O estilo oriental marroquino, brilhante e colorido, de estilo europeu e lacônico, atrai extraordinária originalidade. Imerso em sua atmosfera, você pode sentir o aroma agradável e sutil de especiarias, café e cachimbo de água.
Hoje estamos mais uma vez falando sobre o estilo marroquino. Anteriormente, apresentamos seus recursos, mas agora oferecemos a você a beleza do azulejo verde agora popular.
Ladrilho oriental
Zelidge é uma verdadeira arte de pintura e mosaico. É feito manualmente a partir de argila. Os mestres pintam pequenos pratos com esmalte multicolorido. Este é um trabalho muito minucioso e delicado, que explica o alto preço e a exclusividade dos azulejos marroquinos.
É criado na forma de octógonos, quadrados, triângulos, cruzes, hexágonos e losangos. Em seguida, você pode criar obras de arte reais dobrando um mosaico de pequenas peças, respeitando a integridade da composição tradicional do Marrocos.
O nascimento da beleza marroquina
Para a produção de azulejos marroquinos usando tecnologia antiga. Os mestres que a criam estudam essa arte desde os 8 anos de idade. Eles permanecem estudantes até os 25 anos de idade, quando finalmente recebem o título de mestre.
Azulejos marroquinos são feitos em várias etapas. No primeiro deles, o mestre faz espaços em branco de argila. O segundo passo é pintar as peças com corantes orgânicos. O terceiro estágio é o revestimento de esmalte dos ladrilhos.
Em seguida, você precisa cortar pequenas figuras geométricas usando um modelo especial. Depois disso, o ladrilho é cuidadosamente colocado no chão com esmalte, de acordo com o ornamento anteriormente concebido. O passo final é consolidar o trabalho usando argila líquida.
Fusão de culturas
O estilo marroquino é um verdadeiro buquê de flores exóticas, cores e formas diferentes. Aqui, em uma síntese harmoniosa, as culturas árabe, européia, berbere e africana se fundiram. Temperos, franceses e até romanos já trouxeram pimenta. Tudo isso se reflete brilhantemente nos azulejos marroquinos.
Padrões complexos
Outra característica marcante deste azulejo são seus ornamentos. Como você sabe, no mundo oriental não é permitido retratar animais ou seres humanos. É por isso que os azulejos marroquinos estão repletos de padrões florais e geométricos. Aqui você pode encontrar ornamentos simétricos complexos que estão sujeitos a algoritmos matemáticos especiais e combinações de tons.
Os ornamentos marroquinos mais comuns são flores abstratas e estrelas de seis pontas, além de várias composições de formas geométricas.
Tons suculentos
A cultura oriental atrai muitos europeus com seu brilho, cores ricas e detalhes brilhantes. As cores nos azulejos marroquinos podem incluir verde brilhante, coral, amarelo, vermelho escuro e azul cobalto. Combinam-se perfeitamente com tons de terracota, areia e ocre tradicionais para o estilo marroquino.
É interessante combinar cores contrastantes no azulejo - azul e vermelho, ultramarino e branco, esmeralda e branco.
Elegância universal
Outra vantagem indiscutível dos azulejos marroquinos é a sua versatilidade. É utilizado para varandas, lareiras, escadas, banheiros, fontes, salas de estar, cozinhas e banheiros.
Você pode encontrar esses azulejos, mesmo nos quartos. Pode estar nas paredes, no teto, no chão e até nos móveis. Grandes telas são dispostas a partir dele, e também com sua ajuda eles fazem pequenos detalhes.
Ela parece espetacular em diferentes estilos. Mesmo no popular escandinavo hoje. É interessante que os interiores modernos usem não apenas o azulejo tradicional zeij, mas também a estilização - azulejos pintados no estilo marroquino, papel de parede com ornamentos orientais, têxteis com formas geométricas inerentes à cultura islâmica.
Qual é o estilo marroquino?
Marrocos é um país incrível e misterioso. O estilo marroquino é principalmente étnico, por isso o interior tem tantos elementos antigos e é caracterizado por uma quase total ausência de elementos modernos. Esse é um pequeno ponto negativo desse estilo: não é tão fácil para ele escolher os itens de mobiliário e decoração apropriados, é necessário aproveitar o fato de que a riqueza e o conforto do leste estão em primeiro lugar aqui.
