Qualquer interior reflete os gostos e preferências de quem vive nele, carrega informações sobre a individualidade e as características de seus habitantes. O interior moderno, em primeiro lugar, é a unidade e a diversidade de seus elementos, criando uma atmosfera confortável e elegante. Algumas técnicas inovadoras, tradições étnicas, uma combinação de cores e formas de objetos e acabamentos, têxteis e iluminação ajudam a estilizar o ambiente. Estilo é uma expressão artística de uma idéia básica de design.
Juntamente com o desenvolvimento da arte e da produção industrial, também foram desenvolvidas tendências de design. Como o potencial criativo dos designers é ilimitado, estão aparecendo mais e mais estilos de interiores, dos quais existem mais de 20. Para ter uma idéia de qual estilo decorar o interior, você precisa fazer uma breve excursão pelas áreas reconhecíveis do design.
Estilo clássico
Estilo clássico - originado no século XVI, na França. É caracterizada pelo laconicismo e pelo rigor, e o principal objetivo dos designers clássicos era ampliar visualmente a sala, mesmo que originalmente fosse pequena.
Características características do estilo clássico:
- a clareza e suavidade das formas dos itens de interiores,
- uma pequena quantidade de móveis
- grandes janelas, colunas,
- muitas pinturas nas paredes,
- lâmpadas invulgares sob a forma de castiçais, lâmpadas de chão com abajur,
- cortinas grossas de cetim ou seda com renda, frequentemente complementadas por um véu leve,
- colchas decorativas, travesseiros de veludo com franjas, bordados,
- mobília de jantar de madeira cara, muitas vezes decorada com esculturas.
Barroco
Barroco - esse estilo é originário da Itália, no século XVI. Distingue-se pelo brilho, formas incomuns, empilhamento, luxo excessivo. Certamente, o barroco não é adequado para uma sala pequena devido ao uso de uma grande quantidade de móveis, mas você pode usar pequenos detalhes na decoração que caracteriza esse estilo.
Características de estilo barroco:
- a sala deve ser brilhante, impressionante, isso pode ser conseguido pelo contraste entre a cor das paredes e o teto com o piso,
- decoração de paredes com afrescos (técnica afresco - mural, pintura em gesso bruto),
- como fonte de luz, vários lustres com muitas tonalidades são usados principalmente,
- a abundância de móveis (muitos travesseiros, pinturas, mesas, fontes de luz) e o ornamento neles (vasos com flores, a presença de um padrão no papel de parede, tapetes)
- revestimento de parede com veludo,
- jóias douradas são uma parte importante do estilo barroco, decoram espelhos, molduras, móveis e acessórios.
Empire
Império - um estilo que surgiu no século XVIII na França. De muitas maneiras, assemelha-se a um estilo clássico: simetria, ordem, solenidade, ausência de frescuras (nesse sentido, o império é o oposto do estilo barroco), mas a presença de puro esplendor. Este estilo é verdadeiramente real! Listamos os recursos do estilo:
- teatralidade, design de interiores incomum: as pernas das mesas e sofás eram feitas na forma de esculturas de animais (esfinges, grifos) ou na forma de patas de leão,
- sofisticação e rigidez - a principal característica do estilo Império, os móveis eram feitos exclusivamente de madeira cara e moderadamente decorados com metais preciosos, a escultura de móveis estava sempre presente,
- camas com um dossel magnífico de seda ou veludo,
- monumentalidade, presença de colunas, peças maciças de suporte de móveis, muitos espelhos.
Minimalismo
Minimalismo - surgiu no século XX. É caracterizada pela simplicidade, proporções ideais e espaço.Ao projetar uma sala em um estilo minimalista, lembre-se da regra principal: menos móveis, mais funcionalidade.
Listamos as principais características do estilo do minimalismo:
- itens mínimos, desordem mínima,
- janelas grandes, muita luz, ausência de cortinas ou cortinas, em vez das persianas preferíveis, a diferença do classicismo é a ausência de linhas suaves,
- o esquema de cores não é diversificado, geralmente 2-3 cores claras e uma saturada (para criar contraste) entram em cena, a falta de ornamentos em todos os lugares,
- como o minimalismo tende ao máximo de utilidade, o mobiliário é mais frequentemente usado embutido (para economizar espaço).
Ecletismo
O ecletismo é uma tendência que surgiu na Europa no século XVIII. É caracterizada pela ausência de qualquer sistematização, pois envolve uma mistura de vários estilos. Estilos de diferentes origens são misturados para criar um interior único. Devido a essa peculiaridade, o estilo eclético ainda é muito popular.
As principais características do estilo:
- De particular importância são os pequenos detalhes que compõem toda a imagem (lembranças, tapetes, caixões, pratos, antiguidades, objetos de pintura),
- cores ricas, consistindo em muitas cores vivas e aparentemente incompatíveis entre si, mas tudo é selecionado de maneira que todos os detalhes e acessórios se complementem.
Alta tecnologia
Alta tecnologia - deve sua origem aos designers ingleses do século XX. Pertence aos estilos modernos e tem algumas semelhanças com o minimalismo, por exemplo, a alta tecnologia também não gosta de excessos e se esforça para fabricar e funcionalidade.
Destaques do estilo de alta tecnologia:
- móveis embutidos de alta qualidade com muitos recursos,
- portas de vidro, mesas, artigos de vidro,
- superfícies brilhantes e transparentes (paredes, móveis, acessórios),
- falta de ornamentos e padrões.
País de origem
País - originário da Inglaterra. Na maioria das vezes - este é o interior de uma casa de vila, aconchegante e muito querido. Como materiais são utilizados: madeira, pedra, azulejo. Artesanato como bordados, toalhas de mesa e guardanapos são de particular importância.
Recursos de estilo country:
- falta de móveis de alta tecnologia,
- presença obrigatória de lareira, tapetes,
- A principal condição é conforto e aconchego.
Moderno
Moder n - apareceu no século XIX. O interior do Art Nouveau inclui janelas pintadas com vitrais, escadas em espiral e espelhos de formato incomum. Em outras palavras, os designers modernistas são criativos na criação da decoração, tentando colocar o máximo possível de arte visível nela.
Romantismo
Romantismo - apareceu na América, no século XVIII. É caracterizada por restrição, refinamento, simplicidade. Os móveis são particularmente convenientes em comparação com os móveis de outros estilos do século XVIII. Pela primeira vez, a prioridade é dada não à aparência e decoração, mas ao conforto.
Estilo étnico
Estilo étnico - reflete a vida cultural dos povos. Existem estilos africano, chinês, japonês e alemão. Ao criar o interior, todas as cores nacionais e preferências populares são preservadas. Podem ser artesanatos, esculturas, símbolos, em geral, atributos étnicos.
Estilo antigo
Estilo antigo - surgiu por volta do século II-III aC. Agora é a arquitetura de cidades antigas como Roma. A arte antiga era baseada na mitologia; portanto, no interior, muitas vezes era possível encontrar pinturas de parede, imagens de deuses, várias esculturas.
Estilo gótico
Estilo gótico - apareceu na França no século XII. O Gothic apresenta uma elegante lareira. Os vitrais e as janelas em forma de cúpula eram muito populares. Como material para móveis, madeira e metal foram utilizados (para acessórios).
O kitsch é um estilo muito afiado, esforçando-se para mostrar sua riqueza, que na verdade não existe.O interior usava materiais baratos, em vez de verdadeiras obras de arte - falsificações. Cores gritantes, falta de ordem, originalidade.
Techno
O techno não é um estilo para os amantes do conforto da casa, e o interior é mais como uma sala de produção. As cores branca e cinza com a inclusão de metal e vidro caracterizam o estilo. Os móveis são escassos, baixos e de vanguarda. Iluminação muito pelo contrário, localizada em diferentes áreas da sala. As lâmpadas parecem objetos do espaço ou elementos de produção. Uma técnica típica na decoração é um fragmento de tijolo, pintado ou nu.
Estilo mediterrâneo
Estilo mediterrâneo - este interior natural e fresco recria a atmosfera do sol, do mar e do sul. Predominam cores claras em combinação com azul, ciano e verde. Os móveis são simples, feitos à mão. Acabamento decorativo ou áspero com gesso. Uso generalizado de ladrilhos no revestimento de paredes e pisos. Itens envelhecidos artificialmente ficam bem.
Estilo escandinavo
Estilo escandinavo - os interiores são sempre luminosos, não carregados de detalhes decorativos, com almofadas brilhantes e mantas originais, o que cria uma sensação de conforto e simplicidade. Os móveis são propícios ao relaxamento e a reuniões amigáveis. As janelas permanecem "despidas".
Arte pop
Pop art - um interior brilhante, expressivo e sem modelos, adequado para jovens e pessoas criativas. Abunda em cores ricas em contrastes. Em alguns pontos, tons de ácido são usados. Em vez de pinturas nas paredes, há pôsteres, pôsteres e colagens de fotos. A iluminação com lâmpadas LED e neon cria uma sensação de ilusão. Os móveis utilizados são transformadores, guarda-roupas embutidos, camas dobráveis.
Construtivismo
Construtivismo - o interior deste estilo é pensado e planejado. Os materiais de acabamento são madeira, vidro e metal. Móveis e acessórios estão subordinados à idéia de conforto. Quase não há decoração. A paleta de tons de cinza, metálico, preto e branco e vermelho é mais frequentemente usada no interior. A principal regra de estilo é a simplicidade e conveniência. Componentes adicionais podem ser objetos de proporções geométricas.
Mangá
Manga é um estilo japonês de quadrinhos e anime. Não há regras estritas. O esquema de cores é baseado em 2-3 cores de uma orientação romântica. Mais adequado para adolescentes. Os atributos do interior do mangá consistem em imagens de personagens favoritos dos desenhos animados e uma abundância de eletrodomésticos e dispositivos de mídia caros. Móveis no espírito do minimalismo japonês, pequeno e funcional.
