A cozinha

Como escolher uma geladeira para sua casa: conselhos de especialistas

O refrigerador pode, sem dúvida, ser chamado de eletrodoméstico número um: geralmente aparece na casa mais cedo do que qualquer outro eletrodoméstico. Portanto, é improvável que consigamos surpreender o leitor com a história do que é uma geladeira e o que é uma geladeira: quase todo mundo é mais ou menos orientado nesse tópico.

No entanto, quando chega a hora de comprar uma geladeira nova em uma casa, um comprador em potencial costuma ficar confuso: quais características observar primeiro? Se o modelo que você gosta não se encaixa em alguns parâmetros - quão assustador é? Vale a pena investir em uma geladeira cara ou barata o suficiente? Vamos tentar entender esses problemas.

Dimensões

O primeiro (e mais óbvio) parâmetro é o tamanho da geladeira. Certamente, antes de comprar, pense em onde ficará a geladeira e quanto espaço você pode alocar para ela. Normalmente, uma geladeira está na cozinha. A área da cozinha comum é de 6 a 12 metros quadrados.

O padrão para uma sala dessas é uma geladeira de 60 centímetros de largura e aproximadamente a mesma profundidade. Uma largura de 60 centímetros é um parâmetro padrão adotado em utensílios de cozinha: fogões elétricos, lava-louças, fornos, etc. também têm a mesma largura. Uma profundidade de 60 centímetros também é um padrão geralmente aceito, não apenas para geladeiras independentes, mas também para bancadas comuns de cozinha. Para modelos incorporados, a profundidade padrão é de 55 centímetros.

Os desvios desses tamanhos para o lado maior devem ser pensados ​​com antecedência: uma geladeira muito larga pode levar a pouco espaço restante na cozinha, e muito profunda pode "sobressair" e se destacar do interior geral.

Altura é o parâmetro mais variável. Em geral, em uma geladeira de pé, é limitado apenas por considerações básicas de conforto para todos os futuros usuários: uma pessoa de baixa estatura não se sente confortável em usar uma geladeira alta (isso é especialmente útil para cônjuges que querem "fazer uma surpresa"). Mas, ao comprar uma geladeira embutida, você terá que garantir que ela fique em altura para o conjunto da cozinha.

Também existem geladeiras menores, com uma largura de 45 centímetros. Como regra, eles não têm freezer e são usados ​​onde realmente não havia lugar para uma geladeira de tamanho normal.

Além disso, estimando a localização da geladeira, vale a pena pensar imediatamente sobre como as portas se abrirão e se algo irá interferir com elas. Muitos frigoríficos modernos estão equipados com portas universais (basta basta pendurar as dobradiças do outro lado), no entanto, ainda vale a pena descobrir esse ponto, especialmente se você não estiver pronto para fazê-lo e exigir a intervenção de um assistente.

Volume utilizável

Diretamente relacionado às dimensões da geladeira está um parâmetro como volume. Deve-se lembrar que os produtos devem ser localizados relativamente livremente - de acordo com os padrões de armazenamento recomendados. A maneira mais fácil de determinar a quantidade certa é calcular o número de pessoas que usarão a geladeira. Para uma família comum, os valores são os seguintes:

  • uma geladeira com um volume de até 250 litros é suficiente para 1-2 pessoas,
  • 250-300 litros - para uma família de 3 pessoas,
  • 300-350 litros - para uma família de 4-5 pessoas,
  • será necessário um refrigerador com um volume superior a 500 litros para famílias numerosas ou nos casos em que haja requisitos especiais para o armazenamento de vários produtos.

Mas este é o volume total, isto é, uma geladeira mais um freezer. E qual é a proporção entre seus volumes deve ser considerada ideal? Obviamente, depende muito das preferências individuais, mas, em média, acredita-se que o refrigerador seja 2-3 vezes maior que o congelador.

Materiais

Falando sobre características físicas, será útil observar parâmetros como o material de revestimento do refrigerador e seu enchimento. O material mais simples e barato é o plástico. Modelos com revestimento de metal, via de regra, serão mais caros, mas também mais duráveis. Em uma caixa de madeira, os armários para vinho são encontrados com mais frequência.

Existem modelos cobertos com vidro de imersão (ainda há muito menos impressões digitais neles), e alguns fabricantes até lançaram painéis removíveis especiais que permitem alterar rápida e facilmente a cor e, portanto, a aparência da geladeira. Acontece que é quase tão simples quanto substituir um estojo ou pára-choque em um telefone móvel.

As prateleiras e grades embutidas são de plástico, vidro ou metal. As grades de plástico são as mais simples e baratas, mas podem ter vida curta e rachaduras. As prateleiras de vidro, em nossa opinião, são a melhor combinação de simplicidade na saída, durabilidade e eficiência. Quanto às prateleiras e treliças metálicas, elas fornecem circulação de ar e mantêm um nível de temperatura uniforme dentro do compartimento da geladeira, mas se algo derramar ou desmoronar, a escala do desastre provavelmente não será limitada a uma prateleira.

Como a prática demonstrou, na maioria das vezes os usuários ficam indignados nas prateleiras laterais localizadas na porta do compartimento da geladeira: por exemplo, geralmente não cabem objetos grandes o suficiente, como garrafas de plástico de 2 litros. Se você é fã desses contêineres a granel, faz sentido esclarecer esse problema antes de comprar, para não se decepcionar no primeiro dia.

Número de câmeras

O número de câmaras determina quantas zonas com diferentes níveis de temperatura a sua geladeira terá. A maioria dos modelos possui apenas duas câmaras: um freezer (para armazenamento prolongado de alimentos congelados) e um refrigerador (para armazenamento temporário).

Os refrigeradores de três compartimentos estão equipados com três compartimentos: refrigeração, freezer e câmaras universais. A câmera universal costuma ser chamada de "vegetal" ou "zero": permite armazenar alimentos a uma temperatura próxima de zero, mantendo-os frescos o maior tempo possível. Às vezes, a "zona de frescura" não se destaca em uma câmara separada, mas está presente na geladeira na forma de uma caixa separada com sua própria porta.

Falando em câmeras, não seria supérfluo recordar novamente um parâmetro como volume utilizável: por exemplo, é melhor decidir com antecedência qual o tamanho do freezer para caber todos os produtos necessários.

Normalmente, um refrigerador tem uma porta para cada câmara; no entanto, existem modelos nos quais uma porta tem duas câmaras ou uma câmara fecha duas portas.

Recentemente, os refrigeradores Side by Side entraram em moda: neles, os compartimentos do freezer e do refrigerador não estão próximos, mas um ao lado do outro. Como regra, esses são dispositivos de um volume bastante grande, de 400 litros ou mais - caso contrário, os compartimentos teriam que ser muito estreitos.

Como regra, os sistemas Side by Side são uma única unidade, mas alguns fabricantes seguiram uma direção lógica e separaram os galhos: eles podem ser colocados lado a lado, tendo recebido a semelhança externa de um refrigerador "único" comum ou separadamente.

Os limites da fantasia, como você sabe, não existem; recentemente, os engenheiros criaram mais uma opção de layout que combina o clássico e o Side by Side: é chamada de "porta francesa".Nesse caso, o compartimento do refrigerador é fechado por duas portas que se abrem e, embaixo, o compartimento do congelador com outra terceira porta.

E, finalmente, não se pode deixar de mencionar a oportunidade de comprar uma geladeira separada (com um único compartimento de geladeira) e um freezer separado. Essa opção geralmente é escolhida por quem deseja ter um compartimento congelador muito grande. Ao mesmo tempo, um freezer dedicado pode não estar localizado na cozinha, mas em algum lugar na despensa, no corredor ou no corredor - isso resolve o problema de combinar um freezer grande com uma cozinha não muito grande em um apartamento.

Temperatura e poder de congelação

Depois de descobrir o volume e a finalidade dos congeladores, é hora de analisar um parâmetro como a temperatura. Para cada freezer, é indicada uma energia, que geralmente é marcada com estrelas de floco de neve. Cada "floco de neve" corresponde à capacidade da câmera de baixar a temperatura em 6 graus: um asterisco significa que a temperatura na câmera será de -6 ° C, dois -12 ° C, três e quatro - -18 ° C e -24 ° C, respectivamente. É claro que quanto menor a temperatura na câmara, mais tempo os produtos podem ser armazenados nela.

Lado a lado com esse parâmetro, é uma característica como "poder de congelamento". Este parâmetro determina quantos quilogramas de comida o refrigerador pode congelar da temperatura ambiente para -18 ° C em um dia. Esse parâmetro não afeta muito o seu uso diário, mas se seu estilo de vida significa que você pode precisar martelar completamente o freezer de uma só vez, o alto poder de congelamento o servirá bem.

Descongelação

Se o congelamento estiver claro, o degelo pode levantar questões: hoje existem três tipos de sistemas de degelo - gotejamento, No Frost ou, como sempre, manualmente. Com o degelo manual, você precisará desligar a geladeira e remover a água junto com os pedaços de gelo. Os produtos antes disso terão que comer ou trocar em outra geladeira.

Os refrigeradores com o sistema No Frost não precisam descongelar o freezer, porque ele é "autolimpante" regularmente. Isso acontece da seguinte maneira: devido à operação contínua do ventilador, o ar no freezer é misturado, o que impede que zonas com grande diferença de temperatura apareçam. Portanto, a água contida no ar não se deposita "em nenhum lugar", mas no evaporador, porque é o local mais frio. Periodicamente, o compressor é desligado e o sistema de aquecimento de curto prazo é ligado, convertendo instantaneamente a geada em água, que é descarregada para fora do freezer com uma mangueira especial em um recipiente separado, de onde evapora.

