É difícil superestimar o valor de metros quadrados adicionais em um apartamento na cidade. A loggia pode ser uma ilha fria para guardar coisas ou uma sala quente para viver. Mas, para poder usá-lo totalmente, você precisa garantir uma temperatura aceitável nesta sala.
O aquecimento de varandas e galerias se tornou a principal tarefa para quem deseja expandir a área útil do apartamento.
O grau de isolamento depende da finalidade da sala, como sala de estar ou espaço de armazenamento.
E se a questão de isolar a loggia já foi resolvida há muito tempo, ainda não há consenso sobre o local do isolamento.
Três direções para aquecer a loggia
- isolamento loggia fora - opção preferida. Nesse caso, o ponto de congelamento muda para o exterior, ou seja, em direção ao aquecedor montado fora da varanda. Isso permitirá não apenas isolar a superfície da parede, mas também manter as propriedades do rolamento do material a partir do qual ela é construída. Além disso, o espaço interno da loggia é salvo.
A única desvantagem do isolamento da rua é o custo do trabalho em grandes altitudes (montanhismo industrial). Um material isolante de calor rígido (espuma de poliestireno, espuma de poliestireno) é usado para isolamento externo, coberto com uma malha de polímero e protegido com uma argamassa de cimento forte e / ou gesso decorativo,
- aquecimento bilateral e acabamento da loggia. Envolve a instalação de material isolante térmico fora e dentro da galeria. Essa solução é impraticável em princípio, porque do ponto de vista da eficiência térmica, não importa de que lado o trabalho seja realizado.
- aquecendo a loggia por dentro. O isolamento interno é a opção mais popular, porque É possível fazer o trabalho você mesmo. No entanto, neste caso, o espaço útil da loggia é reduzido. No entanto, vamos nos aprofundar nessa opção com mais detalhes.
Etapa 1 - Determinando a necessidade de isolamento
Dependendo do objetivo futuro da sala, é tomada a decisão de isolar a galeria do lado de dentro ou de fora, que tipo de isolamento e qual espessura será usada.
Por definição, uma loggia é uma sala em um prédio com um lado aberto. Essa especificidade possibilita que os proprietários realizem o isolamento com custos financeiros mais baixos em comparação com o isolamento da varanda.
O fato é que apenas um lado precisará ser isolado - o parapeito da loggia. Quanto às outras partes, se fizerem fronteira com as instalações aquecidas do apartamento, não há necessidade de realizar isolamento.
Etapa 2 - O grau de isolamento da loggia
É um erro supor que a vidraça da varanda com janelas com vidros duplos é uma maneira bastante confiável de economizar calor na sala. Para garantir a temperatura desejada na sala com custos mínimos, é necessário cuidar do isolamento térmico de todas as superfícies: paredes, piso, teto. É melhor realizar o trabalho ao mesmo tempo, mas é possível em partes, o principal é seguir a ordem.
Etapa 3 - Escolhendo um aquecedor para a loggia
À primeira vista, a seleção não é difícil. No entanto, a variedade de materiais de isolamento térmico faz você se perguntar o que é melhor para isolar a loggia por dentro.
- penofol (40-50 rublos / metro quadrado). Pertence ao grupo de aquecedores semi-rígidos. Distingue-se pela presença de duas camadas: espuma de polietileno e papel alumínio, que servirá como refletor (reflete até 97% da energia térmica). O aquecimento da loggia com penofol é mais justificado do que o aquecimento na varanda, mas, apesar disso, o uso de penofol sozinho é uma ocorrência bastante rara,
- poliestireno (2560-3200 rub./cub.). Ótima relação preço / qualidade. Possui excelentes propriedades de isolamento térmico, não higroscópico, não requer o uso de filmes, fáceis de instalar. O Polyfoam está disponível no mercado com diferentes densidades (15, 25, 35 kg / m3) e diferentes espessuras de chapa de 20 a 100 mm, o que possibilita variar a espessura,
- espuma de poliestireno (espuma de poliestireno extrudido ou espuma de poliestireno) (3500-5000 esfregar / cubo). Uma nova geração de espumas. Ao economizar as vantagens da espuma, ela se distingue por um sistema de fixação de alta densidade (40, 100, 150 kg / m3) e um pente de ranhura, que permite evitar pontes frias. O aquecimento da varanda com espuma é uma das formas mais eficazes de isolamento térmico, mas o uso generalizado restringe seu custo,
- algodão. Representante de isolamento macio. Mineral (400-500 rublos / empresa unitária = 5,76 sq. M.) Ou lã de basalto (650-720 rublos / empresa unitária = 5,76 sq. M.) É bom porque permite isolar a superfície com irregularidades ou lacunas. Na linha de aquecedores deste tipo, existem materiais com diferentes densidades e preços. No entanto, uma desvantagem comum da lã mineral é sua suscetibilidade à umidade. Isso requer o uso de filmes de impermeabilização,
- espuma de poliuretano. Material de isolamento térmico, que é pulverizado sobre a superfície sob pressão, permitindo preencher as menores lacunas. Os trabalhos de isolamento da Loggia são rápidos, mas caros,
- argila expandida. Isolamento solto. Tem um peso significativo e só pode ser usado para isolamento de piso,
- concreto aerado. Permite alinhar as paredes e isolá-las, mas a área útil é reduzida.
