Reparação

Como fazer uma argamassa de gesso?

Recomendações simples ajudarão você a executar corretamente o trabalho de reboco com composição de perlita:

  1. Ao misturar a solução, a velocidade de rotação do misturador ou do bico do misturador não deve exceder 600 rpm.
  2. A preparação da base deve ser feita com cuidado. A adesão do revestimento e da base, durabilidade, resistência e aparência dependem de sua qualidade.
  3. Para que a solução não seja muito líquida, não se deve adicionar toda a quantidade recomendada de água. A água é adicionada um pouco depois que a perlita começa a distribuí-la.
  4. Um dos erros é o reboco monolítico das juntas de dilatação - o revestimento deve ser feito com uma costura repetindo sua geometria. A própria junta no revestimento de gesso é subsequentemente preenchida com selante à base de poliuretano.
  5. Para manter as proporções dos componentes, no lote, use o volume inteiro do SS da embalagem.

Informações adicionais sobre o material no vídeo:

Para preservar o calor da casa, reduzir a carga nas paredes e na fundação, o gesso perlita é amplamente utilizado. A composição ecológica de materiais naturais não requer habilidades especiais, mesmo um leigo pode terminá-lo.

Tipos de aglutinantes e cargas

Como fichário, use:

  • cimento, que proporciona, após o endurecimento da mistura de gesso, uma maior margem de segurança. A cura da composição, incluindo cimento, começa de 15 a 20 minutos após a introdução da água e dura de 10 a 12 horas. A dureza operacional e o desempenho são adquiridos após a conclusão final do processo de hidratação, que dura 28 dias. Para reboco, é utilizado o quarto centésimo cimento Portland ou cimento com a marcação M500. Use pasta nova. O cimento perde suas propriedades e bolos durante o armazenamento prolongado em condições úmidas,
  • argila, que é um material natural bastante comum. O estuque à base de argila tem sido usado há séculos para decorar as paredes externas de edifícios de madeira, bem como para trabalhos de interior. Devido à capacidade dos materiais de construção de resistir a temperaturas elevadas, é usado para decorar lareiras e fogões, e sua maior resistência à umidade permite uma proteção confiável das estruturas de adobe e de madeira do lado de fora. Devido ao baixo custo e facilidade de uso, as misturas de trabalho à base de argila são amplamente utilizadas nas atividades de acabamento,
  • gesso, adicionado à composição da cal como um aditivo especial. É uma substância em pó que reduz o tempo de endurecimento. Se for necessário fornecer um endurecimento acelerado, usando gesso, o tempo de endurecimento pode ser reduzido para cinco minutos após a diluição da mistura de trabalho com água. A solidificação final ocorre dentro de meia hora. O pó de gesso reduz a fixação do gesso após o endurecimento e também aumenta suas propriedades de resistência,
  • limão. Uma característica do material que é usado somente após a extinção é um conjunto de dureza em contato com o ar. O material de construção escorregadio usado no reboco, diferentemente do cal rápido, não está sujeito a rachaduras. Extinguir o limão usando caroços ou recipientes. A tecnologia envolve o uso de uma opção acelerada de extinção ou lentidão por um mês. As composições incluindo cal são distinguidas por propriedades bactericidas, ductilidade e preço reduzido. Eles melhoraram a adesão a várias superfícies, incluindo madeira.

Juntamente com os componentes adstringentes, são utilizados vários enchimentos:

Tipos de compostos de reboco

Proporções de argamassa para reboco

Ao escolher uma composição para reboco, é necessário levar em consideração vários fatores:

  • fichário usado
  • material de superfície
  • condições de temperatura
  • nível de umidade.

Escolhendo a melhor opção para reboco, preste atenção aos seguintes pontos:

  • Emplastros que contenham cal e cimento são usados ​​para decoração de fachadas quando é necessário fornecer proteção contra os efeitos negativos da alta umidade. Se um aumento de umidade é esperado no interior, essa composição também é usada para decoração de interiores,
  • a introdução de argila, cal e gesso na composição do gesso permite usá-lo com um aumento da concentração de umidade no ar. Essas misturas são usadas principalmente para reboco de salas secas e sem aquecimento localizadas no interior do edifício,
  • a composição de gesso cimento-gesso, na qual é adicionada argila, é usada para decoração de interiores com concentração de umidade normal. É possível usar esses aglutinantes para rebocar as superfícies das fachadas de edifícios operados em climas secos.

Considere estas recomendações ao escolher uma composição de gesso.

Funcionalidades

A argamassa de gesso é uma grande variedade de misturas. O espectro inclui vários compostos, isto é devido à finalidade de cada material. A base de qualquer matéria-prima é um adstringente. Além disso, os fabricantes incluem vários aditivos. Esta é uma massa pastosa. Está espalhado nas paredes ou no teto, estendendo-se até formar uma camada uniforme.

A composição de cada mistura afeta diretamente sua finalidade. Por esse motivo, as misturas podem ser destinadas ao uso interno ou externo. Algumas formulações são relativamente versáteis e projetadas para trabalhar em ambientes internos e externos. Uma característica distintiva dessas misturas é a resistência a fatores ambientais adversos. Uma das características das composições de gesso é a granularidade.

É o tamanho da fração que indica se a composição é a final ou inicial. Muitas vezes, uma textura áspera é usada para preparar a base para o acabamento. Dependendo disso, um ou dois emplastros são usados ​​na mesma superfície. Nesse caso, um deles é a preparação da base para a aplicação do outro. Devido ao tamanho das partículas e ao efeito adicional, o custo do acabamento é sempre maior que o analógico inicial.

Às vezes, a mistura de gesso é confundida com o termo "gesso seco", que geralmente é entendido como chapas de gesso cartonado.

No primeiro caso, é um aglutinante e cargas em uma fórmula equilibrada. Eles devem ser amassados ​​antes de aplicar o material de gesso na base preparada. A segunda variedade é digna de nota, pois não precisa ser ajustada antes do uso na superfície.

Esse material pode ter uma tonalidade diferente. Depende dos componentes da mistura.

  • Em um caso, é de cor cinza concreto, em outros é bege sujo, às vezes leitoso.
  • O branco é considerado básico.
  • O material acabado à base de creme pode ser colorido. No entanto, a gama de tons dessas misturas é escassa. Isso torna possível pintar a mistura de estuque você mesmo.

Todas as soluções são divididas em gordurosas, magras e normais. Misturas de dois ou mais componentes são chamadas de complexas. Nas variedades gordurosas, predomina um componente adstringente. Portanto, eles encolhem e racham, exigem reprocessamento.

É impossível preparar uma composição de gesso sem uma ideia das variedades dessas misturas. No mercado da construção moderna, uma ampla gama de produtos similares em várias formas de liberação é oferecida à atenção do comprador. É diferente em volume e composição.

Existem várias misturas populares:

  • cimento-areia,
  • cimento-cal,
  • gesso
  • argila
  • cola
  • polímero
  • especializada.

