A cozinha

9 dicas para escolher uma mesa de jantar para a cozinha

Uma variedade de mesas de jantar modernas pode confundir qualquer pessoa. Os tamanhos, modelos, mão de obra, cor e estilo são tão diferentes que é difícil fazer a escolha certa. Como encontrar uma mesa conveniente e prática na cozinha, melhor escolher um design - muitos consumidores fazem essas perguntas. Deve-se levar em consideração as dimensões e a configuração da sala, o estilo do design de interiores, a cor e o material do fone de ouvido, o número de pessoas que moram na casa.

Modelos populares

Distinga entre tabelas não transformáveis ​​(clássicas) e dobráveis. As capas deste último podem ser:

  • deslizando - eles divergem para os lados, uma guia adicional é inserida no espaço vago,
  • retrátil - uma borda da bancada é montada em duas pernas com rolos; quando inoperante, a mesa fica completamente escondida em outros móveis,
  • articulada ou dobrável - a mesa é presa com uma borda a uma superfície vertical; quando inoperante, a mesa fica paralela à parede e quase não ocupa espaço.

A mesa de jantar com tampa deslizante é o modelo mais popular. Essa é uma opção prática, conveniente para o uso diário e para hospedar uma grande empresa. Existem vários modelos de mesas deslizantes:

  1. Somente a bancada se estende, o quadro não muda de forma. Essa é uma opção familiar, na qual partes da tampa são empurradas para os lados e elementos adicionais são colocados em espaço livre. No estado estendido, mais dois assentos aparecem.
  2. O quadro não se estende, elementos adicionais se estendem por baixo da bancada principal. Dependendo do número de peças de reposição, o número de assentos aumenta em duas (uma guia) ou em quatro (dois elementos).
  3. A tampa e o quadro se separam. Nesses modelos, o número de assentos adicionais depende do número de elementos de inserção. A carga de trabalho máxima é de três partes e seis lugares.

A largura das abas adicionais nos modelos deslizantes não pode ser menor que o assento padrão - 50 a 60 cm. Para mesas com estrutura não deslizante, o peso das partes estendidas da bancada deve ser levado em consideração para que toda a estrutura não perca estabilidade.

Mesas de transformadores extensíveis e com dobradiças economizam espaço em uma pequena cozinha, mas as estruturas nos suportes não são muito confiáveis, não devem ser sobrecarregadas. Modelos de mesas com uma ou duas pernas suportam cargas pesadas. A principal desvantagem das opções retráteis e articuladas é que elas não podem ser movidas para outro local. É verdade que modelos móveis da cozinha apareceram recentemente, mas só podem ser movidos ao longo da parede ao longo do trilho. Para receber um grande número de convidados, é improvável que os designs acima funcionem.

As mesas clássicas fixas, em regra, são feitas de madeira natural ou materiais de madeira. As dimensões geralmente não excedem 100-120 cm, se o produto não for fabricado sob encomenda. As bancadas longas e estreitas feitas como um balcão de barras geralmente são antiderrapantes, mas existem modelos que têm elementos retráteis ou suspensos.

Uma mesa suspensa ou deslizante, mesmo nos tamanhos máximos, não pode acomodar mais de 5 a 7 pessoas. Para uma família numerosa, essa não é a melhor opção.

Materiais de fabricação

A escolha do material para a mesa de jantar depende do estilo da cozinha e das possibilidades financeiras. Também vale a pena considerar que aproximadamente os mesmos modelos de aparência podem ser apresentados em diferentes categorias de preço. Seu custo é diretamente afetado pelo que eles são feitos.

Aglomerado é o material mais comum. Vantagens: preço razoável, durabilidade, resistência à água, facilidade de processamento, mantém bem os prendedores. Desvantagens: é impossível realizar trabalhos delicados; além disso, a evaporação do formaldeído impregnado com aglomerado é prejudicial à saúde. Existem dois tipos de placas: E1 e E2. O primeiro é mais ecológico, o segundo é proibido para móveis infantis.

Existem aglomerados laminados (a mistura papel-resina é pressionada a alta temperatura) e laminados (revestimento com papel ou filme plástico). Em aparência e preço, eles praticamente não diferem, mas o primeiro vai durar muito mais tempo.

O MDF (fração de dispersão fina) é fabricado a partir de fibras de madeira (serragem muito pequena), pressionadas sob alta pressão. Eles se ligam com parafina e lignina ambientalmente amigáveis. Vantagens do material: praticamente inofensivo, adequado para processamento fino, durável, possui todas as qualidades da madeira natural, mas muito mais barato. Existe apenas uma desvantagem - o preço é superior ao do cartão.

As mesas econômicas leves de plástico são produzidas em uma ampla gama de cores e vários estilos. Eles não têm medo de água e detergentes agressivos, mas não toleram altas temperaturas - para pratos quentes, você terá que usar montanhas-russas. Outra desvantagem é que a superfície é fácil de arranhar. Para uma cozinha moderna e elegante, é melhor escolher uma mesa feita de material de melhor qualidade.

A madeira maciça é outro material comum. São utilizadas variedades suaves (pinus, bétula, amieiro), médias (cerejeira, faia, carvalho) e duras (bordo, merabu, outras espécies exóticas). É mais conveniente trabalhar com o primeiro, mas é muito fácil danificá-lo. Rochas duras são mais fortes, mas mais caras. Mesas de madeira maciça, por via de regra, são muito pesadas, não toleram alta umidade, algumas variedades queimam ao sol.

