Varandas

Flores na varanda

  • Terá que plantar mudas. Na primavera, ele só pode ser comprado em lojas ou mercados, porque as sementes e tubérculos são plantados do final de fevereiro a abril.
  • Ao escolher as cores, considere de que lado sua varanda está voltada. Algumas plantas precisam de muita luz do sol para florescer abundantemente, enquanto outras mergulham rapidamente sob os raios escaldantes do meio-dia.
  • As flores de ampel com brotos caídos ficam melhor em vasos de flores pendurados. O restante serve panelas comuns ou gavetas de varanda.

  • Antes de ir para a varanda, transplante as mudas nos recipientes selecionados. Use o primer universal. Certifique-se de colocar uma camada de drenagem, como argila expandida ou cascalho, na parte inferior.
  • Coloque flores na varanda quando o clima quente chegar e a ameaça de geada passar. Isto é especialmente verdade para galerias abertas, onde a temperatura da rua.
  • Acostume gradualmente as plantas ao ar fresco. Dentro de uma semana e meia, leve-o para a varanda durante o dia e depois devolva-o.
  • Ao regar, leve em consideração não apenas a frequência recomendada, mas também as condições climáticas. Nos verões chuvosos, as flores em áreas abertas nem sempre precisam de umidade extra.
  • Ventile a varanda fechada diariamente para que as plantas tenham constantemente ar fresco suficiente.
  • No verão, cerca de uma vez por mês, alimente as flores com fertilizantes complexos. Escolha a dosagem e a frequência individualmente para cada tipo.

1. Bálsamo

O bálsamo forma arbustos com 20 a 25 cm de altura e as flores são grandes, vermelhas, brancas ou rosa. Existem comuns e terry.

A regra principal no tratamento do bálsamo é a rega regular e abundante todos os dias ou dois. Sem isso, a planta irá cair rapidamente. Parece normal na sombra parcial, mas não sob raios abrasadores, especialmente ao meio-dia.

Para um inverno confortável, a flor precisa de uma temperatura de 15 a 16 ° C e pulverização diária ou umidificação constante do ar.

2. Begônia tuberosa

A begônia tuberosa cresce até uma altura de 60 cm e as flores são grandes, simples ou duplas. Eles são pintados em diferentes tons de vermelho, branco, rosa, laranja.

As begônias tuberosas são regadas regularmente, uma vez a cada dois dias, para que a terra não seque.

Para preservar a planta para o próximo ano, no final do outono, os tubérculos são escavados no chão, as folhas e os caules são podados. Depois de seco e armazenado em uma sala seca e escura, a uma temperatura de 5 a 8 ° C.

3. Viola

A viola é uma planta em miniatura com até 30 cm de altura.Pequenas inflorescências são pintadas em branco, amarelo, laranja, violeta, bordô e costumam ser combinadas - de duas e três cores.

Regue a viola, ou amores-perfeitos, com moderação, a cada poucos dias. O principal é não deixar a terra secar completamente.

4. Ervilha doce

Ervilha doce - uma planta com flores perfumadas de tamanho médio em vermelho, branco, rosa e roxo. As variedades encaracoladas parecem espetaculares, algumas crescem até vários metros. Para eles, vale a pena puxar os fios ou instalar suportes especiais. Variedades de baixo crescimento com até 45 cm de altura não precisam de apoio.

As ervilhas são regadas com moderação, cerca de uma vez a cada dois a três dias. O solo deve permanecer um pouco úmido e não secar completamente.

5. Glória da manhã

Ipomoea é uma planta trepadora que é adequada para paisagismo vertical de uma varanda. Para esta opção, você definitivamente precisará de suportes, treliça ou malha com células grandes. Durante um mês e meio, eles serão entrelaçados com esta videira de rápido crescimento. As flores de Ipomoea são grandes - existem brancas, azuis, roxas e outras.

Regue a planta a cada dois a três dias, no calor - com mais frequência.

