Esse defeito pode ocorrer imediatamente após a conclusão do reparo ou após vários anos - isso indica uma violação da tecnologia de trabalho com o material, sobre as condições operacionais incorretas do revestimento. Se o problema não for acompanhado por uma abundância de dobras e bolhas sob o papel de parede, você pode consertar você mesmo, armado com cola e ferramentas simples.
Umidade
Para evitar que as telas descolem nas costuras, após a colagem, é necessário proporcionar a elas condições ideais sob as quais a secagem ocorrerá uniformemente, o processo levará pelo menos um dia. Portas e janelas devem estar fechadas para que não ocorram rascunhos.
Se no futuro um microclima com alta umidade for estabelecido na sala, as telas começarão a descascar. O problema é causado por:
- ventilação insuficiente da sala,
- inundando de cima,
- a presença de água nas proximidades
- mau funcionamento do sistema de aquecimento,
- fumaça do porão.
O uso de janelas com vidros duplos provoca condensação abundante de umidade; nesse ambiente, fungos e fungos se multiplicam rapidamente. A microflora patogênica penetra nas articulações do papel de parede, estratificando-as nas costuras e na formação de manchas escuras.
Cola inadequada
A ferramenta deve ser comprada para um material específico, as opções de papel, vinil e papel de parede não tecido apresentam diferenças. Ao preparar a solução, você deve seguir rigorosamente as instruções do fabricante, pois o não cumprimento das proporções acelera o processo de divergência da costura.
As ferramentas auxiliares são selecionadas dependendo do tipo de papel de parede e cola - a qualidade e a integridade do revestimento de acabamento também dependem delas.
Base mal preparada
Nesse estágio, os mestres inspecionam as paredes para revelar áreas com rachaduras, gesso, mudanças de alívio e outros defeitos. A restauração e o nivelamento da fundação são considerados uma medida obrigatória; caso contrário, devido às protuberâncias e vazios, a tela permanecerá irregular, surgirão rugas e bolhas e as costuras se dispersarão rapidamente.
Se a superfície estiver coberta de sujeira ou poeira, não é possível evitar o descascamento, deve-se tomar cuidado para garantir uma boa limpeza e escorva da base. Os restos da decoração antiga nas paredes levam às mesmas consequências.
Como colar papel de parede nas juntas, se estiverem separadas
Não é aconselhável jogar fora o pó de cola restante após o reparo, ele servirá como seguro em caso de defeitos no revestimento final. Deve ser diluído com água nas proporções especificadas pelo fabricante.
As juntas das pinturas precisam ser levemente expandidas para que seja mais conveniente distribuir a composição adesiva. Para garantir uniformidade, um pincel estreito é útil. As folhas tratadas com cola devem ser pressionadas firmemente, alisando a junta com um pano limpo. Se houver bolhas de ar sob o papel de parede, você pode usar uma espátula de plástico ao suavizar.
Para a restauração de juntas, é melhor usar a cola com a qual o papel de parede foi colado originalmente. Se não restar ou a data de vencimento terminar, você poderá usar outras composições adesivas, por exemplo, PVA.
A cola PVA é adequada para trabalhar com folhas de papel, embora deva ser lembrado que pode causar outros problemas. O "comportamento" dos produtos de acetato de polivinila varia de acordo com o fabricante, às vezes aparecem manchas marrons ou amarelas no papel de parede. Os mestres recomendam diluir o PVA com água na proporção de 1: 1 ou conectá-lo com cola de papel de parede na proporção de 1:10.
Esta opção não é adequada para materiais de vinil e não tecidos, por isso é aconselhável escolher adesivo para juntas. A principal vantagem aqui é a versatilidade da composição - é adequada para todos os tipos de pinturas e cria uma conexão confiável. A cola especial para juntas é diferenciada pela facilidade de aplicação: é embalada em tubos com uma ponta estreita. O produto já está pronto para uso, não precisa ser produzido. Ao colar papéis de parede, os fabricantes recomendam manter a temperatura ambiente em +10 - + 25 °.
Para evitar a estratificação de juntas no futuro, mesmo na fase de reparo, uma fita de papel pode ser colada entre as telas. Este é um produto estreito especial que aprimora a fixação do papel de parede. A solução não é adequada para revestimentos finos de papel não tecido e papel, mas combina bem com lençóis de vinil pesados.
