Casa particular

Casa de dois andares com sótão: belos projetos

O sótão é o espaço do sótão localizado no último andar da casa. Tais opções de construção estão se tornando mais populares a cada dia. Existem muitos exemplos bonitos de casas de dois andares com um sótão. O principal é saber como criar o projeto certo.

Funcionalidades

A história das casas com um sótão remonta a meados do século XVII. O fundador de um fenômeno arquitetônico interessante e incomum foi o francês François Mansart, em cuja homenagem foram nomeados edifícios semelhantes.

As principais características e, ao mesmo tempo, as vantagens de tais casas são:

  • a diversidade absoluta de formas geométricas - da silhueta triangular à quebrada,
  • a capacidade de usar a infraestrutura de um edifício usado,
  • maior conforto e grau no termômetro no inverno devido à redução da perda de calor,
  • o sótão pode ser instalado em dois níveis, o que sem dúvida aumentará o espaço para a criação de locais de trabalho ou de dormir adicionais,
  • as janelas de águas-furtadas são um encanto separado - oferecem a oportunidade de aproveitar a luz do dia em 40% mais do que as janelas da frente
  • componente estético - por causa dos tetos inclinados, o espaço do sótão parece livre e romântico, o que, é claro, afeta positivamente o estado emocional do inquilino.

Ainda assim, vale a pena prestar homenagem à França com seu romantismo característico - foi graças a ela que recebemos François com suas inovações.

Apesar das características e vantagens, a construção de uma casa de dois andares com um sótão deve ser abordada com atenção especial.

Alguns pontos importantes a serem observados:

  • o piso do sótão está sujeito aos efeitos do mundo interno e externo, portanto, é necessário prestar atenção suficiente ao isolamento da umidade e do vapor,
  • para trabalhar no isolamento do espaço sob o teto,
  • os padrões de construção devem ser rigorosamente respeitados,
  • Antes de construir o sótão, vale a pena visitá-lo com os amigos para entender com antecedência se esse edifício é adequado ao estado emocional e físico do inquilino em potencial.

O fato é que psicólogos não recomendam viver em salas onde as paredes são inclinadas, uma vez que deprime o sistema nervoso devido a uma sensação de pressão no nível subconsciente.

Para as soluções de engenharia certas e de alta qualidade, é necessário recorrer a profissionais, o que reduzirá significativamente o risco de perder nuances importantes.

É muito importante fornecer à sala uma boa iluminação fora do dia para maior conforto. Tente colocar um beliche no canto mais escuro.

Projetos

Uma característica distintiva de edifícios erguidos de tijolo, blocos de espuma ou concreto aerado é a durabilidade. Mas vale a pena entender que uma abordagem completa da organização da fundação é vital para a construção. Uma base de baixa qualidade pode levar a rachaduras, o que, é claro, não permitirá mais operações do edifício.

O plano mostra uma casa de 2 andares com 9x9 m.

Tais áreas de estar precisam ser bem aquecidas e por muito tempo para atingir uma temperatura confortável. O fato é que tijolo, espuma de concreto e concreto aerado são capazes de absorver e reter calor por um longo tempo.

Em questões de design, é mais prático recorrer aos materiais das peças. A estrutura de pedra pode ser facilmente complementada com elementos arquitetônicos, como um arco, uma varanda, uma zona de canto arredondado.

Projeto pronto 5. Planta térrea:

  • 1 - hall de entrada
  • 2 - corredor
  • 3 - escritório,
  • 4 - sala de estar
  • 5 - cozinha
  • 6 - banheiro.

A planta do segundo andar:

  • 1 - corredor
  • 2 - crianças
  • 3 - quarto
  • 4 - crianças
  • 5 - banheiro.

Hoje, o layout da casa 6x8 m é especialmente popular., o que não é surpreendente, porque essa estrutura não fará com que você gaste muito em sua operação, enquanto criará condições de vida absolutamente positivas.

