Pavimentos

Qual piso do banheiro é o mais adequado?

Os azulejos do banheiro são revestidos com paredes e pisos. É higiênico e durável. A superfície é dos seguintes tipos:

  • fosco
  • brilhante
  • em relevo, com uma superfície texturizada.

O banheiro é considerado uma sala molhada. Quando surge a pergunta sobre qual ladrilho escolher para o banheiro, é importante lembrar que uma superfície molhada pode ser uma fonte de perigo - a probabilidade de escorregar e cair é grande.

Um movimento descuidado do chuveiro, ou o banho noturno de crianças com o jogo obrigatório da batalha marítima, e o chão é coberto com spray de água. Para maior segurança, é melhor o piso escolher fosco. Azulejos texturizados com superfície em relevo também são adequados. É menos escorregadio e, portanto, menos traumático.

Fabricantes de revestimentos cerâmicos produzem coleções - especialmente selecionadas entre si amostras de piso e parede. Sua coloração pode ser idêntica ou diferir em vários tons. Na maioria das vezes, os azulejos nas paredes do banheiro ficam mais brilhantes, com um ornamento. É mais fino que o chão, por isso não pode ser colocado no chão. Sua embalagem está marcada com um ícone de palma.

O piso é mais forte devido à maior espessura. Revestimentos foscos e em relevo são frequentemente feitos antiderrapantes. Sua embalagem é marcada com uma pegada.

Resistência dos ladrilhos aos produtos químicos domésticos

Não sabe qual ladrilho escolher - brilhante ou fosco? A superfície dos ladrilhos brilhantes é vidrada, brilhante. Portanto, salpicos de água e sabão após a secagem nessa superfície deixam marcas visíveis. Eles terão que ser lavados constantemente para que a superfície permaneça radiante.

Nos ladrilhos foscos e texturizados, devido à sua superfície porosa, não são tão visíveis manchas de sabão e depósitos de pedras de água. Mas para limpá-lo, você terá que fazer muito mais esforço - as partículas de sujeira se depositam firmemente nos poros e nas irregularidades da superfície. Portanto, em qualquer caso, é necessário escolher um produto resistente a produtos químicos domésticos. Seu revestimento não deve deteriorar-se e mudar de cor após o uso frequente de agentes de limpeza.

Compatibilidade com piso radiante

O piso do banheiro, revestido com azulejos ou grés de porcelana, parece frio. É desagradável levantar-se, deitar-se em um banho quente ou tomar um banho de contraste. Você pode sair da situação colocando um tapete macio. Mas é possível resolver o problema cardinalmente - para fazer um piso quente no banheiro. Além de uma sensação confortável de calor, esta opção ajudará a evitar os seguintes problemas: umidade, fungos e mofo. Nesse caso, é necessário escolher um ladrilho capaz de suportar alterações de temperatura sem desmoronar. E, ao mesmo tempo, não se tornará um isolador térmico. Deve transmitir calor e não suprimir a radiação térmica.

Tamanho da telha banheiro

O bloco é selecionado seqüencialmente de acordo com 3 parâmetros principais:

O tamanho corretamente selecionado do ladrilho do banheiro ajudará visualmente a expandir os limites de uma pequena sala e sombrear a dignidade de uma grande. Em geral, todo o intervalo pode ser dividido em grupos por tamanho:

    pequenos quadrados - ladrilhos elegantes com tamanhos de 60 a 120 mm, em incrementos de 30 mm, espessura - padrão 7-10 mm,

Ao escolher um tamanho de ladrilho, várias nuances devem ser levadas em consideração:

  1. Tamanho grande ladrilhos implica seu peso considerável. Para pisos, isso não é crítico, mas para revestimento de paredes pode ser um parâmetro decisivo. É necessário um adesivo especial com adesão aprimorada.
  2. Empilhamento telhas pequenas estende o prazo do trabalho tanto na postura em si quanto no rejunte.