Há uma opinião de que o sistema No Frost “seca” os produtos. Isto é assim e não é assim. De fato, como os produtos são constantemente soprados com ar frio, isso pode ajudar a remover mais rapidamente a umidade deles. A solução é elementar: não coloque nada na câmera com o sistema No Frost sem antes embalá-la em um saco plástico ou de papel ou outro recipiente.

O compartimento da geladeira também pode ser equipado com um sistema de degelo por gotejamento, que também é chamado de “parede do choro”. O princípio de operação é semelhante: o gelo se forma no evaporador, que derrete quando o compressor é desligado e flui para o tanque designado. Esse processo ocorre sem um ventilador. Um refrigerador com sistemas de degelo automático para um freezer e um refrigerador não pode ser descongelado - a menos que você queira organizar uma limpeza de primavera.

A principal diferença entre os refrigeradores com o sistema No Frost e os mais primitivos com um sistema de degelo por gotejamento é que apenas um refrigerador pode ser equipado com um sistema de gotejamento - mas não com um freezer. Portanto, um refrigerador com sistema de gotejamento não poupa a necessidade de “descongelar” um freezer.

Compressor e nível de ruído

Na maioria dos frigoríficos, o compressor funciona com a mesma potência (máxima), por isso liga e desliga conforme necessário, mantendo uma certa faixa de temperatura no refrigerador e no freezer. Cada ligar e desligar é acompanhado por um ruído familiar. Um compressor inversor mais moderno pode regular sua potência e, portanto, funciona sem pausas - simplesmente reduzindo a potência ao mínimo quando a temperatura necessária é atingida. Como regra, essa solução não será apenas mais silenciosa, mas também terá um efeito positivo nos custos de energia.

No entanto, um compressor inversor é muito mais instável a picos de tensão; portanto, se a qualidade da eletricidade na tomada deixa muito a desejar, é melhor conectar um refrigerador a um compressor inversor através de um estabilizador.

Pelo número de compressores, os refrigeradores são divididos em compressor único e duplo. Nos modelos com um compressor, ele resfria alternadamente o refrigerador ou o freezer; se houver dois compressores, cada um deles esfria. Devido a isso, é alcançada uma maior precisão no controle de temperatura, além disso, o usuário tem a oportunidade de descongelar cada câmara individualmente - independentemente da segunda.

Os sistemas de dois compressores eram anteriormente considerados uma "classe superior", mas recentemente tudo foi bem misturado. Por exemplo, você pode encontrar facilmente um refrigerador barato fabricado na Rússia ou na Bielorrússia com degelo manual - mas com dois compressores. Ou, inversamente, um modelo japonês ou coreano bastante caro com No Frost completo, três câmeras - e com apenas um compressor. Alguns argumentam que um compressor se desgasta mais rápido que dois, porque precisa trabalhar mais. Alguns - pelo contrário, que as chances de falha em um sistema de dois compressores são exatamente duas vezes mais. A verdade, aparentemente, é que, do ponto de vista do usuário, não há diferença significativa entre os sistemas de um e dois compressores, e a confiabilidade depende mais do fabricante e do sucesso do projeto do que do número de compressores.

O nível de ruído para cada compressor é indicado na documentação. Como regra, 40 dB é bastante confortável para a maioria dos apartamentos. Os fãs do silêncio podem prestar atenção a modelos mais silenciosos.

Para ser justo (embora um pouco opcional), vale a pena mencionar dois circuitos não compactados: absorção e termoelétrica. Ambos são bastante antieconômicos em termos de consumo de energia em comparação com os compressores, portanto, praticamente não são usados ​​em geladeiras grandes. Os refrigeradores de absorção são um pouco mais econômicos que os termoelétricos e, ao mesmo tempo, são quase silenciosos. As termoelétricas consomem ainda mais eletricidade, mas são absolutamente silenciosas. Talvez apenas fãs do silêncio possam aconselhá-los. Mas, ao mesmo tempo, você também deve sacrificar o tamanho.

Os refrigeradores de absorção eram comuns na URSS nos anos 50-60 e, devido à falta de um compressor, muitos deles se mostraram tão confiáveis ​​que ainda funcionam - como regra geral, onde todo o equipamento desatualizado é "fundido": em casas de veraneio.

Para os mais curiosos: como o refrigerador de absorção converte calor em frio, ele precisa apenas de uma fonte de calor para funcionar - e não necessariamente elétrica. Existem refrigeradores de absorção operando com gás liquefeito. Mas teoricamente - sim, mesmo com madeira :)

Consumo de energia

Como em qualquer outro aparelho doméstico, cada dispositivo recebe uma classe de energia específica. Classes diferentes são tradicionalmente denotadas por letras latinas de A a G.
Os refrigeradores modernos são marcados com as letras A, B e C, porque até o momento os refrigeradores das classes D, E, F e G simplesmente não estão disponíveis. Pelo contrário, os refrigeradores com maior eficiência energética são cada vez mais encontrados, rotulados com as classes A +, A ++ e A +++, onde os mais econômicos pertencem à classe A +++.

Usuários particularmente cuidadosos podem encontrar no manual um parâmetro como o consumo anual de energia em kWh. Multiplicando esse parâmetro pelo custo de um kWh na sua região, você pode descobrir facilmente quanto custará a geladeira durante o ano.

Tipo de controle

Os refrigeradores simples são controlados de maneira eletromecânica - nesse caso, os controles são alças mecânicas que geralmente permitem definir apenas a temperatura dentro das câmaras - e mesmo assim aproximadamente. Esse sistema é mais simples e, no caso de uma avaria, será mais barato reparar (no entanto, você não deve pensar que, neste caso, simplicidade significa maior confiabilidade).

O controle eletrônico não apenas permite definir com mais precisão um valor de temperatura específico, mas também, graças à presença de um display digital, para monitorar o estado atual do dispositivo.

Aqui você encontra funções adicionais: alguns modelos podem sinalizar ao proprietário quando o conteúdo da geladeira é resfriado até a temperatura desejada. Outros avisam sobre uma porta solta ou um mau funcionamento. Os modelos mais modernos funcionam em conjunto com um aplicativo móvel e permitem executar todas essas operações remotamente. Estão em andamento experimentos para criar sistemas que monitoram automaticamente a presença de determinados produtos dentro da geladeira. Existem também soluções inovadoras que permitem "olhar" para a geladeira sem abri-la: para isso, são utilizadas paredes de vidro que podem escurecer e tornar-se transparentes novamente a pedido do proprietário. Você também pode conhecer modelos com uma TV embutida ou geladeiras "inteligentes", integradas a sistemas como "casa inteligente", incluindo outros aparelhos domésticos.

Outros recursos

Além das principais características listadas acima, os refrigeradores modernos têm muitos parâmetros secundários que dificilmente se tornarão decisivos na escolha de um modelo, mas podem liderar a escolha em uma direção ou outra.

Por exemplo, um parâmetro como a duração da preservação a frio determina por quanto tempo a geladeira pode manter a temperatura durante uma queda de energia (pode ser relevante para os refrigeradores comprados na casa de campo).

Para quem tem filhos pequenos, a função “proteção infantil” é útil, graças à qual a criança não poderá alterar as configurações ou ativar o modo de degelo no momento mais inoportuno.

Para os amantes de refrigerantes, uma máquina de gelo é útil - um dispositivo que congela água pré-cheia. Fabricantes de gelo mais avançados são capazes de coletar água diretamente da rede de abastecimento de água; o desempenho desses fabricantes de gelo será muito maior.

As funções de super-congelamento e super-resfriamento são responsáveis ​​por uma redução de temperatura a curto prazo no freezer abaixo de -24 ° C ou no refrigerador para +2 ° C. Esses modos são usados ​​para resfriar rapidamente um grande número de produtos. Não é recomendado o uso excessivo dessa função desnecessariamente: coloca uma carga adicional no compressor.

Classe climática

A classe climática raramente recebe atenção. E, em geral, isso está correto: é quase impossível encontrar uma geladeira em uma loja que não seja adequada para venda em sua região. No entanto, às vezes (especialmente entre equipamentos usados), você pode encontrar geladeiras com a classe climática “errada”. Será fácil reconhecê-los graças à marcação:

  • Classe N é a melhor opção para um clima temperado, classe normal. Opera em temperaturas de até +32 ° C, a temperatura mínima é de +16 ° C,
  • Classe T - até +43 ° C, é uma classe tropical, para climas quentes,
  • Classe SN - classe intermediária, adaptada para operação em temperaturas de +10 a +32 ° C,
  • Classe ST - classe subtropical, adaptada para operação em temperaturas de +16 a +38 ° C.

Do ponto de vista do fabricante, a operação da geladeira em um clima que não corresponde à sua classe climática é a base para a recusa do serviço de garantia.

Resumir

Os principais parâmetros para avaliar a geladeira são geométricos: quanto ela ocupará, qual será sua altura, qual o volume útil da geladeira e do freezer. Um refrigerador alto é uma boa maneira de obter um grande volume sem gastar muito espaço na cozinha, mas usá-lo será mais inconveniente quanto menos alto. Se a área da cozinha permitir - um refrigerador amplo e baixo com o mesmo volume é muito mais conveniente do que um refrigerador estreito e alto. É importante lembrar que o "deslocamento" total é pouco, porque a proporção dos volumes da geladeira e do freezer é muito diferente. Bem, não esqueça que existe uma opção como uma geladeira de uma câmara na cozinha e um freezer separado em outro lugar.