No estilo marroquino, praticamente não há restrições ao uso de cores: cores fortes e brilhantes alternam com marrom, rosa e roxo. Linhas retas são frequentemente usadas, como vidro de mosaico ou arcos triangulares. Nenhum lugar para ir sem acessórios de madeira, couro e cerâmica.
Das principais características do estilo marroquino: grandes sofás e janelas, o uso de grandes cortinas e grandes arcos. Outro elemento importante do interior é um azulejo especial, que se tornou, por sua vez, a marca registrada do estilo.
Ladrilho marroquino
Azulejo marroquino é algo especial. A fabricação deste azulejo é a observância de antigas tradições e, muitas vezes - é um trabalho artesanal maravilhoso. Padrões e flores orientais animam qualquer espaço e surpreendem os hóspedes com seus contornos de filigrana variados. Há uma opinião de que um mosaico desse tipo sussurra silenciosamente contos orientais em seu ouvido, mas isso é um pouco impreciso :) Esse mosaico geralmente é semelhante a um mosaico, especialmente ao usar cores vivas, mas sua versatilidade permite que ele seja usado em muitas salas, para que você possa observar com freqüência o uso de mosaicos. Estilo marroquino na sala, quarto ou cozinha.
Decoração de cozinha em estilo marroquino
Na maioria das vezes, os azulejos são usados para o piso ou para projetar o espaço entre as partes superior e inferior da cozinha. Das características da seleção de ladrilhos para a cozinha, deve-se notar que a resistência ao desgaste do material deve ser levada em consideração e, ao usar ladrilhos caros, pense em como preservá-lo melhor. Não use ladrilhos muito claros, pois eles ficarão sujos rapidamente. Uma boa opção seria terminar o espaço ao redor da laje na forma de um mosaico usando preto.
Azulejos marroquinos no banheiro
Azulejos de estilo marroquino no banheiro combinam melhor com banheiros requintados e espelhos grandes correspondentes. Ladrilhos quadrados usados frequentemente, mas com um padrão característico que define o estilo. Fotos dos azulejos do banheiro podem ser encontradas abaixo e escolha a que você precisa. Os lugares mais frequentemente decorados com azulejos no banheiro: piso, parede frontal em frente à entrada, espaço perto da pia. Com sua ajuda, você pode separar visualmente o banheiro do vaso sanitário nos banheiros combinados.
Design de quarto ou sala de estilo marroquino
Obviamente, o azulejo no quarto é uma ocorrência bastante rara, mas também não pode ser completamente descartada. Antes de tudo, isso se deve à qualidade e variedade dos azulejos marroquinos. É usado principalmente para decorar pequenos pedaços de parede perto de mesas ou colunas de café. Em alguns casos, você pode ver azulejos marroquinos para decorar o piso da varanda.
Características distintivas do material de acabamento
Os azulejos de estilo marroquino são facilmente reconhecíveis por seu design decorativo: padrões complexos com motivos florais e ornamentos coloridos com contornos geométricos indicam que os decoradores usam a base da direção oriental no design. O material de revestimento para uma casa ou apartamento no estilo marroquino é fácil de escolher sem a ajuda de um estilista de interiores, pois o design dinâmico com tintas multicoloridas cativa involuntariamente os olhos com uma decoração única:
- a aparência da vegetação diversificada retratada na superfície do azulejo compensa a falta de flora africana escassa, criando uma sensação de frescura e frescor nas casas onde os habitantes de Marrocos conseguem fazer uma pausa no calor e no calor durante todo o ano,
- esquemas de cores expressivos com predominância de diferentes gradações de ouro, vermelho e azul - a decoração básica dos materiais de revestimento usados para decorar as paredes, pisos e tetos do banheiro, onde predominam a estética dessa fabulosa tendência de design de interiores,
- placas multicoloridas de mosaicos de cerâmica que ilustram motivos florais e ornamentos geométricos são um elemento indispensável da decoração do lar no estilo marroquino.
