Reparação

Mistura cimento-areia para reboco

Apesar da enorme escolha no mercado de construção de misturas de gesso, uma argamassa de cimento e areia clássica é frequentemente usada para acabamento áspero de paredes. Esse gesso é considerado o mais durável, confiável e durável.

Áreas de aplicação de reboco de cimento

A argamassa de cimento adere bem a tijolos e concreto, enchendo até pequenos buracos. O revestimento é bastante liso, sem rachaduras e grandes defeitos.

O gesso à base de cimento é utilizado para os seguintes trabalhos:

  • decoração de fachada
  • reboco e nivelamento de superfícies em ambientes sem aquecimento (varandas, galerias) ou em ambientes com alta umidade (banheiros),
  • juntas de vedação e fendas de paredes externas e internas,
  • alinhamento de superfícies com grandes defeitos e grandes quedas,
  • preparando paredes para azulejos.

A propósito, em locais úmidos com gesso de cimento inacabado, mofo ou fungos podem aparecer. Neste caso, as paredes são gravadas com uma solução neutralizante.

Para superfícies de pedra e madeira, é melhor usar misturas de cimento e cal. O cimento-areia convencional aderirá mal a eles.

Prós e contras

As principais vantagens das composições de cimento incluem:

  • maior resistência do revestimento: ao contrário do gesso, lascar ou desintegrar esse gesso não é tão fácil,
  • resistência a flutuações de temperatura e umidade,
  • durabilidade: mesmo na decoração de fachadas mais suscetíveis a condições climáticas adversas, o gesso à base de areia e cimento à prova d'água pode durar até 15 anos sem reparo,
  • alta adesão à maioria dos tipos de superfícies, incluindo concreto, tijolo, bloco de concreto, pedra,
  • facilidade de fabricação da solução: ela pode ser preparada mesmo em casa, simplesmente misturando cimento com areia e água nas proporções certas,
  • preço razoável: os emplastros DSP pré-fabricados são 15 a 20% mais baratos que os emplastros de gesso e, se você misturar com suas próprias mãos, o preço será 2-3,5 vezes menor.

Mas existem revestimentos à base de cimento e várias desvantagens:

  • trabalhar com uma solução viscosa pesada e nivelá-la é difícil,
  • a superfície é áspera, portanto, requer a aplicação de uma camada de acabamento adicional de gesso, se você planeja pintar a parede ou o papel de parede,
  • argamassa de cimento e areia torna as paredes mais pesadas, respectivamente, a carga na fundação também aumentará,
  • baixa adesão a superfícies pintadas e de madeira,
  • não é recomendável aplicar gesso de cimento no gesso - uma camada pesada simplesmente rasga,
  • ela diminui; portanto, ao aplicar uma camada muito fina, ela pode rachar, a camada mínima é de 5 mm e a máxima é de 30 mm. Se for necessário um revestimento de nivelamento mais espesso, ele será aplicado com reforço de malha, rebocando 2-3 vezes, secando cada camada.

A composição da argamassa de cimento e areia

A composição de uma argamassa convencional de cimento e areia inclui água, areia e um ligante - cimento, misturado em uma certa proporção. A resistência desse revestimento depende diretamente da marca de cimento usada. O cimento M150-200 é usado apenas para trabalhos internos e a marca mais durável M300 e fachadas de reboco superior.

O respeito pelas proporções é muito importante. Com a falta de areia, a mistura será de secagem rápida e menos durável após a secagem. É possível usar cimento sem areia apenas para preencher pequenas rachaduras, para nivelar revestimentos que essa composição não seja adequada.

Usar areia fina demais também é indesejável, pois esse gesso pode rachar. A presença na areia de uma grande quantidade de impurezas, por exemplo, fragmentos de argila e solo, pode levar ao enfraquecimento do acabamento e à sua fissuração.

A qualidade da superfície também depende do tipo de areia usada. A opção ideal é areia de rio ou pedreira lavada com um tamanho de fração de 0,5-2 mm. A presença de grandes grãos de areia tornará a superfície muito áspera. A areia com grão de 2,5 mm é usada apenas para alvenaria e uma maior, de até 5 mm, na instalação de estruturas de concreto armado.

Além do DSP usual, há reboco de cimento leve, que contém cal e cargas minerais. Devido à estrutura porosa, possui menor condutividade térmica.

Para dar plasticidade à solução e aumentar a adesão à superfície, vários plastificantes são adicionados a ela. Normalmente, a proporção na solução não excede 1%. A massa de cal também melhora as propriedades do cimento.

Especificações técnicas

Densidade. A resistência e a condutividade térmica da mistura de estuque dependem diretamente de sua densidade. A argamassa de cimento e areia na sua forma pura, sem aditivos, é classificada como pesada e tem uma densidade no estado endurecido de 1600-1800 kg / m3. Este é um revestimento bastante durável, usado não apenas para fachada ou decoração de interiores, mas também como contrapiso para o piso.

Condutividade térmica. Devido à alta densidade, a condutividade térmica da mesa de cimento e areia é alta. Diferentemente de gesso mais poroso, que armazena bem o calor e tem uma condutividade térmica de 0,3 W (m * K), a condutividade térmica de rebocos à base de cimento e areia é de 0,9 W (m * K).

Permeabilidade ao vapor. Para evitar a condensação na sala, as paredes devem absorver o excesso de umidade e retirá-la. Portanto, ao escolher um material para decoração de parede, um indicador como permeabilidade ao vapor também é levado em consideração. Na argamassa de gesso e cimento, é aproximadamente a mesma e é igual no primeiro caso a 0,11-0,14 e no segundo 0,09 mg / mchPa.

Tempo de secagem. A uma temperatura de + 15-25 ° C, uma camada de 2 cm de espessura secará por 12 a 14 horas. Com o aumento da espessura, o tempo de secagem aumenta naturalmente; portanto, por uma questão de fidelidade, é melhor não tocar na superfície rebocada por um dia.

Este artigo fornece uma visão geral comparativa do cimento-areia e gesso. Ele também fala sobre uma mistura de cimento e gesso.

Para maior clareza, resumimos todas as características em uma tabela.

Consumo de gesso cimento por 1 m2

Ao calcular o custo dos reparos deve prestar atenção ao consumo de gesso. Apesar de as misturas secas de cimento e areia serem mais baratas que o gesso, seu consumo é de 1 m2 a mais e é de 17 kg / m2 com uma espessura de 10 mm. Por exemplo, o gesso por metro quadrado com uma espessura de 1 cm precisa apenas de 8 a 9 kg, ou seja, duas vezes menos. O fabricante deve fornecer informações sobre a quantidade de material necessária para criar uma camada de uma certa espessura por 1 m2.

Calcularemos quanto cimento, areia e água são necessários para reboco de 1 m². A taxa de consumo da solução é de 17 kg / m2 (com uma espessura de 10 mm). A quantidade de água de mistura por 1 kg de mistura seca é de 0,15 a 0,17 litros. Se para gesso considerarmos a proporção de cimento e areia 1: 4, a massa dos componentes necessários será igual a:

  • Cimento - 2,9 kg
  • Areia - 11,7 kg
  • Água - 2,4 kg

Preparação da parede

Para evitar descascar a mistura pesada de cimento das paredes, é necessário preparar a superfície primeiro. Existem várias maneiras:

Aplique uma pequena camada de adesivo na parede. É usado como uma camada intermediária entre o gesso de cimento e a parede. Graças aos aditivos em sua composição, o adesivo apresenta boa resistência e aderência. No topo, havia uma grade de gesso, cobrindo-a completamente. As bordas da tela devem se sobrepor a 10 cm. Em seguida, use uma espátula dentada para alisar a tela e recolocá-la em uma camada de cola. Depois disso, as ranhuras horizontais são deixadas com uma espátula. Quando a argamassa adesiva seca, ela se torna uma base sólida para alisar gesso cimento-areia.

