Pavimentos

Pavimentos quentes: prós e contras

Ao planejar a organização do aquecimento de piso em um apartamento ou em uma casa particular, é importante escolher o tipo de sistema corretamente e não cometer erros com o acabamento. Caso contrário, o nível adequado de eficiência de aquecimento não será alcançado. A telha para um piso com isolamento térmico é a decisão ideal em todos os aspectos. Para fazer a melhor escolha, você deve se familiarizar com a variedade e os recursos dos produtos no mercado.

Tipos de colocação de piso aquecido

O consumidor recebe uma ampla seleção de sistemas que podem ser usados ​​para a construção de um piso quente.

O circuito da água está equipado em mansões particulares e com a permissão das empresas de gestão nos primeiros andares dos prédios de apartamentos. A linha é colocada por uma cobra ou espiral em um isolador de calor e depois derramada com uma mesa de cimento. A vantagem desta solução é que ela é economicamente viável; a água armazena calor por um longo tempo após desligar o circuito com um termostato.

Os produtos elétricos não têm restrições no local da instalação. A instalação pode ser realizada em salas residenciais e utilitárias, varandas e galerias.

Os sistemas são divididos em tais variedades:

  • Cabo. São fios resistivos e auto-reguladores (matriz) de um e dois núcleos com uma espessura de 4-8 mm.
  • Matt Eles se parecem com telas em que um fio de aquecimento com um diâmetro de até 4 mm está embutido em uma malha de plástico.
  • Infravermelho Eles são feitos na forma de um filme, dentro do qual são fibras de carbono que emitem radiação infravermelha quando a corrente é passada.

As comunicações do piso quente são instaladas sob a mesa, em sua matriz ou na superfície externa. O último método é mais eficaz, pois permite que você use todo o calor produzido pelo sistema.

Opções de revestimento decorativo

Ao escolher um revestimento para o chão, vários fatores devem ser levados em consideração que afetam a eficiência do aquecimento de uma sala e as pessoas que nela vivem.

Os produtos devem obedecer aos seguintes parâmetros:

  • resistência a altas temperaturas,
  • imunidade ao aquecimento e arrefecimento contínuos,
  • alta condutividade térmica
  • segurança ambiental
  • tecnologia de instalação
  • conveniência de serviço
  • força
  • durabilidade
  • resistência à abrasão e substâncias quimicamente ativas,
  • textura, cor e design de superfície.

Como o piso é instalado há décadas, a última coisa que você precisa pensar é no custo dos materiais. É melhor escolher um revestimento caro, mas de alta qualidade, cujo estado não precisará se preocupar até a próxima grande reforma do prédio.

Os melhores acabamentos usados ​​na instalação de piso radiante:

  • Telha cerâmica. O material tem um custo relativamente baixo, alta condutividade térmica, aquece rapidamente, transferindo energia praticamente sem perda. À venda, existe uma extensa gama de produtos deste tipo, caracterizada por várias soluções de design. A desvantagem é que a camada decorativa externa apaga com o tempo e os objetos que caem no chão deixam lascas claramente visíveis na superfície. Ladrilhos da classe de dureza 5-6, classe de resistência ao desgaste 4-5 e absorção de água de 3-6% devem ser escolhidos.
  • Porcelanato. Este é um revestimento mais durável, mas seu custo é maior. O material possui uma estrutura uniforme em todo o volume, de modo que os danos mecânicos não são visíveis em sua superfície. A alta condutividade térmica do grés de porcelana garante uma transferência de calor eficiente do elemento de aquecimento para a sala. A desvantagem é que o revestimento imita a pedra natural - essa opção é pouco adequada ao design das salas de estar.
  • Telha de PVC. O piso quente sem aquecimento preserva o desempenho em qualquer temperatura, inclusive negativa. Sua característica distintiva é uma agradável sensação tátil mesmo quando o aquecedor está desligado. Quando aquecido, o material não emite substâncias nocivas. Um nível médio de condutividade térmica permite a colocação de ladrilhos diretamente em esteiras de cabos ou filmes infravermelhos. Os pisos quentes são fáceis de instalar, mesmo um iniciante pode lidar facilmente com esse processo.
  • Telha de vinil. Os pisos de vinil quente são uma excelente solução para decorar um quarto, cozinha ou até um quarto para uma criança. O piso de vinil possui uma estrutura multicamada com um adesivo. Pode ser colado imediatamente após a remoção da película protetora sem o uso de argamassa de cimento ou pregos líquidos. As inclusões cerâmicas fornecem alta resistência ao desgaste dos produtos e tratamento ultravioleta - preservação da cor durante todo o período de operação. O azulejo quente não altera suas propriedades quando aquecido

A prioridade na escolha deve ser dada ao material que pode fornecer aquecimento eficiente com consumo mínimo de eletricidade.

