A cozinha

Tetos de estiramento na sala combinada com a cozinha

A sala de estar e cozinha combinadas envolve uma área bastante ampla, design interessante e ventilação muito boa, pois o cozimento é acompanhado por odores específicos, fumaça e aumento da temperatura, o que não deve ser permitido na sala de estar.

Em termos de design, esta é uma solução muito interessante, por isso é frequentemente encontrada em apartamentos e em casas particulares. O teto da sala, combinado com a cozinha, desempenha um dos papéis principais.

Sala de estar e cozinha: prós e contras

Muitas vezes, essa decisão é considerada possível e bem-sucedida em uma pequena área da cozinha e do hall. Na prática, essas aspirações são justificadas apenas quando a cozinha é mais provável nominal e se resume a lavar roupas, microondas, geladeira e cafeteira. Em outros casos, equipamentos e móveis de cozinha ocupam imediatamente grande parte da área, transformando a sala em uma cozinha de jantar muito modesta.

Se houver espaço suficiente, a combinação da sala de estar e da cozinha no estúdio é justificada. As vantagens de tal solução podem ser consideradas:

  • um grande espaço com várias janelas cria uma sensação de espaço, mesmo nos casos em que o interior é decorado com estilos clássicos e envolve uma grande quantidade de móveis,
  • a cozinha atua como lareira ou lareira, o que é totalmente consistente com o objetivo clássico original da sala de estar,
  • uma grande área do espaço combinado, por um lado, permite decisões de design mais interessantes e, por outro lado, permite efetivamente manter a unidade de estilo,
  • A associação permite resolver um problema com a iluminação de maneira muito mais eficaz e sem aumentar o custo do projeto. O teto da sala e da cozinha serve de base para qualquer tipo de candeeiros e luzes,
  • muito conveniente para a anfitriã é a capacidade de transferir pratos rapidamente e remover os pratos da mesa de jantar. Ao mesmo tempo, os clientes ainda têm a sensação de almoçar na sala de estar, na bela sala, e não ao lado do fogão.

As desvantagens da solução são bastante substanciais:

  • o cozimento é acompanhado pela evaporação de gordura, água, aparência de fuligem, partículas quentes sólidas, muitos odores, aumento da temperatura e umidade. Tudo isso na sala de estar é inaceitável e, portanto, na cozinha combinada com a sala, deve ser equipada uma poderosa ventilação e exaustor, e de preferência um sistema de purificação de ar,
  • o cozimento é acompanhado por sons. Este problema não está resolvido. O máximo que pode ser feito é usar a tecnologia mais silenciosa,
  • a limpeza da cozinha deve ser realizada com muito mais frequência: uma área de trabalho suja parece mais desagradável na sala de estar.

Requisitos Necessários

O teto da cozinha é feito de uma variedade de materiais. No entanto, deve ser sensatamente avaliado e as capacidades financeiras, os requisitos para a operação de um material específico e a frequência do cozimento. O cozimento é acompanhado por severas mudanças de temperatura e umidade, aparência de vapor, fumaça de gordura, fuligem, efeito de pigmentos coloridos. Além disso, deve-se notar que esses fatores afetarão não apenas a área da área de trabalho, mas também a decoração da sala de estar.

Os materiais para o design do teto devem atender aos seguintes requisitos obrigatórios:

  • resistência à umidade - para água e vapores. Caso contrário, os reparos e toda a sala de jantar e cozinha combinada deverão ser executados com muito mais frequência,
  • resistência à poluição. Mesmo com um capô potente, é impossível proteger completamente as paredes e o teto contra salpicos de graxa, água, partículas de alimentos e similares. Por conseguinte, os materiais de acabamento devem ser pouco porosos e não absorventes,
  • facilidade de limpeza - O efeito repelente de sujeira por si só não garante a limpeza. Os materiais de acabamento devem tolerar facilmente a limpeza com água quente e quente, produtos químicos domésticos e, se necessário, usar materiais abrasivos,
  • uma das propriedades muito úteis dos materiais na cozinha é capacidade de não absorver odores. Ao combinar a cozinha e a sala, a recomendação se torna um requisito obrigatório,
  • manutenibilidade - em qualquer caso, o teto acima da área da cozinha exigirá reparos antes do teto da sala de estar. Por conseguinte, deve ser elaborado de modo a que, se necessário, fosse possível realizar reparos apenas em determinadas áreas.

Muitos materiais atendem a esses requisitos. Na prática, a escolha leva em consideração apenas os fatores mais importantes, bem como as capacidades financeiras do proprietário.

Soluções Construtivas

Para a sala de estar da cozinha, o teto pode ser decorado de qualquer maneira. A escolha neste caso é determinada pelos parâmetros da sala e pelos requisitos gerais do design do apartamento.

  • Manchas, bem como papel de parede, cal, reboco e muito mais. O material de acabamento, neste caso, não afeta a altura da sala. Esta opção é preferível para uma cozinha com tetos baixos. A coloração e até a colagem são preferíveis à lavagem: a última é instável à ação, à umidade e requer atualização constante. A combinação de diferentes cores, texturas ou padrões permite dividir o espaço.