Você pode ser guiado pela regra: para uma sala espaçosa, use um formato de ladrilho grande e, para salas pequenas, escolha opções combinadas para alterar a percepção de um espaço pequeno. Para fazer isso, você precisa determinar a forma do bloco.

Formulário

Além das dimensões, a forma do bloco também é representada por uma variedade de opções:

  • quadrado no banheiro - a versão clássica, com sua ajuda, você pode definir o padrão com losangos, o padrão diagonal ou o padrão quadriculado,
  • retangular no banheiro - permite alterar visualmente o tamanho da sala: ladrilhos colocados verticalmente elevam visualmente o teto e localizados horizontalmente - empurram as paredes,
  • hexagonal - uma novidade de design que se parece com um favo de mel, parece um azulejo original, que é disposto no meio da altura da parede,
  • ladrilhos diamantados, ovais e redondos - a forma incomum dita uma tecnologia de estilo especial - o kit vem com elementos que preenchem as lacunas entre os elementos.

Ladrilho de retalhos

O design do banheiro dos retalhos cria a ilusão de um tapete de retalhos nas paredes e no chão de uma sala. Eles têm uma forma quadrada e um padrão individual, feito em um estilo, preservando os tons das cores. Para que a sala não fique muito colorida, você pode terminar uma parede ou apenas o chão. As demais superfícies devem ser revestidas com ladrilhos monofônicos.

Sob a pedra

O design do banheiro com azulejos de mármore imita a pedra natural com muita confiabilidade. Várias opções - ônix ou granito refletem sucintamente o bom gosto do proprietário.

Debaixo da árvore

O design do banheiro com ladrilhos de madeira irá encantar o cliente mais sofisticado. A coloração imita não apenas a cor e a estrutura da madeira; você pode escolher um padrão com uma seção longitudinal e transversal do tronco. Esse design complementará bem o sistema de piso quente - o efeito visual será complementado por uma sensação tátil.

Javali

A imitação de alvenaria (javali) é uma técnica de design clássico. São utilizados azulejos retangulares de várias cores e tamanhos. Essa decoração se encaixa harmoniosamente em qualquer estilo geral de todo o apartamento.

Mosaico

Usando um revestimento de mosaico, as paredes são decoradas com um padrão grande. Parece muito elegante, mas esse trabalho é demorado - é necessário selecionar cuidadosamente as tonalidades dos azulejos vizinhos.

Terminar um banheiro é uma tarefa difícil, mas fascinante. Um projeto de design bem projetado permitirá que você aproveite o resultado no futuro. Os pedidos mais exigentes podem ser satisfeitos com a ajuda de técnicas clássicas ou aplicar a abordagem original e os desenvolvimentos modernos no campo de materiais de acabamento.

Os principais tipos de azulejos para o banheiro

Existem 2 tipos principais que você pode usar para colocar os ladrilhos no chão do banheiro:

As vantagens do material craniano incluem o seguinte:

  • Esse tipo de piso do banheiro é fácil de limpar, pois não é afetado pelos efeitos negativos da poeira e de microorganismos nocivos, e também pode ser lavado com absolutamente qualquer agente de limpeza (eles não o prejudicarão).
  • Os ladrilhos de argila são reconhecidos como ecologicamente corretos.
  • Uma ampla seleção de peças permite comprar exatamente o material que você pretendia usar (e em tamanho, forma e cor).

Quanto aos ladrilhos de cerâmica, ele, ao contrário de muitos outros materiais, praticamente não conduz eletricidade, tornando-se absolutamente necessário colocar o piso do banheiro com ladrilhos de cerâmica, pois você não pode ter medo de que a umidade leve, por exemplo, a um curto-circuito.

De acordo com especialistas neste campo, primeiro ao reparar ou terminar o banheiro inicial, é necessário selecionar os ladrilhos. E depois disso já será possível proceder à solução de questões relativas à escolha de móveis e louças sanitárias.

Como escolher o azulejo certo para o piso do banheiro?

Ao escolher um ladrilho no chão do banheiro, você deve ter o máximo de cuidado possível, prestando atenção não apenas às características externas do material, mas também às suas propriedades de trabalho. Portanto, revise e analise cuidadosamente a etiqueta dos ladrilhos.