Reforço de malha de gesso metálicorigidamente fixado na parede com parafusos auto-atarraxantes. Isso é feito quando é necessário rebocar superfícies instáveis ​​com uma camada espessa, bem como paredes de madeira e argila.

Nas paredes de concreto, faça entalhes em toda a superfície. Para fazer isso, eles geralmente usam um perfurador ou um machado. Depois disso, é aplicado um primer adesivo, por exemplo, Contato de Concreto.

Caixa de arame - Outra opção para fortalecer o muro. Parafusos autorroscantes são parafusados ​​na parede à mesma distância ou pregos são presos, amarrados com arame. Parece uma malha de metal, que é então rebocada. Este é um método barato, mas demorado, mais adequado para reparos em pequenas áreas.

Antes do reboco, o gesso antigo é batido, as peças esfoliadas são removidas e as cavidades são escovadas

As paredes de seu concreto aerado e outros blocos de concreto celular geralmente são planas e não requerem preparação especial. Eles são tratados com um primer de penetração profunda para reduzir a absorção de água do gesso. A desidratação do reboco de cimento levará à sua configuração acelerada, e isso reduzirá a resistência da camada endurecida.

Preparação da solução

Para acabamento de superfícies pequenas, é muito mais fácil comprar uma mistura de cimento e areia seca pronta. Com uma quantidade maior de trabalho, é mais lucrativo cozinhá-lo você mesmo. O mais importante é manter as proporções exatamente.

Inicialmente, areia e cimento são bem misturados sem adicionar água. Proporções de mistura dependerão da marca de cimento. O reboco de cimento resultante de acordo com GOST é dividido em várias marcas:

Até a areia mais limpa precisa ser peneirada através de uma peneira para remover inclusões finas. O cimento armazenado e endurecido por muito tempo é indesejável. Se necessário, pode ser peneirado removendo pedaços endurecidos e reduza a quantidade de areia na solução em 1/4.

O líquido é adicionado após a mistura dos componentes secos. É adicionado em pequenas porções, sempre misturando bem a solução.

Para aumentar sua ductilidade e mobilidade, plastificantes são introduzidos nele. Já mencionamos isso acima. A solução final deve ser coletada com uma lâmina e não espalhada, enquanto está bem distribuída sobre a superfície.

Mais detalhes sobre a preparação da argamassa de cimento areia para gesso estão escritos aqui.

Tecnologia de reboco de parede

Agora considere as regras básicas para nivelar paredes com argamassa de cimento:

As paredes são pré-tratadas com uma cartilha. para melhorar a aderência e secar completamente,

Para criar um plano na paredefaróis - guias. Em pequenas áreas, eles podem ser substituídos por batidas de argamassa, cuja altura é definida de acordo com o nível.

Como beacons, você pode usar um perfil de metal especial. É fixado à parede com massa de vidraceiro. Você também pode fazer faróis de ripas ou barras de madeira, pois são montados em parafusos auto-perfurantes. O principal a lembrar é que a distância entre os faróis deve ser 10 a 20 cm menor que a largura da regra pela qual o gesso será nivelado.

Estuque é jogado nas paredes espátula, para criar uma camada de maior espessura, você pode usar o balde. Essa primeira camada é chamada de spray - a base para as camadas subsequentes.

A segunda demão deve ser aplicada algumas horas depois de definir a primeira. É colocado na direção de baixo para cima, cobrindo completamente a anterior. É mais conveniente rebocar em pequenas seções de 1-1,5 metros. Então o gesso começa a esticar e nivelar a regra. É pressionado firmemente aos faróis e levantado, enquanto a regra é levemente movida de um lado para o outro. O excesso de solução da regra é removido com uma espátula.

Gesso, assim, toda a área entre os dois faróis e seguir em frente.

Para alinhar pequenos defeitos, os beacons não podem ser usados. Neste caso, o reboco é realizado usando uma tecnologia diferente. Após a pulverização, a solução é distribuída com uma espátula grande de baixo para cima.

Uma superfície mais lisa pode ser obtida por revestimento adicional com uma mistura líquida (segunda camada). A proporção da solução neste caso será 1: 1 ou 1: 3 (cimento, areia).

Após a colocação, embora o gesso cimento-areia ainda não tenha se fortalecido, ele é limpo. Em um movimento circular, o ralador remove pequenas saliências, sulcos e saliências.

A parede nivelada, após a secagem, estará pronta para o acabamento. O gesso de cimento seca de 4 a 7 dias na umidade normal da sala. Nos trabalhos anteriores, esse tempo pode aumentar até duas semanas.

Algumas dicas antes de começar o trabalho

Depois de se familiarizar com a tecnologia geral de reboco de paredes internas e externas, passaremos às nuances do trabalho:

  • O estuque nos faróis é uma boa maneira de nivelar superfícies; no entanto, trabalhar com a regra sob o teto não é muito conveniente. Mas se você deixar 10 a 15 cm descoberto, alinhá-los no dia seguinte após a secagem da solução será mais fácil. Uma nova porção pode ser nivelada não horizontalmente, mas verticalmente por uma regra esticada ao longo do gesso seco,
  • Para evitar rachaduras na superfície durante o endurecimento rápido e não descascar, o gesso é pulverizado periodicamente com água da pistola de pintura ou para proteger a superfície com um filme. A sala não deve ter correntes de ar e alta temperatura. Se pequenas rachaduras ainda aparecerem, o rejuntamento é realizado.
  • Em cantos, nichos ou passagens de tubos, trabalhar com a regra é muito inconveniente. Ele pode ser substituído por um modelo DIY da forma desejada. Faróis, neste caso, estão um pouco mais perto.
  • O alinhamento dos cantos é feito por um canto de metal especial, que você também pode fazer.
  • A argamassa de areia e cimento não deve ser aplicada sobre gesso ou cal: o gesso pesado simplesmente arranca a base mais fraca.
  • As proporções durante o amassamento devem ser observadas com precisão: se houver excesso de cimento (essa solução é chamada de oleosa), o revestimento será muito duro, mas encolherá quando encolher. Uma solução fina com excesso de areia produz um gesso fraco e solto, que se desfaz facilmente.
  • Para determinar a qualidade do amassamento, é necessário girar a espátula: a mistura oleosa gruda demais e a esbelta drena rapidamente.
  • Com diferentes espessuras do revestimento, devido à secagem desigual no exterior, ele parecerá não homogêneo. Isto é especialmente evidente após a pintura. Esse defeito também aparece ao aplicar gesso com uma camada muito fina.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, deixe seus comentários e perguntas nos comentários abaixo.

Uma mistura de cimento e areia: tecnologia

O DSP está disponível em várias formas, eles diferem no número de aditivos. Para trabalhos simples, uma composição pura sem impurezas é adequada; para outros fins, é melhor comprar compostos universais.

O gesso cimento-areia universal é utilizado para:

  • obras de fachada e criação de interiores em qualquer cômodo,
  • niveladores ou áreas cegas,
  • Melhorando a proteção contra umidade do substrato.
Qualquer reboco na parede sempre faz sentido.

