Edifícios

Estufa faça você mesmo - escolha da construção e materiais, etapas da construção e dicas de instalação (70 fotos)

É bom quando existe uma estufa criada no país em casa. E o objetivo não é tanto economizar dinheiro, mas sim o fato de estarmos construindo para nós mesmos e com amor. Portanto, tomates com efeito de estufa, pepinos e outros vegetais nos parecem especialmente deliciosos. Mas, às vezes, o desejo de construir uma estufa faz um morador do verão pensar. Onde colocá-lo? Que material construir? Qual estufa é melhor? E uma série de outras questões surge quando planejamos um caso tão grandioso))


Como construir uma estufa com suas próprias mãos

Vamos começar analisando o tipo de estufa e depois vou lhe dizer como construir uma estufa com minhas próprias mãos em um fim de semana.

Estufas em arco

A estufa em arco tem um teto em forma de arco, para que as plantas recebam mais luz porque os raios do sol se espalham pela superfície em arco, dando luz e calor aos nossos ganhadores de pão verdes cuidadosamente nutridos.


Estufa em arco

E no inverno, a neve não se acumula em um telhado assim - portanto, sua estufa não é ameaçada por deformação ou destruição (a menos que, é claro, você reforce cuidadosamente sua estrutura e base).

Recursos de design

A estufa fabricada por si própria, incorporada na realidade, ocupa um lugar importante na área da cabana de verão. Uma estufa feita por si não significa que, por sua funcionalidade, será menos eficaz.

Fotos e desenhos de estufas para fazer você mesmo, você pode ver e estudar em sites temáticos. O design da estufa, sua forma, dependerá da finalidade do objeto.

Os materiais mais populares para a construção de estufas é um tubo de perfil de fibra de vidro ou metal galvanizado, que desempenha o papel de suporte da estrutura. Como revestimento pode ser usado vidro, filme de polietileno, policarbonato.

Que tipos de estufas são

Materiais como policarbonato, vidro e filme de polietileno são usados ​​para cobrir instalações de plantas em crescimento.

A estrutura da estufa é feita principalmente de perfis metálicos ou madeira e também pode usar tubos de polímero.

Dependendo do tipo de construção, as construções de efeito estufa são dos seguintes tipos: em arco, empena e empena. A estufa geralmente é instalada como um edifício separado, mas pode ser feita uma extensão do edifício vizinho.
As estufas são divididas em inverno e verão. Na maioria dos casos, uma estufa de inverno é uma estufa.

A fim de cultivar mudas para flores ou vegetais precoces, os residentes de verão para a construção de estufas usam uma estrutura feita de tubos de metal, madeira ou plástico. E, dependendo da preferência pela espessura, cubra com um filme plástico. Para salvar o filme em qualquer estação, recomenda-se removê-lo pelo período de verão. O filme não pode ser removido se for feito de filme reforçado.

Se a casa estiver equipada com uma estufa para qualquer clima, também deverá ser equipada com sistemas adicionais, como sensores de controle climático, sistemas de aquecimento, rega e ventilação.

Estufa de verão em arco DIY

Considere como esse tipo de estufa é construído. Para que este edifício seja feito de forma rápida e eficiente, você precisa preparar o material com antecedência. Recomenda-se o uso de um perfil metálico em forma de U. Para fazer isso, primeiro marque as prateleiras na moldura e oprima a seu critério. Depois disso, você precisará de um filme de comida, os restos dos cantos, reforço grosso, tábua com arestas.

Para construir um suporte para anexar uma estufa ou uma estufa, é usado o corte de tubos de metal.Para fazer isso, primeiro marque o local onde o edifício será instalado. Depois disso, as seções do tubo são levadas ao solo, com uma margem de cerca de 30 cm acima do solo.

Não há grande diferença entre uma estufa e uma estufa. Eles diferem um do outro apenas em tamanho. As estufas de altura têm no máximo um metro. As estufas podem ter vários tamanhos, dependendo de como e para que será usada.

Após a instalação dos suportes, elementos metálicos dobrados com antecedência são anexados. Para tornar a estrutura mais durável, os arcos são presos com material rígido longitudinal. Como tal, normalmente é utilizado um perfil metálico ou uma barra de reforço. É anexado a cada arco. Pranchas são colocadas ao longo de toda a estufa; elas ficam entre as camas. Em seguida, o filme é esticado até o quadro final. Recomenda-se fixá-lo adicionalmente com algo pesado, para que com um vento forte não arranque a estufa.

Estufa anexada e estufa térmica

Quem tem uma quantidade limitada de espaço no país, é lógico usar uma estufa anexa. Como um lado será o lado da casa, a temperatura na estufa será muito maior e, consequentemente, as plantas crescerão mais rapidamente.

Esses tipos de estufas também podem ser usados ​​como estufa. Para fazer isso, é recomendável instalá-lo na parede sudoeste ou sul da casa. Devido a isso, muita luz do dia entra na estufa e com ela aquece.

Outra vantagem da estufa anexa é a simplicidade de conduzir aquecimento e eletricidade por lá. O restante da estrutura pode ser feito de materiais como vidro, policarbonato ou um filme especial.

Uma característica distintiva da estufa - uma garrafa térmica é que ela é instalada quase completamente no chão. Primeiro, cavando um poço com uma profundidade de cerca de dois metros. Então a fundação é feita. Depois disso, as paredes são construídas. O material da parede também pode ser selecionado. É melhor usar blocos de madeira, tijolo ou espuma. Como resultado, verifica-se que apenas uma pequena parte do telhado se projeta acima do solo. O teto pode ser fabricado com os mesmos materiais que as estufas convencionais: policarbonato, filme ou vidro. Para que a neve não caia no telhado, ela deve ser empena.

No inverno, a terra não congela a tal profundidade; portanto, você não pode instalar equipamentos adicionais na garrafa térmica para manter a temperatura em um nível constante. Se você cobrir o telhado com um filme refletivo especial, isso lhe dará a oportunidade de coletar e transformar o calor solar.

Estufa DIY

Muitos residentes de verão acreditam que a estufa em arco é instável. E então alguns deles decidem construir uma moldura de madeira. Para construir uma estufa de madeira, várias condições devem ser observadas. A durabilidade de uma estufa assim será garantida se uma boa base for feita para ela. Para não apodrecer uma moldura de madeira, você precisa tratá-la com um anti-séptico.

Uma estufa de madeira também é escolhida pelo motivo de poder ser construída por quase qualquer pessoa sem habilidades especiais. O trabalho em madeira é muito mais simples do que, por exemplo, trabalhos em metal. Ao usar o metal como estrutura, são necessários conhecimentos básicos de encanamento e soldador. Para proteger a estufa do congelamento, é recomendável usar uma base de tira. Será mais confiável e protegido adicionalmente.

Fundação

O primeiro passo na construção de uma estufa é fazer uma fundação. Para fazer isso, cave uma trincheira ao redor do perímetro da estufa. A profundidade é de cerca de 20 cm e a largura de cerca de 30. Os pinos são instalados ao longo de todo o comprimento da vala, na qual são pregadas as placas de cofragem. Depois disso, uma estrutura de reforço com diâmetros de cerca de 10 mm é instalada na cofragem. Acredita-se que esse diâmetro seja adequado para a fabricação da estrutura. Partes da estrutura são presas com arame e depois soldadas.Quando a estrutura é feita, o concreto é derramado na cofragem ao longo de todo o perímetro da vala.

Para preencher todo o vazio com concreto, você precisa usar um vibrador; se ele não estiver lá, poderá fazer perfurações em espiral, desde as bordas até o centro, para que as bolhas de ar escapem da solução. A mistura de concreto torna-se forte após 3 semanas. No entanto, se a temperatura da rua estiver alta, é recomendável colocar o filme em cima da solução.

Como fazer uma moldura de madeira

Se você colocar material de cobertura em cima da fundação, a moldura de madeira durará muito mais tempo. Em seguida, a árvore está amarrada. Para fazer isso, você precisa de uma barra de 10 por 20 cm. Sua parte inferior é presa com parafusos à fundação. Então tudo isso é combinado com placas de metal.

Em seguida, são montadas prateleiras verticais no arnês inferior ao longo de todo o perímetro, a uma distância de 75 cm uma da outra.A parte superior da estrutura vertical é presa com um arnês de madeira. Para confiabilidade, é recomendável instalar suportes e suportes.

Uma estufa de madeira, bem como uma estufa térmica, é coberta com um telhado de duas águas. No inverno, a neve não se acumula e o teto não se dobra sob seu peso. O telhado de duas águas é mais fácil de instalar. Para prender o material (vidro, policarbonato ou filme), você precisará de uma viga. É muito simples fazê-los você mesmo de madeira. Você precisará de uma barra com uma seção de 10 por 4 ou a mesma placa. A estrutura é montada no chão e depois instalada a estufa.

Primeiro, uma estrutura é composta de duas vigas, como a letra "A". E somente então esquemas idênticos são gradualmente anexados a ele. Então eles são todos unidos por pranchas de skate. Essas placas estão presas nos dois lados do telhado. As vigas são revestidas com uma caixa na qual o material do telhado está preso.

Material de cobertura

Por que muitas pessoas fazem estufas? A maioria responderá que é muito mais barato. E é mesmo. A vantagem de fazer você mesmo é que você é seu próprio designer. Escolha seu próprio tamanho, forma, material e tipo de estufa. Você também faz o enchimento interno da estufa, como preferir. E se você incluir habilidades de engenhosidade e engenharia, poderá fazer autorregulação e ventilação.

Com a autoconstrução, você escolhe o material da estufa. Dependendo dos propósitos para os quais a estufa está instalada, o material é selecionado de acordo. Para cultivar vegetais e mudas, você pode usar um filme. É necessário policarbonato ou vidro se você quiser uma estufa inteligente. E, neste caso, legumes e flores sempre estarão em sua mesa.

Variedades de estufas

Todo mundo sabe que a colheita de frutas e legumes é muitas vezes maior que a colheita no solo. Mas nem todo mundo tem a oportunidade de comprar. Portanto, fabricar independentemente do filme e da madeira da estufa é um passo muito econômico.

Um filme é usado como material, pois não precisa produzir adicionalmente uma fundação. A vantagem do filme é que é transparente.

Estufa emoldurada com moldura de madeira

Primeiro, pegue as barras pré-embebidas em anti-séptico e secas. Seção transversal de aproximadamente 50 mm. A base de concreto é feita primeiro. Primeiro, uma trincheira pinga, areia é colocada no fundo e derramada com água. Após algum tempo, a vala é derramada com uma solução de cimento. É melhor observar as seguintes proporções por analogia: 10 baldes de cascalho, 6 baldes de areia e 2 baldes de argamassa de cimento.

Em seguida, as prateleiras são feitas. Eles precisam fazer 6 peças. 4 peças laterais, cerca de 2 m de altura e 2 para portas. Para fazer as barras corretamente, elas são colocadas em uma superfície plana, executadas as medições necessárias e somente então são fixadas à base com parafusos ou cantos auto-atarraxantes. Usando uma linha de prumo, medimos o nível.

Um feixe de crista é usado na parte superior da estufa. Aperta com pregos. Então tudo é coberto com polietileno.Cubra o filme com uma pequena margem para que você possa corrigi-lo mais tarde. Em seguida, o trilho é preso com pregos à viga.

Estufa de bricolage com armação de metal

Como base, essas estufas usam arcos de metal, com um diâmetro de 30 mm, aproximadamente. Você também pode pegar madeira alcatroada, uma esquina de metal ou uma ferrovia, por exemplo. Os furos são perfurados na árvore, com uma profundidade de 10 cm a cada 150 cm para arcos.

Trilhos montados na lateral - corridas. Acima são conectados por um trilho de cume. Os grampos são fervidos por dentro, as ripas são inseridas neles e comprimidas por parafusos.

Diagrama de uma estufa empena feita de quadros

O esquema é o mesmo que para uma estufa comum com dois quadros. A única diferença é que as vigas estão presas ao topo.

Para fazer isso, pegamos trilhos, um lado é o skate, o segundo é o topo da estrutura. Após a ligação, as lâminas em excesso são serradas.

Numa viga de madeira, são feitos orifícios para prender a armação com pregos. Parte do quadro será as paredes laterais da estufa, e o restante será montado em dobradiças, como portas.

As estufas que estamos considerando atualmente são o verão. Eles cultivam vários vegetais, frutas, flores por meses quentes, para que haja sol e luz. Ainda existem estufas de inverno, elas têm uma estrutura mais complexa, mas também têm mais funções.

Estufa de inverno Gable com armações de efeito estufa

Neste projeto, uma estufa de duas águas, polietileno ou vidro é usada como paredes laterais.

Aproximadamente a uma altura de 40 cm, uma fundação é colocada em uma seção de 40 por 40. Em seguida, há alvenaria. Barras são colocadas no tijolo, onde já foram feitos orifícios para os quadros. As barras são pré-tratadas com resina.

Barras com 10 cm de diâmetro servirão como vigas. Eles conectam o feixe da crista e o feixe da parede.

Então você pode fazer a decoração interior da estufa. Por exemplo, você pode colocar prateleiras. Para circular bem o ar, deixe um pequeno orifício entre o rack e a parede. A placa do rack revestiu as áreas entre os quadros.

Estufa de inverno para um passo para estufa

Para que o corredor dentro da estufa tenha cerca de 80 cm, é necessário fazer uma cova nos seguintes tamanhos:

  • profundidade 85 centímetros,
  • comprimento 11 metros
  • largura é de 3,5 metros.

Nesse caso, se a estrutura for de madeira, a parte inferior da madeira deve ser tratada com um anti-séptico. A instalação de tal estufa não é diferente de um passo duplo. Para usar a chaminé do fogão da maneira mais eficiente possível, instale 10 quadros.

Existem várias recomendações:

  • Deve haver ventilação na estufa.
  • A entrada deve ser do lado leste ou oeste.
  • Como material para o teto, leve material de cobertura, tábuas.
  • A entrada para a estufa deve ser ainda mais vedada.
  • No final da construção, os materiais metálicos devem ser revestidos com tinta.

Iniciantes na construção de estufas podem primeiro tentar fazer uma estufa penteada ou uma estufa. A principal diferença entre a estufa e a estufa é que a ventilação das plantas ocorre devido à divulgação de parte da estufa. A estufa é mais fácil de usar, pode ser desmontada a qualquer momento, movida para outro local. Deve-se ter em mente que plantas baixas podem ser plantadas em estufa. A maioria dos jardineiros usa uma estufa para cultivar mudas. Simplificando, uma estufa é uma estufa em miniatura.

Estufa de filme

Vamos começar com as dimensões do poço. Largura cerca de um metro e meio, profundidade de até meio metro, fundo de cerca de meio metro. Os logs são empilhados ao longo das paredes norte e sul. Para garantir que os quadros não escorreguem, é feita uma ranhura no lado sul ou as barras são pregadas adicionalmente. A largura da estufa é definida com molduras com um filme com uma área de 1 metro por 1,5 M. E, dependendo de quantas molduras haverá, esse será o comprimento da estufa. Para conectar os quadros, você pode usar a soldagem.

Estufa de filme empena

Primeiro, a caixa é feita. Dimensões:

  • Altura - 20 cm.
  • Largura - 1,6 metros.