Você pode encontrar essa marcação na embalagem com ladrilhos. Assim, é possível determinar que este material é adequado para colocar o piso pelo ícone na forma de um pé delineado em cor escura, e a imagem da mão mostra que o material é destinado ao revestimento de paredes.
Se você vir a imagem do pé com um fundo listrado, poderá usar o ladrilho em quase todas as condições, pois ele tem maior resistência.

No processo de escolha de um ladrilho adequado para colocar o piso no banheiro, é necessário levar em consideração o fato de que o piso em si e até suas paredes nem sempre podem atender aos requisitos de um evento como colocar os ladrilhos. Além disso, os ladrilhos costumam entrar em contato com produtos de limpeza, perfumes e vários produtos químicos durante o uso. Nesse sentido, tente escolher um ladrilho que possa suportar os efeitos de ácidos, álcalis e outros compostos nocivos.

As principais opções para telhas cerâmicas para colocar o chão no banheiro

Este material de acabamento é dividido em 2 opções:

  • azulejo para o banheiro no chão,
  • azulejo na parede.

Escolhendo a primeira versão do ladrilho, é necessário levar em consideração a segurança de seu uso nesta sala. O fato é que, em condições de alta umidade nesta sala, você precisará comprar exclusivamente ladrilhos com uma superfície áspera e sem brilho. Afinal, o piso do banheiro é frequentemente úmido e, portanto, será fácil escorregar nele. É para evitar situações desagradáveis, evitar a aquisição de ladrilhos com uma superfície lisa.

O porcelanato não é escorregadio devido ao fato de sua superfície não permitir a passagem de umidade. Atualmente, ao implementar um processo de reparo como colocar ladrilhos no chão, além de um ladrilho opaco áspero, é usado um ladrilho com nervuras especial, no qual existem pequenas ranhuras projetadas para a saída de água. Uma peça desse tipo custará significativamente mais que o normal.
Outro tipo são os pisos de mosaico. Suas vantagens incluem:

  • confiabilidade do material.
  • simples deitando no chão.
  • aparência bonita, especialmente quando combinada com ladrilhos muito grandes.
  • capacidade de suportar os efeitos prejudiciais da umidade.

Ao selecionar os ladrilhos, deve-se observar que cada costura entre os ladrilhos não será suficientemente forte; portanto, após a assentamento, cada costura precisará ser tratada com uma argamassa especial.

As principais etapas da colocação de azulejos no chão no banheiro

Portanto, depois de adquirir um número suficiente de ladrilhos para o revestimento, você deve prosseguir com o processo de assentamento. Também consiste em várias etapas. Antes de tudo, será necessário nivelar o piso áspero. Se for necessário um nivelamento muito forte (mais de 25 mm), será usada uma mesa de cimento e areia. Se o piso for plano ou o desvio não for tão significativo, o alinhamento não será necessário. Você pode suavizar bastante essa irregularidade com a ajuda de uma camada ligeiramente grossa de cola para ladrilhos.

Além disso, antes de colocar os ladrilhos, é necessário impermeabilizar o piso. Para isso, recomenda-se molhar a superfície com sua composição especial de impermeabilização. Isso pode ser feito mesmo a partir do lado do subpiso (se possível).

O alinhamento inclui as seguintes etapas:

  • Primeiro, marque o nível do futuro andar em torno do perímetro da sala. Isso é feito nas paredes com um lápis ou giz.
  • A seguir, são apresentados os faróis com a ajuda de tablets, barras, etc.
  • Os faróis são fixos para permanecerem imóveis. Ao mesmo tempo, vale lembrar que eles são instalados em incrementos de 100-150 cm.
  • O primeiro farol é instalado a partir da parede a uma distância de 100-150 mm. Não se esqueça da necessidade de conciliar sua posição todas as vezes com a ajuda de um nível de construção.
  • Depois que os faróis são alinhados, eles são reforçados com argamassa de concreto ou cola de ladrilhos (se o alinhamento for planejado um pouco).
  • Em seguida, você precisa alinhar a nova superfície com os faróis usando uma espátula ou espátula.