Uma ótima idéia seria construir uma casa de dois andares com terraço, graças à qual você pode passar as noites de verão aconchegantes, confortáveis ​​e românticas. Além disso, a varanda não é apenas conveniente, mas também útil. Graças a isso, será fornecida ventilação no verão, que não precisará gastar dinheiro em ar condicionado.

Vale a pena notar que a casa representada na ilustração tem um tipo de telhado de duas águas, que continua sendo um dos mais populares devido à sua disponibilidade, confiabilidade e baixo custo de construção.

Para aumentar visualmente o espaço em uma casa com telhado de duas águas, é necessário comprar itens de decoração longos e retangulares - grandes espelhos altos, tapeçarias, luminárias de chão, pinturas de tons claros. Os espelhos são o melhor piso adquirido, oval.

Belos exemplos

Criar um quarto em estilo loft no sótão não é apenas elegante e bonito, mas também, sem dúvida, confortável. Nesse estilo, predominam os tons metálicos, o que lhe permite criar uma atmosfera urbana. Nada mais. Um mínimo de coisas - um máximo de conforto.

Outro ótimo exemplo de quarto em estilo campestre. Por si só, um estilo confortável e brilhante tem privacidade. Concorda que, em um local como esse, é agradável passar um tempo com uma caneca de chocolate quente.

E aqui você pode se reunir com amigos em uma noite gelada de inverno. Ou mantenha negociações comerciais com colegas. Um ambiente propício para a tomada de decisões corretas. O estilo do chalé é autêntico e sustentado, pode ser atribuído à categoria de aconchegante e confortável. Não é de admirar que a França seja sua terra natal.

Bela sala de estar para reuniões aconchegantes com toda a família. Uma atmosfera propícia a dar felicidade.

O espaço sob o teto pode ser inteligentemente transformado em um quarto infantil iluminado. Essa sala definitivamente dará à criança a oportunidade de se desenvolver criativamente. Além do começo ideológico e inspirador, a praticidade também servirá como um teto baixo para as crianças não será um problema.

Esta caixa pode até se transformar em cozinha ou banheiro. Em casas de dois andares, é muito conveniente realizar comunicação diretamente com o piso do sótão.

Incrível Mas o sótão pode até ser uma academia. Em uma percepção saudável - uma mente saudável. Aproveite não apenas a saturação criativa, mas também a saúde física. Literalmente, o mundo inteiro está aos seus pés.

Voltando à história do surgimento de um fenômeno arquitetônico como o sótão, vale a pena notar que na Rússia essas estruturas ganharam popularidade predominante relativamente recentemente.

É claro que os sótãos apareceram pela primeira vez em São Petersburgo no século 18, mas naquela época eles pareciam mais casas de passarinho escuras do que quartos aconchegantes e completos. Mas o sótão ganhou popularidade real em nosso país na primeira metade dos anos 90, em conexão com o advento de novos materiais e tecnologias.

Resumindo, é justo dizer que o sótão é um fenômeno mágico e misterioso no mundo da arquitetura. Graças a materiais e tecnologias, tudo o que uma pessoa deseja pode ser feito disso. Da cozinha à oficina criativa.

Projeto de design de uma casa de dois andares com um sótão, veja o próximo vídeo

Dicas de design de fachadas

Existem várias opções interessantes e comuns para o design da fachada:

  • Fachada de vidro - Ideal para casas de campo com belas paisagens. Uma fachada transparente resolve o problema das condições de pouca luz.

  • Conclusão de um terraço ou varanda - esses desenhos sempre parecem vantajosos, especialmente se você os adicionar com flores em vasos. Na estação quente, eles podem ser usados ​​para relaxar. A coisa mais básica nesse projeto é a observância da proporcionalidade.

  • Combinação de materiais de acabamento - Combinações de diferentes materiais resolvem problemas de design. É necessário levar em consideração o fato de que materiais maciços e escuros são adequados para os pisos inferiores e materiais mais leves e leves para os pisos superiores.

As combinações de materiais mais comuns são:

  • pedra decorativa e gesso,
  • painéis de pedra (tijolo) e madeira,
  • tijolo e madeira natural,
  • pedra natural e troncos.