Apesar da aparente fragilidade, as mesas de vidro feitas de materiais modernos são muito duráveis. Eles não podem ser quebrados, arranhados, não têm medo de umidade, não emitem fumaça perigosa e não causam alergias. Essa mesa é prática (qualquer poluição pode ser lavada), aumenta visualmente o espaço e o ar da cozinha. Há apenas um menos - vestígios de pequenos salpicos de água permanecem na tampa transparente. Mas há uma saída - uma mesa com uma bancada fosca.

A mesa de vidro da cozinha deve ser feita de material temperado com uma espessura de pelo menos 10 mm.

De pedra (mármore, granito) fazem apenas bancadas. Eles parecem elegantes, modernos, mas muito pesados ​​e pouco práticos: o material reage ao ácido (sucos, vinagre, vinho), lascas são formadas nas extremidades, a superfície é coberta de arranhões. A mais durável é considerada a versão moderna da bancada de quartzo, na qual estão presentes resinas poliméricas.

O metal raramente é usado para uma mesa de jantar em casa. O material frio é ideal apenas para estilos industriais. Geralmente, essas opções são feitas de aço inoxidável e não tolera certos tipos de produtos químicos domésticos, ficam rapidamente cobertas de arranhões e amassados. É preferível escolher mesas combinadas com armação de metal e bancadas de madeira, plástico ou vidro.

Recentemente, mesas decoradas com azulejos ou mosaicos apareceram. Os padrões podem decorar apenas o centro da bancada, localizado nas bordas ou cobrir toda a tampa do móvel. Existem modelos deslizantes e não deslizantes. O ornamento lado a lado parece muito elegante e, dependendo do padrão, pode se encaixar organicamente em quase todos os estilos existentes.

A classificação das tabelas é liderada por modelos feitos de aglomerado, MDF ou madeira natural. Modelos de vidro, metal e pedra são menos populares, embora muitas vezes ignorem estruturas feitas de outros materiais para maior durabilidade e praticidade.

No. 1. Qual tabela de tamanho você precisa?

A mesa deve ser tal que atrás dela toda a família estava confortávelmas, ao mesmo tempo, ainda havia espaço livre na própria cozinha. Os especialistas em ergonomia há muito contam e trazem fórmula de mesa conveniente. Portanto, para uma pessoa sentada, deve haver pelo menos 60 cm de largura e 40 cm de profundidade; no meio da mesa, ainda deve haver espaço para servir itens comuns a todos. A largura mínima da mesa de jantar é de 80 a 85 cm e comprimento já selecionado, dependendo de quantas pessoas se reunirão regularmente à mesa e do tamanho da sua cozinha.

Também é importante notar que escolher mesa com largura superior a 105 cm, mesmo que a área da cozinha permita, não é uma boa ideia. Em uma mesa dessas, é bastante difícil se comunicar, o conforto é perdido. Mas uma mesa de 80 cm também será inconveniente para a família, porque não haverá lugar para servir.

A escolha do tamanho da tabela depende da sua forma. Portanto, uma mesa retangular com parâmetros de 150 * 90 cm é perfeita para uma família de 4-6 pessoas, dependendo de onde ela estiver. Para uma família de até 8 pessoas, é melhor cuidar de uma mesa com parâmetros de 200 * 110 cm, etc. Se a mesa é redonda, então o cálculo é um pouco diferente: na menor mesa com um diâmetro de 110 cm, 4 pessoas se encaixam perfeitamente, com um diâmetro de 130 cm - 6 pessoas se sentam.

Deve-se ter em mente que deve haver liberdade espaço para movimento normal. Portanto, as cadeiras devem ser afastadas sem problemas, sem atingir outros itens de mobiliário ou equipamento. É ideal que pelo menos 1 metro permaneça entre a mesa e os objetos vizinhos.

No. 2. Qual formulário devo preferir?

Hoje, as mesas de jantar são apresentadas principalmente quadrado, retangular, redondo e oval, embora em algumas coleções de designers existam algumas opções de formas extravagantescuja conveniência está em questão. Que forma da tabela padrão é mais preferível em cada caso individual?

Mesa retangular - Este é um clássico real. É muito conveniente, pode ser facilmente colocado contra a parede ou estendido para o centro da cozinha. Além disso, existem muitos modelos dobráveis ​​e deslizantes, mesas transformadoras que, em questão de momentos, de uma mesa de jantar compacta, transformam-se em um verdadeiro banquete para dez pessoas.

Mesas quadradas - um dos mais espaçosos. Além disso, economizam muito espaço, adequado para cozinhas pequenas. Estando no canto, elas serão uma excelente opção para uma família de duas pessoas, e uma mesa quadrada no centro com um comprimento mínimo de lado de 90 cm já é uma ótima opção para uma família de 4 pessoas. Para famílias numerosas com uma cozinha espaçosa, uma mesa quadrada para 8 pessoas é adequada.

Mesa redonda tornará o interior da cozinha mais interessante e o espaço em si será mais seguro para as crianças, porque não há cantos. Além disso, uma mesa redonda pode acomodar muito mais pessoas do que uma mesa retangular com a mesma área de superfície. Também à venda, existem mesas-redondas com capacidade de transformação. As mesas de jantar dessa forma têm algumas desvantagens: eles não podem ser empurrados contra a parede e são adequados apenas para famílias pequenas, pois uma mesa para 8 pessoas será tão grande que será desconfortável se comunicar.

Mesas ovais tem todas as vantagens de redondo e retangular: eles são ótimos para famílias numerosas, confortáveis, têm uma ótima aparência. As mesas semicirculares também são populares hoje em dia - uma boa opção para cozinhas com uma área pequena.

