Na maioria das vezes, os azulejos são usados para decorar a lareira.
Você pode aparar a lareira não com ladrilhos sólidos, mas com peças como mosaicos
O material não será afetado pelo calor do forno e da corrente de ar. Além disso, é caracterizado pelas seguintes vantagens:
Permite que o ar circule dentro da superfície sem criar obstáculos.
As telhas têm um alto grau de transferência de calor
- Longa vida útil.
- É feito a partir de ingredientes naturais.
- Quando aquecido, não emite um odor desagradável.
- Entre uma ampla variedade de produtos, você pode escolher o caminho certo para uma sala específica da casa.
A pedra natural ou artificial é usada em salas com um estilo de design clássico. Na maioria das vezes, para revestir um portal de lareira, granito, mármore, concha e ardósia são usados. O material é de alto custo, portanto não é usado em opções de orçamento para salas de estar.
Acabamentos em pedra natural encontrados em estilo country
A pedra deve ser selecionada com base nas seguintes vantagens:
- A textura não se deteriora quando exposta ao calor.
- Eco-amigável e durável.
- Instalação fácil.
- Cria uma peça de mobiliário única e única.
Uma lareira de tijolos é uma versão clássica que parece vantajosa em qualquer interior.
O tijolo não tem medo de altas temperaturas, por isso vai durar por um longo período de tempo.
Porcelanato é um material natural que se parece com uma pedra natural. Ele deve suas propriedades operacionais únicas à presença de um número mínimo de poros em sua composição.
Lareira de grés porcelanato se encaixa em alta tecnologia, art déco, eclético e outros estilos
Os compradores também optam por isso devido às seguintes vantagens:
- Alta resistência.
- O revestimento não será afetado por uma chama aberta. Ele manterá sua estrutura mesmo em condições de alta umidade e geadas.
- Simpatia ambiental.
- Uma ampla gama de cores e texturas.
- Operação simples.
O reboco é considerado uma opção de orçamento, pois não requer investimentos financeiros significativos. Com sua ajuda, você pode criar uma superfície ondulada atraente externamente. Adequado para lareiras de canto.
Estuque termina perfeitamente com minimalismo.
Hoje, tornou-se possível revestir uma lareira com uma árvore.
O portal da lareira pode ser decorado com madeira
O material não só possui propriedades estéticas únicas, mas também produz um aroma agradável quando aquecido. O proprietário precisará comprar raças resistentes a esse tipo de influência externa. A melhor opção é carvalho, hornbeam, bordo ou cereja.
Em um apartamento comum, uma lareira real não pode ser feita, mas é fácil montar uma versão econômica do drywall
Giposkarton pode ser usado como uma opção de revestimento somente para uma lareira elétrica. Durante a operação, devem ser observadas precauções de segurança. Caso contrário, a estrutura poderá pegar fogo.
Se uma pessoa tiver um orçamento mínimo, poderá decorar a sala com uma lareira falsa. Por seu design, você pode escolher qualquer material.
Certas restrições nesta área não existem. Você pode fazer uma lareira real e uma falsa.
Características das inserções da lareira (decoração de interiores)
Quando eles decidem como decorar uma lareira, o design de sua fornalha é importante
Se você estiver interessado em decorar uma lareira, também deve aprender outra coisa: o que é uma fornalha. Junto à lareira, este é o local onde os sólidos queimam - pode ser madeira, carvão ou outro combustível. A decoração decorativa da lareira também inclui trabalho com a fornalha, mas mais sobre isso abaixo.
Para finalizar essa parte da estrutura, hoje eles usam:
- Tijolo
- Folhas de Drywall,
- A pedra é natural.
Fechamento de fachada em gesso cartonado
Você pode realmente usar folhas de drywall para embainhar uma inserção de lareira (afinal, esse material pode até ser colocado no chão - é durável). Mas, somente se o trabalho for realizado com uma lareira falsa. No entanto, exceções às regras também são permitidas. O drywall pode ser necessário se for necessário nivelar a superfície do forno,
Somente um material especial pode ser usado em obras deste nível - drywall à prova de umidade
Eles não recomendam usar nenhum outro aqui,
No processo, também vale a pena prestar atenção - se esse material for usado, o volume do forno pode ser significativamente reduzido. Isso ocorre porque a fixação das folhas é realizada na moldura (é claro, metal)
É feito de um perfil especial na superfície.
O que é usado para executar o trabalho de instalação:
- Precisa de material diretamente
- Perfil de metal,
- Chave de fenda e parafusos.
E agora em detalhes sobre a instalação:
No decorrer do trabalho, algumas dificuldades podem surgir - especialmente a probabilidade delas é alta quando há lugares de difícil acesso na lareira. É por isso que é recomendável trabalhar com uma chave de fenda (uma ferramenta que funciona com baterias),
Uma inserção de lareira com placa de gesso geralmente é revestida quando o tamanho do forno precisa ser reduzido - em grande parte
Isso acontece quando a lareira é grande - e o proprietário deseja corrigir a situação,
Se você decidir usar folhas desse material, é importante pensar com antecedência na decoração do interior - para que o material possa ser protegido dos efeitos nocivos do fogo e das altas temperaturas.
Revestimento de madeira ou pedra decorativa - soluções que sempre serão relevantes para estruturas desse tipo
Isso definitivamente ajudará você:
- A pedra é decorativa
- Pedra natural
- Telha cerâmica (pouco usada, mas a exceção).
Nós usamos um tijolo
Tijolos de lareira também são freqüentemente usados.
Normalmente, o tijolo é usado em uma situação em que a própria lareira é construída com esse material. Nesta situação, a fornalha está sendo erguida junto com o restante da estrutura; não há necessidade de decoração decorativa adicional.
Além disso, o tijolo é escolhido no caso em que toda a estrutura da lareira foi feita de outro material - que não consegue lidar com influências de temperatura (ou simplesmente inflama facilmente, não tolera calor).
Tais materiais são:
- De madeira
- Drywall que não é resistente ao fogo.
Uma chaminé é colocada de tijolos, a fornalha está dentro da estrutura
E para garantir a máxima segurança, é importante manter uma certa distância da caixa da lareira até a camada de tijolos. Esse intervalo deve ser de pelo menos 200 (ou até melhor - 250) mm
Revestimento com azulejos
Telha cerâmica - outra opção digna de atenção
Se a decoração decorativa da lareira é exatamente o que lhe interessa, você não pode passar por um material tão maravilhoso como a telha cerâmica.
Em geral, raramente é usado para fornos internos de câmaras de incêndio, eles são fixados apenas à superfície plana (geralmente em drywall, já se entendeu que a instalação não é uma tarefa tão difícil).
Você pode instalar facilmente telhas cerâmicas se tiver em mãos:
- Argamassa de concreto
- Duas espátulas
- O material de acabamento em si,
- Sinalizadores de plástico em forma de cruz (necessários para garantir que a costura seja uniforme).
Características do uso de azulejos:
O material é muito resistente ao fogo. Para executar a instalação com eficiência, é melhor usar uma cola especial para construção ou argamassa de concreto.