As vigas são pregadas nas laterais a cada 3-5 cm.No topo, tudo é conectado por uma barra, também forma um skate. A altura será de cerca de 75 cm Cada jardineiro pode fazer uma estufa em miniatura. É muito rápido e não requer grandes investimentos.

Regras para colocação de estufas e estufas

O local para instalar a estufa ou a estufa deve ser escolhido corretamente. Deve haver muita luz solar e nenhum vento deve vir do norte. A melhor opção seria uma pequena área na parte sul do seu site.

É imperativo prestar atenção às condições do seu solo. Se o solo contém muita argila ou muita umidade, essa terra não pode ser usada para uma estufa ou estufa. A melhor opção seria o solo, que é processado antecipadamente a partir de pragas e doenças.

Estufa de inverno caseira: tipos e aplicações de materiais

Vejamos como fazer uma estufa de inverno com nossas próprias mãos? Quase todo site tem uma estufa ou estufa. Esses modelos podem ser adquiridos prontos. Em nosso artigo, consideraremos como você pode fazer uma estufa de forma independente, quais materiais podem ser necessários e, em geral, os tipos de estruturas.

Tipos de Estufas

Uma das principais vantagens das estufas caseiras é que você é seu próprio designer e pode pensar e escolher o design que precisa.

Mas antes de começar a construir, é necessário considerar cuidadosamente vários detalhes.

  1. Selecione o material.
  2. Pense sobre o sistema de irrigação.
  3. Você precisa de uma fundação?
  4. Sistema de ventilação.
  5. Tamanhos.
  6. Sistema de aquecimento.
  7. Tipo de quadro.
  8. Decoração de interiores.
  9. Espaço de trabalho.

Adição. Os desenhos, dependendo dos recursos, podem ser montados na parede ou estacionários.

Características dos diferentes tipos de estruturas

Antes de construir uma estufa com suas próprias mãos, uma etapa obrigatória é escolher um modelo de construção. Se a estufa ou a estufa forem adjacentes à casa, elas serão econômicas no espaço e em termos de custos de aquecimento.

Principalmente o calor solar é usado como aquecimento.

Existem estufas poligonais. Eles se distinguem por sua singularidade e complexidade na fabricação. Consequentemente, os preços para esses projetos são mais altos. Mas você terá um jardim lindamente decorado.

Dimensões das estruturas

Antes de começar a construir uma estufa, você precisa entender qual será o tamanho. Nesse caso, será necessário levar em consideração a área do local e o tamanho do local proposto para a estufa.

Considere o que você precisa considerar ao escolher um tamanho:

  • Se você planeja cultivar apenas mudas, pode usar o tamanho mínimo.
  • Se a planta for totalmente cultivada em estufa, é necessário um design mais volumoso.
  • Ao escolher um tamanho, é necessário considerar que quanto maior a área, maior o custo do aquecimento.
  • A altura da estrutura depende diretamente da altura do proprietário desta estufa e da decoração de interiores (prateleira).

Tipos de base de apoio para estruturas de efeito estufa:

  • Barras de madeira.
  • Blocos de espuma.
  • Tijolo
  • Betão.

A recomendação. Se você planeja usar a estufa por não mais que 7-8 anos, as barras de madeira podem ser usadas como base. Blocos de concreto ou monólito devem ser construídos na presença de água subterrânea.

Na maioria dos casos, as estufas caseiras são feitas de uma moldura de madeira.

Materiais para estufa

Uma qualidade importante de uma árvore é a sua compatibilidade com o meio ambiente e o isolamento térmico, que é muito importante para as mudas. Uma característica negativa do uso da madeira é sua tendência a apodrecer. Portanto, agora eles preferem usar aço galvanizado como estrutura.

Recomenda-se que os quadros sejam feitos de alumínio, pois não obscurecem as plantas. As armações de metal, em comparação com as de madeira, são muito mais fortes e duram muito mais.

Qualquer iniciante neste negócio será capaz de montar de forma independente uma armação de metal. Lembre-se de que o isolamento térmico pode ser degradado.

Construindo uma estufa de inverno: materiais para construção

Antes de começar a construir uma estufa, você deve selecionar o material. Ao escolher, você precisa se concentrar em qualidades como resistência, transmissão de luz e bom isolamento térmico.

Materiais como madeira, vidro, policarbonato, arcos metálicos, tubos de polietileno têm todas as propriedades acima.

Considere a qualidade dos materiais:

O vidro é ecológico e translúcido. Contras - quebra facilmente e pesa muito. E também pelo preço - essa não é a opção mais econômica. A vidraça exigirá muito tempo.

O policarbonato e o vidro são ecologicamente corretos. Retém bem o calor e é resistente a danos mecânicos. Esta é uma característica muito importante, pois a estrutura não entrará em colapso sob a influência de granizo e pedras. Sua força em comparação com o vidro excede 100 vezes. É de dois tipos: favos de mel e lençóis. Eles diferem entre si na estrutura e no processo de fabricação.

O policarbonato celular tem uma transmissão de luz mais alta, pois seu material e estrutura dispersam a luz através do vidro.

Folha em sua estrutura e características semelhantes ao vidro.

Características distintas do verão dos desenhos de inverno

Os edifícios de inverno são mais complexos por si só, pois durante a construção é necessário pensar nos sistemas de aquecimento e condução de calor. Muitos jardineiros experientes recomendam, ou melhor, acreditam que uma estufa de policarbonato à base de biocombustível é a melhor para o inverno. Ao construir uma estufa de parede, você pode considerar a opção de ingressar no sistema de aquecimento de toda a casa. Também será benéfico do ponto de vista econômico.

Garrafa térmica com efeito de estufa: tecnologia de construção

A principal característica desta estufa é a enorme economia na manutenção da temperatura - serviços públicos. As plantas podem ser cultivadas durante todo o ano, e nos invernos mais severos e gelados. Um excelente nível de penetração da luz, o que nem sempre é o caso em estufas comuns.

As principais características desta estufa:

A principal vantagem é que, a partir de 2 metros de profundidade, o solo mantém a mesma temperatura constantemente: no inverno, no verão, nas geadas e nas chuvas.

Nota Existem pequenas mudanças, dependendo do nível das águas subterrâneas, quanto mais próximas elas estão da superfície, mais flutuações de temperatura são notadas.

Um bom exemplo é um poço. No poço no verão e inverno, uma temperatura constante é superior a zero.

Aproximadamente a uma profundidade de 1 metro, as diferenças de temperatura são notáveis: no inverno +5 e no verão a +10.

A base da estufa pode ser aquecida a essas temperaturas com a ajuda de um piso quente. E para manter a umidade do ar e do solo, é necessário usar a irrigação por gotejamento.

Nota Uma estufa térmica pode ser construída em apenas uma estação, sem o uso de nenhum equipamento especial e sem altos custos.

Cavando um poço. Terraplenagem para a estufa

Desde que a estufa entra no solo, sua parte principal, você precisa cavar um buraco, pelo menos dois metros. Só então o solo não congela, mas libera seu calor.

O comprimento da parte subterrânea pode ser qualquer número e a largura é limitada - apenas 5 metros.

Nota Você pode fazer a largura e mais, mas as propriedades refletivas e de aquecimento naturais serão piores.

O formulário pode ser qualquer, o principal é orientá-lo para o lado oeste-leste. Um lado será completamente isolado com espuma ou lã de vidro e o outro deve ser bem iluminado pelo sol.

A fundação será derramada ao longo da borda ou dos blocos de concreto dispostos, de modo que a borda esteja bem alinhada.

Construção parede

Quando a fundação estiver concluída, você poderá começar a dispor as paredes. Em uma base de concreto, haverá uma estrutura metálica na qual os blocos térmicos serão montados.

Em seguida, você precisa pensar em como será mais conveniente colocar um teto:

  • O melhor material para o telhado é policarbonato.
  • A instalação ocorre em uma estrutura metálica com uma caixa.
  • É necessário fortalecer completamente os pontos de fixação.

Como fazer isolamento térmico e aquecimento:

Um filme especial é afixado ao interior da parede, que retém o calor muito bem.

Dica. Em regiões com climas muito frios, para preservar o calor, você pode usar filme revestido com papel alumínio e uma camada dupla da base, regiões relativamente quentes.

A principal função do isolamento refletivo é manter a temperatura positiva e, como resultado, a umidade e o nível de dióxido de carbono. Ou seja, tudo o que é importante para o crescimento normal de qualquer planta.

Mesmo dentro da estufa, é necessário prever “acumuladores de calor”.
Nota “Acumulador de calor” - pode ser qualquer recipiente com água, por exemplo, garrafas, que aquecem bem e rapidamente e gradualmente esfriam com o tempo, mantendo a temperatura.

A base será aquecida com um piso quente. Ao usá-lo, é muito importante proteger os fios contra danos às ferramentas de jardim e à umidade. Para se proteger dos dois pontos, você pode colocá-lo em concreto, uma maneira mais fácil é cobri-lo com uma rede - mas isso é apenas com ferramentas de jardim.

O aquecimento de piso na estufa geralmente é feito sob os azulejos, e as plantas são plantadas em vasos, banheiras, gramados.

Jardineiros experientes recomendam fazer esses projetos combinados (aquecidos uniformemente no solo e no ar).

Nota Para as plantas, o principal é a conformidade com a temperatura ideal de 25 a 35 graus de calor e o nível de umidade.

Como construir um telhado em uma estufa com suas próprias mãos

Quando as paredes estiverem completamente prontas, você precisará preparar o telhado para a estufa. A melhor opção para um design de 12 metros é o policarbonato.

É necessário prever a construção do telhado:

  • A conservação do calor dentro da estufa é alcançada através do uso de um revestimento duplo de policarbonato (celular).
  • Para conectar 2 folhas de policarbonato, com 4 mm de espessura cada, é necessária uma junta de perfil para tubos.
  • A neve em si não derreterá em uma camada dupla, portanto, você precisa usar um circuito térmico, ela liga e desliga usando um temporizador.
  • O uso de um revestimento duplo reduz a perda de calor durante o aquecimento, mas a permeabilidade à luz diminui em aproximadamente 10%.
  • Preparamos as vigas com antecedência - impregnamos com meios de proteção.
  • A conexão ocorre em 1/2 da árvore e o jumper é conectado para que o comprimento no ponto inferior seja de até 5 cm.
  • As vigas preparadas com antecedência serão um suporte, os jumpers serão removidos e uma viga de crista será colocada sob eles.
  • As vigas extremas são pregadas na viga da cumeeira usando as unhas usuais de 20 centímetros.

Assim que o telhado é montado, ele pode ser pintado; depois que a tinta secar completamente, o policarbonato é anexado. Para a fixação, você precisa levar parafusos de madeira. Portanto, um canto de ferro para o teto é fixado ao longo da viga e também é usada uma junta especial feita de material isolante de calor.

As juntas das peças de policarbonato e do teto devem ser bem coladas com fita adesiva. Depois de todo o trabalho preparatório, você pode montar o teto de policarbonato no lugar e fixá-lo nas paredes. Então você pode prosseguir para a organização do espaço interno.

Nosso principal objetivo é construir uma estufa para o período de inverno e fazer aquecimento com pouco dinheiro e custos de mão-de-obra. Neste artigo, consideraremos as maneiras mais econômicas de manter o calor e o aquecimento e a escolha dos materiais que melhor minimizam as perdas.

O design deve ser completo, projetado para uso a longo prazo, o mais baixo possível, econômico, em termos de aquecimento.

Como obter economias

Dividimos a questão em duas partes. Precisamos de:

  • Construa uma estrutura que absorva o calor o máximo possível em dias ensolarados e forneça o mínimo devido à radiação e ao conceito.
  • Escolha a maneira mais barata de aquecimento no inverno (e não apenas) - considerando como isso será feito e quanto custará a operação.

Estufas faça você mesmo - tipos e formas

A criação de qualquer estrutura, seja uma casa grande ou uma pequena estufa, começa com o planejamento. O primeiro passo nesta questão é a escolha do design do futuro edifício. Existem muitos tipos de estufas que diferem em sua forma, complexidade e custo de criação. Como eles são?

Tabela Tipos de estufas que você pode fazer sozinho

Título, fotoDescrição do produto
Uma estufa cuja estrutura em seção transversal tem a forma de um semicírculo ou arco.

A forma é semelhante a um arco, mas mais alongada e "pontiaguda".

Com telhado de duas águas

A versão clássica com um telhado de duas águas.

Com paredes inclinadas

Difere da estufa clássica, pois as paredes têm um certo ângulo de inclinação.

Com um telhado inclinado

Uma subespécie do clássico - as paredes são verticais e o telhado tem apenas uma inclinação.

Cabana com efeito de estufa ou em forma de A

Não possui paredes laterais, o teto começa quase do nível do solo.

A diferença é que as inclinações do telhado têm alturas e inclinações diferentes.

A maior parte da estufa está localizada no subsolo - apenas o telhado está acima do solo.

Estufa de paredes de capital

Para economizar calor, as paredes do norte e laterais são feitas de capital e com isolamento.

A construção tem a forma de uma cúpula arredondada, montada a partir de elementos de revestimento triangulares.

Estufa piramidal

Estufa na forma de uma pirâmide tetraédrica.

Agora vá para uma descrição mais detalhada.

Estufa em arco na seção tem um semicircular ou perto da forma. É montado a partir de um conjunto de arcos conectados por elementos de estrutura horizontal. Uma das formas mais comuns de estufa na CEI. Para produzir uma estrutura de volume suficiente, não é necessário tanto material, o que reduz o custo da estrutura. Seu baixo custo não afeta de maneira alguma sua durabilidade - uma estufa em arco bem construída se destaca por sua alta resistência a cargas de neve e vento. E, graças à forma arqueada, os raios solares, independentemente da hora do dia, caem perpendicularmente ao revestimento da estrutura, como resultado da perda de energia por menos reflexão e refração, as plantas no interior recebem mais luz. A desvantagem desse design é que não é tão fácil fabricar elementos de estrutura dobrados de metal ou madeira em casa.

Importante! Há outra desvantagem de estufas em forma de arco, mas muito subjetivas - nem todo mundo gosta da aparência de tais edifícios. Portanto, se você deseja obter uma planta para o cultivo de plantas que também encante seus olhos, preste atenção a outros tipos de estruturas.

Estufa em arco é o desenvolvimento de edifícios do tipo anterior. Tem uma forma arredondada, mas mais alongada, semelhante ao final de uma flecha. Comparado às estufas arqueadas, esse edifício tem uma resistência ainda maior à carga de neve - a neve não permanece em um telhado muito íngreme. Mas encontrar desenhos prontos e tornar a lanceta da moldura ainda mais difícil do que arqueada.

A propósito! Nas fontes e materiais em língua inglesa dedicados à jardinagem, essas estufas são conhecidas como arco gótico (ou na tradução "arco gótico").

Estufa de duas águas, também conhecido como clássico ou "casa". Anteriormente, algumas décadas atrás, era o design mais comum. Difere em indicadores aceitáveis ​​de iluminação e grandes volumes. Além disso, é muito mais fácil construir - a estrutura de uma estufa clássica consiste em elementos retos de metal ou madeira. Mas o outro lado desse design é um grande consumo de material, o que afeta o custo de construção. Além disso, a "casa" requer a presença de suportes e patíbulos que protegem o telhado de romper massas de neve.