Número 3. Qual mesa escolher para uma pequena cozinha?

Resumindo todas as opções acima, note-se que, para uma cozinha pequena, a melhor opção é mesa semicircular, em que um lado é uma linha reta, próxima à parede. Pequena mesa redonda - Uma ótima opção para uma família pequena, que na vida cotidiana geralmente não usa os cantos da mesa para servir, o que significa que há uma oportunidade de economizar espaço na cozinha.

Para as cozinhas mais pequenas, você pode aconselhar mesa dobrávelaparafusado a um peitoril da janela ou parede. Quando se trata de comer, eles o pegam e, em seguida, retornam à sua posição habitual, para que não interfira no movimento livre da cozinha. Como regra, em conjunto com essas mesas, use banquetas, que também podem ser dobradas ou colocadas umas sobre as outras.

Mesas de transformadores - uma opção inventada apenas para instalações modestas. Uma mesa compacta, à primeira vista, pode se transformar em uma enorme, graças a dobragens especiais, deslizamentos, etc. Se de repente os convidados chegarem, não haverá problemas com o desembarque.

Para tornar o espaço visualmente um pouco mais amplo, você pode escolher mesa de vidro ou plástico transparente. Ainda vai ocupar espaço, mas ao mesmo tempo, a cozinha não será percebida como pequena e cheia de móveis.


Número 4. Mesa para uma cozinha grande

Para uma cozinha grande, você pode escolher quase qualquer versão da mesa de jantar, porque você não é limitado por nada. Uma mesa espaçosa ficará ótima em uma cozinha espaçosa - uma pequena simplesmente se perderá e ficará fora de lugar. É melhor colocar uma mesa no centro, mas se a cozinha estiver equipada com uma ilha, ela poderá ser colocada mais perto da parede.

Ótimo para cozinhas grandes mesas retangulares e ovais longasser complementado por cadeiras apropriadas. Para cozinhas de tamanho médio, são adequadas mesas de qualquer formato e sua localização dependerá da localização de outras peças de mobiliário.

No. 5. Qual material prefere?

A mesa de jantar deve ser feita de material durável e confiável, resistente à umidade acidentalmente derramada, normalmente tolera a lavagem. Hoje as tabelas mais populares em que as bancadas são feitas de tais materiais:

  1. uma arvore Essas mesas são as mais duráveis, duráveis ​​e confiáveis; elas servem por décadas e apresentam excelente aparência. Dependendo do tipo de madeira, a bancada pode ter uma tonalidade e textura diferentes. Essas mesas se encaixam perfeitamente no interior clássico e serão indispensáveis ​​na cozinha, onde já existem móveis de madeira,
  2. rattan - Outro material natural que, apesar de leve, é muito forte e durável. Essas mesas geralmente são cobertas com vidro grosso por cima para preservar a bela aparência dos móveis de vime e melhorar o desempenho, reduzindo o risco de migalhas entrando nas fendas,
  3. vidro - material que, devido à sua transparência, não atrapalha visualmente a sala, mas não apresenta funcionalidade inferior aos seus análogos. Para a fabricação de mesas de vidro com triplex temperado, com resistência suficiente, resiste a fortes choques e, nesse caso, mesmo danificado, não pode ferir ninguém. O vidro em si pode ser completamente transparente ou fosco, com algum tipo de padrão, com impressão de fotos pintadas de alguma cor. As pernas podem ser feitas de qualquer material, mas o metal é mais apropriado. Esta tabela se encaixa perfeitamente no interior, no estilo do minimalismo e da alta tecnologia. Cuidar disso é um pouco mais complicado, pois você precisa se livrar cuidadosamente dos divórcios,
  4. aglomerado laminado - o material mais barato, mas ao mesmo tempo de curta duração. A superfície pode imitar qualquer textura, mas rapidamente aparecem lascas de danos mecânicos e bolhas de umidade,
  5. MDF folheado - um material muito durável, quase tão bom quanto a madeira em propriedades, e com o devido cuidado, a mesa geralmente pode ser chamada de eterna,
  6. bancada em pedra - uma decoração real da cozinha, mas o espaço em si para uma recepção de design deve ser bastante grande. Em termos de desempenho, essas tabelas são fortes, desde que possível, não podem ser danificadas por choque ou água,
  7. mesa de azulejos - Uma opção interessante, mas raramente encontrada.Se você colocar a superfície da mesa com os mesmos ladrilhos das paredes, obteremos um interior harmonioso, e a mesa será fácil de lavar e sem medo de umidade e detergentes agressivos.

No. 6. Onde colocar?

A maioria das cozinhas não pode se orgulhar de uma grande área, portanto, não há muitas opções para organizar a tabela. A mesa geralmente é colocada sob a parede oposta àquela em que a área de trabalho está localizada. Se a cozinha é espaçosa e tem uma área de jantar completa, a mesa pode ser colocada no centro. Se você tiver sorte de se tornar o proprietário de uma sala separada para comer, então a mesa está definitivamente no centro.

Número 7. Número de pernas da mesa: quanto melhor?

O número de pernas na mesa pode variar dentro de certos limites. Ao escolher uma mesa de jantar, esse parâmetro geralmente é subestimado, embora não seja menos importante que o material da mesa ou o tamanho da mesa. Então, quantas pernas uma mesa pode ter e qual opção é preferível?