O gesso desse tipo de método é a melhor escolha: o material suporta muito melhor o teste de água, vapor e temperatura. Além disso, sua decoratividade é superior à da tinta, por exemplo, devido à variedade de texturas.

  • O teto falso envolve uma ligeira diminuição na altura. Isso está terminando com tábuas, painéis de plástico, bainha com drywall. Esta opção é universal, mas tem suas próprias limitações. O revestimento, por exemplo, como painéis com costura, forma uma certa estrutura, que nem sempre é adequada, principalmente em apartamentos.
  • Uma característica do sistema de suspensão é a capacidade de criar tetos de vários níveis. A estrutura do teto inclui a estrutura e o acabamento real - ripas de metal, drywall, painéis de plástico. Essa opção afeta significativamente a altura da sala, mas permite zonear o espaço com mais eficiência.

Outra solução é um teto flexível. O filme de vinil fino é fixado nas paredes, não na superfície do teto. Nesse caso, a altura muda minimamente - 5 cm do teto da base. No entanto, com o mesmo sucesso, o tecido elástico pode ser combinado com uma estrutura de vários níveis, criando designs de qualquer grau de complexidade.

Materiais de decoração

O design dos tetos na sala de estar da cozinha envolve um design mais espetacular do que em uma sala de cozinha convencional. No entanto, uma solução interessante pode ser obtida de diferentes maneiras e usando diferentes materiais.

  • Paint. Como já mencionado, é melhor recusar a lavagem de roupas. A tinta para a cozinha deve ser selecionada à prova d'água, mas sempre segura. A escolha aqui é muito grande e uma combinação de tons diferentes permite obter soluções muito originais.
  • Nenhuma opção menos interessante é gesso. A textura e as cores do material podem ser muito diferentes. É aconselhável escolher uma composição de gesso que crie uma superfície lisa: o gesso texturizado absorve a sujeira e a fuligem muito mais rapidamente; portanto, você terá que lavar a superfície do teto com mais frequência, o que afeta o acabamento.
  • Os painéis de plástico são leves, resistentes à umidade, não acumulam sujeira e lavam bem. Os lamelos podem ser coloridos, estampados e imitar outros materiais - da madeira e da pedra à superfície do espelho. Os painéis podem dobrar o teto e aparar a estrutura de vários níveis. A desvantagem desta solução é que o plástico é à prova de vapor, o que deve ser levado em consideração ao instalar a ventilação.
  • O forro é um material espetacular, mas raramente usado em apartamentos. Em primeiro lugar, o revestimento ainda tem medo de água e, em segundo lugar, a árvore visualmente aproxima a superfície, fazendo com que a sala pareça mais baixa. Mas a combinação de madeira com um acabamento diferente - por exemplo, uma viga e drywall, é bastante adequada, mesmo para tetos baixos.

  • Drywall - não combustível, não absorve odor, possui grande flexibilidade. Não há material melhor para um teto em camadas. O drywall pode ser pintado, revestido com papel de parede, rebocado e até azulejado. Na sala de estar, combinada com a cozinha, você deve pegar placas de gesso à prova d'água.
  • Trilhos de metal - alumínio ou aço galvanizado. Uma solução rara, pois esse material ao colocar necessariamente forma uma costura perceptível. Mas o metal tem muitas vantagens: incombustível, absolutamente resistente à água, vapor, pigmentos coloridos, graxa e fuligem, é extremamente fácil de limpar e extremamente durável. Na foto você pode ver o uso bem-sucedido de tal acabamento.

  • Pano de tensão. Use apenas vinil. Sua desvantagem é a baixa resistência mecânica, que se sobrepõe às vantagens: leveza, resistência excepcional à água, manutenção e excelente decoratividade. Além disso, o tecido elástico pode ser combinado com sistemas de suspensão de placas de gesso e usar iluminação muito fora do padrão ao decorar.

Soluções de design

O design do teto na sala de estar é selecionado levando em consideração as características do interior e o estilo escolhido para a decoração. Nesse caso, a tarefa principal, em regra, é o zoneamento de uma grande sala comum, mas para que o espaço permaneça visualmente unificado. A superfície do teto é perfeita para isso.

  • A separação de cores é o método mais fácil e acessível. Normalmente, o teto acima da área da sala fica mais claro - e de preferência mais alto e acima da área de trabalho - mais brilhante e mais baixo. As sombras são selecionadas levando em consideração o esquema de cores do estilo e localização da sala - com janelas para o norte ou sul.
  • O jogo da iluminação. A iluminação adequadamente selecionada permite dividir a sala em zonas. Até a solução mais simples: grandes luzes de teto para a sala de estar e iluminação para a área de trabalho já estão visualizando o zoneamento da sala. Mas a luz de fundo pode ser instalada em móveis e peitoris das janelas. Além disso, você pode usar luz de cores diferentes.