Estufa com paredes inclinadas, também chamado de "holandês". Difere do design anterior, pois suas paredes laterais não estão localizadas verticalmente, mas em um determinado ângulo.Devido a isso, mais luz solar penetra nas plantas. Requer uma estrutura forte e um bom sistema de ventilação.

Estufa exteriormente semelhante à "metade" da casa, onde apenas uma inclinação permanecia do telhado. Essa opção costuma ser construída como uma pequena extensão para a casa, o celeiro ou a cerca. Usado para mudas de crescimento precoce para plantio em campo aberto.

Estufa de policarbonato DIY

Você está planejando mudar para o cultivo de plantas em ambientes fechados, mas não possui experiência suficiente nesse assunto? Você vai cultivar mudas? Faça a si mesmo essas perguntas e, se pelo menos uma delas responder “sim”, você deve pensar em como construir uma estufa inclinada de policarbonato com suas próprias mãos.

Cabana com efeito de estufa ou em forma de A. Colocado no lugar certo, ele recebe o máximo de energia solar; portanto, é necessária a presença de folhas nas janelas; caso contrário, as plantas simplesmente superaquecerão com o calor. A construção é relativamente simples, mas o volume interno útil é baixo. Muitas vezes, parte do edifício está localizada abaixo do nível do solo.

Mitlider da estufa criado pelo mesmo especialista em jardinagem e doutor em ciências agrícolas. Difere de um edifício clássico ou arqueado, pois as encostas ou a metade do telhado têm alturas diferentes. Uma parede vertical se forma entre eles, onde são montadas várias folhas de janela. Como resultado, a estufa atinge a ventilação e circulação de ar mais efetivas, o que afeta positivamente o rendimento das plantas.

Mitlider da estufa

A estufa Mitlider difere da estufa comum, pois o nível das encostas difere - uma delas, voltada para o lado norte, é mais alta e o sul, pelo contrário, mais baixo. No meio, na junção das encostas, há uma parede vertical com travessas ao longo de todo o comprimento da estufa.

Estufa enterrada É criado com a expectativa de acumulação máxima de energia solar e a preservação da temperatura ideal para o crescimento das culturas, mesmo durante os mais severos resfriados de inverno. Para fazer isso, o edifício no telhado é submerso no chão, que atua como uma espécie de isolante térmico. O principal problema dessa estufa é o enorme custo de mão-de-obra durante a construção, devido à necessidade de cavar um poço de fundação de tamanho impressionante. Além disso, a estrutura precisa de boa proteção contra as águas subterrâneas.

Estufa de paredes de capital é outro exemplo da idéia de economizar calor em um edifício. Para isso, o lado norte do edifício é constituído por capital de tijolo, madeira ou outro material e isolado do lado de fora. Dentro da estufa, além das plantas, eles colocam sacos de cascalho e outros objetos que acumulam calor durante o dia e o distribuem à noite e à noite. Como resultado, o jardineiro recebe um edifício no qual você pode cultivar vegetais mesmo no inverno e com custos mínimos de aquecimento. Além disso, em uma das seções do artigo, uma estufa com paredes principais e uma bateria solar receberão atenção especial.

Tipos exóticos e bastante raros de estufas, feitos à mão, são edifícios na forma de uma cúpula e uma pirâmide. O custo de sua construção é várias vezes maior do que as construções de formas clássicas, mas, ao mesmo tempo, apresentam uma aparência incomum e excelentes qualidades em termos de acumulação de calor solar e de microclima no interior.

Além do formulário, as estufas diferem no período de operação e são divididas em dois tipos.

  1. Sazonal - estruturas mais simples sem sistemas de aquecimento. Utilizados durante o período da primavera ao outono, permitem "expandir" a estrutura da temporada de verão.
  2. Durante todo o anoou construídas e equipadas no inverno, levando em consideração o trabalho na estação fria, elas são capazes de fornecer ótimas condições para o crescimento e o amadurecimento de culturas agrícolas, mesmo em condições abaixo de zero abaixo de zero.

Agora vamos passar das estruturas e formas das estruturas para os materiais a partir dos quais eles são criados. Primeiro, considere o quadro - a base de qualquer estufa.

Recomendamos que você se familiarize com mais um material para fazer uma estufa com suas próprias mãos.

A aparência da estufa

Geralmente projete uma estufa para o tipo botânico de planta. Fatores como o fluxo luminoso do material de revestimento e a manutenção da temperatura interna necessária são levados em consideração.

Na forma da estufa, existem:

  • com uma rampa. Pode ser um jardim de inverno ou uma estufa. Há uma passagem por todo o comprimento, geralmente adjacente à parede sul da casa,
  • com duas rampas. Essa é a forma mais comum em toda a Rússia. Envolve uma variedade de opções para arranjo interno,
  • sob a forma de uma gota. Design suficientemente estável, mas difícil de instalar,
  • abobadado. Tem uma aparência muito espetacular com um consumo modesto de materiais,
  • forma poligonal. Ficam muito bem na horta da casa, toleram facilmente ventos fortes.

Classificação de Estufas

Objetos que mantêm o clima artificial dentro de si podem ser classificados como estufas desmontáveis ​​e estacionárias. Estufas dobráveis ​​rapidamente ocupavam seu nicho no mercado de jardineiros.

A estrutura ultraleve possui peças unificadas que podem ser montadas e desmontadas, uma pessoa pode sem treinamento especial. O preço desse kit não terá uma pressão séria sobre o orçamento da família.

O revestimento desse design geralmente é um filme plástico especial. Quando manuseado com cuidado, pode ser usado por vários anos.

Um tipo de clássico para os residentes de verão é o design estacionário da estufa. Nesse caso, a estrutura de suporte de aço repousa sobre a estrutura da fundação. As janelas do forno para ventilação são dispostas em intervalos iguais das seções de vidros da parede.

Este projeto estabeleceu-se como um fígado longo no jardim. A simplicidade na fabricação e os custos operacionais mínimos são a vantagem indiscutível desse design.

Ainda as estufas são divididas por tipo de características, dependendo do autor do projeto. O projeto da estufa, de autoria de Kurdyumov, prevê a irrigação por gotejamento das plantas. As estufas também têm a capacidade de manter a temperatura e a umidade desejadas.

O design da estufa, de autoria de Mitlider, é uma construção sólida feita de madeira natural. Como regra, essas estufas são instaladas na direção do movimento do sol. Isso proporciona melhor iluminação das plantas.

Trabalho preparatório

Para fazer a estufa mais simples manualmente, é necessário executar as medidas preparatórias necessárias.

Ao escolher um local para uma estufa, você deve se orientar pelo fato de que não há interferência na luz solar direta. O local deve ser o mais plano possível, é desejável ter proteção contra os efeitos dos ventos fortes.

Note-se que será necessária água para irrigação e eletricidade para iluminação. Portanto, a estufa deve estar localizada na área na proximidade permitida dessas fontes.

Escolha o material para a estrutura da estufa

Considerando a escolha do material da estrutura de suporte da estufa, deve-se notar que cada um deles é bom à sua maneira. Os seguintes materiais são considerados os mais populares atualmente:

Madeira. As estruturas de madeira são simples de fabricar; não são necessárias habilidades profissionais do artista. O tratamento anti-séptico da estrutura é absolutamente necessário.

Alumínio A baixa gravidade específica do metal e a resistência suficiente conferem ao quadro uma aparência estética, estabilidade e durabilidade. O alto preço do perfil é o principal obstáculo ao uso generalizado.

De plástico Graças à sua baixa gravidade específica e resistência suficiente, o perfil metal-plástico ganhou popularidade entre os residentes de verão.O preço relativamente baixo e as características de alto desempenho tornaram-se a marca registrada deste material.

Aço. Perfis de aço galvanizado são bastante populares na construção de estufas. A instalação da estrutura a partir de um tubo galvanizado de perfil não requer treinamento e equipamentos especiais. Sob essa estrutura, é necessário organizar uma fundação de tira.

Instalação da estrutura de suporte da estufa e do revestimento

Um design de estrutura confiável garantirá a proteção das plantas dos raios quentes do sol e das fortes chuvas.

Depois que o concreto na fundação ganha a resistência necessária, é possível preparar os elementos da estrutura para montagem. Os elementos da correia e dos suportes inferiores são interconectados por parafusos.

Os elementos da cintura superior e das encostas do telhado são conectados em série a uma estrutura espacial com conexões rígidas. A porta da frente está localizada no lado sul do sotavento.

A ventilação eficaz da banheira de hidromassagem deve ser garantida colocando aberturas de abertura na estrutura do telhado.

Ao fabricar estufas de policarbonato, as chapas são presas à estrutura com parafusos anodizados em aço. Um selo de borracha é colocado entre a folha de policarbonato e o elemento da carcaça.

O revestimento de vidro é o material mais tradicional. No entanto, altos custos operacionais o forçaram ao mercado de materiais de efeito estufa.

O revestimento de filme é caracterizado por baixo preço e facilidade de operação. Note-se a baixa durabilidade deste material.

Variedades de tipos e formas de estufas

Hoje você pode encontrar diferentes formas de estufas. Mais populares:

Entre si, diferem na forma do telhado. Também existem outras diferenças, elas são indicadas na tabela:

Comparação de estufas
O nome desta estufa fala por si. A forma do telhado é semicircular. Este é um tipo de túnel com paredes. Para esta forma, o policarbonato é um abrigo ideal. Dobra-se facilmente, formando um arco suave.Sua fabricação é realizada a partir de blocos separados. Em média, a altura do edifício atinge 2500 mm, às vezes mais alta. Comprimento e largura são determinados individualmente. A forma do telhado é predominantemente empena.

Algumas estufas não são construídas para cultivar certas culturas diretamente no solo. Nesse caso, será necessária a construção de prateleiras e prateleiras especiais.

Existem opções para estufas com painéis isolantes removíveis. Por exemplo, eles podem ser removidos durante a estação quente. Quando está esfriando, os escudos removíveis são instalados em seu lugar e protegem as plantas do frio e da chuva.

Em qualquer caso, independentemente da forma de construção escolhida, deve-se considerar o seguinte:

  • A estufa deve ser durável e funcional.
  • Todas as plantas devem ser livremente acessíveis.

As estufas poligonais em forma de cúpula atraem com sua originalidade e forma. O processo de fabricação é trabalhoso. Além disso, é extremamente difícil embainhar com policarbonato.

Nuances importantes da escolha de um local de instalação

Existem várias nuances importantes que devem ser consideradas ao escolher um local para instalação:

  • composição do solo
  • desenho de paisagem
  • lado do mundo.

Quanto ao desenho da paisagem, é importante considerar a natureza do terreno ou a dinâmica do estado do solo. Por exemplo, se uma estufa for instalada em uma ladeira, ela não inundará se a neve ou a neve derreter. Também preste atenção ao nível de congelamento do solo e ao nível das águas subterrâneas. Os valores não devem ser superiores a 1,2 m, caso contrário, o aumento da água absorverá as raízes, que eventualmente apodrecem.

Preste atenção! Se a água subterrânea na sua área for superior a 1,2 metros, você precisará criar um sistema de drenagem para remover a umidade.

Quanto à escolha de pontos cardeais e solo adequado, vale a pena falar sobre isso com mais detalhes. Com atenção insuficiente a esse problema, o rendimento na estufa pode ser baixo. Isso será discutido mais adiante.

Determinação do solo para o cultivo de plantas de estufa

O solo deve estar relativamente seco e uniforme. Se você cavar um buraco raso onde planeja colocar uma estufa e encontrar argila, esse local não é adequado para uma estufa. A argila retém a umidade; portanto, após cada rega, a água permanece na superfície por um longo tempo.

O solo ideal é solo arenoso. Se não houver areia em seu local, é importante realizar uma série de trabalhos adicionais: cavar um poço, despejar cascalho e encher uma almofada de areia. Uma camada de solo fértil deve ser derramada por cima.

A escolha dos pontos cardeais

Para começar, vale a pena notar que a localização correta da estufa em relação aos pontos cardeais contribui para uma economia séria de seu dinheiro. Se a estufa receber luz solar suficiente, não haverá necessidade de iluminação. Além disso, a luz solar fornecerá às plantas o calor necessário. Concorde que a organização do aquecimento e iluminação da estufa exigirá muito dinheiro, mas ainda são necessárias finanças para manter os sistemas e mantê-los em condições de funcionamento.

Portanto, existem 2 boas maneiras de instalar uma estufa em relação aos pontos principais:

  • de leste a oeste
  • de norte a sul.

A primeira opção é a mais eficaz. Devido a esse arranjo, as plantas receberão luz solar ao longo do dia.

Preste atenção! Se sua estufa é quadrada, esses requisitos não se aplicam a ela. A determinação dos pontos cardeais é necessária para estufas com dimensões de 3 × 6, 3 × 8 m ou mais. Você pode definir a estufa quadrada, pois será mais conveniente para você.

Determinando a localização em relação a prédios e árvores

Um papel importante é desempenhado pela localização da estufa em relação às dependências e árvores existentes. Portanto, a sombra da casa ou das árvores não deve cair na estufa. Se você colocar uma estufa perto de uma árvore, a folhagem se acumulará no telhado da estufa, o que impede a penetração da luz solar na estufa. Você terá que garantir constantemente que o teto esteja limpo.

Tendo considerado as principais nuances da localização da estufa, sugerimos retornar ao nosso tópico principal. Vamos falar sobre as vantagens do uso de policarbonato, bem como sobre os recursos de sua escolha.

Qual policarbonato escolher para uma estufa

O mercado oferece policarbonato em vários modelos. Nosso objetivo é escolher o material mais adequado para a estufa. Esta é uma etapa importante, porque o policarbonato desempenha um papel importante na obtenção de uma boa colheita. Portanto, procedendo à seleção, vale lembrar o seguinte:

  • Muitas vezes você pode encontrar policarbonato de baixa qualidade. A pior parte é que é vendido sob o disfarce de materiais de marca.
  • Há policarbonato leve à venda - possui paredes finas. Seu uso é econômico em climas quentes. Com mudanças repentinas de temperatura, esse policarbonato se tornará quebradiço. Além disso, não fornecerá força suficiente para o efeito estufa.
  • Frequentemente, os parâmetros indicados na embalagem não correspondem à realidade. Por exemplo, se uma espessura de folha de 4 mm for declarada, pode ser que seja apenas 3,5 mm. E não é recomendável comprar esse policarbonato.
  • Se você deseja comprar policarbonato resistente ao desgaste, o peso desempenha um papel importante em sua seleção. Uma folha normal e de alta qualidade de tamanhos padrão terá um peso de cerca de 10 kg. A versão leve é ​​8,5 kg, ou até menos. Estes últimos não diferem em alta resistência - são frágeis.
  • No policarbonato de alta qualidade, há sempre uma marca no método e no método de sua instalação. A presença de uma película protetora especial contra raios ultravioleta também indica qualidade.
  • O policarbonato de alta qualidade é flexível e fácil de usar. Não deve ser muito frágil.

Se você estiver planejando uma grande compra de material, poderá solicitar documentação e um certificado de qualidade.Geralmente indica o peso, tamanho, fabricante e outros dados necessários.