Funcionalidades
A aparência decorativa da lareira pode desempenhar um papel importante na criação do interior em ambientes fechados. A lareira é usada não apenas como decoração, mas também como fonte de calor. Nesse caso, você precisa de uma abordagem especial para a escolha do material a partir do qual o forno será fabricado. O mármore é uma ótima opção.
A rocha natural bruta do mármore praticamente não é diferente de outros materiais fósseis. No estado processado, o produto de mármore adquire um padrão único e cores elegantes. As lareiras de mármore podem diferir significativamente, porque os elementos de design são muito diversos.
Os especialistas recomendam o uso de mármore para decorar uma lareira devido às suas características naturais.
- Material ecológico que não é prejudicial à saúde. Mesmo quando exposto a chamas não emite substâncias tóxicas.
- Produtos de alta resistência que podem suportar cargas pesadas.
- Resistente à alta umidade.
- Resistência ao fogo do material. Quando expostas ao fogo aberto, as superfícies de pedra marmorizada permanecem protegidas.
- Vida útil ilimitada (cerca de 100-150 anos). A substituição do material de revestimento ocorre apenas se a aparência do produto escurecer ou se tornar artificial.
Além de todas as características positivas, o mármore também possui aspectos negativos. A mineração e o processamento da pedra são realizados por um período bastante longo, portanto, o custo dos produtos de mármore será alto.
Graças aos métodos existentes para revestir a lareira com mármore, os especialistas podem desenvolver imagens únicas no design. Por moagem, o volume e a estrutura da pedra de mármore podem ser enfatizados. O efeito de envelhecimento aproxima a aparência do fogão dos tempos antigos. O polimento de pedras melhora as qualidades naturais do mármore, bem como o reflexo de um fogo ardente.
Telha Cerâmica - Material Comprovado
Quando surge a pergunta, o que deve ser enfrentado com uma lareira, a primeira coisa que vem à mente é o azulejo. Ele difere em características técnicas daquelas usadas para projetar banheiros e cozinhas.
O produto deve necessariamente ser resistente à temperatura e temperaturas extremas, bem como para aquecer bem. Clínquer também pode ser refinado com clínquer, chamotte, azulejos, porcelanato.
O uso de azulejos decorativos em tais obras tem várias vantagens:
- Os materiais para a lareira são oferecidos em uma ampla variedade, diferindo em preço, qualidade, textura, cor e outros parâmetros.
- Cada espécie é resistente a altas temperaturas.
- Posteriormente, o design será simples no atendimento domiciliar.
- Você pode decorar uma lareira em qualquer direção estilística e de design.
- O processo de alvenaria é o mais simples possível.
Acabamentos em azulejo
Você deve saber que a fixação do ladrilho na superfície da lareira ocorre com a ajuda de uma cola especial que não amolece quando exposta a altas temperaturas. Na maioria dos casos, o fogão é confrontado com pequenos produtos, o que no futuro reduz a probabilidade de deformação e rachaduras nos ladrilhos.
Para implementar o design, as ferramentas e os materiais para os mantos da lareira são pré-preparados:
- Verifique a uniformidade das linhas verticais e horizontais usando o nível do edifício e o prumo.
- Para marcar usando um marcador ou um lápis simples.
- Uma base adesiva é aplicada com uma espátula.
- Use um martelo de borracha para pressionar o material contra a superfície.
- A parte da frente é limpa com uma esponja.
- Para uniformizar a costura e separar os elementos, serão necessárias cruzes.
- Argamassa e espátula de borracha para aplicação também serão necessárias.
Se você precisar de uma instrução passo a passo do trabalho, parecerá bastante simples:
- Inicialmente, as juntas são dispostas para a alvenaria principal da lareira.
- Em seguida, execute a limpeza contra poeira e sujeira.
- A decoração da lareira na próxima etapa envolve o processamento de uma mistura do solo.
- Se necessário, aperte a estrutura com uma malha de metal.
De frente para a lareira, começa com o fato de que os ladrilhos são dispostos no chão perto da estrutura e, se necessário, os materiais são cuidadosamente ajustados, o que permitirá ver claramente o futuro padrão. Depois disso, o material de fixação, o adesivo é diluído com água nas proporções especificadas nas instruções para a composição.
Design leve do portal
A partir da zona inferior do forno, é apresentada a primeira linha de ladrilhos. Para fazer isso, pegue a solução, aplique-a na superfície da lareira e passe-a com uma espátula dentada. Depois de aplicar o ladrilho, pressione-o e bata com um martelo de borracha. Usando um nível, verifique a conformidade do plano de alvenaria. A próxima linha é colocada de forma idêntica e o corredor é preenchido com cruzes nas zonas de canto do ladrilho.
Existe um material de ladrilhos de canto para decorar a lareira, com a ajuda das quais são projetadas saliências. Quando a construção estiver concluída, ela deve ser deixada até a cola secar completamente. Para que o produto colete menos poeira e fuligem, ele é revestido com um verniz especial.
Preparação da solução
A lareira, revestida com azulejos, servirá por muito tempo apenas se você tiver aplicado uma argamassa de qualidade. Se a lareira é decorativa e não possui fornalha, tudo é simples: você pode montar mesmo em uma mistura seca.
Se a lareira estiver funcionando, você deve abordar o assunto com muito mais seriedade. As superfícies aderem melhor se as soluções de alvenaria e fixação de ladrilhos tiverem uma composição comum. Pode ser argila ou cimento.
Solução de argila
Esta mistura é mais adequada para uma lareira ou fogão existente. Pode suportar temperaturas extremas e alta umidade.
Portanto, não importa que tipo de combustível seja planejado para ser usado no forno da lareira
A solução de argila deve ser de plástico
Essa solução incorpora areia e argila. E para determinar a composição percentual necessária dos componentes, primeiro é necessário determinar o teor de gordura da argila. Para fazer isso, fazemos uma dúzia de bolas de argila e areia em diferentes proporções. Nós os deixamos secar completamente e, a uma altura de um metro, simplesmente os jogamos sobre uma superfície dura. Um que não tenha se deformado e não tenha travado terá a composição correta.
- Passe o barro por uma peneira, separe o lixo e amasse os pedaços. A composição deve ser homogênea.
- Depois de determinar a composição da solução, amassamos. Para fazer isso, é melhor usar um recipiente sem reforços ao longo das bordas e no fundo. Despeje a argila no recipiente e encha-a com água. Nós damos a ela depois dessa infusão por um dia. Deve azedar e obter a viscosidade desejada.
- Depois disso, adicione areia na quantidade certa e misture. Para fazer isso, use uma broca com um bico. Para que possamos alcançar a uniformidade de massa mais rapidamente.
Argamassa de cimento
Essa mistura é muito mais fácil de preparar. No entanto, não deve ser usado se combustível sólido for usado para a lareira:
- Para a sua preparação, areia e cimento são utilizados. Para M300, uma composição 1/3 é usada.
- Primeiro, despeje areia no recipiente e adicione cimento na quantidade necessária.