Moderna casa de banho em estilo marroquino com azulejos
Ladrilhos sólidos de estilo marroquino em uma das paredes da cozinha
Representantes da fé islâmica que vivem no Marrocos cumprem estritamente a regra principal da proibição de decorar a casa com formas animais e humanas. Silhuetas de caracteres espiritualizados retratados em painéis de cerâmica dão boas-vindas ao estilo colonial, mas a estética do estilo marroquino não é categoricamente aceitável.
O rico esquema de cores, predominante na decoração dos elementos decorativos deste gênero de interiores, apresenta expressivamente um fundo claro e neutro: branco, azul claro, areia ou pérola. Um jogo peculiar em contraste com padrões luminosos e a base monofônica do azulejo define a dinâmica de interiores coloridos, fascinantes com o mistério mágico e o luxo boêmio.
Em uma casa que usa azulejos coloridos de estilo marroquino para o banheiro ou cozinha, a atmosfera do verão reinará o ano todo, irradiando calor de tintas solares, das quais os residentes pós-soviéticos são extremamente carentes na estação fria.
Conselhos! Os azulejos no estilo marroquino são caracterizados por uma decoração luminosa com predominância de tons naturais, pintura com ornamentos de vários elementos que incorporam a beleza da flora do país do norte da África.
É incentivado o uso de material de decoração com contornos encaracolados e ornamentos geométricos. Portanto, ele terá uma aparência organizada nesse estilo oriental e áreas modernas de design de interiores, já que a configuração geométrica de móveis e revestimentos está agora na moda.
Azulejos de estilo marroquino na lareira da sala de estar
Estúdio de cozinha de estilo mediterrâneo com azulejos marroquinos no chão
Decorando o avental da cozinha com azulejos brilhantes
Recursos vantajosos do ladrilho
Zelidzh - uma telha cerâmica única, brilhantemente pintada com motivos orientais. Os quartos de frente com esse elemento de decoração feito pelo homem simbolizam o alto status e a prosperidade dos proprietários, pois os azulejos de banheiro de estilo marroquino podem ser comprados a um custo alto em uma única cópia.
Zelidge é feito à mão por artesãos talentosos com o presente de um pintor. Além disso, apenas artesãos que estudaram tradições antigas por 17 anos dominaram o básico da arte de criar e pintar azulejos de barro originais podem receber o título de mestre na criação de zelij.
Os mestres são capazes de dominar a sofisticada tecnologia de produção de zelidzh como resultado de um trabalho longo e meticuloso na criação de obras de arte em cerâmica:
- O trabalho de desenvolvimento da forma do ladrilho e da criação do design pode durar seis meses, já que ornamentos e padrões com vários elementos requerem simetria, a seleção correta de combinações de cores e cálculos matemáticos sobre a configuração de pequenos produtos de argila. Pode ter todos os tipos de formas: quadrada, hexágono, triângulo, losango ou qualquer outra forma geométrica.
- Após a criação do modelo, levando em consideração os requisitos individuais dos designers ou de qualquer outro cliente, são criados espaços em branco de argila.
A área do banho é lindamente decorada com azulejos cor de rosa e brancos
Design de pátio oriental de estilo marroquino
O tamanho do mosaico zelij varia de 3 a 6 cm. Os painéis de cerâmica com motivos étnicos dos mestres do Marrocos podem consistir em um milhão de peças que são montadas de acordo com os padrões por um longo tempo. Em lotes limitados, os países europeus do continente africano recebem azulejos no estilo marroquino. Compre genuíno sA religião só é possível com representantes oficiais trabalhando com artesãos do norte da África.
Por muitos séculos, este azulejo único, decorado com motivos orientais coloridos que incorporam a cultura islâmica, tem sido usado para decoração de exteriores e interiores de várias estruturas e casas arquitetônicas. A rica decoração de paredes, colunas, pisos, arcos, escadas e outras partes das instalações testemunha eloquentemente a reverência dos amantes exóticos dessa direção étnica em particular.
