Reparação

Consumo de tinta por 1m2 por tipo de composição e superfície

A pintura é um dos tipos mais populares de decoração de parede decorativa. Isso se deve principalmente à sua simplicidade e orçamento. Muitos proprietários de apartamentos podem usar sua própria tinta para transformar o interior de sua casa. No entanto, eles frequentemente enfrentam a pergunta: "Como calcular a quantidade de tinta que será necessária para realizar os reparos?" O valor estimado do custo da obra depende dos cálculos corretos: a probabilidade de comprar um volume em excesso, ou vice-versa, a falta de tinta, diminui.

Fatores de despesa

Antes de calcular a quantidade de tinta necessária para terminar uma sala ou apartamento, você deve se familiarizar com os fatores que afetam o consumo de material. Costuma-se calcular o consumo de gesso, massa e tinta em 1 m 2 de parede.

À primeira vista, o cálculo é bastante simples - você só precisa calcular a área das superfícies processadas de paredes e tetos e ler as instruções de uso na embalagem, quanta tinta é necessária por metro quadrado de superfície.

Porém, dessa maneira, é possível calcular o consumo de tinta apenas para o estojo “ideal” - uma superfície lisa e uniforme, enquanto estiver preparada. De fato, tudo é muito mais complicado - vários fatores influenciam a quantidade necessária de tinta para as paredes:

  1. Tipo de composição da tinta.
  2. Pinte cor.
  3. Tipo de superfície a ser tratada.
  4. O método de aplicação de tinta.

Para calcular corretamente a quantidade de tinta, você deve considerar todos esses aspectos.

Tipo de tinta

Um dos principais fatores que influenciam o cálculo é o tipo de composição da pintura, sua fluidez e a capacidade de ser absorvido pela superfície da parede. Para diferentes tipos de misturas, esse indicador, chamado "poder oculto", pode variar significativamente. A tabela fornece um cálculo aproximado da vazão para diferentes tipos de compostos corantes.

Cálculo do número de diferentes tipos de tinta

Acrílico

Esta composição de tinta é uma mistura de dispersão em água feita com base em acrílico. A superfície pintada tem uma tonalidade fosca, a coloração é feita com pastas coloridas especiais, também criadas com base nessa matéria-prima.

Você pode usar esses compostos para uso interno e externo. Dentre as vantagens das composições acrílicas, podemos citar sua resistência à radiação ultravioleta, resultado da qual elas não desaparecem ao sol por muito tempo e podem permanecer nas paredes das fachadas sem perder suas qualidades decorativas por até cinco anos.

Compostos acrílicos

O consumo de tinta acrílica para pintar paredes é de cerca de 1 litro por 8 m2. superfície. É verdade que este indicador é calculado para pintar em uma camada e pode variar significativamente para composições produzidas por diferentes fabricantes.

Quanto melhor o produto, menor a necessidade de tinta acrílica por 1 m 2. Também deve ser lembrado que o consumo final da pintura é calculado com base no número necessário de camadas. A mistura acrílica é aplicada às paredes em pelo menos duas ou até três camadas.

Para reduzir o consumo de material, recomenda-se pré-revestir as paredes com primers. Para tinta acrílica, você pode preparar uma cartilha com suas próprias mãos - você deve misturar uma composição acrílica branca com água na proporção de 50% / 50% e aplicá-la nas paredes.

Emulsão de água

A tinta à base de água é criada com base em uma solução aquosa, por isso tem medo de umidade excessiva. Para se livrar dessa desvantagem, aditivos especiais são introduzidos em sua composição, os quais conferem propriedades repelentes à água à mistura.

Antes de tudo, o consumo de tinta à base de água por 1 m 2 depende da sua densidade. Uma mistura excessivamente grossa pode ser diluída com a mesma água. A aplicação da emulsão é geralmente feita em uma camada fina. Após a primeira demão estar completamente seca, a pintura deve ser repetida.

O cálculo da tinta à base de água por 1 m 2 é feito a partir dos padrões de 1 litro por 10 m². a superfície processada. Na realidade, é muito mais difícil calcular a tinta, e esse indicador pode variar em uma faixa bastante ampla - de 1 litro a 6-7 m². até 1 litro por 18 m2 Tudo depende de fatores adicionais: estrutura da superfície, densidade e cor da mistura de tinta.

Óleo

Na fabricação de formulações de óleo, um óleo de secagem é geralmente usado como solvente. Essa solução começa a polimerizar apenas em ar fresco após a aplicação na superfície a ser tratada.