Provavelmente, você terá que usar equipamentos especiais para cobrir a fachada com madeira. As juntas do telhado e das paredes exigem vedação de alta qualidade.

Para o sótão, você pode escolher janelas com formato fora do padrão, para que elas se destaquem melhor e sejam combinadas com o design geral. Plantas e flores são frequentemente usadas para decoração. Das plantas trepadeiras comuns, a hera é especialmente popular, mas deve-se ter em mente que é exigente em cuidados.

Com as flores, é um pouco mais fácil - para elas, você pode escolher recipientes ou vasos que são combinados com o design. Também é necessário levar em consideração a iluminação das áreas da casa, porque algumas flores precisam de muita luz solar, enquanto outras precisam de menos.

Vantagens e desvantagens da construção do sótão acima do segundo andar

Entre as vantagens de usar o sótão, destacam-se:

  • O aumento do espaço útil da casa.
  • Benefício econômico. Construir um sótão residencial é muito mais barato que um andar inteiro.
  • O isolamento térmico dos dois primeiros andares está melhorando.
  • Aparência apresentável.
  • Combinação com qualquer estilo.

  • O alto preço das clarabóias e sua instalação.
  • É necessária uma seleção cuidadosa de materiais de construção.
  • É necessário cumprir todas as tecnologias, apenas profissionais podem lidar com isso.

Vantagens e desvantagens das casas no sótão

O piso do sótão tem várias vantagens e uma pequena lista de desvantagens. As vantagens incluem os seguintes aspectos:

  • Se o arranjo do sótão não foi originalmente incluído nos planos durante a construção da casa, então, devido a isso, o espaço de vida pode ser aumentado mesmo sem sair dos limites da cabana ou cabana. A construção continuará por conta própria e o restante das salas ainda poderá ser operado, ou seja, a construção será realizada de forma independente. Essa prática é bastante comum quando a família cresce e as moradias ficam lotadas demais ao longo do tempo. Talvez essa seja a principal vantagem do mezanino adicional.
  • O sótão devidamente equipado ajudará a reduzir a perda de calor do edifício. Isso levará a menores cargas no sistema de aquecimento e a um consumo de energia mais econômico.
  • A arquitetura original do teto é ideal para direções modernas incomuns, onde a configuração é a base da composição.
  • A melhor insolação. Como o sótão é a priori mais alto do que qualquer outro cômodo da casa, ele recebe mais luz. Se as janelas estiverem embutidas no telhado, os raios do sol entrarão diretamente na sala, mesmo ao meio dia.
  • O sótão abre grandes oportunidades para o planejamento de salas. Inicialmente, o piso não possui paredes internas; portanto, a decisão sobre a localização dos quartos, seus tamanhos (largura e comprimento), é tomada apenas pelos proprietários da casa. O layout não requer demolição de partições ou alterações significativas. Você pode criar o zoneamento literalmente a partir de uma "lista limpa".
  • Boa ventilação. A altura em que o sótão está localizado promove uma rápida troca de ar.

As desvantagens incluem os seguintes fatores:

  • Necessidade de condicionamento em verões quentes. O teto aquece muito rapidamente e libera calor para o sótão, localizado mais perto do resto dos quartos. Infelizmente, com clima quente, na ausência de ar condicionado, haverá uma verdadeira "sauna a vapor", como em uma casa de banho.
  • Alguns psicólogos acreditam que, sem um teto "uniforme" tradicional sobre a cabeça, muitas pessoas podem sentir desconforto. A arquitetura complexa de um telhado inclinado parece muito incomum e bonita; no entanto, a acumulação excessiva de peças pode realmente causar irritação ao longo do tempo. A configuração é facilmente corrigida com um acabamento especial, decoração e esquema de cores.
  • O alto custo das clarabóias especiais, que terão que ser compradas para quartos espaçosos, onde algumas aberturas nas empenas não serão suficientes.
  • Com erros na construção, decoração, isolamento térmico, você pode obter um sótão "frio", que nem a caldeira de aquecimento mais potente economiza no inverno.
  • Acumulação de neve no inverno nas janelas das clarabóias, o que criará um obstáculo para a entrada de luz na sala.
  • Nenhum tipo de isolamento acústico pode excluir completamente o ruído da chuva - o som das gotas colidindo com o telhado. Além disso, não importa que tipo de revestimento é selecionado (macio ou duro). Embora os psicólogos acreditem que o ruído da água tenha um efeito calmante e curativo, às vezes pode ser muito irritante.