A busca pela cola de trabalho é apenas a primeira etapa do reparo das juntas, o processo de colagem merece mais força e responsabilidade. Manual de Operação:
- Panos na junta devem ser cuidadosamente desaparafusados.
- Use um aspirador com um bico estreito para remover poeira e detritos. Se uma camada antiga de cal ou massa de vidraceiro estiver visível, elas deverão ser removidas.
- Se a camada de massa for destruída, a zona de solda precisará ser trabalhada novamente com massa e coberta com uma cartilha e, em seguida, aguarde a secagem. A cola é aplicada uniformemente à junta e as bordas do papel de parede são pressionadas e enroladas com um rolo de borracha.
- Toda a superfície deve ser alisada com uma espátula de plástico, limpando simultaneamente a cola exposta com um pano limpo.
Frequentemente, durante a colagem dos vazios - bolhas de ar, eles devem ser cuidadosamente perfurados com uma agulha. Cola para juntas ou argamassa para papel de parede é injetada nessas áreas com uma seringa e o excesso deve ser removido com um pano. Se PVA simples for usado para colar, os mestres aconselham imediatamente a processar as juntas com um ferro ou um secador de cabelo: a alta temperatura promove a formação de uma conexão forte.
Se a data de validade da cola do papel de parede expirar, ela não poderá fornecer o efeito esperado.
Não se arrependa da mistura: é necessário untar a parede e o papel de parede profusamente. Em alguns casos, para que fiquem bem saturados, você terá que esperar 10-15 minutos, de acordo com as recomendações do fabricante do material.
É possível mascarar a articulação
O problema é relevante em situações em que uma fina tira de parede é visível em uma costura restaurada, o que é especialmente visível no papel de parede escuro. Para que a faixa clara não se destaque, ela pode ser pintada com a cor do acabamento. Em tal situação, uma tinta à base de água é adequada; se o pigmento estiver muito saturado, um pouco de produto será diluído com água.
A ponta de uma faca ou espátula é mergulhada na tinta e cuidadosamente realizada com precisão na junta. A princípio, pode parecer que a costura se tornou mais visível, mas precisa ser rejuntada com um pano úmido; como resultado, será obtida uma faixa que não difere da sombra.
Têxtil
Para restaurar a integridade da costura do papel de parede de tecido, você deve minimizar a probabilidade de exposição à umidade - por causa disso, elas mudam de forma. A área do problema deve estar limpa de poeira. Em seguida, aplique cola. Durante a secagem, os mestres recomendam que você evite arejar a sala.
Ao suavizar juntas de qualquer tipo de papel de parede, será útil um rolo de borracha; com sua ajuda, é mais fácil nivelar a área restaurada. No final do trabalho, limpe cuidadosamente a costura com um pano para remover o adesivo exposto.
Por que os papéis de parede se destacam?
Existem várias razões pelas quais um novo reparo tem uma aparência não estética. As razões para isso são as mais variadas, mas na maioria das vezes é a falha em observar regras simples:
- Superfície inadequadamente preparada. Antes de iniciar o trabalho, verifique a parede quanto a rachaduras e derramamento de gesso.
- Escolha de cola errada.
- Não conformidade com as proporções de diluição da cola.
- Negligenciar as regras de colar. Vale a pena estudar cuidadosamente as instruções antes de começar o trabalho.
- Os rascunhos são uma das principais razões para descascar o papel de parede. Todas as portas e janelas devem estar fechadas.
- Incumprimento do regime térmico. Secar ou umedecer é inaceitável.
- Aplicação incorreta ou insuficiente de cola na superfície. Antes de usar, leia as instruções.
- Má ferramenta e material.
Considere essas nuances, e o papel de parede não ficará para trás e durará muito tempo.
Fungo
A vida não pára. As janelas simples foram substituídas por janelas com vidros duplos, que nas casas do tipo antigo contribuem para a formação de condensado e isso ameaça o aparecimento de fungos nas paredes. Além disso, o papel de parede geralmente diverge por causa disso. Em cada sala há fungos, e eles se manifestam assim que surgem condições favoráveis para isso. É fácil reconhecer o fungo: manchas pretas se formam no teto, em torno das janelas e nas juntas da casa, que crescem rapidamente.