Opções de cimento-areia - argamassas de cimento comuns e misturas de alvenaria com alta resistência ao estresse mecânico. No processo de secagem, eles se sentam, são aplicáveis ​​em salas aquecidas e não aquecidas. As misturas de cimento e cal são caracterizadas pela presença de areia fina na composição. Adequado para uso interno, possui propriedades antibacterianas.

As variedades de argila são ecologicamente corretas. Eles contêm amianto, cal e cimento. Menos durável em comparação com compostos cimentícios. As misturas de gesso são usadas com mais freqüência como niveladoras. Esses compostos são higroscópicos, não adequados para acabamento de ambientes com alto grau de umidade. Com contato frequente com a água, eles se desgastam e se deterioram.

Misturas adesivas de gesso são necessárias para fixar o isolamento ou a impermeabilização. Na maioria das vezes, esses produtos são usados ​​ao nivelar superfícies em trabalho com a malha. Os rebocos de polímero não possuem ventilação suficiente, no entanto, possuem alta resistência ao fogo e isolamento acústico. Eles são feitos com base em acrílico, silicone. Existem variedades de silicato.

Como fazer você mesmo?

Vale lembrar que primeiro é necessário realizar trabalhos preparatórios:

  • Avalie a superfície a ser nivelada.
  • Desmonte o acabamento antigo (remova, bata ou corte o gesso).

É especialmente importante garantir uma base sólida e a ausência de seções quebradas na parede. Depois de remover o papel de parede e o gesso, a superfície é preparada

Essa base deve secar por pelo menos 10 a 12 horas.

Para o nivelamento, são utilizados rebocos à base de gesso ou cimento. O gesso cria um microclima ideal na sala, mas tem medo de umidade. Portanto, esse material é usado para salas "secas" - salas, quartos. A composição do cimento é usada em salas com alta umidade - banheiros, cozinhas, banheiros.

É melhor nivelar a alvenaria com uma mistura à base de cimento. É permitida a aplicação de uma camada com espessura de até 2 centímetros; com espessura maior, é utilizada uma grade para reboco. A base de gesso é adequada para nivelar paredes de concreto.

Material de gesso

Considere uma instrução passo a passo sobre como alinhar paredes com gesso:

  1. Misture a mistura com água, depois de ler o tempo e a intensidade da mistura no rótulo.
  2. A mistura resultante é aplicada "fundição" na parede com uma espátula. Em seguida, pressione firmemente a espátula contra a parede e esfregue a solução, remova o excesso.
  3. Lixe a superfície usando uma lixa.

Sem faróis

Nivelar paredes sem balizas para nivelar paredes com gesso tem várias vantagens.

O número de materiais utilizados no trabalho é reduzido significativamente (como calcular a quantidade de gesso para diferentes tipos de misturas?). Ao instalar beacons, a camada mínima de estuque é de 7 mm e proprietários inexperientes aplicam muito mais material. A aplicação sem balizas permite a aplicação de gesso com uma fina camada de 4 mm, o que economiza espaço.

Com uma diferença de plano de 1 a 1,5 cm, é impossível obter um resultado positivo dessa maneira, mesmo artesãos experientes acham difícil nivelar as paredes "a olho".

Apesar de o consumo de material ser menor, isso não significa que o trabalho terminará mais rápido. Por outro lado, o desempenho sem balizas é reduzido mesmo para finalizadores profissionais. E o custo está aumentando. No entanto, se for planejado um trabalho independente que não exija alta velocidade, a economia de dinheiro será significativa.

Após concluir o trabalho preparatório e preparar uma solução especial, você pode prosseguir para o nivelamento das superfícies. Três estágios são distinguidos no trabalho:

Spray - a primeira camada, que permite fixar com segurança na parede todas as outras camadas de nivelamento. A principal tarefa nesta fase é cobrir completamente a superfície com a solução sem nivelar, isso será feito nas etapas subsequentes. Para pulverizar, prepare uma mistura com uma consistência de "creme azedo mais espesso". A primeira camada é derramada por uma espátula ou balde de construção na parede com um movimento agudo do pulso.

Com a execução correta de todas as ações, o gesso se deposita uniformemente e não escorrega do lugar certo. Se a mistura definir "slides", você precisará atrair um meio truque para trabalhar e nivelar levemente a superfície. A primeira camada áspera também pode ser aplicada com o “espalhamento” usual com uma espátula.

O próximo estágio é o terreno. É necessário iniciá-lo após a primeira camada secar completamente, para que a solução fresca se mantenha firme. Todas as falhas são preenchidas com uma mistura de estuque, a superfície é suavizada o máximo possível com uma espátula e os excessos são removidos com ela. A solução não é derramada, mas aplicada com um ralador. Nesta fase, você deve ter muito cuidado, não se apressar e realizar trabalhos em pequenas áreas.

Após este procedimento, a superfície da parede é nivelada, no entanto, existem faixas, falhas e pequenas rugas nela. Tudo isso é eliminado na terceira etapa do trabalho, chamada “rejuntamento” ou “suavização”.

Eles começam o estágio em que a mistura está apreendida, crocante, mas não completamente congelada. A terceira camada tem uma espessura menor, é aplicada na parede com um balde de cima para baixo

A mistura é nivelada e esfregada na superfície, essas ações tornam as paredes lisas.

Cuidado
Após a conclusão, a presença ou ausência de defeitos é avaliada, para isso é aplicada uma regra às paredes.

Misture dicas e truques

Uma argamassa de cimento e areia pode ser feita selecionando e medindo os componentes você mesmo. Vai custar muito mais barato. E você pode comprar uma mistura seca pronta. Na escolha, eles são guiados pelo tipo de revestimento, condições operacionais, material de base, custos de mão-de-obra, custo.

Algumas regras de seleção:

  1. Para a decoração das superfícies externas dos edifícios, são utilizadas as composições do centro de processamento central e do escritório central para o trabalho de fachada, ou universal.
  2. Todos os tipos de DSPs e DSSs são adequados para salas, mas aqueles projetados especificamente para uso interno são ideais.
  3. Para ambientes com alta umidade, use composições sem cal. Para salas secas, um CID pode ser preferível, pois cria as condições mais favoráveis.
  4. Para o trabalho no inverno, são utilizadas misturas com aditivos antifrosty.
  5. De acordo com requisitos especiais (para reduzir o ruído, isolar paredes, etc.), são utilizadas composições especiais.
  6. Para superfícies de madeira, é melhor usar um cilindro digital.
  7. A espessura máxima permitida indicada da camada é levada em consideração se for necessário um revestimento de alto nivelamento. Este indicador está associado à duração do trabalho.
  8. Paredes contendo gesso como base para nem todas as misturas prontas são "resistentes".
  9. É melhor comprar misturas dos fabricantes que se estabeleceram com produtos de alta qualidade.

