Reparação

Painéis de MDF para paredes em design de interiores

Uma excelente decoração de qualquer ambiente pode ser painéis de parede de MDF. Devido ao fato de haver uma grande variedade deles, você pode organizar qualquer interior em uma variedade de estilos.

Este material de acabamento é muito estético, prático e acessível.

Na indústria moderna, são produzidos vários painéis de MDF, além de diferenças na aparência, eles também podem ter finalidades diferentes. Sua espessura varia de 6 a 60 mm. Se falamos sobre a decoração do espaço, é preferível usar placas de até 12 mm de espessura.

O material pode ter uma forma diferente.

  1. Lado a lado. Esses painéis podem ser quadrados e retangulares. Utilizando-os no interior, combinando várias texturas e cores, você pode criar um revestimento em mosaico.
  2. Cremalheira e pinhão. Estes painéis são apresentados na forma de um revestimento de madeira.
  3. Folha grande. Este material pode atingir uma altura de 3000 mm e uma largura de 1500 mm.

A nova tendência da moda se tornou painéis de parede com impressão de fotos. Qualquer imagem pode ser aplicada à superfície do material. Para que os painéis tenham alto desempenho e durem o máximo possível, é aplicado sobre eles o verniz à base de acrílico repelente à água.

Outro know-how se tornou painéis de MDF com o efeito 3D. Na variedade desses painéis, você pode encontrar opções que cativarão qualquer pessoa. Imitações de ondas, figuras geométricas volumétricas são aplicadas à superfície das placas, vários tipos de entalhes e relevos são usados.

Graças ao uso de tais acabamentos, até as idéias de design mais complexas podem ser resolvidas.

Os benefícios

Os painéis de MDF não são apenas uma solução econômica para decoração de paredes, mas também a mais fácil. Eles podem ser usados ​​em qualquer sala: na cozinha, no corredor, na sala e até no quarto. Muitas pessoas preferem esses painéis para criar uma imitação de um revestimento de madeira no design de uma sala. É a árvore que exala naturalidade e respeito pelo meio ambiente; além disso, é capaz de tornar o ambiente mais quente e confortável. Mas como o material natural costuma ter um alto custo, o MDF pode muito bem substituí-lo.

Considere os outros benefícios do acabamento com MDF:

  • o design com esse material pode ser feito de forma independente, mesmo que uma pessoa não tenha experiência neste trabalho,
  • O MDF pode ser usado não apenas para decorar paredes, mas também para tetos, o mais importante é a combinação certa de materiais de acabamento para tornar o interior o mais impressionante possível,
  • os painéis de parede podem tornar qualquer ambiente único, incluindo o infantil, pois você pode aplicar uma imagem do seu personagem favorito de desenho animado ou conto de fadas.

Até os designers mais experientes ficam surpresos com as opções de cores e variedade dos painéis. Os especialistas adoram usar esse material em seus projetos, pois permite que você expresse completamente sua imaginação.

Use

O material em questão pode ser usado de diferentes maneiras.

Essas opções de instalação são as mais populares.

  1. No fundo da parede. Esta opção é prática e especialmente esteticamente agradável. Se as proporções durante a instalação forem atendidas, você poderá obter o efeito de um teto alto, além de aumentar visualmente o espaço na sala.
  2. Em toda a parede. Esta opção é usada para dar rigor à sala e enfatizar o status do proprietário da casa. É preferível usar esta opção na biblioteca ou na sua conta.
  3. Como elemento decorativo. Um painel usado corretamente no interior ficará bonito e elegante. Devido ao fato de o material possuir uma grande variedade de texturas, qualquer ideia de design pode ser traduzida em realidade. Por exemplo, com a ajuda de chapas grandes, uma parede pode ser completamente formada e as demais superfícies são decoradas com fragmentos de MDF.

Se considerarmos os quartos separadamente, os painéis da cozinha podem ser usados ​​como avental. Devido ao fato de o material possuir resistência à umidade e facilidade de manutenção, será a solução perfeita para esse acabamento. Você também pode montá-lo no banheiro, e os painéis se encaixam adequadamente no teto, nas paredes e até embaixo da pia como elemento decorativo. Este material será uma boa escolha, pois os painéis não são propensos a moldá-los.

Eles ajudam a refinar os painéis e varandas com galerias, tal decoração não exige grandes custos financeiros e de tempo. Além disso, esse design pode ser combinado com qualquer outro tipo de decoração.

Belos exemplos

A instalação de painéis de MDF torna possível tornar a sala única. Graças a todos os métodos possíveis de acabamento de superfície, formas e tipos deste material, o comprador poderá escolher por si mesmo o estilo que mais lhe agradará.

  • Um exemplo impressionante de design de interiores extravagante. Os painéis de MDF são usados ​​como decoração para uma das paredes.