Com exceção da argila expandida e do concreto aerado, cada um dos aquecedores pode ser usado para aquecer a varanda.
Fatores que afetam a escolha do isolamento:
- a condição técnica das superfícies a serem isoladas: suas configurações, a altura do piso / abaixar o teto, a condição do teto,
- o número de superfícies a serem isoladas. Muitas vezes, a parede adjacente à sala não é isolada,
- o clima. Em regiões com alta umidade, é indesejável o uso de aquecedores macios,
- respeito pelo meio ambiente. Polyfoam é considerado o material menos ecológico, a lã de basalto é a mais
- facilidade de instalação. Aquecedores rígidos são montados com mais facilidade. Ao usá-los, você pode fazer sem formar uma caixa para colocar algodão macio. Além disso, não há necessidade de usar filmes. O poliestireno expandido possui as melhores qualidades em termos de instalação, graças ao sistema de pente de ranhura,
- tipo de revestimento de acabamento
- custo do projeto: isolamento de uma galeria de chave na mão ou faça você mesmo.
Etapa 4 - Preparando materiais e ferramentas
Para o trabalho, você precisa preparar: material de isolamento térmico, espuma de montagem, primer, viga de madeira (50x50, para o piso) e ripas (50x30, para instalar a caixa para isolamento macio), um filme de vapor e impermeabilização (para isolamento macio), hardware, fita metálica, materiais de acabamento.
Da ferramenta: furadeira de impacto, furadeira, nível, martelo, fita métrica, pistola de espuma, aspirador de pó, grampeador, alicate, lápis.
Ferramenta de isolamento de loggia DIY
Etapa 5 - Vidros da Loggia
Vidros e aquecimento de galerias são duas ações interdependentes. Ao instalar janelas de plástico, é necessário dar preferência a um perfil de 4 câmaras e uma janela de vidros duplos de 2 câmaras. Durante a instalação, é necessário monitorar o aperto do ajuste de todas as estruturas. No exterior, a instalação da maré é obrigatória, o que evita vazamentos de água. Um peitoril da janela é instalado no interior, levando em consideração a espessura do isolamento.
A instalação de janelas de PVC permite aumentar a temperatura na varanda em 2-3 graus, em comparação com a temperatura fora da janela.
Se não for possível substituir janelas antigas, elas podem ser seladas. O aquecimento das janelas da loggia é melhor realizado pela tecnologia sueca. Permite aumentar as propriedades de isolamento térmico de uma janela sem alterar suas características funcionais.
Etapa 6 - Preparação da superfície
Qualquer que seja o tipo de isolamento realizado na loggia, ele, devido à sua área insignificante, deve ser liberado de tudo o que estiver fora. Por esse motivo, é aconselhável realizar o isolamento de toda a loggia ao mesmo tempo.
Em seguida, são executadas as ações necessárias para trabalhos futuros:
- Remoção de peças salientes que podem ser removidas
- paredes de portas e furos. Se necessário, eletrifique a loggia,
- processamento de elementos que não podem ser desmontados. O metal é limpo e preparado,
- preparando todas as superfícies da loggia. Isso inibirá o desenvolvimento do fungo,
- limpeza.
Etapa 7 - Isolamento do piso na loggia
É aconselhável iniciar o trabalho de isolamento do piso.
O isolamento do piso na loggia, independentemente do material, é realizado nos lags. Uma exceção é a instalação de isolamento com uma mesa subsequente sob o ladrilho ou quando o sistema é instalado no piso radiante. O trabalho é realizado em várias etapas:
- instalação de penofol. Isso não é necessário, mas os mestres recomendam colocar o penofol, com o lado refletivo voltado para cima. Devido à refletividade do penofol, quase todo o calor que sai da parede adjacente à sala ou da fonte de aquecimento permanece na sala,
- atraso de montagem. Antes da instalação, a viga deve ser cortada no tamanho adequado e preparada. A viga longitudinal é colocada a uma distância de 50-70 mm das paredes e transversalmente com um degrau igual à largura do isolamento (para poliestireno 500 mm, para algodão e argila expandida - 600 mm). As barras estão presas ao chão com cavilhas. Durante a instalação dos troncos, eles são monitorados quanto à exatidão de sua fixação; no futuro, servirão de guia para a disposição do piso e a instalação do revestimento final do piso.
Nota A montagem do tronco perto da parede aumenta o risco de deformação da madeira se ela se molhar.
- instalação de isolamento. O isolamento rígido fica entre as defasagens. Ao aquecer a loggia com poliestireno ou poliestireno, não é recomendável usar material espesso. Os mestres recomendam a compra de folhas mais finas e as empilha com deslocamento. Isso minimiza a superfície das pontes frias. O algodão também é colocado entre os lags, de maneira que o material seja colocado livremente, sem derrubar. Uma película de barreira de vapor é colocada sobre o algodão para evitar que ele se molhe.
- vedação de juntas. Se o isolamento rígido for colocado com lacunas, ele precisará ser expandido com espuma de montagem, o que é um bom isolante.
- disposição do piso áspero. Não é recomendável colocar laminado ou linóleo antes do final do trabalho. Se o piso é de ladrilhos, é montado imediatamente e protegido (coberto) com papelão.