Portanto, para nivelar o piso, você precisará:

  • argamassa de concreto (1 parte de cimento, 1 parte de água e 3 partes de areia),
  • ripas ou pranchas de madeira,
  • espátula
  • espátula
  • nível de construção
  • roleta.

Deitado azulejos no chão

Já é possível colocar ladrilhos na superfície plana e seca do novo piso. Primeiro você precisa preparar a cola, para a qual a mistura seca é diluída em água (as proporções são indicadas na embalagem). Em seguida, pegue duas espátulas, uma das quais será comum e duas com entalhes. Primeiro, a cola é aplicada ao chão com uma espátula simples (se não estiver, você pode usar uma espátula) e, em seguida, essa solução é nivelada com uma ferramenta de engrenagem. Isso permitirá que o ladrilho adira melhor ao rejunte. Então você só precisa colocar o ladrilho e pressioná-lo adequadamente no chão. Se você não conseguir, use um martelo de madeira ou borracha.

Assim, para fazer tudo corretamente e obter exatamente o resultado que você tentou alcançar, você precisa escolher o material certo. Portanto, lembre-se de que o piso deve ser forte, bonito e não liso.

Escolha o mosaico ao vivo

A primeira coisa a entender é os mosaicos não podem ser selecionados por foto na Internet. Não deixe de ir às lojas e classificar as opções localmente. Certifique-se de tocar em tudo com as mãos - você pode sentir a textura tátil.

As fotos são transmitidas apenas em cores e tamanhos, e mesmo assim imperfeitamente. Textura, reflexão da luz, geometria e tipo de arestas só podem ser avaliados na loja. Existem vários tipos de stands e nem todos são igualmente bons.






Enfrentando como na realidade (em adesivo e rejunte) apenas em salões caros. Um exemplo de tal suporte com azulejos italianos na última foto. O habitual é colado em unhas líquidas sem rejuntar. E com essas posições você não pode ser enganado porque arestas e que costuras resultarão nelas são incompreensíveis. Ao escolher, pegue duas peças separadas e verifique sua geometria aplicando-as uma à outra com a parte da frente para trás. Deve caber firmemente, sem folgas e orifícios.

No começo, basta passar por vários pontos fotografando suas amostras favoritas com um preço. A faixa de preço é muito ampla e você nunca deve escolher o primeiro bloco que desejar. E também:

Não dê ouvidos aos conselhos dos consultores de vendas sobre questões de aparência e design.

Essas pessoas não são construtoras ou designers, seu gosto e senso de beleza não são um requisito para contratá-las. Portanto, suas opiniões e conselhos terão uma qualidade quase aleatória e podem ser influenciados pelo desejo de atrair sobras ou

99% dos casos são lancis e decorações de slop.

Os tipos mais legais de ladrilhos (para concreto e madeira) são muito diferentes e é absolutamente impossível selecioná-los nas fotografias.





É melhor escolher fosco e semi-fosco

Em termos de aparência e textura, muito já foi dito no material sobre azulejos no banheiro, mas isso é importante repetir aqui.

Os ladrilhos foscos e semibrilhantes parecem melhores, mais caros e mais naturais do que brilhantes.

Se alguém lhe disser o contrário, essa pessoa não viu o suficiente o banheiro acabado ou não tem bom gosto. Um monte de fotos provando que os azulejos foscos parecem legais, veja os artigos no banheiro do sotão e no banheiro escandinavo. Madeira, concreto, pedra, travertino, metal, mármore - materiais que imitam azulejos dignos de escolha.







Escolhemos o material de acabamento e por que deveria ser brilhante? A idéia não vem para pintar as paredes com tinta brilhante. Por que, então, parece que alguns precisam colar as paredes do banheiro com vidros brilhantes incompreensivelmente com o quê?