Vintage
Vintage - em interiores vintage, objetos originais e antigos são combinados, o principal é que todos eles cobrem o mesmo período de tempo e geografia. O interior retrô é feito em cores discretas. Os materiais naturais são utilizados sem um toque de modernidade: papéis de parede e abajures de papel, móveis de madeira e tecidos naturais.
Brutalismo
Brutalismo - é um interior deliberadamente rude, no qual não há decoração ou imita estruturas de construção. O efeito de brutalidade da sala é feito de concreto e pedra, além de comunicações abertas. Formas simples e detalhes pesados enfatizam essa sala.
Neobrutalismo
Neobrutalismo - estruturas abertas são frequentemente usadas na decoração desse estilo. E os materiais para decoração não são tão diferentes daqueles desenhos muito abertos. Vigas, tetos inacabados, paredes de concreto ou tijolo em caixas de gesso cartonado ou atrás de papel de parede não estão escondidos aqui. Pelo contrário, eles são revestidos com verniz transparente. E armações de metal, degraus de escadas de madeira, caixilhos de janelas e vigas enfatizam apenas a beleza austera do design.
Estilos modernos
Minha recomendação é escolher um estilo de design para você entre os modernos. O objetivo é obter um interior elegante e funcional, e não "caro" ou luxuoso.
Todas as tendências modernas se misturam bem e as fronteiras entre elas são muito arbitrárias. Isso nos permite combinar os atributos de vários estilos e criar um design verdadeiramente único.
Por exemplo: uma seleção de designs de cozinha incomuns, nos quais geralmente não é possível dizer em que estilo eles estão.
Art Déco
Um estilo eclético em que a regra sobre a inadmissibilidade de misturar estilos modernos e clássicos é violada. Glamour, alto custo, combinações chiques e muito ousadas de cores, formas e épocas. Um estilo sofisticado que praticamente não tem limites.
Aconselho que você considere isso apenas se houver um orçamento ilimitado e um designer profissional estiver envolvido. Leia separadamente: Art Deco no interior, Sala de estar no estilo Art Deco.
Estilo eco
O nome do estilo fala por si. Combina materiais naturais, elementos da vida selvagem e cores naturais. Os móveis são de forma simples e regular. Para decorar o interior, grama artificial, pedras, acessórios de madeira natural são adequados. O estilo mais seguro em termos de probabilidade de erros. Materiais e cores naturais não podem ser confundidos.
Estilo retro
Sim, estilo retrô moderno. Esse design hiperboliza idéias sobre alguma época do passado, por exemplo, a América dos anos 60.
A propósito, o truque da vida: alguns modelos de poltronas soviéticas antigas quase não diferem dos modelos da América dos anos 60-80. Diferenças apenas na cor do estofamento. Deve ser amarelo brilhante, vermelho ou azul. Muitos mercados de pulgas têm anúncios para a compra desses lugares - esses são designers astutos.
Estilo Boho
Nasceu na França como um desejo de decorar e ajustar de forma barata o espaço com elementos de design, em vez de decoração. Um monte de coisas coloridas brilhantes com a história da compra em mercados de pulga, que servem como decoração. O acabamento é simples e barato. Uma boa opção para decorar uma casa temporária, mas não como o estilo principal para uma reforma completa.
O kitsch é um estilo extravagante e até rebelde que nega a arte clássica. Os interiores modernos nesse estilo destroem todos os estereótipos sobre design.
As principais características do kitsch são uma combinação de tons incongruentes, muitos acessórios de diferentes culturas, misturando detalhes inerentes a estilos opostos, ênfase deliberada na "autenticidade" de objetos clássicos.
No entanto, você não deve confundir kitsch de design atencioso com mau gosto. Para o verdadeiro kitsch, um certo glamour é inerente, enfatizado por acessórios que lembram deliberadamente clássicos. Estas são cortinas e cortinas feitas de tecido simples, fontes artificiais. Para materiais de acabamento, também são usadas imitações - colunas de espuma, armários de “madeira” feitos de plástico ou um mármore imitando laminado.
O kitsch pode ser caracterizado em duas palavras - chique puro. O principal é não exagerar na extravagância, para que você possa viver em um interior assim.
O estilo interior mais arriscado - categoricamente não recomendo.
Estilos clássicos
O orçamento para reparos no estilo clássico é muito maior do que no estilo moderno. Tais reparos são sempre um risco. Mesmo um pequeno número de pequenos erros pode transformar clássicos em uma fazenda coletiva.
Portanto, a regra principal ao reparar nos clássicos: não se esqueça de contratar um designer e estabelecer um orçamento decente ou não se intrometer nos clássicos. Parece rude, mas esse reparo é sempre um caso incomum. Para se envolver, você precisa ter confiança absoluta em suas habilidades, gostos e orçamento.
Provence
Provence poderia ser atribuída à etnia, como é essencialmente um interior em estilo francês. O único dos estilos clássicos que eu pessoalmente não detesto.
Provence não é sobre alto custo ou luxo, mas sobre conforto e ternura. Um grande número de tecidos, cores pastel insaturadas (principalmente azul pálido), bronze em vez de ouro, linhas suaves em todo o design.Isso cria o clima da província francesa.
Vanguarda: inovação de estilo
O estilo de vanguarda mudou-se para interiores da arte no início do século XX.
Essa direção inovadora envolve o uso dos materiais e eletrodomésticos mais modernos, móveis incomuns e o uso hábil de uma paleta de cores para as salas de estilo.
O contraste no design das paredes, janelas e portas de forma incomum, nichos iluminados e móveis de acordo com um projeto individual - isso é apenas uma fração dos detalhes interessantes que caracterizam esse estilo incomum.
Você gosta de uma paleta de cores rica, decoração original e combinações não triviais?
- então este estilo lhe interessará!
Estilo inglês: restrição respeitável
Não foi difícil recriar o ambiente em que Sherlock Holmes, Bernard Shaw e Lawrence Olivier viviam. O estilo inglês combina tanto com a propriedade de uma casa extensa quanto com um apartamento comum. O principal é observar os princípios básicos: conservadorismo, estilo caseiro, elegância. Deve-se lembrar que o estilo foi formado por um longo tempo e, portanto, antiguidades - um tapete levemente gasto, um espelho em uma moldura de bronze ou uma imagem - enfatizam suas origens.
Se estamos falando de uma casa, então o salão é bem-vindo, você não pode ficar sem uma lareira, real ou artificial. Outro atributo importante é a biblioteca.
Ao escolher entre materiais elegantes e naturais, dê preferência à madeira e pedra. No entanto, é permitido substituir o parquet por ladrilhos “de madeira”, e revestir as paredes com faixas discretas, pintá-las em castanho, leite, cor de açafrão ou revesti-las.
O estilo inglês adora móveis: sofás Chesterfield, secretária, cadeiras de vime, cômodas, uma mesa e uma mesa de chá, um aparador, um relógio de pêndulo e outros itens antiquados. Um papel auxiliar no lustre na habitação, as funções de iluminação, principalmente, são desempenhadas por castiçais de duas buzinas, luminárias de pé e luminárias de mesa. Tradicionalmente, existem muitos tecidos: são tapetes sólidos, cortinas pesadas e longas, no chão da toalha de mesa e, é claro, tapetes.
Há um lugar na casa para bugigangas: herança, caixões, cachimbos, lembranças, como se trouxessem das colônias.
A casa inglesa não tolera prateleiras e bancadas vazias: em qualquer plano horizontal, coisas bonitas devem aparecer no coração.
Estilo árabe: luxo oriental
O estilo árabe criará uma atmosfera confortável e rica em casa. Padrões geométricos graciosos, linhas e ornamentos complexos são usados em todos os lugares, o que confere às instalações uma estética especial.
O estilo é caracterizado por uma iluminação rica e uma paleta de cores.
Os móveis, principalmente de madeira escura, estão decorados com esculturas. Armários, apoios para os pés, pufe, sofá e mesa baixos, cama de dossel.
O estilo árabe envolve um pouco de privacidade, por isso não possui os modernos layouts de plano aberto da Europa.
Art Nouveau (Art Nouveau): sofisticação luxuosa
Se você é admirado pelas paisagens exóticas de Gauguin e os retratos de bruxaria de Vrubel, as belezas lânguidas de Alphonse Mucha e fluindo como um fluxo de uma cachoeira dos edifícios de Gaudi, você é um fã da estética suave do Art Nouveau.
Linhas elaboradas e perfeitamente curvas são o princípio principal desse estilo.
Portas e janelas, armários e lareiras têm uma forma arqueada, e um ornamento floral que decora paredes, grades, móveis e cortinas é um pré-requisito.
Art Nouveau - uma recepção tão pitoresca que, de fato, não exige muitos detalhes de terceiros. Esse interior será especialmente interessante para pessoas extraordinárias, confiantes e com um gosto impecável.
Estilo africano: todas as cores da savana
Como você sabe, o continente negro é o lar ancestral do homem. Deve ser por isso que o interior africano é popular muito além do continente quente.
Criar uma "pequena África" sob o poder de todos. O principal é não exagerar nos acessórios que podem transformar uma sala de estar em um ramo de um museu etnográfico.
Dinâmica, expressão, cores chamativas, são três baleias sobre as quais se apóia a idéia do estilo africano. As paredes são pintadas em tons de argila e areia, solo chamuscado, grama seca, selva densa, adicione borracha dura (as prateleiras podem fazer isso), manchas de escarlate, dourado e âmbar. Você pode desenhar figuras de animais dos lendários cinco africanos (elefante, rinoceronte, leão, leopardo e búfalo), pintar as paredes "na pele" de um hipopótamo ou crocodilo, dar-lhes um padrão de terra rachada.
Os móveis são deliberadamente primitivos, pesados, possivelmente com pinturas coloridas.