A propósito, outra vantagem pode ser considerada simplicidade ao colocar uma lareira ou fogão. O aquecimento do fogão também pode ser considerado como uma opção. Isso economizará no consumo de outros recursos (gás, eletricidade) e criará condições confortáveis ​​no sótão no inverno com a ajuda de "fogo vivo" a partir de carvão ou lenha.

Dispositivo do sótão

Para planejar corretamente, você deve considerar vários dos seguintes fatores:

  • Sala de estar. Suas dimensões dependem diretamente do tipo de telhado. Algumas espécies criam muitas zonas que não podem ser usadas adequadamente. A opção mais econômica é o teto do quadril. Seu sistema de vigas, em contraste com o frontão, permite que você use todos os metros do sótão sem zonas "cegas".
  • O orçamento. Se for muito modesto, você deve se contentar com um telhado de galpão, pois ele pertence às opções mais baratas.
  • Carga de neve e vento. A precipitação deve deslizar livremente do telhado e não se acumular nele. Nesse caso, o viés é importante. Se for calculado incorretamente, a precipitação criará uma carga adicional no telhado, que pode não ser capaz de suportar.
  • Escolhendo o material certo para o sistema de vigas. Muitos acreditam erroneamente que a madeira cai sob o tabu. De fato, o SNiP permite o uso de madeira se ela tiver sido pré-processada corretamente. Aqui também é observada a condição de altura máxima do edifício - não mais que 75 m, ou seja, aumento do número de andares. Obviamente, para famílias particulares, esses números são considerados altíssimos. Em média, mesmo para todas as casas de três andares, existem mais de vinte prédios comuns de um andar.
  • A condição da fundação e fachada. Ele leva em consideração não apenas o material do qual a casa foi construída, mas também os termos de operação, cargas adicionais, aparência geral (presença de rachaduras ou outros danos). Com base nisso, escolha um determinado sistema e material de viga para o telhado.
  • Cargas nas paredes da casa e da fundação. Alguns tipos de telhados (passo único) distribuem as cargas de maneira desigual, ou seja, um lado do edifício pode precisar ser reforçado. Sem conhecimento nesta área, é fácil cometer um erro que ameaça se transformar em um colapso.

Todas essas nuances são necessariamente levadas em consideração ao projetar o sótão. Pisos extras com janelas panorâmicas ou terraços parecem luxuosos. No segundo caso, a casa tem acesso ao ar livre com vista para o pátio, protegido de forma confiável por um dossel. Às vezes, essas varandas são envidraçadas. As janelas de sacada geralmente seguem saliências semelhantes nos andares inferiores.

Treliças

A treliça é o sistema principal sobre o qual o telhado repousa. De fato, esse é o "esqueleto", o esqueleto do sótão, no qual as camadas de cobertura, isolamento térmico, linhas de comunicação e decoração de interiores são "colocadas". A fazenda de vigas consiste em vários componentes, cuja combinação competente permite distribuir uniformemente as cargas nas paredes de rolamentos da casa:

  • Mauerlat.É um tronco ou barra, que é colocado em uma parede de suporte. De fato, esse é o "fundamento" da treliça.
  • Skate e corridas laterais. Essas são vigas que estão localizadas horizontalmente. O primeiro é colocado diretamente sob o cume, e o restante é ligeiramente mais baixo, perpendicular às “pernas” da viga.
  • Suspensórios, suportes, conexões diagonais - um sistema de elementos comunicativos.
  • Vigas levantadas e penduradas.