Instalação de toras para isolamento de pisos na varanda Isolamento de toras em galerias em toras Atraso na impermeabilização antes do isolamento Isolante em lã mineral
Etapa 8 - Isolamento do teto na loggia
Esta etapa pode ser excluída se o piso dos vizinhos for isolado de cima. Caso contrário, a solução mais fácil é aquecer a varanda com espuma de poliuretano. Adere bem a qualquer superfície e o trabalho pode ser feito em um dia.
Muitas vezes, o teto é isolado na varanda com aquecedores rígidos, menos frequentemente com algodão. A ordem de serviço pode variar.
Opção 1 - método de estrutura de isolamento térmico do teto na loggia
- instalação de penofol. Do curso da física, sabe-se que o ar quente sobe. E para não aquecer o chão com os vizinhos de cima, é aconselhável instalar penofol no teto,
- arranjo do quadro. Para o trabalho, são utilizadas ripas de madeira, com espessura igual à espessura do isolamento,
- o isolamento é colocado nas células da estrutura. Se for usado algodão, uma película de barreira contra vapor é montada adicionalmente,
- o teto está sendo finalizado.
Opção 3 - isolamento do teto falso na loggia
Coloque isolamento (geralmente algodão) no material decorativo do teto. Adequado para teto falso ou decoração de teto com painéis laminados ou plásticos.
Isolamento do teto na loggia - estrutura, lã mineral, penofol Isolamento do teto de loggia - instalação de penofol Instalação de isolamento térmico no teto da varanda Tecnologia de isolamento do teto na loggia
Etapa 9 - Isolamento da parede na loggia
O aquecimento das paredes da varanda é o estágio mais fácil. No entanto, tem uma característica importante, a saber: as paredes da loggia são isoladas de maneiras diferentes.
- a parede adjacente à sala é isolada em uma camada,
- a parede externa é isolada em duas camadas ou é usado um material de isolamento térmico mais espesso. Além disso, é empilhado em pedaços e sempre com um deslocamento.
Assim como o trabalho no teto, existem duas maneiras de se aquecer: “molhado” e moldura:
- Molhado - Adequado para isolamento rígido e o único possível para concreto aerado. Muitas vezes, esse método é usado para isolar a loggia com espuma.
- estrutura de arame - necessário para materiais macios. Sem a moldura, é impossível aquecer a varanda com algodão. O quadro pode ser feito de madeira ou perfil de metal. A tecnologia de colocação de algodão na parede não difere da sua instalação no teto ou no chão. A proteção da lã é fornecida pela instalação do filme.
Isolamento da parede na loggia - estrutura do dispositivo e instalação de lã Isolamento da parede na loggia - painéis OSB Como isolar as paredes da loggia - caixa, lã mineral Como isolar as paredes da loggia - filme de barreira de vapor
Etapa 10 - Trabalho final
Depois de isoladas todas as superfícies da galeria, você pode prosseguir para o trabalho de acabamento. O trabalho começa no teto, as paredes são finalizadas e o piso é finalizado.
No final, rodapés, interruptores, tomadas e uma varanda quente tornam-se um espaço de vida completo.
Revestimento das paredes isoladas da loggia com laminado Acabamento das paredes da loggia com laminado - instalação da borda (rodapé) Iluminação em uma varanda aquecida Instalação de tomadas na loggia O piso isolado na varanda é costurado com madeira compensada Tapete para colocar no chão da varanda Deitado tapete no chão da loggia Rodapé da instalação Loggia concluída após o aquecimento Loggia isolada - o resultado
Instalação de janelas com vidros duplos
A primeira etapa, a partir da qual o aquecimento de qualquer sala começa, é a instalação de modernas janelas com vidros duplos. Se você tem molduras de madeira antigas, uma quantidade muito grande de calor passa por elas, não importa como você isola. Mas ao instalar janelas com vidros duplos na varanda, há uma nuance que a distingue de outras salas - o parapeito. Em muitas varandas antigas, não é forte o suficiente para suportar o peso de janelas de metal-plástico pesado. Nesse caso, terá que ser reforçado.
Conselhos úteis! Fortalecer o parapeito é melhor reforçado. Hastes de ferro e cimento grossos suportam qualquer peso extra. A opção de tijolo também é boa, mas é mais espessa e mais pesada.
Antes de aquecer a varanda com suas próprias mãos, é necessário determinar o material das estruturas das janelas - elas podem ser molduras de PVC, alumínio ou madeira.
Propriedades de diferentes tipos de janelas
Molduras de madeira são as mais baratas, mas não a melhor opção para propriedades de janelas. As janelas de madeira não retêm bem o calor e não são herméticas. Use-os apenas se não houver frio intenso em suas latitudes.
As janelas de alumínio são mais caras, porém retêm melhor o calor. Além disso, eles são os mais confiáveis e duráveis, excelente resistência à corrosão e outras influências negativas.
Molduras de PVC - a melhor opção em termos de preço e qualidade. O cloreto de polivinil não tem medo de umidade e mudanças de temperatura. Não é tão resistente a cargas quanto o alumínio, mas fornece o mais alto nível de condutividade térmica.
Como isolar uma varanda para que estivesse quente no inverno? Os seguintes tipos de janelas são adequados para esse fim:
- com asas giratórias
- com vidros duplos com duas câmaras,
- com perfis avançados.