  1. uma perna como suporte central - uma opção muito conveniente e estável. É conveniente sentar em uma mesa dessas, porque suas pernas não batem e batem nas pernas da mesa,
  2. duas pernas - Esta não é a opção mais conveniente, embora externamente pareça bastante compacta e confortável. Um grande ponto negativo de tais projetos é a falta de capacidade de sentar nas extremidades da mesa, porque as pernas simplesmente não têm onde vestir,
  3. três pernassão geralmente encontrados em mesas redondas. Esta é uma opção bastante conveniente, funcional e estética,
  4. quatro pernas - Uma versão clássica, cuja conveniência, com certeza, foi testada por cada um de nós; portanto, os comentários aqui são supérfluos.

Número 8. Mesa de jantar estilo

Você provavelmente nem deveria dizer que a mesa de jantar deveria encaixar no interior do espaço da cozinha. É aconselhável escolher uma mesa e cadeiras já no final do reparo da cozinha, quando todas as sutilezas do interior criado forem conhecidas. Mas melhor é criar um futuro projeto de cozinha com antecedênciae escolha a tabela que caiba o máximo possível. As cozinhas de estilo clássico são complementadas por mesas de jantar em madeira. O espaço moderno ficará ótimo com uma mesa de vidro e cadeiras plásticas transparentes.

Hoje, as cozinhas modernas e os estúdios de cozinha são frequentemente equipados balcões de bar. Eles desempenham a função de separar o espaço da área de trabalho e da sala de jantar, além de uma superfície adicional, atrás da qual você também pode almoçar ou fazer um lanche.


No. 9. Qual fabricante prefere

Hoje, a escolha de mesas é simplesmente enorme e, geralmente, a qualidade é determinada pelo nome do fabricante. As mais populares são as tabelas feitas pelos fabricantes desses países:

  • Itália Este país é famoso por suas muitas empresas de móveis que oferecem mesas de alta qualidade, confortáveis, práticas e elegantes que surpreendem com seu design. Os fabricantes oferecem opções caras e chiques e bastante acessíveis, mas não menos de alta qualidade,
  • Polônia fabrica produtos de acordo com todos os padrões europeus, para que as tabelas saiam de alta qualidade. Ao mesmo tempo, as empresas consideram os cânones mais recentes da moda em móveis, mas não cobram demais. Hoje, as mesas dos fabricantes poloneses são muito procuradas,
  • Alemanha difere em uma abordagem meticulosa da produção; portanto, as mesas de jantar dos fabricantes alemães impressionam com sua conveniência, alta qualidade, todos os detalhes são pensados ​​nelas,
  • China também oferece mesas de jantar de qualidade e geralmente a preços razoáveis. Mas você pode obter um produto de qualidade adequada apenas se o preço não for ridiculamente pequeno: por um baixo custo, é tolice esperar obter um produto durável,
  • fabricantes de Da Rússia Hoje eles podem competir com empresas europeias e chinesas. Os fabricantes nacionais oferecem produtos de qualidade com um design original e levando em consideração as características de nossas cozinhas apertadas. Ao mesmo tempo, o preço dos produtos domésticos geralmente é muito menor do que o importado devido à falta de muitos custos adicionais associados ao transporte.


Em conclusão

A mesa de jantar é um verdadeiro centro da cozinha, onde todas as famílias se reúnem e recebem os convidados. Este local deve ser aconchegante e confortável, prático e durável, caber na sala com estilo e tamanho, acomodar todos os membros da família e convidados. À primeira vista, escolher uma mesa de jantar parece uma tarefa assustadora, mas na verdade é muito mais fácil: você só precisa pensar no interior da cozinha e nos requisitos da mesa com antecedência, e nossas dicas ajudarão você a fazer a escolha certa.

Princípios e critérios básicos para escolher uma mesa de cozinha

A área de jantar foi projetada levando em consideração o número de pessoas e a intensidade da operação. Ao decidir como escolher a mesa certa para a cozinha, eles costumam preferir desenhos retangulares clássicos. No entanto, os fabricantes de grupos de refeições também oferecem várias soluções progressivas na forma de transformadores que se encaixam facilmente no interior das cozinhas modernas.

Tamanho e altura

Qual mesa de cozinha é melhor escolher: é imperativo que as dimensões da estrutura permitam uma refeição confortável para cada família. Segundo especialistas em ergonomia, para acomodar confortavelmente na mesa de jantar, uma pessoa precisa de um espaço com parâmetros de largura e profundidade dentro de 60x40 cm.

Ao pensar em como escolher a mesa de jantar certa na cozinha de um apartamento, as seguintes recomendações devem ser lembradas:

  • a superfície da estrutura é visualmente dividida pelo número estimado de famílias, a fim de alocar uma área pessoal de 60x40 cm. É importante que exista uma zona livre na mesa de jantar para a porção servida na forma de caixas de pão, pratos comuns, saladas e fatias, saleiro e pimenta, outros componentes,
  • a largura recomendada da mesa de jantar varia de 80 a 100 cm, o que é importante para servir comodamente, acomodações confortáveis ​​para as famílias e, é claro, para se comunicar durante as refeições da família e um banquete festivo com os amigos.
  • o comprimento da estrutura depende do número estimado de pessoas que usam simultaneamente o grupo de refeições.

A altura do modelo é selecionada com base nas preferências dos membros da família. Na maioria das vezes eles se debruçam sobre soluções clássicas, pensando em qual mesa escolher para a cozinha. Os jovens avançados geralmente decoram a área de jantar com um design alto na forma de um balcão de bar com um conjunto de cadeiras com pernas longas.

