Entre as composições adesivas apresentadas no mercado da construção, a soldagem a frio merece atenção especial.
A ferramenta destina-se a unir superfícies de vários materiais.
Após o uso da soldagem a frio, duas partes formam uma estrutura integral.
Composição de soldagem a frio
A soldagem a frio é uma folha ou na forma de material granulado a partir de camadas de branco e marrom. A composição inclui resinas epóxi e amina, endurecedor, cargas de ferro.
Para uso, um pequeno pedaço de material para misturar as substâncias ativas é separado da folha. Somente após isso os componentes começam a interagir entre si.
Âmbito da soldagem a frio
• eliminação de vazamentos em tubulações, tanques de metal, radiadores,
• conexão de elementos de tubulação,
• reparo de equipamentos (construção, jardinagem, casa),
• conexão de peças de madeira, etc.
Benefícios materiais
• fornece forte conexão de duas superfícies,
• resistência a ambientes agressivos,
• possibilita a realização de reparos sem bloquear o suprimento de água, desmontar a estrutura, em locais de difícil acesso para soldagem comum,
• realizar trabalhos de soldagem perto de chamas e atmosferas inflamáveis,
• pressurizar recipientes não sujeitos a aquecimento,
• usado sem resíduos,
• baixa intensidade energética do processo,
• Uma maneira acessível de usar, sem o envolvimento de especialistas.
Para fornecer todas as nuances do uso da soldagem a frio, você precisa se familiarizar com as deficiências do material:
• é necessário pré-aquecimento da superfície das peças,
• às vezes uma ação de força precisa de uma carga de choque,
• algumas superfícies requerem processamento antes do polimento,
• limitação de tamanho de peças usadas.
Tipos de soldagem a frio
Várias opções estão disponíveis com características e propriedades idênticas.
• por consistência (líquida e plasticina),
• conforme pretendido (universal, encanamento, para metal, para uso debaixo d'água, etc.).
A soldagem deve ser usada apenas para a superfície a que se destina. O resultado da violação das instruções será zero ou frágil.
As mais confiáveis são composições de alta temperatura com alta adesão.
Instruções para o uso de soldagem a frio
1. Antes de aplicar o adesivo, as superfícies devem estar preparadas. Para fazer isso, apague as partes que serão posteriormente coladas com uma lixa. Depois, devem ser cuidadosamente tratados com uma solução contendo álcool ou acetona para desengorduramento. A preparação de alta qualidade garante superfícies sólidas das juntas.
2. Separe uma pequena quantidade de material de um pedaço de solda a frio e amasse-o com os dedos para dar elasticidade. O produto final adquire uma estrutura de plasticina e uma tonalidade marrom.
3. Aplicar o material amassado no local de conexão das peças e prender com um grampo. O tubo pode ser enrolado firmemente em um pacote e deixado por uma hora. Durante esse período, a soldagem ficará dura e poderá ser processada posteriormente (broca, rosca, etc.). Finalmente, a composição adesiva endurece em um dia.
Se você precisar executar um trabalho em um tubo vazado e não for possível desligar o suprimento de água, o material amassado poderá ser pressionado contra o furo e mantido firme até que fique sólido. Para evitar a delaminação, aperte o chicote ao redor do fixador de solda e deixe-o por pelo menos uma hora.
Os resultados do reparo da superfície por soldagem também dependem das condições em que são realizados. A umidade não afeta a alteração nas propriedades do material. E a temperatura do ar não deve ser inferior a + 5 °.
Recomenda-se armazenar soldagem a frio em condições de temperatura de -15 ° a + 35 °. A composição adesiva perde propriedades a + 150 °. Portanto, para armazenamento, você precisará encontrar um local adequado, longe de aquecedores.
Tipos de juntas na soldagem a frio
A soldagem é realizada usando dispositivos especiais que causam deformação direcional simultânea de superfícies previamente limpas e um crescente estado de tensão no qual uma junta monolítica de alta resistência é formada. A qualidade da junta soldada é determinada pelo estado físico-químico inicial das superfícies de contato, pressão (força de compressão) e o grau de deformação durante a soldagem. Depende também do esquema de deformação e do método de aplicação de pressão (estática, vibracional). Dependendo do esquema de deformação plástica das peças, a soldagem pode ser pontual, suturada e bunda. A soldagem a frio pode conectar, por exemplo, alumínio, cobre, chumbo, zinco, níquel, prata, cádmio e ferro. A vantagem da soldagem a frio é especialmente grande em relação a outros métodos de soldagem ao conectar metais diferentes que são sensíveis ao calor ou formam compostos intermetálicos.