O resultado do revestimento com ladrilhos feitos na técnica de esverdeamento excederá todas as expectativas dos verdadeiros conhecedores de materiais de acabamento originais. Obras de arte artificiais feitas de cerâmica com ornamentos nacionais orientais transformarão seu banheiro em um verdadeiro hammam, dominado pelas cores picantes de Marrocos, cansadas do sol.
Os azulejos de estilo marroquino na cozinha ou na sala de ablução definitivamente se tornarão o centro de atração da atenção universal, uma vez que os misteriosos motivos orientais que emitem um brilho perolado irão incansavelmente deliciar-se com a execução impecável da decoração e a seleção filigrana de cada elemento de uma imagem de mosaico multicomponente.
Conselhos! Nenhum dos equipamentos de alta tecnologia é capaz de copiar com precisão a aparência do zelidge, porque o revestimento genuíno é fabricado e executado manualmente por veneráveis especialistas por um longo tempo. Portanto, a encomenda de um painel ou ladrilho original feito com a técnica zelig é necessária apenas a mestres locais de Marrocos.
Variações dos esquemas de cores dos azulejos no estilo marroquino
Motivos orientais coloridos usando cores variadas da paleta de cores são usados principalmente para decoração de azulejos. O estilo marroquino incorporou todos os tons naturais mais vívidos encontrados no ambiente:
Azulejo verde no interior da cozinha
- laranja
- roxo
- ocre
- carmim vermelho
- lilás
- malaquita
- turquesa
- rubi
- ultramarino
- esmeralda.
O brilho excessivo da faixa de cores dos ladrilhos usados para revestir a carcaça interna da caixa pode criar uma sensação de desconforto e fadiga a partir de um esquema de cores saturado. Portanto, é necessário combinar proporcionalmente as paredes acentuadamente decoradas da casa com os objetos circundantes de cor neutra.
Por exemplo, para combinar a decoração da parede com ladrilhos de abelha, decorados com ornamentos orientais com tons chamativos, com o design do teto e do piso com grandes lajes de grés de porcelana em tons de branco ou areia, com padrões étnicos sutis. Como elo, a faceta de partes da sala pode ser feita com um friso decorado com tons encontrados no revestimento heterogêneo da parede e decoração neutra nas partes superior e inferior da sala.
Azulejos marroquinos multicoloridos vão decorar lindamente a parede do banheiro
Banheiro estilo Fusion com azulejos interessantes na parede
Uma tarefa importante de criar uma imagem harmoniosa do interior no estilo marroquino é a capacidade de combinar tons quentes e frios ao escolher a melhor opção para a decoração de interiores da sala. Nas casas dos habitantes deste país, são freqüentemente encontrados interiores com a imagem de um oásis nas paredes com acabamentos cerâmicos, concentrando-se em abundância de vegetação, um lago e um azul celeste sem limites.
Portanto, é importante decorar o avental da cozinha ou o centro da composição interior no banheiro de um painel de mosaico representando uma ilha desabitada localizada no meio do oceano ou lagoa cercada por deserto.
Invulgarmente nos interiores, executados no espírito do Oriente, a simbiose das direções estilísticas típicas parece:
Combinação de banheira marroquina branca e marrom
Banheiro em estilo mediterrâneo com azulejos brancos e azuis
Grande mosaico de azulejos na sala de estar
Para a interpretação de cada direção do design, você pode escolher um componente específico da composição interior. Para destacar o estilo árabe, você precisa escolher itens têxteis coloridos costurados em tecidos naturais. Uma característica do gênero de interiores asiáticos pode ser o piso com a imagem de sakura florescendo. O estilo marroquino pode ser facilmente reconhecido pela ligadura de ornamentos densamente entrelaçados com cores coloridas.
A combinação de motivos étnicos - padrões de damasco, ikat, ornamentos florais e geométricos criará uma atmosfera encantadora de beleza mágica na casa, lembrando visualmente a vida fabulosa dos sheiks e a bela Scheherazade.
Conselhos! Para criar uma atmosfera mágica na casa, basta usar azulejos de estilo marroquino, perfeitos para criar uma imitação de um paraíso nos confins do mundo. O efeito da perspectiva pode ser produzido no visualizador da composição interior através do uso de congelamento de mosaico de cerâmica de tamanho pequeno. O entrelaçamento de padrões ornamentados ou combinações de ornamentos geométricos é uma opção vencedora para decoração de casa, exigindo expansão visual de um espaço apertado ou modelagem do layout.