Retangular

É uma solução clássica, adequada para organizar as cozinhas mais modernas, independentemente do tamanho da sala e do estilo do interior. Características da operação de estruturas de jantar retangulares:

  • para um modelo com dimensões de 150x90 cm, 4-6 pessoas caberão confortavelmente
  • A opção de configuração retangular é convenientemente instalada perto da parede, no centro da sala, perto da janela. Formas ergonômicas garantem facilidade e conforto de uso,
  • modificações são apresentadas com mecanismos deslizantes, vários modelos de suportes / pernas.
Mesa retangular

Se houver uma solução para o problema, qual mesa de cozinha escolher para economizar espaço útil na cozinha, a mesa de transformação retangular com um elemento dobrável, deslizante ou dobrável é uma prioridade.

Square

A melhor opção para o design da área de jantar para dois é uma pequena mesa quadrada da cozinha. É mais frequentemente instalado no canto da sala. Ao organizar um espaço espaçoso, uma estrutura quadrada é colocada na zona central ou perto da parede livre. Para uma família de 4 pessoas, é recomendado um modelo com dimensões 90x90. Se você escolher uma modificação com um mecanismo deslizante, é fácil criar condições confortáveis ​​para receber convidados.

Rodada

A forma simplificada com a ausência de cantos determina a popularidade dos modelos redondos ao organizar as áreas para refeições na maioria dos apartamentos com residências pequenas. Essa configuração também fornece ergonomia e uma aparência apresentável. Na mesa redonda, é confortável comer, comunicar, passar momentos de lazer com crianças, organizar festas.

Oval

A solução se destaca por sua elegância e sofisticação, é apreciada por sua facilidade de uso em salas espaçosas. Modelos ovais de tamanhos pequenos também são relevantes para o arranjo de cozinhas pequenas em apartamentos urbanos. A ausência de elementos de canto permite minimizar o risco de ferimentos em caso de uso em famílias com crianças pequenas ou famílias idosas. As mesas ovais costumam ser decoradas com áreas de jantar espaçosas nas casas de campo.

Mesa oval na cozinha

Recursos de design

Ao escolher um conjunto de jantar para uma cozinha pequena da cidade ou uma área de jantar espaçosa em uma casa de campo, é importante considerar os recursos de design do modelo em questão. O que você precisa prestar atenção ao decidir qual mesa de jantar é melhor escolher:

  • qualidade e confiabilidade do material das bancadas e pernas. A base do projeto deve atender às condições operacionais,
  • margem de segurança dos elementos de fixação. Particularmente importante é a confiabilidade do mecanismo das tabelas de transformadores,
  • características de mobilidade. Será difícil mover estruturas pesadas se for necessário reorganizar os móveis.

Se falamos de transformadores, vale a pena considerar que alguns modelos são fixados a certos elementos internos, por exemplo, a um peitoril da janela, parede ou prateleira de uma unidade de cozinha.

Design e combinação com o interior

Os móveis para a área de jantar são escolhidos de acordo com o design de interiores. Aqui o tom é definido pelo estilo da cozinha, pelas características do layout e design da sala:

  • ao organizar uma cozinha clássica, modelos de madeira são relevantes,
  • o tampo de vidro funciona harmoniosamente nos modernos espaços de alta tecnologia e modernos,
  • os estúdios de cozinha complementam perfeitamente as mesas de bar em soluções de plástico e cerâmica.

Cozinhas espaçosas costumam ser decoradas com uma mesa geral em forma de ilha, localizada no centro da sala e representando uma figura-chave na composição.

Para uma pequena cozinha

Ao organizar salas compactas, é importante economizar espaço utilizável, para que as seguintes soluções sejam relevantes:

  • mesa de bar. Na maioria das vezes, o modelo é instalado em uma extremidade da parede, possui um sistema de armazenamento embaixo da bancada, o que economiza muito espaço útil na cozinha,
  • pequena mesa redonda. A opção é relevante para uma família de 2 a 4 pessoas, também adequada para um jovem casal com filhos,
  • mesa dobrável. O design é parafusado a um peitoril da janela ou parede. Se necessário, é levantado usando um mecanismo de travamento,
  • mesa transformadora. Ao pensar em qual mesa escolher para uma cozinha pequena, não negligencie os projetos do transformador. A solução é relevante no design de quadraturas modestas da culinária urbana, a variabilidade das dimensões do grupo de restaurantes é fornecida usando mecanismos especiais.
Pequena mesa de cozinha

Os transformadores multifuncionais também fornecem um sistema de armazenamento amplo que permite aconchego e conforto para as famílias.

Para uma sala grande

As cozinhas espaçosas são projetadas usando grandes grupos de refeições, pois as mesas menores não contribuem para a harmonia do design de interiores. Para salas com um layout oblongo, os modelos grandes geralmente são escolhidos em desenhos ovais ou retangulares. Dependendo da configuração do espaço, também são grandes as mesas redondas e quadradas. Os modelos com mecanismo deslizante permitem criar uma superfície adicional, se necessário, transformando a forma redonda em oval e o quadrado se transforma em retangular.