- Misture até ficar homogêneo. Adicione água e misture novamente.
- Para tornar a massa homogênea, você deve usar uma broca com um bico.
Lareiras de estilo inglês
Lareira inglesa - Sr. impecável. É apresentado em forma de U e dotado de características clássicas. No design, é dada prioridade às linhas retas e cantos suaves e claramente angulados. O forno em si é pequeno, mas volumoso. A área de destaque no fornecimento do forno cria um grande portal. É decorado com azulejos, elementos de forjamento, madeira cara.
Decoração de lareira em estilo inglês
Lareiras no estilo de provence
Sem frescura, sem pompa - apenas as formas mais simples. Criando uma lareira, seu design é elaborado nos mínimos detalhes.O esquema de cores da decoração decorativa da lareira é certamente em um tom calmo. Idealmente, o foco é feito em branco, embora as cores claras e calmas do portal do espectro verde, azul e amarelo se encaixem bem na composição interior.
Lareira branca em estilo provençal
Uma boa solução é envelhecer a tinta, dando uma aparência desbotada. Você pode venerar a lareira com pedra Provence ou cerâmica. A madeira, embora não seja estranha ao estilo, não é tão comum na decoração de uma lareira desse tipo. Se aparecer, então apenas raças preciosas. As peças forjadas podem se tornar a decoração do forno.
Acabamentos em madeira provençal
Lareiras em estilo campestre
As lareiras de estilo rústico, com toda a sua simplicidade e decoração simples, tornam-se verdadeiras transportadoras do conforto do lar. Eles são pesados e têm dimensões impressionantes. Por este motivo, a construção e decoração da lareira com as próprias mãos é difícil.
Lareira estilo maciço
Portais são emitidos em forma de D. A lareira possui um nicho sob a fornalha, onde é adicionada a lenha de inflamação. Um feixe poderoso é colocado acima da fornalha, na maioria das vezes a partir de um monólito de pedra.
Um forno rural pode ser feito não apenas a lenha, mas também a gás. Recomenda-se decorar o portal com arenito envelhecido artificialmente, alvenaria e concha.
Alvenaria perfeita para o estilo country
Lareiras de estilo étnico
Etno-lareiras são distinguidas pela diversidade de espécies. Eles podem ser interpretados em rigoroso estilo antigo alemão, escandinavo ou apresentados em cores vivas indianas.
A decoração da lareira é responsável pela etnia, o que dará origem à necessidade de procurar elementos específicos para sua decoração. Eles ajudarão a se associar à direção estilística escolhida. Como opção para fornecer o forno, podem ser consideradas argamassa branca, pedra e argila.
Motivos étnicos na decoração da lareira.
A lareira também pode aparecer na forma de uma lareira praticamente aberta, que quase se desdobra no centro da sala como uma lareira comum.
Lareira em estilo étnico no interior
Lareiras de alta tecnologia
Materiais inovadores, tecnologias avançadas, soluções chocantes - esses são os principais marcos na decoração de lareiras de alta tecnologia. Eles podem ser criados na forma de uma mesa de café, prisma, suspensa por uma bola de fogo em uma corrente de metal. Tais fogões podem ficar no chão, pendurar no teto, prender nas paredes. Frequentemente, estes são elementos interiores rotativos e móveis.
Lareira de alta tecnologia
A decoração de lareiras decorativas pode combinar incongruente, por exemplo, fogo e água.
O material de fabricação é metal, vidro refratário, caracterizado por alta transferência de calor.
Metal e vidro - a melhor opção para uma lareira de alta tecnologia
Lareiras no estilo clássico
As visões estilísticas da decoração da lareira são absolutamente idênticas aos princípios básicos do classicismo: clareza geométrica, linhas retas, design de cores neutras. Para aumentar o foco da respeitabilidade, seu portal é decorado com composições e molduras discretas de estuque.
A moldagem em estuque adicionará um centro de respeitabilidade
Uma lareira clássica pode conter elementos típicos do barroco em sua decoração. No trabalho de imagem e fornecimento do forno, colunas e elementos de proteção forjados podem ser usados.
Lareira clássica no interior
Pano de lareira em pedra
Pano de lareira em pedra
Você quer que sua lareira pareça verdadeiramente elegante e chique? Então preste atenção ao acabamento de pedra. A pedra natural é caracterizada por um excelente desempenho e se encaixa perfeitamente em qualquer interior
Se você tiver acesso a equipamentos especializados, poderá pré-processar e instalar de forma independente mármore ou granito. Na ausência dos dispositivos necessários, dê preferência a conchas, calcários e pedras de entulho.
Portal de lareira em mármore
Portal de lareira em mármore
A pedra artificial não parece ter diferenças visíveis do material de acabamento natural. Também pode ser usado com segurança para decorar a lareira.
Lareira em pedra
Pedra artificial pode ser feita com suas próprias mãos. Para fazer isso, misture cimento, areia peneirada e pigmentos corantes da cor desejada e preencha a composição resultante em moldes de silicone. Deixe a argamassa endurecer nos moldes, remova os produtos resultantes e use-os para decorar a lareira.
Pedra artificial DIY
Molde para fazer decoração
O revestimento direto é realizado da mesma maneira que no caso de pedra natural e ao usar um análogo artificial. Basta fixar os elementos na superfície da lareira usando cola de mástique ou telha. Você pode pré-colocar as pedras no chão para ver o acabamento futuro e escolher a opção mais ideal para colocar pedras diretamente na superfície da lareira.
Acabamento em pedra, padrão
Revestimento da telha
Para este método de revestimento, será necessário um material resistente ao calor com um alto nível de condutividade térmica. Porcelanato ou clínquer são adequados. Para evitar rachaduras, é aconselhável pegar pequenas placas e fixá-las para colar com um alto nível de resistência ao calor.
As opções de decoração da lareira e seus ornamentos decorativos são variados nos padrões e padrões criados.
As vantagens do material incluem:
- facilidade de instalação
- cuidados pouco exigentes
- resistência a condições de alta temperatura,
- variedade de cores e texturas.
No início do trabalho de frente, é necessário preparar um conjunto padrão de ferramentas. A superfície também deve ser tratada. Todas as costuras da alvenaria são bordadas, as paredes da lareira são limpas de contaminantes e tratadas com uma cartilha. Para fortalecer a estrutura, é necessário fazer reforço, fixando a grade com parafusos.
Para colocar os ladrilhos, é preparada uma solução de água e cola resistente ao calor. O trabalho começa no nível mais baixo. A cola é aplicada na parede com base em 3-4 placas e nivelada com uma espátula. Depois de prender o ladrilho, você precisa bater nele com um martelo de borracha e verificar o nível.
É interessante: Lareira decorativa - criamos aconchego
Opções interessantes para decorar lareiras (foto)
Todos os métodos descritos acima podem ser combinados, criando um acabamento em estilos diferentes. Às vezes acontece muito bem. Algumas idéias já implementadas são apresentadas abaixo.
Design de lareira muito interessante
Esta opção se encaixa em estilos modernos.