6. Clematis

Esta é uma planta trepadeira com grandes flores brilhantes - branco, rosa, azul, azul, roxo. Para que ele apareça em toda a sua glória, instale suportes, treliça ou malha de arame ao lado. Para uma varanda, é melhor escolher variedades com comprimento de caule de até 3-4 m.

Você precisa regar a clematis regularmente, a cada dois ou três dias. A terra não deve secar, caso contrário a planta poderá morrer. Mas não vale a pena arrumar um pântano - por causa disso, as doenças radiculares se desenvolvem.

Com o início do clima frio do outono, a clematite precisa ser cortada e preparada para o inverno. Em uma varanda envidraçada, onde a temperatura não cai abaixo de 0 ° C, a planta é coberta com turfa ou serragem e envolvida em material de revestimento não tecido. Este último é vendido em lojas especializadas. Na varanda aberta, não deixe para o inverno nem mesmo um clematis bem isolado. A planta morrerá se a terra congelar.

7. Lobelia

Na varanda, você pode ter lobelia de arbusto e ampola. Floresce profusamente e exuberantemente. Os botões são pequenos, azuis, azuis, roxos ou roxos.

Lobelia é regada com moderação, a cada dois a três dias. No período quente, mais frequentemente, especialmente em varandas envidraçadas. A terra não deve secar nem pântano.

8. Petúnia

Para decorar a varanda, você pode usar arbusto, cascata e petúnia ampola. As flores têm a forma de gramofones, as pétalas são lisas ou com bordas com franjas. A coloração é variada - branco monofônico, violeta, rosa, roxo ou combinado. O tamanho dos botões depende da variedade.

Petúnia é regada com moderação - algumas vezes por semana. Em tempo chuvoso, você pode fazer sem umidade adicional.

A planta é mais confortável em varandas abertas. Fechado precisa ser exibido diariamente.

9. Tabaco

O tabaco decorativo é uma planta com flores grandes que florescem ao entardecer e têm um aroma delicado e persistente. As variedades híbridas brilhantes não fecham durante o dia, mas praticamente não cheiram. Dependendo da variedade, o tabaco perfumado cresce de 20 cm a 1 m; portanto, preste atenção ao comprar sementes.

Regue essas flores com moderação, cerca de duas a três vezes por semana. Excesso de umidade é melhor evitar.

10. Fúcsia

O fúcsia de Ampel tem brotos fluindo e parece bastante espetacular em plantadores pendurados. As flores são grandes, brancas, rosa, roxas e outras tonalidades.

Da primavera ao outono, a fúcsia é regada todos os dias quando o solo da panela seca. Durante a dormência no inverno, hidrate com menos frequência, mas a terra não deve secar completamente.

Para fúcsia, um inverno frio é desejável a uma temperatura não superior a 10 ° C.

Flores na varanda: como e onde plantar?

As flores podem agradar aos olhos, não apenas em parcelas pessoais ou em vasos no parapeito da janela. Sem menos sucesso, eles podem ser cultivados na varanda, criando um jardim florido a partir da sala técnica. E não importa para onde vai - sul ou norte. As flores da varanda são diferentes, e você pode escolher as variedades mais despretensiosas, principalmente porque elas não perdem em beleza.

Por onde começar

Você não pode simplesmente pegar e fazer um jardim de flores. Sua criação começa com uma lista de obras:

  • Limpando a varanda de detritos e coisas desnecessárias.
  • Realizando reparos cosméticos - pisos, paredes, cercas.
  • Criando um plano para o futuro jardim - um mirante verde, gavetas ao ar livre penduradas, vários arbustos de flores no canto, canteiros de flores luxuriantes, etc.
  • Instalação de caixas, treliças, vasos de flores, enchendo-os com drenagem e terra.
  • Plantio de mudas de flores.

Se for planejado que as plantas floresçam o ano todo, isso só será possível em varandas isoladas. Portanto, às vezes, para criar uma horta, é necessário um reparo em grande escala com um sistema de piso quente, etc.