Para estofados usando tecidos com estampas "predatórias", decore a sala com máscaras africanas, pratos de madeira, figuras de girafas e antílopes.
Lâmpadas - parede, com o efeito de fogo vivo. Cordas penduradas nas cordas, cortinas de bambu, uma cadeira de vime e um par de tapetes completam a fantasia africana.
Bauhaus: o culto à funcionalidade
Formada no início do século XX, essa direção de design tornou-se a regra para aqueles que consideravam o luxo interior uma relíquia, vulgaridade e ouropel burgueses. A Bauhaus é caracterizada pela praticidade e versatilidade, formas simples e retangulares, materiais modernos e tecnologias de máquinas, um mínimo de elementos decorativos.
O interior envolve o zoneamento e várias intensidades de iluminação para diferentes cantos da casa. Recursos de estilo - metal, plástico, vidro, em menor grau madeira e couro.
As paredes são rebocadas ou coladas com tapeçarias com um padrão geométrico discreto. Como piso, linóleo, azulejo, laminado são adequados.
O teto é necessariamente multinível (de fato, o teto de diferentes alturas é o know-how dos desenvolvedores desse estilo).
Os móveis são ergonômicos, duráveis e acessíveis a qualquer bolso. Isso, em particular, guarda-roupas embutidos, poltronas sem puxadores, cadeiras de tubos dobrados, mesas, transformadores.
A faixa de cores é neutra com detalhes brilhantes (por exemplo, bege e verde ou cinza e vermelho).
O papel das jóias é obtido por amostras de eletrodomésticos modernos.
Biedermeier: o charme da burguesia
O estilo tem raízes alemãs. Surgindo em resposta aos tumultos e greves do século XIX, simbolizava o desejo da classe média por estabilidade e paz. Mantendo os motivos dos luxuosos estilos históricos, Biedermeier os simplificou, transformando as qualidades do palácio em caseiras e até parcialmente burguesas.
A estrutura do estilo Biedermeier é caracterizada pela integridade, proporcionalidade, simplicidade geométrica e cor natural. Seus detalhes são um forno branco, pequenos aparadores com pratos, relógios de parede ou de piso, bordados, caixas de música, figuras de pastor e outras coisinhas sentimentais.
As paredes são decoradas com papel de parede em cores quentes, com um pequeno padrão ou revestidas com painéis de madeira, o piso é coberto com parquet ou laminado.
Os móveis são geralmente feitos de madeira clara, com costas e braços esvoaçantes, pernas dobradas e ornamentos florais. Grandes mesas redondas, armários de canto, mesa e penteadeira dominam ...
Biônica: estilização progressiva
Biônica é um estilo muito peculiar em arquitetura e design de interiores. Sua essência está na estreita conexão da natureza e nos novos avanços tecnológicos.
O design de interiores biônico é o mais progressivo e, ao mesmo tempo, natural e próximo da direção da natureza.
É caracterizada por: cores predominantemente claras, métodos de zoneamento não padronizados, estrutura estrutural, projeto com base no princípio de projetos modulares.
Com um estilo tão marcante e moderno, qualquer ambiente o tornará único, original, funcionalmente pensado e o mais confortável possível.
Boho: liberdade colorida
Recentemente, ele ousadamente passou da moda de rua para as casas. Emancipado, excêntrico ... Boho-chic é uma dádiva de Deus para personalidades criativas, para aqueles que são negados pela monotonia e pela vida cotidiana.
É caracterizada por colorido, ecletismo, um grande número de tecidos e itens feitos à mão.
As paredes podem ser coladas ou pintadas, orientadas pelo seu próprio gosto e carteira. Piso - madeira ou azulejo.
O Boho foi criado para móveis antigos, no entanto, sofás modernos, poltronas feitas de galhos, cadeiras com encosto de ferro forjado se dão bem com ele.
Tapetes de retalhos, caminhos, tapetes, colchas e envolvimentos no estilo de retalhos são o destaque do estilo. Almofadas de pensamento, almofadas e cobertores parecem objetos da arte abstrata moderna: eles podem ser vistos, como pinturas.
É aconselhável pintar os abajures manualmente e colar figuras de crianças nas paredes, organizar artesanato nas prateleiras, porque boho é um gênero em que cada artista é seu.
Estilo veneziano: visitando o doge
Ele é um alienígena do Renascimento. Desde o momento em que artistas, escultores e arquitetos tentavam se superar, criando verdadeiras obras-primas.
Características do estilo - colunas retorcidas, mármore (ou imitação) no chão, uma gama complexa de tons, decoração envolvente, elementos dourados e prateados, espelhos venezianos, forjamento a céu aberto, tapetes.
As paredes são cobertas com gesso veneziano, é usada tela de seda ou pintura barroca. É permitido cobrir o chão com azulejos de mármore. O banheiro é necessário mosaico.
Os móveis são de madeira, de cor clara, impressionante e estável, com acabamento virtuoso. Para cronometrar e colocar estantes, mapas antigos e globos.
O estofamento é dominado por veludo, seda e tapeçarias.
As paredes estão decoradas com cópias de famosos pintores italianos e a lareira - candelabros, máscaras venezianas, vasos de vidro de Murano.
Versalhes: capricho do monarca
Ele combina a grandiloqüência inerente às câmaras reais com a dignidade inerente aos reis.
O estilo Versalhes é baseado nas teses do barroco. E sua característica individual é a singularidade de cada peça de mobiliário. Tudo, da cadeira à colher de sopa, deve ter sua própria história. Infelizmente, o estilo Versalhes não pode ser recriado comprando móveis ou qualquer outra coisa no supermercado mais próximo.
Cores básicas - cinza pérola, ouro, turquesa, lilás.
As paredes são cobertas com tinta fosca, gesso decorativo, o piso é decorado com tábua de madeira ou laminado de arte, que imita madeira valiosa e é chamado de “versalhes”.
Acessórios indispensáveis em tal habitação são a poltrona, sofá e secretária Voltaire. Você pode dar uma olhada na cabine da sala de estar se escolher móveis com bordas arredondadas e armar as paredes com tecidos translúcidos.
É melhor não decorar a sala de Versalhes com muita abundância: para esse efeito, vasos e estatuetas de marfim, ônix, cristal ou uma árvore de sangue puro são adequados.
Estilo vitoriano: nobre esplendor
Durante os anos da rainha Victoria, a Grã-Bretanha se transformou em um império rico. A ascensão da indústria, novas ferrovias e rotas marítimas, viagens às colônias - tudo se refletiu no design de interiores da época.
O estilo vitoriano é uma síntese das proporções de clássicos, elementos do exotismo colonial gótico, barroco e oriental. Digamos, a biblioteca é decorada em estilo gótico, a sala de estar é decorada em estilo indiano ou chinês e o quarto é dominado pelo rococó.
As paredes podem ser coladas com papel de parede em relevo, contorno de flores e pássaros ou treliça de tecido com uma pintura de carvalho e folhas de samambaia. Boa ideia - painéis de madeira fosca.
Para o piso, parquet ou ladrilho com textura “de madeira” é preferível.
A sala está decorada com móveis antigos, um dos cantos é "verde", colocando banheiras com flora da sala. O assunto central é uma lareira com uma grade de ferro forjado, é impossível imaginar uma casa vitoriana sem espelhos altos em baguetes espetaculares, uma mesa com estantes a lápis, sem poltronas e uma mesa de chá.
Esquema de cores - tons de marrom, cereja com fragmentos de verde, lavanda, tons de amêndoa.
Estilo oriental: brilhante e distinto
O estilo oriental combina o interior de muitos países da Ásia e do norte da África, que são amplamente diferentes um do outro. Aqueles que estão cansados da pobreza do minimalismo, que querem se cercar do luxo asiático e enfatizar seu alto status, bem como as pessoas apaixonadas pela cultura do Oriente, procuram decorar sua casa com um design tão incomum.
Gzhel: centáurea e camomila
Uma das áreas populares e distintas da etnia. Sua característica central é a ênfase nas cores branca e azul, suavidade, texturas de “porcelana”, objetos e detalhes da vida russa.
Não é necessário que toda a casa seja pontilhada com padrões típicos de azul e branco para Gzhel. Essa técnica de pintura pode e deve ser medida: mais - na cozinha, porque o gzhel começa na louça, na sala de estar será limitado a coberturas nas poltronas, cortinas nas cores branca e cobalto e um vaso de gzhel no chão deve ser colocado no canto. Uma ótima opção é uma lareira em forma de fogão russo, coberta com ladrilhos brancos com azulejos azuis, e no quarto - linho, linho branco e azul.
As cores das paredes são branco, azul, cinza, legal. E você pode de madeira ", debaixo da cabana". Os pisos também são de madeira ou revestidos com azulejos brilhantes.
O ambiente será complementado por lustres e luminárias com correntes e anéis forjados, figuras de cerâmica, travesseiros de renda.
A força desse design é principalmente colorida: a dupla de confortos brancos e azuis, acalma e o ornamento popular é um código cultural que agrada ao coração.
Estilo georgiano: desenvoltura e prestígio
Manifestando-se nos anos do rei George, quando o classicismo não tinha pressa em abandonar posições, embora pressionado pelo rococó, esse estilo durou muito mais tempo do que o monarca que lhe deu um nome.
O puritanismo das linhas clássicas e a revolta dos rococós - uma aliança arriscada, mas inesperadamente espetacular.
Características do interior da Geórgia - uma lareira tradicional, a presença de mogno, molduras de estuque, decorações de vidro coloridas.
As paredes dessa casa, conforme prescritas pelos padrões clássicos, eram divididas em três partes: o porão era revestido com painéis de madeira, o meio era coberto com tecido ou papel de parede e o superior era decorado com friso e cornijas. Os pisos em parquet foram encerados ou polidos para um brilho. Para aumentar o conforto, eles usaram tapetes entregues nas colônias.