O novo policarbonato deve ser embalado em polietileno. No lado protegido dos raios ultravioletas e na borda dos elementos deve ser marcado adequadamente. Na sua ausência, é melhor não comprar plástico.

Para a estufa, o policarbonato celular é mais frequentemente usado. E isso é lógico, porque é relativamente transparente, transmite até 88% da luz e, durante a operação, esses indicadores não diminuem. Se falamos em resistência ao impacto, é 100 ou mais vezes maior que a do vidro. Também destacamos outros recursos desse tipo de policarbonato:

  1. A condutividade térmica de um material com 4 mm de espessura é 2 vezes maior que a do vidro. O que economiza energia em até 30%. O alto isolamento térmico é alcançado devido à presença de uma folga de ar.
  2. O material é auto-extinguível, sendo considerado à prova de fogo.
  3. Fácil de instalar. A estufa pode ter qualquer forma.
  4. O material é resistente a vários fenômenos atmosféricos. É recomendado o uso em temperaturas que variam de –40 ° С a + 120 ° С. Durante a operação, ele não perde suas qualidades.

Agora vamos prestar atenção à espessura apropriada do material para a estufa. A espessura ideal é de 8 mm. Quanto mais espesso o policarbonato, maior o passo é permitido na caixa. O material fino tem um preço mais baixo, mas a caixa deve ser feita em pequenas etapas, além de sua resistência ao impacto ser menor.

Portanto, escolhendo policarbonato, comece pelas seguintes recomendações:

  • para estufas - até 4 mm,
  • para uma pequena estufa - 6 mm,
  • para a área média da estufa - 8 mm,
  • se a estufa tiver uma parte vertical grande, a espessura recomendada é de 10 mm,
  • no caso de grandes vãos, recomenda-se material com 16 mm de espessura.

Um fator importante é a escolha da densidade do material. Para uma estufa, deve ser de 800 g / m 2. Você pode até determinar a densidade visualmente. Se, na posição deitada, as folhas não parecerem distorcidas, não apresentarem dobras ou outras deformações, o policarbonato terá densidade suficiente. Mas é melhor solicitar documentação com especificações técnicas.

Qual é o melhor - acabado ou caseiro

Se você não gosta de fazer algo sozinho ou não tem tempo para isso, a opção ideal seria comprar uma estufa pronta. Você obterá um conjunto completo, que inclui o quadro, prendedores, tampa e similares. No entanto, essas estufas têm várias desvantagens que não podem ser ignoradas. As estufas fabricadas na fábrica geralmente não atendem aos GOSTs declarados. Como regra, esses quadros são menos estáveis. Portanto, antes de instalá-los, você deve fazer uma boa base e fortalecer ainda mais o design.

A estrutura de metal é frequentemente sujeita a corrosão e, rapidamente, é necessário repará-lo. É outra coisa quando tudo é feito de forma independente. Fazendo tudo do zero, você nunca economizará em consumíveis.

Abaixo, propomos assistir ao material em vídeo, que fornece uma opção para a estufa pronta.

Opções de estrutura de policarbonato com efeito de estufa

O quadro pode ser feito de vários materiais de construção. Cada um deles é de alta qualidade, o que afeta a duração da operação. Por exemplo, uma estufa pode ser feita com base em:

  • tubo de perfil
  • arvore
  • perfil galvanizado,
  • tubo de polipropileno, etc.

É impossível dizer inequivocamente qual é o melhor, porque todos têm vantagens inegáveis:

Opções de estrutura de policarbonato com efeito de estufa
O material é durável. Não corroer quando exposto à umidade. As vantagens incluem facilidade de instalação. As estruturas são leves, portanto não há necessidade de fazer uma base pesada. No entanto, também existem desvantagens. Se houver muita neve na sua área, o perfil galvanizado poderá dobrar, incapaz de suportar a carga.
Este material é orçamento, diferentemente dos análogos. Esse quadro durará mais de um ano. O polipropileno não está sujeito a corrosão. No entanto, devido ao peso leve da estrutura, a estrutura deve ser fixada ao chão. E muito confiável. Caso contrário, sob a influência do vento, a estufa poderá rolar.
Também material bastante acessível. Usando este material, você pode criar de forma totalmente independente a estrutura da estufa em policarbonato. Mas existem algumas desvantagens. A própria madeira absorve a umidade. Por esse motivo, é suscetível à corrosão e apodrece. Por conseguinte, é necessária uma base confiável, processamento de alta qualidade da armação com madeira anti-séptica e de alta qualidade.
Este material é leve. No entanto, pelo preço, é o mais caro. Dado que um perfil de alumínio espesso é necessário para a estrutura da estufa, tudo custará muito no final. Embora a qualidade desse quadro seja totalmente justificada.
Este material é inegavelmente o melhor em resistência. No entanto, para montar uma estufa assim, é necessária uma máquina de solda. Uma conexão parafusada não é a melhor opção, embora possível. Para evitar a formação de corrosão, é necessário tratar o tubo de perfil com uma composição especial. O processo de instalação é bastante trabalhoso e requer muito trabalho.

O que você deve prestar atenção ao determinar o design do quadro:

  • Planeje um arranjo competente de folhas de janela. Para ventilação normal, 2 pequenas janelas são suficientes.
  • Se a estufa for grande, as janelas de ventilação devem estar localizadas a cada 2 metros.
  • Muitas vezes, você precisa pensar em organizar a iluminação, principalmente se cultivar vegetais para mudas.
  • Calcule corretamente o número de seções e arcos no quadro futuro. Lembre-se de que a força do quadro depende da seção transversal do perfil. O passo entre cada seção não deve exceder 700 mm. Embora hoje você possa encontrar estufas prontas com um passo entre arcos de até 2000 mm. Esta não é a opção mais durável.
  • Escolha corretamente a espessura do policarbonato. As sutilezas deste processo que discutimos acima.

Portanto, essas são as principais nuances que devem ser levadas em consideração ao formar a estrutura do quadro.

Opções de fabricação de fundação

Como qualquer outro edifício, a estufa também deve estar localizada na fundação. Apenas pode diferir no material usado. Vale ressaltar que a base sob a estufa deve desempenhar várias funções importantes, entre as quais:

  • fornecendo uma estrutura confiável para o quadro,
  • impedir o contato direto da parede da estrutura com o solo, o que provoca perda de calor de até 10%,
  • a exclusão de umidade dentro da estufa,
  • prevenção de penetração na estufa de toupeiras, musaranhos e outros "convidados não convidados".

Oferecemos a você familiarizar-se com vários tipos de fundações usadas com sucesso na construção de uma estufa de policarbonato:

Oferecemos instruções passo a passo para cada tipo de fundação. Obviamente, você pode conhecer outros métodos, mas descreveremos os mais acessíveis e comuns.

Tape

Este tipo de base tem um alto grau de força. Nele, você pode montar a estrutura da estufa a partir de qualquer material de construção. Além disso, oferece excelente proteção contra a penetração de frio e umidade excessiva. A fabricação dessa fundação é realizada em várias etapas sucessivas, refletidas na tabela:

Etapas do trabalho Manual de instruções
Estágio número 1Para começar, a base da tira está marcada. Para fazer isso, pinos são instalados ao redor do perímetro. Para obter o tamanho certo, meça as diagonais e os ângulos. O diagrama mostra como executar estes processos:

Para uma estufa de policarbonato, uma fundação com largura de 250 mm a 400 mm será suficiente.

Estágio número 2Agora, após a marcação, é necessário realizar a terraplenagem. Uma vala ao longo de todo o perímetro da fundação é escavada a uma profundidade de 600 mm.
Estágio número 3O fundo da vala é nivelado e é preenchida uma almofada de areia com uma espessura de cerca de 100-150 mm. Uma camada de areia e cascalho é necessariamente abalada. Essa camada é necessária para criar uma boa base para o concreto e impedir que ele se misture com o solo.
Estágio número 4Agora você precisa definir a cofragem. Na foto você pode ver uma pequena área da cofragem, a saber, a maneira de montá-la: A cofragem deve ser firmemente fixada. No exterior, devem ser instalados suportes na forma de estacas ou suportes. É necessário reunir a cofragem com uma mesa de uma viga de madeira. Acima do nível do solo, a fundação da tira deve subir 300 mm.
Estágio número 5Na parte inferior da vala, o reforço é necessariamente colocado na forma de uma estrutura ligada a arame. Isso dará força à base.
Estágio número 6Agora a solução de concreto está amassada. É melhor preencher a base de uma só vez. Depois de colocar uma camada de concreto líquido, certifique-se de compactá-la e vibrar. Isso eliminará a formação de vazios no corpo de concreto.

É isso aí, a fundação da tira está pronta. Dependendo do tipo de armação, você pode inserir imediatamente hastes metálicas embutidas no concreto que ficará preso. Mas isso depende do tipo de quadro escolhido. Depois de derramar concreto, recomenda-se cobri-lo com polietileno. Isso é especialmente necessário se o tempo estiver ensolarado e quente. O concreto secará gradualmente.

De madeira

Se falamos sobre a base mais simples e barata, essa é uma árvore. Essa fundação permitirá que você mova a estufa para outro local, se necessário. No entanto, lembre-se da importante desvantagem de tal base - a árvore está corroída. No coração da fundação de madeira é um bar. O trabalho de fabricação é o seguinte:

A tecnologia de fabricação de uma fundação de madeira sob a estufa
Primeiro de tudo, é necessário fazer a marcação. Esta etapa do trabalho é realizada independentemente do tipo de fundação. Nesse caso, são usadas barras de madeira de 100 × 100 mm. Dependendo do peso da estrutura, a espessura da madeira pode ser maior ou menor.
As barras são medidas estritamente de acordo com um determinado tamanho. Usando um marcador, eles são marcados e preparados para o corte.
É conveniente usar uma serra elétrica para cortar uma viga. É importante observar um ângulo de 90 °.
Quando você estiver colocando as barras, use o nível. Graças a isso, a estrutura da estufa será suave.
Existe um método para unir barras de ranhura a ranhura. Nesse caso, um canto de metal será usado. As bordas da madeira são montadas em suportes. Anteriormente, a fundação é colocada no chão de tijolos, blocos ou feitos de concreto.
Mais uma vez, pré-meça tudo por nível. Nesta fase, os suportes sob a viga já estão assentados e claramente instalados.
O próximo passo é medir as diagonais.
Seus tamanhos devem corresponder. Se essa condição não for atendida, poderão ocorrer problemas.
Se as dimensões são todas iguais, o solo é aspergido sob a viga. Também vale a pena fazer medições de controle usando o nível.
Na última etapa, o canto de metal é fixado usando parafusos auto-roscantes e uma chave de fenda.
Ao mesmo tempo, controle as diagonais para que suas medidas anteriores não sejam violadas.
O resultado final é uma base para a futura estufa.

É importante destacar algumas das nuances. No método de assentamento da fundação de madeira descrita acima, a viga tem contato direto com o solo. Por esse motivo, a viga deve ser tratada com mástique anticorrosivo especial. Mas isso é de curta duração, portanto, após algum tempo, será necessário reparar a base. Para eliminar esse problema, alguns erguem uma base de madeira sobre uma fundação de coluna de metal. Como fazer isso, veja os vídeos preparados.

Colunar

Este tipo de base para uma estufa é combinado com uma fita. Daremos instruções para a fabricação de uma fundação colunar em tubos de metal. Barras de madeira serão colocadas em cima. Todas as instruções são apresentadas na tabela:

Sequência de trabalho Fabricação de base de fita
Após a conclusão da marcação, determinamos os locais para a colocação dos pilares. Os postos de apoio devem estar localizados nos cantos da estufa. No lado mais longo, o passo entre os postes pode ser de até 3 m. Tudo dependerá do peso do projeto futuro da estufa. Os poços Ø300 mm são feitos.
O ruberoide é colocado no poço acabado, o que protegerá o concreto do contato direto com o solo. Ruberoid apenas deve formar o diâmetro desejado do furo em 300 mm. Um tubo é inserido no meio do poço, cujas paredes devem ter pelo menos 3 mm de espessura. Quanto ao diâmetro do tubo, ele pode ser diferente e 50, 75 e 100 mm, etc. O tubo é instalado estritamente na vertical.
O trabalho concreto está agora em andamento. O interior do material de cobertura é completamente derramado com concreto. Para que a mistura de concreto não empurre o material da cobertura, é simultaneamente necessário derramar e bater no chão. O nível do concreto derramado deve estar no mesmo nível do solo ou sobressair ligeiramente.
De acordo com esse esquema, cada suporte é instalado sob a fundação da estufa.
Quando o concreto estiver completamente endurecido, é necessário fazer os preparativos para que os suportes da coluna sejam cortados no mesmo nível. Para isso, esse dispositivo na forma de um grampo é útil. Ao marcar o nível de corte, você pode usar o modelo para fazer um corte uniforme.
O próximo passo precisará de um nível de laser. Em um ponto, é necessário instalá-lo e "disparar" com um raio laser em todos os tubos instalados. Em marcas de tubos de um corte põem-se.
Depois disso, usando uma pinça especial, um corte é feito de acordo com as marcas com um moedor e um círculo para metal. Graças a esta tecnologia, você pode garantir uma superfície plana na parte superior do suporte do pilar.
Na próxima etapa, a mistura de concreto é preparada. É feito um tipo de regador, que direcionará toda a mistura de concreto para o meio do tubo. O concreto deve preencher todo o interior do tubo. Como você sabe, em contato com o concreto, o metal não enferruja. À medida que o tubo se enche, pegue reforço metálico ou outro pino e perfure o concreto para eliminar completamente a presença de ar em seu interior.
Quando o concreto ganhar resistência de 50 a 60%, você poderá prosseguir para a próxima etapa. Uma chapa de metal com uma espessura de 8 mm é retirada. Para pilares de canto, essas placas de canto são cortadas. Neles são feitos furos, através dos quais serão fixadas vigas de madeira.
As vigas intermediárias terão placas de metal que permitirão conectar duas vigas juntas ou fixar a viga ao longo de todo o comprimento.
Como impermeabilização para cada suporte colunar, tal "material" de material de cobertura é cortado. Já no topo, você pode empilhar as barras e prendê-las para a formação subsequente da estrutura da estufa.

Hoje existem outras tecnologias para a fundação de uma estufa de policarbonato. Você deve escolher a opção mais adequada. Nesse caso, sempre leve em consideração o fato de que o policarbonato em si não tem muito peso. Portanto, a força da fundação é determinada com base no peso da estrutura. É claro que, se for uma estrutura de metal, será necessária uma base mais forte. A seguir, oferecemos várias opções para fabricar uma estrutura para uma estufa.

Moldura para estufa

Quanto à estrutura da estufa, ela pode ser feita de vários materiais. Por exemplo, o mais simples é uma viga de madeira. Também são usadas tecnologias mais caras, incluindo um perfil de alumínio, tubos de metal e um perfil de metal. Oferecemos a você se familiarizar com a tecnologia de fabricação de uma estrutura usando vários materiais de construção.