Como isolar uma varanda com as próprias mãos: fotos passo a passo
Ao aquecer a varanda, um dos pontos mais importantes é a espessura da camada de isolamento. Muitas vezes acontece que você precisa isolar não apenas as paredes, mas também o chão com o teto. O principal critério para o material para isolamento é a sua condutividade térmica.Este indicador é inversamente proporcional à quantidade de calor que o material pode reter. Uma das perguntas mais freqüentes quando o aquecimento é: qual é a melhor maneira de aquecer uma varanda: com espuma ou lã mineral? Tudo depende de suas capacidades financeiras.
O material mais comum para o aquecimento de varandas é a espuma de poliestireno extrudido. É fino, leve, fácil de cortar e montar, é durável e resiste bem à umidade e à corrosão. Seu único ponto negativo é um custo bastante alto. Nesse caso, a opção de orçamento para isolamento da varanda é de poliestireno. Também é leve e fácil de instalar, porém, menos durável.
Rachaduras de vedação
Há lacunas em qualquer sacada antiga - esse é um axioma. Através de vários slots, o calor diminui, mesmo que você instale as janelas com vidros duplos mais quentes e modernas. É melhor remendá-los com selantes e mástiques de poliuretano, que são suficientemente plásticos, duram muito tempo e são resistentes a vários tipos de influências naturais, como geada ou vento.
As rachaduras são seladas com uma pistola especial ou um bico de plástico, que vem completo com um cilindro. Depois que o mastique ou selante secar completamente, você poderá prosseguir com a instalação do isolamento. Se você não souber isolar uma varanda com suas próprias mãos, uma foto passo a passo o ajudará neste momento.
Como fazer piso e paredes em uma varanda com suas próprias mãos
Depois de escolher e comprar um aquecedor, ele deve ser consertado. Geralmente, isso é feito com cavilhas ou cola de construção. Ao instalar com cola, você precisa escolher uma composição sem tolueno - pode corroer o material. Se você decidir fixar o isolamento com buchas, elas deverão ser colocadas ao redor do perímetro com o cálculo de cerca de 10 buchas por metro quadrado.
Use as instruções passo a passo, fotos e vídeos que podem ser encontrados em recursos especializados ao aquecer a varanda com suas próprias mãos.
Etapas de aquecimento das paredes da varanda:
- instalação de película de barreira ao vapor com juntas de colagem com fita de construção
- instalação de torneamento de blocos de madeira ou perfis metálicos,
- instalação de isolamento - espuma de poliestireno, lã mineral, etc.,
- revestimento da caixa com gesso cartonado resistente à humidade, contraplacado ou outras folhas,
- paredes de acabamento.
Conselhos úteis! Costuras entre camadas de isolamento ou placas de espuma devem ser reparadas com espuma de montagem. Isso evitará a perda de calor através deles.
Cada tipo de superfície tem suas próprias nuances de isolamento. Portanto, o piso antes do aquecimento deve ser nivelado e impermeabilizado. E o uso de fita de barreira de vapor irá protegê-lo de problemas como fungos e mofo. As paredes e o teto podem ser revestidos com drywall à prova de umidade. Fotos do design da varanda isolada mostram que o drywall, com acabamento adequado, fica ótimo aqui.
Etapas de isolamento do piso da varanda:
- instalação de uma película de impermeabilização com juntas de processamento com mástique ou selante resistente à humidade,
- colocação de um isolador térmico - por exemplo, espuma,
- betonilha vazada de concreto com uma espessura de 4-5 cm (na betonilha também pode ser instalado um piso elétrico aquecido),
É possível equipar e isolar o chão da varanda sem usar uma mesa de concreto. Para isso, após a organização da impermeabilização, são colocadas toras de madeira na direção longitudinal da varanda, que são fixadas à base de concreto. Entre os lags, é colocado material de isolamento térmico - espuma, lã de basalto, argila expandida, etc. Placas ou material de folha (madeira compensada, aglomerado etc.) são fixados aos lags e o piso é finalizado.
Etapa 1. Preparando o parapeito
O parapeito é uma cerca externa, que é o ponto mais vulnerável da estrutura. O parapeito está em contato direto com a rua e, na maioria dos casos, é uma laje de concreto armado. Antes do isolamento no parapeito, é necessário fechar as rachaduras - por exemplo, coloque-a com um tijolo (alvenaria em ½ tijolo será suficiente para não carregar o teto).
Preparação de parapeitos
Se o parapeito é metálico e seu nível não coincide com a sobreposição superior, primeiro é realizada a alvenaria desse elemento e das paredes laterais. É recomendável usar blocos de espuma para isso, embora o tijolo cerâmico também seja bastante adequado. A superfície externa é revestida com tapume, que também isola um pouco a loggia.
Preste atenção! Todos os elementos da madeira devem ser tratados com um anti-séptico para evitar o aparecimento de bactérias e, como conseqüência, a podridão do material.
Etapa 2. Vidros
Primeiro, a loggia deve ser envidraçada. É aconselhável instalar janelas de vidros duplos de plástico e confiar a instalação a profissionais experientes. As embalagens devem ter no mínimo duas câmaras, a espessura do vidro (total) deve ser de pelo menos 3,2 cm. Com a instalação adequada, o pacote de vidro será cercado por todos os lados por perfis de expansão especiais.
Preparando o parapeito. Vidros
Após a instalação, todas as juntas são preenchidas com espuma de poliuretano (a última deve ser assentada uniformemente, sem quedas e lacunas). Depois disso, a espuma é mascarada externamente por tiras para protegê-la dos raios ultravioletas.
