywall são:
- Teto de dois ou três níveis. Essa decisão tornou-se um tipo de clássico no design de tetos altos. Uma combinação de diferentes materiais ajudará a tornar essa opção mais interessante. Portanto, com um drywall, uma superfície brilhante e tensionada ficará bem. As cores dos materiais podem ser completamente diferentes. Além disso, o drywall não pode apenas enquadrar a estrutura de tração: um teto envidraçado pode "envolver" elementos do drywall de várias formas e tamanhos.
- Estruturas suspensas. Uma estrutura suspensa pode ser representada como um único elemento ou consistir em várias figuras. Essa opção parece especialmente impressionante com o uso de iluminação de diodo em torno do perímetro dos elementos, o que cria a ilusão de que o fragmento se eleva sob o teto, acrescentando notas futuristas ao interior.
- Vigas de drywall. Recentemente, o uso de vigas no design de uma sala está ganhando cada vez mais popularidade. E se antes esses elementos decorativos eram apenas para casas de madeira, agora podem ser encontrados em apartamentos. As vigas de gesso cartonado podem ter um esquema de instalação diferente: padrão, exclusivamente no espaço do teto e com a entrada para as paredes.
Você pode criar um design original usando o drywall com a ajuda do acabamento, substituindo a tinta clássica interior por imitação de madeira (folheados finos e leves, filme adesivo “semelhante a madeira”).
Idéias de design de teto em apartamentos clássicos
Quem disse que os clássicos são tetos chatos, que só podem ser decorados com um lustre exuberante e rodapés decorativos? Hoje, existem muitas opções interessantes de design para tetos em interiores clássicos.
Os mais comuns são:
- Teto em caixão. Caisson é um clássico do interior inglês. Muitas vezes, nos apartamentos, caixotões usados aparados com tinta branca interior. Uma opção mais interessante são as linhas retas de madeira ou caixotões com elementos esculpidos, elementos dourados no fundo do teto do leite. A escolha do caixão depende da direção clássica e da paleta de cores.
- Pintando o teto. Graciosos monogramas dourados sobre fundo azul, anjos fofos ou ornamentos florais se tornarão elementos decorativos inesquecíveis que surpreenderão os hóspedes com sua sofisticação, forçando-os a levantar a cabeça repetidamente. Para complementar a pintura, tornando-a mais completa, você pode usar estuque de gesso, poliestireno e poliuretano.
- Decoração com tecido. Os clássicos não são apenas linhas estritas do Império e riquezas barrocas, mas também romance campestre. Estes últimos são caracterizados por leveza e ternura, que podem ser perfeitamente implementadas em tetos de tecido. Você pode decorar o teto na forma de uma barraca ou tiras de tecido caídas. Ideal para a decoração seriam tecidos fluidos, cuja cor é selecionada para o design da sala.
Os tetos de tecido parecerão mais adequados nos quartos, criando uma atmosfera romântica e leve, propícia ao sono e relaxamento.
Tetos interessantes para interiores modernos
Interiores modernos - é aqui que a imaginação pode ser desencadeada! Os estilos mais recentes e inovadores de decoração para casa permitem combinar materiais e formas aparentemente incompatíveis, tornando o teto realmente incomum e espetacular.
Destacamos soluções interessantes para projetar tetos em um interior moderno:
- Uso de cores incomuns. Preto, cinza, prata e ouro são as cores que os designers usam ativamente hoje na decoração do teto. Com mais sucesso, esses esquemas de cores vão olhar para as superfícies lisas e brilhantes das estruturas de tensão em apartamentos minimalistas.
- Materiais não padronizados. Concreto, tijolo, tábuas de parquet, malha de madeira e metal ... Acha que estamos falando em terminar o chão? Não! Esses materiais estão se tornando cada vez mais parte integrante do design de interiores no estilo loft. Esses tetos parecem especialmente impressionantes em combinação com comunicações abertas, sistemas de trilhos ou luzes de ponto.