As nuances da preferência pelo número de pernas da mesa da cozinha

O design dos grupos de refeições oferece várias opções para estruturas de apoio. Em alguns casos, são preferidas as mesas de cozinha com um balcão central. Para algumas modificações, o conjunto completo é ideal com dois suportes ou pernas de 3-4. Ao escolher uma mesa de jantar, as seguintes características devem ser consideradas:

  • o modelo com suporte central em forma de 1 perna maciça é equipado com uma base ampla, que suporta o rack e garante a estabilidade da estrutura. Sentar na mesa de jantar com 1 apoio é mais do que confortável, pois há espaço livre para as pernas,
  • A opção com 2 suportes maciços parece apresentável e elegante. No entanto, conforto é fornecido a todos, exceto aqueles que estão sentados perto do balcão, pois há falta de espaço para as pernas,
  • móveis com três pilares são encontrados com mais frequência no interior de conhecedores de ergonomia e designs originais. A solução impressiona com elegância, design e funcionalidade exclusivos.
Mesa de cozinha com suporte central em forma de 1 perna maciça

A opção com 4 pernas é familiar a todos, pois é uma solução clássica na montagem de mesas de jantar.

Cozinha

Para o grupo de refeições, um local é alocado de acordo com o layout do conjunto da cozinha e da área de trabalho. Em uma pequena cozinha, uma mesa ocupa um espaço contra uma parede livre ou em um canto. Às vezes, é aconselhável instalá-lo perto da janela perto do peitoril da janela. Se você planeja uma mesa de bar, o design geralmente tem uma extremidade na parede. Ao organizar uma espaçosa sala de jantar com cozinha, o grupo de refeições ocupa a seção central da sala. Em alguns casos, a tabela faz parte da área de trabalho, localizada na forma de uma ilha.

Forma da tabela

Além da função estética, a forma afeta a capacidade de definir o assunto da decoração na sala e quantas pessoas cabem nela. Falaremos mais sobre como calcular tamanhos na próxima seção. E agora discutiremos quais são as configurações de bancadas.

Padrão clássico. Boas opções de instalação: no centro da sala, perto da parede, no canto. Dependendo do comprimento da bancada, um grande número de clientes pode sentar-se em tais móveis, enquanto não há sensação de alienação devido à vasta superfície, e todos podem chegar ao meio.

Quanto aos materiais e design, não há restrições. Você pode encontrar produtos em uma variedade de designs estilísticos. É entre esses tipos que os transformadores são mais frequentemente encontrados.

Bom para cozinhas minúsculas onde o objeto está em um canto ou perto de uma parede. No entanto, apenas duas ou três pessoas podem sentar-se para isso. Se você colocar a mesa no centro, 4 pessoas se sentarão. Ao mesmo tempo, não faz sentido aumentar a área da superfície; caso contrário, uma área sólida se formará no centro, o que é inconveniente de alcançar.

A variedade de tais produtos agrada à variedade: devido ao fato de serem populares em apartamentos pequenos, os fabricantes tentam produzir o maior número possível de modelos.

Não é adequado para salas pequenas, devido ao fato de exigirem uma colocação no meio. Eles permitem que mais pessoas se estabeleçam do que em uma praça (até 8 pessoas). Mas, ao mesmo tempo, eles também têm limitações de tamanho: se você exceder o diâmetro de 1,5 m, a mesma desvantagem será exibida na variedade anterior.

Muitas vezes, eles são feitos de madeira, vidro e rattan. Harmoniosamente, esses padrões parecem em interiores clássicos. Confira 29 itens redondos no site First Furniture.

Um compromisso entre retangular e redondo. Mantém a conveniência de colocar o primeiro e o espaço do último. Uma vantagem adicional para famílias com crianças é a falta de cantos, que as crianças costumam bater.

Modelos personalizados. Eles parecem muito impressionantes, mas funcionalmente perdem para o resto. Capaz de acomodar não mais que duas ou três pessoas, aparência inadequada contra a parede e no canto.

Geralmente eles são colocados como uma segunda mesa ao organizar um canto de chá.

Embora isso não seja exatamente uma mesa, mas agora muitos estão abandonando os produtos tradicionais em favor do bar.Aqui é necessário levar em consideração que a altura da barra excede a altura padrão: nem todo mundo vai gostar. Além disso, você precisa comprar cadeiras especiais para isso.

Devido ao seu tamanho compacto, o espaço é economizado consideravelmente e uma variedade de soluções estilísticas permite escolher um design ao seu gosto.

Critérios de seleção

Os principais critérios para a escolha de uma mesa para a cozinha:

  • Primeiro de tudo, o tamanho e a forma das bancadas dependem do tamanho da cozinha. Qualquer cozinha é menor que uma sala de jantar ou uma espaçosa sala de estar. A bancada não deve interferir com a posição na superfície de trabalho e simplesmente se mover,
  • os membros da família costumam almoçar e jantar com toda a família e na cozinha. Nem todas as famílias têm uma sala de jantar separada ou põem a mesa para jantar na sala de estar - nosso ritmo frenético de vida simplesmente não permite. A mesa de jantar deve acomodar todos os membros da família,
  • funcionalidade. Antes mesmo de ir à loja, é necessário decidir se compra uma mesa apenas para comer ou se servirá como superfície de trabalho para cozinhar, se tornará uma mesa de escrever e brincar para a criança. Talvez o pai também cole modelos atrás dele, tecer cestas ou cortar madeira.

Área da cozinha e tamanhos de mesa

A área da cozinha determina o tamanho e, às vezes, a forma da mesa. A distância mínima entre a mesa e a superfície de trabalho é de 60 cm. A distância ideal é para duas pessoas se esticarem, ou seja, cerca de 1 m. Portanto, antes de escolher uma mesa para a cozinha, você precisa medir cuidadosamente o espaço livre nesta cozinha. Depois, pense em como a mesa ficará, qual a forma que melhor se encaixará na sala. É ainda melhor desenhar um plano detalhado.