As misturas "corretas" são embaladas em sacos de papel e filme de três camadas. Eles não têm o mesmo tempo de liberação (devem diferir em pelo menos um segundo). É melhor comprar misturas feitas recentemente.

Como existe a possibilidade de adquirir uma falsificação, é melhor estar seguro, comprar algumas sacolas da mistura e testá-la na prática. Se o tempo de endurecimento indicado na embalagem for realizado experimentalmente, a mistura de gesso terá uma consistência normal e o revestimento terá a qualidade superficial desejada, você poderá comprar a quantidade restante.

Dicas e truques

A maioria dos proprietários prefere reparos no orçamento, nos quais a maior parte das obras é realizada por conta própria. As paredes de estuque não são exceção a isso.

Esse processo não é difícil, mas, para fazer tudo corretamente, as seguintes recomendações de mestres experientes podem ajudar:

  • Somente aquelas paredes com defeitos e inchaços significativos precisam ser estuque. Isso ajudará não apenas a acelerar os reparos, mas também a economizar dinheiro com o acabamento.Portanto, a princípio o controle das superfícies é realizado e, se a iluminação cair sobre elas em um ângulo oblíquo, o alinhamento será realizado. Também é necessário cobrir com a solução as paredes nas quais se planeja fixar os rodapés.
  • É possível fornecer boa durabilidade ao revestimento usando um primer feito de água e cola PVA.
  • Se o gesso for aplicado em alvenaria e a temperatura ambiente exceder 23 ° C, sua base deverá ser umedecida completamente.

Ao alinhar as paredes, é aconselhável usar beacons, pois eles permitem definir o nível corretamente e determinar a espessura ideal do acabamento.
No caso de a base ser de camada única, ela deve ser nivelada imediatamente após o revestimento com uma solução. Você também pode usar espátulas especiais para isso, elas são usadas depois que o revestimento estiver definido com a superfície

Se o acabamento envolver uma segunda camada, é importante aguardar até que a solução da primeira camada termine.
Para fazer rebocos de alta qualidade nas paredes, permita folhas de gesso. Eles são adequados nos casos em que é necessário nivelar áreas muito grandes da sala, pois a preparação contínua da solução pode retardar o trabalho.

A mistura endurece rapidamente e não pode ser usada posteriormente.
Antes do início do reboco, a área de trabalho é necessariamente calculada e o nível de todas as diferenças e declives é determinado. Graças a esses cálculos, você pode pré-calcular o consumo de material e fazer estimativas.

Pequenas e grandes rachaduras podem aparecer após o acabamento, se a solução for mal misturada ou seca rapidamente sob a influência de correntes de ar. Portanto, a mistura deve ser bem misturada e rebocada apenas dentro de casa. Além disso, a superfície deve ser bem triturada e, se a mistura for aplicada em várias camadas, uma malha de construção deve ser usada.
A massa de vidraceiro permite eliminar apenas pequenas irregularidades, atingindo 5 mm, já que sua camada não pode exceder 5 cm. Portanto, se as paredes apresentarem grandes diferenças, é melhor escondê-las primeiro sob gesso cartonado e aplicar a mistura

Também é importante realizar cálculos da geometria da sala e fazer todos os ângulos 90 °, pois irregularidades e curvaturas causarão uma incompatibilidade de papel de parede e a formação de uma inclinação incorreta acima dos armários.
O gesso deve ser adquirido levando em consideração as condições climáticas da sala. Se uma queda constante de temperatura e alta umidade forem observadas, tipos especiais da mistura devem ser preferidos.

Sobre o reboco de paredes com gesso, veja o próximo vídeo.

Preparação de paredes de concreto para gesso

O processo de preparação de paredes internas de concreto para gesso consiste nas seguintes etapas:

  1. O revestimento antigo é removido na forma de gesso fraco, lavagem de roupas, tinta (nesses casos é possível aplicar gesso sobre tinta antiga, recomendamos a leitura aqui),
  2. Defeitos de paredes de concreto são determinados. Na presença de flacidez, eles são cortados com um martelo e um cinzel. Lascas maciças e cascas profundas são cobertas com uma argamassa de cimento e areia com uma proporção de 1: 3, se necessário, é usada malha de aço para reforço,
  3. Em paredes lisas, os entalhes são feitos com um martelo e um cinzel, o passo máximo do entalhe é 10 cm,
  4. Se necessário, um dispositivo para fiação oculta executava estroboscópios para fios,
  5. A superfície do concreto é limpa. Uma escova e água são usadas para remover poeira e sujeira. O tratamento da parede pode ser realizado usando ar comprimido ou um forte jato de água, o que acelera bastante o processo de limpeza,
  6. Um primer é aplicado à superfície da parede.

Entalhes na parede de concreto

Falaremos mais sobre os tipos de primers para paredes de concreto mais tarde.

Primário para paredes de concreto antes de reboco

A preparação de paredes de concreto é necessária para:

  • Reduzindo a absorção de água da solução na base de concreto,
  • Protegendo a parede de concreto de mofo e bolor,
  • Aumentando a resistência da camada protetora de concreto (superfície),
  • Remoção de poeira da superfície do concreto. O primer liga as partículas de poeira e limpa o substrato,
  • Melhorando a adesão do estuque com base de concreto.

Priming em uma parede de concreto

Além disso, consideraremos como preparar paredes de concreto antes do reboco:

  • Para superfícies de concreto lisas, primers de contato de concreto são ideais. Após a aplicação, a composição preenche os poros do concreto e uma superfície rugosa com alta adesão é formada na superfície, o que contribui para uma boa adesão ao futuro gesso. Recomendamos composições dos seguintes fabricantes: Feidel Betokontakt, Knauf Betokontakt, Prospectors Beton-Kontakt.
  • As superfícies de concreto antigas podem ser reforçadas com um primer de penetração profunda projetado especificamente para impregnar substratos frágeis. Esse solo impregna a camada superior de concreto, fortalecendo-a e dando a resistência necessária. Dos fabricantes, recomendamos: Prospetores de Penetração Profunda, AquaNova Nova, Acrílico Optimist de Penetração Profunda.

Prospetores de Primers "Penetração Profunda"

Para a preparação de superfícies de concreto poroso (concreto aerado, concreto de espuma), são necessários primers que reduzam a capacidade de absorção da base, impedindo assim a fixação irregular da argamassa. Os seguintes primers são excelentes: Knauf Mittelgrund, Knauf Rotband Grund (para rebocos de gesso), Ceresit CT 17, Toiler TR10.

Ao aplicar o primer na base, siga as instruções do fabricante. Como regra, o primer deve ser agitado antes da aplicação e o processo de aplicação deve ser realizado em várias camadas.

Instalação de balizas e telas de reforço

Se a parede antiga tiver diferenças superiores a 10 mm, os faróis devem ser instalados antes da aplicação do gesso. Faróis são necessários para a aplicação suave de gesso com a mesma camada de espessura. Como faróis, é melhor usar perfis de metal.