A decoração em mosaico da lareira é especialmente boa em formas redondas, onde outros materiais são muito difíceis de aplicar.
Combinações de diferentes tipos de pedra artificial com fragmentos de madeira
Guarnição de telha do portal da lareira e tubo de escape
Combinação de gesso e ladrilho
Existem duas opções para alcançar esse efeito - pintar a lareira de tijolos ou os ladrilhos existentes
Este é um grés de porcelana polida.
Este porcelanato é polido, em formato pequeno. Como você pode ver, ele se encaixa bem em formas arredondadas. Superfícies e colunas horizontais - também porcelanato de textura semelhante, mas já em forma de placas
Versão de design da tampa e acabamento
Revestimento de lareira de pedra pode ser feito na rua.
Terracota em combinação com uma prateleira de madeira, repetindo o relevo do azulejo
Ladrilho liso - estritamente e funcionalmente
Este é um azulejo tcheco de fogão. Montado em racks especiais
Majolica parece muito decorativo
Design personalizado
Combinação de gesso e ladrilho
Pastilhas para ladrilhos - beleza
Opções de isolamento
Existem muitos materiais não combustíveis que podem ser usados neste caso. A maneira mais fácil de proteger todas as superfícies do aquecimento é colocar uma caixa protetora em torno de uma fonte de calor de tijolos vermelhos. É capaz de proteger estruturas do calor e tolera facilmente efeitos térmicos. No entanto, essa decoração de parede ao redor do fogão da casa não parece esteticamente agradável e outros materiais podem ser selecionados:
- Porcelanato e azulejo.
- Placas de fibrocimento.
- Telas de proteção fabricadas na fábrica.
- Folhas de metal.
- Pedra artificial ou natural.
A maneira mais fácil é trabalhar com uma tela de proteção pronta - você só precisa pegá-la em tamanho e montá-la no lugar. Esta opção também é boa porque uma decoração de parede próxima ao fogão ou lareira é feita no menor tempo possível e sem acabamento "sujo" ou "molhado". Outras opções consomem mais tempo e têm algumas nuances. Portanto, eles precisam ser considerados com mais detalhes.
Revestimento decorativo de tecnologia, como cobrir adequadamente
Existe uma tecnologia separada para montar cada material. Se um ladrilho foi selecionado, você precisará primeiro preparar cuidadosamente a superfície. Antes de fixar os ladrilhos, ele é completamente umedecido com água.
É possível reverter uma lareira real e uma falsa
Se houver uma rugosidade na superfície, ela precisará primeiro ser eliminada usando gesso. Este método permite que você se livre de forma rápida e eficaz de chips. Você pode ir diretamente para o assentamento somente depois que a base secar completamente. Nesse caso, a tecnologia depende diretamente da espessura desejada das costuras. Os especialistas recomendam que eles façam mais. Graças a isso, será possível compensar a diferença na expansão térmica. Se não houver cruzamentos especiais, peças de drywall comuns são bastante adequadas. No entanto, sua espessura não deve ser inferior a 9,5 mm.
É necessário aplicar cola em cada peça
Para obter uma camada uniforme, use uma espátula com os dentes. O ladrilho é pressionado contra a superfície e oscila levemente de um lado para o outro. A distância entre os fragmentos individuais precisará ser definida usando fragmentos previamente preparados. Eles devem ser removidos somente após a secagem completa. O processo é garantido para concluir em quatro horas. Os ladrilhos da lareira não devem ser tocados até que esteja completamente seco.
A duração do período depende das condições climáticas e da qualidade da composição adesiva. Na última etapa, você precisará preencher a costura. Para fazer isso, é recomendável usar uma composição da mesma empresa que o adesivo para instalação. Isso ajudará a minimizar problemas de incompatibilidade.
Para diluir o material de enchimento, é necessário adicionar o pó à água e distribuí-lo uniformemente no ladrilho. O processo é convenientemente realizado usando uma espátula. Graças a isso, será possível formar uma costura bonita. Para eliminar o excesso, é recomendável usar qualquer material.
Coloque o celofane no chão durante a duração do trabalho, para não manchar durante o revestimento da lareira
Para obter uma superfície bonita, é recomendável usar as seguintes dicas:
O ladrilho ficará bem ajustado se você prender a malha de metal à parede. Essa estrutura de arame aumentará a aderência e nivelará a superfície.
Para eliminar o excesso de adesivo, é recomendável usar uma espátula de borracha.
Antes de iniciar o processo, o ladrilho é colocado no chão.
O excesso de argamassa durante a alvenaria deve ser removido imediatamente.
Retire a cola imediatamente, depois de endurecer é difícil limpá-la
Ao colocar telhas sob o material não deve permanecer cavidades de ar. Quando aquecidos, eles se expandem. Esse processo levará ao atraso de fragmentos individuais ou blocos inteiros e precisará ser revestido com material de acabamento novamente.
Não é difícil depor a lareira você mesmo. Uma lareira a lenha é usada para criar calor e conforto em uma casa, apartamento. Ao redor, você pode se reunir em uma noite fria de inverno. Você também pode fazer lenha para a lareira.
Materiais para lareira
O revestimento de uma lareira a lenha ou a gás só pode ser realizado com materiais resistentes ao fogo e uma argamassa com um coeficiente de expansão térmica semelhante a um tijolo; caso contrário, a camada de revestimento começará a recuar e desmoronar com o tempo. Na maioria das vezes, o revestimento da lareira é realizado usando esses materiais:
- Telhas de clínquer ou terracota, feitas de barro cozido,
- Pedra natural ou artificial,
- Porcelanato.
A tecnologia de revestimento depende do material selecionado e, para entender melhor o material certo para você, consideraremos com mais detalhes cada um dos tipos de acabamentos.
Telha cerâmica: terracota e clinquer
O ladrilho de barro cozido é semelhante em composição ao tijolo vermelho refratário, do qual são geralmente colocadas lareiras. Graças a uma estrutura e tecnologia de fabricação semelhantes, as telhas cerâmicas se expandem quando aquecidas junto com o material da lareira. A camada superior de ladrilhos cerâmicos pode ser adicionalmente revestida com esmalte, o que lhe dará propriedades repelentes à água - este material de acabamento não tem medo de água que acidentalmente atinge a lareira ou fuligem, que é fácil de lavar a partir de uma superfície lisa.
Foto - guarnição da lareira com azulejos
Os ladrilhos de cerâmica têm diferentes formas e tamanhos; eles também produzem elementos para enfrentar bordas, cantos e prateleiras. O esquema de cores dos azulejos de terracota, por via de regra, é próximo aos materiais naturais. A colocação dos ladrilhos é bastante simples e não requer o uso de uma ferramenta especial; o encaixe e o corte são realizados usando uma retificadora com rodas de corte e retificação.
Os ladrilhos podem ser colocados em um adesivo resistente ao calor especial projetado para fogões e lareiras, ou em uma solução de argila com areia e adição de sal - 100-200 gramas por balde de argamassa. O sal confere à solução maior plasticidade, o que elimina suas rachaduras durante a combustão da lareira.