O algoritmo de trabalho é sempre o mesmo; é realizado em 3 etapas:

  1. Camada de rascunho.
  2. Revestimento de solo.
  3. Fase de acabamento

Existe uma técnica de aplicação especial de alta tecnologia, mas exigirá ferramentas especiais. A tecnologia é usada em um ambiente profissional, uma vez que é bastante difícil de aplicar e é mais comumente usada onde há alta umidade. A mistura cimento-areia para reboco usando dispositivos é aplicável a fachadas ou grandes volumes de trabalho, mas é cara. O método mecânico requer equipamentos caros, é mais barato alugar a instalação.

Características e composição das misturas cimento-areia - o que você precisa saber?

Os principais recursos do DSP são maior resistência ao desgaste e durabilidade do revestimento.A composição é usada para decorar paredes por dentro e por fora, principalmente em locais com alta umidade (banheiros, salas sem aquecimento, piscinas, etc.).

No caso de alinhamento das paredes com defeitos internos, a camada DSP melhora o ruído e o isolamento térmico, além de proteger levemente contra a absorção de água. A vantagem mais importante é o baixo custo devido ao uso de materiais comuns.

O gesso cimento-areia é uma mistura de diferentes tipos

A composição do gesso cimento-areia:

  • cimento. A base pode ser usada várias marcas de substâncias de M100 a M500. De acordo com as recomendações de especialistas, o M250-M500 é ideal para paredes externas e o trabalho interno é realizado com a composição M100-M200,
  • a areia Atua como ligante principal, é um material de enchimento e um elo para cimento. A qualidade da areia afeta diretamente o resultado: força, cor, confiabilidade, resistência ao desgaste. A areia é de dois tipos: rio e pedreira. No coração do CPS está qualquer variante da fração do meio. Profissionais preferem areia do rio.

Tradicionalmente, uma proporção de 3 partes de areia para 1 parte de cimento é usada para preparar a mistura. As características do emplastro podem variar dependendo do fabricante, uma vez que principalmente aditivos são adicionados à composição: plastificantes, componentes redispersíveis, copolímeros. Essas substâncias melhoram a resistência do revestimento, evitam o desgaste, simplificam o trabalho com a composição, proporcionam elasticidade e flexibilidade à mistura. Ao trabalhar em temperaturas abaixo de zero, além da mistura cimento-areia, é necessário adicionar agregadores para proteção contra congelamento, composições prontas são apresentadas nas lojas.

Que areia é necessária para reboco de paredes: as principais recomendações

O gesso cimento-areia inclui várias areias: mar, rio ou pedreira, mas não há opinião inequívoca entre os construtores sobre qual é o melhor. Muitos acreditam que o uso de cimento com areia do mar leva a um efeito melhor, pois possui uma estrutura mais uniforme. Outro argumento a favor do tipo de material marítimo é a ausência de impurezas que possam danificar a adesão.

O gesso de cimento-areia de fachada com pedreira ou areia de rio é um pouco mais barato e possui as mesmas características de desempenho.

A proporção de areia e cimento

A proporção de misturar ingredientes depende do objetivo. Antes de diluir o cimento com areia, você deve esclarecer o objetivo da solução, a presença do material de enchimento e a marca do cimento.

Mais frequentemente, o gesso arenoso se mistura na proporção:

  • mistura padrão: 1 parte de cimento para 3 partes de areia,
  • o uso de cimento grau M400 ou M500 - 1 a 4 ou 5, respectivamente.

As proporções de cimento e areia para a mesa são aproximadamente padrão. Se a escória ou o cascalho for planejada, a proporção de cimento, areia e material de enchimento é de 1 a 2 a 4-5.

É importante considerar a marcação de materiais de construção e as marcas recomendadas de composições finais. Para alvenaria, é utilizada uma argamassa M100-M150, o consumo de misturas de cimento é de 0,062 m3 / m2. Para a colocação do tijolo M350, é utilizada a solução M115. Plastificantes são adicionados para aumentar a viscosidade. Composições semelhantes são usadas no processo de reboco para melhor adesão.

Variedades de composições de gesso - não tão simples

Uma mistura simples é usada em salas localizadas dentro de um edifício aquecido para:

  • alinhamento áspero antes de instalar uma malha de reforço, que deve ser aplicada para criar uma variedade decorativa de material,
  • vedação de vários defeitos: rachaduras, lacunas, ranhuras e irregularidades. Atua como uma camada preliminar para decoração,
  • criando uma superfície antibacteriana, mas aditivos especiais são adicionados para proteger contra fungos.

Uma composição simples de gesso areia-cimento é usada para disposição de acordo com um sistema de dois estágios: pulverização preliminar da superfície e uma camada de primer.

A composição do gesso muda, se necessário, para realizar trabalhos em condições difíceis: alta umidade, exposição à radiação ultravioleta, mudanças de temperatura. Nessas condições, um DSP universal é usado. As características do gesso cimento-areia com aditivos são diferentes devido ao aumento da resistência a influências negativas. Uma variedade universal de meios é usada para melhorar a impermeabilização, inclusive para anéis de concreto armado, fossas sépticas, etc.

A mistura universal com a qual o reboco das paredes ocorre é aplicada em 3 etapas (discutidas anteriormente), mas podem ser aplicadas 4 etapas para melhorar a qualidade (uma camada de primer é aplicada 2 vezes).

Uma composição simples é usada onde a qualidade do acabamento não é crítica.

Ao rebocar paredes com alta umidade, recomenda-se o uso de compostos de alta qualidade que exijam certas habilidades e ferramentas. Para argamassas de alta qualidade para reboco, é necessário instalar balizas; em relação a outros rebocos, elas são opcionais. Recomenda-se passar a camada de revestimento para impermeabilização e aumentar a resistência da superfície.

Reboco DIY

Se uma argamassa for usada para rebocar grandes superfícies, recomenda-se amassar a composição em uma superfície plana com rigidez suficiente, o asfalto normal será suficiente.

O procedimento para misturar a composição:

  1. Três baldes de areia limpa são derramados no asfalto: sem ervas daninhas, sujeira, pedras, poeira, conchas, etc. Preliminarmente, é melhor peneirar a composição e enxaguar, se necessário.
  2. Nivele a camada de areia e crie um círculo.
  3. 1 balde de cimento está espalhado por toda a área.
  4. Depois disso, é necessário misturar bem a composição, como resultado, áreas claras não devem aparecer.
  5. Alinhe o material na forma de um círculo, dentro da maior parte do DSP é extraído para formar uma "cratera do vulcão".
  6. Um pouco de água entra no recesso, gradualmente adicionando cimento e misturando a composição.
  7. Após a cratera secar, é adicionada água novamente até que toda a mistura esteja preparada.
  8. No final, o DSP é completamente misturado para criar a mesma consistência.

No caso de preparação para 25 kg de cimento, são adicionados 75 kg de areia e aproximadamente 2 baldes de água.

A mistura cimento-areia é misturada em uma superfície plana e dura.

O resultado da preparação da solução deve ser semelhante em textura ao creme azedo, mas:

  • para colocar os ladrilhos na parede, a mistura é preparada como seca,
  • se for planejado usar gesso mecanizado, a solução é feita líquida,
  • ao aplicar rebocos em balizas, o DSP não deve drenar e estar muito seco. Slaked lime é adicionado para melhorar a elasticidade.

Dicas úteis na fase de preparação da composição:

  • É importante misturar completamente o DSP com água para evitar a formação de grandes partículas ou áreas sem cimento. Devido ao surgimento de tais violações da tecnologia, bolsas de ar ou áreas com baixa resistência são formadas,
  • para misturar, é melhor usar um misturador de construção, é barato, mas simplifica o processo de mistura e também melhora a qualidade da mistura,
  • a mistura pode ser realizada com uma broca ou perfurador ao instalar um bico especial.