O tamanho e o volume da geladeira

Antes de comprar e ir à loja, primeiro você precisa decidir o local para instalar a geladeira em sua casa e, em segundo lugar, vale a pena considerar o número de pessoas na família. Esses critérios estão diretamente relacionados ao tamanho e volume da geladeira. Certifique-se de considerar todas as portas e dimensões da escada, até o ponto de instalação final.

Hoje, os refrigeradores são produzidos em tamanhos completamente diferentes. O valor médio é considerado entre 160-200 cm de altura e 60 cm de profundidade e largura, como regra, são refrigeradores de duas câmaras, cujo volume varia de 250 a 350 litros.

Existem versões em miniatura, com altura entre 85 cm e 150 cm, largura e profundidade de 47 a 60 cm, principalmente geladeiras de uma câmara e versões sem freezer, cujo volume varia de 80 a 200 litros. Esta versão da geladeira é perfeita para escritórios, estudantes em dormitórios, etc.

É muito conveniente usar uma geladeira pequena e larga, principalmente se a família for composta por um grande número de pessoas. Lado a lado - este é o nome deste modelo de geladeira. A singularidade desse tipo é que é uma geladeira de duas portas com opções e tecnologias adicionais. Às vezes, a largura desse refrigerador chega a 120 cm, altura - 160 cm e profundidade de cerca de 70 cm.O volume de um aparelho elétrico tão grande é de 400 a 700 litros.

Material e cor da geladeira

Com base no design da sua cozinha, você pode escolher uma geladeira de uma cor específica, recentemente os fabricantes produzem versões com várias opções de cores; portanto, se o interior da sua cozinha é feito em cores brilhantes, por que não escolher uma geladeira com o tom apropriado ?! Nesse caso, devemos lembrar que a geladeira é comprada por um longo período de tempo e o interior da cozinha pode mudar drasticamente a qualquer momento; nesse caso, vale a pena parar na escolha de uma opção clássica branca.

Poucas pessoas prestam atenção ao material de revestimento da geladeira, no entanto, se você se aprofundar na essência do problema, poderá encontrar algumas nuances. Por exemplo, os fabricantes costumam usar aço carbono com revestimento de polímero, este é um material bastante comum para eletrodomésticos, uma superfície do refrigerador que é muito fácil de cuidar.

Além disso, o aço inoxidável pode ser encontrado como material de revestimento; no entanto, o preço desses refrigeradores é alto e eles têm uma grande desvantagem - as impressões digitais são claramente visíveis durante a operação na superfície; além disso, essa superfície requer cuidadoso cuidado.

Gerenciamento de geladeira

Cada geladeira tem seu próprio modo de controle. Mais opções de orçamento estão equipadas com controle eletromecânico; nesse caso, o processo de ajuste é realizado usando um controlador rotativo, onde o usuário pode definir a temperatura desejada para a geladeira e o freezer. Essa opção é confiável, pois está mais protegida contra surtos de energia.

Também existem modelos mais caros nos quais esse processo é regulado eletronicamente, como regra, um visor com teclas de controle é exibido na porta da geladeira desses modelos ou são utilizados botões de toque. Nesses frigoríficos, o processo de configuração é mais sutil, você pode criar com precisão a temperatura desejada, usar esta opção é muito mais conveniente.

À venda, você pode encontrar geladeiras com uma função de controle remoto. Para que essa função funcione, você precisa de uma conexão à Internet e Wi-Fi com o local em que a geladeira está instalada, além de um tablet ou smartphone com o software instalado. Esta função permite ao usuário controlar as principais funções do refrigerador de qualquer lugar do mundo.

Classe de consumo de eletricidade

Um papel importante deve ser dado ao escolher um refrigerador para a classe energética. Os fabricantes costumam pendurar um adesivo especial na porta da geladeira, indicando a classe de energia à qual esse modelo pertence.

De acordo com esta tabela, existem sete classes de A a G, de baixo a alto nível de consumo de energia. Recentemente, é praticamente impossível encontrar refrigeradores abaixo da classe B-C, principalmente as classes A e A +, com menos frequência A ++. Quanto mais vantagens, maior a economia.

Modo de férias

Este modo é conveniente para várias viagens de longo prazo, viagens de negócios e férias. Antes de ativar este modo, é necessário remover todos os produtos do compartimento da geladeira, mas você não pode tocar no freezer. Durante a operação deste modo, odores e mofo desagradáveis ​​não ocorrerão no compartimento da geladeira. O freezer funcionará no modo normal e o refrigerador entrará no modo econômico de operação.

Máquina de gelo

Essa função raramente é encontrada nos modelos de orçamento; eles têm um pequeno compartimento no freezer com uma prateleira na qual os moldes podem ser colocados para congelar o gelo.

Nos modelos mais caros, é instalado um gerador de gelo capaz de produzir um certo número de cubos de gelo e também pode ser triturado.

Alerta sonoro

A notificação sonora é um recurso útil da geladeira. Há momentos em que a porta da geladeira não está bem fechada e, em seguida, é emitido um sinal sonoro especial para alertar. Em alguns modelos, você pode configurar para executar esta função quando a temperatura subir acima do valor definido.

Concluindo este artigo, espero que as informações fornecidas ajudem a determinar a escolha do equipamento necessário para sua casa! Desejo a todos boas compras!

A importância de escolher a geladeira certa

  • Custo. A loja oferece muitas opções com recursos extras pelos quais você paga em excesso. Confira os recursos básicos antes de escolher.
  • Compatibilidade. As dimensões e o local da instalação têm um papel decisivo, não o negligencie.
  • Conforto Preste atenção às pequenas coisas - a localização de prateleiras, câmeras e luzes desempenha um papel decisivo no conforto.
  • Rentabilidade. O tamanho e o volume utilizáveis ​​selecionados corretamente economizarão eletricidade.
  • Longevidade. O critério de seleção mais importante. Aconselhamo-lo a escolher uma empresa conhecida, preste atenção às avaliações e classificações para escolher a melhor geladeira.

Veja também - Classificação dos melhores refrigeradores em 2019 (TOP 20)

Calculamos o tamanho e o volume utilizável da geladeira

Se você escolher uma geladeira para sua casa ou apartamento, você definitivamente precisará obter uma fita métrica antes de comprar. A escolha do local da instalação deve ser abordada com toda a responsabilidade. Pense sobre o local onde você instalará a geladeira, ela não deve interferir na passagem, as portas devem abrir e fechar livremente, deve haver uma tomada perto do local da instalação. Alguns modelos requerem uma conexão de água, que deve ser tratada com antecedência.

Os tamanhos padrão 60x60x150 cm serão uma excelente solução para cozinhas pequenas. O conselho dos especialistas é selecionar os tamanhos levando em consideração o tamanho da cozinha e a disponibilidade de espaço livre nela.Um refrigerador alto nem sempre é a melhor opção; se sua altura estiver abaixo da média, ao escolher, você precisa garantir que seja confortável obter itens das prateleiras superiores; talvez seja mais conveniente preferir um modelo curto e raso, mas amplo. A altura padrão é de 1,5-2 m.

Volume utilizável geladeira é um critério de seleção importante. Segundo os especialistas, ao determinar o volume necessário, deve-se ter em mente que os produtos não devem ser armazenados de perto, mas a uma pequena distância para circulação de ar. Com as mesmas dimensões externas, o volume utilizável pode ser diferente.

Soluções padrão para uma ou duas pessoas - um volume de 180-250 litros. Para uma família de até 5 pessoas, é adequado um modelo de mais de 350 litros. Se isso não for suficiente, vale a pena pagar um gabinete de sistema de 500 litros ou mais lado a lado. (Veja também: Como escolher e instalar um refrigerador embutido)

Refrigeradores de câmara única - a melhor escolha para uma residência de verão

Os modelos mais pequenos estão equipados com apenas uma porta, existe um compartimento frigorífico atrás dela, também existem opções com um freezer muito pequeno (NTO - compartimento de baixa temperatura). Uma ótima opção para duas pessoas ou um pequeno escritório. Especialistas aconselham escolher esse tipo específico de geladeira para uma residência de verão. (Veja também: Por que você precisa de um regulador de tensão para geladeiras)

  • não marcado - nesse departamento o armazenamento de produtos é permitido por vários dias,
  • uma estrela - temperatura de até -6 ° C, armazenamento de alimentos é possível por até duas semanas,
  • duas estrelas - até -12 ° C, - prazo de validade por três meses,
  • três estrelas - até -18 ° C - vida útil ao longo do ano.

Refrigeradores com várias câmaras

Os refrigeradores de duas câmaras são os mais populares. O primeiro é a refrigeração e o segundo é o congelamento. A maior parte da geladeira é ocupada por uma geladeira. Existem prateleiras e recipientes de metal ou vidro para armazenar alimentos. As prateleiras de vidro são fáceis de limpar e as grades não interferem na circulação de ar. Dentro da unidade, você pode criar qualquer combinação de prateleiras e recipientes. (Veja também: Como escolher uma geladeira de duas câmaras - classificação dos melhores de 2019)

Na maioria das vezes, o freezer está localizado embaixo da geladeira, mas também existem modelos nos quais está localizado na parte superior. Os freezers localizados abaixo têm um volume maior que os localizados acima.