Os móveis de uma habitação são constituídos por um único fone de ouvido, todos os objetos são minuciosos, práticos, mas não sem charme. De tecidos, veludo, damasco, tapeçarias eram os preferidos.
Inicialmente, a casa era iluminada com lanternas e velas, de modo que a iluminação local toca o primeiro violino nela.
Os elementos obrigatórios eram pinturas, pratos da melhor porcelana chinesa trazida do leque celestial e caixas de rapé prateadas.
O ambiente georgiano hoje pode ser recriado se a habitação for espaçosa o suficiente. Papel de parede com uma borda "dourada", parquet, vinil "marmorizado", móveis pesados ao longo das paredes, cortinas recortadas, velas em forma de abajur, grandes espelhos ... Além de uma cor turva e abafada - cinza, aspargos, azeitona - ressuscitará um pouco esbelta, mas nobre Idade georgiana.
Grunge: chique ragger
Esse estilo é uma fuga do formigueiro da cidade para os espaços abertos da vila, dos apartamentos pathos aos confortáveis "ninhos". Ele começou com os ricos franceses: cansados da vida social, eles se estabeleceram cada vez mais no deserto, em casas aconchegantes, mas com uma atmosfera lacônica. A união de prosperidade e simplicidade é popular hoje.
Criar um grunge em alguns metros quadrados provavelmente não será bem-sucedido. Este estilo é o proprietário de quartos espaçosos, permeados pela luz solar. As paredes de uma habitação desse tipo geralmente são deixadas “nuas”, decoradas com tijolos ou revestidas com uma tábua natural. No teto, eles saem para revisão de vigas descuidadamente lixadas de diferentes espessuras. A mesma engenhosidade, artesanalidade é perceptível no chão: tábuas, pedra, chapas. Em geral, a sala do grunge tem essa aparência, como se sacos de grãos ou barris de vinho estivessem acumulando poeira aqui ontem.
Os tecidos escolhem naturais, despretensiosos. Mas o mobiliário é elegante, com formas fluidas e marcas respeitadas. Prateleiras e armários são os preferidos para prateleiras, mesas deslizantes e pedestais para mesas monumentais.
Acentos decorativos são colocados com a ajuda de madeira branqueada, arranhões artificiais, molduras de pátina para espelhos, peças forjadas e figuras primitivas de animais. Um par de almofadas de retalhos, um cobertor colorido jogado em uma poltrona e um pôster retrô na parede se tornarão traços finais brilhantes.
Classicismo
O classicismo é muito parecido com o Império e o Barroco, mas é mais aristocrático, o que significa menos artístico. Há um lugar para a decoração, mas é contido, é costume decorar paredes e móveis, mas não use várias camadas de moldagem de estuque.
As principais características do estilo:
- forma geométrica correta da sala, o zoneamento é feito por colunas e frontões, não por móveis. Um requisito importante é uma grande altura da sala e simetria no arranjo de móveis com um centro obrigatório na forma de mesa, cama, etc.,
- tons bege, creme e pastel com elementos marrons e verdes,
- A decoração da parede é feita com papel de parede de tecido ou vinil, gesso decorativo, parquet é usado para o chão, diferentes tipos de madeira podem ser combinados. O teto é o mais simples possível, mas não se exclui o uso de um medalhão ou moldagem de estuque contido ao longo do contorno,
- é usado móveis largos maciços, têxteis combinados com motivos florais,
- lustre maciço e fontes de luz embutidas podem ser usadas para iluminação
- acessório principal - espelho grande em uma moldura eleganteTambém são usadas esculturas, vasos de chão, pinturas.
Contemporâneo
Contemporâneo lembra minimalismo e alta tecnologia, mas não impõe restrições tão severas e envolve maior liberdade e atualização constante do interior.
- as coisas são compactas, usadas somente itens funcionais funcionaislinhas claras e nítidas prevalecem
- cores base - preto, branco, cinza, tons pastel, e no pano de fundo, você pode usar objetos de cores vivas e formas incomuns,
- pode usar materiais naturais e massaincluindo MDF, plástico, metal, vidro
- os espaços de armazenamento devem ser mínimos, todos os móveis têm linhas claras e design moderno. Preferência é dada móveis multifuncionais e transformadores. Texturas brilhantes são combinadas com ornamentos foscos e interessantes que podem ser usados em móveis individuais.
- flores, pinturas, espelhos, vasos modernos, estatuetas sofisticadas são usadas como decoração, e quanto mais incomuns as lâmpadas forem, melhor.
O estilo remonta aos anos 40 do século passado, quando começou o processo ativo de transformação em moradias de antigas fábricas e armazéns. principais características:
- o interior em estilo loft é grandes áreas, tetos altos e janelas grandes, muita luz, superfícies "não processadas", visibilidade de pisos e tubos de ventilação, falta de paredes (apenas o banheiro é isolado),
- tudo prevalece no esquema de cores tons de cinza e terracota,
- para paredes usadas alvenaria ou sua imitação, o piso pode ser concreto ou laminado, o teto é decorado com vigas, como último recurso, pintado de branco,
- é dada grande importância aos móveis para assentos; sofás, pufes e poltronas grandes são bem-vindos. No loft móveis antigos e elementos modernos podem ser adjacentes. Móveis podem ser feitos de qualquer material, móveis sobre as pernas são frequentemente usados,
- luz máxima, de modo que as cortinas raramente são usadas, a preferência é dada ao romano. Para criar iluminação artificial, são usadas lâmpadas de estilo industrial,
- os acessórios devem ser não padronizados e desempenham o papel de pontos brilhantes: pôsteres, graffiti, reproduções de pinturas modernas e até placas de trânsito servem.
Estilo grego: poema de canto
Majestosamente, mas moderadamente, expressivamente, mas simplesmente. Isso é possível?
- Sim, se estamos falando sobre o estilo grego!
Cor - branco, centáurea azul, verde, limão, noz. Os tetos de uma casa são altos, geralmente com uma janela quadrada ou redonda, com um pedestal em forma de fita sinuosa ou moldagem de estuque, com colunas de apoio.
As paredes são revestidas com estuque em mármore e não de alvenaria. Se o gesso lhe parecer uma opção chata, você pode decorar as paredes com pinturas - sobre um tema mitológico ou sobre os Jogos Olímpicos. As aberturas são estilizadas à medida que arcos, pilastras e baguetes são adicionados.
O piso é coberto com azulejos não vidrados, semelhantes a seixos, areia ou conchas, decorados com peles de ovelhas, passarelas de malha ou tapetes artesanais.
De móveis, bancos com pernas curvas, são necessários armários de madeira clara, cadeiras baixas com fragmentos de ferro forjado. A mesa da cozinha é grande, hospitaleira e de aparência simples.
Das decorações, você pode aconselhar ânforas, lekifs, luminárias de parede, figuras de centauros e ninfas.
Estilo egípcio: grande herança
Uma fascinante mistura de simplicidade e rotina com riqueza e luxo, o uso generalizado da decoração simbólica e a geometria especial dos padrões, reconhecíveis tanto pelo conhecedor quanto pelo leigo - essas são breves características do estilo egípcio no interior.
O esquema de cores consiste em cores naturais saturadas: laranja, amarelo, areia, bege, marfim, azul, verde claro, vermelho e dourado.
Para o registro da casa, apenas materiais de acabamento naturais são usados.
Os móveis no estilo egípcio são geralmente enormes, estáveis e confortáveis. Pernas em forma de pés, cómodas, pintadas ou decoradas com talha dourada, com inserções de marfim, mesas e armários com bancadas de vidro - tudo isso é inerente ao estilo egípcio.
Um atributo importante são os têxteis. Cortinas, travesseiros, tapetes e outros produtos têm formas distintas, complementadas pela beleza das cores e pela originalidade dos padrões egípcios.
Estilo indiano: sofisticado e vibrante
O estilo indiano no interior é um entrelaçamento estreito de simplicidade e funcionalidade com luxo e sofisticação.
Os quartos espaçosos são frequentemente decorados com esse estilo, o que dá rédea livre para a realização das idéias mais ousadas.
As cores do design são brilhantes, ricas e exóticas. Tons quentes são facilmente diluídos com frio, o que visualmente dá espaço ao espaço e à profundidade.
Os móveis são agachados, funcionais e elegantes, decorados com ornamentos esculpidos e forjados.
É dada muita atenção ao design de interiores têxtil. Os tecidos de várias texturas decoram paredes, tetos, coberturas.
Estilo industrial: a verdade nua
É para quem gosta dos ritmos da cidade e aprecia cada minuto.
O estilo industrial (industrial) é uma área vasta, decoração feita com materiais simples e modernos, móveis funcionais e um mínimo de detalhes.
As ferramentas comuns são metal, concreto e madeira envelhecida. As paredes são rebocadas, os azulejos são aceitáveis no chão. Em vez de cortinas, é melhor instalar persianas.
Os móveis podem ser os itens mais inesperados: caixas de vinho feitas em forma de mesa, prateleiras de laboratório como buffets, escadas em vez de prateleiras.
Um chique especial é encontrar um aplicativo para coisas que não são apenas desnecessárias, mas quebradas: a partir de um motor antigo para construir um suporte sob a mesa, transforme o carro em um banco. Até sinais de trânsito antigos montados nas paredes são usados.
Paleta adequada para o estilo - tons de cinza, branco e marrom. Adicional - amarelo ovo, verde, ameixa.
Estilo italiano: simples, mas refinado
As principais características do interior no estilo italiano podem ser chamadas de motivos históricos associados a este país - família e facilidade.
O interior decorado em estilo italiano, por via de regra, distingue-se pela simplicidade e sofisticação.E uma das características mais importantes desse estilo é o uso de materiais naturais na decoração que enfatizam a unidade com a natureza.
Esse interior também se destaca por seus pontos focais. Por exemplo, no banheiro, será bastante apropriado pendurar um painel de mosaico de cerâmica, que representa um vale de uva ou porto azul, um espelho antigo, com uma baguete dourada exuberante.