A tecnologia de usar soluções baseadas em areia e cimento

O primeiro passo da aplicação é a pulverização. Algumas dicas para fazer o trabalho:

  • O procedimento pode ser realizado manualmente, usando um balde ou uma espátula. É mais conveniente para alguns construtores iniciantes borrifar com as mãos,
  • Um aspirador de pó antigo é adequado para aplicação, se for capaz de soprar ar. Um aspirador substituirá uma pistola de pintura,
  • a espessura da camada depende da complexidade dos solavancos. Em geral, uma camada de 6-7 mm é aplicada à alvenaria, 4-5 mm a substratos de concreto armado e 1 mm à madeira.

O segundo passo é aplicar um primer. Agora é importante seguir as recomendações básicas:

Para gesso cimento-areia era mais viscoso, são utilizados plastificantes especiais

  • a solução é preparada um pouco mais espessa do que no processo de pulverização,
  • a aplicação de um DSC iniciador é melhor executada em 2 etapas,
  • a primeira etapa do revestimento é projetada para nivelar o substrato, antes de aplicar a segunda camada, aguarde 30 minutos ou mais,
  • no segundo estágio, é importante preencher todos os defeitos visíveis e nivelar completamente a superfície

No final, uma camada de revestimento é aplicada com uma espessura de até 4 mm com uma solução líquida. Se as etapas preliminares foram executadas corretamente, o revestimento não causará dificuldades. Para eliminar irregularidades, a parede é tratada com rejunte ou meio. Durante o esmagamento, são realizados movimentos circulares; caso contrário, aparecerão arranhões perceptíveis.

Reboco decorativo "Redemoinhos de areia"

Hoje, a tendência é um novo tipo de gesso - “tempestade de areia”. Para criar um efeito especial, areia é adicionada ao material de acabamento. A composição é simplesmente aplicada à superfície e o resultado é um material durável e flexível com proteção contra a penetração do ar. Uma vantagem adicional é a ausência de solventes e odores não característicos.

A cor do gesso é a mais diversificada, dependendo da ideia do design. Os mais populares hoje em dia são tons de roxo.

Paredes de estuque com argamassa de cimento e areia: 3 dicas importantes

Os especialistas observam a importância de três dicas nas quais os iniciantes podem ficar confusos:

  1. Para a preparação do DPS em casa, o papel do plastificante é substituído pela cola PVA. Para 1 litro de solução, são adicionados 7 a 10 ml.
  2. Se você planeja pulverizar uma superfície lisa, a argamassa pode cair e grudar na parede. A cola de ladrilhos ajudará a melhorar a adesão. Se você deseja processar madeira e outras superfícies com baixa adesão ao cimento, é útil saber o que é o contato concreto.
  3. Todas as substâncias são ligeiramente diferentes, recomenda-se estudar as instruções do fabricante antes de misturar. Podem ocorrer diferenças dependendo do tipo de trabalho; recomendações para um tipo específico são fornecidas na embalagem.

A tinta para argamassa de cimento ajudará a melhorar a aparência do gesso, as cores ajudarão a criar um design interessante, mesmo sem uma camada de acabamento.

Reboco de cimento - áreas de aplicação

A solução aplicada forma uma excelente aderência à parede, preenchendo até pequenas cavidades. A superfície após o alisamento do reboco de cimento sai lisa, eliminando quedas e imperfeições óbvias. Preparar uma solução de gesso de cimento é bastante simples: a base do componente de areia, carga de cimento, modificador, plastificante - diluído em água e pronto. O uso dessa solução é mais frequentemente usado:

  • Alinhamento de paredes em ambientes sem aquecimento. O uso de gesso de cimento em canteiros de obras onde o nível de umidade está suspenso é especialmente relevante,
  • Correção de falhas superficiais ou visíveis das paredes dentro e fora da sala,
  • Decoração de fachada,
  • Alinhamento preparatório de paredes para a instalação de revestimentos cerâmicos.

Se o gesso de cimento não for tratado em salas com um alto nível de umidade, certamente fungos e mofo aparecerão nas paredes. Você terá que tratar periodicamente as paredes com um líquido especial. Para paredes de madeira ou pedra, é melhor usar uma mistura de cimento e cal. Outros não serão capazes de fornecer uma boa aderência.

O que é isso

O gesso cimento-areia, como o nome indica, é uma mistura de dois componentes. O primeiro componente é a areia, cujo tamanho e pureza afetam bastante os resultados do nivelamento. Os grãos de areia não devem ser muito pequenos, também é inaceitável a presença de impurezas na mistura de gesso na forma de argila e outros elementos, levando à fissuração da composição após a secagem.

O componente areia é de vários tipos:

  • rio: grãos de areia têm um tamanho de 0,05 cm,
  • carreira: às vezes as frações atingem 2 mm,
  • areia para alvenaria: granulometria - 2,5 mm,
  • areia para trabalhos com estruturas de concreto armado: o tamanho do grão chega a 5 mm.

O componente de cimento pode ter diferentes forças. Alguns compostos são usados ​​para uso ao ar livre e outros são usados ​​apenas para uso interno. Você também pode destacar um tipo especial de cimento na composição da mistura de gesso - cimento com carga mineral. Essa mistura possui uma estrutura mais leve e menor condutividade térmica.

Outro componente na composição da argamassa de cimento e areia é a água, devido à qual é realizada a ligação entre as moléculas de areia e cimento.

No processo de reparo elementos plastificantes especiais são frequentemente adicionados à composiçãoque contribuem para melhorar a adesão do gesso à superfície.

Como qualquer material de construção, o gesso cimento-areia tem suas próprias características técnicas:

  • Condutividade térmica. Comparada com outras composições, a mistura de gesso cimento-areia possui uma alta condutividade térmica. Normalmente, este indicador é de 0,9 W (m * K).
  • Período de secagem. Esse indicador é amplamente determinado por fatores como a espessura da camada aplicada e a temperatura na qual a superfície é nivelada. A mais versátil é uma camada de dois centímetros depositada a uma temperatura de 15 a 20 graus Celsius. Nesse caso, o revestimento finalmente secará após 12 a 14 horas. Se você criar uma camada mais espessa, o tempo de secagem da solução aumentará. Às vezes, pode chegar a um dia.
  • Densidade - um indicador muito importante. É o coeficiente de densidade que determina a força da composição. Argamassas de gesso são consideradas bastante pesadas. A densidade da mistura cimento-areia no estado congelado pode ser de 1600 a 1800 kg / m³.
  • Para evitar que a condensação apareça na superfície das paredes, é necessário escolher um composto de nivelamento com boa permeabilidade ao vapor. Para argamassas de cimento com areia, o indicador ideal é 0,09 mg / mchPa.

A consideração de todas as características ajuda a calcular minuciosamente a quantidade necessária de materiais e a influenciar as condições nas quais o processo de nivelamento da superfície com gesso será realizado.

Recursos e benefícios

As características técnicas explicam uma série de características inerentes ao gesso cimento-areia:

  • Recomenda-se usar essa mistura de gesso somente em uma certa faixa de temperatura: de 5 a 30 graus. Ir além disso resultará em alinhamento de baixa qualidade e material de rachaduras. Se o processo de reboco for realizado em temperaturas abaixo de zero, você poderá adquirir aditivos especiais que tornam a mistura resistente ao gelo.
  • Para fortalecer a camada de cimento-areia, é necessário o uso de uma malha de fibra de vidro.
  • Entre os produtos para reboco com adição de areia, existem opções com diferentes forças. O índice de resistência depende diretamente da classe que define o componente do ligante. Lembre-se de que a força se torna definitiva após quatro semanas a partir do momento da aplicação da composição.
  • É importante saber que, após a preparação de uma argamassa de gesso e areia, o tempo de uso é limitado: essa solução não pode suportar mais de meia hora. A este respeito, recomenda-se reproduzi-lo em pequenas porções.
  • É importante seguir claramente as instruções ao diluir a composição, pois os desvios podem afetar significativamente a funcionalidade do revestimento de nivelamento.