Faróis em uma parede de concreto

Se
a espessura do gesso planejado for superior a 20 mm, é adicionalmente necessário
organizar uma malha de reforço. Prendendo a malha na parede usando
pregos de passador.

Em seguida, você precisa preparar a solução de acordo com as instruções do fabricante. Para excluir a formação de caroços, a água deve ser adicionada à mistura seca e não vice-versa.

Qual gesso é melhor para gesso de paredes de tijolo

Entre a grande variedade de composições de gesso para nivelar paredes de tijolo, são escolhidas principalmente as seguintes:

De acordo com a funcionalidade da mistura são divididos em:

  • ordinário (nivelamento, volume de enchimento),
  • decorativo (decorar a superfície),
  • especial (higienizador, raios X, à prova de umidade, à prova de som, etc.).

Por escopo de aplicação:

  • misturas para revestimentos internos,
  • composições para paredes externas (frente),
  • misturas universais.

Força, permeabilidade ao vapor, facilidade de trabalho, vida útil e muitas outras propriedades das soluções dependem da base - um aglutinante. Em termos de custos financeiros, as misturas à base de minerais são mais baratas e mais acessíveis. E como para o reboco de tijolos o volume de reboco é grande, é mais racional escolher materiais dessa classe para paredes de tijolos.

As soluções adequadas para substratos de concreto e tijolo são: gesso, cimento, cal, cimento-cal (exceto gesso-cal).

Mistura cimento-areia cps

É o caso quando o nome fala por si. O cimento é um aglutinante que, quando endurecido, é convertido em uma pedra artificial durável. A resistência final do revestimento depende do tipo e marca do cimento, além disso, o DSP em resistência - os campeões entre os acabamentos à base de minerais.

  • universal (aplicável para interiores, exteriores, para acabamentos ásperos e decorativos),
  • resistente à umidade, ao gelo,
  • durável
  • sustentável
  • verde
  • facilmente acessível (você mesmo pode preparar a composição),
  • orçamento
  • à prova de fogo
  • durável.

As desvantagens são as seguintes:

  • longo conjunto de força (3-4 semanas),
  • peso pesado
  • instável a vibrações, construindo perturbações,
  • incompatível com paredes de madeira ou lisas.

A composição usual do DSP contém cimento (geralmente cimento Portland) com areia em uma proporção de volume de 1: 3 a 1: 4. Para misturar, use água limpa e fria. Aditivos funcionais são introduzidos para melhorar a qualidade.

Calcário

Material natural conhecido desde a época romana.

Aplicação de gesso na cave

  • ambientalmente amigável
  • fácil de encaixar
  • permeável ao vapor
  • bactericida
  • resistente ao fogo
  • “Cadeia aderente” a substratos minerais, bem como papelão, madeira, argila,
  • durável
  • sustentável
  • universal.

  • baixa resistência à água
  • rachaduras quando vibro carrega
  • força está ganhando lentamente
  • ao trabalhar, é necessário equipamento de proteção,
  • resistência inferior a outros emplastros minerais.

O aglutinante trabalha com sucesso em conjunto com cimento, gesso, argila. Adequado para banheiros, banheiros, porões. Não é adequado para fachadas.

Reboco de gesso

Um favorito especial de emplastros ao trabalhar em ambientes fechados. Mas rebocar a fachada da casa não permite que a instabilidade do gesso se molhe. O único local na rua onde o material de gesso é aplicável são galerias / varandas envidraçadas. No entanto, foram desenvolvidas formulações com aditivos que permitem o uso de gesso ao ar livre e em banheiros. No entanto, esses materiais têm um custo muito mais alto, portanto não são utilizados para desbaste.

  • conjunto rápido de força
  • alta ductilidade
  • respeito pelo meio ambiente
  • permeabilidade ao vapor
  • adesão confiável
  • baixa condutividade térmica
  • resistência ao fogo
  • peso leve
  • não racha quando endurecido,
  • fácil de lixar
  • é facilmente restaurado
  • durabilidade.

  • "Hidrofobia"
  • a vida é muito curta
  • não resistente a biodefeat,
  • baixa resistência ao gelo.

Perlite

Material refere-se a tipos especiais. Massa perlita - a areia realiza propriedades de isolamento de calor e ruído. O aglutinante é geralmente cimento.

  • revestimento de baixo peso
  • baixa condutividade térmica
  • respeito pelo meio ambiente
  • segurança contra incêndio
  • resistência a microrganismos e fungos,
  • permeabilidade ao vapor
  • durabilidade.

  • alta geração de poeira
  • alguma dificuldade em misturar.

Você pode reduzir o custo do trabalho fazendo formulações de perlita com suas próprias mãos ou comprando misturas secas prontas.

A escolha do cimento para gesso

O cimento é a base da composição do gesso e sua qualidade depende da marca utilizada. As regras aqui são:

  • Para cobrir as paredes externas expostas a mudanças de temperatura e alta umidade, é escolhido principalmente o cimento Portland da marca CEM 32.5.
  • Para o tratamento de paredes internas, especialmente em salas secas com regime de temperatura moderada, são utilizadas composições prontas: misturas secas das classes M100 e M200.

Para melhorar a qualidade da mistura de estuque, os seguintes componentes são adicionados à composição:

  • Cole os componentes. Eles se dissolvem na água e substituem as bolhas de ar. Portanto, o gesso usando esses aditivos fica na superfície uniformemente, sem rachaduras.
  • Argila oleosa desempenha funções semelhantes às dos componentes mencionados acima. O nível máximo de sua presença na composição: 100 g por 15 litros de água. Se esse nível for excedido, o produto final será quebrado após a aplicação.
  • A pasta de cal é um aditivo útil que melhora a adesão da composição. É especialmente necessário para aplicações internas.

Variedades de gesso

O objetivo do produto final afeta os ingredientes utilizados e sua proporção:

  • Para processar as paredes externas, crie uma composição de cimento, cal e areia. A mesma composição é aplicável ao revestimento de paredes internas em ambientes úmidos, por exemplo, em chuveiros, banheiros, porões.
  • Se o nível esperado de umidade na sala ou no exterior for baixo, o gesso é feito de cimento, areia, argila e gesso.
  • Existe uma composição especial para o nível médio de umidade. Argila e cimento são adicionados a ele.

Proporções de cimento e areia para reboco de paredes

As proporções dos componentes descritos acima dependem de muitos fatores. A tabela abaixo mostra os principais pontos que você precisa acompanhar para obter um bom produto final.

CondiçõesProporções (cimento em relação à areia, partes)Comentários
Composição normal, sem restrições e condições especiais1:5Ao misturar a composição, adicione água para obter a consistência desejada. O volume de água também é importante para a obtenção de um produto de qualidade e, portanto, é adicionado gradualmente.
Composição oleosa para revestimento das paredes após a pulverização1:3Spray é a preparação de paredes para aplicação de uma composição de gesso. Esta é a etapa preliminar do trabalho com paredes de concreto. A solução líquida, que inclui cimento e areia, é aplicada na parede, pré-umedecida com água.
Camada de cobertura1:1Nakryvka é a terceira camada de gesso cremoso. É aplicado ao solo (segunda camada), que foi aplicado à primeira camada - spray.