Vantagens e desvantagens dos ladrilhos para aquecimento de piso

Se generalizarmos as características de desempenho do revestimento para um piso quente, podemos distinguir os prós e contras das características inerentes a todos os tipos de materiais utilizados em instalações residenciais.

Entre as vantagens incluem:

  • força
  • resistente a água
  • boa condutividade térmica
  • variedade de texturas
  • ampla seleção de cores
  • facilidade de instalação
  • durabilidade
  • qualidades dielétricas
  • facilidade de limpeza contra contaminação.

O material tem suas desvantagens. O principal é a presença de costuras visualmente visíveis e sensíveis ao toque. Azulejos e porcelanatos quando o aquecedor é desligado tornam-se frios e desagradáveis ​​para caminhar. As telhas quebram quando objetos sólidos caem sobre ela. Se não houver estoque, a substituição pode causar sérias dificuldades.

Recursos materiais

Azulejos e porcelanatos têm quase as mesmas características técnicas. A diferença está apenas na composição, dureza e porosidade. Ao mesmo tempo, ambos os materiais são excelentes condutores em estruturas de ação direta. O piso, coberto com ladrilhos duros, é capaz de aquecer qualitativamente a sala, mesmo no modo autônomo, sem radiadores de parede. No entanto, esse revestimento requer um termostato sensível e de alta qualidade. Uma boa condutividade pode causar superaquecimento. Confortável é a temperatura do piso na faixa de 23 a 28 graus.

Os ladrilhos feitos de vinil e PVC têm menos condutividade térmica. Por um lado, isso é bom, pois um aumento crítico de temperatura é excluído. Por outro lado, é necessária mais energia para garantir um ambiente interno confortável. O revestimento sintético responde melhor ao choque, amortecendo sob cargas pesadas.

Métodos de montagem para itens selecionados

Os métodos de instalação variam significativamente, dependendo da composição e forma dos elementos do aquecimento do piso. Uma coisa é comum em todos os casos - nivelamento de alta qualidade da base e seu primer para melhorar a adesão.

Azulejos e porcelanatos são colocados sobre cola, cuja base é o cimento. É possível usar argamassas embaladas em tubos, é mais rápido, mais fácil, mas mais caro. A colocação é realizada em linhas pares, com deslocamento ou na diagonal. A equalização é alcançada usando cruzamentos de plástico. Depois que a solução solidifica, elas são removidas e as costuras são substituídas.

Os fragmentos de polímero são fixados na placa em uma base adesiva ou são fixados diretamente à mesa pelo método flutuante. Nesse caso, a colagem é realizada apenas nos chanfros nas bordas dos produtos.

O que escolher para aquecer os pés: pisos ou porcelanatos?

Como regra, ao escolher um material para o piso, surge um dilema importante para o cliente: você prefere azulejos ou porcelanatos? E qual dos materiais apresentados será mais quente e confortável, porque estamos falando em terminar o chão na sala de estar. Vamos descobrir!

Para entender qual material é mais quente, você precisa determinar suas diferenças.

Antes, quando o porcelanato acabava de aparecer no mercado, havia um mito entre os consumidores e até vendedores de que era feito com ingredientes mais "progressistas" do que os revestimentos cerâmicos. E esses ingredientes secretos o tornam melhor, mais forte e mais moderno que a "irmã mais nova". Mas isso não é verdade! Nenhum componente secreto nos grés porcelanato é “misturado”. Consiste nos mesmos elementos que os azulejos: o mesmo feldspato, caulim, areia de quartzo e argila.

A principal diferença é a tecnologia de produção. O granito cerâmico é queimado sob a influência de temperaturas mais altas (cerca de 1300 graus) e uma pressão muito maior é aplicada (cerca de 450 kg por centímetro). É a tecnologia de produção que contribui para indicadores de qualidade mais "progressivos" dos grés de porcelana: as altas temperaturas literalmente derretem e colam firmemente os componentes, e a pressão não permite a formação de microporos. A ausência de microporos explica a durabilidade, resistência ao gelo, resistência à umidade e resistência deste material.

Tais qualidades tornam o granito cerâmico uma solução ideal para decorar fachadas, terraços, escadas de ruas etc. Mas eles permitem que você "conquiste" o título da solução ideal para pisos? De fato, em um apartamento comum, não é tão importante que o piso seja resistente ao gelo! É muito mais importante que seja quente e confortável!

A condutividade térmica de um ladrilho convencional é alta?