Interior moderno de estilo mediterrâneo, com piso de azulejos claro.
Elegante cozinha preto e branca com azulejos no chão
Principais Funcionalidades
Marrocos é um país oriental distinto. Certamente, um estado com uma história muito antiga simplesmente precisa ter seu próprio estilo. Estilo marroquino pertencem ao grupo de etnia, é caracterizada pelo uso de objetos antigos no interior e pela exclusão de elementos decorativos modernos. Talvez isso seja uma vantagem e uma desvantagem nessa área.
Ao decorar uma casa com esse estilo, pode ser difícil pegar móveis, decidir sobre o design de janelas, paredes e tetos, porque em tudo o que você precisa aderir à unidade. Em primeiro lugar, em tal interior, está o luxo do Oriente, e somente depois disso - funcionalidade e praticidade.
O esquema de cores do interior marroquino não conhece fronteiras. Aqui você pode combinar com segurança tons quentes com tons frios, alternar padrões elaborados com linhas estritas e retas, aplicar vários materiais - vidro, madeira, couro, cerâmica.
A cerâmica é a marca registrada desse estilo. Com mais sucesso, é implementado em revestimentos lado a lado. No estilo marroquino, o azulejo não é apenas apropriado, é quase o principal atributo da decoração do espaço. Ao mesmo tempo, combina bem com outros materiais, incluindo papel de parede.
Este estilo é caracterizado pelo uso de pequenos ladrilhos de 4x4, 3x3 e 2x2 cm.
É ela quem é sua característica distintiva e reconhecível em todo o mundo. O revestimento tem necessariamente uma decoração texturizada com todos os tipos de ornamentos orientais e é apresentado com padrões característicos.
Os azulejos deste estilo são usados para paredes, pisos, tetos, inteiros e fragmentários.
O revestimento de cerâmica de estilo marroquino é chamado Zullige ou Zelidge, como dizem os europeus. Estes são pequenos elementos na forma de quadrados, losangos, estrelas, retângulos. Os verdadeiros artesãos fabricam azulejos marroquinos reais à mão, aplicando um esmalte brilhante no final. A partir desses fragmentos, você pode criar um ornamento de mosaico verdadeiramente único, escolhendo elementos de várias cores, formas e tamanhos. Não há cânones dentro do próprio estilo, todos podem criar uma decoração a seu critério.
Um pouco de história
O estilo marroquino incorporou todo o sabor do Oriente. Este interior é combinado com o aroma de especiarias orientais, café de verdade e tabaco azedo. Um papel importante nesse estilo é desempenhado pelo azulejo, que surpreende com sua incomum, aparência única e estética incrível. Desde os tempos antigos, esse material era usado para organizar corredores nas casas ricas do Oriente, e então os aristocratas europeus também adotaram essas tendências.
Os verdadeiros conhecedores da arte oriental revestem esses azulejos não apenas os banheiros, mas também outros quartos, independentemente de sua finalidade.
E hoje, trabalhando com essa cerâmica, os artesãos são guiados por técnicas de fabricação antigas. Vale ressaltar que os primeiros criadores do ladrilho estudaram esse assunto difícil até os 8 anos de idade, aprendendo a combinar corretamente os elementos do mosaico e pintando à mão. O trabalho foi demorado e exigiu muito esforço, porque o ladrilho era muito caro e considerado exclusivo. Somente pessoas muito ricas podiam pagar.
No passado, os azulejos marroquinos eram produzidos exclusivamente em cópias únicas, pois eram pintados à mão, e os análogos simplesmente não existiam. Para criar, argila especial e esmalte natural colorido foram usados. Os mestres fizeram azulejos de várias formas e tamanhos, a pedido de clientes ricos.
A criação de azulejos marroquinos consistiu em várias etapas.
- Antes de começar o trabalho, o mestre fez vários espaços em branco de argila.
- Depois, ele aplicou vários tons e cores a eles na forma de ornamentos extravagantes.