Um lustre de várias camadas, feito com vidro de Murano ou gravura na parede, decorará a sala de estar, o que atrairá imediatamente a atenção de seus convidados e se tornará um elemento essencial no design.
No quarto, o detalhe central pode ser transformado em uma rara estante de livros, feita com acessórios, embutidos em metais preciosos e que faz parte da relíquia de sua família. A fantasia e o conhecimento de algumas das características históricas da Itália o ajudarão a fazer a escolha certa!
Estilo chinês: o esplendor do Reino Médio
Envolta em segredos, a fascinante cultura oriental é um objeto eterno de curiosidade para nós. Em resposta a esse interesse, um estilo interior chinês apareceu.
Fazer uma empregada doméstica na China é uma arte. Não há nada acidental "exatamente assim" e nada desnecessário. O significado secreto da atmosfera chinesa é criar uma atmosfera de calma filosófica e calma.
Os itens importantes do interior são uma tela com uma paisagem finamente pintada, agachamento, madeira, móveis cuidadosamente lacados, decorações de madeira compensada esculpida, divisórias leves e de bambu.
As paredes podem ser coladas ou coladas com papel de parede de papel, inventado, aliás, na China. Por falta de bambu, o piso é coberto com tábuas escuras e um tapete é adequado. Os tetos nas habitações chinesas são leves e de vários níveis, decorados com madeira e equipados com iluminação.
Os mais reverenciados do país - a cor do cinábrio, prometendo boa sorte. Vermelho pode ser carpete, paredes e até móveis. No entanto, eles não são rejeitados marrom, vinho, amêndoa.
Dos acessórios nos lugares mais respeitados - vasos de chão, conjuntos de chá, ventiladores feitos de canudos de osso ou arroz, figuras de bronze de dragões, árvores anãs em vasos.
Estilo inglês
Prim e prático hoje, o estilo inglês evoluiu ao longo de muitos séculos, mudando várias vezes além do reconhecimento. O inglês moderno é rico, confortável e inteligente. Os quartos têm muitos materiais caros: madeira nobre em móveis e decoração, couro genuíno, têxteis com padrões tradicionais: faixa, gaiola, flores. Atributos obrigatórios - lareira e biblioteca.
O esquema de cores é restrito: as cores da madeira, verde intenso, todos os tons de bordô e bege, cores e padrões são combinados. Nos quartos, muita atenção é dada à iluminação: candeeiros de chão e candeeiros de mesa estritos. Os móveis, pelo contrário, são redondos e estofados, e estão localizados de tal maneira que é confortável conduzir pequenas conversas e desfrutar de solidão.
Art Déco (Art Déco)
Art Deco é o estilo mais geométrico do interior. Ele apareceu entre as duas guerras mundiais e se tornou um símbolo de celebração e liberdade cobiçada. Naquela época, a ciência e a indústria estavam se desenvolvendo ativamente - os motivos industriais eram vistos no estilo: linhas nítidas, ângulos rígidos, simetria perfeita. A geometria é diluída com estampas de animais, folhas, galhos, penas.
O Art Déco é caracterizado por um passo na iluminação: arandelas e luminárias de chão se desdobram em direções opostas, para cima e para baixo, os objetos são frequentemente cromados e brilhantes, os móveis são feitos de metal ou madeira lacada. As cores do estilo são ricas e ousadas: ouro, preto, branco.
Grunge
A principal característica do estilo grunge é a quase completa ausência de acabamento: alvenaria, madeira bruta, paredes de concreto, vigas não processadas, piso de pedra. Os móveis, pelo contrário, são muito elegantes, geralmente antigos, embora não antigos. Itens antigos, mas modernos também são adequados.
Os elementos decorativos não são encontrados com frequência, principalmente objetos vintage práticos são usados para decoração: enormes lâmpadas de ferro forjado, tapetes de lã, herança de família, fotos desbotadas de tempos em tempos. É importante que o estilo grunge seja usado principalmente para quartos amplos e espaçosos, com janelas grandes, para que a combinação de móveis clássicos e paredes irregulares crie uma sensação de leveza e limpeza.
Desconstrutivismo
Um estilo arquitetônico que fluiu suavemente para o design. Sobre o desconstrutivismo no interior, eles brincam que é o construtivismo virado do avesso. De fato, eles têm algo em comum: interiores minimalistas sem detalhes desnecessários, móveis simples, iluminação lacônica. Mas onde termina a semelhança, começa a distorção: todos os objetos são assimétricos, novas formas aparecem, linhas perfuram o espaço.
A simbiose do interior e da arquitetura do edifício é característica - o desconstrutivismo adora o espaço pelo fato de poder ser usado irracionalmente e a aparência ilógica externa da sala, na qual tudo é um experimento, ajuda nisso.
Estilo colonial
O estilo colonial é uma mistura das culturas dos grandes impérios e de suas colônias: quando os conquistadores se mudaram para outro país exótico, construíram casas com o gosto antigo, novas condições e materiais.
O estilo colonial tem várias direções: inglês, americano, francês, africano, indiano ... Cada curso é diferente, mas existem vários sinais comuns - o entrelaçamento de clássicos europeus e estética oriental, cores naturais com detalhes brilhantes, o uso de itens de decoração exótica e atributos de viagem: cestas de vime móveis de vime, máscaras africanas, peles de animais, mapas, globos, uma abundância de plantas e baús exóticos.
Estilo marinho
A nostalgia do mar no interior é uma combinação de branco com todos os tons de azul em todas as variações possíveis: de azul claro a saturado, próximo às cores verde e roxo. O padrão favorito é uma faixa horizontal branca e azul; os acessórios favoritos são aqueles relacionados a viagens marítimas. Pode ser conchas, estrelas do mar, volantes e baús. O piso e as paredes são de madeira.
Nesse estilo, é bom usar objetos simples e lacônicos feitos de materiais naturais - madeira, barbante, corda e tecido de vela. A iluminação deve ser o máximo possível - portanto, são desejáveis janelas de piso, divisórias de vidro e muitas luminárias brilhantes e bonitas e luminárias de chão em estilo marinho.
Rococó
Embora, em muitos aspectos, seja semelhante ao barroco, ao classicismo e ao império (com este último visualmente, não ideologicamente), ele ainda possui algumas características. Home - uma quantidade monstruosa de pequenos detalhes no design de interiores. O número e as cores usadas são maiores. Muita pintura para decoração de parede.
Estilos étnicos
Em busca de um design original para o lar, você pode buscar inspiração em culturas estrangeiras. Você pode criar uma atmosfera original, mesmo em um pequeno apartamento da cidade, escolhendo o estilo do país que mais impressiona. Acessórios estilizados, incluindo os feitos à mão, são úteis para criar uma comitiva. O mais difícil e perigoso (em termos de criação de um design verdadeiramente elegante, não de mau gosto).
Neoclassicismo
O neoclassicismo no interior é o luxo dos estilos reais da realeza em uma leitura moderna, um pouco mais acessível. Isso é idealização e depois modernização do passado. Esse interior exige uma sala espaçosa com janelas grandes e tetos altos, nos quais os princípios de simetria e proporcionalidade são importantes.
As paredes são cobertas com tinta clara, moldagem de estuque no teto, parquet no chão, possivelmente um tapete de uma sombra clara e calma. Móveis - com pernas elegantes e fácil referência aos séculos passados. Iluminação - para a beleza: lustres de vários níveis, arandelas de parede, luminárias de chão com abajures.E, claro, a decoração! Esculturas antigas, pinturas clássicas em molduras douradas, vasos de porcelana.
Pin up
Pin-up - um estilo retrô, originário do período da Grande Depressão Americana: meninas alegres com formas curvilíneas foram chamadas para animar a população cansada. Gradualmente, os princípios de uma divertida coquete encontraram aplicação no design: os interiores saíram leves, brilhantes, travessos.
Para criar essa atmosfera, um pouco de branco e muitas cores de doces - rosa, amarelo e tiffany - são suficientes para adicionar diferentes tecidos aconchegantes a eles, pendure alguns pôsteres divertidos. Os móveis são um pouco retrô - uma cama vintage grande e de ferro forjado, uma penteadeira, cadeiras redondas aconchegantes. A imagem da sala será complementada com tecidos voadores leves, com motivos simples - uma ervilha, uma gaiola, uma tira.
Pós-modernismo
O pós-modernismo eclético é um estilo que se contrasta simultaneamente com toda a era do modernismo e se rebela contra o minimalismo moderno. Menos praticidade: prateleiras tortas, molduras vazias, móveis assimétricos, cores vibrantes e chamativas. Para essa abordagem, salas espaçosas de plano aberto são úteis para que haja um lugar para passear.
Quanto mais incomum, melhor: combine diferentes materiais em um objeto (concreto e madeira, por exemplo), coloque uma cadeira de designer cara ao lado do sofá da IKEA, encontre pôsteres extravagantes. Outra boa solução é uma transição nítida de uma zona para outra: pinte metade da sala em uma cor rosa chamativa, deixe a segunda completamente branca. Valentões e divirta-se: o pós-modernismo pode permitir isso.
Renascença
Os interiores do Renascimento - o primeiro palácio de luxo, que substituiu os castelos frios da Idade Média. Características características do estilo: simetria elegante, pintura de parede e tecidos, teto abobadado e com vários níveis, piso de pedra, esculturas e ornamentos antigos no chão, paredes, teto, uso frequente de mármore, abundância de colunas e pilastras.
Separadamente, vale a pena falar sobre móveis. Existem relativamente poucos itens, cada um deles é cuidadosamente selecionado de acordo com o papel que desempenhará. Todos os móveis com pernas finas, com a forma geométrica correta, são decorados com entalhes finos, incrustados e dourados.