Estrutura de tubo de perfil robusta

Antes de tudo, vale a pena considerar as características deste material. É tão bom para fazer uma estufa.Um tubo de perfil de metal é um tubo com uma seção retangular. Este material encontrou ampla aplicação devido a essas características técnicas:

  • as bordas da carga são distribuídas uniformemente, isso garante maior resistência do quadro,
  • medidor de corrida tem um preço acessível,
  • a presença de lados planos simplifica a fixação do policarbonato,
  • a estufa do perfil, como resultado, é bastante forte e durável.

Na maioria das vezes, é usado um tubo de perfil com uma seção de 40 × 20 ou 20 × 20 mm.

Desenho de uma estufa de um tubo de perfil. O que é importante considerar

Ao fazer um desenho de estrutura a partir de um tubo de perfil, é importante levar em consideração que o comprimento do tubo de perfil laminado tem um limite de 3, 6, 4, 12 m, etc. Conhecendo os parâmetros da futura estufa, bem como o comprimento do perfil, você pode economizar muito dinheiro. Como Por exemplo, você pode criar um desenho para minimizar o desperdício. Além disso, as dimensões da estufa podem ser ajustadas às dimensões existentes do tubo de perfil.

Preste atenção! Se for comprado um perfil para racks, é melhor dar preferência a tubos com seção transversal de 20 × 40 mm; se estamos falando de seções transversais, os tubos de 20 × 20 mm serão uma opção adequada.

Ao fazer um desenho, certifique-se de preparar os seguintes elementos:

  • telhado
  • chicote superior / inferior,
  • prateleiras verticais
  • aberturas para janelas e portas,
  • itens adicionais.

A etapa de instalação de cada rack pode atingir 1 m.

Quanto à fabricação do telhado, é necessário preparar uma espécie de fazenda. Eles podem ter duas inclinações ou ter a forma de um arco. Tudo depende da sua preferência. Mas não é só isso. Para criar um telhado em forma de arco, é necessário dobrar o tubo de perfil em um dobrador de tubo especial. Quanto ao telhado de duas águas, somente a soldagem é necessária.

Preste atenção! Entre outras coisas, certifique-se de considerar as dimensões do policarbonato. Por exemplo, descubra a largura da folha e determine onde exatamente a junta estará.

Se você tem um telhado em arco, leve em consideração o fato de que para a construção de uma estufa com cerca de 2 m de altura, será necessário um perfil de 12 M. Você pode usar esta opção: compre dois perfis de 6 me conecte-se.

Para formar o teto da estufa, eles usam uma opção simples. Ao mesmo tempo, também será necessário um trabalho de soldagem mínimo. Portanto, é necessário fazer incisões com um moedor em locais adequados do tubo e apenas dobrá-lo. Aqui está o formulário:

É imperativo realizar medições e cortes precisos para evitar erros. Cada segmento deve ser soldado:

Também é realizado um cálculo com relação à localização da janela de ventilação e da porta no final da estrutura. Veja o diagrama:

Há também um esquema para montar uma estufa a partir de um tubo de perfil, no qual todas as conexões são indicadas:

Instruções de montagem da estrutura da estufa com telhado de duas águas

Agora, oferecemos uma pequena instrução para a fabricação de uma estrutura para uma estufa a partir de um perfil de metal na tabela:

Sequência de trabalho Os processos
Preparação da fundaçãoPara a construção da estrutura a partir de um perfil de metal, é necessária uma base sólida, é aconselhável preencher a fita. Também é possível colocar elementos incorporados na forma de âncoras na forma de âncoras, por meio das quais a futura estrutura será fixada por soldagem ou pelo método de parafusos.
Preparação do perfilAgora você precisa cortar o perfil adquirido nos tamanhos apropriados. Primeiro de tudo, os racks de estrutura são formados.
Instalação de postes de suporteDepois disso, os pilares de suporte ao redor do perímetro são soldados nas hipotecas da fundação. Obrigatório nos cantos, bem como em incrementos de cerca de 1 metro. É importante usar o nível para instalar os racks estritamente na vertical.
Instalação do chicote superiorNesta fase, a tubulação deve ser soldada em torno do perímetro da parte superior do tubo. Assim, todos os racks instalados serão conectados em um design.
Suportes entre racksPara tornar o design da estufa estável, barras transversais e suportes são soldados. Eles podem ir perpendicularmente ou obliquamente. Sua principal tarefa é dar a maior rigidez.
Fabricação de telhadoPara a fabricação de um telhado de duas águas, são medidos dois segmentos de um tubo de perfil. Depois que a crista é formada e os tubos são soldados no ponto superior. Você pode usar o método descrito acima executando fatias com um moedor. Ao dobrar o tubo, você obtém imediatamente duas inclinações que ainda precisam ser soldadas na estrutura da estrutura.
Instalação da portaEm um lado da extremidade, você deve instalar a porta. Para fazer isso, use um loop. A moldura da porta também é feita de tubo, após o que é revestida com policarbonato.

Existe uma tecnologia pela qual todos os elementos básicos são montados em uma superfície horizontal plana. Em seguida, as fazendas montadas são interconectadas e conectadas à fundação.

Se você quiser dar ao telhado a forma de um arco, corte uma parte do tubo e, usando uma dobra de tubo, dobre-o no raio desejado. Claro, aqui você precisa trabalhar duro. Se não houver dobrador de tubo, alguns artesãos fazem cortes no tubo e dobram-no. Mas esse método é ineficaz, é melhor usar um dispositivo para dobrar tubos.

Oferecemos vários vídeos sobre a fabricação de uma estufa a partir de um perfil de metal. Ao mesmo tempo, considere opções com um telhado de duas águas e na forma de um arco.

Moldura de madeira com efeito de estufa: empena e arqueada

A estrutura para uma estufa de madeira tem características e vantagens próprias. Entre os aspectos positivos estão os seguintes:

Os benefícios de uma estufa feita de madeira
Baixo custoAo contrário do metal, a matéria-prima para uma estufa de madeira é muito mais barata.
Simplicidade no trabalhoDurante a construção, não há necessidade de usar unidades de solda. Para o trabalho, você precisa de uma chave de fenda / chave de fenda, uma serra e um martelo. Estas são as principais ferramentas de carpintaria.
ManutençãoSe um dos elementos estruturais quebrar, é muito fácil substituí-lo.
Fácil montagem em policarbonatoÉ mais fácil fixar policarbonato em blocos de madeira. Não há necessidade de fazer furos.
Simpatia ambientalO material é absolutamente ecológico e não representa nenhuma ameaça ao meio ambiente.
Peso leveO design geral da estrutura da estufa feita de madeira de madeira terá muito menos peso, em contraste com o tubo de perfil metálico.
Cuidado fácilNão há necessidade de cuidados especiais durante a operação.

De fato, as estufas de madeira são uma ótima solução. Eles se encaixam perfeitamente na paisagem da sua área suburbana. Agora, propomos considerar duas instruções para a fabricação de uma estufa em arco e uma empena.

Estufa em arco feita de blocos de madeira

O principal problema da estufa em arco é a fabricação de um arco de madeira. Arcos feitos devem ter alta resistência. Mas todos podem fazer essa estufa. Você verá isso agora.

Para começar, prepare o seguinte material de construção:

  • Placas de 50 mm de espessura
  • madeira 50 × 50 mm,
  • parafusos autorroscantes
  • cantos de móveis de metal.

Quanto à ferramenta, este é um conjunto de carpintaria padrão, incluindo uma serra para madeira, um martelo, uma chave de fenda, broca, nível, fita métrica, etc.

Sugerimos passo a passo para seguir como fazer essa estufa. Importa notar imediatamente que este tipo de estufa é idealmente combinado com uma fundação de madeira:

Alguns tamanhos serão dados abaixo. Com base nas suas circunstâncias, você pode substituí-las pelas suas, aumentando ou diminuindo o design da estufa. Então, primeiro de tudo, o elemento mais importante é feito - um arco ou arco. Ele consistirá em muitos elementos semelhantes:

Para a conveniência do trabalho, é recomendável primeiro fazer um padrão, para isso é adequado um cartão denso. Depois disso, pegue uma prancha com 50 mm de espessura e coloque sua peça em cima dela. Usando um marcador, transfira seus contornos para o quadro.Para menos desperdício, coloque o padrão no quadro de maneira mais racional.

Em seguida, é feita uma serra elétrica e a forma desejada é cortada. No final, você deve obter este elemento:

Depois de cortar o número necessário de tais elementos, você pode começar a montar a primeira camada do arco. No esquema fornecido, 17 desses elementos foram utilizados. No seu caso, pode haver mais / menos.

Os elementos para formar um arco são dispostos em uma superfície plana, conforme mostrado no diagrama:

Cada elemento deve ser empilhado um com o outro o mais firmemente possível e sem espaços. O resultado é esse arco:

A segunda camada do arco deve atuar como uma montagem. A montagem é realizada de acordo com este princípio:

Ambas as extremidades da placa devem estar no centro do elemento já fixo, ou seja, com um pequeno deslocamento. Entre si, todos os elementos são conectados por parafusos autorroscantes. Para evitar que os elementos se partam, é recomendável fazer furos para parafusos autoatarraxantes. Mas o diâmetro do furo deve ser menor que o diâmetro do parafuso de montagem. Dessa forma, você coletará todo o arco. O número de fazendas dependerá da filmagem de toda a estufa. O passo entre eles não deve exceder um metro.

Preste atenção! Depois de criar todos os elementos acabados da estufa, é necessário tratá-los com um anti-séptico especial contra a decomposição. Isso elimina sua destruição sob a influência da umidade.

Na próxima etapa, é necessário montar os arcos na fundação. Isso é feito de acordo com este esquema:

A fixação pode ser feita usando cantos de móveis de metal. Passo a passo, você obtém esse quadro:

Após o endurecimento, as costelas são seguramente fixadas. Para isso, é utilizada uma viga com uma seção de 50 × 50 mm. O comprimento da viga depende do comprimento da estufa. Como resultado, você deve obter o seguinte:

Um quadro semelhante para uma estufa de policarbonato pode ser feito por cada residente de verão de forma independente. Você receberá um design semelhante:

A tecnologia de fabricação de uma estufa de madeira empena

Fazer uma estufa com um telhado de duas águas é muito mais fácil. Desenhos e diagramas detalhados ajudarão aqui. Graças a eles, será mais fácil coletar o material de construção necessário. A base da estrutura da estrutura pode ser usada como barras de 50 × 50 mm e para a estrutura 100 × 100 mm.

Vale a pena notar que o princípio de fabricar uma estufa desse tipo é semelhante à sequência de fabricar uma estufa a partir de um tubo de perfil. Somente neste caso é tudo muito mais simples. Postes de apoio são instalados ao redor do perímetro: nos cantos da estufa e em incrementos de até 1000 mm. Para maior resistência, são realizadas as cintas inferiores e as superiores, para esse fim é utilizada uma viga. Para a rigidez das paredes da estrutura, as travessas são necessariamente fixas.

A formação de duas inclinações do telhado é realizada em uma superfície horizontal plana. Usando os desenhos e diagramas preparados, você pode lidar com esse trabalho com bastante facilidade e rapidez.

Parafusos autorroscantes, cantos metálicos e, em alguns casos, pregos, são usados ​​para conectar as barras. Abaixo, oferecemos o princípio de fabricar essa estufa.

Estufa de perfil galvanizado

Este material também é usado para fazer a estufa. Ele tem muitos aspectos positivos, entre os quais se destacam claramente:

  • instalação fácil
  • um pequeno conjunto de ferramentas para instalação,
  • a galvanização não está sujeita a corrosão,
  • o quadro não precisa ser pintado e revestido com compostos de proteção,
  • o peso total da estufa será pequeno, o que economiza e constrói uma pequena fundação,
  • ao contrário de um tubo de perfil, um perfil galvanizado é mais barato,
  • velocidade de montagem.

O processo de fabricação é relativamente simples, a descrição é apresentada na tabela:

Etapas do trabalho Descrição do processo
Etapa 1Para a fabricação do quadro requer uma superfície horizontal plana. Caso contrário, existe o risco de que o quadro tenha solavancos que afetarão adversamente a fixação do policarbonato. Então, primeiro de tudo, a moldura da parede traseira e frontal é feita.Espalhe uma forma retangular ou quadrada no chão (dependendo da forma selecionada da sua estufa). Suas partes superior e inferior são a largura da estufa e os dois lados (esquerdo e direito) - postos de apoio.
2 etapaMeça as diagonais da estrutura. Eles devem combinar. É permitida diferença de até 5 mm. Ou seja, você deve obter uma figura uniforme, mas em nenhum caso um losango.
3 etapaDepois de inserir o perfil um no outro, aperte-o com parafusos de metal. O perfil galvanizado é relativamente macio, não sendo necessário fazer furos. Para cada unidade de montagem, 2 parafusos autorroscantes são necessariamente torcidos. Isso dará à estrutura do quadro maior rigidez.
4ª etapaApós o quadrado / retângulo montado, encontre o meio da parte superior e desenhe uma linha perpendicular para formar a cumeeira.
5 etapaDo ponto marcado, meça a distância até a borda do canto superior da estufa com uma fita métrica. Como resultado, você deve adquirir 2 patins do mesmo tamanho. Em seguida, um perfil do tamanho apropriado é obtido e cortado ao meio. No corte, o perfil se dobra e, assim, o telhado de duas águas é formado.
6 etapaO elemento do teto está preso ao quadro. A estrutura acabada também é fixada adicionalmente com reforços. As barras transversais podem ser localizadas na diagonal ou transversalmente. Não existe uma regra estrita. O objetivo principal é criar a rigidez necessária. De acordo com esse esquema, a segunda parte do lado final da estufa é montada.
7 etapaNecessariamente, na parte final, é formada uma abertura para a porta.
8 etapaDado o tamanho das chapas de policarbonato, calcula-se quantas e em que locais treliças adicionais precisam ser instaladas. O policarbonato padrão tem uma largura de 210 cm, portanto a extensão normal alcançará 105 cm.
9 etapaQuando todos os elementos da estrutura estão preparados, resta concluir a instalação da estufa. Certifique-se de fixar espaçadores, mesas e travessas para maior estabilidade da estufa.

Para eliminar um fenômeno desagradável na forma de uma estufa quebrada, entre cada rack, defina adicionalmente o perfil na diagonal. Mesmo uma forte carga de vento, neste caso, não violará a integridade da estrutura da estufa feita de perfil galvanizado.

Preste atenção! Para a fabricação de tal estrutura, um perfil de placa de gesso é frequentemente usado. Portanto, você pode calcular o que é mais barato.

Construção civil

Primeiro, varremos as estufas usando filme ou molduras de madeira, com vidro, em uma ou duas camadas. Porque assim?

Na primeira versão, a conservação de calor pode ser esquecida em princípio. As perdas por convecção são muito grandes e mesmo esse material é muito fácil de danificar acidentalmente. No inverno, todos esses fatos definitivamente levarão à morte da colheita. Essa estufa é barata, em termos de custos financeiros. Mas as propriedades de isolamento térmico são praticamente iguais a zero.

Na segunda opção, também uma questão praticamente insolúvel será: vazamento de calor através dos orifícios entre o vidro e a armação. A madeira pode secar ou mudar de forma quando a umidade muda. Além disso, devido aos efeitos da neve e da chuva, é necessário cobrir as armações todos os anos com compostos de proteção, por exemplo, tinta.