Uma das principais razões para o aparecimento de tais defeitos é a umidade, que pode vir do porão. É necessário verificar o porão e os alicerces da casa quanto à infecção pelo fungo. Também pode ocorrer devido a vazamentos nos tubos; portanto, antes de iniciar os reparos, inspecione tudo no banheiro. Não permita ventilação insuficiente, o que geralmente leva à formação de condensado do ar ambiente. As paredes que congelam no inverno também provocam a formação de fungos.
Existem várias maneiras de evitar e curar o fungo:
- Arejamento frequente.
- Para reparos, revestimentos permeáveis ao vapor podem ser usados.
- O estudo das paredes com produtos químicos especiais.
Que cola usar?
Depois de comprar o adesivo, siga as instruções na embalagem. Há pó e cola líquida. Ambos requerem proporções de diluição. Deve levar em conta o clima da sala. Se estiver molhado, use uma composição resistente à umidade.
Não use PVA de escritóriopois não garante aderência à superfície e pode deixar manchas marrons após a secagem. Há também papel de parede PVA. É adequado apenas para produtos à base de papel. Hoje, muitas empresas diferentes produzem cola. Você decide qual marca escolher. O principal a lembrar é que todos são muito similares em composição.
Como colar nas articulações?
Se o papel de parede se separar e se soltar nas juntas, você precisará executar manipulações simples:
- Dobre a articulação.
- Retire os restos de cal, lixo.
- Verifique a parede por chips.
- Revestir as juntas com cola.
- Pressione o papel de parede no lugar e exercite-se com um rolo de borracha.
- Alise com uma espátula.
- Remova os resíduos de cola com um pano.
Este método retornará o papel de parede à sua forma original. É necessário usar a cola que foi originalmente trabalhada. Se uma peça for arrancada da tela deixada nas juntas, ela poderá ser restaurada. O principal é coletar todas as peças, organizá-las corretamente e colocá-las em cola. O excesso deve ser removido com uma toalha, alisado com uma espátula e deixado secar. Dessa forma, você pode corrigir a situação após a "invasão" do gato.
Como combinar um padrão?
Depois de escolher o papel de parede com uma foto para o seu apartamento, você deve se familiarizar com o relacionamento. Essa é a taxa de repetição do padrão ou sua etapa. É ele quem ajudará a combinar corretamente o padrão. Você pode encontrá-lo na etiqueta do rolo. Conhecendo o relacionamento, procedemos ao corte do produto. Antes de tudo, é necessário abrir dois ou três tubos de papel de parede, colocando-os no chão, prendendo a junta à junta e olhando a foto.
Pode cortar o rolo. Os mestres são aconselhados a numerar as bandas. Não se esqueça de alguns centímetros de estoque. Antes de iniciar o trabalho, remova todas as tomadas e interruptores, isole os fios. Isso ajudará a evitar problemas de fiação. Nada interferirá, e o processo levará menos tempo. Após a conclusão do trabalho nos locais onde os furos foram selados, um corte puro é feito na forma de uma cruz e o excesso é cortado.
Ao colar papel de parede listrado, a alternância deve ser observada. Esse revestimento ajudará a alongar visualmente a sala. Você pode decorar o apartamento combinando cores sólidas e telas com um padrão. A colagem deve começar do canto. Vale a pena colar papel de parede com uma sobreposição - liso ou colorido. É necessário deixar o material não colado, depois cortar o excesso e colar o papel de parede se sobrepondo.
Como remover vincos após a secagem?
Para revestimentos de teto, o seguinte método é adequado:
- É necessário fazer uma incisão com uma faca de escritório afiada ao longo da dobra.
- Passe a parte superior para baixo e alise com uma espátula.
- Após a secagem, é necessário repassar o revestimento com lixa e alisar novamente.
- Além de rugas, podem aparecer bolhas. Uma seringa, cola, toalha ajudará a fechá-los.
- Perfure cuidadosamente a bolha com a agulha e insira a cola para dentro.
- Depois de liso, retire o excesso de cola com um pano.
Dicas para todos os tipos
O processo de colagem geralmente é o mesmo e é adequado para todos os tipos:
- As paredes devem estar intactas e a superfície deve ser uniforme e sem rachaduras.