Vantagens e desvantagens
A vantagem da soldagem a frio é que ela não requer uma fonte poderosa de eletricidade para aquecer as peças soldadas. A solda durante a soldagem a frio de metal não é contaminada por impurezas, apresenta alta uniformidade e altas taxas de resistência à corrosão e estabilidade da resistência elétrica. A simplicidade da preparação de peças para os parâmetros do modo de soldagem e monitoramento, a ausência de materiais auxiliares, as emissões de gás e calor, a capacidade de controlar remotamente e a velocidade do processo tornam a soldagem a frio de alta tecnologia, não requer soldador-operador altamente qualificado. As desvantagens da soldagem a frio incluem uma gama relativamente pequena de materiais a serem soldados (apenas metais e ligas com alta ductilidade são soldados) e custos significativos de metal pelo tamanho da permissão para soldagem a topo.
A soldagem a frio é amplamente utilizada na indústria elétrica e no transporte para conectar fios de alumínio e cobre, bem como fios de alumínio com terminais de cobre, em instalações elétricas, na produção de trocadores de calor e eletrodomésticos. Como um tipo de soldagem a frio, a soldagem ultrassônica é considerada - soldagem sob pressão com a aplicação de vibrações ultrassônicas.
O que é soldagem a frio
Sob esse conceito no dia a dia, como regra, queremos dizer uma composição adesiva especial usada para conectar dois elementos diferentes em um conjunto não separável. É essa interpretação que será considerada neste artigo.
Atenção! Muitas pessoas confundem esse método de colagem com a soldagem a frio, usada na indústria. No processo de fabricação, as moléculas das superfícies de contato de uma substância sob alta pressão se difundem em outra.
Soldagem a frio de metal
Esse método de colagem de metal pode ser usado para necessidades domésticas e profissionais, por exemplo, em um serviço de carro. Para uso doméstico, adequado para conectar:
- tubulações de água de aço
- esgotos de ferro fundido,
- radiadores de aquecimento,
- outros recipientes de metal (tanque, barril, recipiente, etc.).
Atenção! Esse tipo de conexão não é um substituto completo para soldas a gás ou elétricas. Destina-se principalmente à vedação, e não sob carga durante uma ação de força.
Os seguintes tipos de soldagem a frio podem ser usados para colar metais:
- Para metal. Eles são caracterizados por alta confiabilidade e grande durabilidade.
- Universal. Adequado para unir não apenas produtos metálicos, mas elementos de madeira e plástico.
- Automotive. Isso inclui aditivos especiais que ajudam a suportar tensões mecânicas elevadas.
- Resistente ao calor. As peças coladas por essa soldagem podem suportar calor até uma temperatura de 1500 ° C.
- Resistente à água. Esta composição pode ser usada para trabalhos subaquáticos.
A soldagem a frio automotiva é imune a vibrações e grandes temperaturas extremas. É resistente ao ataque químico. Essa cola é usada para reparo:
- silenciador e tubo de escape,
- radiador
- tanque de gasolina
- carroçaria.
No mercado, esses produtos são representados por fabricantes nacionais e estrangeiros. As marcas mais populares para colar metal:
Soldagem a frio para linóleo
Este procedimento afeta quimicamente o revestimento de PVC. De fato, o adesivo derrete as bordas das duas tiras de linóleo. Eles são sinterizados e, na junção, permanece uma costura apertada, quase imperceptível.
Atenção! Nesse trabalho, deve-se tomar cuidado. Os solventes fazem parte da soldagem. Portanto, se um adesivo entrar acidentalmente no revestimento, substâncias agressivas poderão manchá-lo.
Este método de conexão é adequado para qualquer tipo de linóleo. O método é bastante simples e não requer nenhum equipamento especial. Todos os componentes necessários são fornecidos em um kit soldado a frio. O custo do trabalho é baixo, é feito rapidamente. A conexão por esse método não é recomendada apenas se o isolamento for colocado adicionalmente sob o revestimento.