Como as cargas no telhado do sótão são bastante grandes, a treliça da viga deve ter uma margem de segurança. Ele fornece uma conexão de alta qualidade entre os componentes individuais do sistema. Na maioria das vezes, parafusos, parafusos, solda ou o tipo de pente de ranhura são usados ​​para esses fins. O esquema de estrutura da treliça é selecionado dependendo do tipo de telhado, que cobrirá o piso do sótão. Leve também em consideração a distância entre as paredes externas de suporte de carga. Se não exceder o valor de 6,5 m, escolha vigas em camadas. Em outros casos, recorra a suportes suspensos. Eles são montados em um aperto e em um Mauerlat. Se necessário, o design é reforçado com links de conexão adicionais.

Construção de telhado

A forma do sótão depende diretamente do tipo de telhado. Os pisos adicionais podem ser retangulares, quebrados, triangulares, assimétricos. O sótão pode estar localizado acima de toda a casa ou apenas acima de sua parte. Os telhados, dependendo da forma, são classificados nos seguintes tipos:

  • Escorregadio.
  • Gable.
  • Três ladeiras.
  • Cúpula (cônica, piramidal).
  • Quatro arremesso.

Telhados e cúpulas no sótão são muito raros devido à arquitetura complexa. Os primeiros eram populares na Rússia czarista, quando a decoração refinada da casa era um indicador da riqueza da família. As cúpulas são uma estrutura muito complexa com uma treliça não menos "intrincada". Sob tetos redondos feitos de materiais transparentes, estufas em mansões ricas costumavam ser escondidas. A julgar pela sofisticação da arquitetura, esse teto é uma estrutura grandiosa, impressionante e atraente. Do ponto de vista material, essa construção será muito cara e, portanto, nem sempre justificada. A inclinação de quatro é classificada em quatro subespécies:

  • Quadril.
  • Barraca.
  • Meio quadril
  • Empena de quadril.

O cavalo de barraca está completamente ausente. Os sótãos sob os telhados das três espécies restantes quebraram a arquitetura, que não são tão pronunciados quanto nos telhados de duas águas. Por esse motivo, essa nuance pode ser atribuída a vantagens, não a desvantagens.

Única inclinação

O design de um telhado de galpão é considerado o mais simples. O teto é fixado nas paredes dos rolamentos em ângulo. Essa arquitetura de telhado é concisa e até beira o primitivismo. Para opções de inclinação única, o ângulo de inclinação é de grande importância. Se for calculado incorretamente, a precipitação se acumulará e a carga no telhado aumentará. O sótão sob os telhados inclinados não se equipam com tanta frequência. A sala terá uma forma assimétrica devido às diferentes alturas das paredes opostas. Mas as janelas que parecem na mesma linha com muito cuidado e consistência são facilmente integradas ao telhado do galpão.

Gable

O telhado de duas águas é bastante simples de instalar e é considerado uma opção clássica para a organização de pisos no sótão. Como o nome indica, essas estruturas têm duas inclinações que se cruzam no topo e nas encostas. Ambos os aviões "olham" em direções diferentes. Os telhados de duas águas são classificados em três subespécies:

  • Simétrico. As rampas divergem nos mesmos ângulos e são imagens espelhadas uma da outra. O frontão tem uma configuração simples de um triângulo isósceles e a crista está localizada no centro da estrutura.
  • Assimétrico. A crista de tais telhados é deslocada em relação ao centro condicional da casa. As encostas são de igual comprimento. Às vezes, eles também são chamados: telhados "com uma crista deslocada".
  • Com rampas quebradas. Este tipo de telhado foi projetado especificamente para sótãos e sótãos. As inclinações quebradas permitem aumentar a área do espaço do telhado.

A versão mais popular de um telhado de duas águas é "convexa" com rampas quebradas. O cume está localizado estritamente no centro e o frontão tem a forma de um pentágono irregular, mas simétrico.