- Uma superfície muito lisa não é muito boa. Ela deve ser áspera para que o papel de parede não escorregue.
- Feche todas as janelas e portas, pois não deve haver corrente de ar.
- Observe as condições térmicas. Certifique-se de que o papel de parede não seque nem fique úmido.
- Não se esqueça da propriedade de alguns produtos para esticar e depois contrate.
- Responsável pela escolha da cola.
- Não poupe a cola. Brasão bem as articulações e o perímetro do papel de parede.
- É melhor começar a colar pela janela.
- Não se esqueça da margem de cada lado, 2-3 cm.
- Alguns papéis de parede são melhores para colar na sobreposição, enquanto outros - bumbum.
- Depois de colar a tira, não se esqueça de alisá-la imediatamente com uma toalha, pincel ou espátula para expelir todo o ar.
- Leia atentamente as instruções para papel de parede e cola.
De papel
Há uma instrução clara para colar a sala com papel de parede de papel. Primeiro você precisa determinar qual o tipo que você escolher. Não é recomendável usar cola PVA simples ao colar papéis de parede de papel. Pode deixar manchas marrons após a secagem. Existem:
- O papel de parede suave de sempre.
- Duplex, que possui duas camadas.
- Papel de parede em relevo com relevo ou padrão na frente.
- Estruturais são feitas usando selos diferentes.
- Acrílico (espuma) consiste em duas camadas e acrílico espumado na parte frontal.
- Resistente à umidade - este revestimento pode ser lavado.
Existem dois métodos de papel de parede - bunda e colo:
- A junta de topo é o método usual de colar e é adequada para todos os tipos e tipos de tela.
- Apenas papéis de parede de colo sem desenhos e relevos são colados. Os revestimentos de alívio podem esconder solavancos na parede.
Não tecido
No fabrico de revestimentos não tecidos, é utilizada fibra de celulose (papel de parede não tecido). Esse revestimento é inofensivo para os seres humanos. Pode ser utilizado na reparação de quartos e quartos de crianças. Este papel de parede pode ser pintado. Ao escolher uma tela com um padrão, é importante não esquecer que, ao pintar com o tempo, o ornamento pode desaparecer.
O papel de parede não tecido respira e não absorve odores, o que torna possível colá-los em qualquer ambiente. Para materiais deste tipo, vale a pena escolher uma cola especial:
- Para colar com opções de camada única, a parede deve estar perfeitamente preparada, caso contrário, devido à magreza do revestimento, após a secagem, todas as saliências serão visíveis.
- Papéis de parede multicamada são usados para colar salas com paredes defeituosas. Graças a este revestimento, todas as falhas se tornam invisíveis.
Cole a sala apenas de ponta a ponta. Para fazer isso, eles desenham uma base, mas não a própria tela, pois é muito sensível à poluição. O primeiro segmento é colado em paralelo à linha desenhada. É suavizado com as mãos e, em seguida, é realizado com um rolo ao longo de todo o comprimento, expelindo o ar. O próximo segmento é colado no alvo primeiro. Se uma pequena folga aparecer no momento da colagem, basta puxá-la suavemente para perto da primeira e exercitar o rolo ao longo de todo o comprimento.
Atenção especial deve ser dada à tecnologia de colar cantos. Só pode ser feita com sobreposição. A técnica de combinar o padrão e a colagem é semelhante à das opções de papel. O papel de parede não tecido pode ser colado horizontalmente. Para fazer isso, faça marcações paralelas ao chão e depois o algoritmo, como na colagem vertical.
O papel de parede não tecido baseado em papel não deve ser colado em salas com alta umidade. O pano lava para se afastar da superfície. Enruga o revestimento se houver ar entre ele e a parede ou colar no frio. Embora, como dizem os profissionais, sujeito às regras de aplicação, não ocorram defeitos ou problemas.
Vinil
Os papéis de parede de vinil costumam ser usados em reparos. São fáceis de manusear e, graças aos seus designs interessantes, ajudam a criar diferentes interiores. A parede sob a capa de vinil deve estar perfeitamente plana. Para começar, é limpo o revestimento antigo. É necessário massa de vidraceiro e, em seguida, preparado.