Estilo romance
O estilo românico evoca associações com um antigo castelo ou mosteiro medieval. O princípio principal é sem frescuras: simplicidade de design, arquitetura em larga escala, janelas pequenas, colunas poderosas e salas escuras. Um mínimo de decoração - a decoração principal era parafernália cavalheiresca, além de vitrais, castiçais e tapetes. Um elemento importante em cada sala era um fogão ou lareira.
Acabamentos ásperos - paredes e pisos de pedra, móveis de madeira simples e volumosos, luminárias de bronze - são todos os materiais usados na época. Os baús eram usados literalmente para tudo - como um armário e um banco, às vezes até como uma cama ou mesa.
Estilo russo
Três direções são referidas ao estilo russo no interior: a tradicional cabana da vila, uma torre elegante e a chamada "ala Rus". Este último é encontrado em interiores modernos e usa detalhes do passado russo - um forno, ornamentos tradicionais, toalhas de mesa e guardanapos, ícones, baús, luminárias de piso com franjas, pinturas de paredes e tetos, elegantes bandeirantes e persianas.
O estilo russo é famoso por sua alma e respeito ao meio ambiente: apenas materiais naturais são usados, o interior é dominado por acabamentos e móveis de madeira. Para maior "russidade", adicione um samovar ou bonecas tradicionais.
Rústico
Rústico é um estilo de casas de aldeia prósperas, totalmente mobiliadas com madeira. A árvore pode ser perfeitamente envernizada ou, o que acontece com mais frequência, nem ser processada: todos os nós e solavancos, toda a textura complexa permanecem no lugar, como se uma árvore tivesse sido cortada recentemente na floresta.
Em um rústico autêntico, todos os móveis e decoração são feitos de madeira, mas nos interiores modernos é bom emprestar apenas uma parte dos elementos, escolhendo a decoração da parede e do teto com estuque branco. Os móveis podem ser montados a partir de tábuas velhas, peças de portas e itens reciclados. Mais importante, alguns dos itens podem ser modernos, usando alta tecnologia.
Steampunk
Steampunk é uma ficção de livros revivida dos séculos passados. O estilo é nostálgico para a era vitoriana, enquanto aprimora o pathos industrial. Acontece o gótico futurista, no qual os motores a vapor capturaram o mundo (e a tecnologia moderna - não).
Como repetir? Pegue alguns móveis vitorianos - maciços, pesados, feitos de madeira e couro, adicione mais decorações - tubos, válvulas, engrenagens, correntes, pêndulos, sensores e uma pitada de atributos do viajante - circuitos de aeronaves, mapas, globos, malas, grãos de pimenta com objetos antigos era. Tudo o que resta é pendurar cortinas grossas, colocar um holofote na luz, e isso é tudo - o seu steampunk!
Estilo finlandês
Design finlandês é quando uma casa grande com enormes janelas panorâmicas em um bosque nevado, mas não uma alma por perto! Os finlandeses de outros escandinavos expressaram praticidade e minimalismo, simplicidade em tudo e conforto, mas há muito mais madeira espiritual e quente no interior - no chão, nas paredes, no teto e, é claro, nos móveis!
A árvore é diluída com coisas fofas - pinturas brilhantes, travesseiros impressos, coberturas e tapetes incomuns, tapetes, tapetes. O mobiliário finlandês é uma forma de arte separada: simples, concisa, muito prática.
Estilo francês
A principal característica do estilo francês é o ecletismo gracioso e divertido. Os franceses com charme famoso misturam estilos, materiais, cores. Em uma sala, objetos antigos e antigos coexistem com soluções de ponta.
Na França, eles não têm medo do espaço vazio e, ao mesmo tempo, amam o aconchego, portanto, em alguns lugares, a mesma sala parece minimalista e, em alguns lugares, é excessivamente cheia de ninharias: livros, velas, fotografias, acessórios. As cores são quentes, quase sempre claras, as sombras se movem suavemente de uma para outra. Os quartos respiram - janelas grandes, tetos altos, móveis elegantes com pernas finas, prateleiras abertas, lustres enormes.
Funcionalismo
O funcionalismo soa como utopia - todos os objetos devem cumprir seu papel, ser bonitos, baratos e convenientes. Tudo o que não tem uma função precisa ser excluído. A estética é secundária e importante apenas desde que não interfira na tarefa do sujeito.
Um esquema de cores calmo combina com o estilo - não há nada supérfluo, e mesmo as cores são ordenadas e práticas. Os móveis são geometricamente simples, ergonômicos, capazes de mudar e transformar - um sofá-cama em vez de uma cama, mesas deslizantes sobre rodas, guarda-roupas embutidos. A única coisa encontrada em abundância é a iluminação que, graças aos dimmers e às diversas variações, pode se adaptar ao clima e à hora do dia.
Futurismo
O futurismo é um estilo inspirado na ficção científica. O estilo é caracterizado pelo desejo pelo máximo de equipamento técnico possível, formas originais, assimetria acentuada. A decoração é frequentemente usada em metais, plástico, concreto e vidro. Móveis estofados combinam couro e metais; madeira e plástico são mais frequentemente usados para criar o resto.
A iluminação é fragmentada: em todo o espaço existem muitos módulos de diodos embutidos em paredes, móveis, teto e até no chão. A decoração é contida: você pode pagar pelas persianas das janelas, uma imagem em preto e branco e uma enorme quantidade de tecnologia elegante e ultramoderna.
Fusion
A fusão do inglês significa "fusão" e é um estilo em que você não precisa sacrificar suas coisas favoritas por uma questão de integridade do design. Use um fundo claro neutro, adicione várias cores, texturas e padrões a ele.Não tenha medo de contrastes - a arte contemporânea lindamente destaca o vintage, e um tapete comprido torna o piso brilhante ainda mais confortável.
Nesse estilo, os objetos são escolhidos emocionalmente - cores complexas são montadas no interior, os quartos não parecem completamente acabados. E é verdade - a fusão pressupõe que você substituirá periodicamente um item por outro.
Chique gasto
Shebby-chic na tradução de chic "shabby". A abrasão se manifesta em móveis clássicos do vintage, acessórios antigos, uma atmosfera leve e arejada com estuque no teto e um piso de parquet antigo. Uma atmosfera elegante e com muita alma é criada usando tons pastel brancos e claros, um lustre de cristal e tecidos finos e arejados.
Os quartos têm muitos aparelhos feitos à mão e reciclados, muitas flores - especialmente rosas e peônias, muitas estátuas - na maioria das vezes são anjos e bustos clássicos e gastos. Coberturas leves são colocadas em móveis, travesseiros, tapetes, tapetes são obrigatórios.
Estilo japonês
O Japão é uma tradição secular e uma filosofia especial que influencia ativamente a maneira e a estrutura do espaço e da vida. Os japoneses são minimalistas - os interiores são quase ascéticos, os móveis são extremamente funcionais, há poucos acessórios: um cenário para uma cerimônia do chá, lanternas de bambu para criar iluminação difusa, gravuras que trazem boa sorte, bonsai.
Os interiores são monocromáticos, possuem motivos e hieróglifos naturais, os materiais são exclusivamente naturais. Há pouco mobiliário - os japoneses costumam comer e meditar no chão, por isso é todo decorado com tapetes e tatami (tapetes de cana).
Meados do século moderno
O moderno de meados do século se distingue por sua funcionalidade enfatizada, linhas claras e o princípio principal - tudo deve ser o mais conveniente possível. De grande importância são as cores - industriais brilhantes, profundas, muitas vezes naturais, muitas vezes concentradas. Os representantes de estilo gostam de misturar texturas e materiais, dão muita atenção à iluminação e móveis. Muitos objetos criados sob os auspícios da Art Nouveau, em meados do século, entraram nos clássicos dourados do design e ainda são objeto de desejo de nossos contemporâneos.
Uma grande vantagem do estilo é que, com sua ajuda, você pode criar um visual retrô e um visual moderno e fresco.
Kitsch: a harmonia é o contrário
Perfumado - brilhante, absurdo, absurdo, kitsch para aqueles que têm sua própria opinião sobre tudo, sua própria avaliação e critério. Rebeldes e niilistas se sentem em um interior semelhante, como um peixe na água.
Quando ele apareceu na arena, é impossível dizer com certeza. Obviamente, kitsch sempre existiu, porque o significado da palavra é de mau gosto.
No entanto, os designers começaram a trabalhar, transformando mau gosto em ironia, uma zombaria da moda de massa. Na verdade, essa é a tarefa do estilo kitsch. Isso só pode ser feito por pessoas cujo senso de proporção é tão agudo quanto o senso de humor.
O kitsch não possui regras específicas. O único desejo não é transformar toda a área em uma confusão pitoresca, mas limitar-se a um quarto.
Características especiais: combinações selvagens (por exemplo, uma cortina de veludo e uma cadeira de plástico), flores artificiais, doces, desarmonia demonstrativa, a presença de coisas "cultas" para a pessoa comum - um tapete com veados, reproduções escandalosas, cartões postais com belezas piscantes ou caixas de concha.
Conservadorismo: Integridade à moda antiga
Se você é familiar e desconfia de todos os tipos de surpresas, provavelmente é um conservador e esse estilo foi criado para você.
Em uma casa dominada por ordens conservadoras, tudo é familiar, em todos os lugares familiares, coisas necessárias. O conservadorismo é inimigo da confusão, todos os objetos estão em seus lugares "endurecidos" e são herdados.
O repertório de construção e acabamento desse estilo são materiais duráveis, naturais ou sintéticos de alta qualidade.
Os móveis podem ser aparados com folheado sob uma madeira manchada. As janelas são limpas com cortinas simples, sem um padrão; as paredes são cobertas com papel de parede de cores quentes: creme, nozes, pêra.
Uma lareira implora por uma casa dessas, nas prateleiras das quais você pode colocar fotos em preto e branco dos patriarcas da família, enfatizando assim a conexão de gerações. Você não pode ficar sem luzes de parede, pois esse interior precisa de uma luz suave e fraca.