Estufas

Estufa Geralmente fica ao lado de uma parede para qualquer casa de verão sólida. E alguns moradores de verão o anexam à parte sul de uma casa de campo.


Estufa de galpão. Foto de parnikiteplicy.ru

Essa extensão é muito orçamentária e permite economizar espaço em uma casa de verão. E se a sala adjacente à estufa de uma inclinação estiver aquecida, então, em geral, é maravilhoso! Você gastará menos esforço em aquecê-lo. Infelizmente, porém, a neve do telhado de uma estufa de inclinação única não rola por si só; portanto, você deve limpá-la após cada queda de neve.

Gable Greenhouses

O tipo mais comum de estufa é o frontão, onde o teto é emoldurado na forma de um triângulo.


Gable Greenhouse

A principal vantagem dessa estrutura é o escopo para você e suas plantas. Alguns moradores de verão constroem em uma estufa de duas águas uma espécie de área de lazer, combinando negócios com prazer.

Além disso, todos os tipos de estufas podem ser divididos em inverno e verão.

Estufa de inverno

A estufa de inverno deve necessariamente ser aquecida; portanto, pense em um local mais próximo do sistema de comunicação da casa, porque você conectará os tubos de aquecimento ao sistema de aquecimento central.

Embora exista outra opção: equipe a estufa com um fogão. Mas isso é um problema desnecessário: você precisa aquecer regularmente o fogão e monitorar constantemente o regime de temperatura. Ao construir uma estufa de inverno com suas próprias mãos, você deve definitivamente colocá-la em uma base sólida e fortalecer bem a base e o telhado. De fato, sob o peso da neve, uma estrutura pode deformar-se facilmente ou até desmoronar completamente, infelizmente ... acontece.


Estufa térmica enterrada no chão. Foto do site city-met.ru

Você pode construir a chamada garrafa térmica com efeito de estufa, que é aprofundada no solo em 2 m.

Estufa de verão

O verão costuma ser chamado de estufas, cuja estrutura é coberta com um filme plástico denso. Essa é a opção mais simples e barata de revestimento e, com uso cuidadoso, um filme plástico é capaz de durar algumas temporadas.


Estufa de verão

Como regra geral, uma moldura de madeira é construída sob as estufas de filme, nas quais, na primavera, com movimentos leves de nossas alças, uma película plástica grossa é colocada e presa à base de madeira com pregos comuns com um chapéu largo (você também pode fixá-la com botões especiais de construção). E você pode usar tubos plásticos de cloreto de polivinila (PVC) para o quadro. Não é muito difícil construir uma estufa de filme com suas próprias mãos, mesmo para os residentes de verão que não possuem boas habilidades de construção. Portanto, vou falar sobre a construção de uma estufa de filme com uma moldura de PVC. Então, vamos começar.

Etapa 1

Na primeira etapa do trabalho, você precisa preparar uma área plana sob a estufa, bata bem e derrube as placas tratadas com um anti-séptico ao redor do perímetro.


A base para a estufa. Foto de oteplicah.com

Nos cantos da caixa a partir das placas, é necessário reforçar o reforço, como mostra a foto.

Etapa 2

Fixe ao longo do perímetro da fundação várias hastes de reforço a uma distância igual uma da outra. Para uma estufa de 3x6 m, você precisará de 30 a 35 varas. Cavar as hastes no chão a uma profundidade de 40-50 cm e fortalecê-las bem, porque elas foram projetadas para suportar bastante peso.


Nós dirigimos no reforço. Foto de oteplicah.com

A altura das hastes acima do solo deve ser de pelo menos 60 cm.

Encanamento, eletricidade, aquecimento de estufas

Depois de concluída a estrutura da estufa, revestimento, ventilação, você pode prosseguir com a instalação da rede elétrica, aquecimento e fornecimento de água.

Dado que a umidade na sala será alta, todo o trabalho elétrico deve ser realizado levando em consideração os requisitos das normas e regras relevantes para a execução de trabalhos especiais.

Como fonte de calor para a sala, o aquecimento do forno, a energia elétrica e o gás podem ser considerados. A questão da eficácia dependerá da localização regional da instalação.

Para um trabalho produtivo, é aconselhável levar água para as instalações da estufa. Para fazer isso, geralmente use um tubo de plástico com um diâmetro de 1,5 polegadas. O riser está localizado na entrada da sala.

Etapa 8

Agora cubra a armação com um filme plástico denso. É fixado usando suportes especiais (você pode usar um trilho de madeira, que prende o filme com mais segurança, não permitindo rasgar).


Cubra a armação com polietileno denso. Foto do site oteplicah.ru

Moldura caseira feita de tubos de polipropileno

Tubos de polipropileno são utilizados com sucesso, não apenas para sistemas de abastecimento de água.Eles podem ser usados ​​para fazer estufas caseiras cobertas com policarbonato. Este material para esse fim tem as seguintes vantagens:

  • os próprios tubos e componentes são de baixo custo,
  • é possível transferir a estufa para outro local devido ao baixo peso da estrutura,
  • instalação simples e para o trabalho são necessários um ferro de solda e uma tesoura especiais para soldagem,
  • o polipropileno não corroer, a estufa durará 20 anos ou mais.

Quanto aos contras, é leve. Essa estufa terá um forte vento. Por esse motivo, será necessário fornecer uma fixação adequada e reforçada à fundação ou ao solo.

Portanto, fazer uma estufa assim não é um grande esforço. Todo o trabalho consiste em várias etapas sucessivas:

  1. Para começar, fazemos a marcação.
  2. Nos cantos da futura estufa, o reforço é martelado no solo, enquanto deve ficar até uma altura de até 500 mm a partir do nível do solo.
  3. Depois que o tubo é retirado e uma extremidade é inserida no reforço saindo do chão. Ela se dobra suavemente e a outra extremidade é inserida no segmento oposto do reforço.

Por esse princípio, toda a estrutura da estufa é montada. Quando todas as treliças estão instaladas, as barras transversais são fixas. Isso exigirá acessórios especiais: tees e cruzes.

Para montar os membros cruzados, as seguintes ações são executadas:

  1. Um tubo é cortado na parte superior do arco, depois uma cruz ou um T será soldado no local do corte.
  2. Uma cruz de plástico deve ser soldada nas partes cortadas do tubo (será necessária ajuda para este trabalho: um segura o tubo, dobra-o e o segundo o solda).
  3. Tendo duas saídas da peça transversal, será necessário soldar as travessas, assim, toda a estrutura será interconectada.
  4. As partes finais da estufa também são cortadas e as camisetas são soldadas.

Portas e janelas também podem ser formadas a partir de tubos de polipropileno. Assista a vídeos interessantes. Um mostra como montar uma estufa usando parafusos auto-atarraxantes, e o segundo mostra que tudo é feito usando solda. O policarbonato é conectado a uma estufa com parafusos autoatarraxantes, o que é muito conveniente e rápido.

Princípios-chave a serem considerados ao projetar

Se considerarmos a quantidade de energia solar que pode ser obtida, a melhor opção seria com um telhado inclinado, direcionado para o sul. Nesse caso, o sol quase sempre brilha sobre ele quase em ângulo reto.

A parede norte está sendo construída opaca. Além disso, ele deve ser isolado do lado de dentro com um isolamento de folha - folha interna. Com essa construção, o calor e a luz que entram na estufa serão refletidos pela folha e, em ângulo reto, cairão nos canteiros. Como sabemos pelo curso da física que o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

Atenção: você não pode fazer um telhado com uma inclinação inferior a trinta graus. A neve pode se acumular no inverno, e isso é indesejável por razões óbvias.

O que nós ganhamos? As vantagens desta solução são durabilidade, resistência ao desgaste e bom isolamento térmico. A principal desvantagem é a quantia que você gasta na compra dessa estufa. O preço de 1 metro quadrado começa a partir de 2500 rublos. Se você planeja uma área grande, terá uma quantia substancial.

Materiais para o quadro

Existem três grupos principais de materiais a partir dos quais é feita a estrutura da estufa:

De madeira, uma viga retangular e quadrada é mais frequentemente usada. Pelo seu custo médio, é altamente fabricável - trabalhar com esse material usando ferramentas domésticas comuns é muito simples. Com a montagem e o uso adequados de suportes, suportes e jibs, a estrutura da viga é muito forte e confiável.

Importante! Os principais inimigos da madeira são mofo e podridão. Este problema é resolvido por duas medidas. A primeira é a seleção de um feixe de larício de qualidade, uma espécie de árvore mais resistente à decomposição.O segundo é o processamento de espaços em branco para o quadro com 2-3 camadas de impregnação anti-séptica.

Ao escolher uma viga para a estrutura da estufa, preste atenção às seguintes coisas.

  1. Umidade - a madeira deve ser adequadamente seca, caso contrário, a estrutura da estufa após a construção causará um encolhimento grave.
  2. A presença de um grande número de nós é indesejável.
  3. As fibras de madeira não devem ter defeitos sérios.
  4. Não são permitidos focos separados de mofo.
  5. A barra para a estrutura da estufa deve corresponder em tamanho e retidão.

Devido às peculiaridades do material e ao fato de que a criação de peças dobradas da madeira com suas próprias mãos é um processo complexo e demorado, com uma alta porcentagem de casamento, a viga raramente é usada para criar estufas em arco ou lanceta. Ao mesmo tempo, é ótimo para edifícios de forma clássica.

O próximo material para o quadro da estufa é metal. É representado por muitos tipos de perfis de aço e alumínio. O mais popular é o tubo perfilado com uma seção transversal de 20x20 mm ou mais. Com um peso comparativamente leve e baixo custo, é caracterizado por alta resistência. Além disso, na presença de revestimento de zinco ou pó de alta qualidade, o tubo perfilado tem durabilidade e resistência à corrosão. Os elementos de fixação dos elementos da estrutura deste material são feitos com parafusos autorroscantes, solda, porcas com parafusos e conectores especiais do tipo "caranguejo".

Importante! A fabricação de peças de estrutura dobrada para uma estufa em arco a partir de um tubo perfilado é possível com uma máquina caseira, fácil de montar.

Além disso, a partir de produtos de metal, um canto, um perfil de teto para drywall e um perfil de telhado em forma de W são muito populares. Eles são ainda mais fáceis e mais fáceis de processar, mas o lado oposto dessa vantagem é menos força e baixa resistência da estrutura acabada à carga de neve.

E o último grupo de materiais para a fabricação da estrutura de estufas são tubos e perfis de cloreto de polivinila. Eles são bastante flexíveis e baratos, são convenientes na operação, armazenamento e transporte. A estrutura de PVC é adequada para uma estufa leve de pequena área no verão.

Fixação em policarbonato para estufa - tecnologia

Assim, foram consideradas as características de fabricação da fundação e estrutura da estufa. Como você pode ver, existem muitas tecnologias que diferem na complexidade da execução, no custo das matérias-primas e não apenas. Agora chegamos ao próximo estágio na produção da estufa - a instalação / fixação de policarbonato. Para começar, discutimos as opções de montagem do material.

Parafusos autorroscantes convencionais não funcionarão aqui. À venda, existem poços térmicos especiais que não danificam o policarbonato, mas retêm o material com segurança. Arruelas de vedação especiais são usadas. Eles têm aspectos tão positivos:

  • A capacidade de conectar facilmente policarbonato a qualquer tipo de caixa.
  • A umidade e o ar frio não penetram pelos parafusos, pois o dispositivo envolve o uso de uma junta de borracha especial.
  • Uma lavadora de calor com calor extremo permite que o policarbonato se expanda sem destruí-lo.

O material de neoprene é usado como selante. É bem macio. Se o regime de temperatura mudar, o máximo que ocorre com o neoprene é a compressão, mas não perde seu aperto. Ou seja, a folha de policarbonato se moverá, mas em nenhum caso será deformada. Quanto ao parafuso autorroscante, é um tipo de "bug", ou seja, a ponta do parafuso autorroscante se assemelha a uma broca. Depois de apertar o parafuso, a tampa é fechada com um bujão de plástico que confere uma aparência estética. Além disso, o parafuso autorroscante será protegido da umidade direta, o que elimina sua corrosão.

Também existem perfis especiais para fixação de policarbonato.Eles podem ser de tipos diferentes, por exemplo, em forma de H, cumeeira - RP, conexão de peça única - andР e destacável - НСР, extremidade - UP, conexão destacável - SP, montagem na parede - FP.

Um sistema de fixação de alumínio também é conhecido. Obviamente, a favor dessa tecnologia está a alta resistência e durabilidade de toda a estrutura da estufa. O perfil de fixação de alumínio está disponível em comprimentos de 6 me espessura de 6 a 25 mm.

Revestimento de fachada de bricolage

De cima, a estrutura da estufa é coberta com material transparente que transmite uma parte significativa da luz solar.

Como o revestimento é usado:

Algumas décadas atrás, o vidro era o principal material usado na construção de estufas, estufas e estufas. Possui alta transmissão de luz e não reage com compostos químicos. Além disso, o vidro não é suscetível a efeitos corrosivos e é caracterizado por alta durabilidade - a estrutura de madeira ou metal logo se tornará inútil. Mas a última vantagem é controversa - esse material também é conhecido por sua fragilidade, e qualquer pedra ou galho grosso pode transformar vidro durável em um monte de fragmentos afiados. Portanto, nas últimas décadas, foi substituído por polímeros transparentes.

Um dos representantes de tais materiais é um filme plástico. Se você estava procurando algo muito barato para cobrir o quadro por uma temporada, o filme é sua escolha. Mas lembre-se de que o material tem vida curta e frágil.

Importante! Existem certos tipos de filme plástico com reforço. Dá resistência ao material, aumenta sua vida útil e resistência ao vento.

O terceiro material para cobrir a estufa é o policarbonato celular. Este é um material relativamente barato e com alta resistência ao impacto - em uma situação em que o vidro quebra, o policarbonato apenas amassa ou recebe várias pequenas rachaduras. Além disso, é leve e muito flexível e, portanto, ideal para estufas com elementos de armação arredondados. A presença de favos de mel cheios de ar confere ao policarbonato o melhor isolamento térmico entre todos os materiais para revestimento.

Quanto às deficiências, são as seguintes:

  • a destruição gradual do material sob o sol,
  • a necessidade de levar em consideração durante a instalação expansão significativa de policarbonato durante o aquecimento,
  • Sem proteção final, as células de policarbonato se enchem rapidamente de sujeira, condensação e mofo, o material floresce e se torna inutilizável.

Para criar uma estufa com suas próprias mãos, é importante escolher o policarbonato certo. Um critério importante na escolha deve ser o fabricante. Não persiga o preço baixo e compre materiais chineses. Fabricante de qualidade verificada de policarbonato no mercado interno - a empresa Kinplast. São oferecidos vários tipos de policarbonato celular em sua variedade: WOGGEL - um material premium criado em colaboração com colegas europeus, SKYGLASS - representa a relação preço-qualidade ideal, AgroTITAN e policarbonato ESPECIAL PARA ESTUFA - projetado para criar estufas e estufas, contribui para a criação de um microclima ideal para plantas, a um preço acessível.