Tinta a óleo

A composição de óleo mais popular é o esmalte PF-115. Ela é capaz de criar um filme denso forte com uma textura uniforme. O consumo de tinta a óleo por 1 m 2 em média é de 120 a 130 g ao pintar a parede em uma camada.

Ao calcular a quantidade de tinta necessária, você deve saber que, para formulações de óleo, o consumo também depende de sua cor. O tipo de pigmento afeta a densidade da mistura e sua “cobertura”. Para misturas de cores diferentes, a taxa de consumo calculada de 1 kg é para:

  • branco - até 10 m²
  • preto - até 20 m²
  • azul - até 17 m²
  • azul - até 15 m²
  • verde - 13 m2
  • amarelo - até 10 m²

Como pode ser visto pelos dados acima, quanto mais escura a cor da mistura de óleo, maior a área que você pode cobrir com ela.

A superfície processada

O cálculo do consumo de tinta também depende em grande parte da textura e do tipo da superfície a ser pintada. Ao aplicar uma composição de tinta e verniz em gesso decorativo ou base de concreto, esse indicador pode aumentar várias vezes em comparação com uma superfície densa e lisa: chapa de aço, galvanização, etc.

Um indicador aproximado do consumo de tinta "universal" (média) para vários substratos processados ​​em g / m²:

  • Chapa metálica - 200 - 250.
  • Contraplacado, aglomerado, aglomerado - 300 - 350.
  • Concreto, gesso, madeira - 350 - 400.
  • Ardósia, toras, tijolo - 400-450 e acima.

Pintura de parede de tijolo

Uma variedade de métodos é usada para reduzir a porosidade da superfície. A base do rolamento é coberta com primers, estruturas de madeira - com óleo de linhaça, depois de triturados.

As composições do solo preenchem pequenos poros e microfissuras na superfície das paredes pintadas. Isso reduz a absorção de tinta e reduz os "gastos inapropriados" da composição da tinta.

Método de Aplicação

O método de aplicação também afeta o cálculo do consumo de material. Como mostra a prática, ao pintar com pincel ou rolo, são necessários de 10 a 15% a mais de pintura do que quando se usa uma pistola de pintura. Mas, ao mesmo tempo, está longe de ser possível usar uma pistola em todos os casos.

Pintura em spray na parede

Não é adequado para a aplicação de esmaltes espessos ou oleosos nas paredes.

Depois de revisar os dados acima, uma pessoa que não possui as habilidades profissionais de um pintor de estucador pode ter uma idéia de como calcular o consumo da composição. Obviamente, existem muitos aspectos que afetam esse indicador e é improvável que seja possível obter um resultado preciso em um grama, mas uma idéia aproximada permitirá que você o obtenha.

O vídeo mostra o consumo de tintas de vários tipos.

Cálculo de tinta, dependendo do consumo e da área

O consumo varia de acordo com o tipo e condição da superfície a ser revestida. Uma parede de gesso absorve mais composição que o metal e a madeira mais que o gesso.A absorção é influenciada pela rugosidade, porosidade e umidade da madeira. Por exemplo, um registro que foi exposto por um longo tempo sem revestimento absorve muito mais tinta do que uma nova superfície.

O consumo de tinta em l / 1m 2 é normalmente indicado na lata.

O que determina o consumo de tinta por 1 m² / m

Chegando à loja, você notará que os bancos já escreveram o consumo para pintar 1 m². Nesses cálculos, os dados são levados em consideração sem o menor erro, mas isso não acontece. De fato, um pouco mais de mistura pode ser necessária, e aqui vale a pena poder determinar quanto exatamente.

  • superfície (quão suave é)
  • pintar texturas
  • ferramentas
  • número de camadas
  • profissionalismo.

Como calcular o consumo de tinta corretamente: base

Uma grande quantidade de tinta comprada é um desperdício excessivo financeiramente. A desvantagem também afetará negativamente o progresso e a sequência do trabalho no futuro, porque você não pode adivinhar com a cor, e a mesma tonalidade será diferente mesmo do fabricante. Portanto, é importante inicialmente calcular corretamente a norma, levando em consideração as características e a densidade da superfície para aplicação da composição.

Regras para calcular a quantidade de tinta

O primeiro passo é calcular o perímetro da sala, para isso multiplicamos pela altura dos tetos. Em seguida, subtraia a área de janelas, portas, etc. Assim, verifica-se o número de metros quadrados que precisam ser pintados.