A cola para linóleo consiste em dois componentes principais:
- solvente
- carga (PVC líquido).
Dependendo da proporção dessas duas partes na composição, existem três tipos de soldagem para esses revestimentos de piso:
- Tipo A. Ele contém uma grande porcentagem de solvente. Essa cola é usada quando a distância entre as duas tiras de linóleo é inferior a 1 mm. Devido à consistência do líquido, essa solução penetra facilmente no espaço entre as folhas de PVC. Certifique-se de ter um bico em forma de agulha. Esta opção de colagem é considerada a mais adequada para uso doméstico.
- Tipo C. Ele contém menos solvente. Portanto, essa mistura é mais espessa. Ideal para unir revestimentos, cuja folga é de 2 a 4 mm. A ferramenta pode ser usada com e sem bico. Esta opção permite colar as arestas irregulares do PVC.
- Tipo T. Essa composição raramente é usada em casa. É usado principalmente ao unir materiais multicomponentes. O bico em forma de T não permite que a superfície absorva rapidamente o produto, pelo que a sinterização se torna muito melhor.
O consumo de cola depende de sua composição. Assim, com a versão mais líquida A, são gastos em média 50-60 ml por 25 metros de costura. Enquanto o tipo C está na mesma distância, você precisa de 1,5 vezes mais.
As principais marcas de soldagem de linóleo:
Soldagem a frio de plástico
A colagem de peças plásticas é outra aplicação interessante para soldagem a frio. Uma grande abundância de plástico na vida cotidiana faz desse tipo de conexão um assistente indispensável para o reparo de tais produtos:
- tubagens de metal-plástico,
- carros abundantes
- varas de pesca
- ferramentas de jardim
- munição turística
- vários produtos de plástico.
Ajuda! Como regra, requisitos não tão rigorosos são aplicados à soldagem de plástico quanto à composição de elementos metálicos. No entanto, aqui também é necessário levar em consideração as condições de operação adicionais do produto: temperatura, umidade. E pegue cola dependendo da situação.
A composição da soldagem a frio para plástico é mais uma reminiscência de cola para metal do que para linóleo. Sua composição inclui resina epóxi como base. E o material de enchimento é um pó metálico ou mineral. Devido à ausência de processos de aquecimento durante a conexão, a possibilidade de deformação de peças é excluída. O que é especialmente importante quando se trabalha com plástico.
Para sinterizar os elementos, basta aplicar cola em uma das superfícies e pressionar a outra e fixá-la com uma pequena prensa ou braçadeira. Ao trabalhar com tubos de plástico, é necessário usar solda resistente à umidade. Para fixar os elementos durante o tempo de endurecimento, neste caso, um chicote especial é mais adequado.
Os seguintes produtos funcionaram bem para colar plásticos:
- Poxipol,
- Mastix,
- Segundo
- Momento super epóxi,
- Diamond
- Titanium
- AVS Crystal.
Soldagem a frio para alumínio (silumin)
Conectar elementos de alumínio entre si usando a soldagem a gás convencional é muito mais difícil que o aço. Há duas razões para isso:
- baixo ponto de fusão do metal (660 ° C),
- oxidação rápida a céu aberto.
Portanto, para a fixação de produtos de alumínio, geralmente é utilizada a soldagem a frio. É mais simples, mais barato, não requer nenhuma habilidade profissional, como quando se trabalha com argônio. A cola é usada em várias situações domésticas e em pequenas indústrias (serviço de automóveis) para o reparo de tais produtos:
- radiadores
- barcos
- misturadores
- tanques, recipientes,
- perfis de janela.
Os componentes de soldagem para silumin são, na maior parte, idênticos ao adesivo destinado a unir o metal. Os componentes são resina epóxi e pó de metal. Há uma pequena diferença nos aditivos adicionais que podem ser adicionados especificamente para trabalhar com alumínio.
A facilidade de uso e o baixo custo não apenas economizam tempo, mas também dinheiro. E a exclusão de processos oxidativos durante a soldagem a frio de silumina fortalece essa conexão.
Atenção! Não é recomendável usar cola para selar receptores, coletores de ar e outros recipientes sob alta pressão.