- O uso de iluminação. Se as opções de design não forem adequadas a você devido aos parâmetros de caixa ou preferências pessoais, a melhor solução, nesse caso, é usar uma luz incomum. A luz de fundo LED é o que você precisa! Monte-o em estruturas translúcidas fechadas de formas incomuns, oculte a luz de fundo atrás dos painéis alinhados com o teto, apare os elementos da placa de gesso ao redor do perímetro com luz diodo, criando um clima futurista. Esta solução será ideal para interiores de alta tecnologia.
Incomum pode ser a idéia de combinar o plano do teto e a parede com um único material, por exemplo, madeira, drywall, ladrilho.
Holofotes
A instalação de tetos falsos geralmente envolve a instalação de holofotes. Esses dispositivos de iluminação têm muitas vantagens: alta emissão de luz, consumo mínimo de energia, tamanho compacto e longa vida útil.
Holofotes
Pelo método de instalação, os holofotes são divididos em 3 categorias: embutidos, pendentes ou suspensos. Além disso, cada um dos grupos apresentados pode ser rotativo ou não rotativo. Deve-se esclarecer que as lâmpadas LED são mais adequadas para focos, mas também são substituídas por halógenas, fluorescentes ou lâmpadas incandescentes simples.
Faixa de LED
A iluminação de fundo LED é muito conveniente para a instalação de iluminação oculta ou como fonte de luz adicional para roupas de cama elásticas. A faixa de LED também é usada como decoração, por exemplo, para criar um padrão luminoso exclusivo no teto.
Essa instalação é complicada pela necessidade de instalar uma unidade especial que regule a energia de comutação e luz da faixa de LED.
Faixa de LED
As tiras de LED também exigirão a instalação de um transformador abaixador e de uma rede elétrica de baixa corrente. Muitos designers preferem luzes de neon em vez de tiras de LED.
Outboard
Ao instalar estruturas suspensas, um bom suprimento deve ser retirado do teto de concreto para a tela. A distância "morta" resultante pode ser usada como uma zona técnica para a fiação dos elementos de iluminação.
Iluminação de teto falso requintado
Para obter uma iluminação interessante e ao mesmo tempo eficaz de um teto falso, é necessário prestar atenção a vários dos seguintes dispositivos de iluminação:
- Holofotes. Como as fontes de luz mais acessíveis, duráveis e de alta qualidade. A variedade desses produtos no mercado elétrico é tão grande que todos podem escolher a opção mais interessante para si.
- Lustres planos. Um lustre plano em seu efeito de luz pode substituir 3-4 focos. Tudo depende das preferências dos proprietários e do design da sala.
- Acessórios de fibra óptica. Os fios de fibra óptica são uma oportunidade única de "brincar" com uma tela de teto e projetar pinturas reais nela. Por exemplo, o céu estrelado no berçário.
Ao instalar tetos suspensos em gesso cartonado, é fornecido um amplo campo de improvisação para os proprietários de um apartamento ou casa.
Tensor
Para tetos elásticos, também existem muitos projetos de iluminação exclusivos. Por exemplo, luminárias LED embutidas capazes de produzir alta luz com consumo mínimo de energia. Vários LEDs localizados centralmente na sala iluminarão a sala inteira. Você também pode escolher a qualidade do fluxo de luz de branco brilhante para um mais calmo.
Várias luzes no teto falso
Com estruturas de tensão, também são usadas lâmpadas fluorescentes que, infelizmente, estão se tornando menos populares. A partir dessas fontes de luz, é muito mais relevante montar a iluminação decorativa, por exemplo, na cozinha ou ao redor do perímetro da cama.
Betão ou madeira
Ao instalar fontes de luz diretamente no piso de concreto, é necessário selecionar com precisão não apenas o tipo, mas também a localização das lâmpadas. Uma vez que a fiação nesses tetos é estabelecida por meio de um estroboscópio.
Lustres simples são mais relevantes para tetos de concreto; para um grande número de holofotes, você precisará executar um trabalho muito volumoso com um perfurador ou uma coroa especial. A regra básica para a montagem de acessórios em pisos de concreto é a fixação confiável com ganchos ou chumbadores.