Tecnologia de assentamento e acabamento com ladrilhos:
- A superfície da lareira é limpa do revestimento antigo: cal, gesso, tinta. Costure as costuras entre os tijolos com 1 cm de profundidade, após o que o pó é removido com uma escova. A superfície do tijolo pode ser umedecida com uma pistola de pintura.
- Na presença de pequenas irregularidades e indentações, elas são cobertas com mástique resistente ao calor ou argamassa de argila e depois secas.
- Se a qualidade da alvenaria for baixa e a camada de argamassa para assentamento dos ladrilhos for superior a 5 mm, recomenda-se que a superfície da lareira seja pré-nivelada usando um rebolo.
Moer a superfície da lareira
Colocar telhas na lareira
Verifique o ladrilho colado por nível e prumo
Foto de rejunte de lareira
Decoração de lareira com pedra natural e artificial
A pedra natural usada para o revestimento de lareiras é um prazer caro, principalmente quando se trata de mármore ou granito. Para processar esses materiais, você precisa de uma ferramenta especial, especialmente para granito, difícil de cortar e lixar, além de habilidades especiais. Uma pedra mais simples: pedra de concha, calcário, pedra de entulho, é bem possível usá-la para enfrentar a lareira com suas próprias mãos.
Pedra artificial - material de acabamento à base de cimento Portland, no qual o material de enchimento é uma migalha de pedra natural, argila expandida ou outro componente sólido. Uma pedra artificial é obtida por jateamento ou vibro-compressão, pelo que não é inferior ao natural em termos de força e resistência à umidade. A pedra artificial pode ter uma textura e cor completamente diferentes, o que permite criar um design de lareira exclusivo.
Foto - lareira decoração com pedra artificial
A tecnologia para colocação de pedras naturais e artificiais é quase a mesma. Eles são colocados em cola ou mástique resistente ao calor e pedras especialmente pesadas são adicionalmente fixadas à âncora.
- A preparação da superfície da lareira é realizada de forma semelhante à fornecida para os azulejos de terracota. A alvenaria é limpa, as costuras são bordadas, o pó é removido e as irregularidades são suavizadas.
- Antes da colocação, a pedra é classificada por cor, com tons diferentes, são completamente dispostas em uma superfície plana e as pedras são numeradas.Uma pedra mais escura é melhor colocada nas linhas inferiores. Se necessário, as pedras são cortadas com um moedor com um círculo na pedra, seções polidas.
- A lareira é aquecida com uma chama lenta e resfria sua superfície a 30-35 graus. O tijolo é preparado e seco por meia hora.
- A cola é misturada na proporção especificada até ficar homogênea. Aguarde 10-15 minutos e misture novamente.
- A alvenaria inicia o canto a partir da linha inferior. A cola é aplicada com uma espátula com uma camada uniforme na pedra, colocada na parede da lareira e esfregada firmemente, girando e ligeiramente deslocando-se para a superfície. O excesso de argamassa pode aparecer debaixo da pedra; se não se projetarem acima da superfície, não precisará ser removido. A próxima pedra é colocada, deixando uma costura de 2-5 mm. Então eles colocam a linha de baixo inteira, verificando-a por nível e prumo.
A alvenaria é verificada por nível e prumo
Lareira bonita guarnição com pedra natural
Porcelain Tiles
O porcelanato é um material de acabamento durável com uma grande variedade de cores. Ao decorar com granito, você pode conseguir o efeito de enfrentar a lareira com mármore, granito, bobina e outros tipos valiosos de pedra. Ao mesmo tempo, o preço da porcelana é muito menor e seu processamento é mais simples.
Decoração de lareira de grés porcelânico - foto
De frente para a lareira com granito é possível tanto em soluções adesivas quanto em uma estrutura feita de um perfil de metal. A tecnologia de colocação de cola é geralmente semelhante à telha de terracota de uma lareira, por isso vamos nos debruçar sobre a segunda opção - fixar grés de porcelana em uma moldura de perfil.
- Para a fabricação da estrutura, é necessário um perfil para drywall. É instalado em torno do perímetro da lareira para que os porcelanatos se encaixem no perfil. A estrutura é fixada à lareira em vários locais usando parafusos de ancoragem, os perfis são presos juntos por parafusos auto-atarraxantes para metal.
- Os ladrilhos de porcelana são fixados aos perfis usando colchetes especiais.
Grampos para fixação de porcelanato
Este método de revestimento é bom para lareiras com um grande número de cavacos, alvenaria irregular, aparência extremamente pouco atraente. Permite não só dar um novo visual à lareira, mas também suavizar todas as falhas de alvenaria, sem despesas especiais.
Lareira em porcelana
Existem outras maneiras de decorar lareiras e fogões: gesso com pintura subsequente, ladrilhos, mosaicos. Conhecendo a tecnologia de decoração e de frente para a lareira, você certamente escolherá um design ao seu gosto.
Qual deve ser o rosto da lareira?
Como existem muitas opções para a lareira, é difícil nomear o material de acabamento ideal. Tudo depende de muitos fatores.:
- tipo de lareira. O material para a lareira a lenha deve ser selecionado o mais cuidadosamente possível, dada a alta temperatura de ação constante. Se você decidir ficar na imitação de uma lareira com velas ou na versão elétrica, os requisitos de decoração não serão tão rigorosos.
- tipo de combustível. A temperatura de combustão de diferentes tipos de combustível é diferente, o que deve ser levado em consideração na análise dos parâmetros dos materiais de acabamento. Por exemplo, se você pretende usar lenha, é importante que o revestimento resista a temperaturas de cerca de 900 0 С, mas se estamos falando de carvão, é melhor usar um material que tolere temperaturas da ordem de 1100 0 С,
- local de instalação. Se você for instalar uma lareira no terraço, é importante que o material tenha excelente resistência ao gelo. Desde que seja usado em uma sala aquecida, esse requisito não é avançado. Se a lareira estiver localizada em uma casa onde apenas ocasionalmente, preste atenção a um parâmetro como resistência à umidade,
- peso material. Material muito pesado (por exemplo, pedra natural) pode exigir o fortalecimento da fundação, o que só é possível em uma casa particular e na instalação no térreo. Se se trata de um apartamento ou dos andares superiores de uma casa particular, você deve definitivamente considerar que tipo de carga os tetos podem suportar,
- aparência. O revestimento também é um revestimento para decorar uma lareira; portanto, ao escolher um material, vale a pena considerar sua aparência e conformidade com o estilo de interiores e o esquema de cores escolhidos.