Ao colar produtos de alumínio, lembre-se de que, ao misturar os componentes, o processo de endurecimento começará em 20 a 30 minutos. Portanto, você precisa aplicar cola nas superfícies preparadas durante esse período. Então é necessário pressionar os espaços em branco um contra o outro e fixá-los nessa posição por cerca de uma hora. A solidificação final ocorrerá dentro de três horas.
No mercado russo, os seguintes produtos receberam o maior reconhecimento pela soldagem de alumínio:
- WURTH Líquido,
- Titanium
- Solda a frio Permatex,
- Cosmopur 819,
- Mastix,
- ASTROhimACE-9305,
- Abro Steel.
Soldagem a frio para cerâmica
Esse tipo de cola geralmente é universal. Portanto, além da faiança, é adequado para trabalhar com outros materiais, como plástico. No entanto, existem compostos especializados que são usados exclusivamente para cerâmica.
Essa soldagem é melhor do que outras para lidar com rostos molhados e oleosos. Ao trabalhar com ele, não há necessidade de limpar completamente as superfícies coladas. É usado para reparar esses produtos:
- pias
- vasos sanitários
- telha cerâmica
- outros móveis de barro.
Uma característica distintiva dessa soldagem é que ela deixa uma costura quase imperceptível. O período de solidificação completa, dependendo da marca de cola, pode variar de uma hora a um dia. Os principais tipos de soldagem usados para conectar elementos cerâmicos entre si:
Soldagem a frio para madeira
Este tipo de colagem é usado para reparar produtos de madeira:
Com a ajuda dessa soldagem, é possível restaurar um ornamento de madeira, eliminar rachaduras, selar orifícios de suportes e pregos. Esse não é um tipo muito comum de soldagem, associado à especificidade e ao uso limitado desse material no dia a dia e na produção.
O método de aplicação é semelhante ao utilizado na colagem de metal, plástico: prepare a superfície, aplique, alise. O tempo de secagem é de cerca de 30 minutos. O adesivo é resistente à umidade e grosso o suficiente para impedir a propagação espontânea.
Os compostos mais adequados para trabalhar madeira são:
- Penosil Premium FastFix Wood,
- ABRO AS-224,
- Árvore de diamante.
Soldagem a frio para concreto
O produto destina-se mais à fixação de alguns produtos no concreto do que à conexão de estruturas feitas com ele. Isso se deve ao fato de o concreto ser um material razoavelmente higroscópico, praticamente não absorve a umidade. Portanto, apesar de essa soldagem a frio ter uma capacidade adesiva aumentada, recomenda-se usá-la exclusivamente para fixar alguns produtos em uma superfície de concreto ou para conectar pequenos elementos:
- fragmentos de cola de esculturas ou monumentos,
- fixar as caixas de montagem e instalação elétrica,
- fechar canais a cabo,
- reparar pisos de concreto,
- para cobrir rachaduras.
A cola começa a endurecer 20 minutos após a preparação para o trabalho. O produto finalmente colado pode ser submetido a uma carga não inferior a uma hora e meia após a união.
Os principais tipos de cola para concreto:
Como usar a soldagem a frio
Diferentes tipos de cola têm suas próprias características e características. Alguns compostos são universais. Outros se aplicam a materiais específicos. A soldagem pode diferir no período de solidificação e em seus componentes constituintes. No entanto, existem regras gerais que permitem dividir todo o fluxo de trabalho em vários estágios:
- Preparação de superfície. Esta etapa envolve limpar as bordas coladas da sujeira velha (tinta, ferrugem). Para aumentar a força de adesão, recomenda-se aumentar a rugosidade da superfície, tratando-a com um abrasivo. Na maioria dos casos, as juntas devem ser desengorduradas com um solvente e apenas materiais secos devem ser colados.
- Aprendendo as instruções. Antes do uso, é necessário familiarizar-se com as principais características da soldagem utilizada: composição, tempo de solidificação, etc.
- Preparação da mistura. Dependendo do tipo de cola, misture dois componentes em uma única substância. Os componentes de soldagem podem estar em dois tubos diferentes ou em um feixe comum constituído por um núcleo com um material e uma bainha com outro. É necessário misturar os dois componentes até que apareça uma massa homogênea plástica.