  • O quarto foi projetado com cores claras e delicadas. Um design interessante em MDF enfatiza o interior delicado e arejado da sala.
  • A opção de projetar toda a parede usando MDF. O revestimento em relevo escuro será um excelente sotaque em qualquer interior moderno.

  • Uma solução tão interessante pode ser usada para projetar um estudo ou biblioteca.
  • Painéis calmos e clássicos.

Dicas para instalar painéis de MDF nas paredes - no próximo vídeo.

Variedades

As placas de MDF podem ter várias formas e orientações funcionais. A espessura dos produtos pode variar de 6 mm a 6 cm. Painéis decorativos de 6 mm a 1,2 cm são utilizados no interior de apartamentos e casas.

Eles podem ser classificados em três grupos com base no tamanho das placas.

  • folhas grandes (espessura de 3 mm a 1,2 cm, altura até 30 cm, largura até 15 cm),
  • painéis quadrados ou retangulares com azulejos (espessura de 7 mm a 1 cm, altura e largura - até 10 cm) permitem criar painéis de mosaico exclusivos nas paredes, você pode combinar chapas de diferentes texturas e cores,
  • rack (tenha uma semelhança distante do “forro”, espessura - de 8 mm a 1,2 cm, comprimento - até 30 cm).

Opções de cobrança

Três métodos são usados ​​como processamento de painel:

As placas folheadas são coladas com a camada de madeira mais fina, portanto, não podem ser visualmente distinguidas da madeira real. Antes de pintar as placas, o primer e o primer devem ser preparados. Os revestimentos de tinta e esmaltes utilizados para os painéis são muito flexíveis e estão bem distribuídos sobre a superfície.

Laminação de placas é colá-los com filme de PVC. Pode ser brilhante ou fosco, multicolorido, com padrões, impressão de fotos imitando pedras naturais, alvenaria, madeira natural e outras superfícies.

Às vezes, se a solução de design exigir, as chapas podem ser processadas com materiais caros - por exemplo, madrepérola (o preço de uma dessas chapas pode chegar a 25 mil rublos).

Campos de aplicação

Painéis folheados podem ser usados ​​como revestimento de paredes no quarto, corredor, sala de estar, loggia. Devido à boa resistência do material à umidade (aplicável a amostras pintadas e laminadas), ele pode ser usado mesmo na área da cozinha. Nos banheiros, os painéis decorativos são usados ​​com pouca frequência, dos quais eles fazem um conjunto de banheiro.

Nos corredores apainelavam toda a parede de cima para baixo, nos quartos, concentre-se em uma parede ou em qualquer parte dela. Os designers usam de bom grado painéis folheados no interior, pois podem montar rapidamente um painel de parede, o que adicionará um toque interessante à sala. Esta técnica é especialmente relevante para a cabina de um berço. Placas de MDF também decoram as paredes para equipamentos de áudio e vídeo no quarto de hóspedes.

Na área da cozinha, o MDF é usado para decorar o avental. O tom dos painéis e a textura devem corresponder ao design da fachada e ao estilo dos aparelhos instalados. Os painéis de MDF costumam ser vistos em salas de escritórios e escritórios do governo (hospitais), onde há sempre uma grande multidão de pessoas.

As razões de sua popularidade como material de construção para locais públicos são as seguintes:

  • preço razoável
  • alta resistência ao desgaste
  • facilidade de instalação
  • olhar estético
  • facilidade de atendimento.

Entre as desvantagens do material pode-se notar muito peso, a necessidade de montagens especiais, uma grande quantidade de poeira durante a instalação.

Estilos

Em uma sala com um design clássico (inglês), os painéis de MDF cortam a parte inferior da parede. Isso está em harmonia com o design de portas, lareiras, escadas.

Para criar um interior original, são utilizados painéis com desenhos 3D. Tais obras-primas são criadas de acordo com esboços únicos em fresadoras especiais.

Recursos de montagem

As placas retangulares podem ser colocadas horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. Eles estão presos a uma caixa de madeira ou metal, bem como diretamente à superfície da parede, se ela estiver perfeitamente plana. A borda dos painéis é cortada ou ranhurada para facilitar a instalação subsequente.

Ao colocar painéis de MDF, cantos de acabamento, parafusos auto-atarraxantes, kleimers, pregos são usados. Os painéis podem ser colocados sem folgas ou com espaçadores (uma distância de 1 cm entre os painéis é formada através do uso de elementos adicionais feitos de madeira ou folheado).

Placas decorativas podem ser gravadas, por exemplo, imitar o revestimento. Texturas de superfície mais complexas são chamadas de painéis 3D.

Fabricantes

Entre os fabricantes mais famosos e procurados de painéis folheados As seguintes marcas podem ser observadas:

As fábricas das empresas acima estão localizadas nos EUA, Europa e China. Entre os fabricantes nacionais destacam-se: Plitspichprom, Kronostar, Laminado Russo.

Para mais informações sobre painéis decorativos de PVC e MDF, consulte o próximo vídeo.