Estilo Lounge: Almofada Nirvana
Preguiçoso, descanso ocioso, é isso que um lounge é.
Sua biografia é muito curta, porque ele se desenvolveu recentemente. A principal mensagem do estilo lounge é organizar o espaço de forma que o proprietário da casa receba o máximo de paz e prazer do relaxamento. Não foi em vão que os designers não trabalharam apenas no desenvolvimento do estilo, mas também psicólogos e engenheiros de design.
O herói central do interior é o sofá mais confortável, que assume a forma de um corpo, “fluindo” facilmente para a cama, depois para a poltrona ou simplesmente para o travesseiro. "Razoável" esse item deve, no entanto, ter uma prateleira especial: certo, não se levante do mesmo lado da cama para beber uma xícara de café?
Sacos de feijão, espreguiçadeiras suaves e outros itens que são excepcionalmente confortáveis e agradáveis ao toque são a base do salão.
As linhas interiores, é claro, são suaves, arredondadas, porque são precisamente essas pessoas que relaxam, pacificam, adormecem. As cores são idílicas, não perturbam os olhos.
Os detalhes do interior não estão sobrecarregados. Um sofá multifuncional e eletrodomésticos fáceis de operar sem se levantar do sofá ...
Loft: Glamour industrial
[ads_block]
Todos os estilos de interiores: Loft
Embora essa palavra signifique "sótão", não se trata de como equipá-lo. O loft é uma tendência em design de interiores, com a qual edifícios industriais abandonados: oficinas, hangares, garagens se adaptam a moradias caras e de elite. Ao mesmo tempo, o loft combina o antigo (paredes de concreto, escadas, vigas, ventilação e canos) e o atual (estofado, móveis, espelhos, a última tecnologia) em um conjunto elegante e único.
O interior do loft é caracterizado pela completa ausência de divisórias internas, um teto alto característico de um edifício industrial, zoneamento com cores contrastantes, tubos, hastes, cabos e outros dotes da fábrica como decoração.
Materiais - concreto, alvenaria, estuque bruto, ladrilhos cerâmicos no chão. A mobília serve não apenas para a finalidade a que se destina, mas divide a sala em uma área de trabalho e uma área de estar.
Os proprietários dos primeiros estúdios em estilo loft eram artistas, o que se refletia na tradição do design: paredes cinza duras animadas com pinturas manchadas, pisos de concreto amolecido com tapetes macios.
É fácil criar um loft com suas próprias mãos?
- Sim, se a habitação for espaçosa e principalmente alta. Parte das paredes é limpa para a alvenaria antiga, parte é coberta com massa de vidraceiro, outra parte é pintada em tom de chumbo, recebendo três zonas espaciais para várias funções. Sistemas de aquecimento, encanamento e outras comunicações destacam-se, pintados em prata.
Entre as paredes e os móveis, que não devem ser muito, deixe passagens. Prateleiras de metal obrigatórias, poltronas de escritório sobre rodas, sofás de couro. Da decoração, são recomendados grafites, pôsteres coloridos, fotos enormes, caixas de madeira texturizadas e barris. As pinturas são frequentemente deixadas em tripés ou encostadas nas paredes.
Estilo mourisco: conto oriental
O estilo mourisco no design de interiores pode ser bastante multifacetado e interessante, mas sempre extremamente proporcional.
A coloração do interior mourisco decorre da decoração e dos ornamentos árabes em tecidos autênticos, enquanto o design é baseado nos europeus: simetria, móveis e os princípios de organização do espaço.
Maneirismo: uma bela quimera
Houve um estágio na arte européia no século XVI, refletido na decoração de interiores. Em essência, essa é uma tendência - florida, ornamentada, sabedoria e ilusória.
Na arte, o maneirismo pregava a primazia da forma, não o conteúdo. Ele ficou famoso pelo mesmo estilo de quarto.Caracteriza-se pela negligência no layout e composição, pela presença de pinturas e incrustações, pelo grotesco, pelo ornamento fantástico e por toda uma lista de “pseudo”: pseudo-baixos-relevos e pseudo-cortinas, janelas falsas, portas e até cortinas, arcos e estátuas fraudulentos. Admirar um único elemento para esse estilo é mais importante que a integridade da imagem.
Os detalhes do maneirismo em uma habitação moderna são paredes pintadas ou coladas com tapeçarias específicas (com figuras de animais míticos, anjos e alegorias), um grande número de pinturas, cores importantes e uma variedade de móveis com esculturas e incrustações sofisticadas.
Estilo marroquino: o conto de Scheherazade
As casas dos habitantes de Marrocos são tão distintas que sua maneira tradicional de registro é justamente destacada em um estilo separado.
Suas propriedades distintivas são o uso de tons característicos das culturas africanas, árabes e asiáticas, uma variedade de padrões, arcos, pequenas coisas decorativas feitas de metal forjado e argila porosa e não vidrada.
No interior marroquino, várias cores brilhantes e contrastantes triunfam - ultramarino e morango, ouro e roxo, turquesa e cobre ... Os pisos de pedra ou madeira são cobertos com tapetes artesanais variados. Se eles usam porcelanato, faça um mosaico, que também é típico do Marrocos.
As paredes não são coladas - elas apenas pintam, e no corredor e no banheiro são revestidas de azulejos.
Os tetos altos dão a aparência do céu, cobrindo-os de azul. Em casas ricas, você pode ver tetos de madeira a céu aberto e multicamadas.
Nos nichos característicos do interior marroquino, as lâmpadas são reforçadas. Cobrindo-os com grades esculpidas ou forjadas, eles fazem janelas falsas. As portas altas e arqueadas estão decoradas com entalhes, as janelas estão equipadas com persianas ou emolduradas por "rendas" forjadas.
Os móveis são esculpidos principalmente em madeira escura. Entre o mobiliário são bancos, baús, armários, apoios para os pés. A cama está quase sempre sob um dossel. Existem muitos travesseiros e travesseiros coloridos nos sofás e pufes. É claro que existem tapetes, não apenas no chão, mas também nas paredes. As cortinas podem ser de pelúcia, brocado, seda - o mais importante, dobras e borlas.
Você pode adicionar "especiarias" marroquinas quentes ao interior graças aos acessórios: jarras de latão e tigelas de cerâmica, um cachimbo de água, bandejas e bules de cobre, figuras de animais de terracota.
Militar: aventureiro em casa
Foi inventado para aqueles que são atraídos pela estética militar, que amam riscos e aventuras.
Os sinais de habitação no estilo militar são uma gama específica, decoração e os mesmos móveis.
As cores mais comuns são camuflagem verde-oliva, cáqui, pântano, cinza, mostarda, marrom e manchada.
Móveis - enfatizados de forma simples, com linhas militares claras.
As paredes são feitas de “tijolo”, cobertas com pedra artificial ou gesso decorativo e áspero. Para cortinas de costura, use lona, algodão e linho. A cama às vezes é limpa com rede de camuflagem, colocando-a como um dossel.
A casa é decorada com telas de batalha, retratos de comandantes, heráldica, armas. Muitas vezes, o interior militar é enriquecido com poltronas barrocas, cortinas de veludo, bustos de mármore de líderes militares. Essa técnica eleva o status da casa de um abrigo imaginário para a sede condicional de um grande estrategista.
Neoclássico: puro desfile
Um estilo para quem aprecia coisas sólidas, atemporais e elegantes, sem rejeitar as inovações do progresso.
Os signos neoclássicos são um senso de proporção, rejeição de excessos, cores naturais e detalhes decorativos “eternos”: moldagem em estuque, bordas, espelhos.
As paredes são pintadas ou coladas com papéis de parede em tons de creme, azul, pistache, o piso é coberto com uma tábua leve, os tetos são de cor branca, decorando com discreta moldura de estuque. As portas às vezes são decoradas com pilastras.
Móveis elegantes feitos de madeira clara ou vermelha estão localizados simetricamente em relação ao centro, como regra, uma lareira está localizada na sala de estar.
Um lustre moderno é "ajudado" por arandelas e luminárias de chão.
As cortinas são densas, no chão, possivelmente com lambrequins, mas de forma restrita.
A sala é "renovada", com um espelho grande e expressivo, várias pinturas e flores frescas em vasos elegantes.
Estilo alemão (alemão): constância e prosperidade
Os trabalhadores, alemães econômicos, trouxeram muitas idéias ao tesouro da construção civil.
Força, solidez, conforto - três pilares sobre os quais repousa o estilo alemão.
Não é viável sem materiais de acabamento de alta qualidade, uma ordem ideal, de uma vez por todas, para todos os objetos e coisas.
Sobre a cor: a maioria de todos os alemães se impressiona com as tonalidades da madeira, de modo que, dentro das mansões alemãs, pode-se observar suas várias combinações: castanha e nogueira dourada, teixo e cor de carvalho. Nessa cor, na maioria das vezes, as paredes são decoradas.
Para combinar com o piso: uma vez apenas madeira, e hoje eles usam laminado e azulejo tons "de madeira".
O teto é pintado de branco, com destaque para vigas escuras de cereja, chocolate ou grafite. No entanto, recentemente recorreu a estruturas de tensão com mais frequência.
Sem cornijas e bordas, os caixilhos das grandes janelas são leves, sem "sinos e assobios". Quase sempre existem clarabóias.
Móveis é um exemplo de linhas clássicas. Mesas pragmáticas, sofás confortáveis, porém rígidos, cadeiras quadradas e estáveis de madeira natural.
O papel dos tecidos é tradicional: são almofadas de sofá, capas de poltronas e cadeiras, toalhas de mesa e foscas, sem franjas e cortinas com babados.
Lustres de cristal, lâmpadas com fragmentos forjados não são muito apreciados. A vantagem são simples tons de vidro fosco.