Em alguns modelos, é possível alterar o lado da abertura da porta, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, o que é importante durante a instalação.

Os refrigeradores de três compartimentos possuem uma "zona de preservação de frescura". Nesse compartimento, a temperatura é mantida de zero a dois graus acima de zero. A câmara de temperatura zero foi projetada para armazenar produtos perecíveis - em tal compartimento, eles mantêm seu sabor e frescura por mais tempo.

Os refrigeradores lado a lado são ideais para famílias grandes. O freezer está localizado ao lado. Os parâmetros padrão desse agregado são 180x80x100 cm.

Veja também:

Escolhendo o tipo de degelo / congelamento da geladeira

Os fabricantes em 2018-2019 oferecem dois tipos de No Frost e um sistema de gotejamento.

Vantagens do sistema de gotejamento:

  • produtos são menos desgastantes
  • preço baixo comparado ao NoFrost.

  • não precisa descongelar constantemente
  • geada e gelo não aparecem devido à circulação de ar e ao suporte constante de temperatura,
  • a temperatura é distribuída uniformemente, os produtos são armazenados por mais tempo
  • todo o condensado é coletado em um banho, cujo líquido é suficiente para derramar 1-2 vezes por ano,
  • menor consumo de energia em comparação com outros tipos.

Como você pode ver, os refrigeradores com o sistema de degelo No Frost são mais práticos e convenientes de usar. Com base nas condições e no ritmo de vida de uma pessoa moderna, quase todos os fabricantes se esforçam para equipar seu produto, de acordo com a tecnologia mais recente.

Veja também - 10 melhores geladeiras de até 15.000 rublos, de acordo com avaliações de clientes

Número de compressores de geladeira

Os refrigeradores são produzidos com um ou dois compressores. Se um compressor estiver instalado, o freezer e o compartimento da geladeira serão alimentados por um único motor. O motor se desgasta devido à carga pesada.Aconselhamos que você compre uma geladeira com dois compressores instalados, esta opção será mais confiável.

A vantagem dos refrigeradores com dois compressores:

  • a capacidade de desligar uma câmera e deixar a segunda ligada - você pode lavar o freezer sem desligar a geladeira
  • temperatura independente - ao abrir as portas da geladeira, apenas um compressor para recuperação de temperatura funciona
  • durabilidade

Compressor de manivela ou compressor linear? A escolha é bastante simples, pois estudos mostraram que geladeiras com compressores lineares armazenam mais vitaminas e minerais nos alimentos. (Veja também: Compressor inversor na geladeira: prós e contras)

Geladeiras com dois compressores sempre consomem mais eletricidade.

Classe energética e nível de ruído


O nível de ruído deve ser inferior a 40 dB; é esse nível de ruído que é confortável para o lar. (Veja também: Classificação dos refrigeradores mais silenciosos de acordo com as avaliações dos clientes)

A geladeira funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, por isso é muito importante escolher a opção mais econômica. As unidades mais econômicas são as classes "A ++", "A +", "A" e, em seguida, os refrigeradores das classes "B" e "C". Qualquer coisa abaixo de "C" não vale a pena comprar!

Vamos prestar atenção ao diagrama abaixo, com base nos gráficos, pode ser visto que a classe "A ++" consome 40% menos eletricidade que "C". Nos cálculos para os anos de operação, a quantidade de economia é perceptível.

A escolha da classe climática da geladeira

Para escolher uma classe climática, basta conhecer os limites médios de temperatura da sala em que a geladeira estará localizada. Ao escolher uma geladeira para a casa, esse critério não é tão importante. Em 90% dos casos, os modelos N-SN são adequados.

A classe climática está marcada com as letras N, SN, ST, T.

  • N - de +16 ° C a +32 ° C,

Se o refrigerador quebrar e uma avaliação especializada mostrar que a operação não é compatível com a classe climática, a garantia do fabricante não será válida.

Veja também - Qual é a classe climática da geladeira

Funções adicionais

Funções adicionais afetam o preço, por isso recomendamos que você escolha o mais necessário e útil.

Máquina de gelo - Pode ser de dois tipos, um dispensário para um boi ou células comuns para gelo. O segmento premium é equipado com uma máquina automática de gelo, que deve ser conectada ao abastecimento de água. Você pode escolher uma variante semi-automática - a água é derramada manualmente no tanque, o que é menos conveniente, mas mais barato e mais fácil.

Revestimento antibacteriano - são usados ​​íons de prata que impedem o crescimento de bactérias e micróbios.

Super congelamento - o modo é usado para congelamento rápido, a temperatura cai brevemente para -24 ° C. Existe um regime semelhante para o refrigerador, que diminui a temperatura para -2 ° C.

Indicador de porta aberta - se a porta não estiver fechada ou não se encaixar perfeitamente, é emitido um sinal.

Qual geladeira é melhor escolher 2019: conselhos de especialistas

Como prometemos, aqui estão alguns conselhos de especialistas sobre como escolher uma geladeira para sua casa ou casa de verão.

  1. Considere o local onde a unidade de refrigeração ficará. Não deve criar inconveniência.
  2. O vidro é melhor que o plástico, as prateleiras de vidro são mais duráveis, a manutenção é mais fácil. O vidro é mais transparente que o plástico, conveniente para pesquisar nas prateleiras superiores.
  3. Verifique os selos ao comprar, eles devem ser flexíveis e a geladeira deve abrir sem nenhum esforço extra.
  4. Os melhores modelos estão equipados com o sistema NoFrost, é mais fácil cuidar deles.
  5. Inspecione o modelo selecionado antes de ser conectado. Assim, você pode reconhecer plástico de baixa qualidade - um odor desagradável emana dele.
  6. Se a unidade for usada por no máximo 5 pessoas, escolha uma unidade com um volume não superior a 300 litros.
  7. Um modelo de câmara única será uma excelente opção para uma residência de verão. É melhor escolher casa com duas ou três câmeras.
  8. Economizar espaço em uma pequena cozinha ajudará a vista com a alça "embutida" no corpo. Preste atenção aos modelos estreitos.
  9. O nível de ruído não deve exceder 40 dB.
  10. As opções nas rodas são mais práticas do que nas pernas.

Veja também - ranking dos melhores refrigeradores embutidos de 2019

Classificação de 2019 fabricantes de geladeiras

  • 22% – Atlan (Atlant CJSC, Minsk, Bielorrússia),
  • 18% - em proporções iguais de 9% do volume de vendas recai sobre as marcas:
  1. Samsung (Samsung Group, Seul, Coréia),
  2. Liebherr (Liebherr-International.AG, Bieberach an der Ries, Alemanha),
  • 14% - 7% cada ação:
  1. LG (LG Electronics Inc., Seul, Coréia / produção: vila de Dorokhovo, distrito de Ruzsky, região de Moscou),
  2. Indesit (Indesit Company, Fabriano, Itália),
  • 15% - 5% cada são contabilizados:
  1. Beko (Koch Holding, Istambul, Turquia / produção de montagem Kirzhach, região de Vladimir),
  2. Bosch (Robert Bosch GmbH, montagem na Alemanha e Eslovênia),
  3. Sharp (Sharp Corporation, Osaka, Japão),
  • 12% - 4%, respectivamente, abrange produtos domésticos:
  1. Biryusa(OJSC "Fábrica de refrigeradores" Krasnoyarsk "Biryusa", Krasnoyarsk),
  2. POZIS (GC "Rostec", JSC "Planta de produção com o nome de Sergo", Zelenodolsk, Tartaristão),
  3. Saratov (LLC "SEPO-ZEM", Saratov),
  • 19% - outros.

Como podemos ver, em 2018 e 2019 a Atlant lidera. Preços relativamente baratos e excelente qualidade permitiram ganhar confiança. Confie nessa classificação ao escolher uma empresa.

Veja também - 12 melhores geladeiras a partir de 50.000 rublos, de acordo com avaliações de clientes

Classificação de uma escolha de características técnicas e funções adicionais

  • número de câmeras: duas câmaras (85%), lado a lado - largura de duas portas (10%), câmara única (3%), três câmaras e múltiplas câmaras (2%),
  • layout e localização do freezer: abaixo (67%), acima (23%), lado (6%),
  • altura, consulte: baixo a 125 (9%), ≤ 150 e ≤ 170 (12% cada), ≤ 180 (15%), ≤ 190 (24%), ≤ 200 (16%) e superior (11% ),
  • volume líquido (l): até 200 (21%), ≤ 250 (47%), ≤ 300 (17%), ≤ 350 (6%), ≤ 400 (6%),
  • consumo de energia, classe: "A" (39%), "A +" (50%), "A ++" (11%),
  • nível de ruído, dB: ≤ 38 (13%), ≤ 40 (40%), ≤ 42 (32%), ≤ 44 (14%) e superior (3%),

Funcionalidades mais populares

  • superação da porta (21%),
  • proteção antibacteriana (16%),
  • com Full No Frost (9%),
  • congelamento rápido (13%),
  • alerta de fechamento da porta (12%),
  • resfriamento e congelamento rápidos (5%),
  • e a 3% - o modo "férias", proteção à criança e um compressor inversor,

Recursos adicionais

  • maçanetas das portas ocultas (34%),
  • resfriamento de circuito duplo (20%),
  • tela sensível ao toque (16%),
  • zona de frescura (11%),
  • desodorização (9%),
  • geração de gelo (6%),
  • dois compressores (4%).