É necessário permitir que a parede seque e somente depois disso prossiga com a colagem. Qualquer erro desse revestimento será visível. É impossível iniciar reparos usando papel de parede de vinil a uma temperatura inferior a 13 graus. Quando esse valor ultrapassar, você deve esperar alguns dias, caso contrário, todo o trabalho terá que ser refeito.
Ao escolher um esquema de cores, você precisa se lembrar da iluminação da sala. Recomenda-se que o revestimento leve de vinil cole em salas escuras onde não há luz suficiente. E a escuridão, pelo contrário, é muito clara (para absorver luz excessiva).
Você pode pintar a superfície da tela em até 15 vezes, e alguns fabricantes oferecem produtos cuja cor pode ser alterada em até 25 vezes. Essa propriedade oferece uma clara vantagem para esse tipo de papel de parede em relação a outros. O principal é não esquecer que, ao colar os revestimentos de vinil, eles são esticados e, quando secos, são puxados juntos. Em nenhum caso eles podem ser puxados. Além disso, você precisa colar o papel de parede lado a lado (sem esticar). Caso contrário, grandes lacunas poderão aparecer.
Esses revestimentos de parede têm excelente desempenho. Eles são resistentes a vários detergentes e água. Os papéis de parede de vinil podem ser colados em todos os quartos (mesmo com alta umidade). Ao alisar esse pano, não use uma espátula; caso contrário, poderão ocorrer arranhões. É melhor usar um rolo de borracha, com o qual um pedaço de papel de parede é suavizado. Você também precisa expulsar todo o ar para evitar rugas.
Se você seguir todas as regras escritas no próprio rolo e na embalagem com cola, esses papéis de parede se tornarão um adorno para qualquer interior.
Como atualizar?
Se o papel de parede lavável ficar amarelo, você deve lavá-lo. Você pode usar detergentes diferentes. Para remover manchas oleosas, é permitido fixar um guardanapo branco e ferro. Antes de lavar a superfície com qualquer produto, vale a pena experimentá-lo em um pequeno pedaço de papel de parede.
Você também pode mascarar defeitos com a continuação da imagem ou colar uma nova seção de papel de parede adequada ao tema. Outra maneira: remova a peça desejada de um local discreto e cole uma peça semelhante em seu lugar (em tom). Se você tem um artista em casa, ele pode ajudá-lo a mascarar as marcas de arranhão, adicionando alguns elementos. Qualquer pessoa pode usar esse método.
Você pode usar imagens como decoração. Eles ajudarão a mascarar os dentes. Uma maneira de salvar um revestimento desbotado é repintá-lo com tinta à base de água (se permitir). Você também pode colar no lugar do fragmento danificado do mural ou de qualquer outra tela apropriada à cor. Você pode encontrar o mesmo papel de parede que o seu. A restauração só vale a pena começar se você tiver certeza de que a colagem de revestimentos de parede não será mais barata.
Você aprenderá mais sobre como corrigir um problema de junção no próximo vídeo.
Por que os revestimentos deixam a parede?
Acontece que tudo foi feito de acordo com as instruções, mas o papel de parede se afastou da base. As principais razões para descascar:
- Defeitos de superfície. O fenômeno não é incomum, pois as paredes são deformadas ou inicialmente irregulares. Antes do início dos trabalhos de acabamento, o gesso pouco aderente deve ser removido e todas as rachaduras visíveis devem ser esticadas.
- A instalação de paredes feitas de chapas de drywall foi realizada incorretamente. As juntas entre as folhas foram mal processadas.
- As superfícies de colagem estão mal preparadas. Provavelmente eles deixaram o papel de parede antigo ou vestígios de pintura ou lavagem de roupas (aprenda a remover líquido, papel de parede fotográfico, papel de parede lavável). A situação ficará mais complicada se não forem preparadas com antecedência (por que as paredes devem ser colocadas sob o papel de parede e como fazê-lo?). Esta é uma etapa invariável de colagem de materiais.
- O papel de parede foi aplicado sobre uma superfície úmida, um primer seco ou gesso.
- A cola de papel de parede é aplicada de maneira desigual. Este é um erro comum. Problemas são possíveis se a pasta for aplicada com um pincel e não com um rolo. Aparecem lacunas na tela, áreas sem adesivo (como e o que aplicar cola ao papel de parede?).