  • Combinando a cozinha e a sala de estar, para zoneamento, eles geralmente recorrem à instalação de um teto de vários níveis. Esta solução permite estruturar a superfície do teto, preservando não apenas uma paleta de cores, mas também a mesma tonalidade no design. O efeito pode ser aprimorado usando também cores e até materiais diferentes - por exemplo, um tecido elástico e drywall (drywall liso e estampado).
  • Uma solução simples e brilhante para o design de estilos rústicos, incluindo Provence - uma viga no teto. Além disso, as simulações são fixadas não apenas de maneira clássica - através ou ao longo das instalações, mas em zonas. Em tetos altos, as vigas podem formar um padrão, transformando-se em um elemento puramente decorativo.

Cozinha-sala de estar solução difícil, mas original, especialmente bem-sucedida em um estúdio. O teto dessa sala assume a tarefa de zoneamento e lida com êxito.

Quais opções estão disponíveis?

Tendo decidido equipar tetos elásticos em sua casa, você certamente encontrará o processo de seleção.

Não se trata apenas de cores, mas do material em si. Na prática, dois tipos de tela podem ser usados: tecido e filme de PVC.

Tetos de tensão

Eles se distinguem pela resistência às flutuações de temperatura, maior resistência e durabilidade do uso.

Eles são perfeitos para uma sala tão específica como uma cozinha com alta umidade e vapores quentes dos alimentos preparados, e também se tornarão um elemento decorativo real na área da sala de estar.

A largura média de um tecido desse tipo é de 5 metros, o que torna possível instalar esse design mesmo em salas bastante espaçosas.

A simpatia ambiental é outra vantagem significativa do material, por isso pode ser usado em residências de pessoas propensas a reações alérgicas.

Filme de PVC

O filme de cloreto de polivinil é mais barato em termos de custo, o que foi a causa principal de sua crescente popularidade e demanda entre os consumidores.

Revestimentos foscos, brilhantes, acetinados e camurça oferecem aos consumidores uma ampla variedade de opções.

Eles são capazes de suportar temperaturas e umidade elevadas, para que possam ser usados ​​com segurança nas cozinhas. Se você é frequentemente inundado com vizinhos de cima, esse revestimento pode reter muita água.

Para espaços unidos, você pode usar a primeira e a segunda opções. Vale a pena começar pelas possibilidades materiais, bem como pelas preferências individuais.

Brilho ou mate?

Se você já decidiu o tipo de material, é hora de pensar em qual teto você deseja obter: brilhante ou fosco. Isso afeta a percepção externa da sala combinada.

Uma característica distintiva do brilho é sua capacidade de refletir objetos. Nesse caso, a imagem está um pouco embaçada.

Expandindo o espaço circundante, serão uma excelente solução para salas pequenas, além de destacar áreas funcionais.

Branco, bege, laticínios e outras cores pastel são as mais populares. Eles não sobrecarregam a sala, acrescentam volume e espaço a ela.

As telas multicoloridas são consideradas mais exóticas, pois são mais difíceis de se encaixar na paleta de cores usada no design. Mas eles ajudarão a criar soluções individuais brilhantes.

Dica: ao escolher um filme colorido, foque na tonalidade presente em seu interior como um sotaque.

Para a área da cozinha e da sala de estar, você pode aplicar tons diferentes da mesma paleta, fornecendo zoneamento do espaço combinado.

Observação: tons escuros acrescentam profundidade ao design, mas o brilho preto, azul e marrom não tornará a sala mais espaçosa. Lembre-se disso ao projetar salas pequenas.

As telas foscas não refletem a luz, sendo um fundo conciso e harmonioso para designs clássicos. Eles enfatizam o rigor da decoração e decoração, iluminação requintada.

Externamente, eles se assemelham a uma superfície pintada ou caiada de branco que não produz reflexos ou brilho.

Optar por esse revestimento é para quem não procura se concentrar no teto.

Não é necessário escolher tons de branco chato ou azul claro. Cores profundas e nobres podem dar ao quarto um conforto e aconchego especiais.

Que cor e padrão para escolher?

Você deve abordar cuidadosamente a escolha da cor. Elimine a sombra que domina a cor do papel de parede.

Não copie o tom de um item interno brilhante ou escuro. Nesse caso, pode ser um fone de ouvido, armários, paredes modulares.

Para destacar a área da cozinha e da sala de estar, você pode usar tons diferentes da mesma cor ou tons radicalmente diferentes. Esconder a borda da transição ajudará um pequeno arco ou uma série de holofotes.

Agora sobre a fatura. Pode ser:

    Verniz brilhante e imitando o verniz, dotado de espelho e efeito reflexivo. Expande visualmente o espaço circundante.

Cetim, exteriormente semelhante a um pano de tecido. Permite criar as superfícies mais naturais.

Fosco, semelhante a uma superfície rebocada perfeitamente lisa. Isso o torna indispensável para designs clássicos.

Camurça, recriando com precisão a textura deste material. Vamos enfatizar a solidez e prosperidade dos proprietários da casa.

  • Metálico, dando à superfície um brilho incrível, amplificado por iluminação artificial. Adequado para interiores de alta tecnologia, ultra modernos e minimalistas.
  • Translúcido, transmitindo um fluxo de luz.É combinado com a iluminação decorativa montada sob o filme, o que cria um design de iluminação exclusivo.
  • Recentemente, tetos extensos com impressão em grande formato estão ganhando popularidade. Nelas podem ser reproduzidas telas de artistas famosos, fotografias e outras imagens.