Ao falar sobre a "parte" dos componentes, queremos dizer qualquer embalagem. Pode ser um balde, uma pá ou um balde. É importante manter um recipiente selecionado uma vez durante toda a preparação para evitar erros.

Com uma espessura de camada de gesso de 20 mm, por 1 m². a superfície requer uma média de 6 kg de cimento e 20 kg de areia, se for observada uma proporção de 1: 4.

A tabela abaixo mostra a interdependência na composição do gesso e a proporção desejada dos componentes utilizados:

Tipo de soluçãoSalpicosSoloNakryvka
Cal (cal: areia)1:(2,5-4)1:(2-3)1:(1-2)
Cimento (cimento: areia)1:(2,5-4)1:(2-3)1:(1-2)
Argila (argila: areia)1:(3-5)1:(3-4,5)
Argila-cal (cal: argila)0.2:(1-3)0.2-(1-5)0.2:(1-3)
Cal-gesso (cal: gesso: areia)1:1:21:0.5:21:1:5
Argila-gesso (argila: gesso: areia)1:0.2:31:0.2:3

Como cozinhar gesso

A fabricação de argamassa de gesso não se limita a observar a proporção desejada. Não menos importante é como a composição é preparada. É necessário observar rigorosamente a tecnologia.

As dicas a seguir ajudarão você a acertar as coisas.

  • Cada componente seco (areia, cal) deve passar por uma peneira especial antes de ser adicionado à mistura.
  • O excesso de componentes não é menos prejudicial do que as desvantagens. Qualquer desvio da proporção ideal degradará a qualidade do produto final.
  • Um parâmetro importante da qualidade do gesso é o teor de gordura. Seu grau é determinado pela ferramenta com a qual a composição é misturada durante o cozimento. Se a mistura grudar nela, significa que ela possui um alto grau de teor de gordura. Para retornar à balança, é adicionada areia - diminui o teor de gordura. Se a composição não grudar, é fina. O engate será ruim e componentes adstringentes serão adicionados para melhorá-lo. Um bom gesso adere à ferramenta, mas não muito.

Uma mistura oleosa significa que mais cimento foi retirado do que o necessário. A composição acabou por ser muito espessa, será difícil deitar nas paredes. Uma mistura é considerada magra se, pelo contrário, houver pouco cimento. O resultado desse erro é a alta fluidez da composição.

A massa se torna normal quando é fácil de aplicar na superfície e permanece por um longo tempo.

Ferramentas e materiais necessários para o trabalho

A preparação de argamassas de gesso começa com a preparação das seguintes ferramentas:

  • Recipiente de mistura (um balde de plástico normal serve).
  • Capacidades para distribuição de componentes.
  • Uma espátula para mistura manual, uma broca, um perfurador com um bico misturador ou um misturador de concreto para a preparação da solução da máquina.

Dos materiais necessários:

  • Adstringente (argila, limão, cimento).
  • Enchimento (areia, lascas de pedra ou farinha, serragem).
  • Água.
  • Aditivos especiais para aumentar a ductilidade, resistência, resistência à água, se necessário.

Preparação de reboco de cimento

Esse material é mais frequentemente usado para desbaste de paredes internas e externas de instalações residenciais.É notável por sua durabilidade, resistência à umidade e longa vida útil, mas é difícil trabalhar com ele devido ao seu peso pesado. Além disso, pode levar até 14 dias para as composições cimentícias e a cura secarem completamente. Faça este tipo de gesso de acordo com as seguintes instruções:

  1. Triagem de areia. Este procedimento é realizado antes de preparar uma solução para reboco de paredes, usando uma peneira grande. É necessário identificar e remover pedras, pedaços de argila e areia, que são inaceitáveis ​​em uma mistura de estuque.
  2. Misturando ingredientes secos. É necessário medir 1 porção de cimento de grau M400 e superior e 4 porções de areia, despeje-as em um recipiente comum e misture bem com uma ferramenta manual, pois o uso de uma broca nesta fase levará à formação de uma enorme quantidade de poeira.
  3. Adicionando água. O líquido deve ser adicionado em pequenas porções, misturando-o constantemente com um misturador. No final, você deve obter uma mistura homogênea, cuja consistência se parecerá com creme azedo espesso. Para rebocos de máquinas, a composição deve ser mais fluida. Em seguida, o recipiente é deixado por 10 a 15 minutos e misturado novamente.
  4. Adicione plastificantes e outros componentes especiais. Estas substâncias são adicionadas no final nas proporções indicadas pelo fabricante. No final, a solução é misturada novamente e prossiga para a aplicação.

Nota! As argamassas à base de cimento secam por um bom tempo, para que você possa preparar imediatamente uma grande parte do material, o suficiente para toda a parede ou um fragmento significativo dela. De tempos em tempos, é permitido misturar a composição final com um misturador, para que ela permaneça homogênea.

Reboco de cimento-cal

Para aumentar a resistência do material, às vezes é adicionado cal. Essa solução é preparada da mesma maneira que o cimento, mas depois de misturar os componentes principais, você precisa tomar 2 porções de cal e diluí-lo com água em um recipiente separado e depois misturar bem. O resultado deve ser a chamada massa de limão, que lembra a consistência da massa comum. Em seguida, cal diluída é adicionada à mistura de areia e cimento, e somente então água e outros componentes são adicionados.

Não é recomendável adicionar muita massa de cal, pois essa violação da tecnologia pode levar a rachaduras no revestimento acabado.

Instruções para misturar formulações de cal

Este material foi usado anteriormente em todos os lugares. Sua principal vantagem é seu custo relativamente baixo e alta resistência mecânica. A preparação de um emplastro deste tipo é a seguinte.

Se o cal rápido for usado, será necessário um tempo considerável para extinguí-lo. Para fazer isso, o limão seco é derramado em um recipiente, após o qual é derramada água fria nele. Como resultado, ocorrerá uma reação violenta, que será acompanhada de aquecimento e pulverização, de modo que a mistura não deverá ocupar mais de 40% do volume do tanque. Ao derramar líquidos, roupas e óculos de proteção devem ser usados. Após a conclusão da reação, a mistura é fechada e deixada em infusão por 2 semanas.

Depois disso, é necessário moer o limão triturado para que não haja mais nódulos nele. Para fazer isso, use uma peneira através da qual o material é moído. Antes de diluir o material com água, uma pequena quantidade de areia é adicionada ao recipiente de cal e depois misturada. A areia peneirada é adicionada à mistura homogênea na quantidade de 3 partes por 1 ação de massa de cal. Despeje o material em pequenas porções, misturando e adicionando um pouco de água constantemente. O resultado deve ser uma solução com uma densidade de creme azedo espesso.