Lustre de teto de concreto
Ao escolher produtos de iluminação para tetos de madeira, é melhor se concentrar em focos do tipo embutido. Isso ocultará a parte principal da fonte de luz e não complicará a instalação, pois trabalhar com pisos de madeira é muito mais fácil do que com concreto.
Vários acessórios em um teto de madeira
Corredor
Como iluminar o corredor:
- A regra básica é o uso competente de fluxos de luz. No corredor, é melhor direcionar as fontes de luz nas paredes ou até o teto. Isso aumentará visualmente a sala.
- Ao escolher lâmpadas, é melhor se concentrar nos produtos halógenos, pois está provado que as lâmpadas halógenas ajudam a aumentar o corredor em altura.
- O design de interiores no corredor também ajudará a aumentar as paredes em largura. Nesse caso, é melhor montar as lâmpadas nas paredes - isso criará uma sensação de espaço volumétrico.
Alguns proprietários do apartamento ou das casas estão satisfeitos com tiras de LED no teto do corredor, cuja luz é suficiente para entrar na sala.
A cozinha
Existem 2 áreas de cozinha: a principal (um local para cozinhar) e outra (sala de jantar). E se a sala de jantar deve estar equipada com iluminação uniforme, o local onde a comida é preparada exige iluminação adicional ou fontes de luz suficientemente brilhantes. Arandelas de parede são uma boa solução, mas os holofotes são mais usados.
Iluminação primária e secundária na cozinha
Quarto
A luz esmaecida ou controlada pelo dimmer é ideal para o quarto. No quarto, é melhor criar duas fontes de luz: a principal é para uma boa iluminação da cama e a luz de fundo é como na iluminação decorativa. Neste último caso, a faixa de LED escondida atrás de um nicho especialmente montado é adequada. E, como luz principal do quarto, são freqüentemente usadas luminárias de parede ou pequenas luminárias de neon perto das cornijas do teto.
Muitos proprietários de apartamentos e casas preferem não complicar a fiação, mas simplesmente instalam um lustre no centro da sala com a capacidade de ajustar a intensidade do fluxo de luz. Este dispositivo é chamado de dimmer.
Lustre sobre a cama no quarto
Sala de estar
Em primeiro lugar, todas as variedades de tetos brilhantes são relevantes para as salas de estar, que compensam o fluxo de luz direcional, espalhando luz por toda a área da sala. E para esse interior, basta um grande lustre com lâmpadas incandescentes simples. Ainda assim, a imagem permanece um pouco inacabada e a iluminação é adicionada ao redor do perímetro do teto.
Lustre e holofotes na sala de estar
Para tetos com vários níveis, há muito mais espaço livre onde você pode organizar fontes de luz. O primeiro nível é a luz principal feita com refletores, e o segundo é a luz de fundo de LED ou várias fitas de neon.
O banheiro
O banheiro não requer nenhuma pesquisa especial ou soluções interessantes; aqui um local deve ser iluminado perto do lavatório, onde um espelho fica pendurado com mais frequência, e uma fonte de luz é suficiente no centro da sala. Um lustre plano com uma sombra fosca é bastante adequado, o que reduzirá levemente o fluxo de luz.
Arandelas de parede no banheiro
Muito mais atenção deve ser dada no banheiro à segurança da fiação elétrica e ao fechamento qualitativo de todas as tomadas e interruptores da umidade.
Varanda
Uma variedade de estilos de interiores geralmente requer a conversão de uma varanda em um local de descanso ou estudo adicional. Como na primeira opção e na segunda, a varanda deve ter uma iluminação de alta qualidade, que requer o uso de dispositivos de iluminação confiáveis, que incluem:
- Apliques de parede tipo embutido.
- Projetores de teto.
- Fontes de luz portáteis para desktop.
O design moderno oferece várias opções para iluminar a varanda. Por exemplo, 2-3 lâmpadas pendentes no teto e várias fontes de luz LED de parede. A potência da lâmpada é selecionada com base no fluxo luminoso necessário para a iluminação de alta qualidade da sala.