Os ladrilhos costumam ser aplicados com adesivo em uma mesa de concreto. Essa simbiose tem a capacidade de acumular calor e transferi-lo para o ar. Portanto, o ladrilho aquece rapidamente, mas com a mesma rapidez e esfria em um período sem aquecimento. Este material possui um coeficiente médio de condutividade térmica, mas em combinação com outros materiais de construção, está em um nível suficiente para proporcionar conforto.

A condutividade térmica dos grés porcelanato é alta?

O granito cerâmico possui uma condutividade térmica muito baixa. Se o produto for aquecido, o calor permanecerá por um período muito, muito longo. No verão, leva a temperatura da sala e você pode caminhar confortavelmente com os pés descalços. E para se sentir confortável no inverno, você deve usar o sistema "piso quente". Esta solução pode ser considerada a melhor para uso em espaços residenciais.

Dados os coeficientes de condutividade térmica dos materiais de acabamento apresentados, concluímos que o grés porcelânico é neutro às mudanças de temperatura, diferentemente dos ladrilhos. E quando usado em conjunto com o sistema "piso quente", proporciona conforto e aconchego em casa!

Atenção, se você tiver reparos em sua casa e selecionar pisos de alta qualidade, preste atenção às seguintes coleções deKeramaMarazzi no sortimento: "Fragata», «Corveta», «Árvore de olmo», «Yakaranda"E outros. A textura da madeira tornará o material ainda mais confortável!

Funcionalidades

Os ladrilhos retêm calor preenchendo material cerâmico com bolhas de ar. Devido a isso, uma camada de isolamento térmico é formada, o que permite que o ladrilho permaneça quente sem aquecimento.

Consequentemente, ao instalar esses ladrilhos no banheiro, nos banheiros, no corredor ou na área da cozinha, você será poupado da necessidade de instalação adicional de sistemas de aquecimento de piso ou na compra de tapetes.

Os ladrilhos quentes são feitos de espuma cerâmica, antes que uma solução semelhante fosse usada para aquecer os fogões. A resistência do material é obtida pela calcinação, que decompõe os compostos orgânicos. As características operacionais do material dependem da estrutura, do número de bolhas, de seu tamanho e das características de sua localização.

Os azulejos quentes são apresentados no mercado de materiais de construção em uma ampla variedade: com várias características técnicas e operacionais. Assim, para uso ao ar livre é produzida cerâmica espumada com baixa porosidade, feita com tecnologia especial que permite aumentar a resistência do ladrilho a altas cargas mecânicas.

Se a sala tiver uma cruz grande, você precisará escolher um revestimento de piso com alta resistência ao desgaste.

Vantagens de azulejos quentes

A favor da escolha de um ladrilho quente fala várias características positivas que são inerentes a ele:

  • pulverização especial com propriedades antibacterianas,
  • resistência ao estresse mecânico,
  • uma estrutura porosa que confere ao ladrilho um baixo grau de condutividade térmica (uma superfície rugosa com um relevo perceptível transfere menos calor ao pé do que liso),
  • resistência à poluição e influências ambientais adversas: umidade, raios UV, ambiente agressivo,
  • respeito pelo meio ambiente, ausência de componentes prejudiciais aos seres humanos,
  • enorme variedade: várias formas, texturas, tons.

Entre as deficiências das telhas cerâmicas quentes, destaca-se o seu alto custo: de US $ 100 por 1 m2.

A espuma cerâmica pode ser combinada com um sistema de aquecimento de água ou piso elétrico. Devido à baixa condutividade térmica, um ladrilho quente consome uma quantidade mínima de energia, garantindo aquecimento suficiente da superfície do piso.

Variedades

Na maioria das vezes, azulejos de cerâmica e porcelana quentes, bem como parquet de cerâmica, são usados ​​para instalações residenciais. No entanto, existem outras variedades.

Telha de pvc começou a usar recentemente. Na maioria das vezes, é usado na cozinha e em banheiros, armazéns, instalações públicas e industriais, garagens. O preço deste material é significativamente menor em comparação com os de porcelana, mas a vida útil é menor.

A telha de PVC é durável, mas depois de um tempo perde sua aparência atraente.

Entre as vantagens de tais peças podem ser observadas:

  • facilidade de transporte
  • alta resistência
  • bom isolamento acústico
  • ampla variedade de texturas e opções de cores,
  • alta resistência à umidade.

  • a possibilidade de reinstalação ao descascar,
  • revestimento antiderrapante,
  • fácil de cortar.

As desvantagens das telhas de PVC incluem sua base artificial. O apartamento é recomendado para usar materiais de acabamento naturais. Recentemente, os designers usam cada vez mais telhas de PVC que imitam a pedra natural.

Para a decoração do espaço de vida, empresas comerciais e industriais, outro tipo de material pode ser usado - telha de vinil quente. Você pode comprar um produto certificado e de alta qualidade em grandes lojas de construção e em empresas representativas oficiais.