As principais vantagens do material incluem as seguintes qualidades:

  • resistência de carga
  • resistência ao desgaste
  • boa adesão à superfície a ser tratada,
  • resistência às intempéries,
  • elasticidade
  • facilidade de fabricação.

Mas, como qualquer material de construção, o gesso cimento-areia não apresenta desvantagens:

  • Para que a composição adquira a qualidade necessária em condições específicas, pode ser necessário comprar aditivos adicionais.
  • Quando os reparos são feitos minuciosamente, a compra de uma mistura de nivelamento de cimento e areia pode ser bastante cara, especialmente se você preferir as empresas mais famosas.
  • Uma grande camada de gesso nas paredes cria uma carga adicional na fundação.
  • A necessidade de usar rapidamente a solução explica o consumo adicional de material. Por razões de várias circunstâncias, nem sempre é possível aplicar o revestimento em meia hora; portanto, o excedente consegue se tornar inutilizável. Devido a essa nuance de reparo, o gesso é comprado com uma margem para esses casos. Quando a solução seca, você pode diluí-la com água, mas precisará aplicar essa mistura ainda mais rapidamente, pois o processo de re-endurecimento é acelerado.
  • Para muitos usuários, uma qualidade negativa é o tempo de secagem da mistura.

Conhecendo todas as vantagens e desvantagens do material, você pode efetivamente executar o processo de nivelamento da superfície.

A introdução de novas tecnologias na criação de materiais de construção e acabamento nos permite subdividir o gesso cimento-areia em vários tipos:

  • Composição simplescriado para decoração de paredes interiores. As paredes são revestidas com uma solução em duas etapas: spray e solo. Na maioria das vezes, a composição é usada para reparar irregularidades e rachaduras nas paredes, às vezes é usada para o processamento higiênico de superfícies. Ao aplicar gesso simples, não há necessidade de colocar faróis nas paredes.
  • Composição superior Adequado para uso interno e externo. Além da pulverização e do solo, como na versão anterior, uma etapa de revestimento está incluída no trabalho com esta mistura.
  • Composição de alta qualidade É uma mistura universal usada para nivelar as superfícies de fachadas externas e paredes internas com irregularidades de quase qualquer complexidade. Essa mistura é aplicada em várias camadas, cujo número mínimo é 5. Para um resultado bem-sucedido, mais etapas de trabalho precisam ser realizadas: várias camadas de solo devem ser aplicadas e, após a aplicação do revestimento, recomenda-se passar a ferro usando cimento.

Dependendo da complexidade e qualidade da composição, o tempo necessário para nivelar as paredes também muda. Mas lembre-se de que o resultado sempre justifica as horas gastas.

Áreas de uso

A mistura de gesso cimento-areia é usada em muitas áreas relacionadas ao reparo e decoração.

Os mais populares são os seguintes:

  • com a ajuda de tais compostos, a decoração da fachada é realizada,
  • a argamassa de cimento e areia é usada para corrigir buracos, inchaços e outros erros de várias superfícies,
  • a mistura é popular para acabamento de salas em que não há aquecimento ou há um nível aumentado de umidade,
  • devido à presença de areia e cimento, esse tipo de gesso é adequado para suavizar grandes defeitos,
  • Às vezes, uma solução semelhante é usada na preparação de paredes para a colocação de ladrilhos.

Fabricantes

É importante determinar antecipadamente o fabricante do gesso. O mercado da construção apresenta os produtos de muitas empresas.

Considere os líderes incondicionais que se estabeleceram com sucesso entre os consumidores.

  • Areia de cimento Knauf mix difere na longa vida útil e resistência a várias influências. Na maioria das vezes, os produtos desta marca são usados ​​para decoração de fachadas externas. Mas a empresa cuidou de vários usuários e criou uma rica variedade de misturas de gesso para qualquer tipo de trabalho.
  • Produtos Ceresit destaca-se por sua resistência ao estresse mecânico e excelente permeabilidade ao vapor. Esta mistura tolera temperaturas extremas. Além do nivelamento principal, o reboco desta empresa também é usado para criar um revestimento decorativo. Mas em termos de preço, essa mistura é uma das mais caras.

  • Marca Vetonit ideal para quem realiza o processo de reboco de paredes a baixas temperaturas.
  • Entre os fabricantes nacionais em demanda produtos da marca "Prospectors". A empresa produz várias opções para formulações projetadas para aplicação manual e tipo de máquina. A mistura seca inclui componentes que melhoram suas funções básicas, por exemplo, pode ser uma carga leve ou aditivos especiais de alta qualidade.
  • Para os usuários que precisam de maior resistência do revestimento de gesso, é adequado Produtos Volma. Sua característica é a presença de fibras de reforço.

Se você levar em consideração todas as nuances do uso e compra de gesso cimento-areia, isso o ajudará a realizar com eficiência os trabalhos de reparo e a preparar a superfície das paredes para uma decoração adicional.

Veja como rebocar paredes no próximo vídeo.

Propriedades e características do gesso de cimento

O nome da mistura foi devido ao componente principal - cimento. Traduzido do latim, o cimento é uma pedra quebrada. Afinal, é feito de clínquer e gesso fino. É uma substância inorgânica artificial adstringente que, ao interagir com um líquido, é convertida em uma massa plástica viscosa. Em condições úmidas, o cimento ganha força, diferentemente da gipsita ou da cal.

A composição da mistura depende da sua finalidade. O gesso de cimento consiste em cimento, como aglutinante, água e areia como carga. Em vez de areia, pode-se usar cal. O gesso cimentício possui as seguintes características técnicas:

  1. A espessura máxima permitida da camada em 1 passagem é de 4 cm.
  2. O material tem uma resistência à compressão de 6 a 12 MPa.
  3. O reboco de cimento e areia para uso interno tem um grau de cimento de M100 a M300.
  4. Garra na separação de 0,3 a 0,4 MPa.
  5. A capacidade de reter a umidade de 90 a 95%.
  6. O caudal é de 150 a 400 ml / para a mistura.
  7. Após a mistura, o gesso pode repousar de 30 a 360 minutos sem perda de propriedades.
  8. A taxa de consumo de matéria seca em suspensão quando aplicada na camada de 1 cm é de 12 a 20 kg / m 2.
  9. Condições ideais de temperatura para aplicação: de +5 a +30 graus.
  10. Resistência ao gelo (propriedade para congelar e descongelar sem destruição) 50 ciclos.
  11. O azulejo pode ser colado após 72 horas.
  12. O tempo de secagem do gesso de cimento é de 2 a 4 dias, tudo depende do tipo de base. O endurecimento completo da camada ocorre após 10 a 30 dias.
  13. A permeabilidade ao vapor do gesso cimento-areia é de 0,08 mg / mchPa. As paredes poderão respirar e a condensação não se formará nelas.

Para aumentar a mobilidade da mistura de cimento e preencher todos os vazios, um plastificante pode ser adicionado a ela. Então vazios não se formarão na superfície.