Prestando atenção a essa classificação, você pode entender quais dos recursos adicionais os compradores consideraram os mais importantes.

Também em nosso site, você pode ler o artigo “5 modelos mal sucedidos de geladeiras”, que não recomendamos tomar.

Os 4 melhores refrigeradores econômicos de até 20.000 rublos

No segmento de geladeiras baratas de até 20.000 rublos, não faz sentido confiar em algumas funções adicionais. Cada fabricante fornecerá o mesmo conjunto. Você precisa decidir se está pronto para mexer com o degelo manual ou se é melhor pagar mais por No frost. Selecionamos os melhores modelos que você pode comprar nas redes de varejo a partir de agosto de 2019.

ATLANT XM 4010-022

  • Um grande volume de 283 é um freezer de 115 litros, um refrigerador de 168 litros.
  • Ótimo preço a partir de 16 000 rublos
  • Dimensões 60x63x161 cm
  • Baixo ruído
  • fundo do congelador
  • recipientes convenientes na porta
  • Para tamanhos pequenos, congelamento poderoso 4.5kg / day
  • Classe A de economia de energia - 325 kWh / ano
  • Boa qualidade, 36 meses. garantias

  • Sistema de degelo por gotejamento
  • Às vezes, os compradores percebem a aparência de um “casaco de pele” na parede traseira, então você precisa descongelar periodicamente a geladeira.
  • Para descongelar, é necessário recuar a geladeira - a panela está na parte de trás.

Em geral, o ATLANT XM 4010-022 é um refrigerador econômico ideal, que se destaca por seu grande volume e facilidade de uso. Os contras são inerentes a todos os funcionários do estado com um sistema de degelo por gotejamento.

Veja também - Os melhores freezers para casa de acordo com as opiniões dos clientes

ATLANT XM 4021-000

O irmão mais velho do modelo XM 4010-022 tem todas as mesmas vantagens e desvantagens. Pagando 3000 rublos, você obtém um volume maior do compartimento da geladeira em 52 litros, o que é bastante significativo.

  • Um volume ainda maior do compartimento da geladeira é de 230 litros versus 168 litros, com um volume total de 345 litros.
  • Mais caro que o XM 4010-022 por 3.000 rublos, o preço médio de 19.000 rublos.
  • Dimensões 60x63x186 cm
  • Design atraente
  • Consome 354 kWh / ano
  • Todas as outras vantagens não são diferentes do modelo XM 4010-022.

Exatamente o mesmo que no modelo acima, e eles estão associados a um sistema de degelo manual por gotejamento. Você precisa descongelar periodicamente o refrigerador para uma operação adequada.

BEKO RCNK 335K00 W

O primeiro representante no segmento de funcionários do setor público com o sistema No frost. O preço médio de 21.000 a 22.000 rublos, que excede um pouco os critérios de nossa classificação, mas ainda se encaixa no cenário geral. A funcionalidade praticamente não é diferente, tudo é padrão para os funcionários do estado.

  • O sistema No frost é a principal vantagem do gigante.
  • Compact Dimensões 54x60x201cm. Uma largura de 54 centímetros é o refrigerador mais estreito, perfeito para espaço limitado ou para a necessidade de caber em um "nicho".
  • Capaz - o volume de 300 litros.
  • Controle eletromecânico.
  • 4 gavetas no congelador.
  • Congelamento de energia - 7 kg / dia.
  • Sinaliza uma porta aberta.
  • Baixo nível de ruído - 40 dB.
  • 24 meses garantias.

  • Não há muitas críticas na Internet, principalmente todas positivas.
  • Há reclamações sobre a qualidade dos materiais. Acreditamos que isso é comum para modelos de orçamento.

Indesit EF 16

Outro representante de uma marca bem conhecida, com um sistema de noufrost e um preço de 20.000 a 22.000 rublos. Difere da BEKO por uma altura reduzida, mas uma largura e profundidade aumentadas de 60x64x167 cm. Consequentemente, o volume líquido diminuiu para 256 litros. Ao mesmo tempo, a geladeira é grande o suficiente e o freezer não é grande - 75 litros.

  • Tudo a mesma coisa Sem geada. Atlas para 16.000 rublos fornece um volume maior, com funcionalidade semelhante. Mas nenhuma geada dá à Indesita uma vantagem adicional. Se você não estiver pronto para o degelo manual, escolha entre Indesit e BEKO.
  • Armazém frio espaçoso - 181 litros.
  • Classe climática N, ST. Classe de economia de energia A, 342 kWh / ano.
  • Visor conveniente no interior - permite controlar com precisão a temperatura.

  • Congelador pequeno - 75 litros.
  • Barulhento - com base nas avaliações dos clientes.
  • 12 meses garantias

Classificação dos melhores de 20.000 rublos a 30.000

Este segmento está mais próximo do orçamento do que a média, portanto, a escolha das funções não será muito diferente. Características distintivas deste segmento: sem geada, controle eletrônico, grande volume, economia de energia A +. A classificação é feita levando em consideração o custo, respectivamente, ao final haverá mais modelos funcionais. Aproveitamos as melhores ofertas de cada fabricante.

Indesit DF 4180 W e Indesit DFE 4200 W, DF 4181

São feitos na Rússia. A série 4000 da Indesit possui características comuns e um custo semelhante de cerca de 23.000 rublos, mas há uma diferença significativa da qual vale a pena começar. O tamanho da geladeira e freezer 4180 W - 227/106 litros. altura 180 cm., 4180 W - 253/75 L. 200 cm. Dependendo das suas necessidades, você pode escolher a opção apropriada.

  • Sem geada
  • Economia de energia A +
  • Luz de fundo LED - brilhante
  • Design - aparência moderna
  • Ótimas opções de estantes
  • Duas gavetas da zona de frescura - os cheiros de vegetais e frutas não se misturam.
  • Modo Super Freeze - Super Freeze
  • Preço

  • Garantia 12 meses.
  • Controle eletromecânico - em modelos mais caros, eletrônicos.
  • Sem indicação de temperatura
  • Não há indicação de porta aberta
  • Ruído aceitável - 70% dos compradores relatam operação silenciosa, 30% relatam ruído. Aparentemente, todos têm diferentes critérios de avaliação. Não recomendamos a compra de um apartamento ou estúdio.

O resultado. Geladeira espaçosa por dinheiro razoável, com sem geada.

Indesit DF 5200

Pagando 2000 - 3000 rublos, você pode comprar a série Indesit 5000. Em comparação com a série anterior, você obtém um controle eletrônico de controle inteligente de temperatura e um display com indicação de temperatura. O custo médio é de 25.000 a 26.000 rublos.

  • Sem geada
  • Controle eletrônico de temperatura Controle inteligente - vários sensores monitoram constantemente a temperatura, ajudando a evitar diferenças.
  • Indicador de temperatura
  • Indicação sonora de uma porta aberta
  • Super-resfriamento, Superfrost
  • Espaçoso - volume 359l
  • Prateleiras retráteis do freezer, que são batentes fixos.
  • 2 gavetas separadas para área de frescura
  • A prateleira pensada para garrafas em uma porta, com fixação.

  • Ruído - quase todos Os frigoríficos No frost no segmento do orçamento têm esta desvantagem. Nós chamaríamos isso de "recurso". Lemos todas as avaliações do Yandex Market sobre esse modelo, há uma falha de fábrica com um palete. Aqui está uma citação de um deles: “A panela de água plástica está tocando (ou melhor, cai no motor, devido a esse barulho.Portanto, o cônjuge desaparafusou dois parafusos, levantou o palete mais alto e o fixou novamente! E isso é tudo! Funciona silenciosamente, congela mais do que alta qualidade, estamos MUITO satisfeitos com a compra! ”
  • O cheiro de plástico - só a princípio. Novamente, o "recurso" dos modelos de orçamento. Há um pequeno golpe na vida - lave a geladeira com uma solução de água e vinagre, o cheiro desaparece quase imediatamente.
  • Garantia limitada de 12 meses contra concorrentes.

ATLANT XM 4425-089 ND

Um imenso refrigerador com 206 cm de altura e um volume de 342 litros. (314l. Volume útil) da marca bielorrussa. O modelo é bastante novo, mas já recebeu muitas críticas positivas. O custo de 29 980 rublos (os profissionais de marketing sabem o que fazem). O sistema No frost freezing, que é um tanto incomum para Atlanta, produz principalmente geladeiras de mão.

  • Sem gelo.
  • Compressor poderoso - congela até 7 kg. por dia.
  • Super-resfriamento, super-congelamento, temperatura, temporizador
  • Indicação de porta aberta
  • Modo de férias, proteção infantil
  • Ergonomia bem pensada - 3 prateleiras reorganizadas em altura, 2 gavetas separadas na zona de frescura, 4 gavetas no congelador
  • Grande volume líquido
  • Design moderno - semelhante aos irmãos mais velhos Samsung e LG
  • Garantia de 3 anos

  • O modelo é novo, há muito poucas críticas. Você deve confiar apenas na confiança da marca.

Ótimo modelo em termos de preço / qualidade. Você também pode prestar atenção ao XM 4425-069 ND, XM 4521-000 ND, XM 4424-049 ND - sobre a mesma coisa, com pequenas diferenças no design e no volume das câmeras. A principal funcionalidade desta série é semelhante, a qualidade está no mesmo nível.