- Em seguida, o ladrilho foi coberto com esmalte e ficou por algum tempo para fixar a camada superior.
- No final, o produto recebeu a forma desejada, aparando o excesso de peças.
O ladrilho acabado foi colocado no chão e nas paredes de acordo com um padrão previamente inventado. O material foi fixado à superfície usando argamassa de argila.
Hoje, o mercado apresenta azulejos feitos à mão e modernas opções industriais. Os azulejos marroquinos modernos combinam não apenas formas, texturas e tons, mas também diversos entrelaçados étnicos: a herança cultural dos ancestrais africanos, árabes e berberes. Um papel importante na idéia moderna desse estilo foi desempenhado pelos europeus. Tendo se apaixonado por esse interior luminoso e saturado, trouxeram certa moderação e concisão para ele.
Variedade de cores
O estilo marroquino é caracterizado pelo uso de soluções de cores fora do padrão que não podem ser vistas em outras áreas do design. Esse estilo é caracterizado por uma mistura de tons quentes e frios, complementada por remendos ultramarinhos e esmeraldas. Ao mesmo tempo, vermelho escuro e preto profundo podem se tornar acentuadores.
A regra básica é a criação de um jogo único de cores, exigindo ação e atividade. Os azulejos desse estilo conferem ao interior um caráter impulsivo típico dos países do leste.
A base, em regra, é uma paleta neutra: branca, marrom, todos os tons de amarelo, bronze, a cor do umber. Para pontos de destaque, são usadas cores brilhantes de azul e esmeralda, além de roxo, roxo, escarlate e preto.
Vale ressaltar que, com um tumulto de cores, a percepção visual não é sobrecarregada. O interior não se cansa da aparência, mas simplesmente cria a impressão de um espaço positivo e agradável em cores ricas. Hoje, as coleções portuguesas ou espanholas são as mais populares.
Design Ideas
Azulejos de estilo marroquino são um dos mais reconhecidos na arte decorativa. Motivos florais, padrões elaborados, abstrações irrealistas, quase cósmicas, ornamentos coloridos, formas geométricas - tudo isso define um certo humor e tom para essa direção oriental no campo do design de interiores.
Construções de tamanho pequeno em mosaico trazem efeito de perspectiva para o interior, e a combinação de geometria estrita e ornamentos ornamentados é uma opção em que todos saem ganhando para decorar um apartamento que precisa de expansão visual das instalações.
Para não sobrecarregar o espaço, você pode usar um azulejo de design exótico e como uma imitação de um "paraíso", destacando zonas individuais.
A cozinha
Como regra, na cozinha, azulejos nesse estilo são revestidos com o piso e o avental da área de trabalho. O principal requisito para o material - ele deve ter resistência e resistência ao desgaste. Não use tons muito claros na decoração, pois eles são impraticáveis. Incomum e interessante no interior da cozinha, parece azulejos marroquinos em preto e azul profundo, cujos elementos criam um mosaico com a adição de fragmentos leves.
Esse design parece especialmente bem-sucedido na área de trabalho acima do fogão.
O banheiro
No banheiro, esse material combina perfeitamente com grandes espelhos. Nessas salas, muitas vezes são colocados ladrilhos quadrados pequenos, criando um padrão de mosaico oriental típico a partir de fragmentos separados. Bons lugares para usar esse azulejo no banheiro são as áreas próximas à pia, na parede oposta à porta da frente, no chão, ao redor do perímetro.
No interior do banheiro no estilo marroquino, um arco é um atributo importante. Os espaços em arco tornam a lanceta em forma de ferradura, estreita ou, inversamente, larga. Você pode criar um arco visual em um banheiro sem espaço livre, colocando os ladrilhos adequadamente.
Quarto e sala de estar
A telha no quarto ou na sala de estar não é a solução mais popular, daí um design semelhante parece ainda mais incomum. Em salas com azulejos marroquinos, fragmentos da parede podem ser decorados, dividindo o espaço. Por exemplo, você pode separar a área de descanso da área de jantar.
Além disso, às vezes os azulejos marroquinos são usados para enfrentar uma varanda ou varanda.
Veja como fazer azulejos em Marrocos no vídeo abaixo.