Importante! Como essas misturas secam entre 12 e 14 horas, é necessário fazer o gesso em uma quantidade que seja usada de cada vez. Também é necessário limpar constantemente o misturador do bico após cada mistura do gesso.

Materiais de cal e gesso

O processo de fabricação desse material é exatamente o mesmo descrito acima, mas em vez de adicionar 3 frações de areia, você precisa fazer uma argamassa de gesso. A consistência, como sempre, deve ser como creme azedo. Uma parte do gesso deve ser diluída com água e depois adicionar a mistura a uma massa de limão pré-preparada. No final, tudo é completamente misturado com uma broca com um bico misturador. Dependendo da força necessária, você pode adicionar um pouco mais de água ou adicionar uma pequena quantidade de areia.

Você deveria saber! As composições com a presença de gesso secam muito rapidamente; portanto, antes de começar a cozinhar, é necessário dividir a parede em seções de 1 metro quadrado e preparar a argamassa necessária para processar esta área.

Soluções à base de argila

Nesse caso, o componente principal é a alumina. Esse gesso é utilizado há vários milênios. A preparação da solução mais simples é a seguinte:

Soluções à base de argila

  • Antes de fazer uma argamassa para gesso, a alumina é colocada em um recipiente e a água é adicionada e deixada por 4-5 horas.
  • A argila preparada é bem misturada e a areia é derramada nela. As proporções da argamassa para rebocar as paredes - 1: 3. O gesso deve ser plantado em etapas, em pequenas porções.
  • Imediatamente após a mistura final, a solução pode ser aplicada nas paredes.

Somente nessa solução a água pode ser constantemente adicionada para manter a consistência necessária. No caso de outras misturas, isso é estritamente proibido.

Você também pode preparar gesso argila com os seguintes materiais:

  1. Massa de limão. É adicionado em frente à areia. A proporção é a seguinte: 1 parte de argila precisa de 0,5 partes de cal e 3 de areia.
  2. Cimento. É misturado com argila, enquanto as proporções da argamassa de estuque são de 0,2: 1, após o que são misturadas com 3 frações de areia.
  3. Gesso Este material precisará de 0,25 partes por 1 argila. Primeiro, esses componentes são misturados e depois a areia é adicionada. Essa mistura é preparada alguns minutos após a conclusão da preparação da solução e endurece em 30 minutos.

Componentes adicionais

Para conferir certas propriedades à argamassa para reboco de parede ou para melhorar o reboco existente, são adicionadas as seguintes substâncias:

    Areia de quartzo. A fração deste material não pode exceder 6 mm. A substância é usada para dar propriedades decorativas ao gesso, bem como para aumentar a resistência a ambientes ácidos.

A areia de quartzo confere ao gesso uma aparência atraente

  • Barite areia. Este material é usado para proteger as instalações da penetração de ondas de radiofrequência. Essas argamassas de gesso são usadas em instituições médicas, instalações industriais ou instalações residenciais, localizadas em áreas com altos níveis de radioatividade.
  • Lascas de mármore ou farinha. Na maioria das vezes, essa substância é adicionada para dar ao revestimento um efeito decorativo e aumentar sua resistência mecânica. A fração não deve exceder 4 mm.
  • Aparas de metal. Também aumenta a resistência do material, mas devido à sua suscetibilidade à corrosão, é usado raramente.
  • Mica A substância protege o revestimento da exposição a ondas ultravioletas.

    Mica moída

    A composição do emplastro não pode adicionar mais do que 10% dos materiais acima da massa total.

    Conselhos de especialistas

    Para que o gesso atenda a todos os requisitos, durante sua fabricação, é necessário seguir as seguintes recomendações:

      Todos os componentes secos são peneirados através de uma peneira.

    Peneirar componentes secos através de uma peneira é um componente importante na obtenção de uma solução de qualidade.

  • Depois de fazer o gesso, você precisa forçá-lo. As misturas iniciais são filtradas através de uma peneira com uma malha de 3 mm e acabamento - 1,5 mm.
  • Argamassas para reboco de parede devem ser um pouco mais densas que as de cobertura.
  • Soluções prontas devem ter um teor normal de gordura. Um desvio significativo da norma para cima levará a rachaduras do revestimento, em menor grau - a resistência insuficiente.
  • O uso de aditivos deve ser justificado, pois degradam levemente o desempenho dos materiais.
  • A consistência do gesso é considerada correta se, após a aplicação e o alongamento sobre a superfície, ele não desfocar e manter sua forma. Se o material tiver flutuado, é muito líquido, se houver vestígios de uma lacuna, é muito seco.

    Gesso devidamente misturado

  • A qualidade das misturas depende não apenas dos componentes selecionados corretamente, mas também da ordem de adição, portanto, é importante observar rigorosamente as proporções da argamassa para gesso e a receita para a produção.
  • Os emplastros de gesso secam muito rapidamente, por isso é necessário prepará-los em pequenas porções. Para acelerar o processo, recomenda-se o uso de massa de gesso - gesso embebido em água, que pode ser armazenada por um longo tempo para a preparação contínua de soluções.
  • As misturas de gesso prontas são feitas de acordo com todas as regras e, em qualquer caso, serão melhores que as casas preparadas. Portanto, se um mestre doméstico não tem experiência e não está pronto para gastar uma grande quantidade de tempo e esforço em cozinhar, é melhor não tentar economizar, mas comprar imediatamente emplastros líquidos ou secos em uma loja de ferragens.

    Por que uma solução tem proporções diferentes

    Os rebocos de nivelamento consistem em várias camadas com funções diferentes:

    • o spray é projetado para criar uma forte ligação do material base e da camada de nivelamento principal subjacente,
    • o revestimento destina-se a dar ao revestimento de alisamento principal a uniformidade desejada e, às vezes, a suavidade (a qualidade da superfície desejada para colagem de papel de parede, aplicação de tinta)
    • solo - o principal material de nivelamento, é aplicado em uma ou mais camadas.

    Como as funções são diferentes, as soluções diferem em proporções e componentes. Por exemplo, os acabamentos precisam de um preenchimento mais fino, pois o grau de rugosidade do acabamento depende do tamanho dos grãos. Para a pulverização, a mistura é mais fina que para o solo. Confunda composições para diferentes camadas - viole a tecnologia de acabamento.

    O período desde o momento da mistura da massa de gesso até o início da sua configuração é chamado de tempo de vida útil. Neste momento, a argamassa de estuque tem mobilidade, pode ser aplicada, dando à mistura a forma desejada. A expectativa de vida depende dos tipos de componentes e composição. Por exemplo, o gesso tem uma vida útil curta. Para aumentar ou reduzir esse período, são adicionados aditivos à mistura - aceleradores ou retardadores do endurecimento.