Liebherr CUsl 2811

Representante da marca alemã. Não podemos dar o TOP deste modelo, mas vale a pena mencionar. O preço médio é de cerca de 30.000 rublos. Quais recursos são oferecidos a esse custo? Absolutamente a mesma coisa que Atlant e Indesit oferecem em seus refrigeradores até 20.000 rublos. Mas aqui você tem uma marca premium e materiais de alta qualidade. Basta entrar nas análises no mercado Yandex, você pode ver imediatamente como o fabricante está atento aos seus clientes, eles respondem a cada cliente, a cada revisão. Em termos de funcionalidade, é correto comparar com o início de nossa parte superior, para destacar apenas os recursos. Os adeptos da marca acreditam e entendem por que pagam demais.

  • Sistema de degelo por gotejamento
  • classe A ++ (174 kWh / ano)
  • 263l - volume total, um freezer pequeno para 2 gavetas 53l.
  • Cabo de aço inoxidável com haste de pressão integrada
  • Material da geladeira - aço inoxidável
  • A ++ - 174 kWh / ano, economizando em primeiro lugar
  • Prateleira de garrafa com marca
  • Compacidade - 55cm. largura
  • Tecnologia SmartFrost
  • É fabricado na Bulgária, 24 meses. garantias. Há uma revisão detalhada sobre o otzovik https://otzovik.com/review_6087499.html, recomendamos que você se familiarize, o comprador descreveu em detalhes a experiência de dois anos de operação. Nossos editores recomendam pagar de 5 a 7 mil rublos e comprar um modelo do segmento de 40 mil rublos.

Classificação de geladeiras de 30 000 a 40 000 rublos

O segmento de preço mais interessante. Marcas A, Samsung, LG, Liebherr, Bosh, com funcionalidade decente e excelente qualidade, entram na briga pelos compradores. Observe que, em termos de vendas, a Samsung ocupa o primeiro lugar, líder total do topo.

Samsung RB-30 J3200EF

Uma das ofertas mais dignas e acessíveis da série RB-30 é o preço médio de 35.000 rublos. Nesta série, há um modelo mais barato por 3.000 rublos RB-30 J3000WW, diferente em cores e falta de exibição.

  • Sem gelo - uma característica distintiva do fabricante
  • Muito calmo 39 dB
  • Compressor Inversor Digital - 10 Anos de Garantia
  • Espaçoso - 213 l. / 93l. volume útil
  • Economia de energia A + (272 kWh / ano)
  • Prateleiras espaçosas na porta, gaveta com chave para medicamentos, prateleira deslizante fácil, luz de fundo melhor que a LG, prateleira para garrafas
  • Funções adicionais: display (menu muito informativo), modo "férias", travamento da porta, indicação de porta aberta, distribuição de temperatura uniforme de refrigeração geral, super congelamento
  • Materiais de qualidade, sem odor.
  • Great design
  • Assembléia Polônia, 12 meses. garantias

  • Bandeja para 6 ovos
  • Sem congelador de luz de fundo
  • Máquina de gelo e moldes ausentes

À venda, você pode conhecer o RB-33 J3420BC - preto elegante e o RB-33 J3200WW, que são mais caros por 4000 rublos. Sobretaxa de altura 185cm. e o volume é 328l. Caso contrário, não há diferenças.

LG GA-B389 SMQZ

Um concorrente do RB-30 da Samsung. Funções semelhantes e preço 34 000 rublos.A principal característica é a presença de um compressor inversor, display, controle de um smartphone e sem geada. Preste atenção ao espaço, quase todos os modelos desta categoria da LG perdem para a Samsung.

  • Total sem geada
  • Compressor inversor
  • Monitor, a capacidade de controlar a partir de um smartphone
  • Funções adicionais: modo econômico, congelamento rápido, superação da porta, indicação sonora de uma porta aberta, fluxo de ar múltiplo, modo de férias
  • Área de frescura com filtro de absorção de odor
  • Prateleiras confiáveis, materiais de qualidade, aço inoxidável, presença de duas caixas trancáveis ​​na porta
  • Dimensões 59,5 × 64,3 × 173,7 cm, volume utilizável 261l.
  • Econômico A ++ 207 kWh / ano
  • O diagnóstico inteligente, um recurso interessante que permite ligar para o suporte da LG, leva o smartphone ao sensor e ele sinaliza qual é o problema.
  • Operação silenciosa graças ao compressor inversor

  • Comparado ao Samsung RB-30, a capacidade é menor. Não é possível entregar latas de 3 litros sem remover uma prateleira.
  • Prateleiras inconvenientes na porta, que são separadas por um divisor "inútil"
  • Ligação por cabo curto
  • Você não pode colocar um microondas ou TV em cima, pode danificar seu cérebro
  • É impossível colocar em um nicho, existe uma rede de refrigeração nas paredes laterais, a geladeira superaquece

Se você precisar de um modelo para mais, preste atenção ao LG GA-B429 SMQZ, o modelo mais antigo da mesma série. O preço é de 38 000 rublos. Dimensões 59,5 × 64,3 × 190,7 cm, 302 litros. As vantagens e desvantagens são semelhantes ao GA-B389.

Samsung RB-37 J5200WW

Gigante de dois metros ao preço de 40.000 p. com base nos dados do Yandex makret, mas na prática custa 42.000 rublos. Altura 201 cm, volume 367l. Os benefícios são semelhantes ao modelo acima do RB-30 J3200EF, a principal diferença é o volume. Adicionado separação de zona de frescura adicional, existem dois deles. O restante da geladeira é igual ao RB-30 J3200EF; portanto, leia novamente todas as vantagens e desvantagens que escrevemos acima.

Bosch KGN39VL17R

Uma ótima opção da marca alemã. Modelo espaçoso de dois metros com um volume útil de 315l. Uma característica distintiva é o filtro antibacteriano AirFreshFilter que remove todos os odores da geladeira. O restante da funcionalidade é padrão.

  • Sem geada
  • Volume 315l.
  • Funções adicionais: porta pendurada, visor, controle eletrônico de temperatura, AirFreshFilter, indicação de porta aberta, super congelamento, super resfriamento, calendário de armazenamento de alimentos
  • Muitas opções de estantes

  • Barulhento
  • Não há plataforma de gelo separada
  • Classe energética: A. Para concorrentes A + e A ++
  • Compressor não inversor

Um modelo muito controverso que perde para LG e Samsung. A marca, embora alemã, é produzida na Rússia.

Liebherr CUwb 3311, Liebherr CUfr 3311

Modelo compacto e elegante da marca búlgara. Neste segmento, esta opção é a mais estreita de 55cm., Altura 181cm, capacidade 294l. Qualidade premium, confiabilidade e durabilidade, alças convenientes com um empurrador, mas escasso equipamento técnico. O preço é de cerca de 37.000 rublos.

  • Materiais de qualidade
  • Aparência elegante, design SwingLine
  • SmartFrost - menos gelo é formado, o refrigerador raramente precisa ser descongelado.
  • Funções adicionais: superação da porta, super congelamento, super-resfriamento
  • Econômico A ++
  • Silencioso graças ao sistema de gotejamento
  • Alças com empurradores, é muito conveniente abrir e fechar
  • Produção Bulgária, 2 anos de garantia.

  • Sistema de degelo por gotejamento
  • Um regulador por compartimento frigorífico e congelador

2. Decida sobre o tipo e layout

As geladeiras são simples, duplas e com várias câmaras. O primeiro consiste apenas em uma geladeira. Às vezes, dentro, atrás da mesma porta, há uma pequena prateleira de freezer. A altura de um refrigerador de uma câmara, por via de regra, não excede 150 cm, largura e profundidade - até 60 cm.

Agora, os refrigeradores de duas câmaras estão na maior demanda.

Eles possuem refrigeração e freezers independentes. O primeiro é destinado ao armazenamento de produtos a uma temperatura de 5–8 ° C, o segundo - para congelamento.

A potência do freezer é indicada por flocos de neve. Um floco de neve: temperatura em torno de -6 ° C, os alimentos podem ser armazenados por uma semana. Dois flocos de neve: temperatura de -12 ° C, a comida fica calmamente por um mês. Três ou mais flocos de neve indicam que no freezer a -18 ° C e os alimentos podem ser armazenados lá por até um ano.

Os refrigeradores de duas câmaras são:

  1. Com congelador superior ("Início").Sua profundidade e largura - 60 × 60 cm, altura de 1,5 a 2,5 M. Eles têm um amplo compartimento de geladeira e são acessíveis, dentre as deficiências - um pequeno freezer e um design desatualizado.
  2. Com congelador inferior ("Combi"). As dimensões são praticamente as mesmas. Eles se distinguem por um grande freezer e pelo fato de os alimentos na geladeira estarem ao nível dos olhos. Contras - os modelos premium são caros, as gavetas do freezer carregadas com alimentos são difíceis de empurrar, o plástico freqüentemente quebra.
  3. Porta francesa (porta francesa). Tais modelos sugerem um freezer amplo (de 70 cm) abaixo e uma câmara de refrigeração de asa dupla na parte superior. O bom é que o compartimento da geladeira e do freezer tem um volume suficiente e é conveniente agrupar produtos e abrir apenas uma porta.
  4. Lado a lado (Modelo americano). A geladeira e o freezer estão localizados lado a lado. A largura desses refrigeradores pode chegar a 120 cm. Em altura e profundidade, eles geralmente são os mesmos que "top" e "combi". As vantagens incluem o grande volume e a capacidade de avaliar rapidamente o conteúdo do refrigerador e do freezer. Dos pontos negativos - um preço alto e muito espaço na cozinha.