Desvantagens e vantagens

O emplastro de cimento não é tão popular em vão - ele tem muitas qualidades positivas. Esse mix é apreciado pelos usuários por:

  • Custo do orçamento: as misturas de cimento e areia acabadas custam quase um quarto a menos do que o mesmo gesso,
  • Alta resistência da camada. Esmagá-lo ou cortá-lo da parede será mais difícil do que parece
  • Longa vida útil. Mesmo depois de terminar as paredes externas, o reboco de cimento é capaz de suportar os "ataques" do clima e suportar sem a necessidade de reparos por cerca de quinze anos,
  • A facilidade de preparação da solução. Basta adicionar a quantidade certa de água à mistura e misturar bem,
  • Proporcionando excelente aderência à maioria das várias superfícies, incluindo blocos de concreto e pedras,
  • Resistência a mudanças de umidade e temperatura.

Mas cada barril de mel tem sua própria mosca na pomada. O gesso de cimento tem suas desvantagens, que também são úteis para aprender sobre:

  • É fisicamente difícil trabalhar com uma solução viscosa espessa,
  • Se você tornar a camada muito fina, ela poderá rachar. Mínimo - 0,5 cm
  • Não aplique a solução em cima do gesso - nem a solução nem o gesso podem segurar a parede,
  • A superfície não sai completamente lisa, portanto, é aconselhável aplicar uma camada auxiliar de gesso,
  • Quase não gruda na madeira ou na tinta,
  • A argamassa torna as paredes mais pesadas, o que aumenta a pressão sobre a fundação.

A composição do gesso cimento-areia

A composição da mistura e, de fato, a solução final é extremamente simples - é água, areia e cimento. É o último neste caso - um adstringente. O nível de resistência do reboco de cimento depende, em primeiro lugar, da marca desse componente. Por exemplo:

  • M200 e inferior - usado exclusivamente para decoração de interiores,
  • M300 e superior - para o externo.

É realmente importante manter proporções. Se não houver areia suficiente, a solução secará muito rapidamente, mas não será tão forte. A areia só pode ser dispensada se pequenos defeitos precisarem ser de massa de vidraceiro. Para alinhar as paredes, a opção não é a melhor.

Não use areia fina. Em seguida, o gesso de cimento pode rachar. Se a areia estiver suja (por exemplo, misturada com argila ou terra), isso pode levar não apenas a rachaduras, mas também a enfraquecer a camada.

A qualidade da camada final depende do tipo de areia usada. A melhor opção seria a areia do rio ou a pedreira descascada. As dimensões dos grãos de areia não devem exceder dois milímetros. Muito grande dará a rugosidade da superfície acabada. Areia com grânulos maiores é retirada para o processamento de tijolos ou concreto armado.

Além da mistura padrão de cimento e areia, há também gesso de cimento leve. Inclui cal e aditivos minerais. Devido à estrutura porosa, sua condutividade térmica é muito menor.

Adicione plasticidade à solução e aumente o nível de adesão à superfície, adicionando um plastificante. Como sempre, a solução não contém mais de um por cento desse aditivo. Uma boa opção para esse plastificante será a massa de cal ou o detergente comum.

As principais características do gesso de cimento

Tempo de secagem. A uma temperatura não superior a 25 graus, uma camada de dois centímetros de gesso de cimento secará até quatorze horas. Se a camada for aumentada, o tempo, respectivamente, também aumentará. Portanto, é melhor não tocar na superfície rebocada por cerca de um dia.

Densidade. Parâmetros como condutividade térmica e resistência do reboco de cimento dependem diretamente do nível de sua densidade. A mistura pura de cimento-areia sem impurezas externas é pesada. No estado sólido, sua densidade varia de 1,6 mil a 1,8 mil kg por metro cúbico. Este revestimento é bastante durável. A mistura pode ser usada não apenas para decoração de paredes por dentro e por fora, mas também para o piso.

Condutividade térmica. Devido à sua alta densidade, o reboco de cimento tem a mesma alta condutividade térmica. Se você compará-lo com o gesso, que possui uma estrutura mais porosa e retém o calor suficientemente bem, a condutividade térmica do reboco de cimento é três vezes maior.

Evite umidade e vapor. Para não permitir a formação de condensação na sala, é importante que as paredes absorvam o excesso de umidade e se livrem dela. Portanto, ao escolher um material de acabamento, o grau de permeabilidade ao vapor desempenha um papel muito importante. Se compararmos novamente o gesso de cimento com o gesso, o índice de permeabilidade ao vapor no primeiro caso será um pouco menor.

Preparação de superfície para gesso

Para evitar o descascamento de gesso pesado, é necessário preparar a parede com antecedência. E há várias opções de como fazer isso:

Aplique uma fina camada de adesivo na parede. Ele desempenhará o papel de uma camada intermediária. Devido às impurezas da composição, esta cola possui resistência e forte adesão. Coloque uma grade de gesso nela. Alise com uma espátula, afogue em adesivo. Faça ranhuras horizontais e aguarde a cola secar. Assim, você pode criar uma base sólida para nivelar o reboco de cimento.

Se for necessário aplicar uma camada mais espessa de gesso, mas a superfície for instável ou com baixa adesão, o reforço com uma grade de gesso é adequado. Anteriormente, a malha de reforço deve ser fixada na superfície com parafusos.

Faça entalhes no concreto com uma broca de martelo. Depois de aplicar uma demão de primer e você pode rebocar.

Superfícies de concreto aeradas, como sempre, não precisam de preparação. Mas é aconselhável processar a partir de um primer profundamente penetrante para reduzir a absorção de umidade do gesso. A desidratação enfraquecerá a camada seca.

Como preparar uma solução de gesso de cimento

Se não houver muito trabalho de acabamento a ser feito, você pode comprar uma mistura pronta para uma solução de gesso de cimento. Se o escopo do trabalho for em larga escala, é muito mais lucrativo fazer você mesmo a mistura para a solução. Uma condição importante é monitorar as proporções.

No início, areia e cimento devem ser bem misturados, sem adicionar água. A quantidade de ingredientes depende da marca de cimento.

Embora a areia selecionada seja muito limpa, para resseguro é necessário peneirá-la novamente para que todos os pequenos detalhes desnecessários funcionem. Além disso, você não deve usar cimento, que foi armazenado por muito tempo e teve tempo para curar.

É necessário adicionar água após a mistura dos ingredientes secos. O líquido é adicionado um pouco e cada vez que a solução é bem misturada.

Para aumentar a ductilidade do gesso de cimento, você pode usar um plastificante como aditivo. Isso já foi discutido um pouco antes. A solução pronta para uso de alta qualidade está bem distribuída na superfície, mas ao mesmo tempo não deve se espalhar.

Como paredes de gesso

A seguir, serão consideradas as regras básicas para a aplicação de gesso de cimento na superfície:

De antemão, a superfície deve ser tratada com um primer para melhorar a adesão e aguardar a secagem.

Para criar uma área específica na parede, você pode colocar beacons. Se a área de trabalho for pequena, gotículas de gesso de cimento podem desempenhar o papel de tais faróis.

Se forem planejados trabalhos em larga escala, é aconselhável estocar um perfil de metal, exibindo-os em termos de nível, eles servirão como excelentes faróis. Os perfis são fixados na parede por massa de vidraceiro. Como alternativa, são adequados faróis de madeira ou apenas parafusos autorroscantes. É importante lembrar que a distância entre os faróis deve ser 10 a 20 centímetros menor que a largura da regra para nivelamento.

O gesso é derramado com uma espátula. Se você precisar de uma camada mais grossa, pode pegar um balde. A primeira camada na "linguagem" dos reparadores é chamada de spray - esta é a base para um tratamento de superfície adicional.

A próxima demão é aplicada duas horas após a definição da primeira. Ele empilha de baixo para cima e cobre completamente o anterior. Após o gesso de cimento deve ser esticado e nivelado através da regra. A ferramenta deve ser pressionada firmemente nos faróis e levantada, enquanto se move ligeiramente ao longo dos lados. O excesso de gesso da regra pode ser removido com uma espátula. É assim que toda a área entre duas marcas é revestida com gesso. Depois que é hora de seguir em frente.