Para descobrir quantos litros são necessários, é necessário multiplicar a quantidade de composição consumível (o número indicado na parte de trás da instrução da lata) pela área da parede. Não esqueça que esse valor está em condições ideais (ou próximas do ideal).

A superfície

Ao pintar paredes em um apartamento, essa pergunta pode não ser tão relevante; no entanto, também existem elementos decorativos de vários materiais nos apartamentos. Além disso, este exemplo mostra quanto a despesa depende da rugosidade das paredes.

Consumo de tinta por 1 m² superfície:

  • 70-150g de madeira,
  • 100-150g de metal
  • 150-250g de concreto, gesso.

Esses dados são para comparação de materiais. Como tudo depende da profundidade dos solavancos, a base da pintura, como a tinta.

Quando você precisa pintar várias camadas

A pintura em duas ou mais camadas será necessária nos seguintes casos:

  • ao trabalhar em uma superfície de madeira tratada pela primeira vez,
  • se você deseja obter uma saturação profunda da sombra fosca,
  • com uma consistência líquida da composição,
  • ao aplicar tons brilhantes,
  • ao aplicar uma camada verticalmente, outra - horizontalmente.

Exemplos de cálculos de tinta por 1 metro quadrado de superfície

Se uma parede tiver 5 metros de comprimento e a outra 6 metros de comprimento, adicione e multiplique por 2, o perímetro da sala é de 22 metros. Para obter a área da superfície pintada, multiplicamos pela altura dos tetos - 2,5 metros. Total, 55 m2 área total.

O próximo passo é subtrair as janelas (0,7 m * 1 m, 0,7 m * 0,9 m) e a porta (1,5 m * 0,6 m), a superfície de trabalho para pintura é de 52,77 m². A tinta é aplicada em duas camadas, para que você possa multiplicar o número de metros quadrados ou o número de latas por dois.

Ao usar tinta econômica para paredes internas, com uma vazão de 0,12 l por metro quadrado, multiplicamos esse número pelo número de metros e obtemos 12,7 l. Com base nesses cálculos, você deve comprar 13-14 litros de tinta.

É possível salvar

Primeiro de tudo, confie em uma equipe profissional. Parece que não é tão caro, especialmente em comparação com o custo dos materiais. Quanto à tinta, é melhor escovar as paredes mais uma vez, a base deve estar impecável. A melhor opção antes de pintar - paredes limpas e uniformes.

As paredes de revestimento com drywall também economizam tinta. No entanto, nesse caso, as economias serão óbvias com manchas repetidas, porque na primeira vez que os custos vão para o nivelamento com drywall.

O cálculo da composição da cor antes do trabalho permite descobrir a quantidade de custos sem surpresas desagradáveis ​​no futuro. É importante entender que mesmo uma classificação de tinta de um fabricante pode ser diferente e, portanto, a compra em um lote economizará tempo e dinheiro no futuro.

Características da tinta acrílica

A base das dispersões acrílicas é a água e os poliacrilatos - polímeros derivados do ácido acrílico e outros compostos relacionados. A água é um componente ligante.

Quando aplicada na superfície, ela evapora e, como resultado, a tinta seca rapidamente, deixando um filme fino, flexível e durável na parede ou no teto.

As tintas e vernizes à base de acrílico são caracterizados por:

  • segurança para pessoas da flora e fauna,
  • respeito pelo meio ambiente
  • alta adesão a qualquer tipo de superfície,
  • falta de mau cheiro
  • longo prazo de operação (até 10 anos),
  • resistência a fatores adversos (luz solar, temperaturas congelantes, água ou alta umidade),
  • ampla paleta de cores
  • a capacidade de criar revestimentos foscos e brilhantes,
  • disponibilidade.
A tinta acrílica interior VGT é adequada para a pintura de papéis de parede.

As tintas acrílicas são adequadas para qualquer tipo de superfície. As dispersões de poliacrilato à base de água podem ser aplicadas em paredes rebocadas e não rebocadas feitas de lajes de concreto, tijolos, blocos de concreto.

Eles podem cobrir superfícies de madeira, aglomerados ou painéis de fibras, MDF, poliestireno e poliestireno.

As misturas aquosas de emulsão e dispersão de água são facilmente aplicadas com um rolo de pintura, pincel, esponja de espuma e pistola.