Os refrigeradores de várias câmaras (três ou mais compartimentos) podem ter um layout diferente. Uma característica desses modelos é a presença de uma zona de frescura. Há uma temperatura e umidade especiais para que os legumes e verduras não desbotem por muito tempo, e a carne e o peixe frescos permaneçam refrigerados, mas não congelem.

3. Escolha o tipo de controle

Todos os refrigeradores modernos têm controle eletromecânico (sem ajuste fino) ou eletrônico. Este último pressupõe a presença de um painel com um display digital e permite ajustar a temperatura em um grau, controlar o consumo de energia e definir programas especiais (por exemplo, "Férias" ou "Superfrost").

Alguns modelos se conectam ao Wi-Fi - eles podem ser controlados remotamente usando gadgets.

4. Escolha o volume ideal

O volume é geral e útil. O primeiro refere-se a todo o espaço com prateleiras e gavetas. O volume útil é calculado com base no número de produtos que a geladeira pode acomodar.

Para calcular o volume líquido mínimo, use a seguinte fórmula:

120 litros por pessoa + 60 litros por membro da família.

Ou seja, se você mora junto, precisa de uma geladeira com um volume de 240 litros ou mais. Mas é importante considerar os hábitos alimentares da família. Por exemplo, se você estiver cozinhando para o futuro e a geladeira estiver entupida com produtos semi-acabados, é melhor usar um modelo com um volume maior. Concentre-se nos seguintes números:

  • câmara única (até 100 litros) - para doações e cargos,
  • com freezer superior (até 200 litros) - para um apartamento urbano ou uma casa de campo,
  • com congelador de fundo (até 300 litros) - para um apartamento urbano ou uma casa de campo,
  • multicâmara (até 500 litros) - para um apartamento urbano ou uma casa de campo,
  • Porta francesa (até 600 litros) - para um estúdio ou uma casa com uma cozinha espaçosa,
  • Lado a lado (até 700 litros) - para um estúdio ou uma casa com uma cozinha espaçosa.

5. Selecione o tipo de degelo

Os refrigeradores soviéticos foram descongelados manualmente: desconectaram, coletaram água, lavaram e usaram novamente. Os modelos modernos estão equipados com um sistema de degelo por gotejamento ("Weeping Wall") ou sistema No Frost ("Sem geadas"). Veja como eles diferem:

  1. Sistema de gotejamento. A umidade é coletada na parede traseira do refrigerador em uma bandeja especial e evapora devido ao calor do compressor. Com o tempo, forma-se gelo nas paredes das câmaras, de modo que o refrigerador precisa ser descongelado e lavado pelo menos uma vez a cada seis meses.
  2. Nenhum sistema Frost. Com base na circulação de ar nas câmaras, o elemento de resfriamento está localizado em um compartimento especial do sistema, onde a umidade condensa e evapora. O gelo não se forma nas paredes das câmaras, portanto, o degelo regular não é necessário. Mas lavar a geladeira pelo menos uma vez por ano é necessário.

Se Full No Frost estiver escrito na geladeira, isso significa que ambas as câmeras estão equipadas com o sistema “No Frost”. Este sistema é considerado o mais avançado, mas não se esqueça das suas desvantagens. Devido ao ventilador, o volume útil da câmara de refrigeração é reduzido, o ruído adicional é criado e os produtos podem ser arejados, portanto é melhor armazená-los em recipientes.

6. Considere a classe climática

Quatro classes climáticas são distinguidas dependendo das condições de operação.

  1. N - operação a uma temperatura de +16 ° C a +32 ° C. Adequado para a maioria dos apartamentos e casas.
  2. SN - operação a uma temperatura de +10 ° С a +32 ° С. Se a geladeira estiver em uma sala mal aquecida, como no porão ou na varanda.
  3. ST - operação a uma temperatura de +18 ° С a +38 ° С. Adequado para regiões onde está muito quente.
  4. T - operação a uma temperatura de +18 ° C a +43 ° C. Para quem vive em um clima muito, muito quente, ou se a geladeira fica em uma pequena sala sob a luz direta do sol.

90% dos compradores não prestam atenção a esse parâmetro e, por padrão, escolhem os refrigeradores de classe N ou SN. Mas há uma nuance importante.

Se o refrigerador quebrar e o exame mostrar que as condições operacionais não correspondem à classe climática, a garantia do fabricante não funcionará.

7. Descubra o tipo e número de compressores

Aloque sistemas de absorção, termoelétrico e de refrigeração de compressor. Os dois primeiros, apesar de silenciosos, não são muito populares entre os compradores domésticos, pois consomem muita energia e apresentam várias outras desvantagens.

A maioria dos refrigeradores domésticos é equipada com um único compressor que funciona simultaneamente no refrigerador e no freezer. Eles não podem ser desligados individualmente, mas nos modelos modernos existe a opção “Férias”: quando o freezer está funcionando, o compartimento do refrigerador entra no modo econômico.

Nos modelos com dois compressores, o compartimento da geladeira e o freezer são completamente autônomos e têm seu próprio regime de temperatura. Por norma, dois compressores estão equipados com frigoríficos premium de duas câmaras e Side-by-Side.

Os compressores são lineares (ligados / desligados) e inversor. Este último, graças a um conversor de corrente especial, trabalha constantemente, mas com potência diferente. Os compressores do inversor são menos barulhentos e desgastados e economizam energia. Seu ponto negativo é a suscetibilidade a quedas de tensão.

8. Considere o nível de ruído.

O tipo e o número de compressores determinam o nível de ruído emitido pelo refrigerador.

Este parâmetro é especialmente importante se a unidade for colocada em uma sala de estar ou em uma cozinha combinada com uma sala de estar. Em outros casos, seu ruído não é tão crítico.

O nível de ruído recomendado do refrigerador é de 40 dB.

9. Especifique a eficiência energética

A geladeira está aberta 24 horas por dia, sete dias por semana. Portanto, é importante escolher a opção mais econômica.

A classe de consumo de energia é determinada com base no consumo de energia nominal e real e é indicada em letras latinas.

O valor nominal é a quantidade de eletricidade que teoricamente a unidade desse tipo deve consumir (100%). Em seguida, mede-se a quantidade de eletricidade necessária para um modelo específico. Se menos de 55% do nominal, a classe A é atribuída, se 75% - B, de 75% a 90% - C, 90-100% - D, 100-110% - E e assim por diante.

Os aparelhos mais econômicos são rotulados como A, bem como A +, A ++ ou A +++. Esses refrigeradores consomem um mínimo de energia devido ao isolamento de alta qualidade e aos compressores modernos.

Mas a classe energética não responde exatamente à quantidade de energia que a geladeira consumirá em um ano ou mês. Para descobrir, você precisa observar um valor diferente na folha de dados: consumo de energia kWh / ano.

280 kWh - aproximadamente a mesma quantidade de energia que uma geladeira moderna consumirá em um ano.

O número anual de kilowatt-hora deve ser multiplicado pelo custo de um kWh na sua área. Então você sabe quanto custa usar uma geladeira específica.

10. Explore opções avançadas

Os consultores de vendas nas lojas falam pouco sobre os principais parâmetros do equipamento, mas falam entusiasticamente sobre outros. Eles tentam convencê-lo de que, sem esse sensor ou sensor, o dispositivo é simplesmente inútil. Isso não é coincidência: essas funções tornam a geladeira mais cara.

Vamos ver o que acontece nos refrigeradores e quais são realmente úteis.

  1. Revestimento antibacteriano. As paredes da geladeira são cobertas com íons de prata, que impedem o crescimento de bactérias. Parece um truque de marketing: se você mantiver a geladeira limpa, não serão necessários íons.
  2. Filtro de carvão. Ele dirige o ar para dentro da geladeira e absorve odores desagradáveis ​​(não deve ser confundido com fragrâncias individuais). Não é necessário, se você não deixar os produtos assentar, mas coloque um cheiro forte em recipientes.
  3. Indicador de porta aberta. Se não estiver fechado ou fechado, será emitido um sinal sonoro. É útil se houver crianças ou idosos em casa que frequentemente batem a porta da geladeira com desleixo.
  4. Preservação autônoma a frio. Quando as luzes se apagam, a comida permanece fresca por um longo tempo. É útil se houver falta de energia frequente na região.
  5. Super congelamento. Este é um modo no qual a temperatura no congelador cai brevemente para -24 ... -28 ° C. O anúncio diz que o congelamento rápido permite salvar o número máximo de componentes úteis nos produtos. De fato, apenas economiza tempo. Os refrigeradores têm uma função semelhante: você pode esfriar rapidamente uma garrafa de vinho.
  6. Abastecimento de água fria. Nos modelos de orçamento, isso é implementado da seguinte maneira: a água é vertida manualmente em um tanque especial na porta e constantemente resfriada. No entanto, você pode facilmente conviver com um jarro de água comum na geladeira. Nos modelos premium, a água é fornecida diretamente do suprimento de água. Mas é muito mais caro.
  7. Máquina de gelo. A água pode ser derramada no cubo de gelo manual ou automaticamente - isso também afeta o preço. Mas, antes de tudo, é preciso entender com que frequência você produz gelo para bebidas e se é possível fazer isso com os moldes de silicone comuns no freezer.

11. Preste atenção aos detalhes

Então, você decidiu os recursos básicos e as opções agradáveis. Chegamos à loja e encontramos os modelos certos. Aqui está o que mais você deve prestar atenção.