- Aplicação de cola. Depois que a composição estiver pronta, ela é aplicada nas superfícies adjacentes usando bicos especiais, uma espátula ou outra ferramenta. Em seguida, as faces de sinterização são fixadas com grampos, grampos ou algum tipo de prensa.
- Após o endurecimento final, o conjunto colado está pronto para uso ou processamento adicional, se necessário.
Atenção! O tempo de secagem total depende do tipo de soldagem e é indicado nas instruções.
Aplicação de soldagem a frio
O escopo desse tipo de conexão de elementos é amplo o suficiente. No dia a dia e no trabalho, para reparos temporários e permanentes, com diferentes tipos de substâncias - a soldagem a frio é a melhor solução em todas essas situações.
Os principais materiais que podem ser descascados desta maneira:
- vários metais
- plástico
- vidro e cerâmica
- linóleo
- concreto e pedra
- uma arvore
Tipos especiais de soldagem permitem a colagem de elementos que podem manter suas características, mesmo com forte aquecimento ou quando em locais com alta umidade.
Que temperatura a soldagem a frio pode suportar?
Cada embalagem de cola sempre indica o regime de temperatura em que pode ser usado. A maioria das marcas pode suportar calor de até 140 ° C, menos frequentemente até 260 ° C. Mas existem modelos especiais projetados para operação em alta temperatura, quando as peças coladas podem ser aquecidas a 1500 ° C. Normalmente, eles são usados ao conectar produtos feitos de metais ferrosos, que durante a operação estão sujeitos a calor significativo.
A soldagem a frio conduz corrente
Nenhuma cola deste tipo possui condutividade elétrica. Desde a composição da resina epóxi ou PVC líquido, que são dielétricos. Portanto, não importa para qual material a soldagem a frio é escolhida (para metal, plástico etc.) - ela não conduz eletricidade.
Se for necessário garantir a condutividade elétrica, por exemplo, para a construção de pontes no processador em rádio eletrônicos, é melhor usar uma cola condutora especial do tipo "contactol". Mas isso não tem nada a ver com soldagem a frio.
Composição de soldagem a frio
A cola é uma substância de dois componentes, cujos elementos durante o uso reagem entre si e formam a base para a ligação das peças. O primeiro componente na forma de uma resina epóxi ou solvente é responsável pela uniformidade de massa e ductilidade. O segundo na forma de pó metálico ou PVC líquido é usado como carga. Outras substâncias, como enxofre e outros aditivos, fornecem as propriedades necessárias para a soldagem, dependendo da colagem de quais estruturas são usadas.
Benefícios da soldagem a frio
O uso da soldagem a frio torna possível conectar peças de metais não ferrosos, nobres e ferrosos, além de conectar metais diferentes (brasagem de cobre em fios de alumínio de cabos ou fios). Basicamente, esse método é usado se for necessário conectar metais que não suportem altas temperaturas.
As vantagens também incluem:
- Falta de deformação dos produtos colados, porque não há aquecimento.
- A confiabilidade aumentada de uma costura e sua precisão.
- Total falta de desperdício.
- Sem custos de energia.
- Nenhuma experiência é necessária para um processo de soldagem a frio.
- Não são necessárias ferramentas.
- Cem por cento de respeito pelo meio ambiente do processo, sem emissão de gases e fumaça.
- Em algumas situações, essa é a única opção (reparo de contêineres nos quais materiais explosivos são armazenados).
Características e composição da soldagem a frio
De fato, isso é cola, que inclui:
- Resina epóxi, que fornece plasticidade e uniformidade da massa da solda. Ela é a principal.
- O componente de metal é o material de enchimento.
- Ingredientes extras. A lista é grande, na maioria das vezes os fabricantes usam enxofre.
O mercado oferece dois tipos: cola soldada a frio de um componente (pronto) e de dois componentes.
A qualidade da junta é afetada pela própria composição (componentes), pela limpeza das superfícies a serem soldadas e pelas regras de uso da soldagem a frio. Se todas as condições forem atendidas, a solda será durável. É verdade que é necessário indicar que a costura feita por qualquer outro tipo de soldagem é muito mais forte. Portanto, a soldagem a frio só pode ser usada para unir estruturas sem carga e pequenos reparos.
A composição do componente adesivo pode variar e dependerá de qual temperatura o material possa suportar. As instruções de uso determinam esse indicador e, se seus requisitos forem observados, a solda deve ser forte e suportar o limite de temperatura especificado nas instruções.