Claro que há exceções. Imitação de mármore e algumas outras opções para estilos clássicos em brilho - normal.






Tudo bem, mas não mais. Mesmo designs caros e legais em mármore não têm um brilho puro:

Entre as exceções estão azulejos brancos e pretos, javali e mosaico:







Borda de telha esculpida

O ladrilho retificado (sem costura) é um ladrilho com uma borda aparada exatamente a 90 graus, devido à qual as juntas parecem muito mais estreitas após a instalação. Anteriormente, apenas marcas muito caras tinham essa vantagem. Agora, mesmo as opções de orçamento geralmente aparecem com uma borda aparada. E esse ladrilho sem opções é melhor que o normal. Ela não tem um único sinal de menos, e as costuras estreitas parecem muito legais.







Aqui está um exemplo com uma boa aparência, mas onde, devido às bordas chanfradas do esmalte, as costuras são visualmente simplesmente enormes. Se isso é tão visível, mesmo na foto, imagine como fica na vida.






Isso pode parecer um pouco, mas primeiro o diabo está nos detalhes e, em segundo lugar, é realmente importante e afeta a percepção do reparo final. Pegue o retângulo, escolha a cor certa para o rejunte e a aparência do banheiro já estará em um nível fundamentalmente diferente.

O piso é de porcelana, as paredes são de cerâmica

Normalmente, não azulejos de cerâmica, mas porcelanatos são colocados no chão. É mais difícil e pesado. Na aparência, não pode ser distinguido, embora mais frequentemente imite materiais naturais. Se se trata de escolher azulejos para o banheiro, então não vale a pena se concentrar nisso. Qualquer ladrilho projetado para o piso suporta a carga no banheiro sem problemas.




Uma situação mais interessante é quando você gosta de grés porcelanato, mas deseja usá-lo na parede do banheiro. É possível, mas o grés de porcelana é muito mais forte e mais pesado, o que é um pouco mais do que uma vantagem para as paredes. Para colocá-lo na parede, é necessário usar mais cruzamentos nas costuras horizontais (um número menor será pressionado pela massa e as costuras horizontais já sairão do que as verticais). O segundo problema é a durabilidade. No ladrilho da parede, você deve fazer buracos tecnológicos para tomadas, torneiras etc. É possível cortá-las em grés porcelânico, mas não se surpreenda com as quantidades que serão solicitadas. Em suma, o granito pode ser colocado na parede do banheiro, mas é tecnologicamente mais complicado e custará mais.

Leia separadamente como terminar o banheiro com azulejos - isso não é menos importante.

A luz é mais prática que a escuridão

Se as regras acima forem seguidas, a escolha da cor do banheiro não será tão importante. A principal coisa é que estas devem ser cores naturais, e não brilhantes ou ácidas, não está claro o que. No esquema de cores do branco ao preto e em tons sujos não saturados de outras cores, o banheiro já terá uma boa aparência.

Ao mesmo tempo, azulejos brancos melhor escondem respingos de água e placas nas paredes. Ladrilhos escuros terão que ser esfregados com muito mais frequência, porque manchas brancas de sal da água seca permanecem nele. A cor mais prática para o banheiro é cinza. Pode ser muito diferente e uma combinação de vários tipos de textura diferentes pode produzir um resultado interessante:

Tile - Finish

A escolha de azulejos para o banheiro é a escolha do material de acabamento, e não a decoração e o design inteiro. Você pode destacar alguns elementos com cores ou padrões, mas apenas no sentido apontado e equilibrado. Há também encanamentos, toalhas e iluminação que proporcionam um jogo de luz e sombra. Daí a regra:

Um único azulejo ou parede não deve ser bonito. Projetamos o banheiro inteiro e apenas escolhemos o material de acabamento.

Aqui está uma foto em que o bloco de destaque é selecionado e usado corretamente:






E então eles já decidiram que precisamos ser mais sábios com cada parede e, como resultado, esperamos ir longe demais:



Tamanho da telha

Geralmente, é correto falar sobre uma combinação de proporção e tamanho. Os azulejos quadrados para o banheiro podem ser selecionados apenas em tamanhos grandes a partir de 60 × 60 centímetros. Menos quadrados podem ser usados ​​apenas para peças de destaque com um padrão (retalhos, etc.). Quadrados menores parecem moralmente obsoletos.