Escolha do telhado

A variedade de materiais de cobertura é realmente incrível. Se antes eles costumavam fazer com a ardósia tradicional colocada no material de cobertura, agora, na média das pessoas, os olhos se esvai ao ver uma grande variedade. Dependendo da rigidez, os materiais são classificados em dois tipos:

  • Macio (telhas).
  • Duro (ardósia, metal).

Ao escolher o material, preste atenção também na configuração do telhado. Para estruturas complexas e quebradas, nem todo tipo de telhado será adequado. A opção mais durável e bonita serão os ladrilhos naturais, feitos de argila por cozimento. O material será muito caro, mas a vida útil - mais de 150 anos - paga totalmente pelo custo. O segundo lugar em popularidade é compartilhado por ardósia de cimento-amianto e telha de metal. O primeiro é uma mistura de uma base de cimento com fibras de reforço de amianto. Embora muitos concorrentes tenham surgido nos últimos anos, ele ainda mantém uma posição de liderança no mercado. A ardósia pode ser plana ou ondulada. Sua cor clássica é cinza, mas alguns fabricantes pintam o material em cores brilhantes. A vida média de uma ardósia é de 30 anos. Metal - uma imitação do mesmo nome, material cerâmico feito de aço galvanizado, revestido com uma película protetora de polímero nos dois lados. A textura e as cores do material imitam o original em detalhes. A vida média de uma telha de metal é de 15 anos. É à prova de fogo, fácil de instalar, durável e barato. Ondulina, papelão ondulado (chapas de aço onduladas) e compósitos de peças, xisto, betume, ladrilhos de cimento e areia são um pouco menos populares. Para telhados de configuração complexa, é melhor usar material de cobertura macia.

Windows e métodos para abri-los

Nos pisos do sótão, eles usam janelas verticais comuns (embutidas nas empenas) e janelas inclinadas especiais. Eles estão localizados no telhado. As janelas são chamadas de "dormers". No sentido literal da palavra, eles olham “para o céu” e dão uma sensação indescritível durante a chuva ou nas noites estreladas, quando você pode adormecer enquanto admira a magnífica paisagem. Distinga-os por tipo de abertura. O mecanismo habitual de rotação ou inclinação e rotação nas clarabóias não ocorre. A exceção será apenas "hachuras" no telhado. Devido às especificidades do arranjo (em ângulo), essas janelas com vidros duplos geralmente são equipadas apenas com sistemas dobráveis ​​ou deslizantes. Janelas panorâmicas localizadas nas empenas parecem luxuosamente nos sótãos. Existem também "varandas" em miniatura equipadas com um mecanismo dobrável. Eles abrem o acesso a uma pequena varanda com uma cerca, uma espécie de mini-terraço.

Casas de um andar com um sótão

O problema da falta de espaço muitas vezes preocupa os proprietários de casas térreas. Se o terreno for pequeno e não permitir aumentar a área útil, você terá que olhar para cima. Um segundo andar completo não é barato. Terá que fortalecer significativamente a estrutura e reconstruí-la radicalmente. O sótão pode ser equipado em um sótão existente, tendo realizado trabalhos de reparo, isolamento e acabamento. Quanto ao custo, reorganizar o espaço acabado é muito mais barato do que construir um novo.

Casas de dois andares com um sótão

Em casas de dois andares, o sótão se tornará uma carga adicional na estrutura. Ao organizá-lo, é melhor usar móveis não maciços com baixo peso. Se necessário, é fácil reorganizá-lo ou substituí-lo por outro. Como opção, você pode considerar cadeiras e cadeiras de vime, mesas de plástico, vestiários em vez de armários cheios ou até móveis de jardim. Recomenda-se dividir o piso inteiro em salas ou zonas usando partições leves de drywall.