Para fazer isso, é recomendável fazer o seguinte:
- Os primeiros dias de manter portas e janelas fechadas.
- Para evitar correntes de ar, bloqueie a ventilação.
- Cegue as janelas para que os raios do sol não caiam no papel de parede.
Muitas vezes, as listras saem, aparecem bolhas, se a sala estiver fria e com alta umidade.
O que fazer se os rolos ficarem para trás?
Se um problema semelhante surgir, você precisará saber como resolvê-lo corretamente e colar as telas descascadas:
- Não trabalhe com cola PVA. Praticamente não se dissolve na água, por isso será difícil remover o revestimento das paredes antes de um novo reparo. Depois de trabalhar com essa cola, manchas amarelas podem aparecer nelas (você pode descobrir por que o papel de parede ficou amarelo depois de colar e como remover o problema aqui).
- É aconselhável usar cola de papel de parede. Mas deve ser líquido.
- Se a tela não permanecer no lugar de juntas ou cantos, é recomendável usar cola especial. É vendido em qualquer loja de materiais de construção. Composição de alta qualidade não deixa manchas, proporciona uma aderência forte.
Para o trabalho, você também precisará de:
- escova
- rolo
- espátula estreita
- seringa
- secador de cabelo
- panos limpos e secos.
Se os revestimentos deixarem nas juntas, você deverá dobrar suavemente as bordas e remover os detritos aderidos com uma espátula. Em seguida, aplique a solução adesiva, pressione as bordas com um rolo. Retire o excesso de cola com um pano.
Se as telas forem removidas do teto ou da parede, é necessária cola de papel de parede. É necessário diluir com água mais fina que o normal e revestir o material. Espere cinco minutos e cole a tira na parede. É recomendável manter as janelas fechadas por dois dias.
Como colar costuras nas juntas e cantos quebrados?
O principal problema, por que os papéis de parede estão descascando, é que trabalhar com eles parece simples. Começa, sem conhecer os meandros e as regras.
As recomendações são as seguintes:
- Não economize em materiais de acabamento e tente não comprar produtos com desconto.
- Antes de começar o trabalho, leia as instruções.
- Use espátulas e rolos especiais.
- Tenha panos limpos em estoque.
- Compre uma boa cola de papel de parede e especial para juntas.
- Realize a preparação da fundação de qualidade.
- Continue o manche antes do início da estação de aquecimento. É desejável que as paredes coladas sequem em condições naturais.
- Após o reparo, você não pode ventilar a sala para evitar correntes de ar.
Conselhos práticos: como e como colar as telas que partiram?
Se o reparo for concluído, mas o papel de parede for destacado, os proprietários estão pensando em como colá-los novamente. Para manter as telas, você precisa usar os seguintes métodos:
- Se as bordas desaparecerem, é necessário colar novamente as juntas. Não deve haver detritos ou sujeira nas bordas. Continue usando cola de papel de parede de alta qualidade. Mas precisa ser mais fluido que o normal.
- Quando os painéis se afastam da base e as bolhas incham, é possível corrigir o defeito sem removê-los usando uma seringa médica. Primeiro, perfure a área desejada com uma agulha para liberar ar e, em seguida, insira lentamente uma pasta sob a tela com uma seringa. Após alguns minutos, o papel de parede ficará saturado de cola e poderá ser pressionado contra a parede (como remover bolhas no papel de parede?).
- Se a tela não for apenas arrancada, mas também removida com o gesso, há a possibilidade de lágrimas. A área defeituosa deve ser substituída por material novo e rebocada novamente. Para fazer isso, é bom ter um rolo com o mesmo padrão em estoque. Esta opção é adequada se tiver passado algum tempo após o reparo.
Os profissionais recomendam usar apenas bons materiais e colar, e também não economize e compre cola para juntas. Sua principal vantagem, graças à sua composição especial, é a aderência instantânea às superfícies.
Obviamente, a razão pela qual o papel de parede está descolando gradualmente da base é uma má conformidade com as instruções ao preparar a superfície ou durante a colagem. Mas a situação não é difícil de resolver.
O reparo pode ser feito por você mesmo. (Como reparar o papel de parede e as juntas, se elas estiverem separadas?) Com o trabalho correto, o papel de parede ficará pendurado nas paredes por um longo tempo e encantará o proprietário com uma aparência elegante.