    Iluminação

    O zoneamento visual, obrigatório para salas combinadas, pode ser alcançado com o uso de diferentes grupos de dispositivos de iluminação.

    Você pode instalar o candelabro central e as lâmpadas viradas. A moderna faixa de LEDs também complementará perfeitamente o design, enfatizando a severidade e sofisticação do material.

    Em particular, o lustre pode ser usado na área do salão, enquanto as lâmpadas embutidas ajudarão a iluminar adequadamente o local de cozimento.

    Para cada zona, devem ser selecionadas luzes que diferem não apenas no design, mas também na potência do fluxo emitido, bem como na cor.

    Ao combinar corretamente os dispositivos de iluminação em grupos, você pode criar um ambiente para qualquer situação da vida: trabalho, festa festiva, jantar romântico para dois, etc.

    As fontes de luz podem ser lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes e LEDs. É melhor recusar o "halogênio", pois eles são muito quentes e podem derreter o filme.

    Dicas de Design

    Aqui estão algumas dicas de design para ajudá-lo a fazer sua escolha:

      não use um filme na cozinha e na sala que imite o céu estrelado, pois essa opção é mais adequada para quartos e quartos de crianças,

    telas 3D modernas, permitindo criar efeitos incríveis na superfície, não deixarão você ou seus convidados indiferentes,

    a impressão de fotos pode ser aplicada a filmes de qualquer textura,

    para zonear as instalações, você pode brincar não apenas com a sombra e a textura dos materiais, mas também com as diferenças de altura fornecidas por estruturas de vários níveis,

  • Ao escolher a iluminação certa, você pode não apenas enfatizar as áreas funcionais, mas também obter o teto, que é uma tendência da moda do nosso tempo.
  • Resta apenas escolher uma opção que se encaixa perfeitamente no interior da cozinha, combinada com o hall, enfatizando sua sofisticação e originalidade e escolher um fabricante de materiais digno.

    Como dividir o teto na sala de cozinha

    Uma sala grande parece melhor do que algumas pequenas e é mais fácil de usar. Portanto, é mais agradável receber convidados e relaxar com sua família. E durante reuniões amistosas, cozinhar não afasta as pessoas de seus interlocutores e elas não terão tempo para se cansar.

    Na cozinha combinada, há três zonas:

    1. A cozinha, na qual eles cozinham, lava a louça - aqui eles têm um fogão, superfícies de trabalho, armários, pia, eletrodomésticos, etc.
    2. Jantar ou jantar - inclui um local para comer, enquanto a mesa pode estar localizada na junção das zonas.
    3. Uma sala de estar com móveis estofados - sofás, poltronas, uma televisão, onde a família passa momentos de lazer ou encontra amigos.

    A sala ficará confortável e aconchegante, se você seguir as seguintes regras:

    • coloque a cozinha de maneira ideal perto da janela para que durante o dia você possa usar luz natural,
    • você precisa combinar o espaço escolhendo um esquema de cores comum para paredes, teto e piso,
    • a partição é suportada pelo arranjo de móveis e decoração de paredes,
    • cada área destacada é fornecida com uma fonte de luz separada,
    • tons claros preferíveis que visualmente tornam a sala mais espaçosa,
    • o pódio no chão e o segundo nível do teto é melhor para não combinar em salas baixas,
    • ao escolher materiais e texturas, o estilo da sala deve ser levado em conta (por exemplo, tetos brilhantes e esticados não se encaixam bem com clássicos e provençal, mas são ótimos para design minimalista e de alta tecnologia),
    • em uma pequena sala como a de Khrushchev, um estilo único de design para todos os "espaços" selecionados é lindo.

    • aplique mais de 3 tons para diferentes níveis de teto - eles são difíceis de combinar,
    • use cores em quantidades iguais: seja uma dominante (pelo menos 60%) e a outra para enfatizar,
    • para fazer um interior simples - esse design parece chato.

    Dividir o teto em zonas usando cores e materiais

    É fácil selecionar as áreas funcionais da cozinha combinadas com a sala de estar. É necessário escolher dois ou três tons, não é mais necessário, pois esse design parece confuso.

    Não há instruções claras sobre a escolha da paleta - tudo depende do gosto do proprietário do apartamento e do estilo. Mas existem várias recomendações que ajudarão até um novato a lidar com a tarefa.

    Para diferentes níveis do teto, é melhor escolher tons de uma cor: o primeiro é pastel, o segundo é 1-2 tons mais escuro ou mais brilhante. Estes últimos são utilizados em áreas menores e são apoiados no interior com acessórios ou móveis (a fachada de um conjunto de cozinha, estofamento de cadeiras, cortinas, etc.). As superfícies grandes são pintadas em tons suaves.

    O branco é versátil e combina com qualquer cor. O teto leve cria uma sensação de leveza e espaço. As cores quentes reduzem visualmente a altura e são adequadas para ambientes onde as janelas estão voltadas para o norte ou oeste. Sombras frias elevam visualmente o teto e "esfriam" as salas sul e leste.