Características de flores na varanda

As flores da varanda têm características que as distinguem da casa e do país:

  • Um pequeno sistema raiz que consome recursos com moderação.
  • Resistência à temperatura e mudanças atmosféricas.
  • Parte baixa elevada (na varanda, as flores altas parecem esteticamente agradáveis).
  • Floração longa, abundante e colorida.

É melhor começar a plantar mudas e preparar um jardim de flores no final de fevereiro e início de março, colhendo plantas para que elas floresçam em períodos diferentes.

O que plantar no lado ensolarado

As condições no lado sul da varanda podem ser chamadas de resort - horário de verão de 10 a 12 horas durante o verão, muita luz ultravioleta e secagem rápida da terra. Isso não se aplica a todas as cores na varanda, embora a seleção seja extensa. E se você sombrear as janelas com cortinas ou um filme especial, o alcance se expandirá ainda mais.

  • Espécies de interior: gerânio, jasmim, tamareira, cactos, hippeastrum, euphorbia, tunbergia, suculentas, monstera, dracaena, oleandro, antúrio.
  • Espécies de jardim: rosas (quando sombreadas), verbena, escalada em rochas de petúnias.
  • Ervas: lavanda, tomilho, alecrim, manjericão.

Você também pode comprar árvores já enxertadas de quaisquer frutas cítricas e plantá-las.

O que plantar no lado oeste e leste

Essas partes da casa são ideais para a criação de flores, porque o horário de verão é de 6 a 8 horas. Mas a intensidade da luz solar varia: no leste, há mais antes do meio dia, e no oeste, depois. A maioria das cores gosta destas condições:

  • Espécies de interior: gardênia, calathea, zamioculcas, ciclâmen, syngonium, aglaonema, azálea, spathiphyllum.
  • Espécies de jardim: prímula, lírios, narcisos, amores-perfeitos, petúnia.
  • Ervas: espinafre, ervilhas.

Se a varanda estiver voltada para o leste, você poderá plantar plantas delicadas com segurança - o sol da manhã é melhor para elas. E no lado ocidental será melhor flores de espécies variadas, representantes do Mediterrâneo, culturas tropicais.

O que plantar no lado norte

Em tais condições, é difícil para o grande número de plantas - apenas algumas horas de luz solar por dia. Permanecendo na sombra parcial na maioria das vezes, é difícil coletar os brotos e perder facilmente a cor da folhagem. Mas há flores para a varanda norte:

  • samambaias, hoya, fúcsia, mimulus, bálsamo, hospedeiro, sanseviera.
  • se o ar estiver quente - ruellia, ficus com folhas de carvalho, bigode dourado.
  • se o ar estiver frio - murta, hortênsia, araucária.

E não se deve pensar que, como essas plantas são despretensiosas, a rega pode ser rara e comum. Pelo contrário, é necessária mais atenção e cuidado.

Interior ou jardim?

As flores para varandas e galerias podem ser de interior e de jardim, mas ao plantá-las, vale a pena considerar vários pontos importantes que afetam o sucesso de todo o negócio.

As plantas de interior são cultivadas nos períodos quentes e durante todo o ano. E você pode simplesmente tirar vasos de flores da casa para a varanda aberta (com ou sem vidro) - mas não antes de abril-maio. Isso deve ser feito gradualmente, para que as plantas se acostumem a estar em um regime de temperatura diferente. Eles podem sobreviver ao inverno apenas se você os trouxer de volta para a sala ou isolar a varanda.

As flores do jardim são mais resistentes às flutuações de temperatura, mas o solo limitado é um problema no caso delas. Além disso, a maioria deles é anual. Da variedade de variedades, é melhor escolher cultivar nesta zona climática. Uma alternativa são as plantas que existem mesmo a temperaturas mais baixas.

Anual ou perene?