Há exceções quando quadrados muito pequenos se encaixam em um determinado estilo. Mas lembre-se de que ainda existem muitas costuras irracionais.



Uma proporção de 2 para 1 é adequada apenas para muito telhas grandes. É caro e esse é um caso muito raro que não é adequado para a maioria dos banheiros, por isso não vamos nos aprofundar nisso com mais detalhes.


Quase todas as boas opções de orçamento variam de 3 a 1. É claro que há exceções e as caras opções em espanhol e italiano são legais em qualquer tamanho. Mas se seu orçamento não exceder US $ 20 / metro e você tiver um banheiro pequeno, é melhor prestar atenção ao tamanho 3 × 1.







Exceções: mosaico, tijolos, pentagonal e hexagonal e outros sotaques:

















Mas é importante saber algo sobre o tamanho do bloco. Ao escolher peças de coleções diferentes, considereque com o mesmo tamanho declarado, na verdade, pode diferir de 1 a 4 mm. O que você diz 2 mm? É por isso que, ao colocar dois tipos de ladrilhos aparentemente do mesmo tamanho, será impossível entrar nas costuras. É necessário explicar que a ausência de costura na costura nos cantos e juntas parece nojenta?

É por isso que é necessário escolher azulejos ao vivo na loja, tendo uma fita métrica com você. E para uma combinação de coleções diferentes, você deve necessariamente medi-lo e garantir que as dimensões correspondam até 1 mm. Se não for esse o caso, informe-o ao seu ladrilhador. Os experientes podem usar ao colocar cruzamentos de diferentes tamanhos e combinar costuras devido às suas diferentes espessuras. Mas este é um trabalho adicional que nem sempre é possível, e o mestre deve dar consentimento.

O tamanho deve corresponder ao tamanho do seu banheiro. Um ladrilho grande para o banheiro sempre parece legal em um estande grande, mas imagine-o no contexto do tamanho do seu banheiro. Se menos de 3 peças estiverem em todo o comprimento da parede, vale a pena examinar mais de perto as opções menores. Padrão 2+ azulejos em uma parede. Considerando o tamanho dos nossos apartamentos padrão, é possível passear apenas no banheiro combinado com o banheiro.

O que NÃO vale a pena escolher

Parte das peças à venda é simplesmente lixo completo que não deveria existir. Mas enquanto há pessoas que, por razões desconhecidas, a escolhem, ela continuará destruindo seus banheiros. Uma lista de opções desleixadas que não devem ser usadas sob nenhuma circunstância. Primeira foto, por baixo do motivo.



Esta é uma ilustração clara de por que um azulejo quadrado pequeno e até uma cor são ruins. Parece desatualizado e desatualizado, mas também não é clássico. Esta é uma escolha que falhou inicialmente - é absolutamente impossível obter uma boa aparência.


Aquele com um padrão desse tamanho é normal, o principal não é bom porque muito raso. É claro que essa é uma coleção, mas ninguém nos proíbe de combinar. Qualquer telha de concreto grande ficaria muito melhor com esse padrão decorativo.


Escolha um ladrilho que seja melhor realista imita materiais naturais. Estes são 2 exemplos das imitações mais miseráveis. Mesmo independentemente da escolha do marrom para o mármore e da imitação de mofo no concreto, os elementos decorativos também estragam tudo, obviamente da mesma coleção.


Nunca é necessário colocar o chão assim, mas tudo bem. O azulejo nas paredes, embora mais ou menos, mas combina bem. No entanto, é impossível dizer que o banheiro parece bom. Então qual é o problema? Isso novamente nos leva à ideia de que algo está errado com essas coleções.