Preste atenção! Às vezes, nesta fase, o aquecedor é montado. De fato, isso não faz sentido, porque sem o isolamento adequado de todos os elementos estruturais, a temperatura será de apenas dois a três graus mais alta que na rua.
Etapa 3. Preparação de todo o necessário
Para aquecer a varanda, são necessários os seguintes materiais:
- isolamento (de preferência poliestireno),
- ripas de madeira 2x5, 3x5, 2x4,5 ou 3x4,5 cm,
- espuma de poliuretano,
- suspensões galvanizadas,
- barreira de vapor
- guias
- buchas de plástico,
- madeira para toras 5x7 cm,
- fita reforçada
- agente anti-séptico.
Você também precisará de várias ferramentas:
- broca de martelo
- arma de espuma
- nível de construção
- serra elétrica
- nível
- alicate
- tesoura para metal,
- chave de fenda
- roleta
- marcador.
Isolante de telhado para varanda
Se o teto da sua varanda não for o piso do vizinho, será necessária uma abordagem separada para aquecê-lo. O vídeo “Como isolar uma varanda de dentro para fora com suas próprias mãos” demonstra claramente todo o processo. É necessário escolher um material de cobertura confiável, é desejável aplicar isolamento acústico na forma de uma pulverização ou de um filme em seu lado interno. As seguintes camadas também são usadas:
- impermeabilização - as películas feitas de cloreto de polivinila ou poliéster são perfeitas aqui,
- membrana à prova de vento - passa vapor do isolamento, mas não passa gotas que possam penetrar com o vento,
- camada anti-condensação - não permite que o vapor de água escorra para o isolamento,
- moldura de madeira - segura o telhado,
- o próprio isolamento - serve para o isolamento térmico do telhado,
- isolamento de barreira de vapor - preserva as propriedades de isolamento do isolamento, não permite a entrada de vapor de água dentro dele.
Isolamento adicional
Para manter sua varanda quente, mesmo nas geadas mais severas, você pode instalar um radiador, ar condicionado ou até mesmo um piso quente. A resposta à pergunta "Qual é o melhor isolamento de varandas por dentro?" Depende da sua imaginação, necessidades e recursos financeiros.
Se a varanda for combinada com a sala, não será possível montar um isolamento adicional, o ar condicionado lidará bem com essa tarefa. Mas há uma nuance - o ar se aquece e o piso ainda permanece frio, mesmo se for acarpetado. Portanto, o piso radiante é uma opção muito apropriada para o isolamento completo da varanda. A instalação de piso radiante é outro ponto difícil que é melhor confiado a profissionais experientes. Uma instrução em vídeo passo a passo sobre o aquecimento da varanda com suas próprias mãos também ajuda aqui.
Quanto melhor aquecer a varanda por dentro, as nuances do aquecimento em diferentes estações
Às vezes acontece que é necessário aquecer a varanda no inverno. Muitas pessoas se perguntam se vale a pena fazer e o que ameaça. Tudo depende dos materiais utilizados para o isolamento. Alguns deles, a baixas temperaturas, alteram suas propriedades e fica mais difícil processar e montar.
É bastante problemático aquecer a varanda com espuma de borracha com as próprias mãos no inverno, e o cimento no frio congela muito rapidamente e não há tempo para realmente entender. Isso leva ao enfraquecimento da alvenaria e à rápida destruição do parapeito. Mas existem vários adesivos e misturas especiais de inverno que são orientados para uso em baixas temperaturas. Também é possível encontrar na Internet vídeos de aquecimento da varanda com suas próprias mãos no inverno.
A espuma também depende da temperatura. Se você escolher a opção "verão" para o aquecimento do inverno, isso não levará a nada de bom - a espuma entrará em colapso rapidamente e se tornará inutilizável.
Outro ponto importante a considerar quando o aquecimento é a umidade. Muitas vezes você pode encontrá-lo se isolar a varanda no outono ou na primavera. A maioria dos tipos de cola ou mástique não adere a uma superfície úmida, e a umidade também tem um efeito muito ruim nas propriedades de desempenho do isolamento, se não for espuma. É por isso que é necessário iniciar o aquecimento e a impermeabilização da varanda do teto. Nesse caso, uma chuva repentina não impedirá que você continue a isolar as paredes e o piso.
Conselhos úteis! O aquecimento da varanda com espuma e penofol pode ser feito mesmo em condições de alta umidade.
Pelo exposto, é claro que é possível isolar uma varanda não apenas no verão. A única exceção é se a temperatura cair abaixo de 20 graus. Mesmo os materiais mais resistentes ao gelo começam a se comportar muito mal e o isolamento normal não funciona, mesmo que você saiba ao certo como isolar adequadamente a varanda por dentro.
Decoração de interiores de varanda com bricolage: instruções e recomendações passo a passo
Se a resposta para a pergunta "Como isolar uma varanda com suas próprias mãos?" e as fotos passo a passo podem ser facilmente encontradas na Internet, a decoração de interiores permanece inteiramente a seu critério. A melhor opção aqui é o drywall, que é resistente à umidade e é facilmente passível de decoração adicional: pintura, revestimento, papel de parede.
A fiação pode ser oculta em invólucros de plástico ocos, para não chamar a atenção e colocar o tapete no chão. Um vídeo passo a passo “Como isolar uma varanda por dentro com suas próprias mãos” ajudará a determinar o tipo de isolamento e o design de interiores.