  1. Tipo de iluminação dentro da geladeira. É prático se as lâmpadas forem halógenas e não estiverem localizadas na parede traseira, mas nas laterais. Portanto, você sempre olha o conteúdo da geladeira, mesmo que as prateleiras estejam densamente cheias de comida.
  2. Material da prateleira. As prateleiras de vidro são as mais práticas: são duráveis, fáceis de limpar e não obstruem a vista. Também é conveniente se houver prateleiras dobráveis ​​ou se o refrigerador estiver disposto de acordo com o princípio do projetista. Mudando sua localização, você pode facilmente colocar dentro de pratos, mesmo em geral.
  3. A capacidade de mover a porta para o outro lado. Será útil se você planeja fazer uma permutação.
  4. A presença de uma maçaneta na porta. Se a geladeira estiver no corredor, você se agarra a ela.
  5. A elasticidade dos selos nas portas. Se a borracha for áspera, a porta não se encaixará perfeitamente.
  6. A presença de rodas. Pelo menos dois: sua disponibilidade simplifica bastante o transporte.
  7. A presença de arranhões no gabinete. Quaisquer falhas - uma ocasião para tirar uma cópia do armazém ou exigir um desconto.

Depois de se familiarizar com as características e a inspeção, você pode ir com segurança ao caixa.

Os principais tipos de geladeiras

Existem várias variedades que diferem no local da instalação e no número de câmaras, na presença de um freezer e no tipo de alimento a que se destinam.

Dependendo do número de portas, os refrigeradores são:

  • Câmara única - esses frigoríficos estão equipados com apenas uma porta, o que significa que o congelador e o compartimento principal não estão separados. Esses refrigeradores costumam ter um pequeno volume e um custo relativamente baixo. Em alguns modelos, o freezer está completamente ausente. Esta opção é adequada para residências de verão, escritórios e outros locais onde você não precisa armazenar alimentos congelados por um longo período de tempo.
  • Bicameral - refrigeradores com duas portas, nas quais o freezer é separado do compartimento principal. A principal vantagem desses modelos é que, quando você abre um compartimento, o regime de temperatura no outro não é violado. O volume do freezer é maior do que em refrigeradores de uma câmara e, às vezes, igual ao volume do compartimento principal.
  • Três câmaras - refrigeradores de classe premium, nos quais o terceiro compartimento foi projetado para preservar a frescura dos produtos, o que é muito conveniente, por exemplo, para carne ou leite. Normalmente, esses modelos são equipados com muitos recursos adicionais que afetam o preço.

Dependendo do local da instalação, os refrigeradores são divididos em:

  • Incorporado - Modelos embutidos em armários de cozinha, o que ajuda a não ocupar muito espaço na cozinha.
  • Independente - geladeiras que podem ser instaladas em qualquer lugar.
  • Parede, chão, mesa - refrigeradores colocados em uma parede, piso ou mesa, respectivamente.

Tipos de congeladores

O freezer é uma das partes mais importantes da geladeira, necessária para armazenar alimentos que exijam baixas temperaturas.

Os freezers em geladeiras podem ter um arranjo e volume diferentes.

Nos refrigeradores de uma câmara, eles geralmente estão localizados na parte superior e têm um pequeno volume.

Nos refrigeradores de duas câmaras, o freezer pode estar localizado acima ou abaixo e geralmente possui vários compartimentos, o que é muito conveniente para armazenar diferentes categorias de produtos.

Eficiência e consumo de energia

Uma geladeira é um dispositivo que funciona 24 horas por dia durante todo o ano, por isso é importante escolher um modelo que seja o mais econômico.

As características técnicas de cada dispositivo indicam a classe de consumo de energia, que informa o consumo de energia do refrigerador.

Os refrigeradores mais econômicos são atribuídos às categorias A, A ++ ou A +++. A seguir estão os modelos B e C. Geladeiras com classe inferior a C não são recomendadas. Os modelos modernos consomem muito menos eletricidade devido a componentes de alta qualidade e isolamento confiável.

No entanto, isso não é tudo. Para descobrir quanta eletricidade um refrigerador consome, é necessário levar em consideração outro parâmetro: consumo de energia, medido em kWh. Para descobrir quanto custará a operação desse refrigerador, é necessário multiplicar o valor indicado na documentação técnica pelo custo de um kWh. Por exemplo, se for indicado no refrigerador que seu consumo é de 300 kW ∙ h / ano e o custo de um kW ∙ h na região é de 4 rublos, por um ano a operação desse frigorífico custará 1.200 rublos.

Regras de seleção de compressores

Os refrigeradores modernos estão equipados com um ou dois compressores. Nos modelos mais baratos, é instalado um compressor, responsável pela operação dos compartimentos de refrigeração e freezer. No mais caro, cada compressor é responsável pela operação de cada compartimento, o que significa que, se desejado, um dos compartimentos pode ser desligado. As desvantagens de dois frigoríficos de compressores incluem o alto custo de reparo, pois se um compressor quebrar, o segundo deverá ser substituído. Além disso, geladeiras com dois compressores consomem mais eletricidade.

Os compressores vêm em dois tipos:

  • Clássico (linear) - trabalhe ciclicamente conforme necessário. Eles são ativados se a temperatura no refrigerador subir acima dos valores exigidos.As desvantagens incluem alto ruído durante a operação do compressor e flutuações constantes de temperatura, o que pode afetar negativamente os produtos.
  • Inversor - trabalhe continuamente, aumente ou diminua a intensidade do trabalho, dependendo das condições. Por exemplo, se a porta do refrigerador estiver aberta e a temperatura diminuir, o compressor funcionará mais ativamente. Após fechar a porta, a intensidade do trabalho diminui. Esses compressores são muito menos barulhentos, mas mais caros, o que afeta o custo do refrigerador.

De fato, as diferenças na operação de geladeiras com diferentes compressores são quase imperceptíveis e, ao escolher um modelo, é melhor focar em outros parâmetros.

Ergonomia da geladeira

Um bom refrigerador não deve apenas atender a todos os requisitos do ponto de vista técnico, mas também deve ser conveniente de usar. As prateleiras e outras partes da unidade devem estar localizadas de modo que seja conveniente armazenar diferentes produtos na geladeira e, ao mesmo tempo, ter acesso rápido a eles.

Prateleiras

Dependendo do volume da geladeira, o número de prateleiras varia; em modelos de tamanho médio, geralmente de 3 a 5 prateleiras. Normalmente, essas prateleiras são removíveis, isto é, eles podem ser reorganizados livremente ou até removidos para acomodar, por exemplo, garrafas ou latas grandes.

Nos modelos de orçamento, as prateleiras são geralmente feitas de metal e são uma treliça. Esta opção fornece boa circulação de ar na câmara do refrigerador. A desvantagem é o componente estético.

Nos modelos mais caros, as prateleiras são geralmente feitas de vidro temperado. Essas prateleiras parecem mais modernas e fornecem uma visão geral completa do conteúdo da geladeira. No entanto, eles não podem garantir a circulação de ar adequada; portanto, o refrigerador deve ter um sistema de distribuição ou refrigeração multithread.

Recentemente, surgiram no mercado modelos com prateleiras dobráveis, que, se desejado, podem ser movidos para a parede e a frente do compartimento pode ser liberada.

Compartimentos das portas

As prateleiras na porta da geladeira foram projetadas para armazenar pequenos produtos, como ovos ou remédios, em pequenas embalagens.

Atenção especial deve ser dada ao compartimento dos ovos. Muitos fabricantes são guiados pelo mercado europeu e equipam a geladeira com apenas seis ovos, o que não é muito conveniente para os russos acostumados a dezenas.

Na parte inferior da porta, como regra, existe um compartimento grande e espaçoso para guardar garrafas de bebidas ou molhos.

Contentores

Na parte inferior do compartimento principal, a maioria dos refrigeradores possui recipientes de plástico para armazenar legumes e frutas. Será melhor se houver dois ou um, mas separados por uma partição. Nesse caso, será possível armazenar legumes e frutas separadamente, o que é muito conveniente.

Tais prateleiras são geralmente feitas de plástico. É melhor ser transparente.

Puxador de geladeira

À primeira vista, parece que a caneta não é tão importante, mas isso está longe de ser o caso. A alça é o que você mais precisa tocar ao usar a geladeira. É muito importante que seja fabricado com materiais duráveis ​​e de alta qualidade. A opção mais confiável é um recesso na lateral da porta. Obviamente, você pode escolher uma geladeira com uma alça articulada, mas antes de comprar, verifique a confiabilidade da fixação.

Desenho

A geladeira é a parte mais importante da cozinha. Provavelmente, ele ficará lá por mais de um ano e, portanto, é importante que a unidade se encaixe perfeitamente no interior e agrade aos olhos. A maioria dos refrigeradores tem uma cor branca clássica, alguns deles são prateados. Porém, se essas cores não são adequadas para a cozinha, hoje os fabricantes oferecem outras opções de cores: vermelho, preto, verde - essa não é uma lista completa de cores possíveis. Muitas geladeiras são decoradas com desenhos ou desenhos nas portas, e alguns modelos têm até uma TV embutida.

Conclusão

Escolher uma geladeira é um passo importante e crucial. Ao comprar, vale a pena considerar muitas nuances e estudar cuidadosamente as características de cada modelo.

Hoje, um grande número de modelos é apresentado no mercado, entre os quais todos podem encontrar um modelo bom e de alta qualidade em qualquer categoria de preço.