Em coleções caras, os ladrilhos são selecionados para ficarem bem em um banheiro real. No barato, vai bem um com o outro, mas de alguma forma deliberadamente. Como resultado, o banheiro que ela terminou parece um estande de uma loja.


Na primeira foto, está tudo bem. Eu não gosto disso, mas tudo bem. O segundo já é pior porque a cor do piso na saturação é eliminada da gama geral. Este é um exemplo de por que é arriscado usar ladrilhos brilhantes. Na foto - o melhor que poderia acontecer, mas essas são as nuances.

Escolha um ladrilho corretamente e boa sorte no reparo!

Características e tipos de pisos

Os ladrilhos utilizados no banheiro e no banheiro diferem da parede em maior espessura e resistência. Os seguintes indicadores são importantes para este produto: abrasão, resistência ao desgaste, resistência a tensões mecânicas e impacto pontual. Os pisos são constantemente expostos à água, eles devem proteger o piso de concreto da umidade e da formação de mofo ou fungos. Artesãos experientes recomendam o uso dos seguintes tipos de ladrilhos para cobrir o chão do banheiro:

    Clínquer. As telhas de clínquer têm alta resistência, o que é alcançado através da produção por extrusão. No processo de fabricação, todos os componentes são misturados sob alta pressão, o que afeta a estrutura do material, tornando-o mais resistente a danos mecânicos. O clínquer é produzido na forma de pequenos ladrilhos retangulares que imitam a alvenaria. O esquema de cores geralmente inclui cores naturais: do amarelo ao marrom avermelhado. A superfície do ladrilho por toque é lisa, uniforme, pode ser lisa ou vitrificada.

Telha de clínquer de Cotto. Esse tipo de ladrilho é semelhante ao clínquer, mas a estrutura desse material é mais porosa. Cotto não é coberto com esmalte, portanto a superfície do ladrilho é áspera e fosca. O que usar cotto no banheiro, é coberto com uma composição hidrofóbica para proteger contra umidade e manchas.

Cotto Monocottura. Monocottura é um piso vitrificado que é acionado apenas 1 vez durante o processo de fabricação. Possui alta resistência ao desgaste e baixa absorção de umidade, devido à sua longa vida útil durante a instalação do banheiro e não absorve água.

Monocottura Porcelanato. O piso de porcelana é muito forte, confiável e durável. Resiste a umidade e temperaturas extremas. A desvantagem desse ladrilho é considerada uma seleção escassa de tons.

Preste atenção! Os revestimentos mais estáveis ​​e resistentes ao desgaste do piso do banheiro são considerados grés porcelânico e clínquer. Eles têm uma desvantagem comum - uma pequena seleção de tons, que inclui apenas cores naturais. Portanto, uma monocotomia menos estável, com uma ampla gama de tons e elementos decorativos, é usada com mais frequência.

Qualidades dos pisos

Os pisos do banheiro são utilizados em condições difíceis, sendo afetados diariamente pela água, vapor quente, alta umidade e mudanças de temperatura. As cargas às quais é exposto diferem dos efeitos nos revestimentos de parede; portanto, é incorreto usar o mesmo material para enfrentar superfícies diferentes. Os ladrilhos de qualidade utilizados para pisos devem ter as seguintes qualidades:

  1. Baixa higroscopicidade. Como o banheiro tem alta umidade e o contato direto do piso com a água é quase inevitável, o ladrilho deve ter baixa absorção de umidade. Essa propriedade confere ao material uma tecnologia de produção especial e, em particular, queima, o que torna a estrutura do ladrilho finamente porosa. A superfície envidraçada também protege contra a umidade.
  2. Resistência a produtos químicos domésticos agressivos. O banheiro é mantido limpo com detergentes fortes e abrasivos; portanto, o revestimento do piso deve tolerar o contato com produtos químicos.
  3. Resistência a mudanças de temperatura. Durante a operação do banheiro, a temperatura muda acentuadamente de alto para baixo ou vice-versa. O ladrilho de alta qualidade suporta essas transições sem formar rachaduras e sem rachaduras.
  4. Resistência ao deslizamento. É importante que o piso não fique escorregadio, mesmo que o piso esteja molhado. Cobertura com baixa resistência ao deslizamento geralmente causa ferimentos domésticos.
  5. Estabilidade mecânica. O piso do banheiro está sujeito a um alto estresse mecânico, a choques pontuais, a queda de objetos pesados. Portanto, o ladrilho é escolhido forte, bastante espesso.