Os quartos são decorados com pinturas, retratos de fotos de família, vasos, canecas de cerveja.
Sobre a arte: a arte de ser
A arte no design de interiores permite criar um interior fresco e inspirado, não sem a sua conveniência.
Esse estilo é caracterizado por: um ambiente prático e confortável, uma paleta de cores naturais, materiais de decoração de alta qualidade e ecológicos, boa iluminação e, é claro, a presença onipresente de imagens on-art.
Estilo otomano: tradições do Oriente
O interior otomano combina uma mistura de cânones árabes, africanos e indianos.
Linhas suaves, aberturas arqueadas, padrões elegantes, atenção a nuances, tecidos naturais e iluminação difusa quente permitirão que você perceba Conto de fadas oriental na casa dele!
Interior parisiense: elegante e moderno
Se você se considera de natureza romântica, certamente vai gostar de interiores elegantes no estilo parisiense.
O interior parisiense reflete a sofisticação chique e boêmia da capital.
Os modernos apartamentos parisienses são espaços limpos, cheios de luz, funcionais e confortáveis ao mesmo tempo.
Falando sobre materiais para móveis, você pode se aprofundar na variedade que os apartamentos de Paris estão cheios por um longo tempo. São objetos de madeira clássicos com elementos esculpidos, plástico e vidro e metal, incluindo cromo ou patinado.
Os parisienses gostam especialmente de tecidos naturais: veludo, linho, lã e seda, geralmente rendas, e mesmo no interior dos homens, porém, é encontrado de uma forma mais contida.
Tons de ácido de rosa, amarelo e verde devem ser deixados para fusão ou kitsch, e o interior no estilo parisiense é o foco de combinações de cores moderadas, derivados puros ou pastéis, diluídos com cinza ou preto.
Itens exclusivos chamados objetos de arte hoje são outra característica importante dos apartamentos parisienses.
Pós-modernismo: um excêntrico da moda
Pós-modernismo no interior - a liberdade de criatividade, a dinâmica das linhas, uma variedade de formas, simetria e assimetria, o contraste de texturas e texturas, desenhos originais.
As cores prioritárias são vibrantes, com um tom e fluorescência.
Não existem regras uniformes para materiais de acabamento, mas as paredes são diversificadas por nichos, inserções de vidro, plástico ou metal. Os tetos são de vários níveis, de diferentes alturas, de uma cor. Se o chão estiver coberto de carpete, uma cor vigorosa e saturada.
Os móveis são impressionante extravagância. Objetos de várias formas, com linhas estritas e aerodinâmicas, com acabamentos em couro e cromo, madeira e plástico, vidro e níquel são adjacentes, sem brigas. Poltronas e sofás às vezes são tão futuristas que a atmosfera parece ser a moldura de um filme utópico.
A impressão de incomum é acentuada pelos detalhes da decoração: vasos com galhos nus, flores secas em vasos, telas de vanguarda, gravuras chocantes.
A iluminação é distinta, pois lustres e luminárias de pé com lâmpadas halógenas e LED podem fornecer uma forma extraordinária.
Interior retrô: de volta ao básico
O estilo retrô é um lembrete de que tudo o que é novo é bem esquecido.
O design de estilo retrô pode ser muito diversificado. Os interiores dos anos 50, 60 e 70 têm certas diferenças e são uma espécie de sub-direções da retro estilística. O que, por sua vez, permite escolher o design mais atraente para sua casa.
Ao projetar uma casa em estilo retrô, é dada especial atenção ao esquema de cores, móveis e acessórios.
Estilo romano: ave, César!
Esse tipo de decoração é uma metáfora da grandeza romana antiga e do luxo patrício.
Atento ao átrio como o núcleo de uma vila romana, o design de interiores deve começar a partir do centro da sala. Esta parte é acentuada com ornamentos no chão, dispositivo de pódio, carpete finalmente. Também vale lembrar o espaço e a simetria, as duas dimensões mais importantes do estilo romano.
As paredes são decoradas com gesso, azulejos de mármore ou papéis de parede de elite caros. Se os móveis merecem atenção, as paredes recebem uma cor discreta, sem esquecer os moldes de estuque e nichos para estátuas e vasos.
Deixe o teto ser de vários níveis, como uma cúpula, que permite ocultar luzes elétricas e criar a ilusão de luz solar. E você pode desenhá-lo com vigas, organizando caixotões, o que também é característico de uma vila romana.
Para o piso, análogos sintéticos de pedra natural e nobre são adequados. A árvore sob os pés não é característica das habitações romanas.
O estilo dos móveis romanos é um conglomerado de aspereza etrusca, concisão grega e generosa decoração egípcia. Poltronas e sofás com encosto alado e aerodinâmico, pequenos sofás com almofadas e mesas baixas transformarão a casa, aproximando-a da era da prosperidade romana.
Os tecidos também são diferentes. O quarto tem seda fina, a cozinha é de linho. Cortinas e travesseiros com franja, cordas retorcidas, fios dourados.
Como não há villa romana sem banho, você deve tentar recriar Roma antiga no banheiro.
Hyugg: o segredo da felicidade dinamarquesa
Hyugge - tudo isso está relacionado ao conforto, dando uma sensação de felicidade. Imagine: do lado de fora da janela, geada, e você está sentado em uma cadeira macia, embrulhada em um cobertor macio, toma um chá da sua xícara favorita e olha pensativamente para a lareira ...
Este sentimento acolhedor é o abraço!
As principais características do estilo:
- materiais naturais
- tons claros e agradáveis
- pisos de madeira quente,
- uma abundância de dispositivos de iluminação, velas,
- pequenas coisas queridas para o coração
- almofadas, tapetes, tapetes, decoração natural,
- vintage.
Shabby Chic: peculiaridades bonitos
Shabby Chic - a ideia de um designer britânico Rachel Asheville. Nos mercados de pulgas, nas vendas, ela encontrou móveis antigos, restaurados, decorados, estofados ... E vendidos com sucesso crescente. Hoje, o "shabby chic" é o convidado favorito de muitas casas.
Um apartamento no estilo shabby chic é: cores brancas e pastel, móveis autênticos de diferentes épocas (barroco, rococó, vitorianismo ...), motivos românticos, presença de artesanato e constância de vida, muitas vezes flores da primavera.
Os pisos são geralmente leves, de parquet, laminado ou azulejo. O teto é branco, com estuque claro, feixes de luz. As paredes são esbranquiçadas ou pintadas em tons quentes, cobertas com buquês delicados e desbotados, querubins, listras finas.
Mas, para móveis, você não precisa ir a um salão moderno, mas a um mercado de pulgas. Ou no sótão. Primeiras cômodas, armários, café, toucadores em pernas entalhadas de filigrana, cadeiras e camas com cabeceiras são restauradas pela primeira vez, cobertas com tinta clara, enfatizando ou imitando habilmente arranhões, pátinas e rachaduras.
O destaque desse estilo são as lareiras falsas com pinturas, arranjos de flores, velas perfumadas. E também itens de surpresa: uma mesa de chá de malas pintadas e velhas, uma mesa de cabeceira de uma caixa de frutas vintage.
O papel dos têxteis não é menosprezado, ele é um jogador de pleno direito: nas poltronas e nos sofás, costuram capas e capas com babados e laços, nos travesseiros colocam fronhas com peônias bordadas, as mesas são cobertas com linho, as toalhas de mesa, as cortinas são cobertas com organza clara. No entanto, é um erro pensar que apenas os tecidos finos são a gosto e a estopa também é usada, combinando-a com rendas e fitas.
Lustres de cristal com cachos de pingentes e miçangas, bem como luminárias de chão com luminárias alegres e variadas, complementarão com sucesso o estilo.
Estilo ecológico: grama ao lado da cama
Quanto mais uma pessoa está da natureza, mais ela anseia por isso. Prova disso é o estilo ecológico popular entre os moradores de grandes "formigueiros".
Seu currículo é uma aposta em materiais naturais, uma abundância de luz, cores suaves, tecidos naturais, decoração vibrante e verde.
As paredes de tais habitações precisam de madeira, cortiça, pedra selvagem ou cerâmica. Pode ser painéis, ladrilhos ásperos e papéis de parede de bambu. Gesso decorativo não está excluído. O teto é simples, sem estruturas articuladas.
Os pisos são pavimentados com uma tábua de parquet, que o leva a andar descalço, principalmente porque são cobertos com tapetes com imitação de grama, tapetes de palha ou cânhamo.
Móveis - de uma variedade de presentes naturais: madeira, vime, junco, trepadeira, bambu. Mesmo em objetos macios, nos braços e nas costas, existem inserções de madeira. Detalhes de pedra (por exemplo, um suporte de mesa), assim como vidro e bancada, não prejudicam a imagem geral.
A vegetação viva é amplamente usada para decoração: pode ser plantas trepadeiras que cobrem a parede com um tapete suculento, e também composições em garrafas e copos - florários.
Ethnostyle: uma viagem para casa
Ele tem tantas hipóstases quanto existem grupos étnicos no mundo. Alguém é atraído por um estranho, intrigante, incomum e alguém procura enfatizar sua própria identidade nacional. Com design étnico, você pode "mudar" para o Egito, México, Índia, China ... E pode ficar em casa, voltando às origens culturais dos povos nativos.
Existem regras gerais, ou pelo menos dicas, universais para todas as variedades de etnia?
Claro. Os materiais de acabamento e uma gama de tons devem ser característicos dos claustros de uma ou outra nacionalidade.
Ethnostyle é uma fonte sem fundo de inspiração!
Por exemplo, se o estilo à la rus for incorporado, a ênfase deve estar na madeira, evitando materiais de decoração incomuns para as torres russas. O mobiliário típico - um banco, um baú, pequenos bancos esculpidos - aprofundará a autenticidade da situação. É claro que você não deve cortinar sofás e janelas com seda e veludo, mas escolher linho, algodão e chita para o design têxtil.