    No estilo minimalista ou de alta tecnologia, você pode usar cores escuras e até preto para criar detalhes. São preferidos revestimentos brilhantes, que removem perfeitamente o efeito da pressão.

    O design de cores é implementado usando os seguintes materiais:

    • Pintar. Este tipo de revestimento não retira o teto da altura física e é apresentado em um grande número de tonalidades diferentes. Fazer esse reparo é bastante simples. É necessário desenhar cuidadosamente o teto em setores sobre as áreas funcionais e pintá-los usando um rolo com uma alça longa. Mas a decoração terá que ser atualizada a cada 3-5 anos.
    • Esticar a web. Eles vêm em filme de PVC e tecido sintético. Nas coleções de fabricantes, existem mais de 200 cores e várias texturas, o que oferece uma enorme margem de imaginação. Filmes de diferentes tonalidades são soldados com uma costura reta ou curva. Este método cria padrões de design interessantes e exclusivos. Ela está terminando há pelo menos 10 anos, mas provavelmente não funcionará por si só para instalar um teto extensível, já que a instalação requer certas habilidades, ferramentas e equipamentos especiais. Também é importante notar que, devido às características do projeto, o teto cai em 5-7 cm.
    • Papel de parede. Os materiais de acabamento laminados são diferenciados por uma grande variedade de cores, texturas e padrões. Para delimitar visualmente o espaço em uma das zonas do teto, use o mesmo papel de parede das paredes ou com um padrão para combinar com o chão. A aderência é fácil de fazer por conta própria; esse acabamento não durará menos que a tinta. É preferível escolher revestimentos multicamadas em uma base não tecida ou de vinil que possa ser lavada.

    Ideias originais: estilo moderno

    O espaço combinado da cozinha e da sala de estar é bem-vindo do Ocidente. Hoje é tão popular que as empresas de construção criam estúdios e apartamentos com uma cozinha grande, onde você pode organizar livremente uma área de estar. Portanto, essa técnica pode ser chamada de sinal do estilo moderno dos proprietários.

    O design de interiores dessas instalações ainda é uma tarefa difícil para os leigos, e muitas vezes eles recorrem à rede ou a designers profissionais para um projeto. A principal dificuldade está na tarefa dupla - com todo o desejo de combinar as instalações da cozinha e da sala, você precisa criar uma zona separada para cada uma delas. Muitas pessoas se perguntam que decoração escolher para as paredes, quais móveis comprar e como colocá-las, além de como decorar o teto da sala de estar da cozinha. Este elemento da sala deve parecer atraente e original e, ao mesmo tempo, prático e durável.

    Uma das opções mais bem-sucedidas é instalar um teto extensível. Suas vantagens sobre outros tipos de acabamentos:

    o filme elástico não permite que a umidade passe, e quando inundado por cima, as paredes não sofrem, a água pode ser facilmente bombeada e o teto retornado ao seu lugar

    o teto é fácil de limpar e mantém suas propriedades decorativas por muito tempo,

    o filme não absorve odores suficientes na área da cozinha,

    uma variedade de cores e texturas, além da facilidade de instalação, permitem implementar qualquer ideia de design,

    a instalação desse teto não exige a liberação da sala de móveis grandes, demora um pouco e a sala pode ser usada imediatamente após a instalação.

    O filme para um teto flexível pode ser brilhante, fosco e acetinado - ele não possui propriedades refletivas como a primeira, mas possui um brilho atraente. A superfície brilhante é adequada para aumentar visualmente o espaço e, nesse caso, até tons escuros são adequados. O teto fosco tem o efeito oposto - não cria uma sensação de continuação do espaço, mas, pelo contrário, limita-o claramente. O brilho acetinado é um compromisso para salas em que não há necessidade de "elevar" ou "abaixar" o teto. Ao escolher um material para um teto de vários níveis ou duas cores em uma cozinha combinada com uma sala de estar, você não deve escolher texturas diferentes, pois isso pode criar o efeito de um interior descuidado.

    Como dividir em duas zonas

    Uma sala como a de uma cozinha, combinada em um espaço, exige uma divisão clara em zonas. Por mais cara e bonita que seja a cozinha, é principalmente um local para cozinhar, onde vários odores pairam, também podem ser fontes de difícil remoção da poluição e devem ser separadas do resto do espaço pelo menos visualmente.

    Outra área que geralmente está presente nessa sala é a sala de jantar ou área de jantar. Possui uma mesa grande que pode acomodar todos os membros da família em um jantar comum e cadeiras ou outras áreas de estar.

    A terceira zona, como o nome indica, é a sala de estar ou área de recreação. Geralmente, possui um sofá e outros móveis estofados - poltronas, pufes e uma TV. Mas na maioria das vezes há uma combinação dessas três zonas em duas - a cozinha e a sala de estar. A mesa de jantar fica na primeira zona ou faz parte da segunda.