A propósito, uma das perguntas mais frequentes é "Quanto custa um isolamento de varanda e sua decoração?" Não existe uma resposta exata, tudo depende dos materiais selecionados e da complexidade do trabalho.
3 direções principais no aquecimento
- Fora - para que o ponto de congelamento seja deslocado para fora, na direção do aquecedor montado. Isso economiza o espaço interior e não apenas isola a parede, mas também mantém suas propriedades de suporte de carga. No entanto, esta opção requer um apelo aos profissionais (alpinistas industriais). Mais detalhes no artigo "Isolamento da varanda externa".
- Inside - a opção mais popular que permite executar todo o trabalho você mesmo. Mas isso reduz a área da sala.
- Nos dois lados, é uma solução absolutamente inconveniente, porque a eficiência térmica não aumenta com isso, mas os custos estão aumentando exponencialmente.
É importante observar que, em muitos casos, o trabalho de isolamento externo da varanda não se limita a um acordo com especialistas em decoração de arranha-céus. Para iniciá-los, você precisa obter permissão das autoridades da cidade, especialmente quando se trata de edifícios com valor arquitetônico. Portanto, mais frequentemente eles ainda escolhem o isolamento por dentro.
Melhor para isolar: TOP-5 materiais
A variedade de materiais de construção permite encontrar aquecedores que correspondam às condições climáticas da região e ao sistema de aquecimento selecionado. As principais características técnicas nesse caso são o coeficiente de transferência de calor, a resistência à ação mecânica e a resistência à água.
1. Poliestireno expandido (poliestireno)
O material mais popular para isolamento de varanda. Folha de espuma geralmente usada com uma espessura de 5 cm ou, em climas severos, 10 cm.
- baixo coeficiente de condutividade térmica - ou seja, alto isolamento térmico, mesmo sem materiais adicionais,
- resistência satisfatória - você pode usar materiais de acabamento densos,
- alta taxa de absorção de umidade - não há necessidade de uma camada extra de impermeabilização,
- respeito pelo ambiente e higiene - não emite substâncias perigosas, o molde não se desenvolverá durante a operação - o pó não se forma,
- facilidade de instalação - a folha de espuma é facilmente cortada em pedaços,
- longa vida útil - até 30 anos (sujeito a tecnologia).
- má condução do ar - são necessários métodos de ventilação adicionais,
- isolamento de baixo ruído
- baixa resistência a produtos químicos à base de álcoois e derivados de petróleo, bem como a alguns vernizes e vernizes,
- alta inflamabilidade.
O aquecimento de uma varanda ou varanda é realizado com poliestireno de construção com uma densidade de 35-40 kg / m³. É fácil diferenciá-lo da embalagem por células poligonais.
2. Espuma de poliestireno extrudado (penoplex)
A desvantagem da espuma de poliestireno extrudado é seu alto custo. Existem vários tipos de material no mercado (como pretendido):
- "Fundação" - para isolamento de estruturas enterradas no chão.
- "Roof" - para acabamento de quartos no sótão, é frágil.
- “Parede” - para revestimento de paredes externas e divisórias acima do nível do solo.
- "Conforto" - para aquecimento de galerias e varandas (visão equilibrada).
Normalmente, as folhas de espuma são presas com espuma de poliuretano ou "pregos líquidos".
Este material é uma versão aprimorada da espuma convencional - uma condutividade térmica mais baixa devido à estrutura porosa uniforme. Outras diferenças do penoplex incluem menos risco de incêndio e maior força - ele pode até ser colocado no chão. Caso contrário, os méritos dos materiais coincidem.
3. lã mineral
Para aquecer a varanda, a lã mineral de basalto é mais adequada - o tipo de material mais ecológico e com excelentes características técnicas.
- baixo coeficiente de condutividade térmica - quase como um complexo de espuma,
- estanqueidade à água - se for selecionado um tipo de basalto de algodão,
- boa respirabilidade - a formação de um microclima saudável,
- excelente indicador de isolamento acústico - o ruído da rua é minimizado,
- força suficiente - lã mineral pode ser usada para aquecer o chão,
- resistência ao fogo - o ponto de fusão é de 1000 ° C,
- segurança para a ecologia e a saúde - nenhuma emissão de substâncias nocivas, o desenvolvimento de mofo e fungos é excluído,
- resistência a produtos químicos.
- alto custo
- a formação de poeira durante o corte, é necessária roupa de trabalho.
Não é necessário aquecer a loggia com suas próprias mãos com a ajuda da tradicional lã de vidro - suas partículas podem ingerir as mucosas, a pele e os cabelos.
4. Penofol (polietileno espumado com uma camada de alumínio)
As principais vantagens do material são a capacidade de refletir o calor e a facilidade de operação - ele está disponível em rolos e tapetes. Mas não faz sentido usar o penofol sem outros materiais, porque não fornece o nível necessário de isolamento térmico.
Existem várias variedades:
- "A" - com uma camada de reflexão unilateral, para isolamento combinado.
- "B" - com reflexão dupla face, para aquecimento no piso, base para a mesa.
- "C" é um tipo autoadesivo com requisitos mínimos de superfície.
Para que o penofol reflita realmente os fluxos de calor, ele deve ser colocado com o lado da folha (metalizado) em direção ao interior da sala.
5. Isolon
Uma versão melhorada do penofol, já bem adequada para aquecer a varanda e a varanda. Também disponível em rolos e reflete os fluxos de calor.