    Além desses aditivos, são introduzidos antifrosty (para reboco de paredes no inverno), antifúngicos e outros aditivos para dar a mistura desejada de qualidades à mistura de gesso. Quaisquer aditivos requerem uma dosagem bastante precisa, pois possuem sua própria fórmula química. Seu excesso pode degradar significativamente as propriedades do revestimento acabado.

    Manter a proporção de componentes de gesso é importante. Portanto, ao misturar uma mistura de componentes individuais ou diluir formulações secas prontas, observe as proporções recomendadas. Somente assim você criará uma pedra de estuque com as qualidades necessárias.

    Tipos de argamassa de gesso sua composição e proporções

    De fato, os revestimentos de gesso são de pedra artificial. Podemos influenciar as características desta pedra já na fase de preparação dos componentes correspondentes, dosagem, mistura, aplicação na parede e criação das condições apropriadas para o endurecimento da composição.

    Na composição mista, cada um dos componentes faz seu trabalho:

    • liga outros componentes (ligantes, reagindo quimicamente com a água, formando ligações cristalinas),
    • serve como uma estrutura que já possui resistência, cria uma estrutura (as cargas são principalmente quimicamente inertes), cria uma barreira térmica ou anti-ruído (por exemplo, areia perlita),
    • torna-se o ambiente em que são colocadas partículas de materiais e, ao mesmo tempo, participa da transformação química do aglutinante (água ou solventes nas composições poliméricas),
    • contribuir para a qualidade da solução em si e as propriedades da pedra artificial (vários aditivos),
    • dar cor à argamassa e gesso acabado (corantes e pigmentos).

    Juntos, esses componentes são uma solução que, sendo transformada, se torna uma pedra artificial.

    Como ligantes utilizados:

    • cimentos (principalmente cimento Portland, também para compostos de estuque ...),
    • gesso (alabastro e gesso são encontrados no balcão),
    • limão (cal rápida e água fervente),
    • argila
    • várias resinas poliméricas.

    Chegou a hora de descobrir como fazer argamassas para rebocos de parede a partir dos materiais mais comuns. Ao fabricar argamassas para reboco de parede com suas próprias mãos (as proporções são dadas para cada tipo), primeiro são consideradas as características dos aglutinantes (ou bases), como:

    • marca (resistência de um cubo de mistura de estuque à base de gesso ou cimento),
    • teor de gordura (por exemplo, argila ou cal) indica um aumento do teor de aglutinantes,
    • teor de água.

    A composição da argamassa de gesso é determinada pela norma SP 82-101-98 Preparação e uso de argamassas. Vale a pena prestar atenção ao fato de que o padrão não indica todas as proporções possíveis de soluções (por exemplo, os dados de uma solução de areia e areia são fornecidos sem levar em consideração o teor de gordura do teste). Em nosso artigo, indicaremos os dados do padrão e as proporções da argamassa de estuque, levando em consideração todas as nuances possíveis.

    Argamassa e proporções de cimento e areia

    Duas proporções para argamassa de cimento:

    • em alguns casos, são usadas proporções de peso, nas quais o peso dos componentes é indicado,
    • as taxas de volume são frequentemente usadas, por exemplo, a composição usual de cimento-areia 1: 3 é preparada da seguinte forma: 3 baldes de areia são medidos em 1 balde de cimento.

    Vamos operar com relações volumétricas.

    No caso de reboco nivelador para a argamassa, tomar as seguintes proporções de cimento e areia:

    NomeProporção
    CimentoAreia
    Spray12,5…4,0
    Solo12,0…3,0
    Nakryvka11,0…1,5

    Se tais relações não muito precisas forem encontradas, elas serão guiadas por qual solução é obtida após a mistura. Por exemplo, se a solução for gordurosa, a fração de carga aumentará; se a mistura for magra, a fração de areia será reduzida.

    Argamassa de cal para paredes de reboco - proporções

    O cal é introduzido na solução de gesso na forma de leite (emulsão) ou pasta de cal. Dilua a massa para obter leite com antecedência. Se a composição for preparada manualmente, use leite. É permitido colocar a massa na água da batedeira, dando tempo para dispersar quando a pera gira.

    A composição da argamassa para gesso é selecionada fazendo várias amostras. Depende de como o cal é oleoso.

    A razão volumétrica (a parte volumétrica do teste é indicada) é obtida com um sinal em negrito:

    NomeProporção
    Massa de limãoAreia
    Spray13,6. 4
    Solo13,6. 4
    Nakryvka12,5

    Com limão magro:

    NomeProporção
    Massa de limãoAreia
    Spray11,5…2,0
    Solo11,5…2,0
    Nakryvka11

    Para cal com teor médio de gordura:

    NomeProporção
    Massa de limãoAreia
    Spray13,0…3,5
    Solo13,0…3,5
    Nakryvka12

    As proporções de argamassa de cal e areia de acordo com a norma:

    NomeProporção
    Massa de limãoAreia
    Spray12,5. 4
    Solo12. 3
    Nakryvka11. 2

    Gesso argila

    A proporção dos componentes da argamassa de argila para reboco na parede depende do grau de gordura da argila. As misturas à base de argila são amassadas com a mesma composição, independentemente do local da camada aplicada (não importa se ela é pulverizada ou revestida). A proporção é de 1: 2,5 ... 4,0 (proporções mais precisas são selecionadas por tentativa ou experimentalmente). O teor de gordura da argila é testado manualmente (eles estão produzindo koloboks ou pacotes de enrolar e torcer).

    Argamassa de gesso e gesso

    De acordo com a classificação, é utilizada uma composição complexa com dois ligantes para alinhar as paredes internas. Na fórmula, o primeiro indica o número de partes de cal, o segundo - gesso.

    NomeProporção
    Massa de limãoGessoAreia
    Spray10,3. 1,02,0. 3,0
    Solo10,5. 1,51,5. 2,0
    Nakryvka11. 1,50

    Pode ser observado pelas fórmulas que o gesso não é misturado na solução de revestimento.

    Argamassa de cimento-cal

    Também é obtida uma argamassa complexa para gesso quando é adicionada cal à composição cimento-areia. Na fórmula, a ordem de indicar a proporção de componentes na sequência é cimento: cal: areia.

    NomeProporção
    CimentoCalAreia
    Spray10,5. 7,04,0. 6,0
    Solo10,7. 13,0. 5,0
    Nakryvka11. 1,51,5. 3,0

    Fichário em gesso

    Se apenas um aglutinante for incluído na solução de gesso, a composição será chamada de simples. Se os aglutinantes são dois ou mais - complicados. Nem todos os ligantes se dão bem. Por exemplo, gesso com cimento é quimicamente hostil entre si. Portanto, eles são usados ​​individualmente ou com outros aglutinantes.

    Todos os aglutinantes, exceto polímeros, são minerais, razão pela qual os emplastros têm o mesmo nome. Gesso, cimento e cal são pré-tratados termicamente, por isso perdem água e são capazes de reagir à sua presença. Combinando com a água, essas substâncias formam soluções saturadas e criam cristais.