    É fácil manter o zoneamento no teto, escolhendo duas ou três cores ou tons diferentes para seu design. As opções para esse teto podem ser as seguintes:

    Teto multinível. Com o uso de lençóis extensíveis ou chapas de drywall, é fácil criar uma estrutura no teto que consiste em várias superfícies com uma diferença de altura de 10 a 15 cm, portanto, o zoneamento da sala é suportado não apenas pela decoração da parede e pelo layout dos móveis, criando a sensação de que cada zona tem seu próprio teto .

    Teto multicolorido. No caso de uma tela elástica, esse efeito é criado por segmentos de solda de cores diferentes entre si. Se o teto for de gesso cartonado, ele poderá ser pintado com várias cores adequadas ao interior geral da sala de estar da cozinha.

    A combinação desses dois truques ocorre quando cada nível do teto tem seu próprio tom de cor. Essa opção mais popular é realizada com mais freqüência usando um teto extensível.

    Esquema de cores

    O acabamento do teto para que ele suporte o zoneamento da sala está quase sempre associado à seleção de cores adequadas para zonas e partes do teto. Obviamente, o principal nessa decisão são as preferências dos proprietários da casa, e é impossível dar uma resposta definitiva sobre qual deve ser a cor do teto na sala da cozinha. No entanto, existem várias recomendações de designers profissionais que ajudarão a determinar a opção certa.

    Como duas cores para diferentes níveis de teto, não é recomendável escolher contrastes. É bastante difícil combinar essas cores no interior, e apenas um especialista experiente pode lidar com isso.

    É melhor escolher uma combinação de dois tons da mesma cor - claro, pastel e mais saturado.

    O branco é a base do teto. Além disso, cria uma sensação de leveza e espaço. Você pode combinar qualquer outra cor com uma base branca.

    As cores brilhantes são melhor escolhidas para detalhes médios do teto.

    Cores quentes criam a sensação de um teto mais baixo. O frio, pelo contrário, aumenta visualmente.

    Para uma sala cujas janelas estão voltadas para o lado norte ou oeste, as persianas quentes são mais adequadas, elas adicionam luz e conforto, mesmo em um dia sombrio. Se a sala estiver iluminada, as janelas “olharão” para o sul ou leste e, durante o horário de sol, ficar muito quente, poderá ser levemente “resfriada” com tons frios.

    Seguindo essas recomendações, a escolha de um esquema de cores para o teto não será tão difícil, porque a escolha se tornará mais limitada. É importante não esquecer que, se houver detalhes brilhantes na estrutura do teto, é imperativo apoiar outros elementos internos.

    Bons exemplos de design

    Escolhendo a opção certa para a sala de estar da cozinha, muitos contam com fotos de outros interiores. Isso está correto, porque as opções mais bem-sucedidas geralmente são desenvolvidas por designers experientes, levando em consideração todos os recursos da sala. Tendo resumido muita informação, pode-se apresentar várias idéias prontas para o design do teto na sala de estar da cozinha.

    A cor branca no interior da cozinha pode ser apoiada com sucesso por um pano fosco branco como a neve no teto, que é combinado com uma sombra de café com leite na sala de estar, onde há um sofá da mesma cor. A ausência de curvas no design do teto enfatiza o estilo lacônico de toda a sala.

    Uma luminosa cozinha com fachadas lustrosas atrai olhares da sala de estar da cozinha e é seu principal destaque de cor. O design do teto pode conter um ou mais elementos da mesma cor - listras, círculos, linhas curvas. Com um design de vários níveis, acentos brilhantes devem estar localizados acima da parte base, para não atrair atenção. Como cor principal do teto, é melhor escolher um tom de cor de destaque branco ou fortemente branco.

    O interior clássico da sala de estar da cozinha pode ser apoiado por um design simétrico no teto na forma de um círculo, oval ou retângulo. A transição do avião do teto para as paredes é melhor feita com cornijas de teto. A cor do teto deve ser fraca, próxima à faixa natural - bege, cinza, pistache. Os holofotes são melhor substituídos por lustres clássicos.

    O teto preto será apropriado em um estilo moderno, por exemplo, alta tecnologia. Ao escolher uma superfície brilhante, você pode evitar a sensação de pressão de uma cor escura. É aconselhável não escurecer completamente o teto, mas escolher uma zona ou elemento da estrutura do teto para essa cor.

    Uma transição suave das paredes para o teto pode ser feita usando placas de gesso. Esse design será mais apropriado na área de estar acima do sofá ou da TV. Esse elemento grande se tornará um destaque do interior, por isso é melhor pintar o restante do teto em uma cor branca simples.

    Design de teto de sala de estar

    Os princípios de design da superfície do teto ao combinar salas são divididos em 3 grupos principais:

    • espaço único. Se a sala de estar e a cozinha são pequenas, não faz sentido usar métodos adicionais para zonear a sala comum. É suficiente organizar os grupos de móveis corretamente. Pelo contrário, é necessário o uso de métodos de associação visual de instalações: o mesmo piso e o mesmo teto. A unidade de cor e textura cria uma impressão do espaço comum - esse princípio é mais usado no estúdio,
    • teto estrutural - neste caso, para a separação visual da cozinha e do corredor, é criada uma estrutura de vários níveis. A diferença de altura separa os quartos, mas não afeta o espaço geral. O esquema de cores é escolhido da mesma forma ou muito próximo. A melhor opção para uma cozinha combinada com uma sala de estar é um teto de gesso cartonado ou uma combinação de um design de gesso cartonado e uma tela extensível,
    • O zoneamento envolve o uso de texturas e cores para separar visualmente completamente as zonas. Em uma sala com tetos baixos, você pode usar apenas uma cor, além de iluminação. O último é uma ótima ferramenta de zoneamento.