A área da cozinha é de cerca de 5-6 metros quadrados. m é colocado um retângulo estreito tradicional em quatro pernas, definido em um canto. Depois dele, no máximo três pessoas podem comer confortavelmente, se seis pessoas forem movidas para o centro da sala sem conforto. Em pequenas cozinhas de 4 metros quadrados. m (existem!) Você só pode colocar um livro ou mesa dobrável.

Nos prédios tradicionais de nove andares e em alguns stalinkas, as cozinhas são um pouco mais espaçosas, mas você só pode colocar uma mesa retangular ou quadrada de tamanhos um pouco maiores. Os designers sempre podem ver projetos maravilhosos com mesas e cadeiras redondas de vidro em uma pequena cozinha. Mas, na vida real, as famílias geralmente moram em um apartamento, não os jovens que comem em restaurantes, e uma pequena mesa redonda é inconveniente para comer e dificulta a abordagem de mesas e fogões.

Mesas de formato redondo ou retangular podem ser convenientemente colocadas apenas em uma sala com uma área de pelo menos 8 metros quadrados. m) As bancadas de uma forma complexa de fantasia são relevantes apenas em cozinhas espaçosas de residências de elite ou casas particulares.


Seleção de bancada: funcionalidade

Seja qual for o estilo da cozinha, o material da bancada é determinado principalmente pelos requisitos de funcionalidade.

As superfícies de madeira são boas para comer, mas pouco adequadas para uso como superfície de trabalho: verniz e tinta são inadequados nesse caso, e ninguém raspará a superfície de madeira no século XXI. As superfícies de madeira não são muito adequadas para mãos ou adultos de crianças brincalhonas, pois podem danificar a árvore. O vidro é prático e fácil de limpar, mas tem medo de arranhões. A mesa mais conveniente para cozinhar é de MDF, aglomerado com revestimento de plástico ou pedra. Mas uma mesa com uma bancada de pedra é muito cara. As bancadas revestidas de metal não são usadas para superfícies de jantar, mesmo no estilo de alta tecnologia: o metal é sempre frio e é desconfortável retirar comida de uma superfície de metal.

Escolha do projeto

A melhor opção é um design simples e complicado. Não há nada para quebrar, o design não distorce e cambaleia com o tempo. A mesa em forma de livro é bastante durável e prática - retangular e oval. Essas mesas podem ser dobradas e dispostas de maneira fácil e rápida; são convenientes para uso em caso de chegada dos convidados ou se for necessário dobrar diariamente.

Se você tiver escolha, não precisará escolher mesas de transformador para a cozinha. Muito provavelmente, esse projeto sempre se destacará e, em termos de preço e durabilidade, os transformadores diferem das tabelas simples para pior.

Seleção de estilo

Uma mesa de jantar é algo puramente utilitário, e o estilo dos critérios de seleção está em último lugar. O motivo é a dificuldade de projetar pequenas cozinhas de uma certa maneira, quase sempre elas são decoradas em estilo minimalista.

Se a cozinha é pequena ou média, o design das mesas de madeira se resume às opções:

  • estrutura de madeira, envernizada e pintada - para a cozinha em estilo escandinavo ou rústico, envelhecida - para o estilo rural, pintada em cores claras - para o estilo provençal,
  • uma mesa de vidro com pernas de metal,
  • mesas de cerâmica e azulejo
  • mesas com mesa tradicional feita de MDF ou aglomerado
  • estruturas com bancadas em pedra.

As bancadas de pedra servem para todos os estilos, até o interior de alta tecnologia. Para o fone de ouvido em estilo moderno, o estilo moderno, o loft, as mesas de MDF, aglomerado ou vidro são mais adequados. As mesas de vidro com pernas de metal são inadequadas para estilos rústicos, ecológicos e escandinavos e são ideais para alta tecnologia e loft.


Produtos elegantes feitos de madeira exótica cara, decorados com entalhes e incrustações, pernas dobradas, fresamento encaracolado, não ficam bem ao lado de um fogão, geladeira e mesas de trabalho funcionais.

Tamanho

As dimensões dos móveis dependem de dois fatores: a área da sala onde a mesa será instalada e o número de pessoas que precisam ser plantadas para isso.

Portanto, acredita-se que o pouso requer pelo menos 60 cm de largura da superfície e 40 cm de profundidade. Estes são os parâmetros mínimos aceitáveis. Nesse caso, você deverá levar em consideração que ainda é necessário um local para pratos comuns, para que você possa adicionar com segurança 20 cm à profundidade.

Se você planeja pousar por todos os lados, a menor profundidade permitida é de 80 a 85 cm, ou melhor, mais. No entanto, um produto com mais de 105 cm também não é muito bem-sucedido, pois nem todos se sentirão à vontade para colocar alimentos.

Os especialistas aconselham a calcular as dimensões com base no tamanho da família, além de 1-2 lugares para os hóspedes. Acontece que para uma família de 3 pessoas (se o objeto estiver instalado de um lado contra a parede), os seguintes tamanhos serão ótimos: largura 80-90 cm, comprimento 120-150 cm.Para a celebração, você pode mover os móveis e colocar seis.

Esses cálculos dizem respeito a padrões retangulares e ovais. Uma mesa redonda para 6 pessoas de diâmetro deve ter pelo menos 1,3 m.

Ao escolher, considere a disponibilidade de espaço livre para instalar cadeiras e movimentar-se pela sala. Se a cadeira estiver no corredor, a partir da borda da bancada até o objeto mais próximo deve ter pelo menos 1 m e, no caso em que apenas a cadeira estiver instalada, 70 cm serão suficientes.