Ao decidir quais flores plantar na varanda, é importante determinar a duração de sua vida no chão. Por exemplo, as plantas anuais são ideais para jardineiros iniciantes, pois em uma estação passam por todas as fases da vegetação: das mudas ao aparecimento das sementes. Além disso, eles têm floração abundante e brilhante, vegetação exuberante e cuidados especiais não são necessários. Essa é a melhor opção para quartos sem vidro - se você plantar mudas em maio ou no final de abril, em julho ou no final de junho, a varanda já estará coberta de flores.

As plantas perenes são a maioria das plantas de interior e algumas de jardim - geralmente bulbosas (jacintos, narcisos, tulipas). São sensíveis ao meio ambiente e precisam de condições especiais para o período de inverno e descanso, embora geralmente esses períodos coincidam. Portanto, é melhor combinar flores - ter plantas perenes na varanda (ou tirar as de interior) e diluí-las com plantas anuais.

Plantas de Ampel

De fato, são flores na varanda, em gavetas que podem ser colocadas ao longo das paredes ou penduradas como um vaso. Essa é a maneira mais fácil e econômica de se tornar um espaço verde - plantas anuais de crescimento rápido em caixas e plantas perenes em vasos de flores. Tais composições sempre parecem espetaculares. Tais variedades são adequadas:

  • Bolo decorativo - com uma combinação de variedades, o resultado será multicolorido.
  • Lobelia - forma grossas "tampas" em um cache-pot.
  • Petúnias em cascata - recomende a escolha de espécies com várias flores.
  • Campanula - pode durar até setembro e não exige cuidados.
  • O lúpulo é uma planta perene que pode sobreviver ao inverno em uma varanda envidraçada.

Das espécies de interior para plantadores suspensos, clorophytum, hera, fúcsia são adequados.

Conclusão

Uma varanda é uma sala que não deve ser ignorada. Fazer um jardim florido é uma das melhores soluções, e mesmo jardineiros sem experiência podem realizar essa idéia. Há muitas flores que podem ser plantadas na varanda, e algumas delas podem ser levadas para lá durante o período de verão. É o caso quando não faz sentido recorrer a profissionais, eles fazem um jardim de flores em casa com as próprias mãos.

Adicionando um artigo a uma nova coleção

Nem todo mundo tem a oportunidade de ter seu próprio jardim de flores no país, mas para os proprietários de varandas e galerias não será difícil organizar um mini-jardim. A variedade de plantas de interior e de jardim é fácil de se perder. Sua atenção - as melhores flores para a varanda.

Ao planejar plantar uma flor na varanda, considere suas características: amor pelo calor, tolerância à sombra, resistência ao gelo. Sugerimos começar com a seleção de plantas, dependendo do grau de iluminação da varanda.

Vantagens:

  • cresce muito bem,
  • propagada por estacas - você apenas corta parte do caule e planta no chão,
  • despretensioso para o solo
  • decorativo, pode facilmente tolerar poda, transplante,
  • mora em casa na estação quente e na rua ou na varanda.

Bálsamos com tons claros de flores podem ficar mais escuros na sombra, por isso é melhor escolher a opção branca ou rosa claro. Eles não parecem menos luxuosos e você não ficará desapontado.

Desvantagens:

  • a raiz da panela cresce rapidamente, então é melhor mudar o recipiente para um diâmetro maior ao longo da temporada,
  • consome muita umidade. Você vai regar esta flor diariamente, caso contrário ela ficará menor, os botões cairão.

Balsamins são muito despretensiosos, mais importante, regá-los todos os dias. Mas, claro, você não pode preenchê-lo. À medida que o mato cresce, certifique-se de que as raízes cresçam demais, retire a flor do campo de rega e transfira-a para a panela maior usando o método da pena. Bálsamo vai levá-lo muito rapidamente. Ao mesmo tempo, a coroa em si parece bastante compacta, não trava, não desmorona. A cada duas semanas, regue suas flores com um complexo líquido de fertilizantes para a floração.