Quando o reboco de cimento já endureceu, mas ainda não endureceu, ele precisa ser limpo. Isso é feito com um ralador especial. É conveniente remover todos os defeitos da superfície resultante em um movimento circular com uma leve pressão.

Após o processamento com um ralador, a superfície finalmente nivelada está completamente pronta para o acabamento final. O gesso seca em cerca de uma semana. Um mínimo de quatro dias. Se forem observadas condições ideais de umidade. Se o trabalho for realizado na rua, o tempo de secagem poderá se estender por algumas semanas.

Resumir

O gesso de cimento é um material muito útil para o estoque residencial e não residencial. Existem dois métodos principais de aplicação. Manual e mecanizado quando a mistura de cimento é fornecida diretamente às paredes usando uma máquina. O trabalho manual é ideal em apartamentos pequenos.O método mecânico é mais eficaz em grandes áreas de construção. Alterando a proporção água-cimento, você pode obter uma mistura cimento-areia - o principal elo da alvenaria.

Reboco à base de areia e cimento

A composição desse gesso cimento-areia é simples e clara a partir do nome. Como aglutinante, escolha o cimento Portland, cuja marca começa na M-150 e termina na M-500.

Com o aumento da marca de cimento Portland, o custo da produção aumenta. Portanto, para economizar dinheiro, para salas secas, escolha a marca M-150 - M-300. Mas para finalizar a estrutura do lado de fora, é melhor levar a marca da M-350 para a M-500.

Para criar um gesso à base de cimento e areia, recorra a proporções de 1 a 3, onde 1 é cimento, 3 é areia. Quanto à proporção de cimento e areia por gesso usada em condições adversas (ruas, prédios úmidos), a proporção de areia aumenta para 4 partes (1: 4) e o cimento é selecionado com a marca M-400.

As proporções de cimento e areia para reboco de paredes são diferentes para cada camada criada: básica, básica, decorativa. Suas características:

  1. Spray É a inicial, aplicada na parede por pulverização. Camada fina de até 5 mm. Finalidade: para penetrar em todas as fendas e vazios, melhore a adesão com a camada de gesso subsequente. A solução é cremosa e continuará a suportar o peso das camadas restantes. A proporção ideal é de 1 a 2,5–3.
  2. Solo. Como a solução é básica, ela se mistura mais espessa. Tente realizar um teste de consistência. Objetivo: suavizar a superfície, caracterizada por uma grande espessura. Pode ser aplicado em 2-3 camadas. Para evitar o deslizamento da camada, ela é formada com uma espessura máxima de 20 mm. A proporção ideal é de 1 a 2-3.
  3. Nakryvka. Revestimento final. É aplicada uma camada mínima de gesso de cimento, até 4 mm. A consistência é cremosa. O objetivo é criar uma camada fina e suave, fácil de limpar. A proporção ideal de componentes é de 1 a 1–1,5.

Para tornar a solução criada mais estável e melhorar suas propriedades, os seguintes componentes são adicionados:

  1. Para criar uma mistura estável para um ambiente ácido, é adicionada areia de quartzo e farinha de diabase.
  2. A areia de barita e serpentita ajudará a proteger a mistura dos raios-x. Além disso, sua fração de 1,25 mm não é menor.
  3. Para aumentar a resistência e a resistência, poeira ou lascas de metal são adicionadas ao gesso.
  4. Para dar à composição propriedades decorativas, areia grossa até 4 mm e farinha de mármore são adicionadas a ela.

E por designação, todos os emplastros à base de cimento são divididos em outras subespécies.

  1. Simples. Eles executam dois processos: pulverizar e escorvar a superfície sem o uso de faróis. O escopo são edifícios técnicos para os quais a beleza não é importante. Isso inclui um porão do porão, armazém, garagem, celeiro. O objetivo é criar uma camada em superfícies nuas.
  2. Superior. Pretende pulverizar, terra e nakryvki em que rejunte é feito. O escopo são edifícios residenciais dentro e fachadas. O objetivo é formar a camada base e alinhar a superfície em um plano. A opção mais usada.
  3. Alta qualidade. Pretende trabalhar com mistura de gesso em balizas. A aplicação é realizada em 3-4 camadas. O revestimento é formado pela tecnologia de cimentação de ferro, para que a camada fique ainda mais protegida da umidade.

Descrição de como fazer uma argamassa de cimento e areia para gesso:

  • Prepare a areia. A areia molhada é peneirada por uma peneira com orifícios de até 5 mm, areia seca - até 3 mm.
  • No recipiente onde o lote será realizado, despeje água.
  • Aplique lentamente o cimento e misture bem. Assim, você pode evitar o aparecimento de caroços.
  • Tendo em conta as proporções, adicione areia à composição. Nesta fase, os componentes selecionados são adicionados (lascas de metal, perlita, etc.). Além disso, é introduzido um plastificante para reboco com argamassa de cimento.
  • Resta misturar as matérias-primas para obter uma massa homogênea.

Plastificantes especiais estão à venda para tornar a argamassa de cimento mais plástica. Pode ser substituído por detergente, 30–50 mm é suficiente.

Vantagens da mistura cimento-areia:

  1. Muito durável.
  2. Não tenho medo de mudanças de temperatura.
  3. Acessível.
  4. Durável
  5. Protegido contra a umidade.
  6. Tem boa resistência ao gelo.
  7. Adere perfeitamente à superfície do concreto, tijolo, pedra, bloco de concreto.
  8. Fácil de cozinhar por conta própria.

  1. A aplicação de gesso de cimento é fisicamente difícil.
  2. A camada final é áspera. É impossível colar papel de parede em gesso de cimento, especialmente se eles forem finos.
  3. Adere mal a uma superfície de madeira.
  4. A argamassa de gesso é trabalhosa.
  5. Encolhe, você precisa fazer pelo menos duas camadas.

Existem várias maneiras de aplicar gesso: runa e máquina. Que tipo de reboco de cimento para aplicação em máquina é indicado pode ser encontrado na bolsa com instruções do fabricante.

Reboco calcário-cimento

Como parte do cimento Portland, areia de fração média ou fina, cal (abatida necessariamente). Ao mesmo tempo, a classe de cimento M-300 não é menor. A adição de cal ao gesso confere à mistura maior ductilidade, melhora a permeabilidade ao vapor e torna a solução antibacteriana.

A composição também pode ser feita com suas próprias mãos, no entanto, é importante aderir às regras. Por exemplo, é necessário que o cal granulado resista a pelo menos 2 semanas para que o acabamento no futuro não inche e esfolie. O processo em si não pode ser realizado em recipientes de plástico, pois é liberado muito calor durante o processo de extinção.

Vantagens das misturas cimento-calcário:

  1. Adesão ao concreto, tijolo, bloco de espuma, madeira.
  2. Fungo e mofo não se formarão na superfície; a gravação não é necessária. *
  3. A mistura é de plástico durante todo o trabalho.
  4. As paredes podem respirar, o que é importante para estruturas de madeira.
  5. Durabilidade antes da abrasão mecânica.

  1. Baixa resistência à tração, compressão e tração.
  2. Longo tempo de secagem.
  3. Na autopreparação, o cal deve ser reembolsado, o que leva cerca de 15 dias, idealmente por mês.
  4. Aumento do custo quando comparado com soluções simples de componente único.