    Para a sala de estar da cozinha, o teto é escolhido levando em consideração muitos parâmetros: a área das salas combinadas, a altura da sala, o estilo da moradia, as condições operacionais e, é claro, as capacidades financeiras.

    Pintura ou caiação

    Deve-se notar imediatamente que a lavagem de roupas nas condições urbanas é uma opção extremamente malsucedida, especialmente em uma cozinha combinada. É impossível tolerar uma superfície defumada com manchas em um salão onde os convidados são recebidos. Uma alternativa é fazer reparos a cada seis meses ou não usar um fogão e um lavatório, o que também atrai poucas pessoas.

    Portanto, se você realmente precisa de um teto branco simples, escolha uma mancha. A tinta tolera melhor os efeitos da água e do vapor, absorve menos fuligem e também é mais fácil de limpar. Essa também não é a opção mais durável, mas também muito econômica.

    Com a ajuda da tinta, o teto da cozinha pode ser decorado das seguintes maneiras:

    • branco liso. A cor une o espaço de qualquer área, reflete bem a luz, aumenta visualmente a sala. Mais do que uma opção adequada para qualquer estilo rústico, escandinavo, techno (sujeito a paredes brancas) e até um loft,
    • pintado na superfície do teto claro ou branco pode ser estruturado com vigas de madeira ou sua imitação. O feixe é colocado paralelo a uma parede curta para tornar visualmente a sala mais próxima de proporções quadradas. O design do teto na sala de estar da cozinha se refere aos estilos rústicos - país, Provence, inglês e mediterrâneo próximos a eles,
    • com a ajuda da tinta, você pode executar o zoneamento: pinte o teto da cozinha e da sala de jantar com uma cor diferente. A localização da luz de fundo ao longo da borda da zona de cor aprimora o efeito de separação.

    Papel de parede

    Outra opção bastante orçamento. A decoração do teto é realizada apenas com a ajuda de papel de parede lavável em vinil, uma vez que este suporta temperaturas extremas de umidade e temperatura. Combiná-los com papel para decorar a sala é indesejável, pois a estrutura da decoração é muito diferente.

    O papel de parede pode ser liso e em relevo. Ao organizar um único espaço, você pode usar qualquer tipo, mas ao zonear, você deve levar em conta a textura. Colar um padrão de relevo na sala de estar e na cozinha lisa, por exemplo, é uma idéia malsucedida. Nesse caso, surge uma diferença na percepção e a separação, como tal, não é formada.

    • O papel de parede não combina com um padrão diferente ao zonear - é ridículo e feio. A única opção possível nesse caso é criar uma estrutura. Por exemplo, vigas ou figuras do segundo nível em uma construção de drywall. Nesse caso, os papéis de parede em relevo são colados nas estruturas volumosas e, em nichos, eles usam os suaves.

    Da mesma forma que eles fazem o desenho: os elementos do segundo nível são pintados, por exemplo, e os nichos são colados com papel de parede com uma imagem ou ornamento.

    Tetos falsos

    O projeto de todos os sistemas de suspensão envolve uma estrutura feita de perfis metálicos de vários tipos e suspensões, com a ajuda da qual é fixada à base da base. Sua conveniência consiste na capacidade de ajustar a distância entre o acabamento do teto e o próprio teto. Além disso, é muito conveniente equipar qualquer tipo de iluminação embutida e oculta.

    • Um exemplo típico de um sistema suspenso é um teto de cassete. Nesse caso, o ladrilho decorativo é colocado na estrutura por cima e a qualquer momento pode ser deslocado, removido ou substituído. Quase todo o material - desde o enchimento de celulose econômico até o vidro de designer com luz de fundo.

    A forma da placa é sempre claramente geométrica - um quadrado, retângulo ou hexágono, mas os tamanhos dos elementos podem ser diferentes. Além disso, fragmentos de cores diferentes podem ser combinados para criar uma estrutura e separar a sala de estar e a cozinha. Apesar da universalidade de tal solução, ela é usada com pouca frequência em apartamentos, pois aborda muito poucos estilos familiares: moderno, tecno ou construtivismo.

    Para diversificar o teto do cassete, inserções de vidro colorido e espelhos permitem, mesmo com um padrão. No entanto, os modelos com vidro são visivelmente mais pesados, difíceis de instalar e, é claro, muito mais caros.

    • Outra opção de design pouco conhecida são as ripas de metal. Como qualquer outra opção de suspensão, o sistema reduz a altura da sala e em uma extensão considerável - em nada menos que 10 cm.A estrutura da superfície é claramente expressa: ripas longas com pastilhas divisórias, o que não é do agrado de todos. Outra limitação é que o sistema assume apenas um único espaço.