Importante! Os ladrilhos de qualidade são mais espessos e mais pesados ​​que os ladrilhos. A espessura deste material é geralmente de 8 a 12 mm. Os tamanhos mais populares são 20x20 cm, 20x30 cm e 30x30 cm. No entanto, os fabricantes produzem ladrilhos de dimensões menores (10x10 cm, 15x15 cm), e os grés de porcelana podem ter uma grande área de revestimento (60x60 cm ou 45x45 cm).

Marcação de pisos

Ao escolher um material para um revestimento de banheiro, é possível confundir uma variedade de produtos. Deve-se ter em mente quais características um piso deve ter. Os fabricantes afixam uma rotulagem de produto que descreve as propriedades básicas do material na forma de diagramas e pictogramas. Ele contém as seguintes informações:

  • Na embalagem dos ladrilhos, é aplicada uma representação esquemática do pé, indicando que esse piso é adequado para montagem no piso.
  • O pé sombreado indica que este material pertence à classe máxima de resistência ao desgaste.
  • Um floco de neve esboçado na marcação de produtos cerâmicos indica resistência à geada do material. Essa qualidade é inerente a revestimentos finamente porosos.
  • O número no fundo das chamas indica o número de queima no processo de fabricação. A maioria dos pisos é acionada 1-2 vezes.
  • A imagem de uma bota em uma superfície inclinada indica o coeficiente de atrito de uma superfície molhada. Para um piso lado a lado, esse valor deve ser maior que 9.
  • Um balão em fundo preto indica resistência a detergentes químicos. A classe de resistência química máxima é indicada pelo código AA; ladrilhos rotulados C e D não são adequados para o piso do banheiro.

Os ladrilhadores profissionais observam que, para banheiros em prédios comerciais e administrativos, é importante considerar a abrasão dos pisos. A resistência à abrasão é indicada na rotulagem com as letras PEI e um coeficiente numérico de I a IV.

Escolha de cores e desenhos

Os pisos da banheira são compatíveis com a cor das paredes, móveis ou decoração. A cor do revestimento determina com que frequência o piso precisará ser lavado e limpo. A variedade de cores oferecidas pelos fabricantes permite criar desenhos complexos ou até mesmo imagens em mosaico. A principal tarefa é escolher uma sombra na qual não sejam visíveis manchas de detergentes, gotas secas de água ou poeira. Os seguintes padrões existem na escolha do design do piso:

    Os mais práticos são tons claros de cores pastel. Gotas de água e poeira não são visíveis na superfície dessa cor, portanto, requerem menos manutenção. Basta limpar o azulejo do banheiro com uma superfície fosca com um pano macio depois de tomar um banho ou chuveiro e lavá-lo periodicamente com detergentes especiais.

A cerâmica brilhante de cores escuras é considerada uma opção impraticável para o banheiro, uma vez que cada gota seca parece uma mancha branca. É difícil manter esse revestimento. Se os proprietários ainda querem um piso de cor escura, você pode fazer uma combinação de cores, deixando áreas em contato com a água, de cor clara.

Os designers consideram a cor preta malsucedida para o piso do banheiro, pois poeira, manchas de sabão e gotas são claramente visíveis nela. Embora nas coleções de cerâmica do banheiro essa coloração seja bastante comum, ela pareça atraente, você pode usar esta opção se desejar gastar muito tempo em limpeza.

Artesãos experientes aconselham a prestar atenção especial à cor do rejunte do piso decorativo do banheiro. O rejunte leve durante a operação fica sujo e escurece, portanto, raramente é usado para pisos. Acabamentos mais práticos consideram o rejuntamento de tons neutros.