Razões para descascar papel de parede
Às vezes, esse fenômeno parece inexplicável. Parece que o papel de parede foi comprado de alta qualidade e a cola da marca, mas após a colagem os problemas começam. Nesta situação, como regra, eles começam a pecar pela qualidade do papel de parede, mas tentarei dissuadi-lo disso.
O que poderia levar a esse problema? Os seguintes fatores:
- solavancos nas paredes,
- restos não removidos do revestimento antigo,
- base contaminada e empoeirada
- massa suja que se comporta como poeira
- gesso seco
- um rascunho
- composição adesiva mal aplicada
- não conformidade com as instruções para o uso de adesivos.
Agora, sabendo os motivos, da próxima vez que puder, colando o papel de parede, evite erros, mas agora vamos corrigir os existentes.
Por que o papel de parede está descascando
Há muitas razões para forçar um quarto renovado a perder sua beleza original. Há duas razões principais: fatores ambientais ou falta de aderência à tecnologia de colagem. Os fatores ambientais incluem:
- Alta umidade. É causada por problemas com o sistema de aquecimento, ventilação da sala, proximidade com um grande corpo de água, inundações inesperadas. Reparos repetidos são mais prováveis de ocorrer entre os residentes do setor privado. As casas localizadas perto dos rios que fluem a cada primavera são inundadas, o que é acompanhado pelo descascamento do papel de parede e danos irreversíveis a outros materiais de acabamento. Esse problema aguarda os proprietários dos apartamentos, localizados nos primeiros andares dos edifícios. Vapores vindos de porões úmidos penetram no espaço vital, tornando-se uma fonte de dispersão úmida.
- O aparecimento de fungos e bolores. Hoje, a prática de instalar janelas com vidros duplos em prédios obsoletos se espalhou. Após o trabalho, os vapores se condensam, gerando um ambiente favorável à propagação de fungos microscópicos. O ataque pode ser encontrado no teto, em torno das estruturas das janelas e dentro das juntas, aumentando gradualmente as manchas escuras. As principais razões para sua aparência são representadas pela umidade do porão, vazamentos de canos, falta de ventilação e congelamento das paredes no inverno. A propagação de fungos é impedida pela ventilação frequente da sala, a colocação de materiais permeáveis ao vapor e o tratamento de paredes com anti-sépticos químicos.
Quanto ao fator humano, há muitas outras razões:
- Alinhamento incorreto da superfície. A base deve ser examinada quanto à presença de áreas rachadas, camadas de estuque em ruínas, altura de alívio abaixo do ideal e outros defeitos.
- Solução adesiva selecionada incorretamente. Sua marca deve conter firmemente uma variedade específica (papel, vinil, não tecido) de papel de parede em anexo. Além disso, a cola também deve ser diluída de acordo com as instruções, conforme a proporção errada leva ao descascamento das pinturas.
- Não cumprimento do regime de temperatura (por exemplo, o mestre ventilava a sala reparada durante o trabalho). O caminho de calado é bloqueado fechando firmemente os caixilhos das janelas e trancando as folhas da porta.
- A exceção é o estágio de preparação da superfície. Poeira e sujeira que permanecem na superfície, bem como uma base mal preparada, são uma garantia do atraso das pinturas de papel de parede. É fácil verificar a qualidade da superfície: pegue um pedaço de fita isolante, cole-o na parede e rasgue-o imediatamente. Se houver grandes partículas de acabamento na peça adesiva, continue a preparar a superfície até que ela fique completamente lisa.
- Usando ferramentas incompatíveis e materiais ruins. Hoje existe uma enorme fonte de informações, onde você pode encontrar informações que ajudam a escolher o papel de parede certo, as misturas de nivelamento e os dispositivos adequados. O nome dele é a Internet. E em qualquer loja de ferragens, eles dirão exatamente qual cola é adequada para determinados papéis de parede e quais ferramentas são melhores para usar.
Qualquer que seja a causa desse problema, ele ainda precisará ser eliminado (a menos que, é claro, você queira fazer reparos a cada seis meses a um ano). Portanto, se as juntas do papel de parede se soltarem, terão que ser coladas novamente, usando os meios permitidos.