Os materiais à base de poliacrilatos são divididos em 2 categorias - para uso interno e externo. Paredes e tetos em casas e apartamentos, instituições infantis e médicas, salas de trabalho e lojas de produção pintam composições de interiores. As misturas de fachadas são adequadas para pintar paredes exteriores, jardins, figuras de jardins, estruturas arquitetônicas e arte e elementos decorativos erguidos ao ar livre.

Como calcular a área

Para calcular a quantidade total de material necessário para reparo, é necessário calcular a área da superfície a ser pintada. Para encontrar o valor desejado, vale lembrar o curso escolar de matemática. Ao pintar o teto, basta medir seu comprimento e largura e multiplicar os indicadores obtidos (em metros).

Para determinar a área total das paredes terá que fazer cálculos mais complexos:

Um exemplo de cálculo da área de uma parede com uma porta.

  1. Para salas, o perímetro do piso é multiplicado pela altura das paredes, para fachadas - o perímetro da casa é multiplicado pela sua altura.
  2. Encontre a área de todas as janelas e portas.
  3. Se você precisar pintar nichos, bordas, colunas ou meias-colunas, calcule o tamanho de suas superfícies.
  4. Determine a área total da pintura - subtraia a segunda do primeiro resultado e adicione a quadratura de elementos arquitetônicos adicionais ao valor obtido.

Após todos os cálculos, você pode prosseguir para determinar o consumo de tinta acrílica.

Como fazer um cálculo

Para determinar quanto material é necessário para manchar 1 metro quadrado. m, vários fatores devem ser considerados:

  1. Método de Aplicação - rolo, pistola de pintura ou pincel. As 2 primeiras opções são as mais econômicas, pois permitem criar uma fina camada de tinta na superfície. Ao usar um pincel, esse efeito é impossível de alcançar.
  2. Tipo de base. Para pintar superfícies densas e lisas, é necessário menos material do que para o tratamento de estruturas porosas. Materiais ásperos e soltos são capazes de absorver composições líquidas, aumentando seu consumo.
  3. Preparação da base. Paredes e tetos com primer requerem menos dispersão de tinta do que superfícies do mesmo tipo não revestidas com líquido acrílico.
  4. Número de demãos de tinta. As dispersões de poliacrilato são aplicadas em pelo menos 2 camadas. Se a cor da base for radicalmente diferente da tonalidade selecionada, o número de camadas poderá aumentar para 3-5. Cada camada subsequente leva a um aumento no consumo de tinta de 1,7 a 2 vezes.

As dicas do fabricante impressas na embalagem do produto ajudarão a reduzir o consumo de material.

0,25 kg de tinta acrílica (1 demão) são gastos aproximadamente em 1 m2.

Consumo de tinta de papel de parede

Ao calcular o volume de dispersão acrílica necessário para pintar papel de parede não tecido, você deve se concentrar no limite superior da taxa de consumo indicada no banco ou balde.

Para pintar a superfície texturizada, serão necessários cerca de 200-250 g de material por metro quadrado. mÉ melhor pintar papéis de parede lisos com um rolo de estaca curto (5-10 mm), para superfícies de relevo, uma ferramenta com um comprimento médio da estaca (10-25 mm) é mais adequada.

Consumo de tinta acrílica durante o trabalho de fachada

As paredes exteriores do edifício devem ser pintadas a uma temperatura ambiente de + 5 ... + 35 ° C. Para trabalhos de acabamento, é aconselhável escolher clima seco e calmo. Para economizar tinta, você precisa preparar a superfície da fachada e aguardar a secagem completa da composição.

Graças a esta preparação, o consumo de dispersão de água não excederá 180-200 g por 1 m². m Se você aplicar a tinta diretamente em gesso, tijolo ou bloco de concreto, a quantidade de material consumível poderá aumentar para 220-250 g por 1 quadrado. m

Custos de tintas acrílicas texturizadas

Tintas texturizadas ou estruturais são ótimas para o acabamento de paredes internas e externas. Com a ajuda deles, você pode mascarar pequenos defeitos na parede e fazer um revestimento decorativo em relevo.

O método de aplicação de composições texturizadas difere do método de aplicação de dispersões aquosas: Primeiro, o material é distribuído por uma pequena área da parede e, em seguida, o relevo improvisado é criado com ferramentas improvisadas. Essa tecnologia requer uma grande quantidade de tinta; portanto, o consumo estimado de misturas estruturais é de 0,5 a 1,2 kg por 1 quadrado. m