O material pode ser combinado com sistemas de aquecimento de piso adicionais.

As flutuações de temperatura recomendadas dos ladrilhos de vinil podem ser: até + 32 graus no banheiro e na piscina, até + 29 em outras salas.

Dicas de seleção

O ladrilho quente combina bem com qualquer elemento de design, portanto, não há restrições quanto à sua escolha: você pode usar qualquer sombra, padrão e tamanho. No entanto, ao escolher um revestimento para o chão, não será permitido levar em consideração o tamanho da sala onde a instalação será feita, os recursos de iluminação e o estilo geral.

Ao escolher um material, você deve prestar atenção às seguintes especificações:

  • força
  • capacidade de calor
  • propriedades de isolamento elétrico
  • segurança contra incêndio
  • resistência ao desgaste

  • antiestaticidade
  • rigidez
  • higiene
  • índice de fricção
  • porosidade (quanto menor, mais forte e resistente ao gelo),
  • resistência a produtos químicos.

Quando escolher

Ladrilhos quentes devem ser selecionados no processo de criação de um projeto de design para fazer os cálculos necessários. Se na fase de projeto a seleção de ladrilhos não for possível, será necessário calcular o piso com base nos piores parâmetros.

Muito provavelmente, isso afetará a superação de custos do material no futuro, mas será possível economizar no aquecimento do piso.

Nuances de instalação

Telhas cerâmicas quentes apresentam algumas nuances no processo de instalação. Isso se aplica aos recursos de assentamento do material e ao encaixe perfeito. Como o material tende a se expandir durante o aquecimento, isso pode causar rachaduras. Para evitar efeitos adversos, é necessário escolher a mistura adesiva correta. Em ambientes com alto nível de umidade, é recomendável usar uma base adesiva de dois componentes.

Informações detalhadas sobre as características das flutuações de temperatura são indicadas na embalagem do adesivo. Na maioria das vezes, os instaladores de azulejos usam epóxi.

Você pode preparar o piso para a instalação do revestimento, seguindo as instruções, mas é melhor deixar esse trabalho para os profissionais para evitar erros. As comunicações e a fiação devem estar bem protegidas e removidas.. Durante a instalação, é necessário controlar que não haja folgas de ar sob o revestimento; caso contrário, sua presença no futuro levará a uma avaria no sistema de aquecimento.

O que é um piso quente

O efeito de uma superfície aquecida é criado devido à presença de pequenos poros de ar no ladrilho. A estrutura de malha fina é formada como resultado da aplicação de tecnologia especial ou do uso de materiais naturais porosos. As bolhas de ar são distribuídas uniformemente por todo o volume e servem como um bom isolante.

O uso de painéis de piso feitos de material com baixa condutividade térmica cria um efeito duplo positivo. Ao tocar, não há sensação de frio, andar sem sapatos fica agradável. É mais fácil manter uma temperatura confortável em um apartamento ou casa.

O piso radiante pode ser instalado em instalações residenciais e auxiliares. É especialmente agradável passear no corredor frio, no banheiro, na cozinha.

Profissionais de azulejos quentes

• a estrutura porosa fornece propriedades de isolamento térmico ao material; quando entra em contato com o ladrilho, não é sentido frio;
• graças à tecnologia inovadora, o revestimento do piso é suficientemente resistente ao estresse mecânico,
• um revestimento protetor especial tem um efeito antibacteriano,
• a cerâmica não contém componentes tóxicos perigosos para a saúde das famílias,


• o ladrilho é resistente à poluição e aos efeitos de fatores externos (ambiente ultravioleta, úmido e agressivo),
• é produzida uma grande variedade de cerâmicas de pisos de diferentes texturas, tamanhos e cores, o que permite escolher a opção mais bem-sucedida para um determinado estilo interior.

As desvantagens de novos produtos ainda são difíceis de avaliar, porque ainda não passaram no teste principal - um teste de consumidor. Mas agora você pode testemunhar o preço alto, que começa em US $ 100 por metro quadrado.

A cerâmica quente é ideal para organizar um piso quente em combinação com um sistema de aquecimento elétrico ou de água. Seus indicadores de condutividade térmica ajudarão a minimizar o consumo de energia, garantindo um aquecimento suficientemente bom da superfície do piso. Os especialistas recomendam dar preferência aos azulejos.

Porcelanato tem características de estilo, além disso, a tecnologia de instalação fornece uma junção perfeita. No entanto, durante o aquecimento, o material se expande, o que provoca a formação de rachaduras. A qualidade da postura também é afetada pela mistura adesiva; portanto, ao escolher a cola, preste atenção às informações na embalagem relativas aos ciclos de flutuação de temperatura. Na maioria dos casos, os artesãos preferem epóxi.