- resistência ao fogo - em contato com o fogo, decompõe-se em dióxido de carbono e água,
- bom desempenho de isolamento térmico e acústico,
- resistência a quedas acentuadas de temperatura,
- longa vida útil - mais de 100 anos,
- facilidade de instalação - a flexibilidade do material permite fechar lugares difíceis,
- propriedades de proteção - pode atuar como uma barreira em caso de vazamento de água.
- alto custo
- sutileza - a estrutura é facilmente danificada e perde suas características,
- a necessidade de observância exata da tecnologia de estilo
Como isolar uma varanda: trabalho preparatório
Qualquer que seja o material escolhido, as etapas para a preparação das instalações serão as mesmas. E elas devem ser realizadas, porque se a água vazar através de rachaduras e rachaduras sob o isolamento, ela perderá gradualmente sua funcionalidade e o revestimento precisará ser trocado.
O trabalho preparatório antes do aquecimento é realizado em uma sequência clara:
- Limpar todas as superfícies de vestígios de cimento, tinta velha, etc.
- Limpar todos os detritos e poeira pequenos - de preferência com um aspirador de pó.
- Argamassa de cimento e massa de vidraceiro de todas as rachaduras, rachaduras e lacunas.
- Alargando as lacunas entre as placas. Então eles precisam ser pulverizados com água e preenchidos com espuma padrão para instalação.
- Cortar o excesso de espuma, selante e outras argamassas - após a secagem de todas as superfícies.
- Revestimento primário.
A próxima etapa é a impermeabilização da varanda ou loggia: o piso e o fundo das paredes. Esses trabalhos podem ser realizados de várias maneiras, cada uma delas é adequada:
- Colocação de materiais laminados. Na maioria dos casos, é um material de cobertura. Anteriormente, era colado ao mastique pré-aquecido pelo queimador, mas agora eles liberam material com uma camada adesiva já aplicada, que também precisa de aquecimento.
- Impregnação com compostos penetrantes. Adequado para superfícies de concreto. Ao aplicar essa impermeabilização, você precisa ter muito cuidado, pois esses compostos podem causar queimaduras. São aplicadas em várias camadas, aguardando penetração na espessura da chapa: ali cristalizam e selam os poros.
- Revestimento de borracha líquida - usado para pisos de ladrilhos. Para isso, uma composição especial é despejada em poças e espalhada com um rolo e um pincel.
- Aplicação de misturas de gesso à prova d'água - o método de revestimento é o mesmo.
- Pintar com tinta a óleo ralada grossa é um "método popular" adequado para paredes de azulejos, porque o concreto o absorve muito rapidamente.
- Colocando um filme plástico grosso. É revestido para que o filme forme uma espécie de recipiente para isolamento. Método disponível.
Etapa 1. Isolamento do piso
Depois que a camada de impermeabilização é colocada no piso da varanda ou da varanda, são instalados atrasos. São vigas de metal ou barras de madeira que servem de base para o piso (para mais detalhes, consulte o artigo “troncos na varanda”). Para a varanda, as peças de madeira são mais adequadas com um teor de umidade não superior a 12% no material e com tratamento anti-séptico.
A altura das barras é de 10 a 15 cm e a distância entre elas deve corresponder à largura do isolamento. Para fixar as barras na posição correta e selar os orifícios entre elas e a parede, use espuma. Isso não afetará a estética da base, pois após a secagem o excesso de espuma é facilmente removido com uma faca.
Em seguida, é colocada uma camada de isolamento térmico, para que não haja lacunas entre o material e as defasagens, caso contrário, o trabalho será em vão. Se o isolamento for dividido em várias camadas, a próxima deverá ser deslocada para que as costuras não correspondam.
Em seguida é a camada de barreira ao vapor - proteção contra condensação. Resta então anexar o piso “rascunho” das pranchas, painéis de fibras, aglomerados e compensados às defasagens. Depois que todo o trabalho de aquecimento da varanda ou varanda estiver concluído, será possível colocar o piso selecionado - carpete, linóleo etc.
Etapa 2. Isolamento do teto
Existem duas tecnologias - com uma moldura para uma varanda e sem ela. Mas em ambos os casos, antes de iniciar o trabalho na placa do teto, é necessário aplicar uma composição anti-séptica (proteção contra mofo).
O isolamento da estrutura do teto na varanda começa com uma caixa de barras e buchas. Em seguida, um aquecedor é montado na caixa. Lã mineral e poliestireno são adequados para esta opção. Prende sem prendedores adicionais. O Minvata precisa ser consertado com espuma de construção. Além disso, o teto pode ser acabado com drywall, ripa, painéis de PVC, etc. Para obter detalhes, consulte o artigo "Cobrindo a varanda"
O isolamento térmico sem moldura começa com o tratamento da laje com solo de reforço. Isso é feito para fixar com mais firmeza o material de isolamento. Em seguida, cola (necessariamente sem conteúdo de tolueno) é aplicada às folhas, e elas são coladas no teto. Se houver dúvidas sobre a confiabilidade, você também pode usar pregos de cavilha. As juntas são seladas com espuma de montagem e seus remanescentes são limpos.
Etapa 3. Isolamento da parede
Primeiro, é criada uma caixa de madeira. A distância entre as barras é igual à largura das folhas de isolamento (como quando se trabalha com o piso). Em seguida, o material selecionado é recarregado e as juntas entre as peças também são preenchidas com espuma de poliuretano.