Soluções para tetos multinível
Os tetos multiníveis feitos em construções de drywall ou com a ajuda de telas extensíveis são equipados com acessórios especiais, que diferem um pouco do restante de sua forma e, na maioria das vezes, a direção do fluxo de luz. Um bom exemplo são as luminárias embutidas e, para manter a integridade das estruturas de tensão, anéis metálicos especiais são inseridos nos pontos de inserção.
Luminárias invisíveis de teto de vários níveis
Algumas variedades do método de iluminação para tetos de dois níveis:
- Acima do teto. Se você colocar as lâmpadas em cima do teto suspenso, terá um jogo interessante de efeitos de iluminação - um brilho por dentro. O uso de lâmpadas LED é mais adequado para esses projetos, pois outras fontes de luz levarão a calor excessivo.
- No mesmo nível do teto. Parece interessante, especialmente para tetos falsos, mas você precisa montar um grande número de luminárias, pois o fluxo de luz é muito disperso. Nesse caso, a potência das lâmpadas (não mais que 35 W) não pode ser negligenciada, e será necessária a instalação de um transformador abaixador, que pode ser escondido atrás da estrutura articulada.
- Estruturas aéreas. Não é tão estético quanto as duas categorias anteriores, mas mais produtivo e fácil de instalar. Em várias luzes de teto, você pode iluminar totalmente a sala, basta colocá-las corretamente.
Vários elementos decorativos interessantes tornarão o teto de vários níveis mais animado e espetacular.
Resumir
A iluminação projetada adequadamente não é apenas eficaz, mas, em alguns casos, uma ferramenta de design eficaz. Uma variedade de fontes de luz permite que os talentosos proprietários de apartamentos e casas criem obras de arte reais ou imagens inteiras de luz e sombras.
Iluminação exclusiva para o teto
Basta apenas entender um pouco sobre a correção da dispersão do fluxo de luz e escolher as lâmpadas mais adequadas para um determinado tipo de ambiente. Além disso, você pode não apenas apreciar a luz de alta qualidade, mas também alterar visualmente o tamanho da casa, o que é muito importante ao criar um design exclusivo.
Recomendações para escolher uma luz de fundo
Algumas dicas práticas para o design de iluminação interior:
• Ao usar nichos, modelos com teto duplo ou triplo em uma sala com tetos baixos, você deve trabalhar cuidadosamente a luz de fundo para que as estruturas não pareçam muito pesadas e grandes demais.
• Para iluminação de alta qualidade, é aconselhável escolher uma faixa de LED branca.
• Como uma caixa de iluminação decorativa ou nicho com uma haste de cortina para cortinas, a fita LED RGB é adequada.
• A luz de fundo não deve apenas bater e decorar o espaço do teto, mas também designar e iluminar com competência todas as áreas funcionais da sala.
De vidro
Os modelos de vidro expandem visualmente a sala e proporcionam leveza, combinados com várias luzes externas ou internas, ficam muito bonitos e dão uma iluminação bastante brilhante.
Vitral
A iluminação original localizada sob o vitral fornece profundidade e sofisticação ao espaço no teto e permite destacar todo o teto ou determinadas seções dele.
A foto mostra um design de teto de vidro colorido com luz de fundo.
Acrílico
O plexiglás cria efeitos de iluminação originais e dispersa suavemente a luz. Os painéis retroiluminados em acrílico ou policarbonato formam um interior bonito e luxuoso.
Espelho
Dá à sala volume e espaço adicionais e, em combinação com a iluminação, os espelhos parecem especialmente monumentais e majestosos.
Em torno do perímetro
Esses tipos de iluminação de perímetro são frequentemente usados para várias decisões de projeto:
• Teto alto. Devido ao efeito incomum, as estruturas voadoras expandem os limites do espaço e, portanto, são excelentes para tetos baixos.
• iluminação de contorno. Localizado nas bordas do modelo de teto, permite delinear certas formas e figuras e criar um jogo interessante de luz e cor.
Na foto, há uma sala de estar com um teto branco alto e único nível.