Opções de quartos

No sótão, você pode equipar absolutamente qualquer local: quartos, salas de estar, salas de jogos e crianças. Se a água for fornecida aqui, é permitido um banheiro ou cozinha. Em sótãos pequenos, é lógico organizar apenas uma sala espaçosa e executar seu zoneamento. Se o piso for estreito, duas portas são feitas da entrada da escada para salas diferentes, que se apoiam em frontões opostos. Na maioria das vezes, os sótãos são decorados sob os quartos. A falta de espaço é geralmente causada por um aumento na família. O sótão é uma ótima opção para organizar quartos de criança separados e completos. Isso permitirá que a criança dê espaço pessoal e, ao mesmo tempo, não sacrifique as salas funcionais existentes.

Tendências estilísticas populares

Na concepção dos pisos do sótão aderir aos princípios de concisão e leveza. O interior deve ser simples e discreto. A tendência estilística enfatiza necessariamente a extraordinária arquitetura do teto, que é tão freqüentemente encontrada nos pisos do sótão e transforma a assimetria em virtude, não em desvantagem. Como é indesejável o uso de móveis maciços e uma abundância de decoração, os clássicos em todas as suas manifestações devem ser excluídos. Na maioria das vezes, os designers praticam o uso dos seguintes estilos:

  • Chalé A direção alpina é baseada no uso de madeira. A matriz pode ser substituída por chapas finas no final. Eles estarão em harmonia com a viga da qual a casa foi construída. A arquitetura incomum do teto é complementada por vigas e troncos decorativos. Os móveis usam no mínimo: cadeiras de vime, cadeiras, uma cama com uma moldura de madeira. Da decoração, peles macias para o chão, chifres de veado nas paredes e luminárias elegantes em uma estrutura de metal, penduradas em correntes de vigas do teto, são escolhidas.
  • Minimalismo Este estilo adapta-se facilmente a pequenos espaços e quartos espaçosos. Todo o mobiliário é compacto. Essa direção preenche a harmonia do espaço, luz e cor. Esta opção é ideal para reparos econômicos. No esquema de cores, predominam branco e cinza. A decoração quase nunca é usada. Apenas uma mesa de centro baixa, um grupo de cadeiras, um guarda-roupa compacto de canto, um guarda-roupa e uma cama são deixados de fora dos móveis.
  • Estilo étnico russo lacônico. A direção colorida, que está associada a torres em densas florestas da Sibéria. A decoração interior não impressiona pelo luxo: é utilizado mobiliário simples, fabricado pelo método artesanal, com superfícies ásperas e mal processadas. A madeira acessível prevalece no interior - um material típico das aldeias russas. Todos os tons de marrom são usados ​​na paleta de cores: do chocolate escuro ao amarelo. A sala é decorada com passarelas caseiras, bordadas com cortinas, grupos de pratos pintados à mão nas arquibancadas. Se houver uma lareira no piso do sótão, ela será estilizada como um velho fogão russo e branqueada.
  • Provence. Esta é uma das subespécies do estilo rústico. Superfícies de madeira também prevalecem na sala. A mobília é escolhida a partir dos antigos conjuntos de "avós", que são repintados para dar uma aparência mais respeitável. A melhor decoração serão flores frescas em vasos e vasos de porcelana. Você pode reviver a sala com a ajuda de pequenas esculturas, candelabros enormes, cortinas em uma flor de glamour e um grupo de travesseiros macios em um sofá ou cama. As cores branca e pastel prevalecem na paleta de cores.

Além disso, ao organizar o sótão, eles usam um estilo japonês leve, escandinavo lacônico e alta tecnologia e alta tecnologia. Se o edifício é construído de tijolos, um loft é adequado para essas paredes. Eles nem precisam ser mais aparados. Alvenaria nua se tornará parte do interior.

Conclusão

Sótão - o lote não é apenas casas particulares. Os arranha-céus costumam vender apartamentos localizados diretamente sob o teto. Eles geralmente não têm nada a ver com habitações de tamanho pequeno, atingindo grandes espaços. Estúdios e oficinas estão equipados nesses apartamentos. No entanto, o conforto real de um sótão confortável em uma casa particular não pode ser comparado a nada. O sótão é uma ótima opção para famílias numerosas com orçamento limitado.