    Há vantagens significativas: os trilhos de metal são bastante flexíveis e mantêm facilmente as formas mais complexas. Ondas, cascatas, saliências - dessa maneira é fácil estruturar qualquer espaço. Parece muito impressionante, como você pode ver olhando a foto.

    Lamels são feitos de aço inoxidável e alumínio. Nesse caso, o material pode ter sua própria cor ou ser pintado nos tons mais exóticos. Você pode alterar a textura - a alternância de metal polido e escovado cria um efeito muito incomum, mas é esse brilho e brilho que também são uma espécie de limitação: a opção é adequada para arte barroca, alta tecnologia, neobarroca e art déco - ou seja, conceitos que envolvem luxo.

    Construções em gesso cartonado

    Combinando a sala de estar e a cozinha com tetos altos, a maioria dos designers equipa estruturas de drywall multinível. Do ponto de vista do design, essa solução é universal, embora exija muito tempo para implementação: para esta opção, é necessário criar uma moldura complexa e finalizá-la com folhas de gesso cartonado.

    Para criar um único teto plano, esse método não é usado. Mas o zoneamento de graus variados é realizado com maestria.

    • Dois níveis - no caso mais simples, uma figura do segundo nível é formada acima da área da cozinha e acima da sala, uma vez que possui uma área grande - do primeiro nível. Uma opção mais complexa envolve a criação de várias figuras do segundo nível, por exemplo, um amplo feixe retangular com lâmpadas embutidas que separam a cozinha do corredor e figuras do segundo nível em torno do perímetro de cada zona.

    No estilo techno, uma combinação de figuras geometricamente corretas do segundo nível ou nichos com os mesmos contornos nítidos ao mesmo tempo enfatiza um espaço único e o estrutura no grau adequado. Dessa forma, também podem ser criadas zonas menores - acima da cadeira e da mesa de trabalho, por exemplo, acima do balcão da barra.

    A configuração é possível e curvada arbitrariamente: o drywall é flexível e permite criar as formas mais complexas. Esta opção é mais adequada para diferentes estilos clássicos, bem como para alta tecnologia e estilos de fusão.

    • Se a altura da sala permitir, tetos em camadas - com três e até um grande número de diferenças de altura. Esse design pode ser extremamente decorativo e complexo. É a capacidade de formar qualquer volume com qualquer configuração do drywall e o torna um material favorito dos designers.

    Além disso, o drywall pode ser pintado, embranquecido, revestido com papel de parede, lado a lado e até pintado manualmente.

    Tecto falso

    O princípio de seu dispositivo é um pouco diferente: nas paredes, e não no teto, as baguetes são fixadas nas quais um filme de vinil esticado é fixado. É muito fino, mas possui excelente resistência à água, não cresce mofado, não muda de cor ao longo do tempo e é extremamente decorativo.

    As imensas possibilidades de design são a principal vantagem de uma tela de vinil. Qualquer sombra é possível, qualquer imagem - da sua própria foto a um afresco antigo, qualquer ornamento e qualquer combinação dos itens acima. Mas isso não é tudo: a tela pode ter uma textura diferente:

    • filme fosco Não oferece brilho extra e reprodução de cores,
    • cetim graças ao microrrelevo, melhora a cor e é ideal para a sala de estar,
    • brilhante reflete a luz, ampliando visualmente a sala, mesmo que tenha uma cor escura. Sua versão em espelho reflete não apenas luz, mas também objetos,
    • veludo cria a aparência de uma estrutura fofa e é muito confortável,
    • pérola, metálica, camaleão - Mais opções de brilho exótico.

    Mas isso não é tudo: a trama elástica pode ter uma forma tridimensional. Com um arranjo diferente da baguete na parede, você pode criar ondas, cúpulas, "estalactites". Em salas pequenas, raramente é usado, mas em um estúdio, você pode pagar.

    Na maioria das vezes, telas de diferentes cores e texturas são combinadas, bem como construções de filme e drywall.

    • O espaço mais fácil para criar um espaço único com uma faixa elástica: Não apenas uma cor combina salas, mas você pode criar um teto com uma imagem e até holográfica.
    • A superfície do teto é estruturada de duas maneiras. O mais espetacular é uma combinação de figuras de gesso cartonado do segundo nível com um filme de tensão nos nichos resultantes. Ao colocar a iluminação no segundo nível, uma solução interessante pode ser enfatizada.

    Existe outra maneira: combinar pinturas com uma cor semelhante, mas com uma textura diferente. Por exemplo, destaque a área acima da cozinha com um brilho metálico e decore o teto acima da área de estar com uma tela de cetim.

    • O zoneamento permite que você use uma combinação de pinturas de diferentes cores, texturas e imagens. Ao mesmo tempo, a altura da sala muda em apenas 5 cm. Outra solução eficaz é colocar um teto iluminado sobre a sala. Para fazer isso, um filme perfurado é puxado na área do corredor e a luz de fundo é colocada atrás no teto da base.

    Para o teto na sala-cozinha, você pode encontrar muitas opções interessantes. Alguns deles são realmente difíceis de executar e caros. Mas existem soluções que são bastante acessíveis e não são inferiores à decoratividade.