No. 1. Pano de lareira
A telha é a maneira mais popular de decorar uma lareira. Você não pode usar ladrilhos comuns - ele não suporta altas temperaturas. Como regra, esses tipos de ladrilhos cerâmicos são usados para enfrentar uma lareira:
- ladrilho em terracota É feito de barro cozido, tem um belo tom avermelhado natural. Na maioria das propriedades, assemelha-se a um tijolo vermelho refratário, do qual são colocadas lareiras; portanto, quando a temperatura subir e cair no forno, o ladrilho se expandirá com ele. Os ladrilhos de terracota têm uma estrutura de granulação grossa suave. Pigmentos adicionais não são usados na fabricação, mas a gama natural de tons varia de marrom claro a quase preto,
- majólica Também é feito de argila queimada, mas é coberto com esmalte pintado por cima, portanto, custa mais, mas também é muito bonito. Ao decorar uma lareira com majólica, é preciso considerar cuidadosamente o desenho, porque cortar um ladrilho não é apenas impossível, mas muito estúpido. Além disso, a instalação requer habilidade suficiente do mestre, porque as menores falhas serão claramente visíveis. Devido ao alto custo e às dificuldades em nosso trabalho, as lareiras raramente terminam com apenas majólica - elas costumam usá-la fragmentariamente, como acento e decoração. Esta solução está linda,
- telha de tijolo É fabricado a partir de graus refratários especiais de argila, portanto, é capaz de suportar altas temperaturas e também é caracterizado por excelente resistência ao gelo e à umidade. O esquema de cores é representado por tons de marrom e terracota, mas graças a várias tecnologias para decorar a superfície, você pode obter opções muito interessantes,
- telhas do fireclay acumula bem a energia térmica, esfria por muito tempo, mantém o calor bem. O material irá expandir com o corpo da lareira, pode suportar temperaturas extremamente altas. As placas Fireclay são mais espessas que a terracota.
Às vezes, esse grupo é classificado como azulejos de porcelana e azulejos, mas a singularidade de suas características nos leva a considerar cada um desses materiais separadamente.
Ladrilhar a lareira tem uma massa os benefícios:
- resistência a altas temperaturas, a capacidade de "respirar" com a lareira,
- alta transferência de calor e a capacidade de acumular calor, o que aumenta a transferência de calor,
- resistência à umidade, resistência ao gelo, resistência à luz solar,
- facilidade de atendimento
- durabilidade
- respeito ao meio ambiente, falta de odores quando aquecido,
- aparência chique e ampla seleção.
É difícil nomear os menos, a menos que o preço de alguns produtos possa assustar. Para a instalação de ladrilhos, eles não levam cola comum para o ladrilho - é necessário composição resistente ao calor. Você mesmo pode fazer uma composição especial de argila, mas precisará encontrar a argila certa e experimentar as proporções, para ficar mais fácil com a versão final.
É melhor comprar ladrilhos com uma margem de 10 a 15%, e você pode comprar não apenas produtos de formato padrão, mas também elementos de canto. Instalação não requer habilidades especiais e o uso de ferramentas específicas:
- trabalho preparatório consistem em remover o revestimento antigo da lareira. Depois disso, também é aconselhável bordar as costuras de alvenaria com 1 cm de profundidade. O pó é completamente eliminado, o tijolo é molhado com água. Usando argamassa de mástique ou argila resistente ao calor, elimine pequenas irregularidades. Na presença de deformações significativas, é melhor usar um rebolo. Se o tijolo começar a desmoronar, isso não interferirá na instalação de uma malha de reforço de metal com uma malha de 1,5 cm,
- Antes de iniciar o trabalho, é necessário aquecer a lareira por várias horas para que o tijolo aqueça o suficiente. O ladrilho em si deve estar na sala onde o trabalho será realizado por 48 horas,
- a superfície da lareira é preparada, reduzindo a poeira e melhorando a adesão. O primer deve secar por aproximadamente 2 horas,
- o ladrilho pode ser colocado primeiro no chão para entender quais elementos precisam ser aparados,
- a cola é preparada de acordo com as instruções indicadas na embalagem. É melhor fazer a mistura com um misturador de construção, mas uma broca com o bico apropriado fará,
- a alvenaria começa com elementos de canto especiais, se usados. Em seguida, as linhas inferiores são montadas,
- a solução adesiva é aplicada com uma espátula plana e imediatamente para a instalação de 3-4 elementos. Para garantir que a distância entre as peças seja a mesma, use cruzes especiais,
- após a montagem, os ladrilhos substituem as costuras. Para fazer isso, use soluções especiais para lojas ou uma mistura de argila com areia e corantes preparados à mão,
- quando tudo seca, é desejável cobrir a superfície de ladrilhos não vidrados com uma camada de verniz resistente ao calor. Isso simplificará os cuidados subseqüentes.
Analisando as muitas vantagens do material e a simplicidade de sua instalação, é fácil adivinhar por que ganhou tanta popularidade.
No. 2. Pedra natural e artificial para pano de lareira
A pedra na decoração da lareira parece o mais organicamente possível e pode até se parecer com a Idade Média, mas a percepção do portal dependerá em grande parte de qual raça de pedra é selecionada (ou qual imita uma pedra artificial).
No que diz respeito pedra naturaldepois para a lareira use essas raças:
- granito - o hard rock, possui uma ampla gama de tons, não acumula arranhões, é fácil de cuidar. A superfície pode ser selvagem (com bordas "rasgadas") e polida,
- mármore - a pedra mais popular para decorar uma lareira. Tem uma enorme variedade de tons, é relativamente barato, fica ótimo,
- rocha de concha cativa com preço baixo e fácil manuseio. Parece ótimo, mas não muito durável. Possui uma estrutura porosa e macia, de modo que gradualmente as partículas de fuligem se acumulam nos poros, prejudicando a aparência. Se você raramente derrete a lareira, a rocha da concha serve,
- calcário e arenito diferem em um número suficiente de tonalidades, mas não podem se orgulhar de durabilidade e a fuligem pode permanecer nos poros do material,
- ardósia - material durável e bonito, mas sua aparência peculiar não nos permite chamar a raça de universal.
A pedra natural tem um alto peso e um preço bastante alto; hoje, um analógico artificial é usado ativamente. Venda pedra natural para lareiras em forma de placas. Geralmente, esse formato é chamado telhas de pedra ou laje. Como a forma desses ladrilhos geralmente é diferente, é melhor colocar primeiro todos os elementos no piso para que seja possível pegar e processar todos os elementos no tempo. Ao instalar pedra natural, você não pode ficar sem uma malha, caso contrário, o acabamento corre o risco de desmoronar.
Pedra artificial feito com base em cimento Portland com adição de argila expandida ou com base em gesso. A massa é despejada nas formas que eles recebem fazendo moldes a partir de pedras naturais. Tais produtos custam menos, pesam menos, podem ter qualquer cor e forma, praticamente não cedem à pedra natural em termos de resistência e outras qualidades operacionais, e até superam algumas raças.
Os principais os benefícios revestimento de lareira em pedra:
- resistência a altas temperaturas,
- respeito pelo ambiente e segurança,
- aparência chique
- durabilidade
- para pedra artificial, facilidade de instalação e processamento, baixo peso, preço,
- para pedra natural - a singularidade de cada elemento.