Como colar para trás nas juntas da tela
Muitas vezes, após o reparo, um pouco de cola pegajosa permanece no pó. Neste caso, simplesmente diluímos com água e, diluindo as juntas do papel de parede, aplicamos o adesivo. Você pode usar um pincel para distribuir a cola uniformemente. Em seguida, pressione firmemente o papel de parede na parede e um no outro e limpe com um pano limpo. Para remover bolhas de ar, você pode usar uma espátula de plástico especial.
Claro, melhor do que a cola de papel de parede à qual esses papéis de parede foram colados, não. Porém, se não sobrar material ou passar muito tempo após o reparo e a data de vencimento da composição de fixação já tiver expirado, será necessário usar outros métodos.
Uma das opções de orçamento é o uso de cola PVA.
Para papéis de parede não tecidos e de vinil, a cola de acetato de polivinil definitivamente não é adequada; portanto, você terá que visitar uma loja de ferragens e comprar uma cola especial para juntas. A vantagem de uma composição de fixação é que ela é exatamente adequada para qualquer tipo de tela, garantindo uma fixação confiável.
Outra vantagem é a sua fácil aplicação: essa cola é produzida em tubos com uma ponta fina na forma pronta (ou seja, não precisa ser diluída com água ou qualquer outro meio). A temperatura ambiente ao usar o produto pode variar de 10 a 25 ° C. As marcas mais populares no mercado hoje são Kleo, Quelyd, Metylan.
Cole certo
A escolha da composição de fixação é apenas metade do trabalho de reparo da junta. A parte mais crucial a seguir é o processo de colagem. Fazemos tudo em etapas:
- Desativamos cuidadosamente as telas divergentes.
- Com um aspirador de pó, removemos todos os detritos e poeira, se necessário, eliminamos a camada obsoleta de material de lavagem, pedaços de massa de revestimento.
- Se a camada de massa cair junto com o papel de parede, massa novamente.
- Antes de colar, aplique uma camada de primer na parede.
- Após a secagem do primer, aplique a composição de fixação selecionada. As bordas da tira do papel de parede são levemente pressionadas no lugar e enroladas com um rolo de borracha em direção às juntas.
- No último estágio, o avião é alisado com uma espátula e remove o excesso de cola com um pano comum.
Se depois de colar o material formado vazios cheios de massas de ar, no lugar de sua presença, o papel de parede é perfurado com uma agulha. Uma quantidade adicional de solução é injetada nas cavidades através de uma seringa e seu excesso de volume é removido com um pano.
Se o PVA foi escolhido para fixação, as juntas precisam ser aquecidas com um secador de cabelo ou com um ferro de passar - isso garante uma conexão mais durável.
Como fazer as juntas do papel de parede não se soltarem
Para evitar tais situações após o reparo, a qualidade do trabalho realizado deve ser cuidada com antecedência. Muitas vezes, os mestres e os próprios proprietários, que fazem os reparos, esquecem de ler as instruções na caixa com cola de papel de parede ou outros materiais, não levam em consideração o tipo de papel de parede, pensando que executaram esse procedimento "1000 vezes", o que significa que não podem ser enganados. No entanto, cada material de acabamento e construção tem suas próprias características de uso. E para não precisar consertar seus batentes mais tarde, leia sempre as instruções na embalagem.
Além disso, para manter o papel de parede mais apertado e não descolar, siga algumas regras:
- Sempre prepare cuidadosamente a base: nivelada, massa, primer.
- Escolha uma composição de fixação especialmente projetada para o seu tipo de papel de parede (existem variedades de cola para papel, vinil ou não tecido).
- Ao comprar, preste atenção à data de validade da cola - os produtos vencidos podem estragar o papel de parede e o seu humor.
- Não poupe a cola, sempre lubrifique a tela e a parede. Se o papel de parede precisar de tempo para "absorver", observe sempre o intervalo.
- Para a aplicação, use um rolo, não um pincel - para cobrir uma superfície grande em menos tempo.
- Para suavizar as juntas, use um rolo de borracha especial para toda a tela - uma espátula de plástico. Remova a cola exposta com um pano limpo.
Lembre-se: apenas uma preparação cuidadosa da base e a aderência à tecnologia ao colar podem impedir um incômodo como descascar as juntas do papel de parede.