    Fluido de gesso

    A água na solução geralmente contém mais do que o necessário para a formação de cristais. Também é necessário um líquido para dar mobilidade à mistura (trabalhabilidade). Nesse caso, o excesso de umidade pode ser prejudicial (a força da solução diminui). Por esse motivo, a proporção de água para outros componentes deve ser observada.

    Enchimentos

    A fabricação de aglutinantes, além da argila, exige muitos custos, por isso custam muito mais do que materiais de enchimento como areia ou serragem. Além disso, uma solução contendo apenas aglutinantes rachaduras ao endurecer. Portanto, para reduzir a quantidade de aglutinantes (custo da solução), bem como para reduzir as rachaduras, os aditivos são introduzidos na composição.

    As cargas também dão uma certa estrutura às soluções, por exemplo, grãos grossos usam areia grossa, para outras misturas decorativas, fibras artificiais ou naturais, fragmentos de casca são usados ​​como cargas.

    As misturas decorativas são melhor adquiridas prontas. Sua composição foi desenvolvida e testada na prática por especialistas.

    Rebocos ásperos (niveladores) com mais frequência do que outros componentes devem ser preparados no local. O consumo da mistura de gesso de nivelamento é maior e o custo da mistura produzida por si é menor.

    Aditivos especiais em argamassas de gesso

    Para dar à argamassa para reboco as propriedades desejadas, aplique aditivos modificadores (universais e com alvo estreito). Os aditivos afetam o aglutinante (cimento), melhorando ou nivelando suas propriedades individuais.

    Nas soluções, os aditivos desempenham as seguintes funções:

    • acelerar / desacelerar o processo de formação de cristais (configuração), por exemplo, para gesso, o moderador é cola óssea, leite, PVA,
    • aumentar a resistência ao gelo (cloreto férrico e outros sais),
    • melhorar a ductilidade (eles servem para reter água em solução, interferir no processo de delaminação da mistura), por exemplo, vidro líquido,
    • aumentar a resistência da mistura (por exemplo, fibras de reforço (fibra) ou ligantes adicionais).

    A especificidade da composição do gesso

    Uma vez que é necessário rebocar edifícios por fora e por dentro, onde o acabamento está em condições diferentes há muito tempo, a composição da argamassa para reboco também é específica. As superfícies das fachadas estão sujeitas a tensões mecânicas mais severas, chuva, chuva, granizo, suportam geadas e calor, queimadas pela luz solar direta. Portanto, soluções para condições externas devem ser mais resistentes a todos esses "problemas".

    Existem misturas para fachadas, interiores e universais. Este último pode igualmente ser usado para decoração de ambientes externos e internos.

    Todos os dados básicos sobre as proporções de argamassas de estuque para decoração de exteriores e interiores estão contidos na tabela da norma.

    As figuras a seguir mostram as proporções do revestimento.

    A composição da argamassa para reboco de parede exterior

    As soluções para paredes externas são diferenciadas por suas bases. Para decoração externa, não são usadas composições de gesso e cal. Uma exceção é o reboco de galerias e varandas fechadas, onde há proteção contra a entrada de água. Portanto, o aglutinante principal para composições de fachada é o cimento. Também são utilizados os compostos cimento-cal (popular) e cimento-polímero (mais caro).

    Clay não tem medo de geada e luz solar. Mas o gesso de argila deve ser protegido do borrão. Para fachadas em regiões com clima seco, se a água não entrar diretamente no gesso, é usado o reboco com misturas de argila e cal e gesso.

    Cargas mecânicas aumentadas (choque e abrasão) exigem maior resistência do revestimento de gesso. Portanto, os cimentos têm notas altas (não inferiores a M500). Em áreas com altas cargas vibracionais (por exemplo, perto de trilhos de trem), é melhor usar misturas de cimento-polímero.

    Quanto às argamassas de rua para reboco de paredes, as proporções das composições utilizadas em climas temperados são as seguintes:

    • cimento (com plastificante) - 1: 6,
    • cal de cimento (cal como plastificante) - 1: 1: 6,
    • cimento para alvenaria de mistura seca (já contém plastificantes) - 1: 5.

    Para climas rigorosos:

    • cimento (com adição automática de plastificante) - 1: 4,
    • cimento-cal (veja acima) - 1: 0,5: 4,
    • mistura cimento-alvenaria - 1: 3.

    A composição do gesso para trabalhos de interior

    Quanto aos materiais para trabalhos em ambientes fechados, as misturas são adequadas aqui. As proporções estão indicadas acima. Deve-se ter em mente que os emplastros têm permeabilidade a vapor diferente, o que significa que para quartos, salas de crianças, é melhor usar aqueles que respiram melhor.

    Para banheiros, banheiros e porões úmidos, preferencialmente não são utilizadas misturas de gesso e cal sem proteção especial.

    Para trabalhos internos, as misturas de gesso são mais frequentemente usadas para nivelar. Composição: 6 partes de gesso + 2 água + 0,2 PVA.

    Como misturar gesso

    Para preparar argamassas para reboco de parede, siga uma certa sequência de amassamento. Se o aglutinante e o material de enchimento estiverem soltos e a composição for amassada manualmente, os componentes secos serão pré-misturados.

    Depois disso, componentes líquidos são adicionados ao tanque. Nesse caso, aditivos líquidos (por exemplo, leite de cal) são adicionados à água com antecedência e agitados. Nesta sequência, é possível preparar uma mistura de gesso com uma distribuição uniforme na mistura de todos os componentes.

    Se o lote for preparado em um misturador de argamassa, a água será derramada primeiro e o motor será ligado. Depois, são adicionados outros componentes líquidos. Em seguida, despeje cimento e areia. Não é recomendável colocar todo o volume de água no misturador imediatamente, pois a areia geralmente está molhada. E o excesso de água na solução é inútil. Não se esqueça de manter proporções para o gesso.

    Misturas prontas de gesso

    É mais fácil para iniciantes usar misturas de gesso prontas, produzidas por várias empresas. A mistura acabada já contém vários aditivos, portanto você não pode esperar "surpresas" do comportamento da solução ao deitar na parede e endurecer a massa. Na embalagem, há informações sobre como amassar adequadamente, as especificações da composição e suas características.

    As misturas secas são preparadas de acordo com as instruções que podem ser encontradas na embalagem. Durante o transporte, é possível o assentamento parcial de partículas de carga mais pesadas na embalagem. Portanto, para não haver desvios nas composições de diferentes lotes, recomenda-se diluir toda a mistura (toda a embalagem).

    Os compostos acabados têm uma data de validade. É melhor comprar misturas que ainda estão longe do vencimento. Para que o acabamento feito em paredes grandes seja uniforme, é melhor fazer misturas para preparar gesso a partir de um lote.

    Preparar uma argamassa para gesso é um trabalho aparentemente simples. Mas a qualidade e as propriedades do acabamento dependem de quão bem e corretamente a mistura de gesso é preparada.