Recomendações

  • Você pode facilmente cortar várias mudas e plantá-las em uma caixa longa, sem exposição adicional à água para cultivar raízes. As estacas começam a crescer muito rapidamente e logo você recebe um belo beco na janela - flores ideais na varanda das gavetas.
  • Se a coroa perdeu sua beleza, não tenha medo de cortá-la radicalmente. Substitua o solo e logo a massa verde e os brotos ficarão em excesso.

Fúcsia

Basta olhar as fotos dessa beleza e não se pode deixar de se apaixonar. Para todos os amantes de todo o ar e aqueles que economizam espaço, esta é uma opção ideal. Porque pendurar plantadores com fúcsia é bonito, não ocorre na parte inferior. Além disso, esses vasos no topo sempre recebem a quantidade máxima de luz, mesmo em locais escuros.

Vantagens:

  • fúcsia não tem medo da sombra,
  • requer um pouco de cuidado
  • tem um alto efeito decorativo
  • pode crescer em vasos altos e pendurados,
  • tem tons multifacetados de pétalas,
  • floresce da primavera ao outono,
  • não tem medo de solo acidificado, o que é uma raridade entre as plantas.

Desvantagens:

  • não gosta de se mudar de um lugar para outro,
  • se você derramar uma flor, ela soltará todos os botões e cortará,
  • as raízes são muito sensíveis e podem superaquecer.

A fúcsia foi descoberta no final do século XVII; naquele tempo, crescia ao lado da República Dominicana. O nome foi dado em homenagem a um dos famosos médicos e cientistas da Alemanha Leonart von Fuchs.

O fúcsia, para se tornar uma flor de uma varanda que floresce durante todo o verão, como na foto, precisa de rega regular, mas apenas quando o solo seca em uma panela. Se você tem uma plantadeira suspensa, não deve removê-la sempre, basta adicionar água por cima. É melhor usar o resolvido.

Se você tem um verão muito escuro, então é possível cortar verduras e flores, então basta comprar uma lâmpada fluorescente. O fúcsia não tolera o calor, as raízes devem ser frias, segue-se que é melhor manter a temperatura na faixa de 16 a 22 graus. A cobertura é aplicada regularmente para garantir uma floração abundante. A planta responde bem à droga "Bud".

Combine a alimentação das raízes e a pulverização foliar, e suas flores serão sempre as mais bonitas.

Recomendações

  • Se você acabou de plantar fúcsia em uma panela, ela ainda não ficou mais forte e não cometa erros - não encha esse estágio com água e fertilizantes.
  • A planta é alimentada apenas em um estado saudável.
  • Ao escolher um fertilizante, observe que a composição do medicamento contém uma grande quantidade de nitrogênio, fósforo, potássio, manganês, ferro, zinco, magnésio.
  • A cobertura é sempre combinada com a rega.

Suculentas

Quando se trata de plantas "inábeis" que não têm medo de rega rara e luz solar direta, os cultivadores de flores lembram antes de tudo as suculentas. Essas plantas são famosas por sua capacidade de reter a umidade por um longo tempo. Os mais populares são aloe, haworthia, zamioculcas, echeveria, etc.

Gerânio (Pelargonium)

Se você está procurando flores para a varanda, florescendo durante todo o verão, o gerânio é exatamente o que você precisa. O Pelargonium adora a luz do sol, então uma varanda bem iluminada é um ótimo lugar para esta planta. O gerânio não recebe queimaduras solares, mas melhora a floração sob o sol. Variedades zonais e ampelous de gerânio são mais adequadas para o cultivo na varanda sul.

Cyclamen

Muitas pessoas adoram a popular flor de interior por sua aparência original: não apenas as flores, mas também as folhas em forma de coração estampadas são dignas de nota para o ciclâmen. Esta planta deve ser protegida da luz solar direta e de altas temperaturas (não mais que 17 ° C), regada com moderação, impedindo a estagnação da umidade ou a secagem do solo.