Tecnologia de colocação de pedras assemelha-se à instalação de ladrilhos descrita acima. Entre as pedras não é necessário deixar espaços do mesmo tamanho (como é o caso dos ladrilhos), para que tudo fique ainda mais simples. Para a instalação, eles usam um adesivo especial resistente ao calor para pedras. Recomenda-se que as pedras mais pesadas sejam fixadas adicionalmente com âncoras. Caso contrário, tudo será igual ao dos ladrilhos. Primeiro, a superfície é preparada, preparada, a cola é diluída e, em seguida, a instalação da pedra começa na linha inferior. Antes de iniciar o trabalho, recomenda-se derreter a lareira e colocar a pedra no chão para montar o futuro "desenho". No caso de pedra natural, os elementos podem ter uma tonalidade ligeiramente diferente. Isso deve ser considerado com antecedência. Parece melhor quando as linhas inferiores são ligeiramente mais escuras que as superiores. Se desejado, a pedra é revestida com verniz resistente ao calor.
Número 3. Lareira em tijolo
Isso nem mesmo é um acabamento no sentido tradicional da palavra. Nesse caso, não há como instalar algum tipo de material de revestimento em cima da lareira. O tijolo a partir do qual a lareira é construída é finalizado de acordo. Isso é simplicidade e complexidade do método.
Se você originalmente planejou não usar nenhum material adicional, então, ao colocar a lareira, a argamassa deve ser assentada de modo que 5 a 7 mm permaneçam na borda externa do tijolo. Mais tarde, esse vazio será preenchido com rejunte decorativo. Se a lareira já estiver construída, é possível concluir a junção para o uso subsequente de rejunte de uma determinada cor. Você não pode tocar no tijolo, mas pode polir ou chanfrar. Esse trabalho deve ser realizado por um especialista experiente. Nem todo fabricante de fogões está pronto para fazer isso, então é melhor não fazer isso sozinho. O tijolo pode ser tratado com solução de ácido clorídrico - para que o material adquira uma cor mais saturada.
Existe uma maneira mais padrão. Este é o acabamento tijolo cerâmico de frente moldagem de plástico. O material normalmente suporta altas temperaturas, parece ótimo e amplia as possibilidades de decoração. Alvenaria não é muito diferente da alvenaria de tijolos comuns. É verdade que você precisará monitorar a uniformidade das costuras (como é o caso dos ladrilhos) e selá-las com mástique resistente ao calor.
Número 4. Revestimento de fachada em grés porcelânico
O porcelanato não é um material natural, mas contém componentes naturais. Uma tecnologia especial permite criar material que Não tem força inferior à pedra natural. A composição inclui argila, mica, areia, óxidos metálicos, feldspato e lascas de granito ou mármore. Porcelanato pode repetir o padrão de qualquer pedra natural, diferente poros mínimos, o que explica seu desempenho.
Vantagens materiais:
- resistência ao desgaste e alta resistência,
- capacidade de suportar altas temperaturas, de modo que o grés porcelânico é definitivamente adequado para enfrentar uma lareira,
- resistência à umidade e resistência ao gelo,
- respeito pelo meio ambiente
- facilidade de manutenção, resistência a danos mecânicos e substâncias quimicamente agressivas,
- uma enorme variedade de cores e texturas. Porcelanato pode copiar azulejos, qualquer tipo de pedra, majólica e clínquer.
Custa porcelanatos um pouco mais caros que os de terracota e pode torná-lo uma competição decente. Dos principais contras: maior peso e complexidade relativa no processamento - o corte de porcelanato não é tão fácil quanto o azulejo. No entanto, para enfrentar as lareiras, use placas de material com uma espessura pequena, para que não haja carga significativa nos pisos. Se em casa for difícil executar o corte, você pode confiar essa tarefa a empresas especiais.
Instalação de porcelanato realizada sobre cola ou sobre uma armação de metal. O primeiro método é realmente idêntico à instalação do bloco descrita acima; portanto, faz sentido abordar mais detalhadamente a segunda opção:
- uma estrutura é criada a partir do perfil de metal em torno do perímetro da lareira; parafusos de ancoragem são usados para fixação. Os perfis são conectados com parafusos autorroscantes.O passo entre o perfil deve corresponder ao formato de porcelanato,
- com a ajuda de suportes especiais, o porcelanato é fixado na armação,
- o espaço entre a alvenaria da lareira e o grés porcelânico deve ser preenchido com argamassa de argila com adição de areia e cascalho,
- juntas de porcelanato são tratadas com uma composição de argila, areia e pigmento colorido,
- Após a conclusão do trabalho, a lareira precisa ser aquecida por alguns dias - dessa forma, a argila é sinterizada e forma uma camada mais densa com um alto grau de capacidade de aquecimento.
Este método é conveniente para revelar lareiras com muitas irregularidades, defeitos e declives, porque com a ajuda de uma estrutura de metal e argamassa, todas são niveladas.
No. 5. Revestimento para lareira
O mais maneira simples e orçamento terminar uma lareira é cobri-la com uma camada de gesso. Além disso, com gesso você pode para formar uma superfície de relevo lisa e decorativa (usando diferentes espátulas, pincéis, rolos e até utensílios domésticos, como sacolas plásticas, você pode obter um resultado incrível). Com destreza adequada, até a textura da pedra pode ser transportada. Estuque pode ser pintadofaça desenhos nele. A aparência de uma lareira rebocada é muito fácil de mudar, basta repintá-la. Gesso pesa um poucopara que não haja carga significativa no chão. Acabamento sai durável e prático, se, é claro, escolher a composição certa.
Para lareiras de reboco, é melhor usar a mesma composição usada ao trabalhar com fogões. A maneira mais fácil é comprar material acabado, no qual o fabricante adicionou os aditivos e aditivos necessários. Para quem sabe e gosta de fazer tudo com as próprias mãos, há uma maneira mais complicada - a autopreparação de uma argamassa de estuque. Consiste em argila, areia e cal, mas, para que a solução tenha as qualidades operacionais necessárias, é importante escolher o teor de gordura da argila e a proporção de argila e areia corretamente - tudo isso é feito por meio de experimentos. Para garantir que esse gesso não se quebre e resista ao calor, será necessária experiência.
Muitos fabricantes oferecem gesso básico e acabamento. O primeiro é aplicado com uma camada de 10 mm, destinada ao acabamento áspero e preparação de uma base plana. A camada final é aplicada com uma espessura de 3 mm.
O processo de reboco de uma lareira não muito diferente do gesso de parede:
- todo o revestimento antigo, se houver, é removido,
- para aumentar a aderência, é melhor expandir as juntas de alvenaria para uma profundidade de 0,7 a 1 cm. Um cinzel ou chave de fenda é adequado para raspar a argamassa,
- é melhor selar as rachaduras com selante resistente ao calor,
- se as paredes da lareira são relativamente uniformes (as diferenças de altura e a profundidade das depressões não excedem 5 mm), você pode umedecer o tijolo e prosseguir com a aplicação de gesso. Com irregularidades mais significativas, será necessário reforço com uma malha de reforço. É preso ao tijolo de alvenaria com pregos, nas tampas das quais usam arruelas de metal,
- Antes de iniciar o trabalho, é melhor derreter a lareira para que o tijolo adquira as dimensões que serão características do funcionamento da lareira. Se a base não estiver quente, o gesso poderá rachar na primeira fornalha,
- a argamassa de gesso pré-misturada é aplicada com uma espátula e nivelada com faróis. Recomenda-se aplicar pelo menos duas camadas de gesso, e cada uma delas é aplicada depois que a anterior finalmente secar. A camada de acabamento pode ser nivelada com uma espátula. Nele, você pode criar um relevo específico.