Linhas e listras
As luminárias lineares fornecem um fluxo luminoso uniforme e proporcionam um conforto encantador à atmosfera. Lâmpadas com vários níveis de potência permitem que você se concentre em determinadas áreas do plano do teto.
Na foto, a sala de estar da cozinha é iluminada na forma de linhas de luz no teto.
Oculto
É uma solução moderna e surpreendentemente elegante, que eleva visualmente o teto e dá notas de mistério e fabulosidade.
Na foto, o teto com iluminação oculta no interior da sala de jantar.
Fita LED (LED)
É particularmente flexível e compacto, pode ser montado em praticamente qualquer superfície. A iluminação de gelo altera visualmente a geometria da sala, eleva o plano do teto e torna o interior muito mais atraente e original.
Luzes LED
Eles emitem uma luz clara e pouco clara o mais próximo possível da natureza e enchem a sala com iluminação de alta qualidade agradável aos olhos.
Na foto, há uma cozinha com um teto decorado com luzes de diodo.
Duralight
Um cabo flexível de luz de fita duralight permite criar iluminação incomum para qualquer design e proporcionar uma aparência memorável.
Na foto, luzes rosa duralight no interior de uma pequena sala de estar.
Duplex
As tiras ou luminárias de LED enfatizam de maneira eficaz o design multifuncional de duas camadas.
Em camadas
Um teto de três níveis permite implementar as decisões de design mais extraordinárias e criar projetos verdadeiramente impressionantes e individuais na sala.
Neon
O néon flexível tem um brilho azul ou azul suave. Uma sombra tão fria parece ótima, tanto em salas mais espaçosas quanto em salas menores.
Cor do teto
A iluminação vai bem com o plano do teto de qualquer cor.
Na foto, há uma sala de estar com teto bege de um andar com luz de fundo.
Janela para o céu
Uma janela falsa é a solução ideal para muitos interiores. A presença de uma luz de fundo aumentará o efeito da falta de fundo e profundidade desse design.
Céu noturno
O céu estrelado cativa com luzes tremeluzentes e seu apelo mágico, lembra uma galáxia e o espaço sideral. Essa decoração não deixará ninguém indiferente.
Teto transparente
Adequado para salas pequenas com luz natural limitada. Ele fornece uma quantidade suficiente de luz e, assim, se torna o destaque do interior, o que cria uma atmosfera aconchegante e agradável.
Ideias incomuns
Vários tipos de iluminação, combinados com modelos incomuns de teto, são um dispositivo estilístico original.
Com um nicho
Esses modelos com uma caixa fornecem limites claros de iluminação e são uma solução interna bastante popular.
Figurado
O teto em ondas parece bastante encantador, em combinação com vários efeitos de iluminação, abre amplas possibilidades para várias experiências.
WC
Para uma sala tão pequena, modelos de nível único com um número mínimo de luminárias serão adequados. Eles devem criar um fluxo de luz direcionado e não sobrecarregar o espaço.
Exemplos de design em vários estilos
Design de luz corretamente selecionado do teto, é capaz de se encaixar harmoniosamente em qualquer direção de estilo.
• clássico. Este estilo implica modelos de teto com luz suave, mas ao mesmo tempo bastante brilhante. Eles ajudam a enfatizar a atmosfera impecável, solene e majestosa de um interior clássico.
• moderno. Os produtos Laconic em cores brilhantes, combinados com lâmpadas modernas, simples e elegantes, são parte integrante do estilo moderno.
Minimalismo. O design da iluminação do teto em tons frios complementará organicamente o estilo minimalista, enfatizará seu conceito e não atrairá muita atenção.
• alta tecnologia. Formas geométricas de tetos com modelos simples de acessórios proporcionam ao estilo hi-tech reflexão e perfeição.
• Loft. Uma faixa ou pontos de LED com desenho industrial, no plano do teto, trará uma leveza e profundidade espacial peculiares ao loft discreto.
Na foto, um teto de forma geométrica com luz de fundo em um quarto de alta tecnologia.