Acima está uma camada protetora de filme de barreira de vapor. Normalmente, a parede que liga a varanda e a sala de estar é isolada em uma camada, as externas em duas camadas.
Etapa 4. Isolamento de janelas
Com vidros frios, não importa como isolar a loggia ou varanda. O ar ainda passará para a sala e estará lá também será desconfortável. Portanto, o trabalho de isolamento térmico também envolve a instalação de janelas de plástico.
Para alterar o espaço em uma sala de estar (escritório, mini-cinema, área de recreação infantil), é melhor escolher janelas de PVC de cinco câmaras com janelas de vidro duplo com economia de energia ou com três copos e persianas com dobradiças. Eles têm alta tensão e bom isolamento térmico e acústico. Você só precisa considerar cuidadosamente o arranjo dos móveis, para não interferir na abertura deles.
Antes de instalar janelas de plástico, é importante verificar o parapeito da varanda - ou seja, partição externa. Deve ser durável, porque a estrutura da janela tem um peso impressionante. Em um caso extremo, você pode tentar isolar as janelas com suas próprias mãos - preenchendo os vazios pelos quais o ar passa, com espuma ou selante de silicone. Você também pode usar lã mineral. Mas esses métodos não podem fornecer isolamento térmico de alta qualidade da varanda.
Etapa 5. Sistema de aquecimento e ventilação
Os invernos no território da Federação Russa costumam ser frios, portanto, mesmo estar na varanda isolada nem sempre é confortável. No entanto, é impossível realizar aquecimento central nele - de acordo com os padrões de construção. A melhor opção seria um aquecedor elétrico, mas deve ser colocado perto da parede e não perto das janelas (para que não suem). Mais detalhes nos artigos “transferência da bateria para a galeria” e “aquecimento da varanda”.
Outra solução é a tecnologia "piso quente". Pode ser elétrico ou água. Os sistemas modernos garantem uma longa vida útil. Recomenda-se escolher uma opção com um regulador de calor - para controle de temperatura.
E como todas as rachaduras na varanda ou na varanda estão fechadas durante os trabalhos de isolamento, é necessário garantir a entrada de ar fresco no apartamento. Além da ventilação, isso pode ser feito por um “respirador” - um sistema simples e compacto de ventilação de suprimento.
Etapa 6. Trabalho final
Os acabamentos finais começam no teto e terminam no chão. Depois de colocar os rodapés e instalar interruptores e tomadas, o trabalho de aquecimento da varanda já é considerado concluído. Além disso, o quarto pode ser decorado ao seu gosto.
Para decoração de paredes, são utilizados painéis de PVC, revestimento e até um laminado. Às vezes, eles simplesmente os pintam ou pintam. Esses trabalhos também são fáceis de realizar por conta própria.
Erros comuns
É importante saber não apenas como isolar adequadamente a loggia, mas também o que não pode ser feito. Ninguém está a salvo de erros, mas as recomendações os impedirão.
Submissão à varanda ou galeria de radiadores de aquecimento central
Tais ações serão detectadas mais cedo ou mais tarde e o sistema precisará ser removido. Além disso, é inseguro - os radiadores são incluídos na rede geral, e o re-planejamento pode causar violações graves. Além disso, é aplicada uma multa. Mais detalhes no artigo "Transferência de bateria para a Loggia"
Demolição de um bloco de porta ou janela de um apartamento para uma varanda
Do ponto de vista legal, isso é uma renovação que requer permissão. Daqui resulta que, em alguns casos, essa permissão pode ser obtida legalmente. Leia mais no artigo "combinando a loggia com a sala"
Repetição cega de programas de reparo de televisão
Nesses programas, uma varanda e um quarto são frequentemente combinados. As autoridades de supervisão podem reconhecer isso como uma violação: por exemplo, uma deterioração no suprimento de calor dos apartamentos vizinhos. Então você precisará desmontar e pagar uma multa grande.
Vidros sem moldura
Visualmente, parece muito interessante. Porém, para isolamento, são necessárias janelas de PVC duplas e triplas.
Características do isolamento
- Todas as peças de madeira devem ser tratadas com anti-sépticos e composições com propriedades à prova d'água.
- A melhor opção para isolamento térmico (em regiões com clima severo) é uma torta com um espaço de ar. Como camadas, espuma e penofol são adequados.
- Um bom substrato para o torneamento no teto é o polietileno laminado. Pode ser montado em fita de construção dupla face.
- A camada externa de espuma de poliuretano deve ser tratada com massa de vidraceiro, tinta ou selante, caso contrário, escurecerá rapidamente sob a influência da radiação ultravioleta.
- Para selar as articulações, não use massa de gesso - ela tem medo de umidade.
- De aquecedores adequados elétricos, óleo e infravermelho.
Se o reparo foi realizado corretamente e em conformidade com todas as tecnologias, a varanda e a varanda se tornarão uma continuação completa do apartamento. Lá você pode colocar um escritório na varanda, além de um camarim ou uma mini-academia. O aquecimento aumenta a área útil do apartamento, o que pode ser muito importante ao expandir a família.
Geralmente, leva de três dias a uma semana para trabalhar (com execução independente). Para uma compreensão mais completa de todo o processo, você pode assistir a um vídeo visual.