Método de Transformação

Para não comprar uma mesa volumosa para uma grande empresa, você pode dobrar. Este objeto em miniatura para uso diário se transforma em uma enorme mesa de verdade durante as férias. O design pode ser diferente.

  1. Dobragem - duas partes empilhadas umas sobre as outras e para comemorações simplesmente se desenrolam como asas de borboleta. Isso aumenta a área exatamente duas vezes. Veja uma seleção de 42 itens em First Furniture.
  2. O livro é uma espécie familiar dos tempos soviéticos. Quando dobrado, é um pequeno pedestal e, se necessário, uma ou duas asas laterais são instaladas em suportes dobráveis.
  3. Deslizante - a tampa é dividida ao meio e, para aumentar o tamanho dos assentos, você deve afastar as metades e instalar uma inserção adicional no meio. Veja uma seleção de 176 produtos.
  4. Transformador - esse móvel pode se transformar de uma mesa de cozinha em uma mesa de café compacta, por exemplo. Ao mudar, não apenas o tamanho da superfície aumenta, mas também a altura. Uma seleção de 184 transformadores.
  5. Retrátil - a mesa está oculta em outros móveis, por exemplo, é uma continuação do peitoril da janela, da cozinha ou do balcão da barra. Ele está localizado em um nicho e é avançado e retraído por um leve movimento da mão. Móveis com insertos retráteis são muito convenientes em uma área limitada.

Pequena cozinha

A tarefa mais difícil é escolher móveis para uma pequena cozinha. É necessário colocar tanto de tudo aqui que simplesmente não resta espaço na mesa.

A salvação nesta situação pode ser uma opção dobrável, um lado do qual está preso à parede. Após a refeição, a bancada abaixa e há espaço para movimento e culinária. Nesse caso, as cadeiras também podem ser selecionadas dobráveis.

Para duas ou três pessoas, você pode escolher um modelo quadrado ou retangular compacto, que economize centímetros preciosos. Aqui você definitivamente precisa pegar cadeiras que podem ser empurradas para baixo dos móveis, caso contrário, elas ocuparão toda a área livre.

Obviamente, não devemos esquecer os transformadores convenientes. Além disso, muitos recusam um grupo de refeições completo em geral e o substituem por uma barra compacta. Em condições de espaço limitado, isso é totalmente justificado se os próprios moradores gostarem tanto.

Cozinha grande

Felizes proprietários de uma cozinha espaçosa podem escolher um móvel, concentrando-se apenas em suas próprias preferências e no design geral do apartamento. Nesse ambiente, todos os tamanhos, materiais e formas serão adequados.

Vale lembrar que em salas grandes, mesas pequenas demais são "perdidas" e o interior não fica cheio.

Sala de jantar

A moradia, na qual existem apartamentos separados para comer, certamente não pode ser chamada de tamanho pequeno. O principal objetivo da espaçosa sala de jantar é apenas a mesa de jantar. Deve ser bastante maciço e localizado no centro para que não haja sensação de espaço vazio.

Idealmente, ajuste o modelo na forma de um círculo ou oval (dependendo do layout da sala).

Como comprar uma mesa na Internet

Nas lojas de móveis online, cada produto possui várias fotos de alta qualidade e uma descrição detalhada. Isso é suficiente para não cometer um erro na escolha. Mais duas vantagens das compras on-line - descontos e a possibilidade de entrega em domicílio.

Observe a seleção de mesas de jantar nas seguintes lojas (os links levam imediatamente aos produtos certos - abra e escolha):

  1. First Furniture - 9 categorias de produtos, uma enorme variedade.
  2. WallyTally - 289 produtos a um preço de 2737 rublos.

Classificação das melhores mesas de jantar

Acima, coloquei alguns links para coleções, observe esses dois produtos e suas “opções” nos sites das lojas.

Domoteka Real-7 - móveis com superfície de pedra artificial a um custo de 12.100 rublos. Esse material não só parece muito impressionante, mas também bastante despretensioso em operação. A base com pernas encaracoladas é feita de aglomerado. A largura da área de trabalho é de 56 cm e o comprimento é de 75 cm e, se necessário, dobra, graças ao mecanismo de transformação basculante.

  • a pedra suporta efeitos térmicos e não absorve corantes,
  • dobrou
  • muitas configurações.

Eames DSW - uma cópia redonda com um diâmetro de 100 cm por 15 700 rublos. A bancada é feita de MDF, suportes de faia maciça. Uma armação de metal dá um toque especial a este produto simples. Serve não apenas para fins decorativos, mas também confere resistência e estabilidade ao móvel. Uma elegante combinação de cores em harmonia com todos os estilos modernos, mas especialmente harmoniosamente se encaixa no minimalismo.

  • design simples e ao mesmo tempo eficaz,
  • montagem fácil
  • espaçoso.

  • custa mais do que opções semelhantes em outro design,
  • não se dobra.

Provavelmente, o principal em qualquer peça de mobiliário é que você e sua família gostem. A mesa de jantar deve contribuir para criar uma atmosfera acolhedora e amigável. E aqui é importante levar em consideração tudo o que está escrito acima: tanto a forma como as dimensões, o material de fabricação e o número de pernas.

Não procure salvar. Como regra, um preço baixo indica o uso de matérias-primas de baixa qualidade para a produção.

Escreva nos comentários, o artigo o ajudou? Nesse caso, não esqueça de compartilhar um link útil nas redes sociais. Tudo de bom!