* Reboco de cimento com uma solução neutralizante - o que é? A superfície arenosa é afetada por microorganismos biológicos. Para evitar que isso aconteça, a gravação é realizada com uma solução neutralizante especial. Eles são vendidos nas lojas. A solução é aplicada como primer: é necessário limpar a superfície e aplicá-la na parede com rolo ou spray, sem seções faltantes.

Como o gesso cimento-cal possui qualidades antibacterianas, esse procedimento não é necessário. Isso economiza dinheiro e tempo.

Qual mistura escolher

Isso não quer dizer qual reboco de cimento é melhor. Afinal, cada uma das variedades tem seus prós e contras, e é adequada para um certo tipo de trabalho. Por exemplo, para o processamento interno, é melhor escolher materiais com base em calcário, por exemplo, gesso Cerezit ST25. É plástico, leve.

Ao trabalhar com fachadas, é necessário reboco para protegê-lo e servir como camada decorativa. Para esse fim, são utilizados produtos de cimento e areia. Para trabalhos ao ar livre, os artesãos recomendam o uso de reboco de cimento Knauf Grünband. Um consultor de loja pode ajudar na seleção de fabricantes específicos.

Recursos do aplicativo

O trabalho não pode ser chamado de fácil. Todo o processo é dividido em etapas sucessivas. Idealmente, antes de tentar aplicar a argamassa, recomenda-se assistir a um vídeo sobre como rebocar paredes com argamassa de cimento e areia. Em seguida, com base no que você viu e corrigindo tudo com as instruções abaixo, você pode fazer o trabalho corretamente.

Ferramentas necessárias

O reboco de cimento é realizado com um conjunto padrão de ferramentas. A lista:

  1. Colher de pedreiro ou gesso.
  2. Escova de metal para limpar a superfície.
  3. Espátulas de tamanhos diferentes.
  4. Prumo e nível.
  5. A regra pela qual você pode controlar a rugosidade nas paredes.
  6. Ralador e um e meio para dar suavidade à superfície e remover sulcos.
  7. Capacidade para a preparação de gesso.
  8. Balde de água.
  9. Rolo de pintura e pincel.

Quanto aos materiais, é necessário um primer para reboco de cimento para aumentar a aderência e reduzir a capacidade das paredes de absorver a umidade.

Preparação da base antes do reboco

A qualidade e a durabilidade da camada criada dependerão desse estágio. Sequência de trabalho:

  • Remova todos os desnecessários das instalações.
  • Limpe as paredes até o fundo se a camada antiga cair.
  • Se a parede é feita de tijolo, para melhorar a adesão, elas precisam ser aprofundadas em 1,5 cm.
  • Ao trabalhar com uma superfície de concreto, é necessário remover sua suavidade. Para isso, são feitos entalhes ou ranhuras na parede, profundidade 3 mm, comprimento 15 mm. Em 1 m 2 você precisa de 250 entalhes. Os sulcos são feitos com buchard ou cog. Resta limpar a parede com uma escova e molhá-la com água.
  • Se a parede for de madeira, para melhorar a tração e o reforço, são embaladas telhas ou malha de metal. As telhas são feitas de tiras de 15x4 mm, fixadas para formar células em forma de diamante. A malha de metal é recheada em uma parede limpa.

Depois disso, você pode preparar o material e começar a trabalhar.

Proporções da mistura por 1 m2

Se você compra produtos acabados, não é necessário saber o consumo de cimento por 1 m2 de gesso. Basta seguir todas as instruções do fabricante indicadas na embalagem. No entanto, ao cozinhar com as próprias mãos, essas informações são necessárias. Assim, você pode economizar na compra.

A taxa de consumo de cimento por 1 m 2 de gesso pode ser indicada na embalagem do fabricante do cimento, levando em consideração uma espessura de camada de 10 mm. Cada marca tem uma diferente. Para descobrir as proporções, é necessário determinar a espessura da camada e aumentar o desempenho da embalagem. Tome o consumo médio de gesso de 8,5 kg / m 2. A tabela abaixo mostra qual consumo de cimento para gesso é necessário para diferentes espessuras de camadas:

Espessura da camada (cm)Consumo da mistura (kg)O consumo da mistura em um saco de 25 kg,%
28.5x2 = 1717: 25 = 0,68, 68% da sacola
38,5x3 = 25,525.5: 25 = 1.02 = 102% da bolsa, para uma camada dessas, você precisa de um pouco mais do que a bolsa
48.5x4 = 3434: 25 = 1,13 = 136% da bolsa, você precisa comprar dois, metade do segundo permanecerá

Uma argamassa de cimento para reboco de parede, cujas proporções já foram discutidas acima, é criada imediatamente antes do início dos trabalhos, pois seu tempo de vida é de 30 minutos a 360 minutos.

Tempo de secagem material

Depende de quando você pode iniciar o trabalho subsequente, por exemplo, massa, papel de parede, pintura. O endurecimento completo ocorre em 30 dias. Então o cimento finalmente ganha força. Mas quanto de cimento gesso nas paredes seca, a questão é diferente. Como mostra a prática, leva um dia para secar uma camada de 1 mm. Se a camada for de 2 mm, dois dias etc.

Reboco

A maneira mais fácil de usar o método da máquina. Mas para iniciantes, não é adequado. O trabalho é realizado em 3 camadas: spray, solo, nakryvka. As paredes podem ser cobertas com o solo e aguardar a secagem. A melhor maneira de suavizar as paredes é instalar faróis.

O farol é um guia uniforme que define o avião. É montado na parede usando massa de vidraceiro. Vários faróis são fixos, a uma distância um pouco menor que o comprimento da ferramenta de nivelamento - as regras (de 60 a 100 cm). O gesso de cimento para uso interno deve ser aplicado ao espaço entre os faróis criados. O primeiro spray é aplicado com uma espátula ou balde. A segunda camada (solo) derrama após o spray secar. Movendo-se de baixo para cima, a mistura se lança na parede. Como regra, movendo-se de cima para baixo ao longo dos faróis, a superfície é nivelada, tornando-se perfeitamente plana. Os excessos são removidos com uma espátula.

No final, é feito um revestimento para dar à superfície um acabamento suave. Quando a camada endurece, mas ainda não secou, ​​é esfregada com um ralador. A sala é liberada para que o acabamento possa secar. Agora tudo está pronto para aplicar a camada de acabamento.

Principais fabricantes e preço

O resultado final também depende do fabricante. Empresas pouco conhecidas podem produzir matérias-primas de baixa qualidade que racham e descascam. Portanto, é melhor não salvar e escolher uma boa marca.

Lista de empresas auditadas:

  1. Reboco de cimento Knauf (Alemanha). A empresa se estabeleceu como um dos melhores entre os criadores de misturas de construção. Comentários são apenas positivos. Gesso de cimento Knauf Grünband 25 kg é especialmente elogiado. Preço - 240 rublos. por bolsa.
  2. Garimpeiros em cimento (Rússia). Cada uma das opções está em conformidade com os padrões GOST. A empresa opera desde 1992. Preços - 200-220 rublos. por saco de 25 kg.
  3. Cimento gesso Seresit (Alemanha). Excelente valor ao dinheiro. De 400 a 500 rublos.

Destacam-se a empresa polonesa Atlas, os bolares russos, a Osnovit, a Volma, a Kaparol alemã e a Baumit austríaca.

A mistura de cimento é uma opção universal para o acabamento da sala. É acessível, prático, durável, resistente à umidade e eficaz. Conhecendo todos os meandros do trabalho com o material, bem como as variações, você pode concluir de forma rápida e eficiente.

Assista ao vídeo: Seja o primeiro a fazer massa de reboco igual a milhões de pedreiro (Novembro 2024).