Os principais tipos de adesivos para soldagem a frio podem suportar temperaturas de até + 260 ° C. Mas existem espécies no mercado que têm um limite de temperatura de + 1316C. Eles são usados em locais onde tipos convencionais de processos de soldagem não podem ser aplicados.
Na sua composição, o adesivo utilizado pode ser:
- Plasticina, esta é uma barra que precisa ser amassada antes do uso.
- Líquido. Esta é uma opção de dois componentes com um endurecedor adicionado à base.
Tecnologia de soldagem a frio
- O processo preparatório, que inclui a limpeza das superfícies de duas partes conectadas. Eles desengorduram com acetona. É necessário conseguir que a superfície fique áspera, portanto, use uma lixa de grão grosso.
- Se cola líquida for usada para a conexão, ela deverá ser misturada com o endurecedor. Nesse caso, a temperatura geralmente é liberada. Se a "plasticina" for usada, antes de aplicá-la, você precisará amassar bem com as mãos.
- Em condições de trabalho, a cola não dura mais de três minutos, portanto deve ser aplicada rapidamente na zona de soldagem.
- Em seguida, dois produtos de metal são interconectados. As braçadeiras podem ser usadas para criar pressão, embora essa seja uma condição opcional.
Quanto tempo leva a soldagem a frio? Tudo depende de sua composição e fabricante, mas a faixa é bastante ampla: de 1 hora a 8.
Atenção! A soldagem a frio endurece rapidamente, por isso é recomendável molhar as mãos com água antes do uso, para que o adesivo não as atinja.
Aqui está uma tecnologia tão simples que responde à pergunta de como a soldagem a frio funciona. Se você seguir rigorosamente as instruções, a solda deverá ser forte. Não se envolva em performances amadoras, o que necessariamente levará a uma violação das características do composto frio, ao qual as instruções estão anexadas.
Quando se trata de soldagem a frio para ferro fundido, na maioria dos casos a composição adesiva não é usada. Aqui, tecnologias de soldagem completamente diferentes, nas quais eletrodos são usados, mas o metal não é aquecido. A tecnologia de soldagem a frio de ferro fundido é realmente muito complicada, e seu soldador inexperiente por si só não pode ser feito. O adesivo pode ser usado para pequenos reparos ou soluções temporárias para o problema.
Soldagem a frio - recomendações para uso
Na maioria das vezes, esse tipo de conexão é usado para reparos em automóveis. Desta forma, silenciadores, radiadores, tanques de gás são soldados. O mais importante é escolher a composição certa para a finalidade pretendida. Entende-se que peças e conjuntos que operam sob alta temperatura requerem o uso de material resistente ao calor. Não use adesivo universal para soldar metais. É melhor aplicar uma composição que inclua uma carga de metal.
Nunca use solda a frio para peças que são operadas sob pressão. Esta solda tem uma baixa resistência à tração, a costura não funcionará nessas condições por um longo tempo. Utilizando o processo de soldagem a frio, é necessário entender que quanto maior a temperatura que a costura pode suportar, maiores são suas características de resistência.
Como você pode ver, a soldagem a frio tem excelentes propriedades. E o mais importante deles é a facilidade de uso. Não deixe de assistir ao vídeo - o que é soldagem a frio - localizado nesta página do nosso site.
As vantagens do produto incluem:
- Preço acessível.
- Sem rachaduras após a secagem.
- Aplicação simples.
- Alta confiabilidade após a solidificação.
- Possibilidade de aplicação para modelagem.
- Sem encolhimento.
- Resistência ao aumento da temperatura.
Podemos dizer que a soldagem a frio não tem desvantagens, mas existem limitações. Nesse caso, se você espera algo em larga escala desse adesivo, as características modestas da composição epóxi podem parecer uma desvantagem. Mas ainda é impossível comparar essa substância com os métodos clássicos de união de espaços em branco. A soldagem a arco elétrico sempre fornecerá com mais eficácia uma junta de metal e um parafuso que prende duas peças de madeira. A cola refere-se a um método de emergência de reparo rápido ou é usada nos casos em que você precisa simular uma parte separável do produto, substituindo-a por um composto epóxi curado.