Calceolaria

A forma incomum da flor (lembra um chinelo pequeno, tamancos) e cores vivas (do amarelo brilhante ao vermelho salpicado) fazem da calceolária uma planta interna muito eficaz. Esta flor é outro "residente ideal" para a varanda do norte: adora sombra parcial, baixas temperaturas (14-16 ° C). Regue a planta enquanto o solo seca.

Verbena

Os nomes populares desta planta: pombo, capim de ferro fundido, "lágrimas de Juno" e outros.Verbena é conhecida não apenas por sua decoratividade, mas também por suas propriedades curativas: desde os tempos antigos, tem sido usada na medicina popular. Verbena é popular como uma planta de jardim cultivada em canteiros de flores. No entanto, na varanda, ela não se sente pior do que em campo aberto. O período de floração da verbena é bastante longo - de junho a novembro.

Malmequeres (tagetes)

O local de nascimento dos malmequeres é o México, em alguns países essa planta é usada na culinária como tempero. Devido ao fato de o florescimento de malmequeres ser muito abundante e longo, essas flores ganharam popularidade nos jardins e nas varandas. Malmequeres toleram tanto o calor quanto o vento. Eles são confortáveis ​​em quase qualquer ambiente.

Heather

Quer uma varanda para ficar decorativo no inverno? Urze de planta - um arbusto resistente ao gelo que floresce de janeiro a abril. Algumas plantas da família das urzes florescem no outono, por exemplo, Erika gracilis. Mesmo quando a urze praticamente morre (congela), ela não perde seu efeito decorativo.

Euphorbia

Várias variedades de serralha são populares para cultivo no jardim (especialmente para decorar jardins de rochas) e também são amplamente usadas como plantas de interior, por exemplo, euphorbia Milius (Mila) ou Euphorbia Tirukalli (tipo dedo). Esta suculenta é despretensiosa, não precisa de rega frequente, mas você precisa ter cuidado com o suco que é liberado quando o ramo da serralha é quebrado, porque é venenoso.

Flores de interior na varanda

As plantas de interior precisam de ar fresco e luz solar, não menos que uma pessoa; portanto, com o início do calor, providencie “férias” para as flores na varanda. Ao decidir quando colocar as flores em uma varanda, concentre-se no clima lá fora. Aguarde até que a temperatura da rua pela manhã não caia abaixo de 15 ° C e comece a acostumar seus "animais verdes" a um novo local.

É recomendável que nem todas as flores de interior sejam realizadas mesmo em uma varanda envidraçada. Assim, a violeta de Uzambara (senpolia) e alguns tipos de cactos não gostam de tais mudanças.

Para começar, deixe as flores na varanda não durante todo o dia, mas apenas até o meio dia, para que a luz do sol não prejudique as plantas. Aumente gradualmente o tempo que as flores estão na varanda para que elas se acostumem.

Durante todo o dia, deixar flores na varanda aberta (e na varanda envidraçada) deve ser feita somente após a diferença entre as temperaturas do dia e da noite na rua se tornar mínima.

Com o tempo, haverá mais calor solar na varanda; considere o sombreamento para que as flores na varanda não sejam queimadas no verão.

Como decorar uma varanda com flores - dicas com fotos

Fazer uma varanda com flores é, antes de tudo, uma questão de gosto. Pensando na composição, considere o tamanho da sua varanda, a cor das paredes e o estilo geral em que a sala foi projetada.

Ao colocar trepadeiras na varanda, pense em como organizar bem a treliça ou as cordas ao longo das quais os rebentos irão se arrastar.

Coloque as flores na varanda em gavetas ou vasos de acordo com os mesmos princípios dos canteiros de flores no jardim - combine plantas de diferentes alturas, brinque com tons e texturas.

Para plantas ampélicas, faça montagens fortes para proteger a si mesmo e às próprias flores. Se você deseja organizar uma composição de parede vertical, organize as flores em ordem solta.

Então, se você já tem mudas de flores para a varanda (ou sementes), então, armadas de idéias e conectando sua imaginação, comece a transformar varandas e galerias, e estamos aguardando suas fotos nos comentários!