Estufa de bricolage com parede sólida e armazenamento de calor

Estufas de inverno com a possibilidade de cultivar mudas, legumes e frutas, mesmo no frio, são conhecidas pelos jardineiros há muito tempo. Mas eles têm uma desvantagem significativa - altos custos de aquecimento. Como resolver este problema? Em primeiro lugar, é necessário limitar a perda de um calor tão valioso. Para fazer isso, na estufa abaixo, a metade norte é alocada como uma despensa e, entre ela e os canteiros, há uma parede principal coberta de lã mineral. Além disso, o edifício está equipado com um acumulador de calor.

Esta bateria é uma rede de tubos bastante espessos colocados no subsolo e com saídas para o exterior.Durante o dia, a luz do sol aquece o solo na estufa, o que faz o mesmo com o ar nos canos. À noite, a temperatura na estufa diminui. O ar quente, obedecendo às leis da física, corre, o ar frio desce pelos canos. Aí esquenta do solo, o ciclo se repete, a circulação de massa de ar começa, a temperatura na estufa permanece dentro dos limites adequados para mudas e plantas.

Considere a construção dessa estrutura na forma de instruções passo a passo.

Etapa 1 Um site é selecionado, medições e demarcações são feitas. Uma cova sai de 30 a 70 cm de profundidade, suas paredes e o fundo são nivelados. Para acelerar o processo ao construir uma estufa grande, é aconselhável usar equipamento especial.

Etapa 2 Nas bordas do poço, estão sendo construídas cofragens para a fundação da tira.

Etapa 3 O concreto é derramado dentro da cofragem, uma fundação de tira é criada.

Etapa 4 O fundo do poço dentro do perímetro é coberto por isolamento térmico.

Etapa 5 Tubulações horizontais são colocadas em cima do isolamento para garantir a circulação de ar.

Etapa 6 As extremidades dos dutos são arranjadas, tudo dentro da fundação é coberto de terra.

Etapa 7 A estrutura das paredes norte e laterais da estufa está sendo construída. Em vez de madeira, você pode usar tijolos ou blocos de concreto.

Etapa 8 Os suportes centrais e a viga do cume estão instalados.

Etapa 9 As vigas são montadas no lado norte do edifício. Esta parte, juntamente com o dossel, será usada para as necessidades domésticas. Se desejar, você pode adaptar a sala inteira para o cultivo de plantas, mas deve ter um telhado de duas águas.

Etapa 10 O telhado no lado norte é coberto com papelão ondulado. Os fixadores são feitos com parafusos de cobertura.

Etapa 11 Uma estrutura de parede está sendo construída no lado sul. Os racks verticais e uma viga do acabamento superior estão instalados. A parede que divide o edifício em dois lados é revestida com escudos de madeira.

Etapa 12 As vigas são montadas no lado sul do edifício.

Etapa 13 A parede sul e a lateral do telhado são revestidas com plástico grosso. Em vez de um filme, o policarbonato celular também pode ser usado, pois é um material mais durável. Escudos de madeira também cobrem as paredes laterais da estufa.

Etapa 14 As paredes principais da estufa são revestidas com placas de lã mineral. Reduzirá a perda de calor dentro da estrutura.

Etapa 15 A decoração interior das paredes, pintura dos elementos da moldura é realizada. Você pode construir prateleiras e trazer mudas, para as quais serão criadas as melhores condições.

Esperamos que as descrições, recomendações e instruções acima ajudem você a criar uma estufa eficaz e durável para sua casa ou jardim de verão.

Policarbonato

O policarbonato celular rapidamente ganhou popularidade após o aparecimento, devido à combinação de suas propriedades benéficas. Mesmo quando usado em uma camada, um bom isolamento térmico é garantido devido a cavidades no interior. O ar é um dos melhores isoladores de calor.

O policarbonato é quase 15 vezes mais leve que o vidro, o que praticamente permite remover a questão da resistência estrutural.

Este material é fácil de dobrar e dar a forma desejada. O policarbonato pode ser usado junto com a estrutura em forma de arco, sem dificuldades e problemas. A propósito, esse design elimina a questão da neve, o arco não atrasa a neve e não se acumula. Fixação simples, auto-roscante na construção metálica e facilidade de manuseio.

Existem recomendações ou instruções para a construção de estufas usando policarbonato? Muitos esquemas estão na Internet e são fáceis de encontrar.

As recomendações mais simples são possíveis devido às características do policarbonato e ao tipo de construção metálica. Os quadros mais duráveis ​​são obtidos a partir de tubos moldados. O arco é formado usando um dobrador de tubos, a estrutura é montada por soldagem. A seção transversal do tubo para o arco é de 20 * 40 mm, os postes de canto são feitos de tubos com um diâmetro de pelo menos 40 * 40 mm.

Necessariamente precisa de janelas de ventilação, elas ajudarão as plantas a sobreviverem aos dias ensolarados. Estufa usando o prof. tubos com telhado inclinado - apenas montados com parafusos. As inclinações nos postes de canto são necessárias apenas durante a montagem da estrutura; no futuro, o policarbonato dará rigidez.

O perfil galvanizado, usado ao trabalhar com drywall, é ainda mais barato e fácil de fabricar, mas não é tão resistente a cargas laterais (no vento). Ao usá-lo, é necessário fazer uma inclinação do telhado de 45 graus, mesmo acumulações mínimas de neve são indesejáveis.

No final, as folhas de policarbonato com favos de mel abertos devem ser abafadas com tiras ou selantes especiais. Portanto, reduziremos a perda de calor devido aos fluxos convectivos dentro das células.

Aquecimento

Como começar o aquecimento dentro da estufa? Considere as opções de solução mais acessíveis para pequenas estufas. Consideraremos apenas o aquecimento do ar, porque o uso de radiadores, sua instalação, fiação de tubos, tudo isso será caro. E há uma alta probabilidade de congelar esse sistema no inverno.

Aquecimento usando uma rede de gás, como fazê-lo certo? Uma solução simples - um convector, quantos serão necessários, dependerá da área da estufa. Os termostatos usados ​​no design deste dispositivo permitem obter o resultado sem ajustar os queimadores e outros problemas.

Os produtos de combustão sairão ao ar livre através do tubo, e o ar também fluirá através dele para manter a combustão.

Se o tamanho da estufa for grande, você poderá instalar uma caldeira a gás. O trocador de calor pode ser soprado com um ventilador, se você precisar de ar quente dissipado usando mangueiras de alumínio. Não é necessário isolamento térmico, pois ao usar uma caldeira para aquecer uma casa, temos um quarto.

Como construir uma estufa para o inverno?

Com o início do tempo frio, o trabalho no jardim e no jardim está chegando ao fim. E os residentes de verão com arrependimento precisam deixar seus planos. Apesar do fato de que o cultivo de frutas e legumes até o final da temporada só se torna interessante. Mas se você construir uma estufa com aquecimento em sua casa de campo, poderá cultivar qualquer coisa que desejar, mesmo no inverno, com muito frio.

Tipo de construção

Primeiro você precisa escolher o tipo de estufa e só depois prosseguir com os cálculos e a construção. As opções dependem da finalidade do site e de seus recursos, da localização. Jardineiros inveterados recomendam estruturas usando policarbonato como material. Esta é a opção mais fácil e popular. Outra boa opção é uma garrafa térmica com efeito de estufa. É erigido no final da primavera ou no verão, porque você precisa de tempo para preparar o solo para o plantio. Estruturas de policarbonato podem ser fabricadas em qualquer época do ano. Este material é muito popular porque possui várias qualidades úteis em termos de estufas.

Com uma espessura pequena, o policarbonato no inverno cria o isolamento térmico necessário. Possui uma estrutura em favo de mel e o favo de mel é preenchido com ar com as melhores propriedades de isolamento térmico.

O peso do policarbonato é 15 vezes menor que o vidro, portanto, não é necessário um quadro reforçado. É muito fácil fazer uma estrutura em arco a partir deste material, ele é facilmente dobrado.

Papelada

Se a estufa para o período de inverno estiver em seu próprio local e você não desejar criar uma produção em larga escala, use o trabalho de assalariados e venda produtos de entidades legais. pessoas, a papelada não é necessária. Para venda no mercado, você só precisa de ajuda para cultivá-las em seu próprio site.

O proprietário de uma grande fazenda de estufas usando mão de obra contratada, cuja safra é vendida em lojas e cafés, restaurantes, precisa obter uma entidade legal. Você também pode organizar um empreendedor individual ou uma empresa agrícola privada.Isso permitirá que você obtenha benefícios fiscais, embora tudo isso seja complicado.

Onde construir?

A estufa deve ser colocada de modo que a maioria dos raios solares chegue até ela. É necessário garantir que a sombra da casa, edifícios e árvores não caia sobre ela. Os lados da estufa devem estar orientados para norte e sul. Considere também que o vento aumenta significativamente a perda de calor da estrutura.

Ao colocar a estufa no lugar errado, você obterá o efeito exatamente oposto ao esperado - na forma de grandes contas de aquecimento e baixo crescimento de vegetais e frutas que você cultiva nela. Ao construir uma estufa de inverno com suas próprias mãos: materiais de revestimento, tipos de aquecimento, localização no local e tipo de construção, você precisa escolher com base na cultura da planta que cultivará. Um fato importante são as oportunidades financeiras que precisam ser consideradas.

Características do edifício

Muitos jardineiros, amadores, pela primeira vez confrontados com esse problema, pensam quais são as diferenças entre uma estufa comum e uma estufa de inverno. E as diferenças são significativas.

Antes de começar a construir uma estufa de inverno, você precisa se familiarizar cuidadosamente com todos os pontos importantes e seus recursos. Estruturas temporárias são montadas a partir de quadros separados. Como o peso desse design é pequeno, ele não precisa de uma base. Estufas usando policarbonato como revestimento podem ser montadas em postes feitos de tijolos comuns.

Estufa de inverno - um edifício sólido. Tem eletricidade, aquecimento. A estrutura rígida e pesada permite que você não se preocupe com as cargas decorrentes do vento e da neve. Mas para ela é necessário fazer uma base sólida.

Uma estufa comum pode ser pequena em tamanho. Tudo depende de quantas e quais culturas você produzirá nela. O cultivo de hortaliças no inverno ocorre, na maioria dos casos, para posterior venda; portanto, os requisitos para a área da estufa são completamente diferentes, partindo de dezenas de metros quadrados.

O material para cobrir essa estrutura pode ser absolutamente qualquer. Mas o melhor, acessível e confiável será o policarbonato.

Antes de prosseguir com a construção de uma estufa de inverno, é necessário fornecer opções para geadas severas e, como conseqüência, a necessidade de isolamento térmico adicional.

Esquema de construção de estufas DIY

A localização da estufa deve ser escolhida com muito cuidado, porque esta é uma grande construção por mais de um ano. É bom se for uma área plana, bem iluminada e sem prédios próximos. Ainda é necessário levar em consideração a umidade do terreno em que o edifício ficará, ele deve estar dentro dos limites normais.

A base para a estufa pode ser feita usando uma fita de concreto armado finamente enterrada. Como a fundação deve ser completa, e não por um ano, ao derramá-la, você precisa fazer tudo de acordo com os requisitos.

Quando a base estiver pronta, a estrutura da estrutura poderá ser montada nela. As estruturas fabricadas na fábrica geralmente são fornecidas com desenhos e fotografias, o que ajudará bastante durante a instalação. Com arruelas de borracha, folhas de policarbonato são fixadas à armação. Para aperto, suas bordas podem ser seladas com fita adesiva. Para garantir o fluxo de ar fresco para as estufas, várias janelas são feitas. Se você deseja cultivar vegetais, mas não sabe como construir uma estufa de inverno, precisa entrar em contato com especialistas ou comprar uma construção fabricada em fábrica.

Tipo de aquecimento

O tipo de aquecimento usado deve ser selecionado com base na área útil da estufa. Pequenos espaços podem ser fornecidos com calor usando um fogão. Se as áreas forem grandes, você precisará escolher entre:

  • Aquecimento de agua.
  • Aquecimento elétrico.
  • Biocombustível.

Para usar o aquecimento da água, serão necessários canos, um tanque e, o mais importante, uma caldeira. Os tubos podem ser enterrados no chão ou colocados diretamente sob as prateleiras.

O aquecimento elétrico pode ser de ar ou piso radiante.Também é usado frequentemente o aquecimento infravermelho. O sistema de “piso radiante” é similar em princípio ao sistema de água em termos de projeto. Em um pequeno recesso, monte um sistema que consiste em cabos de aquecimento. E então é coberto com camadas de areia e solo fertilizado. O aquecimento do ar pode ser organizado usando aquecedores de ventilador. O aquecimento infravermelho é fornecido por aquecedores infravermelhos localizados no teto.

Os biocombustíveis são a maneira mais barata de aquecer.

Os biocombustíveis podem ser: esterco de qualquer gado ou cavalo, aquecimento de madeira e casca, feno ou palha.

O biocombustível está localizado sob uma camada de solo fértil. Para o aquecimento correto deste tipo de aquecimento, é necessário que haja um fluxo constante de ar e o nível necessário de umidade no ar seja mantido.

Que tipo de aquecimento usar em sua estufa depende de você decidir. Cada uma das opções deve ser considerada do ponto de vista financeiro. Como você constrói uma estufa de inverno para o cultivo de plantas que você já conhece. Você precisa descobrir como colocar tudo nele corretamente - o layout do espaço interno.

Como arrumar as camas?

Se você cultivar plantas da mesma espécie na estufa, poderá organizar os canteiros em paralelo. Considere que culturas diferentes podem não se dar bem próximas uma da outra. Para a criação conjunta, é necessário aplicar a divisão em zonas separadas. Por exemplo, cultivar tomates e pepinos próximos não funcionará, porque eles precisam de métodos diferentes de rega - os tomates precisam ser regados diretamente sob a raiz e um sistema de irrigação por gotejamento é adequado para pepinos.

Mercado

Redes de supermercados, pequenas lojas e até supermercados. Eles vendem um volume muito grande de vegetais todos os dias, portanto, celebrar contratos de fornecimento com eles é muito benéfico para você como agricultor. Mas será necessário registrar uma entidade legal, e esses são os custos que precisam ser levados em consideração. Embora se a safra que acaba sendo cultivada for grande, você pode pensar nesse mercado. No mercado, todos os jardineiros iniciantes vendem verduras e legumes aqui. Alugue um quiosque, uma barraca ou um lugar, e você poderá começar a negociar suas colheitas.

Venda de verduras e legumes diretamente. Você pode colocar anúncios em sites, fóruns, quadros de mensagens altamente especializados na rede global. E os compradores serão encontrados em breve.

Tipos de Estufas

Uma das mais fáceis e mais fáceis de instalar e montar é uma estufa usando uma moldura de madeira, coberta com um filme plástico, uma estufa especial. A principal vantagem dessa estrutura é a disponibilidade de materiais, rapidez e facilidade de instalação. Contras fragilidade do revestimento, que pode ser facilmente danificado.

Outro design veio até nós das fazendas de estufas soviéticas. O vidro é usado como material de revestimento. Sua vantagem é a possibilidade de operação durante todo o ano, se você trouxer aquecimento e criar molduras duplas para o período de inverno. A transmitância da luz é ideal em comparação com qualquer outro material. Contras é uma construção complexa e a fragilidade do vidro como material.