Para uma decoração adicional, você pode use tintas. O silício orgânico, que tolera aquecimento a altas temperaturas, é o mais adequado. A lareira pode ser pintada da mesma cor ou você pode desenhar certos padrões - tudo depende da imaginação, das habilidades e do interior.
No. 6. Lado a lado
Os azulejos são, de fato, os mesmos azulejos de terracota ou majólica. A diferença está na estrutura especial. Os ladrilhos têm uma garupa, uma borda oca quadrada com a qual o ladrilho é fixado durante a instalação. A garupa é importante para outra finalidade - ajuda a reter o calor. Os ladrilhos só podem ser aparados durante a alvenaria. Se um momento for perdido, você terá que escolher um método de acabamento diferente.
Para ladrilhos, as mesmas vantagens são características dos ladrilhos. A escolha das cores é enorme, existem designs muito requintados que darão um toque especial ao interior.
Os ladrilhos são montados dessa maneira.:
- ½ garupa é preenchida com uma mistura de argila e tijolo quebrado, os chamados solos são inseridos em furos especiais muleta, fio grosso (5 mm de diâmetro) com uma curva na parte superior,
- No meio da muleta, um fio macio flexível é anexado, que mais tarde será incorporado na alvenaria,
- o rumpa é preenchido com uma mistura de argila até a borda,
- como alvenaria, os ladrilhos são montados, o fio fica oculto na costura. Entre si, partes individuais são conectadas por suportes em forma de U.
É difícil concluir a instalação do tipo faça você mesmo, o que torna a organização de uma lareira um prazer mais caro. Além disso, o material em si é mais caro que os ladrilhos comuns.
Número 7. Pano de lareira em madeira
Provavelmente, muitos podem achar esse modo de enfrentar impossível, porque não é segredo que a árvore tem muito medo do fogo. No entanto quando certas regras são seguidas você pode decorar a lareira com madeira quente e aconchegante - essa lareira ficará ótima nas salas de estar, feitas no estilo clássico. A madeira é um material estético, durável e natural que possui um aroma especial. Para usufruir desses benefícios, você precisa observe várias condições:
- você deve escolher rochas resistentes a altas temperaturas e não muito suscetível à deformação a mudanças constantes de temperatura. É claro que todas as espécies de madeira queimam sem exceção, mas as que possuem uma estrutura mais densa acendem muito mais tarde. Adequado para decorar a lareira carvalho, hornbeam, bordo, cereja. O larício tem densidade média, e pinho, cedro e tília não devem ser considerados,
- é necessário impregnaçãomeios especiais que impedirão o fogo. Estes são retardadores de chama, que penetram bem na estrutura de uma árvore,
- a árvore é melhor organizar tão longe da lareira. Portanto, considere acabamentos parciais de madeira ou crie um nicho para a instalação de revestimentos de 5 a 10 cm a mais do que uma estrutura de tijolo. Então a árvore esquenta dentro de limites aceitáveis,
- é melhor cobrir a fornalha de qualquer maneira tela de proteçãopara que as faíscas não caiam na madeira.
Número 8. Drywall para pano de lareira
Drywall é freqüentemente usado na decoração de lareiras elétricas. O material permite criar qualquer forma para a lareira. Na verdade, graças a esse recurso, o drywall se tornou tão difundido. As principais vantagens do método incluem baixo custo, simplicidademontagem (apenas os preguiçosos hoje em dia não sabem trabalhar com drywall) e, é claro, um amplo escopo para a imaginação. Tomamos em contras a necessidade de acabamentos decorativos adicionais e complexidade em termos de garantir a segurança da estrutura.
O princípio do trabalho é o seguinte:
- criando um quadro a partir de um perfil de metal. Nesta fase, você pode criar quase qualquer forma,
- o interior da armação é forrado com folhas de magnesita (folha de vidro e magnésio), que suporta temperaturas de até 1200 ° C, pode resistir ao fogo aberto por 2 horas, é caracterizado por alta resistência e flexibilidade suficiente. É impermeável, fácil de instalar, possui boas propriedades de isolamento térmico,
- lajes de lã de basalto são colocadas na armação de metal, o que protegerá o drywall de superaquecimento,
- para enfrentar tomar folhas refratárias de gesso cartonado, que suportam perfeitamente o aquecimento constante a 130 ° C e acima, podem resistir ao fogo aberto por 45 minutos. Além disso, a água cristalizada localizada no núcleo atua como bombeiro para si mesmo,
- ao montar folhas e isolamento, devem ser feitos orifícios ao longo das bordas da lareira, o que servirá para uma melhor circulação de ar,
- as juntas das placas de gesso cartonado devem estar apenas nos elementos da estrutura,
- Quando o revestimento estiver terminado, você pode prosseguir com o revestimento com gesso, ladrilho ou pedra artificial.
Lembre-se de que você sempre pode combinar vários materiais.
Quando se trata de uma lareira falsa, da qual, se o calor sair, é insignificante, você poderá usar qualquer material que desejar.
Usamos gesso
Se sua lareira antiga ainda não parece muito boa e você não tem muito dinheiro no bolso, pode dar uma nova vida a ela usando apenas gesso. Se a sua lareira for decorativa - você pode usar a massa inicial Rotband, Knauf, Fugenfuller. Se você tem uma lareira a lenha - para finalizar, você precisa usar uma solução especial de gesso.
Primeiro imagine como será. Nesse caso, existem muitas opções, você pode criar qualquer estrutura a partir de um bom gesso:
- debaixo da árvore
- debaixo da pedra
- alvenaria
- estilo inglês vintage.
Aplique a primeira camada de gesso e aguarde até a argamassa secar completamente.
A segunda camada já precisa criar a textura selecionada. Não tenha medo de estragar, às vezes as formas bizarras parecem muito bonitas no final, você nunca seria capaz de fazê-lo, mesmo que quisesse.
Em seguida, você deve pintar a estrutura resultante em cores naturais, é recomendável usar tintas naturais. Você pode até pintar em duas ou três camadas para obter um efeito desigual; no final, você deve obter algo assim:
Lareira especial em gesso
Decoração de lareira - melhores fotos
Foto 1: Decorando uma lareira de canto
Decoração de lareira no salão de fotografia
Foto - decoração de uma lareira decorativa
Lareira Design Foto
Decoração de lareira em estilo moderno
Foto de decoração de lareira de pedra
Sala com lareira
Sala interior com lareira - foto
Lareira de pedra bonita na sala de estar - foto
Você gosta do artigo?
Economize para não perder!