O tipo de estufa que você deve prestar atenção é a crescente popularidade dos edifícios com revestimento de policarbonato celular. As vantagens incluem uma longa vida útil, baixo peso, ampla faixa de temperatura, excelentes parâmetros de rigidez e resistência. Dos menos, comparado ao vidro, a transmissão de luz é de cerca de 90%.

Para a instalação de uma estufa de policarbonato, atenção especial deve ser dada à fundação. Como fazer uma fundação? É necessário cavar uma pequena vala cuja profundidade aproximada é de 10 a 30 cm, e o comprimento e a largura são considerados com base na área requerida. A base deve ser protegida da umidade - colocar impermeabilização, pode ser material de cobertura. Se houver uma fundação de faixa, é necessário colocar a cofragem de qualquer material restante na horta.Os acessórios podem ser substituídos por qualquer outro metal, e os restos de tubos velhos e pedaços de arame de aço.

Como o comprimento do tijolo é de 25 cm, a largura da base do tijolo será a mesma.

A altura da fundação será cerca de 20 cm acima do nível do solo. A altura da fundação precisará ser aumentada se você usar camas altas. Recomenda um aumento de até 50 cm, obtendo assim uma pequena parede. A porta de entrada será instalada nela.

Nós descobrimos a base. Agora você precisa fazer uma escolha entre material acabado ou rascunho.

Estufa de calado

Qual é o material áspero? São vários tipos de metal para a armação, policarbonato, gaxetas, etc. A estufa desses materiais só pode ter uma determinada forma, pois restringe a lista de seleção de formas. À primeira vista, será em uma pequena casa com teto e paredes transparentes. Isso se deve ao fato de que em uma casa sem certas habilidades e o equipamento necessário, é difícil fazer arcos a partir da estrutura de energia.

Em uma estufa feita com esse tipo de material, há uma vantagem - é a relação custo-benefício da construção. Não há necessidade de desenhar um projeto, você não precisa comprar materiais e ferramentas para instalação e também pode instalar uma estufa sem contratar contratados. Para a construção, você precisará de ferramentas: uma broca, um martelo, chaves de fenda e uma serra para trabalhar metal.

Na folha, você faz um desenho com as dimensões do seu prédio para ter uma ideia da visão geral da estufa. Os padrões GOST não precisam ser respeitados, você tem o suficiente do seu desenho. O mais importante é que você mesmo entenda o que fazer e em que tamanhos.

As recomendações para a instalação desse tipo de estufa são impraticáveis, pois cada jardineiro possui diferentes tipos de parcela. E todos se adaptarão ao seu layout e levarão em consideração todos os momentos e recursos de seu site ao projetar uma estufa. O material a partir do qual você decide construir uma estufa também é importante durante a fabricação.

Características da instalação de policarbonato

De fato, absolutamente não desempenha nenhum papel em que posição a chapa de policarbonato estará localizada verticalmente, em ângulo, horizontalmente, etc. Atenção especial deve ser dada às juntas de vedação. Se for utilizado um perfil de alumínio para fixação, ele possui uma goma de vedação especial. As folhas de policarbonato são unidas, formando uma conexão firme.

Ao parafusar o parafuso em policarbonato, não o aperte fortemente. A goma deve pressionar levemente a folha contra a moldura. Atenção especial deve ser dada às bordas e extremidades do policarbonato. Eles devem ser emoldurados com um perfil plástico de proteção especial.

Se após o corte de uma folha você encontrar rebarbas, bordas irregulares e muito ásperas, tudo isso deverá ser removido. Caso contrário, não será possível fornecer vedação suficiente. Além disso, sugerimos assistir a vídeos, que mostram claramente o processo de fixação do policarbonato à estufa.

Comunicações de policarbonato com efeito de estufa

Construir uma estufa é uma coisa, outra é equipá-la com as comunicações necessárias. Entre os principais, podemos destacar:

Isso é especialmente importante se você planeja cultivar legumes o ano todo. Se seu trabalho estiver conectado a isso, vale a pena considerar automatizar a maioria dos processos. Isso economizará significativamente seu tempo, embora a princípio você precise atrair fundos consideráveis. Recomendamos que você assista aos vídeos nessas subseções. Estamos confiantes de que essas informações ajudarão você a tomar a decisão certa.

A iluminação artificial como complemento da iluminação natural

Já dissemos no início deste artigo que a localização correta da estufa economizará dinheiro. Se o local escolhido é bem iluminado pelo sol, essa é uma vantagem enorme.No entanto, algumas culturas são sensíveis até a uma pequena falta de luz, e isso pode causar consequências negativas que afetam seu desenvolvimento.

Para a organização da iluminação, use lâmpadas:

  • brilho comum
  • mercúrio de alta pressão
  • sódio de alta pressão
  • fluorescente
  • halogênio
  • Luz LED.

Considere os recursos desses tipos de lâmpadas no contexto de seu uso para iluminação em uma estufa de policarbonato:

Tipos de lâmpadas Especificações técnicas
Lâmpadas incandescentes Este tipo de iluminação produz um excesso de raios. Isso tem um efeito ruim no desenvolvimento das plantas, portanto, sua instalação não garantirá a realização da tarefa original.
Mercúrio Este tipo de lâmpada, além da iluminação, fornece calor. No entanto, sua principal desvantagem é a radiação ultravioleta. Seu uso é permitido em combinação com outros tipos de iluminação.
Sódio Alta emissão de luz. A luz que emana deles tem um tom amarelo-laranja. Isso é excelente para o desenvolvimento e frutificação de todas as plantas em uma estufa.
Fluorescente Este tipo de lâmpada é considerado o mais eficaz. A luz emitida por eles afeta favoravelmente o desenvolvimento das plantas. A baixa temperatura que eles irradiam permite que eles fiquem localizados perto das plantas. Além disso, você pode usar lâmpadas ultravioletas que não permitirão o desenvolvimento de bactérias e outros microorganismos prejudiciais.
Halogênio Alto custo e vida útil curta são sérios inconvenientes. No entanto, a luz emitida repete com mais precisão o espectro da luz solar.
LEDs A radiação assume tons de espectro azul e vermelho. Eles são muito populares devido à sua economia. Recomenda-se o uso de LEDs brancos na estufa.

As sutilezas de organizar a fiação em uma estufa

Ao conduzir cabos elétricos em uma estufa, é importante considerar uma característica. Sempre há alta umidade na estufa. Portanto, os fios devem ser protegidos de maneira confiável da umidade. Isto também se aplica ao processo de rega. Portanto, os fios devem ser colocados em caixas especiais. Vale a pena repará-lo, quanto mais alto estiver do chão, no teto e nas paredes.

Para tornar o desenvolvimento das plantas mais benéfico, o processo de iluminação dentro da estufa pode ser automatizado. No início, isso implicará desperdício, mas, posteriormente, você obterá economias significativas.

O aquecimento está inextricavelmente ligado à iluminação.

O aquecimento da estufa está diretamente relacionado à iluminação. Portanto, se você decidir realizar as comunicações necessárias, o aquecimento deverá estar em primeiro plano. Hoje, várias técnicas de aquecimento são conhecidas. Por exemplo, aquecimento de fogão. Para a implementação, é necessário construir um vestíbulo especial na estufa. A principal desvantagem é a baixa eficiência e a complexidade do processo de aquecimento. Quanto à tecnologia moderna, aquecimento de água e energia elétrica devem ser incluídos aqui. Distingue-se por sua alta eficiência. Além disso, é bem possível automatizar o processo usando automação especial.

Existe uma tecnologia interessante para aquecer o solo, este é um tipo de "piso quente". O solo é um excelente condutor de calor; portanto, essa tecnologia é muito procurada, mas requer investimentos financeiros consideráveis. Nós preparamos vários vídeos sobre a eficácia de um método de aquecimento específico em uma estufa.

Ventilação - automática e manual

A ventilação também afeta o rendimento das culturas. Hoje, vários métodos são conhecidos para organizar a ventilação em uma estufa de policarbonato. O mais simples é mecânico, ou seja, manual. Para isso, o quadro prevê a presença de folhas de janela (pequenas janelas). Se necessário, as janelas se abrem para permitir a troca de ar. As janelas de aeração podem ser localizadas no final da estufa. Se a estufa tiver grandes dimensões, pode haver várias janelas desse tipo.Em princípio, esse método é adequado para os residentes de verão que moram no país durante o cultivo de uma determinada colheita.

Se suas capacidades financeiras permitirem, é bastante realista criar um sistema de ventilação automática. É de vários tipos:

  1. Elétrico.
  2. Biométrico
  3. Hidráulica

Considere os recursos de cada um deles.

Tipo de ventilação automática Características e diferenças
ElétricoEste método de ventilação com efeito de estufa é considerado o mais barato. Para sua implementação requer um ventilador elétrico e um relé térmico. O elo principal em todo o circuito será o relé térmico. Sinalizará o ventilador para ligar / desligar o ventilador. Uma das vantagens é que você pode instalar vários ventiladores e um relé térmico ao longo de todo o comprimento da estufa. Para aumentar a eficiência de um sistema desse tipo, é recomendável instalar painéis de janelas em diferentes extremidades da estufa, que abrirão quando o ventilador for ligado. Um menos significativo é a volatilidade. Quando a energia é desligada, a ventilação não funciona.
HidráulicaEste tipo de ventilação é considerado o mais eficaz, confiável e durável. Este sistema consiste em alavancas interconectadas por um painel de popa. O princípio de operação é o seguinte: a água é derramada no tanque. Quando a água é aquecida, ocorre expansão, enquanto o resfriamento - compressão. Quando a expansão do líquido ocorre, as janelas se abrem, respectivamente, na ordem inversa quando a água é comprimida, as janelas se fecham. Uma embarcação instalada dentro da estufa pode ser usada como termômetro. O tanque fixado no exterior é um compensador. Mangueiras hidráulicas são usadas para se comunicar. Tudo é relativamente simples. Você pode assistir ao vídeo no final desta seção.
BiométricoNeste sistema, o dispositivo e a operação de ventilação automática são possíveis devido ao aumento do material com o aumento da temperatura. Para implementar esse projeto, dois metais com diferentes coeficientes de expansão são usados. Como resultado, esse sistema tem um custo baixo, é fácil de instalar, mas tem uma vida útil longa.

Molhar é água, a fonte da vida

Outra comunicação importante é a rega. O método de rega depende da cultura cultivada. Por exemplo, o tomate não deve ser regado por cima, a água deve entrar imediatamente no sistema radicular. Especialmente as plantas precisam de rega no verão. Com tudo isso, ao organizar a rega, você deve evitar o excesso de água e sua falta, aderindo ao meio termo.

Isso pode ser alcançado através da fabricação de um sistema de irrigação, que pode ser de tal plano:

  • sistema de aspersão
  • irrigação do subsolo,
  • irrigação por gotejamento.

Considere os recursos de cada um deles.

Sistema de aspersão. A maneira mais fácil é considerada apenas um método de irrigação, onde a água flui de cima. É implementado usando um spray de chuveiro. Há também um spray de fonte. Neste caso, a água é pulverizada usando uma cabeça de pulverização rotativa. Entre os aspectos positivos dessa irrigação podem ser identificados:

  • aumento da umidade na estufa,
  • imitação da água da chuva,
  • alto desempenho
  • rega uniforme das plantas.

Irrigação intrasoil. Com esta rega, as raízes imediatamente se alimentam de umidade. O solo está equipado com canais através dos quais a água flui. É uniformemente distribuído pelo sistema radicular de certas plantas. Tubos de plástico também podem ser colocados a uma profundidade de 350 mm. Um filme plástico se espalha no fundo, depois de um cano perfurado e, acima de tudo, está coberto de terra.

Entre os aspectos positivos desse tipo de irrigação podem ser identificados:

  • uma desaceleração significativa no crescimento de plantas daninhas,
  • solo superficial ligeiramente umedecido,
  • nutrição regular do sistema radicular da planta com umidade.

Irrigação por gotejamento. Bem, o último método de rega é o gotejamento.Com base em seu nome, fica claro que a água é fornecida com gotas. Ao mesmo tempo, ela imediatamente vai às raízes. Esta solução tem vários aspectos positivos, por exemplo, a água é usada racionalmente, a formação de doenças fúngicas e assim por diante é excluída.

Cada um dos sistemas de irrigação descritos possui características próprias e todos podem ser automatizados. Será necessário comprar sensores e todos os tipos de automação.

Vídeo: regar uma estufa, a melhor forma de fazer

Portanto, a questão de como fazer uma estufa de policarbonato por conta própria foi examinada em detalhes. Se você deseja adicionar algo, pode deixar comentários e comentários neste artigo. Além de tudo, oferecemos uma série de fotografias de estufas prontas. Talvez eles sejam úteis ao construir sua própria estufa de policarbonato.

Estufa pronta

Características positivas deste tipo de estufa:

  1. Economizando seu tempo. Como o próprio fabricante calculou tudo e fez o design funcionar.
  2. O kit contém todos os materiais para instalação. Não há necessidade de procurar materiais.
  3. O kit pronto já possui um esquema de coleta da estufa. Depois de estudá-lo cuidadosamente, você pode montá-lo facilmente.
  4. Todos os elementos têm um tamanho específico, pois foram fabricados na fábrica.

O ponto negativo é que eles são do mesmo tipo. Arcos na forma de um túnel (tipo arqueado) estão agora no mercado. A vantagem desse design é que, devido à sua forma arqueada, ele possui um grande reflexo de luz. Além disso, a água da chuva não se acumula nessa superfície. A desvantagem é que é menos durável e resistente.

Complexidade na montagem não deve surgir. Pegamos o circuito, olhamos o desenho e, seguindo claramente as instruções, montamos a estrutura, quase como uma montagem de um construtor.

Trabalhar com material de cobertura

Como é bastante suave, é necessário cuidado ao trabalhar com ele. E também durante o processo de montagem, será necessário cortar e perfurar o material. O principal aqui é preparar com antecedência marcando com um marcador de construção.

Ao cortar material, recomendamos o uso de uma faca de escritório, com aproximadamente 3 segmentos de faca, para que a faca não fique para o lado.
Como o policarbonato é uma construção acabada, possui nervuras de rigidez no interior. Portanto, o corte pode ser difícil. A principal coisa aqui é a experiência. Para iniciantes, você pode pegar um pequeno pedaço de policarbonato e trabalhar com ele, por assim dizer, para sentir o material. E se você tem um quebra-cabeças, é claro, use-o.

Outro ponto importante na montagem. O aparelho possui uma fita de passagem a vapor. Certifique-se de usá-lo. Protegerá sua estufa do excesso de umidade e sujeira.

Então, examinamos vários tipos de estufas. Cada um deles tem suas próprias características especiais e distintivas. E ao construir uma estufa com suas próprias mãos, os melhores projetos para você serão exatamente aqueles que permitirão que você se concentre em seus objetivos, tarefas e oportunidades. Afinal, não importa o que você tem, o mais importante é que seja feito com suas próprias mãos e irá deliciar você e seus entes queridos com uma colheita maravilhosa.

Para maior facilidade de entendimento sobre a construção da estufa, recomendamos que você assista ao vídeo em nosso site - a estufa com suas próprias mãos e tudo relacionado a ela durante seu design.